A Unicred Porto Alegre – instituição financeira cooperativa para profissionais da área da Saúde – inaugura, na próxima terça-feira, 08/12, sua nova agência conceito Premium localizada no nível térreo do Medplex Eixo Norte (av. Assis Brasil, 2827, loja 004, no bairro Passo d'Areia), considerado um dos mais modernos complexos de serviços em Saúde do País.
A Agência Assis Brasil, que já abre suas portas com mais de mil associados entre Pessoa Física e Pessoa Jurídica, está localizada de modo estratégico para atendimento de seu público na região Norte da Capital, área que abrange o Hospital Conceição, Hospital Cristo Redentor, Hospital da Criança Conceição, Instituto da Criança com Diabetes - ICD, Banco de Olhos, Urgetrauma e demais clínicas, consultórios e empresas.
Segundo o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, a Agência Assis Brasil, além de ter localização privilegiada, onde se encontram renomados profissionais em suas respectivas áreas de atuação na Saúde, apresenta outros diferenciais competitivos. "As amplas e modernas instalações da nossa agência estão totalmente em acordo com o cenário de inovação e de transformação digital deste momento que vivemos", ressalta o doutor Boeira.
A gerente Jocelaine Beatriz Gnoatto explica que todos os detalhes foram cuidadosamente planejados. "Nossas instalações contam com salas para atendimento personalizado e assessoria financeira aos cooperados que não abrem mão de um atendimento premium", diz ela. "A agência preparou dois espaços com moderna e aconchegante estrutura para café, que estarão disponíveis para os momentos de pausa dos profissionais da Saúde que transitam entre os hospitais próximos e também para os cooperados que visitam a agência em busca de atendimento. Enfim, são espaços totalmente diferentes dos conceitos tradicionais que conhecemos", enfatiza.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred Porto Alegre
Inovação
Três cooperativas foram selecionadas no edital do programa Agro 4.0, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com apoio da OCB. São elas: Cocamar, Lar Cooperativa Agropecuária e Industrial e a Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial. Os projetos das coops fazem parte de uma lista com 14 ideias que envolvem a adoção e difusão de tecnologias 4.0 que vão receber um investimento total de R$ 4,8 milhões. Ao todo, 100 propostas foram inscritas.
O objetivo do programa é promover, por meio dessas tecnologias, o aumento de eficiência e de produtividade, e redução de custos no agronegócio brasileiro. Os projetos selecionados têm, agora, um prazo de sete meses para a execução e outros 12 meses para o monitoramento dos resultados.
CONFIRA AS COOPS SELECIONADAS
Categoria Processamento
- Cocamar + parcerias
Projeto: implantação de solução, incluindo equipamento que classifica diversos tipos de grãos automaticamente e torna o processo de classificação mais ágil e transparente para todos os envolvidos na cadeia de comercialização de grãos.
Categoria Produção e Colheita
- Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial + parcerias
Projeto: Implantação de uma plataforma/aplicativo que permita quantificar o nível tecnológico e grau de informação dos produtores rurais em uma escala nacional, ao mesmo tempo que indique caminhos sólidos para adoção de tecnologias 4.0, respeitando a curva de aprendizagem e aumentando a eficiência da adoção destas tecnologias.
- Lar Cooperativa + parcerias
Projeto: Aviot: Avicultura Conectada, Inteligente e Otimizada (implantação de solução para monitoramento constante da produção e aplicação de técnicas de inteligência artificial e aprendizagem de máquina para que se obtenha os melhores parâmetros para produção de aves de corte e que deverão proporcionar melhorias constantes na qualidade e rentabilidade do produtor e da cooperativa, com identificação de correlação de eventuais doenças nas aves-ambiência-homegeneidade de peso e qualidade).
OPORTUNIDADE
Para a OCB, que participou da discussão do edital desde o início, essa é uma oportunidade singular para que as coops que querem trabalhar com adoção e difusão de tecnologias no agronegócio encontre os meios para isso. Vale destacar que a OCB faz parte do conselho superior da Câmara Agro 4.0, no âmbito do governo federal.
DISSEMINAÇÃO DE TECNOLOGIA
O programa é executado pela ABDI e pelos Ministérios da Agricultura (MAPA), da Economia (ME) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). De acordo com o presidente da ABDI, Igor Calvet, o programa Agro 4.0 irá possibilitar e gerar uma maior disseminação de tecnologias digitais no agronegócio, com foco em aumento de eficiência, produtividade e redução de custos junto a produtores e indústrias.
Fonte: Sistema OCB
Inovação
A Coopertiva Vinícola Aurora acaba de lançar mais uma fase do game Aurora Aventuras, que estimula o consumo de suco de uva integral, atraindo o jogador para as características saudáveis e nutritivas do produto que ganha cada vez mais adeptos no País. O jogo em 3D foi desenvolvido pela empresa Napalm Studio e está disponível para mobile, nas versões Android e iOS. Desde seu lançamento, em 2014, mais de 35 mil downloads foram feitos.
Junto com a criação da fase “Fantasia”, foi desenvolvida a atualização do projeto para a tecnologia Unity 2020, Blender 2.9, melhorando sua performance em 50%. O game também apresenta novas texturas para versões com menor tamanho e melhor qualidade visual, está mais realista e com comandos de controle mais ágeis. Ainda entre os aperfeiçoamentos, foi implementado uma nova inteligência artificial para inimigos, possibilitando que eles aprendam com o jogador e, consequentemente, deixando ainda melhor a jogabilidade. Foram feitas, ainda, alterações para evitar problemas de importação em futuras atualizações.
O Aurora Aventuras leva o consumidor ao mundo mágico do suco de uva. Para estimular o participante a chegar ao final do jogo, são distribuídas garrafas da bebida pelo caminho. A cada produto conquistado, o jogador ganha uma vida, fazendo uma alusão direta à relação do consumo do suco de uva integral com os benefícios para a saúde.
Cheio de aventura e ação, o game desafia os jogadores de todas as idades, em cinco mundos: Samurai, Nave Espacial, Piratas Pirados, Eco e a mais nova fase, Fantasia. A moeda do jogo é a Uvalin e o objetivo dos participantes é acumular o máximo possível até o final da competição. Na conclusão de cada um dos cinco níveis, o jogador é posto à prova para passar para o outro mundo, enfrentando chefões com superpoderes. As batalhas exigem força - que o suco de uva é capaz de proporcionar -, coordenação e inteligência.
