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Cotribá investirá R$ 123 milhões em fábrica de ração e logística

Cotribá investirá R$ 123 milhões em fábrica de ração e logística

Depois de ampliar a área de abrangência para a Fronteira Oeste e investir mais de R$ 60 milhões em Cachoeira do Sul e Encruzilhada do Sul, em 2020, a Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá) segue em 2021 reforçando sua expansão. A cooperativa com sede em Ibirubá aplicará R$ 100 milhões em uma nova fábrica de rações na cidade e outros R$ 23 milhões para melhorar a logística de transbordo de grãos no porto seco de Cruz Alta.

A fábrica de rações será a terceira unidade e a mais moderna da cooperativa, com capacidade de produção de 200 mil toneladas/ano – que se soma as 100 mil toneladas de capacidade atual. Boa parte é destinada para alimentação de gado de leite, o que consome 1,2 milhão de toneladas de milho por ano. Com a nova unidade, a Cotribá ingressará também no segmento de pets. 

Com a expansão, a cooperativa calcula que anualmente serão necessárias 1,72 milhão de sacas de milho, cevada e aveia e 89 mil toneladas de farelos de soja, trigo e arroz. Vice-presidente da Cotribá, Enio Moura do Nascimento, explica que mesmo locando uma unidade de produção em Tapera a capacidade de fabricação de ração já não dava conta da demanda.

“Sentimos necessidade de ampliação porque nossa capacidade está esgotada mesmo trabalhando 24 horas por dia. Começamos com a produção de rações em 1969 e ampliamos a partir de 2008, e hoje chegam pedidos até de fora do Estado”, explica Nascimento.

A nova fábrica de rações, que deve ser entregue em 2023, terá sistemas robotizados no ensaque e expedição. Além da pecuária bovina, a produção tem destino a criação de suínos, equinos, ovinos e suplementos minerais. A nova fábrica exigirá também a contratação de cerca de 70 novos funcionários, com obras previstas para ter início ainda no primeiro trimestre de 2021.

Com mais de 8 mil associados, a cooperativa atua, ainda, nos segmentos de grãos, insumos, farmácia veterinária, postos de combustíveis, supermercados, loja de departamentos, centro comercial, praça de alimentação e comercialização de diesel a granel para os associados, com entrega na propriedade.

“Temos também uma forte tradição no varejo e no ano passado investimentos em torno de R$ 8 milhões na ampliação do nosso centro comercial em Ibirubá”, acrescenta Nascimento.

Fonte: Jornal do Comércio

Usina solar será instalada pela Coopernorte

O Grupo Coopernorte vai construir um complexo de usinas solares no distrito de Águas Claras, em Viamão. A planta com mais de 33,7 mil placas terá capacidade de gerar energia para abastecer o equivalente a 5.000 residências.

A cooperativa planeja inaugurar a primeira usina ainda no primeiro semestre de 2021.O complexo de usinas vai ocupar uma área de 20 hectares ao lado da sede do Coopernorte, com instalação total de 33.750 placas, com capacidade instalada de 13,5MWp. Na primeira fase serão instaladas 4.000 placas.

O investimento total é de R$ 50 milhões, recurso em parceria com o BRDE. "Para nós, é a realização de um sonho gerar e abastecer com energia limpa. A instalação da usina é um marco em nossa história e temos certeza do reflexo positivo que essa iniciativa terá sobre as próximas gerações e o meio ambiente" afirma Jairton Vieira, presidente da cooperativa.

Cootravipa doa sanitização ao Instituto do Câncer Infantil

Cootravipa doa sanitização ao Instituto do Câncer Infantil

A Ação Solidária de Sanitização da Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre – COOTRAVIPA – contemplou nesta terça, 09, o Instituto do Câncer Infantil – ICI -, com o objetivo de levar mais segurança sanitária aos usuários do espaço, na prevenção ao Covid-19.

A Agenda Solidária marca também o Dia Internacional da Luta contra o Câncer na Infância, celebrado em todo o mundo no dia 15 de fevereiro.

“Queremos contribuir com nossos serviços de sanitização para que o ICI siga, com mais tranquilidade e segurança sanitária, em sua nobre missão de salvar vidas”, pontua a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula.

A ação solidária de sanitização, denominada #COOTRACONTRAOCORONA atuou em todas as dependências da instituição com desinfecção de paredes, pisos, equipamentos e outras superfícies, através de produtos químicos registrados pela ANVISA, que protegem o ambiente contra fungos, bactérias e vírus.

O produto, aplicado por técnico especializado, mata os micro-organismos dos ambientes com potencialidade de contaminação pelo coronavírus, formando uma camada protetora que mantém o local desinfectado.

“Estamos muito felizes por termos sido uma das Instituições escolhida pela Cootravipa para dar continuidade ao seu projeto social, com a ação de sanitização aqui em nosso prédio, o Centro Integrado de Apoio do Instituto do Câncer Infantil. Nossa missão é salvar vidas, desta forma é muito importante mantermos o ambiente limpo e organizado para todos”, salienta a coordenadora do RH do ICI, Caroline Martins.

SOBRE AÇÃO SOLIDÁRIA DE SANITIZAÇÃO

Desde o lançamento do serviço de sanitização de ambientes ao mercado, em 2019 a Cootravipa priorizou a oferta gratuita do serviço a instituições que atendem pessoas de baixa renda, que inclui também muitos dos associados, com o objetivo de levar segurança sanitária a quem mais necessita.

Até o momento, a Ação solidária já contemplou diversas instituições de saúde e assistência social.  Entre elas estão o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, Hospital da Restinga, Hospital Conceição, Asilo Padre Cacique, Instituto da Criança com Diabetes, unidades da Fundação de Assistência Social e Cidadania – Fasc – entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cootravipa

Supermercados Languiru apresentam site para compras online

Supermercados Languiru apresentam site para compras online

Tão logo a pandemia da Covid-19 chegou ao Brasil, em meados de março de 2020, muitos tiveram que rever hábitos e rotinas. Buscando fugir de aglomerações ou em respeito à necessidade de isolamento, até mesmo as compras nos supermercados passaram por mudanças. Diante desse cenário, os Supermercados Languiru apresentaram um novo serviço, oferecendo a possibilidade dos clientes realizarem suas compras no formato online.

Quando a proposta foi lançada, em meio ao pico da pandemia, as compras eram realizadas por meio do WhatsApp. Da procura pelo serviço surgiu a necessidade de aperfeiçoá-lo, conforme explica o gerente de varejo da Languiru, Robson Luís de Souza. “Percebemos a demanda crescente e exponencial nas compras via aplicativo. Em conjunto com nosso setor de Tecnologia da Informação, começamos a desenvolver nosso site de compras.”

