O Sescoop/RS, cumprindo com suas finalidades, comunica que está aberto o período para que as cooperativas solicitem a realização de Ações Descentralizadas em 2014, mediante o preenchimento e envio dos Planos de Eventos através do site www.sescooprs.coop.br
O prazo para preenchimento e envio inicia em 18 de setembro e encerra em 07 de outubro de 2013.
IMPORTANTE: As realizações das Ações Descentralizadas deverão estar em consonância com os normativos do Sescoop/RS, especialmente as Resoluções Sescoop/RS 04/2006 e 08/2007 e suas alterações, disponíveis em Publicações - Arquivos SESCOOP/RS (www.sescooprs.coop.br/publicacoes/arquivos-sescoop).
Procedimentos para preenchimento e envio dos Planos de Eventos 2014:
Poderão realizar Ações Descentralizadas às cooperativas adimplentes, até a proporção de 30% do montante anual recolhido ao Sescoop/RS. Esse recolhimento é referente ao percentual de 2,5% que incide sobre a folha de pagamento da cooperativa – contribuição compulsória recolhida para o INSS.
Exemplo:
Valor de recolhimento ao Sescoop/RS em 2013 – R$ 100 mil
Valor para desenvolvimento de projetos (30%) – R$ 30 mil
Como preencher e enviar os Planos de Eventos 2014:
- Acessar o site: www.sescooprs.coop.br
- Acessar o menu: PROGRAMAS -> PRÓ-EVENTOS.
- Na nova janela, faça logon no Sistema.
- Acessar o link: PROJETOS -> PLANO DE EVENTOS -> PLANOS EXERCÍCIO [2014] -> INCLUIR PLANO
- Preencher o formulário do Plano de Eventos 2014 de acordo com as instruções abaixo:
1º) Informar todos os campos do formulário Plano de Eventos 2014, com atenção especial ao campo Área de Atuação, onde o Plano de Eventos deverá ser classificado, da seguinte forma:
- Formação Profissional, quando tratar de eventos voltados para os diversos campos do conhecimento buscando atender as necessidades específicas de aprendizagem, capacitação profissional, aperfeiçoamento profissional, graduação acadêmica e pós-graduação dos empregados e/ou associados da cooperativa.
- Promoção Social, quando tratar de eventos culturais, educativos, de integração social, sobre meio ambiente, saúde e geração de renda, destinados a empregados, associados e comunidade em geral.
2º) Acionar o botão SALVAR.
3º) Inserir as despesas previstas, selecionando as verbas adequadas a cada tipo de despesa e detalhando a composição de cada despesa (resumidamente em até 100 caracteres) e acionar o ícone Salvar (ao lado do valor).
4º) Em caso de solicitação de Materiais Técnicos e Didáticos, selecionar o tipo e quantidades e acionar o ícone Salvar (ao lado da quantidade).
Obs: A descrição dos materiais está disponível no ícone [?] no formulário do Plano de Eventos e no link TABELA MATERIAIS no menu PROJETOS.
Importante: A solicitação de material didático não se aplica a projetos de Bolsa de Estudos.
5º) Acionar o botão ENVIAR PARA APROVAÇÃO.
Observações Importantes:
1 - Bolsas Descentralizadas: As cooperativas que possuem Ações Descentralizadas de Bolsas de Estudos em 2013 e que desejam continuar com o projeto em 2014, devem encaminhar seu Plano de Eventos.
2 - Valores para Despesa “Serviços de Instrutores”: s valores previstos para a despesa “Serviços de Instrutores” deverão ser orçados considerando os valores estabelecidos pela Resolução SESCOOP/RS Nº 04 (Alterada pela Resolução SESCOOP/RS n. 39 de 28-08-2012), a saber:
Limite máximo de remuneração como hora aula:
- Até R$ 112,00 - para diplomados em ensino médio profissionalizante;
- Até R$ 126,00 - para graduados;
- Até R$ 140,00 - para especialistas;
- Até R$ 154,00 - para mestres;
- Até R$ 168,00 - para doutores.
Limite máximo de remuneração como conferência:
- Até R$ 1.400,00 - para graduados;
- Até R$ 2.100,00 - para especialistas;
- Até R$ 2.800,00 - para mestres;
- Até R$ 3.500,00 - para doutores.
Mais informações:
Formação Profissional
E-mail:
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E-mail:
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E-mail:
Promoção Social
E-mail:
Negócios
Aconteceu na manhã desta sexta-feira ( 13/09) a formatura do Curso de Informática, promovido em parceria entre a Cooperativa Santa Clara com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS). Um total de 141 produtores associados e familiares participaram do curso, ministrado em nove municípios pela MSD Educação Profissional. A formatura foi realizada na sede da Associação de Funcionários da Cooperativa Santa Clara, ASCLA, em Carlos Barbosa, e contou com a presença de mais de 200 pessoas.
O presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, ressaltou em seu pronunciamento a importância do projeto e da parceria com o Sescoop. Em nome do Sistema Ocergs/Sescoop/RS, o presidente Vergilio Perius ressaltou o trabalho da Cooperativa, destacando a qualidade dos produtos Santa Clara e a citando como uma cooperativa extremamente diferenciada. Antes da entrega dos certificados, diretor Administrativo e Financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra, apresentou dados sobre a Cooperativa.
Também se pronunciaram a produtora Maritania Guterres, de Erebango, que se formou no ano passado e destacou o quanto o curso auxiliou na administração de sua propriedade. “A informática é uma base muito importante para a organização, principalmente dos cursos de produção. Hoje estou muito satisfeita porque eu mesma administro a propriedade de minha família”, destacou. Formando do ano de 2013, Nadir Forte, de Jacutinga, agradeceu à Cooperativa por oferecer o curso e dar a oportunidade dos produtores obterem mais conhecimento. O professor das turmas, Carlos Sandrin, também falou no evento, agradecendo aos alunos e às entidades organizadoras pela oportunidade.
A entrega dos certificados foi realizada pelo presidente Rogerio Bruno Sauthier, vice-presidente do Conselho, Gelsi Belmiro Thums, secretário, Itamar Tang, gerente do departamento de Política Leiteira, João Seibel, e pelo presidente do Sistema Ocergs/Sescoop/RS, Vergilio Perius.