Saboroso e altamente nutritivo, o suco de uva integral é importante aliado à imunidade, faz bem ao coração e diminui os riscos de aparecimento de diversas enfermidades, como o câncer e as doenças neurodegenerativas. A bebida é rica em resveratrol e polifenóis, responsáveis por ativos anti-inflamatório e antimicrobiano, além de possuir altas concentrações de vitaminas.
“Não é por acaso que a uva é considerada a ‘superfruta da saúde’. Seus inúmeros benefícios já foram comprovados cientificamente em estudos pelo mundo todo. O suco de uva integral, aliado a uma dieta balanceada e a uma vida saudável, literalmente, prolonga a vida humana e o jogo foi desenvolvido para fazer uma analogia direta com isso”, contextualiza o gerente de marketing da Vinícola Aurora, Rodrigo Valério, sobre a estratégia inovadora no setor vitivinícola brasileiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora
Inovação
Inovar é mais do que uma necessidade para o futuro. É uma realidade do agora. Pensando nisso, o Sistema OCB iniciou nesta semana uma pesquisa para conhecer melhor o cenário de inovação entre as cooperativas do país, identificar os principais desafios e sinalizar oportunidades para nortear as estratégias de fomento à cultura da inovação.
Para isso, um questionário foi cuidadosamente preparado para que as respostas sejam utilizadas na elaboração de um diagnóstico. Assim, as coops, com apoio das Unidades Estaduais, podem responder às perguntas até o dia 22 de janeiro do ano que vem.
A Checon, empresa especializada e com experiência em atuação no cooperativismo, foi contratada pelo Sistema OCB para conduzir esta pesquisa, que será realizada no formato on-line, clicando aqui.
APOIO ESSENCIAL
“Esse é um processo muito importante para a definição das nossas próximas ações. Vimos que, mais do que nunca, a inovação é um ingrediente essencial da sustentabilidade das empresas que se destacam dentro e fora do país. Por isso, conhecer a nossa realidade é fundamental para melhorar essa cultura e, para tanto, nós contamos muito com a mobilização feita pelas unidades estaduais, estimulando as cooperativas a participarem da pesquisa”, explica o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile. De acordo com o superintendente, as cooperativas não serão identificadas no questionário que leva cerca de cinco minutos para ser completado.
DÚVIDAS
As cooperativas que tiveram dúvidas podem entrar em contato com Samara Araujo, coordenadora do Núcleo de Informações e Mercados do Sistema OCB, por meio do email:
Fonte: Sistema OCB
Inovação
O Sistema Ocergs, promove, no dia 2 de dezembro, a partir das 9h, o Webinar de Formalidades e Registros das Assembleias Digitais. O evento acontece online, através da Plataforma Microsoft Teams.
As inscrições podem ser realizadas através do link https://bit.ly/2IIGlVl até o dia 30 de novembro. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o participante receberá o link de acesso ao evento através do e-mail cadastrado.
O evento terá como painelistas o diretor geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), Mário De Conto e o diretor do departamento de assessoria técnica da Junta Comercial do RS (Jucis RS), Cristiano Neves.
O evento tem como objetivo promover a orientação para as cooperativas dos procedimentos e formalidades dos arquivamentos dos atos societários, buscando a segurança jurídica, especialmente das assembleias digitais, recorrente da Lei 14030/20 e IN 81 DREI.
Inovação
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) informa que as inscrições para o cargo de analista técnico na área de Biblioteconomia estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (16/11) até o dia 30/11/2020.
O processo seletivo n° 001/2020 destina-se ao provimento da vaga existente e formação de cadastro reserva. As atividades serão desenvolvidas junto à Biblioteca da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP, localizada na Avenida Berlim, 409, Bairro São Geraldo, em Porto Alegre/RS, no período vespertino/noturno.
Clique aqui e acesse o Edital 001/2020 do Processo Seletivo Simplificado!
Inovação
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop promove na próxima sexta-feira (20/11), às 19h, pela plataforma Zoom, a oitava edição do Dia da Consciência negra. O evento já é tradicional no calendário acadêmico da instituição de ensino superior e este ano tem como tema: "Preconceito de cor: estereótipos irracionais e suas mazelas sociais".
Painelistas
Eliete Costa: Advogada, servidora pública da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, especializada em Direito Administrativo e Gestão Pública e integrante do coletivo Resistência Negra.
Sandro Sampaio: Músico, produtor e compositor. Ativista cultural arte educador, trabalha com ONGs, escolas e entidades em geral.
Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra visa remeter à resistência do negro e da negra contra a escravidão, o racismo e quaisquer formas de discriminação contra a população negra. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional através da Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
O QUÊ: Dia da Consciência Negra
QUANDO: 20/11, às 19h
ONDE: Plataforma Zoom
INSCRIÇÕES: https://bit.ly/38ElM7q
Inovação
Na tarde dessa quinta-feira (29/10), o 19° Seminário Gaúcho do Cooperativismo marcou a posse dos membros do Conselho Estadual do Cooperativismo (Cecoop), composto por representantes de dez secretarias estaduais, da Ocergs e da União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RS (Unicafes/RS). A divulgação no Diário Oficial da União e o anúncio durante a solenidade do evento contou com a participação do secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Covatti Filho, e do presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergilio Perius.
Sobre o Cecoop
O Cecoop foi instituído na Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo, sob a Lei 11.995, de 30 de outubro 2003, e alterada pela Lei 14.482, de 28 de janeiro de 2014, e tem como atribuições coordenar as políticas de apoio ao cooperativismo, acompanhar a elaboração da proposta orçamentária do Estado para o cooperativismo e celebrar convênios com organismos públicos ou entidades privadas para a execução de projetos de apoio ao desenvolvimento do sistema cooperativista.
