fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Sistema Ocergs-Sescoop/RS e AL promovem encontro de vereadores

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL) realizaram, nesta sexta-feira (19/03), o encontro “Os vereadores e o cooperativismo”, no Mundo Cooperativo Gaúcho. A reunião contou com a presença do presidente da AL e coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop) do Rio Grande do Sul, deputado Giovani Cherini; do diretor do Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, Luiz Roberto Rech; do coordenador do Espaço do Vereador, Glei Menezes; e do presidente da Central Sicredi Sul, Orlando Müller, além do presidente e vice do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e Irno Pretto, respectivamente.

                Ao abrir o evento, Perius declarou aos cerca de 60 vereadores presentes que o Mundo Cooperativo Gaúcho é agora um estande permanente porque o Sistema Ocergs-Sescoop/RS acredita na Expodireto e tem certeza de que ela continuará por muitos anos. “Esta casa foi feita para atender à comunidade desta região e estará em constante funcionamento” – garantiu. Em nome dos vereadores, Menezes parabenizou o Sistema Ocergs-Sescoop/RS pela construção do Mundo Cooperativo, declarando que “a casa é referência de união e esforço conjunto para buscar o engajamento de forças em uma única direção: a de um Rio Grande vencedor”.

                Perius apresentou os dados do cooperativismo no Rio Grande do Sul atualmente e foi aplaudido pelos vereadores ao apresentar a proposta de destinar à habitação uma parcela do Bolsa-Família. “Em um ano, seria possível construir 830 mil casas, gerar 2,1 milhões de empregos e formar um milhão de profissionais”. O presidente do Sistema destacou também a importância do cooperativismo de Crédito para os municípios, e explicou: “Ao contrário do que fazem os grandes bancos, as cooperativas de Crédito permitem que a riqueza produzida pelo município permaneça no município. O dinheiro não vai para grandes cidades, ele fica na comunidade que o gerou”.

Os vereadores receberam uma cartilha que explica o procedimento de formação de uma Frencoop. Roberto Rech explicou aos vereadores, em nome da Frencoop Estadual, que as Frentes Parlamentares não são uma Lei, e sim uma Resolução que deve ser adaptada à realidade do município. “Cidades que possuem uma ou mais cooperativas devem criar a Frencoop e caminhar junto à Ocergs na defesa do cooperativismo” – falou.

Para Perius, a vereança representa o início de uma trajetória política que pode ser bastante longa. “Precisamos de políticos comprometidos com o cooperativismo e apostar nos vereadores é apostar em nosso futuro, pois os deputados, senadores, presidentes da República, foram um dia vereadores” – disse ele.

Conteúdos Relacionados