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Cartilha sobre modernização do SNCC está disponível para download

Cartilha sobre modernização do SNCC está disponível para download

O Sistema OCB lançou nesta sexta-feira (9) a cartilha A modernização da legislação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, sobre as principais inovações implementadas pela Lei Complementar 196/2022. A norma em vigor, oriunda do PLP 27/2020, atualizou a Lei Complementar 130/09.

Com 61 páginas e 19 capítulos, a cartilha é mais uma iniciativa da Casa do Cooperativismo para esclarecer dúvidas e auxiliar coops e cooperados a compreenderem as atualizações e os impactos para o setor.  De acordo com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o material é essencial para a correto entendimento das coops de crédito a respeito das alterações.

“Diante da relevância do tema, da diversidade das inovações e, ainda, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão das implicações dessa recente inovação legislativa, elaboramos essa publicação onde são apontadas e explicadas as principais inovações na lei do cooperativismo de crédito. Aproveitem”, disse o presidente.

Logo no início, o leitor poderá entender a necessidade da atualização dentro do contexto mundial atual. Em seguida, ele terá a percepção sobre as mudanças que a legislação passa a trazer, tais quais: I) a previsão expressa das confederações de serviços; II) as modificações na regra da captação de recursos dos municípios; III) o conceito expresso de área de atuação, subdividido em área de ação e área de admissão; IV) o chamado empréstimo sindicalizado; V) a impenhorabilidade das quota-partes do capital social e os outros diversos pontos alterados na LC 130/2009.

O Sistema OCB também disponibilizou um quadro comparativo entre as legislações e um curso na plataforma CapacitaCoop chamado Modernizando a Lei Complementar 130/09. Neste segundo semestre de 2022, está previsto também o lançamento do livro Lei comentada - Modernização da LC 130/09.

Estudos

A expressividade das coops de crédito também é tema de estudo do Banco Central do Brasil. Segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo, de 2021, o SNCC atende a um contingente de 11,9 milhões de cooperados, distribuídos por mais de 2.200 municípios, possuindo ativos totais de R$ 371,8 bilhões. Ainda de acordo com o Banco Central, as captações de depósitos, nos últimos anos, têm aumentado a taxas superiores àquelas verificadas pelas demais instituições do sistema financeiro nacional.

Outro dado apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em seu relatório Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira, aponta que o cooperativismo eleva o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas formais de trabalho e aumenta o número de estabelecimentos comerciais locais em 15,7%.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

Divulgado resultado preliminar da 2ª chamada CNPq/Sescoop

Divulgado resultado preliminar da 2ª chamada CNPq/Sescoop

A 2ª Chamada Pública realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), divulgou, na sexta-feira (9), seu resultado preliminar. O edital 11/22, que versa sobre Pesquisa em Cooperativismo, recebeu 131 trabalhos e 41 deles foram considerados aptos pelo comitê.

Com o fomento de até R$ 4 milhões, os pesquisadores contemplados poderão custear, entre outros, bolsas para orientandos, passagens, hospedagens e deslocamentos para visitar cooperativas, participar de congressos e até mesmo comprar equipamentos e materiais para executar o trabalho. As principais áreas de pesquisa são em: Competitividade e Inovação; Impactos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista; e Cenário jurídico do cooperativismo.

“Acredito que essas pesquisas se tornarão permanentes e as cooperativas vão se beneficiar, levando as benesses para a ponta, para o cooperado, gerando assim mais prosperidade para nossa gente”, declarou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Para pesquisas sobre Impactos econômicos, sociais e ambientais, o edital recebeu 65 inscrições; sobre Competitividade e Inovação no Cooperativismo, 39 projetos; e sobre Cenário jurídico do cooperativismo, 15 propostas. Já o tema Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista, obteve 12 submissões. 

O resultado ainda pode ser alterado após análise de pedidos de reconsideração (recursos), que devem ser apresentados até o dia 19 deste mês, via Plataforma Carlos Chagas do CNPQ.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

2ª Jornada Técnica RTC será de 14 a 16 de setembro em Gramado

2ª Jornada Técnica RTC será de 14 a 16 de setembro em Gramado

Faltam poucos dias para o início do evento que vai reunir especialistas de diversas áreas para discutir a revolução tecnológica que está transformando a rotina de propriedades rurais. Além de uma tendência, a inovação que chega ao campo é mais uma ferramenta de gestão que leva agilidade e resultados para o produtor rural. As perspectivas do agro para os próximos anos serão debatidas na 2ª edição da Jornada Técnica RTC, em Gramado (RS). O evento ocorrerá de 14 a 16 de setembro no Wish Serrano Resort, com renomados palestrantes nas áreas de mercado agrícola nacional e internacional, inovação, gestão e clima. As inscrições devem ser feitas pelo site https://rtc.coop.br/inscricao.

Com realização da CCGL, patrocínio da Termasa e apoio do Sistema Ocergs e FecoAgro/RS, a Jornada Técnica RTC antecipa as tendências do agronegócio para os próximos anos, oferecendo às cooperativas uma oportunidade única de conhecimento e troca de experiências dentro do sistema cooperativo gaúcho e brasileiro.

Palestrantes renomados nas áreas de solos, agroclimatologia, biotecnologia, produção animal, inovação e mercado agrícola estarão apresentando um panorama do agro para os próximos anos, com o objetivo de oferecer às cooperativas um momento único, de elevada troca de conhecimento, demonstrando a força do sistema cooperativo. “A geopolítica, a economia e o comportamento são outros nesse pós-pandemia. Com o agro não foi diferente, por isso o nosso foco em debater a necessidade de se produzir mais e melhor, com segurança alimentar e sustentabilidade”, destaca o diretor-presidente da CCGL, Caio Vianna.

Para o coordenador de pesquisa da Rede Técnica Cooperativa (RTC), Geomar Corassa, as transformações pelas quais vêm passando o agronegócio exigem conhecimento ao produtor para que ele possa fazer uma transição tecnológica sem sobressaltos, ao mesmo tempo em que garante o fornecimento de produtos que atendam às demandas do mercado. “A Jornada RTC propõe esse debate ao explorar uma série de temáticas de grande relevância neste momento”, pontua.

Entre os palestrantes confirmados estão o analista de mercado Alexandre Mendonça de Barros, engenheiro agrônomo e Doutor em Economia, especialista em cenários para a produção agrícola brasileira. Outro destaque da programação é Arthur Igreja, co-criador da plataforma AAA com Ricardo Amorim e autor do best-seller sobre inovação ‘Conveniência é o nome do Negócio’, que terá sua abordagem focada no profissional do futuro. Com vivência no mercado que mais cresce no mundo, Larissa Wachholz é outra palestrante confirmada. Ela falará sobre as estratégias que o Brasil precisa adotar para conquistar o potente mercado consumidor da Ásia, em especial, o chinês.

A 2º Jornada Técnica é uma realização da CCGL e conta com o patrocínio dos terminais Termasa/Tergrasa e com o apoio da Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro) e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Quem é a RTC

A Rede Técnica das Cooperativas (RTC) foi criada em 2018 congregando as áreas técnicas de pesquisa e mercado de 30 cooperativas agropecuárias gaúchas. Seu foco é criar um corpo de pesquisa integrado que dê suporte às cooperativas, otimizando custos e a aplicabilidade dos estudos desenvolvidos e permitindo a troca de ideias e compartilhamento de informações.