Composição
Confira a nova composição do Cecoop:
I – Orgão Público
a) Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural:
Nome | Membro | |
Designa | Luis Antônio Franciscatto Covatti Flávio José Smaniotto | Titular Suplente |
b) Secretaria da Fazenda:
Nome | Membro | |
Designa | Fernando Maccari Lara Marcos Antônio Bosio | Titular Suplente |
c) Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia:
Nome | Membro | |
Designa | Everaldo Daronco Luciane Lewis Xerxenevsky | Titular Suplente |
d) Secretaria de Trabalho e Assistência Social:
Nome | Membro | |
Designa | Jorge Luís Ribeiro Imperatore Cleomar Leal da Silva | Titular Suplente |
e) Secretaria de Obras e Habitação:
Nome | Membro | |
Designa | Italo Dalpiás Silva Tatiana Pacheco Fraga | Titular Suplente |
f) Secretaria da Saúde:
Nome | Membro | |
Designa | Andreia Gnoatto Bianca Crauss Bolsson | Titular Suplente |
g) Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo:
Nome | Membro | |
Designa | Érbio Assis Webster Andretto Marcelo Zepka Baumgarten | Titular Suplente |
h) Secretaria de Logística e Transportes:
Nome | Membro | |
Designa | Larissa Rohl Carvalho Carreño Gilso de Almeida Nunes | Titular Suplente |
i) Secretaria da Educação:
Nome | Membro | |
Designa | Sonia Lopes dos Santos Francisco Carlos Soares dos Santos | Titular Suplente |
j) Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura:
Nome | Membro | |
Designa | Joana Braun Bassi Vanessa Nataline Tomazeli | Titular Suplente |
II – Sociedade Civil organizada:
a) Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – Sistema Ocergs:
Ramo | Nome | Membro | |
Agropecuário | Reconduz Designa | Paulo Cézar Vieira Pires Darci Pedro Hartmann | Titular Suplente |
Crédito | Designa | Fernando Dall' Agnese Márcio Port | Titular Suplente |
Educacional | Reconduz Designa | Valdir Bernardo Feller Fátima Hallal | Titular Suplente |
Habitacional | Designa | Antonio Johann Juarez da Rosa Cândido | Titular Suplente |
Infraestrutura | Designa | Erineo Hennemann Jânio Vital Stefanello | Titular Suplente |
Saúde | Reconduz | Irno Augusto Pretto Alcides Mandelli Stumpf | Titular Suplente |
Trabalho | Reconduz Designa | Margaret Garcia da Cunha Imanjara Alexandra Marques de Paula | Titular Suplente |
Transporte | Designa Reconduz | Roberto Brezolin Adelar Steffler | Titular Suplente |
Demais ramos não representados (Consumo, Especial/Social, Mineral, Produção, e Turismo e Lazer). | Reconduz | Vergilio Frederico Perius Norberto Tomasini | Titular Suplente |
b) União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Sul – Unicafes/RS:
Nome | Membros | |
Reconduz Designa | Gervásio Plucinski Orildo Germano Belegante | Titular Suplente |
Inovação
A Piá assinou, no dia 21 de outubro, um importante contrato de parceria com a empresa de soluções em envase SIG Combibloc. A empresa vai instalar na fábrica localizada em Nova Petrópolis um equipamento responsável pelo envase de produtos em embalagens de tamanho pequeno.
Com volumes que variam de 150 ml até 350 ml, será possível envasar produtos com diversas viscosidades e com pedaços. “O maquinário possui uma tecnologia espetacular, que traz inovação e vai conferir um diferencial à marca”, destaca o diretor-presidente da SIG Combibloc para as Américas, Ricardo Lança Rodriguez.
De acordo com o executivo, a Piá terá uma das linhas mais flexíveis que a empresa de origem alemã possui hoje no mundo. “Ela permite uma diversidade de tamanhos e volume e todos em pequenos formatos”, explica.
Com a nova solução, a Cooperativa terá capacidade para atender categorias de públicos que, atualmente, não atinge, como o gastronômico. “Com o contrato celebrado, poderemos introduzir produtos de valor agregado ao mix atual, como, por exemplo, creme de leite, leite condensado e uma versão menor do nosso achocolatado premium, o Chocolateria”, explica o presidente da Piá, Jeferson Smanioto.
Segundo ele, o novo equipamento vai suprir uma necessidade já existente da marca, de se posicionar no mercado com embalagens cartonadas em tamanhos pequenos. “Essa versatilidade vai possibilitar com que ampliemos nossa atuação, alcançando novos clientes com produtos que já possuem uma excelente aceitação no mercado”, avalia.
A expectativa é que a nova linha de envase esteja 100% instalada até março de 2021. “Nossa meta é estar com os produtos nas novas embalagens já consolidadas no mercado em abril”, projeta Smaniotto. “Isso também vai possibilitar que a Cooperativa remunere melhor a matéria-prima do associado produtor de leite”, complementa.
O diretor-presidente da SIG destaca, ainda, que a parceria entre a empresa e a Piá é antiga, desde 2007. “Durante essa trajetória, estamos construindo juntos uma bela história de crescimento e posicionamento. Há confiança, qualidade e excelência. Isso está em todas as etapas do processo, e passa com certeza pelo envase até a entrega do produto final ao consumidor”, finaliza Rodriguez.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Piá Alimentos
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O Sistema Ocergs, juntamente com o Sistema Ocepar e Ocesc-Sescoop/SC promove, no dia 4/11, a partir das 15h, o Webinar de Auditoria Interna da Região Sul. O tema do evento é Gestão de Riscos e Controles Internos em Tempos de Crise: Desafios Direcionadores da Auditoria Interna nas Coops Agropecuárias e acontece online, através da Plataforma Microsoft Teams.
O evento tem como objetivo apresentar temas relevantes para os profissionais da auditoria interna e dos controles internos que atuam em cooperativas, oportunizando espaço de troca de experiências. Abrange os temas de interesse de mapeamento de processos, estruturação de auditoria interna e visão estratégica para implementação da gestão de riscos.
