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Associados da Cotrirosa recebem premiação em produtividade na soja

Associados da Cotrirosa recebem premiação em produtividade na soja

Nesta terça-feira, 25, a Cotrirosa em parceria com a Basf realizou a entrega da premiação do concurso Desafio Mais Soja, que acompanhou e monitorou as lavouras de 14 associados da Cooperativa.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Cotrirosa, Jairton Dezordi, as áreas foram monitoradas desde o plantio até a colheita. “Os produtores que aceitaram o desafio tiveram o acompanhamento dos técnicos da unidade e da Basf durante todo o ciclo da planta, desde a o plantio até a colheita”, afirma Jairton.

O programa aconteceu em 12 unidades da Cooperativa, sendo que cada produtor cedeu, no mínimo, dez hectares e adotou o protocolo da Cotrirosa/Basf, auditado pelos profissionais da empresa parceira. Segundo o representante técnico de vendas da Basf, Fabio Farias, “neste concurso pudemos conferir o resultado do uso da tecnologia e da assistência técnica alinhada com a realidade de cada lavoura”.

Os campões em produtividade são: 3º lugar, o associado Jair Joarez Gerts, da Vila Sete, Santa Rosa, assistido pelo técnico em agropecuária, Joel Schmitt, com produtividade de 80,74 sc/ha; em 2º lugar, o associado Aloisio Zago, de Tucunduva, acompanhado pelo técnico em agropecuária, Jardel Dorosz, com produtividade de 81,15 sc/ha, e em 1º lugar, o produtor Diogo Padoin, de Horizontina, assistido pelo engenheiro agrônomo, Marcos Koscheck, com produtividade de 86 sc/ha.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrirosa
Coopermil e Basf realizam entrega de premiação

Coopermil e Basf realizam entrega de premiação

A Cooperativa Mista São Luiz, em conjunto com a empresa Basf realizaram durante a safra de soja 2018/2019, o concurso “Desafio Mais Soja” cuja premiação foi entregue na noite do dia 14 de junho em evento realizado na Associação dos Funcionários da Coopermil.

O “Desafio Mais Soja” consistiu em programa de acompanhamento e monitoramento de 11 produtores associados da Cooperativa localizados em toda a área de atuação da Coopermil e que cederam parcelas de suas lavouras para o plantio de soja de acordo com os requisitos do Desafio que consistia em um plantio de no mínimo 20 hectares de soja com a adoção do protocolo de plantio Coopermil/Basf e a colheita monitora e auditada de 2,5 hectares desta área para avaliação e participação no concurso.

Entre os 11 participantes, classificou-se com a terceira melhor produtividade o associado Vilmar Luiz Vier da unidade de Linha Acre - Candido Godoi com a produtividade de 80,63sc/ha. Classificou-se com a segunda melhor produtividade o associado Juliano Beck da unidade de Santo Antonio – Giruá com a produtividade de 82,2 sc/ha. E o primeiro lugar em produtividade no concurso “Desafio Mais Soja” coube ao associado Marcos Antônio Brum da unidade de Cinquentenário – Tuparendi com a produtividade de 96,2 sc/ha. Estes produtores foram agraciados com troféu e premiação especial e os demais participantes também receberam lembranças pela sua participação.

Para o representante técnico de vendas da Basf, Fabio Farias, os excelentes resultados obtidos pelos produtores da Coopermil reforçam a parceria mantida e demonstram que a assistência técnica, com a adoção de um posicionamento de tecnologia adequado a realidade regional, permite aos associados da Coopermil atingir maiores produtividades.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coopermil
 
Coopatrigo recebe selo de excelência no tratamento industrial de sementes

Coopatrigo recebe selo de excelência no tratamento industrial de sementes

O setor de sementes da Coopatrigo acaba de receber o prêmio Selo Excelência no Tratamento Industrial de Sementes, concedido pela multinacional Syngenta, uma das parcerias da Cooperativa nesta área. A distinção foi entregue no Espaço Messa, em São Luiz Gonzaga, em evento que contou com a participação da diretoria, equipe técnica da Cooperativa e representantes da Syngenta, empresa especializada em sementes e produtos químicos voltados para o agronegócio.

A Coopatrigo foi uma das pioneiras no Rio Grande do Sul a implantar o tratamento industrial de sementes, trazendo maior tranquilidade aos associados, oportunizando uma aplicação uniforme de proteção às sementes, com dosagens precisas e, acima de tudo, com muito mais segurança, em comparação com os tratamentos realizados na propriedade.

Segundo o representante da Syngenta, Jeferson Fink, são poucas empresas sementeiras que recebem este “selo”, pois a avaliação é bastante criteriosa e leva em consideração diversos itens. “A Coopatrigo está entre poucas empresas que conseguiram atingir um alto padrão de qualidade do serviço e do produto entregue. Todos os requisitos são avaliados por uma auditoria externa e também são consideradas normas relacionadas à saúde, segurança e meio ambiente”, comentou Fink.

O responsável técnico pelo setor de sementes, Fábio Hauschild, afirmou que o recebimento deste selo é uma soma de fatores que inicia com os cooperantes de sementes, passa pela equipe da Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), pelos equipamentos adquiridos pela Cooperativa e encerra com a entrega de uma semente de qualidade e protegida do ataque de pragas e doenças.

O presidente da Coopatrigo, Ivo Batista, disse que o selo vem ao encontro da filosofia da Cooperativa, de que o produtor necessita de ferramentas que permitam produzir mais e com qualidade e uma lavoura com potencial inicia com uma semente de qualidade. “Nossos investimentos são constantes no setor de sementes e o selo “Excelência no Tratamento Industrial de Sementes”, nos concedido pela Syngenta, é um reconhecimento aos esforços para a entrega de um produto de qualidade aos nossos associados”, afirmou Batista.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coopatrigo
Santa Clara inaugura nova indústria em Casca dia 12 de julho

Santa Clara inaugura nova indústria em Casca dia 12 de julho

A Cooperativa Santa Clara prepara a inauguração de sua nova indústria de laticínios no município de Casca (RS). O evento está marcado para dia 12 de julho, nas novas instalações localizadas na Estrada RS-129 s/nº, Km 165, a partir das 13h30min. O evento reunirá autoridades, associados e funcionários da Cooperativa.