Confira a programação completa:

14 de setembro
18h – Recepção
19h – Abertura oficial
19h45min – Palestra de abertura – O Brasil frente ao cenário econômico global e de produção de alimentos
Alexandre Mendonça

15 de setembro
8h – Demanda alimentar e sustentabilidade: O que esperar para as próximas décadas?
Quem são e o que desejam os consumidores do futuro?
Pedro Fernandes e Sergio Canova
McKinsey & Company
Sustentabilidade e mercado de carbono: desafios e oportunidades para o Agro
Eduardo Bastos (My Carbon/Minerva Foods)
Moderador: Mário de Conto
9h50min – Coffe break
10h20min - Clima, manejo e gestão na agricultura
A propriedade do futuro: A gestão Lean na fazenda
Sandro Viechnieski (Agro+Lean)
Risco climático na agricultura: Como mitigar?
Rafael Battisti (UFG)
Moderador: Luiz Keplin
Debate
12h – Almoço
13h30min - Produtores e sistemas de produção: Aprendendo com os campeões
Produtores campeões de produtividade: Como eles chegaram lá?
Valdir Jacoby, Paulo Bonato e Laercio DallaVecchia
Moderador: Giovani Stefani Faé
Premiações Top Farmers RTC
15h45min – Coffe break
16h15min - Transformação digital na agricultura
A mente do produtor rural e a adoção de tecnologias na era digital
Joana Colussi (University of Illinois)
O perfil do profissional/assistente técnico e das organizações do futuro: Mude ou desapareça! Arthur Igreja (AAA Inovação)
Moderadora: Cristina Orsolin Klingenberg – Unisinos
16 de setembro

8h -  Governança nas organizações e no sistema cooperativo do futuro
Transformações organizacionais e os modelos de negócio do futuro
André Souza (Futuro S/A)
Uma visão sobre as cooperativas do futuro
Mateus Marino (Coopercitrus)
Moderação: Marcio Lopes (OCB)
10h - Coffee break
10h30min -  O futuro do consumo de alimentos em países asiáticos a as novas oportunidades para o Agro
Larrisa Wachholz (Vallya Agro)
Moderação: Tânia Regina Zanella (OCB)
12h – Encerramento

Fonte: Assessoria de Comunicação da RTC

Crédito da foto: Adolfo Wechwert

Startups apresentam soluções para desafios de coops do agro

A 2ª edição do Programa Conexão com Startups, do Sistema OCB, realizou a apresentação de três soluções de desafios de cooperativas, nesta terça-feira (6). O evento ocorreu de forma virtual e é uma parceria entre o Sistema OCB e o Silo Hub (Hub de inovação originado da parceria entre a Embrapa e a Neo Ventures).  As cooperativas Cemil (MG), Coplana (SP) e Santa Clara (RS) foram selecionadas nesta segunda edição do programa, que é voltado para inovações no Ramo Agro.

Na abertura do encontro, a gerente geral do Sistema OCB, Fabíola Nader Motta, pontuou os avanços que a iniciativa proporciona para o cooperativismo como um todo e lembrou do Desafio BRC 1 Tri, lançado na Semana de Competitividade 2022, pelo presidente Márcio Lopes de Freitas. “É uma alegria ajudar a construir um agro cada vez mais inovador. Temos milhares de coops que fazem a diferença na produção brasileira. O cooperativismo quer ser sinônimo de inovação e, por isso, temos no nosso site InovaCoop uma série de conteúdos para estimular essa prática”.

Fabíola também destacou a importância dessa segunda edição do programa. “Esta edição voltada ao agro é para viabilizar desenvolvimento, aumentar a eficiência e reduzir custos. O Conexão com Startups é mais um programa que vem ao encontro do desafio de gerar R$ 1 trilhão em prosperidade e congregar 30 milhões de cooperados, em cinco anos. A inovação certamente vai nos ajudar a chegar lá”.

Coplana: A paulista Coplana lançou o desafio de estimar e prever a colheita de amendoim. O diretor comercial da startup Deadalus, Leonardo Moreno, apresentou a proposta para alcançar esse objetivo. “Nosso desafio era estimar de forma padronizada a produção e a colheita de amendoim da Coplana. Como solução, elaboramos um aplicativo capaz de calcular essa estimativa por meio de processamento de imagem. Conversamos com a equipe da Coplana para saber qual tipo de dado é coletado rotineiramente para direcionarmos a criação do app. Agora, o agrônomo registra dados no aplicativo, que é enviado para um servidor na nuvem”, disse Moreno.

Segundo explicado pelo diretor, o próprio aplicativo identifica a imagem coletada pelo produtor e faz a contagem automática de amendoins detectando quantas das vagens estão presentes na imagem. Então, há estimativa de sacas por hectares, por produção e perdas também. O desafio foi solucionado pela facilitação de coleta de dados e padronização dos processos envolvendo a produção do amendoim.

Eduardo Rodriguez, gerente de tecnologia e inovação da Coplana considerou que “os resultados são promissores. A solução superou nossas expectativas e fizemos mais do que foi desenhado. Estamos entusiasmados e queremos pôr em prática para valer”, comemorou.

Os próximos passos são a implementação da inteligência artificial e a coleta de mais dados para refinar modelos e adicionar campos de registro, além de treinamento de novos agrônomos para utilizarem o app.

Santa Clara: O desafio apresentado pela cooperativa gaúcha Santa Clara foi o desenvolvimento de uma cortadora de queijo para fracionar os produtos em pesos e formas variadas, evitando prejuízos e para adequar as porções aos padrões do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (InMetro). A startup Eixo Consultoria de dispões a elaborar uma máquina de corte com recursos de inteligência artificial que se encontra em fase de construção.

A diretora de projetos da Eixo, Rebeca Couto, explicou que a máquina vai fazer o corte preciso do queijo com auxílio de uma lâmina ultrassônica adequada as normas regulatórias vigentes. “O descarte relatado pela cooperativa e o desperdício de material são consideráveis. A máquina projetada conta com balança industrial e corta o queijo redondo ou quadrado a partir de leitura pelo sistema de automação com o auxílio de softwares que mensuram o volume e a altura, mesmo com as deformidades das peças. Estamos finalizando para colocarmos em testes e trazer os resultados de corte com maior velocidade, redução de desperdícios e automatização de processos repetitivos”, explicou Rebeca.

O supervisor de engenharia de processos da Santa Clara, Cleiton Nunes, declarou que está com fortes expectativas em relação aos resultados. “Esse fator inovação precisa estar dentro das instituições. O consumidor muda seus hábitos e a indústria precisa atender essas demandas. Nosso desafio é complexo, porque o produto tem inúmeras características, o que justifica os atrasos, mas é algo muito inovador. Estamos com enorme expectativa para vê-lo agindo e melhorando nossa competitividade”.

Cemil: a coop mineira precisava prever os preços de leite longa vida (UHT) desde o início da produção até a chegada ao varejo para ter mais competitividade. A startup UPTech aceitou o desafio. O diretor da startup, Gustavo Lenzi, explicou que, para a oscilação constante de preços, a assertividade na precificação e embasamento para a tomada de decisão, a solução proposta é um sistema integrado para precificação que também utiliza inteligência artificial.

“Trabalhamos em conjunto com a Cemil para levantar dados, estruturá-los e filtrar o que pode ser utilizado. Propomos o desenvolvimento de modelos matemáticos e métodos de inteligência artificial, a construção de relatórios e a validação do modelo junto a Cemil. Já geramos até aqui 10 relatórios, mas como queremos um modelo mais robusto estendemos para 15 a fim de consolidar os números”, explicou Lenzi.

Ainda segundo o diretor, com o número maior de variáveis foi possível prever um milhão de situações e resultados o que os levou a trabalhar com um valor médio. “Com todo esse processo garantimos 95% de assertividade e precisão. Este modelo matemático não é restrito ao leite, podemos aplicá-lo em outras commodities como café e soja”.