Confira a programação:
15h - Abertura
15h15 - Palestra com Marco Nutini, especialista em implantação de Gestão de Riscos. Tema: Gestão de Riscos em Tempos de Crise
16h - Case Paraná - Pedro Dekkers, da Cooperativa Castrolanda
Tema: Visão estratégica e plano de voo para implementação de gestão de riscos
16h15 - Case Santa Catarina - Angela Comin, da Aurora Alimentos
Tema: Mapeamento de processos
16h30 - Case Rio Grande do Sul - Luciano Moraes, da Cotrijal
Tema: Processo de estruturação da auditoria conforme as Normas Internacionais para a Prática Profissional de Auditoria Interna e o Plano de Trabalho para 2021
16h45 - Perguntas
17h - Encerramento
Mais informações através do e-mail:
Inscreva-se até o dia 2/11 e participe: CLIQUE AQUI
Inovação
Com o objetivo de oferecer espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e oportunidades, o Encontro de Docentes do Cooperativismo está com as inscrições abertas. Promovido pela Escoop, o evento ocorre online, de 26 a 30 de outubro, na Plataforma Microsoft Teams, a partir das 19h30.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://bit.ly/31AopCV
Confira a programação:
26 de outubro
Painel: Os desafios e oportunidades de ensinar cooperativismo em diferentes contextos - Prof. Dr. Mario de Conto, diretor Geral da Escoop
”Todos entendemos as mudanças que estamos vivendo e o grande desafio que se apresenta a todos. Nesse sentido a proposta para o primeiro painel é tratar sobre os desafios e oportunidades de ensinar cooperativismo em diferentes contextos."
27 de outubro
Painel: Cooperativismo: pressupostos teóricos e diálogos com as diferentes áreas do conhecimento - Prof. Dr. Luiz Inácio Gaiger, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos
”Painel conceitual sobre cooperativismo, para pensar quais concepções sobre cooperativismo estão em pauta e refletem na sala de aula."
28 de outubro
Painel: Ouvindo os cooperativistas! O que pensam os líderes do sistema? Quais competências serão necessárias aos gestores cooperativistas? Vergilio Frederico Perius, presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS
”As expectativas, conteúdos e métodos aplicados nos cursos, como por exemplo, quais as competências que os gestores de cooperativas formados em nossas IES terão ao graduar-se? Quais as expectativas das cooperativas para os gestores? Nesse sentido, a ideia é ter um painel com os líderes cooperativistas falando sobre o que esperam e pensam do ensino superior em cooperativismo."
29 de outubro
Painel: Conexão do Ensino: O que estamos fazendo? Profª. Drª. Cinara Neumann Alves, professora pesquisadora da Escoop
”Painel de Socialização entre os representantes das IES com cursos de graduação no RS."
30 de outubro
Painel: Gestão do Ensino: problematizando a gestão de um curso - Coordenadores dos Cursos de Graduação do RS
"Painel de Socialização e externalização com os coordenadores de cursos do RS."
Inovação
Com foco no bem-estar e nos benefícios da cultura para a saúde mental da população neste momento de pandemia, o Teatro Unimed retoma suas atividades em ambiente digital, com o espetáculo teatral online e inédito Madame Sheila, dividido em oito atos semanais de até oito minutos cada. A peça conta a vida e os pensamentos da Madame Sheila, protagonizada pelo ator Luís Miranda, uma socialite avessa ao calor do Brasil, que passa a quarentena cercada por empregados e prisioneira em sua própria mansão, em Paris. A ação faz parte do projeto Teatro Unimed em Casa, iniciativa do Teatro Unimed para continuar produzindo cultura e entretenimento em tempos de pandemia.
Atividades culturais como essa são importantes, pois levam qualidade de vida à população de todo o Brasil. “A saúde vai muito além de cuidados físicos, inclui também estar bem com a mente, ter lazer, fazer boas escolhas e o que gosta. O teatro e a arte expressam muito bem tudo isso e incentivam o bem-estar que tanto buscamos, ainda mais neste momento por que estamos passando. Essa é uma forma de tornarmos a cultura acessível mesmo na pandemia e privilegiar toda a população”, destaca o presidente da Central Nacional Unimed, Alexandre Ruschi.
Em 2019, a Central Nacional Unimed trouxe grandes incentivos a espaços culturais e atividades que visam à melhoria da qualidade de vida dos moradores de São Paulo, por meio de experiências positivas em prol da promoção e cuidado com a saúde. São ações que concretizaram o reposicionamento de marca da empresa, que se mostra cada vez mais sólida e com planos para contribuir com o futuro e a saúde da capital paulista.
“Estamos comprometidos em levar qualidade de vida e promover diversidade à população. No ano passado, realizamos muitas ações de promoção da saúde, principalmente com foco preventivo. A pandemia nos fez inovar nos formatos para levar informação, educação e lazer para as pessoas, mas o digital garantiu que a gente quebrasse as barreiras do isolamento social. As mensagens de fomentar a importância da medicina preventiva e incentivar hábitos mais saudáveis são alguns dos nossos principais objetivos para evitar o surgimento de doenças ou controlá-las, e o prazer que a arte proporciona é uma ferramenta muito eficaz para isso”, explica Ruschi.
É assim que o Teatro Unimed retoma suas atividades, levando cultura e entretenimento de qualidade não apenas ao público paulistano, mas de todo o Brasil e, até mesmo, do exterior. “É com muita alegria que conseguimos, neste momento de crise mundial, continuar gerando trabalho para um dos setores que mais sofreu com a pandemia, com dezenas de profissionais envolvidos, equipes totalmente dedicadas a levar às famílias brasileiras um espetáculo cheio de bom humor, que nos faz voltar a sorrir e, ao mesmo tempo, pensar. Uma produção inédita, de alta qualidade, que pode ser acessada gratuitamente por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo”, afirma o CEO da desenvolvedora REUD, Fernando Tchalian.
A frase “o show tem que continuar” nunca fez tanto sentido diante do atual cenário de crise vivido por muitos artistas que atuam no palco e nos bastidores do teatro nacional. A pandemia causou um forte impacto na cultura. Além dos artistas, existem diversas profissões impactadas diretamente pelo fechamento dos teatros, deixando muitas famílias em situação vulnerável. A Associação dos Produtores de Teatro - APTR organiza uma campanha para arrecadação de recursos em apoio à alimentação dos que trabalham com a quinta arte. E o Instituto Central Nacional Unimed abraçou a causa. Por meio de doações, será possível recarregar 1,2 mil cartões alimentação VR Benefícios — isento da cobrança de taxas — já distribuídos para aqueles que estão sem trabalho na área, desde o início da pandemia da Covid-19, auxiliando os profissionais e suas famílias. O público de Madame Sheila pode fazer parte dessa corrente do bem, doando qualquer contribuição por meio do aplicativo Ame Digital. Afinal, os espetáculos podem até ter dado uma “pausa”, mas a solidariedade não.
