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Ocergs prestigia Dia de Campo da Cotrisul

O presidente da Fecoagro e diretor secretário da Ocergs, Paulo Pires prestigiou na sexta-feira (27/02), na localidade de Palmas, no município de Cachoeira do Sul, evento promovido pela Cooperativa Tritícola Caçapavana Ltda, Cotrisul. Na oportunidade, a cooperativa organizou atividades sobre a cultura da soja, na propriedade do associado Antonio Mariani, que contou com a presença de 248 produtores associados. O encontro contou com a presença do secretário estadual do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto.

As demonstrações das variedades foram feitas em diferentes estações em meio à lavoura, com variedades já em fase de colheita e outras que ainda serão lançadas no mercado. Associado da Cotrisul há 30 anos, Mariani planta soja e milho e cria gado em sua propriedade, com o auxílio do filho, Rodrigo, e da esposa, Dirce. Ele foi um dos primeiros produtores da região a aderirem ao plantio direto.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto acompanhou as atividades e recebeu um pedido do presidente da Cotrisul, Luís Eugênio Dias dos Santos, para intermediar o licenciamento ambiental de parques de armazenagem da área de atuação da cooperativa. A cooperativa busca agora a Licença de Operação para as suas atividades.

O presidente da Cotrisul, Luís Eugênio Dias dos Santos, disse que o objetivo do Dia de Campo é divulgar novos cultivares de soja e seu desempenho, propiciando aos associados fazer in loco suas observações. Segundo ele, a Cotrisul vive um bom momento, acumulando resultados positivos e constituindo bons fundos de reserva. “Estamos na iminência de mais uma grande safra. Crescemos bastante. Nessa região, poucas empresas crescem na medida em que cresce a Cotrisul. Algumas questões de logística nos preocupam, poderemos ter problemas no fluxo de saída de grãos via porto de rio Grande, mas deveremos superar”, destacou. Sore a relação com o associado, Luís Eugênio dize que “com muita satisfação conseguimos fidelizar nosso associado, que valoriza nosso trabalho. Somos um local seguro para o associado colocar a sua produção, com comercialização imediata e pagamento no prazo”.

A Cotrisul envolve 1,3 mil associados, com dois polos de campos experimentais, em Cachoeira do Sul e Piratini e unidades de recebimento em Caçapava do Sul, Lavras do Sul, Santana da Boa Vista, Cachoeira do Sul, Piratini e armazéns em Pelotas (por ser caminho do porto).


Dirigentes de cooperativas agropecuárias gaúchas foram recebidos pelo chefe da Casa Civil

Dirigentes de cooperativas agropecuárias gaúchas foram recebidos pelo chefe da Casa Civil

A direção do Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi recebida na manhã de hoje (03/03) pelo secretário chefe da Casa Civil do governo do Estado, deputado federal Márcio Biolchi. Na pauta do encontro, as dificuldades que estão sendo enfrentada pelo setor em virtude dos bloqueios nas estradas que estão ocorrendo em diferentes pontos do Estado. Representantes das cooperativas Cosulati, Cosuel, Piá, Santa Clara e Languiru relataram suas dificuldades em encontro que foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, disse que o setor está preocupado com a produção dos associados e com as atividades industriais das cooperativas gaúchas. O presidente da Fecoagro, Paulo Pires, destacou que, além dos problemas já enfrentados, “estamos em plena safra do arroz e se avizinha a colheita da soja, o que pode tornar a situação insustentável em relação ao escoamento de grãos”, argumentou. O diretor Irno Pretto assinalou a importância de um grande entendimento político em busca de uma sensibilização das autoridades em Brasília para os problemas decorrentes dos bloqueios nas estradas.

Entre as situações enfrentadas pelas cooperativas, destacam-se a falta de matéria-prima para as indústrias, a dificuldade para o deslocamento das cargas, a falta de óleo diesel e de embalagens para os produtos industrializados, falta de ração para frangos, suínos e aves e o desperdício de alimentos perecíveis, como o leite. Em decorrência destas dificuldades, a Cosulati, de Pelotas, já está a quatro dias sem abater aves. A Cosuel, de Encantado, possui hoje 1600 funcionários de seus frigoríficos de braços cruzados. A Piá não possui açúcar em sua indústria para a produção de doces e as embalagens para os produtos industrializados estão terminando. Já na Languiru, dos nove centros de distribuição, cinco estão sem produtos para abastecer os mercados.

Efeitos da falta de comercialização refletirá na queda de arrecadação de ICMS

Todas essas situações acarretam prejuízos aos associados e na perda de mercados futuros das cooperativas gaúchas, pois os mercados consumidores de outras regiões do Brasil estão substituindo os fornecedores que não conseguem entregar seus produtos. Outra situação que acende uma luz vermelha para as finanças do Estado, é a eminente perda de arrecadação do Estado com o ICMS decorrente desta diminuição na comercialização.

Providências

O chefe da Casa Civil, deputado Márcio Biolchi, esclareceu algumas medidas que o governo está tomando para que se busque a solução para os problemas enfrentados. Disse que “de maneira firme, mas não radical, o governo trabalha para que a economia gaúcha não sinta os efeitos dos bloqueios. Respeitamos o movimento”, salientou. Biolchi disse que o governador Sartori tem conversado com ministros das áreas competentes em Brasília e na última sexta-feira falou pessoalmente com a presidenta Dilma a respeito das manifestações. Por fim, Márcio Biolchi anunciou um canal de interlocução com as cooperativas para o monitoramento dos bloqueios e garantiu que a Secretaria da Segurança e a Procuradoria Geral do Estado estão trabalhando para que as ações judiciais de desbloqueio sejam cumpridas.

Presenças

Além da direção da Ocergs, participou da reunião o secretário da cooperativa Piá e presidente da Câmara Temática do Leite da Ocergs, Jeferson Smaniotto; o vice-presidente da Cosuel, Pascoal Bertoldi; o superintendente da Cosulati, Jones Raguzzoni; o presidente do Sindilat e diretor Administrativo e Financeiro da Cooperativa Santa Clara, Alexandre Guerra e o vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier.

Sescoop/RS forma segunda turma do Aprendiz Cooperativo para PCDs

 

O Sescoop/RS promoveu ontem, dia 26/02, em Novo Hamburgo, a formatura da segunda turma de jovens do Programa Aprendiz Cooperativo para Pessoas com Deficiência (PCDs). A turma do Curso de Auxiliar para Manufatura de Calçados, que iniciou em fevereiro de 2013 teve suas aulas teóricas ministradas pelos professores da Cooperativa de Trabalho Educacional (Coopeeb) e realizaram suas aulas práticas na Cooperativa de Calçados e Componentes Joanetense (Coopershoes). 

O Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS tem o objetivo de preparar os jovens para o mercado de trabalho, garantindo a sua formação técnico-profissional, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Nesse sentido, cumprindo com um dos principais objetivos do Sescoop/RS de formação profissional de empregados e sócios de cooperativas e promovendo a inclusão social, os seis alunos que concluíram o Curso já foram contratados efetivamente pela Coopershoes.

A abertura da cerimônia foi realizada pela coordenadora do Programa, Gladis Gleise, que, representando a Coopeeb, cumprimentou e agradeceu a todos os envolvidos no Programa, que contribuíram para que o encerramento do Curso fosse possível. “Com os princípios do cooperativismo, nesses dois anos aprendemos e construímos muitas coisas juntos. E nada disso teria sido possível se não estivéssemos todos juntos. Ninguém é tão importante quanto todos nós juntos”, finalizou Gladis.

