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Unimed Porto Alegre é vencedora no Top de Marketing ADVB/RS 2018

Unimed Porto Alegre é vencedora no Top de Marketing ADVB/RS 2018

“Inovação Unimed Porto Alegre - A Cooperativa investe em inovação para o futuro sustentável de seu negócio” é o case ganhador na categoria Cooperativas do 36º Top de Marketing, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS). O projeto apresentou o processo de inovação como diretriz estratégica da cooperativa.

“As iniciativas promovidas pela Unimed Porto Alegre resultaram em maior integração, visão sistêmica e de longo prazo, além de projetos de real inovação e aplicabilidade para a cooperativa e que possam materializar o nosso propósito de fazer a diferença no cuidar das pessoas”, afirma o diretor de Provimento de Saúde da cooperativa, Salvador Gullo.

Para o gerente de Marketing da Unimed Porto Alegre, Gerson Silva, a conquista reconhece um dos importantes valores da cooperativa, a atitude inovadora, necessária para promover mudanças contínuas. “A inovação está entre as nossas principais diretrizes estratégicas e tem como propósito inovar para crescermos de forma sustentável. O projeto de inovação apresenta como resultado o desenho concreto de soluções tangíveis, que estão sendo colocadas em prática o Jeito de Cuidar Unimed e que trarão benefícios para os clientes e demais stakeholders”, ressalta Silva.

Entre as ações da diretriz de inovação, estão a criação de projetos como o Hackathon Unimed Porto Alegre, desenvolvido para absorver novas tecnologias e modelos, que deu a largada para o projeto de inovação da cooperativa e foi reconhecido com o Top de Marketing ADVB/RS 2017, na categoria Saúde. O Bem-Startup Unimed Porto Alegre - Exponencializando o Futuro foi outra iniciativa que acelerou startups e contou com apoio e consultoria da Grow+, empresa especializada em aceleração. Outra ação foi o RH Experience, que reuniu executivos de Recursos Humanos de grandes empresas para uma maratona de cocriação para a materialização de necessidades e anseios nessa área.

A cerimônia de premiação será dia 25 de setembro, na Casa NTX, em Porto Alegre. O Top de Marketing é promovido há 36 anos e é considerado o prêmio de marketing mais tradicional do Sul do país, reconhecendo as melhores estratégias e práticas mercadológicas de organizações em diferentes segmentos de atuação.

Fonte: Unimed Porto Alegre
Dália Alimentos e Emater realizam estudo para avaliar relação entre massa verde e milho

Dália Alimentos e Emater realizam estudo para avaliar relação entre massa verde e milho

Uma parceria entre a Dália Alimentos e a Emater/RS-Ascar resultou em um Grupo de Estudos em Forrageiras, constituído por profissionais técnicos da cooperativa e da instituição de extensão rural. O experimento foi o primeiro trabalho desenvolvido pelo grupo, oportunidade em que foi avaliada a relação entre a produção de massa verde e grãos da cultura de milho.

A área experimental está localizada no município de Arroio do Meio, na localidade de Palmas, fundos do Complexo Lácteo da Dália Alimentos. Dos 13 hectares totais, um hectare foi utilizado para o experimento desenvolvido no período de dezembro de 2017 a maio de 2018, quando foi realizada a avaliação de produção, o manejo e o custo de produção da cultura do milho.

O supervisor do Setor Gado Leiteiro da Dália Alimentos, Fernando Oliveira de Araujo, explica que o objetivo do estudo foi avaliar a produção de uma lavoura de milho para silagem (milho picado) e de uma lavoura para a produção de grãos, com a finalidade de estabelecer um comparativo entre os custos de produção e a receita bruta por hectare. “Os dados gerados irão orientar os produtores de leite interessados em adquirir lavoura de milho para ensilar e também os demais agricultores interessados em comercializar a lavoura de milho em pé. Esse comércio já existe na região, porém, sem parâmetros confiáveis que permitam estabelecer preços justos para ambas as partes”, comenta Araujo.

Segundo ele, a exemplo de estudos desenvolvidos pela Embrapa, o grupo busca construir indicadores técnicos que deem subsídio para compor os custos de produção do milho. “O estudo na lavoura experimental obteve o resultado de 162 quilos de grão para cada tonelada de massa verde, isto é, uma lavoura com produção média de 35 toneladas de massa verde por hectare renderia 5.670 quilos de milho por hectare, totalizando 94,5 sacas por hectare”, explica, informando que outro resultado importante foi a mensuração dos custos de produção, os quais foram de R$ 2.837,00 por hectare. “Estes resultados podem servir de parâmetro para determinar o preço que pode ser pago pela tonelada de milho picado”.

Na avaliação do chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar de Encantado, técnico agrícola Higor Barcelos, o grupo tem papel importante no levantamento de informações regionais mais precisas, com a execução de pesquisas focadas na eficiência produtiva e rentável das culturas forrageiras de verão e inverno. “Os resultados obtidos serão divulgados em eventos do grupo, quando serão debatidos assuntos técnicos referentes às culturas. A construção de informativos técnicos, como apoio na difusão dos parâmetros, é outra proposta do grupo. Acredito que a parceria entre Emater/RS-Ascar e Dália Alimentos pretende agregar, cada vez mais, o conhecimento e as experiências com a promoção na qualificação dos técnicos e produtores da região, visando melhores resultados”, comenta Barcellos.