Madame Sheila
O espetáculo teatral mostra a vida e os pensamentos da Madame Sheila (Luís Miranda), socialite avessa ao calor do Brasil, que passa a quarentena cercada por empregados e prisioneira em sua própria mansão, em Paris. É uma divertida crônica do momento atual, que faz rir e, ao mesmo tempo, pensar sobre os comportamentos humanos. A peça pode ser vista no site do Teatro Unimed (www.teatrounimed.com.br), com apresentação de oito atos semanais, de até oito minutos cada, exibidos online gratuitamente, nas quintas-feiras de outubro e novembro. A direção é de Monique Gardenberg, que faz uso de sua dupla experiência como diretora teatral e cineasta, para criar um espetáculo teatral digital com a colaboração de sua parceira Daniela Thomas (cenografia), Jorge Farjala (figurino), Glauco Firpo (direção de fotografia) e Beto Bruel (iluminação), vencedor do Prêmio Shell 2020 por seu trabalho em Lazarus, espetáculo que inaugurou o Teatro Unimed.
Central Nacional Unimed
A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. Sua carteira de clientes é composta por cerca de 1,7 milhão de clientes de grandes corporações brasileiras. Também trabalha com PME e foco regional em Salvador, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Itabuna, Ilhéus, São Luís, Brasília e São Paulo. Em 2019, a Central Nacional Unimed registrou receita de R$ 7,6 bilhões (+35,9% em relação a 2018). Também esteve entre as dez operadoras do País que mais cresceram em vidas 2019, com o maior faturamento e market share. É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar e uma das melhores para se iniciar a carreira. Faz parte do Sistema Unimed, composto por 345 cooperativas médicas presentes em todo o território nacional, que compartilham os valores do cooperativismo e o trabalho para valorização dos médicos e da medicina.
Fonte: Comunique-se e Teatro Unimed
Inovação
O Sistema Ocergs promoveu na última sexta-feira (16/10), a Live do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, destacou a importância das cooperativas no enfrentamento à crise econômica e social imposta pela pandemia da Covid-19.
Segundo o dirigente, as cooperativas com agroindústrias e aquelas que atuam na construção civil oferecem a oportunidade de geração de trabalho e renda neste momento de recuperação da economia global. Na proposição apresentada pelo presidente do Sistema Ocergs, as cooperativas habitacionais deveriam ser absorvidas pelo ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, devido à natureza do trabalho e da aproximação com o setor.
Oportunidades e desafios do Ramo
Para a presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha, a reorganização dos ramos do cooperativismo trouxe às cooperativas de Trabalho, Produção de Bens e Serviços uma força e representatividade maior com a incorporação de cooperativas que pertenciam a outros ramos na configuração anterior. Ao mesmo tempo, ela comenta que o desafio é maior por integrar cooperativas de seis ramos diferentes, que possuem suas especificidades.
De acordo com a diretora da Ocergs, as coops do setor precisam participar dos programas de Autogestão desenvolvidos pela OCB e pelas unidades estaduais, com o objetivo de fornecer dados que permitam a análise e consequente elaboração de cenários, através dos quais se possam estabelecer comparativos através de indicadores.
Nessa mesma linha, o presidente da Cooperconcórdia, Alexandre Dall'Agnese, reforçou o discurso de Margaret e destacou a importância de todas cooperativas aderirem aos programas referentes aos eixos de atuação do Sescoop. "Esses programas têm trazido para nós uma evolução, principalmente no âmbito pessoal, um crescimento da Cooperativa na gestão estratégica. Se as lideranças não estiverem dentro desse ecossistema de gestão da cooperativa, de melhoria das bases da cooperativa, ela vai se comprometer logo ali na frente", pontuou.
Qualificação do atendimento
Segundo a gerente técnica e econômica do Sistema OCB, Clara Maffia, a mudança implantada a partir da reorganização dos ramos do cooperativismo visa qualificar o atendimento do Sescoop, que hoje encontra dificuldades em organizar ações para ramos muito específicos e com poucas cooperativas. Além de formar ramos mais fortes e com mais representatividade, a alteração tem como objetivo tornar a organização mais simples e flexível, com capacidade de se adaptar às rápidas mudanças de mercado e inovação.
Projeto Sustentabilidade Ramo Trabalho
Clara destacou o Projeto de Sustentabilidade desenvolvido dentro do ramo, que visa à realização de ações institucionais estratégicas voltadas à conformidade legal como forma de fortalecer o modelo cooperativista de trabalho e melhorar as práticas de governança das coops.
Lei 12.690 e sua aplicabilidade
A advogada do Sistema OCB, Milena Cesar, explanou sobre a Lei 12.690/12 e sua aplicabilidade. Dentre as principais inovações trazidas com a legislação, Milena destacou algumas conquistas, como o conceito de cooperativa de Trabalho e suas modalidades, a permissão de constituição de cooperativas com número mínimo de sete associados, a autorização expressa para participação em contratações públicas e os direitos sociais.
De acordo com Milena, embora a lei ainda necessite de regulamentação, o Sistema OCB segue atuando para garantir a regulamentação da lei pelo Poder Executivo e a sua correta aplicação pelo próprio segmento, apoiando, ainda, o Poder Judiciário e o Ministério Público na construção das interpretações da legislação.
Cooperativismo nos Três Poderes
A gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, falou sobre o trabalho desenvolvido pela unidade nacional na divulgação de informações sobre a Covid-19, a publicação de boletins semanais com análises econômica e política dos efeitos da pandemia global, pleitos do cooperativismo, normativos de interesse e resumos das medidas tributárias que podem ser acessadas pelas cooperativas.
Na representação institucional, Fabíola informou que até o momento constam 82 pleito do cooperativismo, com 46 atendidos. No Legislativo, existem 84 medidas provisórias e mais de 2.261 projetos sobre a Covid-19 em tramitação. Destes, 1.232 trazem impactos para o cooperativismo. Já no Executivo, 347 normativos com reflexos incidentes sobre as cooperativas estão editados. Todos esses projetos e ações que tramitam nos Três Poderes podem ser acompanhados em tempo real através da Agenda Institucional do Cooperativismo.
