Para incentivar e acolher cada vez mais as associadas e familiares da Cooperativa Vinícola Aurora, a empresa promoveu nesta semana o Encontro de Mulheres, em Bento Gonçalves (RS). O evento apresentou para 240 convidadas a proposta que irá construir o "Futuro da Mulher Aurora". Uma série de iniciativas que fomentam o fortalecimento de lideranças femininas no cooperativismo e na agricultura familiar foram divulgadas ao grupo, entre elas a criação de um comitê específico ao público feminino. Cerca de 20% do quadro social da Aurora é composto por mulheres.
Em outubro, a cooperativa realizou uma dinâmica com 40 convidadas representantes dos 20 núcleos produtores para ouvir as demandas, entender o que limitava a participação delas na Aurora e quais ações poderiam atender as suas necessidades.
O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, explica que a cooperativa está sempre atenta às solicitações das 1,1 mil famílias associadas e que busca ouvir todos os membros do grupo familiar do quadro social da Aurora para ter mais assertividade nas tomadas de decisões.
“Quando ouvimos as mulheres, uma dessas sugestões foi a criação do comitê. A partir disso, apresentamos aos integrantes do Conselho de Administração da cooperativa, que aprovaram a criação do projeto. Ele será formalizado a partir do ano que vem, após safra, onde construiremos com elas as diretrizes, escolheremos o nome do comitê e definiremos quem fará parte. Queremos motivá-las a participarem mais das decisões da Aurora”, explica Tonello.
A programação do evento ainda contou com um painel de lideranças femininas mediado pela professora Sheila Sampaio, que conversou com a vice-presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Heloísa Lopes, e com representantes da Cooperativa Nova Aliança, Débora Lang e a associada Graziela Parisotto. A palestra magna ficou por conta de Neidi Cassol, que abordou a importância dos diferentes papeis exercidos pela mulher na sociedade.
Fonte: Assessoria de imprensa Vinícola Aurora
Em sua 29ª edição, a tradicional premiação na área de gestão humana, o Top Ser Humano 2022 e o Top Cidadania 2022, entregou nessa quarta-feira (23/11) no Grêmio Naútico União, em Porto Alegre, as distinções para os 44 agraciados (35 na categoria Top Ser Humano e nove na categoria Top Cidadania). Entre os destaques, quatro cooperativas receberam a premiação na categoria Top Ser Humano 2022 – Categoria Organização - Confederação Interestadual das Cooperativas Ligadas ao Sicredi, Sicredi Noroeste RS, Unimed Noroeste/RS e Central Sicredi Sul Sudeste. O Instituto Unimed/RS conquistou o Top Cidadania 2022 – Categoria Organização. O evento contou com a presença do gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto.
Neste ano, a diretora-presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Nadine Oliveira Clausell, foi homenageada como Personalidade Top Ser Humano 2022. O evento está na 29ª edição e é promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), entidade que acumula 50 anos de atividades no Rio Grande do Sul e tem mais de 400 associados, entre pessoas jurídicas e físicas.
Para o presidente da ABRH-RS, Pedro Fagherazzi, a iniciativa consolidou um olhar de valorização para empresas e pessoas que se destacam pela gestão de pessoas e pelo olhar humano nas relações profissionais e enquanto sociedade. Além disso, explicou o motivo de escolher a Personalidade Top Ser Humano 2022. “A Nadine Oliveira Clausell é uma referência na área da saúde pela sua atuação durante a pandemia, sendo uma pessoa sensata e comprometida com a saúde da nossa população. Além disso , para nós é muito importante o estilo de gestão e a forma como a doutora Nadine faz a gestão de pessoas no Hospital de Clínicas que foi muito recomendado”, comentou.
O Top Ser Humano foi criado em 1993 para reconhecer iniciativas que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. Já o prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha. Neste período, o Top Ser Humano já premiou mais de 580 cases e o Top Cidadania mais de 200.
CONFIRA OS VENCEDORES DO PRÊMIO TOP SER HUMANO 2022
Personalidade Top Ser Humano 2022
Nadine Oliveira Clausell
Mérito Top Ser Humano 2022
Banrisul
Hospital Moinhos de Vento
Top Ser Humano 2022 – Categoria Organização
SLC Máquinas
Inbetta
Box Print Embalagens e Displays
Confederação Interestadual das Cooperativas Ligadas ao Sicredi
Drebes e Cia LTDA - Lebes
Colégio Marista Rosário
Indústria de plástico HERC
Oniz Distribuidora S.A
SLC Agrícola
Associação Hospitalar Moinhos de Vento
Polo Films Industria e Comercio S/A
BSBIOS INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE BIODIESEL SUL BRASIL S/A
Soluções Integradas Verdes Vales
Sapore S/A
Stihl Ferramentas motorizadas LTDA
Kley Hertz Farmacêutica S/A
Portocred
Comercial Zaffari Ltda
Bruning Tecnometal Ltda
Unique Rubber Technologies Ltda
Irani Papel e Embalagem s.a
Hospital de Clínicas de Passo Fundo
Sicredi Noroeste RS
Unimed Noroeste/RS
Saur Equipamentos S.A
Sabemi Seguradora S/A
KingHost
Sebrae RS
SESC-RS - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Banco do Estado do Rio Grande do Sul - Banrisul
Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Sul (SESI/RS)
Central Sicredi Sul e Sudeste
Hub People
Hospital São Lucas da PUCRS
CMPC
Top Cidadania 2022 – Categoria Organização
Sesc - RS
Melnick Even Desenvolvimento Imobiliário S.A
Inbetta
Associação Hospitalar Moinhos de Vento
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DO RIO GRANDE DO SUL (SESI-RS)
Instituto UNIMED/RS
Sindicato Médico do Rio Grande do Sul - SIMERS
Instituto Herc
Senac-RS
Com informações do Correio do Povo
Foto: Fabiano do Amaral
A penúltima edição deste ano do Seminário Duas Safras: Mais Produção no Ano Inteiro ocorreu em São Sepé, no dia 22 de novembro, na Associação dos Funcionários da Cotrisel. As palestras da Etapa Centro, oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) aos produtores, técnicos, pesquisadores e trabalhadores rurais, tiveram foco na produção de trigo e milho e na utilização do sistema sulco-camalhão em áreas de várzea. O Sistema Ocergs esteve representado pelo gerente de Relações Institucionais e Sindicais, Tarcisio Minetto, que participou do painel Cenários Econômicos e Mercadológicos.
Conforme o coordenador do Departamento de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes, essas produções já são comuns na região, que apresenta áreas de várzea com plantio em sulco-camalhão, tecnologia que permite o aproveitamento desses espaços para o cultivo de outras culturas além do arroz – como soja, milho e cereais de inverno. “A ideia é realmente impulsionar as atividades que já estão sendo realizadas na região”, complementa.
Com início em abril de 2022, o seminário já passou por Santo Ângelo, Porto Alegre, Pelotas, Alegrete, Passo Fundo, Cruz Alta e Lavras do Sul. A última parada será em Vacaria, no dia 6 de dezembro. A iniciativa faz parte do Programa Duas Safras, que busca o desenvolvimento do agro gaúcho a partir da intensificação sustentável da produção agropecuária em duas safras, principalmente com o fortalecimento dos cultivos de inverno e da integração entre produção agrícola e pecuária.
Distribuídas em quatro painéis ao longo do dia, as palestras contaram com representantes da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Embrapa Trigo e Embrapa Clima Temperado, Asgav / ABPA e Ocergs e Pioneer Sementes. Produtores de Santa Bárbara do Sul, Campo Novo e Formigueiro também compartilharam as experiências vividas nas suas propriedades. As temáticas variam de cenários econômicos e mercadológicos até os cereais de inverno em um agro de oportunidades, passando pelo desafio das culturas em alta produtividade.
O Duas Safras
O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Senar-RS, Farsul e Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz, Acergs, Sips, Aprosoja, Ocergs, BSBios e Apassul.
A expectativa é que a medida ajude a ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro no Rio Grande do Sul. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. “A ideia é alcançarmos esse acréscimo até 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado”, relata o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.