As aulas aconteceram semanalmente, entre os meses de maio e agosto, abrangendo desde as noções básicas de informática até o uso do Excel especificamente para o gerenciamento da propriedade leiteira. Os participantes ainda aprenderam a otimizar pesquisas na internet em relação a propriedade leiteira e atualizarem-se com sites interessantes à produção de leite, além de uso de e-mail pessoal.
O curso contou com 10 turmas, nas cidades de Carlos Barbosa (12 alunos), David Canabarro (14 alunos), Estação (2 turmas, 34 alunos), Jacutinga (19 alunos), Nova Bassano (15 alunos), Nova Roma do Sul (17 alunos), Selbach (13 alunos), Tapera (8 alunos) e Veranópolis (9 alunos).
Com informações da Assessoria de Imprensa da Cooperativa Santa Clara.
Negócios
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, esteve em Bagé, na última segunda-feira, dia 09 de setembro, onde ministrou palestra sobre a “Expressão do Cooperativismo Gaúcho” para uma platéia de aproximadamente 150 pessoas reunidas no Palacete Pedro Osório. O evento foi promovido pela Associação de Jovens Empreendedores (AJE) em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) e o Sicredi.
Perius falou sobre a importância do cooperativismo para o crescimento dos municípios e das pessoas como um todo. Entre os destaques citou a atuação cooperativista no agronegócio, no crédito, na infraestrutura, na saúde, habitação, educação, trabalho e transporte. O palestrante apresentou um panorama geral desde o surgimento do primeiro trabalho executado de forma cooperativa, com os índios guaranis nas reduções jesuíticas, até os números que comprovam a força do sistema atualmente.
Somente no Brasil, mais de 11 milhões de pessoas participam de algum segmento do sistema cooperativista. No Rio Grande do Sul, existem 1.033 cooperativas (sendo 502 com cadastro ativo), que empregam mais de 52 mil pessoas e possuem mais de 2,2 milhões de associados. O faturamento das cooperativas gaúchas representou 11,48% do PIB do Estado no último ano. Outro índice que comprova a importância das cooperativas é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Nas cidadesonde as cooperativas estão instaladas, comprovadamente ele é maior. Na região Sul, 32% dos municípios possuem cooperativas e o IDH chega a 0,792, enquanto nos locais onde não há cooperativa, o IDH não passa de 0,766.
Entre os vários exemplos apresentados, o palestrante frisou o papel econômico das cooperativas, com o incremento do nível cultural e informativo, educação para um comportamento solidário, educação para um comportamento democrático, aumento da renda (com mais preços, mais sobras e mais serviços) e inclusão nos mercados competitivos.
“As cooperativas, por suas características de valorização dos associados e da cultura local, exercem um importante papel econômico e social em suas comunidades e respectivas regiões com expressiva geração de tributos, que no ano de 2012 representou R$ 1,4 bilhão”, destacou o presidente. Para finalizar, Vergilio Perius pontuou o papel do Estado em favor das cooperativas. “O Estado deve atuar como promotor, financiador, incentivador e indutor de setores chaves”, disse.
Festival O Rio Grande Canta O Cooperativismo
Antes da palestra, um grupo de entidades bajeenses entregou um documento a Vergilio Perius, formalizando o interesse do município em receber uma das etapas do 8º Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo. Assinaram o documento representantes da Prefeitura Municipal de Bagé, Secretaria Municipal de Cultura, Sicredi, Unimed, Camal, Coopersul, Cotrijui, Unicred, Aciba, AJE, Cobame, Associação e Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindilojas, Urcamp, Unipampa, Faculdade Ideau e Uergs.
Estiveram presentes no evento o secretário municipal de Habitação, Augusto Nadal, representando o prefeito de Bagé, Dudu Colombo; o secretário municipal de Cultura, Silvio Machado; o presidente da Camal, Siegarht Ott; o presidente do Sicredi Fronteira Sul, Geraldo Ott Filho e o presidente da Aciba, Cléo Coelho.
Negócios
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, participou hoje, dia 30, da Abertura Oficial da 36ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A solenidade consistiu no tradicional Desfile dos Grandes Campeões. Em seguida, iniciando os pronunciamentos das autoridades, o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, afirmou que a expectativa de que o Rio Grande do Sul cresça mais de 6% em 2013, o dobro do Brasil, deve mesmo se confirmar até o final do ano.Para Mainardi, a Expointer de 2013 é de comemoração de resultados e a parceria entre produtores e as políticas públicas dos governos do Estado e Federal garantem o crescimento das safras, da agricultura familiar ao agronegócio. E complementou: "A Expointer marca a importância dos produtores que fazem a alegria do povo gaúcho. Os resultados são positivos. Todas as culturas este ano tiveram ótimas colheitas. Com o incentivo do governo, o produtor segue fazendo o que sempre fez: olhar para o futuro".
Após, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, enfatizou a importância da Feira e da presença do cooperativismo para o desenvolvimento do Estado. "O cooperativismo faz a inclusão social e a Expointer torna-se a escola do conhecimento, sendo uma mostra definitiva e academicamente de que o agronegócio passou de subdesenvolvido para desenvolvido". Perius também agradeceu ao governador do Estado pelo Fundopem e expôs a vontade do sistema cooperativo em avançar ainda mais no Programa.
O presidente da Fetag, Elton Weber, falou sobre o aumento de 20% de vendas da Expointer, a economia do Estado e a sugestão de incentivo a políticas públicas de Sucessão Rural visto que, segundo o IBGE, no Rio Grande do Sul, mais de 42 mil famílias não possuem sucessor. Após o pronunciamento do prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, falou sobre o Pronaf e a agricultura familiar. "A agricultura familiar, combinada com agronegócio e pecuária empresarial, são o modelo de desenvolvimento rural para o Estado".
Após a entrega da Medalha Assis Brasil para três personalidades do ramo da agricultura e do agronegócio, o governador do Estado, Tarso Genro, finalizou os pronunciamentos, agradecendo a presença de todos os presentes e dos produtores. Tarso também fez um balanço sobre a Feira e falou sobre os protestos que ocorriam na ocasião de pequenos agricultores pedindo a revisão das demarcações de terras indígenas. "Estamos permanentemente em diálogo de trabalho com as organizações representativas de vocês para que os direitos outorgados pelo Estado não desrespeitem o direito de propriedade adquirido”, destacou.

