XIV Seminário Gaúcho aponta que o cooperativismo está no rumo certo
Com a presença de 827 pessoas, o XIV Seminário Gaúcho de Cooperativismo consolidou a força das cooperativas no Estado. O evento, promovido pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em Gramado, reuniu autoridades e palestrantes renomados, que revelaram não existir nada tão atual quanto trabalhar com a cooperação. Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o Seminário reforçou as ações realizadas pelo cooperativismo nos últimos anos. “Nossa prática cooperativa está no rumo certo e, no mundo de hoje, é moderno atuar em cooperativas. Discussões nos campos econômico, político, ético e de comunicação mostraram esta realidade”, disse Perius.
Segundo ele, os fundamentos modernos comprovam a inspiração doutrinária do cooperativismo. Dessa forma, encorajam presidentes, dirigentes, conselheiros e associados de cooperativas a crescer cada vez mais e estabelecer redes de maior confiança e respeito. “Nós sempre praticamos o cooperativismo baseados nos seus sete princípios e hoje o mundo nos mostra que estamos no caminho certo. Esta realidade foi confirmada pela resistência das cooperativas na grande crise, que não se abalaram e se fortaleceram”, acrescentou.
Programação
O XIV Seminário Gaúcho de Cooperativismo iniciou no dia 16 de novembro, com o lançamento do XIII Congresso Brasileiro de Cooperativismo, que será em setembro de 2010, feito pelo presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas. Freitas ministrou também a conferência “Perspectivas do Cooperativismo Brasileiro no atual cenário”. Ainda no dia 16, parlamentares participaram do painel “O Parlamento e o Cooperativismo”, com a presença do presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop) nacional, Odacir Zonta, e do coordenador da Frencoop no Rio Grande do Sul, Giovani Cherini. Na ocasião, os vereadores que aderiram às Frencoops municipais em 2009 foram diplomados como parceiros do cooperativismo. À noite, o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo teve sua etapa final.
O dia 17 iniciou com a conferência “A Ética e o Cooperativismo”, com o professor Ernildo Stein e com o depoimento em vídeo do jurista Paulo Brossard de Souza Pinto sobre lei e políticas públicas. A tarde teve reuniões de grupos, que discutiram temas relevantes para o cooperativismo. Os resultados foram apresentados na manhã do dia 18. O último dia do Seminário teve ainda o painel “A Economia Atual e o Cooperativismo”, com o professor Antonio Carlos Fraquelli e o economista do Bansicredi Paulo Barcellos. O evento terminou com o painel “Construindo a Imagem do Cooperativismo”, com o presidente da Agência Competence, João Satt Filho, que apresentou o case Sicredi, e o doutor e consultor em Comunicação Dado Schneider.