Promoção Comercial
Com o objetivo de fomentar a intercooperação de negócios, Fabíola destacou o lançamento do espaço do CooperaBrasil, projeto criado pelo Sistema OCB em 2020 que conta com 238 cooperativas ativas. Além disso, a gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB comentou sobre a disponibilização de informações práticas e objetivas através da série de dez e-books sobre como as cooperativas podem inovar na crise. No campo da inovação, o destaque foi o lançamento da plataforma de estímulo à cultura da inovação, InovaCoop.
Para concluir, além das plataformas e soluções apresentadas para oportunizar novos negócios e conteúdos para as coops, Fabíola ressaltou todos os esforços da unidade nacional durante a pandemia, com a criação de eventos e a comunicação através das redes sociais e canais proprietários do Sistema OCB.
Inovação
Começou o processo de julgamento dos 595 projetos concorrendo ao Prêmio SomosCoop: Melhores do Ano, promovido pelo Sistema OCB a cada ano par. No total, 320 cooperativas, de Norte a Sul do país, submeteram seus cases de sucesso. Dessas, um seleto grupo receberá o troféu como reconhecimento à criatividade, à visão e aos resultados obtidos por elas ao longo dos últimos dois anos.
"Cada vez mais conseguimos mostrar a força do nosso movimento, mesmo em momentos de crise. Sabemos que o impacto do nosso setor é gigante e retrata crescimento, transformação e geração de renda. O Prêmio Melhores do Ano é uma forma de destacar os as boas práticas das coops que tenham proporcionado benefícios reais aos seus cooperados e à comunidade", comentou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
A banca julgadora também cresceu - para dar conta de analisar cada projeto inscrito - e este ano é composta por uma equipe de mais de 60 pessoas. No dia 28 de outubro, vamos conhecer os finalistas. Os vencedores serão revelados na cerimônia que está sendo preparada para o dia 24 de novembro.
Outra data importante será o dia 3 de novembro. Como novidade, nesta edição o Prêmio SomosCoop: Melhores do Ano ganhou a categoria "Influenciadores Coop". Os concorrentes foram indicados por entidades do setor e a votação para escolher os vencedores será popular, online, a partir desse dia.
Online também será a cerimônia de entrega, que está sendo pensada especialmente para esta edição que ocorre no cenário pandemico. "Seguindo todas as recomendações e cuidados, vamos conhecer os projetos e as cooperativas vencedoras. Sabemos do carinho das nossas coops com o Prêmio e, no ritmo da adaptabilidade, teremos o nosso evento especial. E contamos com a participação de todos em mais um momento de celebração das conquistas do Cooperativismo brasileiro", finalizou, em tom de convite, Márcio Lopes de Freitas.
Projetos do RS
O Rio Grande do Sul teve 45 projetos classificados para a próxima etapa. Dentre eles, dois são do ramo Infraestrutura, um do ramo Transporte, quatro do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços, cinco do ramo Agropecuário, nove do ramo Saúde e 24 do ramo Crédito.
Confira quantos projetos foram inscritos em cada categoria:
Intercooperação: 7
Fidelização: 8
Cooperativa Cidadã: 14
Comunicação e Difusão do Cooperativismo: 6
Inovação: 10
Saiba mais sobre o Prêmio: http://melhores.premiosomoscoop.coop.br/
Com informações do Sistema OCB
Inovação
A agroindústria tem participação de aproximadamente 5,9% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, no beneficiamento, na transformação dos produtos e no processamento de matérias-primas provenientes da agropecuária, promovendo dessa forma maior integração do meio rural com a economia de mercado. E para debater o tema nas cooperativas, o Sistema Ocergs promove na próxima quarta feira (14/10), às 14h, a live "Agroindústria cooperativa: desafios e oportunidades em tempos de pandemia e pós".
As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas por aqui! A live será transmitida pela plataforma Microsoft Teams e contará com a participação de diversos dirigentes e executivos das cooperativas gaúchas.
PARTICIPANTES
Presidente do Sistema Ocergs - Vergilio Perius
Presidente da Cooperativa Languiru - Dirceu Bayer
Presidente da Cotrisel - José Paulo Salerno
Diretor executivo da Fecovinho - Helio Marchioro
Presidente da Cotripal - Germano Dowich
Presidente da Camnpal - Euclides Vestena
Diretor da Ouro do Sul - Ronei Lauxen
Diretor da Ocergs - Erineo Hennemann
Diretor da Ocergs - Roberto Brezolin
Presidente da Majestade - Egidio Loregian
INSCRIÇÕES
A inscrição é gratuita e o evento será transmitido pela plataforma Microsoft Teams. Acesse https://bit.ly/33GADvh e garanta já a sua participação!
Inovação
Uma das áreas que, certamente, é essencial na vida das pessoas e das organizações, é a comunicação e, no contexto de pandemia, isso ficou muito mais evidente. Por isso, o Sistema OCB realizou nesta quinta-feira uma versão online do tradicional encontro nacional de comunicadores, reunindo profissionais de todo o país. A capacitação teve por objetivo falar sobre os rumos e as estratégias mais inovadoras e eficientes que podemos aplicar no nosso trabalho, mostrando, assim, o quanto o cooperativismo está presente na vida dos brasileiros.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gerente geral da OCB, Tânia Zanella, falaram sobre o orgulho que sentem de ver uma equipe tão comprometida, não somente em divulgar o cooperativismo, mas em usar as estratégias de comunicação para fortalecer o vínculo entre a cooperativa e o cooperado.
Eles Ambos destacaram o empenho das equipes das unidades estaduais e, também, das cooperativas em manter o fluxo de informações, evitando ruídos e fortalecendo, dessa maneira assim, a imagem institucional das organizações e coops, mesmo num cenário de tantas dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus.
A gerente de comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, também reforçou o compromisso das equipes que se mostraram tão essenciais, contribuindo com uma comunicação direta, constante e marcando presença no meio digital, divulgando conteúdos relevantes e minimizando dos efeitos negativos do distanciamento social. A gestora também apresentou os projetos e frentes de trabalho mais atuais, desenvolvidos pela Unidade Nacional, com o apoio tanto da Diretoria do Sistema OCB quanto do Conselho de Comunicação, formado por representantes das cinco regiões brasileiras. Outro destaque da fala de Daniela foi o anúncio da realização de uma campanha nacional de divulgação do cooperativismo, prevista para começar em novembro.