Além do preço determinado, a startup gerou médias de confiança, criando outros cenários baseados em econometria. O diretor de marketing da Cemil, Warlei Tana, agradeceu o empenho e declarou que a UPTech continuará com a Cemil nesta parceria. “Com os resultados conseguimos alcançar uma média e agora temos um modelo. Vamos maturá-lo muito mais a medida de em que a inteligência artificial for aprendendo. O modelo de leite é complexo e estamos em um ano atípico. Mesmo assim o software acompanhou cada dado”, ressaltou.

Fonte: Sistema OCB

Unicred apresenta o Aceleração, seu novo programa de inovação aberta

Unicred apresenta o Aceleração, seu novo programa de inovação aberta

Sempre dedicada à criação de soluções transformadoras para produtos e serviços, beneficiando continuamente seus cooperados, a Unicred acaba de apresentar seu mais novo programa de inovação aberta: o Aceleração. A partir dele, a instituição financeira cooperativa visa ampliar suas iniciativas voltadas à inovação por meio de parcerias com empresas de base tecnológicas e startups, gerando valor ao sistema e, principalmente, a cooperados e seus negócios.

O programa tem como objetivo buscar soluções para a evolução de produtos ou ainda para a co-criação de novos produtos e serviços inovadores, a partir de um canal permanentemente aberto, com fluxo contínuo de inscrições. Por meio dele, empresas poderão se conectar à cooperativa para apresentar soluções, propor melhorias e novas ideias para as cooperativas, centrais e confederação que integram o Sistema Unicred em todo o País.

As startups e empresas de base tecnológica podem, desde já, se cadastrar no site www.aevo.com.br/connect/unicred para apresentar suas soluções, ou participar de desafios constantes voltados a áreas específicas que serão lançados frequentemente. Para participar, é necessário ser uma empresa com uma solução em operação, com propósito de gerar valor para o sistema e/ou cooperado Unicred. Após as inscrições e avaliações, o programa Aceleração irá contar com etapas de pitch session, mapeamento de escopo de trabalho, para então cocriar um projeto piloto.  

Para o diretor de Produtos e Tecnologia da Unicred do Brasil, Luis Augusto Soares Schuler, o Aceleração tem como base um valor essencial ao cooperativismo, que é a cooperação. "A partir do Aceleração, podemos nos conectar a empresas de base tecnológica e startups de diferentes cenários e propósitos, ampliando horizontes para a produção de soluções inovadoras para nossos cooperados. Igualmente, as empresas participantes se beneficiam por atrair investimento e ganhar visibilidade para suas iniciativas, além de se conectarem a um ecossistema cooperativo de referência nacional, com mais de 250 mil cooperados", declara.

Segundo o superintendente de Estratégia e Governança de TI da Unicred do Brasil, Alexsandro Filipetto, o programa tem potencial para conquistar grandes resultados. "O Aceleração foi desenvolvido de forma a beneficiar não apenas a Unicred, mas principalmente as empresas de base tecnológica e startups que desejam tirar projetos de inovação do papel e, igualmente, nossos cooperados, que terão novidades tecnológicas aplicadas em seu dia a dia fazendo a diferença para seus negócios", aponta.

Para saber mais sobre o programa Aceleração e participar da iniciativa da Unicred, é possível acessar o site www.aevo.com.br/connect/unicred ou enviar desafios para a área de inovação pelo e-mail inovaçãEste endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Fonte: Unicred do Brasil

Foto: Glauco Vinícius Arnt/Divulgação

Bisneta de viticultores que fundaram a Vinícola Aurora recebe prêmio Elas no Agro

Bisneta de viticultores que fundaram a Vinícola Aurora recebe prêmio Elas no Agro

Quando a artesã e designer de joias Patrícia Pedrotti foi chamada ao palco para receber o prêmio Elas no Agro, nesta quarta-feira (31), ela representou muito mais do que seu próprio empreendimento. O reconhecimento à Enojoias, na sexta edição da distinção da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), durante a Expointer, em Esteio (RS), é a valorização do cooperativismo e do empreendedorismo feminino como forma de diversificar a produção e ampliar a renda das famílias.

A Enojoias é uma marca de joias que utiliza cristais de bitartarato de potássio formados durante o processo de armazenamento dos vinhos nas pipas de madeira. Iniciada em 2015, justamente quando fez sua primeira venda para a Vinícola Aurora, é considerada a primeira e única marca de joias do mundo que usa os cristais de vinho para a elaboração das peças.

Os “diamantes do vinho” são formados pela precipitação de dois elementos presentes nas uvas, tanto brancas quanto tintas: o ácido tartárico e o potássio. Na presença da baixa temperatura, esses elementos reagem entre si, dando origem aos cristais.

Bisneta de viticultores que fundaram a Cooperativa Vinícola Aurora, em 1931, e filha dos associados Antônio Pedrotti e Lenita Dall Oglio Pedrotti, Patrícia conta que o projeto inicial era apenas fazer uma exposição para mostrar a riqueza dos materiais. O sucesso foi tanto que a Aurora resolveu abraçar a ideia e abrir um espaço para a venda na loja da Associação dos Artesãos Aurora.

“Sou filha de viticultor, cresci em meios às vinhas de Tuiuty, interior da cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Desde o início da faculdade de Design, sempre tive o desejo de unir o design e algo relacionando à uva, mas nenhuma das minhas ideias era realmente uma ‘grande ideia’. Então, depois de uma década, veio o insight: ‘Vou desenvolver joias com os cristais de ácido tartárico, a chamada gruppola aqui no interior’”, relata.

Patrícia conta que mesmo com o aumento da demanda, ela mantém a produção de forma artesanal, na propriedade da família. Atualmente, além loja da Associação dos Artesãos Aurora, em frente a unidade Matriz da vinícola, ela comercializa as peças em outros pontos.

“É uma forma de manter a conexão entre o vinho e paixão pelas joias. O objetivo é mostrar todas as belezas que surgem do vinho, e de todo o trabalho de nossos queridos viticultores na Serra Gaúcha”, resume. 

Estímulo ao empreendedorismo feminino        
Atualmente, cerca de 50 mulheres associadas ou familiares de cooperados comercializam seus produtos na loja da Associação dos Artesãos Aurora, localizada em frente ao complexo enoturístico da vinícola, na Rua Olavo Bilac, em Bento Gonçalves (RS).

Há 26 anos, viticultores e familiares de associados têm a oportunidade de incrementar suas rendas com a venda de produtos feitos à mão. São mais de 50 itens, desde as joias até peças em crochê, em resina e madeira, geleias, doces de amendoim, trufas, biscoito, grostoli, frutas cristalizadas, sabonete, porta-chaves, chaveiros, sapatinhos de tricô, trilhos, tapetes, entre tantos outros.

Outra iniciativa de estímulo à ampliação da renda e diversificação da produção é o projeto Mulheres Aurora Empreendedoras (MAE), do qual Patrícia também faz parte. O   objetivo é reunir cooperadas, esposas e filhas de viticultores associados para encontros sobre empreendedorismo feminino e cooperativismo.

O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, o viticultor Renê Tonello, enaltece o prêmio concedido pela Federasul por mostrar que a cooperativa está no caminho certo ao valorizar as iniciativas dos associados que vão além da produção da matéria-prima para a indústria. Tonello cita o fato da Enojoais utilizar um produto que seria descartado para a elaboração das peças, além da iniciativa empreendedora da designer.

“A beleza das peças é ainda maior por sabermos que também traz esse lado sustentável, que é umas nossas maiores preocupações. Sustentabilidade ambiental, é claro, mas também de condições para que o viticultor agregue valor à sua propriedade, com qualificação e criatividade, como fica evidente nas peças da Enojoais”, celebra o presidente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Vinícola Aurora

 

Sistema Ocergs está presente na 45ª Expointer

Sistema Ocergs está presente na 45ª Expointer

Depois de dois anos atípicos em razão da pandemia da covid-19, os portões da 45ª Expointer foram abertos sem restrições na manhã deste sábado (27/8), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O ato contou com a participação do governador Ranolfo Vieira Júnior, de secretários de Estado e do prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o gerente de Relações Sindicais e Institucionais da Ocergs, Tarcisio Minetto e o presidente do Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow, estiveram presentes na solenidade.

