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Sescoop/RS e Fecoagro promovem Seminário Gestão Estratégica para o Futuro das Cooperativas Agropecuárias

Representantes de diversas cooperativas gaúchas estiveram presentes no dia 28 de novembro no Seminário que tratou da gestão estratégica do ramo Agropecuário. As palestras, que ocorreram no Centro de Formação Profissional Cooperativista, foram ministradas por profissionais de cooperativas brasileiras, argentinas e alemãs, e evidenciaram aspectos imprescindíveis para que as cooperativas tenham uma boa gestão e controles internos e externos. O evento teve ainda como objetivos oferecer um espaço de debates e capacitação profissional.

Abertura
A abertura do Seminário foi feita por dirigentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, da FecoAgro/RS, de representantes das cooperativas e do Ministério da Agricultura da Alemanha. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou os presentes e destacou a importância das cooperativas do ramo Agropecuário no cenário cooperativista gaúcho. Perius salientou também a atuação da Ocergs junto à equipe de transição do governo estadual, onde alguns temas serão tratados em defesa das cooperativas agropecuárias, como o Aprendiz Cooperativo no Campo, a questão logística e as melhorias na geração e distribuição de energia elétrica nas propriedades rurais, com a implementação de redes trifásicas.

O presidente da FecoAgro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires, lembrou da representatividade do público do evento, composto em sua maioria por dirigentes de cooperativas agropecuárias, além da importância desse trabalho para o fortalecimento do setor. O dirigente cooperativista disse que a FecoAgro trabalha constantemente para auxiliar na boa gestão das cooperativas filiadas e oferecer instrumentos de capacitação para essas melhorias constantes.

Na sequência, o diretor do Projeto Brasil x Alemanha da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Arno Boerger, ressaltou a relevância do projeto de cooperação bilateral que está em andamento, bem como a entrada da Argentina, que passa a tornar o projeto trilateral. Boerger destacou um dos focos do projeto, que é a gestão das cooperativas.

Já a representante do Ministério da Agricultura da Alemanha (BMEL), Julia Hullmann, falou que aprova com muita convicção o projeto de cooperação bilateral com as cooperativas gaúchas, e que agora está sendo ampliado para a Argentina. Segundo ela, esse projeto incentiva a adoção de estratégias para a qualificação dos gestores das cooperativas.

Após, foi a vez do diretor de Projetos Internacionais da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Christoph Plessow, enfatizar que essa parceria contribui para que os sistemas cooperativos sejam mais estáveis e eficientes. O dirigente alemão afirmou estar certo de que o Seminário trará mais conhecimento para esse trabalho através dos palestrantes.

Primeiro painel trata da Fidelização do Quadro Social

O primeiro painel do Seminário tratou da Fidelização do Quadro Social e foi coordenado pelo presidente da Cotrisel, Fernando Osório. O discurso inicial ficou com o presidente da Cooperativa Agrária Agroindustrial, Jorge Karl. Fundada em 1951, com sede em Guarapuava (PR) e área de atuação em 19 municípios paranaenses, a Cooperativa conta com 600 associados e 1.320 colaboradores, com faturamento de R$ 2,3 bilhões. Entre os principais produtos recebidos de seus associados, Karl destaca a cevada, trigo, aveia, triticale, canola, soja, milho e feijão.

A Agrária possui a segunda maior maltaria da América Latina, sendo que 25% do malte produzido no País é oriundo da Cooperativa paranaense, com 220 mil toneladas/ano. A Agrária atua também com moinho de trigo, fábrica de rações, sementes e indústria de soja, e possui uma unidade de pesquisa agropecuária e uma área de reflorestamento, sendo ainda mantenedora de um hospital e de uma escola.

No quesito fidelização, que Karl denominou gestão de cooperados, o dirigente cooperativista destacou alguns aspectos que são trabalhados pela Cooperativa, como cadastro completo e atualizado, possibilidade de reserva de insumos, financiamento bancário, assistência técnica e financeira e ainda, informações sobre o mercado com fins de comercialização.

Palestraram ainda neste painel a representante da Sociedade Cooperativa Limitada de Agricultores Federados Argentinos (AFA), Florência Doná, que abordou aspectos que considera essenciais para que a entidade argentina seja uma referência na fidelização do quadro social, que são o desconto para a compra de automóveis junto a duas montadoras, plano de saúde, seguro contra granizo e assessoramento agronômico.

Cenário Atual da Difusão de Tecnologias para Cooperativas

No segundo painel do dia, o tema em destaque foi o “Cenário Atual da Difusão das Tecnologias para Cooperativas”. Sob a mediação do coordenador técnico da CCGL TEC, José Ruedel, o painel contou com a presença da representante da Sociedade Cooperativa Limitada de Agricultores Federados Argentinos (AFA), Florência Doná; o representante da Sancor Cooperativas Unidas Limitadas, Sergio Montiel; o superintendente da área comercial da Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch; e o diretor do Projeto Brasil x Alemanha da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Arno Boerger.

Montiel iniciou as apresentações agradecendo a oportunidade de estar presente no Seminário. O dirigente cooperativista explanou sobre a Sancor, uma cooperativa argentina de produtores de leite que conta atualmente com cerca de 1.150 associados. Com 76 anos de história, a Sancor é a maior exportadora de produtos lácteos da Argentina, atuando com distribuição em todo o país.

O representante da central cooperativa argentina falou sobre a evolução da transferência de tecnologias na trajetória da Sancor. Montiel afirmou que todo processo de controle de qualidade e quantidade de leite começa na propriedade, por isso ele ressaltou que o resfriamento do leite é obrigatório para todos os produtores associados à Sancor. “Muitas cooperativas fazem hoje acompanhamento da qualidade do leite na Argentina”. Outro aspecto abordado por ele foi o trabalho dos assessores técnicos, que proporcionam um alto nível de desenvolvimento nas propriedades rurais e a manutenção de uma relação permanente com o produtor.

Por fim, o dirigente argentino reforçou o trabalho da Cooperativa na área de comunicação, destacando que sempre mantém os associados informados sobre tendências e novidades do setor, contribuindo para a elaboração de uma gestão estratégica sólida e eficiente.

Assistência técnica, inovação e tecnologia

Na sequência foi a vez do superintendente da área comercial da Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch, que iniciou sua explanação enfatizando a visão da Cooperativa, traçada a cerca de dez anos. “Ser referência em organização, tecnologia e gestão da produção no agronegócio cooperativo brasileiro até 2015”.

Kohlrausch chamou a atenção para as necessidades destacadas pelos produtores para a Cotrijal se tornar essa referência. Segundo ele, os associados consideram importante ter acesso a produtos tecnicamente recomendados, com respaldo técnico e comercial, além de assistência técnica constante e personalizada. Os produtores também ressaltam a importância do custo benefício compatível, com investimentos em inovação e tecnologia e a validação local das tecnologias.

O representante da Cooperativa de Não-Me-Toque disse que a Cotrijal criou fontes de diferenciação, para não ficar condicionada somente à questão de preços de mercado, visando ao desenvolvimento pessoal e profissional dos associados e colaboradores, com compromisso na obtenção de resultados.

Difusão de tecnologia com aplicação correta

Para a coordenadora do Departamento de Educação e Capacitação de Cooperativas da Sociedade Cooperativa Limitada de Agricultores Federados Argentinos (AFA), Florencia Doná, a difusão de tecnologia deve vir acompanhada de uma correta orientação para aplicação adequada nas propriedades rurais. Florencia afirma que na Cooperativa, 36 mil associados são pequenos produtores, que tem média entre 100 e 120 hectares, o que representa 95% do total.

A representante cooperativista argentina disse que a AFA tem 120 engenheiros agrônomos distribuídos nos 26 centros primários e subcentros, que são os responsáveis por levar a correta informação e a difusão dos avanços tecnológicos para os associados. Ela também destaca o fator comercial para o sucesso do negócio. “É necessário que se saiba produzir, mas também que se saiba comercializar, para que o negócio seja lucrativo”.

Nesse aspecto, em virtude da sucessão familiar e do tamanho das propriedades, Florencia afirma que a AFA realiza um trabalho de treinamento para auxiliar no desenvolvimento de novos modelos de negócio dentro da propriedade, para que as novas gerações possam aprender a cultivar outras coisas e sair das culturas tradicionais, permanecendo no campo com modelos de negócios que sejam lucrativos.

