fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Inscrições prorrogadas para o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano

Inscrições prorrogadas para o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano

O Sistema OCB prorrogou as inscrições para a 13ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, realizado sempre em anos pares para reconhecer boas práticas das cooperativas. A nova data é 15 de setembro. Ao todo, são seis categorias: Comunicação e Difusão do Coop; Coop Cidadã; Desenvolvimento Ambiental; Fidelização; Inovação; e Intercooperação.

A categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo contempla as coops que promovem a cultura do cooperativismo também para a sociedade. Os cases vão desde o selo SomosCoop nos produtos da cooperativa até a promoção de cursos, palestras, eventos, campanhas e demais ações que divulguem o movimento cooperativista como um todo.

Coop Cidadã é voltada para os projetos que beneficiem a comunidade onde a cooperativa está inserida. Podem concorrer cases envolvidos com atividades culturais e recreativas, de promoção social e consciência ambiental. Também podem ser inscritas as ações realizadas no Dia de Cooperar, o Dia C.

A categoria Desenvolvimento Ambiental é direcionada a projetos de boas práticas ambientais desenvolvidas por cooperativas e que tenham sido estratégicos para o uso consciente dos recursos naturais, seja por meio recuperação de nascentes, reutilização de recursos, reciclagem e outras ações que preservem o meio ambiente.

Já Fidelização reconhece as boas práticas das cooperativas que promovem maior integração com seus cooperados. Por exemplo, melhorando o espaço físico e formas de atendimento, ampliando e ofertando melhorias dos serviços, bem como aumentando o uso dos serviços oferecidos aos cooperados.

O prêmio para a categoria Inovação é atribuído às soluções que promovem mudanças na rotina diária das coops como a modernização de produtos e serviços, técnicas e ferramentas de gestão da inovação e outras ações que viabilizem melhores resultados financeiros e ganho de produtividade.

Na categoria Intercooperação, o intuito é premiar projetos desenvolvidos de forma conjunta, realizados por duas ou mais cooperativas, que viabilizem objetivos comuns. Por exemplo, a compra de insumos ou serviços, comercialização conjunta de produtos, implantação de projetos, e troca de experiências e boas práticas de gestão.

Inscrições

As cooperativas registradas e regulares no Sistema OCB podem se inscrever no site do prêmio. Cada cooperativa pode concorrer com um case por categoria:  https://melhores.premiosomoscoop.coop.br/

Premiação

O evento está previsto para o dia 7 de dezembro, em Brasília/DF. Neste ano, além do troféu, as primeiras colocadas serão contempladas com duas vagas para um intercâmbio cooperativista.

Acesse https://melhores.premiosomoscoop.coop.br/ e inscreva a sua cooperativa!

Fonte: Sistema OCB

Sicoob Credicapital inaugura escritório de negócios no Sul

Sicoob Credicapital inaugura escritório de negócios no Sul

Uma cooperativa sólida, fundada nos valores e princípios do cooperativismo. Assim é o Sicoob Credicapital, uma instituição financeira cooperativa com 21 anos de história que inaugurou na última quarta-feira (4/8) mais um escritório de negócios em Porto Alegre (RS). 

A nova unidade está localizada na rua Barão do Amazonas, 1713, no bairro Jardim Botânico. “A agência ficou linda, muito bem localizada, tenho certeza de que o Sicoob tem muito a crescer nessa região”, comenta o diretor-secretário do Conselho Regional de Representantes Comerciais do Rio Grande do Sul (Core-RS), José Valdeci Pinto Rodrigues. 

A nova unidade tem 172 metros quadrados e vai proporcionar conforto e segurança aos cooperados da região leste da cidade.  A expectativa é levar o melhor do cooperativismo financeiro para a região dos bairros Partenon e Jardim Botânico. "Queremos prestar um atendimento e consultoria financeira personalizada, que atenda às necessidades das pessoas e empresas", ressalta em nota o gerente da unidade, Sérgio Luis Bervian.

Com esse novo ponto de atendimento inaugurado, o Sicoob Credicapital conta agora com 40 unidades, nos estados do Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, sendo essa a nona unidade da Cooperativa em Porto Alegre.  

“É com imensa alegria que chegamos a essa região lindíssima de Porto Alegre. Este é um local que oferece grandes oportunidades para que o Sicoob possa levar os benefícios do cooperativismo financeiro para a comunidade toda. O nosso objetivo aqui é poder compartilhar e cooperar com o desenvolvimento dessa região”, destaca presidente do Conselho de Administração, Guido Bresolin Júnior. 

Sobre o Sistema Sicoob

O Sicoob conta com mais de 6 milhões de cooperados e 352 cooperativas singulares. Possui 3.894 pontos de atendimento distribuídos em 2.090 municípios de todos os estados brasileiros, além disso, em 326 cidades do Brasil, o Sicoob é a única instituição financeira. Só no Rio Grande do Sul são mais de 170 pontos de atendimento. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicoob Credicapital

Em expansão para Goiás, Unicred Região da Campanha passa a se chamar Unicred Prosperar

Em expansão para Goiás, Unicred Região da Campanha passa a se chamar Unicred Prosperar

A Unicred Região da Campanha, nome que representa as regiões em que atua – com agências em Santana do Livramento, Bagé e Dom Pedrito – agora vive um momento de mudança consonante à sua expansão e novo posicionamento institucional. Para consolidar sua trajetória de 25 anos e visando o crescimento em seus negócios, a instituição financeira cooperativa passará a se chamar Unicred Prosperar, nome eleito a partir do propósito para seus cooperados.

A reestruturação ocorre como um novo desafio para elevar o crescimento da Cooperativa. Em expansão contínua, em 2020 inaugurou sua nova agência em Dom Pedrito, ampliando sua atuação para estar mais próxima de seus cooperados. Agora como Unicred Prosperar, a Cooperativa vai além e se prepara para atingir novos territórios, com previsão de, ainda em 2022, inaugurar sua primeira agência fora do Rio Grande do Sul.

A nova unidade da Unicred Prosperar ocupará ponto privilegiado de Goiânia, capital de Goiás, representando a primeira agência da Unicred Central RS no local e reforçando o movimento de expansão para além do seu Estado de origem. A agência estará localizada em importante centro clínico de saúde e vai oferecer todo o portfólio de produtos e serviços da Cooperativa comuns também a bancos comerciais, mas com a vantagem de taxas e juros mais atrativos e adequados em suas linhas de crédito, linhas de investimentos, seguros, cartões de crédito, previdência e consórcio, entre outras condições exclusivas. Outro diferencial é a participação dos cooperados nos resultados por meio do retorno das sobras - proporcionais às suas operações na Cooperativa.

Conforme antecipa o presidente do Conselho de Administração da Unicred Prosperar, Elias Kalil Neto, o novo momento da Cooperativa representa sua plena expansão e celebração aos seus cooperados. “Atuamos ao longo dos últimos anos de forma a construir um posicionamento voltado ao nosso cooperado e seu direcionamento ao topo. Mudamos nosso nome, não nossa essência”, aponta. “Com a nossa chegada a novos territórios e expandindo fronteiras para além do Rio Grande do Sul, o que demonstra nosso pleno crescimento, a Unicred Prosperar passa a se chamar assim por evidenciar, desde seu nome, a experiência que visa proporcionar a todos seus cooperados”, complementa.

A Unicred Prosperar tem como cooperados, além de todos os profissionais que compõem a área da saúde, administradores, advogados, contadores, economistas, engenheiros, arquitetos, dentre outros profissionais registrados nos conselhos de classe. Atualmente possui 4.050 cooperados e mais de R$ 340 milhões de ativos e, no ano de 2021, entregou o resultado de R$ 12.296.133,51, demonstrando a confiança de seus cooperados na hora de realizar seus negócios, sendo a cooperativa sua principal instituição financeira.

