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Aprenda a fazer AGO Virtual

Aprenda a fazer AGO Virtual

As cooperativas estão passando por vários processos de adaptação que vieram com as exigências de isolamento social. Um deles é sobre a realização das suas Assembleias Gerais Ordinárias (AGO), que a partir deste ano poderão acontecer no formato semipresencial e em ambiente virtual. E esse é o tema do quarto e-book da série “Inovação na Crise”.

Em uma situação “normal”, as AGOs acontecem anualmente, até o final do mês de março para as cooperativas no geral, ou até o final de abril para as cooperativas de crédito. Este ano, devido à pandemia, as assembleias poderão ser realizadas até o final do mês de julho. Além disso, também foi regulamentada recentemente a possibilidade de promover esse tipo de reunião on-line, por meio de aplicativo próprio para isso.

Com o título “Como realizar assembleias digitais”, o nosso novo guia traz informações sobre legislação, o passo a passo para organizar as reuniões virtualmente e qual plataforma é mais indicada para sua realização.

Para baixar o e-book, clique aqui. Nossa série – “Inovação na Crise” A série com 10 mini-guias vai ajudar a sua cooperativa a inovar e impulsionar os negócios durante e após a crise. Clique aqui e acesse os e-books que já estão disponíveis!
Fonte: Sistema OCB
Marketing digital é tema de seminário para cooperativas

Marketing digital é tema de seminário para cooperativas

As transformações digitais previstas para acontecerem em anos estão acontecendo em meses. A necessidade de isolamento social devido à pandemia acelerou um processo natural que vinha acontecendo no mundo, onde as pessoas estavam cada vez mais conectadas. Agora, as relações - sejam elas interpessoais ou comerciais - estão dependendo do ambiente virtual para existirem.

E para entender como as cooperativas do Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços podem se adaptar à essa nova realidade, o I Seminário On-line do Sistema OCB teve como convidado Rafael Rez, especialista em marketing digital.

Rez, que já prestou consultoria ao Sistema OCB e à grandes empresas multinacionais, apresentou um panorama geral do crescimento no uso de plataformas digitais para impulsionar vendas ao longo dos anos anos e como isso se intensificou nos últimos meses devido ao avanço da Covid-19 no mundo. Além disso, o consultor também mostrou para os representantes das cooperativas presentes no seminário, as principais ferramentas que podem ajudá-las a se inserir no ambiente virtual e algumas orientações para otimizar sua presença digital.

O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, destacou em sua fala na abertura do seminário a importância do uso das estratégias e ferramentas de marketing digital para as cooperativas do ramo. “É uma oportunidade de debater os caminhos para essa transformação digital para o próprio ramo e quais os novos canais de prestação de serviço, que são assuntos de extrema relevância e urgência como medidas para mitigação dos efeitos nefastos e dos prejuízos que essa crise traz ao cooperativismo como um todo e ao mundo”, afirmou Nobile.

Outros aspectos apontados pelo superintendente são os aprendizados, as oportunidades e o fortalecimento da união de cooperativas para superar a crise, que junto com o Sistema OCB - Sescoop, CNCoop e OCB -, têm impulsionado ainda mais a intercooperação. Com ferramentas como o CooperaBrasil, por exemplo, o sistema cooperativista fortalece essa unidade e consegue alcançar resultados maiores a médio e longo prazo.

Trabalho pelo cooperativismo

No segundo bloco do seminário, as gerentes das áreas de Relações Institucionais - Fabíola Nader - e Técnica e Econômica - Clara Maffia - do Sistema OCB, apresentaram as diversas medidas que a organização vem liderando para minimizar os impactos da pandemia para as cooperativas. Além das iniciativas no âmbito político-institucional, como a aprovação de projetos que beneficiam as cooperativas, por exemplo, também foi apresentado a principal estratégia elaborada pelo Sistema OCB nos últimos dias: o CooperaBrasil.

Com o site CooperaBrasil as cooperativas conseguem encontrar outras cooperativas para fazer negócios a nível regional e nacional, o que para a gerente-geral da OCB, Tânia Zanella, representa mais uma das formas do Sistema OCB atuar em prol do cooperativismo. “Nós tínhamos como desafio, para além dessa parte de relações institucionais, da representação político-institucional, da defesa do cooperativismo nos Três Poderes, que a OCB já vem desempenhando há um bom tempo, tirar do papel o que foi trazido durante o 14° CBC. Focar num aspecto de mercado, com inovação, intercooperação, e levar isso como oportunidade para as nossas cooperativas”, destacou. “Essa pandemia acelerou muito mais as coisas, tivemos que colocar em prática projetos que estavam programados para o segundo semestre, como o Coopera Brasil, mas acho que tudo é oportunidade. É no momento de crise que as grande oportunidade se fazem”, completou a gerente-geral.

Fonte: Sistema OCB
Saiba como sua cooperativa pode vender na internet

Saiba como sua cooperativa pode vender na internet

Você sabia que mesmo em meio à crise financeira causada pelo coronavírus é possível manter e até aumentar suas vendas? Usando a criatividade e com baixo investimento, você pode ter uma loja virtual e contornar os efeitos econômicos da pandemia. Esse é o assunto do terceiro e-book da série Inovação na criseComo vender pela internet. O material mostra que a saída para grandes problemas na comercialização dos produtos e serviços de cooperativas pode estar no mundo virtual.

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), durante a quarentena, algumas lojas virtuais, em especial as de alimentos, beleza e saúde, registraram aumento de mais de 100% nas vendas. “O mercado de vendas on-line ganhou muito destaque nos últimos anos e, atualmente, devido à crise causada pelo novo coronavírus, tem ganhado ainda mais força”, ressalta a coordenadora do Núcleo de Inovação da OCB, Samara Araujo.

Para fazer o download gratuito do ebook, clique aqui. Outros e-books E mais, você também pode conferir outros e-books que podem te ajudar a vencer os desafios desse momento de crise e gerar novos negócios. *Marketing Digital em Momentos de Crise (clique aqui)

*Como Criar Aulas On-line (clique aqui)

Unimed VTRP lança série de conteúdos especiais sobre coronavírus 

Unimed VTRP lança série de conteúdos especiais sobre coronavírus 

A pandemia do Covid-19 tem nos mostrado que, além de todos o zelo com nosso corpo que estamos tendo, outra forma de cuidar bem da saúde, é buscar orientações sérias, publicadas em veículos de credibilidade da nossa comunidade, como você está fazendo agora, ao ler este conteúdo.

Por isso, para que mais pessoas possam ter acesso à informação confiável, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) lançou o "Guia Mude1Hábito para públicos de risco do Coronavírus".

Em 10 páginas, ele compila bons hábitos para aqueles que estão mais vulneráveis, e para a população no geral. As primeiras páginas são dedicadas aos cuidados necessários pelos considerados grupos de risco, conforme o Ministério da Saúde. São eles: idosos, hipertensos, diabéticos, pessoas com doenças respiratórias e pessoas com doenças renais crônicas.

As últimas páginas trazem ainda informações essenciais para dois outros grupos: pacientes em tratamento oncológico e comunidade em geral. Os oncológicos não são considerados grupo de risco pelo Ministério da Saúde, mas precisam redobrar a atenção neste momento. E a comunidade em geral precisa se adaptar, e tem cuidados essenciais que devem ser seguidos.

O 'Guia Mude1Hábito para públicos de risco do Coronavírus' AQUI.