Panorama do Cooperativismo Agropecuário na Alemanha

No encerramento das palestras da manhã, Arno Boerger enfatizou a importância da metodologia na transferência de tecnologia. “Não é suficiente somente ter a tecnologia, tem que ter a metodologia para saber passar para o produtor o que ele precisa, saber passar os seus conhecimentos”, afirmou.

Em sua explanação, Boerger falou sobre o cenário dos 28 países da União Europeia (UE), destacando o Cross Compliance, em que todos os produtores da UE precisam comprovar a existência de um sistema de assistência técnica agropecuária para receber os subsídios. Após, o dirigente alemão abordou a diversidade de assistências técnicas especializadas existentes em diferentes regiões da Alemanha, destacando que a assistência técnica privada tem crescido nos últimos anos.

Gestão Estratégica de Custos é tema do terceiro painel

O terceiro painel do dia reuniu o diretor da Produttare Consultores Associados e professor da Unisinos, José Antônio Valle Antunes Júnior, o gerente comercial da Central das Cooperativas Agropecuárias (RedeAgro), Auri Boff e o presidente da Coagrisol e RedeAgro, Gelso Mânica, que atuou na coordenação.

Antunes tratou de gestão estratégica e governança em cooperativas. Durante sua explanação, ele explicou a diferença entre preço e custo. “Preço não tem nada a ver com custo. Custo é uma coisa que se define dentro da organização, o preço é definido pelo mercado, pela marca”.

O diretor da Produttare afirma que os custos não devem ser calculados. “O que interessa é reduzir custos e aumentar o lucro”, explica o consultor. Para ele, essa deve ser uma busca constante da empresa, que deve diminuir o custo fixo e aumentar a eficiência de utilização dos ativos.

Após, o gerente comercial da RedeAgro, Auri Boff, falou sobre a formação da instituição, que foi criada em agosto de 2013. Atualmente, a Central das Cooperativas Agropecuárias conta com 17 cooperativas associadas. Conforme números apresentados, para 2014 a projeção de compras está em cerca de R$ 27,3 milhões.

Por fim, Boff citou os desafios da RedeAgro para os próximos anos, entre os quais destacou o comprometimento das cooperativas em torno do projeto, a união dos interesses, a organização da logística e a expansão do projeto.

Auditoria e Controles Internos

No painel que fechou o Seminário, sobre Auditoria e Controles Internos, o coordenador Tarcísio Minetto apresentou os painelistas, que foram a controller da Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, Gisela Schaffer, o representante da Sancor Cooperativas Unidas Limitadas da Argentina, Sérgio Montiel e o auditor da Confederação Alemã de Auditoria em Cooperativas (RWGV), Christian Buschfort, que abordaram aspectos relevantes nas áreas de procedimentos, metodologias, ferramentas utilizadas e mapeamento de processos utilizados em suas atividades, com a finalidade de realizar auditorias internas e externas e estabelecer mecanismos de controles internos. O Seminário foi finalizado pelo presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires.

Agronegócio Cooperativo no Rio Grande do Sul

O setor de agronegócio cooperativista gaúcho registrou um faturamento de R$ 18,7 bilhões em 2013, representando um aumento de 18,17% em relação ao ano anterior. Somadas, as cooperativas agropecuárias congregam cerca de 290 mil associados no Estado, constituindo-se também no segmento com maior número de cooperativas, 148, e de empregados, 31.148.

O ramo Agropecuário é responsável por 57% dos empregos gerados no ambiente cooperativo do Estado. Em 2013, o segmento registrou um acréscimo de 383,77% nas sobras antes das destinações, passando de R$ 83,7 milhões (em 2012) para R$ 405 milhões. O agronegócio cooperativo estadual também apresentou uma variação positiva de 2012 para 2013 no imobilizado, passando de R$ 3,3 bilhões para R$ 3,7 bilhões. Outro indicador que registrou acréscimo foi o patrimônio líquido, que aumentou 5,77%, chegando em 2013 a R$ 3,3 bilhões.

Acesse os arquivos dos painéis:

Palestra Arno Boerger

Palestra Christian Buschfort

Palestra Christian Plessow

Palestra Florencia Doná

Palestra Gisela Schoffer

Palestra Jairo Kohlrausch

Palestra Jorge Karl

Prazo de inscrições para o Vestibular da Escoop encerra neste domingo

O prazo de inscrições para o Vestibular da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop encerra neste domingo (30). As inscrições devem ser feitas através do site www.escoop.edu.br/vestibular, até às 23h59 do dia 30 de novembro de 2014, não havendo cobrança de taxas. Ao candidato é recomendada a entrega de 1 kg de alimento não perecível no dia da realização da prova, que será posteriormente destinado à doação.

Estão aptos a se inscreverem no Vestibular da Escoop os candidatos que já concluíram ou que estão cursando o terceiro ano do ensino médio ou equivalente. A prova consistirá em redação escrita na língua portuguesa de até 30 linhas, cujo tema será estabelecido pela Comissão de Processo Seletivo da Escoop.

A aplicação da prova (redação) será no dia 7 de dezembro de 2014, em Porto Alegre, na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, Bairro São Geraldo, em Porto Alegre, no horário das 10h às 12h30.

A divulgação dos resultados do Processo Seletivo – Vestibular 2015 será no dia 12 de dezembro de 2014, em ordem alfabética dos nomes dos candidatos.

Bolsa de Estudos

O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante a entidade, conforme as normas da mantenedora.

Os associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na Escoop, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo Sescoop/RS, no valor de 70% das mensalidades.

Sobre a Escoop

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. A instituição é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que integra o denominado “Sistema S” que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.

A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos. marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.

Mais informações: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Comitê Gestor do Projeto de Cooperação Bilateral realizou avaliação


O comitê gestor do projeto de Cooperação Bilateral entre a DGRV e o Sescoop/RS reuniu-se no dia 26 de novembro, na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, quando foi realizada uma avaliação do andamento do Projeto. Iniciado em 2010, é uma parceria entre o Sescoop/RS e o Ministério de Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor (BMEL) da Alemanha e tem como objetivo principal fortalecer as estruturas do cooperativismo no setor agropecuário do Rio Grande do Sul e vai até 2017. 

A reunião, que contou com a participação de dirigentes do Sescoop/RS e de representantes do lado alemão, e contou ainda com a participação do representante da Argentina, Raúl Colombetti, já que o projeto, a partir do estágio atual, será desenvolvido em três lados. Colombetti é o presidente da Casa Cooperativa e membro do Conselho de Administração da Sancor Seguros.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e gestor do lado brasileiro fez uma avaliação positiva pela parte do Brasil, e destacou como objetivos melhorar a área de Recursos Humanos e Controles, que são alguns gargalos identificados nas cooperativas brasileiras. Pelo lado alemão, manifestou-se Julia Haumann, gestora e responsável por projetos internacionais do Ministério da Agricultura da Alemanha (BMEL), que apresentou a situação do projeto e apresentação de relatório pelo lado alemão. Mario De Conto, coordenador do projeto pelo lado brasileiro e gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, explanou sobre o andamento do projeto e fez uma retrospectiva do mesmo, destacando os objetivos, resultados alcançados e perspectivas para a segunda fase.

Participaram da reunião, pelo lado alemão, Arno Boerger, Christoph Plessow, Christian Buschfort, Julia Haumann e Ralf Rogowski. Pelo lado argentino, Raúl Colombetti. Pelo lado brasileiro, além de Perius e De Conto, o diretor-secretário da Ocergs e presidente da Fecoagro, Paulo Pires; o diretor-geral da Escoop, Derli Schmidt, além de gerentes e empregados do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Também estiveram no encontro Stefan Traumann e Martin Nissen, representando a Embaixada da Alemanha  e Paulo Barbieri, em nome da Secretaria estadual da Agricultura.

Sicredi e Cooperativa Santa Clara vencem Top de Marketing

As cooperativas Sicredi e Santa Clara conquistaram mais uma premiação. Nessa terça-feira (18), foram divulgados os vencedores do Top de Marketing 2014, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS), no qual ambas foram agraciadas.

O Sicredi conquistou o Top de Marketing 2014 nas categorias “Agrobusiness” e “Finanças”. Já a Cooperativa Santa Clara sagrou-se vencedora no segmento “Alimentação”. Os prêmios serão entregues no dia 27 de novembro, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.

A definição dos vencedores desta edição ocorreu em duas etapas. Na primeira, que representou 60% da nota, um júri formado por gestores de empresas e acadêmicos avaliou e definiu os cases das empresas vencedoras. Após, as empresas defenderam os seus cases diante de um júri presencial, formado por empresários e profissionais do mercado.