Em seguida, a auditora fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ana Maria Machado da Costa, falou do orgulho em participar da inclusão dos jovens no mercado de trabalho, da importância das entidades envolvidas para que esse tipo de iniciativa aconteça e deixou uma mensagem de incentivo aos formandos: “Aqui tem um grupo de pessoas que merece nossa atenção e qualificação profissional. E isso é motivo de alegria para nós e deve ser para vocês. Quantas pessoas não tiveram a oportunidade e a força de vocês para chegarem onde estão hoje. Lutem pelos seus sonhos e objetivos para conquistarem um espaço na sociedade. A sociedade deve evoluir muito para que consiga acolher todos os brasileiros e brasileiras. Esse é um País que tem que ser de todos  efetivamente, cada um com suas habilidades, características e limitações. Vocês são vencedores”, finalizou.

Ana Maria ainda comentou sobre o papel do MTE de incentivar as parcerias para que a inclusão social aconteça. “Somos o órgão que fiscaliza as empresas para cumprimento para lei de cotas e aprendizagem. Impulsionamos para que as políticas públicas aconteçam na nossa sociedade. Obrigada ao Sescoop/RS que acolhe nossas demandas e a todos os parceiros que tornaram esse momento possível. Vocês estão dando esperança e condições para que mais pessoas se sintam capazes de procurar qualificação e entrar no mercado de trabalho”, destacou.

Após a apresentação de fotos da turma nas aulas teóricas, a representante da Coopershoes, Maria Rosalia Hansen Dhein, falou sobre as dificuldades e conquistas da turma durante as aulas práticas. “Foi uma aprendizagem bem grande e estamos sempre de portas abertas para receber as próximas turmas”.

O gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, Zigomar Vieira dos Santos, fez seu pronunciamento em seguida, agradecendo a todos os presentes e às entidades parceiras que acreditam no Programa e no Sescoop/RS, para que ele possa cumprir com o objetivo de, além de fornecer aprendizagem, promover a inclusão social. E deixou uma mensagem de incentivo aos formandos: “Acreditem em vocês. Vocês têm potencialidades. Vocês podem isso e muito mais. Esse é apenas um pequeno passo para uma grande caminhada”, afirmou.

Após a entrega dos certificados aos formandos, a cerimônia foi encerrada com uma mensagem do aluno Ivair Monteiro em nome dos formandos, em que ele agradeceu e falou dos benefícios do Curso e do novo emprego.

Estiveram presentes também a assistente social da Oficina Geração de Renda, Sandra Spohr e a analista técnica de Promoção Social do Sescoop/RS, Fernanda Dias.

Sescoop/RS qualificará trabalhadores das Unidades de Triagem de resíduos da capital

Sescoop/RS qualificará trabalhadores das Unidades de Triagem de resíduos da capital

O Sescoop/RS e a prefeitura de Porto Alegre assinaram na manhã de hoje (26/02) termo de cooperação técnica para a capacitação de trabalhadores das 18 Unidades de Triagem (UTs) que fazem parte do programa Todos Somos Porto Alegre. Ao todo, 100 lideranças serão qualificadas na área de gestão e cooperativismo, com foco na inclusão produtiva da reciclagem. O objetivo é melhorar a gestão interna das UTs, aumentando o volume de material encaminhado à reciclagem e garantindo mais renda aos cooperados.

Em sua fala, o presidente do Sescoop/RS, Vergilio Perius, destacou que a capacitação colocará os alunos em outro patamar, reforçando a garantia de um futuro melhor para quem depende do trabalho nas UTs. “Vamos reciclar pessoas. Tirar essas famílias da exclusão social, da exclusão produtiva, e inseri-las no cooperativismo é fazer com que eles se integrem num sistema onde todos trabalham juntos e têm oportunidades. É como dizer: somos todos irmãos, somos todos Porto Alegre”, declarou.

O prefeito José Fortunati destacou a importância das ações do Todos Somos Porto Alegre para melhorar a qualidade de vida das famílias de recicladores e da cidade como um todo. “A humanidade tem produzido, desnecessariamente, cada vez mais lixo. Por isso, precisamos pensar nessa cadeia produtiva como um todo, valorizando quem depende dessa atividade. Temos que desenvolver políticas públicas que deem condições de trabalho e dignidade aos trabalhadores das unidades de triagem. Essa parceria vai além. Vai qualificar e melhorar também a autoestima e a competitividade dessas pessoas”, afirmou o prefeito. 

Pelo acordo, o Sescoop disponibilizará instrutores para realizar treinamentos dirigidos aos líderes das UTs, com módulos como informática, cooperativismo e comercialização, e também o material didático necessário. A prefeitura fica responsável pelo transporte dos alunos até o curso e por monitorar a frequência nas aulas. Os trabalhadores serão divididos em quatro turmas de 25 pessoas. As aulas ocorrerão em um turno por semana para cada turma, totalizando 96 horas/aula. Também participarão do curso assessores técnicos contratados em fevereiro para acompanhar as atividades das UT’s por dois anos. Eles serão agentes de apoio para garantir o uso, na prática, dos conhecimentos que serão adquiridos.

Participaram da solenidade, além do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e do prefeito José Fortunati, os diretores da Ocergs Irno Pretto e Valdir Feller, o superintendente Norberto Tomasini, os secretários municipais de Governança Local, Cezar Busatto e de Comunicação, Carlos Bastos, além do diretor-geral do DMLU, André Carús, do presidente da Cooperativa Mãos Verdes, Léo Voigt, a gerente executiva do Programa Todos Somos Porto Alegre, Denise Souza Costa e o presidente da Cootravipa, Jorge Luiz Bittencourt da Rosa.

Todos Somos Porto Alegre

O programa é uma política pública elaborada pela Prefeitura com o objetivo principal de promover a emancipação, por meio da inclusão, de carroceiros e carrinheiros em novas oportunidades de trabalho, com aumento da renda e uma vida mais digna a estes trabalhadores.

A iniciativa visa preparar os condutores de Veículos de Tração Humana e Animal (VTH e VTA) a acessarem novas alternativas de trabalho em função da vigência do Decreto 16.638, que regulamenta a Lei 10.531, e prevê a redução gradativa da circulação de carroças e carrinhos na Capital até 2016. Também objetiva aumentar a renda per capta e a produtividade das UTs, além de melhorar as condições de trabalho dos catadores.

O programa tem o financiamento de R$ 9 milhões do BNDES e contrapartida de R$ 9 milhões da Prefeitura, totalizando R$ 18 milhões, e conta com apoio de empresas como Braskem, Celulose Riograndense e Bunge. O programa é dividido em três projetos: Inclusão produtiva de Condutores de VTAs e VTHs, Reestruturação do Sistema de Triagem de Porto Alegre e Educação Ambiental.

 

Sescoop/RS recebe amanhã prefeito Fortunati para a assinatura de termo de cooperação

O Sescoop/RS assinará amanhã, (26/02), termo de cooperação técnica com a prefeitura de Porto Alegre para capacitação em gestão e cooperativismo dos trabalhadores de 18 Unidades de Triagem (Ut’s) que fazem parte do Programa Todos Somos Porto Alegre, inclusão produtiva na reciclagem. O Programa Todos Somos Porto Alegre é uma política pública elaborada pela prefeitura com o objetivo principal de promover a emancipação, por meio da inclusão, de carroceiros e carrinheiros em novas oportunidades de trabalho, melhorar as condições de trabalho, aumentar a renda per capta e a produtividade das UTs e contribuir na melhoria contínua do sistema de coleta de resíduos sólidos, uma das capitais pioneiras no Brasil e adotar a coleta seletiva. O ato acontece às 12 horas no Centro de Formação Profissional Cooperativista Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, na avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo. Além do prefeito José Fortunati, o ato contará com a presença do secretário municipal da Governança, Cézar Busatto, e do diretor do DMLU, André Carús, que serão recepcionados pelo presidente do Sescoop-RS, Vergilio Perius, e os diretores Irno Pretto e Valdir Feller.
Programa Todos Somos Porto Alegre
O programa tem o financiamento de R$ 9 milhões do Bndes e contrapartida de R$ 9 milhões da prefeitura, totalizando R$ 18 milhões, e conta com apoio de empresas como Braskem, Celulose Riograndense e Bunge. O programa é dividido em três projetos: InclusãoProdutiva de Condutores de VTAs e VTHs, Reestruturação do Sistema de Triagem de PortoAlegre e Educação Ambiental.

Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS em visita ao secretário estadual de Obras Públicas

Na tarde de ontem (12/02) o cooperativismo gaúcho, representado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS Vergilio Perius, foi recebido na Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, em audiência com o secretário Gerson Burmann. No encontro, foram tratadas possibilidade de projetos em que as cooperativas habitacionais possam ser parceiras do Estado na construção de moradias. Perius apresentou ainda projeto de construção de moradias populares, através de cooperativas habitacionais, onde os associados trabalhem meio turno diário na construção das casas e outro turno fazem o aperfeiçoamento profissional, propiciado pelo Sistema S. Segundo Burmann, os projetos serão analisados pela assessoria técnica da Secretaria para análise da viabilidade da proposta. O assessor Fernando Dávila acompanhou a audiência.

Ocergs recebe secretários estaduais do Cooperativismo e da Agricultura

Ocergs recebe secretários estaduais do Cooperativismo e da Agricultura

Dezenas de dirigentes de cooperativas e a diretoria da Ocergs recepcionaram na manhã de hoje (28/01), na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, os secretários estaduais do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e da Agricultura, deputado Ernani Polo. Na pauta da reunião-almoço esteve a sugestão por parte da Ocergs de um projeto de incentivo fiscal para os serviços de assistência técnica e extensão rural realizado pelas cooperativas, ou seja, um crédito presumido para as cooperativas e demais empresas que prestem esses serviços. O encontro contou com a presença do presidente do Instituto Gaúcho do Leite, Gilberto Piccinini e do Sindilat, Alexandre Guerra.

A proposta do setor cooperativista gaúcho, apresentada pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, visa instituir um programa de assistência técnica e extensão rural complementar ao do Estado (Emater) e da União (Anater). “Trata-se de uma parceria, onde parte dos recursos de custeio e investimento para a melhoria e até a ampliação da assistência técnica e extensão rural no campo se origina do fisco, e outra tem origem na iniciativa privada”, explica Perius. Segundo dados da gerência de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, as cooperativas gaúchas investem em assistência técnica e rural cerca de R$ 80 milhões anuais, somente em recursos humanos, sem contar as outras despesas operacionais. São 1.500 técnicos que trabalham nas cooperativas, cerca de 80% dos técnicos lotados na Emater/RS, que somam 1.934.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, ressaltou o mérito da proposta e da fundamental tarefa executada pelos técnicos das cooperativas gaúchas. Minetto lembrou ainda que a Emater igualmente possui essa atribuições, e que a questão deverá ser encaminhada para o núcleo do governo. Já o secretário da Agricultura, Ernani Polo, disse que desde que assumiu a função tem trabalhado em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, por serem áreas afins. “Esse é um trabalho complementar ao executado pela Emater, e que se tiver o intuito de melhorar a vida no campo, sou simpático a proposta”, destacou Polo sobre a proposição das cooperativas gaúchas. Por fim, disse que deverá ser considerada a situação financeira do Estado e que espera que a discussão possa avançar internamente no governo estadual.

Câmara Temática do Leite da Ocergs

No período da manhã, também como encontro preparatório para a reunião-almoço com os dois secretários, representantes das cooperativas Piá, Santa Clara, Cosuel, Languiru, Cosulati e CCGL estiveram reunidos com o objetivo de discutir a situação do setor leite no RS, avaliar o funcionamento do IGL e estruturar a proposta de concessão de incentivo às cooperativas gaúchas. Ao fim do encontro, foram recebidos jornalistas para uma entrevista sobre a atividade das cooperativas gaúchas.

Turmas do Programa Aprendiz Cooperativo iniciam aulas em fevereiro

Turmas do Programa Aprendiz Cooperativo iniciam aulas em fevereiro

Destinado aos jovens interessados em buscar uma formação técnico-profissional, para ingressar no mercado de trabalho, o Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS tem novas turmas iniciando na primeira semana de fevereiro. Ao todo, são 18 cooperativas envolvidas, com quatro cursos oferecidos e aulas em dez municípios do Estado.

Entre os cursos oferecidos, o Programa disponibiliza nove turmas de “Auxiliar Administrativo”, com aulas em sete municípios distintos: Ibirubá, Nova Petrópolis, Soledade, Arroio do Meio, Carlos Barbosa, Panambi e Santa Rosa. Além desse, outros três cursos são oferecidos: Processamento de Carnes, que ocorrerá em Teutônia, com a Cooperativa Languiru; Processamento de Leite e Derivados, em Pelotas, com a Cosulati e Auxiliar Manufatura de Calçados, em Picada Café, com a Coopershoes.

Os jovens interessados em participar do Programa Aprendiz Cooperativo devem procurar as cooperativas desses municípios.

Sobre o Programa Aprendiz Cooperativo

O Programa Aprendiz Cooperativo do Sescoop/RS proporciona as cooperativas condições para cumprimento da Lei nº 10.097/2000 que exige dos estabelecimentos de qualquer natureza a contratação em seu quadro de empregados entre 5% e 15% de jovens aprendizes. O cálculo do percentual aplicável a cada estabelecimento é baseado na quantidade de funções que demandam formação profissional.

Este programa tem por objetivo preparar os jovens para o mercado de trabalho, garantindo a sua formação técnico-profissional, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico. Desta forma, o SESCOOP/RS cumpre um de seus principais objetivos que é a formação profissional de empregados e sócios de cooperativas, além de contribuir para o desenvolvimento social das comunidades.

Em 2014, o programa passou a ser realizado em 23 meses, isto é, os alunos que iniciaram o programa nesse ano irão se formar em 2015. Ao todo, em 2014 foram 93 turmas e 2.085 alunos, abrangendo 43 municípios do Rio Grande do Sul e 105 cooperativas cotizadoras. 

O Programa Aprendiz Cooperativo oferece os cursos de:

- Auxiliar Administrativo
- Processamento de Carnes
- Assistente para Manufatura de Calçados
- Processamento de Leite e Derivados
- Eletrotécnica Básica

 

Cooperativismo gaúcho recebe premiações e se destaca em 2014

O segmento cooperativista gaúcho tem motivos de sobra para comemorar os resultados obtidos em 2014. Com destaque em diversos ramos, as cooperativas gaúchas receberam premiações e foram homenageadas pelo trabalho e serviços prestados ao longo do ano. Ao todo, entre certificados, medalhas e troféus, foram 188 prêmios recebidos por cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito, Educacional, Infraestrutura, Saúde, Trabalho e Transporte.

Dentre as premiações recebidas pelas cooperativas durante o ano de 2014 destacam-se as seguintes conquistas: Marcas de Quem Decide, Top of Mind, Maiores e Melhores: as 1.000 Maiores Empresas do Brasil, Melhores Empresas para Trabalhar no RS, 100 Maiores do Rio Grande do Sul, Selo Ouro Unimed de Sustentabilidade, 100 melhores Vinhos do Mundo, Prêmio Mérito Lojista, Prêmio Responsabilidade Social, Prêmio Top de Marketing, Top Ser Humano, Troféu Campeador, Prêmio Ocergs de Cooperativismo, Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, 500 Maiores do Sul, Os Líderes da Economia no RS, Medalha Cidade de Porto Alegre, entre outras premiações que foram concedidas a cooperativas, seus presidentes e dirigentes.