O portal torna a compra online ainda mais simples, já que foi criado a partir de experiências vividas nas vendas realizadas no primeiro formato. “Tudo foi desenvolvido internamente, pelos colegas e profissionais da área, aplicando às necessidades e experiências”, salienta Souza.

Apesar da pandemia ter acelerado o processo, ferramentas tecnológicas estão entre as inovações esperadas pelos consumidores. Conforme o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, a mudança foi rápida e chegou para ficar. “As ferramentas tecnológicas estão encurtando as distâncias, esse é um caminho sem volta”, enaltece.

Compras pelo celular ou computador

Para a realização das compras basta acessar o site da cooperativa (www.languiru.com.br), fazer a leitura do QR Code com o smartphone ou ainda clicar no link do supermercado online. Também é possível ir direto para a página de compras online no site supermercado.languiru.com.br. No primeiro acesso, o usuário preenche formulário específico e, a partir disso, o login é feito com a utilização do número de CPF e senha pessoal definida no cadastro.

Na página de compras online os clientes encontram diferentes produtos em seções dispostas no menu superior, ou utilizando o campo “procurar” para realizar a busca dos itens. Encontrado o produto desejado, basta clicar no botão “adicionar”. Itens do setor hortifrúti podem ainda receber observações quanto à quantidade e amadurecimento dos mesmos. “Ao solicitar um cacho de bananas, por exemplo, além do peso ou da quantidade em unidades, o consumidor pode solicitar a fruta madura ou não”, exemplifica o gerente de varejo.

Ao finalizar a lista de compras, é preciso informar os dados de entrega, escolher a forma de pagamento e agendar o recebimento do rancho. Há ainda a possibilidade de agendar horário para retirada das compras em um dos Supermercados Languiru. Outro espaço permite observações, onde o cliente pode solicitar algum produto específico, caso não o tenha encontrado no site. Por fim, o cliente tem 10 minutos para editar o pedido, adicionando ou excluindo itens, e mudando quantidades, por exemplo. Para isso basta clicar no menu “meu histórico de compras” e em seguida em “editar pedido”.

Mais informações

O horário de atendimento para a realização de compras online é de segunda a sábado, das 8h às 16h30min. O pedido mínimo é de R$ 100,00 e a entrega é gratuita em todas as cidades com Supermercados Languiru (Teutônia, Poço das Antas, Bom Retiro do Sul, Estrela, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul e Lajeado). Além disso, são atendidos também os municípios de Paverama, Fazenda Vilanova, Westfália, Imigrante, Capitão e Travesseiro (Linha Cairu), com taxa de frete no valor de R$ 15,00.

O pagamento é realizado no ato da entrega e pode ser efetuado em dinheiro, cartão de crédito ou débito, ou usando o convênio em caso de funcionários e associados. Eventuais dificuldades no pedido de compras online podem ser solucionadas pelo WhatsApp (51) 99531-4682, dentro do horário de atendimento.

Fonte: Languiru

Languiru recebe produção de grãos na Região dos Vales

Languiru recebe produção de grãos na Região dos Vales

Uma grande estrutura, com seis pontos de recebimento e um atrativo pacote de facilidades. Além disso, a possibilidade de se tornar associado de uma das maiores cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul. Esse conjunto de ações foi organizado pela Languiru para captar a produção de milho da safra 2020/2021.

A cooperativa oferece facilidades como horários de recebimento estendido, inclusive aos fins de semana (perante agendamento). Acrescente a isso a tradicional agilidade no atendimento e a valorização do grão na troca por insumos. Importante observar que a carga deve estar com no máximo 25% de umidade. O produtor ainda pode optar pelo acompanhamento técnico da lavoura.

Pontos de recebimento

A Languiru está disponibilizando locais de recebimento de milho no Vale do Taquari e no Vale do Rio Pardo. As cargas podem ser direcionadas à Fábrica de Rações, em Estrela; Unidade de Recebimento de Grãos no Bairro Alesgut, em Teutônia; Agrocenter Languiru em Venâncio Aires; Cerealista Markus em Teutônia; Arla Cooperativa em Cruzeiro do Sul; e Certaja em Taquari. Mais informações podem ser obtidas na Fábrica de Rações pelo fone (51) 3720-3111 ou no Agrocenter Languiru de Venâncio Aires pelo fone (51) 3741-3108.

Cartão Verde

A Languiru também oferece a alternativa de associação aos produtores de grãos. Nesse caso, a modalidade disponibilizada é o Cartão Verde. O plano oferta tabela de preços diferenciada na compra de grãos e a preferência no depósito em unidades próprias e parceiras da Cooperativa. Além disso, condições mais favoráveis na pesagem de cargas e serviço de análise gratuito no laboratório da Fábrica de Rações.

Informações sobre o processo de associação podem ser obtidas junto ao Setor de Atendimento Social do Departamento Técnico, em Teutônia, pelo fone (51) 3762-5647 ou WhatsApp (51) 99678-4176. O contato também pode ser feito junto à Fábrica de Rações em Estrela ou no Agrocenter Languiru de Venâncio Aires.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru

Copercicla é modelo na reciclagem

Copercicla é modelo na reciclagem

Todas as etapas do gerenciamento de resíduos sólidos previstas pela política nacional do setor são realizadas por uma cooperativa de recicladores na zona rural de Santa Cecília do Sul, município com menos de 2 mil habitantes na região Norte do Estado, a 300 quilômetros de Porto Alegre. Isso contempla coleta, transporte, triagem, destinação dos recicláveis, compostagem de orgânicos, transbordo do rejeito a aterro sanitário e disposição de parte do rejeito em aterro próprio. O trabalho com o que é descartado como lixo e a venda do que pode ser reaproveitado começou há mais de duas décadas na comunidade de Vista Alegre, a partir de uma associação de trabalhadores rurais que atendia um consórcio de municípios.

Ao longo dos anos, a Copercicla - Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos de Santa Cecília do Sul - conquistou independência em relação ao poder público e se consolidou. A expansão do atendimento ganhou impulso há cinco anos diante de uma dificuldade: a perda do contrato que tinha com Tapejara, maior município da região e na época responsável por 65% da demanda de trabalho na unidade. “Ao invés de inviabilizar o serviço, partimos em busca de alternativas para manter o funcionamento”, lembra Cristian José Vidal, cooperado e auxiliar administrativo.