Sobre a Unicred RS

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 11 cooperativas e 88 pontos de atendimento que representam 71 mil cooperados, R$ 6,1 bilhões de ativos e R$ 3,9 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred RS

Vem aí a Semana de Competividade!

Vem aí a Semana de Competividade!

A programação já está pronta e os palestrantes já foram divulgados para garantir pleno sucesso ao mais novo evento promovido pelo Sistema OCB: A Semana de Competitividade. Palestras, mesas redondas, laboratórios, espaços de intercooperação e muitas outras iniciativas estão previstas para o evento que ocorrerá em formato híbrido em agosto, de 22 a 26 on-line, e dias 23 e 24 de agosto, presencialmente em Brasília. 

“Queremos oferecer às nossas cooperativas um evento com muitas oportunidades para a troca de conhecimentos e experiências que contribuam para o aumento da nossa competitividade no mercado nacional e internacional. Nossos produtos precisam ser cada vez mais conhecidos e, para isso, precisamos desenvolver estratégias de marketing, divulgação e vendas inovadoras e em sintonia com a realidade do mundo atual”, afirma o presidente Márcio Lopes de Freitas. 

O evento será dividido em quatro grandes temas aplicados ao cooperativismo: Inovação, Liderança para Transformação, ESG e Inteligência de Mercado. As palestras e mesas redondas serão realizadas de forma simultânea em diferentes ambientes para cada um dos temas. Por isso, as inscrições precisam ser feitas antecipadamente pelas Unidades Estaduais que ficarão responsáveis por indicar quem serão os representantes das cooperativas de cada região a participar. 

A Semana de Competitividade busca mostrar como o cooperativismo pode ser ainda mais competitivo, por ser um modelo de negócios sustentável e que gera não apenas desenvolvimento econômico, mas social também, destaca a superintendente Tania Zanella. A programação conta com um time de especialistas escolhidos especialmente para fomentar a discussão sobre as novas tendências de mercado e mostrar, na prática, exemplos concretos que podem contribuir efetivamente para o aumento da competitividade das cooperativas em seus diferentes segmentos.

“Queremos que nossas cooperativas sejam perenes, sustentáveis e que se mantenham relevantes ao longo do tempo. Para isso, desenvolvemos uma série de iniciativas que buscam inserir, manter e qualificar suas inserções no mercado, aumentando cada vez mais as possibilidades de negócios que tenham a marca do cooperativismo”, acrescenta a gerente-geral, Fabíola Nader Motta. 

Programação Remota

Entre os dias 22 e 9 de setembro serão realizadas, em ambiente virtual, rodadas de negócios internacionais em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Para as rodadas de negócios, serão selecionadas 15 cooperativas agro. As contempladas poderão ter seus mercados abertos na Europa, no Oriente Médio, na China e na América do Sul. O objetivo é reconhecer e expandir as oportunidades de negócios internacionais para vinhos, espumantes, suco integral, frutas e derivados, mel e própolis, lácteos, castanha e nozes de produtores brasileiros.

Acesse a programação presencial completa em: https://www.competitividade.coop.br/

Certel doa 500 litros de leite para Horta Comunitária de Teutônia

Certel doa 500 litros de leite para Horta Comunitária de Teutônia

Celebrado no dia 2 de julho, o Dia Internacional do Cooperativismo reforçou e colocou em prática ações de responsabilidade social, inserindo também os valores e princípios cooperativistas por meio de ações voluntárias. Alusivo à data e contando com o apoio dos seus funcionários, conselheiros e delegados, a cooperativa Certel realizou uma campanha interna para a arrecadação de leite, integrando o Dia de Cooperar. Durante a ação, foram arrecadados 500 litros de leite, entregues na manhã do dia 19 de julho para a Horta Comunitária da Comunidade Evangélica Redentor, no Bairro Canabarro, em Teutônia.

A pastora da comunidade, Cristiane Echelmeier, explica que, no espaço, são cultivadas hortaliças orgânicas que contribuem para a alimentação das famílias em situação de vulnerabilidade social. Junto ao projeto da horta, também atua o Mercado Solidário, onde essas mesmas famílias recebem a doação de alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal. “Atualmente, atendemos mais de 40 famílias e realizamos a entrega de cestas básicas, oferecendo todo o suporte necessário”, pontua.

Solidariedade

Brilho no olhar e muitos agradecimentos marcaram a entrega das caixas de leite doadas pela Cooperativa. Cristiane ressalta que o produto teve muitas alterações no preço, dificultando ainda mais a doação desse item pelas pessoas. “Muitas mães que recebem o nosso auxílio possuem seus filhos na fase de crescimento e dependem disso para uma alimentação mais nutritiva e de qualidade”, relata.

A presidente da comunidade, Rosita Schneider, também evidencia a importância da Cooperativa para a região e parabeniza a campanha realizada. “Sabemos que existem muitas pessoas próximas que passam por momentos difíceis, e contar com o apoio da Certel é imprescindível. Muita gratidão pela parceria e a todos os funcionários que contribuíram com essa campanha”, agradeceu.

Durante a entrega das doações, também estiveram presentes o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, juntamente com o vice-presidente, Daniel Luis Sechi, e as profissionais do setor de marketing, Andressa Maiara Brugalli, Fabiane Andréa Schweitzer e Gabriela Santos. Na oportunidade, Hennemann destacou a importância das ações sociais que a Cooperativa realiza. “Procuramos estar ativos em nossas comunidades, atendendo as suas necessidades sempre que possível. Quando soubemos que o leite era um item que estava em falta na casa dessas famílias, nos mobilizamos em uma campanha interna para que cada um fizesse a sua parte. O resultado nos mostra a força da cooperação e, de certa forma, acaba incentivando mais atitudes como essa”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Certel

Foto: Gabriela Santos/Divulgação

Unicred Região dos Vales celebra 25 anos de história

Unicred Região dos Vales celebra 25 anos de história

Com propósito baseado na premissa da prosperidade e cooperação, a Unicred Região dos Vales celebra seus 25 anos de história no dia 23 de julho de 2022, trabalhando continuamente para o crescimento sólido e consistente em colaboração com seus cooperados. A evolução da Cooperativa é notória, sendo representada por meio de números positivos. Atualmente, registra 6 mil cooperados, dez agências, mais de R$ 400 milhões de ativos e um faturamento de R$ 80 milhões.

Para celebrar a ocasião do aniversário, a Unicred Região dos Vales definiu o dia 6 de agosto para promover um evento comemorativo com um baile na Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo. Na festividade, vai reunir cooperados, parceiros, colaboradores, fundadores e autoridades da Unicred para participarem de um momento solene da história da instituição.

O evento também servirá para reforçar a campanha institucional da Cooperativa para seus 25 anos, que destaca a importância de decisões e atitudes positivas agora para a construção de um amanhã ainda melhor, como adianta o presidente do Conselho de Administração da Unicred Região dos Vales, Paulo Luiz Rech. “São 25 anos de um grande trabalho realizado por todos da Unicred Região dos Vales. Para comemorar este novo ciclo, nossa campanha institucional visa estimular os conceitos de sustentabilidade, futuro, educação, inovação, arte, valor e prosperidade, de forma mais abrangente, não focando só no âmbito financeiro, mas sim na universalidade de experiências. Será uma grande oportunidade de compartilhar práticas e informações com nossos cooperados, colaboradores, fundadores e demais autoridades”, afirma.