A construção de 22 mil metros quadrados já está concluída e já está na fase final de testes dos equipamentos para envase do leite UHT. A capacidade instalada é para industrialização de 600 mil litros por dia, iniciando em julho com processamento previsto de 300 mil litros/dia. A nova unidade produzirá todas as versões de leites UHT: integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose, ampliando futuramente para outros produtos derivados.

As novas instalações representam um investimento de R$ 130 milhões e irão gerar 150 empregos diretos até 2021. Mais de 50 funcionários já estão trabalhando na nova indústria.

 Atualmente, a Santa Clara conta com duas plantas de processamento de leite no Estado, uma localizada em Carlos Barbosa, que compreende indústria de leite UHT, leites pasteurizados e derivados, e outra em Getúlio Vargas, apenas para derivados. Em 2018 foram recebidos pela Cooperativa 285 milhões de litros de leite de seus 3.300 produtores em atividade em 136 municípios gaúchos.

Além de laticínios, a Cooperativa atua nos ramos de frigorífico suíno, fábrica de rações, cozinha industrial e varejo, com 11 supermercados, 15 mercados agropecuários e uma farmácia. São 5.500 famílias associadas, 2.150 funcionários entre todos os negócios e um mix de 350 produtos entre leite e derivados, embutidos e cortes suínos, doces e sucos de frutas.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Santa Clara
Sescoop/RS promove 2º Planejando e Inovando Cooperativas Escolares

Sescoop/RS promove 2º Planejando e Inovando Cooperativas Escolares

O Sescoop/RS promoveu, no dia 10 de junho, em Porto Alegre, a segunda edição do evento Planejando e Inovando Cooperativas Escolares. O evento contou com a participação de representantes das cooperativas Sicredi União Metropolitana, Marini Coop, Sicredi Ibiraiaras, Sicredi Centro Serra, Central Sicredi Sul, Fundação Sicredi, Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e Sicredi Vale do Rio Pardo.

Os objetivos do evento foram alinhar estratégias de sustentabilidade; definir ações de inovação; ampliar rede de parcerias para a formação continuada dos participantes das cooperativas escolares, através de oficinas de inovação, expedições e encontros periódicos; buscar caminhos para a integração com as cooperativas, dirigentes, docentes e representes do movimento cooperativista e desenvolver propostas de envolvimento das famílias e comunidades do entorno das escolas a partir de ações e reconhecimento das cooperativas escolares.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, fez sua saudação aos presentes falando da importância do cooperativismo e do jovem das cooperativas escolares para o seu futuro. “Cooperativismo é paixão e razão e os jovens, que são nossos próximos líderes e o futuro do cooperativismo, sabem equilibrar isso muito bem. O projeto das cooperativas escolares pertence a todos nós que estamos trabalhando por um mundo melhor”, comenta.

O evento foi conduzido pela analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Ávila, e contou com palestras sobre inovação, planejamento do Encontro Nacional de Jovens Cooperativistas, que acontece na Expointer 2019, planejamento do Prêmio Ocergs para Professores Orientadores das Cooperativas Escolares, dentre outras pautas.

Coopatrigo lança Rede Solidária 2019

Coopatrigo lança Rede Solidária 2019

Na última sexta-feira, dia 31 de maio, a Coopatrigo lançou a campanha Rede Solidária 2019 que faz parte do Dia de Cooperar.

Durante todo o mês de junho, colaboradores da cooperativa e membros das entidades beneficiadas estarão solicitando doações em dinheiro e alimentos não perecíveis que serão divididos entre as 13 entidades selecionadas para receberem as doações. No dia seis de julho quando serão celebradas as ações do “Dia C”, a Coopatrigo também realizará um ato que marcará a entrega das doações.

Durante o lançamento do Rede Solidária 2019 foi apresentado um relatório onde as entidades demonstram a aplicação dos recursos recebidos na campanha do ano passado que somou R$104.000,00 e mais 3.500 kg de alimentos. Os valores foram aplicados na compra de medicamentos, construção de estruturas físicas nas entidades e até mesmo para o custeio de funcionários, já que todas as entidades atravessam muitas dificuldades para manterem seus atendimentos.

São beneficiárias do Rede Solidária da Coopatrigo as seguintes entidades; Hospital de Caridade São Luiz Gonzaga, APAE São Luiz Gonzaga, Escola Nossa Senhora Conquistadora, Liga Feminina de Combate ao Câncer de São Luiz Gonzaga, Lar do Idoso São Vicente de Paula, Hospital Roque Gonzales de Caibaté, Sociedade Assistencial Santa Izabel de Santiago, Casa da Passagem de Santo Antônio das Missões, APAE Santo Antônio das Missões, Associação de Amparo ao Idoso Padre Olmiro Harttmann de Santo Antônio das Missões, Lar do Idoso São Nicolau, APAE Bossoroca e Hospital Santo Antônio de Roque Gonzales.

Além de representantes das entidades e colaboradores da Coopatrigo, também participaram do evento o prefeito municipal de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e o vereador Laureano Castilho, representando a Câmara de Vereadores.

Ao falar de mais uma edição da campanha Rede Solidária o presidente da Coopatrigo, Ivo Batista, solicitou o emprenho de todos para que ela alcance o sucesso desejado e as entidades tenham suas expectativas atendidas com os recolhimentos que forem efetuados.

Dia C ilustra bilhete da loteria federal

Dia C ilustra bilhete da loteria federal

A extração da loteria federal do dia 6 de julho homenageará o Dia de Cooperar (Dia C). A Caixa Econômica Federal é um dos parceiros do movimento realizado pelas cooperativas brasileiras e, pelo terceiro ano consecutivo, divulga a marca para todo o país, mostrando que também acredita no papel transformador das atitudes simples.

Segundo a Caixa, o bilhete começou a ser distribuído nas casas lotéricas de todo o país na semana passada e já podem ser adquiridos. O prêmio principal da extração nº 5.403-8 é no valor de R$ 500 mil. No total, 100 mil bilhetes concorrem aos prêmios. O sorteio dos números da sorte ocorre a partir das 19h do dia 6 de julho, quando as cooperativas celebram o Dia C e, também, o Dia Internacional do Cooperativismo – efeméride que ocorre em mais de 100 países simultaneamente, no primeiro sábado dos meses de julho.

