fbpx
Inscrições para a Conferência Global da ACI estão abertas

Inscrições para a Conferência Global da ACI estão abertas

As inscrições para a conferência global da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) - Cooperatives for Development Global Conference - estão abertas. De 14 a 17 de outubro de 2019, em Kigali, Ruanda, o evento abordará temas relacionados ao empoderamento das mulheres, preservação do meio ambiente, erradicação da fome e da pobreza, trabalho decente, cadeias de valor éticas, moradia acessível e igualdade e paz, entre outros.

A conhecida ativista ambiental indiana e uma das líderes do Fórum Internacional sobre Globalização, Vandana Shiva, apresentará palestra sobre como as cooperativas ajudam a alcançar uma sociedade mais solidária e participativa, durante o primeiro dia da Sessão Plenária de 14 de outubro.

O segundo dia da Conferência, 15 de outubro, será dedicado às sessões organizadas pela parceria entre a ACI e a União Europeia (UE), # Coops4Dev. Tópicos como o combate às desigualdades, o empoderamento das mulheres, as cadeias de valor éticas e a inovação no empreendedorismo constituirão sessões paralelas sobre o tema geral das “Cooperativas como atores-chave para alcançar a agenda de 2030”.

Da mesma forma, no âmbito da parceria entre a ACI e a UE, a jornada dos documentaristas Sara e Andrea, que viajam ao redor do mundo em cooperativas, será apresentada como parte da segunda sessão plenária.

As sessões do terceiro dia, 16 de outubro, incluirão desenvolvimento sustentável e trabalho decente, cadeias de valor no desenvolvimento e sessões paralelas sobre segurança alimentar e produção, promoção da saúde e educação, redução da pobreza, moradias populares e energia sustentável.

No dia 17 de outubro, último dia da Conferência, as contribuições das cooperativas para a igualdade, paz e sustentabilidade serão o foco da discussão.

A Conferência Global da ACI é organizada a cada dois anos e é uma oportunidade para cooperativas e agentes de desenvolvimento se encontrarem e trocarem uma ampla gama de questões globais urgentes. Registre-se e saiba mais sobre esse evento aqui: http://www.kigali2019.coop. Use #coopconference19 #coops4dev🌍 para promover este evento nas mídias sociais.

Fonte: Aliança Cooperativa Internacional
Sicredi para todos: site da instituição agora conta com tradução para Libras

Sicredi para todos: site da instituição agora conta com tradução para Libras

Quando se fala em transformação digital, logo se pensa em aplicativos, robôs, nuvem, inteligência artificial e afins. Mas transformação digital é apenas um dos aspectos envolvidos nessa evolução. Mais importantes são as experiências que ela pode proporcionar às pessoas, e isso só é possível quando ocorrem mudanças na cultura das organizações. Uma transformação digital não acontece efetivamente sem que haja mudança de mindset, modernização nos processos de trabalho, diversidade e inclusão.

Com essa premissa, o Sicredi lançou o desafio de fazer a transformação digital para se tornar, cada vez mais, uma instituição para todos. E, como resultado, traz mais uma grande novidade: a implementação em seu site do Hugo, avatar que realiza tradução de todos os conteúdos para Libras, a língua brasileira de sinais utilizada por pessoas surdas.

O Hugo é uma ferramenta da startup brasileira Hand Talk, reconhecida pela ONU como o melhor aplicativo social do mundo. Sua introdução no site do Sicredi é, portanto, um avanço para a instituição financeira. Dados do último censo do IBGE apontam que há cerca de 10 milhões de surdos no Brasil. Segundo a Federação Mundial dos Surdos (WFD, na sigla em inglês), 80% desse público em todo o planeta têm baixa escolaridade e problemas de alfabetização. Muitos deles não têm conhecimento sobre a língua portuguesa escrita. Essa população enfrenta inúmeros desafios diários, reforçando a necessidade de soluções que tornem os ambientes mais inclusivos. Por isso, mesmo os conteúdos em texto podem dificultar a compreensão quando do acesso a ambientes digitais, por exemplo, e somente legendas ou sites bem escritos acabam não sendo suficientes.

“O Sicredi é uma instituição genuinamente inclusiva, extrapolando o universo financeiro, e temos como objetivo primordial gerar impactos positivos nas regiões onde atuamos. Isso passa pela geração de oportunidades para as pessoas também. Sabemos que a introdução do Hugo se trata de um pequeno passo e que ainda há muitos outros a serem dados, mas são as pequenas ações que geram grandes transformações”, afirma Ana Paula Cossermelli, superintendente de Comunicação e Marketing do Banco Cooperativo Sicredi.

Pioneiro no cooperativismo de crédito no Brasil, o Sicredi também é a primeira instituição do segmento a usar o Hugo, considerado uma ferramenta social inovadora, premiada internacionalmente – foi vencedora do prêmio Desafio Google de Impacto em Inteligência Artificial, durante o Google I/O 2019. A solução também foi eleita a mais inovadora do Brasil na Rio Info 2012 e considerada o melhor aplicativo social do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Já a Hand Talk foi reconhecida como a startup mais inovadora da América Latina na QPrize 2014.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa Sicredi
 
Cotribá promove convenção com equipe do agro e aposta em gamificação para impactar resultados

Cotribá promove convenção com equipe do agro e aposta em gamificação para impactar resultados

A Cotribá realizou entre os dias 3 e 6 de julho, em Garibaldi, na Serra Gaúcha, uma convenção de vendas com os consultores do agro. Cerca de 70 profissionais, dentre os quais técnicos e engenheiros agrônomos, participaram da imersão, juntamente com o comitê gestor e a direção.

Na abertura, o presidente, Celso Leomar Krug, agradeceu a presença e o empenho dos funcionários em buscar conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional em prol do bom atendimento de associados e clientes e, consequente,ente, do crescimento da cooperativa.  Já o coordenador geral do evento, gerente Jonas Antonello, enfatizou que a convenção 2019 estava ancorada em três grandes pilares: trabalho, clientes e pessoas. Durante os três dias de trabalho, temas foram apresentados e discutidos relacionados com esses pilares. O momento foi de alinhar o planejamento estratégico com a equipe, reforçar o engajamento e dar um gás extra para iniciar o ano-safra (ciclo 2019\2020).

Os trabalhos começaram na quarta-feira, 3, à tarde, e foram conduzidos pela empresa parceira Syngenta, que propôs a abordagem “Experimente o futuro com a Syngenta hoje”. Na oportunidade, a Representante Técnica de Vendas (RTV), Silvana Fin, apresentou os resultados da empresa no ano passado e até maio deste ano, com dados do Brasil e da Cotribá, bem como os fatores que determinaram o cenário. As novas estratégias da empresa, soluções e oportunidades também foram explanadas pelos profissionais da empresa, como o gerente de agricultura digital do Brasil, Celso Batistella, por exemplo, que tratou das soluções digitais que a multinacional dispõe para auxiliar revendedores e, consequentemente, produtores. Uma palestra com o consultor Claudio Diogo encerrou o primeiro dia de evento. Enfático e bem humorado, ele proferiu a palestra “Reinventando a venda”.

Na quinta-feira, 04, foi a vez da empresa  parceira Bayer desenvolver as atividades com a equipe.Na oportunidade, o diretor comercial, Abdalah Novaes, apresentou a Nova Bayer e seu portfolio de soluções tecnológicas e inovadoras e destacou a aquisição da Monsanto, como marco histórico que une duas potências complementares na agricultura. Outros profissionais também estiveram presentes para atualizar o corpo técnico da cooperativa. Proteção de cultivos, eementes e biotecnologia, tecnologias digitais e serviços foram os assuntos do gerente de estratégia de distribuição do Brasil, Everson Zin, por exemplo. Plataformas e inovações digitais para o agronegócio também foram apresentadas pela empresa. Já Eduardo Flores, RTV Bayer, apresentou as campanhas comerciais e resultados do ciclo anterior.

Rumo ao Topo

A grande novidade da Convenção Cotribá foi a estratégia de gameficação para desenvolver, engajar e impactar a equipe de consultores do agro. Os trabalhos foram conduzidos pela equipe da Gestora Consultoria durante os três dias de convenção, quando os grupos foram desafiados a cumprir tarefas, superar desafios, avançar fases e solucionar impasses, como fazem todos os dias no ambiente de trabalho. Com a dinâmica, os funcionários precisaram competir e trabalhar em equipe para atingir o topo.