Negócios
Nesta quinta-feira (29) foi lançado um dos maiores eventos voltado à agricultura familiar do sul do Brasil. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, o secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, o presidente e o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e Irno Pretto, respectivamente, e outras autoridades do setor prestigiaram o lançamento da 7ª Rural Show.
A edição será realizada de 17 a 20 de julho de 2014, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis e terá como foco principal o cooperativismo nas atividades da agricultura familiar. O evento é uma parceria entre a Cooperativa Piá, a Emater/RS e a prefeitura de Nova Petrópolis e estima um público de 70 mil pessoas, vindas de mais de 300 municípios.
O Rural Show é uma exposição focada nas dinâmicas da produção do leite, desde a ordenha ao produtor, passando pelo transportador e chegando ao consumidor final. A feira acontece a cada dois anos e é focada para a viabilidade da pequena propriedade, com o objetivo de trazer tecnologias adaptadas à pequena propriedade para facilitar a produção do leite.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, destacou a importância do anúncio em Esteio. “A Expointer, além de lançar eventos como este, é um momento para comemorar. As principais boas notícias da área são dadas na feira. Hoje é impensável falar em Expointer sem a presença da agricultura familiar”, disse.
Em seguida,o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, afirmou que a feira é um lugar extremamente adequado para este lançamento e reforçou a importância da agricultura familiar. “A Piá é uma das cooperativas que faz parte do programa Cooperativismo Gaúcho. É uma parceira estratégica, como todo o cooperativismo do Estado, para pensarmos num projeto de desenvolvimento rural do Rio Grande do Sul. As cooperativas organizam economicamente a produção da agricultura familiar, agregam valor, comercializam e dividem os resultados com todos seus associados. É um evento que fazemos questão de valorizar e acompanhar”, afirmou.
A edição será realizada de 17 a 20 de julho de 2014, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis e terá como foco principal o cooperativismo nas atividades da agricultura familiar. O evento é uma parceria entre a Cooperativa Piá, a Emater/RS e a prefeitura de Nova Petrópolis e estima um público de 70 mil pessoas, vindas de mais de 300 municípios.
O Rural Show é uma exposição focada nas dinâmicas da produção do leite, desde a ordenha ao produtor, passando pelo transportador e chegando ao consumidor final. A feira acontece a cada dois anos e é focada para a viabilidade da pequena propriedade, com o objetivo de trazer tecnologias adaptadas à pequena propriedade para facilitar a produção do leite.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, destacou a importância do anúncio em Esteio. “A Expointer, além de lançar eventos como este, é um momento para comemorar. As principais boas notícias da área são dadas na feira. Hoje é impensável falar em Expointer sem a presença da agricultura familiar”, disse.
Em seguida,o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, afirmou que a feira é um lugar extremamente adequado para este lançamento e reforçou a importância da agricultura familiar. “A Piá é uma das cooperativas que faz parte do programa Cooperativismo Gaúcho. É uma parceira estratégica, como todo o cooperativismo do Estado, para pensarmos num projeto de desenvolvimento rural do Rio Grande do Sul. As cooperativas organizam economicamente a produção da agricultura familiar, agregam valor, comercializam e dividem os resultados com todos seus associados. É um evento que fazemos questão de valorizar e acompanhar”, afirmou.
Negócios
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu nesta quinta-feira (29), às 12h, no estande Mundo Cooperativo Gaúcho, na Expointer, uma reunião da Câmara Temática do Leite. O encontro serviu para definir as estratégias e os prazos de encaminhamento e funcionamento do Prodeleite, Fundoleite e do Instituto Gaúcho do Leite (IGL), após a reunião da presidência da Ocergs com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi.
Estiveram presentes na reunião o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; o primeiro vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto; o superintendente do Sistema, Norberto Tomasini; o gerente de Monitoramento, José Máximo Daronco; o gerente de Promoção Social, José Zigomar Vieira dos Santos; o presidente da Cosuel e da Câmara Temática do Leite (CTL), Antônio Piccinini; o presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Bruno Sauthier; o diretor administrativo e financeiro da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra; o gerente financeiro da Cooperativa Santa Clara, Enio Chichelero; o superintendente da Cosulati, Raul Amaral; o coordenador da Câmara Setorial do Leite da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS), João Milton Cunha; e o consultor da CTL e presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Oreno Ardêmio Heineck.
Negócios
Ao abrir oficialmente os portões da 36ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na manhã deste sábado (24/08), ao lado das autoridades representativas do setor, o governador Tarso Genro afirmou que o Rio Grande do Sul "superou as dicotomias artificiais", de fundo político, em relação à produção e, hoje, realiza um trabalho cooperativo e responsável para colocar o estado num outro patamar. "Os reflexos da Expointer não se dão apenas no Brasil, mas no exterior", garantiu.
Conforme Tarso, esta edição da Expointer, a terceira da sua gestão, superou as edições anteriores. Ele elogiou o trabalho dos secretários da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, representando as políticas do Estado para o agronegócio e a agricultura familiar. O governador salientou ainda o trabalho das entidades co-promotoras da feira, entre elas o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, disse que a Expointer é um evento que mostra ao Brasil a força da economia gaúcha e do cooperativismo. Perius, durante a visita das autoridades ao espaço do Sescoop/RS na feira, demonstrou em números a força das cooperativas gaúchas. Disse que "a soma dos esforços das cooperativas gaúchas, em seus treze ramos de atividades, resulta em uma participação de 11,4% no PIB gaúcho”, salientou, enquanto apontava em um painel os números que constroem esse resultado. O vice-presidente da FecoAgro, Álvaro Lima da Silva, também esteve presente.
Após a abertura oficial dos portões do Parque, no Pavilhão Internacional, o governador visitou uma série de estandes de expositores, desde fabricantes de produtos para o agronegócio até os pequenos produtores. Após visitar o Mundo Cooperativo Gaúcho, espaço do Sistema Ocergs-Sescoop/RS na feira e degustar produtos de cooperativas, Tarso e sua comitiva cumprimentaram os participantes do Pavilhão da Agricultura Familiar.
