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Colaboradores da Unimed Federação iniciam pós-graduação com foco no autismo

Colaboradores da Unimed Federação iniciam pós-graduação com foco no autismo

A necessidade de falar e entender a inclusão de pessoas autistas na sociedade motivou 45 colaboradores da Unimed Federação/RS a iniciarem uma pós-graduação sobre o assunto. As aulas, que começaram neste mês, focam na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) à Educação Inclusiva e estão sendo realizadas pela Escola de Medicina e Ciências da Vida da PUC do Paraná.

O Sistema Ocergs apoiou a iniciativa, para que os profissionais de diversas áreas da Saúde pudessem aprimorar seu conhecimento sobre o autismo, por meio do financiamento de 94% do investimento total da pós-graduação. O curso é na modalidade semipresencial, com aulas online ao vivo e práticas presenciais na sede da universidade, aliando teoria e prática com conteúdo desenvolvido exclusivamente para os colaboradores da Unimed, e duração de dois anos. Atualmente, a PUC-PR é considerada a melhor universidade do estado, entre as instituições públicas e privadas, e a quarta melhor no Brasil, entre as de ensino privado.

Em poucos anos, o custo sobre a receita dos tratamentos para transtornos do espectro autista (TEA) aumentou de 0,5% para 5% na Unimed Federação, reforçando a necessidade de capacitação dos colaboradores para melhor qualidade no atendimento. Os 45 inscritos são das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Pedagogia.

Inscrições abertas para o primeiro ciclo de palestras TalkCoop de 2024

Inscrições abertas para o primeiro ciclo de palestras TalkCoop de 2024

O Sistema Ocergs promoverá, no dia 27 de março, o primeiro ciclo de palestras TalkCoop de 2024, através da plataforma Microsoft Teams. Ao todo, serão três palestras, que acontecerão das 9h às 10h30. Os próximos encontros acontecem no dia 24 de abril e 29 de maio.

As inscrições estão abertas até o dia 20 de março e o ciclo de palestras é aberto para colaboradores de cooperativas em situação regular com o Sistema Ocergs. O primeiro assunto a ser abordado, no Mês da Mulher, é sobre os programas para mulheres nas cooperativas, quando será falado sobre a importância do desenvolvimento feminino, com a apresentação de uma cooperativa exemplo no tema, a Sicredi Pioneira. O encontro é mais uma das ações referentes ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, e que esse ano também é marcado pelo lançamento do Comitê das Mulheres, Elas pelo Coop RS.

Interessados em participar do ciclo de palestras TalkCoop podem acessar o formulário aqui.

Sistema Ocergs lança Programa de IDEIAS

Sistema Ocergs lança Programa de IDEIAS

O Sistema Ocergs lança seu Programa de Ideias, iniciativa que reúne projetos que fomentem a inovação, a melhora de processos, o aumento da eficiência, além de resolver problemas e fortalecer as sociedades cooperativas. As propostas visam apresentar soluções para o movimento cooperativista e podem ser enviadas até o dia 20 de abril.

Podem participar cooperados e colaboradores de cooperativas registradas e regulares no Sistema Ocergs, assim como os colaboradores da organização. Os desafios devem responder a questões sobre as temáticas “Pessoas, Negócios e ESG, Gestão orientada por dados e Comunicação”, respectivamente:

  • Quais estratégias poderiam ser utilizadas para atrair, desenvolver e fidelizar os talentos que construirão o futuro do cooperativismo?
  • Quais ações podem ser realizadas para inovação de negócios no cooperativismo visando competitividade e sustentabilidade?
  • Quais práticas podem ser adotadas para impulsionar a cultura de dados no cooperativismo visando a qualidade das decisões e a eficiência na gestão?
  • Que ações podem ser desenvolvidas para comunicar a sociedade os diferenciais do cooperativismo como modelo de negócio sustentável?

O envio deve ser realizado por meio de formulário eletrônico individualizado por desafio indicado. E atenção! Cada participante pode submeter até um desafio por temática. As fichas estão disponíveis no anexo I do edital, que pode ser acessado no link: /images/rs/docs/edital-programa-ideias.pdf

A avaliação das propostas enviadas será realizada pela Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS). Cada uma das ideias deve conter proposta e justificativa da solução, metodologia de aplicação/implementação e os benefícios gerados.

A premiação para a melhor ideia de cada desafio será a inscrição dos participantes vencedores no CongregaRH, que acontece nos dias 22 a 24 de maio, com hospedagem incluída. Além disso, as três propostas mais bem pontuadas por desafio serão premiadas com kits do Sistema Ocergs.

Para mais informações, confira o edital completo em: /images/rs/docs/edital-programa-ideias.pdf

Cooperativa Vinícola Aurora projeta público de 5 mil pessoas em feira voltada à vitivinicultura

Cooperativa Vinícola Aurora projeta público de 5 mil pessoas em feira voltada à vitivinicultura

Com um público estimado em mais de 5 mil pessoas, o Vitis Aurora 2024 deverá alcançar o posto de o maior da história. É o que projeta a Cooperativa Vinícola Aurora para a edição deste ano, que ocorre entre os dias 7 e 9 de maio, na unidade da companhia em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. O objetivo é fomentar a inovação e a sustentabilidade nos negócios ligados à vitivinicultura. O evento é voltado para agricultores, estudantes e profissionais da agronomia e enologia, mas também é aberto ao público para visitação gratuita.            

A projeção da organização é de ultrapassar os números da última edição, realizada em 2022, quando cerca de 90 expositores levaram seus produtos e serviços para o evento. Maquinário agrícola, instituições bancárias para financiamento, fornecedores de insumos, empresas de energia solar e revendas de veículos são alguns dos segmentos que devem participar do Vitis Aurora deste ano.

