A Vinícola Aurora, que completou 90 anos em fevereiro, está empenhada na continuidade da atividade rural e na ampliação do número de associados. Uma das ações desenvolvidas é o programa Aprendiz Cooperativo do Campo, que desde 2017 capacita jovens de 14 a 24 anos incompletos, filhos de associados da cooperativa, para que permaneçam na viticultura, com ênfase no cooperativismo e na gestão das propriedades. Desenvolvido em parceria com o Sescoop/RS, o programa já capacitou 60 jovens.
O viticultor Renê Tonello, que preside o Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, enaltece o programa como uma ferramenta importante para a continuidade de muitas famílias na atividade. Tonello, que também vem de família produtora de uvas há três gerações, destaca que a formação dos jovens vem ao encontro da busca constante por modernização e pela valorização das mais de 1,1 mil famílias associadas.
Vontade de permanecer no meio rural
“O programa é um grande incentivo para que esses jovens possam dar continuidade ao trabalho da família e, além disso, ajudar na profissionalização das propriedades. Estamos há uma década do centenário da Aurora e sempre focados na melhora constante da matéria-prima e dos produtos”, resume.
Filha de cooperados, Jéssica Bellé, 20 anos, viu no Aprendiz Cooperativo a oportunidade que estava buscando de ter contato com outras pessoas da mesma faixa etária, de dividir seus anseios e de consolidar a vontade de permanecer no meio rural. Jéssica, que mora na Linha Buratti, em Bento Gonçalves, deu continuidade à sua formação e, hoje, cursa Agronomia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
“Quando saí da escola em 2018 não tinha muita certeza do que queria fazer da vida, aí recebi o convite para ser um Aprendiz e isso acabou despertando em mim uma paixão muito grande pela agricultura. Comecei a pensar mais seriamente na questão da sucessão rural familiar, na qualidade de vida que temos trabalhando com a viticultura e decidi realmente me aprofundar nesta atividade”, conta Jéssica.
A jovem agricultora cita as aulas de cooperativismo e de gestão como fundamentais para o trabalho que desenvolve com os pais na propriedade.
“Tenho orgulho de dizer que, hoje, eu também sou associada à Aurora e que no futuro muitos destes jovens estarão muito bem capacitados para assumirem funções na direção da cooperativa. Acredito que esse seja o maior legado deste programa”, finaliza.
Primeiro grupo Aprendiz Cooperativo da Vinícola Aurora
O também filho de cooperado, Giovani Sonaglio, 20 anos, conta que participou do primeiro grupo Aprendiz Cooperativo da Aurora e que levará as lições do programa para a vida inteira. Ele destaca que as disciplinas do curso ajudaram na decisão de fazer da viticultura e do cooperativismo uma profissão e um modo de vida.
“Tive a honra de fazer parte dessa história com outros jovens, tivemos a oportunidade de aprendizado que pode ser usado tanto na propriedade rural como na própria vida. Minha experiência no curso complementou a minha decisão de continuar na propriedade e me associar à Aurora, pois pude ter acesso ao funcionamento de uma cooperativa de uma forma mais detalhada. Fico muito feliz por esse projeto ter dado certo e ter continuidade. É uma oportunidade para todos que fazem parte dessa grande família que é a Cooperativa Vinícola Aurora”, acredita.
Ponte para o cooperativismo
A jovem Amanda Lerin, 19 anos, que mora em Pinto Bandeira, na Linha Palmeiro, na comunidade de São José da Busa, relata que o Aprendiz Cooperativo do Campo foi a ponte principal para ter se tornado associada à Vinícola Aurora. Filha de cooperado, ela também cita o apoio que sempre recebeu da família para que a tão proclamada sucessão rural virasse realidade.
“Dentro do programa aprendi muito mais do que poderia imaginar: todo o funcionamento da cooperativa, a parte financeira e administrativa para a minha propriedade, outras maneiras de diversificar a produção e de aproveitar tudo que minhas terras têm a oferecer. No programa pude enxergar o real valor da propriedade, contando com o constante incentivo que o programa dá para a permanência na viticultura e na atividade agrícola como um todo”, pontua.
Amanda garante que, hoje, consegue colocar em prática o que aprendeu no programa tanto na propriedade como na cooperativa, fazendo parte das decisões em assembleia, entendendo sobre as prestações de contas, opinando e fazendo valer a responsabilidade de ser associada.
“Me orgulho de fazer parte dessa Cooperativa, que traz o sustento para minha família há muitos anos e incentivo outros jovens a fazer parte dessa história”, diz.
Melhorias na atividade vitícola
Guilherme Pastorello, 19 anos, também mora em Pinto Bandeira, na Linha Brasil, e já havia se associado antes mesmo de participar do programa. Vindo de família de viticultores cooperados – pai e o avô são sócios – ele diz que aos 16 anos buscou a emancipação e no ano seguinte entrou no quadro associativo.
“Desde pequeno sempre tive muito claro que queria continuar na agricultura. Não há valor que pague a vida que temos aqui. Quando comecei a fazer o programa tive ainda mais certeza de que esse é o futuro, com as amizades que se criaram, com todo o aprendizado, são grandes incentivos para a continuidade deste trabalho na viticultura”, destaca.
Pastorello afirma que o programa incentivou que fizesse melhorias na atividade vitícola, com uso de implementos agrícolas e modernização cada vez maior de todos os processos: “Na prática, isso possibilita uma qualidade maior da uva e, por isso, um retorno financeiro muito melhor”, garante.
Fonte: Assessoria de Comunicação Vinícola Aurora
Negócios
O Sescoop/RS promoveu no dia 28 de abril, o Encontro Virtual dos Agentes e Profissionais de RH das Cooperativas. O evento aconteceu através da Plataforma Microsoft Teams e foi destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista, agentes de Autogestão e profissionais de Recursos Humanos das cooperativas gaúchas.
O presidente do Sistema Ocergs, em sua saudação inicial, convidou todos a participarem e desenvolverem ações para o Dia de Cooperar (Dia C) e destacou a importância da confiança depositada pela diretoria da cooperativa na escolha de seus agentes. "Vocês são como uma bússola, que indicam o melhor caminho no desenvolvimento das cooperativas. O Sistema agradece o empenho e conta com vocês para continuar fazendo cada vez melhor".
O superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann falou sobre a responsabilidade dos agentes e profissionais de RH na execução do planejamento junto ao Sescoop. "Estamos trabalhando para que nossos processos se tornem cada vez mais ágeis, mas para isso precisamos que vocês atuem conosco como gestores também. Vamos passar por esse momento difícil que a sociedade está passando e tenho certeza de que sairemos ainda mais fortes", reiterou.
Programação diversificada
A programação contou com a apresentação de vários temas de forma objetiva e sucinta como dados atualizados, desafios, procedimentos e prazos do Programa Aprendiz Cooperativo, a Campanha de Comunicação Somoscoop e a Resolução Sescoop/RS n° 132/2019, que regula os procedimentos para realização de eventos com recursos do Sescoop/RS. Seu objetivo é simplificar e dar maior agilidade nos processos, diminuir o volume de documentos junto às cooperativas e utilizar diagnósticos como norteadores do Planejamento. Para saber mais sobre a Resolução, CLIQUE AQUI.
Os participantes conheceram também o Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas, que estará disponível em breve para os agentes das cooperativas (GDH e Programas de Monitoramento). O início está previsto para o dia 1º de junho e as inscrições serão divulgadas em breve.
O PDGC e o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão também foram apresentados. As inscrições no PDGC foram prorrogadas até o dia 30 de junho e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu recentemente o Webinar: Preparação para o Ciclo 2021 do PDGC, que está disponível no canal do YouTube do Sescoop/RS e explica o passo a passo para sua cooperativa não ficar de fora!
Lançamento do Dia C
Na oportunidade, foi lançado o Dia de Cooperar (Dia C) 2021 no RS. As cooperativas gaúchas não pararam de realizar ações de voluntariado e os números do Estado em 2020 foram incríveis. E em 2021 tem novidade no sistema do Dia C para simplificar o processo e agilizar o preenchimento das iniciativas. Tudo foi explicado com mais detalhes no lançamento nacional que pode ser conferido AQUI.
Felicidade ao Alcance de Todos
A consultora e escritora, Patrícia Santos, encerrou o evento com o tema: "Felicidade ao alcance de todos". Ela trouxe dados mundiais e alguns conceitos sobre depressão, stress, ansiedade e felicidade. Também falou sobre a importância de falar sobre a felicidade dentro das instituições cooperativas e deu exemplos cotidianos de situações que podem auxiliar e trazer mais felicidade e leveza para o dia dos colaboradores.
Para assistir ao evento e ficar por dentro de tudo acesse: https://youtu.be/PRJmk4dYiAk
Negócios
Estão abertas as inscrições para a segunda edição do programa Somos Líderes, realizado pelo Sistema OCB. No total, serão selecionados 70 jovens, com idades entre 21 e 35 anos, para participarem de uma série de atividades de desenvolvimento e formação de lideranças. As inscrições vão até o dia 30 de maio.
O objetivo é que, ao final do curso, previsto para outubro, esses jovens sejam responsáveis por levar o modelo cooperativista ainda mais longe, seja no contexto das organizações cooperativas ou até mesmo nas esferas políticas, econômicas e sociais.
Para participar, o jovem precisa ter concluído graduação em qualquer área ou estar no último período, e possuir vínculo com uma cooperativa há pelo menos um ano (como funcionário ou cooperado).
Os selecionados participarão de debates virtuais sobre temas atuais, que tenham relação com os princípios e fundamentos do cooperativismo e, também, com a inovação no setor. A estratégia educacional será uma trilha de vídeos educativos, com conteúdos atrativos e dinâmicos.
LIDERANDO PARA O FUTURO
Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, a ideia é que os jovens reflitam sobre o seu potencial de transformação através da cooperativa. “Os futuros líderes participarão de lives exclusivas, com especialistas do mercado, sobre assuntos de impacto para as cooperativas. Quanto mais contextualizados estiverem os novos líderes do cooperativismo brasileiro, maiores serão as chances de eles exercerem seu papel de influenciador de suas comunidades, conduzindo as pessoas a um futuro muito mais próspero, sustentável e cooperativo”, explica o superintendente.
Em 2019, o Sescoop reforçou o seu compromisso em contribuir com a renovação do sistema cooperativista nacional, apresentando um projeto voltado especificamente à formação de novos líderes coop. Assim nasceu o Somos Líderes: um programa feito para jovens que acreditam no futuro do cooperativismo, e que têm como principal objetivo investir na formação e no desenvolvimento de uma geração que vai levar esse modelo de negócios ainda mais longe.
QUER SABER MAIS
Para conhecer o edital e todos os pré-requisitos do programa, clique aqui, e participe.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
A nova edição do Boletim Informativo do Sistema Ocergs está cheia de novidades! Destacamos a possibilidade das cooperativas agropecuárias poderem fomentar a criação de cooperativas habitacionais, a prorrogação das inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão e ainda a divulgação dos diversos cursos que serão lançados pela Escoop nos próximos dias.
E agende-se: O lançamento oficial da Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 ano-base 2020 já tem data marcada: 30 de junho! A cerimônia de divulgação do tradicional balanço dos números do setor no Rio Grande do Sul ocorrerá durante o Tá na Mesa virtual, a partir das 12h.
Prático, objetivo e colaborativo
Em formato totalmente digital e interativo, o boletim informativo é de circulação mensal e pode ser recebido por e-mail ou WhatsApp. Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema pelo e-mail
Negócios
Durante uma visita na manhã desta segunda-feira, 26 de abril, o Prefeito João Luiz Vargas e o Vice-Prefeito Fernando Vasconcellos, tiveram a oportunidade de conhecer a Usina Termoelétrica Sepé Geração de Energia. No local, será construída uma usina solar, pela Cooperativa Creral, de Erechim.
Os representantes do executivo foram acompanhados pelo Gerente Administrativo da Usina, Thomas Trindade Pitelkow; e pelo Gerente de O&M - Operação e Manutenção, João Paulo Ragagnin Pinto.
O novo empreendimento está sendo construído em uma área de 42.000 metros quadrados, que a cooperativa adquiriu da Prefeitura Municipal em novembro de 2020 - terreno ao lado da usina termelétrica, que funciona desde 2018, através da queima da casca do arroz, também construída pela Creral com participação de investidores.