Negócios
Dirigentes e executivos do ramo Agropecuário do cooperativismo gaúcho reuniram-se nos dias 14 e 15 de agosto, no Hotel Itaimbé, em Santa Maria, quando discutiram a visão estratégica da Federação e do ramo agropecuário para os próximos anos, visando à integração do sistema para enfrentamento dos desafios futuros do setor agropecuário. Cerca de 40 cooperativas foram representadas no Encontro.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, palestrou para os presentes sobre a Expressão do Cooperativismo Gaúcho e o presidente da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e diretor do Ramo Agropecuário da OCB, João Paulo Koslovski, que abordou o tema Estratégia Nacional do ramo agropecuário. Participaram da abertura do evento, ainda, o presidente da FecoAgro, Rui Polidoro Pinto, o presidente da CCGL, Caio Viana, o diretor executivo da FecoAgro/RS, Paulo Pires e o vice-presidente da FecoAgro, Álvaro Lima da Silva.
O cooperativismo no Paraná
Em sua apresentação, Koslovski falou sobre os fatores importantes para o desenvolvimento do cooperativismo agropecuário no Paraná, quando citou o apoio governamental como fundamental na estruturação de um novo modelo de cooperativismo, mais dinâmico e moderno. Foram criadas cooperativas, bem como redefinidas as suas áreas de atuação com a criação de projetos integrados que dividiam o Paraná em regiões.
De acordo com Koslovski, o cooperativismo paranaense passou por três momentos significativos até alcançar o nível de excelência dos dias atuais. O primeiro foi a sua etapa de estruturação, historicamente situada entre 1970 e 1985, que teve como ferramentas determinantes a assistência técnica, a infraestrutura, o crédito orientado e a estruturação comercial foram determinantes.
O segundo instante, de 1980 a 1990, diz respeito ao aperfeiçoamento/processamento do cooperativismo no Estado. Ocorreram neste período a agroindustrialização, uma maior estruturação das cooperativas e o início do processo de autofiscalização/autogestão.
A terceira etapa envolve a inserção das cooperativas do Estado no processo de globalização, fato desencadeado a partir de 1990. “Esse período foi marcado pela implantação da Autogestão, a forte atração do processo agroindustrial, bem como a crise agropecuária ocorrida entre 1994/1996 e o Recoop/Securitização/Pesa”, disse Koslovski, que sublinha dois espaços de tempo marcantes: de 1996 a 2000 e de 2005 a 2010, quando foi inaugurado o que chamou de “Plano Paraná Cooperativo”, ressaltando dois tópicos: o ‘foco das ações’ colocadas pelo Sistema, com base no tripé cooperado / empresa cooperativa / mercado; e o ‘preparo das pessoas’ – contratação de profissionais, reuniões regionais e reuniões nas cooperativas, resultaram daí os Planos Individuais por Cooperativa, os Planos Regionais por Núcleo, o Plano Estadual e o Direcionamento das Ações.
O vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, representou o Sistema durante todo o evento. No primeiro dia do Encontro, foram formalizados os termos da Central de Compras Conjuntas para Supermercados e Insumos das cooperativas agropecuárias.
Negócios
O 3° Fórum Cooperativista Unimed Pelotas, realizado no dia 09 de agosto, foi encerrado com grande êxito. Com inscrições completamente esgotadas, o evento lotou com mais de 250 pessoas o auditório Antoninha Berchon Sampaio do Jacques Georges Tower Hotel, em Pelotas.
O fórum foi criado pela Unimed Pelotas com o objetivo de difundir o Cooperativismo e discutir seus rumos. Com o tema “Cooperar para multiplicar”, o evento teve em sua programação a exposição de três painelistas. Na abertura do evento, o presidente da Unimed Pelotas, José Milton Cunha Mirenda, saudou os participantes e destacou o momento especial que a Cooperativa vive no ano de 2013, quando completa seu 35° aniversário, com a realização do evento, a construção de um novo pronto atendimento e a inauguração de um Centro de Oncologia e Diagnóstico, que aconteceu no dia seguinte.
O primeiro dos painelistas, o presidente da Ocergs/Sescoop RS, Vergilio Frederico Perius, falou sobre a importância das cooperativas para a economia gaúcha. Com quase 2,3 milhões de associados no Estado, as cooperativas atuam em ramos diversos como a habitação, eletrificação, agropecuária, crédito, educação, transporte de carga e médico, caso da Unimed Pelotas. Vergilio enalteceu ainda o investimento da Cooperativa Médica, que está construindo uma nova unidade de Pronto Atendimento, como contribuição às ações de saúde no País.
A seguir, foi a vez do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, deputado estadual e médico Pedro Westphalen. O parlamentar apresentou a palestra “Crescimento econômico e Desenvolvimento Social – Compromisso de todos”. Westphalen frisou a importância da realização do evento como oportunidade de discussão política. Para o deputado, a comunidade vem se distanciando deste debate e isso não é bom. “Os avanços da sociedade acontecem através do debate político, para fazer da política um instrumento de melhoria da vida das pessoas”, afirmou.
A última apresentação da noite foi feita pelo doutor em Direito e Comunicação e professor livre docente de Ética da ECA/USP, Clovis de Barros Filho. Consultor de Ética da Unesco e professor, colunista e conferencista do Espaço Ética, ele já foi apontado como um dos melhores conferencistas do Brasil pela revista Exame, em 2009, e pela revista HSM, uma das principais do país em gestão empresarial, no ano passado. O palestrante fez uma apresentação, pontuada por toques de bom humor, sobre as relações entre a moral e o amor. Para embasar sua exposição, usou como referência três pensadores fundamentais para o Ocidente. Utilizando conceitos de Platão, Aristóteles e Cristo, Clovis de Barros Filho abordou questões práticas da vida como a satisfação no trabalho, os relacionamentos afetivos e profissionais e a importância de se buscar a realização pessoal, estágios que podem ser alcançados através das diversas formas de amor pregadas pelos pensadores citados. Entretanto, conforme o palestrante, não existe fórmula pronta para atingir esses objetivos – cada pessoa deve buscar sua forma de ser feliz. “No meu entender, o cooperativismo é o que melhor contempla essa ideia de amor e que melhor respeita o talento de cada indivíduo na hora de buscar o que a sociedade almeja”, declarou. Nesse momento, a aplicação da ética é indispensável. “A ética é a inteligência compartilhada, na busca de uma melhor convivência”, afirmou.
