fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Piá promove Seminário do Produtor de Leite

Piá promove Seminário do Produtor de Leite

Na última semana, as cidades de Marau, Vila Flores e Nova Petrópolis receberam o “8º Seminário do Produtor de Leite Piá”. O evento teve como objetivo principal de, através de palestras, compartilhar informações e dados sobre todos os procedimentos que envolvem o setor lácteo, desde a coleta do leite até o controle de faturamento das propriedades, além de aproximar o agricultor da Cooperativa.

Na programação do evento, a palestra “IN 77: Um Passo para o Futuro”, ministrada pelo técnico agrícola da Piá, Fábio Guaragni,  tratou sobre a parte prática da Normativa, com relação ao que interfere no dia a dia da propriedade rural. Foram apresentados os índices determinados pelo Ministério da Agricultura para a Contagem Bacteriana Total – CBT.  “O produtor que estiver três meses seguidos fora da média receberá uma atenção especial. Os técnicos da Piá farão uma ação na propriedade para ajustar o que for preciso e para que ele possa continuar vendendo leite”, destacou.

Guaragni explicou de forma clara como isso vai acontecer, como se calcula as médias, onde produtor vai poder acessá-las e como a Cooperativa vai colaborar para que ele não tenha dificuldade para atingir os resultados, estar dentro da legislação e ter a melhor rentabilidade possível no leite.

Na ocasião, também falou sobre outras obrigatoriedades importantes como a necessidade do resfriador a granel, que está valendo a partir de junho, e da sala do leite, que é uma adequação no espaço onde fica guardado o produto até a coleta e onde ficará este equipamento, protegido de qualquer animal, intrusos ou de contaminantes.

Já na  palestra “Planejamento Forrageiro e Qualidade do Leite”, ministrada pelos profissionais da Embrapa, Sérgio Bender e Maira Zanela, foram apresentadas as tecnologias disponíveis para produzir leite de qualidade, atendendo critérios da nova legislação das INs 76 e 77.

Foram abordados temas como “Contagem de Células Somáticas”, que pode ser monitorada através do controle de mastite; “Contagem Bacteriana Total”, mostrando que índices baixos passam por processos de higiene completos e pelo resfriamento correto do leite; e o “Lina”, o leite instável não ácido, problema de produção acarretado pela má alimentação dos animais, por vacas com muito tempo de lactação e pelo estresse calórico do verão, e que pode ser solucionado com planejamento forrageiro e piquetes com sombra e água em abundância. “Um volumoso de qualidade é a chave para o sucesso da produção leiteira. Fazendo tudo isso, o produtor vai conseguir produzir com qualidade, ter mais renda na venda e maior volume de leite, atendendo o consumidor e as normativas necessárias”, afirmou a Zanela, que é pesquisadora da entidade e atua na área de Qualidade do Leite.

O engenheiro agrícola Sérgio Bender destacou que a proposta da palestra foi colocar os produtores para pensar numa estratégia de planejamento forrageiro. “Sabemos que um dos problemas principais que enfrentam é a falta de pasto em algum período do ano. Quando se avalia a necessidade que o animal tem dentro da propriedade com aquilo que está sendo ofertando, pode-se verificar dentro do planejamento forrageiro se vai conseguir atender essa demanda ou não”, afirmou.

Para ele, isso faz com que se resolva uma série de problemas, pois a maioria das doenças enfrentadas com o rebanho estão relacionadas a essa variação na oferta de volumoso. “Tem também a questão da rentabilidade do negócio do leite. Quando falta pasto e se tem que buscar fora, aumenta o custo de produção e, muitas vezes, começa a se tornar inviável”.

Os técnicos da Embrapa destacaram a importância de despertar um novo olhar do produtor às normativas, desmistificando a ideia de que não vai conseguir cumpri-las. “As INs de qualidade do leite vêm para ofertar um produto melhor, com excelência. Conseguimos transmitir esta mensagem aos associados”, explicou.