A UFV São Sepé, contará com um investimento de cerca de R$ 12,5 milhões, e terá potência instalada de 3,45 MWp (megawatt pico), ao todo serão instaladas 8.496 placas solares, cada uma com capacidade de geração de 1,15 kWp, e irá operar no sistema de geração distribuída (GD) na modalidade de auto consumo remoto.
Para João Luiz, o desenvolvimento de São Sepé se tornou maior com a presença a empresa de geração de energia termelétrica, "significa, junto com a Cotrisel, a maior arrecadação de ICMS para a definição de índice de retorno para a nossa cidade", destacou.
O presidente da Creral, João Alderi do Prado explica que essa nova área de investimento já vinha sendo estudada. “Por sermos uma cooperativa temos em nossos valores o compromisso com o bem estar de nossos associados e também a preocupação em preservar os ambientes que estamos inseridos, já atuávamos com PCHs pensando em causar sempre o menor impacto ao meio ambiente, e agora também teremos usinas solares, uma tecnologia que chegou para ficar”.
A entrada em operação da usina está prevista para o começo do segundo semestre deste ano. “Já estamos realizando a montagem da estrutura e instalando as placas solares, a ideia é que a conclusão desta etapa seja feita até o mês de maio, para que então possamos solicitar as autorizações para a realização dos testes e a geração de energia elétrica”, destaca Alderi.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral
Negócios
Que o cooperativismo é um modelo de negócio sustentável, justo, que desenvolve social e economicamente as regiões em que atua e traz melhor oportunidade para todos a gente já sabe. Hoje, dia 24 de abril, é celebrado o Dia do Aprendiz. Mas o que isso tem a ver com o cooperativismo? Quem conhece a plataforma Geração Cooperação, desenvolvida pelo Sescoop/RS, já sabe e descobre a cada dia um novo motivo para acreditar que o cooperativismo é um modelo de negócio moderno, inovador e que tem tudo a ver com as novas gerações.
E um deles é que, por acreditar que a participação do jovem no cooperativismo faz toda a diferença, o Sescoop desenvolve, há mais de dez anos, o Programa Aprendiz Cooperativo. A oportunidade de preparar jovens para atuarem especificamente em cooperativas surgiu no ano 2000, quando a Lei nº 10.097 (conhecida como “Lei do Aprendiz”) determinou que estabelecimentos de qualquer natureza e com mais de sete empregados – incluindo as cooperativas – empregassem e matriculassem aprendizes nos cursos dos Serviços Nacionais de Aprendizagem.
Com o Aprendiz Cooperativo, coops do país inteiro oferecem para jovens, com idades entre 14 e 24 anos, a oportunidade de capacitação e qualificação para inserção no mercado de trabalho. Além disso, em conexão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Aprendiz Cooperativo contribui para o emprego pleno e trabalho decente para todas e todos.
APRENDIZ COOPERATIVO NO RS
São várias opções de cursos oferecidos no RS: Auxiliar Administrativo, Assistente para Manufatura de Calçados, Eletrotécnica Básica, Processamento de Carnes e Serviços de Supermercado. Atualmente esses cursos atendem 3.048 aprendizes nas modalidades presencial e EAD.
Um dos cursos de maior destaque no RS é o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo que estimula a permanência das novas gerações no campo e visa promover a sucessão familiar profissionalizada. Mais do que uma alternativa de formação profissional, o programa demonstra preocupação com um tema muito importante: a sucessão familiar rural.
Atualmente, 90% dos negócios brasileiros são familiares, o que reforça a necessidade de um planejamento de sucessão familiar para a sobrevivência do negócio. E isso nem sempre é fácil, pois as novas gerações muitas vezes são atraídas por outros ideais profissionais e pessoais. O Aprendiz do Campo, como chamamos, é uma oportunidade diferenciada para esses jovens, com ferramentas modernas de gestão e empreendedorismo cooperativo.
Sua cooperativa participa do Programa? Ficou interessado em saber mais? Clique aqui ou entre em contato pelo e-mail
Negócios
Se a safra 2020 já superou as expectativas, 2021 chegou para levar a Safra das Safras a outro patamar. A Cooperativa Nova Aliança encerrou a vindima com a colheita da variedade Marselan, em Santana do Livramento. No total, foram recebidos 49,3 milhões de quilos de uvas nos três meses de vindima. Com isso, o ano fica marcado na história da Cooperativa como a maior safra dos 90 anos.
Do total recebido, foram entregues 45,3 milhões de quilos de uvas americanas, ideais para sucos e vinhos de mesa; e 3,8 milhões de viníferas, variedades para elaboração de vinhos finos. Além disso, aproximadamente 48,03 milhões são de uvas convencionais e 1,29 milhão de orgânicas certificadas.
“Estamos comemorando 90 anos com um novo marco na nossa história. Conseguimos superar as expectativas e os consumidores terão produtos de excelente qualidade. O empenho dos nossos associados e dos funcionários, e o clima favorável foram fundamentais para que pudéssemos bater esse recorde”, salienta o presidente da Nova Aliança, Alceu Dalle Molle.
O enólogo responsável, Anderson Felten, explica que as uvas estão com bom índice de cor e boa maturação fenólica. “A qualidade dessa safra irá nos permitir elaborar vinhos com ótimas características aromáticas, equilibrados e agradáveis ao paladar”.
Na Campanha Gaúcha, as chuvas no início de fevereiro causaram preocupação, mas a boa intensidade de sol e calor proporcionaram uvas de qualidade e ponto de maturação muito bom.
“A safra 2021 foi desafiadora e empolgante. A nossa produção passou de 500 mil quilos recebidos na unidade de Santana do Livramento para mais de 1 milhão de quilos de uvas finas neste ano”, destaca o enólogo Eduardo Renan Ribeiro Guarche, que atua na Campanha.
A Nova Aliança possui associados em diversos terroir da Serra, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste. As 53 variedades de uvas colhidas nessa safra foram produzidas em 1880,18 hectares.
Em Santana do Livramento, a produção é somente de uvas para a elaboração de vinhos finos. Já na Serra Gaúcha as frutas são destinadas para os demais produtos, com foco no suco.