O 3° Fórum Cooperativista Unimed Pelotas foi prestigiado por diversos políticos. Estiveram presentes ao evento o prefeito de Pelotas, Eduardo Leite, os vereadores do município Rafael Amaral e Luiz Henrique Viana, os secretários municipais Sadi Sapper (assessor especial do Programa Boa Escola para todos) e Fernando Estima (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e o deputado estadual Pedro Pereira. O Fórum Cooperativista Unimed teve patrocínio da Uni&CoopMed e contou com o apoio do Instituto Unimed RS e da Federação Unimed RS.
Com informações da Unimed Pelotas.
Negócios
Evento contou com a presença do presidente Vergilio Perius e do ministrante da Confederação Alemã de Auditoria em Cooperativas (RWGV), Christian Buschfort
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou nos dias 30 e 31 de julho, no Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFC), através do convênio firmado com a Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV), o Workshop de Desenvolvimento da Auditoria Externa – Fator Chave para Melhoria na Gestão das Cooperativas Agropecuárias.
Com os objetivos de alinhar e definir práticas e procedimentos mínimos aplicáveis no processo de auditoria nas sociedades cooperativas do ramo Agropecuário, sob a perspectiva da governança corporativa, o curso se destinou aos auditores e empresas que prestam serviços de auditoria para sociedades cooperativas do ramo Agropecuário, empregados e colaboradores de cooperativas e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
O evento integra uma das linhas de ação do Projeto de Reestruturação das Cooperativas Agropecuárias/RS, que contempla uma das submetas do convênio firmado com a DGRV. O curso foi ministrado pelo integrante da equipe técnica da DGRV e representante da Confederação Alemã de Auditoria em Cooperativas (RWGV), Christian Buschfort. Estiveram presentes também, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, representantes de empresas de auditoria independente e funcionários do Sistema. O curso se dividiu em três conteúdos programáticos:
- Auditoria Externa - Um dos pilares da Governança Corporativa;
- Definição de padrões mínimos a serem executados como parte de uma auditoria cooperativa orientada;
- Estratégias para o desenvolvimento integrado da auditoria no sistema cooperativo do Rio Grande do Sul.
Negócios

Evento integra uma das linhas de ação do Projeto de Reestruturação das Cooperativas Agropecuárias/RS
O Sescoop/RS realizou nos dias 24 e 25 de julho, na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), através do convênio firmado com a Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV), o primeiro Workshop de Desenvolvimento da Auditoria Interna – Fator Chave para Melhoria na Gestão das Cooperativas Agropecuárias.
Com os objetivos de fornecer aos participantes, auditores internos, o conhecimento básico para o exercício da atividade de auditoria interna, por meio de uma equilibrada relação entre o conteúdo prático e teórico da matéria, sob a ótica e os aspectos das sociedades cooperativas, o curso se destinou aos auditores e demais profissionais interessados em aprender novos métodos de avaliação e melhoria de programas de auditoria interna aplicáveis às sociedades cooperativas.
O evento integra uma das linhas de ação do Projeto de Reestruturação das Cooperativas Agropecuárias/RS, que contempla uma das submetas do convênio firmado com a DGRV. O curso se dividiu em cinco conteúdos programáticos:
- Auditoria Interna – Um dos pilares da Governança Corporativa;
- Procedimentos Aplicáveis ao Trabalho de Auditoria Interna;
- Execução do Trabalho de Auditoria Interna;
- Monitoramento da Evolução das Ações Corretivas;
- Estruturação da Auditoria Interna – Estudos de Casos Práticos.
Negócios
“Temos como desafio galgar, gradativamente, os degraus da excelência da gestão, em benefício do cooperativismo brasileiro”. Com esta saudação, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, deu as boas vindas ao grupo de aproximadamente 150 pessoas que participaram ontem, 24 de julho, em Brasília, do Fórum Nacional de presidentes, superintendentes e dirigentes do Sistema OCB. O evento teve como objetivo a consolidação das prioridades elencadas nos fóruns regionais, resultando num planejamento estratégico único – sistêmico.
O dirigente enfatizou a importância do trabalho conjunto, dando vez e voz às particularidades de cada estado e região. E destacou: “Planejamento estratégico é uma ferramenta que o Sistema já utiliza há bastante tempo. O que estamos fazendo hoje aqui é um realinhamento dentro da nossa nova conjuntura e do modelo de gestão instituído no ano passado. Estamos ajustando as metas e ações de acordo com todas as demandas apresentadas pelos diversos atores que fazem parte da nossa estrutura”. Segundo o presidente, os atuais planejamentos estratégicos da OCB e do Sescoop, com previsão de término para 2014, continuam vigentes, e o novo plano – sistêmico – entrará em execução na sequência, incluindo, também, a terceira entidade do Sistema: a CNCoop.
Em nome da diretoria do Sistema OCB, o presidente da unidade do Paraná (Ocepar), João Paulo Koslovski, ratificou as palavras de Márcio Lopes de Freitas: “Temos trabalhado intensamente pela melhoria do nosso Sistema, com a contribuição de cada diretor. Hoje, aqui, estamos cumprindo o compromisso assumido nas reuniões regionais, de consolidar os pontos prioritários para o planejamento estratégico nacional. Queremos ouvir o que cada um tem a complementar, para que este trabalho seja aperfeiçoado cada vez mais. Nosso grande desafio é atuar de forma sistêmica”.
O superintendente, Renato Nobile, reforçou que o Fórum tem, ainda, como objetivos apresentar um balanço das iniciativas já realizadas, tanto pela unidade nacional quanto pelos estados; pactuar uma agenda de compromissos para o segundo semestre de 2013, além de promover uma reflexão sobre os rumos do Sistema OCB. Ressaltando a importância da presença de lideranças de todo o país no evento, Nobile falou de sua satisfação pessoal em ver a riqueza de conteúdos e exemplos compartilhados: “Me sinto feliz em ver que estamos realizando um trabalho de extrema relevância para o crescimento do cooperativismo brasileiro. Digo isto como dirigente, mas principalmente, como cooperado”.