Top of Mind reconhece cooperativas

Top of Mind reconhece cooperativas

Às vésperas de completar três décadas, a pesquisa Top of Mind 2019, realizada pelo Grupo Amanhã e Engaje Pesquisas, demonstra o alcance das marcas das cooperativas no imaginário da população gaúcha. Onze cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito e Saúde são destaques em 12 categorias distintas, reforçando mais uma vez a presença do sistema cooperativo estadual entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos. A cerimônia de premiação ocorreu na noite dessa quinta-feira (23/5), na Sogipa, em Porto Alegre.

Unimed: a maior cooperativa de Saúde do mundo 

No Brasil, a saúde é universal desde a Constituição Federal de 1988. Entretanto, a incapacidade desse sistema público de saúde de atingir todos os grupos populacionais, aliada à baixa qualidade de alguns serviços, abriu o caminho para o surgimento de uma rede de planos privados de saúde, que cresceu simultaneamente com o sistema público. As cooperativas ocupam a maior parte do mercado, sendo a Unimed a maior rede de assistência médica do Brasil e o maior sistema cooperativo médico do mundo.

E o reconhecimento à importância da marca “Unimed” é percebido através da pesquisa. O sistema cooperativo de saúde figura em cinco categorias: Plano de Saúde (1° lugar, com 60,2% das menções), Clínica Médica (1° lugar, com 15,3%), Laboratório de Análises Clínicas (3° lugar, com 5,7%), Plano Odontológico (3° lugar, com 6,6%) e Empresas em que gostaria de trabalhar (15° lugar, com 1,3%).

Uniodonto: Odontologia cooperativa

Quando o assunto é Plano Odontológico, a Uniodonto é a marca mais lembrada no Rio Grande do Sul. Com 9,8% de citações, a cooperativa de Saúde consolida seu propósito de levar atendimento de qualidade a um custo justo para a população gaúcha. “A Uniodonto atua através de ações sociais, como nosso atendimento móvel realizado dentro das empresas parceiras e com a população em geral em grandes eventos públicos”, ressalta o presidente da Uniodonto Federação, Irno Pretto.

Sicredi: Relacionamento com as comunidades

Na seção Serviços do Top of Mind, não há grife que vença o Sicredi no interior na categoria Cooperativa de Crédito. A cooperativa de Crédito atinge 71% de lembrança da marca fora da capital e região metropolitana. Para o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, o diferencial está justamente na atuação local, o que fortalece os vínculos com cada comunidade em que a cooperativa atua. “O Sicredi estabelece uma relação muito forte com os seus associados, tanto no interior como em áreas metropolitanas. Esse respeito às identidades locais contribui para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da comunidade”, explica Port.

O Sicredi é o primeiro nome na memória do consumidor gaúcho desde a criação da categoria em 2012. E nesta edição, a marca aparece com 68,9% da lembrança dos gaúchos. Além disso, o Sicredi também é a sexta marca mais referida na categoria Banco de Atacado, com 3% das menções.

A Unicred e o Sistema Cooperativo do Brasil – Sicoob, que inaugurou em 2017 a sua primeira agência em Porto Alegre, também aparecem na relação das empresas mais lembradas na categoria Cooperativa de Crédito, em terceiro e quinto lugares, respectivamente.

Agro cooperativo

Campeã invicta no segmento Queijo desde sua inclusão na pesquisa, há nove anos, a Santa Clara lidera a categoria com 33,1% da lembrança dos entrevistados. A categoria também conta com a presença da Languiru, a quinta marca mais lembrada, com 2,5% de citações. Na categoria Doce de Leite, a Cooperativa Piá figura na segunda posição, com 24,8% de referências; na categoria Leite estão a Piá (2°, com 24,3%), Santa Clara (3°, com 10,8%), Dália (4°, com 9%) e Languiru (6°, com 5,6%).

Quando o assunto é vinho e espumante, as cooperativas também marcam presença na memória dos gaúchos. Na categoria Vinho, as Cooperativas Vinícolas Garibaldi e Aurora figuram na terceira e quarta posições, com 7,8% e 6,7%, respectivamente. Na categoria Espumante, a dobradinha das cooperativas vinícolas se repete, com a Garibaldi na quarta posição (6,8%) e a Aurora na quinta colocação (6,3%).

As Invictas do Top

A Unimed, com 26 vitórias, e a Santa Clara, vencedora há nove anos, são as marcas cooperativas campeãs invictas do Top of Mind.

Love Brands

Realizada pela primeira vez, a Love Brands RS mostrou que o Sicredi foi a nona empresa mais amada no ranking geral do Top 20, com 43,9% na categoria Cooperativa de Crédito, enquanto que a Unimed aparece na 12ª posição, na categoria Plano de Saúde, com 42,2%. O termo foi criado em referência às marcas que ultrapassam a habitual relação entre cliente e empresa e passam a ser essenciais na vida do consumidor. Uma instituição é considerada love brand quando o seu nome é apontado, sem ajuda ou estímulo, como o mais amado pelo público, ressaltando a criação de vínculo com os associados, as experiências positivas com os serviços e a vantagem de estar ao lado da cooperativa.

Sobre o Top of Mind 2019

Para a 29ª edição do Top Of Mind foram ouvidas 1.200 pessoas com idades entre 16 e 75 anos. A coleta das informações ocorreu entre 15 de fevereiro e 20 de março 2019, em 32 municípios que integram as sete mesorregiões do Rio Grande do Sul, conforme distribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Coagrisol abre concurso para escolha de mascote

Estão abertas as inscrições do concurso para escolha do mascote da Coagrisol. O projeto foi lançado pela Cooperativa durante a Exposol e surge em consonância com as comemorações dos 50 anos da Cooperativa.

O concurso cultural visa estimular a produção artística dos jovens e podem participar cooperados da Coagrisol e seus filhos, sem limite de idade. A iniciativa também é aberta para estudantes da rede pública, matriculados entre o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental ou ainda do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Greice Gradaschi Pasetti, do setor de comunicação e marketing, explica que cada participante poderá enviar apenas um desenho. “A inscrição será mediante preenchimento de ficha de inscrição, bem como da autorização de cessão de direitos e do desenho, que deverão ser entregues pessoalmente, no Centro Administrativo, ou via Correios endereçado ao nosso setor”, salientou.