Sobre a Cooperativa Nova Aliança
A Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança é fruto da união de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha: a Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul; a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha; e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha. Hoje, a Nova Aliança conta com 700 associados, distribuídos em três distintas regiões vitivinícolas: Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha Gaúcha. Neste ano, a Cooperativa celebra 90 anos de história.
A Nova Aliança possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva integral da América Latina. Desde 2013, a produção de suco e, a partir de 2014, o envase de vinho e de espumante, estão concentrados na sede da Cooperativa, em Flores da Cunha.
Fonte: Marketing da Cooperativa Nova Aliança
Crédito da foto: Variedade Marselan_Eduardo Guarche
Negócios
A Piá recebeu em março o “Prêmio de Eficiência Técnica”, da SIG Combibloc. A empresa de soluções em envase premia mensalmente os clientes que apresentam os melhores índices de eficiência no setor de produção, com a utilização de seus equipamentos.
A Cooperativa conquistou o primeiro lugar na América do Sul, disputando com outras 17 indústrias que possuem máquinas em operação do fornecedor. Além de ocupar o topo do ranking, com 97%, alcançou também o segundo lugar, com 96%, premiando, assim, suas duas linhas de envase.
De acordo com o gerente industrial da Piá, Adriano Lopes Rodrigues, o prêmio coroa um trabalho que vem sendo feito em conjunto há muito tempo e que está alinhado com a gestão operacional e a gestão de manutenção. “Há uma atuação forte e constante em melhorias e avanços em procedimentos técnicos e operacionais, objetivando alcançar ótimos resultados”, explica.
Para definir as empresas vencedoras, a SIG realiza a coleta de todas as informações dos equipamentos diariamente. Na fábrica, o maquinário é usado para produzir leites dos tipos integral, semi-desnatado e desnatado e o achocolatado Chocolateria.
De acordo com o coordenador de Manutenção da empresa, Mauro Antônio Hauschild, um dos segredos para se ter alta performance está na conservação das máquinas. “Todo maquinário tem uma vida útil. Com a manutenção correta, é possível aumentar o tempo de uso”, afirma ele, que completa: “A resistência técnica está atrelada à condição do equipamento. Então, para atingir esses números e os resultados, conseguindo sustentá-los e mantê-los nesse padrão, é preciso haver sincronismo entre produção e manutenção”.
Segundo Hauschild, a equipe de chão de fábrica é responsável pelas paradas dos equipamentos e, em algumas situações, por intervenções necessárias. “Para o equipamento estar num patamar desses, existe um trabalho feito por muitas mãos, que é sustentado, ainda, por investimentos realizados da forma certa e no momento certo”.
Entre as preocupações da Piá está a de oferecer ao mercado um mix amplo de produtos, mostrando a versatilidade da marca. Com o nível técnico da empresa, cada linha envasa, aproximadamente, 10 mil litros por hora, com rapidez e eficiência. “Isso aumenta o desafio, pois é necessário fazer “set ups”, ou seja trocas. Mas focamos em excelência nas performances, tendo em vista que o processo é mais complexo, o que se torna um dos nossos diferenciais”, diz o coordenador de Manutenção.
Essa é a segunda vez que a Piá celebra a conquista da agraciação. No ano passado, uma linha da Cooperativa foi eleita a “Campeã de Eficiência Técnica de 2020”, com 97%. A empresa figurou, ainda, no 4º lugar, com outra linha de envase.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Piá
Negócios
O Sescoop/RS promove, no dia 28 de abril, das 14h às 16h, o Encontro de Agentes e Profissionais de RH das Cooperativas. O acontecerá através da Plataforma Microsoft Teams e é destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista, agentes de Autogestão e profissionais de RH das cooperativas gaúchas.
Na oportunidade, os agentes debaterão sobre resoluções, programas de monitoramento, planejamento de programas, PDGC, Prêmio Somoscoop, dentre outros.
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de abril no link: https://bit.ly/3xd0ozR
Os participantes receberão o link da reunião por e-mail posteriormente.
Confira a programação:
- Abertura
- Apresentação da Resolução 132: Regularidade - Programas de Monitoramento - Lançamento da Trilha de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas
- Apresentação do Planejamento do Programa Aprendiz Cooperativo
- PDGC e Prêmio Somoscoop
- Campanha Somoscoop
- Lançamento do Dia C
- Palestra: Felicidade ao alcance de todos
- Encerramento
Negócios
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a Cooperativa Majestade fechou o ano de 2020 com balanço positivo e quebra de recordes. Com sede no município de Sananduva, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, a Cooperativa registrou aumento de 24,8% no faturamento em 2020, alcançando a marca de R$ 351 milhões. Aliado ao bom desempenho financeiro, a Majestade gerou também 55 novos empregos diretos em Sananduva, atingindo 723 trabalhadores diretos.
A produção de suínos entre os associados criadores gerou uma receita superior a R$ 30 milhões, recursos gerados na produção e que permanecem girando na economia local. Além disso, os principais índices que determinam a eficiência produtiva dos suínos no campo também tiveram uma evolução importante. Foram melhorados os índices de conversão alimentar, ganho de peso diário e o peso médio de abate dos suínos bateu recordes, com redução do tempo de alojamento. O reflexo em números se atribui a alguns fatores determinantes, como a melhoria da qualidade da nutrição, evolução da genética dos animais e, principalmente, a profissionalização e empenho dos produtores no cuidado dos animais, com a importante atuação da assistência técnica gratuita que a Cooperativa presta.
Como consequência das melhoras obtidas nos indicadores de campo na produção de suínos, os produtores de creches receberam uma majoração nos pagamentos de 13,6% a mais no comparativo do ano de 2020 em relação a 2019. A fase de terminação também teve melhoria no pagamento pela trabalho realizado pelos associados, sendo que os produtores receberam 10% a mais nos pagamentos em 2020 comparado a 2019.
Com relação ao número de animais abatidos, o crescimento de 2020 foi de 12,5%, alcançando 276,1 mil suínos abatidos. O peso médio também foi o maior da história da Cooperativa, atingindo 133,7 quilos de peso por animal abatido.