Programação – No período da manhã, os participantes assistiram a uma palestra com o diretor associado da Macroplan (empresa de consultoria na área de gestão estratégica), João Paulo Silveira, que abordou a importância de uma organização que avança para a melhoria da gestão, sob o ponto de vista estratégico – orientado para resultados. “Nosso desafio é transformar ideias, recursos em resultados. Precisamos ter em mente os benefícios e as vantagens da estratégia – ferramenta principal de uma instituição”, pontuou o palestrante.
O Fórum seguiu pelo período da tarde, com discussões pontuais sobre as ações prioritárias de cada região do país. Do Rio Grande do Sul participaram o vice-presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto, o superintendente Norberto Tomasini, o diretor geral da Escoop, Derli Schmidt e o supervisor de Comunicação Social, Luiz Roberto de Oliveira Junior.
Com informações da Assessoria de Imprensa da OCB
Negócios
O Sescoop/RS promoveu, nos dias 24 e 25 de julho, na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), o terceiro módulo do Programa de Desenvolvimento de Recursos Humanos para Cooperativas Agropecuárias. O programa tem o objetivo de capacitar profissionais de cooperativas da área de Recursos Humanos para construir políticas, padrões de processos e planos de desenvolvimento profissional.
Com início no mês de maio, o programa é voltado para gerentes e coordenadores da área de Recursos Humanos de cooperativas agropecuárias vinculadas ao Sistema, sendo dividido em sete módulos mensais, ministrados por instrutor especialista na área de Recursos Humanos, através de aulas que contemplam teoria e prática dos principais subsistemas. Ao final de cada módulo serão propostos exercícios para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos que deverão ser apresentados em forma de seminário na abertura do módulo seguinte.
Com o total de 84 horas, o Programa aborda temas como Gestão estratégica da área de Recursos Humanos, Estruturas de Cargos e Carreiras, Recrutamento e Seleção, Remuneração e Benefícios, Treinamento e Desenvolvimento e Comunicação Interna.
O próximo módulo acontece no dia 21 de agosto, com o tema Recrutamento e Seleção - Métodos e técnicas de avaliação e a Gestão do Desempenho.
Negócios
Aconteceu no Clube Recreativo Veteranos, em Salto do Jacuí, na noite do dia 03/07, a abertura das atividades da Semana do Cooperativismo, promovida pela Sicredi Espumoso e pela Cotriel. O evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas e reuniu associados das duas Cooperativas e comunidade em geral, que tiveram a oportunidade que conhecer melhor o cooperativismo gaúcho e brasileiro. O palestrante foi o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que discorreu sobre a importância do Cooperativismo nas comunidades. Perius ressaltou que as sociedades cooperativas são grandes incentivadoras do crescimento das comunidades, proporcionando qualidades de vida financeira e social para seus cooperados. Com muita descontração, o palestrante mostrou dados sobre os vários ramos de cooperativas do Estado, bem como o número de associados que já ultrapassa dois milhões e trezentos mil no Rio Grande do Sul.
Para o presidente da Sicredi Espumoso, Deonir José Cechele, o conhecimento repassado por Vergilio Perius é de grande importância para que os associados possam compreender melhor os objetivos de uma instituição cooperativa. “Quando entendemos que somos donos de um negócio, queremos que ele cresça e se desenvolva, e o professor Vergilio nos inspira a trabalhar mais por nossas cooperativas”, finalizou. Participaram também das atividades a vice-prefeita de Salto do Jacuí, Cléres Revelante, o vice-presidente da Cotriel, Paulo Edemílson Parizotto, o secretário da Cotriel, José Pioversan, dentre outras autoridades cooperativistas, conselheiros e coordenadores de núcleo das duas cooperativas.
As atividades alusivas à semana do cooperativismo continuam nesta quinta-feira, dia 04 de julho, agora em Espumoso. O palestrante será o presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi, Ademar Schardong, que irá falar sobre os diferenciais do cooperativismo de crédito no mercado financeiro. Na sexta-feira, dia 05 de julho, haverá recolhimento de lixo eletrônico no largo da prefeitura de Espumoso e no sábado, dia 06, vacinação de cães em frente aos mercados da Cotriel de Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges e Salto do Jacuí.
Negócios
A reunião realizada na tarde dessa sexta-feira (14), na sede do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, estabeleceu o acordo de cooperação entre o Sistema e a empresa alemã Ökobit GmbH, para a realização do projeto “Biogás produzido a partir de resíduos para o fortalecimento das cooperativas agrícolas”.
Realizado no âmbito do programa Public Private Partnership (PPP), com o apoio financeiro do Ministério da Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha (BMZ), o projeto transmite as soluções técnicas inovadoras da gestão sustentável de resíduos do Brasil, com ênfase no aproveitamento e utilização de energia proveniente dos resíduos agroindustriais através de usinas de biogás descentralizadas. A concepção da proposta contribui para a alimentação de energia sustentável a partir de fontes de energias renováveis no Brasil, além de fortalecer as estruturas cooperativas enraizadas na região, ocorrendo em colaboração com a Cooperativa Languiru.
Ao Sistema Ocergs-Sescoop/RS competirá a disponibilização das infraestruturas para a realização de workshops ou mediação dos parceiros; apoio e aconselhamento durante o tratamento das formalidades da alfândega brasileira, relações com a mídia, comunicação externa do projeto e anúncio; apoio e colaboração na realização de eventos planejados; e apoio geral à organização no local. A atribuição e supervisão do projeto é de responsabilidade da Companhia Alemã de Investimentos e Desenvolvimento (DEG), de Colônia.
O acordo contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e o diretor da empresa alemã Ökobit GmbH, Christoph Spurk, além de demais autoridades alemãs envolvidas na assinatura do projeto.
De acordo com a programação firmada no acordo, o calendário de atividades e execução do projeto dever ser fornecido da seguinte forma:
Até 30 de junho de 2013: Primeira reunião no Brasil
Até 31 de outubro de 2013: Coleta de dados de informações relevantes para o projeto
Até 30 de abril de 2014: Aquisição e expedição da usina
Até 31 de maio de 2014: Chegada da usina ao local de instalação
Até 31 de julho de 2014: Instalação e colocação em funcionamento da usina
Até 31 de janeiro de 2015: Elaboração do conceito de implementação
Até 31 de março de 2015: Realização de um workshop final, apresentação dos resultados do projeto e elaboração do relatório final.
