Cooperativistas de todo o País iniciaram nesta segunda-feira (4/4), em São Paulo (SP), o Fórum das Cooperativas Agropecuárias, cujos objetivos são discutir os principais entraves ao crescimento sustentável do segmento e criar um ponto de encontro com fornecedores, permitindo, assim, um benchmarking no setor, além de uma ampla troca de experiências e conhecimento. Além do Sistema OCB, um dos apoiadores, o evento reúne representantes dos fornecedores e da cadeia produtiva brasileira.
O movimento cooperativista está sendo representado pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, pelo superintendente e pela gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras, Renato Nobile e Tânia Zanella, respectivamente. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS é representado pelo gerente jurídico, Mário De Conto, um dos painelistas do evento.
A gerente geral da OCB apresentou o trabalho de representação do movimento cooperativista brasileiro no âmbito dos Três Poderes da República. “As instituições que atuam de forma planejada têm muito mais chances de passar por essa turbulência econômica, minimizando os efeitos da crise. E nós, do cooperativismo, estamos trabalhando assim já há algum tempo, por isso podemos dizer sem medo: vai mais longe quem sabe como e onde quer chegar”, argumenta Tânia.
MOMENTO ECONÔMICO – No painel Cenário e Perspectivas Políticas e Econômicas da Agropecuária no Brasil: análise das perspectivas a curto, médio e longo prazo, os cooperativistas registraram que é preciso trabalhar em conjunto, visando oferecer à sociedade e aos investidores, mais esperança e confiança na superação das dificuldades e na retomada do desenvolvimento do País.
“Esse posicionamento, a favor do País, se reflete diretamente na atuação da OCB pelo crescimento não só do cooperativismo, mas de todos os demais elos da cadeia produtiva nacional. Por isso, é fundamental ressaltarmos a importância do cooperativismo agropecuário para a economia nacional. Afinal de contas, praticamente metade de tudo que é produzido no País passa de alguma forma por uma cooperativa”, comenta Tânia Zanella.
A gerente também apresentou alguns números do ramo Agropecuário que congrega quase um milhão de associados, reunidos em 1.543 cooperativas, responsáveis, ainda, pela geração de aproximadamente 181 mil empregos diretos, ou seja, metade dos empregos gerados pelo cooperativismo nacional.
Segundo a gerente geral, o cooperativismo é um modelo econômico capaz de contribuir sobremaneira com este processo de retomada do crescimento econômico do País.
“É preciso construir uma agenda positiva de trabalho baseada em diferencias do cooperativismo, como gestão democrática, eficiência e profissionalismo. É por isso, que em meados de março, lançamos a 10ª edição da Agenda Institucional do Cooperativismo, cuja maioria das demandas apresentadas ao Executivo, Legislativo e Judiciário, se atendidas, não onerariam os cofres públicos, trazendo, assim, um duplo benefício para o País, já que tanto cooperativas e comunidades onde elas estão inseridas se desenvolveriam muito mais”, argumenta Tânia.
Ela afirma que o cooperativismo tem a capacidade de ajudar o País a se desenvolver, mas, para que isso ocorra, é necessário o reconhecimento da importância social e econômica do cooperativismo; a simplificação da carga tributária e reconhecimento do ato cooperativo; o acesso ao crédito e linhas de financiamento público; maior participação das cooperativas nas políticas públicas, garantia de segurança jurídica às cooperativas e ampliação dos canais de comunicação do cooperativismo com o poder público.
Gestão Estratégica e Governança Corporativa
Outro painel com bastante destaque ocorreu no início desta tarde. Foi o Gestão Estratégica e Governança Corporativa, coordenado pelo gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário De Conto, que discorreu sobre o Manual de Boas Práticas de Governança para Cooperativas, editado pelo Sistema OCB e disponibilizado às cooperativas brasileiras em fevereiro deste ano.
Segundo ele, uma das características mais marcantes das cooperativas, enquanto atores econômicos, é a busca constante pelo desenvolvimento sustentável. “Para nós, melhorar o processo de gestão e governança é uma das prioridades, pois faz parte do DNA cooperativista esta necessidade de olhar o nosso negócio e trabalhar por aquilo que precisa ser melhorado. É por isso que o Sistema OCB lançou esse manual, um documento essencial para a rotina operacional das cooperativas”, explica Mário De Conto.
O manual apresenta proposições de boas práticas a serem adotadas na relação com o associado e com os órgãos de administração e fiscalização, auditoria, ouvidoria, dentre outros, buscando exemplificar com ações e medidas já adotadas por cooperativas integrantes do movimento cooperativista brasileiro.
A governança cooperativa trata-se de um modelo de direção estratégica, fundamentado nos valores e princípios cooperativistas, que estabelece práticas éticas visando garantir a consecução dos objetivos sociais e assegurar a gestão da cooperativa de modo sustentável em consonância com os interesses dos associados. Clique aqui para acessar o documento.
PROGRAMAÇÃO – O Fórum das Cooperativas Agropecuárias segue até amanhã (5/4). Confira abaixo a programação do evento:
- 8h: Recepção e Credenciamento
- 8h20: Abertura do dia pelo presidente de mesa
- 8h30: Palestra: Competitividade das Cooperativas X Empresas Tradicionais
- 9h: Painel Financeiro: Gestão e Mitigação de Riscos no Agronegócio
- 10h30: Estudo de Caso – Cooperativa Agrária: como desenvolver os processos da sua cooperativa, visando à melhoria dos negócio e facilidade no dia a dia do seu trabalho
- 11h30: Mesas Temáticas
a) A Comunicação Interna e Externa como Gestão Estratégia para à Cooperativa
b) Valorização e Criação de Marca
c) Cooperativa Competitiva e Rentável: Desenvolvendo a Gestão
d) Departamento de RH como uma Célula Estratégica para a Cooperativa e Gestão de Mudança
e) Verticalização e Intensificação da Produção, Rentabilização de Ativos e Expansão Geográfica
f) Aumentando a fidelidade dos cooperados
- 15h: Mercado exterior do agronegócio: Câmbio, Volatilidade do Mercado de Commodities e Novos Mercados e Exportação de Commodities Agropecuárias
- 16h: Enceramento
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se no dia 14 de Abril de 2016, tendo como local o Auditório da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - ESCOOP, localizado na Av. Berlim, 409, Porto Alegre, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte
ORDEM DO DIA:
1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2015, incluindo o Parecer do Conselho Fiscal e o da Auditoria, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;
2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2016;
3) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, do Conselho Técnico Sindical e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS;
4) Autorizar a entidade, por intermédio de seu Diretor Técnico-Sindical, para representar os interesses da categoria patronal em dissídios coletivos, bem como efetuar negociações coletivas de trabalho e firmar, juntamente com o Presidente, Acordos e Convenções coletivas de trabalho;
5) Definir o valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2017;
6) Homologar o Regimento Interno do Conselho Técnico-Sindical, conforme dispõe o art. 23 “f” do Estatuto Social;
7) Assuntos gerais, sem caráter decisório.
Nota: Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 24 de março de 2016, é de 411 (quatrocentos e onze) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.