CUIDADOS PARA TODA A FAMÍLIA

Nas últimas semanas, a Cooperativa tem desenvolvido, com apoio de médicos e multiprofissionais de saúde, uma série de conteúdos para tornar a quarentena um período mais leve, com alimentação adequada, atividades físicas dentro de casa e cuidado com a saúde emocional, de crianças e adultos.

Os conteúdos estão disponíveis no site especial www.unimedvtrp.com.br/coronavirus e nas redes sociais da Cooperativa. Alguns dos conteúdos lançados nos últimos dias são:

- 10 brincadeiras para fazer com os filhos durante a quarentena - Cartilha Mude1Hábito, com jogos e desenhos para crianças  - Guia sobre saúde emocional durante a quarentena - Como explicar o coronavírus para crianças? - É possível manter uma alimentação equilibrada no home office? Sim!

DESAFIO SAIA DO SOFÁ UNIMED

Outro destaque entre os conteúdos produzidos para manter a comunidade ativa durante a quarentena está o Desafio Saia do Sofá Unimed. A ideia é estimular a todos que estão em casa para que aproveitem alguns minutos do dia para mexer o corpo e se manterem ativos.

SOLUÇÕES DIGITAIS

Além dos conteúdos, os serviços de consultas por telefone e por vídeo da Unimed VTRP seguem em funcionamento. Eles tem por objetivo permitir que os clientes busquem orientações médicas sem sair de casa.

O destaque é o PA Virtual 24h Coronavírus Unimed VTRP, onde as consultas são realizadas por vídeo-chamadas. Clientes que estão com sintomas gripais, e que estão em dúvida sobre como proceder, podem acessar a plataforma. As orientações para baixar o aplicativo Conexa Saúde, e realizar a consulta estão no site da Cooperativa Médica.

Além das consultas por vídeo, existe a opção de receber orientações médicas por telefone. É o Disque Coronavírus Unimed VTRP, útil nas mesmas situações do PA Virtual: sintomas de síndrome gripal. Neste caso, é preciso ligar 0800 940 78 00 e informar o CPF ou o número do cartão de cliente Unimed VTRP.

Nos próximos dias, os médicos especialistas cooperados da Unimed VTRP também contarão com uma novidade no atendimento. Eles passarão a realizar teleconsultas, por meio do aplicativo Conexa Saúde. A opção tem adesão voluntária, e os agendamentos de cada profissional devem ser buscados pelo telefone ou Whatsapp do consultório, como de costume.

Com informações: Unimed VTRP
Sicredi Conecta promove negócios on-line entre associados

Sicredi Conecta promove negócios on-line entre associados

A interrupção das atividades em grande parte do comércio, indústria e instituições financeiras, como tentativa de combater a pandemia do coronavírus (COVID-19), tem feito dos chamados marketplaces on-line uma boa alternativa para empresas e empreendedores manterem seus negócios em funcionamento. Nesse contexto, o Sicredi Conecta, aplicativo que permite que associados do Sicredi anunciem e vendam produtos e serviços entre si, registrou 2 mil novos usuários somente na última semana de março.

Desenvolvido pela startup Hallo, a ferramenta tem sido usada não apenas como maneira de manter a operação de empresas em andamento, mas também por pessoas que querem adquirir e comercializar produtos e serviços sem sair de casa, de forma segura e por meio das facilidades de pagamento oferecidas pelo Sicredi.

“Nosso propósito é oferecer soluções inteligentes e simples que auxiliem para o desenvolvimento financeiro de nossos associados, beneficiando também a comunidade local. Essa é uma das maneiras que encontramos para estimular e ajudar pequenos e médios negócios e a economia das regiões que atuamos”, Tiago Nicolaidis, líder da Transformação Digital no Sicredi.

Desde que o Sicredi Conecta foi implantado, em 2019, o app contabiliza 11 mil usuários e 3,5 mil publicações. É, atualmente, utilizado por cooperativas de crédito do Sicredi em 13 estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Nesta última semana, além do aumento de 2 mil novos associados usuários, foi registrado também o aumento do tempo médio de permanência no aplicativo - cinco vezes maior que o usual - e quintuplicou o número de pessoas que clicaram no botão comprar.

"Muito mais do que oferecer crédito, a plataforma possibilita que os usuários divulguem seus negócios e vendam on-line seus produtos e serviços em um formato que evita o contato direto, seguindo as medidas necessárias neste momento de prevenção, ajudando a movimentar a economia”, coloca Bruno Grahl, CEO da Startup Hallo.

A ferramenta é resultado do programa Inovar Juntos, programa de parcerias com startups e alternativas inovadoras, por meio do qual o Sicredi selecionou a Hallo para desenvolver essa tecnologia. Desde seu lançamento, em 2018, o programa já envolveu cerca de 400 startups de várias regiões do país.

Informações: Sicredi das Culturas RS/MG - Ijuí
Woccu lança plataforma para ajudar mais cooperativas de crédito a crescer ao se tornar digital

Woccu lança plataforma para ajudar mais cooperativas de crédito a crescer ao se tornar digital

O Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) lançou uma plataforma online para apoiar a digitalização do sistema global de cooperativas de crédito. A plataforma estará disponível para profissionais de cooperativas de crédito interessadas em compartilhar histórias sobre os esforços de digitalização.

Com o tema Desafio 2025 (no original, Challenge 2025), a iniciativa visa aumentar o número de membros no futuro através da digitalização do sistema global de cooperativas de crédito até 2025. Também se baseia no objetivo Visão 2020 do Woccu, que tinha por objetivo chegar a 260 milhões de membros de cooperativas de crédito em todo o mundo até 2020. O objetivo foi alcançado no final de 2017, mas o Conselho diz que o crescimento não ocorreu da mesma maneira em todos os países ou em todas as cooperativas de crédito. As cooperativas de crédito que cresceram foram aquelas que ofereciam serviços essenciais via canais online e móveis.

Para medir o estado da digitalização das cooperativas de crédito, a Woccu acompanhará anualmente o crescimento do sistema das cooperativas de crédito em: banco on-line digital, pagamentos digitais, análise de dados e segurança cibernética de dados.

As atualizações sobre o processo serão publicadas no blog Challenge 2025, onde uniões de crédito e organizações de serviços de cooperativas de crédito poderão dar exemplos de como elas estão crescendo ao se tornarem digitais.

"Por que isso é tão importante? Os jovens se comunicam, fazem compras, leem as notícias e até se candidatam a empregos em seus dispositivos móveis. Eles querem poder acessar seus serviços financeiros da mesma maneira. Para atrair mais jovens, as cooperativas de crédito precisam oferecer essa capacidade”, escreveu o presidente e executivo-chefe do Conselho Mundial, Brian Branch, na publicação inicial do blog Challenge 2025.

 
Fonte: Coop News
Pesquisa relaciona cooperativas entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos

Pesquisa relaciona cooperativas entre as marcas mais lembradas e preferidas dos gaúchos

A 22ª edição da pesquisa Marcas de Quem Decide, organizada pelo Jornal do Comércio e a Qualidata Pesquisas e Informações Estratégicas, reconheceu no dia 10 de março, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre, as marcas mais lembradas e preferidas pelos empresários, gestores e altos executivos do Estado. A pesquisa relaciona dez cooperativas em dez categorias distintas - Grande Marca Gaúchas, Banco, Cooperativa Agrícola, Cooperativa de Crédito, Espumante, Laboratório Clínico, Plano de Saúde, Plano Odontológico, Produtos Lácteos e Vinho. A Santa Clara, com sede em Carlos Barbosa, está entre as dez grandes marcas gaúchas do ano, sendo uma das preferidas dos entrevistados.

