Finalizou no mês de junho o Programa Mais Leite Languiru na Entressafra 2020. O período tem apresentado melhores preços e a cooperativa visa compartilhar isso com o seu produtor, além de incentivar o aumento da produção, num intervalo de tempo em que, historicamente, ela se apresenta menor.
Conforme previsto no regulamento, no dia 29 de julho iniciou o pagamento do bônus referente aos meses de março, abril, maio e junho. O produtor recebe R$ 0,30 para cada litro que exceder 80% da média da entressafra em relação ao período da safra. É feita uma média do volume de leite entregue nesse intervalo e comparativo para verificar se a meta foi atingida.
Mais de 700 propriedades rurais recebem o bônus conforme preconizado pelo regulamento. O valor que está sendo pago aos produtores rurais ultrapassa os R$ 400 mil. Já o incremento da produção foi de 1,385 milhão de litros, beneficiando produtores e indústria num período que apresentou preços melhores na venda do produto.
Produtor recebe em vale-compras
O pagamento do bônus ocorre na forma de vale-compras nas lojas Agrocenter Languiru, na Fábrica de Rações e nos Supermercados Languiru. Importante observar que um dos critérios para recebimento do bônus trata da fidelidade à cooperativa. O produtor de leite deixa de ter direito ao bônus caso não esteja encaminhando regularmente a produção à Indústria de Laticínios da Languiru até a data do pagamento.
“Fideliza o associado”
Blásio Gräf (61) é dono de uma propriedade rural situada em Linha Forqueta Baixa, no município de Arroio do Meio. No momento, são 45 vacas em lactação que produzem 1,2 mil litros de leite por dia. As tarefas da propriedade também são desempenhadas pela esposa Vera Lúcia (55), filhos Leocádio (22) e Leonardo (27). A família também recebeu o Prêmio Entressafra.
Leonardo entende que o bônus incentiva o aumento da produção, no entanto, reitera que depende de cada produtor receber mais ou menos bonificação. “Isso fideliza o associado”, enfatiza.
Blásio compartilha da opinião do filho e menciona outros fatores. “É um valor que é reinvestido na propriedade e valoriza o capricho do produtor”, acrescenta.
Leonardo comenta que o prêmio vai ser investido na compra de insumos como adubo e sementes no Agrocenter Languiru. O jovem produtor ainda destaca a expansão da cooperativa. “Ela sempre busca a inovação”, percebe.
“Bônus representa um reconhecimento”
Com propriedade em Linha Boa Vista Fundos, município de Teutônia, Rudimar (51) e Janete Fensterseifer (46) assumiram a vocação para produção de leite. São 60 vacas em lactação que entregam em torno de 1,5 mil litros de leite por dia. Associados há quase três décadas, contam com a ajuda do filho nas atividades.
Janete entende que toda possibilidade de rendimento deve ser comemorada, ainda mais se for resultado de um esforço adicional, como o Prêmio Entressafra. “Esse bônus representa um reconhecimento para quem investiu neste período”, afirma.
Rudimar observa que este ano, em virtude da estiagem, a safra de milho não rendeu conforme o esperado. Reservaram o melhor silo para tratar o rebanho na entressafra e parece que deu resultado. “Recebemos mais de quatro salários mínimos aumentando a produção”, salienta.
Janete complementa que o bônus será usado para comprar ração para o gado leiteiro, visto que a estiagem afetou o desenvolvimento de grãos para silagem. “É algo diferente”, frisa.
Saiba mais
Caso tenha dúvidas sobre o Programa, o associado pode contatar o Setor de Leite do Departamento Técnico pelo fone (51) 3762-5642 ou aplicativo de WhatsApp (51) 99531-0466.
Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru
Foi sancionada a Lei 14.030/20, que altera a Lei 5.764/71 e permite a participação e votação virtual em assembleias de forma permanente. O tema teve forte atuação da OCB e da Frencoop em todas as etapas.
Em uma situação “normal”, as AGOs acontecem anualmente, até o final do mês de março para as cooperativas no geral, ou até o final de abril para as cooperativas de crédito. A Lei amplia a permissão de realização de AGOs em 2020 até nove meses (setembro) após o término do exercício social. O texto assegura a continuidade dos mandatos até o momento da AGO.
Um dos e-books da série Inovação na Crise do Sistema OCB - uma série de mini-guias criados para ajudar as cooperativas a inovar e impulsionar os negócios durante e após a crise traz o título “Como realizar assembleias digitais” e traz informações sobre legislação, o passo a passo para organizar as reuniões virtualmente e qual plataforma é mais indicada para sua realização. CLIQUE AQUI para acessar o e-book.
