O World Coop Management (WCM) está se aproximando. Nos dias 16 e 17 de outubro acontece, em Belo Horizonte, no Minascentro, o congresso mais importante de liderança e estratégia do cooperativismo brasileiro. O evento desse ano será o primeiro a acontecer no modo presencial e também no metaverso. Serão cinco palcos, mais de dois mil participantes presenciais e dez mil no metaverso, cerca de 100 palestrantes e pensadores, além de 80 países envolvidos.
Desde 2015, o evento proporciona conhecimentos inovadores e desenvolvimento de novos métodos e conceitos para o cooperativismo. Presidentes e dirigentes se encontram para interagir com o público e os principais players do mercado. O tema dessa edição será Criar, agir e vencer num mundo em constante evolução. A proposta do WCM23 é buscar a prática, a ação e a aplicação de novos conceitos e conhecimentos que resultam em excelência no âmbito das principais tendências mundiais do management, do relacionamento e do próprio negócio.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o evento colabora com o sucesso do cooperativismo. "O WCM é muito importante para consolidar os alicerces da prosperidade cooperativista. Este ano, requisitos fundamentais serão discutidos para que as cooperativas e seus líderes atinjam uma posição de destaque em mercados cada vez mais competitivos", declarou.
O intuito do evento é aproximar presidentes, dirigentes, superintendentes, gerentes e gestores de cooperativas de grandes eventos internacionais que atualizam e estimulam seus profissionais acerca de novos conceitos e estratégias de atuação em seus negócios e cooperativas. Novas tendências e inovações do mercado mundial são apresentadas por grandes pensadores internacionais que dividem informações para o desenvolvimento de gestores nas cooperativas. Líderes cooperativistas internacionais apresentam suas experiências de sucesso e palestras inspiram e motivam uma visão transformadora para o universo das cooperativas.
A programação do primeiro dia foca na temática Criar e irá apresentar ideias inovadoras que pretendem levar os participantes ao limite do conhecimento. No segundo dia, Agir e Vencer são os temas centrais. Ideias de ação, realização e empreendimento serão colocadas como ponto de transformação. A abertura oficial do evento será feita por Graciela Fernández Quintas, presidente da Aliança Cooperativa Internacional nas Américas (ACI Américas); pelo presidente Márcio Lopes de Freitas; por Ronaldo Scucato, presidente do Sistema OCemg; e por Luiz Branco, diretor e fundador do WCM.
Palestrantes como o astronauta e senador Marcos Pontes; o nadador olímpico e empresário Gustavo Borges e o ator Marcos Frota passarão pelo Palco Mundo. Painéis serão apresentados por Ana Paula Faria, vice-coordenadora do comitê de jovens do Sistema OCB, Geração C; Elson Justino, diretor superintendente do Sicoob Crediminas; Samuel Zanello, gestor da área de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar; e Samara Araújo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB.
O SomosCoop estará presente no evento com um estande interativo que oferece games com realidade virtual e brindes. Além disso, os visitantes terão um espaço de convivência com café produzido por cooperativas.
O WCM23 também pretende receber vários países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Essas visitas fortalecem e consolidam o maior evento de gestão para o setor cooperativo da América Latina.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
O Great Place to Work (GPTW) premiou nessa segunda-feira (18/9) as melhores empresas para trabalhar no Brasil. E com a 5ª edição do Ranking Serra Gaúcha e a 13ª edição do Ranking Rio Grande do Sul, que juntas contaram com 287 empresas inscritas, representando 114.054 funcionários, cooperativas dos setores de Crédito e Saúde se destacaram entre as ganhadoras. O selo GPTW pode trazer uma série de benefícios para a coop, sendo um dos certificados mais reconhecidos e importantes no que se refere à gestão de pessoas, certificando aquelas que obtém os melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.
Ramo Saúde se destaca ao longo dos anos
Cooperativas do ramo Saúde, como a Unimed Porto Alegre, adotaram a metodologia GPTW - consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação - para pesquisa de clima. A Cooperativa é pela terceira vez consecutiva ganhadora da certificação. Segundo o presidente, a certificação GPTW é um indicativo de que a cooperativa está no caminho certo.
“Reafirma os nossos valores humanos, éticos, sociais de integridade e transparência. É neste ambiente das relações interpessoais que queremos fomentar e estimular o desenvolvimento profissional. Certamente, investindo cada vez mais no desenvolvimento dos nossos colaboradores, garantiremos a excelência e a nossa sustentabilidade”, acrescenta.
As cooperativas Unimed Pelotas, Unimed Litoral Sul, Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo e Unimed Erechim também conquistaram a certificação este ano.
A cooperativa de Saúde Uniodonto Porto Alegre, que conta com 600 cirurgiões-dentistas cooperados também foi premiada este ano.
No ranking regional também foram premiadas no setor de média empresa as cooperativas Unimed Missões, Unimed Federação e Unimed Porto Alegre. No ranking setorial de Saúde, a Uniodonto Porto Alegre também se destaca.
Negócios
Durante o mês da criança, o Teatro Renascença será palco de uma iniciativa que vai levar cultura e educação a centenas de crianças e adolescentes estudantes de escolas municipais de ensino fundamental. A peça de Teatro “RecicladaMente” faz parte do Projeto Empreender Para Crescer, da Cootravipa, que visa a capacitação e o desenvolvimento dos trabalhadores de cinco Unidades de Triagem (UTs) de Porto Alegre e suas comunidades.
A peça, produzida especialmente para crianças, é uma produção do grupo teatral Espaço da Arte, contratado pela Cooperativa para montar uma peça exclusiva com a temática da sustentabilidade e reciclagem de resíduos. O projeto ressalta que, por trás do que normalmente descartamos, há recursos valiosos que podem ser reciclados e reutilizados para promover um ambiente mais sustentável. Além de conscientizar, o objetivo é proporcionar a crianças das comunidades a oportunidade de entrar em contato com a arte e novas perspectivas.
A presidente da Cootravipa, Imanjara de Paula, reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento social: “Este projeto é uma parte vital do compromisso da Cootravipa em educar a comunidade sobre questões ambientais e apoiar o desenvolvimento das comunidades locais”, enfatiza.
A cooperativa realiza suas ações baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentávei da ONU (ODS) e a promoção da peça teatral se enquadra na ODS Educação de Qualidade, que assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Ao todo, serão oito dias e 12 apresentações da peça. Nos dias 09, 10 e 16 de outubro, as apresentações acontecerão no Teatro Renascença para estudantes de quatro escolas diferentes. Já nos dias 31 de outubro, 1,6,7 e 8 de novembro, a peça será itinerante, passando por cinco outras escolas municipais.
A trama gira em torno das descobertas dos personagens em relação a destinação dos resíduos e durante os dias das apresentações, as crianças ainda terão a presença do Vipinho, mascote da Cootravipa.
“RecicladaMente” faz parte do cronograma do Projeto Empreender Para Crescer, que conta com a parceria do Fundo Social do Sescoop/Sistema OCERGS e recursos disponibilizados por fornecedores parceiros da cooperativa. Além da peça teatral, a ação proporcionou a parceiros de cinco Unidades de Triagem capacitações voltadas a cinco eixos: Educação Cooperativista; Empreendedorismo e Inovação; Comunicação e Redes Sociais; Gestão Financeira e Gestão Ambiental.