O governador disse que a 45ª edição traz o sentimento de retomada. “A Expointer sempre foi o momento em que o Rio Grande do Sul mostra ao Brasil e ao mundo a força da sua maior vocação, que é o agronegócio. Nos últimos anos, assim como no mundo todo, fomos golpeados pela pandemia e, embora a feira tenha sido realizada com restrições, a verdadeira retomada, inclusive com um sentido de resiliência, está ocorrendo nesta edição. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, afirmou. 

Painel RBS Eleições 2022

O que pensam e propõem os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul para o setor agropecuário foram tema de evento na Casa RBS da Expointer também neste sábado. O painel, mediado pela colunista e apresentadora Rosane de Oliveira, recebeu seis postulantes ao Piratini e contou com perguntas formuladas pela produção e por setores representados na feira. Darci Hartmann, representando o cooperativismo gaúcho, questionou sobre demandas de infraestrutura e internet campo, de proteína animal e matéria prima, questões tributárias, de logística, cooperativismo de saúde e sobre a plataforma dos candidatos ao governo em relação ao cooperativismo e desenvolvimento do Estado.

Pavilhão da Agricultura Familiar

Além de uma reunião do Conselho da Unicred na Casa do Cooperativismo na Feira, o presidente também participou da inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar neste sábado. O governador cortou a fita inaugural do local, que neste ano reúne 337 expositores de mais de 100 municípios. São 10 expositores a mais do que em 2019, último ano da feira antes da pandemia. O sentimento de retomada tomou conta do espaço e dos produtores, já que em 2020 o pavilhão funcionou de forma restrita, com menor número de expositores e apenas no formato drive-thru. Em 2021, o local também teve restrições de empreendimentos e de público.

No ato que marcou a abertura do pavilhão, Ranolfo destacou a importância do pequeno produtor e das agroindústrias gaúchas. “Esse é um dos espaços mais visitados da feira e que comprova a importância e o valor do pequeno produtor e das agroindústrias gaúchas. Neste primeiro dia, já pude ver o sentimento de retomada, a animação e a expectativa dos produtores com a grande presença do público visitante. Não tenho dúvidas de que será um ano de muito sucesso nas vendas”, disse o governador.

Do total de estandes, 268 são agroindústrias, 52 da área de artesanato e 17 de flores, plantas e mudas. Os jovens comandam 95 destes empreendimentos e as mulheres estão na liderança de 66.

Expointer 2022

A expectativa da organização é receber mais de 600 mil visitantes, que poderão aproveitar os 70 mil metros quadrados de área de exposições do agronegócio, eventos técnicos, oficinas, julgamento de animais e leilões, além de uma programação artística e cultural. Também haverá discussão de temas relevantes para a agropecuária gaúcha e nacional: inovação, tecnologia, produção sustentável, preservação de água, agricultura de baixa emissão de carbono e desenvolvimento econômico aliado à preservação do ambiente.

Uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer vai até 4 de setembro.  O Sistema Ocergs é uma das entidades co promotoras e estará presente e com programação especial na Casa do Cooperativismo. Confira a programação completa AQUI e acompanhe as notícias ao longo da semana em nosso site.

Com informações da Secom

Coops são convidadas a gerar R$ 1 tri de prosperidade até 2027

Coops são convidadas a gerar R$ 1 tri de prosperidade até 2027

Durante a palestra Construindo o Coop do Futuro, apresentada no encerramento da programação da Semana de Competitividade, nesta quarta-feira (24), o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, propôs um desafio ao movimento cooperativista: o de atingir a meta de R$ 1 trilhão de prosperidade e de 30 milhões de cooperados até 2027. A provocação faz referência ao poder que o cooperativismo tem em gerar desenvolvimento e prosperidade para todos a sua volta: cooperados, cooperativas, comunidades em que estão inseridas, ao país.

“Como cada centavo gerado dentro de uma cooperativa se transforma em qualidade de vida, vamos gerar novas oportunidades para o povo brasileiro. Estas oportunidades aparecem na forma de trabalho, renda, programas de inovação, cursos, projetos sociais, ações de sustentabilidade e investimentos diretos na melhoria das comunidades onde atuamos. É a nossa hora de mostrar que o nosso jeito de fazer negócios gera mais que números, traz prosperidade”, assegurou o presidente.

De acordo com Márcio, o objetivo de movimentar R$ 1 trilhão até 2027 é totalmente plausível. “Não estamos muito distantes disso. Em 2021, as cooperativas movimentaram quase R$ 525 bilhões. Em um cenário arrojado chegaríamos nesta meta logo em 2024, mas como somos pé no chão, no formato moderado, até 2027 alcançaremos a meta. Importante reforçar que tudo isso é revertido em emprego, renda, oportunidades, negócios e prosperidade não apenas para o coop, mas para todos os brasileiros”.   

O Sistema OCB pretende apoiar o crescimento por meio de suas Unidades Estaduais com estratégia unificada e com diretrizes capazes de balizar o desenvolvimento do movimento de maneira integrada, respeitando a diversidade de cada cooperativa. “As especificidades, características, sotaques de cada região e de cada cooperativa será considerado nessa caminhada. A estratégia unificada é importante, no entanto, para crescermos e nos fortalecermos juntos”, declarou Márcio.

O presidente lembrou que ainda há a necessidade de construção de um ambiente regulatório que contribua ainda mais para alavancar o movimento, bem como a de disponibilizar uma série de programas com foco em monitoramento, performance e resultados. “As ações da OCB já estão focadas nessa direção”, acrescentou.

“Temos o Identidade, o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), as plataformas CapacitaCoop, NegóciosCoopInovaCoop e, agora, conforme divulgado na abertura da nossa Semana de Competitividade, o ESGCoop. Começamos hoje a construir esse futuro para comemorar, em cinco anos”, complementou, ao convidar os presentes para acompanhar a divulgação de vídeo promocional da campanha do BRC 1 Tri - Brasil Mais Cooperativo 1 trilhão de prosperidade.

Confira o vídeo:

Fonte: Sistema OCB

Bayer e FecoAgro/RS dão início à Academia de Jovens Líderes do Agro

Bayer e FecoAgro/RS dão início à Academia de Jovens Líderes do Agro

Com a participação de 42 jovens e 18 cooperativas agropecuárias gaúchas, foi dada a largada para a primeira edição da Academia de Jovens Líderes do Agro. A iniciativa da Bayer e da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) tem por objetivo incentivar a participação dos jovens no dia a dia da propriedade rural, além das associações e cooperativas, de forma a que este desenvolva competências na gestão dos projetos e na tomada de decisões.

O primeiro encontro ocorreu recentemente de forma presencial no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). Ao longo do curso, os jovens cooperativistas participarão de sessões com um time de especialistas que vão abordar temas relacionados à liderança, desenvolvimento de equipes, inovação e transformação digital. No total, serão três módulos com encontros virtuais ao longo do ano.

Para o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, desenvolver novas lideranças torna-se hoje condição essencial para a solução de desafios complexos que não se pode mais deixar de enfrentar. "A questão é se estamos à altura dos desafios atuais, onde os movimentos de transformação estão acontecendo de forma consistente ao redor do mundo. Entendemos que a colaboração entre empresas parceiras e cooperativas, como nesse curso, contribuirá de forma assertiva para esse enfrentamento", destaca.