Os detalhes e resultados da amostragem, que envolveu uma ampla pesquisa de 73 setores da economia, apontam a renovação das tendências de mercado, que acompanham os movimentos de consumo. Neste ano, as novidades refletiram no surgimento de novas categorias pesquisadas, como Arma de Fogo, Biotecnologia Agrícola, Cooperativa Agrícola, Cooperativa de Crédito, Empresa Leiloeira, Ferramentas Motorizadas e Rede de Lojas de Departamentos.

Ramos Agropecuário, Crédito e Saúde presentes

Entre as marcas mais lembradas e preferidas em 73 setores, considerados os primeiro e segundo lugares de cada categoria, estão as seguintes cooperativas: Sicredi, Cotrijal, Cotrisal, Sicoob, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Cooperativa Vinícola Aurora, Unimed, Uniodonto e Santa Clara.

Como é feita a pesquisa Marcas de Quem Decide 2019

Realizado anualmente no Rio Grande do Sul, o levantamento de 2020 incluiu 73 setores econômicos e todas as marcas indicadas nas modalidades “lembrança” e “preferência”, por proprietários, executivos de negócios, gestores e profissionais liberais. O Marcas de Quem Decide é um estudo estatístico descritivo, com amostragem representativa do público pesquisado, tendo como base a distribuição econômica em sete regiões do Estado e contemplando todos municípios que representam 0,5% ou mais do Produto Interno Bruto (PIB) gaúcho.

Confira abaixo a relação das menções alcançadas pelas cooperativas nas modalidades, em suas respectivas categorias, considerando sempre os primeiro e segundo colocados:

SETOR: GRANDE MARCA GAÚCHA

Lembradas: Santa Clara e Sicredi

SETOR: BANCO

Preferidas: Sicredi

SETOR: VINHO

Lembradas: Aurora

SETOR: COOPERATIVA AGRÍCOLA

Lembradas: Cotrijal e Cotrisal

Preferidas: Cotrijal

SETOR: PLANO DE SAÚDE

Lembradas: Unimed

Preferidas: Unimed

SETOR: PLANO ODONTOLÓGICO

Lembradas: Uniodonto e Odonto Unimed

Preferidas: Uniodonto

SETOR: PRODUTOS LÁCTEOS

Lembradas: Santa Clara

Preferidas: Santa Clara

SETOR: ESPUMANTE

Lembradas: Cooperativa Vinícola Garibaldi e Cooperativa Vinícola Aurora

Preferidas: Cooperativa Vinícola Garibaldi

SETOR: LABORATÓRIO CLÍNICO

Lembradas: Unimed

Escoop promove atividades de integração com comitiva alemã

Escoop promove atividades de integração com comitiva alemã

Durante a semana de 2 a 6 de março a Escoop e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS receberam pesquisadores do Centro de Pesquisa de Cooperativismo da  Universidade de Hohenheim, uma das grandes referências da Alemanha. No primeiro dia da visita, os pesquisadores do Brasil e Alemanha apresentaram seus temas de pesquisa e futuras parcerias no Ensino, Pesquisa e Extensão entre a Escoop e a Universidade de Hohenheim.

Nos dias 3 e 4 de março, a delegação da Alemanha realizou visita técnica nas cooperativas Santa Clara, em Carlos Barbosa e na Cooperativa Vinícola Garibaldi, onde tiveram a oportunidade de conhecerem a governança, estruturas e demandas no que diz respeito à formação e educação. Também foram abordadas as necessidades atuais e estratégicas de capacitação e resultados de pesquisas orientadas para a prática sobre os desafios do setor.
Na manhã de quinta-feira, a Escoop promoveu a Reunião sobre Cooperação em Pesquisa - Brasil e Alemanha, com a participação de pesquisadores de diversas instituições gaúchas e de pesquisadores da Universidade de Hohenheim. O objetivo foi o de debater os avanços da pesquisa no cooperativismo e suas aplicações práticas. Foram abordados temas como transformação digital e perspectivas para as Cooperativas, compartilhando as experiências entre Brasil e Alemanha.

A missão terminou com a assinatura do Termo de Cooperação Acadêmica Trilateral entre a Escoop (Brasil) o centro de Cooperativismo da Universidade de Hohenheim (Alemanha) e o Instituto de Ensino do Cooperativismo ICES (Argentina). O Acordo de cooperação prevê a realização de atividades de ensino e pesquisa, com a perspectiva de cursos com certificação conjunta e atividades compartilhadas na pesquisa.

31º Fórum Nacional da Soja analisa inovações tecnológicas para o setor

31º Fórum Nacional da Soja analisa inovações tecnológicas para o setor

Mais uma vez o Fórum Nacional da Soja, promovido pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), em parceria com a Cotrijal e apoio da CCGL Termasa Tergrasa, lotou o auditório principal da Expodireto Cotrijal. Em sua 31ª edição, o evento, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 3 de março, encampou a questão da inovação, preconizada pela feira neste ano, e apresentou o que tem sido feito de inovações tecnológicas para o setor.

Em sua manifestação, o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, informou que a entidade já vem trabalhando no quesito inovação desde o ano passado quando, em setembro, realizou missão ao Vale do Silício. A partir daí, foi realizada nova reunião que definiu um grupo de representantes das cooperativas agropecuárias gaúchas para trabalhar um programa onde foram definidos três Núcleos Piloto de Inovação (NPI). “Nos identifica muito o trabalho que estamos desenvolvendo na FecoAgro/RS nesta questão da inovação e a Arena Agrodigital feita aqui talvez como a grande novidade dessa exposição. E dentro deste contexto nós não poderíamos deixar de incluir aqui no Fórum da Soja esta questão”, observou.

O primeiro palestrante foi o fundador e CEO da Hypercubes, Fábio Teixeira. A startup norte-americana é desenvolvedora de um programa espacial para o agronegócio em parceria com produtores, agrônomos e pesquisadores brasileiros. O palestrante foi a primeira pessoa a conquistar uma bolsa integral para cursar o programa da Singularity University, situada no campus de pesquisa da Nasa. Teixeira formulou uma teoria de teletransporte quântico do efeito fotoelétrico para a transmissão de energia solar do espaço, que lhe rendeu nova bolsa para estudar engenharia espacial na International Space University.

Teixeira contou que um dos principais desafios desde que começou a frequentar o ambiente tecnológico era o de buscar uma solução para suprir a demanda por alimentos no mundo, a partir dos dados de que em 2050 a população global deverá chegar a 10 bilhões de pessoas. “Vamos aumentar a população tendo o consumo de alimentos, água e energia, tudo com impacto no meio ambiente. Os maiores problemas são as maiores oportunidades e neste sentido tempo uma oportunidade para o Brasil”, afirmou.

O CEO da Hypercubes também falou sobre a evolução da tecnologia no campo. Lembrou que há dez anos eram necessárias máquinas maiores e agora as decisões podem ser tomadas por grupos de algoritmos. “É um passo grande, mas é preciso dar autonomia para a nova geração que está vindo porque o que eles entendem é de tecnologia. O nosso trabalho é empoderá-los, mostrar o caminho”, analisou.