A inscrição é gratuita, sendo que os menores de 18 anos devem anexar autorização dos pais ou responsáveis. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de julho. A proposta do mascote dever ser identificada por um nome dado ao personagem e a divulgação do vencedor será anunciado no dia 25 de julho, durante evento no auditório da Coagrisol.

A premiação oferecida ao ganhador será um vale compras no valor de R$ 1 mil para ser usado em compras na Coagrisol. O mascote vai ser utilizado em peças de divulgação, tais como folders, cartazes, impressos, mídia eletrônica e outras peças definidas pela instituição em que o uso seja necessário, além de sua presença na condição de personagem em eventos da cooperativa.

ACESSE O REGULAMENTO E A FICHA DE INSCRIÇÃO

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coagrisol
Vinícola Aurora conquista o Prêmio Exportação RS

Vinícola Aurora conquista o Prêmio Exportação RS

Na 47ª edição do Prêmio Exportação RS, promovido pela ADVB-RS com apoio de 17 entidades, a Cooperativa Vinícola Aurora recebeu pelo quarto ano consecutivo a distinção, consolidando-se como o grande Destaque Setorial em bebidas pelo seu desempenho em exportações, com foco na diversidade de mercados e em vinhos finos e suco de uva integral.

“Ficamos muito honrados com mais essa importante premiação que há quatro anos reconhece nosso crescente desempenho no mercado externo”, afirma o presidente da Vinícola Aurora, Itacir Pedro Pozza.

O anúncio oficial foi feito no último dia 14/5, em Porto Alegre, pelo CEO do Prêmio e vice-presidente de Comércio internacional da ADVB-RS, Edmilson Milan. Os prêmios serão entregues às empresas no dia 6 de junho.

“Focamos na diversificação de mercados e registramos crescimento das vendas externas de nossos vinhos finos e espumantes e do suco de uva integral, produto brasileiro sem similar no mundo”, destaca Rosana Pasini, gerente de Exportação e Importação da Vinícola Aurora, destacando que vinhos de mesa e coolers também estão na sua pauta de exportações. A curva de crescimento segue em 2019: de janeiro a junho deste ano, o faturamento de exportações da Cooperativa terá atingido um crescimento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado, e de 183% sobre os seis primeiros meses de 2017.

Suco de uva integral

“Estamos lançando nosso suco de uva integral em Portugal, país com história secular na elaboração de vinhos”, conta Rosana. De janeiro a junho, a Aurora terá exportado 134 mil garrafas de suco de uva integral para oito países: Curaçao, África do Sul, Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Canadá e China, além de Portugal. No mesmo período de 2018, esse volume foi de 28.248 garrafas, o que representa um crescimento de 474% nas exportações. No início deste mês, a vinícola lançou o suco Casa de Bento Orgânico nos Estados Unidos.

Cinco importadores na China

Até o fim de junho, a Vinícola Aurora terá quatro novos clientes na China, um deles importando pela primeira vez o suco de uva e os demais, vinho tinto. Assim, a Vinícola Aurora passa a ter um total de cinco importadores no país asiático.

No dia 30 de abril, a Cooperativa embarcou dois contêineres (42.300 garrafas) de vinhos para um dos novos importadores, no norte da China, e acaba de embarcar outras 15 mil garrafas de vinhos para o novo importador no sul do país. Até o fim de junho, novo embarque seguirá para o mercado chinês para outro novo importador, na cidade de Changsha. O tradicional cliente da Aurora, em Shangai, segue importando os espumantes da marca Brazilian Soul.

A Ásia é o continente que mais importa vinhos e espumantes da Vinícola Aurora, respondendo por 32,35% do volume. Em segundo está a América do Sul, com 29,52% do total exportado, seguida de Europa (18,58%) e América do Norte (12,32%). América Central e África respondem por 4,01% e 3,04% das exportações da vinícola, respectivamente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Aurora
Cooperativas recebem Prêmio Destaque da Economia de Teutônia

Cooperativas recebem Prêmio Destaque da Economia de Teutônia

Uma noite memorável, de reconhecer quem investe, trabalha e gera emprego em Teutônia. Assim se define mais uma edição do Prêmio Destaque da Economia de Teutônia - ano base 2018. A láurea foi entregue nesta quarta-feira, dia 22 de maio, no salão social da Associação Pró-Desenvolvimento do Bairro Languiru. O evento, que homenageou as maiores economias empresariais e agrícolas, também marcou a passagem do 38º aniversário de Teutônia.

Os convidados foram recepcionados ao som da Orquestra Jovem de Teutônia. Em meio à solenidade, o Coral Municipal surpreendeu o público e deu um show à parte, com os coralistas cantando em meio ao público. Após o pronunciamento de autoridades, foram entregues os troféus para 151 empresários e produtores rurais que apresentaram o melhor desempenho em cada uma das 16 categorias (a seguir, confira a relação dos laureados em cada categoria).

Para o prefeito, Jonatan Brönstrup, os laureados, bem como os demais empreendedores do município, seja do meio empresarial, seja do meio rural, são os responsáveis pelo desenvolvimento de Teutônia. "Que este reconhecimento seja um estímulo para os nossos empreendedores, para que continuem acreditando em seu trabalho, além de continuar fazendo do município um dos destaques econômicos da região e do Estado. Teutônia é o que é graças aos nossos empreendedores e ao seu povo trabalhador", salientou.

Brönstrup ainda lembrou que Teutônia cresceu muito nos últimos anos. "Entre 2016 e 2020, a projeção de crescimento ultrapassa os 17%. É o maio índice de crescimento dos últimos 20 anos e isto se deve porque temos as pessoas como centro de atenção. São as pessoas que nos movem. Também temos a veia do associativismo, que torna mais fácil administrar o nosso município", pontuou.

A força cooperativista de Teutônia esteve presente no Prêmio Destaque. As três maiores cooperativas do município - Sicredi Ouro Branco, Languiru e Certel - foram patrocinadoras do evento e estavam entre as laureadas em diversas categorias.