Inscreva-se e confira a programação completa em: https://duassafrascentro.eventize.com.br/
Em 2022, o Prêmio Band Cidades Excelentes chegou à segunda edição no Rio Grande do Sul. A iniciativa, promovida pelo Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Áquila, destaca as boas práticas nas gestões municipais do Estado. A cerimônia de premiação ocorreu no auditório da TecnoPuc, em Porto Alegre, e foi exibida na emissora de TV do conglomerado midiático gaúcho no último domingo (20/11). A Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul é uma das entidades apoiadoras que patrocinaram o Prêmio e esteve representada no evento pelo gerente de Relações Institucionais e Sindicais, Tarcisio Minetto.
A solenidade teve a presença de mais de 60 prefeitos, vice-prefeitos e secretários de municípios do Estado, além do governador, Ranolfo Vieira Júnior, e da secretária de Comunicação, Zete Padilha. O evento foi apresentado por Lúcia Mattos e Ozíris Marins.
O Prêmio
As cidades são premiadas em sete categorias, separadas por número de habitantes. A avaliação dos municípios é feita com base no ranking do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), plataforma desenvolvida pelo Instituto Áquila com 62 indicadores e sete pilares: Governança; Eficiência fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
"O prêmio enaltece as boas práticas públicas de todos os municípios do Rio Grande do Sul e ajuda a disseminar as melhores ações, que servem como exemplo para outras cidades", comenta a diretora-geral da Band RS, Lisiane Russo. Já o diretor Comercial, Carlos Toillier, considera a distinção como o "Oscar" da gestão pública no Brasil. "Da mesma forma que as empresas atuam na iniciativa privada com seus indicadores de performance, o 'Cidades Excelentes' valoriza e coloca as melhores práticas da gestão pública no centro das atenções".
O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, defende que pelo prêmio "são reconhecidas as ações pioneiras e os municípios são incentivados a implementarem projetos na área pública e compartilharem referências e soluções, que ajudam a qualificar o trabalho das prefeituras".
Confira as cidades ganhadoras da Etapa Estadual:
Prêmio Principal - IGMA Geral - Cidade Excelente
Categoria: Menor que 30 mil habitantes
Vencedor: Augusto Pestana
2° lugar: Nova Boa Vista
3° lugar: Nova Candelária
Categoria: Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Vencedor: Carlos Barbosa
2° lugar: Igrejinha
3° lugar: Dois Irmãos
Categoria: Acima de 100 mil habitantes
Vencedor: Erechim
2° lugar: Santa Cruz do Sul
3° lugar: Bento Gonçalves
Pilar Governança, Eficiência & Transparência
Categoria: Menor que 30 mil habitantes
Vencedor: Ivoti
2° lugar: Feliz
3° lugar: Veranópolis
Categoria: Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Vencedor: Garibaldi
2° lugar: Dois Irmãos
3° lugar: Flores da Cunha
Categoria: Acima de 100 mil habitantes
Vencedor: Erechim
2° lugar: Porto Alegre
3° lugar: Santa Cruz do Sul
Pilar Educação
Categoria: Menor que 30 mil habitantes
Vencedor: Guarani das Missões
2° lugar: Augusto Pestana
3° lugar: Ivorá
Categoria: Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Vencedor: Igrejinha
2° lugar: Ijuí
3° lugar: Farroupilha
Categoria: Acima de 100 mil habitantes
Vencedor: Erechim
2° lugar: Caxias do Sul
3° lugar: Novo Hamburgo
Pilar Saúde e Bem-Estar
Categoria: Menor que 30 mil habitantes
Vencedor: Paim Filho
2° lugar: Augusto Pestana
3° lugar: Ivorá
Categoria: Entre 30 mil e 100 mil habitantes
Vencedor: São Luiz Gonzaga
2° lugar: Santa Rosa
3° lugar: Santo Ângelo
Categoria: Acima de 100 mil habitantes
Vencedor: Santa Cruz do Sul
2° lugar: Erechim
3° lugar: Passo Fundo
Pilar Infraestrutura & Mobilidade Urbana
Categoria: Menor que 30 mil habitantes
Vencedor: Augusto Pestana
2° lugar: Poço das Antas
3° lugar: Três Arroios
Categoria: Entre 30 mil e 100mil habitantes
Vencedor: Torres
2° lugar: Marau
3° lugar: Teutônia
Categoria: Acima de 100 mil habitantes
Vencedor: Porto Alegre
2° lugar: Caxias do Sul
3° lugar: Canoas
Pilar Sustentabilidade
Categoria: Menor que 30 mil habitantes
Vencedor: Xangri-lá
2° lugar: Mormaço
3° lugar: Mato Leitão
Categoria: Entre 30 mil e 100mil habitantes
Vencedor: Igrejinha
2° lugar: Dois Irmãos
3° lugar: Campo Bom
Categoria: Acima de 100 mil habitantes
Vencedor: Erechim
2° lugar: Bento Gonçalves
3° lugar: Novo Hamburgo
Pilar Desenvolvimento Socioeconômico & Ordem Pública
Categoria: Menor que 30 mil habitantes
Vencedor: Barra Funda
2° lugar: Camargo
3° lugar: Montauri
Categoria: Entre 30 mil e 100mil habitantes
Vencedor: Carlos Barbosa
2° lugar: Dois Irmãos
3° lugar: Igrejinha
Categoria: Acima de 100 mil habitantes
Vencedor: Erechim
2° lugar: Novo Hamburgo
3° lugar: Porto Alegre
No dia 22 de novembro 2022 o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto ministrou palestra em Seminário do Arranjo Produtivo Local (APL) Agroindústrias Familiares do Vale do Rio Pardo sobre o tema "Cooperativismo e o Desenvolvimento do APL das Agroindústrias Familiares". O evento aconteceu na Uergs e contou com a participação de agroindústrias e empreendimentos familiares da região, representantes da Uergs, Fundação Alto Taquari de Educação Rural e Cooperativismo (Faterco), Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado e Emater-RS Ascar.
Conforme a coordenadora do APL e professora da Uergs, Eliane Kolchinski, a organização da palestra teve como objetivo iniciar a discussão de constituição de uma cooperativa do APL. E ainda, discutir oportunidades de empreendimento através do cooperativismo aproveitando as oportunidades que a região do valo do Taquari oferece.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Encantado, Gilberto Luiz Zanatta, ficou satisfeito com a participação e discussões do Seminário. "O evento foi de muita qualidade, com um dos maiores conhecedores do Sistema Cooperativo do Estado e com uma excelente participação das agroindústrias. O cooperativismo na nossa região é forte e acredito na futura criação de uma cooperativa para a comercialização dos produtos das agroindústrias familiares do Vale."
Para o proprietário da Queijaria Dorf, Jackson Simon Jacobs o evento foi importante para a avaliação das possibilidades de negócio existentes. “Foi um evento de grande importância para avaliarmos e discutirmos sobre as necessidades dos empreendimentos envolvidos. Acredito que temos muito a crescer, prosperar novos e bons negócios, não só na comercialização dos nossos produtos e serviços, mas também na interação entre todos os envolvidos”.
O evento foi organizado pelo APL, Uergs, Faterco, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul.
Fonte: APL
O Workshop Mudança movimentou a CERTAJA Energia entre os dias 16 e 23 de novembro. O objetivo da programação foi levar os participantes a desenvolverem o autoconhecimento, o autocontrole, a automotivação, a empatia e as habilidades para aprimorar a interação no cotidiano profissional.
Fátima Silva, do setor Gestão de Pessoas, destaca que o workshop também buscou mobilizar os colaboradores a entenderem o processo de mudança da Cooperativa. “Isso, através de um espaço de escuta, de compartilhamentos de sentimentos e de necessidades, para que possam se engajar de forma espontânea e ativa na reestruturação dos processos que sustentam a cadeia de valor da CERTAJA Energia”, observa.
A facilitadora foi Bernadete Billo, graduada em Ciências Sociais e especialista em Desenvolvimento Humano e Criatividade. A capacitação foi fruto de uma parceria entre CERTAJA Energia, Univates e SESCOOP/RS.
Fonte: Assessoria de Comunicação da CERTAJA Energia
A Cooperativa Dália Alimentos, juntamente com as famílias associadas e representantes da administração municipal, inauguram, no dia 11 de novembro, às 18h, o Condomínio Avícola Marques de Souza localizado na comunidade de Vasco Bandeira. O condomínio faz parte do Programa Frango de Corte da Dália e abriga 275 mil aves.