Faturamento
A ampliação e melhorias dos resultados de campo na produção dos suínos, o aumento do número de animais abatidos e o incremento no peso médio dos suínos propiciou melhoria significativa no faturamento final da Cooperativa. O faturamento bruto do frigorífico aumentou 28,5% em 2020, comparado ao exercício de 2019, e o faturamento total da Majestade registrou um crescimento de 24,8% em 2020, alcançando a marca de R$ 351 milhões.
Apesar do balanço positivo evidenciado pelos indicadores, a Majestade teve que enfrentar alguns entraves importantes para a obtenção dos resultados. A pandemia da Covid-19 exigiu grandes investimentos em protocolos e equipamentos, afastou muitas pessoas do trabalho, gerou uma queda generalizada na vendas e o crescimento descontrolados dos custos de produção dos suínos.
Apesar das dificuldades, a Cooperativa gerou 55 novas vagas de trabalho, atingindo 723 trabalhadores diretos. Além disso, também oportunizou a ampliação de terceirizados pelo incremento das atividades e para atender os protocolos de prevenção e combate à Covid-19.
Projetos a serem implementados
Dentre os projetos a serem implementados para melhoria do desempenho da Cooperativa, estão listados alguns que compõem a estratégia da Majestade: exportação, ampliação da produção de salames e demais produtos defumados, criar uma linha de carnes em pequenas porções e temperadas, fazer estudo de viabilidade de implantação de um centro de distribuição dos produtos, realização de um projeto de transferência da sala de desossa para a Linha Boa Vista, aumento da produção de suínos próprios e estudo para diversificação das atividades. Alguns desses projetos já estão em andamento na Cooperativa.
Negócios
A Cotrirosa, através da campanha Carrinho Solidário, iniciou nesta semana a doação de 5 mil bandejas de massas da marca Nutrirosa, além de outros alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza, arrecadados nos 23 supermercados da rede Super Cotrirosa, durante os dias 26 de março a 10 de abril. As massas foram doadas pela Cooperativa e os demais alimentos foram recebidos de clientes, associados e funcionários da Cotrirosa.
As doações estão sendo destinadas para entidades, assistências sociais e famílias que precisam de ajuda nos diferentes municípios da área de atuação da Cooperativa. Em Santa Rosa, as doações foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Segundo o presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin, “o objetivo da ação é amenizar os impactos que a pandemia tem causado na região de atuação da Cotrirosa”. Desde o início do isolamento social a Cotrirosa está integrada nessa grande corrente do bem, com importantes ações, dentre elas: auxílio financeiro para compra dos testes rápidos para diagnosticar a Covid-19, doação de materiais para hospitais e de alimentos, entre eles farinhas das marcas Nutrirosa e Cotrirosa.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrirosa
Negócios
No próximo dia 3 de julho, o Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay) será comemorado sob o tema “Reconstruir melhor juntos” . Cooperativas em todo o mundo mostrarão como estão enfrentando a crise pandêmica da Covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e ambientalmente justa.
“No último ano, testemunhamos como o modelo cooperativo tem trabalhado pelo bem-estar das pessoas e pelo respeito ao planeta, ressaltando o que o movimento cooperativo representa. De fato, reconstruiremos melhor juntos e estou confiante de que veremos muitas histórias de como o movimento cooperativo pode ajudar as comunidades a se fortalecerem no mundo pós-pandêmico”, declarou o diretor-geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI ), Bruno Roelants.
Nos campos da saúde, agricultura, produção, varejo, finanças, habitação, emprego, educação, serviços sociais e muitas outras esferas onde existem cooperativas, os mais de 1 bilhão de cooperados em todo o mundo continuam a provar que ninguém precisa enfrentar uma crise como a pandemia por conta própria. O Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay) será a ocasião para divulgar como um modelo de negócios centrado no ser humano, sustentado pelos valores cooperativos de autoajuda e solidariedade e pelos valores éticos de responsabilidade social e preocupação com a comunidade, pode reduzir a desigualdade, criar prosperidade compartilhada e responder aos impactos imediatos da Covid-19.
A ACI apela aos cooperados e parceiros de todo o mundo para se prepararem para celebrar o #CoopsDay em 3 de julho e mostrar ao mundo como podemos reconstruir melhor juntos.
O pacote de ações 2021 #Coopsday, incluindo o logotipo, mensagens principais e outros recursos digitais, estará disponível em breve.
Sobre o Dia Internacional do Cooperativismo
Marcado por cooperativas de todo o mundo desde 1923 e proclamado oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da ACI em 1995, o Dia Internacional das Cooperativas é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho.
O objetivo do #CoopsDay é aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas, por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac), definiram em conjunto o tema da celebração do #CoopsDay.
A celebração deste ano será o 27º Dia Internacional das Cooperativas reconhecido pelas Nações Unidas e o 99º Dia Internacional das Cooperativas.
Por meio do #CoopsDay, formuladores de políticas locais, nacionais e globais, organizações da sociedade civil e o público em geral podem aprender sobre a contribuição das cooperativas para um futuro justo para todos.
Fonte: Aliança Cooperativa Internacional
Negócios
Mais uma vez, a Cooperativa Dália Alimentos recebeu o certificado de uso de energia limpa e renovável da Mercatto Energia, empresa especializada na comercialização de energia. A certificação deu-se pelo terceiro ano consecutivo em virtude de a cooperativa utilizar energia limpa em suas atividades gerada a partir de fontes renováveis.
Por meio dessa prática, a Cooperativa contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável, reduzindo a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). As emissões desses gases foram reduzidas em 3.246,78 tCO2, equivalente ao período de janeiro a dezembro de 2020.
Das unidades da Dália Alimentos que participam do uso de energia renovável estão a Matriz, em Encantado, as indústrias de lácteos de Arroio do Meio, no Bairro Aimoré e em Palmas, e no frigorífico de frangos, na fábrica de rações e no Dália Supermercado, também em Arroio do Meio, além do incubatório localizado em Mato Leitão. “É um orgulho trabalhar em uma empresa que está preocupada em produzir alimentos com qualidade e também em conformidade legal, contribuindo com o meio ambiente”, ressalta a supervisora de Laboratórios Matriz e química industrial, Graziela C.C. Botega.
Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Negócios
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que atua para oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. Diante da pandemia da Covid-19, a Sicredi das Culturas RS/MG adotou medidas para auxiliar as comunidades em que atua. Em 2020, a instituição fez a doação de mais de R$ 150 mil aos hospitais e saúde pública em sua área de atuação em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. E, neste ano de 2021, volta a auxiliar os hospitais diante do agravamento da pandemia.
A instituição financeira cooperativa firmou contratos de doação com o Hospital de Caridade e com o Hospital Bom Pastor, ambos de Ijuí, e também com a Sociedade Hospital de Panambi. Os valores serão doados mensalmente de abril a setembro deste ano e deverão ser usados exclusivamente no enfrentamento à pandemia da Covid-19. No total, serão destinados nesse período R$ 150 mil ao Hospital de Caridade de Ijuí, R$ 90 mil ao Hospital Bom Pastor e R$ 30 mil ao Hospital de Panambi.
“Reafirmamos nosso compromisso de contribuir com a qualidade de vida das comunidades nas quais atuamos. O Hospital Bom Pastor, o Hospital de Caridade de Ijuí e o Hospital de Panambi atendem toda a região e enfrentam um momento delicado com o agravamento da pandemia da Covid-19, por isso é necessário que cada um faça sua parte, isso passa pelo auxílio financeiro, mas também pelo cuidado para evitar o aumento no número de casos”, afirma o presidente da Sicredi das Culturas RS/MG, Antenor José Vione.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG
Negócios
Mesmo distantes, mas em sintonia de aprendizado e online, os alunos integrantes da turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo desenvolvido pela Coagrisol participaram na sexta-feira (26/3), da aula de apresentação dos trabalhos de conclusão do curso e formatura, marcando assim o final desta edição do projeto.
Os 11 jovens apresentaram aos professores do curso e a lideranças da Coagrisol seus trabalhos, destacando aspectos de suas propriedades e planos de sucessão, com foco em buscar que as propriedades possam seguir suas atividades de maneira continuamente melhor. Além disso, os estudantes compartilharam as experiências e ensinamentos que obtiveram ao longo dos 18 meses de execução da iniciativa.
Esta foi a primeira turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo oportunizada pela Coagrisol, e teve parceria da cooperativa educacional Cooperconcórdia e apoio institucional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, contemplando jovens do interior de Soledade.
Para o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, a qualidade dos trabalhos apresentados comprovou a relevância do programa para incentivar a permanência dos jovens no campo, o fomento das propriedades e com isso o fortalecimento do agronegócio e do cooperativismo. “Nos emociona ver o quanto este programa contribui para evidenciar oportunidades e dar ainda mais sentido à vida no campo. Ficamos honrados em como uma instituição cooperativa dá esta importante contribuição econômica e, acima de tudo, social a estes jovens, esperando que eles aproveitem ao máximo tudo que aprenderam”, comemorou o dirigente cooperativista.
Aprendiz Cooperativo na Coagrisol
A Coagrisol já participa do programa Aprendiz Cooperativo há mais de dez anos. Em 2020, além de turmas do projeto voltadas a jovens da área urbana, o projeto foi expandido com esta primeira turma específica para jovens do campo e também foi criada uma turma exclusiva para jovens portadores de necessidades especiais, através do projeto Semeadores de Inclusão.
Conforme a equipe gestora do projeto junto a Coagrisol, especialmente em um ano turbulento como 2020, a relevância do projeto ficou mais evidente não somente pelo aspecto de aprendizado aos jovens, mas também pelo aspecto econômico, na medida em que o auxílio pago aos jovens foi mantido e com isso foi um complemento de renda para mais de 50 famílias.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Coagrisol
Negócios
O Sistema OCB acaba de prorrogar as inscrições ao ciclo 2021 do Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Dessa forma, as coops têm até o dia 30 de junho para efetivar sua participação, garantindo, assim, sua presença entre as concorrentes do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão. A prorrogação foi motivada pela pandemia da covid-19.
Neste ano, o PDGC tem uma novidade: inovação no sistema. A ideia é simples: deixá-lo mais ágil e amigável para os usuários. As melhorias do novo sistema foram realizadas de forma colaborativa com representantes de cooperativas e unidades estaduais, fruto de um trabalho realizado em fevereiro do ano passado. Dentre as novas funcionalidades estão, por exemplo:
• Integração com outras plataformas do Sistema OCB, como o SouCoop;
• Possibilidade de realizar a autoavaliação de forma coletiva na cooperativa, ou seja, dando responsabilidade ao gestor do processo na cooperativa;
• As Centrais e Federações poderão realizar a gestão de forma sistêmica de suas singulares, desde que autorizado;
• Acesso a mais um serviço disponibilizado pelo Sescoop: o Diagnóstico Assistido, que consiste em orientação e transferência de conhecimento de práticas e evidências entre os responsáveis pelo processo na cooperativa.
Vale destacar que o sistema antigo continuará disponível para fins de consulta de ciclos anteriores, até que todo o histórico seja migrado em definitivo para o novo ambiente.
NÚMEROS
Em 2020, mesmo com os efeitos da pandemia e apesar não ser o ano de realização do prêmio, a participação das cooperativas surpreendeu. No total, 1.003 coops aderiram ao PDGC. Isso significa que elas estão num processo contínuo de melhoria, o que demonstra maturidade ao trilhar um caminho de fortalecimento dos negócios. O recorde foi em 2019, quando 1.013 cooperativas participaram. Confira a distribuição dos números, considerando os ramos:
Ramo | Coops |
Crédito | 347 |
Saúde | 251 |
Transporte | 74 |
Consumo | 26 |
Agropecuário | 181 |
Infraestrutura | 41 |
Trabalho, Produção de Bens e Serviços | 83 |
Total Geral | 1.003 |
Considerando as regiões do País, o resultado é o seguinte:
Região | Coops |
Centro-Oeste | 86 |
Nordeste | 117 |
Norte | 41 |
Sudeste | 496 |
Sul | 263 |
Total | 1.003 |
EXCELÊNCIA EM GESTÃO
A unidade nacional do Sescoop confirmou a realização da quinta edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão - 2021. O período de inscrição vai do dia 8/2 a 30/6. Ela deve ser efetivada já no novo sistema do PDGC.