O objetivo principal da metodologia, cada vez mais aderida pelas empresas, é levar para o ambiente corporativo a motivação, a competitividade e a satisfação que os jogos levam para a vida das pessoas, sejam eletrônicos ou analógicos.

Os novos direcionadores estratégicos 

Durante a Convenção Cotribá 2019, o vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, e a gerente Administrativa, Ana Marlize Schreiner, apresentaram os novos direcionadores estratégicos da cooperativa (missão, visão e valores) para o período 2019/2023. São eles que fazem a identidade da organização e constituem, portanto,  um dos passos mais importantes do processo de planejamento estratégico, pois todas as outras estratégias serão influenciadas e orientadas por estes três direcionadores.

Missão: Atuar de forma cooperativa, garantindo a rentabilidade com responsabilidade social e ambiental

Visão: Ser uma cooperativa reconhecida por sua rentabilidade

Valores: Cooperativismo; comprometimento; autogestão/gestão democrática; foco em resultados; cumprimento de leis, normas e processos; ética; inovação, responsabilidade

Cooperativismo em voga

A convite do vice-presidente, Enio Cezar Moura do Nascimento, o deputado Elton Weber, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo do RS (Frencoop/RS), fez uma breve participação no evento, na tarde da sexta-feira, 05. Na oportunidade, falou sobre o protagonismo econômico e social do cooperativismo, destacando as ações realizadas pela Frente no sentido de apoiar e fortalecer o sistema.

Conquistas Agro

Na oportunidade, foram reconhecidos os destaques do semestre nas categorias Consultor e Líder de Unidade. As melhores performances foram premiadas com placas de homenagens e medalhas. Os primeiros colocados também receberam um prêmio surpresa. Os destaques foram:

Consultor:

1º lugar: Wilian Guareschi

2º lugar: Vagner Ramalho Junior

3º lugar: Vinicius Floss

Líder:

1º lugar: Lucas Martins

2º lugar: Milton Severo

3º lugar: Gustavo Beskow

O evento também foi repleto de sentimento e emoção com a presença dos familiares em diversos momentos da convenção. Na chegada, o grupo já havia sido surpreendido com a foto da família no crachá. E, no final, um vídeo com depoimentos aos campeões e aplausos a todos os demais pela garra e pela importância que representam em casa e na empresa mexeu profundamente com os participantes, muitos não puderam conter as lágrimas.

Essa, inclusive, foi a linha dos discursos dos diretores no encerramento do encontro. Eles transmitiram uma mensagem de otimismo, motivação e salientaram que os esforços da cooperativa são para que todos que formam a família Cotribá cheguem e mantenham-se no topo, associados, funcionários e parceiros.

Unimed Porto Alegre investe em inovação para ampliar participação de mercado

Unimed Porto Alegre investe em inovação para ampliar participação de mercado

A Unimed Porto Alegre intensificou sua atuação em iniciativas inovadoras e tem investido na diversificação de produtos e serviços para oferecer uma proposta de ainda mais valor e que atenda às diversas necessidades dos clientes. Recentemente a Cooperativa inaugurou, em Porto Alegre, a primeira unidade totalmente digital do Laboratório Unimed, sendo a única referência no País nesse segmento. Nos primeiros 80 dias de atuação o novo espaço já atendeu mais de 7 mil pessoas, proporcionando a realização de mais de 3,5 mil ultrassonografias, mais de 50 mil exames laboratoriais e mais de 3 mil imunizações.

“Esta nova unidade é a materialização do cuidado aliado à inovação. Entre os diferenciais, estão o check-in online, o autoatendimento, o preparo de exames personalizado, a realidade virtual e a coleta especializada para pediatria”, afirma o superintendente de Serviços Próprios da Cooperativa, Gerson Weber.

A Unimed Porto Alegre tem um histórico de inovações em seus processos e produtos, que tem origem em decisões estratégicas da Cooperativa. Após a realização do primeiro Hackathon, com a participação de colaboradores e cooperados, foram identificadas 211 novas ideias para o futuro. Um dos primeiros movimentos foi a evolução da plataforma de serviço do aplicativo para smartphone Unimed POA, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente. Recentemente a Cooperativa lançou o atendimento virtual por chatbot e ainda o app Viver Bem, um aliado para cuidar da saúde dos clientes por meio do monitoramento dos hábitos diários e da possibilidade de participação nos programas do Viver Bem da instituição.

“Buscamos atuar com uma atitude inovadora para fazermos a diferença no cuidar das pessoas. O mercado da saúde suplementar está cada vez mais concentrado. Precisamos estar atentos às oportunidades que ele nos proporciona para o crescimento orgânico ou inorgânico. Nosso desafio diário é oferecer a melhor experiência de saúde aos nossos clientes”, explica o superintendente de Marketing e Vendas da Cooperativa, Julio Wilasco. Para todos esses movimentos, a Unimed Porto Alegre passa a contar, a partir de agora, com um novo gerente comercial e de novos negócios, Felipe Busin, que reúne experiência em gestão da saúde.

“Os movimentos da Cooperativa continuam intensos em relação ao fortalecimento de seu posicionamento de marca e mercado, especialmente nas ações que geram experiência para a sociedade, clientes, médicos cooperados e colaboradores”, afirma o gerente de Marketing da Unimed Porto Alegre, Gerson Silva.

Fonte: Enfato Multicomunicação
Números do cooperativismo gaúcho são apresentados em Lajeado

Números do cooperativismo gaúcho são apresentados em Lajeado

Na manhã desta segunda-feira, 08/07, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius esteve em Lajeado, na sede da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP). No evento em alusão ao Dia do Cooperativismo, o Dia C, celebrado mundialmente no último sábado, 06/07, Perius falou sobre a história do setor e apresentou os números recém divulgados do relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2019. Um atento grupo de colaboradores da Cooperativa Médica participou da atividade. "A Unimed VTRP é uma das cooperativas que mais está investindo em inovação no estado. E é só assim que as cooperativas seguirão resistindo aos desafios: com investimento forte e constante em inovação. O cooperativismo é resiliente, e mesmo com momentos difíceis no País, segue gerando e mantendo renda e trabalho para milhares de pessoas", afirmou.

O balanço divulgado no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2019 apontou o faturamento recorde de R$ 48,2 bilhões, com incremento de 12,13% em relação ao período anterior. “Nos últimos quatro anos, nossas cooperativas registraram crescimento no faturamento na ordem de 54,63%, uma média de 11,60% ao ano, que justifica a força do movimento cooperativo gaúcho e o esforço de 2,9 milhões de associados”, destacou Perius.

As 437 cooperativas dos 13 ramos de atividades econômicas geraram 63,8 mil empregos diretos. Desses, 90,7% concentram-se nos ramos Agropecuário, Saúde e Crédito. A eficiência econômica das cooperativas gaúchas também se evidencia através do crescimento de 18,49% nas sobras apuradas, atingindo o valor de R$ 2,1 bilhões. Em patrimônio líquido, as cooperativas alcançaram R$ 15,8 bilhões, uma expansão de 12,61% em relação ao ano anterior. Em relação aos ativos, o acréscimo foi de 7,34%, atingindo o valor de R$ 74,3 bilhões.

O ramo Saúde registrou um faturamento de R$ 6,8 bilhões, o que representa um crescimento de 5,7% em relação a 2017. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dos quase 3,4 milhões de beneficiários de planos de saúde do Rio Grande do Sul, 1,8 milhão são de cooperativas. Em relação à cobertura, as cooperativas deste ramo estão presentes em todos os municípios do Rio Grande do Sul.

Dia C em Lajeado

Ainda dentro da programação do Dia C 2019, a Unimed VTRP realiza mais uma ação neste sábado, 13/07, em Lajeado. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernandes Vieira, localizada no Centro, recebe colaboradores e cooperados da Unimed VTRP. A ideia é "colocar a mão na massa" e revitalizar o pátio da escola, deixando-o mais confortável e agradável para as crianças.

Entre as atividades realizadas de forma voluntária estão: limpeza, jardinagem, manutenção e pintura de bancos e mesas. A seleção da instituição de ensino foi realizada junto à 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que considerou o estado de conservação da escola e a comunidade atendida.