Os jovens terão também uma mentoria para desenvolvimento e gestão de um projeto. Ao final, os grupos apresentarão estas propostas em uma banca formada por representantes da FecoAgro/RS e de representantes das cooperativas. O grupo do melhor projeto avaliado será premiado com uma visita à fazenda modelo em sustentabilidade do programa Bayer Foward Farming no Brasil e um curso de agricultura digital da Universidade FieldView, braço de capacitação da plataforma de agronomia digital da Bayer.

Fonte: AgroEffective

Certel Energia inaugura no dia 4 de agosto a primeira estação de recarga veicular em Lajeado 

Certel Energia inaugura no dia 4 de agosto a primeira estação de recarga veicular em Lajeado 

A Cooperativa Certel inaugura, na próxima quinta-feira, dia 4 de agosto, a primeira estação de recarga energética veicular de Lajeado. O posto de abastecimento está localizado na Avenida Benjamin Constant, no Bairro Montanha, junto ao seu ponto de atendimento. O evento inicia às 8h. Este é o segundo posto de energia da região. O primeiro está instalado junto à sede da Cooperativa, em Teutônia.

A instalação do novo eletroposto visa antecipar tendências, incentivar a adoção de energia limpa e acelerar a inovação na região. Em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9, o vice-presidente da Certel, Daniel Luis Sechi, descreve o serviço: “É uma tomada que estará disponível para a sociedade lajeadense abastecer seu carro elétrico de forma gratuita”.

A cooperativa já conta com o primeiro carro elétrico de sua frota e planeja ampliar continuamente suas políticas de sustentabilidade. Conforme Sechi, são necessárias cerca de oito horas para o abastecimento completo. E a bateria representa cerca de 70% do seu custo. “Hoje não é uma vantagem, mas é uma tendência”. Os modelos possuem alto custo para aquisição, mas baixo valor de manutenção. Segundo especialistas, em 2030 estima-se que 30% da frota veicular no mundo será composta por carros elétricos.

Fonte: Jornal A Hora

Livro da Sicredi Aliança RS/SC/ES destaca 40 anos da coop

Livro da Sicredi Aliança RS/SC/ES destaca 40 anos da coop

Com o lançamento do livro Sicredi Aliança RS/SC/ES - Uma História de Cooperação - Uma História de Prosperidade, na última segunda-feira, 25 de julho, a Cooperativa Sicredi Aliança, com sede em Marau (RS) e atuação em 46 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, encerra as comemorações alusivas aos seus 40 anos, transcorridos em 31 de agosto de 2021. Assinada pela escritora marauense, Roberta Bassani Federizzi, e pela diretora de Operações da Sicredi Aliança, Lucia Maria dos Santos Magnan, a publicação apresenta os principais acontecimentos da trajetória da cooperativa, com imagens e depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da instituição. “Que a simplicidade desses escritos possa levar o leitor à compreensão do enorme valor da Sicredi Aliança”, enfatiza Roberta. Além do lançamento do livro, também ocorreu a inauguração da Biblioteca, junto ao hall de entrada; e do Memorial Lucia Maria dos Santos Magnan, no quarto andar; ambos na Sede Administrativa.  

Idealizadora do livro, a diretora de Operações, Lucia Maria dos Santos Magnan, acompanha a cooperativa desde a sua fundação, assim como o atual presidente, Ivo Miri Brugnera. “Neste livro, toda essa história é evidenciada, relatando os fatos e temas que foram e são importantes para toda a sociedade que de alguma forma é impactada pela existência da Sicredi Aliança”, enfatiza. “E para quem teve a oportunidade de participar desta caminhada, o sentimento é de pertencimento”, completa a diretora.           

O presidente da cooperativa, Ivo Miri Brugnera, reitera na abertura do livro a construção coletiva da cooperativa, fruto da união de muitos esforços. "Hoje, ao celebrarmos nossos 40 anos de história, temos cada vez mais certeza de que somente juntos, com a força e a dedicação de todos, podemos vencer as dificuldades e fazer a diferença”, destaca. “Após 40 anos de trajetória, seguimos com os olhos voltados para o futuro, alicerçados na cooperação e no interesse pela construção de um mundo melhor. Este é um dos legados deixados pela cooperativa para as futuras gerações: acreditar que, com união e cooperação, é possível chegar ainda mais longe”, salienta o presidente.

Prefácio – O texto que abre a publicação é assinado pelo ex-ministro da Agricultura, presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Sérgio Turra. No Prefácio, ele lembra momentos históricos do cooperativismo de crédito no Brasil e a importância da Sicredi para Marau e região. “Muito mais do que a celebração de 40 anos de existência estão as histórias de milhares de homens e mulheres que agradecem a fórmula de perseguir junto os objetivos da realização, da prosperidade”, conclui ele.

Saiba mais:  Com 165 páginas, o livro aborda em seis capítulos, os momentos mais marcantes das quatro décadas: Cooperativismo: Raízes Históricas; Enobrecendo a Marca Cooperativista do Sicredi; Uma Bela História para Conhecer e Contar; Abrangência da Sicredi Aliança RS/SC/ES; Colaboradores: Mola Propulsora; e Pensando no Social. A publicação, com tiragem de 1 mil exemplares e de distribuição gratuita e dirigida, foi produzida pela Lenari Editores Associados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi Aliança RS/SC/ES

CapacitaCoop ganha nova interface e lança novos cursos

CapacitaCoop ganha nova interface e lança novos cursos

A plataforma de aprendizagem EaD desenvolvida pelo Sistema OCB, a CapacitaCoop, está de cara nova. A partir de hoje (25), os usuários contam com ferramentas otimizadas e recursos diferenciados, além da nova interface, novos cursos e novas trilhas de aprendizagem que forão disponibilizadas.

A CapacitaCoop foi criada em abril de 2020, e agora, em 2022, contará com mais de 80 cursos on-line para atender seus mais de 28 mil alunos. A plataforma, que é utilizada por mais de 2 mil cooperativas para ampliar os conhecimentos de seus cooperados e funcionários, já emitiu mais de 17 mil certificados.

Diferenciais

A nova CapacitaCoop está mais rápida, mais intuitiva e com design mais moderno para melhor atender as necessidades das cooperativas e da comunidade interessada no mundo do cooperativismo. Agora, a página inicial da plataforma conta com uma vitrine com informações dos cursos e trilhas de aprendizagem, além de uma biblioteca atualizada com materiais sobre o cooperativismo.

A pesquisa por curso ficou mais fácil. Além da filtragem por temática, o aluno poderá personalizar sua busca com base na categoria do curso. Se o aluno tiver interesse por cursos de curta duração, por exemplo, é só selecionar essa categoria.

Para cursos e atividades síncronas (ao vivo), a plataforma está integrada com o sistema de webconferência, Zoom. O aluno também poderá acessar a Capacitacoop por meio da versão mobile, podendo, inclusive, verificar os conteúdos do curso mesmo estando off line, ou seja, desconectado da internet.

Outra novidade é o Tira dúvidas. Caso o aluno tenha alguma pergunta sobre o conteúdo, poderá contar com os tutores da plataforma, referências no tema e que estarão à disposição, para respondê-las.

Na nova plataforma, o aluno ainda poderá acompanhar suas matrículas por meio de um Dashboard (painel). Neste espaço, ele acessará seus certificados, dará continuidade aos seus estudos, visualizará seu progresso e poderá atualizar seu cadastro, além de consultar as perguntas de suporte técnico mais frequentes (FAQ). Além disso, agora a Capacitacoop é gamificada, o que significa que quanto mais cursos o aluno realizar, mais pontos ele irá acumular e subir no ranking geral da plataforma.

Outro diferencial é que o aluno terá à sua disposição um telefone gratuito (0800 642 4025) para solicitar suporte técnico, além dos tradicionais serviços de chat e e-mail. O suporte poderá ser solicitado nos períodos de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h e sábado, das 8h às 18h (horário de Brasília), exceto feriados nacionais.

Como começar?