Até então, os recicladores atendiam dez municípios e faziam a coleta em sete destes. Mensalmente chegavam à unidade 630 toneladas de resíduos. Hoje, a capacidade dobrou: a Copercicla atende 20 municípios e em 15 destes faz a coleta (inclusive Tapejara, com a recuperação do contrato). Além disso, recebe cargas de empresas da região. A central e outras duas unidades, nas cidades de Maximiliano de Almeida e Sananduva, recebem 1.250 toneladas mensais de resíduos. “A coleta é um divisor de águas. Se trabalhar só com a reciclagem, fica refém dos municípios e não consegue expandir”, aponta Mateus Luiz Vidal, cooperado e tesoureiro. Contribuiu para o crescimento o fim do atendimento aos municípios de forma consorciada. Agora os contratos são firmados com cada prefeitura, na maioria a partir de licitação (embora nestes casos a lei permita a dispensa para contratar cooperativas de catadores). Ao gerenciar o próprio recurso, não depende mais do aval de todos os integrantes do consórcio, como era antes, para realizar algum conserto ou a aquisição de equipamentos – ou seja, reduz o tempo parado e não perde produtividade. “Hoje a relação é de independência. O motivo do insucesso de muitos municípios que começaram com o mesmo modelo é a dependência direta do poder público”, aponta o prefeito de Santa Cecília do Sul, João Sirineu Pelissaro. Tecnólogo em Cooperativismo, o gestor já atuou na área de projetos da Copercicla e destaca que essa autonomia permitiu à Cooperativa se candidatar a financiamentos para a expansão da área, construção de novos galpões e compra de mais caminhões para a coleta, por exemplo.

“A questão legal é importante para o município que quer que as cooperativas cresçam e aconteçam. De 2009 a 2016 havia muito recurso a fundo perdido e a legalidade da cooperativa foi importante para estar habilitada a receber”, destaca Pelissaro. Com o registro de 132 cooperados na assembleia mais recente, a Copercicla é a maior geradora de postos de trabalho da cidade, com mão de obra da região, além de ser o maior ISS do município.

Fonte: Jornal do Comércio

Cooperativa Vinícola Garibaldi prevê safra 25% maior em 2021

Cooperativa Vinícola Garibaldi prevê safra 25% maior em 2021

A Cooperativa Vinícola Garibaldi celebra o momento mais simbólico da temporada: a vindima. As primeiras uvas da colheita estimada em 25 milhões de quilos começam a chegar para serem processadas. O volume representa cerca de 25% a mais do colhido na safra passada, considerada uma das melhores da história da vitivinicultura brasileira, e deve render o envase de cerca de 20 milhões de litros incluindo sucos, espumantes e vinhos.

Pelos prognósticos, a Cooperativa deve celebrar a manutenção da qualidade do fruto. É uma conjuntura de fatores que combina o cenário até aqui, no qual o pequeno período de estiagem para os vinhedos foi amenizado pelas chuvas no início de dezembro, com a previsão climática para os meses de janeiro e fevereiro. "É um período que indica a ocorrência do fenômeno La Niña, que reduz os níveis de chuvas, favorecendo a maturação das uvas e permitindo que a colheita seja realizada no ponto de maturação ideal, a exemplo do que ocorreu na safra 2020", observa o enólogo chefe da Cooperativa, Ricardo Morari.

A colheita mais farta em 2021 encontra explicação nos investimentos da Cooperativa. Nos últimos anos, novas áreas de vinhedos ganharam cultivo pelos associados e, agora, estão iniciando seus ciclos produtivos.

Mais de 40 variedades serão entregues na vinícola. Para a elaboração dos premiados espumantes da marca, as principais cepas são os Moscatos, o Prosecco, o Trebbiano, o Chardonnay, o Riesling e o Pinot Noir, que juntas chegam a 30% do total das uvas recebidas. Já para a elaboração de vinhos finos, as uvas mais representativas são Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat e para os sucos e vinhos de mesa, o destaque é para as variedades Isabel e Bordô.

Para Morari, não há nenhuma variedade em destaque, pois uma das características da Cooperativa é monitorar a maturação de todas as cepas a fim de que sejam colhidas no ponto ideal para o estilo de produto almejado. Por isso, todas recebem o mesmo tratamento, incluindo os cultivos de teste para estudar variedades que melhor se adaptem às condições de solo e clima. "Avaliamos não somente a questão de açúcares, mas também a acidez, pH e polifenóis totais (esse no caso das tintas) a fim de determinarmos o ponto de colheita. Com isso temos conseguido bons resultados nas diferentes variedades, destacando principalmente as utilizadas na elaboração dos espumantes e nos vinhos finos", destaca o enólogo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Garibaldi

Fotos: Augusto Tomasi

Vinícola Aurora estima safra 15% maior e excelente qualidade da matéria-prima

Vinícola Aurora estima safra 15% maior e excelente qualidade da matéria-prima

A safra de uvas 2021 já iniciou na Aurora, a maior vinícola do país. No ano em que celebra nove décadas de fundação, a empresa com sede em Bento Gonçalves deve ter mais uma vindima histórica em qualidade. A expectativa é que sejam colhidos, aproximadamente, 70 milhões de quilos da fruta, volume cerca de 15% maior em relação ao ano anterior. A maior quantidade de uvas deve ser recebida entre os dias 8 e 16 de fevereiro. Com a safra 2021, a estimativa é que mais de 50 milhões de litros de bebidas, entre vinhos, espumantes, sucos e coolers, sejam elaborados pela Vinícola Aurora.

Entre as primeiras variedades de uvas colhidas estão as Chardonnay e Pinot Noir, destinadas à elaboração de vinhos e espumantes, e as BRS Magna, Isabel Precoce, Concord Precoce, Bordô e BRS Violeta, que serão utilizadas para suco de uva e vinho de mesa. A safra deste ano deverá ser concluída na metade de março, com as variedades tardias, como Moscato Branco, Cabernets e BRS Carmem.

No total, mais de 60 cultivares da fruta estão sendo produzidas pelas 1,1 mil famílias associadas à Vinícola Aurora. Entre as principais variedades, destaque para as uvas Merlot, Cabernet Sauvignon, Chardonnay e Pinot Noir (Vitis Viniferas) e Isabel, Concord, Seibel e Bordô (Americanas e Híbridas).

Ao todo, a produção dos cooperados soma 2,8 mil hectares em 11 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Cotiporã, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza, São Valentim do Sul, Veranópolis e Vila Flores. Todas as propriedades estão no raio de 50 quilômetros da unidade industrial da vinícola, o que garante melhor frescor da fruta e evita a fermentação indesejada. Os cultivos são acompanhados durante o ano pelas equipes técnicas agrícola e enológica da Aurora.