 
Escoop Saúde realiza seminário de avaliação da Missão ao Vale do Silício

Escoop Saúde realiza seminário de avaliação da Missão ao Vale do Silício

Médicos e dentistas integrantes dos Sistemas Unimed e Uniodonto participaram no último sábado, dia 6 de julho, na sede da Escoop, em Porto Alegre, do Seminário de Avaliação e Propositivo da Missão para o Vale do Silício, realizada há 60 dias, que de 29 de abril até 3 de maio visitou, em São Francisco, nos Estados Unidos, espaços de trabalho e inovação, laboratórios, centros de pesquisa e universidades. A Missão foi organizada pela Escoop teve como objetivo buscar subsídios para estimular o processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul.

O Seminário foi conduzido pelo diretor da Escoop, professor Mário De Conto, e pelo professor Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, e reuniu os participantes para uma abordagem das próximas ações conjuntas que podem ser conduzidas em prol da sustentabilidade das cooperativas de saúde, por meio da inovação. Um dos momentos marcantes do encontro foi a interação de Salvador Gullo Neto, diretamente de San Diego/EUA, através de um robô, quando teve a oportunidade de interagir com os participantes do Seminário e trazer a sua experiência na área da inovação.

Durante o Seminário foi proposta a temática O Retorno da Missão: Vamos Compartilhar, onde os médicos e dentistas puderam compartilhar com as demais cooperativas quais ações já foram realizadas e as intenções previstas para os próximos passos na área de inovação no cooperativismo gaúcho. Segundo o coordenador de graduação da Escoop, professor Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, o Seminário foi mais uma sinalização que a cultura da inovação está sendo buscada pelas lideranças do cooperativismo. “A Escoop deve apresentar soluções inovadoras e de excelência na aprendizagem e na pesquisa para promoção da sustentabilidade das cooperativas. Estivemos reunidos durante esta manhã para buscar esse objetivo”, sintetizou Oliveira. Participaram da programação 23 integrantes dos Sistemas Unimed e Uniodonto, além de colaboradores da Escoop e do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Chegou a nova edição da RGCoop!

Chegou a nova edição da RGCoop!

edição 16 da revista Rio Grande Cooperativo (RGCoop) já está disponível na versão digital e pode ser acessada no site do Sescoop/RS. Nesta publicação, apresentamos a cooperativa de mineração pioneira no País em reportagem especial, trazendo a vocês o universo tão peculiar das pedras preciosas que imortalizaram Marilyn Monroe e fascinam gerações de todo o mundo. E por falar em fascinar, conheça mais sobre bioenergia e como uma cooperativa de Montenegro tornou-se referência nacional em sustentabilidade e inovação.

O artigo do nosso guru Carlos Palhares fala sobre a possibilidade de ROI (retorno de investimento) em comunicação interna. Será que na sua cooperativa isso é uma realidade? E também trazemos uma reportagem sobre as nossas mascotes, suas histórias e como elas ajudam a representar e disseminar o cooperativismo!

Autogestão

Saiba tudo sobre o programa de Autogestão e sua importância para as cooperativas.  PAGC, PDGC, GDA... Como essas siglas funcionam na prática e os efeitos para sua cooperativa – já a partir de 2020! Venha conosco, tire suas dúvidas e faça parte dessa mudança que vai levar o cooperativismo a níveis mundiais de excelência!

Planejamento estratégico

A entrevistada Pricila Topolski fala sobre como as cooperativas podem tomar decisões mais alinhadas aos desafios atuais e futuros através do planejamento estratégico, com revisões periódicas e pautadas por um bom monitoramento do ambiente externo. “Temos observado uma maior preocupação com as ameaças do ambiente externo, com a evolução do mercado”, afirma.

A mudança de 13 para sete ramos do cooperativismo brasileiro

O que causou essa mudança? Como ela afeta a minha cooperativa? E agora, o que precisamos fazer para nos adequarmos? Fique tranquilo, leia nossa matéria, tire aqui suas dúvidas e entenda como fica agora a nova classificação.

Mais do que informar, convidamos você leitor a conhecer a nossa realidade. Para que essa experiência seja única e cada vez melhor, queremos você interagindo com a RGCoop. Para isso, ampliamos o alcance de nossa publicação em nossas redes sociais e convidamos você a interagir conosco, colocando nossa conversa mais próxima do seu dia a dia.

 
Participantes do “Práticas de Sustentabilidade” fazem doação de lacres e EcoPila

Participantes do “Práticas de Sustentabilidade” fazem doação de lacres e EcoPila

A primeira etapa de recolhimento de duas tarefas do projeto “Práticas de Sustentabilidade” foi realizada nesta terça-feira. Na ocasião, os participantes realizaram as entregas dos lacres de alumínio das latinhas de bebida para a campanha “Eu Ajudo na Lata” e dos EcoPila, conseguidos através da venda de resíduos e outros materiais recicláveis. No total, foram arrecadados 60 kg de lacres e 115 EcoPila.

Os lacres irão ajudar nas compras de cadeiras de rodas que serão doadas para instituições de caridade da cidade. Já os EcoPila serão destinados a um evento de Natal comunitário. O “Práticas de Sustentabilidade” continua com diversas ações previstas até o fim do ano.

Saiba mais sobre o projeto “Práticas de Sustentabilidade”

O “Práticas de Sustentabilidade” visa a realização de tarefas, a integração entre os setores e a conscientização ambiental. No total, 14 equipes participam da iniciativa. Para estimular a integração, cada equipe é composta por integrantes de diferentes setores. Serão premiadas as três primeiras equipes. A divulgação dos vencedores acontecerá durante o Jantar Baile de Fim de Ano dos colaboradores.

Objetivos:

* Engajamento dos colaboradores e dos médicos cooperados * Estímulo ao trabalho em equipe * Interação entre os setores * Conscientização e envolvimento da força de trabalho perante as questões de responsabilidades socioambiental * Incentivo à criatividade e inovação * Promoção da melhoria da qualidade de vida e ambiente de trabalho * Ampliação do conhecimento e aprendizado sobre o sistema de gestão da Unimed Vale do Caí

Premiação:

1º lugar: Passeio turístico, troféu e medalhas 2º lugar: Jantar e medalhas 3º lugar: Café da manhã ou tarde e medalhas

Campanha “Eu Ajudo na Lata”

A campanha “Eu Ajudo na Lata” é desenvolvida pela área de Responsabilidade Social da Unimed Brasil. O objetivo é a arrecadação dos lacres de alumínio das latinhas de bebida. O valor adquirido na revenda é revertido na compra de uma cadeira de rodas, que é doada para uma instituição da região. Desde que a campanha foi implementada pela Unimed Vale do Caí, em 2013, já foram doadas cinco cadeiras de rodas. São necessárias cerca de 160 garrafas PETs cheias de lacres, para a aquisição da cadeira de rodas.

EcoPila

O EcoPila é um projeto do Núcleo Socioambiental da ACI Montenegro/Pareci Novo inspirado numa experiência realizada no interior de São Paulo, onde cerca de 2 mil habitantes conseguem reaproveitar 4 toneladas de resíduos. Em Montenegro o EcoPila passa a integrar empresas e moradores da cidade, promovendo consciência ambiental, conscientizando as pessoas e mudando a realidade social.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Vale do Caí
Conheça alguns eventos do cooperativismo em 2019

Conheça alguns eventos do cooperativismo em 2019

O cooperativismo está sempre se reinventando e gerando novas possibilidades. Estar atento as tendências é fundamental para usufruir ainda mais das vantagens de possuir um modelo de negócio cooperativista.

Uma das principais maneiras de adquirir esse conhecimento é ampliando relações com quem atua dentro e fora do setor. Pensando nisso, separamos os principais eventos que acontecerão no segundo semestre de 2019 para você ficar por dentro dos maiores acontecimentos da atualidade.

Confira!

Fórum Mundial de Produtores de Café

O Fórum Mundial de Produtores de Café irá reunir as nações cafeeiras para debates de temas de interesse comum, como a renda dos cafeicultores, as questões socioambientais, o clima e a sustentabilidade. Tudo isso para que as mais de 25 milhões de famílias que cultivam o fruto e geram bebidas que satisfazem aos mais diversos paladares em todo o mundo continuem sua escala de crescimento e qualidade.