O presidente da Certel, Erineo Hennemann, afirmou que o Prêmio Destaque homenageia quem faz a diferença no município. "O Prêmio Destaque mostra a coragem e dedicação dos empresários e agricultores. É uma homenagem que valoriza a nossa produção. Aqui temos empreendedores que, neste cenário difícil, buscam soluções e inovações. Dificuldades vamos encontrar sempre, mas precisamos de coragem para mudar", frisou.

O presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, destacou a importância do cooperativismo para o município. "É um momento importante que evidencia o cooperativismo, afinal, temos 86% dos habitantes ligados à alguma cooperativa. Fazemos com excelência a nossa missão, pois agregamos valor a aquilo que é produzido. Nosso maior patrimônio são as pessoas, que fazem toda a diferença", sublinhou.

O presidente da Sicredi Ouro Branco, Neori Abel, também ressaltou a importância da premiação. "Todos vocês fazem parte do crescimento do município. Teutônia, nestes 38 anos, transformou-se numas das principais economias do Vale do Taquari graças à dedicação de vocês. E nos orgulhamos de fazer parte desta história", colocou.

O Prêmio Destaque, que teve como objetivo reconhecer o desempenho de todos que se comprometem com o crescimento econômico do município, foi uma realização da Administração Municipal de Teutônia.

Confira as láureas das cooperativas e suas respectivas categorias: Destaque Produção Primária 2018 - Cooperativa Languiru Destaque ISS 2018 - Sicredi Ouro Branco e Certel Destaque Empresarial Geral 2018 - Cooperativa Languiru Destaque empregos 2018 - Cooperativa Languiru Empresarial Mérito Destaque Ambiental - Cooperativa Languiru
Informações:  Édson Luís Schaeffer
Coagrisol abre concurso para escolha de mascote

Coagrisol abre concurso para escolha de mascote

Estão abertas as inscrições do concurso para escolha do mascote da Coagrisol. O projeto foi lançado pela Cooperativa durante a Exposol e surge em consonância com as comemorações dos 50 anos da Cooperativa.

O concurso cultural visa estimular a produção artística dos jovens e podem participar cooperados da Coagrisol e seus filhos, sem limite de idade. A iniciativa também é aberta para estudantes da rede pública, matriculados entre o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental ou ainda do 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

Greice Gradaschi Pasetti, do setor de comunicação e marketing, explica que cada participante poderá enviar apenas um desenho. “A inscrição será mediante preenchimento de ficha de inscrição, bem como da autorização de cessão de direitos e do desenho, que deverão ser entregues pessoalmente, no Centro Administrativo, ou via Correios endereçado ao nosso setor”, salientou.

A inscrição é gratuita, sendo que os menores de 18 anos devem anexar autorização dos pais ou responsáveis. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de julho. A proposta do mascote dever ser identificada por um nome dado ao personagem e a divulgação do vencedor será anunciado no dia 25 de julho, durante evento no auditório da Coagrisol.

A premiação oferecida ao ganhador será um vale compras no valor de R$ 1 mil para ser usado em compras na Coagrisol. O mascote vai ser utilizado em peças de divulgação, tais como folders, cartazes, impressos, mídia eletrônica e outras peças definidas pela instituição em que o uso seja necessário, além de sua presença na condição de personagem em eventos da cooperativa.

ACESSE O REGULAMENTO E A FICHA DE INSCRIÇÃO

Sescoop/RS realiza Seminário do Aprendiz Cooperativo do Campo

Sescoop/RS realiza Seminário do Aprendiz Cooperativo do Campo

O Sescoop/RS realizou, no dia 8/05, no município de Selbach, o Seminário da turma de Aprendiz Cooperativo do Campo com alunos cotizados pelas cooperativas Santa Clara, Cotrisoja, Creluz e Sicredi Integração. A programação contou com a palestra do prof. Alexandre Pasqualini que falou ao público sobre a importância das relações familiares para que se obtenha sucesso na perpetuação da propriedade. Logo após, foi realizada uma dinâmica de integração entre pais e jovens finalizada com um lanche coletivo com produtos oriundos dos projetos desenvolvidos pelos alunos.

O evento contou com a presença das famílias dos jovens, dos representantes das cooperativas cotizadoras, Cirlei Gatto, Gustavo Pedersen, Luiz Fernando Scartezini, José Gilberto Seibel, Adélio Lammers, da vice-prefeita do município, Stelamaris Gobby, do técnico da Emater, Ernesto Luiz Schwaab, e coordenadores e professores das cooperativas educacionais Coopater e Coeducars, responsáveis pela execução do curso e da analista técnica de Promoção Social do Sescoop/RS, Clarissa Friedrich.

Associadas participam do 13º Encontro de Mulheres com Atividade do Leite Santa Clara

Associadas participam do 13º Encontro de Mulheres com Atividade do Leite Santa Clara

A Cooperativa Santa Clara reuniu suas associadas, esposas e filhas de associados para o Encontro de Mulheres com Atividade no Leite. A 13ª edição do evento aconteceu na Associação dos Motoristas de Paraí no sábado, dia 4 de maio, com uma intensa programação durante todo o dia, reunindo 1.700 mulheres. O evento teve apoio do Sescoop/RS e esteve representado pela analista técnica, Diene Azeredo.

A mulher tem um importante papel dentro da Santa Clara. É ela, na maioria das vezes, que está na lida diária com os animais na propriedade, no cuidado com a matéria-prima entregue à Cooperativa. Essa importância foi ressaltada pelo presidente, Rogerio Bruno Sauthier, em sua fala na abertura do evento. “Foram as mulheres que levaram a Santa Clara nos seus primeiros 70, 80 anos”, comentou citando também o primeiro Encontro de Mulheres, realizado em 1995, visando valorizar o papel da mulher. Também se pronunciaram na abertura a representante do Sescoop, Diene Azeredo Barbosa Ludwig, o prefeito de Paraí, Gilberto Zanotto, e o padre Volmir Comparim, que abençoou o evento.

Na sequência, a história da Santa Clara e as mudanças das Instruções Normativas 76 e 77 foram apresentadas pelos diretores Alexandre Guerra e João Seibel. “Com leite de melhor qualidade podemos fazer um produto diferenciado. E o consumidor reconhece isso. As premiações que a Santa Clara conquista são graças ao trabalho de vocês”, ressaltou Guerra.