Negócios
O Sescoop/RS (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul) vai realizar o lançamento da campanha Dia de Cooperar 2016 – Dia C - em café da manhã, para cooperativas de todo o Estado e imprensa, no dia 30 de março. “Ações que constroem e transformam vidas” é o tema da campanha deste ano, que incentiva a responsabilidade social em cooperativas brasileiras.
Em 2015, o projeto alcançou mais de 2,5 milhões de pessoas em todo país. No ano passado, o Rio Grande do Sul realizou o dia C pela primeira vez e beneficiou mais de 108 mil pessoas durante todo ano. ‘‘O Dia C é mais do que um único dia de celebração. Os programas estruturados e as ações continuadas são realizadas com o objetivo de gerar desenvolvimento social’’, ressalta o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
Criado em 2009, o Dia C surgiu no Brasil para promover ações de voluntariado, a partir de projetos desenvolvidos por cooperativas. ‘‘No ano passado, 170 cooperativas gaúchas estiveram juntas para realizar este trabalho. Foram mais de quatro mil voluntários que realizaram 99 projetos em 77 municípios do Estado”, destaca Perius.
Serviço: Lançamento do Dia C
O que: Lançamento do programa Dia de Cooperar 2016
Local: Sede da Escoop, na Av. Berlim, 409, São Geraldo, Porto Alegre/RS
Data: 30 de março
Horário: a partir das 8h30
#VemCooperar
Clique AQUI e confira todas as informações na página do Dia C.
Negócios
Foto: Shutterstock
As cooperativas de transporte de cargas acabam de receber uma boa notícia: a possiblidade de inserção de seus associados como beneficiários da linha de financiamento Procaminhoneiro no âmbito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Finame. A notícia já foi comunicada pelo BNDES aos agentes financeiros do país.
Esta era uma demanda antiga do Conselho Consultivo do Ramo Transporte e o Sistema OCB, ao longo dos últimos meses, intensificou sua atuação junto à instituição financeira, a fim de contemplar as cooperativas do segmento. De acordo com o documento divulgado pelo BNDES, poderão ser beneficiadas:
- Pessoas físicas, residentes e domiciliadas no País, do segmento de transporte rodoviário de cargas (transportadores autônomos), e aquelas associadas a cooperativas de transporte rodoviário de cargas, com Renda anual ou anualizada igual ou inferior a R$ 2,4 milhões, em ambos os casos;
- Empresários individuais e microempresas, do segmento de transporte rodoviário de cargas, com Receita Operacional Bruta (ROB) anual ou anualizada igual ou inferior a R$ 2,4 milhões;
- Sociedades de Arrendamento Mercantil ou Bancos com Carteira de Arrendamento Mercantil, devidamente registrados no Banco Central do Brasil e credenciados no BNDES;
- Para efeito de enquadramento no segmento de transporte rodoviário de cargas, será considerado somente o código da atividade principal da Beneficiária Final conforme Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O QUE PODE SER COMPRADO
A linha BNDES Procaminhoneiro possibilitará aos cooperados o financiamento de:
- Caminhões, chassis, caminhões-tratores, carretas, cavalos-mecânicos, reboques, semirreboques, aí incluídos os do tipo dolly, tanques e afins, devidamente registrados no órgão de trânsito competente, bem como carrocerias para caminhões, credenciados no Credenciamento de Fornecedores Informatizado (CFI) do BNDES ou, no caso de equipamentos usados, que no ano de apresentação do pedido de financiamento ao BNDES tenham completado até 15 anos, contados a partir do ano de sua fabricação; e sistemas de rastreamento novos, credenciados no CFI do BNDES.
Exceção – Somente será financiável no âmbito deste Programa a aquisição de carrocerias usadas em separado de unidades motorizadas quando a vendedora for pessoa jurídica.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
O Sistema Desjardins e a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) realizarão entre os dias 11 e 13 de outubro, deste ano, em Quebec, no Canadá, a III Cúpula Internacional de Cooperativas, principal evento global destinado ao desenvolvimento de negócios entre os diversos integrantes da comunidade cooperativa mundial. A Cúpula ocorre a cada dois anos. Na última edição, em 2014, contou com a participação de mais de duas mil pessoas, oriundas de 90 países.
Um dos momentos alto do evento é a apresentação de trabalhos que retratem a realidade do cooperativismo nos mais diversos países onde o movimento se faz presente. Para isso, a organização está recebendo a inscrição de trabalhos que enfoquem o tema do evento que discutirá os impactos do cooperativismo na sociedade.
Os interessados em submeter seus trabalhos à análise da comissão têm até hoje (15/3) para enviar seus papers. Os estudos aceitos serão apresentados ao público durante a conferência. Para isto, os autores terão inscrição gratuita para todo o evento. O resultado da análise dos trabalhos que farão parte da Cúpula deve ser divulgado no dia 9/5.
CLIQUE AQUI para mais informações e inscrições.
SAIBA MAIS – O público da Cúpula Internacional das Cooperativas é formado por gestores, diretores, além de líderes de cooperativas de todos os lugares, ramos e portes. Além disso, nas edições anteriores também houve a participação de um número expressivo de empresários de diversos setores da economia global. Na última edição, realizada em 2014, o evento contou com a participação do governador geral do Canadá.
A intenção da III Cúpula Internacional de Cooperativas é demonstrar os verdadeiros benefícios do modelo cooperativista nas economias em nível local, nacional e internacional, de maneira a evidenciar a importância decisiva dessas instituições como parte da solução para enfrentar os desafios socioeconômicos do século XXI.
Os temas da conferência são divididos em cinco principais interesses das cooperativas. O objetivo é tanto frisar o impacto das cooperativas sobre suas partes interessadas, como mostrar as influências recíprocas e, principalmente, a capacidade com que contam as partes interessadas para transformar as cooperativas. Assim, serão abordados os impactos das cooperativas sobre os consumidores, empregados, produtores, investidores e comunidades.
O aspecto da diversidade e multidisciplinaridade dos participantes e colaboradores aporta qualidade às trocas de experiência. Por isso, a organização da conferência receberá estudos de variados perfis: profissionais ligados a cooperativas, representantes de comunidades locais, bem como pesquisadores de variados campos de estudo, tais como administração e gestão, economia, sociologia, ciências políticas, pesquisa operacional, geografia, dentre outras.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
Cada vez mais presentes na gestão estratégica das cooperativas, as mulheres ocupam um papel de destaque no movimento cooperativista gaúcho, participando do crescimento e da consolidação socioeconômica do setor no Estado, no Brasil e no mundo.
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS homenageia essas e todas as mulheres no dia de hoje – Dia Internacional da Mulher.
Negócios
A granja do Colégio Teutônia foi a sede, no dia 26 de fevereiro, da aula inaugural de uma iniciativa inédita no Brasil idealizada pelo Sescoop/RS, o Aprendiz Cooperativo do Campo. Autorizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em 2015, o programa atenderá cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência do jovem no campo e promovendo a sucessão familiar. Além da turma de 25 alunos cotizados pela Cooperativa Languiru, de Teutônia, outra turma acontecerá no ano de 2016 em Não-Me-Toque, sob responsabilidade da Cotrijal, com aula inaugural no dia 09 de março.