Negócios
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu na manhã desta quarta-feira (29), na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFC), o encontro de autoridades de Sunchales, munícipio da província de Santa Fé, Argentina, autoridades representativas do cooperativismo gaúcho e representante do governo estadual.
O evento contou com a presença do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o prefeito de Sunchales, Ezequiel Bolatti, o presidente da Casa Cooperativa Sunchales, Raúl Colombetti, o prefeito de Nova Petrópolis - Capital Nacional do Cooperativismo - Régis Luiz Hahn, o diretor-geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, Derli Schmidt, o presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, o presidente da Cooperativa Piá, Gilberto Kny, o assessor técnico do Departamento de Cooperativismo da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ari de David, além de autoridades representativas do sistema cooperativista gaúcho e argentino.
As autoridades foram recepcionadas com um café da manhã e depois se dirigiram para o auditório do CFC, onde assistiram a uma apresentação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que destacou a importância do trabalho desenvolvido dentro do cooperativismo gaúcho e o crescimento do sistema dentro do PIB estadual. Após o discurso do presidente Vergilio Perius, o diretor-geral da Escoop falou sobre a faculdade e o trabalho desenvolvido na formação de profissionais para a área de gestão de cooperativas.
O encontro contou com o discurso do prefeito de Sunchales, Ezequiel Bolatti, que comparou a diferença da realidade atual existente entre Brasil e Argentina com o cenário de 20 anos atrás: “Antes no pensábamos que éramos hermanos, antes competiamos y competiamos mucho, e hoy nos dimos conta que competir no sirve, no es útil, porque allí otros que son mas poderosos que nosotros”. Bolatti reforçou a necessidade do trabalho em conjunto, enfatizando que ambos ganham mais trabalhando juntos do que separados. “Si juntarmos el potencial de las dos partes son mucho más de dos”, afirma Bolatti.
Pela manhã ocorreu também a visita da comitiva argentina ao Sistema Sicredi Porto Alegre. Além do almoço realizado na sede da Escoop, a programação inclui a visita da delegação de Sunchales, na tarde desta quarta-feira (29), no gabinete do prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, e um café alemão no Salão de Eventos do Hotel BergHaus. A agenda de compromissos da delegação argentina inclui compromissos até sexta-feira (31), quando está programado o deslocamento da comitiva de representantes de Sunchales para o aeroporto Salgado Filho.

Prefeito de Sunchales, Ezequiel Bolatti, destaca a importância do trabalho em conjunto entre Brasil e Argentina
Negócios
Para incentivar e reconhecer o esforço das cooperativas com as melhores práticas de gestão e governança, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), lança o Prêmio Sescoop Excelência de Gestão.
O prêmio é uma oportunidade para as cooperativas aprenderem umas com as outras de forma intercooperativa, aprimorar as suas práticas de gestão e ampliar a sua rede de relacionamentos.
O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão utilizará os mesmos critérios de avaliação do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC). De acordo com os resultados obtidos no preenchimento da autoavaliação e do diagnóstico, as cooperativas entrarão em uma das seguintes faixas de reconhecimento: bronze, prata, ouro e “Destaque Governança” – em função de suas práticas de relacionamento com os cooperados.
Para selecionar as vencedoras, será escolhido um grupo de avaliadores, pertencentes ao quadro de colaboradores do Sistema OCB. Os grupos passarão por uma capacitação, conduzida pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), até o mês de junho.
Durante a capacitação, o grupo fará uma revisão detalhada sobre o PDGC (requisito obrigatório para participação no Prêmio) e compreensão em detalhes de todo o processo de reconhecimento e também do código de ética do Prêmio. Após a escolha dos avaliadores, eles serão responsáveis pela checagem, in loco, das informações prestadas pelas cooperativas ao longo do preenchimento dos questionários.
Como participar?
As cooperativas contam com duas alternativas:
Acesse a página do Prêmio na internet http://premiogestao.brasilcooperativo.coop.br
Assista ao vídeo explicativo, leia o regulamento e responda aos questionários de avaliação
Ou:
Procure a unidade do Sescoop/RS e solicite o material impresso. Após concluir o preenchimento, entregue a um técnico da unidade responsável pela sua inscrição.
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 12 de julho de 2013.
Podem participar do Prêmio todas as cooperativas singulares registradas no Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).
Vale lembrar:
Serão avaliados indicadores importantes de gestão como relacionamento com os cooperados, formação de lideranças, serviços oferecidos aos clientes, colaboradores, fornecedores, sociedade, processos e resultados.
Além do reconhecimento público conferido às cooperativas que obtiverem o melhor desempenho, as 150 primeiras colocadas no Prêmio serão convidadas a participar de um workshop para construção de planos de melhorias, orientadas por profissionais da FNQ.
Para acesso ao regulamento, inscrições, etapas e equipes de avaliação, modalidades de reconhecimento, prazos e disposições gerais e outras informações acesse: http://premiogestao.brasilcooperativo.coop.br ou ligue (51) 3323.0008
Negócios
O fortalecimento do cooperativismo brasileiro depende do bom desempenho das cooperativas no mercado, já que, para cumprir seu papel social, elas têm que vencer o desafio econômico. Para manter sua competitividade, é fundamental a eficiência na gestão e a coesão do quadro social.
Pensando nisso, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) lançou o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Desenvolvido em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o programa é baseado no Modelo de Excelência de Gestão (MEG) com adaptação à realidade das cooperativas brasileiras.
O Programa integra a Diretriz Nacional de Monitoramento e tem como objetivo promover a adoção de boas práticas de gestão e governança. A ferramenta auxilia no desenvolvimento e na distribuição justa de trabalho e renda das organizações.
Etapas
Na primeira, as cooperativas poderão realizar o diagnóstico de sua gestão, respondendo a um questionário com perguntas sobre Legislação e Gestão, que tem o objetivo de verificar se a cooperativa atende aos requisitos da legislação, além de conhecer as práticas de gestão utilizadas pelas cooperativas.
A segunda etapa incentiva a realização de um questionário de autoavaliação, que permite que as cooperativas ponderem o grau de maturidade da sua gestão de acordo com os fundamentos e critérios presentes no MEG adaptados à sua realidade.