Durante o ano de 2014, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS atuou de forma significativa na divulgação da força do cooperativismo no desenvolvimento da economia do Estado, onde atuam mais de mil cooperativas, somando 2,5 milhões de associados e cerca de 54,3 mil empregados diretos.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, enaltece o trabalho das cooperativas em prol do desenvolvimento de suas comunidades locais, combatendo as desigualdades sociais, gerando empregos, promovendo a inclusão social e realizando negócios de forma sustentável. O presidente da entidade lembrou da mensagem da Organização das Nações Unidas (ONU), que em 2012, no Ano Internacional das Cooperativas, enalteceu que as cooperativas constroem um mundo melhor. “Nos últimos 10 anos não houve tantas premiações. Isso é fruto da determinação da ONU de que o cooperativismo é extremamente importante”, destaca Perius.

Sistema Ocergs-Sescoop/RS participará do Dia C em 2015

As cooperativas comemoram no dia 4 de julho de 2015 o Dia Internacional do Cooperativismo. Em 2015, este dia marca também o primeiro Dia C no Rio Grande do Sul. No dia 19 de dezembro, o gerente de Promoção Social, José Zigomar Vieira dos Santos, apresentou aos colaboradores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS o histórico do Programa e convidou todos a participarem dessa grande festa da cooperação.

O Dia de Cooperar (Dia C) tem por objetivo promover e estimular a integração das ações voluntárias de cooperados, colaboradores e familiares, em um grande movimento de solidariedade cooperativista.

As cooperativas participantes, individualmente ou em grupo, desenvolvem em suas localidades um elenco de ações, na forma de projetos, atividades e iniciativas valorizando o trabalho voluntário e demonstrando a capacidade e o empenho do setor em promover o desenvolvimento socioeconômico e ambiental de forma sustentável.

O Sescoop/RS busca tornar as ações das cooperativas programas estruturados e permanentes de solidariedade cooperativista focados no desenvolvimento social. Por isso, incentiva ações de cooperação em cada um dos 497 municípios gaúchos, e tem como meta envolver os 2,5 milhões de associados e 52 mil empregados, para fazer do nosso Estado um modelo de cooperativismo solidário e com ações voluntárias, sempre em busca do desenvolvimento social das comunidades onde o cooperativismo está inserido.

Os projetos de cooperação das cooperativas em sua área de atuação devem ser encaminhados através do email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. até o dia 12 de fevereiro para que, no dia 4 de julho, todas as ações realizadas durante o ano culminem em um grande evento.

Confira alguns exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas em sua cooperativa:
- Orientações e atendimentos básicos de saúde bucal;
- Avaliações de saúde como medição IMC, pressão arterial, glicose, triglicérides etc.;
- Distribuição de brinquedos e atividades infantis;
- Apresentação cultural (peça teatral, show musical);
- Coleta de materiais recicláveis como pets, pilhas, eletrônicos;
- Palestras educativas de cooperativismo, meio ambiente e saúde;
- Apresentação de projetos sociais realizados pelas cooperativas;
- Emissão de documentos em parceria com entidades públicas;
- Prática de atividades físicas;
- Estímulo ao consumo consciente;
- Ações de educação ambiental em escolas, praças e outros lugares públicos;
- Desenvolvimento de ações de inclusão social;
- Atividades recreativas como ruas de lazer;
- Projetos comunitários, tais como limpeza de lugares públicos, rios, praças, escolas, etc.;
- Campanha de doação de órgãos e sangue;
- Campanha de doação de agasalhos e alimentos;
- Combate ao desperdício de energia, água e papel;
- Campanha de combate ao uso de drogas.

As ações são definidas e executadas pelas próprias cooperativas com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS na capacitação, divulgação e valorização das práticas, por meio de cartilhas, manuais e outros materiais.

Mais informações através do telefone (51) 3323.0002 ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Escoop realiza Vestibular para Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas

Escoop realiza Vestibular para Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas

Com a presença de 43 candidatos, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop realizou nesse domingo (7) a prova do Processo Seletivo – Vestibular 2015, para o Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

Sob o tema “A relação entre a expressão do cooperativismo gaúcho e o crescimento e desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, os candidatos tiveram que escrever uma redação de até 30 linhas, dissertando sobre o tema.

A divulgação dos resultados do Processo Seletivo – Vestibular 2015 será no dia 12 de dezembro de 2014, em ordem alfabética dos nomes dos candidatos.

Bolsa de Estudos

O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante a entidade, conforme as normas da mantenedora.

Os associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na Escoop, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo Sescoop/RS, no valor de 70% das mensalidades.

Sobre a Escoop

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. A instituição é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que integra o denominado “Sistema S” que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.

A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos. marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.


Escoop realiza a 1ª Mostra de Iniciação Científica do Cooperativismo

Alunos da disciplina de Empreendedorismo Cooperativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Esccop, ministrada pelo professor Roberto Morais, realizaram nos dias 1 e 2 de dezembro, no auditório principal da faculdade, a primeira Mostra de Iniciação Científica.

Divididos em oito grupos, os alunos apresentaram nos dois dias seus trabalhos para os colegas e público cooperativista. Na abertura da Mostra, o diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, avaliou como positiva a iniciativa dos alunos. “Foi um trabalho de autogestão. E ele é necessário. Precisamos avançar nos estudos do cooperativismo a partir de problemas propostos, precisamos produzir novos conhecimentos para despertar novos horizontes para o cooperativismo”, salientou.

Já o professor Roberto Morais saudou a iniciativa de todos os participantes e grupos ao informar que esse é um trabalho não aplicado, de revisões teóricas que são fundamentais para o avanço do estudo do cooperativismo. Lembrou ainda da participação de alunos das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e da Universidade Feevale.

Confira os trabalhos apresentados e seus integrantes:

DIA 01/12/2014

FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

De Fabiano da Silva Viegas, Júlio Maurício Jorge Moreira e Rejane Marques de Almeida

EMPREENDEDORISMO E MODELOS ECONÔMICOS

De Liliane dos Santos Linhares

A PARTICIPACAO DE COOPERATIVAS COMO FORMA DE EMPREENDEDORISMO NO BRASIL

De Gabriela Lamaison Lermen, Paula Cortez Karkow e Roger Severo Barroso

TRAJETÓRIA DE DUAS COOPERATIVAS E ANÁLISE ENTRE COMPETÊNCIAS POTENCIAIS E ATITUDES EMPREENDEDORAS

De Edison Luiz Freitas Marques



DIA 02/12/2014

EMPREENDEDORISMO COOPERATIVO: UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA

De Alice Cruz, Carlos Alberto Conde, Claudiomiro Santos e Ederson da Costa

INTRAENPREENDEDORISMO E AS PERCEPÇÕES DO GESTOR SOBRE O PERFIL DE SEUS FUNCIONÁRIOS

De Eder Luis Farias, Eli de Olvieira Freitas, Joel Moreira de Melo, Leandro Gomes Maia e Luiz Antonio Thimóteo

A INTERCOOPERAÇÃO COMO ALAVANCA DO EMPREENDEDORISMO COOPERATIVO

De Claudio Calmo, Jussara e Rogério

TRAJETÓRIAS DE VIDA DE PRESIDENTAS DE COOPERATIVAS: QUEM SÃO AS MULHERES LÍDERES DO COOPERATIVISMO GAÚCHO?