CENÁRIO DA COMUNICAÇÃO
O especialista em marketing digital, Rafael Rez, falou na sequência, trazendo em destaque as ferramentas de comunicação e seu uso eficiente para a superação dos desafios atuais. Rez chamou a atenção dos participantes para a relevância das redes sociais no mundo dos negócios, especialmente devido às condições tecnológicas do nosso tempo, a um processo constante de transformação digital e, também, em função do surgimento de novos serviços e demandas por causa do distanciamento social, reflexo da pandemia.
Segundo ele, uma presença eficiente nas redes sociais não substitui, por exemplo, o site, que deve ser sempre uma referência para o cliente. “Quem tem uma boa presença nas redes sociais e não tem um site, está construindo um castelo no terreno de outra pessoa”, argumenta.
Para ele, quanto mais integradas forem as estratégias de comunicação, mais eficazes serão os resultados e, por isso, os ajustes na rota das cooperativas precisam ocorrer na mesma velocidade que ocorrem na vida das pessoas. “Muitas instituições são lentas no processo de adaptação às novidades. As pessoas aderem, mas as instituições não. Então, ganha a corrida quem consegue correr mais rápido na direção do que o usuário/cliente quer”, orienta.
Em relação às redes sociais, o especialista destacou ainda os pontos (fortes ou não) de cada uma delas. De acordo com pesquisas, o Instagram e o Whatsapp são as redes preferidas do público, atualmente, mas elas também apresentam aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de potencializar o uso.
“O Instagram, por exemplo, é uma rede predominantemente de imagens e não oferece opções de busca. Já o Whatsapp é excelente para comunicações mais informativas, inclusive é o preferido de 85% das pessoas na hora de receber uma oferta de produto ou serviço. Os outros 15% preferem um bem elaborado e-mail marketing”, explicou.
Para acessar o conteúdo apresentado por Rafael Rez, clique aqui.
WCM
Na última parte do encontro, os comunicadores conheceram a versão digital de um dos mais tradicionais eventos de gestão, liderança e inovação do país: o WCM que, por conta da pandemia, foi adaptado para o meio digital. Luiz Branco, um dos organizadores, apresentou a plataforma exclusiva do evento, que conta com o apoio dos Sistemas OCB, Ocemg, Unimed e Sicoob. Cerca de 50 palestrantes de países diferentes falarão para um público estimado em mais de oito mil participantes.
Um dos anúncios feitos por Branco é que Washington Olivetto, um dos publicitários mais conhecidos dentro e fora do país, e que vai ministrar uma palestra no WCM, terá um momento especial com todos os comunicadores, logo depois de sua participação na programação. Será num ambiente exclusivo, para responder perguntas e fazer um grande bate-papo sobre a comunicação e os desafios que vêm por aí.
O evento que tinha dois dias intensos de atividades terá, desta vez, em três meses, já que os participantes poderão acompanhar todos os detalhes da programação nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro e, ainda, acessar todo o conteúdo que ficará gravado até fevereiro do ano que vem.
Fonte: Sistema OCB
Inovação
O campo vem passando por um forte processo de transformação digital e modernização que tem refletido, inclusive, na forma como o agricultor toma crédito, tendo nas soluções digitais uma nova alternativa. Para atender essa demanda, a Sicredi das Culturas RS/MG irá oferecer aos seus associados do campo a possibilidade de crédito diretamente na plataforma de marketplace de insumos da Orbia, empresa especializada em soluções para o agronegócio.
Por meio da nova ferramenta, os associados poderão fazer compras diretamente pelo portal da Orbia e, no mesmo espaço, consultar, simular condições e manifestar interesse de acesso ao crédito para a aquisição de insumos, caso necessário. A iniciativa faz parte da estratégia do Sicredi de utilizar a inovação para proporcionar novas experiências aos associados e estar mais próximo deles, levando mais facilidade e conveniência para o produtor rural nas atividades do dia a dia.
A solução estará disponível no marketplace da Orbia para os associados da Sicredi das Culturas RS/MG que tenham limite pré-aprovado disponível e tenham autorizado a utilização de seus dados via aplicativo do Sicredi, o que também pode ser feito durante a experiência no próprio marketplace, via QR Code.
A Orbia, empresa parceira da iniciativa, possui mais de 160 mil produtores cadastrados em sua plataforma, espalhados por todo o território nacional e é pioneira no desenvolvimento de uma ferramenta de compra online de insumos agrícolas.
Fonte: Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG
Inovação
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) prorrogou as inscrições para o programa Agro 4.0 para o dia 7 de outubro. No total, serão investidos R$ 4,8 milhões em 14 projetos pilotos de adoção e de difusão de tecnologias 4.0. O objetivo é promover, por meio dessas tecnologias, o aumento de eficiência e de produtividade, e redução de custos no agronegócio brasileiro.
As cooperativas agropecuárias podem participar, inscrevendo seus projetos. A OCB participou da discussão do edital desde o início, com a ABDI. Para a instituição, essa é uma oportunidade singular para que as coops que querem trabalhar com adoção e difusão de tecnologias no agronegócio encontre os meios para isso. Vale destacar que a OCB faz parte do conselho superior da Câmara Agro 4.0, no âmbito do governo federal.
O edital, na modalidade concurso, é voltado a empresas usuárias de tecnologias 4.0 do setor produtivo, especialmente, produtores rurais e agroindústrias, que irão realizar a adoção de tecnologias 4.0 em suas unidades/fazendas/plantas. Estas empresas poderão submeter propostas de projetos em parceria com demais Instituições.
O programa é executado pela a ABDI e pelos Ministérios da Agricultura (MAPA), da Economia (ME) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). De acordo com o presidente da ABDI, Igor Calvet, o programa Agro 4.0 irá possibilitar e gerar uma maior disseminação de tecnologias digitais no agronegócio, com foco em aumento de eficiência, produtividade e redução de custos junto a produtores e indústrias. Ao todo, o edital contempla quatro categorias, relacionadas à cadeia produtiva do agronegócio, incluindo empresas dos setores primário, secundário e terciário.