Durante a cerimônia, o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini explanou sobre a importância da data de inauguração do Condomínio Avícola, que marca a comunidade de Vasco Bandeira e o município de Marques de Souza. “A Dália pensou num grande projeto estratégico, mas não fez sozinha. Aliás, contou com o apoio de outras cooperativas, como a Certel, o Sicredi Vale do Taquari e do poder público e assim, conseguimos realizar esse empreendimento, junto com as 20 famílias associadas, mais a cota cooperativa”, relata.
Piccinini relembra que o condomínio havia sido concluído em 2020 e, já era para ter sido inaugurado, mas teve que ser adiado por causa da pandemia. “Tivemos algumas intempéries, mas nada abalou a nossa determinação e perseverança. Isso demonstra compromisso com o desenvolvimento regional e em produzir alimentos, pois a Dália já fornece seus produtos em todo o país e segue em busca por novos mercados”.
O gestor reconhece os esforços dos associados e enaltece a data que fica marcada na história. “É dia de festejar, mas o dia 11 de novembro também nos remete ao ex-conselheiro de administração da cooperativa, Idalmir Nicolini, que infelizmente faleceu em 2017”.
Ao mencionar Nicolini, Piccinini lembrou das características e do legado que o ex-conselheiro deixou. “Quando falávamos em projetos, Idalmir se animava e seus olhos brilhavam. Para ele nada era impossível, foi uma liderança comunitária, cooperativista, exemplar, engajado e que inspirou outros líderes”.
Enxergar o futuro
O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, enalteceu a importância desse momento, que marca a história de todos os envolvidos: a Dália, o município, a comunidade, os associados e outras cooperativas. “Esse projeto é arrojado e de longo prazo. Ele passa por muitas mãos, pois não é possível construir isso tudo sozinho e, portanto, esse grande empreendimento é o fruto de líderes que vislumbram o futuro”, afirma.
“Uma das grandes etapas foi o grupo de produtores explicar o que significa esse projeto para o prefeito, pois não havia referencias próximas e, por isso, exigiu de todos os envolvidos muita coragem e dedicação”, reforça.
Freitas reiterou a importância da inauguração e da celebração que marcou a data, mas também fez menção a Idalmir. “Foi uma grande liderança. Ele já sonhava com grandes projetos para a Dália, mas infelizmente, nos deixou”.
“Junto com ele, fiz duas viagens, uma para os EUA e outra para Espanha. Lá ele demonstrou interesse, força e dedicação. Uma pessoa sempre positiva, querendo aprender cada vez mais e que inspirava novos líderes a se desenvolverem ao seu redor.”
“O sonho dele”
Presidente do Condomínio Avícola Marques de Souza, Valmor Pappen, agradeceu aos colegas de diretoria, ao ex-prefeito de Marques de Souza, Edmilson Amauri Dörr, que foi parceiro na implementação do projeto. “Lembro também de cada empresa que nos ajudou e cada funcionário da Dália. Foi algo muito bem pensado, para posteriormente ser apresentado para o conselho de administração.”
Pappen também relacionou a data com o aniversário de Idalmir, que desejava muito por esse momento. “Ele lutou com todas as forças por esse projeto. Era o sonho dele, então, aonde quer que esteja, tenho certeza que está torcendo pelo sucesso da Dália Alimentos”.
América Programa Avícola
A Dália idealizou o Programa Frango de Corte no qual, além do Condomínio Avícola Marques de Souza, estão edificadas outras 8 granjas com pavilhões no modelo Dark House com tecnologia de ponta da empresa Plasson. Eles são de propriedade dos associados da Dália, sendo que a cooperativa mantém uma cota em cada um deles. Os outros condomínios estão localizados em Relvado, Venâncio Aires, Vespasiano Corrêa, Mato Leitão, Anta Gorda, Cruzeiro do Sul e dois em Encantado. Esses condomínios abastecem o Frigorífico de Aves e fazem parte do Programa Avícola, junto com o Incubatório, de Mato Leitão, a fábrica de rações e de farinha de carnes, segmentos de responsabilidade da Dália Alimentos. A cria e a recria de matrizes pesadas para a produção de ovos férteis, edificada no município de Vale Verde, sendo de responsabilidade da empresa América Sociedade Avícola.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Dália Alimentos
A 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano já tem seus finalistas. Nesta quarta-feira (16), o Sistema OCB divulgou a lista com os nomes das cooperativas que concorrem nas categorias Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperativa Cidadã; Desenvolvimento Ambiental; Fidelização; Inovação; Intercooperação; e Influenciador Coop. A premiação teve recorde de inscrições com 787 projetos submetidos. Em 2020, última edição do prêmio bianual, foram recebidos 595 cases.
A cerimônia que revelará os vendedores está prevista para o dia 7 de dezembro e, além dos troféus, as primeiras colocadas de cada categoria ganham duas vagas em um intercâmbio cooperativista. Cada cooperativa registrada e regulada no Sistema OCB pôde concorrer com um case por categoria. As finalistas foram escolhidas por duas bancas avaliadoras: as comissões técnica e julgadora.
Confira abaixo as indicações, em ordem alfabética, por categoria:
- COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOP
- Cooptur (PR): Gincoop - Gincana do Cooperativismo
- Sicoob Cocred (SP): Jornada do cooperativismo
- Sicoob Credialto (MG): Coofem - Curso de formação educacional em cooperativismo, educação financeira e empreendedorismo
- COOPERATIVA CIDADÃ:
- Cercos (SE): Escavação e revitalização de poços artesianos
- Cooped (CE): Ambulatório de pediatria do desenvolvimento e comportamento da primeira infância (PDC)
- Sicredi Dexis (PR): Eu coopero com a inclusão
- DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL:
- Sicoob Credcooper (MG): Nascente viva: produzindo água e promovendo desenvolvimento sustentável hoje e para futuras gerações
- Sicoob Credivertentes (MG): Minas + Vertentes
- Sicredi Centro-Sul MS (MS): Recicla verdinho
- FIDELIZAÇÃO:
- Coplacana (SP): Núcleo jovem Coplacana
- Sicoob Saromcredi (MG): Programa de qualificação do queijo da canastra
- Sicredi Planalto Central (GO): Sicredi na roça
- INOVAÇÃO:
- Castrolanda (PR): 60 dias para inovar - Programa ágil Castrolanda
- Cooperacre (AC): Fortalecendo o extrativismo e viabilizando o desenvolvimento sustentável através da tecnologia
- Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG (RS): Portal da aceleração regional em prol do desenvolvimento
- INTERCOOPERAÇÃO:
- Coopafs e Ccampos (PA): Plano de investimento para capital de giro na agricultura familiar durante a pandemia da covid-19;
- Coopmetro e Coomap (MG E BA): Coomap & Coopmetro - Construindo um transporte mais cooperativo
- Lar e Copagril (PR): Aliança estratégica de intercooperação na avicultura de corte
Júri popular
A categoria Influenciador Coop já está com a votação aberta ao público para escolher a personalidade que desenvolve conteúdos positivos sobre o coop nas mídias on e off-line. Os nomes foram indicados pelas Unidades Estaduais. A votação está aberta até o dia 1º de dezembro e você pode votar quantas vezes quiser. Conheça os indicados:
- Carolina Mussolini - Conhecida como a "blogueirinha do cooperativismo". Atua como assessora de comunicação do Sicredi Rio Paraná PR/SP. Participou da primeira turma do Programa Somos Líderes da OCB e foi uma das mulheres embaixadoras do 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo. Recentemente foi selecionada entre 12 jovens do mundo para participar da Conferência Mundial das Cooperativa de Crédito de 2022, em Glasgow, na Escócia;
- Celma de Oliveira - Presidente da cooperativa de bordadeiras Bordana. Nas redes sociais, mostra tudo que o cooperativismo pode gerar além de ganho econômico. Resgata dignidade, autoestima e promove a inclusão social de dezenas de pessoas. Recentemente ganhou pela segunda vez o Prêmio Sebrae Top 100 Nacional que contempla as 100 empresas de produtos artesanais mais competitivas do Brasil;
- Elias Leite - Foi conselheiro da Central Nacional Unimed, diretor comercial e presidente da Unimed Fortaleza, ajudando a conquistar prêmios importantes como o Top of Mind e GPTW. Atualmente é diretor Comercial, de Produtos e Marketing da Seguros Unimed. É também autor do livro “Líder de Resultado: O poder da gestão que entende de gente, desenvolve pessoas e multiplica resultados” pela Editora Gente;
- Marcelo Martins - É diretor executivo da Unicred União, cooperativa de crédito com R$ 2 bilhões em ativos, 22 mil cooperados e atuação no Paraná e Santa Catarina. Com uma trajetória de 25 anos no Sistema Unicred, é um apaixonado pelo cooperativismo, que considera a mais equilibrada forma de organização humana porque produz de verdade, distribui de modo justo e cada um é livre para participar; e
- Stefany Silveira - É agrônoma, neta de produtores e tem se destacado como uma importante voz do setor agro no Espírito Santo. Atualmente é apresentadora do Agro Business, projeto da Record no Espírito Santo, colunista diária do Folha Vitoria e palestrante do agro, oportunidade pela qual leva informações sobre o setor, incluindo o cooperativismo.