Esse também foi o tema de um curso da plataforma de capacitação do cooperativismo brasileiro – a Capacitacoop. O primeiro projeto de desenvolvimento de conteúdo EAD, totalmente desenvolvido pela Escoop por demanda do Sescoop Nacional. Com 4 horas de duração, e de linguagem simples e acessível, o aluno aprende sobre: legislação cooperativista, reuniões e Assembleias Gerais semipresenciais e digitais e, ainda, redação de editais e atas.Clica aqui para acessar a plataforma: https://capacita.coop.brA Coopersystem também está oferecendo seu software, Curia, para que AGOs virtuais possam ser realizadas no prazo e sem riscos para seus cooperados. Em parceria com a OCB, o aplicativo é gratuito neste ano. Saiba mais sobre o Curia e a parceria com a OCB: https://bit.ly/2DicSic
“Esse é um marco legal muito significativo para o cooperativismo brasileiro. É uma inovação na legislação que, além de proteger a saúde dos cooperados, permite que todas as fases da transparência que deve envolver a gestão de uma cooperativa sejam possibilitadas, independentemente da pandemia”, avalia o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Para acessar a lei completa, acesse: bit.ly/L14030-20
A visão de futuro, de construção a longo prazo, garantiu a solidez e a segurança nos negócios que a Unicred Porto Alegre – instituição financeira da área da Saúde – ostenta ao completar, neste mês de julho, seus 30 anos de história. Este olhar no que está por vir permitiu que a Cooperativa criasse esse contexto de inovação. Há mais de dois anos evoluindo de forma colaborativa, a instituição apresenta, agora, o ecossistema que possibilitará entender os anseios e melhor atender as novas gerações de cooperados que, por meio de seu trabalho, promoverão a saúde da população.
O Uni4Life é um ecossistema de conexão e conhecimento para estudantes de medicina, residentes e jovens médicos, que vem proporcionando experiências no dia a dia – seja em hospitais e/ou universidades, conteúdos customizados para este momento de vida e soluções financeiras personalizadas com os seus próprios insights. Uma das ferramentas a ser disponibilizadas para esse público é uma plataforma, recentemente atualizada, agora com versão web e app que já conta com a adesão de ligas acadêmicas, atléticas, centros acadêmicos e Escolas de Medicina parceiras.
A Unicred Porto Alegre lidera a gestão do Uni4Life, fazendo estudos, mapeamento e análises de comportamento de público, além de promover parcerias e validar as soluções que no futuro poderão ser estendidas ao Sistema Unicred, através da Unicred do Brasil, que desde já é responsável pelo suporte em tecnologia.
Para o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, o Uni4Life é uma forma de conexão com os jovens. “Eles precisam saber que apoiamos seu crescimento pessoal e profissional, que queremos ouvir o que têm a dizer, seus anseios, seus objetivos e expectativas, pois serão o futuro da Cooperativa”. Na sua opinião, são estes jovens que irão garantir a perenidade da instituição e dar segmento aos valores e princípios do cooperativismo.
Na mesma linha, o diretor-geral da Cooperativa, João Batista Loredo de Souza, reitera que atuar junto às comunidades está na essência do cooperativismo. Ele avalia que “o Unif4Life vai continuar crescendo como uma comunidade, onde os jovens poderão ser acompanhados de perto, em seus estudos e início de carreira. A aproximação da Cooperativa com este público possibilita construir um futuro juntos”, comemora.
O parceiro que quiser hospedar seu evento pela plataforma pode solicitar de forma autônoma pela versão web para validação da Cooperativa. Preparada para eventos presenciais e virtuais, o organizador do evento vai contar com site para validação de ingressos; analytics com detalhamento de participação, além de facilidade no compartilhamento com seu público e acesso às demais funcionalidades.
Sobre a Unicred Porto Alegre
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, exclusiva para profissionais da área da saúde, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. A Unicred Porto Alegre possui mais de R$ 1 bilhão de ativos, conta com 18 agências que atendem mais de 16 mil cooperados. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/poa ou Facebook e Instagram @unicredportoalegre.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred Porto Alegre
Com um sólido histórico de distinções e prêmios em diferentes segmentos, a Unicred RS acaba de se destacar pela primeira vez entre as 50 empresas mais inovadoras do Sul do país. A cooperativa é a única instituição financeira a figurar no ranking Campeãs da Inovação, que evidencia as melhores práticas entre corporações do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Elaborado pela Revista Amanhã, o reconhecimento está atualmente em sua 16° edição e conta com o apoio técnico do renomado instituto norte-americano IXL.
A premiação tem como parâmetro investigar as melhores e mais singulares práticas de negócios beneficiadas pela inovação. Nesta edição, foram também considerados os modelos de gestão e promoção da inovação na cultura das corporações. O anúncio da Unicred RS foi recebido com entusiasmo pela diretoria da cooperativa. “O resultado nos impulsiona e nos motiva ainda mais a seguir com o trabalho de excelência que desenvolvemos e a buscar cada vez mais por inovações para oferecer o que há de melhor para cada um dos nossos cooperados”, afirma Rodrigo Borges, diretor-geral da Unicred RS.
Com o objetivo de promover a inovação e implementar as mais novas ferramentas de gestão, a iniciativa Campeãs da Inovação conta com a parceria técnica do IXL - Center for Innovation, Excellence and Leadership, de Cambridge, região metropolitana de Boston (EUA). O IXL adota como instrumento de mensuração o Innovation Management Index, ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI) – uma organização sem fins lucrativos que auxilia pessoas, empresas e regiões a desenvolver e aplicar a gestão da inovação de nível mundial a partir de certificações globais.
A Unicred RS foi laureada por uma série de projetos e práticas desenvolvidos no último ano onde destacam-se cases de grande êxito. Entre as ações está o Projeto Artéria, que propõe a criação de um ambiente de trabalho multidisciplinar pautado na geração de ideias e promoção do crescimento entre todos, a implementação do CoopWorking, espaço moderno para utilização diversa e coletiva, disponível para todos os cooperados, entre diversas outras estratégias alinhadas às diretrizes de sustentabilidade.