TOP DE MARKETING ADVB/RS 2014

O Top de Marketing ADVB/RS tem como objetivo reconhecer e destacar as empresas que desenvolvem boas práticas mercadológicas. Neste ano, o prêmio passou a ser conduzido por um conselho formado por representantes do mercado e presidido por Alfredo Tellechea. Empresas indicadas por mil profissionais de marketing foram convidadas a inscreverem seus cases, e os três finalistas de cada categoria apresentaram os trabalhos para o júri.




Cooperativas gaúchas estão entre as Melhores Empresas para Trabalhar no RS

Cooperativas gaúchas estão entre as Melhores Empresas para Trabalhar no RS

As cooperativas Unimed Missões/RS e Unimed Litoral Sul estão entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul. É o que indica a pesquisa promovida pela revista Amanhã e o Instituto Great Place to Work (GPTW), que revelou no dia 11 de novembro, no Salão de Festas do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, as 40 companhias que oferecem os locais de trabalho mais atraentes do Estado.

Cerca de 700 pessoas estiveram presentes no evento, que contou com a presença dos colaboradores das empresas vencedoras, lideranças empresariais, autoridades políticas e profissionais das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. A cerimônia contou com a participação do presidente do Grupo Amanhã, Jorge Polydoro; diretor de Redação da Revista, Eugênio Esber; CEO do Great Place to Work no Brasil, Ruy Shiozawa.

Unimed Missões/RS é premiada em todas as edições

Presente em todas as edições, pelo quarto ano consecutivo a Unimed Missões/RS foi premiada como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Rio Grande do Sul. A Cooperativa ficou com a sétima posição geral entre as melhores empresas de nível médio do Rio Grande do Sul e esteve representada na solenidade de entrega do Prêmio pela vice-presidente, Ana Cláudia Vaccari e pela assistente de Qualidade, Jordana Zimmermann.

“Mais uma vez somos reconhecidos entre as Melhores Empresas para Trabalhar. Isso prova, mais uma vez, que a Unimed Missões/RS se preocupa com os seus colaboradores, com a qualidade do ambiente no trabalho, com a valorização do clima organizacional e que os colaboradores reconhecem todo esse diferencial. Aqui somos uma família e buscamos incentivar o crescimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores e oferecer um bom ambiente de trabalho aliado aos benefícios da empresa. Nosso desafio é manter o alinhamento dos valores da empresa com os valores pessoais dos nossos colaboradores, fortalecendo a cultura da Unimed Missões/RS”, comenta a supervisora de RH, Vergínia Donadel Forgiarini.

Unimed Litoral Sul/RS reforça importância da satisfação do associado

A Unimed Litoral Sul alcançou o 25º lugar dentre as 40 empresas premiadas, na pesquisa que foi aplicada em mais de 100 empresas da região Sul. A Cooperativa esteve representada por seu presidente, Carlos Faria, pelo diretor financeiro, Luiz Antonio Spotorno, e colaboradores de áreas diversas. Segundo Faria, não é de uma hora para outra que uma empresa consegue atingir esse nível de reconhecimento de seus colaboradores, ainda mais em um momento em que o mercado local está muito aquecido e não faltam oportunidades. “É através de um trabalho sério e contínuo que implementamos ações que possibilitam ao colaborador sentir-se parte do negócio. Além disso, a transparência em nossas ações resulta em credibilidade com as equipes e temos a certeza de que nossos resultados são fruto do envolvimento das pessoas”, comenta.

Conforme o presidente da Cooperativa, através dos investimentos realizados com os colaboradores é possível oferecer aos associados um atendimento diferenciado e humanizado. “Através de um bom ambiente interno, que possibilite condições favoráveis para a execução das tarefas, nossa equipe consegue desenvolver suas atividades com excelência. O nosso principal benefício por cuidar deste ambiente de trabalho é ter certeza que o cliente sairá satisfeito, sendo ele interno ou externo e que nossos colaboradores entregam o melhor atendimento”, relata.

Sobre a Pesquisa

A quarta edição da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul identifica as 40 companhias que oferecem os melhores ambientes de trabalho do Estado e que se destacam pela capacidade de atrair e reter os melhores talentos em suas respectivas áreas.  Os critérios de avaliação são os mesmos que o GPTW aplica em outros 46 países e se baseiam em questionários respondidos pelos próprios funcionários de cada empresa. O resultado permite entender como funciona o dia-a-dia dentro das organizações que são referência em gerenciamento de recursos humanos, além de oferecer um panorama daquilo que é mais moderno em práticas de gestão de pessoas.

Como é feita a Pesquisa

A lista se divide em duas categorias: “Grandes Empresas” – que empregam a partir de mil funcionários; e “Médias Empresas” – que têm até 999 funcionários. A pesquisa utiliza o mesmo método que o GPTW aplica nos 49 países em que atua.

O processo se inicia com a aplicação de dois questionários – um para os funcionários e outro para os gestores da empresa ou de seu departamento de recursos humanos. Os funcionários também respondem a duas questões dissertativas e contribuem para um entendimento mais detalhado sobre como a empresa trata as pessoas.

Todos os questionários são aplicados com o objetivo de mapear como as companhias lidam com as nove dimensões culturais que o GPTW considera indispensáveis em um bom local de trabalho. São elas: Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Contratar e Receber, Celebrar e Compartilhar.

Todas as empresas que possuem CNPJ no RS podem participar. Para a premiação, porém, Amanhã e GPTW consideram somente as organizações com 50 funcionários ou mais. A participação é voluntária e depende da iniciativa da própria empresa, já que os questionários têm de ser respondidos por uma série de pessoas.

Unimed Missões/RS esteve representada pela vice-presidente, Ana Cláudia Vaccari e pela assistente de Qualidade, Jordana Zimmermann / Crédito da foto: Assessoria de Comunicação da Unimed Missões/RS

Escoop promove 1ª Mostra de Iniciação Científica

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop promoverá nos dias 1° e 2 de dezembro, na sede da instituição de ensino superior cooperativista, a primeira Mostra de Iniciação Científica. O evento tem como objetivo oferecer um espaço para divulgação e intercâmbio de pesquisas e experiências referentes ao Cooperativismo, permitindo aos participantes uma ação reflexiva e a estimulação do desenvolvimento do pensar cientificamente.

Destinado aos estudantes matriculados nos cursos superiores das universidades e faculdades do estado do Rio Grande do Sul, a Mostra de Iniciação Científica está com as inscrições abertas até o dia 21 de novembro, através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou diretamente na sede da Escoop.

Cooperativas do RS estão entre as finalistas do Prêmio Cooperativa do Ano

Em sua nona edição, o Prêmio Cooperativa do Ano, promovido pelo Sistema OCB, reúne ao todo 185 cooperativas, representando 21 estados e dez ramos do cooperativismo, com 273 projetos inscritos nas sete categorias de disputa. Pelo Rio Grande do Sul, foram inscritos 30 projetos, de 21 cooperativas, contemplando as sete categorias do Prêmio. Entre as três finalistas indicadas em cada categoria, o destaque fica por conta das cooperativas Certel (Teutônia), Sicredi Pampa Gaúcho (Itaqui) e Cotrijal (Não-Me-Toque), que foram indicadas nas categorias “Atendimento”, “Fidelização” e “Inovação e Tecnologia”.

CertelNET leva sinal de internet para comunidades do Interior do RS

Com o case “CertelNET: Disponibilizando Internet para Comunidades do Interior”, a Cooperativa do munícipio de Teutônia disponibiliza sinal de internet para 29 municípios do Estado. Criada em 1999, a CertelNET atua com diversos planos e serviços para atender a demanda de municípios do Interior do Rio Grande do Sul, colaborando para o crescimento e desenvolvimento do Estado. A Certel é uma das três finalistas na categoria “Atendimento”, que é voltada a iniciativas que mostrem a melhora no atendimento aos cooperados. A Cooperativa gaúcha de Infraestrutura concorre com as cooperativas Lar (PR) e Querubim Saúde (DF).

Jeito Pampa Gaúcho de dar Boas Vindas promove fidelização dos associados do Sicredi Pampa Gaúcho

Indicado entre os três finalistas da categoria “Fidelização”, o Sicredi Pampa Gaúcho concorre com o projeto “O Jeito Pampa Gaúcho de dar Boas Vindas”, criado a partir de 2013, que tem como objetivo encantar o novo associado, recebendo e dando as boas vindas para ele como dono do negócio e destacando o relacionamento e os diferenciais competitivos do cooperativismo, que visam negócios, satisfação e crescimento coletivo.