“O programa Aprendiz no Campo é inédito no Brasil. Marquem a data de 26 de fevereiro de 2016, data em que realizamos a aula inaugural da primeira turma em Teutônia. É o lançamento nacional desta ideia inovadora e inédita de formação diferenciada para nossos jovens”, disse o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, na solenidade que marcou o início das aulas do programa Aprendiz no Campo. A solenidade contou também com a participação do presidente da Languiru, Dirceu Bayer, do vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo e do diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, além de outras autoridades dos municípios da área de atuação da Languiru.
A turma com aulas em Teutônia conta com 25 estudantes, com jovens a partir de 14 anos de idade, todos cotizados pela Cooperativa Languiru, que junto com o Colégio Teutônia e o Sescoop/RS, são parceiros na organização do programa no município. O curso possui mais de 1.100 horas/aula, em 18 meses de atividades, divididas em aulas teóricas na estrutura do Colégio Teutônia e práticas na Unidade Técnica e Pedagógica da Granja do Colégio Teutônia.
Já a turma com aulas em Não-Me-Toque, na área de atuação da Cotrijal, o programa terá a participação de 21 jovens, filhos de produtores associados da Cotrijal, com duração de 15 meses.
Rejuvenescimento no campo
Falando em nome das demais cooperativas parceiras, o presidente da Cooperativa Languiru, Dirceu Bayer, frisou a importância do programa para o rejuvenescimento no campo. “Vivemos numa região diferenciada, cujo principal segredo é a integração de entes públicos e privados, sobretudo no que diz respeito ao agronegócio. Contamos com boas experiências, em especial na qualificação de jovens produtores, o que contribui consideravelmente para a manutenção desses no campo e, consequentemente, a redução da idade média dos produtores e associados das cooperativas”, disse, lembrando ainda os mais de 1,5 mil técnicos em Agropecuária formados pelo Colégio Teutônia em 64 anos de atividades voltadas à educação.
Bayer ainda destacou o trabalho do programa Aprendiz Cooperativo, desenvolvido em parceria com a Ocergs-Sescoop/RS, Colégio Teutônia, Languiru, Certel e Sicredi, que já possibilitou a formação de 590 jovens com período prático realizado na Languiru desde janeiro de 2010.
Palestra na aula inaugural
O presidente do sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, desejou sucesso a nova iniciativa e proferiu palestra no primeiro encontro da turma. “Depois de um longo período de planejamento, estamos dando início a este programa de Aprendiz do Campo. Tenho certeza de que os professores irão transmitir todos os ensinamentos com alma e coração, assim como a Cooperativa Languiru, que demonstra o amor para com seus jovens neste gesto”, enalteceu.
Ele também falou da importância da educação e atuais condições de estudo. “Hoje, a universidade chega ao campo, o ensino está mais próximo. Precisamos ensinar teoria e prática aos nossos jovens, e é isso que o Aprendiz no Campo busca”, ressaltou, elogiando os pais por incentivarem seus filhos.
O programa Aprendiz no Campo
O programa Aprendiz no Campo conta com mais de 1.100 horas de formação e é destinado para estudantes entre 14 e 24 anos de idade. Está dividido em módulos teórico e prático, desenvolvidos ao longo de 18 meses. Tem por objetivo o estímulo à permanência nas atividades do campo, promovendo a sucessão rural e o incremento nos quadros sociais das cooperativas agropecuárias. O corpo docente possui habilitação técnica e pedagógica, reforçando o conceito e a prática do cooperativismo, sistemas de produção, gestão, crédito, meio ambiente e temas voltados e alinhados com a sustentabilidade das diferentes cadeias produtivas que permeia o fazer das cooperativas agropecuárias.
Negócios
Prestigiada pelo vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, aconteceu na noite de ontem (23/02), a inauguração da nova Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrijal. A solenidade reuniu cerca de 1.100 pessoas, a maior parte produtores da cooperativa que, com olhares curiosos e admirados ao ver a moderna infraestrutura, comemoraram a concretização de um de seus grandes sonhos.
O investimento, segundo o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, é fruto da visão da cooperativa de permanentemente buscar soluções que gerem e agreguem valor aos seus negócios e aos do produtor, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio como um todo. “Queremos entregar aos nossos produtores uma semente de qualidade ainda melhor para que possamos avançar mais em termos de produtividade”, afirmou.
O vice-governador elogiou o empreendedorismo da Cotrijal e disse que o Governo do Estado reconhece a importância do agronegócio para o Rio Grande do Sul. “É indo para a lavoura que vemos o avanço e por isso estamos aqui, para ver de perto mais uma iniciativa que mostra que é possível fazer um Rio Grande melhor. Vocês, produtores, fazem a diferença”, destacou José Paulo Cairoli, que estava acompanhado dos secretários da Agricultura, Ernani Polo; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto; e dos Transportes, Pedro Westphalen.
A prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, disse que a prefeitura, logo que recebeu o pedido de apoio da Cotrijal, em novembro de 2012, para o investimento, se prontificou em auxiliar no que era possível. “Era um projeto audacioso, mas que sabíamos do retorno que traria para o município e hoje vemos essa obra extraordinária concretizada. Mais uma vez a Cotrijal dá o exemplo”, elogiou.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius e o presidente da Fecoagro, Paulo Pires, participaram da inauguração e representaram o cooperativismo gaúcho, acompanhados de dezenas de dirigentes cooperativistas. Também prestigiaram a solenidade autoridades municipais, lideranças de entidades do agronegócio, representantes de cooperativas, instituições de pesquisa e de extensão e parceiros nas áreas de grãos, insumos e comercial.
Dados na nova estrutura:
Área da UBS: 8,6 hectares
Área construída: 20.721,52 m²
Capacidade total de armazenagem: 628 mil sacos de 40 kg
Início da construção: janeiro de 2015
Empregos gerados: incremento de 20%
Valor investido: R$ 48 milhões
Com informações da assessoria de imprensa da Cotrijal
Negócios
O Sescoop/RS apresentou hoje (23/02) ao secretário da Educação do Rio Grande do Sul, Vieira da Cunha, programa que busca promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo.
Um dos focos do programa é a implementação da educação cooperativista nas escolas técnicas agrícolas estaduais, comunidades e cooperativas dos municípios onde se localizam as escolas. Uma das áreas de atuação do Sescoop/RS, se implementado o projeto, será o de ampliar o conhecimento e vivências sobre o cooperativismo, através da criação de cooperativas-escola nas escolas técnicas agrícolas estaduais.
O secretário Vieira da Cunha disse que esse programa vem ao encontro do que esperamos para a formação de nosso jovens. Pretendemos dar andamento à esse projeto com a parceria do sistema Ocergs-Sescoop/RS", disse Vieira.
O projeto foi apresentado pela analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila. Na ocasião, estiveram presentes o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, o diretor de Cooperativismo da SDR, Lino Hamanno, o diretor superintendente da Superintendência da Educação Profissional (Suepro), Eloí Flores da Silva, diretor técnico da Suepro, Carlos de Brum e o gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio de Oliveira.