“Foi um ano atípico na Serra Gaúcha, com forte estiagem entre a primavera e o verão, o que gerou algumas perdas, mas nada que comprometesse o volume. Por outro lado, isso proporcionou uma ótima sanidade nas frutas e, consequentemente, uma excelente qualidade, que vem se mantendo”, explica Maurício Bonafé, coordenador agrícola da Vinícola Aurora. Entre as três unidades de vinificação de Bento Gonçalves, a empresa recebe, em média, 2,5 milhões de quilos de uva por dia.

Historicamente, a produção da Vinícola Aurora representa entre 10% e 15% da safra gaúcha, a maior do país. Em 2020, a Aurora colheu 61,9 milhões de quilos de uva para processamento, representando 12,25% da vindima no Rio Grande do Sul (504,9 milhões de quilos).

A safra de uvas na Aurora nos últimos anos:            
2014 - 57 milhões de quilos de uva    
2015 - 65,5 milhões de quilos de uva                     
2016 - 33,6 milhões de quilos de uva                    
2017 - 71,5 milhões de quilos de uva                     
2018 - 61,8 milhões de quilos de uva                     
2019 - 68,2 milhões de quilos de uva                   
2020 - 61,9 milhões de quilos de uva          

Fonte: Assessoria de Comunicação Cooperativa Vinícola Aurora

Super São Luiz lança site e aplicativo para compras on-line

Super São Luiz lança site e aplicativo para compras on-line

A rede de supermercados Super São Luiz, com 12 lojas pertencentes a Cooperativa Mista São Luiz Ltda., de Santa Rosa, lançou no último dia 23/11/2020, seu site e aplicativo de compras on-line. A ideia vinculada ao programa de compras on-line é oportunizar aos clientes o acesso rápido, versátil e prático para suas compras.

Segundo o supervisor da área de supermercados da Coopermil, Nelson Casagrande "Buscamos oferecer aos nossos clientes uma ferramenta acessível e que ofereça a experiência de compras com a qualidade de atendimento e preços praticados junto as lojas físicas”.

Para os clientes realizarem suas compras de forma on-line, eles podem acessar o site “supersaoluiz.com.br” ou então baixar o aplicativo diretamente de sua loja preferida (Play Store ou Apple Store). No momento da realização do seu cadastro, ele já pode optar pelo supermercado da rede São Luiz de sua preferência para a realização de suas compras.

Além das ofertas especiais cadastradas na loja-online, os clientes também terão acesso a todas as promoções ofertadas nas lojas físicas com um diferencial de poderem optar entre a entrega das compras em sua residência ou local de trabalho ou ainda em retirar na loja física. Toda a equipe de colaboradores do Super São Luiz foi treinada para prestar um atendimento dentro dos padrões da rede.

Com a marca Super São Luiz, as 12 unidades de supermercados da Coopermil estão distribuídos em sua área de atuação. O comprometimento e a seriedade com que a cooperativa atua nos demais negócios também se reflete nos supermercados, com a parceria fortalecida com as melhores marcas distribuidoras para o varejo, carnes de procedência certificada, frutas selecionadas e produtos de padaria e outros perecíveis cuidadosamente expostos para preservar o sabor e a saúde dos consumidores, levando a qualidade Coopermil à toda a comunidade.

Languiru mantém bom desempenho em 2020

Languiru mantém bom desempenho em 2020

O pioneirismo de se antecipar a crises é uma característica que explica, em grande parte, o bom desempenho da Languiru, que tomou medidas de segurança bem antes do auge da pandemia. Com a experiência bem-sucedida, a ideia da cooperativa é de manter a maior parte das ações realizadas nos últimos meses.

“Estamos de olho no mercado, as coisas começam a retornar, os preços internacionais estão melhorando. Regionalmente saímos de uma seca histórica, passamos por uma enchente histórica, tudo isso em meio a uma pandemia histórica. Fomos afetados em todas as áreas. Tem sido um período muito desafiador. Mas as lições vão ficar”, assinala o superintendente Fabiano Leonhardt.

Como exemplos de aprendizados relevantes, o superintendente cita os de biossegurança, como melhoria da ventilação e uso constante de máscara e álcool gel, e de economia, como diminuição de viagens, utilização de ferramentas de reuniões online e trabalho home office, além de investimento na venda virtual, que consumiram, segundo ele, mais de oito meses de treino.  

Quando o problema viral começou a se acentuar, em fevereiro último, a cooperativa montou um comitê de crise (Comitê Covid), que projetava ações para evitar que a doença chegasse aos frigoríficos. Ao destacar que a Languiru foi uma das primeiras empresas do Vale do Taquari a determinar o uso de máscaras – mesmo que na época ainda existissem dúvidas sobre sua eficácia – Leonhardt explica que a “havia muita preocupação com relação às unidades com mais funcionários, que recebem gente de outros municípios”. “Como é costume enfrentarmos gripes, especialmente no inverno, nosso quadro médico estava mais preparado, mas também com o reforço da máscara, álcool gel e distanciamento, a própria gripe, neste ano, foi mais tranquila”, afirmou.

TAC

Após o surgimento dos primeiros casos de covid-19, o Ministério do Trabalho exigiu, por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), ações efetivas, como o afastamento de funcionários com comorbidades* ou que pertençam a grupos de risco para trabalhos remotos. “Mas permanecemos com todos os empregados, até porque não daria para sair, simplesmente, demitindo pessoas, como alguns segmentos o fizeram. Na Languiru, ao contrário, contratamos, devido ao crescimento”.

Entre as medidas tomadas, a empresa testou todos seus colaboradores, afastando por 14 dias aqueles com algum sintoma gripal. Findo o prazo, estes passavam por novo teste, para verificar o estado atual. “Com os associados, fizemos campanhas muito fortes de comunicação pelo uso de máscara, para evitar sair de casa. Como as pessoas no interior ficam mais isoladas, em ambientes mais abertos, tínhamos preocupação de que viessem para a cidade e tivessem contato com infectados”, conta Leonhardt, acrescentando que, no caso dos fornecedores, “cuidados semelhantes ocorreram com os funcionários, a exemplo de testes rápidos e PCR, controle de temperatura e afastamento, caso estivesse com sintomas gripais. 