Teixeira também apresentou as tecnologias que a Hypercubes está desenvolvendo a favor da agricultura, como satélites do tamanho de caixas de sapato que utilizam de inteligência artificial para mapear áreas e identificar os problemas dentro das lavouras. “Por ser infinitamente menor e mais barato, a gente consegue pode colocar em órbita uma constelação inteira, não apenas um ou dois. Uma rede de cerca de cem satélites pode fazer  esta análise química da terra todos os dias. Existe uma série de aplicações para esta tecnologia que é extremamente poderosa que nos permite entender em nível molecular como as coisas são feitas”, finalizou.

O mercado também foi tema do Fórum Nacional da Soja. O consultor Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro, abordou as perspectivas da economia no Brasil e no Mundo. Antes de entrar no cenário atual, mostrou como era a balança comercial agrícola nos anos de 1990 e atualmente, apresentando o crescimento do Brasil e a dependência da China, que decidiu apostar em culturas como trigo e arroz em detrimento da soja. “O que acontece lá nos afeta profundamente. Só queria que a gente pensasse nessa transição, o que custou para a China isto? E qual foi a decisão estratégica do governo chinês? Essa é a grande questão que deve estar na cabeça do brasileiro”, questionou.

Na atualidade, a China é centro das atenções por causa da Peste Suína, Coronavírus e um novo surto de Influenza Aviária. De acordo com Mendonça de Barros, o vírus, mesmo que não seja o mais fatal, mas sim o de mais rápida disseminação, paralisou a economia e a previsão é que apenas a partir de abril haja normalização, fazendo com que novamente se abram oportunidades para o Brasil. “Todo o sistema de distribuição de alimentos está comprometido, pois o chinês se alimenta muito no trabalho. Tem contêineres cheios e parados nos portos chineses com produtos armazenados que não conseguem, ir para o interior da China. Com a escassez vai aumentando provavelmente virá um rebote de demanda para restabelecer os estoques que deterioram no país”, concluiu.

Fotos: Andreia Odriozola/AgroEffective/Divulgação Fonte: AgroEffective
Tecnologias pretendem fazer análises de problemas das lavouras a partir do espaço

Tecnologias pretendem fazer análises de problemas das lavouras a partir do espaço

Mais uma vez o Fórum Nacional da Soja, promovido pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), em parceria com a Cotrijal e apoio da CCGL Termasa Tergrasa, lotou o auditório principal da Expodireto Cotrijal. Em sua 31ª edição, o evento, que ocorreu na manhã desta terça-feira, 3 de março, encampou a questão da inovação, preconizada pela feira neste ano, e apresentou o que tem sido feito de inovações tecnológicas para o setor.

Em sua manifestação, o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, informou que a entidade já vem trabalhando no quesito inovação desde o ano passado quando, em setembro, realizou missão ao Vale do Silício. A partir daí, foi realizada nova reunião que definiu um grupo de representantes das cooperativas agropecuárias gaúchas para trabalhar um programa onde foram definidos três Núcleos Piloto de Inovação (NPI). “Nos identifica muito o trabalho que estamos desenvolvendo na FecoAgro/RS nesta questão da inovação e a Arena Agrodigital feita aqui talvez como a grande novidade dessa exposição. E dentro deste contexto nós não poderíamos deixar de incluir aqui no Fórum da Soja esta questão”, observou.

O primeiro palestrante foi o fundador e CEO da Hypercubes, Fábio Teixeira. A startup norte-americana é desenvolvedora de um programa espacial para o agronegócio em parceria com produtores, agrônomos e pesquisadores brasileiros. O palestrante foi a primeira pessoa a conquistar uma bolsa integral para cursar o programa da Singularity University, situada no campus de pesquisa da Nasa. Teixeira formulou uma teoria de teletransporte quântico do efeito fotoelétrico para a transmissão de energia solar do espaço, que lhe rendeu nova bolsa para estudar engenharia espacial na International Space University.

Teixeira contou que um dos principais desafios desde que começou a frequentar o ambiente tecnológico era o de buscar uma solução para suprir a demanda por alimentos no mundo, a partir dos dados de que em 2050 a população global deverá chegar a 10 bilhões de pessoas. “Vamos aumentar a população tendo o consumo de alimentos, água e energia, tudo com impacto no meio ambiente. Os maiores problemas são as maiores oportunidades e neste sentido tempo uma oportunidade para o Brasil”, afirmou.

O CEO da Hypercubes também falou sobre a evolução da tecnologia no campo. Lembrou que há dez anos eram necessárias máquinas maiores e agora as decisões podem ser tomadas por grupos de algoritmos. “É um passo grande, mas é preciso dar autonomia para a nova geração que está vindo porque o que eles entendem é de tecnologia. O nosso trabalho é empoderá-los, mostrar o caminho”, analisou.

Teixeira também apresentou as tecnologias que a Hypercubes está desenvolvendo a favor da agricultura, como satélites do tamanho de caixas de sapato que utilizam de inteligência artificial para mapear áreas e identificar os problemas dentro das lavouras. “Por ser infinitamente menor e mais barato, a gente consegue pode colocar em órbita uma constelação inteira, não apenas um ou dois. Uma rede de cerca de cem satélites pode fazer  esta análise química da terra todos os dias. Existe uma série de aplicações para esta tecnologia que é extremamente poderosa que nos permite entender em nível molecular como as coisas são feitas”, finalizou.

O mercado também foi tema do Fórum Nacional da Soja. O consultor Alexandre Mendonça de Barros, da MB Agro, abordou as perspectivas da economia no Brasil e no Mundo. Antes de entrar no cenário atual, mostrou como era a balança comercial agrícola nos anos de 1990 e atualmente, apresentando o crescimento do Brasil e a dependência da China, que decidiu apostar em culturas como trigo e arroz em detrimento da soja. “O que acontece lá nos afeta profundamente. Só queria que a gente pensasse nessa transição, o que custou para a China isto? E qual foi a decisão estratégica do governo chinês? Essa é a grande questão que deve estar na cabeça do brasileiro”, questionou.

Na atualidade, a China é centro das atenções por causa da Peste Suína, Coronavírus e um novo surto de Influenza Aviária. De acordo com Mendonça de Barros, o vírus, mesmo que não seja o mais fatal, mas sim o de mais rápida disseminação, paralisou a economia e a previsão é que apenas a partir de abril haja normalização, fazendo com que novamente se abram oportunidades para o Brasil. “Todo o sistema de distribuição de alimentos está comprometido, pois o chinês se alimenta muito no trabalho. Tem contêineres cheios e parados nos portos chineses com produtos armazenados que não conseguem, ir para o interior da China. Com a escassez vai aumentando provavelmente virá um rebote de demanda para restabelecer os estoques que deterioram no país”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FecoAgro/RS
Novo ranking digital dos bancos brasileiros mostra crescimento do cooperativismo

Novo ranking digital dos bancos brasileiros mostra crescimento do cooperativismo

A agência de ciência de dados Top Digital apresenta o primeiro ranking digital em 2020 dos 10 principais bancos brasileiros. E, além de destacar as maiores instituições do país, o destaque está na presença cada vez maior do cooperativismo nesse setor.

Elencando a partir do valor de ativos, o ranking é formado pela somatória do número de subscrições nas plataformas de mídias sociais Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

A ascendência do cooperativismo

O cooperativismo de crédito é conhecido por oferecer taxas e tarifas mais baixas que os bancos tradicionais e por visar o desenvolvimento social e a distribuição de resultados (lucro) aos cooperados. Mas esse não tem sido o único diferencial. Instituições financeiras cooperativas têm apostado seu investimento em novas tecnologias digitais para melhorar a experiência dos cooperados.