Negócios
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS esteve presente hoje (19), na comemoração dos 60 anos da Certel e inauguração da Hidrelétrica Cazuza Ferreira. A solenidade aconteceu no Distrito de Cazuza Ferreira, interior de São Francisco de Paula. O empreendimento é uma parceria entre as cooperativas Certel, Coprel e a empresa Geopar. A solenidade contou com a presença de dezenas de autoridades municipais e estaduais e com os presidentes das cooperativas Certel, Ireneo Hennemann e Coprel, Jânio Stefanello, além de conselheiros e dirigentes das duas cooperativas.
Trata-se de um importante empreendimento na geração de energia elétrica para o Estado do Rio Grande do Sul e também para o Brasil. Situada no Rio Lajeado Grande, a Hidrelétrica Cazuza Ferreira terá potência instalada de 9.100 kilowatts (kW) e vai gerar energia limpa para mais de 30 mil pessoas. A usina atende o padrão dos demais empreendimentos das cooperativas Certel e Coprel, e também da Geopar, respeitando as normas e legislações ambientais vigentes. Tanto que um dos focos é a manutenção do aspecto cênico da cachoeira existente nas proximidades, com 87 metros de queda d’água.
Além de gerar energia limpa e renovável para mais de 30 mil pessoas, a Hidrelétrica Cazuza Ferreira repassará muitos benefícios a São Francisco de Paula através da geração de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
A Hidrelétrica Cazuza Ferreira também é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo por compensar créditos de carbono. Anualmente, serão compensadas 12.504,72 toneladas de CO2.
Participaram da solenidade de inauguração da hidrelétrica a secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, que representou o governador José Ivo Sartori, o secretário de Minas e Energia, Lucas Redecker, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, a deputada Zilá Breitenbach, a presidente do Badesul, Suzana Kakuta e o prefeito de São Francisco de Paula, Juarez Hampel.
Negócios
O segmento cooperativista gaúcho tem motivos de sobra para comemorar os resultados obtidos em 2015. Apesar do cenário de instabilidade na economia do Brasil e da crise política do setor público, o cooperativismo segue sua curva de crescimento e desenvolvimento socioeconômico.
Com destaque em diversos ramos, as cooperativas gaúchas receberam premiações e foram homenageadas pelo trabalho e serviços prestados ao longo do ano. Ao todo, entre certificados, medalhas e troféus, foram 350 prêmios recebidos.
Dentre as premiações recebidas durante o ano de 2015 destacam-se as seguintes conquistas: Marcas de Quem Decide, Top of Mind, Maiores e Melhores: as 1.000 Maiores Empresas do Brasil, Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – Prêmio IASC 2015, Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, Melhores Empresas para se Trabalhar, Carrinho AGAS, 100 melhores Vinhos do Mundo, Prêmio Mérito Lojista, Prêmio Responsabilidade Social, Prêmio Top de Marketing, Troféu Campeador, 500 Maiores do Sul, Prêmio de Excelência da Saúde, Valor 1000 Maiores Empresas, entre outras premiações que foram concedidas a cooperativas, presidentes, dirigentes e entidades representativas do setor.
Durante o ano de 2015, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS atuou de forma significativa na divulgação da força do cooperativismo no desenvolvimento da economia do Estado, onde atuam cerca de 430 cooperativas registradas junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), somando 2,6 milhões de associados e cerca de 58,4 mil empregados diretos.
Vergilio Perius ressalta desenvolvimento socioeconômico do cooperativismo em 2015
Nesse sentido, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, enaltece o trabalho das cooperativas em prol do desenvolvimento de suas comunidades locais, combatendo as desigualdades sociais, gerando empregos, promovendo a inclusão social e realizando negócios de forma sustentável.
“Nunca tivemos tantas premiações, que representam o volume de crescimento econômico e social das cooperativas e o reconhecimento da importância delas no Estado. Esse cenário denota a relevância que o Sistema Ocergs-Sescoop/RS tem imprimido ao cooperativismo no Rio Grande do Sul, no sentido de que perante a sociedade e os governos o cooperativismo é uma ferramenta importante no desenvolvimento socioeconômico do Estado. Podemos dizer que o ano de 2015 foi coroado com êxito, na medida em que os indicadores sociais demonstraram mais uma vez que o cooperativismo cresceu em 2015 e, que em 2016, continuará na mesma caminhada”, disse Perius.
Negócios
Ética, honestidade, responsabilidade, solidariedade, respeito, tolerância, planejamento, organização e controle resumem o juramento prestado pelos 39 jovens que concluíram o curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar da Cooperativa Languiru, cuja formatura ocorreu na noite de 22 de dezembro, na Associação dos Funcionários da Languiru. Trata-se de projeto inédito, desenvolvido pela cooperativa teutoniense com o propósito de profissionalizar jovens produtores rurais e encaminhá-los para a sucessão no comando das propriedades familiares.
Iniciado no dia 1º de novembro de 2013, o programa tem como principais objetivos a formação profissional de jovens associados e filhos de associados; qualificação de novos empreendedores rurais para o atual contexto do agronegócio; auxiliar para a implantação de ferramentas informatizadas de gestão nas propriedades rurais, que permitem analisar a realidade econômico-financeira das atividades desenvolvidas; capacitação para utilização de ferramentas de gestão de custos de produção, gestão de patrimônio, desenvolvimento de projetos e planejamento financeiro; desenvolvimento de conhecimentos específicos na gestão de pessoas e do processo sucessório; e auxílio na promoção da sucessão nas propriedades rurais familiares.
A conclusão desta primeira etapa marca a história sexagenária da Languiru, que se moderniza e se renova no capital mais precioso, que são as pessoas. Nesse período de dois anos, o curso, destacou a produção agropecuária e as características de gestão, tecnologias de informações gerenciais, gestão patrimonial, de custos, de resultados, de projetos, financeira, de pessoas e da sucessão, associativismo, cooperativismo e alianças estratégicas, com encontros mensais, além de visitas técnicas às unidades industriais da Languiru e cooperativa coirmã do Paraná.
Após o pronunciamento dos formandos Enéias Roberto Lagemann e Aline Inês Sulzbach, que enalteceram a iniciativa da Languiru e agradeceram pela oportunidade, o diretor da empresa parceira da Cooperativa no Programa - a Macrovisão e professor da turma, Lucildo Ahlert, fez uma retomada de como o projeto começou e falou da importância da sucessão nas propriedades. Em seguida, o vice-prefeito de Teutônia, Evandro Biondo, elogiou o trabalho desenvolvido pela Cooperativa Languiru. “Um dos grandes segredos para o desenvolvimento dos municípios é o sistema cooperativo, aliado à qualificação da infraestrutura no campo, aos incentivos públicos e às parcerias”.