Componentes

O Grupo de Estudos em Forrageiras é composto pelo supervisor do Setor Gado Leiteiro, Fernando Oliveira de Araujo e pelo técnico Roni Roese, representantes da Dália Alimentos; pelo supervisor e engenheiro agrônomo Cezar Burille, pelo assistente técnico regional em Produção Animal e médico veterinário, Martin Schmachtenberg, pelo engenheiro agrônomo, Eduardo Mariotti Gonçalves e pelo técnico agrícola, Higor Barcelos, todos da Emater/RS-Ascar. Para mais informações, interessados podem entrar em contato com a área técnica da Dália Alimentos ou com o Escritório da Emater/RS-Ascar de Encantado.

Seminário

No dia 29 de agosto foi realizado o 1º Seminário sobre Avaliação da Cultura do Milho para a Produção de Silagem e Grãos, oportunidade que foram apresentadas informações acerca do trabalho e experimento desenvolvido. O evento reuniu cerca de 50 pessoas no Auditório Imigrante do Centro Administrativo de Encantado. Participou o presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas e o gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Marcelo Brandoli, que abriram o evento, além de técnicos e produtores.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Sicredi lança plataforma ‘Como Fazer Juntos’

Sicredi lança plataforma ‘Como Fazer Juntos’

Com o intuito de aproximar cada vez mais o cooperativismo de crédito a diversos públicos, o Sicredi – instituição financeira cooperativa que conta com mais de 3,8 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – lançou, simultaneamente, a plataforma de conteúdos “Como Fazer Juntos” e a campanha “Juntos a gente se entende”, destinada ao público jovem. A plataforma tem conteúdos produzidos com os colaboradores, que explicam de forma simples e próxima, por meio de vídeos, o que é o Sicredi, seus produtos e serviços e os diferenciais, vantagens e benefícios de se associar a uma das cooperativas de crédito filiadas ao Sistema. Os vídeos podem ser acessados no site www.comofazerjuntos.com.br. Além disso, também são postados nos canais de mídias sociais do Sicredi. “As palavras ‘Como Fazer’ são bastante procuradas no Google quando as pessoas procuram aprender mais sobre algum assunto. E por que aprender como fazer juntos? Em função do cooperativismo ter em sua essência atuar a cultura do trabalho em conjunto para um mesmo fim. Por isso, a plataforma ‘Como Fazer Juntos’ representa o relacionamento próximo e a transparência das nossas relações com associados e a comunidade”, explica Ana Paula Cossermelli, superintendente de Comunicação, Marketing e Canais do Banco Cooperativo Sicredi.

Já a campanha ‘Juntos a gente se entende’ tem o intuito de estimular o público jovem a considerar o Sicredi no momento de escolher a sua instituição financeira, direcionando para a plataforma de conteúdos. “A campanha atuará em diferentes frentes com ações de endomarketing, publicidade, marketing digital e relações públicas, todas com o intuito de engajar o colaborador do Sicredi, o associado e toda a comunidade na qual nossa instituição financeira cooperativa atua”, ressalta Ana Paula.

A campanha institucional para o público jovem é composta por uma série de três vídeos e se estende às revistas que circulam nas áreas de atuação do Sicredi, incluindo mídia de massa (spots, anúncios e mídia exterior), ativação por meio de canais digitais (Facebook, YouTube e site do Sicredi) e ações trabalhadas para o público interno. “Nesta fase de nossa campanha institucional, serão trabalhados os materiais com situações cotidianas dos jovens para que eles entendam a importância de escolher uma instituição financeira de forma adequada, logo no início de sua vida financeira”, finaliza a executiva.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi

‘Fala Ae, Geração’ já tem mais de 50 mil views

De olho na transformação digital cada vez mais presente na vida das pessoas e, especialmente, no dia a dia dos jovens, a Moove criou a ‘Fala Ae, Geração’ – uma websérie composta por seis episódios, apresentados pelo comunicador, youtuber e DJ Capu.

O projeto faz parte do Geração Cooperação, plataforma coletiva de construção de conhecimento sobre o cooperativismo, que busca estabelecer um canal de comunicação com as novas gerações no ambiente em que elas passam a maior parte do tempo: a internet.

A websérie foi desenvolvida pela Moove, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), com conteúdo audiovisual da Cuentos y Circo. São seis episódios quinzenais, lançados às terças-feiras, às 20 horas.

O assessor de Imprensa da Ocergs-Sescoop/RS, Luiz Roberto de Oliveira Junior, conta que a ‘Fala Ae, Geração’ nasceu para reforçar a comunicação com o público jovem. “A websérie aborda temas pertinentes ao cotidiano dos jovens e leva esses assuntos para o universo cooperativista. Assim, os jovens podem conhecer o projeto, se interessar pelo o cooperativismo e interagir conosco”, afirma.

Para engajar as novas gerações e popularizar o cooperativismo junto ao público jovem, a série aborda os seguintes temas: A cooperação entre nós, Mercado de trabalho, Empreendedorismo digital, Receita cooperativista, Inovação e Sustentabilidade.

Além da criação dos episódios, a Moove desenvolveu a marca ‘Fala Ae, Geração’, bem como a estratégia de mídia que envolve impulsionamentos no YouTube e no Facebook.

Resultados surpreendentes

Os dois primeiros episódios somaram mais de 50 mil views e a retenção (percentual médio do tempo assistido de cada vídeo) tem surpreendido – mais de 60%, acima da média nacional do YouTube, especialmente para vídeos com mais de 10 minutos de duração.

“Isso nos deixa muito satisfeitos, pois é o maior indicativo de que o público está realmente interessado no que está vendo, gerando notoriedade para a ação e, consequentemente, para o Geração Cooperação”, afirma Calvin Wallau, do setor de Inteligência Digital da Moove.