No final da palestra, Sérgio Bender e Maira Zanela propuseram que quando os associados voltassem para casa, observassem a propriedade, olhando de fora, sobre três óticas: primeiro o rebanho, pensando se tivesse que comprar os animais que já possui na propriedade, se compraria todos. Caso não, aquele que não compraria, pode ser vendido para gerar receita; segundo, olhando a forma como está organizada a produção de pasto. Se tem o necessário para ofertar a estes animais ao longo do ano; e, terceiro, e fundamental, aproveitando as oportunidades de aprendizado e investimento que a Cooperativa oferece, valorizando a instituição. “Conseguimos transmitir o importante recado de que a Embrapa e a Piá trabalham juntas pelo desenvolvimento do setor rural”.

Acompanhando as três edições, no final do evento, o presidente da Cooperativa, Jeferson Smaniotto, fez uma avaliação do Seminário. “Foi um sucesso pela grande participação dos produtores de leite. Foram mais de mil associados, que tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento através das palestras”, destacou.

Para Smaniotto, eventos como o Seminário são de grande importância, pois promovem o encontro com quem faz a Cooperativa acontecer. “É o momento de estar junto com o produtor, saber o que ele espera da Piá e como ele trabalha. Esse  momento, de  valorização do nosso associado, só o cooperativismo faz”, finalizou.

O “8º Seminário do Produtor de Leite da Piá” foi promovido pela Cooperativa Piá, com apoio da NutriPiá e AgroPiá.

Cooperativismo e inovação são essenciais para driblar incertezas econômicas no campo

Traçar o cenário político-econômico do Brasil e dos principais players globais e projetar o momento dessa conjuntura macroeconômica interna e externa sobre o agronegócio brasileiro. Analisar toda essa perspectiva será o desafio do economista Luís Artur Nogueira, responsável pela palestra de abertura da 1ª Jornada Rede Técnica Cooperativa (RTC), que acontece de 5 a 7 de junho, em Gramado (RS). Profissional especializado em mercado financeiro e colunista em grandes publicações do centro do país, Nogueira destaca que o assunto é de interesse geral do setor, uma vez que o agronegócio, por ser uma das âncoras da economia, sofre com os impactos e mudanças de ‘humor’ da política e da economia.

“Diversos fatores conjunturais afetam diretamente o segmento e pretendo mostrar na Jornada da RTC as oportunidades que o agronegócio deve abraçar em meio aos desafios econômicos”, afirma Nogueira. A aposta na inovação e no cooperativismo vai além de tendência e se torna essencial para ganhos na atividade agrícola. “Vou mostrar que o fortalecimento de elos com cooperativas impede que o produtor fique isolado em sua atividade, tenha maior poder de barganha na hora de comprar insumos e vender a produção”, exemplifica Nogueira, pontuando apenas algumas das vantagens do cooperativismo na agricultura.

Na opinião do economista, o evento em Gramado se faz necessário por reunir grande força do agronegócio gaúcho no entendimento de questões importantes sobre os reflexos do cenário econômico sobre o setor. “O momento atual não está favorável, mas as perspectivas são positivas para o segundo semestre, desde que o governo consiga avançar na agenda econômica”, analisa Nogueira.

A 1ª Jornada da Rede Técnica Cooperativa tem o apoio da CCGL, Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (FecoAgro) e Sistema Ocergs-Sescoop/RS e patrocínio dos terminais Termasa/Tergrasa. O evento está com as inscrições abertas pelo site www.jornadartc.com.br.

Quem é a RTC A Rede Técnica das Cooperativas (RTC) foi criada em 2018 congregando as áreas técnicas de pesquisa e mercado de 32 cooperativas agropecuárias gaúchas. Seu foco é criar um corpo de pesquisa integrado que dê suporte às cooperativas, otimizando custos e a aplicabilidade dos estudos desenvolvidos e permitindo a troca de ideias e compartilhamento de informações.