Vote agora no Influenciador Coop: https://in.coop.br/influenciadorcoop
Fonte: Sistema OCB
No dia 11 de novembro, após o grande evento para firmar o compromisso de presidentes e executivos das cooperativas gaúchas com o RSCOOP150, foi a vez dos profissionais de Comunicação e Marketing se reencontrarem presencialmente para discutir estratégias de marketing para alcançar resultados reais do projeto RSCOOP150 e desenvolver cada vez mais o cooperativismo no Estado. O hub de inovação Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foi o palco do encontro e inspirou os participantes a buscarem soluções de comunicação para os próximos cinco anos.
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, realizou a abertura do evento, destacando a importância da comunicação no alcance do objetivo que é comum a todos: alcançar R$150 bilhões de faturamento até 2028. “A proposta é que haja um intercâmbio de ideias, conhecimentos, pois com diferentes experiências e saberes, podemos ir muito mais longe e muito mais rápido. Vocês são os olhos, os ouvidos e a boca dos associados e comunidade das cooperativas. Precisamos de vocês para chegarmos cada vez mais longe e mostrar à sociedade os diferenciais de competitividade das nossas cooperativas”, finaliza Hartmann.
Fortalecer a imagem e a comunicação do cooperativismo brasileiro é um dos desafios
do Sistema e temos trabalhado junto com as coops para que a sociedade brasileira conheça os valores e os diferenciais do nosso movimento. A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, apresentou a Campanha SomosCoop aos presentes e lembrou da importância do uso do carimbo SomosCoop para que o consumidor possa identificar facilmente produtos e serviços do coop e reconhecer que o que está adquirindo tem qualidade e carrega os valores do movimento.
A gerente de Comunicação do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, apresentou o time de Comunicação da casa, reestruturado para atender as demandas das cooperativas e pensar estratégias assertivas de marketing para o futuro da organização e do cooperativismo no Estado. Além disso, apresentou as novidades como a criação de perfil no LinkedIn e Instagram, lançamento do Prêmio de Jornalismo da Ocergs - com entrega prevista para setembro de 2023, e a consolidação de dois eventos para Comunicação e Marketing no próximo ano.
Networking em grupos de trabalho
Com o objetivo de emergir a inteligência coletiva, em parceria com a Escoop, os participantes foram divididos em grupos por ramos de atuação do cooperativismo para discutir os gaps, identificar os acertos e estabelecer para 2023 as prioridades das estratégicas de marketing e comunicação do coop, trazendo os profissionais de comunicação como peça peça-chave nisso.
Durante a manhã, os grupos definiram as estratégias para quatro áreas: estratégias para lideranças, assessoria de imprensa, marketing e redes sociais e comunicação institucional. A interação sobre as construções coletivas de cada grupo foi apresentada respondendo por que o tema deve
ser importante para o Sistema Ocergs; quais são as maiores dificuldades e acertos existentes em cada temática e quais devem ser as prioridades para o Sistema Ocergs para 2023? O objetivo da metodologia é que a Escoop e a Comunicação do Sistema Ocergs apresentem um relatório às cooperativas com as ações que serão o foco para o próximo ano.
LinkedIn Day e Pitch Day Coop
Os participantes puderam conhecer de perto as formas de otimizar os perfis das coops no LinkedIn, com estratégias de anúncios. Para Carlos Silva e Caroline Moura, Client Solutions Manager e Account Executive do LinkedIn, a plataforma é muito mais do que busca de emprego e sim uma forma de conectar-se a outras pessoas e empresas através de capacitação, vendas e publicidade. De acordo com o Relatório de Confiança Digital da Business Insider, a plataforma vem sendo avaliada como a mais confiável nos últimos cinco anos e os participantes receberam dicas de como começar ou manter um perfil da mesma forma.
O primeiro Pitch Day Coop foi preparado para criar uma conexão dos profissionais às principais tendências e soluções de marketing e comunicação corporativa. Para incentivar o "pensamento fora da caixa", empresas do mercado foram trazidas para mostrar soluções reais e inovadoras.
A Soundthinkers, com alta expertise em projetos de Sound Branding, Sound UX e inovação, apresentou como desenhar soluções sonoras para a marca das cooperativas. A empresa Zeeng trouxe a possibilidade de análise de marcas concorrentes para melhorar a competitividade de mercado de marketing e comunicação para as coops. A empresa Adtail, especializada em alta performance discutiu como escalar resultados através do marketing no e-commerce e mostrou como unir tecnologia e comunicação para otimização de resultados. E, por fim, a Critério, especialista em reputação e opinião pública apresentou como fortalecer o principal ativo de marca e manter uma opinião pública positiva.
Comunicação como ferramenta estratégica de negócio
A palestra “7 maneiras de convencer seu gestor a colocar a comunicação como estratégia de negócio”, com a Fale Consultoras, especialista em Desenvolvimento Humano e Facilitação de processos de Comunicação, encerrou o evento com chave de ouro e possibilitou aos participantes levarem dicas para convencer a diretoria das cooperativas a enxergar a comunicação como estratégia de negócio para o alcance de resultados.
Apresente números, dados e fatos (números, números, números); dê um “choque de realidade” (a comunicação mudou o mundo); faça benchmarking e leve exemplos (não estamos sós!); esteja antenado(a) nas tendências; ensine sobre o tema; convide para participar de eventos de comunicação (forma eficiente de ficar por dentro das tendências, trocar ideias e acessar inovações do mercado, além de fortalecer networking); e se, depois disso tudo, ainda não foi possível convencer seu gestor, pergunte: por que não?
"Construímos e vivemos um encontro cheio de trocas de experiências e muita vontade de fazer a diferença nas nossas organizações. E fizemos isso porque não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente", destaca a gerente de Comunicação do Sistema Ocergs, Simone Zanatta.
Se você perdeu nosso Workshop de Comunicadores, acompanhe as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Sistema Ocergs.
Saiba mais sobre o projeto que norteará o planejamento estratégico das coops gaúchas nos próximos cinco anos: RSCOOP150bi de prosperidade!
Na última quinta-feira (10/11), o Sicoob Credicapital realizou um evento exclusivo para cooperados. O encontro aconteceu no Palácio do Comércio em Porto Alegre (RS) e teve como tema “Brasil pós-eleição – o que esperar do cenário econômico”.
O assunto foi abordado pelo economista e diretor Financeiro e Administrativo do Banco Cooperativo Sicoob S. A., Fernando Vicente Netto, que falou sobre a economia brasileira e internacional e sobre o cenário atual para os investidores.
De acordo com Netto, estima-se que a inflação reduza em 2023 e que a taxa Selic feche o ano em 11,25%. Já em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o especialista projeta um crescimento de 2,5% para este ano e um desaceleramento para 0,7% para 2023.
Em relação ao novo governo, Netto aparenta estar otimista. "O novo governo conhece o desafio que vai enfrentar e, com a formação de um congresso mais alinhado a atual gestão, o País será conduzido de uma forma responsável e sem correr tantos riscos", explica o especialista.