Segundo a gerente de Desenvolvimento Organizacional do Sescoop, Susan Vilela, uma das mudanças que envolvem essa edição do prêmio diz respeito às visitas realizadas às cooperativas. “Visando à segurança e a saúde dos participantes, algumas alterações foram necessárias, como a etapa de visitas. Elas serão realizadas de forma virtual. Com esse novo jeito de visita, além de garantir o bem-estar dos cooperados, colaboradores de cooperativa e dos especialistas que estarão envolvidos no processo, será possível aumentar o número de cooperativas avaliadas”, explica a gerente.
SELO DE EXCELÊNCIA
As coops que participarem desse novo ciclo de premiação e obtiverem o índice mínimo definido pela Banca Julgadora, receberão um selo de excelência, certificando que foram avaliadas e possuem processos de excelência. Esse selo poderá ser utilizado como estratégia de marketing, por exemplo.
DESTAQUE
Outra novidade para o prêmio deste ano é o Destaque Busca pela Excelência. Serão escolhidas cooperativas das cinco regiões do Brasil para receberem menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão e governança. Essa novidade é dirigida às coops que ainda não foram reconhecidas, mas que estão muito próximas desse reconhecimento.
REGULAMENTO
Clique aqui e acesse o regulamento.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios
Os preparativos para a sexta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) estão a todo vapor. O evento incentiva estudos que promovam a projeção e a compreensão de cenários e tendências, bem como do tratamento das relações de interdependência e seus efeitos em uma cooperativa.Com tema Ações coletivas e resiliência: inovações políticas, socioeconômicas e ambientais, o encontro será realizado em formato digital, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, entre os dias 2 e 6 de agosto.
O EBPC é aberto a todos os interessados em compreender e fortalecer as cooperativas enquanto organizações econômicas e sociais que promovem o desenvolvimento inclusivo. Dentro deste público, destacam-se os pesquisadores, gestores de cooperativas, dirigentes, profissionais do sistema de aprendizagem e representação e elaboradores de políticas públicas.
São bem-vindos trabalhos de pesquisadores, vinculados ou não a Universidades, que têm as cooperativas como objeto de estudo e as abordem em diferentes áreas do conhecimento. Os posicionamentos dos profissionais das cooperativas e do Sistema OCB e as visões dos formuladores de políticas públicas e suas expertises contribuirão para o debate e construção do conhecimento.
PARCERIA
Essa será a primeira vez que o Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) e o EBPC ocorrem de forma conjunta e simultânea. A ideia é aproximar os públicos dos dois eventos e fortalecer o debate sobre as produções científicas voltadas para o campo e para todos os ramos do cooperativismo brasileiro.
A SOBER é uma Sociedade Científica, Cultural e Educacional com mais de 60 anos, e tem por finalidade desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural), e suas correlatas, fornecendo também subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para os setores agrícola, agroindustrial e para áreas rurais. Isso ocorre por meio da intensa e contínua discussão da produção intelectual de seus associados e pelas contribuições às políticas para agricultura.
Essa trajetória de pesquisa e debate foi marcada pelas mudanças econômicas, pelas alterações no marco político e institucional, pelas políticas de ciência e tecnologia e de desenvolvimento agrícola e, sobretudo, pelos paradigmas e visões dominantes na economia, na administração e na sociologia rural.
SUBMISSÃO DOS TRABALHOS
Outra data muito importante é o prazo-limite para o envio dos trabalhos a serem selecionados para apresentação no encontro. O prazo para submissão termina no dia 18 de abril. Serão permitidos no máximo quatro autores por trabalho e, cada autor só poderá figurar em, no máximo, quatro trabalhos.
A SOBER possui 13 Grupos de Trabalho (GTs) para a discussão de diferentes temas relacionados ao meio rural no Brasil. Assim, os pesquisadores que investigam o cooperativismo, independente do ramo, deverão submeter seus trabalhos ao GT 6, que é o grupo de trabalho específico do EBPC, e está dividido em cinco eixos temáticos:
- GT 6.1 Identidade e cenário jurídico
- GT 6.2 Educação e Aprendizagem
- GT 6.3 Governança, gestão e inovação
- GT 6.4 Capital, finanças e desempenho
- GT 6.5 Impactos econômicos, sociais e ambientais
As submissões podem ser feitas em três modalidades: artigo completo, resumo expandido e sessão organizada (SORG).
Os trabalhos aprovados para o 6º EBPC terão isenção da taxa de inscrição para os autores que forem realizar a apresentação oral no evento. Para conferir todas as regras de submissão, basta acessar: www.even3.com.br/soberebpc2021.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
A mais recente edição do Boletim Informativo do Sistema Ocergs-Sescoop/RS apresenta novidades sobre notícias e projetos realizados pelo Sistema Cooperativista Gaúcho em prol do desenvolvimento das cooperativas. Acompanhe informações sobre a homenagem aos 50 anos da Ocergs concedida pela Assembleia Legislativa do RS, o encaminhamento da minuta de legislação estadual sobre o tema Logística Reversa, o Planejamento Estratégico Ciclo 2021-2023 do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, projeto de implementação de conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Ciclo 2021 do PDGC, Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, a criação do primeiro grupo de inovação do Sescoop/RS e muito mais!
Proposta
A proposta traz atualizações importantes sobre a atuação da Ocergs, programas do Sescoop/RS e calendário de abril da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop. Oportunidade para acompanhar temas que impactam as cooperativas e soluções de ensino e extensão disponibilizadas pela Escoop.
Prático, objetivo e colaborativo
Em formato totalmente digital e interativo, o boletim informativo é de circulação mensal e pode ser recebido por e-mail ou WhatsApp. Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema pelo e-mail
Confira aqui a mais recente edição!
Negócios
No aniversário de 249 anos de de Porto Alegre, comemorado nesta sexta-feira (26/3), a Cootravipa presta homenagem à cidade com um vídeo que conta rapidamente a relação de dedicação e afeto da Cooperativa com a capital dos gaúchos.
Responsável pela limpeza urbana da capital dos gaúchos, a Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre é parte dessa história e cuida dos recantos desse lugar com toda a dedicação e carinho 24 horas por dia.