A Unicred Região dos Vales nasceu no Vale dos Sinos em 1997 e, em 1998, ampliou sua área de atuação para o Vale do Paranhana; em 2013, expandiu para o Vale do Caí; oito anos depois, foi a vez do Litoral Norte ser contemplado. “Com isso, consolidamo-nos a partir de dois princípios norteadores: a constante melhoria do atendimento para seus cooperados e a promoção da filosofia cooperativista”, segundo Rech. Sua primeira década de trabalho foi marcada por frequentes avanços nas agências existentes. Com o passar dos anos, a instituição se dedicou a expandir sua presença, para facilitar o contato com seus cooperados. Hoje, a Unicred Região dos Vales possui dez agências e, no último ano, inaugurou novas unidades em Capão da Canoa e Tramandaí – ampliando sua marca para o Litoral Norte gaúcho.

“Para tornar este novo ciclo ainda mais simbólico e memorável, criamos um manifesto que reitera nossos princípios, afirmando nosso compromisso pela prosperidade conjunta, pois nosso propósito já diz: 'Acreditamos que prosperar é um direito de todos!', sem deixar de lado valores como nossa dedicação a um futuro a partir da construção de um presente consciente, de adaptação constante, inovação e sustentabilidade em prol de nossa comunidade”, acrescenta a diretora executiva da Unicred Região dos Vales, Anelise Staudt Buchmann.

Sobre a Unicred Região dos Vales

A Unicred Região dos Vales é uma instituição cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. A Cooperativa possui área de atuação no Vale dos Sinos, Vale do Caí, Vale do Paranhana e Litoral, em 58 munícipios, localizados em dez agências de negócios. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/regiaodosvales e @unicredregiaodosvales.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred Região dos Vales

Cooperativa Santa Clara inicia em agosto a 7ª edição do Projeto Social Plantando o Bem

Cooperativa Santa Clara inicia em agosto a 7ª edição do Projeto Social Plantando o Bem

Nessa quinta-feira, dia 4 de agosto, a Cooperativa Santa Clara dá início à edição 2022 do seu projeto social Plantando o Bem, voltado a conscientizar a comunidade escolar para a adoção de hábitos saudáveis quanto à alimentação. Neste ano, o projeto chega à sétima edição e vai se estender por municípios onde a Cooperativa tem filiais, como Casca, Getúlio Vargas, Paraí, Paim Filho, Selbach, Estação, além de Carlos Barbosa, sede da Santa Clara.

A primeira escola a receber o projeto será a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, de Carlos Barbosa, a partir das 13h30min, onde os alunos do primeiro ano do ensino fundamental, assistirão a peça teatral “A Descoberta”, que vai reforçar a importância de hábitos saudáveis, propondo consumo de legumes e hortaliças de forma natural e saborosa.

Ainda dentro do projeto, em uma outra etapa, os alunos poderão interagir com a equipe da Santa Clara, trocando experiências e aprendendo lições importantes quanto a saúde e seu estilo de vida, visando colaborar com a transformação do planeta. Assim, terão acesso a informações sobre alimentação saudável, podendo ter noções de como criar uma pequena horta em sua casa.

Além da EMEF Nossa Senhora Aparecida, o projeto já está agendado para acontecer no Colégio Santa Rosa, dia 9 de agosto; na EMEF Salvador Bordini e EMEF Arcoverde, no dia 11 de agosto e na EMEF Antônio Adriano Guerra, dia 25 de agosto. As escolas interessadas poderão entrar em contato com a Cooperativa Santa Clara para aderir à ação.

No ano em que a Cooperativa Santa Clara completou seus 110 anos de fundação, o projeto Plantando o Bem está sendo retomado de forma presencial. Criado em 2016, o projeto já passou por mais de 100 escolas, mobilizando quase 17 mil alunos. Em 2017, ganhou o prêmio Top de Marketing da ADVB nas categorias Sustentabilidade e Agribusiness.

Sobre a Santa Clara

Conhecida como a Cooperativa de Laticínios mais antiga em atividade no Brasil, a Santa Clara comemorou neste ano 110 anos de fundação. Com sede em Carlos Barbosa, a Cooperativa capta leite em 135 municípios gaúchos, recebendo diariamente cerca de 800 mil litros do produto. Somente em 2021, a produção de queijo totalizou 5,6 mil toneladas, os quais chegam ao mercado em 47 tipos e 97 diferentes apresentações. São mais de 5 mil associados e uma estrutura que conta com três indústrias de laticínios (Carlos Barbosa, Casaca e Getúlio Vargas), um frigorífico em Carlos Barbosa e suinocultura em Carlos Barbosa e em outros seis municípios das regiões do Alto Uruguai e Alto Jacuí. Conta ainda com 12 supermercados, 13 mercados agropecuários e duas farmácias.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Santa Clara

Cooperativas da Serra Gaúcha crescem 16% e faturam mais de R$ 5,3 bilhões em 2021

Cooperativas da Serra Gaúcha crescem 16% e faturam mais de R$ 5,3 bilhões em 2021

As cooperativas da Serra Gaúcha registraram o crescimento de 16% e faturaram mais de R$ 5,3 bilhões em 2021. O resultado positivo é impulsionado pelo desempenho do ramo agropecuário, responsável por 67% do faturamento das cooperativas da região, que representa uma expansão de 15% em relação a 2020.

Em 2021, o crescimento registrado nas sobras apuradas pelas cooperativas da Serra Gaúcha foi de 3%, ultrapassando o valor de R$ 376 milhões. Para o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Darci Hartmann, a eficiência econômica das cooperativas se concretiza pelos resultados que apresentam. “O modelo cooperativo privilegia o desenvolvimento da comunidade como um todo, pois os resultados e as sobras das cooperativas vão para os associados, gerando riqueza e distribuição de renda para todos. Onde tem cooperativismo pujante, tem desenvolvimento”, afirma.

Saldo positivo de empregos na Serra Gaúcha

No acumulado de 2021, o saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas da Serra Gaúcha obteve um crescimento de 16,6%. O crescimento dos postos de trabalho no setor, que em 2021 registrou mais de 7,4 mil empregos diretos, representa 18,4% dos novos empregos gerados em cooperativas no Rio Grande do Sul. Com a expansão, a região amplia a sua participação na geração de postos de trabalho e passa a concentrar mais de 10% dos empregos diretos em cooperativas do Estado.

A ampliação de serviços na área de saúde e investimentos do setor na região fizeram com que o incremento de empregos no ramo saúde chegasse a 42,6%, com a abertura de 836 postos de trabalho em 2021. No segmento agropecuário, o número de empregos diretos chegou a 3.835, o que representa crescimento de 6,65%. Outro setor que gerou novos empregos foi o crédito, impulsionado pela abertura de 32 novos postos de atendimento cooperativo inaugurados no período. As cooperativas de crédito registram 831 postos de trabalho, o que corresponde um incremento de 14% em 2021. Atualmente, as instituições financeiras cooperativas estão presentes em todos os municípios da Serra Gaúcha, com 106 postos de atendimento cooperativo distribuídos em 32 cidades.

Cooperativismo na Serra Gaúcha

Atualmente, a Serra Gaúcha conta com 35 cooperativas registradas junto à Ocergs, sendo 48,6% ligadas ao ramo agropecuário.

Ramo Agropecuário: 17 cooperativas

Ramo Saúde: 6 cooperativas

Ramo Crédito: 5 cooperativas

Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços: 4 cooperativas

Ramo Transporte: 2 cooperativas

Ramo Infraestrutura: 1 cooperativa

Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022

As cooperativas gaúchas registraram em 2021 o faturamento recorde de R$ 71,2 bilhões, com incremento de 36,8% em relação ao período anterior. No último ano, o crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 20,7%, atingindo o valor de R$ 3,6 bilhões. O saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas gaúchas em 2021 foi de 5.791, o que aponta variação relativa de 8,5%. O número de associados às 423 cooperativas gaúchas passou de 3,01 milhões para 3,2 milhões em 2021, o que reforça a confiança da sociedade no sistema cooperativista.