A Cooperativa se torna referência, a partir desta distinção, entre líderes globais conectados ao principal centro de referência mundial nas áreas de inovação, a partir de um programa singular que é elevado por meio de conhecimento, networking, benchmarking e experiência cultural.
A colaboração entre as cooperativas, colaboradores e cooperados foi igualmente um diferencial, assim como a implementação de novos instrumentos de trabalho, plataformas para desenvolvimento e aplicação de ideias (como os Hackathons desenvolvidos pelas cooperativas) e parcerias com startups, como a Coyote e Solus. A cerimônia de premiação, promovida pela Revista Amanhã, ocorrerá em data ainda a ser definida e anunciada.
Clique aqui e confira o ranking completo da premiação.
Sobre a Unicred RS
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 12 cooperativas e 71 pontos de atendimento que representam 62,6 mil cooperados, R$ 4,1 bilhões de ativos e 2,4 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred RS
O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se na modalidade digital, no dia 09 de Julho de 2020, tendo como local, para todos os efeitos legais, a sede da OCERGS na rua Felix da Cunha, 12, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:
1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2019, incluindo o Parecer dos Auditores Independentes e o do Conselho Fiscal, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;
2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2020;
3) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, do Conselho Técnico Sindical e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS;
4) Autorizar o Presidente e o Diretor Técnico-Sindical da Entidade a firmar convenções Coletivas e/ou Acordos em processos de Revisão e/ou Dissídios Coletivos;
5) Definir o valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2021;
6) Assuntos gerais, sem caráter decisório.
Notas:
1) A participação e votação se darão através de sistema eletrônico, por meio da plataforma ‘Microsoft Teams’. As informações sobre o envio do link acesso, bem como os documentos relativos à ordem do dia estão disponíveis em https://www.ocergs.coop.br/ago2020
2) Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 5 de junho de 2020, é de 364 (trezentos e sessenta e quatro) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.
Porto Alegre, 10 de junho de 2020.
Vergilio Frederico Perius, Presidente
A inovação no cooperativismo está a todo o vapor e o Sistema OCB, com o InovaCoop, trouxe um estímulo a mais para esse processo se tornar parte indissociável do dia a dia das cooperativas.
O site é atualizado constantemente, então sempre tem alguma novidade por lá que pode acender a luz de ideias aí na sua cabeça. Nesta semana, inclusive, foi lançado um novo curso na plataforma: Mentalidade Ágil, com métodos para dar mais agilidade aos processos nas cooperativas.
O curso traz uma série de dicas e ferramentas importantes para otimizar os processos organizacionais. Outro aspecto fundamental abordado é a necessidade de adaptação de um modelo mental que, somado às ferramentas corretas, faz com que o trabalho na sua cooperativa flua com muito mais agilidade.
Na plataforma de inovação feita sob medida para as cooperativas é possível encontrar notícias, artigos, cases de sucesso, cursos e ferramentas que vão facilitar a vida de quem quer buscar novas soluções para antigos problemas ou construir caminhos diferentes para obter os melhores resultados em seus negócios.
Acesse agora inova.coop.br e veja como inovar na sua cooperativa é muito mais fácil do que se imagina!
Estão abertas as inscrições para a 12ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano. Cooperativas singulares e centrais, confederações e federações sediadas no Brasil, regulares com a OCB, independentemente do ramo ou porte, têm de hoje (30/6) até o dia 3 de setembro para garantir sua participação. As interessadas também devem estar com seu cadastro plataforma Sou.Coop atualizado.
Nesta edição, a premiação vem cheia de novidades, mas com o mesmo objetivo: destacar as boas práticas de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade. A premiação, realizada pelo Sistema OCB, é também uma oportunidade de mostrar o quanto as cooperativas são essenciais para o país, social e economicamente.
Ficou interessado? Acesse agora mesmo o site melhores.premiosomoscoop.coop.br e confira o regulamento completo.
NOVIDADES
Neste ano, as categorias apresentam duas novidades. A primeira é que Desenvolvimento Sustentável foi incorporada pela Cidadã, reforçando, ainda mais, o compromisso das coops com os ODS da ONU, em sua agenda 2030. As demais categorias são: Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperjovem; Fidelização; Inovação; e Intercooperação. E a regra continua a mesma: pode ser inscrito somente um case por categoria.
INFLUENCIADORES
A segunda novidade é a criação da categoria Influenciadores Coop, direcionada a pessoas físicas consideradas referência na disseminação do cooperativismo brasileiro. Mas não para por aí: as indicações serão feitas pelas unidades estaduais do Sistema OCB e os vencedores serão escolhidos por votação popular no site do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano.
“O que a gente quer com essa nova categoria, Influenciadores Coop, é reconhecer quem tem levado o propósito e os diferenciais do cooperativismo a mais e mais pessoas, fazendo isso a partir de um trabalho sério, com a produção de conteúdo relevantes e ao mesmo tempo alinhados ao que propõe o nosso movimento. Porque a nossa intenção maior com tudo isso é fazer um Brasil melhor, com mais cooperação, inovação, igualdade e sustentabilidade. E isso não só no discurso, mas na prática”, explica o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Fonte: Sistema OCB
A 12ª edição do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano chega cheia de novidades! Mas o objetivo continua o mesmo: destacar as boas práticas de cooperativas que tenham proporcionado benefícios aos seus cooperados e à comunidade. A premiação, realizada pelo Sistema OCB, é também uma oportunidade de mostrar o quanto as cooperativas são essenciais para o país, social e economicamente.
Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, tradicionalmente, as ações inscritas no prêmio são sempre relativas ao biênio anterior, “contudo, por conta da pandemia, as cooperativas poderão inscrever projetos realizados em 2020 desde que tenham resultados já neste ano. Assim, vamos poder identificar e premiar iniciativas com foco no combate à disseminação do novo Coronavírus ou que visem à diminuição dos impactos socioeconômicos gerados pela pandemia.”
Neste ano, as categorias apresentam duas novidades. A primeira é que Desenvolvimento Sustentável foi incorporada pela Cidadã, reforçando, ainda mais, o compromisso das coops com os ODS da ONU, em sua agenda 2030. As demais categorias são: Comunicação e Difusão do Cooperativismo; Cooperjovem; Fidelização; Inovação; e Intercooperação. E a regra continua a mesma: pode ser inscrito somente um case por categoria.
A segunda novidade é a criação da categoria Influenciadores Coop, direcionada a pessoas físicas consideradas referência na disseminação do cooperativismo brasileiro. Mas não para por aí: as indicações serão feitas pelas unidades estaduais do Sistema OCB e os vencedores serão escolhidos por votação popular no site do Prêmio SomosCoop Melhores do Ano.
“O que a gente quer com essa nova categoria, Influenciadores Coop, é reconhecer quem tem levado o propósito e os diferenciais do cooperativismo a mais e mais pessoas, fazendo isso a partir de um trabalho sério, com a produção de conteúdos relevantes e ao mesmo tempo alinhados ao que propõe o nosso movimento. Porque a nossa intenção maior com tudo isso é fazer um Brasil melhor, com mais cooperação, inovação, igualdade e sustentabilidade. E isso não só no discurso, mas na prática”.
Ficou interessado? Acesse agora mesmo o site melhores.premiosomoscoop.coop.br e confira o regulamento completo.
INSCRIÇÕES
As cooperativas singulares e centrais, confederações e federações sediadas no Brasil, regulares com a OCB podem se inscrever. As interessadas também devem estar com seu cadastro plataforma Sou.Coop atualizado. Vale destacar que o prazo é 3 de setembro.
Fonte: Sistema OCB
Falar sobre inovação já foi tabu em muitas organizações. Mas com a chegada acelerada de muitas tendências, em especial nos últimos meses, o assunto que já era ponto importante no mercado virou pauta obrigatória em todos os setores. Para as cooperativas, que já nasceram a partir de uma ideia inovadora, se reinventar e fazer algo novo é parte do seu DNA. O caminho é utilizar esse potencial e buscar mais inspirações tanto dentro do próprio cooperativismo quanto fora, para construir a sua proposta de inovação.
InovaCoop
Alinhado às diretrizes definidas no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, o Sistema OCB tem investido cada vez mais em processos transformadores para as cooperativas. Dentre as ações propostas está o InovaCoop, a plataforma de inovação do cooperativismo brasileiro. O site reúne novidades sobre inovação no Brasil e no mundo - dentro e fora do nosso setor - cursos, ferramentas, informação e conhecimento, tudo para ajudar as cooperativas a inovarem na prática.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a pandemia e as crises política e econômica aceleraram as motivações para trabalhar com o cooperativismo na era das inovações. “Inovação é fundamental para se conviver nesse mundo atualizado, para você criar e recriar, e nesses últimos 90 dias de isolamento social a gente tem descoberto que tem muito a fazer e inovar”, destacou Freitas.
A plataforma InovaCoop é o ambiente criado pelo Sistema OCB para fomentar a inovação nas cooperativas. “Tá na hora da gente inovar, da gente ousar e ter coragem de fazer diferente, de fazer o novo. E nós precisamos criar um ambiente para isso”, reforçou o presidente do Sistema OCB celebrando o lançamento do site que já está disponível com conteúdos abertos, para qualquer visitante, e também com conteúdos exclusivos para cooperativas registradas e regularizadas. Para ver o site, acesse: www.inova.coop.br.
Cooperativas inovadoras, negócios transformadores
Para lançar um projeto novo como o InovaCoop, era preciso um evento de impacto e que marcasse presença - guardados os devidos cuidados que o momento exige. Então o Sistema OCB realizou um webinário e convidou ninguém menos que Vinícius David, professor de Liderança e Inovação na Universidade da Califórnia em Berkeley, um dos nomes mais respeitados da inovação no Vale do Silício, com mais de 10 anos no mercado americano, atuando com empresas ranqueadas na Fortune 100.
Com o tema “Cooperativas inovadoras, negócios transformadores”, o evento on-line reuniu mais de 450 pessoas, entre cooperados e representantes de unidades estaduais do Sistema OCB. Durante um pouco mais de uma hora, os participantes receberam diversas dicas de como criar um ambiente inovador na sua cooperativa e quais caminhos seguir para isso.
Para David, o aspecto central da inovação é o propósito. É a partir dele que se consegue transformar uma comunidade, criar oportunidades. Nesse sentido, o especialista destacou a importância do cooperativismo: “no momento de desafio econômico, o cooperativismo se destacou e foi totalmente contra ao que existia do ponto de vista de economia, de projeções. As coisas cresceram e cresceram por uma seguinte razão: a receita do cooperativismo, onde 1 + 1 nunca é dois, é sempre 3, 4 ou 5. É essa essência, do que significa o cooperativismo, que realmente cria essa oportunidade única de que, em um momento de crise, você consiga se destacar”.