Após a implantação do projeto, o novo associado percebe e entende as vantagens de fazer parte de uma cooperativa de Crédito, pois o programa valoriza o relacionamento e a satisfação do associado.

A união das cooperativas Sicredi Itaqui e Sicredi Sudoeste em 2013, que deu origem ao Sicredi Pampa Gaúcho, aliada ao programa, resultou numa evolução natural do programa, comprovada na Pesquisa de Satisfação. A Cooperativa de Crédito disputa com a Coopatos (MG) e a C.Vale (PR).

Cotrijal é destaque em Inovação e Tecnologia

Reconhecida nacionalmente por seu trabalho em prol da assistência técnica rural, a Cotrijal foi indicada como uma das três cooperativas finalistas na categoria “Inovação e Tecnologia”, através do projeto “A Essência da Verdadeira Assistência Técnica”. A iniciativa da Cooperativa de Não-Me-Toque tem por objetivo facilitar o acesso dos associados às novas tecnologias de produção e gestão administrativo-financeira, permitindo aos mesmos ganhos de produtividade e melhores resultados financeiros em seus negócios.

PREMIAÇÃO – A cerimônia oficial de entrega dos troféus do 9° Prêmio Cooperativa do Ano está marcada para o dia 25 de novembro e será realizada em Brasília (DF). Confira as finalistas da nona edição do Prêmio em www.cooperativadoano.coop.br/downloads/05-11-2014_divulgacao_finalistas.pdf.

Escoop promove Primeira Semana Acadêmica

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo, promoverá entre os dias 10 e 14 de novembro, a 1a Semana Acadêmica, com o tema “Cooperativismo Rumo ao Futuro: Participe desta Mudança”. A programação ocorrerá na sede da instituição, em Porto Alegre, na Rua Berlim, 409 – Bairro São Geraldo.

O objetivo do evento é reforçar a importância da educação cooperativista, a expansão de alguns segmentos de mercado e a responsabilidade dos cidadãos para a solidificação da cultura do cooperativismo. A Semana Acadêmica é organizada pela segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas e visa integrar a comunidade interna e externa, proporcionando espaço para troca de experiências e conhecimentos entre a Faculdade e a sociedade. 

O evento contará com palestras, apresentações de trabalhos e espaços para debates sobre temas recorrentes no Cooperativismo, como a participação das mulheres e dos jovens no cenário cooperativista; contextualização do cenário atual do Cooperativismo e o panorama de desenvolvimento até 2020; perspectivas e desafios do direito cooperativo internacional, entre outros.

A abertura da Semana Acadêmica ficará por conta do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que apresentará o panorama do Cooperativismo atual rumo a 2020.
A programação também terá como palestrantes o presidente da Cooperativa Cosuel, Gilberto Piccinini; diretor da Escoop, Derli Schmidt; gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário De Conto; sociólogo Raimundo Paula Diniz; diretora de Negócios da Unicred Porto Alegre, Maria Zélia Höhn; psicopedagoga, parapsicóloga e economista, Dóris Regina Anselmo e o gerente da Fundação Sicredi, Marcos Schwinger.

Programação da 1ª Semana Acadêmica da Escoop

Quando: 10 a 14 de novembro de 2014

Horário: Das 19 às 21h30

Local: Rua Berlim, 409 – Bairro São Geraldo - Porto Alegre/RS (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop)

Segunda-feira – 10/11/2014

19h - Coquetel de boas-vindas

19h45 - Panorama do Cooperativismo Atual rumo a 2020                                                 
            Vergilio Perius - Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

20h15 - Empreendedorismo com Qualidade de Vida
            Raimundo Paula Diniz – Sociólogo

21h – Debate

Terça-feira – 11/11/2014 

19h – A Moderna Gestão das Cooperativas de Crédito com a Participação da Mulher
         Maria Zélia Höhn – Diretora de Negócios da Unicred Porto Alegre

20h – Debate

Quarta-feira – 12/11/2014

19h – Conhecendo sua Mente Emocional que Bloqueia a Razão e a Inteligência (Autoconhecimento)
         Dóris Regina Anselmo – Psicopedagoga, parapsicóloga e economista

20h – Debate

Quinta-feira – 13/11/2014

19h – A Importância da Educação Cooperativista Hoje e sua Perpetuação
         Marcos Schwingel – Gerente da Fundação Sicredi

20h – Sistema de Qualidade Total na Cosuel
         Gilberto Piccinini – Presidente da Cosuel

20h45 – Debate

Sexta-feira – 14/11/2014

19h – Direito Cooperativo Internacional: Perspectivas e Desafios
         Mário De Conto – Gerente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão na Escoop

19h45 – A Importância do Conhecimento e sua Aplicabilidade nas Cooperativas
            Derli Schmidt – Diretor da Escoop

20h30 – Debate

21h – Coquetel de encerramento

 

Inscrições para 1ª Semana Acadêmica da Escoop encerram hoje

Inscrições para 1ª Semana Acadêmica da Escoop encerram hoje

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo, promoverá entre os dias 10 e 14 de novembro, a 1a Semana Acadêmica, com o tema “Cooperativismo Rumo ao Futuro: Participe desta Mudança”. As inscrições podem ser feitas através do site www.escoop.edu.br ou www.sescooprs.coop.br até hoje (5/11). A programação ocorrerá na sede da instituição, em Porto Alegre, na Rua Berlim, 409 – Bairro São Geraldo.

O objetivo do evento é reforçar a importância da educação cooperativista, a expansão de alguns segmentos de mercado e a responsabilidade dos cidadãos para a solidificação da cultura do cooperativismo. A Semana Acadêmica é organizada pela segunda turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas e visa integrar a comunidade interna e externa, proporcionando espaço para troca de experiências e conhecimentos entre a Faculdade e a sociedade. 

O evento contará com palestras, apresentações de trabalhos e espaços para debates sobre temas recorrentes no Cooperativismo, como a participação das mulheres e dos jovens no cenário cooperativista; contextualização do cenário atual do Cooperativismo e o panorama de desenvolvimento até 2020; perspectivas e desafios do direito cooperativo internacional, entre outros.

A abertura da Semana Acadêmica ficará por conta do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, que apresentará o panorama do Cooperativismo atual rumo a 2020.
A programação também terá como palestrantes o presidente da Cooperativa Cosuel, Gilberto Piccinini; diretor da Escoop, Derli Schmidt; gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário De Conto; sociólogo Raimundo Paula Diniz; diretora de Negócios da Unicred Porto Alegre, Maria Zélia Höhn; psicopedagoga, parapsicóloga e economista, Dóris Regina Anselmo e o gerente da Fundação Sicredi, Marcos Schwinger.

Programação da 1ª Semana Acadêmica da Escoop

Quando: 10 a 14 de novembro de 2014

Horário: Das 19 às 21h30

Local: Rua Berlim, 409 – Bairro São Geraldo - Porto Alegre/RS (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop)

Segunda-feira – 10/11/2014

19h - Coquetel de boas-vindas

19h45 - Panorama do Cooperativismo Atual rumo a 2020                                                 
            Vergilio Perius - Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS

20h15 - Empreendedorismo com Qualidade de Vida
            Raimundo Paula Diniz – Sociólogo

21h – Debate

Terça-feira – 11/11/2014 

19h – A Moderna Gestão das Cooperativas de Crédito com a Participação da Mulher
         Maria Zélia Höhn – Diretora de Negócios da Unicred Porto Alegre

20h – Debate

Quarta-feira – 12/11/2014

19h – Conhecendo sua Mente Emocional que Bloqueia a Razão e a Inteligência (Autoconhecimento)
         Dóris Regina Anselmo – Psicopedagoga, parapsicóloga e economista

20h – Debate

Quinta-feira – 13/11/2014

19h – A Importância da Educação Cooperativista Hoje e sua Perpetuação
         Marcos Schwingel – Gerente da Fundação Sicredi

20h – Sistema de Qualidade Total na Cosuel
         Gilberto Piccinini – Presidente da Cosuel

20h45 – Debate

Sexta-feira – 14/11/2014

19h – Direito Cooperativo Internacional: Perspectivas e Desafios
         Mário De Conto – Gerente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão na Escoop

19h45 – A Importância do Conhecimento e sua Aplicabilidade nas Cooperativas
            Derli Schmidt – Diretor da Escoop

20h30 – Debate

21h – Coquetel de encerramento

Sescoop/RS promove Seminário Gestão Estratégica para o Futuro das Cooperativas Agropecuárias

Sescoop/RS promove Seminário Gestão Estratégica para o Futuro das Cooperativas Agropecuárias

Atento ao grupo de maior expressão econômica no Rio Grande do Sul, formado pelas cooperativas agropecuárias, o Sescoop/RS promoverá no dia 28 de novembro, no Centro de Formação Profissional Cooperativista, o Seminário Gestão Estratégica para o Futuro das Cooperativas Agropecuárias.