O gerente agrícola da Cooperativa Vinícola Aurora, Maurício Bonafé, destaca que, além da exposição de máquinas e ferramentas, com as novas tecnologias e soluções para toda a cadeia produtiva, a feira trará demonstrações técnicas e espaço de palestras e debates que dialogam com a realidade do setor. Bonafé lembra que os produtores que participam da feira têm a oportunidade de acessar técnicas que ajudam a otimizar o manejo e a se capacitarem para o trabalho na cultura da videira. 

“No Vitis Aurora teremos ainda mais foco em conhecimento sobre gestão das propriedades, de redução de impactos da aplicação de defensivos ao meio ambiente e também para a saúde do viticultor. Estamos em meio a uma das safras mais desafiadoras dos últimos anos sob o ponto de vista climático, e queremos compartilhar com o público de que forma o manejo ideal pode ajudar a reduzir as perdas durante todo o ciclo da videira”, resume Bonafé.

O gerente adianta que as pesquisas no campo são aliadas para que a indústria vinícola brasileira tenha apresentado a evolução que é percebida ano a ano.

“A qualidade dos vinhos, espumantes e sucos começa na videira, passa pelo trabalho em cantina até chegar ao consumidor final que tem percebido um salto enorme deste padrão. O que buscamos neste ano é levarmos essas informações e compartilhar com um público ainda maior e mais qualificado o que há de mais moderno e funcional na vitivinicultura”, planeja.       

Durante os três dias do Vitis Aurora a loja da unidade de Pinto Bandeira estará aberta para visitação e compra de produtos. Haverá ainda espaço para gastronomia e Feira do Artesanato e Produtos Coloniais, com a comercialização de produtos de associados e familiares da Cooperativa Vinícola Aurora.

Fonte: Assessoria de imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora

Pesquisa sobre inovação quer ouvir cooperados

Pesquisa sobre inovação quer ouvir cooperados

Com o intuito de manter o coop em movimento, o Sistema OCB vai abrir a Pesquisa de Inovação do Cooperativismo Brasileiro, nesta segunda-feira (22). O estudo está em busca de identificar as principais tendências e desafios que irão desenhar o futuro da inovação desse modelo de negócio no Brasil.

A pesquisa pretende coletar novos dados que podem contribuir para o crescimento contínuo do setor cooperativista, com o objetivo de avaliar os novos níveis de inovação, compreender o que precisa ser otimizado e identificar as áreas de oportunidade que podem fortalecer o segmento. Será uma sequência da análise realizada entre os anos de 2020 e 2021, em parceria com a Checon Pesquisa. 

Para Guilherme Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, os resultados devem funcionar como uma chave para o crescimento sustentável e a adaptação às mudanças no cenário econômico e social. "Com essa nova pesquisa, poderemos descobrir como o cenário de inovação está sendo moldado e quais são os obstáculos enfrentados, além de oportunidades para que as cooperativas consigam seguir com o compromisso de inovar", disse. 

A pesquisa anterior revelou que 84% das cooperativas consideravam a inovação um ponto essencial para que o movimento cooperativista cresça. Agora, o novo estudo pretende avaliar novos números para uma melhor compreensão dos aspectos que podem ser aperfeiçoados. Guilherme acredita que a primeira verificação reuniu informações e dados estratégicos para promover e estimular a cultura de inovação dentro das cooperativas. 

A atualização das informações permitirá ao Núcleo de Inteligência e Inovação a detecção de tendências que surgiram desde a última pesquisa. "O intuito é ter uma visão melhor das novas inclinações e oportunidades do setor. Queremos viabilizar um destaque para as cooperativas que buscam se modernizar", afirmou. 

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, acredita que a pesquisa é um grande passo em direção ao futuro. Para ele, inovar é uma jornada constante e coletiva. "A  inovação é um fator que agrega e permite a competitividade das cooperativas brasileiras. A modernização impulsiona o nosso movimento para frente", disse.

Acesse e responda a pesquisa em: Inovação | QuestionPro Survey

Fonte: Sistema OCB

Inscrições abertas para cooperativas na feira SIAL Paris 2024

Inscrições abertas para cooperativas na feira SIAL Paris 2024

SIAL Paris é uma feira internacional que acontece a cada dois anos e contribui para o fortalecimento de negócios ao redor do mundo desde 1964. O evento é uma oportunidade única para expandir a rede de contatos e impulsionar os negócios, bem como conhecer os melhores fornecedores e identificar processos de inovações do setor alimentar. 

A próxima edição da feira está programada para ocorrer de 19 a 23 de outubro de 2024, em Paris – França, e espera-se atrair milhares de participantes de várias partes do mundo. Comemorando seu 60º aniversário, prevê-se a presença de cerca de 7.500 empresas expositoras representando 130 países diferentes. O evento promete oferecer uma programação repleta de oportunidades de negócios, incluindo fóruns e palestras, áreas dedicadas à gastronomia, inovação e startups do setor alimentício, além de tours guiados e prêmios para produtos inovadores. 

A participação na SIAL Paris oferece uma oportunidade singular de ingresso no mercado europeu, reconhecido como um dos principais destinos das exportações do Brasil. Conforme informações divulgadas pela ApexBrasil, em 2022, a União Europeia registrou importações no valor de U$ 50,8 bilhões, com os produtos alimentícios se destacando como uma das principais categorias importadas pela região. Os produtos alimentícios e animais vivos correspondem aos produtos mais exportados do Brasil para a França, com cerca de 740 milhões de dólares em 2023, de acordo com a ComexStat

A participação brasileira na feira está sendo organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O Sistema OCB incentiva a inscrição de cooperativas que tenham planos de inserção no mercado internacional e cujos produtos se adequem ao perfil da feira em questão. A seguir, confira os detalhes para se candidatar e participar da feira: 

Para saber mais sobre como e por que participar de feiras e missões clique aqui.   