Dia de aprendizado e entretenimento

A produtora Marlene Kaiut falou da sua experiência à frente da propriedade da família que toca no Paraná. Em 2011, aos 24 anos, a ex-modelo e então dona de casa Marlene assumiu a leiteria enfrentando a resistência do marido, que queria parar com a produção leiteira. Com a experiência que adquiriu na lida diária, mudou o perfil da propriedade familiar transformando a fazenda em um case de sucesso no leite. A propriedade de 46 hectares em Carambeí hoje é modelo de negócio, investe em tecnologia de ponta e produz 3.200 litros de leite por dia. Marlene faz de tudo na propriedade, de tirar leite à administração, e deixou o recado para as mulheres que elas podem e devem ter voz na propriedade.

Para descontrair, o dançarino Daniel Correa fez coreografias de músicas famosas com as participantes no intervalo. Ainda na parte da manhã, o palestrante Dalmir Santana falou sobre “A magia de ser mulher diante de um cenário de grandes transformações”, alternando números de mágica e frases motivacionais para elevar a autoestima das mulheres.

Após o almoço, foi a vez de rir e se divertir com os ‘causos’ da vida do interior contados pelo Colono Badin. Eduardo Christ acumula mais de 1,5 milhão de curtidas no Facebook, 300 mil inscritos no Youtube e mais de 35 milhões de visualizações de seus vídeos de humor. No Encontro de Mulheres, deve divertir contando ‘causos’ da vida no interior com irreverência e o carisma já conhecido da internet.

Além de um copo temático, as mulheres receberam como brindes bolsas e necessaires personalizadas.
Creral desenvolve ações comemorativas ao cinquentenário

Creral desenvolve ações comemorativas ao cinquentenário

A Creral está preparando uma série de ações para marcar os seus 50 anos de fundação envolvendo os associados nos 37 municípios de atuação da cooperativa.  Estão previstas ações de cunho social, educacional, ambiental, digital, tecnológica e de aniversário, que serão realizadas durante o ano:

  • A ação social consiste na arrecadação de lacres de alumínio e tampas plásticas e será desenvolvida em 120 comunidades rurais e moradores das áreas urbanas. Os materiais arrecadados serão revertidos na doação de 50 cadeiras de rodas.
  • A ação educacional tem a intenção de levar aos estudantes, filhos de associados, a noção do cooperativismo e a história da Creral através de concursos de desenho e de redação. Cerca de mil alunos de 15 escolas atendidas com a energia elétrica da Creral já estão envolvidos.
  • A terceira ação é ambiental, e segue uma tendência mundial no que se refere a utilização de energia limpa e renovável e tem a ver com a atuação da cooperativa no setor. Desta maneira em breve a Creral deve começar a substituição gradual do uso de gasolina e diesel na sua frota de mais de 50 veículos. Nos próximos dias o primeiro carro elétrico da cooperativa vai ser inserido à frota.
  • A quarta ação é digital e visa transformar as redes elétricas de áreas urbanas em redes inteligentes, também chamadas de smart grid. Através de um projeto piloto a Creral vai conectar via internet os medidores residenciais de uma cidade e terá condições de monitorar online a corrente elétrica, a tensão e o consumo de energia da residência.
  • O resgate histórico da Creral também é uma ação que pretende através de um memorial descrever os passos desde a fundação, a expansão, os momentos de dificuldade, o recomeço, as conquistas e as inovações introduzidas ao longo dos anos.
  • Ação tecnológica com disponibilidade de ferramentas que facilitam a comunicação com os associados. Estão sendo preparados um novo portal na web englobando todas a áreas de negócios da Creral, o lançamento de um aplicativo e agência virtual.
  • E por fim uma ação comemorativa juntos aos associados com eventos nas regiões de Sananduva, Getúlio Vargas, Campinas do Sul, Nonoai e Erechim.

A Creral foi fundada em 1969, atualmente distribui energia para 7.500 associados nas regiões Alto Uruguai, Altos da Serra e Produção. No setor de geração opera cinco usinas próprias e em parceria e está construindo a PCH Forquilha em Maximiliano de Almeida. No setor telecom o serviço de internet da Creral já está em 18 municípios.

Prêmio Top Consumidor destaca cooperativas do RS

Prêmio Top Consumidor destaca cooperativas do RS

Promovido pelo Instituto Nacional de Educação do Consumidor e do Cidadão (Inec) e pela Revista Consumidor, o 11º Top Consumidor certificou no dia 20/03, no Centro de Eventos do Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, 108 empresas com a distinção 'Marcas de Respeito'. Dentre as marcas, destacam-se as cooperativas Piá, Vinícola Aurora e Santa Clara.

O Prêmio consagra nomes de organizações, marcas e serviços que se destacam por conduta ética, qualidade e compromisso com o universo das relações de consumo. Os agraciados foram escolhidos por 35 representantes de entidades e 20 consumidores. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, os superintendentes, Gerson Lauermann e Norberto Tomasini e os gerentes de Monitoramento e Formação Profissional, José Máximo Daronco e Helio Loureiro, respectivamente, prestigiaram o evento.

A saudação inicial foi realizada pelo presidente do INEC e publisher da revista, José Luiz da Silva, que afirmou a necessidade de destacar empresas, marcas e serviços que primam por uma conduta ética, de qualidade e com compromisso. Em seguida, além da homenagem realizada ao PROCON RS alusiva aos 20 anos da entidade, o Prêmio realizou uma homenagem ao conselheiro administrativo da Unicred e conselheiro fiscal da Ocergs, Paulo Abreu Barcellos. Ao compartilhar a homenagem com os colegas do dia a dia que contribuem para sua trajetória no cooperativismo, Barcellos agradeceu e destacou o modelo cooperativista. “Por excelência, trabalhamos com esse conceito que tem como princípio valorizar as pessoas e essa premiação reflete exatamente isso”.

Sobre o prêmio

O fórum é formado por entidades públicas e civis do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, que reúne instituições como Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Federação do Comércio de Bens e Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS). Também integram a lista a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), a Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e a Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). A Ordem dos Advogados do Brasil RS (OAB/RS), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro/RS), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação Riograndense de Propaganda (ARP), entre outras, completam o time.