O evento realizado em Porto Alegre contou com a presença de 130 cooperados. "Ficamos muito satisfeitos com a participação dos nossos cooperados, o nosso objetivo com este encontro é levar para os nossos associados informações que contribuam para a tomada de decisão em relação às suas finanças. Com isso, estamos cumprindo com o nosso papel de informar e formar cidadãos conscientes", destaca o presidente do conselho de Administração do Sicoob Credicapital, Guido Bresolin Júnior.
Paraná
No dia 22 de novembro acontecerá em Cascavel, no Paraná, a segunda edição do evento, que reunirá cooperados dos 16 municípios em que atua a Cooperativa no estado.
Sobre o sistema Sicoob
O Sicoob reúne mais de 6,5 milhões de cooperados e 351 cooperativas singulares. Possui 4.018 pontos de atendimento distribuídos em 2.135 municípios de todos os estados brasileiros. Além disso, o Sicoob está presente em 350 cidades do Brasil como a única instituição financeira presente.
Na última quinta-feira, dia 10 de novembro, presidentes, diretores e executivos das cooperativas gaúchas se encontraram no Hotel Deville, em Porto Alegre, para discutirem sobre o futuro do cooperativismo no Estado. Com cerca de 300 convidados, o Fórum dos Presidentes contou com a presença do vice-governador eleito Gabriel Souza, e do empresário André Souza, CEO da Futuro S/A, que ministrou a palestra “Estratégia Organizacional”. Na data, foi firmado o compromisso com o projeto RSCOOP150 – lançado na última Expointer, em agosto deste ano – que almeja alcançar os R$150 bilhões de faturamento em até cinco anos.
No evento, foi dado o start para o Plano Gaúcho de Cooperativismo RSCOOP150, com o objetivo de traçar estratégias junto com as cooperativas para além de atingir a meta de R$150 bilhões de faturamento, também alcançar os quatro milhões de associados até 2027, considerando seus segmentos de negócios com visão de curto, médio e longo prazo; Chegar a 100 mil empregos diretos; Realizar R$300 milhões de investimentos em capacitação e R$7,5 bilhões de sobras líquidas anuais. O desafio faz referência ao poder que o cooperativismo tem em gerar trabalho, renda, oportunidade e prosperidade para os associados, cooperativas e comunidades em que está inserido, confirmando o protagonismo no desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
De acordo com Darci Pedro Hartmann, presidente do Sistema Ocergs desde abril deste ano, esta meta é totalmente possível de ser alcançada. Em 2021, segundo dados divulgados na Expressão do Cooperativismo Gaúcho, as 423 cooperativas gaúchas faturaram R$71,2 bilhões, um incremento de 36,8% em relação ao período anterior. O crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 20,7%, atingindo o valor de R$ 3,6 bilhões, o que representa o dobro do valor obtido em 2017. Em relação ao saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas que foi de 5.791, há uma variação relativa de 8,5%. A expansão de postos de trabalho no setor, que em 2021 registrou 74.094 empregos diretos, superou o crescimento de empregos no Rio Grande do Sul, que fechou o ano de 2021 com variação de 4,68% e saldo de 114.512 novos empregos.
Sobre o Fórum, Hartmann alega que foi um momento de conhecimento, trocas e de planejar o futuro. Ele comentou sobre André Souza, convidado especial que ministrou a palestra do evento “Estratégia Organizacional”, e que ao longo de sua carreira, atuou como executivo de RH em posições globais e regionais em grandes empresas como Bayer e Coca-Cola. “André proporcionou reflexões sobre o futuro do nosso trabalho, dos negócios, que impactarão no RSCOOP150”, confirma Darci Hartmann. Ele também reitera que o Fórum foi o primeiro passo para que todos os cooperados se unam ainda mais em prol desse objetivo em comum e destacou que a presença de Gabriel Souza, vice-governador eleito, foi de suma importância neste encontro.
Parceria positiva com o Estado
Na ocasião, o vice-governador eleito contou que ele foi recentemente designado como o coordenador da transição entre os governos, e salientou que os cooperados podem contar com ele e Eduardo Leite – governador eleito – desde já. “Estamos à disposição desde o período de transição, para o Governo do Estado ser um facilitador no sentido de melhorar a capacidade de licenciamento de empreendimentos, de ter melhores políticas de financiamento e outras demandas que as cooperativas possuam”, afirmou Gabriel Souza.
Darci Hartmann aproveitou o momento para entregar a proposta do Sistema Nacional e Estadual para um Brasil e Estado mais cooperativo para o vice governador eleito, e assegurou que no documento estão inclusos todos os ramos em que as Cooperativas estão presentes como: educação, infraestrutura, crédito, agro, saúde e transporte. “O cooperativismo é fundamental para gerar empregos, onde ele atua, ele gera o desenvolvimento social, pois o resultado é distribuído para seus associados, gerando riqueza e distribuição de renda para todos”, pontuou. O Presidente da Ocergs ainda reforçou que o desejo é consolidarem uma parceria positiva com o estado, “Queremos cada vez um cooperativismo maior, mais forte, com excelência, e cada vez mais profissionalizado. Essa parceria também colabora com o crescimento do estado, e crescermos todos juntos é o nosso objetivo”, reafirma Hartmann.
Intercâmbio de ideias
Além deste, na sexta-feira, dia 11 de novembro, houve outro evento, dessa vez no Instituto Caldeira, hub de inovação, com foco em Comunicação. Foram apresentados painéis como LinkedIn Day, em que os participantes estiveram frente a frente com especialistas e puderam conhecer as principais estratégias de anúncios do LinkedIn e se conectar com as tendências de mídia da maior rede profissional do Mundo; Pitch Day Coop, com o objetivo de propiciar a união das principais soluções de marketing e o futuro da comunicação corporativa. Presidentes das Cooperativas e executivos também participaram da iniciativa, assim como comunicadores e profissionais da área de marketing também foram convidados para o Fórum dos Presidentes. “A proposta é que houvesse um intercâmbio de ideias, conhecimentos, pois com diferentes experiências e saberes, podemos ir muito mais longe e muito mais rápido”, finaliza Hartmann.
RSCOOP 150 e BRC 1 Tri - 1 trilhão de prosperidade
O RSCOOP150 faz parte do projeto nacional BRC 1 TRI, apresentado no dia 24 de agosto, pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que lançou um desafio ao coop brasileiro: R$1 trilhão de prosperidade e 30 milhões de cooperados até 2027. Em 2021, as cooperativas movimentaram quase R$ 525 bilhões no País inteiro. "Em um cenário arrojado chegaríamos nesta meta logo em 2024, mas como somos pé no chão, no formato moderado, até 2027 alcançaremos a meta. Importante reforçar que tudo isso é revertido em emprego, renda, oportunidades, negócios e prosperidade não apenas para o coop, mas para todos os brasileiros”, conclui o presidente do Sistema OCB.
A Unicred Porto Alegre (RS) e a Unicred Serra Mar (RJ) aprovaram, em Assembleia Geral Extraordinária conjunta a união das duas singulares, o que representa o maior movimento na história do Sistema Unicred. Com a expansão, a nova Cooperativa consolida sua atuação no País, tornando-se ainda mais forte e próspera na área da Saúde.
Esta união representa um salto na rede de atendimento da singular, que passa a contar com 37 agências, além de passar de 18 mil para mais de 27 mil cooperados. O salto também é observado nos resultados. Comparando com os números atuais da Unicred Porto Alegre, a carteira de crédito, por exemplo, está aumentando 11 vezes em crescimento médio mensal (últimos 12 meses).
De imediato, a cooperativa contará também com uma soma de ativos totais acima de R$ 2,2 bilhões e uma carteira de crédito acima de R$ 1,3 bilhão. Tudo isto reforça o cenário de evolução, expansão e possibilidade de novos negócios, obviamente com crescimento de resultados e Sobras.
Para o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, a Cooperativa passa a ser uma só, compartilhando despesas e resultados. "Já temos um plano de negócios estruturado que, além do crescimento significativo imediato com a união das duas singulares, prevê e traça metas até 2025. Uma delas é chegar, em três anos, com um resultado acima dos R$ 90 milhões e um quadro social com mais de 42 mil cooperados”, afirma.