Podem participar do Programa todas as cooperativas registradas no Sistema OCB. A partir de 2013, o Programa será aplicado em ciclos anuais.
Como participar?
1 – Acesse a página do Programa na internet http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br
Nela, constam vídeos explicativos, material de avaliação, contato das unidades estaduais, entre outras informações. Depois, clique no link indicado para entrar no ambiente do Programa e iniciar sua participação.
2 – Acesse o site do Sistema OCB www.brasilcooperativo.coop.br
Basta clicar no banner do Programa e você será direcionado ao ambiente do PDGC
3- Procure a unidade do Sescoop em seu estado. Solicite o material impresso, composto pelo Manual de Preenchimento e o Instrumento de Avaliação. Após concluir o preenchimento, entregue a folha de respostas na unidade do Sescoop/RS (Rua Félix da Cunha, 12 – Bairro Floresta – Porto Alegre/RS). O técnico responsável vai inserir as informações no software do Programa e gerar o relatório de autoavaliação.
Benefícios para as cooperativas
- Diagnóstico da gestão com base num modelo referencial de excelência da gestão reconhecido nacionalmente e alinhado com padrões internacionais;
- Comparação do estágio de desenvolvimento da gestão com a média do ramo, estado, região ou país;
- Elementos para elaboração de planos de melhoria e tomada de decisões gerenciais;
- Acesso a um banco de boas práticas de gestão e governança de cooperativas;
- Habilitação aos programas de capacitação para gestão.
Para entender o papel do cooperativismo no Brasil e de que forma o Programa de desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) pode auxiliar as cooperativas a melhorarem a sua gestão, assista ao vídeo institucional do projeto.
Mais informações: (51) 3323.0008
http://pdgc.brasilcooperativo.coop.br
Negócios
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – ESCOOP realizou na manhã de hoje, 10 de maio, a aula inaugural do curso de MBA – Gestão Estratégica do Agronegócio. A abertura foi realizada pelo diretor da Escoop, Derli Schmidt, que apresentou a Faculdade aos cerca de 30 acadêmicos presentes, e ainda os objetivos e funcionamento do curso. Segundo ele, o objetivo principal do curso é promover a reflexão sobre o sistema cooperativo, a intercooperação e a promoção de discussões sobre a realidade do agronegócio gaúcho.
Após, os alunos assistiram à primeira disciplina do curso, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Antônio Carlos Fraquelli – Cenários Macroeconômicos e Comércio Exterior. As aulas acontecerão uma vez por mês nas sextas-feiras e aos sábados, totalizando uma carga horária de 370 horas, com previsão de término em março de 2015.
As disciplinas abordarão temas como comunicação empresarial, gestão ambiental, planejamento estratégico de cooperativas, governança coorporativa, auditoria, estratégia de marketing, planejamento, políticas e mercados agroindustriais, dentre outros. Ao final do curso, os alunos produzirão um artigo científico que será publicado no livro “Reflexão Cooperativista do Agronegócio”.
Negócios
Dirigentes de cerca de trinta cooperativas agropecuárias participaram hoje, 09 de maio, do Seminário de Governança em Cooperativas, organizado pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS e que aconteceu no Centro de Formação Profissional Cooperativista. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, coordenou os trabalhos.
Ademar Schardong, presidente executivo do Bansicredi disse que o tema governança tem sido tratado de forma muito superficial até o momento pela maioria das cooperativas gaúchas, e salientou a necessidade de sua implantação para que o negócio cooperativo prospere.
Lembrou a implementação da Governança no Sicredi, necessidade constatada através de inúmeros estudos, e que somente foi implantado após a certeza de todos os integrantes do processo. De forma muito contundente, explicou aos presentes a necessidade de se investir cada vez mais em educação cooperativa, pois o diferencial competitivo das cooperativas de Crédito, por exemplo, está no modo de participação societária. Falou ainda da necessidade das cooperativas estarem sintonizadas com as regiões onde atuam, com as suas particularidades.
Por fim, mostrou aos presentes os números atuais do Sicredi, composto por 111 cooperativas, 2,3 milhões de associados, 14 mil colaboradores e mais de 8.000 pontos de atendimento em todo o Brasil.
Nova Aliança
Na segunda parte do Seminário, o presidente da Cooperativa Nova Aliança, Alceu Dalle Molle apresentou o projeto de reestruturação da Coocenal – Cooperativa Central Nova Aliança LTDA. No início, eram seis cooperativas, restando no fim do projeto de unificação as cooperativas São Victor, São Pedro, Santo Antônio, Linha Jacinto e Aliança. O processo de fusão se iniciou em 2009 e foi finalizado em 2011, com a criação da Cooperativa Vinícola Nova Aliança, que hoje possui 800 famílias associadas, 134 colaboradores e processa 30 milhões de litros em produtos anualmente. Dalle Molle explicou aos presentes todos os passos do processo de fusão e do futuro da cooperativa, que terá plantas industriais em Farroupilha, Santana do Livramento e Flores da Cunha. A Nova Aliança possui hoje um patrimônio de R$ 100 milhões de reais e faturamento na ordem de R$ 68 milhões. Nos próximos meses, para a construção das plantas industriais referidas, a cooperativa contrairá empréstimo de R$ 83 milhões de reais, via Fundopem.
Paulo Pires é o novo coordenador do Grupo de Governança
A coordenação do grupo de governança do projeto foi passada ao cooperativista Paulo Pires, ex-presidente da Copatrigo, de São Luiz Gonzaga, pelo presidente da Cotrijal, de Não-Me-Toque, Nei Mânica, que coordenou até a data de hoje o grupo. Pires, ao assumir a coordenação dos trabalhos, disse que “temos como objetivo coordenar os trabalhos do grupo, mas sempre respeitando as cooperativas integrantes do projeto. Além do mais, temos um diagnóstico muito preciso, elaborado pelo Rabobank, que aborda as nossas necessidades, nossos próximos passos”, finalizou.
Participaram ainda do Seminário o vice-presidente e o superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Irno Pretto e Norberto Tomasini, o presidente da Fecoagro, Rui Polidoro Pinto, dirigentes e executivos de 33 cooperativas agropecuárias gaúchas, gerentes e colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e técnicos das cooperativas.
Negócios