  • Perfil: cooperativas de alimentos 
  • Inscrições: até 1° de março de 2024 pela ApexBrasil 
  • Os serviços oferecidos incluem suporte para reunião pré-feira (webinar), reserva de espaço no pavilhão brasileiro, montagem de estande com mobiliário padrão, criação de catálogo digital pela ApexBrasil, espaços de networking, depósito para amostras coletivas, materiais promocionais providenciados pela ApexBrasil, aplicação de logotipo e imagem da empresa no estande, recepcionistas para atendimento, credenciais de expositor (quantidade limitada conforme política) e inclusão dos dados das empresas expositoras no catálogo oficial da feira (conforme política da organização oficial) 
  • As cooperativas participantes serão responsáveis por suas despesas pessoais (passagens aéreas, vistos, vacinas, hospedagem, alimentação etc.) e pelos custos com o envio de amostras. 

 Inscrições pela ApexBrasil:  

Uni4life, da Cooperativa Unicred Porto Alegre, anuncia novas ferramentas de Gestão Financeira para 2024

Uni4life, da Cooperativa Unicred Porto Alegre, anuncia novas ferramentas de Gestão Financeira para 2024

Com o propósito de fomentar a conscientização financeira para os cooperados, colaboradores e para a comunidade, o Uni4Life – hub de inovação da Unicred Porto Alegre – lançou a 1ª edição do Meu Planner Financeiro em formatos digital e físico, em janeiro de 2023. A ferramenta gratuita de gestão financeira impactou mais de 600 pessoas ao longo do ano, através das ações de distribuição de 500 cópias impressas em universidades, hospitais e eventos de palestras sobre educação financeira no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e mais de 100 downloads do Planner digital pela plataforma do Uni4Life.

Dando continuidade a este movimento, e reconhecendo a importância da educação financeira não apenas como um tema passageiro, mas como uma pauta relevante ao longo da vida, o Uni4Life aperfeiçoou ainda mais a iniciativa. Para 2024, foram disponibilizadas duas opções de ferramentas gratuitas para toda a comunidade, destinadas a auxiliar a organização, o planejamento financeiro e a formação de uma reserva de emergência: o Meu Planner Financeiro, versão atualizada, e a recém-lançada Planilha Financeira.

Ambos os produtos digitais são complementares, oferecendo ao usuário a opção de escolha. O Meu Planner Financeiro é ideal para análise financeira detalhada e balanço anual. Já a Planilha Financeira está voltada para uma abordagem mensal categorizada, com campos para renda, gastos e investimentos, além de gráficos ilustrativos.

Para fazer o download, acesse www.uni4life.com.br; Faça o seu login da plataforma; Clique no banner sobre a Planilha e o Planner Financeiro que aparecerá na sua tela; Você será direcionado ao artigo “Dinheiro sob controle: As ferramentas que você precisa conhecer”, elaboradora pela Analista de Educação Financeira, Patricia de Azevedo; Acesse os links de cada produto que estarão no artigo; Pronto, você está preparado para um 2024 ainda mais incrível!

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred Porto Alegre

Sicredi lança jogo na plataforma Roblox sobre educação cooperativa

Sicredi lança jogo na plataforma Roblox sobre educação cooperativa

O Sicredi lançou no dia 3 de novembro o GamerCoop, um jogo gratuito na plataforma Roblox que trabalha experiências que aliam cooperação, educação financeira e ambiental para crianças e adolescentes. Inicialmente desenvolvido e selecionado em uma competição de inovação, o projeto passou por testes com estudantes do Centro Educacional Quasar, em Rio Verde - GO, contemplado pelo Programa A União Faz a Vida e parceiro da cooperativa Sicredi Cerrado GO. Agora, a novidade amplia a sua abrangência para associados e sociedade de todas as regiões do país por meio da Fundação Sicredi.

No ano passado, o GamerCoop venceu o prêmio Inova 2030 Jovens Inovadores dos ODS, programa de aceleração do Pacto Global da ONU no Brasil, voltado para jovens que querem solucionar um desafio de negócio e contribuir para o alcance dos objetivos de desenvolvimento sustentável. O projeto foi idealizado pelos colaboradores Carlos Eduardo Silva, João Marco Leao Neto e Pedro Augusto Valadão com o objetivo de ampliar o entendimento sobre os benefícios do modelo de negócio cooperativista entre crianças e adolescentes. O projeto também foi vencedor da Maratona de Inovação GO!Coop, iniciativa do Sistema OCB/GO para apresentar soluções para os temas mercado e incentivar a cultura de inovação.

“Nós acreditamos que a força do coletivo é capaz de transformar realidades e valores cooperativos podem ser trabalhados desde a infância. Nos últimos anos, temos investido na diversificação de ações e programas sobre cooperativismo e educação financeira para diferentes públicos. Acreditamos que levar esse modelo de atuação para o ambiente de tecnologia e dos games amplia nosso alcance e impulsiona ainda mais o nosso propósito”, afirma Alexandre Barbosa, Diretor da Fundação do Sicredi.

Disponível gratuitamente na plataforma Roblox, no game os jogadores poderão criar maior proximidade com pessoas que moram em diferentes localidades e, por meio de tarefas e resolução de enigmas, aprender sobre participação econômica, preservação do meio ambiente, comportamentos e hábitos saudáveis de consumo e atitudes cooperativas. É possível jogar online, de forma individual ou em grupos.

 “O jogo apresenta, de forma lúdica, os princípios do cooperativismo em missões que se passam dentro dos biomas do Brasil, aliando ensinamentos sobre a natureza e proximidade entre os jogadores. Com conteúdo gamificado, ele estimula a cultura do ‘fazer juntos’ ao abordar a importância de cooperar e entender quais impactos positivos podemos gerar na comunidade”, explica Zeir Ascari, presidente do Sicredi Cerrado GO.