Para saber mais sobre o cooperativismo no Rio Grande do Sul acesse a apresentação completa da Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022 (Ano-base 2021).

Crédito da foto: Augusto Tomasi

Somos 18,8 milhões de cooperados em todo o Brasil!

Somos 18,8 milhões de cooperados em todo o Brasil!

O movimento cooperativista registrou crescimento significativo em 2021. Segundo os dados do AnuárioCoop 2022 - Dados do Cooperativismo Brasileiro, lançando nesta sexta-feira (29) pelo Sistema OCB, o total de pessoas associadas às sociedades cooperativas chegou a 18,8 milhões. O número é 10% superior ao de 2020, quando foram registrados mais de 17 milhões de cooperados no país. O número total de cooperativas subiu para 4.880.

“Já somos 8% da população brasileira e vamos continuar crescendo”, afirma o presidente Márcio Lopes de Freitas. Segundo ele, os números expressam a base sólida do movimento e o quanto o modelo de negócios cooperativista tem sido cada vez mais procurado pela população. “Os resultados comprovam mais uma vez que o cooperativismo se fortalece em momentos de crise. A preocupação com a comunidade, princípio básico das nossas cooperativas, demonstra que somos essenciais para a retomada da economia brasileira”.

Ainda segundo o presidente do Sistema OCB, a divulgação do Anuário é importante para trazer mais visibilidade à relevância socioeconômica do movimento, garantindo a transparência e a seriedade das atividades desenvolvidas. “Os dados nos ajudam a sermos cada vez mais percebidos pela sociedade e também a projetarmos estratégias para o fortalecimento do nosso modelo de negócios. Estamos muito felizes com os resultados e queremos compartilhar essa alegria com todas as Unidades Estaduais e cooperativas que colaboraram com essa conquista”, complementa.

A geração de empregos diretos é outro destaque do Anuário. Em 2021, foram registrados um total 493.227 postos de trabalho nas cooperativas brasileiras, um acréscimo de 8% em relação ao ano anterior, quando o quantitativo ficou em 455.095. Na distribuição por gênero, o número de mulheres empregadas atingiu 49% do total, índice 10 pontos percentuais superior ao de 2020. Entre os cargos de liderança, a participação feminina também cresceu. Passou de 17% em 2020 para 20% em 2021.

“Está é outra conquista muito importante para o cooperativismo brasileiro. Temos trabalhado para ampliar a representatividade feminina em nossas cooperativas e aguardávamos com grande expectativa a divulgação desses índices. É uma alegria ver nos números a concretização desse trabalho. Eles demonstram que estamos no caminho certo”, ressalta a superintendente Tânia Zanella.

Ainda segundo dados do Anuário, o maior número de cooperativas está concentrado no Ramo Agropecuário (1.170), que também agrega mais empregados, sendo aproximadamente 49% do total. O Ramo Crédito, por sua vez, agrega a maior parte dos cooperados, com um total de 13,9 milhões de pessoas em 2021, contra 11,9 em 2020. Outro dado relevante é que mais de 2,5 mil cooperativas têm mais de 20 anos de atuação, sendo que, no Brasil, cerca de 70% das empresas fecham as portas com menos de 10 anos de atividades, o que aponta a força do cooperativismo no país.

Os indicadores financeiros também comprovam a solidez e o avanço das cooperativas no mercado de negócios brasileiro. Em 2021, o ativo total do setor atingiu R$ 784,3 bilhões contra R$ 655,5 bi no período anterior. O capital social foi contabilizado em R$ 62,02 bilhões, com um acréscimo de 12% se comparado ao de 2020. As sobras do exercício, por sua vez, atingiram o montante de R$ 36,7 bi, índice quase 60% superior ao anterior, que totalizou R$ 23 bi.

Acesse e confira todos os dados do cooperativismo brasileiro no AnuárioCoop 2022: www.anuario.coop.br

Fonte: Sistema OCB

Cooperativas estão entre as marcas mais lembradas pelos gaúchos

Cooperativas estão entre as marcas mais lembradas pelos gaúchos

Top of Mind RS 2022, realizado pelo Grupo Amanhã e Engaje Pesquisas, acaba de anunciar as marcas mais lembradas pelos gaúchos. E entre as vencedoras, que estão na mente dos gaúchos, o destaque fica por conta de onze cooperativas. Elas integram os ramos Agropecuário, Crédito e Saúde, e figuram na relação em nove categorias distintas no âmbito estadual e duas no Top Porto Alegre.

Unimed: a maior cooperativa de Saúde do mundo 

No Brasil, a saúde é universal desde a Constituição Federal de 1988. Entretanto, a incapacidade desse sistema público de saúde de atingir todos os grupos populacionais, aliada à baixa qualidade de alguns serviços, abriu o caminho para o surgimento de uma rede de planos privados de saúde, que cresceu simultaneamente com o sistema público. As cooperativas ocupam a maior parte do mercado, sendo a Unimed a maior rede de assistência médica do Brasil e o maior sistema cooperativo médico do mundo.

E o reconhecimento à importância da marca “Unimed” é percebido através da pesquisa. O sistema cooperativo de saúde figura em quatro categorias: Plano de Saúde (1° lugar, com 56,1% das menções) e Plano Odontológico (3° lugar, com 7,1%) no Top of Mind RS 2022; e Clínica Médica (1° lugar, com 22,1%) e Laboratório de Análises Clínicas (2° lugar, com 11,2%) no Top Porto Alegre.

Referência em Plano Odontológico

No Rio Grande do Sul, quando se pensa em Plano Odontológico a Uniodonto é sinônimo de qualidade. Com 11,8% de citações, a cooperativa de Saúde consolida seu propósito de levar atendimento de qualidade a um custo justo para a população gaúcha.

Cooperativa de Crédito

Criada em 2012, a categoria Cooperativa de Crédito tem na memória dos gaúchos a presença da marca Sicredi como a instituição financeira cooperativa mais lembrada. O levantamento considera a primeira empresa que vêm à mente do entrevistado. 

“O reconhecimento como cooperativa de Crédito mais lembrada pela população gaúcha reforça nosso compromisso com o desenvolvimento regional sustentável, uma vez que estamos presentes fisicamente em mais de 95% dos municípios do Rio Grande do Sul e temos como objetivo o fomento da melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade em geral por meio da geração de renda e de empregos. Esta premiação estimula, ainda mais, o Sicredi a levar os diferenciais do cooperativismo a todos os gaúchos”, destaca o diretora da Ocergs e presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

Invictas do Top

Entre as marcas que seguem invictas desde o início das suas categorias no TOP, o destaque fica por conta da Unimed, com 29 vitórias na categoria Plano de Saúde, a Santa Clara (12 vitórias na categoria Queijo) e o Sicredi, com seis vitórias na categoria Cooperativa de Crédito.

As Marcas mais amadas do Rio Grande do Sul

As cooperativas aparecem na relação das marcas que conquistaram o coração dos gaúchos. Com 63,2%, a Unimed registra o segundo mais alto entre todas as grifes. Na categoria Plano Odontológico, a Uniodonto (15,1%) figura na 35ª posição, enquanto que o Sicredi aparece na 35ª colocação, na categoria Cooperativa de Crédito, com 14,3%.