RECICLADAMENTE:
Com trilha sonora feita ao vivo, muita interação com a plateia e um texto sensível, a peça conta a história de Dona Marlene, Júnior e seu pai, Bira, um completo alienado com relação aos processos de reciclagem e, por isso, um grande poluidor do meio ambiente. Júnior segue os passos do seu pai, até conhecer Dona Marlene e compreender a importância do processo de reciclagem. Juntos, eles iniciam um grande movimento, primeiro para realizar o trabalho de escola do jovem, por fim, provocando uma grande transformação na vida de todos os envolvidos.
O diferencial desta obra, construída para o público infantil, está na figura de quem conta essa história toda, o “Sr. Resíduo”, uma figura que foi encontrada, cuidada e reciclada por Dona Marlene.
Fonte: Comunicação Cootravipa
Negócios
O Sicredi vem crescendo de forma consistente nos últimos anos e, ao mesmo tempo, com um alto nível de satisfação e de recomendação dos associados. Para contribuir com essa estratégia de crescimento e de expansão, o novo posicionamento de marca foi lançado em campanha nacional. “A nossa intenção é chegar a 10 milhões de associados até 2025. Nossa força está no local e queremos expandir a marca para o nacional, pois temos a oportunidade de levar o cooperativismo para cada vez mais pessoas e de potencializar o impacto positivo que geramos”, destaca César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi.
A estratégia de marketing começou com a revisão do posicionamento e dos atributos da marca construída com o apoio da consultoria Future Brand que identificou, por meio de diagnósticos e pesquisas, que o principal diferencial do Sicredi está no profundo conhecimento e valorização dos seus associados e na forma humana como se relaciona. “A partir desse posicionamento, desenhamos uma estratégia de comunicação robusta que inicia com a maior campanha nacional integrada da marca”, enfatiza Cris Duclos, diretora executiva de Marketing e Experiência do Sicredi.
A campanha “Não é só dinheiro, é ter com quem contar”, que lança esse novo posicionamento, estreou neste domingo, 8 de outubro, e será veiculada nas principais emissoras de televisão, mídias digitais e redes sociais do país até 2024. Embalada por uma adaptação da música “Não quero dinheiro”, de Tim Maia, nas vozes dos cantores Ana Castela e Leo Santana, a campanha pretende ampliar o conhecimento e a consideração de marca e conquistar novos associados.
“Buscamos uma música memorável e reunimos, de forma inédita, essas duas celebridades nacionais que são a cara do Brasil para reforçar que o Sicredi é mais do que uma instituição financeira cooperativa, é um amigo com quem se pode contar e confiar. A dupla também traz brasilidade e diversidade, posicionando o Sicredi como uma marca nacional, com liderança em relacionamento e confiança”, diz Cris Duclos.
Ana Castela e Leo Santana, dois grandes destaques da música brasileira e que reúnem juntos mais de 30 milhões de seguidores, ajudarão a contar que o relacionamento próximo e humano dos gerentes das mais de 2,5 mil agências e que o interesse em conhecer profundamente as necessidades dos mais de 7 milhões de associados são diferenciais do Sicredi.
A campanha foi desenvolvida pela Hoc e Jotacom em parceria. Os filmes são uma superprodução do Pedro Becker, com cenas que representam o Brasil e que mostram o jeito humano e próximo do Sicredi, seja no relacionamento físico ou digital. Há versões dos filmes para todos os públicos atendidos: pessoas físicas, jurídicas e para o agronegócio.
O lançamento aconteceu no intervalo do Fantástico, e o comercial também segue sendo veiculado no SBT, Record e Band. Além disso, o Sicredi patrocina o “Bom Dia Brasil”, da rede Globo, em um formato inédito, antes do telejornal, levando o tradicional “bom dia” que ocorre nas agências do Sicredi para a televisão. “A intenção é trazer as pessoas que já vivem o nosso DNA no dia a dia e transformá-las em porta-vozes da campanha, demonstrando o seu orgulho de fazer parte”, reforça Cris. Ainda estão programadas ações de engajamento interno com pessoas colaboradoras, as quais atuarão como influenciadoras.
“Somos uma marca humana, feita de pessoas para pessoas e o processo de construção dessa campanha não poderia ser diferente. Mais de 300 profissionais de marketing e de comunicação - das nossas centrais, cooperativas e da diretoria executiva - fizeram parte dessa construção que vai muito além de uma campanha. Trata-se de um movimento que inicia em 2023 e que será potencializado em 2024, demonstrando para cada vez mais pessoas que o Sicredi tem um modelo de negócio moderno, atual e com o melhor da relação humana e digital”, finaliza Cris Duclos.
Fonte: Comunicação Sicredi
Negócios
Em observância ao princípio cooperativista da gestão democrática e por se tratar de uma boa prática de governança, a diretoria da Ocergs aprovou, em reunião ordinária realizada no dia 14 de setembro, a proposta de realização de pré-assembleias para ampliar a discussão sobre a reforma do Estatuto Social. As pré-assembleias serão realizadas em datas específicas para cada ramo, conforme o cronograma a seguir:
Ramo | Data | Modalidade | Local |
Crédito | 05/10/2023, 15h | Digital | n/a |
Agropecuário | 18/10/2023, 13h30 | Híbrida | Cotripal |
Saúde | 10/10/2023, 19h | Digital | n/a |
Infraestrutura e Consumo | 20/10/2023, 9h | Digital | n/a |
Trabalho, Produção de Bens e Serviços | 23/10/2023, 14h | Digital | n/a |
Transporte | 24/10/2023, 13h30 | Digital | n/a |
Sobre a Reforma do Estatuto Social
O processo da reforma do Estatuto Social foi iniciado em 2020, quando foi constituído um grupo de trabalho com a indicação de advogados para representação de cada um dos ramos. Anteriormente às pré-assembleias, foi designada reunião de devolutiva e alinhamento técnico desse grupo de trabalho.
As pré-assembleias não têm natureza deliberativa e dispensam as formalidades de convocação, quórum de instalação e de verificação de legitimidade para votação.
Os documentos do Estatuto Social vigente e a minuta do novo Estatuto Social podem ser acessados pelas cooperativas através dos respectivos links.
Negócios
Com foco na qualificação e no aperfeiçoamento dos colaboradores estratégicos das cooperativas, a Fecoergs com apoio do Sistema Ocergs, tem propiciado a participação em eventos e cursos que tratam da distribuição de energia elétrica, especialmente nos que tratam de regulamentos, normativos e planejamento do setor de distribuição e geração de energia elétrica.
Nesse sentido, a quinta turma do MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico, após doze meses, realizou sua formatura, em parceria com a Faculdade FISUL, de Garibaldi/RS. No total, já são mais de 100 assessores das cooperativas melhor qualificados e com nível elevado de conhecimento do setor elétrico brasileiro
“O permanente aprendizado dos nossos assessores estratégicos, qualificando as informações para atendimento do dia a dia das cooperativas e nos municiando no planejamento estratégico é fundamental para que as cooperativas continuem realizando um serviço de excelência, reconhecido pela agência nacional reguladora do setor, a Aneel. De outra parte, agradecemos o apoio que temos recebido do Sistema Ocergs nestes eventos e assim vamos contribuir ainda mais para atingirmos as metas do RSCOOP150”, afirma o presidente da Fecoergs, Erineo José Henneman. ”
Participaram deste MBA, 39 representantes de 12 cooperativas de infraestrutura, dentre eles: diretores, gerentes dos setores técnico, jurídico, comercial, administrativo e financeiro.