Quando? 10 e 11 de julho

Onde? Campinas, SP

BlockCrypto Expo 2019

O BlockCrypto Expo 2019 é o maior encontro sobre criptoeconomia e Blockchain da América Latina. Seu objetivo é disseminar conhecimento sobre a nova era financeira e tecnológica e abrir discussões sobre os mais variados temas dentro do universo das cryptos.

Quando? 16 e 17 de julho

Onde? São Paulo, SP

20º Feacoop Cooperacitrus

A 20ª edição do evento, oferecerá uma estrutura completa, com um portfólio de soluções integradas para atender todas as necessidades de seus associados.  A equipe de CTC (Consultor Técnico Comercial) Coopercitrus estará a postos na Feacoop para atender aos cooperados com as orientações técnicas necessárias para os melhores tratos culturais, além de oportunizar as melhores condições de negociações.

Quando? 29 de julho a 01 de agosto

Onde? Bebedouro, SP

Agroleite Castrolanda

O Agroleite é um evento técnico voltado a todas as fases da cadeia do leite. Seus atrativos são extremamente notórios em função da seriedade com que se tratam os assuntos relacionados a área, tendo como complemento a exposição de animais, torneio leiteiro, clube de bezerras, leilão, dia de campo e dinâmica de máquinas. Durante o evento também são realizados fóruns, seminário internacional e painel para de discutir genética, alimentação, qualidade animal, qualidade do leite e tecnologias voltadas ao setor. Quando? 13 a 17 de agosto Onde? Parque de Exposições Dario Macedo Castro, PR

23º Edição da Food ingredientes South America (FiSA)

Com mais de 22 anos de tradição a Fi South America é o verdadeiro e mais completo evento de ingredientes alimentícios da América Latina. Quando? 22 de agosto Onde? São Paulo, SP

VXI Coopsportes – Esportes Cooperativos de Minas Gerais

O Coopsportes – Esportes Cooperativos de Minas Gerais – é um evento do Sistema Ocemg com o objetivo de despertar o interesse pela prática esportiva e pelo trabalho em equipe, além de estimular a integração de dirigentes, funcionários e cooperados das cooperativas mineiras. Quando? 30 de agosto a 01 de setembro Onde? Belo Horizonte, MG

6º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias Diesel e Alternativas para Veículos Comerciais e Fora de Estrada

O maior evento da comunidade Diesel no Brasil se dedica ao aprofundamento dos assuntos que impactam fabricantes e usuários de motores Diesel, no presente e no futuro. Avaliaremos as tendências para melhoria da eficiência energética, para as emissões de poluentes, cenários econômicos e direcionamento estratégico.

Quando? 3 e 4 de setembro

Onde? Curitiba, Paraná

International Fish Congress & Fish Expo Brasil 

O Congresso Internacional, com a presença de conferencistas nacionais e internacionais e a participação dos principais países produtores de pescado objetiva reunir todos os elos da cadeia produtiva e fazer o debate dos temas que mais inquietam o setor.

Quando? 17 a 19 de setembro

Onde? Foz do Iguaçu, PR

Longevidade Expo + Fórum

O mercado de longevidade já é uma realidade e está repleto de oportunidades. Mas 45% destes consumidores afirmam ter dificuldade em encontrar novidades e mais alternativas de produtos e serviços adequados aos seus novos hábitos. Longevidade Expo + Fórum é um evento de ação estratégica para que empresas apresentem diretamente ao público suas propostas.

Quando? 29 de setembro a 01 de outubro

Onde? São Paulo, SP

WCM – World Coop Management 2019

O WCM’19 ajudará você a pensar dessa forma criativa, gerando uma verdadeira cultura inovadora e transformadora em sua cooperativa. Abrir a mente para novas experiências, tendências e conhecimento de alto nível é a base do evento que propõe a você os melhores caminhos para explorar novos espaços, cenários e estratégias.

Quando? 30 de setembro a 01 de outubro

Onde? Belo Horizonte, MG

4º CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Com o tema “AGIR – Ação Global: Integração de Redes”, a quarta edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio mergulhará de cabeça nas principais cadeias produtivas do agronegócio para demonstrar como elas se tornaram muito mais instantâneas e dinâmicas com o passar dos anos.

Quando? 08 e 09 de outubro

Onde? Transamerica Expo Center, SP

YAMI – Youth Agribusiness Movement International

Um verdadeiro movimento de jovens do Agronegócio. No YAMI, vamos debater temas como inovação, tendências do mercado, startups, empreendedorismo e sucessão familiar. Serão dois dias de imersão, conteúdo e muito networking. Um espaço que servirá como uma grande incubadora de ideias, estimulando a inovação e buscando soluções reais para o futuro do Agronegócio.

Quando? 08 e 09 de outubro

Onde? Transamerica Expo Center, SP

Fonte: MundoCoop
Unimed VTRP recebe startups de diversos cantos do Brasil no Pitch Day

Unimed VTRP recebe startups de diversos cantos do Brasil no Pitch Day

O programa de inovação aberta realizado pela Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), que já é um marco na região, terá uma importante etapa na próxima quarta-feira, 26/06. Virão a Lajeado representantes das 23 startups escolhidas pela Cooperativa Médica para o Pitch Day do InnovatiOn Unimed. Na prática, os empreendedores apresentarão suas soluções e serão avaliados por um bacana que vai avaliar quais deles seguirão no programa. O InnovatiOn Unimed busca resolver oito desafios para melhorar a saúde dos clientes da Cooperativa Médica e oferecer melhores soluções para toda a comunidade regional.

A primeira mostra do programa mostra seu tamanho: 170 startups se inscreverem para apresentar soluções à Unimed VTRP, um número representativo em programas deste estilo no Brasil. “Nosso objetivo é encontrar soluções modernas que possam melhorar ainda mais a saúde das pessoas. Inteligência Artificial, Big Data, Machinne Learning e Internet das Coisas, que há algum tempo pareciam muito distantes de nossas realidades, hoje fazem parte do dia a dia. E é em busca de soluções que possam trazer estes elementos para nosso dia a dia que o InnovatiOn existe. A quantidade de startups inscritas mostra que os empreendedores também estão entendendo isto”, afirma Rosilene Knebel, gerente de operações da Unimed VTRP.

O pitch é o termo usado quando um empreendedor apresenta, de forma rápida, uma ideia, produto ou negócio para investidores, parceiros ou outras empresas. O Pitch Day do InnovatiOn Unimed tem suas regras e suas peculiaridades. Cada startup terá 10 minutos para apresentar sua solução. A banca avaliadora, formada pelos diretores, gerentes e coordenadores da Unimed VTRP, terá mais 7 minutos para fazer perguntas buscando entender melhor ainda o tema. Por fim, a banca faz uma consideração final de 3 minutos, encerrando a análise daquela startup. Esta dinâmica terá duração das 8h às 18h.

Referência no Brasil em inovação de grandes corporações, a Innoscience Consultoria está trabalhando desde fevereiro em conjunto com a Unimed VTRP neste programa de conexão com startups. As oito startups selecionadas no Pitch Day serão conhecidas em julho. Elas farão uma imersão com equipes da Unimed, conhecendo a fundo os desafios, e desenvolvendo suas soluções internamente, dentro do ambiente corporativo da Cooperativa Médica. O Innovation tem previsão de término em novembro.

Dentre os desafios, estão temas como telemedicina para acesso a consultas, plataforma para venda multicanais e gerenciamento da saúde a distância.

Mais detalhes podem ser consultados no site do programa: https://www.innovationunimed.com.br.

O que é o InnovatiOn Unimed?

O principal objetivo é melhorar a saúde das pessoas da nossa região. Nos últimos anos, a Unimed VTRP tem trabalhado em duas grandes frentes. A inovação e o estímulo à mudança de hábitos das pessoas. A campanha Mude1Habito, trabalhada em todo Brasil pelo Sistema Unimed, incentiva as pessoas a mudarem hábitos, transformando a rotina e buscando mais qualidade de vida. Agora, com o InnovatiOn, a Unimed VTRP também está buscando mudar hábitos dentro do ambiente corporativo. Assim, o InnovatiOn é um programa que lançou oito desafios para o mercado, e agora, as melhores soluções serão avaliadas presencialmente.

O que é um pitch?

É um termo usado nos ecossistemas de startups. É o momento que empreendedor tem para apresentar, de maneira ágil e sucinta, uma ideia, produto ou negócio para investidores, parceiros ou até mesmo outras empresas.