Rosângela Vargas Pedroso



APRESENTAÇAO PÔSTERES - DIAS 01/12/2014 E 02/12/2014

COOPERATIVISMO: PRINCÍPIOS, VIRTUDES E A OBTENÇÃO DE VANTAGENS ATRAVÉS DE SEU DESENVOLVIMENTO

De Alexandre Aloys Matte Júnior, Bernardo Trintin, Bruno Dewes Wagner e Gabriel de Morais Pretto

O EMPREENDEDORISMO NA COOPERATIVA ECOCITRUS

De Cristiane Beatriz da Silva Severo, Jociane Pereira, Josy Duarte Medeiros e Rodrigo Madruga de Souza

O EMPREENDEDORISMO DENTRO DA UNICRED PARA SE TRANSFORMAR AO LONGO DE 24 ANOS, E SEUS OBJETIVOS FUTUROS

De Andressa Knapp, Daniel Soares, Nikele Guedes e Roselaine Karde

HABILIDADE DA ATUAÇÃO DA MULHER EMPREENDEDORA

De Priscila Cezar Siqueira e Solange Ester Ppippi Camejo

Vestibular da Escoop ocorre nesse domingo

Nesse domingo (7), das 10h às 12h30, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop realizará a aplicação da prova do Processo Seletivo - Vestibular 2015, para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

A prova consistirá em uma redação escrita na língua portuguesa de até 30 linhas, cujo tema será estabelecido pela Comissão de Processo Seletivo da Escoop. A aplicação da prova (redação) será na sede da Escoop, em Porto Alegre, na Avenida Berlim, 409, Bairro São Geraldo.

A divulgação dos resultados do Vestibular será no dia 12 de dezembro de 2014, em ordem alfabética dos nomes dos candidatos.

Doação solidária

Ao candidato é recomendada a entrega de 1 kg de alimento não perecível no dia da realização da prova, que será posteriormente destinado à doação.

A divulgação dos resultados do Vestibular será no dia 12 de dezembro de 2014, em ordem alfabética dos nomes dos candidatos.

Bolsa de Estudos

O candidato que desejar pleitear a bolsa de estudos do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS) deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante a entidade, conforme as normas da mantenedora.

Os associados e empregados de cooperativas têm direito a bolsas de estudo para cursarem atividades na Escoop, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo Sescoop/RS, no valor de 70% das mensalidades.

Sobre a Escoop

A Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. A instituição é mantida pelo Sescoop/RS, que integra o denominado “Sistema S”, que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.

A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos, marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.

PROCESSO SELETIVO - VESTIBULAR 2015

LOCAL: Avenida Berlim, 409 - Bairro São Geraldo - Porto Alegre/RS (na sede da Escoop)

HORÁRIO: Das 10 às 12h30

Organização das Cooperativas Brasileiras completa 44 anos

Organização das Cooperativas Brasileiras completa 44 anos

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) completou nessa terça-feira (2) 44 anos de atividades intensas em prol do desenvolvimento sustentável do cooperativismo no Brasil. Criada em 1970, a entidade substituiu a Associação Brasileira de Cooperativas (ABCOOP) e a União Nacional de Cooperativas (Unasco).

Atualmente, a OCB tem em seus registros 6,8 mil cooperativas, o que possibilita afirmar que, pelo menos, 11,5 milhões de brasileiros são associados. Considerando o universo familiar, é possível garantir que cerca de 46 milhões de pessoas estão ligadas diretamente ao cooperativismo. Esse número equivale a 22,8% da população brasileira.

E quando o assunto é geração de emprego, o cooperativismo se sobressai em relação a muitos setores de atividade econômica. Graças aos seus 13 segmentos econômicos, as cooperativas brasileiras empregam, formalmente, 337 mil pessoas no País, especialmente na região Sul, onde esse número é maior: 162.317 empregos gerados.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, afirma que o grande diferencial do cooperativismo é ter sua força na união de pessoas. “Estamos falando de um movimento que valoriza e prioriza o capital humano. Ser cooperativista é empreender e trabalhar em conjunto, ciente de que unidos somos mais fortes e conquistamos mais. Nos referimos a um modelo de negócios, que insere as pessoas economicamente e socialmente, promovendo naturalmente o desenvolvimento sustentável, proporcionando o crescimento não só dos seus associados diretos e funcionários, mas das comunidades onde está presente”, afirma Freitas.

Entre suas atribuições, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. É de sua responsabilidade também a preservação e o aprimoramento desse sistema, o incentivo e a orientação das sociedades cooperativas.

REPRESENTAÇÃO – Junto com a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop), responsável pela representação da categoria econômica para fins sindicais, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que cuida da promoção da cultura cooperativista e do aperfeiçoamento da gestão, a entidade compõe o Sistema OCB, cuja missão é a representação político-institucional do setor.

“Nosso objetivo é atuar em todas as frentes para promover o desenvolvimento do movimento cooperativista e fazer com que a população reconheça no seu dia a dia a presença e a importância do segmento. Queremos mostrar que o alimento consumido diariamente e os serviços financeiros ou de transporte podem vir de uma cooperativa. Da mesma maneira, o atendimento prestado por um profissional de saúde, entre tantos outros setores nos quais atuamos. Enfim, a ideia é mostrar como trabalhamos, sensibilizando a população e convidando-a a fazer parte dessa filosofia e prática de vida”, afirma o presidente do Sistema OCB.

ATUAÇÃO – Tendo em vista seu importante papel de agente de desenvolvimento econômico e social, a ONU declarou 2012 como Ano Internacional das Cooperativas. Mais do que já fazia, o Sistema OCB intensificou suas ações com vistas a alcançar as metas da Década do Cooperativismo, instituída pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) para fomentar o cooperativismo brasileiro. Diversas alianças estratégicas têm sido firmadas com esse propósito. Banco Central do Brasil, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, além das próprias agências reguladoras estão entre os principais parceiros do cooperativismo brasileiro.

De acordo com o Plano de Ação para a Década do Cooperativismo, em 2020 o setor deverá ser visto como exemplo de sustentabilidade econômica, social e ambiental; como modelo de negócio preferido pelas pessoas; e como tipo de empresa de mais rápido crescimento.

PLANEJAMENTO – E para buscar essas metas, o Sistema OCB, pela primeira vez, consolidou em um mesmo plano estratégico as ações de suas três Casas, unificando a visão de futuro que é: “Em 2025, seremos reconhecidos pela sociedade por nossa competitividade, integridade e capacidade de promover a felicidade dos cooperados”.

Para isso, as instituições componentes do Sistema OCB deverão superar sete desafios mapeados:

1 – Qualificar a mão de obra para o cooperativismo;
2 – Profissionalizar a gestão e a governança;
3 – Fortalecer a representatividade do cooperativismo;
4 – Estimular a intercooperação;
5 – Fortalecer a cultura cooperativista;
6 – Promover a segurança jurídica e regulatória;
7 – Fortalecer a imagem e a comunicação do cooperativismo.

POLÍTICAS PÚBLICAS – Outra ação empreendida pelo Sistema OCB em prol do desenvolvimento das cooperativas foi a apresentação de seis macro temas que envolvem as necessidades mais prementes do movimento cooperativista. É o documento “Propostas do Sistema OCB à Presidência da República – 2015/2018”. A ideia é subsidiar o governo na elaboração de políticas públicas que, de fato, atendam às cooperativas brasileiras. Os seis macros temas são:

1 – Reconhecimento da importância econômica e social do cooperativismo;
2 – Ato cooperativo e simplificação da carga tributária;
3 – Modernização da Lei Geral das Cooperativas;
4 – Acesso ao crédito e linhas de financiamento público;
5 – Segurança jurídica e regulatória para o cooperativismo;
6 – Eficiência do Estado e gestão pública.

FUTURO – “Diante de todo este cenário, o desafio do Sistema OCB é continuar atuando fortemente, lado a lado com as unidades estaduais e as cooperativas, para que o setor seja, de fato, reconhecido como modelo de desenvolvimento econômico sustentável e socialmente responsável que é, ou seja, uma alavanca do crescimento do país”, conclui o presidente do Sistema OCB.

Fonte: Sistema OCB




Sescoop/RS e Fecoagro promovem Seminário Gestão Estratégica para o Futuro das Cooperativas Agropecuárias

Representantes de diversas cooperativas gaúchas estiveram presentes no dia 28 de novembro no Seminário que tratou da gestão estratégica do ramo Agropecuário. As palestras, que ocorreram no Centro de Formação Profissional Cooperativista, foram ministradas por profissionais de cooperativas brasileiras, argentinas e alemãs, e evidenciaram aspectos imprescindíveis para que as cooperativas tenham uma boa gestão e controles internos e externos. O evento teve ainda como objetivos oferecer um espaço de debates e capacitação profissional.