Além de ser uma das primeiras a dotar o controle de temperatura no varejo, a Languiru, também por questões de segurança, investiu na construção de refeitórios externos que respeitassem o distanciamento mínimo. Para evitar a paralisia de sua cadeia da produção, a cooperativa passou a adotar medidas sanitárias que garantissem, por exemplo, que a fábrica de rações continuasse em operação; que os animais permanecessem supridos e o gado, produzindo, assim como nas divisões de laticínios e nos frigoríficos. 

O transporte de funcionários – que são buscados e levados para casa – é outro destaque da cooperativa, que se viu obrigada a dobrar a frota. “Conseguimos veículos com empresas que realizam transporte escolar para prefeituras e que estavam paradas. Acabou sendo uma forma de ajuda às transportadoras”, comentou o superintendente.

Sempre colocando o ‘fator humano’ em primeiro lugar, a Languiru, segundo Leonhardt, entende que “não adianta termos uma grande estrutura, sem pessoas”. Ele conclui: "Hoje conhecemos mais a doença, reforçamos nossa área médica, fizemos parcerias com laboratórios e compramos testes. Tudo para termos a certeza de que todos estavam bem”. 

Fonte: Redação MundoCoop

Dia C beneficia mais de 430 mil pessoas no Rio Grande do Sul

Em um ano atípico e ainda mais desafiador por conta da pandemia da Covid-19, as cooperativas gaúchas mais uma vez se superaram e deram uma verdadeira lição de solidariedade e amor ao próximo. O Dia de Cooperar (Dia C) 2020 certamente entrará para a nossa história e muitas das ações voluntárias promovidas pelas coops tiveram como foco dirimir as dificuldades impostas pelo coronavírus. E o resultado disso é representado pelo número recorde de beneficiários diretos, que este ano, até o dia 12 dezembro, alcançou a marca de 430.763 pessoas, o que representa crescimento de 159% em relação a 2019.

Para o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, a cooperação e o engajamento das cooperativas em um ano tão difícil foi decisivo para que o desempenho do programa no Rio Grande do Sul atingisse esse resultado. "O cooperativismo é assim, quanto maior o desafio melhor o resultado. O sétimo princípio do cooperativismo se vestiu de DIA C em 2020 e mostrou-se muito vivo no cooperativismo gaúcho: Compromisso com a Comunidade, num momento de grandes dificuldades no mundo todo, as cooperativas gaúchas buscaram forças nos valores do cooperativismo e trabalharam intensamente em prol das suas comunidades. Em 2020 mais de 430 mil pessoas foram beneficiadas diretamente pelas ações voluntárias promovidas pelos 8.044 voluntários ligados às cooperativas", afirma.

Doações e campanhas solidárias

O número de beneficiados foi impulsionado em 2020 pelas doações destinadas à área de saúde. Além de doações financeiras a hospitais, parte do valor arrecadado foi utilizado pelas cooperativas para aquisição de respiradores, testes, suprimentos de combate e proteção, e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como: máscaras, luvas e álcool gel. Foram investidos recursos na ampliação da rede própria de atendimento e medidas internas de combate ao coronavírus. Outra marca importante foram as diversas campanhas realizadas para a arrecadação de alimentos, itens de higiene e vestuário. 

Em 2020, foram 371 iniciativas realizadas por 201 cooperativas inscritas no RS, envolvendo 8.044 voluntários e alcançando 198 municípios. E para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, essa marca expressa aquilo que esteve mais presente entre as pessoas em 2020, a cooperação. "Todas cooperativas foram solícitas e, no conjunto, os benefícios foram muito grandes para que o cooperativismo pudesse mais uma vez ser uma diferença para construir uma sociedade mais justa e mais moderna. O modelo da economia cooperativa não se concentra no capital e nem no poder do Estado, ele se concentra como fator da distribuição da riqueza gerada coletivamente no vetor trabalho, segundo o esforço e colaboração de cada um", conclui.

Foto interna: Divulgação Sicredi das Culturas RS/MG

Campanha Solidária Unimed Litoral Sul encerra 2020 com doações de alimentos

Campanha Solidária Unimed Litoral Sul encerra 2020 com doações de alimentos

A Unimed Litoral Sul/RS encerrou a campanha de 2020 realizada com os médicos cooperados nesta quarta-feira, 16, com a doação de 318 litros de leite ao Mesa Brasil do Sesc e 167 quilos de feijão destinados ao Banco de Alimentos do Rio Grande.

A Cooperativa médica realizou mensalmente, desde o início da pandemia, a campanha que reverteu a verba arrecadada em alimentos. Desde então, o Banco de Alimentos de Rio Grande e o Mesa Brasil do Sesc vêm sendo beneficiados. Ao total foram 3.890 litros de leite, 270 quilos de farinha e 393 quilos de feijão.

O Programa Mesa Brasil atende em Rio Grande cerca de 30 entidades sociais que contribuem com alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O Programa Mesa Brasil Sesc agradece a Unimed Litoral Sul pela parceria nesse momento tão difícil de pandemia, que esteve junto, contribuindo com a segurança alimentar e nutricional de milhares de pessoas. Os alimentos foram distribuídos para entidades sociais cadastradas no Programa e que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social”, comenta a Nutricionista responsável do Mesa Ariane Moura.

“A participação da Unimed nos Sábados Solidários, contribuiu para a arrecadação de mais de 40 toneladas em 2019. Ao longo de 2020, pela impossibilidade de fazer aglomerações, as arrecadações foram diferentes, mas não menos importantes. Foi repassado ao BARG, mais de 2300 quilos de alimentos, que contribuíram mensalmente para aportar nosso estoque e se juntar às demais doações para beneficiar 28 instituições e aproximadamente 60.000 refeições mês”, finaliza o Presidente do BARG, Sérgio Cortes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Litoral Sul

Cootravipa é reconhecida pelo ICD por Ação Solidária de Sanitização

Cootravipa é reconhecida pelo ICD por Ação Solidária de Sanitização

O Instituto da Criança com Diabetes – ICD/RS concedeu Certificado de Responsabilidade Social à Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre – Cootravipa –   pela Ação Solidária de Sanitização, que contemplou a instituição neste mês de Dezembro.

Na oportunidade, toda a área interna do prédio sede do ICD/RS recebeu, gratuitamente, o serviço de sanitização, com a desinfecção de paredes, pisos, equipamentos e outras superfícies, através de produtos químicos, registrados pela Anvisa, que protegem o ambiente contra fungos, bactérias e vírus.

 A ação solidária, denominada #COOTRACONTRAOCORONA tem como objetivo beneficiar espaços públicos com grande circulação de pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social, visando a prevenção ao Covid-19.