Programação

05 de Junho de 2019 18h00 Recepção 19h00 Abertura Oficial 19h30 Palestra Magna: O futuro econômico do Brasil e as oportunidades para o agronegócio Luís Artur Nogueira 21h00 Coquetel

06 de Junho de 2019 08h00 Painel: Qualidade do solo visando sistemas de produção sustentáveis em Plantio Direto Dr. João Carlos de Moráes Sá (UEPG) Dr. Antônio Luis Santi (UFSM) Moderador: José Ruedell 10h00 Lançamento do livro: Resultados comparativos de 32 anos dos sistemas plantio direto e convencional 10h15 Coffee break 10h45 Palestra: Variabilidade climática e seus impactos na produtividade das culturas de soja e milho no sul do Brasil Dr. Paulo Cesar Sentelhas (Esalq-USP) Moderador: Jackson E. Fiorin (CCGL) 12h00 Almoço 14h00 Palestra: A Biotecnologia e as inovações que estarão impactando o agronegócio brasileiro e mundial nos próximos anos Dr. Alexandre Nepomuceno (Embrapa Soja) Moderador: Dr. Luiz Carlos Federizzi (UFRGS) 15h30 Coffee break 16h00 Painel: A integração de sistemas e os caminhos para a rentabilidade na produção de carne e leite Dr. Paulo Carvalho (UFRGS) Dr. Wagner B. Beskow (Transpondo) Moderador: Me. Luis Otávio da Costa Lima (CCGL) 18h00 Painel político com autoridades convidadas

07 de Junho de 2019 08h00 Palestra: A logística de grãos por meio das ferrovias e os novos projetos para o RS Daniel Rockenbach - Rumo Logística Moderador: Me. Guillermo Dawson Jr. (CCGL) 09h00 Palestra: Como a inovação e as tecnologias digitais irão transformar o campo Guilherme Novaes Procópio de Araujo - IBM Moderador: Dr. Geomar Mateus Corassa (CCGL) 10h30 Coffee break 11h30 Painel: As políticas comerciais e o mercado de grãos frente a demanda mundial de alimentos Flávio Bettarello - Secretário-Adjunto de Comércio e Relações Internacionais (MAPA) André Pessoa (Agroconsult) Moderador: Paulo César Pires (FecoAgro/RS) 13h00 Encerramento

Fonte: Jardine Comunicação
Leite Dália com mais cor e novo layout

Leite Dália com mais cor e novo layout

A partir deste mês, o layout das embalagens do Leite Dália terá uma nova roupagem. Colorida, moderna e elegante, a caixa de leite promete levar mais cor aos pontos de venda. A nova identidade será aplicada na embalagem MID, com a tampa abre e fecha, na linha de leites UHT integral, desnatado, semidesnatado e zero lactose.

Conforme o supervisor de vendas da área de lácteos, Elton de Lima, a previsão é que o novo layout chegue às gôndolas dos supermercados ainda na primeira quinzena de junho. “Assim que o saldo da embalagem com o layout atual for liquidado iniciaremos a substituição pela nova identidade visual”, comenta.

O supervisor de Marketing, Nei Quinto Barzotto, ressalta a escolha pelas novas tonalidades de cor nas embalagens. “A embalagem mantém as características funcionais anteriores, com abertura utilizando a tampa flexicap, uma inovação do modelo BASE. Alteramos o layout da embalagem mantendo as tonalidades das embalagens anteriores para não gerar confusão no público consumidor e mantivemos a grafia da marca em evidência, valorizando o grafismo da flor Dália”.

 Fonte: Assessoria de Imprensa Dália Alimentos
Comunicação como ferramenta estratégica é tema de debate

Comunicação como ferramenta estratégica é tema de debate

O Sescoop/RS reuniu ontem, dia 30 de maio, na Casa do Cooperativismo Gaúcho, no Parque de Exposição Assis Brasil, em Esteio, mais de 90 comunicadores de cooperativas gaúchas no seu Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista. O evento, que teve como tema os Desafios da Comunicação Estratégica na Gestão Cooperativa contou com um painel na parte da manhã, em que as cooperativas Santa Clara, Coagrisol e Unicred Central RS puderam compartilhar seus cases sobre o assunto. À tarde, os presentes assistiram à palestra de Carlos Palhares, sócio da HappyHouse, uma das maiores agências de endomarketing do País.