Forte potencial na Saúde
Considerando o foco da Cooperativa no segmento da Saúde, o presidente da, até então, Unicred Serra Mar, Ricardo Alphonse Santos Blanc, lembra o grande potencial para novos associados. "Levando em conta apenas profissionais de Medicina, por exemplo, em nossa área de atuação existe um universo de 51.020 profissionais e apenas 5,71% destes já são cooperados. Sendo assim, é um mercado com muitas perspectivas", avalia o dirigente.
"Nossa principal expectativa é de crescimento exponencial, unindo expertise e mercado e isto nos tornará cada vez mais relevantes no cenário do cooperativismo financeiro no Brasil", considera o diretor da, até então, Unicred Serra Mar, Samir Lemos Reis.
A nova composição da Cooperativa passará a contar com 13 conselheiros de administração, sendo nove da área de atuação do Rio Grande do Sul e quatro da área de atuação do Rio de Janeiro.
Segundo o diretor-Geral da Unicred Porto Alegre, João Batista Loredo de Souza, o estatuto que valerá é o da Unicred Porto Alegre. "A nova cooperativa terá entre seus cooperados profissionais de outras áreas oriundos da Porto Alegre e da Serra Mar, porém, o foco para novas associações será conforme o estatuto vigente da Unicred Porto Alegre", conclui.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred
A democratização do acesso ao crédito e serviços bancários é uma marca do cooperativismo de crédito, que demonstra a importância do segmento para o desenvolvimento da atividade econômica, principalmente nos municípios do interior do País, onde o cooperativismo possui forte atuação. Segundo dados do Banco Central (data-base outubro/2022), no Rio Grande do Sul as cooperativas abriram 76 postos de atendimento este ano, com a inclusão de unidades em cinco novos municípios: Barra do Quaraí, Imbé, Xangrilá, Mostardas e Balneário Pinhal. No total, as instituições financeiras cooperativas possuem 1.176 postos de atendimento cooperativo, distribuídos em 480 cidades do Estado, o que representa 96,6% do total de municípios gaúchos.
As cooperativas do ramo se constituem como a única opção para obtenção de serviços financeiros em 56 municípios do Rio Grande do Sul, com destaque para as regiões do Rio da Várzea (7), Norte (6) e Produção (6). Segundo levantamento da Ocergs, as instituições financeiras cooperativas gaúchas empregam 13,8 mil pessoas e reúnem mais de 2,2 milhões de associados. Somente em 2021, o crescimento do quadro social chegou a 8,1%, com o incremento de 168.173 associados.
Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo
Recentemente, o Banco Central divulgou o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (data-base dezembro/2021). O relatório indica que o SNCC continua aumentando a sua representação no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Os cooperados somaram 13,6 milhões em dezembro de 2021, crescendo cada vez mais a representatividade de associados pessoas jurídicas (PJs), que já correspondem a 15% do total. A parcela da população do País associada a cooperativas de Crédito alcançou 5,4%, observando-se aumento em todas as regiões.
Os ativos totais do SNCC atingiram R$459 bilhões em dezembro de 2021, com taxa de crescimento superior ao do SFN (23,5% ao ano no SNCC e 7% no SFN). O estoque de captações do SNCC também aumentou a taxas maiores que o SFN, totalizando R$359 bilhões (23,7% ao ano no SNCC e 6,6% no SFN).
Em dezembro de 2021, a carteira de crédito ativa do SNCC chegou a R$315 bilhões e se manteve como o segmento do SFN com maior expansão de crédito (35,9% no ano). O crédito rural a pessoas físicas (PFs) e o capital de giro impulsionaram o crescimento do crédito no SNCC, refletindo o desempenho do agronegócio na economia e o foco de atuação do SNCC nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
Inclusão Financeira e Social
As cooperativas de Crédito se colocam como agentes potenciais de bancarização e atendimento às necessidades da população brasileira. Segundo o Banco Central do Brasil, a quantidade de municípios onde a cooperativa de Crédito é a única alternativa presencial para obtenção de serviços financeiros
cresceu no período. Nos últimos anos, enquanto a quantidade de municípios com a presença do
cooperativismo de Crédito cresceu, a quantidade de municípios atendidos pelo segmento bancário
reduziu. Apenas em 2021, enquanto 122 novos municípios passaram a ser atendidos por cooperativas, 92 municípios deixaram de ser atendidos por agências e postos de bancos. Nesse contexto, a quantidade de municípios onde a cooperativa de Crédito é a única alternativa presencial para obtenção de serviços financeiros cresceu, assim como nos anos anteriores, passando de 234 (dez/2020) para 274 (dez/2021).
Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022
Quer saber mais sobre o ramo Crédito, o desempenho do setor e os números que confirmam a posição de destaque do cooperativismo no Rio Grande do Sul? Então, acesse a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022 (ano-base 2021) e tenha em mãos o levantamento completo dos indicadores de desempenho dos ramos do cooperativismo gaúcho.
Uma turma de 16 jovens, que participaram do curso Aprendiz Cooperativo do Campo no período de abril de 2021 a outubro deste ano, receberam seus certificados na noite de sexta-feira, 04/11. A cerimônia de formatura aconteceu no Restaurante Cantinas, com a presença dos gestores da cooperativa e também com representantes da Coopater e do Sistema Sescoop. O protocolo iniciou com palestra de José Azambuja, vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio Grande do Sul. Ele falou sobre a sucessão rural, um dos pontos que é trabalhado no curso.
O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo oferece uma proposta inovadora, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção, como propriedades rurais, dias de campo, feiras, exposições e vivências dentro da cooperativa. O curso tem duração de um ano e oito meses. São cerca de 550 horas de aulas teóricas e 550 horas de aulas práticas. Os jovens participantes além das disciplinas curriculares têm a oportunidade de se profissionalizar para a gestão de pequenas e médias propriedades rurais.
Em resumo, o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo é um curso de aprendizagem em atividades agropecuárias, registrado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, que busca qualificar os jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais. O participante, além de não pagar nada pelas aulas, recebe um valor como ajuda de custo. Paralelamente ao término desta turma, a cooperativa iniciou em outubro as aulas para o novo grupo, que contempla 22 alunos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coasa
As vagas estão acabando!
No dia 11 de novembro, temos um encontro especial no Workshop de Comunicadores. O palco desse grande reencontro será o Instituto Caldeira, um hub de inovação localizado no Quarto Distrito de Porto Alegre.
Preparamos uma programação mega especial pra você, com muitas novidades e atrações. E listamos na sequência 6 motivos para você se inscrever e não ficar fora dessa!
6 MOTIVOS PARA VOCÊ SE INSCREVER!
1) LinkedIn Day
Estar frente a frente com os especialistas da maior rede profissional do mundo, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios, é uma oportunidade que poucas pessoas terão acesso.
No LinkedIn Day você terá a experiência de conhecer as principais estratégias de anúncios do LinkedIn e se conectar com as tendências de mídia da maior rede profissional do mundo.
É conhecimento exponencial e uma oportunidade exclusiva para você ficar por dentro do que existe de mais moderno e atual no universo do LinkedIn.
2) Pitch Day Coop
O primeiro Pitch Day Coop preparado para conectar você às principais tendências e soluções de marketing e comunicação corporativa.
Descubra como elevar as estratégias de marketing e comunicação da sua coop a um próximo patamar. Conheça grandes players do mercado que oferecem soluções inovadoras para gerar resultados reais para a sua coop.
3) Comunicação como ferramenta estratégica de negócio
As especialistas em Comunicação Institucional, Alessandra Becker e Fabiana Becker, da Fale Consultoras, preparam uma palestra fora da curva e vão revelar 7 Maneiras de convencer o seu gestor a colocar a Comunicação como ferramenta estratégica de negócio.
4) SomosCoop: O Coop faz muito e faz bem
Direto de Brasília e com muitas novidades sobre a nova campanha SomosCoop, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, vai apresentar a principal campanha publicitária brasileira sobre o cooperativismo. Oportunidade de ouro pra tirar todas as dúvidas e conversar in loco com a Samara sobre o movimento SomosCoop e os novos projetos que vem por aí, como o SomosCoop na Estrada.