A direção do ICD/RS - que atende, gratuitamente, mais de 4 mil crianças e jovens com diabetes Tipo 1 e também jovens com Tipo 2 - justificou o reconhecimento pela “valiosa contribuição da Cootravipa na luta para promover a qualidade de vida de crianças e jovens com diabetes, impactando positivamente na qualidade de vida dos nossos pacientes”, registra o certificado.

“O reconhecimento do ICD demonstra que estamos cumprindo nosso papel social, oferecendo ambientes com melhores condições sanitárias de atendimento às pessoas de baixa renda, que inclui também nossos associados. Poder levar segurança sanitária ao público que mais necessita é o nosso presente de Natal, neste momento tão delicado com a pandemia”, pontua a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula.

Em seis meses, o serviço de sanitização da Cootravipa contemplou, através da Ação Solidária, diversas instituições de saúde e assistência social, que atendem diferentes faixas etárias. Entre elas estão o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, Hospital da Restinga, Hospital Conceição, Asilo Padre Cacique, unidades da Fundação de Assistência Social e Cidadania – Fasc – entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cootravipa

Contribuintes têm até 29 de dezembro para aderir a parcelamentos de transação tributária

Contribuintes têm até 29 de dezembro para aderir a parcelamentos de transação tributária

Em final de setembro, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) disponibilizou aos contribuintes uma sistemática de regularização da situação fiscal que esteja tramitando em sua competência. 

Os acordos possuem como foco os contribuintes que estejam em dificuldades para cumprir as obrigações, desde que não tenham cometido fraudes, de forma que os programas objetivam viabilizar a manutenção da empresa e dos empregos por ela gerados, estimular a atividade econômica e garantir recursos para as políticas públicas. 

O acesso ao programa se dá pelo portal Regularize (https://www.regularize.pgfn.gov.br/) da PGFN. 

Há 7 modalidades de transação e são divididas da seguinte forma e prazos: 

1. Extraordinária (Adesão até 29 de dezembro de 2020) 

2. Excepcional (Adesão até 29 de dezembro de 2020) 

3. Excepcional para débitos rurais e fundiários (Adesão até 29 de dezembro de 2020) 

4. Dívida Ativa de Pequeno de Valor (Adesão até 29 de dezembro de 2020) 

5. Por proposta individual do contribuinte 

6. Por proposta individual da PGFN 

7. Por adesão (prazo encerrado) 

Para mais informações, acesse aqui e também a Tabela Comparativa das modalidades e suas condições que se destinam, especialmente, a débitos inscritos em dívida ativa da União considerados irrecuperáveis ou de difícil recuperação, quando a situação econômica do devedor não gera capacidade de pagamento suficiente para o pagamento integral das suas dívidas em prazo de até 5 anos. 

A situação econômica dos devedores inscritos em dívida ativa da União é aferida a partir da verificação das informações cadastrais, patrimoniais ou econômico-fiscais prestadas pelo devedor ou por terceiros à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ou aos demais órgãos da Administração Pública. 

Alguns exemplos de débitos considerados irrecuperáveis são: 

- Inscritos há mais de 15 anos e sem anotação de garantia ou suspensão de exigibilidade; 

- Suspensos por decisão judicial há mais de dez anos; 

- Cujos devedores estão em liquidação ou intervenção extrajudicial. 

Em todas as modalidades, há algumas facilidades permitidas aos contribuintes que tenham interesse em regularizar as situações, tais como: 

- Desconto para os créditos considerados de difícil recuperação ou irrecuperáveis de até 50% sobre o valor total da dívida, que pode chegar a 70% (caso de cooperativas e outros); 

- Prazos de parcelamento alongados, que pode chegar a 100 meses para cooperativas; 

- Possibilidade de utilização de precatórios federais próprios ou de terceiros. 

Valor 1000 relaciona coops gaúchas entre as 1.000 maiores empresas brasileiras

Valor 1000 relaciona coops gaúchas entre as 1.000 maiores empresas brasileiras

Mais uma vez, as coops gaúchas marcam presença em um dos principais rankings empresariais do Brasil. É o que aponta a edição 2020 “Valor 1.000: 1.000 Maiores Empresas”, da revista Valor Econômico. Conforme o levantamento, que leva em consideração dados oficiais do balanço do exercício de 2019, 11 cooperativas do Rio Grande do Sul estão presentes na relação das 1.000 maiores empresas do Brasil, e outras três cooperativas do RS aparecem em outros rankings setoriais.

A relação conta com a presença das cooperativas: Cotrijal (299° lugar), Cotrisal (362° lugar), Coopatrigo (486° lugar), Cotripal (533° lugar), Coagrisol (537° lugar), Cotriel (623° lugar), Cotricampo (650° lugar), Camnpal (694° lugar), Cotrisel (784° lugar), Cotrisul (789° lugar) e Agropan (792° lugar).

Ranking da Área Financeira

Entre os 100 maiores bancos, o Sicoob e o Sicredi figuram na relação, na oitava e nona posições, respectivamente. Confira a seguir outros rankings do anuário em que as duas instituições financeiras cooperativas aparecem.

Maiores em operações de crédito

Sicredi (7ª posição)

Sicoob (8ª posição)

Maiores em depósitos totais

Sicoob (6ª posição)

Sicredi (7ª posição)

Maiores em patrimônio líquido

Sicoob (6ª posição)

Sicredi (8ª posição)

Maiores em lucro líquido

Sicredi (7ª posição)

Sicoob (8ª posição)

Maiores em receita de intermediação

Sicoob (7ª posição)

Sicredi (8ª posição)

Melhor resultado operacional sem a equivalência patrimonial

Sicredi (7ª posição)

Sicoob (8ª posição)

Melhor rentabilidade operacional, sem a equivalência patrimonial

Sicredi (8ª posição)

Sicoob (15ª posição)

Mais rentáveis sobre o patrimônio

Sicredi (11ª posição)

Sicoob (18ª posição)

Com menor custo operacional

Sicredi (14ª posição)

Que mais cresceram em operações de crédito

Sicredi (2ª posição)

Sicoob (6ª posição)

Que mais cresceram em depósitos totais

Sicredi (9ª posição)

Sicoob (10ª posição)

Agropecuária

Entre as 1.000 maiores empresas do Brasil, 60 representam o setor de atividade agropecuário. Confira a seguir a classificação das cooperativas gaúchas no ranking setorial:

Cotrijal (16° lugar)

Cotrisal (20° lugar)

Coopatrigo (34° lugar)

Cotripal (36° lugar)

Coagrisol (37° lugar)

Cotriel (40° lugar)

Cotricampo (41° lugar)

Camnpal (45° lugar)

Cotrisul (50° lugar)

Agropan (51° lugar)

Alimentos e Bebidas

No setor de Alimentos e Bebidas, o destaque fica por conta da presença da Cotrisel, de São Sepé, que ocupa o 62° lugar. Dentre as atividades da Cooperativa, o beneficiamento de arroz coloca a Cotrisel entre as principais empresas do setor no mercado brasileiro.

