
Ações voluntárias para a comunidade são realizadas na região de Não-Me-Toque
- Nenhum
Mobilizações marcaram o Dia de Cooperar em municípios gaúchos.
Em alusão ao Dia de Cooperar 2025, a Cotrijal promoveu, ao longo da última semana, diversas atividades de responsabilidade social em sua área de atuação no Rio Grande do Sul. A iniciativa integrou a mobilização nacional liderada pelo Sistema OCB, com foco no impacto positivo do cooperativismo por meio do trabalho voluntário.
Mobilização em diversas frentes
Com sede em Não-Me-Toque, a cooperativa somou esforços a instituições parceiras, como o Sicredi Cooperação, em ações como revitalização de espaços públicos, doações de sangue, atividades com crianças, idosos e pessoas com deficiência, além de eventos recreativos e esportivos.
“Enquanto cooperativa, exercemos a cooperação todos os dias, mas o Dia C é uma data muito importante para amplificar nossas ações em prol das comunidades onde estamos inseridos”, destacou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
Eventos para a comunidade
As ações sociais aconteceram até o sábado, 30 de agosto. Em Tapejara, uma grande mateada reuniu cooperativas parceiras — Cotapel, Coasa, Cooperalfa, Copérdia, Farol, Sicredi, Sicoob e Cresol — na praça central Silvio Ughini. O evento contou com brinquedos infláveis e atividades esportivas abertas ao público.
Em Tio Hugo, a recreação infantil foi o destaque. Em parceria com o Sicredi Cooperação, a Cotrijal realizou atividades para crianças de 3 a 10 anos na Associação de Funcionários da cooperativa (AFC), com brincadeiras e presença de personagens.
Outras unidades também se engajaram. Em Capão Bonito do Sul e Lagoa Vermelha, foram arrecadados alimentos não perecíveis. Já em Soledade, a mobilização incluiu a coleta de lixo eletrônico e arrecadação de alimentos em frente ao Supermercado Centro.
Cooperativismo com propósito
As ações estiveram alinhadas ao sétimo princípio do cooperativismo — o interesse pela comunidade — reforçando o compromisso do modelo cooperativista com o bem-estar coletivo.
“O cooperativismo é um movimento maravilhoso e o Dia C evidencia isso. Tivemos uma grande integração de colaboradores exercendo atos solidários para qualificar espaços e serviços das comunidades”, ressaltou o vice-presidente Enio Schroeder.
O gerente de Marketing da Cotrijal, Benísio Rodrigues, também avaliou positivamente a participação: “Foram diferentes frentes de voluntariado que refletiram os princípios do cooperativismo, com o objetivo de tornar as comunidades onde estamos melhores”.
- Leia também:
Dia C movimenta a Casa o Cooperativismo na Expointer
Notícias