Reunião com AL busca solução imediata para endividamento de cooperativas
A problemática relacionada aos débitos de ICMS de cooperativas Agropecuárias com o fisco estadual foi tratada na manhã de ontem (13/05) pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, Giovani Cherini, e representantes do sistema cooperativado. “Queremos buscar a solução imediata para o endividamento e, neste sentido, vamos encaminhar a situação de cada caso à Secretária da Fazenda para que, na próxima quarta-feira (19/05), já com os cálculos referentes às pendências, possamos encontrar um denominador comum”, afirmou o deputado.
De acordo com Cherini, uma das alternativas é conseguir tratamento diferenciado. “A maioria das cooperativas tem mais de 60% de agricultores familiares no seus quadros sociais, e esta prerrogativa pode ser o diferencial para que haja igualdade de condições com as medidas implementadas na esfera federal”, justificou.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, reafirmou que há interesse por parte das cooperativas endividadas de acertar seus débitos e poder prosseguir contribuindo para o crescimento do Rio Grande do Sul. “Pedimos o apoio do presidente Cherini para que possamos fazer o ajuste imediato das dívidas com a Fazenda, dentro das regras já estabelecidas”, frisou. Vergilio antecipou que a apresentação de projeto de lei que trate da questão do ICMS relacionado às cooperativas não está descartada.
Também participaram da reunião o diretor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria de Relações Institucionais, Lino Hamann; o diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Roberto Rech; o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro; o economista e consultor técnico da Fecoagro, Tarcísio Minetto; os representantes da Vinícola Garibaldi, Silvio Borba, Oscar Ló e Elizabete Chiminazzo; e da Cooperativa Agrícola Mista Linha Cereja, Januário Turcatto e Rosangela Martins.
* Texto de Adriana Davoglio
Representação