“Somos uma agência que busca atuar cada vez mais forte no ambiente 4.0. Desenvolver um projeto como o ‘Fala Ae, Geração’ é uma forma de trabalhar Marketing de Conteúdo como um diferencial estratégico frente aos nossos públicos-alvo. Esse é um dos caminhos definitivos para a publicidade do futuro. Afinal, para vender também é preciso entreter”, diz Calvin.

Fala Ae, Geração

O projeto utiliza o canal no YouTube para discutir temas atuais e cotidianos, como mercado de trabalho, inovação, sustentabilidade, empreendedorismo digital e a relação com o universo do cooperativismo. A ideia é mostrar aos jovens o modelo de negócios, caracterizado por um espírito colaborativo da cultura digital.

Saiba mais em: http://geracaocooperacao.com.br/fala-ae-geracao-cooperacao/

Primeiro  episódio: Como o cooperativismo impacta na nossa vida

Segundo episódio: QUIZ Jovens e Mercado de Trabalho

Terceiro episódio: Cooperativismo, Inovação e Música

Quarto episódio: Ação Social Sustentável - O Toquinho

 
Fonte: Consumidor RS
Está no ar o 3º episódio da websérie Fala Ae, Geração!

Está no ar o 3º episódio da websérie Fala Ae, Geração!

A nossa websérie Fala Ae, Geração chega à metade com o terceiro episódio dos seis que vão ao ar no nosso canal no YouTube. Como você já sabe, a websérie debate os mais diversos temas do mundo do cooperativismo, mostrando como os princípios do cooperativismo estão inseridos na vida de todos, mesmo que você não perceba.

Episódio #3: Cooperativismo, Inovação e Música

No terceiro episódio, o apresentador Capu visitou seu amigo e parceiro de música, Rafael Malenotti, líder da banda de rock gaúcha Acústicos & Valvulados. Durante uma partida de sinuca, os dois conversaram sobre os impactos das novas tecnologias no mercado deles - no caso, a música - e fizeram um paralelo entre essas inovações e o cooperativismo.

O que rolou?

O tema do vídeo é inovação disruptiva, tecnologia disruptiva ou disrupção - os termos que descrevem a inovação tecnológica, produto, ou serviço, com características "disruptivas" em vez de evolutivas, ou seja, que provocam uma ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidos no mercado.

Na prática é a quebra de paradigmas, a inovação transformando um mercado ou setor existente através da introdução ideias que antes não existiam, e por isso transformam esse mercado.

Música

No bate papo descontraído com o Capu, Rafael Malenotti falou um pouco da banda Acústicos & Valvulados, e de como as inovações tecnológicas foram fundamentais para que a banda interagisse com seus públicos, desde a compra de um aparelho de fax nos anos 80, até a utilização da internet e as redes sociais hoje.

Malenotti falou que toda essa inovação, inexistente quando do início da banda há quase 30 anos, fez com que a Acústicos passasse a ser reconhecida no Brasil inteiro e fosse admirada por outros músicos como Samuel Rosa, da banda mineira Skank.

Cooperativismo

Assim como contou Malenotti, que na música os artistas buscam se ajudar para o bem de suas carreiras, no cooperativismo, as cooperativas se ajudam para o desenvolvimento do setor como um todo. É a intercooperação, que junto com os outros seis princípios do cooperativismo mostram que todo o sistema cooperativista segue moderno, disruptivo e levando possibilidades e inovações a todo o Mundo.

Já que o tema é inovação, cooperativismo e música, Capu ainda lembrou que o tema do festival de música O Rio Grande Canta o Cooperativismo desse ano é Inovação, e as inscrições vão até 31 de agosto no site do Sescoop/RS. Não deixe de assistir a esse bate papo com esse ícone da música.

O que vem por aí?

No próximo episódio nós teremos um convidado super fofinho e falaremos sobre ação social sustentável.

O próximo episódio vai ao ar no dia 4 de setembro, no canal do Geração Cooperação no YouTube

Para assistir aos dois primeiros episódios da websérie, acesse aqui o  episódio 1  e o episódio 2.

Sicredi promoverá segunda edição do Hackaton Social em Porto Alegre

Sicredi promoverá segunda edição do Hackaton Social em Porto Alegre

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Hackathon Social Woop Sicredi, que ocorrerá de 31 de agosto a 2 de setembro, na sede da nova plataforma digital do banco cooperativo, no Prédio 32 no TecnoPuc (Avenida Ipiranga, 6681), em Porto Alegre. Promovida com o apoio da Smile Flame (empresa que desenvolve projetos sociais), a ação surgiu a partir de uma necessidade de incentivar jovens a se mobilizarem e causarem impacto positivo na comunidade local por meio dos pilares de educação financeira e “colaborar para transformar”.

O evento consiste em uma maratona de 34 horas de programação, com formação de oito equipes multidisciplinares. Estudantes e profissionais das áreas de Design e Marketing participarão de atividades de integração, conscientização e criatividade propostas de forma alternada, com momentos de trabalho em grupo e mentorias com especialistas.

Após os dois dias de trabalho, oito projetos estarão estruturados para serem lançados. Não haverá um projeto vencedor, pois o objetivo é que todos possam ser aplicados para impactar positivamente a comunidade de Porto Alegre, conforme explica a organização do evento. As inscrições podem ser feitas neste link: https://www.sympla.com.br/hackathon-social-woop-sicredi__330328.