Na abertura, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou sobre os números do cooperativismo, programas do Sescoop/RS, a inovação e a importância da comunicação para o setor. “A juventude está construindo uma proposta revolucionária que vai garantir o futuro do nosso sistema cooperativo. Precisamos cada vez mais investir em inovação e incentivar mulheres e jovens a fazerem parte do nosso movimento. Contamos com a ajuda ajuda de vocês, comunicadores, para divulgar as boas notícias do cooperativismo que são geradas todos os dias”, afirmou.

Na sequência, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Daniela Lemke, falou sobre a importância da realização de eventos como esse para a aproximação dos profissionais e para alinhamento de discurso através do movimento Somoscoop. “As discussões que acontecem nesses eventos são sempre muito relevantes. Entender que precisamos comunicar melhor nosso negócio é um problema de todos nós e o Sistema OCB convida vocês a participarem do movimento Somoscoop junto conosco para mostrar para a sociedade que é possível transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos”.

Confira a apresentação AQUI

Comunicação Estratégica na Santa Clara, Coagrisol e Unicred Central RS

A comunicação como ferramenta estratégica de negócio nas cooperativas ganhou destaque no painel da manhã, mediado pelo coordenador da Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Junior Oliveira. O debate reuniu o diretor administrativo e a supervisora de Marketing da Santa Clara, Alexandre Guerra e Kátia Dalcin, o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, o assessor de Comunicação e Marketing da Coagrisol, Fernando Martins, o diretor-geral da Unicred Central RS, Rodrigo Borges e a gerente de Marketing e Comunicação da Unicred Central RS, Simona Triguero Gracia.

Planejamento estratégico e definição de verba para Comunicação

Na abertura do painel, o diretor administrativo da Santa Clara, Alexandre Guerra, chamou a atenção em relação aos investimentos em comunicação. “Como fazer com que a cooperativa possa investir em comunicação e isso funcionar? É preciso planejamento estratégico, com objetivos claros e verba definida”.

Nesse sentido, o dirigente explica que o setor de Marketing e Comunicação integra o planejamento estratégico da Cooperativa, e que a aprovação da verba deve constar em ata do Conselho, até para que o processo não retroceda ou tenha que se restabelecer novos parâmetros orçamentários.

Confira a apresentação AQUI

Desafios de inovar na comunicação

De acordo com o presidente da Coagrisol, a Cooperativa passa por um momento novo, reinventando a comunicação com processos diferentes que convergem com a ideia de inovação. “O primeiro desafio é inserir os profissionais da Comunicação dentro de um ambiente cooperativista. Porque as pessoas vêm de outros setores e não têm ideia de como funciona uma cooperativa. Elas tendem a comparar com uma empresa comum”. Na visão do dirigente, o grande desafio não é se comunicar para os públicos-alvo externos, mas sim a comunicação interna para todos os colaboradores da Cooperativa. E esse autoconhecimento, aliado a uma organização interna na comunicação, permite que a cooperativa consiga construir uma comunicação sólida e mais eficiente com seus públicos.

Para o assessor de Comunicação e Marketing da Coagrisol, Fernando Martins, o agro costuma carregar consigo uma cultura mais conservadora, o que implica em um desafio para os profissionais que atuam na área de Comunicação das cooperativas. “O agro é essencialmente conservador, então entender que a comunicação precisa ser multimídia e que precisa ser vista como ferramenta estratégica é fundamental e é o desafio que nos motiva dia a dia a fazer cada vez mais dentro da Coagrisol”, afirmou Martins. Nesse sentido, o assessor de Comunicação e Marketing da Coagrisol reforça a necessidade do profissional buscar praticar a empatia. “Nós temos um desafio muito grande de compreender para comunicar. O principal desafio é que nós profissionais de Comunicação tenhamos a essência cooperativista dentro de nós para que a gente possa fazer com que a nossa mensagem seja percebida. O cooperativismo é apaixonante, na medida em que ele nos desafia a estar muito próximo, a entender o outro lado, o cliente, o cooperado”.