O evento tem como objetivo oferecer um espaço de debates e capacitação profissional através de intercâmbio com palestrantes e painelistas nacionais e internacionais. A proposta é destinada a dirigentes e representantes de cooperativas do ramo Agropecuário.

O Seminário irá abordar temas como a Fidelização do Quadro Social (associados); Cenário atual da Difusão de Tecnologia para cooperativas; Gestão Estratégica de Custos e Auditoria e Controles Internos.

Agronegócio Cooperativo no Rio Grande do Sul

O setor de agronegócio cooperativista gaúcho registrou um faturamento de R$ 18,7 bilhões em 2013, representando um aumento de 18,17% em relação ao ano anterior. Somadas, as cooperativas agropecuárias congregam cerca de 290 mil associados no Estado, constituindo-se também no segmento com maior número de cooperativas, 148, e de empregados, 31.148.

O ramo Agropecuário é responsável por 57% dos empregos gerados no ambiente cooperativo do Estado. Em 2013, o segmento registrou um acréscimo de 383,77% nas sobras antes das destinações, passando de R$ 83,7 milhões (em 2012) para R$ 405 milhões. O agronegócio cooperativo estadual também apresentou uma variação positiva de 2012 para 2013 no imobilizado, passando de R$ 3,3 bilhões para R$ 3,7 bilhões. Outro indicador que registrou acréscimo foi o patrimônio líquido, que aumentou 5,77%, chegando em 2013 a R$ 3,3 bilhões.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 25 de novembro, através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

 

PROGRAMAÇÃO:

 

8h15 - Abertura

Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius

Presidente da FecoAgro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires

Representante do Ministério da Agricultura da Alemanha (BMEL)

Diretor de Projeto Brasil x Alemanha da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Arno Boerger

Diretor de Projetos Internacionais da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Christoph Plessow

 

8h30 - 1° Painel: Fidelização do Quadro Social

Coordenação: Presidente da Cotrisel, Fernando Osório

Painelistas:

Representante da sociedade cooperativa AFA -Agricultores Federados Argentinos

Presidente da Cooperativa Agrária Agroindustrial, Jorge Karl

Diretor de Projetos Internacionais da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Christoph Plessow

 

10h - Coffee Break

 

10h15 - 2° Painel: Cenário Atual da Difusão de Tecnologias para Cooperativas

Coordenação: Coordenador Técnico da CCGL TEC, José Ruedel

Painelistas:

Representante da sociedade cooperativa AFA - Agricultores Federados Argentinos

Representante da Sancor Cooperativas Unidas Limitadas

Superintendente da área comercial da Cotrijal Cooperativa Agropecuária e Industrial, Jairo Marcos Kohlrausch

Diretor de Projeto Brasil x Alemanha da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Arno Boerger

 

12h - Almoço (por adesão)

 

13h30 - 3° Painel: Gestão Estratégica de Custos

Coordenação: Presidente da Coagrisol e Redeagro, Gelso Mânica

Painelistas: Diretor da Produttare Consultores Associados e Prof. Dr. da Unisinos, José Antônio Valle Antunes Júnior

Gerente Comercial da Central das Cooperativas Agropecuárias Ltda (Redeagro), Auri Boff

 

15h - Coffee Break

 

15h15 - 4° Painel: Auditoria e Controles Internos

Coordenação: Presidente da Cotrisal, Walter Vontobel

Painelistas:

Representante da Sancor Cooperativas Unidas Limitadas

Supervisor de Custos e Auditoria da Cooperativa Santa Clara, Lairton Kaefer

Auditor da Confederação Alemã de Auditoria em Cooperativas (RWGV), Christian Buschfort

 

16h45 - Encerramento

 

Turma de pós-graduação da Escoop realiza viagem de estudos para a Alemanha

Turma de pós-graduação da Escoop realiza viagem de estudos para a Alemanha

Durante cinco dias, de 20 a 24 de outubro, os alunos realizaram atividades na ADG (Akademie Deutscher Genossenschaften) e em cooperativas e federações alemãs. A oportunidade de cursar um módulo no exterior decorre do Projeto de Cooperação mantido entre o SESCOOP/RS e a Confederação Alemã de Cooperativas - DGRV.

As aulas, na primeira etapa da viagem, aconteceram na ADG (Akademie Deutscher Genossenschaften), no Castelo de Montabaur, de propriedade da DGRV, uma estrutura que compreende cinco pousadas e dois edifícios para seminários. A primeira menção do Castelo é do ano de 959 e durante muito tempo foi propriedade da arquidiocese de Trier. Na estrutura, em 2013, cerca de mil instrutores ministraram 1305 seminários, para um público total de 17.003 participantes.

A primeira atividade dos alunos foi a apresentação geral do sistema cooperativista na Alemanha, realizada pelo Dr. Stefan Daferner, engenheiro econômico, gerente de produtos e responsável pela coordenação nacional de educação e projetos internacionais da DGRV, que apresentou a academia e ministrou aula sobre o desenvolvimento de RH nas cooperativas de Crédito alemãs. Após, Christoph Plessow, representante da DGRV (Deutscher Genos-senschafts- und Raiffeisenverband), abordou o universo da confederação das cooperativas e entidades de auditoria do sistema de cooperativismo alemão, quando também deu as boas-vindas aos alunos do MBA, ressaltando a história e números atuais das cooperativas no país. Destacou ainda as atividades da DGRV, que são a representação de interesses das cooperativas, aos moldes da OCB no Brasil; contabilidade; assistência jurídica; assistência na área de tributação e impostos; e cooperação internacional. A ADG (Akademie Deutscher Genossenschaften) trabalha, em vários pontos do mundo, na assistência técnica na área financeira, na organização de programas, seminários e workshops e conferências. As cooperativas alemãs possuem 19,2 milhões de associados e 780 mil funcionários, distribuídos em cerca de 5800 cooperativas.

Na sequência, até o dia 22, ainda em Montabaur, os alunos do MBA tiveram aulas com Rene Borresch, sobre Formação e Capacitação em Cooperativas Agropecuárias; com Arno Boerger, sobre o projeto de cooperação bilateral do Sistema Ocergs-Sescoop/RS com a DGRV e o Ministério da Agricultura da Alemanha; com Walter Zeller, sobre Gestão Estratégica e com Alois Splonskowski, que abordou a temática Organização e Liderança.

Ainda no dia 22, o grupo foi recebido em Borken, pelo diretor-executivo da RWM – Raiffeisen Westmünsterland, Josef Wissing, uma cooperativa rural que recebe e comercializa cevada, trigo, milho e verduras, entre outros produtos e que possui também fábrica de rações e silos para a armazenagem de grãos, com 75 funcionários e 1.118 associados. Também na sede da Cooperativa, os alunos ouviram o auditor Christian Buschfort, da RWBG (Federação Regional da Renânia-Westfália), responsável pela auditoria externa obrigatória a que todas as cooperativas alemãs são submetidas. Buschfort é responsável por um grupo de oito auditores que realizam anualmente auditorias externas em 706 cooperativas na área de atuação da Federação. Na Alemanha, a auditoria externa é obrigatória, assim como a filiação a uma federação.

No dia 23, o grupo visitou a Agravis Reiffeisen, uma Sociedade Anônima de propriedade majoritária de 156 cooperativas singulares, com faturamento anual de 7,5 bilhões de euros e com capital social de 192 milhões de euros. Localizada na cidade de Münster, a empresa atua no segmento animal (cereais, rações, minerais), tecnologia, construção civil, supermercados e energia. Os alunos, divididos em dois grupos e guiados por orientadores, visitaram as instalações da empresa cooperativa. Após, assistiram a uma palestra do executivo da Agralis, Cristian Bimberg, que discorreu sobre a governança e os números da empresa.