Fonte: Coletiva
Unicred investe em blockchain

Unicred investe em blockchain

A Unicred foi uma das convidadas da Unisinos para compor o grupo Blockchain CoLab, ao lado das empresas SkyID e South System. De acordo com Jorge Renato Verschoore, professor fundador do CoLab, a ideia é ter um hub colaborativo entre universidade, sociedade e empresas que tem o propósito de conectar o ecossistema para explorar oportunidades e alavancar os esforços de criação e disseminação de soluções, baseadas em blockchain, aos problemas que afetam os negócios e a sociedade.

Segundo Fernando Fagundes, CEO da Unicred, fazer parte de um laboratório que permita experimentar e trocar experiências em torno da tecnologia blockchain, reforça o compromisso com cooperados, centrais e cooperativas, no que diz respeito a constante busca por inovação e melhores práticas. “Pode ser ainda cedo para afirmar, daí a importância de iniciar estudos e experimentos em um grupo de colaboração, mas acredito que a tecnologia Blockchain traduzirá, muito em breve, um novo momento de confiança entre empresas, em especial as instituições financeiras, e seus clientes – e no caso da Unicred, cooperados,” pondera Fagundes.

Fonte: Revista MundoCoop
Inovação na Sicredi Pioneira é tema de webinar

Inovação na Sicredi Pioneira é tema de webinar

A experiência da Sicredi Pioneira RS de criar uma área dedicada à inovação foi tema de webinar apresentado no dia 6 de agosto pelo gerente de Estratégia e Inovação, Jonas Rauch.

A abordagem aproximou o contexto de inovação e tecnologia da realidade das cooperativas de crédito. Usando casos específicos de projetos da Pioneira para gerar resultado a partir da inovação, Jonas comentou sobre os desafios e realizações da cooperativa para dar fluidez aos processos internos, com a participação ativa dos colaboradores e dos associados.

Entre os exemplos citados estão a plataforma de crédito para veículos, construída e entregue de forma ágil, em parceria com uma fintech, com atenção especial à experiência do usuário. A plataforma permite que associados da Pioneira contratem crédito para aquisição de veículos direto na revenda parceria. O crédito é liberado em cerca de 30 minutos e o associado já sai de carro novo. Também foi citado o Game da Estratégia, ferramenta desenvolvida para comunicar o novo planejamento estratégico da cooperativa para os colaboradores.

Como prática muito comum do mercado, de deslocar suas equipes de inovação para algum polo de tecnologia, com ambiente diferente do corporativo, a Sicredi Pioneira RS tem seu time de inovação atuando no Tecnosinos, polo de tecnologia da Unisinos, em São Leopoldo. “É uma forma de aproveitar o ecossistema com startups, universidade, alunos, associados e não-associados, provocar rupturas de processos e ter um olhar atento a novas tecnologias que possam contribuir para acelerar a implementação da estratégia da cooperativa”, afirma Jonas. Considerando que os processos de inovação se dão em rede, além do Tecnosinos, a Sicredi Pioneira RS apoia e se relaciona com outros polos de tecnologia da sua área de atuação, como o Techpark Feevale, StartUCS e Acelera Serra.

Fonte: Sicredi
Coagrisol adota uso de sacolas oxibiodegradáveis em sua rede de varejo

Coagrisol adota uso de sacolas oxibiodegradáveis em sua rede de varejo

As unidades de varejo da Coagrisol, a partir desta semana, passam a utilizar sacolas oxibiodegradáveis. A ação é pioneira em Soledade e região, e acontece em consonância com iniciativas públicas voltadas ao meio ambiente, como o projeto Soledade Limpa, e a recentemente implantada coleta seletiva de lixo.  A novidade foi apresentada à imprensa e autoridades municipais na última sexta-feira, 3/8, em evento onde a direção da Coagrisol falou das diversas ações que fazem parte da plataforma de responsabilidade socioambiental da Cooperativa.

Especialmente sobre as sacolas, a diretora da área de Varejo, Cynthia Gradaschi Côrrea, explicou que enquanto a sacola comum pode levar mais de 100 anos para se decompor, a sacola oxibiodegradável se degrada em curto espaço de tempo, levando até 18 meses ou menos para se decompor, ajudando o meio ambiente.

A sacola oxibiodegradável é fabricada em polietileno de alta densidade e durante o processo de fabricação da sacola é adicionado o aditivo oxibiodegradável. Esse aditivo não altera cor, cheiro ou resistência da sacola, apenas contribui para que ela se degrade em um tempo relativamente menor que a sacola comum, sem deixar resíduos nocivos ao meio ambiente.

As sacolas apresentadas possuem as cores azul e branca, sendo as de cor branca destinas ao lixo seco e as azuis ao lixo orgânico. “Grande parte da população usa as sacolas para o seu descarte de lixo doméstico, neste sentido pensamos nas cores diferentes para potencializar a separação do lixo e consequentemente sua coleta de forma correta”, explica Cynthia.

Investimento voltado ao bem-estar social

Ainda na oportunidade, Cynthia revelou que as duas sacolas oxibiodegradáveis possuem um custo maior em relação às sacolas convencionais, mas que essa medida representa um investimento da Coagrisol nas ações de preservação ambiental. “Somos uma empresa que entre seus princípios tem o interesse na comunidade, e esta é mais uma ação que nossa cooperativa desenvolve visando uma melhor qualidade de vida de nossa população. Ressalto que mesmo ainda existindo coleta seletiva apenas em Soledade, iremos expandir essas sacolas para toda a nossa rede de varejo, ou seja, iremos desde já plantar uma sementinha de educação ambiental em outros municípios de nossa atuação”, afirma.

Ações continuam

Além das sacolas oxibiodegradáveis, a Coagrisol anunciou a distribuição de um flyer educativo com informações sobre a coleta seletiva. Igualmente, a Cooperativa está adequando suas unidades com lixeiras diferentes para a separação do lixo e, em breve, novas ações de educação ambiental como palestras serão promovidas pela Coagrisol.