O curso coordenado pelos advogados Andriei Beber e Wolf Rowel, foi dividido em 14 módulos, com total de 360 horas/aulas, abordando o contexto regulatório, que engloba geração, transmissão, distribuição e comercialização, trazendo a perspectiva gerencial de como os diferentes agentes se conectam e como as decisões dos órgãos reguladores setoriais como MME, EPE, ONS, CCEE, ANEEL e outros que influenciam nos negócios das cooperativas.
A entrega dos certificados ocorreu no sábado, dia 30 de setembro, em Garibaldi/RS e contou com a presença do conselheiro da Fecoergs e presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Nunes Vieira, dos diretores da FISUL, Roberto Macagnan e Flademir Fachini e do coordenador do curso, Franklin Miguel.
Os formandos tiveram como orador o vice-presidente da Certaja Energia, de Taquari/RS, Ederson Pereira Madruga, que falou em nome dos formandos. Para Fachini, o MBA encerrou com a mesma dedicação que teve durante todo o percurso, oferecendo mais uma oportunidade de aprendizado de alta qualidade.
O também ex-aluno do curso, Jairton Vieira, ressaltou a importância de estar em constante movimento, impulsionado pelo conhecimento, especialmente no setor elétrico. Ele enfatizou que a dinâmica do setor exige uma busca contínua por inovação e aprimoramento, e que o conhecimento é a chave para impulsionar o progresso e a eficiência na entrega de energia elétrica à população. "Nesse contexto, o compromisso com o aprendizado constante é fundamental para enfrentar os desafios e garantir um serviço elétrico confiável e de qualidade", destacou.
Fonte: Fecoergs
Negócios
Entre os dias 26 e 29 de setembro, um grupo de 40 colaboradores do Sistema Ocergs participou da capacitação in company Planejamento das contratações com enfoque na elaboração de estudo preliminar e termo de referência de acordo com a nova lei de licitações, em parceria com a consultoria JML. O treinamento ocorreu nas sedes do Sistema Ocergs e da Sicredi União Metropolitana, em Porto Alegre.
Com o objetivo estratégico de aprimorar a Gestão de Pessoas com foco em resultados, o treinamento visa atualizar os colaboradores do Sistema Ocergs quanto à fase de planejamento das contratações, de modo a permitir maior efetividade na realização das atividades internas.
RSCOOP150
O Sistema Ocergs busca promover um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho. O Desenvolvimento Profissional é um dos 13 projetos que integra o Programa RSCOOP150, plano estratégico do cooperativismo gaúcho para os próximos cinco anos. Além de projetar 100 mil empregos diretos e R$ 300 milhões de investimento em capacitação até 2027, planeja R$ 7,5 bilhões de sobras líquidas anuais em cinco anos.
O RSCOOP150 reforça a estratégia de médio e longo prazos de desenvolvimento, com planejamento e investimentos, profissionalização, inovação e modernização da gestão, buscando a sustentabilidade econômica, social e ambiental das cooperativas e das pessoas que vivem no seu entorno.
Principais números (ano-base 2022)
● Faturamento: R$ 81,9 bilhões, incremento de 14,9%
● Sobras: 19,2% nas sobras apuradas, atingindo o valor de R$ 4,3 bilhões
● Patrimônio líquido: crescimento de 16,2%, chegando a R$ 28,1 bilhões
● Ativos: acréscimo de 20,1%, alcançando a marca de R$ 149,6 bilhões
Acesse a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2023 completa aqui.
A proposta de trabalho desse projeto é ampliar o programa de educação e profissionalização, contribuindo com o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho.
Negócios
Conexões, networking, aprendizado e muita troca de experiências e insights marcaram o Workshop de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, realizado na última sexta-feira (29/9), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O evento reuniu mais de 100 profissionais da área que atuam em cooperativas de diversos ramos e debateu temas como performance digital nas redes sociais, trade marketing e jornada do usuário.
Na abertura do Workshop, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann destacou a importância da comunicação e do marketing como ferramentas estratégicas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e o crescimento do modelo de negócios.
"O cooperativismo tem essa visão mais crítica de construir uma sociedade mais justa, moderna e inclusiva. E a comunicação e o marketing precisam ser estratégicos, ágeis, produtivos e assertivos. Precisamos de vocês, que são elos fundamentais nesse marketing assertivo, direto, honesto e transparente para que realmente nós possamos crescer muito. O cooperativismo vai crescer diretamente proporcional ao envolvimento de seus associados", afirmou Hartmann.
A gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, apresentou a campanha institucional desenvolvida pelo Sistema Ocergs, intitulada "Somos o Cooperativismo no Rio Grande do Sul", lançada durante a Expointer. A campanha tem o intuito de divulgar e esclarecer o que a instituição faz em prol das cooperativas, desde o momento de sua criação até a entrega dos serviços aos quais a cooperativa tem acesso. As peças assinadas pela agência de publicidade Engenho de Ideias estão sendo veiculadas em rádios, jornais e mídia externa da capital e do interior, além das redes sociais, com conceito central focado na colaboração, na educação e na comunicação.
Simone também falou sobre o mais recente Portfólio de Serviços do Sistema Ocergs, criado com o objetivo de compilar todos os serviços oferecidos para que as cooperativas tenham uma gestão profissional e competente, para gerar renda para os cooperados, melhorando a vida de toda a comunidade.
SomosCoop
Quem participou do evento também, de forma virtual, foi a gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, que reforçou em sua mensagem a estratégia de topo do funil do marketing utilizada pela Unidade Nacional na divulgação de conteúdos de valor sobre o cooperativismo. Samara convidou as cooperativas a se juntarem e aderirem ao movimento SomosCoop, a partir do uso do carimbo SomosCoop, presente na Central da Marca SomosCoop.
Métricas e Presença Digital
Na parte da manhã, a gestora de Relacionamento da Agência Gengibre, Cris de Luca, explanou sobre a importância das redes sociais para geração de conteúdo, conversas, alcance, engajamento e construção de relacionamentos. A palestrante salientou que um erro muito comum nas estratégias de muitas marcas está na priorização das redes sociais com conteúdos que visam às vendas.
"A rede social é sobre criar comunidade, conectar pessoas, é sobre diálogo, estabelecer conversas. As plataformas foram criadas para relacionamento. A rede social não é página de anúncios, ela é feita para gerar esse diálogo, para conseguir conteúdos interessantes e ver tantas outras coisas. É sobre ser social, construir relacionamentos. A rede social é muito mais sobre Relações Públicas do que sobre Publicidade".
Cris trouxe um dado importante sobre esse assunto, ao apresentar que posts com propaganda têm cerca de 30% menos engajamento do que outros posts. A palestrante divide as etapas de autoconhecimento e planejamento em quatro fases: identidade, objetivo, público-alvo e estratégia de canais. "As métricas não dependem do canal, elas dependem do objetivo. Analise apenas o que faz sentido para os objetivos atuais", explica Cris de Luca, ao dizer que existem dois grandes erros: não analisar nada das métricas e analisar coisas demais.