No período da tarde, a aula foi na sede da Raiffeisen Vital – Saverland Hellweg Lippe, na cidade de Hamm, onde a turma visitou as instalações da cooperativa, localizada junto a duas hidrovias. Os alunos foram recebidos pelo executivo da cooperativa, Dirk Köckler, que discorreu sobre os negócios dos cerca de 2500 associados, todos produtores rurais e que recorrem à cooperativa para a compra e venda de produtos e comercialização de sua produção de grãos. A Raiffeisen Vital – Saverland Hellweg Lippe tem expertise na produção de rações, e utiliza como matéria-prima cerca de 100 mil toneladas de farelo de soja importado da cooperativa paranaense Coamo. Köckler frisou a importância das fusões já realizadas que fortaleceram as atividades da cooperativa ao longo de seus 125 anos. Ainda na sede da cooperativa, o representante da DGRV, Christoph Plessow, despediu-se do grupo e destacou a importância da gestão e dos estudos realizados pelos alunos, classificando a troca de experiências como fundamental para o sucesso do empreendimento cooperativo. Plessow disse que a cooperativa tem de fomentar a atividade do associado da melhor forma, caso contrário ele irá procurar um empreendedor privado, e perderá a missão enquanto cooperativa. “A coisa só está correta quando a cooperativa é superior ao melhor concorrente”, finalizou.

No dia 24 de outubro, já em Berlim, foi a vez do grupo conhecer a sede da DGRV (German Cooperative And Raiffeisen Confederation), onde foram recebidos por Dirk Lehnhoff, membro do Conselho de Administração da entidade. O dirigente acentuou as atividades da Confederação, que vão desde a auditoria externa, até o relacionamento e acompanhamento da gestão e governança das cooperativas alemãs, sempre em busca de um processo de melhoria continuada das cerca de 5800 cooperativas alemãs. Lehnhoff frisou alguns números, salientando que do total de cooperativas, cerca de 2600 são de produção agrária e atuam com produtos como leite, carnes, vinhos e hortifrutigranjeiros e que os bancos cooperativos possuem aproximadamente 25% do mercado no país. Existem ainda no país 1600 supermercados com a bandeira Reiffeisen.

Nas palavras do dirigente, “as cooperativas tem na Alemanha um espírito empresarial e buscam o lucro, mas também o apoio ao associado e melhoria para as suas condições de vida”. Como objetivos da DGRV, Dirk Lenhoff frisou também a integração com o púbico jovem, a segurança alimentar, a atuação do departamento jurídico junto às esferas governamentais, para que as cooperativas tenham sempre o tratamento adequado. Por fim, completou dizendo aos alunos que a DGRV atua há mais de 30 anos em parceria com o ministério da Agricultura da Alemanha e destacou o projeto de cooperação com o Sescoop/RS. “Sempre somos muito bem recebidos em seu Estado e faço votos que nossa parceria de cooperação continue e os parabenizo por essa qualificação que estão buscando aqui em nosso país”, completou. Após, o assessor da diretoria da DGRV e responsável pela prospecção de novas cooperativas e pela área de energia, Andreas Wieg, apresentou as atividades sob seu comando na Confederação.

Na última atividade da turma de MBA da Escoop na Alemanha, os alunos foram recebidos na Humboldt Universität Zu Berlin, que coordena nove institutos de ensino sobre o cooperativismo em toda a Alemanha. O professor Malte Muller coordena estudos que medem e qualificam o sucesso das cooperativas rurais em toda a Europa e apresentou estudos que comprovam a importância econômica das cooperativas nas comunidades onde atuam. A Universidade de Humboldt tem 200 anos de atividades e possui 33.500 alunos e 426 professores.

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop é a primeira Instituição de Ensino Superior voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo no país. Mantida pelo Sescoop/RS, a Escoop mantém cursos de extensão, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas em nível de graduação e Cursos de Especialização em Gestão de Cooperativas, em nível de pós-graduação lato sensu.

 

Sescoop/RS disponibiliza Manual de Contabilidade para as Cooperativas Agropecuárias

Sescoop/RS disponibiliza Manual de Contabilidade para as Cooperativas Agropecuárias

A partir desta segunda-feira (20), as cooperativas interessadas já podem acessar e fazer o download da segunda edição do Manual de Contabilidade para as Cooperativas Agropecuárias, produzido pelo contador e auditor, Dorly Dickel.

Sobre o Manual

O objetivo do Manual é estabelecer um modelo básico de contabilidade para as cooperativas agropecuárias, respeitando a legislação específica aplicável às sociedades cooperativas, observando as normas fiscais da legislação brasileira e de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade.

Para isso, foi elaborado um Plano de Contas, com desdobramentos até o sexto grau, sendo possível o detalhamento em níveis maiores, ou ainda, a utilização de registros auxiliares analíticos para o controle detalhado do saldo das contas.

A utilização do Plano de Contas proposto permitirá a padronização e a comparabilidade das informações contábeis de todas as cooperativas que o adotarem. Entretanto, para que todo este processo tenha utilidade prática, é fundamental a adoção de práticas contábeis uniformes, conforme as recomendações divulgadas neste Manual.

A adoção das práticas contábeis, de acordo com este Manual, vem ao encontro dos propósitos da convergência das normas brasileiras com as Normas Internacionais de Contabilidade que, em síntese, buscam maior transparência, confiabilidade e credibilidade nas informações, seja perante os associados, dirigentes, fornecedores, bancos, entre outros.

É importante destacar que a adoção de práticas contábeis uniformes, além de permitir a comparabilidade dos números e indicadores com outras Cooperativas, constitui uma base fundamental para tornar a contabilidade uma ferramenta indispensável para o processo de avaliação, monitoramento e análise gerencial, tão necessária para a tomada de decisões e correção de rumos nos negócios, tanto em relação ao desempenho operacional quanto aos indicadores sociais.

A segunda edição do Manual visa também o fortalecimento do sistema cooperativo, através do uso da contabilidade como uma ferramenta de gestão, considerando a transparência como pressuposto básico de uma gestão democrática e participativa.

Clique AQUI para fazer o download do Manual de Contabilidade para as Cooperativas Agropecuárias.

 

 

Escoop sedia Seminário sobre Contabilidade no Setor Cooperativo

Em evento realizado hoje (17/10) na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, cerca de 100 pessoas, entre profissionais de contabilidade, estudantes, contadores de cooperativas e empregados do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, participaram do Seminário “Contabilidade no Setor Cooperativo”, que contou, em sua abertura, com a participação do presidente do sistema Ocergs-Sescoop/RS (SOS), Vergilio Perius, do presidente do CRCRS, Antônio Palácios, e do gerente de Monitoramento do SOS e integrante da Comissão de Estudos do Setor Cooperativista do CRCRS, José Máximo Daronco. O tema debatido por eles foi A Responsabilidade do Profissional Contábil e dos Gestores nas Sociedades Cooperativas.
Vergilio Perius apresentou aos participantes números que representam a expressão do Cooperativismo gaúcho, e abordou temas como a estratégias de integração, transparência, inserção nos mercados, regulações e conformidade como os grandes desafios das cooperativas.

Já o presidente do CRCRS, Antônio Palácios, em sua fala, expôs a responsabilidade do profissional da Contabilidade como fornecedor de informações indispensáveis à boa gestão e a transparência. Considerou que o Brasil é um país que carece de transparência em função da falta de mecanismos de controle.

O Seminário ocorre durante todo o dia e abordou como temas principais o IFRS na Prática e a Tributação Federal e a Extinção do RTT, e teve como palestrantes e coordenadores dos painéis os contadores Aristeu Costa dos Santos, Erny Dickel, Dorly Dickel e Juliano Galvan Debiasi.

Cooperativas celebram Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Cooperativas celebram Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito

Nessa quinta-feira (16), as cooperativas de Crédito em todo o mundo comemoram o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC), um evento anual para celebrar a importância econômica e social do movimento cooperativista.

As cooperativas de Crédito promovem a inclusão de aproximadamente 208 milhões de associados em 103 países. No mundo todo, são 57 mil cooperativas do ramo, que oferecem aos seus sócios condições mais favoráveis para aplicarem seus recursos e acessarem empréstimos e outros serviços a taxas e condições adequadas, mais vantajosas que as oferecidas pelos bancos convencionais.

Desde 1948, o DICC é comemorado anualmente na terceira quinta-feira de outubro e promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu – sigla em inglês para World Council of Credit Unions). A cada edição, o evento internacional relembra a história de sucesso do cooperativismo financeiro, disseminando os seus diferenciais para toda a sociedade. O tema deste ano, Serviço local, bem global, enfatiza o impacto positivo das cooperativas de crédito não apenas em suas comunidades, mas também ao redor do mundo, como um movimento organizado.