Outro ponto fundamental trazido por Vinicius David é o cuidado que as empresas precisam ter ao se propor inovar. Afinal, a inovação não está diretamente relacionada apenas com o uso da tecnologia. “É preciso pensar de forma estratégica como aquela ferramenta vai impactar o dia a dia das pessoas, como otimizar o produto ou serviço que já é entregue. Inovar e fazer diferente não é apenas seguir a “moda” e colocar algo moderno e tecnológico no mercado, é preciso levar em consideração a funcionalidade e o impacto real daquilo”, ressaltou.
Além de apontar muitos dos diferenciais das cooperativas, Vinícius David também mostrou o quão importante é a criação de estratégias inovadoras centradas nas pessoas. “Para muitas empresas, esse ainda é um grande desafio, mas para as cooperativas, que têm em suas bases a valorização das pessoas, o processo tende a acontecer de forma muito mais natural, reafirmou David.
Nosso webinário - E se você não pôde acompanhar a transmissão ao vivo, fique de olho nas nossas redes sociais. Vamos disponibilizar no canal do Sistema OCB no YouTube a íntegra do evento.
Inovar nos negócios é, para alguns, algo natural, mas para a maioria ainda é um desafio. Por isso, o Sistema OCB disponibiliza, nesta semana, o Inovacoop, um site temático, totalmente voltado para o ambiente cooperativista. A plataforma traz exemplos de inovação em processos, produtos, serviços e no modelo de negócios. Traz, também, cursos e conteúdos com foco em estimular a cultura da inovação no cooperativismo.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o InovaCoop surge num momento em que a reinvenção do negócio pede agilidade. “Desde que surgiram, há quase 200 anos, as cooperativas mostram o quanto são inovadoras por natureza. São empresas, mas diferentes dos tipos mercantis, graças à essência do nosso negócio que é o cuidado com as pessoas e, também, aos seus sete princípios e seus valores universais”, explica o líder cooperativista.
Dividido em cinco áreas, o site apresenta dois tipos de conteúdo: parte público e parte exclusivo para cooperativas registradas na OCB, como é o caso de ferramentas e dos cinco cursos a serem oferecidos. Vale destacar que o site oferece um radar da inovação, com boas práticas segmentadas por ramo, tipo de inovação e por região. Também é possível salvar e até compartilhar os cases nas redes sociais. Mais de 20 experiências de coops inovadoras, nacionais e internacionais, já fazem parte da plataforma e novos cases serão inseridos constantemente.
“Nossa expectativa é de que as cooperativas que inovam se sintam estimuladas a nos enviarem suas boas práticas. Assim, poderemos disponibilizar esse material às demais, fortalecendo ainda mais o cooperativismo brasileiro”, informa a coordenadora de inovação do Sistema OCB, Samara Araujo. Segundo ela, quanto mais, melhor. “Quem acessar os cases vai encontrar, também, os contatos das pessoas responsáveis pela condução daquela inovação na cooperativa. Isso favorece a intercooperação, que também é um dos nossos objetivos”, declara.
WEBINÁRIO
O InovaCoop está disponível a partir desta terça (16/6), mas o lançamento oficial está marcado para o dia 18/6, com um evento on-line (webinário) que contará com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas e de Vinícius David, executivo em tecnologia no Vale do Silício, com mais de 10 anos de vivência no mercado americano e vasta experiência em liderança de negócios e de times executivos ao redor do mundo. O tema é Cooperativas Inovadoras, Negócios Transformadores. Começa às 15h e é necessária inscrição pelo link: https://materiais.somoscooperativismo.coop.br/webinario_inovacoop
MENTORIA
Durante a live, os participantes concorrerão a uma mentoria exclusiva a ser dada por Vinícius David, com foco no desenvolvimento do negócio.
Fonte: Sistema OCB
Já imaginou transferir e receber valores monetários por WhatsApp com a mesma facilidade, segurança e agilidade com as quais você envia e recebe fotos? Essa é a mais nova funcionalidade que os associados do Sicredi terão com o lançamento da solução desenvolvida pelo Facebook Pay no Brasil.
O recurso integrará a nova versão do aplicativo de mensagens instantâneas que será gradualmente disponibilizada para atualização nas plataformas a partir desta segunda-feira, 15 de junho. A novidade promete mudar a cultura de pagamentos no Brasil e o Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa a fechar parceria com o Facebook Pay e disponibilizar a solução. Além disso, vem para trazer mais conveniência, praticidade e rapidez aos associados da instituição na realização de pagamentos, cobranças e recebimentos.
“Temos como uma de nossas premissas proporcionar novas soluções de pagamento e experiências aos associados por meio da digitalização. Desenvolvemos uma série de projetos que nos colocam na vanguarda das inovações do sistema financeiro nacional, e esta é mais uma demonstração disso”, afirma o diretor executivo de Produtos e Serviços do Banco Cooperativo Sicredi, Cidmar Stoffel.
As transações entre pessoas físicas pelo WhatsApp serão instantâneas, sem tarifas e limitadas a R$ 1 mil por operação, até um total de R$ 5 mil mensais, por meio de qualquer cartão de débito ou crédito do portfólio do Sicredi cadastrado. Transações envolvendo estabelecimentos comerciais poderão ser feitas também pela modalidade crédito do cartão, somente via WhatsApp Business por parte dos recebedores – neste caso, uma tarifa fixa de 3,99% será aplicada a cada pagamento recebido.