Jornada do Usuário
Especialista em posicionamento de marcas, o palestrante Arthur Bender deu sequência no evento ao tratar do tema Jornada do Usuário. Bender chamou atenção para a ideia presente na concorrência de mercado e nas promessas de soluções que se repetem. "A concorrência acaba moldando a lógica da competição do segmento", afirmou ao dizer que precisamos pensar para derrubar esse pensamento.
"Toda ideia do branding é não concorrer".
Bender destaca que a ansiedade é a doença do branding atual. Para ele, o planejamento de branding precisa operar profundas transformações e as marcas precisam de tempo, repetição, consistência e coerência para alcançarem a diferenciação. "Marcas precisam representar algo maior que seus produtos e serviços, ter um significado maior para a marca. As marcas podem ser nossas guias em meio ao caos da sociedade atual". Bender destacou que nada de brilhante vai ser feito no isolamento e que não existe mais o gênio solitário, por isso as marcas precisam levar em consideração os quatro verbos: cooperar, compartilhar, colaborar e cocriar.
Trade Marketing para Cooperativas
Na abertura da tarde, o gerente Nacional de Trade Marketing da Aurora Alimentos, Fábio Gualhardo, falou sobre algumas estratégias de trade marketing e a consolidação da área dentro da cooperativa. Para Gualhardo, a decisão de uma cooperativa em ter uma área de trade marketing se justifica pelos resultados gerados.
"A primeira resposta é porque 80% da decisão de compra é no ponto de venda (PDV) e a segunda resposta está relacionada ao fato de que aumenta as vendas e gera vínculo na ponta", explica.
A importância de fazer uma conexão com o cliente e trazer essa emoção para a gôndola é um desafio diário que move o time de trade marketing da Aurora Alimentos. "Trade não é só mais fim, é meio", complementa Fábio Gualhardo.
Oficina Desafio Coop
Para finalizar o evento, o especialista em Métodos Ágeis, Cristiano Fragoso da Do It, realizou uma dinâmica em grupos com os profissionais presentes. Divididos em equipes agrupadas por ramos, os participantes se reuniram para responder ao Desafio Coop proposto: Ampliar a presença digital do cooperativismo, agregando valor à marca das cooperativas gaúchas. Ao final de evento, os grupos tiveram a oportunidade de compartilhar suas ideias no palco com todo o público.
Sorteios de prêmios, interatividade e experiência do usuário
Durante o evento, foram sorteados diversos brindes ofertados pelas cooperativas, em uma iniciativa que contou com participação dos integrantes do Grupo Focal de Comunicação. Os participantes também tiveram a oportunidade de levar para casa uma caricatura personalizada, a partir do trabalho do profissional Rogério Caricaturas, que atendeu o público durante o evento.
Negócios
A mais recente campanha institucional do Sistema Ocergs evidencia o posicionamento da entidade, que está ao lado dos seus cooperados em todos os momentos. Com o mote “Somos o Cooperativismo no RS”, as peças assinadas pela Engenho de Ideias estão sendo veiculadas em rádios, jornais e mídia externa da capital e do interior, além das redes sociais, com conceito central focado na colaboração, na educação e na comunicação.
De acordo com o presidente Darci Hartmann, a iniciativa busca melhorar o acesso e a informação sobre os produtos e serviços oferecidos às cooperativas, reforçando a presença da marca “Sistema Ocergs” e sua importância para o desenvolvimento e competitividade no setor.
A campanha traz sete personagens lado a lado, cada um representando um cooperado ou colaborador dos diversos ramos do cooperativismo – agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços, saúde e transporte.
Em um segundo momento, a linha criativa foi desdobrada utilizando a imagem de um personagem que representa um cooperado de determinado ramo, ao lado de um consultor do Sistema Ocergs, reforçando essa relação de parceria com um título que traz uma pergunta para uma “dor” da cooperativa, e a resposta que coloca o Sistema como solucionador. Além disso, destaca-se os principais benefícios para a cooperativa e o associado.
“Queremos que os gaúchos conheçam e valorizem o trabalho das cooperativas na construção de um Rio Grande do Sul mais forte e desenvolvido. Também pretendemos reforçar que o Sistema Ocergs está preparado para atender as demandas do setor, com compliance, cursos, treinamentos e tudo que uma cooperativa necessita para se fortalecer e crescer. Buscamos estar cada vez mais perto dos nossos associados, em todos os momentos”, destaca o presidente Hartmann.
O cooperativismo no Rio Grande do Sul
O Sistema Ocergs reúne 3,5 milhões de associados e atua em todas as fases de uma cooperativa, desde o processo de criação, passando por etapas como assessoria jurídica e trabalhista, além da oferta de treinamentos e cursos. Em 2022, as cooperativas gaúchas registraram faturamento recorde, com R$ 81,9 bilhões, um incremento de 14,9% frente ao ano anterior. A informação consta no levantamento “Expressão do Cooperativismo Gaúcho” (ano-base 2022). Já o RSCOOP150, planejamento estratégico para os próximos cinco anos, prevê que o setor seja responsável por 100 mil empregos diretos e invista R$ 300 milhões em capacitação até 2027.
Negócios
De 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece a ProWine São Paulo, considerada a principal feira profissional para indústria de vinhos e destilados na América Latina, pela sua grande diversidade de produtos, representatividade no setor e por ser um evento exclusivamente B2B.
Durante 3 dias, a Feira reúne importadores, distribuidores, sommeliers, varejistas, e o trade de todos os cantos do Brasil e da América Latina para se relacionar e fazer negócios com produtores de vinhos e destilados de todas as partes do mundo.
A Cooperativa Vinícola Aurora estará presente na ProWine, com suas linhas Conde de Foucauld e Aurora, com as marcas Varietais Finos, Gioia, Pinto Bandeira I.P. e D.O., Millésime, Edição Única Viognier 2020, Saperavi e Zero Álcool.
A grande novidade fica por conta da edição superlimitada de 320 garrafas do Aurora Saperavi safra 2020, que está à venda, exclusivamente, no e-commerce e nas lojas da marca. Nativa da Geórgia, a variedade é cultivada por um único cooperado da Aurora, no município de Pinto Bandeira. Com 12 meses de envelhecimento em barricas de carvalho americano, o vinho é de cor vermelho escuro brilhante e traz aromas intensos de cereja negra e ameixa, além de notas defumadas e picantes.
O gerente geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valerio, ressalta que a intenção é mostrar para o público especializado que a companhia não trabalha apenas com bebidas em grandes volumes de produção, mas também com pequenos lotes, edições únicas e produtos com tiragem limitada.
“Somos uma marca versátil que acompanha o consumidor nos mais diferentes hábitos e gostos relacionados ao mundo da uva e dos vinhos. Nosso vasto portfólio tem opções de produtos desde entrada até super premium”, observa.
A Cooperativa Nova Aliança, também marcará presença nos 3 dias de feira, levando para a ProWine 2023 seu portfólio completo de vinhos e espumantes.
Durante os três dias de evento, quem passar pelo estande da EBV - Empresa Brasileira de Vinificações, onde a Cooperativa estará expondo, poderá conferir os rótulos das linhas Vinícola Aliança, Cerro da Cruz, Wave e Santa Colina.