Para alunos antigos: Caso seja usuário da antiga versão da plataforma, o aluno deverá seguir o fluxo “Já sou aluno”. Em seguida deverá clicar em "Entrar” e depois em “Esqueci minha senha”. Após inserir o seu CPF (informado no cadastro da antiga plataforma) e clicar em "OK", o aluno receberá um e-mail com instruções para registrar a nova senha. Caso não tenha recebido o e-mail, o aluno poderá entrar em contato com o suporte pelo telefone 0800 642 4025.

Para novos alunos: Caso seja um usuário novo, os passos são um pouco diferentes. O aluno deverá seguir o fluxo “Quero me cadastrar”.  Em seguida, deverá clicar em "Criar conta" e preencher os dados solicitados. Aqui vale lembrar que a CapacitaCoop não é restrita a cooperativistas! Isso quer dizer que o aluno poderá acessar a plataforma mesmo que não faça parte de nenhuma cooperativa. Para isso, na hora de realizar o seu cadastro, basta marcar a opção “Sem vínculo com o cooperativismo”.

Novos cursos

O Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB selecionou sete novos cursos com foco em promover a cultura da inovação por meio de ferramentas e metodologias e, também, oportunizar o conhecimento necessário para o desenvolvimento de produtos e serviços para aumentar o acesso a mercados.

  • Networkingensina a construir uma rede de apoio com legitimidade de interesses para buscar novas oportunidades no mercado, formatar seu negócio ou novas parcerias em geral, com conexões genuínas, duradouras e recíprocas.
  • Ideaçãooferta conhecimentos sobre processos e ferramentas criativas para fomentar a geração de ideias. O chamado Design Thinking ensina que soluções inovadoras não surgem do nada e, por isso, a CapacitaCoop elaborou um conjunto de ferramentas para o aluno aprender a gerar ideias, aperfeiçoá-las e implementá-las no mercado.
  • Customer Supportvisa melhorar a relação com o público-alvo. O trato com o cliente, a resolução de problemas, a melhora na relação das expectativas e entender o que precisa ser aprimorado são alguns dos conteúdos oferecidos neste curso.
  • OKRensina este método transparente e produtivo para atingir objetivos audaciosos. A aprendizagem mostra desde como o conceito surgiu, comparando com outras métricas tradicionais, até como aplicar o OKR em seu dia a dia para a tomada de decisões mais assertivas. 
  • Prototipagemensina a construir e testar protótipos. É possível aprender como dar vida a modelos iniciais de produtos ou serviços e a viabilizar a construção de soluções de forma inovadora com baixo custo e agilidade. O conteúdo habilita o usuário a uma das etapas do Design Thinking.
  • Design de Serviços: durante as aulas, o aluno conhece conceitos e práticas para tornar o seu serviço uma experiência incrível para todos os envolvidos, a criar experiências WOW (superar expectativas) e jornadas que fazem sentido.
  • Testepossibilita ao aluno entender esta etapa dos processos de negócios e escolher o tipo de teste mais adequado para apontar se, de fato, o problema do usuário será resolvido com a solução proposta. . O conteúdo habilita o usuário a uma das etapas do Design Thinking.

Novas Trilhas

Faça seu cadastro e tenha acesso à plataforma de aprendizagem do cooperativismo brasileiro: capacita.coop.br

Fonte: Sistema OCB

Cotrijal doa uniformes para a APAE e Cáritas de Passo Fundo

Cotrijal doa uniformes para a APAE e Cáritas de Passo Fundo

Uniformes que fazem o bem! É com esse espírito de solidariedade e compromisso com a comunidade que a Cotrijal agora passa a doar os uniformes antigos dos colaboradores para que a APAE e Cáritas de Passo Fundo possam reutilizar as peças. A ação faz parte do projeto Transformar para Cooperar, idealizado pela Cotrijal, e que contempla as ações do Dia de Cooperar (Dia C) deste ano. “Recebemos essa doação de braços abertos. Logo vestiremos essas cores, aproveitando as peças em nosso brechó solidário e também atendendo as necessidades dos nossos assistidos”, comentou a diretora-presidente da APAE de Passo Fundo, Maria do Carmo Ortolan Grazziotin.

A entrega oficial das peças foi realizada no dia 1° de julho, na sede da APAE em Passo Fundo. A solenidade contou com a presença do presidente da Cotrijal, Nei César Manica; do vice-presidente, Enio Schroeder; e dos alunos, colaboradores e diretores da APAE. No total, foram arrecadadas 5.158 peças, sendo 1.592 destinadas para a APAE e 3.566 para a Cáritas.

“Nossas famílias serão amparadas por esta doação. Nosso sentimento é de gratidão a todos que se sensibilizaram com o projeto e fizeram com que essas doações fossem realizadas”, comentou a diretora administrativa da Cáritas de Passo Fundo, Maria Isabel Teixeira da Silva. 

Agora esses uniformes passarão por uma nova triagem, para que possam ser distribuídos ou encaminhados para a produção de trabalhos artesanais. Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, a ideia surgiu com a modernização dos uniformes, o que motivou a arrecadação junto aos colaboradores. 

“O envolvimento foi geral. Conseguimos reunir um bom número de peças e que farão a alegria de muita gente. A ação mostra a força da cooperação e o bom coração de todos que compraram a ideia”, comentou o presidente da Cooperativa.

O vice-presidente, Enio Schroeder, reforçou a parceria com as entidades de Passo Fundo e recordou a felicidade dos colaboradores do Viveiro de Cidadania com a divulgação da campanha. “Vimos o bem que estamos fazendo para estas famílias. Uma simples ação é capaz de reforçar os laços de amizade e parceria. Esse é o cooperativismo, que faz a diferença em nossas vidas”.

Cotrijal no Dia de Cooperar

O Dia Internacional do Cooperativismo, neste ano comemorado em 2 de julho, em Não-Me-Toque foi marcado pela segunda edição do Pedal Solidário. A iniciativa reuniu ciclistas e simpatizantes para pedalar e arrecadar alimentos que serão destinados para a Associação Beneficente de Amparo ao Menor (Asbam).

Na região, a Cooperativa participa também de ação coletiva com cooperativas na região de Getúlio Vargas, visando arrecadação de agasalhos, alimentos e material de higiene para destinação a entidades beneficentes.

No dia 9 de julho, a partir das 13h30, no Parque da Gare, em Passo Fundo, a Cotrijal também se alia a outras cooperativas e entidades, em uma ação de intercooperação que vai levar diversos serviços à comunidade. A Cooperativa promoverá iniciativas ligadas aos cuidados com os animais e descarte correto de lixo eletrônico.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal 

Unimed Vale do Sinos realiza primeira desospitalização via robô de telepresença

Unimed Vale do Sinos realiza primeira desospitalização via robô de telepresença

Esta quinta-feira foi de mais uma vitória tecnológica para a Unimed Vale do Sinos. A cooperativa realizou sua primeira desospitalização utilizando um robô de telepresença.

O paciente, que estava internado no Hospital Unimed Novo Hamburgo, recebeu alta e passou a ser atendido pela Unimed Lar, que é um importante benefício oferecido ao cliente Unimed Vale do Sinos que apresenta alguma doença com indicação para o tratamento hospitalar, mas que pode ser atendido no domicílio, conforme avaliação e critérios específicos do serviço. A diferença é que, desta vez, a desospitalização do paciente ocorreu via robô de telepresença.

O serviço, que sempre ocorreu de maneira presencial, desta vez contou com a ajuda de um robô, que permitiu que o enfermeiro responsável orientasse o paciente, apresentando o termo com as regras do serviço, explicando o funcionamento e combinando a alta com o paciente e seu familiar, sem precisar se deslocar até o hospital, tornando o processo mais rápido e prático.