Abertura
A abertura do Seminário foi feita por dirigentes do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, da FecoAgro/RS, de representantes das cooperativas e do Ministério da Agricultura da Alemanha. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou os presentes e destacou a importância das cooperativas do ramo Agropecuário no cenário cooperativista gaúcho. Perius salientou também a atuação da Ocergs junto à equipe de transição do governo estadual, onde alguns temas serão tratados em defesa das cooperativas agropecuárias, como o Aprendiz Cooperativo no Campo, a questão logística e as melhorias na geração e distribuição de energia elétrica nas propriedades rurais, com a implementação de redes trifásicas.

O presidente da FecoAgro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires, lembrou da representatividade do público do evento, composto em sua maioria por dirigentes de cooperativas agropecuárias, além da importância desse trabalho para o fortalecimento do setor. O dirigente cooperativista disse que a FecoAgro trabalha constantemente para auxiliar na boa gestão das cooperativas filiadas e oferecer instrumentos de capacitação para essas melhorias constantes.

Na sequência, o diretor do Projeto Brasil x Alemanha da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Arno Boerger, ressaltou a relevância do projeto de cooperação bilateral que está em andamento, bem como a entrada da Argentina, que passa a tornar o projeto trilateral. Boerger destacou um dos focos do projeto, que é a gestão das cooperativas.

Já a representante do Ministério da Agricultura da Alemanha (BMEL), Julia Hullmann, falou que aprova com muita convicção o projeto de cooperação bilateral com as cooperativas gaúchas, e que agora está sendo ampliado para a Argentina. Segundo ela, esse projeto incentiva a adoção de estratégias para a qualificação dos gestores das cooperativas.

Após, foi a vez do diretor de Projetos Internacionais da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Christoph Plessow, enfatizar que essa parceria contribui para que os sistemas cooperativos sejam mais estáveis e eficientes. O dirigente alemão afirmou estar certo de que o Seminário trará mais conhecimento para esse trabalho através dos palestrantes.

Primeiro painel trata da Fidelização do Quadro Social

O primeiro painel do Seminário tratou da Fidelização do Quadro Social e foi coordenado pelo presidente da Cotrisel, Fernando Osório. O discurso inicial ficou com o presidente da Cooperativa Agrária Agroindustrial, Jorge Karl. Fundada em 1951, com sede em Guarapuava (PR) e área de atuação em 19 municípios paranaenses, a Cooperativa conta com 600 associados e 1.320 colaboradores, com faturamento de R$ 2,3 bilhões. Entre os principais produtos recebidos de seus associados, Karl destaca a cevada, trigo, aveia, triticale, canola, soja, milho e feijão.

A Agrária possui a segunda maior maltaria da América Latina, sendo que 25% do malte produzido no País é oriundo da Cooperativa paranaense, com 220 mil toneladas/ano. A Agrária atua também com moinho de trigo, fábrica de rações, sementes e indústria de soja, e possui uma unidade de pesquisa agropecuária e uma área de reflorestamento, sendo ainda mantenedora de um hospital e de uma escola.

No quesito fidelização, que Karl denominou gestão de cooperados, o dirigente cooperativista destacou alguns aspectos que são trabalhados pela Cooperativa, como cadastro completo e atualizado, possibilidade de reserva de insumos, financiamento bancário, assistência técnica e financeira e ainda, informações sobre o mercado com fins de comercialização.

Palestraram ainda neste painel a representante da Sociedade Cooperativa Limitada de Agricultores Federados Argentinos (AFA), Florência Doná, que abordou aspectos que considera essenciais para que a entidade argentina seja uma referência na fidelização do quadro social, que são o desconto para a compra de automóveis junto a duas montadoras, plano de saúde, seguro contra granizo e assessoramento agronômico.

Cenário Atual da Difusão de Tecnologias para Cooperativas

No segundo painel do dia, o tema em destaque foi o “Cenário Atual da Difusão das Tecnologias para Cooperativas”. Sob a mediação do coordenador técnico da CCGL TEC, José Ruedel, o painel contou com a presença da representante da Sociedade Cooperativa Limitada de Agricultores Federados Argentinos (AFA), Florência Doná; o representante da Sancor Cooperativas Unidas Limitadas, Sergio Montiel; o superintendente da área comercial da Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch; e o diretor do Projeto Brasil x Alemanha da Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV), Arno Boerger.

Montiel iniciou as apresentações agradecendo a oportunidade de estar presente no Seminário. O dirigente cooperativista explanou sobre a Sancor, uma cooperativa argentina de produtores de leite que conta atualmente com cerca de 1.150 associados. Com 76 anos de história, a Sancor é a maior exportadora de produtos lácteos da Argentina, atuando com distribuição em todo o país.

O representante da central cooperativa argentina falou sobre a evolução da transferência de tecnologias na trajetória da Sancor. Montiel afirmou que todo processo de controle de qualidade e quantidade de leite começa na propriedade, por isso ele ressaltou que o resfriamento do leite é obrigatório para todos os produtores associados à Sancor. “Muitas cooperativas fazem hoje acompanhamento da qualidade do leite na Argentina”. Outro aspecto abordado por ele foi o trabalho dos assessores técnicos, que proporcionam um alto nível de desenvolvimento nas propriedades rurais e a manutenção de uma relação permanente com o produtor.

Por fim, o dirigente argentino reforçou o trabalho da Cooperativa na área de comunicação, destacando que sempre mantém os associados informados sobre tendências e novidades do setor, contribuindo para a elaboração de uma gestão estratégica sólida e eficiente.

Assistência técnica, inovação e tecnologia

Na sequência foi a vez do superintendente da área comercial da Cotrijal, Jairo Marcos Kohlrausch, que iniciou sua explanação enfatizando a visão da Cooperativa, traçada a cerca de dez anos. “Ser referência em organização, tecnologia e gestão da produção no agronegócio cooperativo brasileiro até 2015”.

Kohlrausch chamou a atenção para as necessidades destacadas pelos produtores para a Cotrijal se tornar essa referência. Segundo ele, os associados consideram importante ter acesso a produtos tecnicamente recomendados, com respaldo técnico e comercial, além de assistência técnica constante e personalizada. Os produtores também ressaltam a importância do custo benefício compatível, com investimentos em inovação e tecnologia e a validação local das tecnologias.

O representante da Cooperativa de Não-Me-Toque disse que a Cotrijal criou fontes de diferenciação, para não ficar condicionada somente à questão de preços de mercado, visando ao desenvolvimento pessoal e profissional dos associados e colaboradores, com compromisso na obtenção de resultados.

Difusão de tecnologia com aplicação correta

Para a coordenadora do Departamento de Educação e Capacitação de Cooperativas da Sociedade Cooperativa Limitada de Agricultores Federados Argentinos (AFA), Florencia Doná, a difusão de tecnologia deve vir acompanhada de uma correta orientação para aplicação adequada nas propriedades rurais. Florencia afirma que na Cooperativa, 36 mil associados são pequenos produtores, que tem média entre 100 e 120 hectares, o que representa 95% do total.

A representante cooperativista argentina disse que a AFA tem 120 engenheiros agrônomos distribuídos nos 26 centros primários e subcentros, que são os responsáveis por levar a correta informação e a difusão dos avanços tecnológicos para os associados. Ela também destaca o fator comercial para o sucesso do negócio. “É necessário que se saiba produzir, mas também que se saiba comercializar, para que o negócio seja lucrativo”.