Confira a relação completa de cooperativas que figuram entre as marcas mais lembradas pelos gaúchos:

Plano de Saúde

1o lugar: Unimed (56,1%)

Plano Odontológico

1o lugar: Uniodonto (11,8%)

3o lugar: Unimed (7,1%)

Cooperativa de Crédito

1o lugar: Sicredi (54%)

2o lugar: Sicoob (13,7%)

4o lugar: Unicred (6,1%)

Vinícola

2o lugar: Vinícola Aurora (11,8%)

4o lugar: Vinícola Garibaldi (5,3%)

Doce de Leite

2o lugar: Piá (20,8%)

4o lugar: Santa Clara (6,3%)

Espumante

4o lugar: Vinícola Garibaldi (7,3%)

7o lugar: Vinícola Aurora (1%)

Leite

2o lugar: Piá (20,1%)

3o lugar: Santa Clara (19,4%)

4o lugar: Languiru (12,4%)

7o lugar: Dália Alimentos (2,9%)

Queijo

1o lugar: Santa Clara (37,8%)

3o lugar: Dália Alimentos (16,4%)

Vinho

1o lugar: Vinícola Garibaldi (8,9%)

4o lugar: Vinícola Aurora (5,7%)

10o lugar: Marcus James (2,8%) - Produzido pela Cooperativa Vinícola Aurora

Unicred Eleva e Instituto Unicred RS entregam doações a partir da campanha “Cabide Solidário”

Unicred Eleva e Instituto Unicred RS entregam doações a partir da campanha “Cabide Solidário”

Com a chegada de um inverno que já se anuncia rigoroso, o Instituto Unicred RS e a Unicred Eleva idealizaram e colocam em prática a campanha “Cabide Solidário”. A ação, planejada em duas etapas, tem como objetivo aquecer os corações e oferecer itens de inverno para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Foram arrecadas pela cooperativa roupas, calçados, agasalhos, cobertores e outros itens de vestuário de inverno até o final do mês de junho nas agências de Santo Ângelo, Santa Rosa, Cruz Alta, São Borja, São Luiz Gonzaga e Campo Grande (MS).

Desde o dia 29 de junho, com o encerramento do período de arrecadações, a campanha iniciou uma nova fase com a organização dos itens de vestuário recebidos em cabides disponibilizados em espaços públicos nas comunidades. Os cabides levam a chamada: “Se você precisa, pegue. Se você não precisa, doe”.

Nesta fase, a comunidade pode fazer novas doações diretamente nos cabides públicos, que estão disponíveis nos seguintes locais:

Campo Grande - Praça Ary Coelho - Rua 14 de Julho

São Borja - Praça XV de Novembro - Avenida Presidente Vargas

São Luiz Gonzaga - Praça da Matriz - Rua São João próximo ao Quiosque do Turismo

Cruz Alta-  Escola Pacífico Dias da Fonseca - Rua Felix Porciúncula

Santo Ângelo - (Unidade e Regional) Praça Ricardo Leônidas Ribas (Praça do Brique) - Rua Três de Outubro

Santa Rosa - Praça da Bandeira - Rua Cristóvão Colombo

“Buscamos auxiliar a comunidade a passar pelo inverno de forma mais digna e confortável. Está no DNA do cooperativismo ajudar o próximo e é isso que estamos buscando com esta campanha”, afirma o Dr. Paulo Abreu Barcellos, presidente do Conselho de Administração da Unicred Central RS e Presidente do Instituto Unicred RS. “Foi com otimismo que recebemos as doações dos nossos cooperados, colaboradores e comunidade em geral. Nesta semana, em que comemoramos nacionalmente no sistema cooperativista o Dia C – Dia de Cooperar, realizamos a instalação do Cabide Solidário em espaços públicos buscando transformar realidades e tornando estas iniciativas uma prática contínua, inspirando a comunidade local a se engajar neste tipo de ação”.

A Unicred Eleva, uma das mais antigas singulares do sistema Unicred, abrange 55 municípios e conta com mais de 6 mil associados. Com perspectivas de expansão contínua, oferece uma assessoria financeira exclusiva, com soluções customizadas para cada um de seus cooperados, relacionamento próximo e atuação no desenvolvimento das comunidades onde está inserida.

Fonte: Asssessoria de Comunicação Unicred

Cotrirosa e Cooperconcórdia iniciam em agosto nova turma do Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo

Atualmente a Cotrirosa conta com três diferentes programas voltados ao Jovem Aprendiz, um deles com atividades teóricas e práticas junto aos supermercados e lojas agropecuárias e um segundo programa voltado às áreas administrativas. Já a terceira modalidade é o Aprendiz Cooperativo do Campo, desenvolvido pelo Sescoop/RS, que tem como objetivo incentivar os jovens a permanecerem nas propriedades rurais e atuarem de maneira diferenciada no dia a dia das famílias.

O principal objetivo do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo é aprimorar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais, para a continuidade do jovem na agricultura. Neste ano, uma turma presencial deve iniciar no final do mês de agosto, no município de Santo Cristo. A turma também é aberta a estudantes de outros municípios, de 14 a 24 anos (ainda não completos), filhos de agricultores e que residam no interior.

A Cotrirosa e a Cooperconcórdia, escola responsável pela formação, estarão no Centro Cultural de Santo Cristo, no dia 3 de agosto, quarta-feira, às 9h e às 13h30, para apresentar o programa às famílias e jovens interessados. A turma deve iniciar ainda no final do mês de agosto.

O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo tem duração de 17 meses, com cerca de 1.100 horas e os estudantes recebem uma bolsa durante esse período. Os aprendizes têm aulas teóricas durante metade do mês, em turno inverso às atividades escolares e na outra metade, podem aplicar os conhecimentos na propriedade, mantendo o vínculo familiar e, desde já, atuando na melhoria do meio rural.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrirosa

Vinícola Aurora aposta em produtos premium e crescimento nas vendas chega a 65% desde 2019

Vinícola Aurora aposta em produtos premium e crescimento nas vendas chega a 65% desde 2019

Desde que lançou o seu primeiro vinho premium, em 1991, a Vinícola Aurora tem apostado cada vez mais em produtos de valor agregado. Foi com o Millésime, um Cabernet Sauvignon, que a Cooperativa abriu as portas para a elaboração de rótulos que traduzem a evolução e a versatilidade do vinho fino brasileiro, seja em tintos, brancos, rosés ou espumantes.  

O resultado é que nos últimos três anos a empresa registrou um crescimento de 65% nas comercializações de vinhos premium e super premium. A lista de rótulos inclui desde os últimos lançamentos, como as linhas Gioia e Gran Reserva, passa pelo ícone Millésime até os vinhos com Indicação de Procedência (IP) Pinto Bandeira e a série Pequenas Partilhas. Por último, mas não menos especiais, a coop ainda apresentou produtos de Edição Única, o Riesling Safra 2014 e o Viognier 2020.

O diretor-superintendente da Vinícola Aurora, Hermínio Ficagna, afirma que a pandemia acelerou ainda mais o mercado dos vinhos de faixas de preço mais elevadas. Segundo ele, durante o período de restrições de circulação e de eventos sociais, os consumidores deixaram de ir a restaurantes e passaram a consumir produtos de maior valor agregado em casa.

"O público passou a ter acesso mais facilitado em supermercados, e-commerces e lojas especializadas. Com o mesmo valor que ele poderia adquirir uma garrafa no restaurante, ele comprava duas nestes pontos de venda. Isso ajudou a ampliar o consumo deste tipo de produto no País", acredita o dirigente.

Ficagna destaca que a Aurora dobrou a elaboração destes tipos de bebidas na última década, reforçando ainda mais a liderança no segmento de vinhos finos brasileiros no País. Hoje, os vinhos e espumantes premium e super premium representam cerca de 10% do total de vinhos finos da Cooperativa, percentual que deverá aumentar nos próximos anos.