Sescoop/RS presente
O gerente do setor de Formação Profissional do Sescoop/RS, Hélio Loureiro de Oliveira, parabenizou à Languiru pela iniciativa. “Sabemos da preocupação da Cooperativa Languiru com a formação dos jovens e a sucessão nas propriedades rurais. Ela conseguiu transformar em ação aquilo que muitas vezes fica apenas no discurso, que é a preocupação com a manutenção das atividades nas propriedades rurais, que são a base das cooperativas agropecuárias”, elogiou. Para Oliveira, a formação, “que utiliza os benefícios do uso das tecnologias e orienta os jovens para o uso de ferramentas de gestão, facilita muito a vida dos produtores rurais”, estendendo os elogios aos formandos e suas famílias. “Parabéns pelo esforço de cada um, pois aprender é um exercício difícil, que exige muita dedicação”.
Redução da idade média do quadro social da Languiru
O vice-presidente da Languiru, Renato Kreimeier, falou da redução da idade média do quadro social da Languiru e, quanto à formatura refirmou que se trata de um momento que entra para a história da cooperativa. “No ano em que completamos 60 anos de atividades, comemoramos a superação de R$ 1 bilhão em faturamento bruto e a formatura da primeira turma de associados no curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar”, avaliou.
Família
O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, destacou a união de esforços, a ajuda mútua, a transparência e a humildade, posturas que norteiam o trabalho da cooperativa. “Demos o passo inicial para a formação de novas lideranças de uma forma muito acertada. Temos muito a agradecer a toda ‘Família Languiru’.”
Ele parabenizou os formandos pela conquista. “Parabéns pela coragem e determinação de todos vocês na busca pela qualificação. Com certeza todos concluem esta etapa como pessoas melhores, renovadas. Para nos mantermos fortes neste mercado competitivo, todos precisamos nos moldar de forma profissional à atual realidade”, disse, referindo-se ainda ao crescimento da Languiru, em especial desde o ano 2002.
Novas turmas
Em seu discurso, Bayer ainda anunciou a continuidade do projeto, com nova etapa de estudos para os formandos da primeira turma do curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar da Cooperativa Languiru, o que classificou como uma espécie de “pós-graduação”, além da abertura de inscrições para a segunda turma do primeiro nível de estudos.
As inscrições para a segunda turma do curso de Formação Gerencial de Sucessores da Agricultura Familiar da Languiru estão abertas e podem ser efetuadas gratuitamente junto ao Departamento Técnico da cooperativa, no Bairro Languiru, em Teutônia.
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Nesta quinta-feira (17/12), a Cootravipa realizou o evento de encerramento do ano e homenageou associados e colaboradores que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da Cooperativa ao longo do ano. Entre os homenageados, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, recebeu das mãos do presidente da Cootravipa, Jorge Bittencourt da Rosa, o Troféu Destaque 2015.
Fundada em 5 de julho de 1984, através do movimento comunitário dos moradores das vilas da Zona Sul de Porto Alegre, a Cootravipa conta atualmente com cerca de 2 mil associados ativos, que atuam em diversas áreas, aliando capacitação e eficiência na prestação de serviços. A Cooperativa tem como objetivo promover a inclusão social, proporcionando trabalho digno e renda aos que vivem à margem da sociedade.
Negócios
Cerca de vinte dirigentes de cooperativas de trabalho participaram durante todo o dia de hoje (14/12) do Seminário de Governança e Gestão de Cooperativas de Trabalho, organizado pela Fetrabalho/RS com o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, com o objetivo de esclarecer e posicionar os profissionais das áreas quanto a governança e tributação das cooperativas de trabalho. O Seminário foi abertos pelos presidentes das duas entidades, Margaret Garcia da Cunha e Vergilio Perius e contou ainda com a participação de associados, contadores e advogados das cooperativas de Trabalho do Rio Grande do Sul.
Em seu pronunciamento, Margaret disse que o ramo Trabalho ainda possui muitos desafios e que a união de todos é fundamental. “Esse foi um ano de muito trabalho. Tivemos encontros com o Ministério do Trabalho e Emprego em busca de aproximação, audiências públicas em Brasília, encontros com setores que são importantes para nós”, salientou.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, asseverou ter esperança de que as políticas públicas voltadas às cooperativas de trabalho funcionem e que os órgãos de fiscalização deem autonomia aos segmentos trabalho e consumo. Disse ainda, ao saudar os participantes, “vamos continuar resistindo sem deixar de construir. A lei 12.690 nos ajudou quase nada. Não atingiu seus objetivos. Temos que trabalhar mais, formar trincheira para que o segmento se congregue à Fetrabalho”, finalizou.
Na parte da manhã foi realizado o painel Governança Cooperativa - Relato sobre a viagem à Alemanha na visão da governança, que contou com uma apresentação do diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Mario de Conto e teve como debatedores Margaret Garcia da Cunha, Irno Pretto, diretor Sindical da Ocergs e Ernesto Krug, professor da Escoop e presidente da Cooplib.
Após, o deputado estadual Elton Weber, presidente da Frencoop/RS, falou sobre o papel da frente estadual para o desenvolvimento do cooperativismo de Trabalho no Rio Grande do Sul, onde relatou sua atuação frente ao setor nestes 10 meses de mandato. Logo a seguir, a contadora da Cootravipa, Liliane Castro abordou o tema As Assembleias e a Autogestão das Cooperativas, em um painel que teve como debatedores o assessor jurídico da Fetrabalho/RS, Élbio Senna, o coordenador jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Tiago Machado e o professor Ernesto Krug.
No período da tarde o tema trabalhado foi a Alteração da Legislação Tributária das Cooperativas de Trabalho e suas Implicações no Ato Cooperativo – Uma Abordagem Crítica, pelo assessor jurídico da Fetrabalho/RS Élbio Senna, tendo como debatedores Gerônimo Grando, professor da Escoop e Tiago Machado.
O último painel do dia foi proferido pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo – SDR, Tarcísio Minetto, intitulado Políticas Públicas e audiências públicas e foi coordenado pela presidente Margaret Garcia da Cunha. Minetto apresentou as diretrizes de seu trabalho no comando da pasta e as políticas públicas em andamento na sua secretaria em defesa do setor.
Negócios
Uma nova era na atividade leiteira, em que máquinas desempenham a função do homem na realização da ordenha, já é realidade na Dália Alimentos. Na última quinta-feira, dia 10 de dezembro, a cooperativa inaugurou um projeto único na América Latina onde robôs são os responsáveis pela ordenha dos animais.
Pioneiro e inovador em sua concepção, o projeto associativo possui 16 produtores de leite associados e recebeu investimento de R$ 5 milhões, financiados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que é vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O projeto inaugurado está localizado na comunidade de Linha Tigrinho Baixo, em uma área com 13 hectares no município de Nova Bréscia. Outros três encontram-se em fase de construção nos municípios de Roca Sales, Arroio do Meio e Candelária.
Durante a inauguração, os olhares do público – mesclado entre delegados, suplentes, conselheiros, direção, comunidade local, regional e estadual, lideranças e autoridades, associados e familiares – estiveram voltados para as instalações do empreendimento. O pavilhão central, dividido em pista de alimentação, área de camas e sala de espera, tem capacidade para 262 animais. No momento encontram-se alojados 115 animais em lactação e 66 vacas secas e novilhas. A produção atual é de 2,5 mil litros, com estimativa de atingir 6,5 mil litros em sua capacidade máxima.