A metodologia do Top Consumidor - Marcas de Respeito consistiu na aplicação de um levantamento online, no qual os entrevistados responderam à seguinte pergunta: "Em sua opinião, entre as empresas indicadas, qual tem o seu respeito nos quesitos de ética e boa condução no trato com o consumidor, e que, além disso, conta com seu respeito e admiração como empresa e marca?". Os participantes puderam escolher uma entre as opções apresentadas ou indicar um nome não listado de sua preferência que atendesse aos requisitos.

Revista Consumidor

A Revista Consumidor é a mais antiga publicação do país voltada para o tema das relações de consumo. Criada em 1980 e em seu 39º ano de circulação, é uma referência nacional. Atualmente, produz uma edição anual impressa, que apresenta os detalhes da premiação Top Consumidor – Marcas de Respeito e também destaca temas e dados de interesse sobre as relações de consumo no Brasil.

20ª Expodireto registra R$ 2,4 bi em comercialização

20ª Expodireto registra R$ 2,4 bi em comercialização

A 20ª edição da Expodireto Cotrijal foi encerrada na tarde desta sexta-feira (15) com números impressionantes. Durante os cinco dias de evento, o valor total de comercialização chegou a marca de R$ 2.419.527.000,00. O valor é 9,59% superior ao do ano passado, quando foram registrados R$ 2.207.837.000,00.

O público visitante foi recorde. No total, 268 mil pessoas visitaram o Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, entre 11 e 15 de março. Em comparação com 2018, ocorreu um aumento de 1%, quando 265.600 mil pessoas prestigiaram o evento.

O balanço final foi apresentado em entrevista coletiva com a presença do presidente da Cotrijal, Nei César Manica, o vice-presidente Enio Schroeder, o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa, e os demais integrantes da comissão organizadora da feira.

“Estamos muito satisfeitos. Pelo sentimento do que ouvimos do parque, esta foi a melhor, a mais bonita e organizada Expodireto”, disse Manica.

O presidente também destacou os desafios enfrentados para a realização desta edição da feira, como o temporal que atingiu diversos estandes três dias antes da abertura oficial. “O agronegócio não tem medo de desafios. Tudo foi reconstruído a tempo”, sentenciou o presidente da Cotrijal.

Negócios As vendas por meio das instituições financeiras públicas e privadas tiveram crescimento de 13% em relação a 2018. Os bancos de fábricas registraram alta de 1% e as vendas com recursos próprios aumentaram 38%.

No Pavilhão Internacional, o volume de negócios chegou a R$ 290.675.000,00. No Pavilhão da Agricultura Familiar, foram R$ 1.052.000,00.

Expositores A 20ª edição contou com a presença de 534 expositores em área de 98 hectares. Ano passado, foram 527 expositores em uma área de 84 hectares.

2020 A 21ª Expodireto Cotrijal já tem data confirmada. Ocorrerá entre os dias 2 e 6 de março de 2020, em Não-Me-Toque.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrijal
Oportunidades e sucessão familiar são discutidas em Fórum do Jovem Cooperativista

Oportunidades e sucessão familiar são discutidas em Fórum do Jovem Cooperativista

O Fórum Jovem Cooperativista reuniu centenas de produtores no auditório central da Expodireto, no dia 15 de março, último dia de feira. No local, foram realizadas palestras com foco na sucessão familiar e em oportunidades digitais. Destaque para o público heterogêneo que acompanhou o evento, composto por crianças, adolescentes, jovens adultos e também por famílias.

A agricultora Graciela Marisa Tieze, de Ernestina, levou para o fórum os filhos Wellington Alan, 14 anos, e Aniely Alana, 9. A família é cooperativada há cerca de 20 anos. “Vale a pena fazer parte da Cotrijal, eu não troco por nada. Sempre somos bem atendidos. O Wellington participa do fórum há quatro anos. Já a Aniely vem pela primeira vez”, relata Graciela.

“O meu irmão não queria me trazer, dizia que eu era muito pequena. Mas agora eu participo. O bom da cooperativa é que conhecemos todo mundo e tem esses eventos”, festeja a pequena Aniely.

Enquanto isso, Wellington estava ansioso para a palesta do youtuber Diogo Elzinga, que tratou do tema ‘Oportunidades digitais: como um jovem do interior gaúcho conseguiu construir uma carreira na internet’. “Eu quero cursar Agronomia e todos os anos encontro palestras bem legais aqui no fórum. Ano passado, tinha o Marcos Piangers e foi bem divertido”, comentou o garoto.

Elzinga não decepcionou a garotada. De um modo espontâneo, o rapaz relatou sua trajetória familiar, profissional e passou vários ensinamentos para os jovens cooperativistas. “O grande erro que os jovens de hoje cometem é esperar uma valorização. Não é assim que as coisas funcionam, as oportunidades se criam”, sugeriu Elzinga.

O youtuber também destacou que todos precisam traçar metas, já que sem objetivos não se chega a lugar algum.

Como fazer a gestão de pessoas

Na mesma linha palestrou o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Benami Bacaltchuk, que sugeriu aos jovens anotar tudo o que observam e, depois, questionarem o que foi feito. A explanação do professor teve como tema ‘A inovação nos processos produtivos e sucessão familiar’, onde explicou que o grande desafio não é, necessariamente, o uso da tecnologia mais avançada. Bacaltchuk ressaltou que sucessão não é herança, alertando a dificuldade que os produtores têm na gestão de pessoas, sendo necessário buscar formas de unir as novidades trazidas pelos jovens com a experiências dos pais que administram as propriedades.

Foi isso o que fez o produtor Leandro Souza, de Não-Me-Toque, agraciado com o Prêmio Modelo de Sucessão Rural, que teve o apoio de seus pais para assumir os negócios da propriedade. “Tendo o apoio, conhecendo os prós e contras, o resultado será melhor no final. Se o pai quer que o filho dê continuidade, aos poucos, deve dar espaço e passar sua experiência. Acho que o maior orgulho da família é ver os filhos dando sequência ao trabalho desenvolvido”, reflete Souza.