“Nossa homenagem à cidade que nos acolhe e que abraçamos todos os dias para cuidar e transformar em um lugar melhor para viver! Somos parte da tua história! E tu fazes parte das nossas vidas! Feliz Aniversário Porto Alegre!”, destaca a mensagem da Cootravipa.
Sobre a Cootravipa
Referência nacional do cooperativismo de Trabalho, Produção de Bens e Serviços, a Cootravipa conta hoje com mais de 2.500 sócios. Além de ser responsável pela limpeza urbana, limpeza de praças, capina de vias, coleta seletiva, operação das casas de bombas, limpeza e conservação dos prédios públicos do município de Porto Alegre, oferece Ação solidária de sanitização para instituições públicas, serviços para o setor privado nas áreas de sanitização de ambientes, protocolos personalizados de combate à Covid-19, higienização, gerenciamento de projetos de gestão de resíduos, entre outros.
Clique aqui e confira o vídeo especial preparado pela Cooperativa, em homenagem aos 249 anos da capital gaúcha.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cootravipa
Negócios
A safra de uvas na Cooperativa Vinícola Aurora foi concluída na última sexta-feira (19/3), surpreendendo pela qualidade e quantidade. Colhida pelas 1,1 mil famílias associadas, a vindima 2021 da maior cooperativa do setor do Brasil soma 90 milhões de quilos da fruta destinada à elaboração de produtos vinícolas. As primeiras variedades foram recebidas no dia 29 de dezembro. O volume representa 12% da projeção total estimada para o Rio Grande do Sul, o principal polo vitivinícola do País, que neste ano deverá chegar a cerca de 750 milhões de quilos da matéria-prima para processamento, segundo a Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho).
Variedade e qualidade
Ao todo, a produção da Vinícola Aurora foi realizada em 2,8 mil hectares de vinhedos, localizados em 11 municípios da Serra Gaúcha – todos em um raio de 50 quilômetros das três unidades industriais da Cooperativa, em Bento Gonçalves. Das 60 variedades produzidas pelos cooperados da Aurora, as primeiras uvas recebidas foram a Chardonnay e a Pinot Noir e as mais tardias foram as Moscatos, as Cabernets Sauvignon e Franc e a BRS Carmen. Durante todo o processo vegetativo, os vinhedos são acompanhados pelas equipes técnicas agrícola e enológica da Aurora.
“Estamos muito satisfeitos com a safra deste ano e com o empenho e a dedicação das famílias associadas. Teremos produtos muito bons, mesmo diante do grande volume. A qualidade, especialmente das uvas precoces, como Chardonnay, Pinot Noir e Riesling, está excelente. Neste ano, pela própria natureza, as uvas para espumantes vieram muito especiais, sem que tivéssemos de antecipar a colheita para o equilíbrio ideal das variedades. Também tivemos um bom comportamento na Merlot, nas Cabernets Sauvignon e Franc e nas Malvasias. Nenhuma variedade de uva ficou devendo no quesito qualidade”, avalia o presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, que é viticultor da Cooperativa.
O coordenador Agrícola da Vinícola Aurora, Maurício Bonafé, explica que, apesar da quantidade surpreendente, o volume de produção não é sinônimo de baixa qualidade, como alguns consumidores imaginam. No caso da safra 2021, as condições da matéria-prima superaram positivamente as expectativas.
“A temperatura foi estável durante a brotação, o que favoreceu no desenvolvimento e, consequentemente, fez com que a videira produzisse mais. De modo geral, as plantas estavam equilibradas e conseguiram distribuir bem os seus nutrientes, o que não comprometeu a qualidade da uva”, analisa o agrônomo. “Neste ano, o volume veio a nosso favor, já que, devido às vendas históricas em 2020, ficamos praticamente sem estoque de produtos e, alguns deles, como o moscatel, tivemos que suspender as comercializações por falta da bebida. Com o volume de uvas deste ano, estamos voltando aos estoques normais da cantina”, complementa Bonafé.
Historicamente, a uva Isabel, destinada para a elaboração de suco e de vinho de mesa, representa cerca de 25% da área cultivada pelos cooperados, seguida das também variedades Americanas e Híbridas Bordô, BRS Carmen, Magna e Cora. Entre as Vitis Viniferas, as mais representativas são as Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat e, nos últimos anos, há um crescimento no cultivo das Moscatos e Malvasias, por incentivo da própria Aurora, para ampliar a elaboração de produtos provenientes dessas uvas.
“Nos últimos dois, três anos, a Cooperativa vem incentivando as famílias para ampliarem as áreas de produção de Moscato Giallo, Moscato Branco e Malvasia Aromática para que possamos atender à necessidade existente no mercado”, revela Bonafé.
Safras diferentes, mas virtudes para grandes produtos
Com as uvas recebidas, os tanques já estão em pleno funcionamento nas unidades da Vinícola Aurora. A previsão é que os primeiros produtos elaborados da safra 2021 cheguem aos consumidores ainda em março.
De acordo com o enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio, os sucos de uva já estão sendo produzidos e deverão ser encontrados nas prateleiras nos próximos dias. Na sequência, em abril, serão engarrafados os vinhos brancos de mesa e os espumantes moscatéis, e em maio será a vez dos vinhos brancos jovens, como Riesling, e os tintos de mesa. Entre agosto e setembro, as primeiras garrafas de vinhos tintos viníferas, como Pinot Noir, chegam às lojas.
“Nos vinhos tintos, o consumidor pode esperar bastante sutileza e elegância, além de aroma intenso. Entretanto, não serão vinhos tão encorpados quanto os de 2020, que possibilitavam um maior potencial de guarda. Mas isso não é um demérito. Serão vinhos diferentes da safra anterior, mas ambos com suas virtudes. Já os brancos, serão vinhos bem refrescantes e aromáticos, com elegância e a acidez pronunciada na medida”, analisa o enólogo-chefe.
O produto mais vendido da Vinícola Aurora, o suco de uva integral, também deve surpreender: “No suco, o público encontrará um produto com uma cor muito boa, tanto em tonalidade quanto intensidade”, assegura Zilio.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora
Fotos: Silvana Gentilini
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