Os 50 Maiores planos de saúde

Na relação dos 50 Maiores planos de saúde, o destaque fica por conta da presença das cooperativas Unimed Porto Alegre, que manteve-se na oitava posição, e Unimed Nordeste RS, que subiu uma posição na classificação e ocupa o 30° lugar.

Para mais informações sobre o levantamento da “Valor 1.000: 1.000 Maiores Empresas” edição 2020 clique aqui.

Sicredi lança Tag de passagem para pedágios e estacionamentos

Sicredi lança Tag de passagem para pedágios e estacionamentos

Agora, você já pode quitar o valor de pedágios com segurança, sem a necessidade de enfrentar filas, ter qualquer contato com dinheiro em espécie ou físico, preservando o distanciamento social. Chegou a Tag de Passagem em Pedágios e Estacionamentos do Sicredi, um meio de pagamento desenvolvido em parceria com a marca Taggy, que pode ser utilizado em pedágios com cancelas automáticas, sem precisar parar em guichês ou descer do veículo. Adesivada no vidro, a tag possui custo de R$ 1,50 por dia de uso, com limite de R$ 15 ao mês, sendo o valor debitado direto na conta corrente vinculada, sem a necessidade de cartão de crédito. Diferente da maior parte das formas de pagamento, que costumam ter mensalidade fixa e até valores superiores aos cobrados pelo Sicredi, o associado pode consultar as passagens no extrato de sua conta, onde constarão informações sobre o valor despendido, a data do pagamento e a estrada correspondente à cobrança.

Produto destinado somente a pessoas físicas, a Tag de Passagem deve ser usada no carro cadastrado, desde que seja de passeio, não podendo ser direcionada para veículos com mais de dois eixos ou motos. Após solicitá-la ao seu gerente de conta, a instalação e a ativação são muito simples: 

  • Defina o local de colagem, no centro do para-brisa com distância de 15 cm do teto do carro;
  • Limpe bem o local com pano com água ou álcool e espere secar;
  • Não amasse o adesivo e o posicione, na horizontal, colando-o com cuidado, pois não poderá ser removido depois;
  • Faça a ativação diretamente com seu gerente de conta e aguarde quatro horas para realizar a primeira passagem em uma cancela automática.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi Pioneira RS

Cooperativa Vinícola Garibaldi reafirma excelência de produtos com coleção de reconhecimentos

Cooperativa Vinícola Garibaldi reafirma excelência de produtos com coleção de reconhecimentos

Nos últimos anos, os produtos da Cooperativa Vinícola Garibaldi experimentaram uma forte tendência de internacionalização. A presença em concursos mundo afora veio coroada por um grande número de premiações - 67 somente neste ano -, alavancando a imagem da marca no Brasil e no mundo, com produtos de qualidade certificada internacionalmente.

Mas como uma vinícola de forte presença comunitária consegue obter tamanho alcance global? A resposta está no fazer bem feito. "Gostamos de empregar paixão em todas as partes do processo que envolve elaborar um rótulo. É o manejo no campo, o constante contato com o associado, o cuidado na colheita e nos métodos de vinificação", aponta o presidente da cooperativa, Oscar Ló.

A marca gaúcha voltou a registrar em 2020 um desempenho performático em conceituados concursos mundiais. Foram distinções em países-ícones da produção vitivinícola - Itália e França - e também em nações que importam grande quantidade de vinho, caso da Inglaterra.

Na Itália, a vinícola estreou no exclusivo 5StarWines - The Book 2021, guia internacional organizado pela Vinitaly, a maior feira de vinhos do país. E com dois produtos, Garibaldi Prosecco Rosé Brut - o único do Brasil e o Espumante Garibaldi Moscatel. Na França, o feito foi com o Espumante Garibaldi Chardonnay, eleito o melhor do Brasil entre os participantes do concurso Citadelles du Vin, enquanto o Garibaldi Espumante Prosecco Rosé, o Garibaldi Espumante Moscatel e o Garibaldi Espumante VG Extra Brut saíram medalhados do Decanter World Wine Awards, na Inglaterra.

Outro destaque foi a medalha conquistada no mais antigo concurso de vinhos da Ásia, o Japan Wine Challenge, realizado em Tóquio, no Japão. O Espumante Moscatel Amaze, produção exclusiva para o mercado internacional, saiu do certame com medalha, a única de uma vinícola brasileira na prova.

Mas as quase 70 premiações alcançadas neste ano também tiveram a contribuição de conquistas obtidas no Brasil. Por aqui, por exemplo, o Riesling Granja União concedeu à casa o título de melhor vinho branco não aromático da Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2020. A vinícola também saiu do Brazil Wine Challenge com o maior número de espumantes premiados do certame - oito no total.

Com esse retrospecto obtido tanto nos certames internacionais quanto nos nacionais, a Cooperativa Vinícola Garibaldi reafirma as estatísticas como uma das vinícolas brasileiras mais premiadas no mundo. Mas reforça, principalmente, as peculiaridades de seus produtos, assinados pelo talento de quem está há quase 90 anos fazendo o que mais sabe: engarrafar qualidade em cada rótulo.

Fonte: Exata Comunicação

Foto: Cassius Fanti

Dália Alimentos e Alltech do Brasil doam 980 litros de leite à Slan

Dália Alimentos e Alltech do Brasil doam 980 litros de leite à Slan

A Dália Alimentos e a Alltech do Brasil realizaram a entrega de 980 litros de leite UHT, o equivalente a R$ 3 mil, à Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan). A ação foi realizada nessa terça-feira, dia 8 de dezembro, sendo essa a segunda oportunidade em que a entidade de Lajeado, responsável por atender a 600 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, recebe auxílio da Dália Alimentos. Em junho de 2019, atendendo a uma demanda da associação, foram doados 300 quilos de leite em pó por meio do Programa Criança Dália.

Desta vez a parceria foi estabelecida com a empresa de nutrição animal Alltech do Brasil, que promoveu a campanha “Proteger Faz Bem” com o objetivo de estimular seus clientes a adquirem seus produtos e, conforme o valor da compra, uma porcentagem seria revertida a entidades necessitadas. Por indicação, a Dália Alimentos, cliente da Alltech desde o início da década de 1990, definiu a Slan como beneficiária.