Totalmente automatizado, o projeto opera com três robôs da marca DeLaval, importados da Suécia, os quais realizam a ordenha das vacas 24 horas por dia, sete dias por semana. Cancelas, que são abertas conforme diagnostico de um chip acoplado em cada animal, determinam a direção de cada vaca. Desta forma, elas sabem o momento exato de ordenhar ou se alimentar.
Pioneirismo elogiado
A alta tecnologia empregada no projeto e o pioneirismo da Dália Alimentos no investimento milionário pautou o discurso das autoridades presentes na cerimônia de inauguração. O presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, destacou o surgimento da ideia, que foi amadurecida após viagem à região da Galícia, na Espanha, modelo mundial na produção leiteira. “Esse projeto foi um sonho que se tornou realidade com a união de muitos esforços. É um modelo que serve de solução para a inviabilidade de pequenas propriedades”.
O produtor associado e presidente do condomínio, Admir Lorenzon, falou em nome dos 16 condôminos associados enaltecendo que se trata de um projeto público-privado que quebrou paradigmas num momento em que o país encontra-se centrado em uma grande crise. “Estamos sonhando, realizando e fazendo história”. O representante da DeLaval, Márcio Gato, frisou o cunho familiar da empresa sueca DeLaval e disse que a Dália apresentou à comunidade “a nova era do leite”.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, frisou o espírito de trabalho, de fé e de cooperação de todos os envolvidos no projeto e salientou que a tecnologia implantada permitirá que os produtores otimizem tempo e minimizem a mão-de-obra. “O momento de hoje é uma revolução. Parabéns à Dália por essa atitude e por mais uma vez alavancar o pioneirismo dentro do sistema cooperativo”. O coordenador regional de Agricultura, José Luiz Cenci, representando o secretário Estadual de Agricultura, Ernani Polo, definiu o projeto como “uma experiência corajosa e audaciosa que inova, quebra paradigmas e serve de exemplo para as demais empresas e produtores de todo o Brasil”.
O prefeito de Nova Bréscia, Gilnei Agostini, ressaltou o orgulho do município em sediar um projeto definido como “obra magnífica”. Frisou o respaldo que a Dália Alimentos possui e o espírito audacioso e ousado em realizar investimentos de alta ordem financeira em momentos de crise. “Com certeza a junção de esforços faz a força. Sejamos nós, da Administração Municipal e do Legislativo, sejam vocês, da cooperativa, ou dos produtores. É com o trabalho conjunto que os sonhos se transformam em projetos e estes em realidade”.
O secretário Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, lembrou quando acompanhou a viagem à Galícia junto à comitiva da Dália. “Desde aquele momento percebemos o quanto essa cooperativa tinha interesse em inovar. Vocês foram ágeis e com os pés no chão”. Fez alusão ao cooperativismo dizendo que quando há a junção de esforços tudo se torna viável. “A Dália é um exemplo de que tudo é possível quando existe cooperação. Vida longa à Dália e ao cooperativismo”.
O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, recordou meados de 2013, quando um grupo esteve no local onde hoje é o condomínio, formalizando o início dos trabalhos através de um aperto de mão. “Naquele dia tínhamos consciência de que seria o início de um grande projeto, com alta tecnologia e união de esforços. É a Dália Alimentos, mais uma vez, sendo protagonista no que se refere à melhoria da qualidade de vida de seus associados”.
Para encerrar, houve o descerramento da placa alusiva à inauguração e um tour pelas instalações do condomínio.
Saiba mais
Os condomínios associativos surgiram da necessidade de buscar soluções para alterar o atual cenário do sistema produtivo tradicional de leite nas pequenas propriedades agrícolas. Os associados da Dália Alimentos, em sua maioria, são produtores com escassa mão-de-mão, com pequenas propriedades, escala de produção mediana/baixa, com pouca expectativa.
Tal realidade levou a cooperativa a buscar alternativas viáveis, sendo que a solução encontrada foi reunir esses produtores com base no conceito do cooperativismo, em um empreendimento associativo, permitindo a diluição dos custos de produção, para aumento da produtividade e, por extensão, de sua renda.
Com isso, o leite do grupo será produzido em um único local, o que garantirá preço maior e melhor qualidade. Todos os recursos serão otimizados, assim como os equipamentos, a mão-de-obra e o tempo investido. Os animais receberão assistência técnica intensiva, alimento balanceado e regular, o que resultará em produtividade e eficiência.
A infraestrutura, a tecnologia e a administração técnica são responsabilidades da Dália Alimentos; os produtores são associados do empreendimento e responsáveis pela alimentação das vacas, formando suas cotas de acordo com o valor dos animais que alojarão no condomínio.
Em quatro anos a Dália projeta que essa unidade atingirá a média de 30 litros de leite vaca/dia, o que dará o montante de 9.150 litros por lactação/vaca, faixa dos maiores produtores de leite do mundo. Com essa cifra, o crescimento de receita de cada município com arrecadação de impostos poderá aumentar em cerca de 168%.
Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Cosuel.
Negócios
Com a presença de 34 candidatos, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop realizou nesse domingo (6) a prova do Processo Seletivo – Vestibular 2016, para o Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.
Sob o tema “Como o cooperativismo faz o Rio Grande do Sul crescer e se desenvolver”, os candidatos tiveram que escrever uma redação de até 30 linhas, dissertando sobre o tema.
A divulgação dos resultados do Processo Seletivo – Vestibular 2016 será no dia 14 de dezembro de 2015, em ordem alfabética dos nomes dos candidatos.
Sobre o Curso
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas visa à formação de profissionais da área de ciências organizacionais, capazes de responder aos desafios da sociedade e cooperativas em contínua transformação, que possuam domínio da tecnologia de conhecimentos e de suas aplicações para atuar profissionalmente na área de tecnologia em cooperativismo.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem a duração de 1.620 horas, perfazendo um total de 108 créditos. O período de integralização do curso é de, no mínimo, dois anos e meio e de cinco anos, no máximo.
Bolsa de Estudos
O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante a entidade, conforme as normas da mantenedora.
Os associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudo para cursarem atividades na Escoop, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo Sescoop/RS, no valor de 70% das mensalidades.
Sobre a Escoop
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. A instituição é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que integra o denominado “Sistema S” que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.
A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos. marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.
Negócios
Com o tema “Comunicação Digital e a Relação da Imprensa com o Cooperativismo”, o Sescoop/RS promoveu na tarde dessa terça-feira (1/12), no Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista.
Com o objetivo de promover um debate sobre a influência das mídias digitais nas estratégias de comunicação das cooperativas e a relação da imprensa com o cooperativismo, o evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre as quais profissionais da área de comunicação social de cooperativas e empresas privadas, além de dirigentes de federações e membros da diretoria da Ocergs.
Em seu discurso de abertura, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, agradeceu a presença dos comunicadores e destacou a importância do evento para discutir temas presentes no cotidiano do profissional e no planejamento de comunicação das cooperativas.