"Teremos muitas novidades em breve. Novas safras de vinhos ícones, edições únicas, outras de apenas 300 garrafas de um determinado vinho e novas origens para vinhos premium. Além disso, passamos a ter um canal de e-commerce próprio que também vai ajudar no atendimento deste consumidor", adianta Ficagna.  

Os produtos premium e super premium da Vinícola Aurora também são vendidos em alguns supermercados, em lojas especializadas, e-commerces parceiros e no varejo da Cooperativa, na matriz e no Vale do Vinhedos, em Bento Gonçalves, e na unidade de Pinto Bandeira. O Edição Única Viognier 2020 - único exemplar da linha ainda disponível - tem venda exclusiva nas lojas da Aurora.         

Mercado de vinhos em expansão           

Segundo dados da Ideal Consulting, o mercado de vinhos no Brasil ampliou 27% de 2019 até 2021. Somente no ano passado foram 489,2 milhões de litros de vendidos entre rótulos brasileiros e importados, o que fez com que o consumo per capita passasse de 2 para 2,8 litros no País.       

Nos últimos cinco anos, entre 2017 e 2021, o mercado premium teve um crescimento médio de 5% e o de super premium de 20% ao ano. Em 2021, o incremento foi de 27% nos vinhos premium e de 48% nos super premium, em relação a 2020.          

Outro levantamento que chama a atenção é que, de acordo com informações compiladas pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS/RS), de 2020 a 2021, o número de apreciadores corriqueiros de vinhos saltou de 39 milhões para 51 milhões de pessoas no País.             

“É muito importante este aumento na base de consumo, pois o que percebemos é uma evolução na exigência de quem inicia como um apreciador de vinhos de mesa ou de entrada e vai aos poucos passando a consumir produtos de maior valor agregado. Com a melhora dos processos, investimento pesado em tecnologia e inovação enológica, a tendência é que toda a categoria de vinhos finos cresça ainda mais em qualidade e padrão. A linha premium é um norte a ser buscado dia após dia. Sempre tem melhorias a serem alcançadas, e ao alcançar buscamos mais evolução”, opina o enólogo-chefe da Aurora, Flavio Zilio.

Cuidado que começa no vinhedo

Na busca por ampliar a participação neste mercado, a  Vinícola Aurora tem investido em novas variedades, áreas de produção e na continuidade do acompanhamento aos mais de 1,1 mil pequenos produtores associados.    

Zilio explica que o trabalho começa com o acompanhamento da matéria-prima, em todos os ciclos da videira, passa pelo agendamento do recebimento da uva até o momento em que iniciam os processos de elaboração.            

“É quando é feita a remontagem, a delestagem, controle de temperatura com maceração prolongada, até chegar às barricas de carvalho, em especial para os vinhos tintos, onde ficam de oito a 12 meses antes de irem ao mercado. Chamamos de uma elaboração de precisão para chegarmos ao padrão de qualidade exigido para os vinhos das linhas premium e super premium”, detalha o enólogo.

E todo esse cuidado tem resultado em premiações e pontuações expressivas em concursos e publicações mundiais. O vinho ícone da Aurora, o Millésime conquistou 11 medalhas internacionais e já foi reconhecido como o melhor Cabernet Sauvignon brasileiro por revistas especializadas. Outros destaques vêm dos espumantes, com o Gioia Sur Lie e o Extra Brut, ambos com IP Pinto Bandeira, recebendo, respectivamente, 92 e 91 pontos da Guia Descorchados.

"São mostras de que, tanto em vinhos tranquilos como espumantes, a Aurora tem se posicionado de uma forma firme entre os produtores que elaboram, sim, grandes volumes, mas que também obtém resultados excelentes em vinhos de maior valor agregado. São rótulos para uma parcela de consumidor que está disposta a uma experiência com vinhos de alta gama", conclui o enólogo-chefe Flavio Zilio.        

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Aurora

Cooperativa Educredi completa 20 anos de atuação

Cooperativa Educredi completa 20 anos de atuação

Um núcleo formado por 24 professores associados da Associação Gaúcha dos Professores Técnicos de Ensino Agrícola (Agptea) deram início, em 19 de julho de 2002, a uma história no cooperativismo de crédito. Após reuniões e seminários, foi criada a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Professores da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Educredi.

O diretor-presidente da cooperativa, Elson Sena, lembra que a Educredi foi pensada para atender as necessidades de crédito dos professores, que fosse rápido, eficaz e suprisse a categoria que têm nos seus salários uma desvalorização contínua. "Assim nasceu a cooperativa de crédito de professores com 24 associados fundadores e vai se consolidando com suas parcerias e associados fiéis ao sistema cooperativo. Hoje temos a marca do cooperativismo de crédito entre os professores, estamos sempre ampliando nossos atendimentos e de acordo com os princípios do cooperativismo", destaca.

O dirigente reforça que, além do atendimento voltado ao crédito mútuo, a Educredi tem na gestão socioambiental uma ferramenta de função social e ambiental muito forte para atender os associados e suas comunidades. "Nas ações ambientais temos a Sala Verde Padre Amstad, que leva conteúdos e discussões ambientais para as comunidades escolares. Nas ações sociais e educativas a Educredi tende atender seus associados e comunidade na sua área de atuação", observa.

Sena salienta também que a gestão da cooperativa está fundada nas orientações do Banco Central mas atenta às necessidades dos associados. "Disponibilidade de crédito rápido com taxas reais na atual conjuntura econômica são fundamentos de cooperativismo. Assim como estar atenta às necessidades das comunidades onde a cooperativa está inserida", ressalta.

O diretor-presidente da Educredi agradece aos associados pela confiança e parceria nestas ações e espera que a cooperativa possa sempre estar próxima e atendendo as necessidades deles. "Completar 20 anos com esta marca do cooperativismo é um orgulho muito grande para nós e que a Educredi possa sempre mais atender os nossos associados", frisa.

A área de atuação da Cooperativa Educredi compreende 31 municípios da região metropolitana de Porto Alegre. Além dos serviços de crédito e assessoria financeira, a instituição também oferta convênios aos associados com empresas nas áreas de saúde, educação e serviços.

Fonte: Assessoria de Comunicação Educredi

Cooperativa Santa Clara promove 5º Encontro de Jovens

Cooperativa Santa Clara promove 5º Encontro de Jovens

Depois da última edição, realizada de forma on-line em outubro de 2020, a Cooperativa Santa Clara retoma neste ano o Encontro de Jovens, que chega a sua quinta edição. O evento será no dia 28 de julho, no salão do Clube Gercan, em Paraí, e a expectativa é receber cerca de 450 jovens ligados à Cooperativa.

Nesta edição, o foco do encontro será o jovem na propriedade, mostrando casos de associados que assumiram a propriedade familiar, dando sequência ao trabalho de seus pais. Também serão repassadas informações atualizadas da Cooperativa, destacando a grandeza do sistema cooperativo e suas vantagens aos integrantes.

Para o presidente da Cooperativa Santa Clara, Gelsi Belmiro Thums, o encontro é de suma importância, pois os jovens serão o futuro da cooperativa. “São 110 anos em que as novas gerações sempre tiveram um olhar e uma atenção especial. Hoje, com tantas tecnologias existentes, não tenho dúvidas que eles estão prontos para assumir novos desafios”, projeta o presidente.

O ponto alto do Encontro será uma palestra com a participação do ex-goleiro Jakson Follmann, sobrevivente do acidente aéreo com a equipe da Chapecoense, em 2016. Ele vai falar aos participantes como ‘aprendeu a transformar desafios em superação’.