Acompanharam a entrega o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, o conselheiro de Administração da Cooperativa, Rodrigo Schmitz, o gerente de vendas da Alltech do Brasil, João Paulo Costa, o promotor de vendas, Vinícius de Freitas e pela Slan o presidente Renato Specht e a coordenadora pedagógica Angelisa Klein.

Programa Criança Dália

Na mesma oportunidade foi realizada a entrega de um vale-compra no valor R$ 5 mil para a aquisição de brinquedos que serão entregues às crianças e adolescentes como presente de Natal. A verba é oriunda do Programa Criança Dália correspondente à região de Arroio do Meio.

“A Dália é nossa cliente e parceira há muitos anos e foi a única cooperativa que recebeu esse valor para poder indicar uma entidade para receber essa doação. Pensamos em leite, pois é um dos alimentos mais completos e a proteína mais barata do mundo”, ressaltou Costa.

Piccinini lembrou de 2019, ocasião em que a entidade foi auxiliada, e considerou que parcerias bem sucedidas resultam em benefícios para toda uma sociedade. “A Alltech é uma grande parceira de negócios da Dália Alimentos e sentimos muita gratidão em ajudar a quem necessita por meio destas parcerias que resultam em suprir gargalos de várias entidades, como a Slan e tantas outras que a Dália Alimentos e o Programa Criança Dália ajudam”.

Specht considerou as dificuldades em atender a todas as crianças e adolescentes neste ano de pandemia e disse que a Dália Alimentos pensa no coletivo. “É uma cooperativa que desenvolve ações sempre almejando ajudar, tanto que estamos sendo beneficiados pela segunda vez e novamente com um expressivo volume de leite. Nossa gratidão por mais esse gesto de bondade da Dália e, agora, também da Alltech”.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Dália Alimentos

Cotrirosa realiza o Natal da Cooperação

Cotrirosa realiza o Natal da Cooperação

Com o objetivo de proporcionar um Natal mais alegre para crianças carentes da região de atuação da Cotrirosa, a Cooperativa realiza a campanha: Natal da Cooperação.

As doações de brinquedos, doces ou materiais escolares podem ser feitas até o dia 20 de dezembro nos pontos de coletas, localizados nos 23 supermercados da rede Super Cotrirosa.

A campanha tem participação, além da própria Cooperativa, dos funcionários, associados, clientes e fornecedores. Uma das formas de envolver os funcionários nesta ação, é através da realização da brincadeira “amigo secreto”, em que cada participante, no momento da entrega do presente ao seu amigo sorteado, também estará doando um presente para o Natal da Cooperação.

Para o presidente da Cotrirosa, Eduino Wilkomm, “o Natal sempre é um momento de reflexão e olhar o próximo com mais carinho, e neste ano não poderia ser diferente. Com essa campanha queremos alegrar um pouco mais o Natal de muitas crianças carentes, sendo gratos por todas as conquistas tidas neste ano”.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Educação da Cotrirosa

‘Internet Rural’ da Creral Telecom chega à região de Nonoai

‘Internet Rural’ da Creral Telecom chega à região de Nonoai

O projeto ‘Internet Rural’ desenvolvido pela Creral Telecom com o objetivo de levar internet de qualidade via fibra ótica às comunidades rurais chega à região de Nonoai, passando a atender todas as localidades onde a Creral possui associados.

O diretor da Creral Telecom, Edilson Guzzo, junto com a responsável pelo projeto, Mari Spassini, estiveram nas comunidades de Faxinal dos Lopes, em Nonoai, e Assentamento Novo Gramado em Gramado dos Loureiros, na segunda quinzena de novembro, apresentando aos moradores o programa, para dar início ao planejamento da ação junto a essas localidades.

Nas reuniões realizadas, nas duas comunidades foi possível perceber a mobilização dos moradores para terem a internet da Creral Telecom. Na conversa vários associados e não-associados estiveram presentes e puderam expor seus anseios e necessidades por uma conexão de qualidade.

“Até o final deste ano pretendemos fazer toda a parte burocrática, como os documentos e as questões de engenharia, para iniciar 2021 já com isso pronto”, destaca Guzzo. Ainda conforme o diretor as pessoas que estavam presentes nas reuniões se mostraram bastante satisfeitos e felizes da Creral Telecom chegar em suas casas.

Para que seja possível cumprir o cronograma estabelecido, é importante ressaltar que “quem não pôde comparecer ou esteve e não preencheu a inscrição e tem interesse na instalação da internet, deve procurar a loja da Creral Telecom em Nonoai até o dia 10 de dezembro para se cadastrar”, complementa a responsável pelo projeto, Mari.

O diretor, Edilson Guzzo, enfatiza que o foco agora é atender toda essa região, chegando ainda em 2020 em Trindade do Sul.

Projeto Internet Rural

“Quando iniciamos o Internet Rural, em 2015, nós falávamos que alguém iria ser o primeiro e alguém seria o último, e então Nonoai fecha esse ciclo, este é um momento importante, porque agora estamos em todas as comunidades onde a Creral atua com energia, e isso reforça o compromisso que a cooperativa tem com o associado”, ressalta Guzzo.

O diretor ainda explica que, apesar de todas as adversidades ocorridas em 2020, mesmo assim foi atingido grande parte do que havia sido proposto para o ano. “Tínhamos todo um planejamento de fazer reuniões em todas as comunidades, porém foi um ano diferente, muitos processos tiveram que ser adiados, e ainda assim conseguimos encerrar este período com um saldo positivo”, diz Guzzo.

Desde o começo, para a implantação do ‘Internet Rural’ nas comunidades, é realizada uma reunião junto aos moradores, para que seja explicado seu funcionamento e também respondidas as dúvidas das comunidades.

“Em razão da pandemia, em alguns momentos tivemos que trabalhar com as equipes reduzidas, e ficamos impossibilitados de fazer as reuniões por medidas de segurança”, fala Guzzo, “agora os protocolos estão mais flexíveis, então pudemos voltar a conversar presencialmente com as pessoas”.

Novas regiões para 2021

Com o ‘Internet Rural’, foi possível distribuir um serviço de qualidade em mais de 46 municípios, até mesmo onde a Creral não existia, e os planos de expansão ainda continuam, para 2021 estão em pauta as regiões de Severiano de Almeida e Carlos Gomes.

Fonte: Creral

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