Participantes do Práticas de Sustentabilidade fazem doação de roupas

Participantes do Práticas de Sustentabilidade fazem doação de roupas

O projeto “Práticas de Sustentabilidade” continua agitando o dia a dia da Unimed Vale do Caí. Entre as tarefas distribuídas aos participantes estava a doação de roupas para a Campanha do Agasalho da Cooperativa. Cada grupo deveria contribuir com a campanha, doando peças de roupas. Cada peça valia uma pontuação diferente. A entrega dos agasalhos ocorreu nessa quarta-feira (19/6), no Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC).

No total, as equipes arrecadaram 6.192 peças de roupas. Elas foram destinadas a entidades da cidade que repassam as doações para as famílias carentes do município.

Práticas de Sustentabilidade

O “Práticas de Sustentabilidade” visa à realização de tarefas, à integração entre os setores e à conscientização ambiental. No total, 14 equipes participam da iniciativa. Para estimular a integração, cada equipe é composta por integrantes de diferentes setores. Serão premiadas as três primeiras equipes. A divulgação dos vencedores acontecerá durante o Jantar Baile de Fim de Ano dos colaboradores.

Objetivos:

  • Engajamento dos colaboradores e dos médicos cooperados
  • Estímulo ao trabalho em equipe
  • Interação entre os setores
  • Conscientização e envolvimento da força de trabalho perante as questões de responsabilidades socioambiental
  • Incentivo à criatividade e inovação
  • Promoção da melhoria da qualidade de vida e ambiente de trabalho
  • Ampliação do conhecimento e aprendizado sobre o sistema de gestão da Unimed Vale do Caí

Premiação:

1º lugar: Passeio turístico, troféu e medalhas

2º lugar: Jantar e medalhas

3º lugar: Café da manhã ou tarde e medalhas

Fonte: Marketing da Unimed Vale do Caí
Sicoob é pioneiro na utilização da tecnologia Blockchain no Brasil

Sicoob é pioneiro na utilização da tecnologia Blockchain no Brasil

Anunciada durante o maior evento de tecnologia de automação bancária e de serviços financeiros da América Latina, o Ciab, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de junho em São Paulo, a Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional (RBSFN), conecta as principais instituições financeiras do Brasil por meio da tecnologia Blockchain.

A experiência com a tecnologia Blockchain tem demonstrado ganhos de eficiência e aumento da segurança na realização de transações nas diferentes indústrias onde vem sendo utilizada. Diante deste cenário o Sicoob decidiu ainda em 2016 iniciar seus primeiros estudos sobre o assunto.

Em parceria com outras grandes instituições financeiras nacionais o Sicoob criou em 2017 a sua primeira iniciativa com a tecnologia. Intitulado de Sistema Financeiro Digital (SFD) conecta datacenters dos participantes e permitiu em 14 de novembro 2018 realizar a primeira transferência em tempo real de valores entre as instituições financeiras por meio da tecnologia Blockchain. “A experiência com o SFD tem sido muito rica. Estamos seguros do poder disruptivo da tecnologia para o Sistema Financeiro Nacional.” afirma Márcio Alexandre de Macedo Rodrigues, Superintendente de Governança de TI, Segurança e Inovação do Sicoob Confederação.

O conhecimento adquirido ao longo do projeto SFD permitiu ao Sicoob ser uma das primeiras instituições a entrar no RBSFN. “Não temos dúvidas que as principais inovações dos serviços financeiros no Brasil passarão por essa nova rede anunciada no Ciab.” comentou Antônio Vilaça Júnior Diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação.

 

Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro
Cooperativa Nova Aliança lança suco de uva integral  em embalagem Tetra Pak

Cooperativa Nova Aliança lança suco de uva integral em embalagem Tetra Pak

Buscando inovar e tornar o seu principal produto mais democrático e acessível ao consumidor, a Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança lança o Suco de Uva Integral Aliança em embalagem Tetra Pak. A novidade chega ao mercado nacional em caixas de 1L e 200 ml, nas versões branco e tinto.

O gerente comercial, Fernando Matana, destaca que com a embalagem Tetra Pak, a cooperativa busca uma nova oportunidade de mercado. “Temos uma marca que é muito lembrada pela qualidade e tradição no suco integral. Por isso, nesta nova opção de consumo, destacamos para o consumidor que ele encontrará o mesmo produto que ele já conhece, agora na caixinha: um Suco integral, produzido na Serra Gaúcha e com a chancela da marca Aliança”, projeta Matana.

“Estamos tornando a nossa principal marca, a Aliança, cada vez mais versátil, sem perder a naturalidade e a sua essência”, aponta o Coordenador de Marketing da cooperativa, Vinícius Fruet. Conforme ele, a nova embalagem proporciona maior conforto e praticidade para o consumidor. “Facilitamos o transporte das compras diárias, com uma embalagem mais leve. Pensamos também em quem usa transporte público ou se desloca a pé para as compras. Outro ponto positivo é facilidade de servir e de abrir a embalagem, além de não quebrar, favorecendo um público consumidor importante, os seniors”, destaca. “A novidade também traz vantagens ao varejo, já que a embalagem Tetra Pak permite que mais espaço seja utilizado em gôndola, além de economizar com o transporte do produto”, completa.

Atualmente, a maioria dos sucos de uva disponibilizados nesta versão é de néctar, reconstituídos ou reprocessados. “O suco integral Aliança é elaborado a partir das melhores uvas das variedades americanas Isabel e Bordô e não contém adição extra de açúcar e água, sendo 100% fruta”, ressalta o coordenador de Marketing.

A caixinha de 200 ml terá preço sugerido de R$ 3 a unidade. Já o de 1 litro chegará ao mercado por R$ 7. Além das embalagens Tetra Pak o consumidor também encontra o Suco de uva Aliança em garrafas de 1,5L, 1L e 450ml e em bag-in-box.

A embalagem Tetra Pak possui seis camadas de proteção, que impedem a entrada de luz e ar. Além disso, é ecologicamente correta, pois o papel utilizado é 100% de madeira certificada e 100% reciclável.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Nova Aliança
Unimed Erechim e URI unem forças para fomentar a inovação em saúde

Unimed Erechim e URI unem forças para fomentar a inovação em saúde

O lançamento do projeto aconteceu dia 3 de junho, no Centro de Qualidade de Vida Unimed Erechim. Por quatro dias, dez grupos multidisciplinares foram capacitados para definir, inventar e implementar soluções para oportunidades manifestadas pela cooperativa médica. A apresentação dos projetos ocorrerá em outubro, no salão de atos da URI. De acordo com o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Leães, o objetivo do Innovation Day é criar, em parceria com a URI, um ambiente propício à inovação, capaz de gerar valor para a cooperativa, universidade, acadêmicos e sociedade. O diretor-geral da URI Erechim, Paulo Giollo, destaca que a parceria tem potencial de ganhos para toda a região. "Estamos encarando esse desafio como uma grande oportunidade para nossos jovens e professores. Acreditamos que a união entre universidade, cooperativas e empresas é muito valiosa", reforçou.

Em viagem aos Estados Unidos, o diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento do Hospital Israelita Albert Einstein, Cláudio Terra, enviou um vídeo. Terra fala sobre Design Thinking, metodologia utilizada pelos instrutores Denise Pithan e Julio Frias, no Innovation Day. "O Design Thinking permitirá olhar a situação, problema ou oportunidade a partir da lógica do paciente e das demais partes interessadas, para que soluções não-óbvias sejam desenvolvidas", explica. Até outubro, outros cinco encontros acontecerão. Além de falar do status de cada projeto, as reuniões contarão com palestras e dinâmicas. Cada grupo, composto por nove estudantes e professores, conta com um facilitador da Unimed Erechim, responsável por mediar a comunicação entre a cooperativa e as equipes.