Segundo o dirigente, o cooperativismo possui características únicas que o diferem de outros sistemas de negócios. “O cooperativismo tem sempre três características fundamentais que nunca podemos esquecer: a sua filosofia, a sua identidade e os princípios que o regem, que não distinguem pessoas”, disse Perius.
Além de promover o desenvolvimento socioeconômico das comunidades em que as cooperativas estão inseridas, o cooperativismo propicia a inclusão social. E por se tratar de uma filosofia de trabalho voltada para o bem do associado e da comunidade, o segmento cooperativista se recria a todo instante. “O cooperativismo tem que ser recriado a todo momento para poder atender melhor ao cidadão, ao ser humano, porque trata-se de uma sociedade de pessoas e não de capital, e pessoas precisam permanentemente modificar-se”, explica o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Novo conceito da Comunicação Digital
“Como é que nós vamos avaliar o novo conceito da comunicação digital em relação à comunicação off line e tradicional que acompanha a vida jornalística da maioria das estruturas, sejam elas sociais, econômicas, todas empresas, todos os setores?”. Com esse questionamento, o jornalista e publicitário, com especialização em jornalismo digital, Beto Andrade, iniciou a apresentação da sua palestra, com o tema Cidadania Online, a Nova Comunicação nas Plataformas Web & Mobile.
Segundo Andrade, o que está ocorrendo é uma migração do jornalismo para uma plataforma diferente, porque os profissionais de comunicação ganharam poder de publicação, influenciados pela disseminação de conteúdos através das redes sociais e mídias sociais.
Ao explanar sobre a evolução da tecnologia, o especialista em jornalismo digital reforça a necessidade de o jornalista acompanhar esse processo de evolução. “O jornalista talentoso e moderno deve se reposicionar frente a essas novas demandas do mercado de comunicação”, explica Andrade.
Dinamismo e agilidade
O palestrante ressalta que nas plataformas de comunicação digital as ferramentas e a capacidade de informação, de comunicação e de produção de conteúdo são muito dinâmicas. “Agilidade é tudo na comunicação digital”, disse Andrade.
Segundo estudos recentes divulgados pela consultoria Mediabox, o Brasil conta com 112 milhões de internautas. Desses, 62 milhões acessam a internet todos os dias através do telefone celular. Andrade também destaca o número de brasileiros que utilizam a internet para visitar blogs, sites e portais de notícias todos os dias, o que representa 88,4% dos internautas do País. “Eu fico impressionado quando eu ouço algum jornalista falando mal da internet. Isso é não compreender as oportunidades que se tem nesses novos ambientes. Isso é ser cego”, alerta.
Mídias Sociais e Rede Sociais
Ao enfatizar as possibilidades e oportunidades que a internet trouxe para o jornalismo, o palestrante esclarece a distinção entre mídias sociais e redes sociais. “Jornalismo é mídia social. Existe uma enorme diferença entre rede social e mídia social. Redes sociais são plataformas de relacionamento, enquanto que mídias sociais são plataformas de informação”, explica.
Para Andrade, os conteúdos nas redes sociais têm qualidade rasa e são disseminados por lideranças voláteis. O jornalista e publicitário destaca que é importante conhecer o poder de produção, remixagem e disseminação de conteúdo das redes sociais, bem como saber ouvir e se posicionar com agilidade. “Hoje não existe jornalismo sem prestação de serviço e sem interação com o usuário”, afirma Andrade.
Andrade chama atenção para a influência das redes sociais na imagem de profissionais, empresas e organizações. Para ele, é necessário que os profissionais de comunicação utilizem a inteligência coletiva das redes a favor de sua própria imagem, formando redes de confiança. “Na sociedade em rede as pessoas acreditam cada vez mais nas pessoas, a propaganda está em crise, as pessoas cada vez menos acreditam em propaganda”, compara.
Por fim, o palestrante ressalta a presença cada vez mais constante de pessoas que interagem com os públicos e buscam soluções para os problemas. “Os mediadores ganham cada vez mais importância dentro das estruturas de comunicação digital”, afirma.
Relação da Imprensa com o Cooperativismo
Após a palestra de Beto Andrade, o painel “Relação da Imprensa com o Cooperativismo” reuniu jornalistas de veículos de comunicação de massa de Porto Alegre e debateu sobre a forma como o profissional da área de comunicação da cooperativa deve procurar se relacionar com esses veículos de comunicação.
Com a mediação da gerente de Comunicação da OCB, Daniela Lemke, o painel trouxe como debatedores o sociólogo, professor da PUCRS e cronista do Correio do Povo, Juremir Machado, a jornalista e colunista do jornal Zero Hora, Gisele Loeblein e o jornalista e apresentador do Grupo Bandeirantes de Comunicação/RS, André Machado.
Para a colunista do Campo Aberto, Gisele Loeblein, um dos desafios dos profissionais de comunicação é aprender a se comunicar com o público externo. Ao falar sobre o setor de agronegócio em específico, no qual atua como colunista e comentarista, Gisele cita a necessidade de o jornalista transpor os termos técnicos, a informação e os números comuns a quem está relacionado ao meio para a esfera de compreensão do público-alvo.
“Informações que para nós parecem óbvias, para as pessoas do meio urbano ou para as pessoas que não acompanham o dia a dia não são”, explica Gisele, ao dizer que os profissionais não devem subestimar qualquer assunto ou achar que todos têm a obrigação de conhecer sobre o assunto em questão.
Gisele também explica que o assessor de imprensa de uma cooperativa deve levar em consideração que cada grupo de comunicação tem diretrizes, parâmetros, estilo e formato diferentes, posição que o jornalista André Machado também defende.
Segundo Machado, o assessor de imprensa tem que conhecer bem o perfil do veículo de comunicação e do jornalista que busca a informação, bem como saber os horários de fechamento das redações. “É importante vocês conhecerem qual é o tipo de trabalho que faz o jornalista que vocês querem buscar a informação”, explica Machado.
O jornalista do Grupo Bandeirantes destaca os avanços conquistados pela Ocergs no sentido de desmistificar a ideia de que o cooperativismo está presente somente no ramo Agropecuário.
Ao enaltecer o trabalho desenvolvido pela entidade e pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o jornalista afirma que os conteúdos oriundos das cooperativas costumam ser vistos com bons olhos pelos veículos de comunicação. “A bandeira do cooperativismo tem a integridade por trás dela, da imagem que ela produz, então tudo que vem com a questão da cooperativa é muito bem visto pelo meio de comunicação.
Após a explanação de André Machado, o sociólogo, professor da PUCRS e cronista do Correio do Povo, Juremir Machado, falou sobre a percepção que as cooperativas produzem nas comunidades em que elas estão inseridas.
Para Juremir, apesar da imagem positiva que o cooperativismo possui, existe um trabalho a se fazer, o de vencer a resistência que existe por parte de jornalistas. “Tem que mostrar que o cooperativismo é moderno, porque os jornalistas só acreditam na modernidade, eles nem sabem que nós já estamos na hipermodernidade, que nós já passamos pela pós-modernidade, mas eles continuam na modernidade. Tudo que não é moderno sofre uma resistência”, explica.