Tecnologia e a essência cooperativista      

Em sua explanação, o diretor-geral da Unicred Central RS, Rodrigo Borges, reforçou a necessidade de o cooperativismo utilizar a tecnologia a seu favor, sem perder a essência do cooperativismo, que são as pessoas e o relacionamento. Para o executivo, o desafio para os profissionais e gestores é justamente pensar e estruturar uma comunicação mais moderna e desenvolta. “Nós precisamos remodelar, repaginar a nossa forma de transmitir, para que o cooperativismo não fique com status de algo antigo, algo velho do ponto de vista do jovem de hoje. Ele precisa ser algo de fato inovador, perene, com conteúdo que agregue valor e que seja percebido pelo jovem”.

Mostrar o quanto o cooperativismo pode ser moderno, cocriativo e colaborativo com o que há de mais contemporâneo. Esse é um dos desafios de comunicação apontados pela gerente de Marketing e Comunicação da Unicred Central RS, Simona Triguero Gracia. “Queremos criar um mundo de prosperidade, sem perdedores, onde para ganhar, ninguém precisa perder. A prosperidade vem muito da essência do cooperativismo”, ressaltou Simona, ao afirmar que o relacionamento na Unicred é o fator-chave de sucesso da cooperativa.

A executiva de Marketing e Comunicação explica que a comunicação estratégica na Unicred segue algumas instâncias, com reuniões do Conselho de Administração e de cooperativas que acontecem mensalmente, e que nelas são tomadas algumas decisões que precisam descer para os grupos de WhatsApp e e-mail, onde a Unicred tem multiplicadores de marketing e de negócios, que transmitem as decisões para os colaboradores estabelecerem na prática as ações de comunicação junto aos cooperados.

Confira a apresentação AQUI

Comunicação Estratégica de dentro pra fora

Dividida em cinco momentos (checkin, autoconhecimento, ação, compartilhamento e checkout), o sócio da Happy House e fundador do aplicativo Guru do Endomarketing, Carlos Palhares, propôs aos presentes um exercício de reflexão sobre a comunicação estratégica dentro da cooperativa e, principalmente, sobre o papel que cada um exerce nesse contexto. Contando sobre o seu próprio processo de autoconhecimento e o que o desafiou a fazer isso, Palhares iniciou sua fala defendendo a importância do profissional se conhecer para que possa compreender as necessidades da sua cooperativa e, consequentemente, alcançar seu objetivo de comunicação.

Autoconhecimento

Para isso, Palhares propôs uma dinâmica para que os participantes apontassem os principais desafios para se tornarem comunicadores estratégicos e o que cada um pode fazer para atingir seus objetivos. Para ele, independentemente do desafio, a diferença entre uma pessoa que quer superá-lo ou não é a maneira como cada um se posiciona diante dele. Em seguida, a dinâmica levou à reflexão do que é uma comunicação estratégica para a cooperativa de cada comunicador. “Independente das respostas de cada um, todos temos algo em comum, a busca por resultados positivos. No entanto, lembrem-se que os resultados insatisfatórios fazem parte do processo. Cada um deles nos possibilita enxergar novas possibilidades”, destacou.

Ao dar dicas de como fazer para que novos projetos sejam testados nas cooperativas, mesmo que haja resistência, Palhares destacou: “É comum olharmos para fora e pensarmos que a empresa, a área ou o setor não está de acordo com a gente. Mas estamos sendo o comunicador que a nossa cooperativa precisa”? E propôs a dinâmica para observar o que é ser um comunicador estratégico na cooperativa e comparar com as respostas da dinâmica anterior para concluir o que é uma comunicação estratégica.

As demais dinâmicas propuseram que os participantes enumerassem seus pontos de melhoria como profissionais, para que haja um ponto de interseção entre entender o que a cooperativa precisa e quer, os recursos e gaps de melhorias e o que é ser estratégico para cada um deles. E atentou: “Não confundam: ser estratégico é diferente de somente planejar. A execução de algumas atividades é super estratégica”.