Fonte: Divulgação Centro Administrativo Sicredi

Cooperativas participam de Hub de Inovação do interior gaúcho

Cooperativas participam de Hub de Inovação do interior gaúcho

Com um investimento de R$ 10 milhões, a casa da inovação do norte gaúcho abre suas portas com o objetivo de fomentar novas iniciativas, conexões e a colaboração entre grandes empresas e startups. No dia 12 de dezembro, foi inaugurado o Hub de Inovação do Instituto Aliança, em Passo Fundo. O local abrigava um antigo moinho e foi totalmente reestruturado para sediar eventos, abrigar espaços de coworking, receber startups e fomentar a colaboração entre as empresas participantes do Hub.

O Instituto Aliança é o primeiro do interior do RS a utilizar a estratégia de usar um prédio antigo para a instalação de um Hub de Inovação. O restauro do espaço, além de contribuir para a manutenção e aproveitamento de um patrimônio histórico, exalta a transformação de um símbolo do passado em um espaço para construção do futuro. Um projeto que inspirou a iniciativa é o Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

As atividades do Instituto Aliança tiveram início em meio à pandemia, com a criação de um programa de inovação em novembro de 2020. Em pouco tempo sentiu-se a necessidade de ser ter uma entidade independente, proporcionando um espaço físico e digital neutro para que empresas, universidades e poder público possam fomentar o ecossistema de inovação e o desenvolvimento da região norte do RS. Assim, em abril de 2022 o Instituto Aliança passa a dar vida ao projeto e reúne investimentos para a construção do seu hub de inovação. Entre as empresas participantes do Hub, estão as cooperativas Coprel e Cotrijal.

O Hub Aliança conta com 1,8 mil m² de área, 4 pavimentos, 20 salas, 36 espaços de coworking, 1 auditório, 1 cafeteria, 1 lounge e 20 vagas para estacionamento privativo.

Fonte: Comunicação Coprel

Inscrições abertas para o Processo Seletivo do Sescoop/RS

Inscrições abertas para o Processo Seletivo do Sescoop/RS

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul, Sescoop/RS, através da FAPETEC, abre inscrições para profissionais com nível superior para cargo de Analista Bibliotecário, Analista Contábil e Analista de Infraestrutura e Logística na cidade de Porto Alegre/RS.

Os requerimentos e benefícios das vagas estão publicados no Comunicado 01 do Processo Seletivo, no site da FAPETEC – www.fapetec.org -> Processos Seletivos -> SESCOOP/RS – 03/2023 -> Ver detalhes -> Edital e Comunicados. Antes de realizar a inscrição, o candidato deve ler atentamente os requisitos obrigatórios de cada cargo e suas respectivas funções.

As inscrições vão até o dia 07/12/23 e só podem ser feitas pelo site da FAPETEC -> Processos Seletivos -> Processo Seletivo SESCOOP/RS.

Em caso de dúvida, envie mensagem para o endereço eletrônico Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Certaja Energia anuncia operação de eletropostos no Vale do Taquari

Certaja Energia anuncia operação de eletropostos no Vale do Taquari

A Certaja Energia anuncia seu plano de rede de carregamento para veículos elétricos no Rio Grande do Sul. Para isso, planeja a inauguração de três eletropostos, em pontos estratégicos da BR-386, no Vale do Taquari, para o início de dezembro. O investimento é de R$ 800 mil na primeira fase do projeto.

Os três eletropostos - um deles com carregador ultrarrápido, entre os mais potentes em operação no Rio Grande do Sul – estarão localizados nos eixos de duas das mais importantes rodovias do estado – BR-386 e RSC-287 - que interligam as regiões Central e Norte à Capital.

Os eletropostos Certaja Energia serão equipados com carregadores rápidos e ultrarrápido, neste caso, com capacidade de carregar 100% a bateria de um veículo em, aproximadamente, 30 minutos.

“Nosso plano está acelerado, e nossa meta é entregar a melhor energia e infraestrutura aos clientes que utilizam as rotas da BR-386 e RSC-287, responsáveis pelo escoamento da produção e rota de desenvolvimento gaúcho", anuncia o vice-presidente, Ederson Madruga.

Renato Pereira Martins, presidente da Cooperativa, destaca que o desenvolvimento de novas soluções para a eletromobilidade faz parte do processo de inovação da Certaja Energia, que atua há 54 anos no Vale do Taquari, Vale do Rio Pardo e regiões Metropolitana e Carbonífera.

“A criação da malha de recarga foi pensada e construída dentro de um plano que acompanha o processo de desenvolvimento do Vale do Taquari. A região, que, recentemente, sofreu com as enchentes, retoma sua economia e, com certeza, os eletropostos estão dentro deste rol colaborativo", analisa Martins.

Ederson Madruga acredita que o investimento em eletromobilidade é o caminho para um futuro mais sustentável. Ele aposta no empenho da Cooperativa em ser protagonista desta transformação dentro da sua área de atuação. "São R$ 800 mil de investimento, neste primeiro momento, para a criação de uma futura rede de eletropostos da Certaja Energia", projeta o vice-presidente.  

Locais dos eletropostos

• Casa da Granja, em Tabaí – carregador será de 160 kW, um dos mais rápidos do RS;
• Churrascaria e Restaurante Paradouro 22, em Montenegro.
• Paradouro Rosinha, em Paverama.

Saiba mais

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no primeiro semestre de 2023, o Brasil emplacou 39.701 unidades - um aumento de 68,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 25.536 veículos. No Rio Grande do Sul, em 2022, foram vendidos 612 veículos 100% elétricos, um aumento de 340% sobre o ano anterior.