Para o diretor do Departamento de Apoio à Inovação para a Agropecuária do Mapa, Cleber Soares, a iniciativa estimula o ambiente de inovação digital no agronegócio por meio de soluções práticas e aplicadas às cadeias de valor nos segmentos dentro e fora da porteira, como também em ecossistema de cadeias produtivas. “Estamos alavancando o futuro do agronegócio com soluções digitais", avalia o diretor.
CATEGORIAS
Para cada categoria, foram identificadas temáticas de aplicação, às quais os projetos deverão estar alinhados: (i) segmento de insumos (fertilizantes, defensivos, rações, máquinas e equipamentos); (ii) segmento primário (agricultura, pecuária, pesca, aquicultura); (iii) segmento secundário (fabricação de produtos alimentícios); e (iv) integração de segmentos, incluindo segmento terciário (integração de elos da cadeia - abrangendo serviços de tecnologia da informação e comunicação, logística, entre outros).
PREMIAÇÃO
A premiação varia de R$ 300 mil para até quatro projetos nas categorias 1, 2 e 3; a R$ 600 mil para até dois projetos na categoria 4. Os projetos selecionados serão conhecidos ainda em 2020 e terão, a partir da divulgação, um prazo de sete meses para a execução e outros 12 meses para o monitoramento dos resultados.
PLANO NACIONAL DE IOT
Regulamentado em 2019, o Plano Nacional de Internet das Coisas – IoT tem o objetivo de implantar a Internet das Coisas como ferramenta de desenvolvimento sustentável da sociedade brasileira. Para a definição das estratégias do Plano, o BNDES sugeriu quatro verticais de aplicação de IoT: indústria, saúde, rural e cidades. Para cada vertical, foi criada uma Câmara. A Câmara Agro 4.0, liderada pelo MAPA e pelo MCTI, tem como objetivo promover ações de expansão da internet no campo e a aquisição de tecnologias e serviços inovadores no ambiente rural. O Programa Agro 4.0 da ABDI foi listado, na última reunião, como uma das iniciativas acompanhadas pela Câmara.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, destaca a importante missão de levar conectividade ao campo, aliada às novas tecnologias. “O Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT.Br) é estratégico para a inovação e competitividade do Brasil em setores como o agronegócio, saúde, indústria, turismo e cidades inteligentes, que foram as áreas definidas como prioridades pelo MCTI no âmbito do Plano. Dentro do agronegócio, as aplicações da Internet das Coisas e outras tecnologias 4.0 vão desde a coleta de dados para a melhoria do solo até a aplicação precisa de defensivos, por exemplo”.
EDITAL
Clique aqui para conhecer os detalhes do edital e se inscrever.
Com informações da ABDI
Inovação
Em assembleia realizada nesta terça-feira, 22 de setembro, na sede da CCGL em Cruz Alta (RS), a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) elegeu sua diretoria para o período 2020/2023. Por aclamação, o atual presidente, Paulo Pires, foi reconduzido ao cargo, tendo como vice Darci Hartmann, de Cruz Alta.
Natural de São Luiz Gonzaga (RS), o engenheiro agrônomo Paulo Pires, 59 anos, foi presidente da Coopatrigo, no mesmo município. Pires vai para seu terceiro mandato frente à entidade representativa das cooperativas agropecuárias gaúchas.
Confira a nominata
Presidente: Paulo Pires
Vice-presidente: Darci Pedro Hartmann
Conselho de Administração
Região 1
Titular: Dirceu Bayer - Coolan (Teutônia)
Suplente: Jefferson Smaniotto - Piá (Nova Petrópolis)
Região 2
Titular: José Paulo Kraemer Salerno - Cotrisel (São Sepé)
Suplente: José Alberto Pacheco Ramos - CAAL (Alegrete)
Região 3
Titular: Caio Cezar Fernandez Vianna - CCGL (Cruz Alta)
Suplente: Eduino Wilkomm - Cotrirosa (Santa Rosa)
Região 4
Titular: Nei César Mânica - Cotrijal (Não-Me-Toque)
Suplente: Leocézar Nicolini - Cotriel (Espumoso)
Região 5
Titular: Orildo Germano Belegante - Coasa (Água Santa)
Suplente: Rodoaldo Posser - Cotapel (Tapejara)
Conselho Fiscal
Titulares
Germano Dowich - Cotripal (Panambi)
Gelson Bridi - Cotricampo (Campo Novo)
Celso Leomar Krug - Cotribá (Ibirubá)
Suplentes
José Luis Leite dos Santos - Coagrisol (Soledade)
Dercio Sturmer - Coagril (Chapada)
Élio Luiz Duarte Pacheco - Cotrifred (Frederico Westphalen)
Fonte: AgroEffective
Inovação
Este ano, em comemoração aos 50 anos do Parque de Exposições Assis Brasil, a Expointer acontecerá em uma nova data e em um novo formato. Segundo a organização da Feira, será o maior evento digital do agronegócio em um formato híbrido que mistura o presencial no parque (com o máximo de segurança e respeitando o distanciamento social) e o virtual através de uma plataforma on-line, para que o público assista tudo de onde quiser.
Serão 4 Canais web com notícias, debates, entrevistas, provas técnicas, leilões de animais, lançamentos de produtos, shows e tudo o que você sempre gostou de ver na Feira. Além disso, haverá salas de negociação e canais direto com os expositores para geração de negócios no Estado, no Brasil e no mundo todo.
O Sistema Ocergs preparou uma programação especial para debater assuntos de interesse do setor cooperativista e seus associados. Os eventos podem ser acompanhados através do link https://www.expointer.rs.gov.br/ , mediante breve e gratuito cadastro.
Confira abaixo a programação do Sistema Ocergs e o respectivo canal que deve ser acessado no dia do evento:
28 de setembro - 14h30 às 16h - Canal 1
As mulheres e o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias
29 de setembro - 12h30 às 14h - Canal 2
Políticas de Financiamento para cooperativas agropecuárias, custeio, comercialização e investimento
30 de setembro - 12h30 às 14h - Canal 2
Agroindústria Cooperativa: Desafios e Oportunidades em tempos de pandemia e pós
1º de outubro - 16h às 17h30 - Canal 1
Jovens impulsionam cooperativas agropecuárias: Programa Aprendiz Cooperativo do Campo
2 de outubro - 12h30 às 14h - Canal 2
Novas tecnologias e inovações nas cooperativas gaúchas
Inovação