Segundo a coordenadora da Unimed Lar, Fabiana Cavalheiro, a visita do enfermeiro é muito importante no processo de desospitalização. “É necessário entender se paciente, familiares e cuidadores estão preparados para os cuidados do paciente após a alta hospitalar”, explica. “Tudo isso é feito com o apoio da nossa equipe do serviço de assistência domiciliar, obedecendo aos critérios clínicos e de estrutura necessários para tal atendimento”, completa Fabiana.

Porém, o apoio do robô foi muito importante para realizar o processo à distância. “Ficamos muito felizes com o resultado, pois percebemos que, mesmo através do robô, foi possível

manter um atendimento humanizado, ágil e de qualidade”, conta a coordenadora. “Isso, inclusive, foi manifestado pelos familiares”, orgulha-se”.

Para Fabiana, humanização e tecnologia andam juntas: “Isso é fruto da inovação e dedicação de uma equipe engajada com o planejamento estratégico e valores da nossa Unimed Vale do Sinos”.

Fonte: Unimed Vale dos Sinos

Sistema Ocergs divulga números oficiais do cooperativismo gaúcho na próxima terça

Sistema Ocergs divulga números oficiais do cooperativismo gaúcho na próxima terça

A Ocergs realiza na próxima terça-feira (28/6) o lançamento dos números oficiais do cooperativismo gaúcho (Expressão do Cooperativismo 2022 - Ano-base 2021), com o levantamento dos principais números e indicadores dos sete ramos de atividades em que atuam as 423 cooperativas registradas na entidade. O evento ocorre a partir das 15h30, em uma coletiva de imprensa com o presidente Darci Hartmann, que será transmitida pela plataforma Microsoft Teams.

Durante a coletiva, Hartmann fará destaque da participação das cooperativas no desenvolvimento econômico, social e sustentável da sociedade gaúcha. A publicação é tradicional no calendário da entidade para demonstrar o quanto as cooperativas geraram de sobras, faturamento, geração de empregos e uma série de indicadores de desempenho que reforçam a solidez do setor.

Serviço: Lançamento dos números oficiais do cooperativismo gaúcho / Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2022 - Ano-base 2021

Quando: 28 de junho

Horário: 15h30

Onde: https://bit.ly/3HJnrbf

Comunicador, hoje é o último dia para sugerir temas para o Workshop de Comunicadores!

Com o objetivo de conhecer as demandas das cooperativas para o próximo Workshop de Comunicadores, o Sistema Ocergs convida os profissionais de Comunicação e Marketing para responderem uma pesquisa sobre os seus principais temas de interesse. O formulário ficará disponível até 24 de junho, elenca um rol de temáticas e oferece a possibilidade de novas sugestões.

"Essa abertura e interação com os profissionais que estão à frente das cooperativas é fundamental para que possamos identificar quais são os seus principais temas de interesse. A nossa proposta é ouvir as demandas, entender as necessidades e entregar conteúdos assertivos que agreguem valor para as cooperativas", explica o assessor de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Leonardo Machado.

O que rolou em 2021

A segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico. O desafio foi colocado e a promessa foi cumprida! Com temas atuais, polêmicos e experiências práticas, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 entregou aos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas conteúdos diferenciados.

Foram três dias de painéis com experts que trouxeram insights sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na Comunicação, o uso da plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artifical para decisões inteligentes, e indicadores de marketing para medir o desempenho e o sucesso da estratégia da coop.

"Para este ano pretendemos trazer algumas novidades para os participantes e fortalecer ainda mais a parceria entre o Sistema e as cooperativas", afirma a assessora de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Rafaeli Minuzzi.

Convocação

É ano de Copa do Mundo e vocês estão convocados para fazerem parte de uma decisão estratégica importante 🎯, que vai definir os próximos passos do nosso Workshop de Comunicadores 📣

Acesse aqui o formulário de pesquisa, participe e vote em quantos temas quiser. O pontapé inicial foi dado e contamos com sua interação!

Coops podem sugerir temas para Workshop de Comunicadores até 24 de junho

Coops podem sugerir temas para Workshop de Comunicadores até 24 de junho

Com o objetivo de conhecer as demandas das cooperativas para o próximo Workshop de Comunicadores, o Sistema Ocergs convida os profissionais de Comunicação e Marketing para responderem uma pesquisa sobre os seus principais temas de interesse. O formulário ficará disponível até 24 de junho, elenca um rol de temáticas e oferece a possibilidade de novas sugestões.

"Essa abertura e interação com os profissionais que estão à frente das cooperativas é fundamental para que possamos identificar quais são os seus principais temas de interesse. A nossa proposta é ouvir as demandas, entender as necessidades e entregar conteúdos assertivos que agreguem valor para as cooperativas", explica o assessor de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Leonardo Machado.

O que rolou em 2021

A segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico. O desafio foi colocado e a promessa foi cumprida! Com temas atuais, polêmicos e experiências práticas, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 entregou aos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas conteúdos diferenciados.

Foram três dias de painéis com experts que trouxeram insights sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na Comunicação, o uso da plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artifical para decisões inteligentes, e indicadores de marketing para medir o desempenho e o sucesso da estratégia da coop.

"Para este ano pretendemos trazer algumas novidades para os participantes e fortalecer ainda mais a parceria entre o Sistema e as cooperativas", afirma a assessora de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Rafaeli Minuzzi.

Convocação

É ano de Copa do Mundo e vocês estão convocados para fazerem parte de uma decisão estratégica importante 🎯, que vai definir os próximos passos do nosso Workshop de Comunicadores 📣

Acesse aqui o formulário de pesquisa, participe e vote em quantos temas quiser. O pontapé inicial foi dado e contamos com sua interação!

Vitis Aurora supera expectativas e reúne mais de 3,5 mil pessoas em Pinto Bandeira

Vitis Aurora supera expectativas e reúne mais de 3,5 mil pessoas em Pinto Bandeira

Mais de 3,5 mil pessoas prestigiaram o 6º Vitis Aurora 2022, realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio no Centro Tecnológico Vitivinícola da Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha. Vindos de mais de 50 municípios das regiões gaúchas da Serra, Campos de Cima da Serra, Campanha, Planalto e Vale do Taquari, e do estado de Santa Catarina, a maioria dos visitantes foi de viticultores e produtores de outras frutas. O evento aberto ao público apresentou inovações e tecnologias que são aplicadas no cultivo da videira.

Em formato de circuito, o Vitis Aurora reuniu 87 expositores, com variedades de máquinas, implementos, ferramentas, mudas, fertilizantes e defensivos. Também foram ministradas palestras, que envolveram cerca de 300 pessoas, e minicursos de degustação.

O coordenador Agrícola da Vinícola Aurora, o agrônomo Maurício Bonafé, afirma que a sexta edição superou as expectativas em termos de público, de número de expositores e também na representatividade das regiões produtoras. Ele acrescenta que o objetivo principal da feira, de levar conhecimento, com o apoio de entidades de pesquisas como Embrapa e Emater, foi atingido com sucesso. 

“Conseguimos apresentar o que há de melhor em tecnologia, inovação e pesquisa ligadas ao cultivo da uva. Também recebemos um retorno muito positivo dos participantes sobre a forma como esse conhecimento foi passado através das palestras, demonstrações e minicursos. O resultado poderá ser visto na propriedade de cada participante, podendo melhorar o manejo, reduzir custos de produção e produzir uma matéria-prima cada vez melhor”, garante.   

As demonstrações referidas por Bonafé foram de pulverizadores por meio de drones terrestre e convencional, com uso de taxa baixa de volume de calda para o tratamento das parreiras. Também foram mostrados o aplicativo de caderno de campo e controle de custos de produção, o projeto que monitora a fertilidade de gemas, como estratégias para a poda, e o sistema de monitoramento para controle do míldio, conhecida popularmente como mufa (Sistema Croop).