Na data comemorativa, essas instituições irão promover diversas atividades pelo globo, que serão partilhadas por meio das redes sociais, como Twitter, Facebook, LinkedIn e YouTube, utilizando a hashtag #ICUDay. Para mais informações, acesse o site: http://dicc.brasilcooperativo.coop.br.

Cooperativismo financeiro no Brasil

O cooperativismo de Crédito, um movimento de pessoas que utiliza o capital para desenvolver o social, tem suma importância para a inclusão financeira, desenvolvimento de arranjos locais e oferta de serviços financeiros para uma grande parcela da população do País. Com suas particularidades, as cooperativas financeiras oferecem produtos e serviços personalizados, idealizados de acordo com a realidade e as necessidades dos seus associados, orientando-os para o melhor uso dos recursos.

Elas se fazem presentes em mais de 95% dos municípios brasileiros, e são, em muitas dessas pequenas cidades, a única instituição financeira disponível. Assim, as cooperativas de crédito surgem como uma ótima opção para fomentar o crédito ao próprio setor cooperativista, nos meios urbano e rural, inclusive nas regiões mais remotas, onde os bancos convencionais não têm interesse em atuar. Essa ferramenta democratiza o crédito, já que o mesmo é ofertado aos associados a taxas de juros inferiores às que são praticadas pelos bancos.

O segmento financeiro do cooperativismo congrega hoje mais de 6,5 milhões de associados, 1.154 cooperativas de crédito e 5.084 pontos de atendimento, gerando mais de 45 mil empregos diretos. Hoje, o setor movimenta cerca de R$ 110 bilhões de ativos e R$ 50 bilhões em depósitos. Em comparação a 2008, por exemplo, houve um crescimento superior a 100%, em média, dos dois indicadores.

Educação – Pelo menos 5% do resultado líquido das cooperativas são destinados ao Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), que visa à qualificação técnica e educacional do seu quadro social, de familiares e colaboradores. Portanto, a educação é um dos principais focos de atuação dessas instituições.



Fonte: Sistema OCB

Seminário Integrado de Transporte Cooperativo debate sobre temas do Ramo

Seminário Integrado de Transporte Cooperativo debate sobre temas do Ramo

Na última sexta-feira (10), a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, localizada no município de Arroio do Meio (RS), recebeu o Seminário Integrado de Transporte Cooperativo, promovido pela Cooperativa Central Rede Transporte, com o apoio do Sistema OCB e do Sescoop/RS.

O cerimonial de abertura foi realizado pelo presidente da Rede Transporte, Abel Moreira Paré, que falou sobre o cenário do transporte cooperativo no Brasil, provocando o público quanto ao pensamento estratégico das cooperativas para a tomada de decisões adequadas.

Na sequência, o presidente do sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, explanou sobre os crescentes números do cooperativismo no Estado e a participação do Transporte nas políticas de Governo para o desenvolvimento da indústria, comércio e serviços, tanto internos quanto aos destinados à exportação.

Após, foi a vez do presidente da Vale Log, Adelar Steffler, que enalteceu a importância da participação de todos no Seminário. Segundo o dirigente, é neste ambiente que se constroem ideias e estratégias para melhorar as condições do cenário cooperativo de transporte. As autoridades municipais, principalmente, na palavra do prefeito de Arroio do Meio, abordaram a relevância da busca na melhoria do transporte de cargas e passageiros e a importância da cidade estar sediando o 1º Seminário Nacional de Transporte Integrado Cooperativo.

Palestra debate sobre estratégias para tomada de decisões adequadas

Após a abertura, o professor, jornalista e publicitário, José Luiz Tejon, realizou a palestra sobre “Encontrar as estratégias e tomar as decisões adequadas”. Tejon explanou sobre sua história de superação e destacou personalidades que se tornaram lideranças dentro do mundo corporativo.

Na sequência, foi apresentada a Central Nacional de Cooperativas de Transporte de Cargas e Passageiros, através de seu vídeo institucional, que abordou o modelo de negócio e de governança da Central Nacional e enfatizou a importância das cooperativas aderirem à Rede.

Por fim, o superintendente de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Marcelo Vinaud Prado, palestrou sobre o "Plano de Recadastramento RNTC". Prado falou sobre o cenário de transporte, ressaltando as dificuldades de fiscalização da agência e as alterações no modelo adotado de regulação, principalmente quanto à resolução n° 3.056/2009, que dispõe sobre o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC), e a resolução n° 3.658/2011, que trata das operações de Cadastro para a geração de Código Identificador da Operação de Transporte (Ciot).

Estiveram presentes no evento o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; presidente da Rede Transporte, Abel Moreira Paré; presidente da Vale Log, Adelar Steffler, autoridades municipais de Arroio do Meio; representantes do Conselho Consultivo do Ramo Transporte dos Estados de Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rondônia e Paraíba, além das gerências e técnicos do sistema OCB e técnicos estaduais.

 

Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre a participação do Transporte nas políticas de Governo para o desenvolvimento da indústria, comércio e serviços / Crédito da foto: Renato Tadini

Certel e Unimed Erechim recebem Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS

O cooperativismo gaúcho é destaque novamente no cenário estadual. Desta vez, o mérito ficou a cargo das cooperativas Certel, de Teutônia, e Unimed Erechim. Ambas receberam na noite da última quarta-feira (1), em cerimônia realizada no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, o Prêmio Top Ser Humano – Organizações, promovido pela seccional gaúcha da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS).

Com mais de 64 mil associados (sócios da Certel e Certel Energia), a Cooperativa do ramo Infraestrutura do Vale do Taquari, localizada no município de Teutônia, conquistou o prêmio com o case “Para o eSocial, assuntos burocráticos e funcionais ainda são dever do RH, mas a gestão pode ser diferente, com estratégia e criatividade”.

O ramo Saúde também foi contemplado na premiação, com a Unimed Erechim. A Cooperativa recebeu o prêmio com o “Projeto Mudança”, criado a partir dos resultados obtidos na Pesquisa de Clima Organizacional, aplicada anualmente, bem como na análise do ambiente interno, sempre alinhado com o Planejamento Estratégico da Cooperativa. O projeto tem como foco as pessoas - colaboradores e beneficiários dos planos de saúde Unimed, através da promoção de um ambiente de trabalho saudável, participativo, colaborativo e integrador.

Sobre o Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS

Em sua 22ª edição, o Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS reconhece as melhores práticas de gestão de pessoas no Estado. Neste ano, a cerimônia de entrega do prêmio aconteceu no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. Na ocasião, foi entregue também o 14° Prêmio Top Cidadania.

Ao todo, a celebração agraciou 36 projetos bem-sucedidos na área e ainda concedeu o prêmio “Personalidade Top Ser Humano”, totalizando 37 premiações.

Escoop abre inscrições do Vestibular

Escoop abre inscrições do Vestibular

A partir desta quarta-feira (1/10), a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo – Vestibular 2015 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet, através do site www.escoop.edu.br, até às 23h59 do dia 30 de novembro de 2014, não havendo cobrança de taxas. Ao candidato é recomendada a entrega de 1 kg de alimento não perecível no dia da realização da prova, que será posteriormente destinado à doação.

Estão aptos a se inscreverem no Vestibular 2015 da Escoop os candidatos que já concluíram ou que estão cursando o terceiro ano do ensino médio ou equivalente. A prova consistirá em redação escrita na língua portuguesa de até 30 linhas, cujo tema será estabelecido pela Comissão de Processo Seletivo da Escoop.

A aplicação da prova (redação) será no dia 7 de dezembro de 2014, em Porto Alegre, na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, Bairro São Geraldo, em Porto Alegre, no horário das 10h às 12h30.

A divulgação dos resultados do Processo Seletivo – Vestibular 2015 será no dia 12 de dezembro de 2014, em ordem alfabética dos nomes dos candidatos.

Bolsa de Estudos
O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante a entidade, conforme as normas da mantenedora.

Os associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na Escoop, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo Sescoop/RS, no valor de 70% das mensalidades.

Sobre a Escoop

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. A instituição é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que integra o denominado “Sistema S” que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.

A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos. marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.

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Alunos da Escoop visitam a Cotribá

Alunos da Escoop visitam a Cotribá

No dia 19 de setembro, os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop visitaram, pela disciplina de Vivência – Estudo de Caso Prático, a  Cooperativa Agrícola Mista General Osório (Cotribá), no município de Ibirubá.

Os estudantes assistiram à palestra do vice-presidente da Cotribá, Enio Nascimento, que falou sobre a visão, história e desenvolvimento da Cooperativa. Na sequência, os alunos da disciplina administrada pelo professor Ernesto Krug formularam e discutiram mais de 20 questões.