Ação

Em seguida, o palestrante sugeriu alguns passos para que mudanças de hábitos e rotinas fossem feitas para que os objetivos de cada profissional sejam alcançados, apresentando um fluxo de produtividade, juntamente com uma dinâmica em que cada um teve que elencar a ordem de prioridade dos diferentes papéis que exerce na vida profissional e particular, auxiliando para que haja uma execução de cronograma cada vez mais saudável.

E encerrou dando algumas dicas de ações que parecem muito simples, mas que fazem toda a diferença para que a comunicação consigo, com o outro e para a cooperativa seja cada vez mais estratégica.

- Procure se conhecer. Querer melhorar olhando apenas para fora é mudar apenas a embalagem. Sem desculpas. A verdadeira transformação começa dentro de você.

- Dê o primeiro passo: Visite as áreas da cooperativa, visite seus públicos-alvo, mostre-se presente, empático e veja como você pode contribuir.

- Pratique a escuta ativa: Demonstre interesse genuíno pela fala do interlocutor e, assim, estabeleça um vínculo com o mesmo. Sem celular, sem telefone, com hora marcada, sem julgamento. Prepare-se!

- Colabore com o foco do ano: Se a sua cooperativa não tem, estimule, provoque, faça uma dinâmica para descobrir. É muito importante ter um norte e poder alinhar a comunicação a esse foco.

- Saiba sempre qual o objetivo da ação: Invista tempo descobrindo e discutindo qual a finalidade de cada projeto. Pode parecer bobagem, mas é daqui que nascem as mensurações.

Confira a apresentação AQUI

Rede Técnica Cooperativa realiza jornada em Gramado

Criada para desenvolver e compartilhar o conhecimento entre cooperativas agropecuárias, a Rede Técnica Cooperativa (RTC) realiza, nos próximos dias 5, 6 e 7 de junho, sua primeira jornada técnica. O evento ocorrerá no Wish Serrano Resort, em Gramado, e contará com a presença de palestrantes nacionais para falar de avanços tecnológicos e de mercado.

Entre os nomes que participarão do debate estão o pesquisador da Embrapa Soja Alexandre Nepomuceno, o consultor da Agroconsult André Pessoa e o professor da Esalq/USP Paulo Sentelhas. Uma das apresentações mais esperadas é do executivo da IBM Guilherme Novaes Procópio de Araújo, que debaterá os caminhos da inovação tecnológica no campo.

Segundo o coordenador de pesquisa da Rede Técnica Cooperativa, Geomar Corassa, o objetivo é reunir as direções, departamentos técnicos e produtores cooperados para debater assuntos essenciais que assegurem desempenho inovador de mercado e ajudem a trilhar o futuro do movimento cooperativista. A rede surge em um momento de amadurecimento e onde a troca de informação é essencial. Afinal, vivemos em um mundo onde as pessoas estão conectadas e o compartilhamento de informações, além de democratizar o conhecimento, eleva a acurácia dos dados coletados , argumentou. Pensando nisso, a composição da programação do evento levou em conta os desafios a serem enfrentados nos próximos anos em diferentes áreas, como clima, biotecnologia, inovação tecnológica e mercado.

A 1ª Jornada da Rede Técnica Cooperativa tem o apoio da CCGL, Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro) e Sistema Ocergs-Sescoop/RS e patrocínio dos terminais Termasa/Tergrasa. O evento está com as inscrições abertas pelo site www.jornadartc.com.br.

A RTC foi criada em 2018 congregando as áreas técnicas de pesquisa e mercado de 32 cooperativas agropecuárias gaúchas. Seu foco é criar um corpo de pesquisa integrado que dê suporte às cooperativas, otimizando os custos e a aplicabilidade dos estudos desenvolvidos e permitindo a troca de ideias e compartilhamento de informações.

 
Fonte: Jornal do Comércio
Uniodonto Porto Alegre comemora 43 anos com palestra sobre inovação

Uniodonto Porto Alegre comemora 43 anos com palestra sobre inovação

Para comemorar seus 43 anos, a Uniodonto Porto Alegre promoveu, no dia 21 de maio, uma palestra com o italiano Tommaso di Bartolo, pioneiro em tecnologia na nuvem, hoje sediado no Vale do Silício.