Para usar o recurso, os associados do Sicredi deverão fazer o cadastro de seus cartões na área de pagamentos do WhatsApp. O processo envolve a criação de senhas e registro de biometria, o que confere segurança às operações. As transferências poderão ser feitas em poucos cliques: 1) escolha do contato beneficiário, 2) seleção da opção “Pagamento”, 3) inserção do valor, 4) confirmação do valor e 5) Confirmação de senha.
“Estamos muito empolgados para trazer pagamentos no WhatsApp para nossos usuários em todo o Brasil. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante do que em um momento como este”, declara Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp. “As pequenas empresas são a espinha dorsal do País. A capacidade de realizar vendas com facilidade no WhatsApp ajudará os empresários a se adaptarem à economia digital, apoiar o crescimento e a recuperação financeira”, finaliza.
Além da agilidade e simplicidade do processo, com a possibilidade de se confirmar pagamentos pelo próprio chat, os usuários terão acesso ao histórico de transferências no próprio aplicativo.
“A novidade segue o nosso direcionamento de disponibilizar soluções que estejam conectadas com a melhora da experiência de pagamento dos nossos associados no dia a dia. Dessa forma, contribuímos com uma nova maneira de relacionamento com a vida financeira a partir de uma nova cultura de pagamentos, com mais segurança e praticidade”, afirma Gisele Rodrigues, superintendente de Soluções de Meios de Pagamento do Sicredi.
Para mais informações acesse www.sicredi.com.br/coop/pagamentos-whatsapp ou www.whatsapp.com/payments/br.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi
O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se na modalidade digital, no dia 09 de Julho de 2020, tendo como local, para todos os efeitos legais, a sede da OCERGS na rua Felix da Cunha, 12, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:
1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2019, incluindo o Parecer dos Auditores Independentes e o do Conselho Fiscal, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;
2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2020;
3) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, do Conselho Técnico Sindical e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS;
4) Autorizar o Presidente e o Diretor Técnico-Sindical da Entidade a firmar convenções Coletivas e/ou Acordos em processos de Revisão e/ou Dissídios Coletivos;
5) Definir o valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2021;
6) Assuntos gerais, sem caráter decisório.
Notas:
1) A participação e votação se darão através de sistema eletrônico, por meio da plataforma ‘Microsoft Teams’. As informações sobre o envio do link acesso, bem como os documentos relativos à ordem do dia estão disponíveis em https://www.ocergs.coop.br/ago2020
2) Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 5 de junho de 2020, é de 364 (trezentos e sessenta e quatro) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.
Porto Alegre, 10 de junho de 2020.
Vergilio Frederico Perius, Presidente
O novo e-book da série Inovando na Crise, elaborado pelo Sistema OCB, mostra o quanto as cooperativas são negócios inovadores, desde que surgiram há quase 200 anos. Para se ter uma ideia, a primeira cooperativa, criada no interior da Inglaterra por um grupo de 28 trabalhadores (27 homens e uma mulher), apresentou ao mundo um novo jeito de fazer negócios. Mais justo e pautado em valores e princípios morais, o cooperativismo deu tão certo que rompeu as barreiras inglesas e, atualmente, é praticado em mais de 100 países.
No e-book Como inovar na crise, você vai conhecer um pouco mais sobre o que essa palavra significa para as cooperativas hoje em dia, sobretudo neste momento de pandemia. O material também destaca que, para que continuem inovadoras, as cooperativas precisam oferecer soluções para os desafios de seu contexto. “É importante flexibilizar e se adaptar ao novo, criar alternativas para que o fluxo decisório interno não seja um entrave à inovação, que tende a ganhar força em organizações ágeis e com estruturas flexíveis. Ter uma liderança que fomente a inovação é imprescindível”, comenta Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB. Além disso, o e-book também explica que é fundamental empenhar esforços para promover a mudança de mindset e de cultura. O benchmarking - ou seja, a busca de informações e exemplos de empresas mercantis ou cooperativas que já estejam inovando - é muito benéfico nesse sentido. É por isso que esse livro digital traz, ainda, alguns exemplos de inovação que podem inspirar as cooperativas. Clique aqui para conhecer.CONHEÇA A SÉRIE TODA
Ainda não conhece todos os volumes da série Inovando na Crise? Acesse aqui e saiba mais.
Fonte: Sistema OCB
A tecnologia tem sido o meio de sobrevivência para muitos serviços durante a pandemia. E para a área da saúde, ela se tornou fundamental para ajudar a salvar vidas. Com a regulamentação do uso da telessaúde neste período de pandemia, os profissionais de saúde - médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, dentre outros - terão maiores insumos para realizar seu trabalho, que mais do que nunca se faz necessário, mas que neste momento precisa ser feito também a distância para evitar aglomerações em hospitais e centros de saúde.
Centenas de cooperativas de saúde pelo país estão se adaptando a essa nova possibilidade de cuidado com o próximo e para auxiliá-las nesse processo, o novo e-book da série Inovação na Crise traz os aspectos legais e informações sobre como colocar em prática o atendimento on-line.