O evento é focado no segmento B2B para a geração de negócios e desenvolvimento da indústria. As inscrições são exclusivas para os profissionais do setor e estão disponíveis no site.
Negócios
Liderança que Inspira e Transforma é o tema da 31ª Convenção Nacional que a Uniodonto do Brasil realizou dos dias 20 a 22 de setembro, no auditório do Novotel Center Norte, na capital paulista. O evento reuniu 170 dirigentes de cooperativas odontológicas e contou com programação diversificada que abordou questões essenciais e atuais, como o papel da odontologia na saúde suplementar, a reforma tributária, os desafios da gestão no setor de saúde, ESG, tecnologia e inovação.
Na abertura, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas defendeu a necessidade de ampliação da representatividade de parlamentares que defendam as pautas cooperativistas nas câmaras municipais, assembleias legislativas e no Congresso Nacional. “A sociedade deseja o modelo de negócio das cooperativas”, salientou. Freitas também agradeceu o apoio recebido do presidente da Uniodonto na representação do cooperativismo nacional junto à Aliança Cooperativista Internacional – ACI.
O diretor presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves de Souza Neto, ressaltou o papel da OCB em abraçar as diferentes realidades, unificando o cooperativismo nacional. Também dirigiu-se à ANS, falando sobre o diálogo com a agência como forma de atingir o equilíbrio entre os interesses de prestadores de serviços, beneficiários e operadoras de planos, enumerando alguns dos principais pleitos da cooperativismo odontológico ao presidente da Agência. “Regras dos contratos trazem muitos direitos aos clientes, que são a parte frágil dessa equação, aumentando o risco da operação, majorando o valor do produto, e impedindo o ingresso de mais pessoas como beneficiários”, destaco.
Programação
Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre a odontologia na saúde suplementar, o aumento do número de beneficiários e as exigências regulatórias, Reforma Tributária, entre outros tópicos relevantes para o setor. Os debates se concentraram nas tendências, desafios e gestão na área de saúde.
No segundo dia, os principais temas debatidos incluíram as tendências, os desafios e a gestão da área de saúde; as variáveis que influenciam a performance da saúde suplementar; e o uso de tecnologias e inovação no sistema.
O último dia teve participação do presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco. E a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, participou do lançamento do Projeto Uniodonto ESG. A proposta é unir políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança dentro do maior Sistema de Cooperativas Odontológicas do mundo.
O estande do SomosCoop esteve ativo também para incentivar a valorização dos produtos e serviços cooperativos. Sua presença na Convenção busca a conscientização no apoio e escolha de iniciativas que priorizem os valores cooperativos e o desenvolvimento sustentável.
Frencoop
O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) se colocou à disposição do cooperativismo e reforçou seu compromisso com as parcerias público-privadas (PPP) no ramo da saúde. "Estou à disposição para trabalhar em conjunto, construindo um ambiente ainda mais favorável para as cooperativas e promovendo soluções que beneficiem a população brasileira. Juntos, podemos alcançar grandes conquistas e fortalecer o sistema de saúde do nosso país", disse.
A odontologia suplementar tem avançado no Brasil. As cooperativas do segmento somaram 3,8 milhões de beneficiários em 2022. "As cooperativas de odontologia desempenham um papel significativo ao fornecer serviços de qualidade e acessíveis para milhões de brasileiros. Meu trabalho é voltado para que haja uma regulação justa e propocional ao crescimento das cooperativas odontológicas", afirmou.
Zerando emissões
Esta é a primeira Convenção que a Uniodonto realiza neutralizando as emissões de carbono geradas pelo evento. E a boa notícia foi dada pelo presidente da Cooperativa, já na sessão de abertura. Para mais de 15 toneladas de carbono emitidas, a Uniodonto firmou parceria com a Cooperflorest e vai cuidar de uma área de um hectare do bioma caatinga pelo prazo de um ano.
A 31ª Convenção Nacional da Uniodonto acontece teve como patrocinadores Sescoop/SP, Sistema Ocesp e Unimed. A Feira de Negócios conta com a participação dos seguintes expositores: Active Ware, Caitech, Uniodonto Corretora de Seguros, Fama Auditores Independentes, Letieri Bolsas, Sistema de Gestão Odontosfera, Sisprime Cooperativa de Crédito, Odontotech Sistema de Gestão e Unicred.
Fonte: Uniodonto e Sistema OCB
Negócios
O FALA COOP é um informativo acadêmico sobre o universo cooperativista criado pelos estudantes da turma 2022 do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Escoop. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Leitura e Produção Textual, que visa estimular a compreensão e a produção de diferentes gêneros textuais, além de desenvolver as habilidades de expressão escrita e oral dos alunos.
O objetivo do FALA COOP é divulgar o cooperativismo por meio de diversas narrativas, mostrando o empenho e o comprometimento dos futuros gestores cooperativistas. O informativo foi elaborado no primeiro semestre de 2023 e contou com a orientação da professora Rosane Zimmer, responsável pela disciplina.
“Ao longo do 1º semestre de 2023, a turma 2022 de graduação de Gestão de Cooperativas da Escoop foi instigada, entre muitos, à elaboração de um Informativo Cooperativista tanto em forma como em conteúdo. Desta instigação nasceu o FALA COOP, resultado do empenho e do comprometimento de estudantes que “dodiscentemente” materializaram o cooperativismo por diversas narrativas”, destaca a Professora Rosane.
Confira o FALACOOP na íntegra aqui.
Negócios
O 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) aconteceu em setembro, na sede da Finatec - Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (UnB). Foram três dias de apresentações dos trabalhos aprovados, palestras e seminários sobre o cooperativismo, com o tema "Sustentabilidade no Cooperativismo: Competitividade, Inovação e Diversidade".
O evento contou com a participação de professores da Escoop, foi promovido pelo Sistema OCB e teve como objetivo fomentar a produção científica sobre o cooperativismo e suas diversas áreas de atuação.
Os professores da Escoop foram convidados pelo Sistema OCB para apresentarem seus trabalhos e contribuírem com o debate sobre os desafios e as oportunidades do cooperativismo no cenário atual. Entre eles, estavam Rejane Ines Kieling, Roberto Morais, Roberta Poll, Poala Londero, Rosane Schmitt, Cinara Neumann Alves e Viviane Laimer.
A Escoop esteve representada pela professora Paola Londero no Comitê Científico do EBPC, na linha de Contabilidade, Finanças e Desempenho, e também na mediação da Aula Magna do evento “ESG é uma abordagem moderna para o coop”. Além disso, também foi citada como instituição autora dos cinco cursos da trilha de Ciências e Coop, apresentada a todos os pesquisadores do evento.
O evento foi aberto pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. "A pesquisa é fundamental para as cooperativas. Através das pessoas que se dedicam à pesquisa, nós construímos um pilar fundamental para que o cooperativismo possa continuar sua jornada", declarou.
Foram selecionados projetos de pesquisadores de coops do RS: Larissa Zambiasi (Cooperconcórdia), Luci Fornari Abreu e Wanda Genro (Sicredi Centro Serra), Marcelo Tavares (Sescoop/RS).