Durante o período da tarde, o grupo de estudantes cooperativistas visitou o produtor familiar de leite e grãos, Egon Scheffler, e sua respectiva família. O produtor de Ibirubá possui um rebanho de 128 vacas em ordenha, com uma produtividade de 29 litros/vaca/dia em sistema intensivo a pasto. Scheffler tem a qualidade de leite produzido em sua propriedade reconhecida e já conquistou inúmeros troféus em exposições e feiras agropecuárias.

Após, os graduandos da Facudade visitaram as instalações da sede da Cooperativa (área administrativa/contábil, RH), área da ferragem, farmácia veterinária, defensivos agrícolas e fábrica de rações com produção mensal de 8 mil toneladas. Por fim, os estudantes conheceram o posto de combustíveis e o supermercado central da Cotribá.

Sobre a Cotribá

Com 103 anos de história, a Cotribá é intitulada como a mais antiga cooperativa do ramo Agropecuário no Brasil. Tendo por sede administrativa o município de Ibirubá, possui 40 pontos de negócios, espalhados por mais de 18 municípios no Rio Grande do Sul.

Buscando uma estreita relação com a atividade do produtor, a Cooperativa possui vários segmentos de negócios de forma a atender as diversas necessidades de uma propriedade rural, como fornecimento de insumos para as lavouras, fábrica de rações (nutrição animal), prestação de serviços de assistência técnica agrícola e animal, postos de combustíveis, supermercados, farmácia veterinária, peças e ferragens, e detenção de marca própria na linha de nutrientes para a lavoura e no beneficiamento dos produtos arroz, farinha de trigo e óleo de soja.

Foto: Divulgação|Assessoria de Imprensa da Cotribá

Ocergs realiza Reunião do Conselho Técnico Sindical

 

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) realizou na tarde dessa quinta-feira (25), na sede do Sistema, Reunião do Conselho Técnico Sindical.

Dentre as pautas esteve o estudo do regimento interno do Conselho Técnico Sindical e Projetos Estruturadores 2015/2020, demonstração do balanço financeiro do Sindicato e assuntos gerais.

O Conselho Técnico Sindical é um órgão consultivo e de orientação sobre matéria de natureza sindical. Ele atua no encaminhamento da defesa dos direitos e interesses coletivos e/ou individuais das cooperativas registradas na Ocergs e reúne-se, trimestralmente, para as diversas deliberações do Sindicato, com o objetivo de fortalecer e legitimar a Ocergs como a representante da categoria econômica das cooperativas no Estado nas convenções coletivas de trabalho firmadas ao longo do ano.

Estiveram presentes na reunião o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Augusto Pretto; os conselheiros Arno Malheiros e Juliano Pacheco Machado; o assessor jurídico da Ocergs, Denilson Prestes e o analista administrativo da Ocergs, Pedro Malheiros.

 

FecoAgro/RS divulga custos de produção da safra de milho e soja 2014/2015

FecoAgro/RS divulga custos de produção da safra de milho e soja 2014/2015

Redução de rentabilidade da safra 2014/2015 do milho e da soja, este é o cenário apontado pelo estudo divulgado nesta manhã pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS). A previsão da safra 2014/2015 do milho e da soja e a revisão da safra 2014 do trigo foram divulgados pelo superintendente da FecoAgro/RS, Tarcisio Minetto, e pelo presidente da FecoAgro/RS e diretor secretário da Ocergs, Paulo Pires.

O estudo de custo de produção realizado pela Federação há 53 anos, demonstra algumas informações que contemplam detalhes para serem observados na elaboração do orçamento de gastos para formação das lavouras de verão e inverno.

A forte queda nas cotações agrícolas nos últimos meses vem comprometendo a rentabilidade das principais culturas no Estado (soja, milho e trigo). A tendência do resultado econômico da safra 2014/15 preocupa os produtores rurais tanto para as lavouras de inverno quanto para as de verão.

Segundo o superintendente da FecoAgro/RS, Tarcísio Minetto, o cálculo das estimativas de custos indica que a receita obtida com a venda do milho e do trigo será insuficiente para cobrir os custos de produção dessas lavouras. No caso da soja, os dados indicam que o produtor vem obtendo menor receita e lucro nos últimos três anos.

O momento é preocupante diante do cenário econômico que poderá afetar ainda mais a safra 2014/15 de verão em inicio de plantio e a de trigo em andamento, com aumento de custos e queda do preço no mercado internacional e interno até o final do ciclo.

Soja

O custo total de produção da soja ficou em R$ 2.097,34 por hectare. A produtividade média considerada no trabalho foi de 3 mil quilos por hectare (50 sacas de 60 kg). Considerando o preço de R$ 54,00 a saca de soja, a receita apurada foi de R$ 2.700,00 por hectare, para venda no início de setembro de 2014. Os dados sinalizam recuo no lucro na oleaginosa em relação à safra passada, que era de 55,74% em outubro de 2013 e caiu atualmente para 28,73%, reduzindo a rentabilidade de R$ 984,71 por hectare para R$ 602,66 neste ano.

O estudo da Federação também destaca que o nível de rentabilidade pode diminuir dependendo das cotações em Chicago (Estados Unidos), da variação cambial e de outros fatores, como clima, pragas, doenças, entre outros. Para o presidente da FecoAgro/RS, essa conjuntura exigirá do produtor uma maior atenção na gestão de riscos no decorrer do ciclo produtivo desde o plantio até a venda da futura safra.

A estimativa da Federação é que a área com soja no Estado cresça em 5%, com uma área a ser cultivada de 5 milhões de hectares com potencial de produção de 13 milhões de toneladas.

Milho

Em relação ao milho, o custo estimado da FecoAgro/RS foi de R$ 2.183,63 por hectare. A lucratividade para o cereal na safra 2014/15 aponta resultado negativo de 3,83% equivalente a um prejuízo de R$ 83,63 por hectare, patamar superior ao déficit de R$ 37,21 gerado na safra anterior.

Para pagar esses custos, o produtor precisará colher 104 sacas de milho por hectare de produtividade (6.240 kg) para atingir o ponto de equilíbrio. Esse cenário é resultado da queda de preços ao produtor de 10,75% em um ano e aumento de custos de 1,33%.

A projeção da Federação é de uma área plantada de 930 mil hectares, o que representa uma redução superior a 6% em relação à temporada anterior, com potencial de produção de 5,5 milhões de toneladas, abaixo da demanda que leva o Estado a importar anualmente mais de 1,5 milhão de toneladas para abastecer o setor de produção de carnes, leite e outros usos.

Revisão do Trigo

No caso do trigo, a queda do preço e a incerteza em relação à comercialização da nova safra preocupam os produtores e cooperativas. No intervalo de um ano o preço pago ao produtor caiu de R$35,98, base setembro de 2013, para R$ 26,00 a saca, o que representa uma queda de 27,74%.

Nessa conjuntura, a FecoAgro/RS fez a revisão dos custos de produção de trigo, que ficou em R$ 1.902,54 por hectare, considerando a produtividade de 50 sacas. O preço de R$ 26,00 da saca base da primeira semana de setembro 2014 representa um prejuízo nas contas de R$ 602,54 por hectare.

Comparando com a safra anterior, os preços caíram em 27,74%, afetando a rentabilidade. A receita prevista para o trigo é de R$ 1.300,00, cobrindo 94,6% do custo variável e remunerando apenas 68,33% do custo total de produção. Segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra brasileira de trigo deverá ser de 7,5 milhões de toneladas, sendo que o Rio Grande do Sul deverá colher 3,3 milhões de toneladas.

Previsão indica crescimento na produção nacional de grãos em 2014/15

Segundo a Conab e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as projeções indicam que o Brasil poderá colher uma safra de grãos em 2014/15 de 195 milhões de toneladas, 3,6% superior a de 2013. Já para o RS as previsões são de uma safra de 30,4 milhões de toneladas ante 30,2 milhões colhidas na temporada passada, representando 15,59% na participação do Rio Grande do Sul na produção nacional de grãos.

A dúvida do setor é de como será o cenário econômico a partir de 2015 e seus reflexos para o agronegócio e se os ganhos de produtividade da nova safra compensarão os aumentos de custos e queda do preço das commodities, amenizando o recuo da receita e da rentabilidade das culturas de verão e inverno.

A pesquisa de preços foi realizada junto aos departamentos técnicos e comercial das cooperativas e nos pontos de vendas de máquinas e equipamentos na região de produção.

Fonte: FecoAgro/RS