A premiação foi acompanhada pelos pais de Leandro, João Ilair e Neusa de Souza, a irmã Laércia, a esposa Maurícia e o filho. “Peguei ele um dia e disse, ‘escuta meu filho vai assumir a granja ou não vai" Se tu não se interessar, vou vender as máquinas e arrendar as terras’. Ele assumiu, pegou o gosto e está indo bem. Estamos felizes e satisfeitos”, festejou João Souza.

O Fórum Jovem Cooperativista é promovido pela Cotrijal e Grupo Diário da Manhã e neste ano contou com o apoio do Sescoop/RS e da UPF.

Para assistir o evento clique AQUI!

Fonte: Assessoria de Comunicação da Expodireto Cotrijal
Aprendiz Cooperativo forma jovens na Expodireto Cotrijal

Aprendiz Cooperativo forma jovens na Expodireto Cotrijal

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 14, na Expodireto Cotrijal, na Casa do Cooperativismo do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, a formatura dos alunos da 16ª turma do Aprendiz Cooperativo Cotrijal. O projeto é uma parceria da Cotrijal com o Sescoop/RS. Receberam certificados 49 jovens, formados em dezembro de 2018, com idade entre 14 e 24 anos, 9 deles portadores de necessidades especiais. O superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, representou o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

A solenidade foi acompanhada por professores, familiares e amigos, todos muito orgulhosos do estágio que alcançaram os jovens. Eduardo Augustin Strasser, 17 anos, de Victor Graeff; município vizinho a Não-Me-Toque, onde se realiza a Expodireto Cotrijal, era um deles. “É uma sensação muito boa estar aqui. Foi um longo aprendizado, que deverá ajudar muito na vida profissional. Tive total apoio da minha família. Agora quero buscar mais conhecimento para ter mais chances profissionais”, resumiu o jovem, que tomou conhecimento do curso através de amigos e do programa de rádio da Cotrijal.

“Está muito bonita esta plateia. É um momento de conquista que deve ser comemorado. Vale ressaltar que desde 2008 nós recebemos mais de 1.400 inscrições para este curso, mais de 600 vagas foram oportunizadas, mais de 460 jovens formados e 150 contratados pela Cotrijal. Estes são alguns números que mostram a importância deste programa. Agradecemos pelo empenho de vocês, e que todos se realizem na sua profissão futuramente”, assim se dirigiu aos formandos o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder.

“Fico muito feliz em podermos formar mais uma turma do Aprendiz Cooperativo. Hoje, cerca de 3 mil jovens do estado estão fazendo este curso, que prepara eles para o primeiro emprego. Evidente que as cooperativas absorvem os melhores, que se destacam, que realmente se esforçam para se ajustar ao modelo de empresa cooperativa. É a porta de abertura para o jovem ingressar no processo da produção produtivo do negócio cooperativo”, definiu o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.

Em mais de 10 anos, o programa Aprendiz Cooperativo – com período de duração de 17 meses, já ofereceu vários cursos. Dentre eles, auxiliar administrativo, serviços de supermercado e também o Programa Aprendiz no Campo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrijal
Vinícola Aurora investe na Europa e Ásia com participações em feiras internacionais

Vinícola Aurora investe na Europa e Ásia com participações em feiras internacionais

A temporada de grandes feiras internacionais iniciou-se em março para a Cooperativa Vinícola Aurora, que já está presente em mais de 20 países. Com um de seus dois importadores no Japão, a Aurora esteve presente na 44ª Foodex Japan (4 a 8 de março), feira internacional que reuniu pelo menos 85 mil visitantes de 95 países, na qual a Cooperativa marca participação há alguns anos.

De 17 a 19 de março, a Aurora terá sua 10ª participação consecutiva na ProWein Düsseldorf, na Alemanha, a maior feira de vinhos do mundo. Nessa feira mundial, realizada em Düsseldorf, a Aurora integra o Pavilhão do Wines of Brasil, programa de exportação do Instituto Brasileiro do Vinho com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - Apex. “Temos muitas reuniões marcadas nesta grande feira de negócios na Alemanha, com clientes atuais e com vários outros clientes em potencial de várias partes do mundo, em especial com empresas de peso da Rússia e da Polônia”, revela a gerente de Exportação e Importação da Vinícola Aurora, Rosana Pasini.

Agenda na China

Também com o Wines of Brasil e a Apex, a Cooperativa estará presente pela segunda vez na China Food and Drinks Fair (CFDF), em Chengdu, de 21 a 23 de março, expondo todo o seu portfólio. “Nossa maior expectativa está na comercialização dos coolers e vinhos espumantes, produtos que já exportamos lá”, afirma o diretor-superintendente da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna, que está na China para esse evento, acompanhado do secretário do Conselho de Administração, Uilson Roberto de Carvalho, e Giorgia Forest do Departamento de Exportação e Importação da vinícola. “Já temos agendadas visitas de 23 grandes importadores", informa Ficagna.

"Nas próximas semanas, vamos embarcar 48.600 garrafas de vinhos tranquilos para um novo importador do norte da China, com quem tivemos o primeiro contato na Prowine em novembro 2018 e que a equipe da Aurora estará reunida na próxima semana para definir as estratégias de comercialização dos produtos", adianta Rosana Pasini.

Estão previstas participações da Cooperativa Vinícola Aurora em outras quatro feiras na China este ano. A equipe da vinícola aproveitará a oportunidade desta viagem para visitar clientes e fazer treinamentos de equipes de vendas no Japão.

Participação em Portugal

Encerrando a agenda internacional de março, a Vinícola Aurora participa, em Portugal, da Alimentaria & Horexpo Lisboa 2019 — Salão Internacional da Alimentação, Hotelaria e Tecnologia para a Indústria Alimentar, realizado em Lisboa, de 24 a 26 de março. Nessa feira, a Aurora lançará para a Europa seu suco de uva integral natural Casa de Bento, versões original e orgânico. A vinícola já está entrando em uma grande rede de varejo naquele país e investe na abertura de novas frentes na Península Ibérica.

De acordo com a gerente de Exportação e Importação da Vinícola Aurora, em abril, a Cooperativa embarca seu primeiro contêiner para o mercado árabe, com seu suco de uva integral.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Aurora
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