Nesse aspecto, em virtude da sucessão familiar e do tamanho das propriedades, Florencia afirma que a AFA realiza um trabalho de treinamento para auxiliar no desenvolvimento de novos modelos de negócio dentro da propriedade, para que as novas gerações possam aprender a cultivar outras coisas e sair das culturas tradicionais, permanecendo no campo com modelos de negócios que sejam lucrativos.

Panorama do Cooperativismo Agropecuário na Alemanha

No encerramento das palestras da manhã, Arno Boerger enfatizou a importância da metodologia na transferência de tecnologia. “Não é suficiente somente ter a tecnologia, tem que ter a metodologia para saber passar para o produtor o que ele precisa, saber passar os seus conhecimentos”, afirmou.

Em sua explanação, Boerger falou sobre o cenário dos 28 países da União Europeia (UE), destacando o Cross Compliance, em que todos os produtores da UE precisam comprovar a existência de um sistema de assistência técnica agropecuária para receber os subsídios. Após, o dirigente alemão abordou a diversidade de assistências técnicas especializadas existentes em diferentes regiões da Alemanha, destacando que a assistência técnica privada tem crescido nos últimos anos.

Gestão Estratégica de Custos é tema do terceiro painel

O terceiro painel do dia reuniu o diretor da Produttare Consultores Associados e professor da Unisinos, José Antônio Valle Antunes Júnior, o gerente comercial da Central das Cooperativas Agropecuárias (RedeAgro), Auri Boff e o presidente da Coagrisol e RedeAgro, Gelso Mânica, que atuou na coordenação.

Antunes tratou de gestão estratégica e governança em cooperativas. Durante sua explanação, ele explicou a diferença entre preço e custo. “Preço não tem nada a ver com custo. Custo é uma coisa que se define dentro da organização, o preço é definido pelo mercado, pela marca”.

O diretor da Produttare afirma que os custos não devem ser calculados. “O que interessa é reduzir custos e aumentar o lucro”, explica o consultor. Para ele, essa deve ser uma busca constante da empresa, que deve diminuir o custo fixo e aumentar a eficiência de utilização dos ativos.

Após, o gerente comercial da RedeAgro, Auri Boff, falou sobre a formação da instituição, que foi criada em agosto de 2013. Atualmente, a Central das Cooperativas Agropecuárias conta com 17 cooperativas associadas. Conforme números apresentados, para 2014 a projeção de compras está em cerca de R$ 27,3 milhões.

Por fim, Boff citou os desafios da RedeAgro para os próximos anos, entre os quais destacou o comprometimento das cooperativas em torno do projeto, a união dos interesses, a organização da logística e a expansão do projeto.

Auditoria e Controles Internos

No painel que fechou o Seminário, sobre Auditoria e Controles Internos, o coordenador Tarcísio Minetto apresentou os painelistas, que foram a controller da Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, Gisela Schaffer, o representante da Sancor Cooperativas Unidas Limitadas da Argentina, Sérgio Montiel e o auditor da Confederação Alemã de Auditoria em Cooperativas (RWGV), Christian Buschfort, que abordaram aspectos relevantes nas áreas de procedimentos, metodologias, ferramentas utilizadas e mapeamento de processos utilizados em suas atividades, com a finalidade de realizar auditorias internas e externas e estabelecer mecanismos de controles internos. O Seminário foi finalizado pelo presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires.

Agronegócio Cooperativo no Rio Grande do Sul

O setor de agronegócio cooperativista gaúcho registrou um faturamento de R$ 18,7 bilhões em 2013, representando um aumento de 18,17% em relação ao ano anterior. Somadas, as cooperativas agropecuárias congregam cerca de 290 mil associados no Estado, constituindo-se também no segmento com maior número de cooperativas, 148, e de empregados, 31.148.

O ramo Agropecuário é responsável por 57% dos empregos gerados no ambiente cooperativo do Estado. Em 2013, o segmento registrou um acréscimo de 383,77% nas sobras antes das destinações, passando de R$ 83,7 milhões (em 2012) para R$ 405 milhões. O agronegócio cooperativo estadual também apresentou uma variação positiva de 2012 para 2013 no imobilizado, passando de R$ 3,3 bilhões para R$ 3,7 bilhões. Outro indicador que registrou acréscimo foi o patrimônio líquido, que aumentou 5,77%, chegando em 2013 a R$ 3,3 bilhões.

Acesse os arquivos dos painéis:

Palestra Arno Boerger

Palestra Christian Buschfort

Palestra Christian Plessow

Palestra Florencia Doná

Palestra Gisela Schoffer

Palestra Jairo Kohlrausch

Palestra Jorge Karl

Prazo de inscrições para o Vestibular da Escoop encerra neste domingo

O prazo de inscrições para o Vestibular da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop encerra neste domingo (30). As inscrições devem ser feitas através do site www.escoop.edu.br/vestibular, até às 23h59 do dia 30 de novembro de 2014, não havendo cobrança de taxas. Ao candidato é recomendada a entrega de 1 kg de alimento não perecível no dia da realização da prova, que será posteriormente destinado à doação.

Estão aptos a se inscreverem no Vestibular da Escoop os candidatos que já concluíram ou que estão cursando o terceiro ano do ensino médio ou equivalente. A prova consistirá em redação escrita na língua portuguesa de até 30 linhas, cujo tema será estabelecido pela Comissão de Processo Seletivo da Escoop.

A aplicação da prova (redação) será no dia 7 de dezembro de 2014, em Porto Alegre, na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, Bairro São Geraldo, em Porto Alegre, no horário das 10h às 12h30.

A divulgação dos resultados do Processo Seletivo – Vestibular 2015 será no dia 12 de dezembro de 2014, em ordem alfabética dos nomes dos candidatos.

Bolsa de Estudos

O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante a entidade, conforme as normas da mantenedora.

Os associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na Escoop, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo Sescoop/RS, no valor de 70% das mensalidades.

Sobre a Escoop

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. A instituição é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que integra o denominado “Sistema S” que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.

A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos. marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.

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Comitê Gestor do Projeto de Cooperação Bilateral realizou avaliação


O comitê gestor do projeto de Cooperação Bilateral entre a DGRV e o Sescoop/RS reuniu-se no dia 26 de novembro, na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, quando foi realizada uma avaliação do andamento do Projeto. Iniciado em 2010, é uma parceria entre o Sescoop/RS e o Ministério de Alimentação, Agricultura e Defesa do Consumidor (BMEL) da Alemanha e tem como objetivo principal fortalecer as estruturas do cooperativismo no setor agropecuário do Rio Grande do Sul e vai até 2017. 

A reunião, que contou com a participação de dirigentes do Sescoop/RS e de representantes do lado alemão, e contou ainda com a participação do representante da Argentina, Raúl Colombetti, já que o projeto, a partir do estágio atual, será desenvolvido em três lados. Colombetti é o presidente da Casa Cooperativa e membro do Conselho de Administração da Sancor Seguros.

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e gestor do lado brasileiro fez uma avaliação positiva pela parte do Brasil, e destacou como objetivos melhorar a área de Recursos Humanos e Controles, que são alguns gargalos identificados nas cooperativas brasileiras. Pelo lado alemão, manifestou-se Julia Haumann, gestora e responsável por projetos internacionais do Ministério da Agricultura da Alemanha (BMEL), que apresentou a situação do projeto e apresentação de relatório pelo lado alemão. Mario De Conto, coordenador do projeto pelo lado brasileiro e gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, explanou sobre o andamento do projeto e fez uma retrospectiva do mesmo, destacando os objetivos, resultados alcançados e perspectivas para a segunda fase.

Participaram da reunião, pelo lado alemão, Arno Boerger, Christoph Plessow, Christian Buschfort, Julia Haumann e Ralf Rogowski. Pelo lado argentino, Raúl Colombetti. Pelo lado brasileiro, além de Perius e De Conto, o diretor-secretário da Ocergs e presidente da Fecoagro, Paulo Pires; o diretor-geral da Escoop, Derli Schmidt, além de gerentes e empregados do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Também estiveram no encontro Stefan Traumann e Martin Nissen, representando a Embaixada da Alemanha  e Paulo Barbieri, em nome da Secretaria estadual da Agricultura.