Sobre a Coagrisol 

Fundada em setembro de 1969, atualmente a Coagrisol está presente em 25 municípios, com 56 unidades de negócios, as quais envolvem recebimento de grãos, supermercados, lojas de móveis, eletro, material de construção e agropecuárias. Em 2017, a Cooperativa registrou um faturamento superior a R$ 803 milhões e o quadro social conta com mais de 15 mil associados.

Fonte: Marketing e Comunicação da Coagrisol
Websérie Fala Ae, Geração - 2º Episódio

Websérie Fala Ae, Geração - 2º Episódio

O segundo dos seis episódios da websérie Fala Ae, Geração, foi ao ar no canal no YouTube do Geração Cooperação na última terça-feira. A websérie está debatendo os temas mais pertinentes do mundo do cooperativismo, mostrando como o cooperativismo está inserido na vida das pessoas.

#Episódio #2: Jovens e Mercado de Trabalho

O tema da vez foi os desafios e aspirações dos jovens em relação ao Mercado de Trabalho. E mais: será que eles estão conscientes dos benefícios que o meio cooperativo oferece para a carreira e para o desenvolvimento?

#O que rolou?

No segundo episódio, o comunicador Capu foi ao Largo Glênio Peres, ao lado do Mercado Público, em Porto Alegre, para testar os conhecimentos da galera.

Sendo mediador de um QUIZ, ele conduziu disputas amigáveis entre os jovens que circulavam pelo local, realizando um "tira teima" com levantamentos recentes do mercado nacional. Dentre os questionamentos do vídeo estão:

CERTO OU ERRADO:

1) Na última década, o número de vagas para o primeiro emprego aumentou no Brasil.

2) O cooperativismo gera algo em torno de 25 milhões de empregos no mundo.

3) Os jovens das gerações Y e Z, quando perguntados sobre o seu maior sonho em relação ao mercado de trabalho, afirmam que é ter o seu próprio negócio.

Confira quem foram os participantes (e vencedores) do nosso QUIZ.

#O que vem por aí?

Nos próximos episódios falaremos de Inovação com um convidado muito especial. O próximo episódio vai ao ar dia 14 de agosto, no canal do Geração Cooperação no YouTube Para assistir o primeiro episódio da websérie, clique AQUI.
Sicredi lança programa para atuar com startups

Sicredi lança programa para atuar com startups

Com foco em parcerias e alternativas inovadoras, o Sicredi lança o Inovar Juntos, programa que reunirá startups para apresentar soluções para dez desafios. A iniciativa foi criada para aproximar o Sicredi do ecossistema de startups, aportando mais inovação nos negócios e gerando mais valor aos associados da instituição financeira cooperativa.

O Sicredi, que conta com mais de 3,8 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal, abre o Inovar Juntos para startups de todo o País, que tenham aderência aos desafios traçados pela instituição financeira cooperativa e que já estejam em estágio de MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e validado ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado.

Entre os desafios, estão questões ligadas a otimizar a triagem de currículos; conectar associados pessoa jurídica e pessoa física (market place); gestão de gastos de viagens e reembolsos; segurança; coleta de dados para perfil de investidor; digitalização de documentos; gestão de benefícios; capacitação com gamification (gamificação); e processos internos de controles.

“Por ser a primeira experiência do Sicredi com este modelo de parceria, a escolha foi por processos internos e de menor complexidade, mas que trarão importantes benefícios para otimizar a nossa operação”, afirma o gerente de PMO Corporativo do Banco Cooperativo Sicredi, Dagoberto Trento. “O Inovar Juntos integra um movimento para abrir ainda mais espaço para a inovação no Sicredi, acompanhando à nossa transformação digital que já vem sendo realizada. Além disso, esse é mais um passo para uma mudança de cultura que está acontecendo gradualmente em nossa instituição”, completa.

Após a fase de inscrições, o Sicredi selecionará até 20 startups para um Pitch Day, no mês de setembro, em que as empresas pré-selecionadas apresentarão suas propostas ao Sicredi. As escolhidas passarão para as fases seguintes, na qual poderão testar a solução no ambiente do Sicredi.

Por fim, haverá uma avaliação dos resultados para possível parceria comercial.As inscrições para participar estão abertas pelo: https://lp.startse.com.br/programa/sicredi-startse.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Central Sicredi Sul/Sudeste
Prêmio da Câmara Brasil-Alemanha oferece aceleração a startups

Prêmio da Câmara Brasil-Alemanha oferece aceleração a startups

A Câmara Brasil-Alemanha, por meio de seu departamento de Inovação e Tecnologia, promove a 3ª edição de seu Prêmio Startups Connected com o objetivo de reconhecer e acelerar startups em dez categorias, sendo uma voltada para startups alemãs. Diferencial do programa também é a oportunidade de startups se conectarem com as empresas associadas da instituição.

Desde o lançamento da iniciativa, a Câmara acelerou 11 startups, dentre elas, Forsee, BirminD, TNS Nanotecnologia, Justto e IAgro. As startups ganharam destaque em seu campo e no mercado, conquistando posições privilegiadas em rankings nacionais. “A história da IAgro está intrinsecamente ligada ao Programa de Aceleração Startups Connected”, comenta Angrei Grespan, CEO da startup. “Antes do programa, já estávamos desenvolvendo nossa ideia, mas sem um objetivo claro. A concretização do projeto aconteceu efetivamente dentro do programa”, complementa.