O Encontro de Jovens tem como objetivo proporcionar um dia de aprendizado, promovendo trocas de informações e mostrar a importância de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na propriedade rural. A última edição presencial ocorreu em 2018, e reuniu mais de 300 jovens, também em Paraí.

Programação

- 10h15 – Abertura e boas-vindas com o Presidente da Cooperativa Santa Clara, Gelsi Belmiro Thums e integrantes do Departamento Técnico

- 10h30 – Apresentação e dados da Cooperativa, com o Diretor Administrativa e Financeiro, Alexandre Guerra

- 11h15 – Jovem na Propriedade – cases de associados que assumiram a propriedade da família

- 12h30 – almoço

- 14h – Novas Tecnologias no Campo – Apresentação do aplicativo Smartcoop e app da Santa Clara

- 14h30 – Palestra ‘Aprenda a Transformar Desafios em Superação’, com o ex-jogador Jakson Follmann

- 16h – Encerramento

Fonte: Assessoria de Comunicação Santa Clara

Sistema Ocergs abre vagas para estágio em diversas áreas

Sistema Ocergs abre vagas para estágio em diversas áreas

O Sistema Ocergs divulga vagas para estágio. As vagas estão disponíveis no site www.integrar-rs.com.br.

Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. informando no assunto o código da vaga.

Confira abaixo:

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PRÉ-REQUISITOS: Estudantes do 3º ao 7º semestre dos cursos de Análises de Sistemas, Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia da Informação ou Ciências da Computação.

ATIVIDADES: Auxiliar no suporte técnico aos usuários internos buscando solucionar problemas em geral de todos os componentes das estações de trabalho impressoras, nos circuitos de telecomunicações e demais atividades da área.

BENEFÍCIOS: Bolsa de R$1.212,00 + VT + VR

HORÁRIO: Das 10h às 12h e das 13h às 17h30

NÚMERO DA VAGA: 49938

COMUNICAÇÃO

PRÉ-REQUISITOS: Estudantes do 3º semestre ao 7º semestre de Comunicação e Marketing

ATIVIDADES: Apoio na rotina administrativa, na atualização de mailling, em atividades de endomarketing e comunicação interna, na criação de peças gráficas e multimídia, na gestão de canais e conteúdos, na gestão de monitoramento e relacionamento em redes sociais, na organização e divulgação de eventos e em ações e campanhas de marketing.

BENEFÍCIOS: Bolsa de R$1.212,00 + VT + VR

HORÁRIO: Das 10h às 12h e das 13h às 17h

NÚMERO DA VAGA: 49785

ADMINISTRAÇÃO

PRÉ-REQUISITOS: Estudantes do 3° semestre ao 7° semestre de Administração de Empresas.

ATIVIDADES: Digitação, importação de dados e geração de relatórios

BENEFÍCIOS: Bolsa de R$1.212,00 + VR + VT

HORÁRIO: 10h às 12h e 13h às 17h

NÚMERO DA VAGA: 49939

ADMINISTRAÇÃO/MONITORIA DA ESCOOP

PRÉ-REQUISITOS: Estudantes do 2º ao 7º semestre do curso de Administração.

ATIVIDADES: Auxiliar na execução e documentação dos processos, sistemas, rotinas e procedimentos administrativos. Atendimento e auxílio aos alunos em aula virtual. Auxílio aos professores no ambiente virtual da instituição (Teams). Informar o público externo a respeito de projetos e programas incentivados pela instituição.

BENEFÍCIOS: Bolsa de R$1.212,00 + VR + VT

HORÁRIO: Das 16h30 às 22h30

NÚMERO DA VAGA: 49947

Sescoop/RS promove segunda etapa do Programa de Formação do Conselho Fiscal

Sescoop/RS promove segunda etapa do Programa de Formação do Conselho Fiscal

Estão abertas as inscrições para a segunda etapa do Programa de Formação do Conselho Fiscal, que abrange quatro turmas para o Curso Análise das Demonstrações Contábeis e Plano de Trabalho. A capacitação é promovida pelo Sescoop/RS, com realização da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop. As aulas serão presenciais e ocorrerão em Santa Rosa, Carlos Barbosa, Teutônia e Porto Alegre.

Nessa segunda etapa do Programa serão abordadas a análise das demonstrações contábeis e a preparação do plano de trabalho do Conselho Fiscal nas sociedades cooperativas. O treinamento é destinado exclusivamente e sem custos para cooperados e colaboradores de cooperativas regulares junto à Ocergs e aderentes a pelo menos um programa de Monitoramento do Sescoop/RS. O público-alvo são os membros efetivos ou suplentes do Conselho Fiscal, bem como interessados em participar de órgão de governança.

PROGRAMAÇÃO

Etapa 2 - Turma de Santa Rosa

Inscrições: Até 10 de agosto

Link de inscrições: https://bit.ly/3v269kO

Realização: 15 de agosto

Horário: 9h às 16h30

Local: CooperConcórdia - Rua Santa Rosa, 192 - Centro, Santa Rosa - RS

Professor: José Máximo Daronco


Etapa 2 - Turma de Carlos Barbosa

Inscrições: Até 18 de agosto

Link de inscrições: https://bit.ly/3B3QkO9

Realização: 24 de agosto

Horário: 9h às 16h30

Local: Cooperativa Santa Clara - Rua Pedro Baldasso, 47, Centro - Carlos Barbosa/RS

Professor: José Máximo Daronco


Etapa 2 - Turma de Teutônia

Inscrições: Até 29 de agosto

Link de inscrições: https://bit.ly/3z1bp9w

Realização: 2 de setembro

Horário: 9h às 16h30

Local: Cooperativa Sicredi Ouro Branco - Rua Dr. R. João Basilio Lavrinenco, 755, Teutônia - RS

Professor: José Máximo Daronco


Etapa 2 - Turma de Porto Alegre

Inscrições: Até 30 de agosto

Link de inscrições: https://bit.ly/3aQ5z2H

Realização: 9 de setembro

Horário: 9h às 16h30

Local: Sicredi União Metropolitana - Avenida Alberto Bins, 600, Porto Alegre - RS

Professor: José Máximo Daronco


Confira as próximas etapas do Programa de Formação do Conselho Fiscal:

Etapa 3 - Palestra Gestão de Riscos
Prevista para ocorrer de forma online em agosto e setembro.

Etapa 4 - Palestra Preparando o Parecer do Conselho Fiscal
Prevista para ocorrer de forma online em outubro.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações entre em contato pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo Whatsapp (51) 98914-0206.

Sicredi tem aumento de 58% na concessão de crédito para energia solar nos quatro primeiros meses de 2022

Sicredi tem aumento de 58% na concessão de crédito para energia solar nos quatro primeiros meses de 2022

O Sicredi contabilizou um total de R$ 882 milhões em crédito destinado a projetos de energia solar no Brasil, entre janeiro e abril deste ano. O valor representa um aumento de 58% em relação ao mesmo período de 2021, que foi de R$ 560 milhões.

Do total de financiamento concedido no primeiro quadrimestre deste ano, 50% foram destinados a empresas, 33% a pessoas físicas e 17% ao agronegócio. A carteira de crédito do Sicredi para a finalidade atingiu R$ 5 bilhões em abril, o que representa um aumento de 84% no saldo em relação ao mesmo período de 2021. 

“O mundo está cada vez mais atento a preservação dos recursos essenciais para a vida e o no Sicredi temos na nossa essência apoiar iniciativas que fomentam a sustentabilidade”, afirmaThiago Rossoni, superintendente de Crédito e Negócios do Sicredi. “Trata-se de um compromisso não apenas ecológico, mas que também gera benefício financeiro aos associados a partir da economia com a conta de luz que é gerada com a utilização dos equipamentos”.