Sicredi e Cooperativa Santa Clara vencem Top de Marketing

As cooperativas Sicredi e Santa Clara conquistaram mais uma premiação. Nessa terça-feira (18), foram divulgados os vencedores do Top de Marketing 2014, promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB-RS), no qual ambas foram agraciadas.

O Sicredi conquistou o Top de Marketing 2014 nas categorias “Agrobusiness” e “Finanças”. Já a Cooperativa Santa Clara sagrou-se vencedora no segmento “Alimentação”. Os prêmios serão entregues no dia 27 de novembro, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.

A definição dos vencedores desta edição ocorreu em duas etapas. Na primeira, que representou 60% da nota, um júri formado por gestores de empresas e acadêmicos avaliou e definiu os cases das empresas vencedoras. Após, as empresas defenderam os seus cases diante de um júri presencial, formado por empresários e profissionais do mercado.

TOP DE MARKETING ADVB/RS 2014

O Top de Marketing ADVB/RS tem como objetivo reconhecer e destacar as empresas que desenvolvem boas práticas mercadológicas. Neste ano, o prêmio passou a ser conduzido por um conselho formado por representantes do mercado e presidido por Alfredo Tellechea. Empresas indicadas por mil profissionais de marketing foram convidadas a inscreverem seus cases, e os três finalistas de cada categoria apresentaram os trabalhos para o júri.




Cooperativas gaúchas estão entre as Melhores Empresas para Trabalhar no RS

Cooperativas gaúchas estão entre as Melhores Empresas para Trabalhar no RS

As cooperativas Unimed Missões/RS e Unimed Litoral Sul estão entre as Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul. É o que indica a pesquisa promovida pela revista Amanhã e o Instituto Great Place to Work (GPTW), que revelou no dia 11 de novembro, no Salão de Festas do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, as 40 companhias que oferecem os locais de trabalho mais atraentes do Estado.

Cerca de 700 pessoas estiveram presentes no evento, que contou com a presença dos colaboradores das empresas vencedoras, lideranças empresariais, autoridades políticas e profissionais das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. A cerimônia contou com a participação do presidente do Grupo Amanhã, Jorge Polydoro; diretor de Redação da Revista, Eugênio Esber; CEO do Great Place to Work no Brasil, Ruy Shiozawa.

Unimed Missões/RS é premiada em todas as edições

Presente em todas as edições, pelo quarto ano consecutivo a Unimed Missões/RS foi premiada como uma das Melhores Empresas para se Trabalhar no Rio Grande do Sul. A Cooperativa ficou com a sétima posição geral entre as melhores empresas de nível médio do Rio Grande do Sul e esteve representada na solenidade de entrega do Prêmio pela vice-presidente, Ana Cláudia Vaccari e pela assistente de Qualidade, Jordana Zimmermann.

“Mais uma vez somos reconhecidos entre as Melhores Empresas para Trabalhar. Isso prova, mais uma vez, que a Unimed Missões/RS se preocupa com os seus colaboradores, com a qualidade do ambiente no trabalho, com a valorização do clima organizacional e que os colaboradores reconhecem todo esse diferencial. Aqui somos uma família e buscamos incentivar o crescimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores e oferecer um bom ambiente de trabalho aliado aos benefícios da empresa. Nosso desafio é manter o alinhamento dos valores da empresa com os valores pessoais dos nossos colaboradores, fortalecendo a cultura da Unimed Missões/RS”, comenta a supervisora de RH, Vergínia Donadel Forgiarini.

Unimed Litoral Sul/RS reforça importância da satisfação do associado

A Unimed Litoral Sul alcançou o 25º lugar dentre as 40 empresas premiadas, na pesquisa que foi aplicada em mais de 100 empresas da região Sul. A Cooperativa esteve representada por seu presidente, Carlos Faria, pelo diretor financeiro, Luiz Antonio Spotorno, e colaboradores de áreas diversas. Segundo Faria, não é de uma hora para outra que uma empresa consegue atingir esse nível de reconhecimento de seus colaboradores, ainda mais em um momento em que o mercado local está muito aquecido e não faltam oportunidades. “É através de um trabalho sério e contínuo que implementamos ações que possibilitam ao colaborador sentir-se parte do negócio. Além disso, a transparência em nossas ações resulta em credibilidade com as equipes e temos a certeza de que nossos resultados são fruto do envolvimento das pessoas”, comenta.

Conforme o presidente da Cooperativa, através dos investimentos realizados com os colaboradores é possível oferecer aos associados um atendimento diferenciado e humanizado. “Através de um bom ambiente interno, que possibilite condições favoráveis para a execução das tarefas, nossa equipe consegue desenvolver suas atividades com excelência. O nosso principal benefício por cuidar deste ambiente de trabalho é ter certeza que o cliente sairá satisfeito, sendo ele interno ou externo e que nossos colaboradores entregam o melhor atendimento”, relata.

Sobre a Pesquisa

A quarta edição da pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar no Rio Grande do Sul identifica as 40 companhias que oferecem os melhores ambientes de trabalho do Estado e que se destacam pela capacidade de atrair e reter os melhores talentos em suas respectivas áreas.  Os critérios de avaliação são os mesmos que o GPTW aplica em outros 46 países e se baseiam em questionários respondidos pelos próprios funcionários de cada empresa. O resultado permite entender como funciona o dia-a-dia dentro das organizações que são referência em gerenciamento de recursos humanos, além de oferecer um panorama daquilo que é mais moderno em práticas de gestão de pessoas.

Como é feita a Pesquisa

A lista se divide em duas categorias: “Grandes Empresas” – que empregam a partir de mil funcionários; e “Médias Empresas” – que têm até 999 funcionários. A pesquisa utiliza o mesmo método que o GPTW aplica nos 49 países em que atua.

O processo se inicia com a aplicação de dois questionários – um para os funcionários e outro para os gestores da empresa ou de seu departamento de recursos humanos. Os funcionários também respondem a duas questões dissertativas e contribuem para um entendimento mais detalhado sobre como a empresa trata as pessoas.

Todos os questionários são aplicados com o objetivo de mapear como as companhias lidam com as nove dimensões culturais que o GPTW considera indispensáveis em um bom local de trabalho. São elas: Inspirar, Falar, Escutar, Agradecer, Desenvolver, Cuidar, Contratar e Receber, Celebrar e Compartilhar.

Todas as empresas que possuem CNPJ no RS podem participar. Para a premiação, porém, Amanhã e GPTW consideram somente as organizações com 50 funcionários ou mais. A participação é voluntária e depende da iniciativa da própria empresa, já que os questionários têm de ser respondidos por uma série de pessoas.

Unimed Missões/RS esteve representada pela vice-presidente, Ana Cláudia Vaccari e pela assistente de Qualidade, Jordana Zimmermann / Crédito da foto: Assessoria de Comunicação da Unimed Missões/RS

Escoop promove 1ª Mostra de Iniciação Científica

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop promoverá nos dias 1° e 2 de dezembro, na sede da instituição de ensino superior cooperativista, a primeira Mostra de Iniciação Científica. O evento tem como objetivo oferecer um espaço para divulgação e intercâmbio de pesquisas e experiências referentes ao Cooperativismo, permitindo aos participantes uma ação reflexiva e a estimulação do desenvolvimento do pensar cientificamente.

Destinado aos estudantes matriculados nos cursos superiores das universidades e faculdades do estado do Rio Grande do Sul, a Mostra de Iniciação Científica está com as inscrições abertas até o dia 21 de novembro, através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou diretamente na sede da Escoop.

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