A startup TNS Nanotecnologia também participou de um roadshow na Alemanha para estabelecer novos contatos, outro benefício exclusivo do Prêmio. Para Gabriel Nunes, Diretor da TNS, esta oportunidade impactou diretamente a internacionalização da startup. “Antes da iniciativa, nossas exportações se limitavam à América Latina. Atualmente, exportamos também para países como Itália, Suíça e Paquistão. A visibilidade que o Prêmio nos forneceu, juntamente com as oportunidades geradas pela Câmara, fizeram a diferença na atração de novos negócios e na confiança de nosso time em dar mais um passo para aumento das exportações”.

Para concorrer a estes benefícios, as startups têm até o dia 27 de julho para apresentar suas propostas para os seguintes desafios:

Agricultura Sustentável, promovido pela Bayer;

Associação Digital, promovido pela Câmara Brasil-Alemanha;

Crescimento Populacional, promovido pela BASF;

Excelência Industrial, promovido pela Schuler;

Geração Hidroelétrica Inteligente, promovido pela Voith Digital Solutions;

Gerenciamento Energético Residencial, promovido pela Siemens;

Mobilidade Conectada, promovido pela Volkswagen;

Mobilidade Urbana, promovido pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente – BMU;

Papel e Celulose, promovido pela Voith Paper.

 “Por meio destes desafios, queremos não só apoiar o desenvolvimento do negócio e da tecnologia das startups, mas também aproximá-las de nossas empresas associadas, contribuindo assim para a geração de novos negócios entre startups e empresas alemãs líderes de mercado”, afirma Bruno Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha e idealizador da iniciativa.

Mais informações sobre o regulamento, a aceleração e o processo de seleção estão disponíveis no site da iniciativa Startups Connected.

Inscrições podem ser feitas por meio do portal do Edital de Inovação para a Indústria, programa do SEBRAE/SESI/SENAI e parceiro do Programa de Aceleração Startups Connected.

 Fonte: Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha
Websérie Fala Ae, Geração - 1º Episódio

Websérie Fala Ae, Geração - 1º Episódio

Já está no ar a websérie Fala Ae, Geração, uma temporada que contará com seis episódios, no canal do GC no YouTube, para debater os temas mais pertinentes do mundo cooperativo.

Episódio #1: Como o cooperativismo impacta na nossa vida

No primeiro episódio, o comunicador Capu circulou no evento Dia C – Dia de Cooperar, e perguntou para diversas pessoas como se dá, na prática, a relação do cooperativismo com a sociedade. Um contraste muito legal de respostas entre sábios representantes do cooperativismo local e o público em geral!

O Dia C é um projeto de responsabilidade social que coloca em prática os valores e os princípios do cooperativismo através de programas para o desenvolvimento social.

O evento é um dia com serviços gratuitos, shows, diversão e alegria entre a comunidade e as cooperativas. Tudo isso para mostrar que “atitudes simples movem o mundo”!

O que rolou?

O apresentador conversou com diferentes pessoas, como a Larissa e o Rômulo, que explicaram porque é tão difícil a galera enxergar a presença das cooperativas, por exemplo, nos supermercados:

As pessoas veem a empresa (do produto), mas não a cadeia produtiva por trás dela”.

Já a Samara, da cooperativa Aurora Alimentos, também trocou uma ideia com o DJ e exaltou que cooperativismo se dá todos os dias, não só no mercado, mas também nas pequenas atitudes:

“É preciso deixar o individualismo de lado. Cooperar é tão simplesa gente pode fazer todos os dias com ações, cuidando do meio ambiente e dos nossos resíduos. Cuidar de tudo isso também é cuidar das pessoas”.

Esses e outros depoimentos você encontra no primeiro episódio do Fala Ae, Geração, que buscou mostrar o contraste de visões entre as pessoas que já fazem parte do meio cooperativo e os cidadãos de fora dele, mas que também são impactados pelo Cooperativismo no dia a dia.

Confira:

Os próximos episódios abordarão: Mercado de Trabalho, Inovação, Sustentabilidade e outros temas que se relacionam diretamente com o Cooperativismo.

Acompanhem o próximo episódio que vai ao ar no dia 31, no canal do Geração Cooperação no YouTube.

Geração Cooperação lança novo projeto digital no YouTube

Geração Cooperação lança novo projeto digital no YouTube

Você já ouviu falar do Geração Cooperação? Ultraconectado com a autenticidade e criatividade dos jovens, Geração é uma plataforma coletiva de construção de conhecimento sobre o cooperativismo, que busca estabelecer um canal de comunicação com as novas gerações no ambiente em que elas passam a maior parte do seu tempo: a internet. O projeto foi lançado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) em 2012, ano proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como “Ano Internacional das Cooperativas”.

É com essa proposta de conversar com as novas gerações, repletas de jovens hipercognitivos, capazes de viverem múltiplas realidades, presenciais e digitais, ao mesmo tempo, que o Geração traz uma novidade em 2018: é o “Fala Ae, Geração”, projeto do Sescoop/RS que vai discutir no YouTube temas atuais, do dia a dia, como mercado de trabalho, inovação, sustentabilidade, empreendedorismo digital e como isso se relaciona com o universo do cooperativismo. E quem estará nessa empreitada é o comunicador e DJ Capu, que será o apresentador do Fala Ae, Geração. “Eu fiquei impressionado com a dimensão que o cooperativismo tem e muito satisfeito em ter sido convidado para participar desse projeto”, afirma Capu.

A ideia é mostrar aos jovens o pensamento moderno desse modelo de negócio, que tem muito em comum com o seu dia a dia, caracterizado por um espírito colaborativo da cultura digital. E mais do que isso, a ideia é apresentar o movimento cooperativo como uma opção acessível para o momento da escolha profissional. Sim, o cooperativismo é um caminho que une desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.