Sobre a Certaja Energia

Com 54 anos de atuação na área de distribuição de energia, a Cooperativa também atua como comercializadora de energia no mercado livre. Com aproximadamente 5.193 km de rede, está presente em 20 municípios e possui cerca de 30 mil cooperados.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Certaja Energia

Inscrições abertas para cooperativas na feira BIOFACH 2024

Inscrições abertas para cooperativas na feira BIOFACH 2024

A Biofach é uma feira internacional de destaque no cenário global de produtos orgânicos, consolidando-se como uma das maiores da Europa. A feira representa uma oportunidade excepcional para empreendimentos que atuam em todas as fases da cadeia de produção e comercialização de alimentos orgânicos, atraindo importantes compradores internacionais. A Biofach fomenta um ambiente de negócios propício para a prospecção de novos clientes e oportunidades de mercado, além de servir como plataforma para a apresentação de inovações e novos produtos por parte das cooperativas. 

A próxima edição da feira, marcada para acontecer de 13 a 16 de fevereiro de 2024, em Nuremberg – Alemanha, atrairá milhares de participantes de diversas partes do mundo. Em sua 35ª realização, a expectativa de empresas expositoras é de quase 2,8 mil, com público visitante alcançando a marca de 36 mil pessoas. A feira promete uma agenda de negócios robusta, composta por fóruns, sessões teóricas e práticas, discussões e conferências. Assim, o evento promove iniciativas que incentivam a formação de uma rede de contatos para exportação e o conhecimento de novas tecnologias do mercado. 

O evento possibilita uma oportunidade única de entrada no mercado europeu, sendo este um dos principais destinos de exportações brasileiras. Segundo dados divulgados pela ApexBrasil, a União Europeia importou U$ 50,8 bilhões em 2022, sendo o setor de alimentos um dos principais importados pela região.  

A participação na feira está sendo organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA)Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Ministério de Relações Exteriores (MRE) e incentiva a inscrição de cooperativas que tenham planos de inserção no mercado internacional e cujos produtos se adequem ao perfil da feira em questão. A seguir, confira os detalhes para se candidatar e participar da feira: 

Para saber mais sobre como e por que participar de feiras e missões clique aqui

  • Perfil: cooperativas de alimentos orgânicos. 
  • Inscrições: até 30 de novembro pela ApexBrasil e até 20 de novembro pelo MDA 
  • As cooperativas contarão com estrutura completa de estande, incluindo a montagem de estandes com mobiliário básico, aplicação do logotipo da empresa, realização de reuniões pré-feira, oferta de espaços de networking e sala de reunião coletiva, depósito para amostras compartilhado, catálogo digital da delegação elaborado pela ApexBrasil, recepcionistas, credenciais limitadas para expositores e inclusão dos dados das empresas no catálogo oficial da feira. 
  • As cooperativas participantes serão responsáveis por suas despesas pessoais (passagens aéreas, vistos, vacinas, hospedagem, alimentação etc.) e pelos custos com o envio de amostras. 

Inscrições pela ApexBrasil: 

Acesse o regulamento aqui.  

Faça sua inscrição a partir do aqui.     

Inscrições pelo MDA: 

Acesse o regulamento aqui.

Faça sua inscrição a partir do aqui.    

Fonte: Negócios Coop

Inscrições abertas para o TalkCoop de novembro

Inscrições abertas para o TalkCoop de novembro

O Sistema Ocergs promove, no dia 29 de novembro, das 9h às 10h30, na Plataforma Microsoft Teams, a palestra "ODS na prática das coops". A palestra faz parte do TalkCoop de novembro e é direcionada a conselheiros de cooperativas do Rio Grande do Sul.

Ministrado pelo professor Alexandre Garcia, o TalkCoop tem o objetivo de promover o debate e a reflexão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em cooperativas de todos os ramos, multiplicando ainda mais seus conhecimentos. Participa do evento também o coordenador de Planejamento, Qualidade e Proteção de Dados da Cooperativa Certel, Henrique Fensterseifer, que apresentarám o case da cooperativa de infraestrutura referente o tema.

As inscrições para o TalkCoop estão abertas até o dia 26 de novembro.

Inscreva-se clicando aqui.

Sistema Ocergs lança avatar Eliza Coop

Sistema Ocergs lança avatar Eliza Coop

Com a proposta de comunicar as boas práticas desenvolvidas pelo Sistema Ocergs, o Comitê de GPTW promoveu em outubro, em conjunto com a área de Marketing e Comunicação, uma dinâmica de cocriação para o avatar que passa a representar a instituição em suas ações de endomarketing e comunicação interna. Eliza Coop é uma homenagem à Eliza Brierley, a primeira mulher a ingressar em uma cooperativa, em 1846, na Cooperativa dos Pioneiros de Rochdale, na Inglaterra.

A criação de Eliza está alinhada com a ação de comunicação que trouxe uma série de vídeos internos com a participação de colaboradores do Sistema Ocergs. A estratégia de comunicação apresentou as ações desenvolvidas pelos funcionários que estão alinhadas com as nove práticas do Great Place to Work (GPTW): Inspirar, Falar, Ouvir, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Contratar, Celebrar e Compartilhar.

Processo criativo da personagem

A consolidação de Eliza passou por um processo de pesquisa junto aos colaboradores, que opinaram sobre detalhes visuais e personalidade. "A ideia era após o vídeo do relato de cada membro do Comitê de GPTW sobre uma prática, os colegas ajudariam a contar a história dela, decidiriam como a nossa personagem sentiria, veria e reagiria a essa mesma prática se fosse ela no seu dia a dia de trabalho. Assim teríamos as percepções da Eliza contadas pelos nossos colegas", explica a analista de design gráfico do Sistema Ocergs, Ana Machado, que desenhou a criação da persona.

Eliza passa a ter um tom de voz próprio e irá interagir com o público interno no chat, em vídeos e outras ações de comunicação interna e endomarketing. Após a pesquisa, a maioria das respostas sinalizaram que a personalidade de Eliza deveria ser de uma analista, focada em eficiência, inovação e soluções, com criatividade e preocupação com os outros.