O EBPC
O objetivo do EBPC é estimular estudos direcionados à maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas para que elas atinjam novo patamar de competência por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências. Ao todo, o 7º EBPC recebeu 177 trabalhos de autores das cinco regiões brasileiras. Os 50 melhores trabalhos foram premiados com passagens aéreas e hospedagem para o evento, como uma forma de incentivo para apresentação dos estudos.
O encontro acontece a cada dois anos e é direcionado aos pesquisadores, gestores e dirigentes de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, e elaboradores de políticas públicas. Para quem deseja se preparar para participar das próximas edições, o Sistema OCB disponibiliza – de forma gratuita - em sua plataforma de aprendizagem, a CapacitaCoop, uma trilha com o Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo. Ela é composta por cinco cursos: Estatística Básica; Fichamento, Resumo e Resenha; Como elaborar projetos de pesquisa; Escrita acadêmica; e Descomplicando o Lattes.
Premiação das pesquisas em destaque
Foram três dias de apresentações de 67 trabalhos de pesquisa sobre o cooperativismo. Os artigos científicos do evento serão encaminhados à Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (RGC) que irá convidar os autores para um processo de fast track e os autores convidados participarão de uma edição especial da revista para o EBPC.
O evento premiou os melhores trabalhos em cada um dos eixos temáticos e, ainda, o melhor relato de experiência. Karla Oliveira, gerente geral do Sescoop foi convidada para realizar a entrega dos prêmios no encerramento do evento. Para ela, o EBPC destaca a relevância das pesquisas que podem impulsionar o cooperativismo no Brasil. "A diversidade de temas abordados nas pesquisas reflete a abrangência e o impacto do cooperativismo em diversas áreas da sociedade. As pesquisas desempenham um papel fundamental ao fornecer conhecimentos valiosos para o contínuo crescimento e desenvolvimento das cooperativas brasileiras", declarou.
Negócios
O Fórum Jurídico-Contábil da Região Sul começou ontem e com a participação de 105 advogados e contadores das cooperativas, discutiu temas como integração regional, gestão de informações para tomada de decisão, geração de resultados e margens, normas contábeis internacionais e ESG e Reforma Tributária.
Hoje o dia começou com o painel mediado pelo assessor jurídico da Cotripal, Arno Malheiros, sobre formas alternativas de financiamento das cooperativas, com o consultor financeiro da Pier Partners, João Tavares, que falou sobre operações estruturadas como fontes de recursos para as cooperativas de produção. Segundo ele, o fato do agro ser pouco subsidiado no Brasil, o montante direcionado não atende integralmente às necessidades do setor, pressionando a demanda por outros mecanismos. Para isso, o mercado vem buscando acessar novas estruturas para financiar a curto e longo prazo.
Ele apresentou a evolução do mercado de crédito privado e como ele pode complementar as fontes de financiamento do cooperativismo de produção, que é um exemplo de que o mercado de operações estruturadas pode contribuir para o crescimento e quais as oportunidades para as coops nesse sentido.
O diretor presidente da IBD Agro e consultor do Sistema OCB, Ademiro Vian, apresentou o case Destinação de Fundos de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (FIAGRO), trazendo roteiro simplificado de Plano de Trabalho para Estruturação de um FIAGRO/FIDC, os custos para estruturar um FIAGRO, a tributação e alterações promovidas pela MP 1.184/2023 e os desafios para que o ele seja relevante como fonte de recursos para financiamento de capital de giro para cooperativas agropecuárias.
A CFO da Coopercitrus Simonia Sabadin, discorreu sobre as ações de estruturação de capital na Coopercitrus e compartilhou alguns exemplos de boas práticas da cooperativa, com destaque para intercooperação financeira em parceria com a Sicoob Credicitrus, a fim de apoiar os cooperados na aquisição de máquinas, implementos, insumos, enfim, todo o portfólio de soluções integradas, com linhas que, além de viabilizarem os custeios e investimentos no setor rural, oferecem taxas mais atrativas e maior agilidade na contratação. Ela comentou sobre os benefícios da intercooperação e acredita que com as medidas, os cooperados são atendidos com as melhores condições, gerando sua fidelização e uma melhor experiência e, consequentemente, o crescimento da cooperativa com sustentabilidade.
Compliance Trabalhista e Terceirização
No painel mediado pelo assessor jurídico do Sistema Ocesc, Gilson Flores, os participantes assistiram à palestra da advogada trabalhista e vice-presidente da Câmara de Direitos e Prerrogativas da OAB/PR, Maíra Marques da Fonseca, que falou sobre o trabalho temporário e terceirização de serviços.
Ela trouxe uma contextualização sobre a Lei 6.019/1974, modificada pelas Leis 13.429/2017 e 13.467/2017, os conceitos e especificidades do trabalho temporário e a terceirização. Ela atentou para os riscos em relação à terceirização trabalhista, e recomenda que as cooperativas adotem estrutura de Governança e de Compliance, especialmente Compliance Trabalhista e sugere observar a autogestão, educação, transparência, senso de justiça e sustentabilidade.
E indica algumas boas práticas em termos de estrutura na gestão de terceiros como: processo seletivo estruturado, documentado e transparente; procedimentos de monitoramento dos terceiros via gestão dos contratos e avaliação da atuação e manual de fornecedores e manuais de terceiros que estabeleçam regras e condutas esperadas, alinhadas aos valores da cooperativa e às boas práticas de compliance no setor.
O assessor jurídico da Fetrabalho/RS, Elbio Senna, fez um recorte sobre as cooperativas do ramo Trabalho no cenário da terceirização, apresentando a realidade do setor e mostrando os benefícios e resultados do cooperativismo ao associado e o advogado do Sindicato Ocergs, José Pedro Pedrassani, discorreu sobre as diferenças entre uma empresa S.A e uma cooperativa, as responsabilidades social e econômica de cada uma, os deveres e direitos dos associados, como por exemplo o mesmo direito de voto.
Governança: entre crises e novos paradigmas
O último painel fez uma costura entre os temas abordados durante os dias do evento e foi mediado pelo gerente de Monitoramento e Consultoria do Sistema Ocepar, João Gogola Neto. O superintendente do Sicredi, Clairton Walter, apresentou os avanços na governança para as coops de crédito e as aplicações para os demais ramos. Através de uma linha do tempo sobre governança corporativa e o cooperativismo de crédito, ele comentou sobre os principais avanços de ambos os aspectos e destacou que a qualificação dos dirigentes é fundamental, bem como a implantação da governança dual, a implementação de conselheiros independentes, criação de comitês de apoio, desvinculação de cargos, dentre outros.
A gerente executiva da Unimed Porto Alegre, Sabrina Pezzi, apresentou as iniciativas da cooperativa adotadas e os principais desafios para a melhoria da gestão, destacando fatores decisivos como canal de denúncias, comitê de crises, gestão de terceiros, comitê de ética e mapeamento de riscos. Bem como o presidente executivo da Cocamar, Divanir da Silva, apresentou a história da coop e a crise dos anos 90 que fz surgir a necessidade de suporte para identificação da real capacidade de pagamento e das oportunidades da cooperativa. Ele contou que a coop viu como principal solução um planejamento estratégico para melhorar sua competitividade.
Negócios
O prazo para as cooperativas cadastrarem o seu Planejamento de 2024 no Sistema de Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH) está aberto até o dia 30 de setembro. Neste ano, a novidade é a utilização do novo Sistema GDH da Unidade Nacional, que foi apresentado em uma live do Sistema Ocergs em agosto.