Tommaso falou para uma plateia atenta, com mais de 170 participantes, sobre as mudanças que estão acontecendo a partir do Vale do Silício e a necessidade de nos prepararmos para elas. Um dos aspectos ressaltados foi a aceleração exponencial de todos os processos. Nesta linha, conforme Bartolo, 75% das empresas que temos hoje, daqui 10 anos não existirão mais. Para ele, o futuro está nos dados. No período anterior, o que as grandes empresas tinham em comum era o petróleo. Hoje, o que o Google, o Facebook, a Microsoft tem em comum são os dados.

Neste sentido, Tommaso destacou a importância de mudar a cultura, de tratar cada cliente como um indivíduo, de compreender a experiência do cliente como o mais importante e alinhar os empreendimentos dentro do mesmo propósito.

A atividade contou com o apoio e a presença da Ocergs, Unicred Porto Alegre, Unimed Erechim, Uniodonto Federação RS, Uniodonto Passo Fundo, além dos cooperados e colaboradores da Uniodonto Porto Alegre.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Uniodonto Porto Alegre
Presidente do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito visita o Sicredi

Presidente do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito visita o Sicredi

Steve Stapp, presidente do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla original em inglês), veio ao Brasil para participar da segunda edição do Summit dos Comitês Jovens e conhecer presencialmente a estrutura do Sicredi. Uma das figuras mais influentes do segmento, Stapp participou, em Curitiba, do evento voltado para jovens cooperativistas nos dias 21 e 22, e esteve em Porto Alegre no dia 23 de maio para ver de perto o modelo pioneiro de organização sistêmica da instituição, assim como seus principais projetos e programas.

O presidente do Conselho do Woccu visitou as instalações da Plataforma Digital do Sicredi em Porto Alegre, local onde está sendo construído o novo core bancário, iniciativa que integra o processo de transformação digital pelo qual passa o Sicredi. Também na capital do Rio Grande do Sul, o executivo conheceu o Centro Administrativo Sicredi (CAS), onde esteve na Fundação Sicredi, responsável pelos programas sociais da instituição financeira cooperativa.

“O Sicredi está no topo em termos de estrutura organizacional dentro do movimento cooperativista de crédito global, a instituição é muito bem gerida e os resultados apresentados são fenomenais”, considerou Steven Stapp, acrescentando que o trabalho realizado na Fundação Sicredi traduz a essência do cooperativismo que é de ajudar a quem necessita.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
Cotriel promove ações do Dia C

Cotriel promove ações do Dia C

Na última quinta-feira, 23, a Cotriel e a Associação de Assistência à Saúde dos Funcionários da Cooperativa – AAS realizaram a ação alusiva ao Dia de Cooperar 2019. O Dia de Bem Estar, aberto a toda a comunidade, teve uma programação com palestras de temas voltados à saúde e beleza. Para poder participar, bastava doar um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado posteriormente a entidades carentes do município.

O médico do trabalho da Cotriel, Cláudio Ivar Stefenns, falou acerca de orientações gerais sobre diabete, hipertensão arterial, colesterol e triglicerídios. A dentista da Cotriel, Fabíula Garaffa, deu orientações sobre higiene bucal. Sua palestra foi focada em dicas sobre a correta escovação, uso do fio dental, a importância de visitar o dentista a cada seis meses e a prevenção de doenças que podem entrar pelo organismo a partir das cáries.

A nutricionista, Brianne Migotto Hunhoff, além de abordar o assunto da alimentação saudável, destacou que devem ser evitados alimentos com muito açúcar, como bolachas e refrigerantes, priorizando frutas e saladas, que dão mais disposição e saúde. A fisioterapeuta, Andressa Marangon, passou, de forma prática, formas de alongamento para prevenção das Lesões por Esforço Repetitivo – LER e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORT, conscientizando acerca da importância de uma correta  postura ao se sentar em frente ao computador e em atividades corriqueiras em casa.