Quatro dias para (re) pensar a inovação

O Innovation Day envolve 90 pessoas, distribuídas em equipes responsáveis por criar soluções aos desafios lançados pela Unimed Erechim. Nos dias 4,5,6 e 7 de junho, os grupos participaram de uma oficina de Design Thinking realizada pela Eretz.bio, incubadora de startups mantida pelo Hospital Israelita Albert Einstein. A oficina foi conduzida pelos especialistas em inovação, Júlio Frias e Denise Pithan. O Método Einstein compreende três etapas: definição, invenção e implementação. Cada uma delas delimita ações a serem executadas pelos participantes, mediante a definição dos temas. No Innovation Day, as equipes foram incentivadas tanto a aderir aos desafios propostos pela Unimed, quanto sugerir soluções a problemas identificados pelo próprio grupo. Os desafios lançados pela cooperativa médica referem-se à gestão de polifármacos; telemonitoramento; serviços de nutrição e dietética; coordenação do cuidado; centralização de dados e agendas. A partir de agora, as equipes se reunirão periodicamente para trabalhar em seus protótipos, que serão apresentados no mês de outubro, na URI.

 
Fonte: Bom Dia RS
Concurso de Redação e Desenho da Creral já tem os primeiros alunos premiados

Concurso de Redação e Desenho da Creral já tem os primeiros alunos premiados

Em comemoração aos 50 anos de fundação da Creral, a Cooperativa está realizando junto às escolas de sua área de abrangência dois concursos, sendo um de Desenho, onde participam estudantes do 1º ao 5º ano, e outro de Redação, com alunos do 6º ao 9º ano.

Em cada escola são escolhidos, por critérios definidos pelas professoras, os desenhos e as redações que melhor descrevam os temas "A energia elétrica faz bem lá em casa" e "A energia elétrica promove desenvolvimento e proporciona conforto para as pessoas". Na última semana de maio, e nesses primeiros dias de junho, cinco escolas participantes, sendo uma em Erechim, uma em Getúlio Vargas, duas em Floriano Peixoto e uma em Santo Expedito do Sul, já tiveram seus estudantes premiados.

A Creral tem como principal objetivo nessas ações envolver os estudantes para que eles se sintam parte da Cooperativa, e tenham sua criatividade e talento reconhecidos, além de despertar nos jovens a vontade de conhecer mais sobre a geração de energia elétrica, como ela chega até seus lares e todos os seus benefícios.

As redações e os desenhos escolhidos nas escolas pelas professoras passarão por uma nova avaliação, e no dia 23 de julho, aniversário da Creral, junto com as atividades de comemoração, serão premiadas as três melhores redações e desenhos dentre todas escolas participantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral
Últimos dias de inscrições para 2ª edição do Inovar Juntos do Sicredi

Últimos dias de inscrições para 2ª edição do Inovar Juntos do Sicredi

Atenção startups! As inscrições para a segunda edição do Inovar Juntos, programa de conexão com startups do Sicredi, em parceria com a consultoria Innoscience, estão na reta final. Empreendedores deste segmento podem inscrever seus projetos até o dia 14 de junho. A iniciativa é uma oportunidade de startups se relacionarem com a instituição financeira cooperativa, que possui mais de 4 milhões de associados e atua em 22 estados e no Distrito Federal.

Nesta segunda edição do programa, o Sicredi lançou dez desafios: aprimorar inteligência para oferta de crédito, conectar produção agrícola familiar e consumidores, orientar investimentos, educar sobre finanças e cooperativismo, prover advisor financeiro, vender seguros via autoatendimento on-line para associados, oferecer alternativas adicionais de renda, oferecer gestão financeira para PJ/MEI, inteligência artificial da recuperação de crédito e meio eletrônico de pagamento para o público infanto-juvenil.

Podem participar startups de todo o Brasil que tenham aderência aos desafios e que possuam um MVP (Produto Mínimo Viável) desenvolvido e validado, ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado.

Após o período de inscrições, o Sicredi selecionará até 20 startups para apresentações em um Pitch Day. As startups classificadas para a próxima fase passarão por um período de imersão junto à área responsável da instituição e colocarão em prática um projeto piloto. As startups que mais se destacarem poderão se tornar parceiras ou fornecedoras do Sicredi. Para saber mais, basta acessar o site https://sicredi.com.br/inovarjuntos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi
Piá promove Seminário do Produtor de Leite

Piá promove Seminário do Produtor de Leite

Na última semana, as cidades de Marau, Vila Flores e Nova Petrópolis receberam o “8º Seminário do Produtor de Leite Piá”. O evento teve como objetivo principal de, através de palestras, compartilhar informações e dados sobre todos os procedimentos que envolvem o setor lácteo, desde a coleta do leite até o controle de faturamento das propriedades, além de aproximar o agricultor da Cooperativa.

Na programação do evento, a palestra “IN 77: Um Passo para o Futuro”, ministrada pelo técnico agrícola da Piá, Fábio Guaragni,  tratou sobre a parte prática da Normativa, com relação ao que interfere no dia a dia da propriedade rural. Foram apresentados os índices determinados pelo Ministério da Agricultura para a Contagem Bacteriana Total – CBT.  “O produtor que estiver três meses seguidos fora da média receberá uma atenção especial. Os técnicos da Piá farão uma ação na propriedade para ajustar o que for preciso e para que ele possa continuar vendendo leite”, destacou.

Guaragni explicou de forma clara como isso vai acontecer, como se calcula as médias, onde produtor vai poder acessá-las e como a Cooperativa vai colaborar para que ele não tenha dificuldade para atingir os resultados, estar dentro da legislação e ter a melhor rentabilidade possível no leite.

Na ocasião, também falou sobre outras obrigatoriedades importantes como a necessidade do resfriador a granel, que está valendo a partir de junho, e da sala do leite, que é uma adequação no espaço onde fica guardado o produto até a coleta e onde ficará este equipamento, protegido de qualquer animal, intrusos ou de contaminantes.

Já na  palestra “Planejamento Forrageiro e Qualidade do Leite”, ministrada pelos profissionais da Embrapa, Sérgio Bender e Maira Zanela, foram apresentadas as tecnologias disponíveis para produzir leite de qualidade, atendendo critérios da nova legislação das INs 76 e 77.

Foram abordados temas como “Contagem de Células Somáticas”, que pode ser monitorada através do controle de mastite; “Contagem Bacteriana Total”, mostrando que índices baixos passam por processos de higiene completos e pelo resfriamento correto do leite; e o “Lina”, o leite instável não ácido, problema de produção acarretado pela má alimentação dos animais, por vacas com muito tempo de lactação e pelo estresse calórico do verão, e que pode ser solucionado com planejamento forrageiro e piquetes com sombra e água em abundância. “Um volumoso de qualidade é a chave para o sucesso da produção leiteira. Fazendo tudo isso, o produtor vai conseguir produzir com qualidade, ter mais renda na venda e maior volume de leite, atendendo o consumidor e as normativas necessárias”, afirmou a Zanela, que é pesquisadora da entidade e atua na área de Qualidade do Leite.

O engenheiro agrícola Sérgio Bender destacou que a proposta da palestra foi colocar os produtores para pensar numa estratégia de planejamento forrageiro. “Sabemos que um dos problemas principais que enfrentam é a falta de pasto em algum período do ano. Quando se avalia a necessidade que o animal tem dentro da propriedade com aquilo que está sendo ofertando, pode-se verificar dentro do planejamento forrageiro se vai conseguir atender essa demanda ou não”, afirmou.

Para ele, isso faz com que se resolva uma série de problemas, pois a maioria das doenças enfrentadas com o rebanho estão relacionadas a essa variação na oferta de volumoso. “Tem também a questão da rentabilidade do negócio do leite. Quando falta pasto e se tem que buscar fora, aumenta o custo de produção e, muitas vezes, começa a se tornar inviável”.

Os técnicos da Embrapa destacaram a importância de despertar um novo olhar do produtor às normativas, desmistificando a ideia de que não vai conseguir cumpri-las. “As INs de qualidade do leite vêm para ofertar um produto melhor, com excelência. Conseguimos transmitir esta mensagem aos associados”, explicou.

No final da palestra, Sérgio Bender e Maira Zanela propuseram que quando os associados voltassem para casa, observassem a propriedade, olhando de fora, sobre três óticas: primeiro o rebanho, pensando se tivesse que comprar os animais que já possui na propriedade, se compraria todos. Caso não, aquele que não compraria, pode ser vendido para gerar receita; segundo, olhando a forma como está organizada a produção de pasto. Se tem o necessário para ofertar a estes animais ao longo do ano; e, terceiro, e fundamental, aproveitando as oportunidades de aprendizado e investimento que a Cooperativa oferece, valorizando a instituição. “Conseguimos transmitir o importante recado de que a Embrapa e a Piá trabalham juntas pelo desenvolvimento do setor rural”.