O Geração desmistifica o cooperativismo ortodoxo e pragmático que habita o pensamento de algumas pessoas. Rompe paradigmas de que o movimento está vinculado somente ao agronegócio. Aproxima o jovem da realidade a partir de entrevistas com profissionais, estudantes e gestores dos diferentes tipos de cooperativas. Tudo isso em constante diálogo com o público, através de seus espaços abertos à participação.

Interação nas redes sociais

Nossa plataforma é sua também, pois a essência do projeto é justamente a interação, o feedback. E para falar com você, nada melhor que o Geração estar presente nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e, a partir deste ano, no Instagram. Por isso, você que vive conectado no mundo digital, nesse turbilhão de informações que são apresentadas a todo instante, que tem facilidade em produzir conteúdo, é criativo e gosta de contar e ouvir histórias: segue a gente lá, curte e deixa a tua opinião. Dialogamos, entendemos e agregamos. Somos avessos à polarização, compreendemos e respeitamos as diferenças.

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Escoop lança filme "Cooperar é minha língua"

Escoop lança filme "Cooperar é minha língua"

Como atividade da disciplina de Português Instrumental da graduação em Gestão de Cooperativas da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, alunos da turma de 2017 lançaram, no dia 5 de julho, o curta-metragem “Cooperar é a minha língua”, que foi utilizada como recurso didático pela professora Rosane Zimmer.

O filme mostra as atividades desenvolvidas ao longo do semestre pela turma, que tinham como objetivo trabalhar de forma mais intensa a compreensão e domínio do idioma, o entendimento de quem fala e quem ouve, abordando as reflexões sobre a língua e suas implicações na comunicação humana.

Após a exibição do filme, os alunos convidaram todos os presentes a cantar e dançar o samba enredo Minha Pátria é Minha Língua da Escola de Samba Mangueira.

“A minha pátria é minha língua Idolatrada obra-prima te faço imortal Salve... poetas e compositores Salve também os escritores Que enriqueceram a tua história Ó meu Brasil... Dos filhos deste solo és mãe gentil Hoje a herança portuguesa nos conduz A Estação da Luz! Vem no vira da Mangueira vem sambar Meu idioma tem o dom de transformar bis Faz do palácio do samba uma Casa Portuguesa É uma Casa Portuguesa com certeza”.

Em seguida, o diretor da Escoop, Mário De Conto, parabenizou a todos pelo trabalho. “Esse é um trabalho que a professora já desenvolve há alguns anos e é maravilhoso ver o engajamento das turmas a cada final de semestre, com o encerramento das atividades. Continuem com essa alegria e levem essa garra para as nossas cooperativas”.

Após a homenagem dos alunos à professora Rosane, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, parabenizou a todos pelo trabalho e criatividade. E a professora finalizou: “Agradeço pelo desafio. Trabalhamos para fazer uma edição com o material do semestre todo, tentando traduzir a língua nos seus diferentes contextos: oralidade, escrita. Mas, fundamentalmente, para que os alunos se apaixonem pela nossa língua. Essa turma é diferenciada. Ela leva a cabo o sentido real da palavra cooperar. Precisamos ser felizes também, além de cooperativistas. E eu agradeço por ter sido feliz nesse semestre junto de vocês”, finalizou.

A estreia do filme encerrou com um coquetel e com uma exposição de fotos da turma.

Cooperativismo inspira desafio cultural entre escolas

Cooperativismo inspira desafio cultural entre escolas

Apresentações artísticas de três escolas integraram 210 alunos e professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, em um ambiente de companheirismo e animação, movidos por uma disputa saudável e instigante. Esse é o retrato do evento de culminância do Projeto Sementes do Cooperativismo, promovido pela Certaja, ocorrido em 27 de junho, na Associação dos Funcionários da Certaja (Acerta). Recepcionados pelo Abelix, mascote da Cooperativa, os alunos ganharam kits de lanches em um ambiente carinhosamente decorado.

O encontro é o ponto alto de uma etapa de visitas às escolas escolhidas, palestras sobre o cooperativismo e o lançamento de desafios culturais. Os quesitos avaliados pelo corpo de jurados levaram em conta a adequação ao tema proposto (cooperativismo, criatividade, clareza e originalidade).

CHUVA DE TALENTOS – Se o clima de inverno era de muito frio e umidade em Taquari, dentro do pavilhão da Acerta o calor humano aqueceu corpos e mentes. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Oswaldo Aranha, de Triunfo, foi a primeira a se apresentar com uma peça teatral que encenou a chegada de um grupo de viajantes a Taquari, mostrando como as sementes do cooperativismo ali existentes desabrocharam e originaram a Certaja, norteada por valores e princípios cooperativistas. No enredo da peça, ajudar-se mutuamente é o objetivo dessas sementes, que germinam nos cooperados.

A Escola Municipal Pedro Pereira Machado, representando a comunidade de Amoras, de Taquari, apresentou uma peça na qual alguns dos personagens eram abelhas e formigas, animais que trabalham em conjunto para alcançar seus objetivos. As abelhas contaram a história da formação da Certaja, e os alunos empolgados cantaram o jingle certajano de mãos dadas, seguido por canções gauchescas com letras cooperativistas. Uma grande bandeira cobriu os alunos como encerramento e recebeu a nota máxima da comissão julgadora, conquistando o 1º lugar.