O Sicoob possui quase 630 mil e ocupa a sexta colocação. Na oitava posição, o Sicredi apresenta pouco mais de 460 mil subscrições. O volume total de subscrições nas mídias sociais dos 10 maiores bancos do Brasil gira em torno de 35 milhões.

Fonte: http://www.topdigital.tech/ranking-digital-dos-bancos-brasileiros-2/

TOP COOPERS: Preparar o setor para a realidade 4.0 é o futuro

TOP COOPERS: Preparar o setor para a realidade 4.0 é o futuro

Dando continuidade a série especial, e exclusiva, de entrevistas com os presidentes das principais cooperativas de crédito do Brasil, o Top Coopers – Cooperativas de Crédito, a MundoCoop conversou nessa semana com o presidente da Confebras, que está em seu segundo mandato, Kedson Macedo.

Atuando há mais de 30 anos no mercado, a Confebras nasceu com o objetivo de representar o Cooperativismo de Crédito no Brasil, disseminar a cultura cooperativista financeira e formar cidadãos e profissionais cooperativistas qualificados. E, acima de tudo, exerce seu compromisso com o desenvolvimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – SNCC.

Pioneira na promoção da educação cooperativista à distância, a Confebras realiza, atualmente, eventos que são oportunidades exclusivas para atualização de informação e aprendizado sobre crédito cooperativo, compartilhamento de experiências e parcerias intercooperativas, visando o desenvolvimento das cooperativas financeiras.

Uma de suas principais responsabilidades institucionais é desenvolver programas que contribuam para o aperfeiçoamento de líderes cooperativistas financeiros. A Confederação, assim, incentiva a atualização de dirigentes e conselheiros, além de incentivar a inovação e a competitividade das organizações cooperativas.

À MundoCoop, o presidente analisa a evolução do setor de crédito, bem como as expectativas e ações que devem ser colocadas em prática em 2020!

Confira a entrevista na íntegra!

Qual é a sua avaliação sobre o setor de cooperativas de crédito em 2019, destacadamente a partir das alterações político-econômicas que vivemos no ano?

Apesar do tímido desempenho da economia no período, o ano de 2019 foi extremamente importante para o Cooperativismo de Crédito. Fechamos uma década com números surpreendentes e fabulosos, garantidos por crescimentos anuais superiores a dois dígitos. Do final de 2009 a setembro de 2019, os ativos totais atingiram R$ 328,7 bilhões, crescimento de 524%; a carteira de crédito agregada alcançou R$ 137,1 bilhões, saltando mais de 446%, e os depósitos totais captados pelo conjunto das cooperativas de crédito bateu a cifra de R$ 153,0 bilhões, alavancando 591% no período.

Tivemos a revitalização da Agenda BC#, do Banco Central do Brasil, na qual o Cooperativismo Financeiro tem especial destaque. Já o Conselho Monetário Nacional, no final de novembro, atendeu uma antiga reivindicação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) ao autorizar as cooperativas de crédito a captarem recursos, por meio das Letras Imobiliárias Garantidas (LIG), para financiamento imobiliário aos seus associados, a exemplo do que já acontecia com os bancos tradicionais. Assim, as cooperativas passaram a acrescentar ao seu portfólio mais um importante produto, propiciando maior competitividade ao conjunto de soluções financeiras oferecidas. O fato de as cooperativas de crédito atuarem fortemente nas pequenas e médias cidades significa que terão papel preponderante na interiorização do crédito imobiliário, contribuindo para a redução do déficit habitacional brasileiro, que é da ordem de 7,7 milhões de residências.

O que podemos esperar do setor de cooperativas de crédito, e em particular da Confebras, para 2020? Quais os desafios a vencer?

Nosso grande desafio é preparar e sensibilizar o Cooperativismo de Crédito para as oportunidades e concorrências que o mundo inovador 4.0 traz. Isso contempla grandes avanços na tecnologia, com destaque para a Robótica, inteligência artificial e blockchain, na qualificação da governança e maior competitividade para os negócios. Nessa nova realidade, a economia de mercado tem acentuado a desigualdade econômica e social, o que, do nosso ponto de vista, pode abrir um caminho para a expansão do cooperativismo. Como entidade supra sistêmica, a Confebras continuará em seu papel de fortalecer institucionalmente o Cooperativismo de Crédito no Brasil, capacitando suas lideranças, e abrindo as portas e as mentes para a inovação. Por isso, vai ampliar em 2020 o escopo do seu maior evento, o Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito – CONCRED, que neste ano terá mais de 2,5 mil lideranças reunidas em Recife, Pernambuco, de 7 a 9 de outubro, que participarão de conferências e palestras com grandes especialistas nacionais e internacionais. Além disso, talk shows, estações temáticas, workshops e a feira de negócios serão alguns dos atrativos durante o evento.

É possível apontar oportunidades abertas para o setor?

Certamente. Podemos dar como exemplo a existência de cerca de 30% de pessoas não bancarizadas no Brasil, uma população de milhões que pode ter sua primeira experiência no sistema financeiro junto às instituições financeiras cooperativistas, que oferecem economia solidária, com juros mais baixos e no qual os associados são os donos do negócio. Outra oportunidade é contribuir para alavancar a economia facilitando o acesso ao crédito às pessoas físicas e às micro e pequenas empresas. Dados do IPEA demonstram que desde agosto de 2017 o saldo de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) está virtualmente estável em 47% do Produto Interno Bruto (PIB), ainda muito aquém das potencialidades do País.

Também existem regiões do País nas quais o Cooperativismo de Crédito precisa crescer. No Nordeste, por exemplo, segundo dados recentes do BCB, dos mais de 11,4 milhões de associados a alguma cooperativa de crédito em todo o Brasil, apenas 4% estão nas 74 cooperativas de crédito existentes na Região.

A Agenda BC# impõe às lideranças do Cooperativismo de Crédito a expansão das operações de crédito para 20% do Sistema Financeiro Nacional até 2022, o que podemos encarar também como uma grande oportunidade para estabelecer novas estratégias com foco na inovação, no aumento da capilaridade, incluindo os canais digitais, e na elevação da quantidade de associados. Temos muito trabalho pela frente.

Já convivemos com inteligência artificial, internet das coisas e muitas outras tecnologias. De que maneira as transformações digitais contribuem e/ou desafiam o cooperativismo de crédito?

Todos os setores da economia têm sido desafiados com a transformação digital nos negócios. As lideranças atuantes no Cooperativismo de Crédito estão conscientes de que suas cooperativas estão inseridas numa arena globalizada e digital na qual os negócios precisam ser realizados de forma ágil e segura, sendo o tempo de resposta da operação um divisor de águas entre o fracasso e o sucesso empresarial.

No mundo em transformação, não há somente a revolução tecnológica, mas também a evolução da inteligência e da consciência do ser humano. Essa constatação vem se constituindo em insumo para que ocorram mudanças disruptivas, respondendo de forma pró-ativa aos desafios imediatos e vindouros que as novas tecnologias impõem. Os entes atuantes no Cooperativismo de Crédito têm investido fortemente em tecnologia visando otimizar a jornada digital do cooperado, dando agilidade e segurança nas operações. Nessa matéria não ficamos devendo nada à concorrência com os grandes bancos, com os bancos digitais e mesmo perante as fintechs, que vêm adentrando o mercado. A Confebras tem feito a sua parte também ao promover palestras, networking com a presença de especialistas em TI, no debate sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e disponibilizando inclusive um espaço exclusivo no CONCRED Nordeste,  denominado LABCoop, para as fintechs apresentarem suas inovações e fazerem parcerias com nossas cooperativas.