Sindicato da Ocergs participa de 11ª Reunião do Conselho de Boas Práticas Tributárias

Sindicato da Ocergs participa de 11ª Reunião do Conselho de Boas Práticas Tributárias

Com o objetivo estratégico de fortalecer a representação política e institucional do cooperativismo, o gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema Ocergs, Tarcisio Minetto, participou da 11ª Reunião do Conselho de Boas Práticas Tributárias no dia 6 de novembro.

Radar do Mercado Gaúcho

Durante a reunião da Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizou o lançamento do Radar do Mercado Gaúcho. Criada pela Receita Estadual com base nas informações fiscais do Estado, a plataforma disponibiliza um painel virtual interativo inédito no país, que centraliza uma série de dados econômicos segmentados por produto. Na prática, o painel servirá de insumo para basear a tomada de decisão dos setores produtivos, que poderão identificar possíveis oportunidades de mercado amparados em evidências estatísticas. Da parte do Estado, as informações serão estratégicas para visualizar os efeitos tributários sobre determinadas cadeias produtivas, com foco na ampliação do desenvolvimento econômico.

Fonte: SECOM/RS

Tem cooperativa gaúcha na Forbes!

Tem cooperativa gaúcha na Forbes!

A revista Forbes chamou a atenção do agronegócio para uma importante questão ao divulgar uma lista com 100 mulheres doutoras do agro. A instituição provocou a reflexão sobre a importância das mulheres pesquisadoras do ramo e como isso contribui para o avanço da produção agrícola no Brasil.

Entre as listadas está a responsável de qualidade do laboratório da Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Cotrijal, Fernanda da Motta Xavier. “É um reconhecimento importante e muito gratificante. Essa lista contribui para a valorização das mulheres no agro, pois desde a graduação sempre senti uma certa discriminação por ser mulher estudando agronomia. Tudo o que aprendi nas pesquisas contribui para que eu possa fazer a diferença no setor hoje, independente de meu gênero”, comenta a homenageada.

A lista foi levantada pela Forbes, por meio de uma curadoria interna da revista e checagem das informações acadêmicas das doutoras na plataforma Lattes – sistema de currículos criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil.

A semente do conhecimento

Natural de Pelotas (RS), neta de pequenos produtores e com irmãos que também seguiram na pós-graduação, Fernanda conta que o apoio da mãe foi essencial para avançar nos estudos acadêmicos. Além disso, o objetivo de transformar conhecimento teórico em aplicações práticas que beneficiassem os agricultores sempre fez parte do cotidiano dela enquanto pesquisadora.

“Desde a faculdade a produção de sementes chamou minha atenção. Por incentivo da minha família, eu segui para a pós-graduação, onde me especializei no controle de qualidade de sementes e adquiri muitos aprendizados que contribuem para meu trabalho hoje”, explica.

Fernanda se formou em Agronomia no ano de 2014 pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Pela mesma instituição ela se tornou Mestre e Doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes, em 2016 e 2021 respectivamente.

A especialista é responsável por uma pesquisa pioneira no Brasil sobre adaptação metodológica de testes de germinação em sementes tratadas de soja e arroz. Hoje, no laboratório de análise de sementes da UBS da Cotrijal em Não-Me-Toque, ela aplica esse conhecimento ao realizar testes em diferentes cultivares de soja, trigo, triticale e cevada.

A cooperativa conta com mais de 16 mil associados distribuídos em 53 municípios gaúchos. As sementes comercializadas pela Cotrijal são multiplicadas por cerca de 50 produtores do seu quadro social em diferentes regiões do estado. Além do laboratório de análises, a UBS conta com estrutura moderna de beneficiamento e tratamento industrial de sementes.

Incentivo ao aperfeiçoamento

Além de Fernanda, a Cotrijal conta com outros quatro doutores em seu quadro de colaboradores, totalizando três mulheres e dois homens com doutoramento completo. A cooperativa disponibiliza bolsa de estudos para os colaboradores que buscam cursar graduação ou pós-graduação relacionados ao cargo ocupado pelo profissional. Anualmente o valor investido pela Cotrijal nesse apoio é de R$ 200 mil.

Fonte: Comunicação Cotrijal

O que as cooperativas podem aprender com os pequenos empreendedores?

O que as cooperativas podem aprender com os pequenos empreendedores?

As cooperativas que desejam ter sucesso no mundo dos negócios podem aprender muito com os pequenos empreendedores. Eles sabem que empreender é uma das empreitadas mais desafiadoras e emocionantes na vida. Mas essa não é uma tarefa fácil, é preciso montar uma boa estratégia, planejamento, buscar inovações, ouvir os clientes e, sobretudo oferecer uma experiência inesquecível ao consumidor. 

A Pesquisa GEM fez um estudo com a participação de 110 países para detectar como eles estão em termos de empreendedorismo. Os dados foram coletados em 2022 e constatou que o Brasil ocupa o segundo lugar de maior população absoluta em potenciais empreendedores. Isso significa, que atualmente, mais de 93 milhões de brasileiros decidem seguir o caminho do empreendedorismo, estão entre eles as cooperativas, os cooperados, e os associados. Infelizmente a maioria, por falta de estratégia, deixa o seu negócio se estagnar e acaba morrendo. 

Preocupado com a inabilidade de boa parte dos empreendedores, Leo Mack, sócio cofundador da uCondo e da evoluBe resolveu reunir os seus conhecimentos de anos sobre empreendedorismo e colocou no livro “Eu Empreendedor – Um guia de empreendedorismo para você que ama o que faz, mas não sai do lugar”, da editora Gente. O autor já atuou em cooperativas e conta que observou nelas a facilidade em unir uma classe e fornecer benefícios de acordo com o que cada segmento valoriza ou precisa.  