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Ainda não conhece todos os volumes da série Inovação na Crise? Acesse aqui e saiba mais: https://somoscooperativismo.coop.br/publicacoes
Quer saber como organizar sua rotina, manter a saúde e o foco no trabalho, de um jeito simples, fácil e direto? Conheça o quinto e-book da série Inovação na Crise, Home Office: dicas para uma adaptação positiva.
O material que acaba de ser divulgado pelo Sistema OCB traz informações sobre essa nova forma de trabalho que tem demandando rapidez na adaptação, um tipo de passo-a-passo que nos conduz a uma nova rotina cheia de desafios e grandes aprendizados.
Além disso, o guia também apresenta uma série de orientações voltadas à construção de hábitos saudáveis e funcionais, como a definição de horários, criação de uma rotina de tarefas e cuidados básicos como levantar da cadeira a cada 60 minutos, alongar a musculatura e tomar água.
“Nossa ideia com este e-book é oferecer informações que ajudem o profissional a criar uma rotina possível, evitando, assim, impactos físicos e psicológicos durante o período que precisar se manter em sistema de home office”, explicou a gerente de Desenvolvimento Humano em Cooperativas do Sistema OCB, Geâne Ferreira.
Clique aqui para baixar o e-book sobre home office.
INOVAÇÃO NA CRISE
A série com 10 mini guias vai ajudar a sua cooperativa a inovar e impulsionar os negócios durante e após a crise. Clique aqui e acesse os e-books que já estão disponíveis!
Fonte: Sistema OCB
As cooperativas estão passando por vários processos de adaptação que vieram com as exigências de isolamento social. Um deles é sobre a realização das suas Assembleias Gerais Ordinárias (AGO), que a partir deste ano poderão acontecer no formato semipresencial e em ambiente virtual. E esse é o tema do quarto e-book da série “Inovação na Crise”.
Em uma situação “normal”, as AGOs acontecem anualmente, até o final do mês de março para as cooperativas no geral, ou até o final de abril para as cooperativas de crédito. Este ano, devido à pandemia, as assembleias poderão ser realizadas até o final do mês de julho. Além disso, também foi regulamentada recentemente a possibilidade de promover esse tipo de reunião on-line, por meio de aplicativo próprio para isso.
Com o título “Como realizar assembleias digitais”, o nosso novo guia traz informações sobre legislação, o passo a passo para organizar as reuniões virtualmente e qual plataforma é mais indicada para sua realização.
Para baixar o e-book, clique aqui. Nossa série – “Inovação na Crise” A série com 10 mini-guias vai ajudar a sua cooperativa a inovar e impulsionar os negócios durante e após a crise. Clique aqui e acesse os e-books que já estão disponíveis!Fonte: Sistema OCB
As transformações digitais previstas para acontecerem em anos estão acontecendo em meses. A necessidade de isolamento social devido à pandemia acelerou um processo natural que vinha acontecendo no mundo, onde as pessoas estavam cada vez mais conectadas. Agora, as relações - sejam elas interpessoais ou comerciais - estão dependendo do ambiente virtual para existirem.
E para entender como as cooperativas do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços podem se adaptar à essa nova realidade, o I Seminário On-line do Sistema OCB teve como convidado Rafael Rez, especialista em marketing digital.
Rez, que já prestou consultoria ao Sistema OCB e à grandes empresas multinacionais, apresentou um panorama geral do crescimento no uso de plataformas digitais para impulsionar vendas ao longo dos anos anos e como isso se intensificou nos últimos meses devido ao avanço da Covid-19 no mundo. Além disso, o consultor também mostrou para os representantes das cooperativas presentes no seminário, as principais ferramentas que podem ajudá-las a se inserir no ambiente virtual e algumas orientações para otimizar sua presença digital.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, destacou em sua fala na abertura do seminário a importância do uso das estratégias e ferramentas de marketing digital para as cooperativas do ramo. “É uma oportunidade de debater os caminhos para essa transformação digital para o próprio ramo e quais os novos canais de prestação de serviço, que são assuntos de extrema relevância e urgência como medidas para mitigação dos efeitos nefastos e dos prejuízos que essa crise traz ao cooperativismo como um todo e ao mundo”, afirmou Nobile.
Outros aspectos apontados pelo superintendente são os aprendizados, as oportunidades e o fortalecimento da união de cooperativas para superar a crise, que junto com o Sistema OCB - Sescoop, CNCoop e OCB -, têm impulsionado ainda mais a intercooperação. Com ferramentas como o CooperaBrasil, por exemplo, o sistema cooperativista fortalece essa unidade e consegue alcançar resultados maiores a médio e longo prazo.
Trabalho pelo cooperativismo
No segundo bloco do seminário, as gerentes das áreas de Relações Institucionais - Fabíola Nader - e Técnica e Econômica - Clara Maffia - do Sistema OCB, apresentaram as diversas medidas que a organização vem liderando para minimizar os impactos da pandemia para as cooperativas. Além das iniciativas no âmbito político-institucional, como a aprovação de projetos que beneficiam as cooperativas, por exemplo, também foi apresentado a principal estratégia elaborada pelo Sistema OCB nos últimos dias: o CooperaBrasil.