Apesar de grande parte das operações diárias serem feitas a distância, de forma digital, as cooperativas de crédito têm expandido suas agências físicas, não só nos pequenos, mas também em grandes municípios, na contramão dos bancos. Essa tendência deve permanecer? Há um planejamento a respeito disso para os próximos anos?

Os dirigentes das cooperativas de crédito singulares e dos sistemas cooperativos sabem que uma das principais virtudes do Cooperativismo de Crédito é o atendimento personalizado e a presença nos pequenos e médios municípios brasileiros, onde realmente fazemos a diferença. No final de 2019, segundo dados do BCB, existiam 6.051 postos de atendimento físicos no País. Essa realidade, do ponto de vista agregado, representa uma das maiores redes de atendimento no SFN.

Atualmente, as estratégias de expansão buscam equilibrar os investimentos e as necessidades de serviços financeiros dos associados e consideram a presença marcante das cooperativas de crédito nos grandes centros urbanos, sem esquecer das pequenas e médias comunidades. Também há forte expansão nos canais digitais, que buscam facilitar a vida financeira do cooperado, disponibilizando atendimento em qualquer parte do País, a qualquer momento, e que têm excelente aceitação no segmento jovem da população.

E há objetivos específicos como ampliar, até 2022, a cobertura de 13% para 25% dos municípios nas Regiões Norte e Nordeste.  Sou otimista com a expansão do Cooperativismo de Crédito em nosso País, pois, em minhas andanças, vejo cada vez mais o apreço com que as pessoas e as comunidades abraçam este modelo econômico que traz esperança e prosperidade a todos.

 
Fonte: MundoCoop
Sicredi apoia primeira liga de futebol virtual no Brasil

Sicredi apoia primeira liga de futebol virtual no Brasil

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e presença em 22 estados e no Distrito Federal, irá patrocinar a Kick-Off Electronic League (Koel) 2020, competição de futebol eletrônico que acontece durante a temporada de jogos do FIFA. Antenado às novas tendências esportivas, esta é a primeira vez que a instituição patrocina uma liga de esportes online (eSports).

O objetivo do Sicredi com a parceria é, além de apoiar o crescimento de um segmento esportivo que vem ganhando cada vez mais adeptos, se aproximar mais do público de perfil digital. “Temos acompanhado o interesse crescente, principalmente por parte dos jovens, em eSports no Brasil e enxergamos uma grande oportunidade para apoiar o crescimento do segmento e nos conectarmos com essa comunidade”, explica o gerente de Marketing do Sicredi, Fernando Di Diego.

Segundo dados da Newzoo, instituto global de pesquisa focado em games e eSports, o Brasil já ultrapassou 21,2 milhões de fãs em esportes eletrônicos e é o terceiro país com o maior número de entusiastas da modalidade, atrás apenas da China e dos EUA.

“Somos uma instituição que tem como essência apoiar as pessoas, então faz todo o sentido que invistamos em uma área com milhões de brasileiros adeptos. No setor esportivo, já patrocinamos diversos campeonatos nacionais e estaduais físicos de futebol e agora estamos expandindo ainda mais a nossa presença. O cooperativismo de crédito tem valores que se conectam muito com as gerações atuais e queremos mostrar que temos todas as soluções para atender o público praticante de eSports”, destaca Di Diego.

A marca do Sicredi estará presente nas estampas das camisetas que serão utilizadas pelos competidores individuais na final da competição, na comunicação visual da plataforma dos jogos da liga, em backdrops, vinhetas, cobertura nas redes sociais, entre outras ações de ativação.

O CAMPEONATO

A Kick-Off Electronic League 2020, ou Koel 2020, é uma liga de futebol eletrônico que acontece durante a temporada do FIFA e conta com duas competições em paralelo: uma individual (Koel Single) e uma por equipes (Koel Clubs). A final dos campeonatos será realizada em um evento presencial, em um estádio de futebol, onde os jogadores e equipes se desafiam e são acompanhados pelos fãs e entusiastas do esporte pela Internet.

Fonte: Mundo Coop e Sicredi
Expodireto Cotrijal 2020 é lançada com novo olhar para a tecnologia no campo

Expodireto Cotrijal 2020 é lançada com novo olhar para a tecnologia no campo

Uma edição que chega para reiterar a razão de ser da Expodireto Cotrijal: um espaço onde tudo acontece e que respira o agronegócio. Com o slogan “A Gente Vive O Agro”, a 21ª edição da feira foi lançada oficialmente em Porto Alegre na manhã desta terça-feira, 4/2, com forte prestígio na presença de autoridades e imprensa, no Hotel Plaza São Rafael. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o diretor da Ocergs, Irno Augusto Pretto, o gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco e o supervisor jurídico do Sistema, Clício Golin estiveram presentes.

Em clima de otimismo para a feira, que acontece entre 2 e 6 de março, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, adiantou que serão mais de 530 expositores, nos 98 hectares do parque, e a expectativa é de receber público próximo ao do ano passado: mais de 260 mil pessoas.

O dirigente informou que em 2020 será dado passo importante para que a tecnologia digital esteja mais próxima do produtor, através da inauguração da Arena Agrodigital. O espaço é o destaque desta edição e vai reunir grandes empresas do Agro mundial e ser palco de palestras específicas sobre o assunto.

“Nosso papel é trazer o que há de melhor para o produtor inserir na sua propriedade e continuar avançando em resultados”, afirmou, reiterando a importância da Expodireto Cotrijal e do trabalho da cooperativa para a região. Na soja, citou, são 16 sacas a mais, em média, em relação à produtividade gaúcha e brasileira.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, enfatizou que a Expodireto está consolidada como uma das mais importantes feiras do Agro mundial, levando tecnologia, inovação e oportunidades de negócios ao produtor rural.

“O ganho em resultados que o Agro alcançou é fruto da dedicação e do esforço da nossa gente. Nos sentimos parte da Expodireto e queremos ser o estado referência em tecnologia para o setor. Estamos juntos em busca do desenvolvimento”, disse, fazendo referência ao slogan da feira em 2020.

IMPORTÂNCIA GLOBAL O deputado federal Pedro Westphalen, representando a Câmara dos Deputados, também fez referência à evolução do agronegócio a partir da feira. “Capacidade e competitividade é o que a Expodireto Cotrijal proporciona, divulgando o trabalho do povo gaúcho para o mundo”, afirmou.

A oportunidade que a feira proporciona aos produtores de estarem próximos das mais modernas tecnologias, para todas as áreas, foi destacada pelo presidente da Assembleia Legislativa do RS, Ernani Polo. “É um orgulho sediarmos uma feira do porte da Expodireto, que leva o nome do nosso estado para o mundo”, afirmou.

ARENA AGRODIGITAL: OLHAR RENOVADO PARA AS TECNOLOGIAS A grande novidade é um espaço exclusivo para as tecnologias digitais do agronegócio que têm transformado a forma de o agricultor trabalhar e buscar resultados. A Arena Agrodigital terá 1,6 mil metros quadrados e vai reunir 22 grandes empresas além de startups do Agro mundial. Em formato de arena, terá também quatro auditórios com palestras simultâneas com grandes especialistas no assunto.