Acompanhando as três edições, no final do evento, o presidente da Cooperativa, Jeferson Smaniotto, fez uma avaliação do Seminário. “Foi um sucesso pela grande participação dos produtores de leite. Foram mais de mil associados, que tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento através das palestras”, destacou.

Para Smaniotto, eventos como o Seminário são de grande importância, pois promovem o encontro com quem faz a Cooperativa acontecer. “É o momento de estar junto com o produtor, saber o que ele espera da Piá e como ele trabalha. Esse  momento, de  valorização do nosso associado, só o cooperativismo faz”, finalizou.

O “8º Seminário do Produtor de Leite da Piá” foi promovido pela Cooperativa Piá, com apoio da NutriPiá e AgroPiá.

Cooperativismo e inovação são essenciais para driblar incertezas econômicas no campo

Traçar o cenário político-econômico do Brasil e dos principais players globais e projetar o momento dessa conjuntura macroeconômica interna e externa sobre o agronegócio brasileiro. Analisar toda essa perspectiva será o desafio do economista Luís Artur Nogueira, responsável pela palestra de abertura da 1ª Jornada Rede Técnica Cooperativa (RTC), que acontece de 5 a 7 de junho, em Gramado (RS). Profissional especializado em mercado financeiro e colunista em grandes publicações do centro do país, Nogueira destaca que o assunto é de interesse geral do setor, uma vez que o agronegócio, por ser uma das âncoras da economia, sofre com os impactos e mudanças de ‘humor’ da política e da economia.

“Diversos fatores conjunturais afetam diretamente o segmento e pretendo mostrar na Jornada da RTC as oportunidades que o agronegócio deve abraçar em meio aos desafios econômicos”, afirma Nogueira. A aposta na inovação e no cooperativismo vai além de tendência e se torna essencial para ganhos na atividade agrícola. “Vou mostrar que o fortalecimento de elos com cooperativas impede que o produtor fique isolado em sua atividade, tenha maior poder de barganha na hora de comprar insumos e vender a produção”, exemplifica Nogueira, pontuando apenas algumas das vantagens do cooperativismo na agricultura.

Na opinião do economista, o evento em Gramado se faz necessário por reunir grande força do agronegócio gaúcho no entendimento de questões importantes sobre os reflexos do cenário econômico sobre o setor. “O momento atual não está favorável, mas as perspectivas são positivas para o segundo semestre, desde que o governo consiga avançar na agenda econômica”, analisa Nogueira.

A 1ª Jornada da Rede Técnica Cooperativa tem o apoio da CCGL, Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (FecoAgro) e Sistema Ocergs-Sescoop/RS e patrocínio dos terminais Termasa/Tergrasa. O evento está com as inscrições abertas pelo site www.jornadartc.com.br.

Quem é a RTC A Rede Técnica das Cooperativas (RTC) foi criada em 2018 congregando as áreas técnicas de pesquisa e mercado de 32 cooperativas agropecuárias gaúchas. Seu foco é criar um corpo de pesquisa integrado que dê suporte às cooperativas, otimizando custos e a aplicabilidade dos estudos desenvolvidos e permitindo a troca de ideias e compartilhamento de informações.

Programação

05 de Junho de 2019 18h00 Recepção 19h00 Abertura Oficial 19h30 Palestra Magna: O futuro econômico do Brasil e as oportunidades para o agronegócio Luís Artur Nogueira 21h00 Coquetel

06 de Junho de 2019 08h00 Painel: Qualidade do solo visando sistemas de produção sustentáveis em Plantio Direto Dr. João Carlos de Moráes Sá (UEPG) Dr. Antônio Luis Santi (UFSM) Moderador: José Ruedell 10h00 Lançamento do livro: Resultados comparativos de 32 anos dos sistemas plantio direto e convencional 10h15 Coffee break 10h45 Palestra: Variabilidade climática e seus impactos na produtividade das culturas de soja e milho no sul do Brasil Dr. Paulo Cesar Sentelhas (Esalq-USP) Moderador: Jackson E. Fiorin (CCGL) 12h00 Almoço 14h00 Palestra: A Biotecnologia e as inovações que estarão impactando o agronegócio brasileiro e mundial nos próximos anos Dr. Alexandre Nepomuceno (Embrapa Soja) Moderador: Dr. Luiz Carlos Federizzi (UFRGS) 15h30 Coffee break 16h00 Painel: A integração de sistemas e os caminhos para a rentabilidade na produção de carne e leite Dr. Paulo Carvalho (UFRGS) Dr. Wagner B. Beskow (Transpondo) Moderador: Me. Luis Otávio da Costa Lima (CCGL) 18h00 Painel político com autoridades convidadas

07 de Junho de 2019 08h00 Palestra: A logística de grãos por meio das ferrovias e os novos projetos para o RS Daniel Rockenbach - Rumo Logística Moderador: Me. Guillermo Dawson Jr. (CCGL) 09h00 Palestra: Como a inovação e as tecnologias digitais irão transformar o campo Guilherme Novaes Procópio de Araujo - IBM Moderador: Dr. Geomar Mateus Corassa (CCGL) 10h30 Coffee break 11h30 Painel: As políticas comerciais e o mercado de grãos frente a demanda mundial de alimentos Flávio Bettarello - Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais (MAPA) André Pessoa (Agroconsult) Moderador: Paulo César Pires (FecoAgro/RS) 13h00 Encerramento

Fonte: Jardine Comunicação
Leite Dália com mais cor e novo layout

Leite Dália com mais cor e novo layout

A partir deste mês, o layout das embalagens do Leite Dália terá uma nova roupagem. Colorida, moderna e elegante, a caixa de leite promete levar mais cor aos pontos de venda. A nova identidade será aplicada na embalagem MID, com a tampa abre e fecha, na linha de leites UHT integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose.

Conforme o supervisor de vendas da área de lácteos, Elton de Lima, a previsão é que o novo layout chegue às gôndolas dos supermercados ainda na primeira quinzena de junho. “Assim que o saldo da embalagem com o layout atual for liquidado iniciaremos a substituição pela nova identidade visual”, comenta.

O supervisor de Marketing, Nei Quinto Barzotto, ressalta a escolha pelas novas tonalidades de cor nas embalagens. “A embalagem mantém as características funcionais anteriores, com abertura utilizando a tampa flexicap, uma inovação do modelo BASE. Alteramos o layout da embalagem mantendo as tonalidades das embalagens anteriores para não gerar confusão no público consumidor e mantivemos a grafia da marca em evidência, valorizando o grafismo da flor Dália”.

 Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Comunicação como ferramenta estratégica é tema de debate

Comunicação como ferramenta estratégica é tema de debate

O Sescoop/RS reuniu ontem, dia 30 de maio, na Casa do Cooperativismo Gaúcho, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio, mais de 90 comunicadores de cooperativas gaúchas no seu Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista. O evento, que teve como tema os Desafios da Comunicação Estratégica na Gestão Cooperativa contou com um painel na parte da manhã, em que as cooperativas Santa Clara, Coagrisol e Unicred Central RS puderam compartilhar seus cases sobre o assunto. À tarde, os presentes assistiram à palestra de Carlos Palhares, sócio da HappyHouse, uma das maiores agências de endomarketing do País.

Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre os números do cooperativismo, programas do Sescoop/RS, a inovação e a importância da comunicação para o setor. “A juventude está construindo uma proposta revolucionária que vai garantir o futuro do nosso sistema cooperativo. Precisamos cada vez mais investir em inovação e incentivar mulheres e jovens a fazerem parte do nosso movimento. Contamos com a ajuda ajuda de vocês, comunicadores, para divulgar as boas notícias do cooperativismo que são geradas todos os dias”, afirmou.

Na sequência, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, falou sobre a importância da realização de eventos como esse para a aproximação dos profissionais e para alinhamento de discurso através do movimento Somoscoop. “As discussões que acontecem nesses eventos são sempre muito relevantes. Entender que precisamos comunicar melhor nosso negócio é um problema de todos nós e o Sistema OCB convida vocês a participarem do movimento Somoscoop junto conosco para mostrar para a sociedade que é possível transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”.