Confira aqui o que mudou no GDH.
As cooperativas participaram, desde então, de treinamentos para o Módulo de Planejamento que aconteceu de forma on line e contaram pontos extras para o game do Eleva RS (2 pontos). Para ter acesso às gravações dos treinamentos, é necessária a solicitação de acesso com nome, e-mail e CPF para o endereço:
Acesse aqui o tutorial do Novo Sistema GDH Nacional.
O gerente da área finalística do Sistema Ocergs, Helio Oliveira, ressalta que o acesso aos recursos do Sescoop/RS, é condicionado à participação da cooperativa em ao menos um dos Programas de Monitoramento. A cooperativa também precisa estar regular junto à Ocergs. “O planejamento deve refletir as necessidades da cooperativa identificadas nos diagnósticos dos Programas de Monitoramento. Eles servem como base para a criação dos Planos de Eventos”, afirma.
ATENÇÃO AO PRAZO
As cooperativas devem ficar atentas ao prazo para cadastro do Planejamento, realizando esforços para antecipar ao máximo a inclusão dos títulos no Sistema GDH. Desta forma, os analistas do Sescoop/RS terão tempo adequado para analisar cada título e proceder junto com o agente da cooperativa ajustes que se fizerem necessários.
SAIBA MAIS
Para saber mais sobre a realização de eventos com recursos do Sescoop/RS acesse a Resolução 132 na íntegra em: http://bit.ly/2r2mRlT.
Negócios
Na sexta-feira (15), o Sistema Ocergs promoveu o 3º Workshop Temático do RSCOOP150 no interior, no auditório da Cooperativa Sicredi Serrana RS/ES, em Carlos Barbosa, que contou com a participação de 42 representantes das coops da região.
O evento teve como tema a Inovação para Cooperativas e integra o projeto de Acesso a Mercados, coordenado pelo Comitê 3 do RSCOOP150, que visa à oferta de soluções para aumentar a participação das cooperativas no mercado local, estadual, nacional e internacional. A série de debates já foi realizada em Cruz Alta e Santa Rosa, com os temas Trade Marketing e políticas de inovação e de sustentabilidade.
“Cada vez mais as cooperativas gaúchas têm buscado soluções inovadoras para fomentar e impulsionar o desenvolvimento do setor. É por isso que, constantemente, o Sistema Ocergs busca promover ações com o intuito de qualificar e alinhar toda a cadeia produtiva, incentivando ainda mais ações nesse sentido”, observa o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann. O dirigente lembra ainda que o tema é uma das prioridades do RSCOOP150, o planejamento estratégico do setor para os próximos cinco anos.
Além de terem a oportunidade de conhecerem mais sobre o RSCOOP150, com a apresentação do superintendente do Sistema Ocergs, Gerson Lauermann, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer os objetivos e soluções da Escoop para aprimorar os conhecimentos e fornecer melhores condições de controle, fiscalização e principalmente administração das cooperativas. A coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Paola Londero, destacou em sua fala a importância de preservar a identidade cooperativista e o desenvolvimento da gestão e governança das cooperativas.
O workshop trouxe também cases de sucesso sobre o tema Inovação da cooperativa Sicredi Serrana RS/ES, em que o gerente regional de negócios da coop, Ordilei de Cesaro compartilhou os processos operacionais e estratégicos do programa de ideias da cooperativa, criado para incentivar todos os colaboradores a promoverem a inovação. Nesse sentido, o líder de Cognição e Inteligência Artificial do Sicredi, Daniel Guths, falou sobre como o Sicredi tem trabalhado com a IA para complementar as capacidades cognitivas humanas, ter mais assertividade e segurança nos processos para ganhar eficiência, transformar carreiras para os colaboradores e gerar mais valor para os negócios.
Aliança Estratégica, Intercooperação e TI
O Comitê de Alianças Estratégicas, Intercooperação e TI do RSCOOP150, através do gerente de Inteligência de Dados do Sistema, Cássio Triches, trouxe cases das cooperativas da região, Vinícola Garibaldi, Unimed Nordeste e Coopeeb, que apresentaram seus principais produtos e serviços, com o objetivo de promover alianças estratégicas e alavancar os resultados do Projeto.
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, no encerramento do evento, destacou a importância de investimentos em inovação e tecnologia para o alcance das metas do RSCOOP150 e da construção de um novo modelo cooperativo, principalmente para sermos uma melhor resposta para os jovens. E convocou todos para essa nova construção. "Estamos juntos buscando alternativas estratégicas para alcançar o crescimento das cooperativas e só conseguiremos isso se tivermos atitudes diferentes e juntos", convidou.
Confira um pouquinho do que rolou no evento aqui. O próximo Workshop acontece no dia 27 de outubro, em Porto Alegre e abordará o tema "Empreendedorismo para Cooperativas".
Negócios
Com o objetivo estratégico de fortalecer a representação política e institucional do cooperativismo, o Sistema Ocergs assinou durante o mês de agosto um contrato de prestação de serviço de RelGov junto à Critério, que prevê o planejamento estratégico de relações governamentais, em suporte ao pilar de representação institucional do Programa RSCOOP 150.
“Nós precisamos construir um cooperativismo cada vez mais próximo das cooperativas e dos seus associados e entendemos que conseguimos dar alguns passos em direção a todos os setores do cooperativismo, para que nós possamos buscar mais negócios em conjunto, buscar a profissionalização, melhorar a gestão, mas acima de tudo, o papel de representação que o Sistema Ocergs tem em relação aos órgãos estaduais e federais. Acreditamos que avançamos muito e estamos no caminho certo, desenvolvendo, comunicando e profissionalizando o cooperativismo do Rio Grande do Sul”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
O serviço prevê a atuação em três frentes de abordagem: política (lideranças políticas), institucional (entidades estratégicas) e editorial (com lideranças da área de imprensa). A elaboração do planejamento estratégico de relações governamentais contempla o mapeamento dos processos internos, a sugestão de fluxos e rotinas a serem adotados e a definição de iniciativas para qualificar os processos de comunicação para fortalecer o papel político da Ocergs na defesa das pautas de interesse dos associados.
Negócios
O carimbo SomosCoop foi criado para ajudar as pessoas a identificarem produtos e serviços de cooperativas. Assim, elas podem escolher consumir de forma mais consciente. Afinal, o coop entrega qualidade, preço justo, responsabilidade socioambiental e promove o desenvolvimento das comunidades onde está inserido. É com essa proposta que o Sistema Ocergs lançou a pesquisa para mensurar e conhecer as cooperativas que já utilizam o carimbo e aquelas que têm a oportunidade de aderir. A ação integra uma das iniciativas do comitê de Comunicação do programa RSCOOP150bi.
Para participar é muito simples, basta acessar a pesquisa aqui. Ela é rápida e dura menos de 5 minutos. Se ainda não conhece ou ouviu falar do carimbo SomosCoop, separamos pra você 6 motivos pelos quais a sua coop deve usar.
6 RAZÕES PARA A SUA COOP USAR O CARIMBO SOMOSCOOP
Mais visibilidade
Mostra a abrangência do cooperativismo no país, fortalecendo a nossa ideia e todos que trabalham por ela.