5) Networking em grupos de trabalho
Discutir os gaps, identificar os acertos e estabelecer para 2023 as prioridades estratégicas de marketing e comunicação do cooperativismo gaúcho para cada um dos ramos de atuação. E você é peça-chave nisso! Na hora da sua inscrição você escolhe o grupo que quer participar: Agropecuário, Crédito, Infraestrutura, Saúde e Demais Ramos. Tudo isso pra você ter uma experiência única e compartilhar conhecimento, insights e experiências com profissionais de Marketing e Comunicação das principais cooperativas do setor. E essa troca de ideias vai se dar em quatro grandes pilares de discussão: Assessoria de Imprensa; Marketing e Redes Sociais; Comunicação Institucional e Estratégia para Lideranças. O resultado será apresentado durante o evento e entregue posteriormente para a diretoria executiva do Sistema Ocergs.
6) Overdelivery
Tudo bem, a gente confessa! Nós adoramos overdelivery, mas afinal quem não gosta de ter suas expectativas superadas e receber algo a mais do que o esperado. E o que não faltará em nosso Workshop serão bônus especiais e surpresas para os participantes. E nós fazemos isso porque pra nós não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente! Só que pra saber que surpresas são essas tem uma condição: tem que se inscrever e participar do Workshop.
Mas atenção, é melhor correr porque o evento tem vagas limitadas e você não vai querer ficar fora dessa!
PROGRAMAÇÃO
Evento: Workshop de Comunicadores 2022
Local: Instituto Caldeira (Porto Alegre/RS)
Data: 11/11/2022
8h30: Abertura – Presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann
8h40 – 9h: SomosCoop: O Coop faz muito e faz bem, com a Gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo
9h – 9h20: Apresentação da Área de Marketing e Comunicação do Sistema Ocergs
9h20 – 9h40: Coffee break
9h40 – 11h20: Grupos de Trabalho das Cooperativas
11h20 – 12h: Apresentação dos Grupos de Trabalho das Cooperativas
12h – 13h: Almoço
13h – 14h30: LinkedIn Day: Anunciando no LinkedIn
14h30 – 14h50: Coffee break
Pitch Day
14h50 – 15h05: Soundthkinkers: Como desenhar soluções sonoras para a marca da sua cooperativa, com o Founder, CEO e Estrategista de Som, Paulo Dytz
15h05 – 15h15: Perguntas e respostas
15h15 – 15h30: Zeeng: Tudo o que você sempre quis saber sobre as marcas concorrentes, mas nunca soube como procurar, com o Founder e CEO, Eduardo Prange
15h30 – 15h40: Perguntas e respostas
15h40 – 15h55: Adtail: Como escalar resultados através do marketing no e-commerce, com o Head de Aceleração, Matheus Motta
15h55 – 16h05: Perguntas e respostas
16h05 – 16h20: Critério: Reputação e opinião pública: como fortalecer o principal ativo de sua marca, com o Sócio-diretor, Tomás Adam e a Sócia-diretora, Soraia Hanna
16h20 – 16h35: Perguntas e respostas
16h35 – 17h15: Palestra: 7 Maneiras de convencer o seu gestor a colocar a Comunicação como ferramenta estratégica de negócio, com as Sócias-fundadoras da Fale Consultoras, Alessandra Becker e Fabiana Becker
17h15 – 17h30: Perguntas e respostas
17h30: Happy Hour
QUERO PARTICIPAR
Para garantir a sua inscrição clique aqui!
Marcando os seus 65 anos de fundação, a cooperativa gaúcha Cotripal anunciou, em um Café com a Imprensa, no dia 21 de setembro, dois novos negócios no seu portfólio de produtos e serviços – oferecidos aos associados e clientes de Panambi e região noroeste gaúcha.
Voltado para o agronegócio, um deles é a Irrigação e Energia Fotovoltaica, que oferecerão mais segurança, produtividade e tranquilidade ao produtor. O outro negócio é o Atacarejo, projetado para atender uma nova demanda de consumo que tem buscado mais economia e segurança em suas compras de mercado.
“Os empreendimentos, além de gerarem emprego, renda e desenvolvimento para a região, mantém os olhos voltados para o noroeste do Estado e para o pequeno, médio e grande produtor, oferecendo crescimento econômico, serviços de qualidade, investimento em novas tecnologias e fluxo de caixa para seu associado. Isso só acontece quando há investimentos como estes”, explica o presidente da Cotripal, Germano Döwich.
IRRIGAÇÃO:
A Cotripal vem trabalhando na implementação e desenvolvimento do seu associado desde o princípio, ao longo dos 65 anos, protagonizando, incentivando e encorajando o produtor para que ele pudesse seguir seu negócio.
O negócio Irrigação chega em parceria com as indústrias Fockink. A Cotripal irá revender sistemas de irrigação ao produtor focando em todas as propriedades, independentemente do tamanho, para que todos os associados que tenham recursos hídricos, poder irrigar.
“Assim, atingirá todos os seus segmentos e cumprirá seu papel de gerar desenvolvimento, aumentar o potencial de produção, dar condições a todos de se manterem em um cenário competitivo dentro do agro e, ainda, alimentar o mundo que está aí pedindo suporte”, destaca o vice-presidente Tiago Sartori.
A energia fotovoltaica também chega como uma opção de geração de energia elétrica com muitas vantagens e que vem se mostrando como um ótimo recurso no meio rural. É uma grande ajuda para os produtores rurais.
Empregos gerados: Inicialmente sete, mas com as novas instalações deve gerar mais de 15 empregos diretos.
Parceria: empresa Fockink Indústrias Elétricas Ltda, para representação e revenda de pivôs e peças.
Investimentos previstos: aproximadamente R$ 11 milhões.
MAIS ATACADO (Atacarejo):
Aqui os projetos são voltados para dois novos investimentos devem ocorrer:
Em Panambi, onde será ampliado o complexo comercial do Bairro Arco-íris em mais 9.000m², distribuídos em 4.000m² de estacionamento coberto e 5.000m² em área de vendas e armazenagem.
Em Ijuí, serão mais de 20.000m² de área construída, com 4.500m² exclusivo para o novo formato de loja Atacarejo, sendo que as demais áreas oferecerão ainda loja de peças, veterinária, eletrodomésticos, farmácia com manipulação, praça de alimentação e outros serviços, formando um excelente centro Comercial.
Empregos gerados: os dois empreendimentos juntos deverão de gerar mais de 400 empregos diretos.
Os investimentos previstos para os atacarejos e os centros comerciais onde serão instalados são de aproximadamente R$ 124 milhões.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotripal
O que prometia ser uma tarde extraordinária, se concretizou, com o 13º Encontro de Mulheres Cotrirosa, realizado nesta quinta-feira, dia 27. Mais de 600 mulheres participaram das atividades, pensadas exclusivamente para elas. Com a temática principal "A magia da mulher no campo", conduzida por Jardel Beck, reconhecido pelas suas palestras mágicas, as participantes vivenciaram uma experiência marcante com conteúdo, interação, mágicas e motivação.
Uma recepção calorosa foi realizada pela Cooperativa e também contou com a animação da dupla Anderson e Wilian. Já as boas-vindas foram realizadas pelo presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin, que destacou a importância e a necessidade de inserir as mulheres de forma mais direta, em ações da Cooperativa, especialmente nos conselhos e diretoria.
Uma novidade também foi apresentada às mulheres cooperativistas, agora a Cotrirosa possui um Comitê Mulher. A assessora de relacionamento com cooperados, Fabíola Ghellar Rodrigues, explicou que o objetivo da iniciativa é proporcionar às cooperadas, esposas ou filhas de associados, a participação ativa no cooperativismo, especialmente no que se refere ao senso de liderança.
A associada Justina Bernardi Werle, de Campina das Missões, lembra que dos 13 encontros promovidos, não participou somente de um. "Cada ano me renovo mais e tenho mais vontade de participar, sempre levamos algo, algum aprendizado para o nosso dia a dia. A Cotrirosa está de parabéns por realizar esses encontros, porque a mulher é participativa, encontramos as amigas e mulheres de outros municípios. Parabéns também às mulheres que têm a vontade de vir e participar", destaca Justina.
A animação no final do evento ficou por conta da equipe da Show Time e também foram realizados sorteios de brindes.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrirosa
Entre os dias 21 e 23 de outubro a Unicred Ponto Capital, em parceria com o Instituto Unicred RS, participou de um evento alusivo ao mês de prevenção do câncer de mama. Essa iniciativa foi conduzida pelo Grupo Diário no Royal Plaza Shopping, em Santa Maria – RS.