Confira a apresentação AQUI

Comunicação Estratégica na Santa Clara, Coagrisol e Unicred Central RS

A comunicação como ferramenta estratégica de negócio nas cooperativas ganhou destaque no painel da manhã, mediado pelo coordenador da Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Junior Oliveira. O debate reuniu o diretor administrativo e a supervisora de Marketing da Santa Clara, Alexandre Guerra e Kátia Dalcin, o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, o assessor de Comunicação e Marketing da Coagrisol, Fernando Martins, o diretor-geral da Unicred Central RS, Rodrigo Borges e a gerente de Marketing e Comunicação da Unicred Central RS, Simona Triguero Gracia.

Planejamento estratégico e definição de verba para Comunicação

Na abertura do painel, o diretor administrativo da Santa Clara, Alexandre Guerra, chamou a atenção em relação aos investimentos em comunicação. “Como fazer com que a cooperativa possa investir em comunicação e isso funcionar? É preciso planejamento estratégico, com objetivos claros e verba definida”.

Nesse sentido, o dirigente explica que o setor de Marketing e Comunicação integra o planejamento estratégico da Cooperativa, e que a aprovação da verba deve constar em ata do Conselho, até para que o processo não retroceda ou tenha que se restabelecer novos parâmetros orçamentários.

Confira a apresentação AQUI

Desafios de inovar na comunicação

De acordo com o presidente da Coagrisol, a Cooperativa passa por um momento novo, reinventando a comunicação com processos diferentes que convergem com a ideia de inovação. “O primeiro desafio é inserir os profissionais da Comunicação dentro de um ambiente cooperativista. Porque as pessoas vêm de outros setores e não têm ideia de como funciona uma cooperativa. Elas tendem a comparar com uma empresa comum”. Na visão do dirigente, o grande desafio não é se comunicar para os públicos-alvo externos, mas sim a comunicação interna para todos os colaboradores da Cooperativa. E esse autoconhecimento, aliado a uma organização interna na comunicação, permite que a cooperativa consiga construir uma comunicação sólida e mais eficiente com seus públicos.

Para o assessor de Comunicação e Marketing da Coagrisol, Fernando Martins, o agro costuma carregar consigo uma cultura mais conservadora, o que implica em um desafio para os profissionais que atuam na área de Comunicação das cooperativas. “O agro é essencialmente conservador, então entender que a comunicação precisa ser multimídia e que precisa ser vista como ferramenta estratégica é fundamental e é o desafio que nos motiva dia a dia a fazer cada vez mais dentro da Coagrisol”, afirmou Martins. Nesse sentido, o assessor de Comunicação e Marketing da Coagrisol reforça a necessidade do profissional buscar praticar a empatia. “Nós temos um desafio muito grande de compreender para comunicar. O principal desafio é que nós profissionais de Comunicação tenhamos a essência cooperativista dentro de nós para que a gente possa fazer com que a nossa mensagem seja percebida. O cooperativismo é apaixonante, na medida em que ele nos desafia a estar muito próximo, a entender o outro lado, o cliente, o cooperado”.

Tecnologia e a essência cooperativista      

Em sua explanação, o diretor-geral da Unicred Central RS, Rodrigo Borges, reforçou a necessidade de o cooperativismo utilizar a tecnologia a seu favor, sem perder a essência do cooperativismo, que são as pessoas e o relacionamento. Para o executivo, o desafio para os profissionais e gestores é justamente pensar e estruturar uma comunicação mais moderna e desenvolta. “Nós precisamos remodelar, repaginar a nossa forma de transmitir, para que o cooperativismo não fique com status de algo antigo, algo velho do ponto de vista do jovem de hoje. Ele precisa ser algo de fato inovador, perene, com conteúdo que agregue valor e que seja percebido pelo jovem”.

Mostrar o quanto o cooperativismo pode ser moderno, cocriativo e colaborativo com o que há de mais contemporâneo. Esse é um dos desafios de comunicação apontados pela gerente de Marketing e Comunicação da Unicred Central RS, Simona Triguero Gracia. “Queremos criar um mundo de prosperidade, sem perdedores, onde para ganhar, ninguém precisa perder. A prosperidade vem muito da essência do cooperativismo”, ressaltou Simona, ao afirmar que o relacionamento na Unicred é o fator-chave de sucesso da cooperativa.

A executiva de Marketing e Comunicação explica que a comunicação estratégica na Unicred segue algumas instâncias, com reuniões do Conselho de Administração e de cooperativas que acontecem mensalmente, e que nelas são tomadas algumas decisões que precisam descer para os grupos de WhatsApp e e-mail, onde a Unicred tem multiplicadores de marketing e de negócios, que transmitem as decisões para os colaboradores estabelecerem na prática as ações de comunicação junto aos cooperados.

Confira a apresentação AQUI

Comunicação Estratégica de dentro pra fora

Dividida em cinco momentos (checkin, autoconhecimento, ação, compartilhamento e checkout), o sócio da Happy House e fundador do aplicativo Guru do Endomarketing, Carlos Palhares, propôs aos presentes um exercício de reflexão sobre a comunicação estratégica dentro da cooperativa e, principalmente, sobre o papel que cada um exerce nesse contexto. Contando sobre o seu próprio processo de autoconhecimento e o que o desafiou a fazer isso, Palhares iniciou sua fala defendendo a importância do profissional se conhecer para que possa compreender as necessidades da sua cooperativa e, consequentemente, alcançar seu objetivo de comunicação.

Autoconhecimento

Para isso, Palhares propôs uma dinâmica para que os participantes apontassem os principais desafios para se tornarem comunicadores estratégicos e o que cada um pode fazer para atingir seus objetivos. Para ele, independentemente do desafio, a diferença entre uma pessoa que quer superá-lo ou não é a maneira como cada um se posiciona diante dele. Em seguida, a dinâmica levou à reflexão do que é uma comunicação estratégica para a cooperativa de cada comunicador. “Independente das respostas de cada um, todos temos algo em comum, a busca por resultados positivos. No entanto, lembrem-se que os resultados insatisfatórios fazem parte do processo. Cada um deles nos possibilita enxergar novas possibilidades”, destacou.

Ao dar dicas de como fazer para que novos projetos sejam testados nas cooperativas, mesmo que haja resistência, Palhares destacou: “É comum olharmos para fora e pensarmos que a empresa, a área ou o setor não está de acordo com a gente. Mas estamos sendo o comunicador que a nossa cooperativa precisa”? E propôs a dinâmica para observar o que é ser um comunicador estratégico na cooperativa e comparar com as respostas da dinâmica anterior para concluir o que é uma comunicação estratégica.

As demais dinâmicas propuseram que os participantes enumerassem seus pontos de melhoria como profissionais, para que haja um ponto de interseção entre entender o que a cooperativa precisa e quer, os recursos e gaps de melhorias e o que é ser estratégico para cada um deles. E atentou: “Não confundam: ser estratégico é diferente de somente planejar. A execução de algumas atividades é super estratégica”.

Ação

Em seguida, o palestrante sugeriu alguns passos para que mudanças de hábitos e rotinas fossem feitas para que os objetivos de cada profissional sejam alcançados, apresentando um fluxo de produtividade, juntamente com uma dinâmica em que cada um teve que elencar a ordem de prioridade dos diferentes papéis que exerce na vida profissional e particular, auxiliando para que haja uma execução de cronograma cada vez mais saudável.

E encerrou dando algumas dicas de ações que parecem muito simples, mas que fazem toda a diferença para que a comunicação consigo, com o outro e para a cooperativa seja cada vez mais estratégica.

- Procure se conhecer. Querer melhorar olhando apenas para fora é mudar apenas a embalagem. Sem desculpas. A verdadeira transformação começa dentro de você.

- Dê o primeiro passo: Visite as áreas da cooperativa, visite seus públicos-alvo, mostre-se presente, empático e veja como você pode contribuir.

- Pratique a escuta ativa: Demonstre interesse genuíno pela fala do interlocutor e, assim, estabeleça um vínculo com o mesmo. Sem celular, sem telefone, com hora marcada, sem julgamento. Prepare-se!

- Colabore com o foco do ano: Se a sua cooperativa não tem, estimule, provoque, faça uma dinâmica para descobrir. É muito importante ter um norte e poder alinhar a comunicação a esse foco.

- Saiba sempre qual o objetivo da ação: Invista tempo descobrindo e discutindo qual a finalidade de cada projeto. Pode parecer bobagem, mas é daqui que nascem as mensurações.

Confira a apresentação AQUI