A questão é que muitas vezes as cooperativas vão se tornando cada vez maiores e, em certo sentido, isso é bom, porque elas terão uma representatividade maior, e força perante as negociações. No entanto, algumas vezes, elas acabam ficando míopes em relação aos seus objetivos. Por isso, considera que os empreendedores podem ensinar a uma cooperativa, que mantenha sempre o olho no seu cliente, nesse caso, nas micro e pequenas empresas que estão lhes servindo. Por outro lado, é importante que ela se mantenha atenta aos empreendedores que atende. Quando uma cooperativa não escuta quais são os benefícios que querem, ela deixa de fazer o seu papel.  

“Pode ser que os pequenos empreendedores não saibam fazer gestão, delegar, mas aqueles que continuam crescendo e vendendo, são os que escutam o cliente. As cooperativas devem fazer o mesmo. Se elas desejam se tornar boas empreendedoras devem surpreender os clientes com serviços e produtos que vão além do esperado. Precisam movimentar o mercado, trazendo benefícios para quem é cooperado.”, indica o autor.  

Separar os segmentos 
Algumas das indicações que os especialistas em empreendedorismo e pequenos empreendedores dão às cooperativas é o de separar os segmentos e focar no cliente. Elas devem estar sempre atentas, e não se acomodarem na busca por benefícios. Leo explica, que é fundamental ter sempre em mente que o mercado é dinâmico e as cooperativas devem se atualizar constantemente, escutando o cliente e se renovando.  

Uma boa aposta é manter claro quais são os benefícios vigentes e os buscados, como, por exemplo: compra coletiva, vantagens de fisco, novas negociações fiscais, entre outros. É essencial que as cooperativas aprendam com os diferentes modelos de negócios, sejam eles grandes ou pequenos.  

O especialista Paulo Jesus, CEO da Autte Facilities, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faminas-BH, Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral, explica que para que isso ocorra é primordial que sejam incorporados elementos com visão empreendedora em suas operações. O que inclui flexibilizar a oferta de produtos e serviços conforme a demanda e as dores do cliente, levando em consideração o propósito inicial da cooperativa.  

“Um exemplo são as cooperativas extrativistas da Amazônia que se adaptam à necessidade das empresas que compram produtos in natura ou processados. Elas não se limitam à uma única fonte de extração, sendo possível, inclusive em alguns casos, mudar o perfil de cliente se a lucratividade for mais atrativa”, lembra Paulo. 

O que elas precisam ter 
Todo esse processo exige que as cooperativas desenvolvam algumas habilidades como manter-se ágil, flexível, ouvir atentamente os membros e clientes, investir em treinamento e desenvolvimento de pessoal, avaliar os seus produtos, inovar em serviços e processos, praticar uma comunicação eficaz e transparente entre os membros. Sem se esquecer de criar uma estratégia de longo prazo que considere o mercado e as suas tendências. 

“As cooperativas podem aprender a ser mais flexíveis em suas operações, concedendo autonomia aos gestores locais para captarem as necessidades e elaborarem estratégias com fácil e rápida aplicações. Um exemplo é a concessão de autonomia limitada, considerando o comportamento do consumo local com alteração do valor dos produtos e serviços conforme a demanda”, diz Paulo.  

As cooperativas que se tornaram grandes empreendedoras precisam ter em mente e em suas ações o hábito da inovação. Buscando novas ideias e soluções. Porém para se alcançar todos esses requisitos a cooperativa enfrentará muitos desafios, que podem ser facilmente contornados com planejamento e preparo. 

Os desafios 
Alguns deles é o das cooperativas buscarem um determinado nicho de mercado para que consigam traçar seus objetivos, gerar valores e atrair adesões. É preciso ter claro de que as necessidades de cada segmento são distintas, e a cooperativa que não compreender isso dificilmente alcançará o sucesso. 

Mack explica que esse é um dos principais obstáculos que viu nas cooperativas. Nesse caso, uma das dicas do autor é dividir em grupos de acordo com os setores para que ela se tornar mais eficiente. Além desses, outros obstáculos podem prejudicar as suas evoluções no universo do empreendedorismo, um deles é o excesso de burocracia.  

Uma das maneiras de lidar com esse problema é simplificar os processos internos sempre que possível. “É possível flexibilizá-los com o uso de tecnologia e constante revisões questionando o objetivo de cada etapa”, indica Jesus. Outro elemento que pesa muitas vezes nas cooperativas é a resistência às mudanças. Para driblar isso, os empreendedores sugerem incentivar uma cultura de adaptação e aprendizado contínuo.  

A colaboração entre os membros e a integração dos departamentos dentro da cooperativa podem auxiliar todos esses processos. Por meio da visão de que cada membro em atividade deve convergir para o propósito e missão do coletivo.  

“O sucesso duradouro nasce da paixão e do propósito. Na maioria das vezes, com o desenvolvimento do negócio, é comum que isso se perca, mas vale o esforço de buscar oportunidades comerciais alinhadas com os seus interesses genuínos e valores pessoais, revisitando-os sempre que preciso. É essencial se manter conectados emocionalmente ao negócio, lembrando o motivo pelo qual começaram, para que a cooperativa não se torne algo vazio e sem valor”, lembra Leo. 

7 dicas para as Cooperativas terem sucesso como empreendedoras 
Seguem algumas dicas do especialista Paulo Jesus, CEO da Autte Facilities, Bacharel em Ciências Contábeis pela Faminas-BH, Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral para as cooperativas que desejam ter sucesso em seus caminhos no empreendedorismo. 