Além de ser um apoio a vendas de produtos e serviços, cujos valores foram revertidos para instituições filantrópicas, como por exemplo: a Associação de Apoio a Pessoa com Câncer (Aapecan), esse evento contou com oito patrocinadores que promoveram diversas atividades, como: informativos, entrevistas, brindes, degustações de comidas e bebidas, maquiagens, atrações musicais, descontos em consultas e exames.
Como uma das empresas patrocinadoras a Unicred Ponto Capital, juntamente com o Instituto Unicred RS, contou com o apoio de empresas cooperadas, oportunizando a distribuição gratuita de 150 vouchers de exames de mamografia. Além disso, o público que passou pelo estande da Unicred recebeu um mimo com informativos sobre o tema.
Para Unicred, formar parcerias e participar dessa importante ação foi gratificante e inspirador, além de incentivar o cuidado com a saúde, foi possível exercer, mais uma vez, o 7º princípio Cooperativista: interesse pela comunidade, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 - ONU. Nessa ação estiveram em prática os seguintes ODS: 3 - Saúde e Bem-Estar e 17 - Parcerias e Meios de Implementação.
Sobre o Instituto Unicred RS
O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. #somoscoop
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred RS
No dia 21 de outubro, em parceria com o Sistema Ocese, a Escoop iniciou mais uma pós-graduação: a Especialização em Gestão de Cooperativas em Aracaju, Sergipe.
O objetivo principal do curso, que terá 362 horas, é desenvolver visão estratégica e o despertas do posicionamento crítico sobre a gestão de cooperativas, estimulando a adoção de práticas de gestão e governança compatíveis com o mercado nos diferentes ramos do cooperativismo.
De acordo com a superintendente do Sistema Ocese, Shirllane Bispo Santos, a aceitação pelas coops é excelente. "Não temos dúvidas de que a especialização será uma importante ferramenta no crescimento e desenvolvimento dos cooperados, colaboradores e consequentemente, das cooperativas participantes. Precisamos tornar as nossas cooperativas fortes, sustentáveis e competitivas ao mercado, e só podemos alcançar estes objetivos através da profissionalização da gestão e governança", finaliza.
"Para a Escoop é uma satisfação poder atuar em outros estados e contribuir com o desenvolvimento das cooperativas brasileiras por meio da profissionalização dos colaboradores e cooperados das cooperativas. A pós-graduação em Sergipe é fruto de uma parceria que foi iniciada em 2019, com base em cursos de extensão e prosperou para consolidação dessa oferta, estamos muito felizes em participar dessa iniciativa", afirma a coordenadora de Pós-Graduação da Escoop, Paola Londero.
Está de volta no formato presencial um dos mais aguardados eventos do calendário cooperativista no Rio Grande do Sul. No dia 11 de novembro, após mais de três anos ou precisamente 1.261 dias e uma pandemia mundial, retomamos o Workshop de Comunicadores em um reencontro presencial. E esse reencontro merece ser celebrado em grande estilo, com um grande evento. E o palco dessa vez será o Instituto Caldeira, um hub de inovação localizado no quarto distrito de Porto Alegre.
Preparamos uma programação mega especial pra você, como muitas novidades e atrações. E listamos na sequência 5 motivos para você se inscrever e não ficar fora dessa!
6 Motivos para você se inscrever!
1) LinkedIn Day
Estar frente a frente com os especialistas da maior rede profissional do mundo, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países e territórios, é uma oportunidade que poucas pessoas terão acesso.
No LinkedIn Day você terá a experiência de conhecer as principais estratégias de anúncios do LinkedIn e se conectar com as tendências de mídia da maior rede profissional do mundo.
É conhecimento exponencial e uma oportunidade exclusiva para você ficar por dentro do que existe de mais moderno e atual no universo do LinkedIn.
2) Pitch Day Coop
O primeiro Pitch Day Coop preparado para conectar você às principais tendências e soluções de marketing e comunicação corporativa.
Descubra como elevar as estratégias de marketing e comunicação da sua coop a um próximo patamar. Conheça grandes players do mercado que oferecem soluções inovadoras para gerar resultados reais para a sua coop.
3) Comunicação como ferramenta estratégica de negócio
As especialistas em Comunicação Institucional, Alessandra Becker e Fabiana Becker, da Fale Consultoras, preparam uma palestra fora da curva e vão revelar 7 Maneiras de convencer o seu gestor a colocar a Comunicação como ferramenta estratégica de negócio.
4) SomosCoop: O Coop faz muito e faz bem
Direto de Brasília e com muitas novidades sobre a nova campanha SomosCoop, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, vai apresentar a principal campanha publicitária brasileira sobre o cooperativismo. Oportunidade de ouro pra tirar todas as dúvidas e conversar in loco com a Samara sobre o movimento SomosCoop e os novos projetos que vem por aí, como o SomosCoop na Estrada.
5) Networking em grupos de trabalho
Discutir os gaps, identificar os acertos e estabelecer para 2023 as prioridades estratégicas de marketing e comunicação do cooperativismo gaúcho para cada um dos ramos de atuação. E você é peça-chave nisso! Na hora da sua inscrição você escolhe o grupo que quer participar: Agropecuário, Crédito, Infraestrutura, Saúde e Demais Ramos. Tudo isso pra você ter uma experiência única e compartilhar conhecimento, insights e experiências com profissionais de Marketing e Comunicação das principais cooperativas do setor. E essa troca de ideias vai se dar em quatro grandes pilares de discussão: Assessoria de Imprensa; Marketing e Redes Sociais; Comunicação Institucional e Estratégia para Lideranças. O resultado será apresentado durante o evento e entregue posteriormente para a diretoria executiva do Sistema Ocergs.
6) Overdelivery
Tudo bem, a gente confessa! Nós adoramos overdelivery, mas afinal quem não gosta de ter suas expectativas superadas e receber algo a mais do que o esperado. E o que não faltará em nosso Workshop serão bônus especiais e surpresas para os participantes. E nós fazemos isso porque pra nós não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente! Só que pra saber que surpresas são essas tem uma condição: tem que se inscrever e participar do Workshop.
Mas atenção, é melhor correr porque o evento tem vagas limitadas e você não vai querer ficar fora dessa!
PROGRAMAÇÃO
Evento: Workshop de Comunicadores 2022
Local: Instituto Caldeira (Porto Alegre/RS)
Data: 11/11/2022
8h30: Abertura - Presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann
8h40 - 9h: SomosCoop: O Coop faz muito e faz bem, com a Gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo
9h - 9h20: Apresentação da Área de Marketing e Comunicação do Sistema Ocergs
9h20 - 9h40: Coffee break
9h40 - 11h20: Grupos de Trabalho das Cooperativas
11h20 - 12h: Apresentação dos Grupos de Trabalho das Cooperativas
12h - 13h: Almoço
13h - 14h30: LinkedIn Day: Anunciando no LinkedIn
14h30 – 14h50: Coffee break
Pitch Day
14h50 - 15h05: Soundthkinkers: Como desenhar soluções sonoras para a marca da sua cooperativa, com o Founder, CEO e Estrategista de Som, Paulo Dytz
15h05 – 15h15: Perguntas e respostas
15h15 - 15h30: Zeeng: Tudo o que você sempre quis saber sobre as marcas concorrentes, mas nunca soube como procurar, com o Founder e CEO, Eduardo Prange
15h30 – 15h40: Perguntas e respostas
15h40 - 15h55: Adtail: Como escalar resultados através do marketing no e-commerce, com o Head de Aceleração, Matheus Motta
15h55 – 16h05: Perguntas e respostas
16h05 - 16h20: Critério: Reputação e opinião pública: como fortalecer o principal ativo de sua marca, com o Sócio-diretor, Tomás Adam e a Sócia-diretora, Soraia Hanna
16h20 – 16h35: Perguntas e respostas
16h35 - 17h15: Palestra: 7 Maneiras de convencer o seu gestor a colocar a Comunicação como ferramenta estratégica de negócio, com as Sócias-fundadoras da Fale Consultoras, Alessandra Becker e Fabiana Becker
17h15 – 17h30: Perguntas e respostas
17h30: Happy Hour
QUERO PARTICIPAR
Para garantir a sua inscrição clique aqui!