A Escola Municipal Nero Pereira de Freitas, da localidade de Monte Alegre, em Vale Verde, contou o nascimento de Nero Pereira de Freitas e sua liderança natural junto à comunidade, inclusive com o incentivo à construção dessa instituição de ensino. Uma dança gauchesca e os alunos tocando instrumentos musicais complementaram a narrativa, que mencionou Nero como o terceiro presidente da Certaja e seus esforços para incentivar a cooperação nos mais diferentes aspectos. Os frutos desse plantio são colhidos hoje, com essa escola de Vale Verde sendo pioneira no Brasil na implantação de uma disciplina sobre cooperativismo no currículo escolar.

 Fonte: Assessoria de Imprensa da Certaja
Unimed Vale do Sinos é premiada em Congresso Nacional de Gestão em Saúde

Unimed Vale do Sinos é premiada em Congresso Nacional de Gestão em Saúde

Entre os dias 19 e 21 de junho, ocorreu em São Paulo o Congresso Nacional Unimed de Gestão em Saúde, reunindo profissionais de todo o sistema Unimed para trocar experiências e aprendizados nas áreas de Atenção à Saúde, Recursos Próprios, Tecnologia da Informação, Regulação e Auditoria.

Durante o Congresso, ocorreu o prêmio Edmundo Castilho, uma homenagem ao fundador do Sistema Unimed e a todos os cooperados que ajudam na sua construção diária. No ato, a Unimed Vale do Sinos foi premiada por seu projeto “Hospital Digital – agregando valor aos processos assistenciais”.

Apresentado pelo Gerente de Tecnologia da Informação, Antônio de Pádua, o projeto é motivo de orgulho para a cooperativa. "Este prêmio é fruto do empenho e dedicação das áreas envolvidas no projeto que, em pouco tempo conseguiram um resultado impressionante”, comenta Pádua. “O grande foco de inovação transmitido pelo nosso presidente foi a força motora na transformação que geramos. No fim, toda organização saiu ganhando e o cliente ganha em segurança e agilidade”, completa.

Antônio de Pádua apresentou o modelo digital do Hospital Dia e Pronto Atendimento de São Leopoldo, que tinha como objetivo melhorar e automatizar processos assistenciais no PASL e torná-los digitais, além de melhorar a experiência do cliente, colaborador e cooperado.

O hospital digital também visa aumentar a segurança do paciente, reduzir desperdícios e custos, aumentar a produtividade e precisão no diagnóstico, entre outras vantagens. Tudo isso por meio de um modelo híbrido, que utiliza a fusão de outros sistemas. O Hospital Digital também utiliza ferramentas da filosofia Lean, aplicando Mapa de fluxo de valor, Diagrama de Espaguete e A3, ferramentas essas que ajudam na tomada de decisões.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa Unimed Vale dos Sinos
Piá registra aumento de vendas de iogurtes e manteigas em 2018

Piá registra aumento de vendas de iogurtes e manteigas em 2018

Em meio a um período de estagnação para o setor, a Cooperativa Piá contabiliza crescimentos expressivos na venda de iogurtes e manteigas nos primeiros quatro meses de 2018. As bebidas lácteas registraram aumento de 18% nas vendas, enquanto que os iogurtes registraram crescimento de 12% em relação ao primeiro quadrimestre de 2017. Mais expressivo ainda foi a expansão de vendas de manteigas, que aumentou exatos 40% em relação ao ano passado.

O bom desempenho da Piá em 2018 é atribuído pelo presidente Jeferson Smaniotto ao reforço do Departamento Comercial e à reintrodução de sabores de bebidas lácteas e iogurtes que haviam sido retirados do mercado. No caso da manteiga, Smaniotto diz que a expansão é resultado do lançamento da embalagem em tablete, que representa 80% das vendas do produto no mercado da região sul. Até 2017, a cooperativa tinha somente a manteiga em pote.

Estes resultados eram esperados dentro do planejamento para o ano. Importante atingir as metas para dar sequência ao plano para 2018. Ainda termos mais desafios, com lançamentos, campanhas de vendas e muito mais até dezembro.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Piá
Bem-Startup Unimed seleciona startups de tecnologia voltadas para a saúde

Bem-Startup Unimed seleciona startups de tecnologia voltadas para a saúde

A Unimed Porto Alegre, em parceria com a Grow+, lançou a segunda edição do Bem-Startup Unimed. O programa tem como objetivo acelerar startups que tragam soluções inovadoras na área da saúde.

As startups devem simplificar os processos internos da cooperativa, proporcionando a melhoria da experiência do usuário (clientes, colaboradores, médicos cooperados). Os três direcionadores de inovação são: “Bem-estar e Prevenção”, “Saúde Digital” e “Eficiência Operacional”.

As empresas selecionadas receberão investimento de R$ 100.000,00, sendo 50% do valor em dinheiro e os outros 50% em smart money. Além disso, irão contar com uma ampla rede de mentores, participarão de sessões com especialistas de diferentes áreas, terão a marca divulgada nas ações da Unimed e na imprensa, entre outros.

As inscrições ocorrem até o dia 17 de junho e devem ser realizadas pelo site: www.bemstartupunimed.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed

Prazo para envio de cases de inovação e sustentabilidade encerra nesta sexta

As cooperativas gaúchas interessadas em ter seus cases de inovação e sustentabilidade selecionados para serem apresentados no 18° Seminário Gaúcho do Cooperativismo têm até o dia 8 de junho para inscrever suas ações pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Os cases serão umas das principais atrações no Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que este ano ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS traz a cada ano novas questões que estão sendo debatidas em âmbito global, valorizando e incentivando a expertise das cooperativas gaúchas para serem cada vez mais inovadoras e sustentáveis. Inscreva sua cooperativa!

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