1- Tomar decisões descentralizada: Pequenos empreendedores têm a vantagem de tomar decisões de forma mais ágil e descentralizada. As cooperativas podem aprender a delegar mais poder de decisão para equipes e gestores locais ou de departamento, aumentando a eficiência. 
2- Cultura da inovação: Empreendedores têm uma mentalidade de busca constante por oportunidades de inovação. Cooperativas podem adotar essa cultura, incentivando a criatividade e a experimentação de novos produtos, processos e serviços entre seus membros. 
3- Maior conexão com a comunidade: Pequenos negócios têm raízes profundas nas comunidades em que operam, o que permite compreender as necessidades locais. 
4- Adaptação às tendências de mercado: Pequenos empreendedores são rápidos em perceber e se adaptar às tendências emergentes do mercado. 
5- Eficiência operacional: Apesar de seus recursos limitados, pequenos empreendedores são muito eficientes na gestão de seus negócios. As cooperativas podem aprender a otimizar processos e eliminar desperdícios, melhorando sua eficiência geral. 
6- Flexibilidade e agilidade: Os empreendedores conseguem se adaptar rapidamente às mudanças de mercado e inovar devido à sua estrutura enxuta. Grandes cooperativas podem aprender a agir com mais agilidade e flexibilidade. 
7- Foco no cliente: Empreendedores costumam estabelecer relações mais próximas com os clientes e entender suas necessidades de maneira mais direta. 

Fonte: Redação MundoCoop

Começam os preparativos para a segunda edição do Fundo Social

Começam os preparativos para a segunda edição do Fundo Social

O Sescoop/RS promove a segunda edição do Fundo Social do Sistema, alinhado ao seu Planejamento Estratégico, onde são disponibilizados recursos para atender projetos de cooperativas voltados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente.

Nesta edição do Fundo Social que se aproxima, a Escola Superior do Cooperativismo - Escoop promove a capacitação Fundo Social: Estruturando projetos inovadores, gratuita para colaboradores de cooperativas que forem indicados. A capacitação, que concederá certificado aos participantes, ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de novembro e tem como objetivo à qualificação dos projetos para submissão ao Fundo Social do Sistema Ocergs.

O curso é apresentado na modalidade virtual, ao vivo por videochamadas na plataforma Teams e conta com três encontros que abordam os temas ESG e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Inovação Social; Elaboração e socialização de projetos para o Fundo Social do Sistema Ocergs.

Como participar

Com o número de vagas limitadas (40), a participação será limitada a uma pessoa indicada por cooperativa até o dia 1/11/23.

Para isenção da inscrição no curso é necessário que a cooperativa seja registrada e esteja regular junto ao Sistema Ocergs, aderindo a pelo menos um dos programas do Monitoramento.

Acesse aqui o link do formulário de inscrição

Sistema Ocergs discute ESG no TalkCoop de outubro

Sistema Ocergs discute ESG no TalkCoop de outubro

O Sistema Ocergs promove, no dia 17 de outubro, às 9h, na Plataforma Microsoft Teams, a palestra "ESG para as cooperativas: uma visão de impacto além das portas internas", que faz parte do TalkCoop de outubro, voltada para conselheiros de cooperativas do Rio Grande do Sul.

O evento será ministrado pelo professor Alexandre Garcia, e tem como objetivo aprimorar os conhecimentos e discussão sobre a sustentabilidade e ESG nas cooperativas, principalmente para conselheiros e colaboradores de cooperativas. Além da palestra, também haverá a apresentação de um case sobre o tema com a gerente de Sustentabilidade da Fundação Sicredi, Isaura Schmidt Morel, sendo voltada para todos os ramos do cooperativismo.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de outubro de forma gratuita para interessados que apresentem vínculo com uma cooperativa registrada e regular no Sistema Ocergs e aderente a um dos programas de monitoramento.

Inscrições no link: https://survey.sescooprs.coop.br/index.php/628651?lang=pt-BR

Pesquisa pretende entender como está a inovação no cooperativismo

Pesquisa pretende entender como está a inovação no cooperativismo

O Sistema OCB está trabalhando para identificar as principais tendências e desafios de inovação do cooperativismo brasileiro. Para isso, em parceria com a Checon Pesquisa, está desenvolvendo um estudo para coletar novos dados e atualizar a primeira pesquisa realizada com esse propósito, feita entre os anos de 2020 e 2021. Os resultados vão permitir a comparação das informações e a verificação de possíveis alterações entre o cenário anterior e o atual.

O novo estudo será lançado pelo Sistema OCB no World Coop Management (WCM), que acontece nos dias 16 e 17 de outubro em Belo Horizonte,  e também no evento InovaCoop, realizado no Rio Grande do Sul, no dia 20 de outubro.

Na primeira pesquisa, os números revelaram que 84% das cooperativas consideravam a inovação essencial para o desenvolvimento do movimento. “Isso demonstrou a ampla aceitação e a valorização do tema em todos os ramos do cooperativismo. Repetir a pesquisa vai demonstrar quais desafios estão sendo enfrentados e as oportunidades já desenvolvidas ou em processo de desenvolvimento”, afirma o gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, Guilherme Souza Costa.

O novo estudo também permitirá entender quais aspectos podem ser aprimorados. Para Guilherme, a pesquisa anterior trouxe informações e dados estratégicos de grande valor. "Esses dados desempenharam um papel fundamental na formulação de estratégias alinhadas com a diretriz estabelecida por mais de 1,6 mil líderes durante o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em 2019. O objetivo era promover e estimular a cultura da inovação entre as cooperativas", disse.

O gerente explica que o intuito agora é atualizar as informações para capturar novas mudanças que surgiram após eventos recentes, como o período pós pandemia. "Nossa meta é fornecer uma visão mais precisa das tendências atuais e das oportunidades de aprimoramento, afim de auxiliar as cooperativas e destacá-las no cenário de inovação", afirmou. Ainda segundo ele,      os novos dados também podem colaborar para que uma comparação histórica aconteça entre os resultados da pesquisa anterior e os dados que serão coletados e analisados.            

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, inovar é a melhor solução para que as cooperativas brasileiras prosperem em um mercado cada vez mais competitivo. "O cooperativismo brasileiro consegue enfrentar o futuro com criatividade e determinação, basta que a inovação seja a força motriz para esse sucesso", disse.

Fonte: Comunicação Sistema OCB

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