Incentivos à energia solar

Um dos motivos do crescimento dos projetos de energia limpa é o diferencial no trabalho realizado em parceria pela instituição com as empresas instaladoras. O modelo possibilita que o financiamento de instalação obtido no Sicredi já seja depositado diretamente na conta dessas empresas, facilitando o processo para seus associados.

Outro exemplo de incentivo e colaboração a projetos sustentáveis é o Programa de Desenvolvimento de Integradores de Energia Solar (PDI), desenvolvido no Rio Grande do Sul em parceria com o Sebrae/RS e a Universidade de Caxias do Sul (UCS). O programa oferece qualificação profissional na instalação de equipamentos solares às empresas parceiras, contribuindo para o seu desenvolvimento e qualidade dos serviços prestados. Hoje, são mais de 500 parceiros homologados por meio do programa.

Como forma de ampliar sua atuação no fomento de soluções sustentáveis, o Sicredi criou em 2021 uma área de Finanças Sustentáveis, dedicada à captação de recursos para a geração de valor à sociedade e ao meio ambiente. Em 2021, essa estrutura coordenou a captação de US$ 120 milhões junto à International Finance Corporation (IFC), membro do Banco Mundial, focada em atender à crescente demanda por crédito destinado à instalação de sistemas de energia solar.

“Nós temos como compromisso apoiar as pessoas em suas necessidades financeiras e cada vez mais temos aliado isso ao fomento de soluções sustentáveis, que contribuem não só economicamente, mas também em termos ambientais e sociais”, conclui Rossoni.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi

CCGL e Languiru conquistam Prêmio Exportação RS

CCGL e Languiru conquistam Prêmio Exportação RS

A Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL) e a Languiru estão entre as 67 empresas reconhecidas pelo Conselho do Prêmio Exportação RS. O número é o maior da história do mérito, superando as 63 que receberam a distinção no ano passado. A cerimônia de premiação das organizações que obtiveram desempenho destaque no cenário exportador será realizada no dia 11 de agosto, em Porto Alegre.

Com mais de 171 mil produtores e uma Unidade de Laticínios (Cruz Alta/RS) com capacidade para produção de 3,4 milhões de litros de leite por dia, a CCGL aparece na categoria Destaque Setorial - Agropecuário. A unidade de logística da CCGL, composta pelos terminais Termasa e Tergrasa, é responsável pelos serviços de recebimento, armazenagem e expedição de granéis agrícolas no Porto do Rio Grande. Juntos os Terminais representam cerca de 14% das exportações da soja brasileira e 52% do movimento dos grãos do Rio Grande do Sul.

A Cooperativa Languiru recebe a distinção como Destaque Setorial - Alimentos. Com sede no município de Teutônia, na região do Vale do Taquari, a Cooperativa atua na indústria e no varejo com um mix de produtos e serviços. Atualmente, conta com quatro unidades industriais: Frigorifico de Aves, localizado no município de Westfália, o Frigorifico de Suínos, em Poço das Antas, a Unidade de Laticínios, no município de Teutônia e a Fábrica de Rações, em Estrela. Na linha de varejo, a Languiru possui supermercados, lojas agrocenter, agrocenter máquinas, farmácias e postos de combustível.

50 Anos de História

Em 2022, o Prêmio Exportação RS completa 50 anos distinguindo empresas que obtiveram os melhores resultados mercadológicos e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar produtos no mercado internacional. Ao todo são mais de 700 empresas reconhecidas pela atuação de destaque com exportações e diferentes segmentos de mercado neste período.

Reconhecimento às organizações

De acordo com o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Fabrício Forest, alcançar a marca de meio século reforça o peso da distinção no mercado e o desejo das organizações, além de contribuir para solidificar a iniciativa como referência nacional. "Estamos sustentados nos objetivos de reconhecer e condecorar organizações, já são mais de 700 nestes 50 anos, e de gerar conteúdo relevante para capacitar e orientar a comunidade exportadora. Sobre o cenário atual, ainda nos deparamos com diversos desafios, porém, estamos avançando e no caminho certo para evoluir os resultados", relata Forest.

Já o CEO do Prêmio Exportação RS, Edmilson Milan, traça um paralelo para caracterizar a importância do mérito para o desenvolvimento do setor no Estado. "Na década de 70, quando foi criado o prêmio, as exportações gaúchas eram muito incipientes. Em 1972, registraram US$ 4 bilhões e, no ano anterior, não tinham atingido nem US$ 3 bilhões", pontua. Já em 2021, foram US$ 14,1 bilhões exportados. "Acreditamos que fazemos parte deste salto por toda atuação realizada e enxergamos potencial para seguir crescendo, por meio do estímulo e do incentivo para que novas organizações iniciem o trabalho e promovam serviços e produtos gaúchos no exterior", afirma Milan.

O Conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Farsul, Fecomércio, Federasul, Fiergs, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e UFRGS.

Em 2020, foram reconhecidas 51 empresas com sede no RS, que se destacaram por seus resultados de exportações em diferentes segmentos de mercado. Em 2021, o número alcançou 63 organizações. Neste ano, estabeleceu-se o recorde com 67 companhias.

Com informações de expansao.co/

Projeto Sementes do Cooperativismo retorna após dois anos com evento especial

Projeto Sementes do Cooperativismo retorna após dois anos com evento especial

Após uma parada de dois anos por causa da pandemia de covid-19, o Projeto Sementes do Cooperativismo, da CERTAJA Energia, retornou oficialmente nesta quarta-feira (13). Cerca de 100 alunos, do 6º ao 9º ano da Escola Jozué Machado dos Santos, em Triunfo, participaram da iniciativa que tem como objetivo ampliar a educação cooperativista, preparar os futuros líderes e contribuir com um desenvolvimento mais amplo e igualitário.

Segundo Deise Araújo, Coordenadora de Relacionamento com o Cooperado da CERTAJA Energia, a Cooperativa entende que através desta iniciativa está semeando nos jovens a educação e a compreensão sobre o que é o cooperativismo. "Até o evento, os jovens são levados a praticar os conceitos de cooperativismo e também disseminam os mesmos em suas famílias e comunidades onde estão inseridos”, explica.

De acordo com Fabiana Martins, Analista Administrativo da CERTAJA Energia e nome à frente do projeto, após dois anos de pandemia, as atividades em sala de aula estão mais exigentes com alunos e professores. “Em abril, contatamos a escola Jozué e apresentamos o projeto para a direção. Lançamos o desafio para que eles transformassem os conceitos apresentados na palestra, sobre cooperativismo, valores, princípios, história da CERTAJA, em arte", conta.

Segundo a vice-diretora da escola, Cátia Ferreira, em todos os projetos que são convidados a participar, são analisados os pontos que podem ser positivos para os alunos. "Todos cresceram com o desafio e ainda foi despertado nos alunos o quão legal é o teatro, essa arte de representar”, avaliou.

Autoridades locais participaram do evento, como o Vice-Prefeito de Triunfo, Gaspar Santos, o Coordenador Geral da Secretaria Municipal de Educação, Guildo Edílio Hoppe, o presidente do Sindicato Rural de Triunfo e Nova Santa Rita, Francisco Irineu Shardong, e o presidente da CERTAJA Energia, Renato Martins.

"Torço para que a juventude de Triunfo aproveite muito bem a palestra e que desperte esse espírito do cooperativismo, que é tão importante no bom funcionamento da comunidade", analisou o vice-prefeito.

“É motivador ver essa criançada envolvida com uma proposta dessas. E graças a esse esforço da nossa equipe e da direção da escola, vemos uma mobilização e motivação muito grande para que a gente feche com chave de ouro dentro daquilo que propomos”, concluiu Renato Martins, presidente da CERTAJA Energia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Certaja