REFORÇO PARA A ÁREA INTERNACIONAL A Área Internacional contará com programação intensa de países visitantes, principalmente com palestras e painéis, no Auditório do International Point, com tradução simultânea a transmissão via web. Dentre os confirmados, destaca-se a participação expressiva de Estados Unidos, Israel, Paraguai, Austrália, Espanha e China, além dos tradicionais Alemanha, Argentina, Holanda, Itália e Nigéria. Em termos de expositores internacionais, estarão no International Point empresas da Alemanha, Argentina, Israel, Itália e Paraguai.

Fonte: Cotrijal
Unicred RS lança aplicativo de investimentos

Unicred RS lança aplicativo de investimentos

Com o objetivo de oferecer aos seus cooperados aplicações financeiras também em renda fixa e variável, a Unicred RS apresenta uma nova solução digital: o aplicativo Unicred Investimentos, que foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (27) e oferecerá mais uma opção para diversificar seu portfólio.

“Já trabalhávamos com renda fixa anteriormente, mas hoje o mercado exige a nossa atenção para a diversificação de produtos. Por isso que, a partir de agora, com o novo aplicativo Unicred Investimentos, o nosso cooperado terá a possibilidade de ter outras opções em renda fixa e variável”, destaca o economista da Unicred RS, Jeferson Lemos.

O Unicred Investimentos foi desenvolvido e pensado para cooperados que aplicam em renda fixa na Unicred, cooperados com investimentos em renda variável em outras instituições e também quem busca instituições de confiança e com facilidades para investir. “A Unicred está sempre preocupada em prestar a melhor assessoria financeira ao seu cooperado com exclusividade, serviços personalizados e sempre atenta a todas as variáveis e diferentes perfis de pessoas que pensam em investir”, ressalta o diretor geral da Unicred RS, Rodrigo Borges.

Com base nos pilares de apoio à comunicação de investimentos da Unicred RS, que são a confiança, rentabilidade, diversificação de portfólio, inovação e atendimento personalizado, os cooperados terão à disposição uma forma diferente de realizar seus investimentos, tendo como base três diferentes tipos de perfis de investidores: o conservador, moderado e arrojado.

O novo aplicativo Unicred Investimentos está disponível para download de forma gratuita nas lojas virtuais dos sistemas iOS e Android.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred RS
Novidades em plataformas digitais beneficiam clientes da Unimed Porto Alegre

Novidades em plataformas digitais beneficiam clientes da Unimed Porto Alegre

A partir de agora, clientes da Unimed Porto Alegre já podem conferir as novas funcionalidades dos canais digitais da Cooperativa. Com funções que proporcionam maior autonomia ao usuário, aplicativo e site receberam atualizações e inserção de novos serviços, além de um novo design que proporciona melhor experiência para facilitar a utilização das plataformas.

Entre os destaques do aplicativo estão tela de serviços online, consulta de carências, guia médico com geolocalização, status de autorização, notícias personalizadas para o cliente, segunda via de boletos com possibilidade de emissão do código de barras, carteira virtual, extrato de utilização e reconstrução do canal de ajuda. Já o site foi projetado para dar maior autonomia de serviços na área logada, bem como uma maior clareza na apresentação de produtos e um novo canal de ajuda ao cliente, com perguntas frequentes (FAQ) atualizado e novas opções de contato.

O aplicativo está disponível para os sistemas Android e iOS e pode ser encontrado nas lojas App Store e Google Play com o nome de Unimed POA. Já o novo site pode ser acessado pelo link http://www.unimedpoa.com.br/.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Porto Alegre
Arena Agrodigital: Em 2020, Expodireto ainda mais focada em soluções digitais

Arena Agrodigital: Em 2020, Expodireto ainda mais focada em soluções digitais

Com infraestrutura circular e formato de arena multipalco, em 1,7 mil metros quadrados, a Arena Agrodigital será a grande novidade da Expodireto Cotrijal 2020. Um evento focado nas tecnologias digitais dentro da feira para aproximar ainda mais o produtor de soluções inovadoras para o campo.

Tradicional palco de grandes debates e inovação para o agronegócio, a Expodireto Cotrijal possui foco em tecnologia e negócios, contribuindo de forma decisiva para o desenvolvimento do setor como um todo.

“Fortalecendo este propósito e ampliando a visibilidade, chegamos a 21ª edição com a Arena Agrodigital. Um espaço para apresentar de forma detalhada as soluções, resultados de pesquisas, tendências de produtos e serviços envolvendo as tecnologias digitais que têm transformado a forma do agricultor trabalhar e buscar resultados”, destaca o superintendente administrativo-financeiro da Cooperativa, Marcelo Ivan Schwalbert.

Dinamismo e praticidade

Unindo startups do agro mundial com empresas já consolidadas no mercado, o local terá também quatro auditórios com mais de 40 palestras simultâneas com grandes especialistas no assunto, durante os cinco dias de programação. Com auxílio de fones multicanal, os visitantes poderão escolher qual o tema que mais se aproxima da sua realidade.

“Buscamos criteriosamente empresas parceiras que apresentem tecnologias que façam sentido, que realmente possam ser aplicadas à realidade dos nossos produtores”, acrescenta Schwalbert.

“A agricultura digital e a inovação chegam com uma velocidade arrebatadora para os produtores, que muitas vezes podem ficar confusos sobre qual é o melhor caminho. Por isso, a informação e um espaço para expor se mostra tão importante. Mas, antes de tudo, é fundamental estarmos com a cabeça aberta para esta transformação que está acontecendo e vai nos ajudar a ser ainda mais eficientes em produtividade”, menciona o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Estrutura inovadora:

  • 22 estandes serão ocupados por expositores de tecnologias digitais. Entre os confirmados, nomes como Syngenta, Basf, Bayer, Banco do Brasil, Imed, Sicredi e AGCO;
  • Quatro auditórios, com 80 lugares cada, com telões de projeção de conteúdo e fones multicanal;
  • 15 startups em espaço aberto;
  • Área de credenciamento, cafeteria gourmet e lounge.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal
Imagem: Divulgação Grupo Leyzer
Unimed VTRP abre 2ª edição do programa de conexão com startups

Unimed VTRP abre 2ª edição do programa de conexão com startups

Reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) como uma das melhores operadoras de planos de saúde do Brasil, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) começa 2020 com foco total na inovação. Depois do sucesso da primeira experiência, a Cooperativa Médica abriu no dia 10 de janeiro as inscrições para a segunda edição do programa de conexão com startups. É o InnovatiOn Unimed, que no primeiro semestre deste ano, buscará soluções para oito desafios que visam melhorar ainda mais a experiência dos clientes da Cooperativa Médica da nossa região.

Criado para atender tanto demandas do negócio atual quanto a criação de novos produtos e serviços, esta edição do InnovatiOn Unimed inicia agora, e tem previsão de término em julho. Para fomentar a maior diversidade possível de inscritos, a Unimed VTRP oferece apoio e suporte às startups participantes.

