Qualificação para o campo é a marca do Agroshow
Focados na qualificação da produção agrícola estadual, a Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, o governo do Estado, a Emater e a Cooperativa Piá uniram-se para levar conhecimento ao campo. A difusão de novas práticas e inovações voltadas para ampliar a renda e o desempenho da agricultura familiar são a tônica do Agroshow 2010, evento lançado ontem em almoço na Serra.
A exposição, que será realizada no Centro de Eventos de Nova Petrópolis, de 24 a 27 de junho, espera mais de 40 mil visitantes e 180 caravanas de agricultores. "É um exemplo de evento de sucesso que promove a educação e recebe pessoas de todo o Estado", pontuou o vice-prefeito, Ricardo Lawrenz.
O foco do Agroshow é oferecer inovação, o que, segundo a organização, é peça chave para o bom desempenho do agronegócio. "As empresas menores precisam pensar diferente. Já que não há como ganhar em escala, é preciso inovar", argumentou o presidente do evento, José Mário Hansen. O dirigente lembrou que foi graças ao agronegócio que o Brasil superou a crise internacional. "A agricultura familiar representa 11% do PIB", enumerou.
Os produtores que visitarem o evento poderão conferir uma ampla programação que contará com espaços temáticos, dinâmicas, palestras e cursos. Segundo o coordenador das dinâmicas pela Emater, Arnaldo José Basso, será dada atenção especial aos processos relacionados à atividade de fruticultura, à integração de pecuária com cultivo de florestas e à sanidade na produção do leite. "Teremos demonstração sobre nutrição, ordenhas, núcleo de análises químicas do leite. Enfim, uma apresentação de todo o processo", destacou.
Matéria publicada no jornal Correio do Povo, em 26/05 - Rural, p. 22
Representação