Por fim, Juremir destaca que o grande desafio dos profissionais inseridos no cooperativismo é mostrar que o cooperativismo é mais do que moderno, é hipermoderno.
Estiveram presentes no Encontro o presidente da FecoAgro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires; o presidente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs) e diretor da Ocergs, Jânio Stefanello; a presidente da Federação das Cooperativas de Trabalho do Rio Grande do Sul (Fetrabalho/RS) e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha; o diretor geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Derli Schmidt, além de profissionais da área de comunicação social de cooperativas e empresas privadas.
Negócios
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou nos dias 25 e 26 de novembro, no Centro de Formação Profissional Cooperativista, através do convênio firmado com a Confederação das Cooperativas da Alemanha (DGRV), o Curso de Auditoria de Estoques e Técnicas de Inventário, destinado aos profissionais da Auditoria Interna (atuais ou futuros).
O objetivo do curso foi propiciar aos participantes os principais conceitos, técnicas e procedimentos para o planejamento e a execução de auditoria de estoques, o controle e validação de inventário de materiais, capacitando os profissionais para operacionalizar auditorias internas mais eficientes e melhorar a conferência dos estoques das cooperativas agropecuárias.
Ao todo, 17 representantes de dez cooperativas agropecuárias participaram do curso, que trabalhou questões como: movimentação de estoques; inventário – tipos, planejamento, organização e execução; custos dos estoques e métodos de avaliação; modelo alemão de auditoria de estoques e plano de gestão de estoques.
O curso foi ministrado pelo auditor da Confederação Alemã de Auditoria em Cooperativas (RWGV), Christian Buschfort, e contou com a participação do diretor do projeto de cooperação da DGRV com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Arno Boerger, diretor de Projetos Internacionais da DGRV, Christoph Plessow, do gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco e do analista administrativo da Ocergs, Matheus Loro.
O programa integra uma das linhas de ação do Projeto de Reestruturação das Cooperativas Agropecuárias/RS, que contempla uma das submetas do convênio firmado entre o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a DGRV. Entre as cooperativas participantes estiveram representantes da Piá, Santa Clara, Cotrisel, Camnpal, Coopermil, Cotriel, Cotribá, Coasa, Cooperativa Vinícola Garibaldi e Cotripal.
III Workshop Desenvolvimento da Auditoria Interna
No dia 24 de novembro, profissionais de Auditoria Interna (atuais ou futuros) de cooperativas agropecuárias gaúchas estiveram reunidos no Centro de Formação Profissional Cooperativista para definir as ações e programar as atividades para 2016. Os profissionais participaram do III Workshop Desenvolvimento da Auditoria Interna, que teve como objetivo apresentar casos práticos de aplicação da auditoria interna, bem como possibilitar momentos de troca de experiências da atividade, no contexto das cooperativas agropecuárias.
Negócios
Os interessados em fazerem o Vestibular 2016 da Escoop devem se apressar. Hoje (25/11) é o último dia para se inscrever no Processo Seletivo – Vestibular 2016 do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através do site www.escoop.edu.br, até às 23h59 desta quarta-feira. Ao candidato é recomendada a entrega de 1 kg de alimento não perecível no dia da realização da prova, que será posteriormente destinado à doação.
Estão aptos a se inscreverem no Vestibular 2016 da Escoop os candidatos que já concluíram ou que estão cursando o terceiro ano do ensino médio ou equivalente. A prova consistirá em redação escrita na língua portuguesa de até 30 linhas, cujo tema será estabelecido pela Comissão de Processo Seletivo da Escoop.
A aplicação da prova (redação) será no dia 6 de dezembro de 2015, em Porto Alegre, na sede da Faculdade, localizada na Avenida Berlim, 409, Bairro São Geraldo, em Porto Alegre, no horário das 10h às 12h30.
A divulgação dos resultados do Processo Seletivo – Vestibular 2016 será no dia 14 de dezembro de 2015, em ordem alfabética dos nomes dos candidatos.
Bolsa de Estudos
O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante a entidade, conforme as normas da mantenedora.
Os associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsas de Estudos para cursarem atividades na Escoop, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo Sescoop/RS, no valor de 70% das mensalidades.
Sobre a Escoop
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. A instituição é mantida pelo Sescoop/RS, que integra o denominado “Sistema S” que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.
A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos. marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.
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Primeira cooperativa de Crédito da América Latina, a Sicredi Pioneira RS, com sede na região das Hortênsias, em Nova Petrópolis, conquistou mais uma vez o troféu do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, promovido pelo Sistema OCB, em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A cerimônia de entrega aconteceu na noite dessa terça-feira (17/11), em Brasília (DF).
Em sua segunda edição, o Prêmio contou com 246 cooperativas inscritas e reconheceu as melhores práticas de gestão e governança de 32 cooperativas de todo o País. “As 32 cooperativas reconhecidas com o Prêmio representam o universo do cooperativismo brasileiro. Hoje, mais de mil cooperativas de todo o País já participam do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). E nossa expectativa é de que, em cinco anos, as mais de seis mil cooperativas do País tenham aderido ao Programa”, ressalta o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Com um quadro de 110 mil associados e 510 colaboradores, a Sicredi Pioneira foi reconhecida na faixa Prata, representando o Rio Grande do Sul na premiação. O presidente da Cooperativa, Márcio Port, que esteve acompanhado do diretor executivo da Cooperativa, Solon Stahl, recebeu o troféu das mãos do embaixador especial do Cooperativismo da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues.
Port destacou que o Prêmio estabelece uma diretriz em quesitos importantes ligados à gestão e governança das cooperativas. “Pela segunda vez seguida a cooperativa conquistou o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão tem importância fundamental ao apresentar para as cooperativas um norte a ser seguido nos quesitos governança e gestão. É fundamental termos parâmetros de comparação, seja em nossa vida pessoal, profissional ou na cooperativa. É um orgulho termos recebido este reconhecimento”, afirmou.
“A premiação recebida pela Sicredi Pioneira simboliza um trabalho de qualificação da Cooperativa e de seus diversos agentes que atuam no processo cooperativo da Pioneira: associados, colaboradores, dirigentes e comunidade em geral”, afirma o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão visa ao reconhecimento e ao incentivo das melhores práticas de gestão e governança de cooperativas participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).
As cooperativas são reconhecidas nas faixas Ouro, Prata e Bronze. Também são escolhidos um vencedor no Destaque Governança e outro no Destaque Melhoria Contínua.
O PDGC segue o modelo de excelência da gestão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). As cooperativas inscritas passam por uma sequência de avaliação e consultoria para mapear pontos fortes e oportunidades, criando processos de otimização e, muitas vezes, de reestruturação.
Boas Práticas - O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão contou ainda com o lançamento do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança (ciclo 2013/2014).
Publicado pelo Sistema OCB, o Compêndio é um banco de conhecimentos sobre o trabalho desenvolvido pelas cooperativas reconhecidas nas categorias Prata e Ouro da primeira edição do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, em 2013.
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Presidente da Sicredi Pioneira RS, Márcio Port (e) e diretor executivo da Sicredi Pioneira RS, Solon Stahl (d) / Foto: OCB
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