Os programas de testes e desenvolvimento de novas variedades e de clones de videiras, desenvolvidos junto à Embrapa Uva e Vinho, foram ainda atrações do Vitis Aurora. Outro programa realizado através de parcerias, o Juntos para Competir, reúne Aurora, Senar e o Sebrae, que possibilita diversas melhorias na propriedade rural, também teve espaço durante os três dias da feira.

Lado social do Vitis Aurora 2022

Mais do que apresentar as novidades ligadas ao setor vitivinícola, o Vitis Aurora proporcionou, neste ano, a estreia da Feira do Artesanato e Produtos Coloniais, um espaço destinado a comercialização de produtos de associados e familiares da Cooperativa Vinícola Aurora. Sete mulheres estiveram representando o projeto MAE (Mulheres Aurora Empreendedoras) e a Associação dos Artesãos Aurora, expondo e vendendo desde joias até produtos coloniais.

O presidente do Conselho de Administração da Aurora, Renê Tonello, reitera que essa foi uma iniciativa da organização do evento com o intuito de reforçar a importância do empreendedorismo feminino.

“É um estímulo para uma atividade complementar na propriedade familiar dos cooperados. Também foi uma forma de levar um pouco do que é produzido de forma artesanal e que já é comercializado junto à matriz para o público que visitou a feira”, explicou.

Tonello acrescenta que as novidades tecnológicas, a preocupação com o meio ambiente e com a maior rentabilidade das propriedades também são fatores de incentivo à continuidade dos jovens na viticultura.

“Hoje, tanto o filho do associado como outros jovens que estão na agricultura já veem essa atividade como um negócio, e ter essas informações para a melhoria da matéria-prima é fundamental para que permaneçam produzindo. Também considero importante o que foi apresentado para amenizar as perdas que acontecem por motivos climáticos, como a cobertura das parreiras, os sistemas de irrigação e o seguro agrícola”, mencionou.

O 6º Vitis Aurora contou com o apoio da Prefeitura de Pinto Bandeira, Embrapa e Emater/RS, com patrocínio do Sicredi, UniAgro (Bayer), ADAMA e CATR (Basf). A realização foi da Vinícola Aurora.

Fonte: Assessoria de Comunicação Vinícola Aurora

Sescoop/RS realiza primeiro curso com coops através do Grupo de Inovação

Sescoop/RS realiza primeiro curso com coops através do Grupo de Inovação

O Sescoop/RS conclui nesta sexta-feira (27/5) o primeiro curso com recursos do projeto de inovação da entidade, o Grupo Méliès. A Formação de Instrutor para Treinamento ocorre no formato online e contempla um total de 15 participantes, com representantes das cooperativas que integram o projeto-piloto do Méliès, a Cotrijal e a Cotripal.

O curso tem carga horária de 16 horas e tem como objetivos:

  • Capacitar os participantes para elaborar, planejar e desenvolver treinamentos/palestras e aplicar conteúdos, utilizando de comunicação eficaz na apresentação;
  • Preparar os participantes na condução de treinamentos no formato online; 
  • Apresentar aos participantes modernas técnicas de levantamento de necessidades para as ações de treinamento; 
  • Demonstrar dicas de como lidar com situações adversas utilizando técnicas de inteligência emocional; 
  • Compartilhar dicas valiosas para o desenvolvimento de conteúdos e organização das apresentações;
  • Transmitir técnicas para controle da ansiedade em uma apresentação interna; 
  • Ampliar a confiança na exposição dos conteúdos tornando a apresentação mais atraente aos seus clientes;
  • Aprimorar a habilidade de comunicação interpessoal; 
  • Orientar os participantes para maior flexibilidade na apresentação e fluidez de ideias; 
  • Fornecer dicas sobre avaliação dos resultados dos esforços investidos nos treinamentos.

A abertura do treinamento nessa quinta-feira (26/5) contou com a participação da assessora de Comunicação, Ana Bülow, e da analista técnica do Sescoop/RS, Rafaela Comerlato, que destaca a importância do fomento à cultura da inovação dentro do cooperativismo.

"Esse projeto é especialmente relevante para nós, pois é o primeiro evento realizado para as cooperativas participantes do Projeto Méliès. O projeto tem como objetivo auxiliar as cooperativas em seu desenvolvimento sustentável, cujas necessidades são demonstradas e acompanhadas por indicadores. Além das necessidades individuais das cooperativas, também levantamos as demandas de necessidades que as cooperativas têm em comum, fomentando a intercooperação", afirma.

Grupo de Inovação Méliès

O Grupo Méliès é um projeto de inovação criado dentro da entidade em setembro de 2020, que teve início junto às cooperativas Cotrijal (com a união da Coagrisol) e Cotripal em 2021, como um projeto-piloto. O objetivo é agregar valor à parceria formada pelo Sescoop/RS e cooperativas, aplicando o recurso de forma assertiva, de acordo com as necessidades de cada coop. Para isso, o grupo de inovação criou um Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativista (PEDC) através de uma metodologia para aplicação de recursos que se baseia nos diagnósticos gerados através do eixos de atuação do Sescoop e dos programas que as cooperativas participam.

O projeto Méliès segue agora para uma segunda fase em que outras cooperativas podem participar caso tenham interesse. Para participar é muito simples, basta marcar uma agenda com a coordenadora do projeto, Ana Bülow, através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Sicredi e 100 Open Startups fecham parceria para fomentar inovação aberta

Sicredi e 100 Open Startups fecham parceria para fomentar inovação aberta

Focado em fomentar a inovação, gerando benefícios aos seus processos, produtos e colaboradores, o Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados, fechou parceria com a 100 Open Startups, principal plataforma de inovação aberta do País. O foco do projeto é reforçar a interação do Sicredi com o ecossistema de inovação por meio da criação de desafios às startups e, ao mesmo tempo, promover a capacitação dos seus colaboradores sobre o tema.

A iniciativa tem como base a utilização da Plataforma de Conexão da 100 Open, por meio do qual será realizada a interação entre Sicredi e startups. Na plataforma, colaboradores das estruturas que compõem o Sicredi em todo Brasil poderão cadastrar desafios de negócio ou processos e eles serão integrados a um sistema de conexão com startups, possibilitando às empresas interessadas realizar a inscrição de soluções. No Portal também será realizado o fluxo de comunicação entre colaboradores do Sicredi e startups, com o objetivo de conectá-los para feedback, aconselhamento e mentoria durante o processo.

A qualificação dos colaboradores será realizada por meio de uma jornada de imersão no programa da 100 Open chamado Programa de Mentoria 100-10-1, que terá duração de um ano e será dividida em três etapas de engajamento. Na primeira etapa o objetivo é conhecer o ecossistema e avaliar o potencial de pelo menos 100 startups relevantes para o perfil do colaborador participante, a segunda é testar suas habilidades, oferecendo conselhos para as classificadas como de alto potencial e a terceira é desenvolver um relacionamento mais profundo como mentor de startups.

“A inovação é um elemento fundamental na nossa visão de futuro e esta parceria nos gera o benefício de conexão com um canal bastante consolidado de interação com as startups, ao mesmo tempo promovendo o aprimoramento dos conhecimentos dos nossos colaboradores sobre inovação aberta”, afirma o especialista em Inovação do Sicredi, Rodrigo Severo.

“O grande diferencial é que o Sicredi é uma instituição cooperativa de atuação nacional e um dos desafios é a formação das pessoas para que todos tenham habilidades para extrair valor por meio da open innovation. Tem sido um trabalho pautado na democratização da inovação aberta e esse cuidado reflete a importância da capacitação para uma reputação positiva no ecossistema de inovação", comenta o head de Comercial e Atendimento da 100 Open Startups, Daniel Vasserman.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi

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