Mais reconhecimento
Explica, de um jeito simples e direto, que somos um modelo de negócios, promovendo um fácil reconhecimento do cooperativismo no mercado.
Mais oportunidades
Comunica diretamente com o consumidor, aumentando a exposição da imagem do coop junto à sociedade e estimulando o consumo de produtos e serviços sustentáveis.
Mais credibilidade
A aplicação é permitida às cooperativas regulares e em dia com suas obrigações junto ao Sistema OCB.
Mais força
Quanto mais coops abraçam o carimbo, maior é nossa representação junto à sociedade, mostrando o tamanho e a força do coop no Brasil.
Mais resultados
Juntos, Sistema OCB e Sistema Ocergs, trabalhando a divulgação do SomosCoop e cooperativas identificando seus produtos e serviços com o carimbo, potencializamos nossos esforços de marketing e os resultados das coops.
Onde baixar o carimbo?
No site SomosCoop, existe a Central da Marca. A página é exclusiva para coops e é superfácil fazer o login. Lá você encontra a marca, um manual detalhado com exemplos de como aplicar o carimbo e até peças prontas para a sua coop.
Onde aplicar o carimbo?
Produtos
Quer um lugar mais propício para mostrar que aquela marca faz parte do cooperativismo brasileiro e carrega tudo que o coop representa que uma embalagem?
Pontos de contato
Pode ser um ponto de atendimento, de venda, sede, escritório, frota, uniforme, envelope, carteirinha de convênio, cartão, totem de autoatendimento, estande em evento, cartaz, etc.
Peças digitais
Sites, redes sociais, aplicativos, assinaturas de e-mail, e-mail marketing, banners, telas de computador, entre outras possibilidades. Quer ver um passo bem simples? Basta usar a #SomosCoop nas publicações nas redes sociais para acionar esse ponto de contato!
Negócios
Semanalmente, o Banco Central realiza lives que explicam assuntos relevantes para a sociedade brasileira. Nesta segunda-feira (11), o tema da LIVE BC #15 foi "O que uma Cooperativa de Crédito pode fazer por você?". Para falar sobre esse assunto, o convidado foi Harold Espínola, chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias da entidade. Harold explicou um pouco sobre o processo de supervisão que o BC realiza em relação ao o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), bem como da função social do ramo: "O cooperativismo proporciona a inclusão quando realiza atendimento à sociedade não alcançada pelo sistema financeiro nacional. Mais de 300 municípios são atendidos exclusivamente por cooperativas", afirmou.
No início de sua participação, Harold esclareceu os princípios que norteiam o cooperativismo moderno, que incluem a adesão livre e voluntária, a gestão democrática, a participação econômica, a autonomia e independência, a educação, formação e informação, a intercooperação e o interesse pela comunidade. Ele fundamentou sua fala na distinção entre uma instituição financeira tradicional e uma cooperativa e destacou que são modelos de negócios distintos. "O desenvolvimento do associado é o ponto de partida para a formação de uma cooperativa. A essência é a principal diferença, é uma sociedade sem fins lucrativos", salientou.
Cooperação e legalidade
Harold falou sobre a vedação ao modelo cooperativo de auferir lucros. O excedente entre as receitas e despesas nas cooperativas é chamado de sobra e, quando ocorre, esse valor deve ser devolvido aos cooperados, proporcionalmente ao volume de operações de cada um, e também são realizados investimentos nas comunidades onde as cooperativas estão presentes. “Nesses momentos, os próprios cooperados decidem, em assembleia, qual será o destino desse excedente que pode ser reinvestido e distribuído proporcionalmente. O objetivo é gerar riqueza para promover o crescimento e melhora na qualidade de vida dos cooperados na própria comunidade”.
No que diz respeito ao processo de supervisão de uma cooperativa, o chefe esclareceu que, de acordo com a legislação, todas as ações dos gestores e decisões das cooperativas estão sujeitas à aprovação dos cooperados. Em relação ao Banco Central, existem regulamentos que abarcam todo o sistema financeiro e que devem ser seguidos com rigor. "O BC desempenha um papel de supervisão tanto nas cooperativas quanto em todas as outras instituições financeiras do país. Essa supervisão é contínua e envolve cobranças proporcionais ao tamanho e à atuação de cada instituição”, disse
Para Harold, o cooperativismo de crédito brasileiro é uma referência para o mundo e tem crescido significativamente, mesmo em momentos de crise. Segundo ele, em 2022 houve um crescimento de 22% no crédito, enquanto o sistema financeiro cresceu 6,5%; em depósitos somou R$ 358 bilhões de reais, um crescimento de 30% ao ano, contra 7,5% do sistema financeiro nacional. "Aprendemos muito e aprendemos bem. Temos um marco legal próprio das cooperativas desde 2009, atualizado em 2022, e as pessoas de fora do Brasil se espantam com o diálogo entre o BC e as cooperativas", complementou.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
O Sistema Ocergs lançou a campanha institucional com o intuito de valorizar o protagonismo da entidade em todos os momentos de uma cooperativa, desde o processo de criação, passando por etapas como assessoria jurídica e trabalhista, além da oferta de treinamentos e cursos. A iniciativa intitulada Somos o Cooperativismo no RS busca apresentar a força do cooperativismo gaúcho e valorizar os sete ramos do setor — agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços, saúde e transporte.
As peças assinadas pela agência de publicidade Engenho de Ideias estão sendo veiculadas em rádios, jornais e mídia externa da capital e do interior, além das redes sociais, com conceito central focado na colaboração, na educação e na comunicação.
De acordo com o presidente Darci Hartmann, a iniciativa busca melhorar o acesso e a informação sobre os produtos e serviços oferecidos às cooperativas, reforçando a presença da marca “Sistema Ocergs” e sua importância para o desenvolvimento e competitividade no setor. A campanha traz sete personagens lado a lado, cada um representando um cooperado ou colaborador dos diversos ramos do cooperativismo – agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços, saúde e transporte.
“Queremos que os gaúchos conheçam e valorizem o trabalho das cooperativas na construção de um Rio Grande do Sul mais forte e desenvolvido. Também pretendemos reforçar que o Sistema Ocergs está preparado para atender as demandas do setor, com compliance, cursos, treinamentos e tudo que uma cooperativa necessita para se fortalecer e crescer. Buscamos estar cada vez mais perto dos nossos associados, em todos os momentos”, destaca o presidente Hartmann.
A força do cooperativismo gaúcho
As cooperativas gaúchas registraram faturamento recorde, com R$ 81,9 bilhões em 2022, um incremento de 14,9% frente ao ano anterior. Os dados integram o levantamento Expressão do Cooperativismo Gaúcho (ano-base 2022) e confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul. Hoje, o sistema reúne mais de 3,5 milhões de associados, principalmente dos ramos agropecuário, saúde, crédito e infraestrutura.
A estimativa é que, para os próximos cinco anos, o setor seja responsável por 100 mil empregos diretos e invista R$ 300 milhões em capacitação até 2027. Os dados integram o RSCOOP150, plano estratégico do cooperativismo gaúcho para os próximos cinco anos. O plano reforça a estratégia de médio e longo prazos de desenvolvimento, com planejamento e investimentos, profissionalização, inovação e modernização da gestão, buscando a sustentabilidade econômica, social e ambiental das cooperativas e das pessoas que vivem no seu entorno.
Negócios