“Nos últimos anos, a Unimed VTRP tem trabalhado em duas grandes frentes. A inovação e o estímulo à mudança de hábitos das pessoas. Nossa campanha Mude1Habito, trabalhada em todo Brasil pelo Sistema Unimed, incentiva as pessoas a mudarem hábitos, transformando a rotina e buscando mais qualidade de vida. Agora, com o InnovatiOn, estamos também buscando mudar hábitos, mas dentro do ambiente corporativo”, explica o médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP.

As oito startups participantes que chegarem à fase final da segunda edição do InnovatiOn Unimed terão o piloto custeado pela Cooperativa.

“Nosso objetivo é fomentar o ecossistema de empreendedorismo local, trazendo eventos que possam impactar positivamente a região. Os métodos ágeis estão cada vez mais no dia a dia da Cooperativa, e a inovação faz parte do nosso radar. Estamos nos permitindo experimentar novos processos e tecnologias, e isso proporciona um maior dinamismo em nosso negócio”,

assegura a Superintendente Executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel.

As inscrições para o InnovatiOn Unimed devem ser realizadas online, exclusivamente pelo site http://bit.ly/InnovatiOn_UnimedVTRP.

OS OITO DESAFIOS DA 2ª EDIÇÃO DO INNOVATION UNIMED

– Autorização de atendimento e procedimentos

– Vida médica do cliente

– Monitoramento da população 60+

– Medicina Preditiva

– Novos modelos de acesso à saúde

– Disponibilidade de agenda do cliente

– Auditoria de contas hospitalares

– Exames complementares para diagnóstico

As descrições completas dos desafios podem ser acessadas no site especial do evento: http://bit.ly/InnovatiOnDesafios.

COMO FUNCIONA O INNOVATION UNIMED?

Referência no Brasil em inovação de grandes corporações, a Innoscience Consultoria está trabalhando desde 2019 em conjunto com a Unimed VTRP na execução do InnovatiOn. A iniciativa, inclusive, já foi apresentada em eventos em São Paulo e Porto Alegre.

“Nossa primeira edição contou com a inscrição de mais de 170 startups, de diversos estados brasileiros. Destas, 23 apresentaram suas ideias no Pitch Day e oito finalizaram o programa de conexão com a execução dos pilotos dos desafios, que durou três meses. Foi um resultado excelente, e nesta edição buscamos conhecer e experimentar novas tecnologias no setor da saúde”, garante Fernando Eisele, Head de Inovação da Unimed VTRP.

Na prática, depois da etapa de inscrições, que se encerra dia 15 de fevereiro, o programa contará com um filtro para definir quais startups apresentam um bom potencial de soluções aos desafios propostos. As selecionadas participam do Pitch Day, onde os empreendedores selecionados apresentarão, para uma banca formada por gestores e especialistas da Unimed VTRP.

As finalistas terão a oportunidade de participar da semana imersão com equipes da Unimed, conhecendo a fundo os desafios, e depois colocando a mão na massa no desenvolvimento do piloto, dentro do ambiente corporativo da Cooperativa Médica.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Startups de todo o Brasil podem participar. Todas as informações estão no regulamento, que pode ser acessado no site do programa (http://bit.ly/InnovatiOn_UnimedVTRP). O programa busca empreendedores que tenham aderência aos desafios e que possuam um Produto Mínimo Viável (MVP, em Inglês) desenvolvido e validado, ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado. Não importa o tipo de solução ou tecnologia nem onde a startup esteja localizada.

Por isso, é importante observar que o InnovatiOn Unimed não é um programa de ideias, e sim de busca por soluções já testadas.

AS DATAS DA 2ª EDIÇÃO DO INNOVATION UNIMED

Até 15/02 – Inscrições pelo site

21/02 – Divulgação das selecionadas

04/03 – Pitch Day

16, 17 e 18/03 – Semana de Conexão

30/03 até 30/06 – Piloto

Com informações da Assessoria de Comunicação da Unimed VTRP
Direção da Cotrijal avalia ano com liderança

Direção da Cotrijal avalia ano com liderança

Com o objetivo de confraternizar e avaliar o ano de 2019, os líderes de núcleos da cooperativa, estiveram reunidos no auditório central do Parque da Expodireto Cotrijal, na manhã desta segunda-feira (16). Durante o encontro, a direção também discutiu com a liderança o planejamento da Cotrijal para 2020.

Otimista diante da expectativa da Cotrijal repetir os números do último ano, o presidente Nei César Manica, agradeceu aos líderes pelo empenho junto aos mais de 7,8 mil associados e reforçou o compromisso de estabelecer novas conexões entre o produtor e a cooperativa.

“O ano foi desafiador, mas a Cotrijal não parou de crescer. Fruto dessa soma de esforços, reciprocidade e confiança. Para 2020, queremos criar um vínculo ainda mais forte com o nosso produtor. Começando pela Expodireto, com a Arena Agrodigital que vai reunir 40 empresas e startups do Agro mundial”, destacou.

Para o vice-presidente, Enio Schroeder, é pela força do conjunto que a Cotrijal se diferencia. “O nosso maior patrimônio são as pessoas. Em 2020, contamos mais uma vez com essa união e sinergia para avançarmos com solidez”, afirmou.

Investimentos e ações

No encontro, a liderança também tomou conhecimento das ações e investimentos das áreas de negócios da cooperativa em 2019. Os superintendentes de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima; Administrativo-Financeiro, Marcelo Ivan Schwalbert; de Operações, Laídes Porto Alegre; Comercial, Jairo Marcos Kohlrausch, e de Varejo, Valcir Zanchett, apresentaram de forma resumida os resultados dessas ações para a organização, quadro social e as projeções para 2020.

Também participaram da reunião, os conselheiros Representantes dos Líderes de Núcleo, os conselheiros de Administração e Fiscais, o Comitê de Mulheres; gerentes de unidades de negócios e de apoio da Cotrijal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Ramo Infraestrutura realiza seu Seminário de avaliação da Missão aos EUA

Ramo Infraestrutura realiza seu Seminário de avaliação da Missão aos EUA

Entre os dias 21 e 25 de outubro, dirigentes e colaborados de cooperativas de Infraestrutura, da Fecoergs, do Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Escoop, participaram da Missão Técnica que abrangeu o Vale do Silício, na Califórnia, e o estado do Texas, nos Estados Unidos. Após o retorno da viagem que mesclou experiências no ecossistema de inovação da Califórnia e no cooperativismo de infraestrutura no Texas, os participantes estiveram reunidos novamente, no dia 10 de dezembro, na Escoop, para o Seminário de Avaliação e Propositivo da Missão.

O Seminário foi conduzido pelo coordenador de Graduação da Escoop, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, e reuniu os participantes para uma abordagem das próximas ações conjuntas que podem ser conduzidas em prol da sustentabilidade das cooperativas de infraestrutura, por meio da inovação. Oliveira apresentou as ações da Escoop em 2019 na temática inovação e conduziu uma reflexão sobre as oportunidades de compartilhamento e integração entre as cooperativas de infraestrutura e com os demais ramos.

O evento também contou com uma palestra do diretor de projetos da Confederação Alemã de Cooperativas (DGRV), Arno Boerger, sobre como a inovação, o processo de digitalização e a intercooperação tem acontecido no país europeu. Os participantes da missão técnica participaram de uma dinâmica onde puderam compartilhar quais ações consideram prioritárias de serem realizadas para os próximos passos na área de inovação no cooperativismo gaúcho. O resultado das discussões e da dinâmica se transformará em um relatório que poderá guiar e embasar as próximas ações voltadas à inovação nas cooperativas gaúchas.