Com o site CooperaBrasil as cooperativas conseguem encontrar outras cooperativas para fazer negócios a nível regional e nacional, o que para a gerente-geral da OCB, Tânia Zanella, representa mais uma das formas do Sistema OCB atuar em prol do cooperativismo. “Nós tínhamos como desafio, para além dessa parte de relações institucionais, da representação político-institucional, da defesa do cooperativismo nos Três Poderes, que a OCB já vem desempenhando há um bom tempo, tirar do papel o que foi trazido durante o 14° CBC. Focar num aspecto de mercado, com inovação, intercooperação, e levar isso como oportunidade para as nossas cooperativas”, destacou. “Essa pandemia acelerou muito mais as coisas, tivemos que colocar em prática projetos que estavam programados para o segundo semestre, como o Coopera Brasil, mas acho que tudo é oportunidade. É no momento de crise que as grande oportunidade se fazem”, completou a gerente-geral.
Fonte: Sistema OCB
Você sabia que mesmo em meio à crise financeira causada pelo coronavírus é possível manter e até aumentar suas vendas? Usando a criatividade e com baixo investimento, você pode ter uma loja virtual e contornar os efeitos econômicos da pandemia. Esse é o assunto do terceiro e-book da série Inovação na crise: Como vender pela internet. O material mostra que a saída para grandes problemas na comercialização dos produtos e serviços de cooperativas pode estar no mundo virtual.
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), durante a quarentena, algumas lojas virtuais, em especial as de alimentos, beleza e saúde, registraram aumento de mais de 100% nas vendas. “O mercado de vendas on-line ganhou muito destaque nos últimos anos e, atualmente, devido à crise causada pelo novo coronavírus, tem ganhado ainda mais força”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Inovação da OCB, Samara Araujo.
Para fazer o download gratuito do ebook, clique aqui. Outros e-books E mais, você também pode conferir outros e-books que podem te ajudar a vencer os desafios desse momento de crise e gerar novos negócios. *Marketing Digital em Momentos de Crise (clique aqui)
*Como Criar Aulas On-line (clique aqui)
A pandemia do Covid-19 tem nos mostrado que, além de todos o zelo com nosso corpo que estamos tendo, outra forma de cuidar bem da saúde, é buscar orientações sérias, publicadas em veículos de credibilidade da nossa comunidade, como você está fazendo agora, ao ler este conteúdo.
Por isso, para que mais pessoas possam ter acesso à informação confiável, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) lançou o "Guia Mude1Hábito para públicos de risco do Coronavírus".
Em 10 páginas, ele compila bons hábitos para aqueles que estão mais vulneráveis, e para a população no geral. As primeiras páginas são dedicadas aos cuidados necessários pelos considerados grupos de risco, conforme o Ministério da Saúde. São eles: idosos, hipertensos, diabéticos, pessoas com doenças respiratórias e pessoas com doenças renais crônicas.
As últimas páginas trazem ainda informações essenciais para dois outros grupos: pacientes em tratamento oncológico e comunidade em geral. Os oncológicos não são considerados grupo de risco pelo Ministério da Saúde, mas precisam redobrar a atenção neste momento. E a comunidade em geral precisa se adaptar, e tem cuidados essenciais que devem ser seguidos.
O 'Guia Mude1Hábito para públicos de risco do Coronavírus' AQUI.
CUIDADOS PARA TODA A FAMÍLIA
Nas últimas semanas, a Cooperativa tem desenvolvido, com apoio de médicos e multiprofissionais de saúde, uma série de conteúdos para tornar a quarentena um período mais leve, com alimentação adequada, atividades físicas dentro de casa e cuidado com a saúde emocional, de crianças e adultos.
Os conteúdos estão disponíveis no site especial www.unimedvtrp.com.br/coronavirus e nas redes sociais da Cooperativa. Alguns dos conteúdos lançados nos últimos dias são:
- 10 brincadeiras para fazer com os filhos durante a quarentena - Cartilha Mude1Hábito, com jogos e desenhos para crianças - Guia sobre saúde emocional durante a quarentena - Como explicar o coronavírus para crianças? - É possível manter uma alimentação equilibrada no home office? Sim!
DESAFIO SAIA DO SOFÁ UNIMED
Outro destaque entre os conteúdos produzidos para manter a comunidade ativa durante a quarentena está o Desafio Saia do Sofá Unimed. A ideia é estimular a todos que estão em casa para que aproveitem alguns minutos do dia para mexer o corpo e se manterem ativos.
SOLUÇÕES DIGITAIS
Além dos conteúdos, os serviços de consultas por telefone e por vídeo da Unimed VTRP seguem em funcionamento. Eles tem por objetivo permitir que os clientes busquem orientações médicas sem sair de casa.
O destaque é o PA Virtual 24h Coronavírus Unimed VTRP, onde as consultas são realizadas por vídeo-chamadas. Clientes que estão com sintomas gripais, e que estão em dúvida sobre como proceder, podem acessar a plataforma. As orientações para baixar o aplicativo Conexa Saúde, e realizar a consulta estão no site da Cooperativa Médica.
Além das consultas por vídeo, existe a opção de receber orientações médicas por telefone. É o Disque Coronavírus Unimed VTRP, útil nas mesmas situações do PA Virtual: sintomas de síndrome gripal. Neste caso, é preciso ligar 0800 940 78 00 e informar o CPF ou o número do cartão de cliente Unimed VTRP.
Nos próximos dias, os médicos especialistas cooperados da Unimed VTRP também contarão com uma novidade no atendimento. Eles passarão a realizar teleconsultas, por meio do aplicativo Conexa Saúde. A opção tem adesão voluntária, e os agendamentos de cada profissional devem ser buscados pelo telefone ou Whatsapp do consultório, como de costume.