O fisioterapeuta e osteopata, Gustavo Dillschneider falou sobre a osteopatia, terapia na qual o corpo é capaz de criar seus próprios medicamentos contra doenças quando está equilibrado em sua estrutura e conta com condições ambientais favoráveis e nutrição adequada. A consultora de beleza, Jéssica Nicolodi trouxe orientações sobre cuidados com a pele, limpeza, esfoliação, hidratação e dicas de maquiagem para o dia a dia.

Participaram das palestras escolas municipais, entidades como a Liga de Combate ao Câncer, Terceira Idade e Assistência Social de Espumoso, além de alguns associados e conselheiros, além do presidente e vice da cooperativa, Leocezar Nicolini e Paulo Edemilson Parizotto, respectivamente.

Entre entidades e comunidade, o Dia de Bem Estar envolveu mais de 500 pessoas. As doações serão entregues nos próximos dias.

Unimed VTRP lança programa de inovação aberta com startups

Unimed VTRP lança programa de inovação aberta com startups

Em 2019, a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) dá mais um passo em busca de soluções modernas que possam melhorar a experiência ao cuidar da saúde de seus mais de 230 mil clientes. Trata-se do InnovatiOn Unimed, programa inédito de conexão com startups aberto para todo o Brasil. A iniciativa está estruturada para atender tanto demandas do negócio atual quanto a criação de novos processos. O objetivo é encontrar soluções inovadoras para oito grandes desafios definidos pela Cooperativa Médica. As inscrições estão abertas até o dia 31, exclusivamente pelo site https://www.innovationunimed.com.br.

“Nos últimos anos, a Unimed VTRP tem trabalhado em duas grandes frentes. A inovação e o estímulo à mudança de hábitos das pessoas. Nossa campanha Mude1Habito, trabalhada em todo Brasil pelo Sistema Unimed, incentiva as pessoas a mudarem hábitos, transformando a rotina e buscando mais qualidade de vida. Agora, com o InnovatiOn, estamos também buscando mudar hábitos, mas dentro do ambiente corporativo”, explica o médico Aldo Pricladnitzki, presidente da Unimed VTRP.

“A transformação digital impõe novas perguntas a todos os mercados, e estamos prontos para buscar novas respostas”, complementa.

O InnovatiOn Unimed é um momento importante na história da Cooperativa, pois marca uma abertura para que novas possibilidades, tecnológicas ou de processos, sejam apresentadas, estudadas, e implementadas nos próximos anos. Tudo isso para levar mais conforto, comodidade e segurança aos clientes.

No início deste mês, gestores da Unimed VTRP, de outras Unimeds no Estado e também da Uniodonto participaram de uma missão ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, promovida pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS por meio da Escoop Saúde. Conectados ao ambiente de inovação, os participantes tiveram acesso ao ecossistema de startups, aceleradoras, incubadoras e centros de inovação. Conduzidos pela Startse, o maior ecossistema de startups e empreendedores da América Latina, os participantes foram impactados pelas novas tecnologias e novas formas de gestão e modelos de negócios. Esta experiência também será colocada em prática no InnovatiOn.

COMO FUNCIONA O INNOVATION?

Referência no Brasil em inovação de grandes corporações, a Innoscience Consultoria está trabalhando desde fevereiro em conjunto com a Unimed VTRP neste programa de conexão com startups. Ela é a parceira da Cooperativa Médica no programa. A iniciativa foi apresentada em eventos em São Paulo e Porto Alegre.

Na prática, depois desta etapa de inscrições, que se encerra no fim deste mês, o programa contará com um filtro para definir quais startups apresentam boas potencial de soluções aos desafios propostos. Nesta etapa, haverá um Pitch Day, um dia onde as 20 startups selecionadas apresentarão, para uma banca formada pela gestão da Unimed VTRP e por referências em inovação nos vales do Taquari e Rio Pardo, seus projetos.

As selecionadas nesta segunda fase farão uma imersão com equipes da Unimed, conhecendo a fundo os desafios, e desenvolvendo suas soluções internamente, dentro do ambiente corporativo da Cooperativa Médica, durante o segundo semestre.

O InnovatiOn tem previsão de término em novembro.

OS OITO DESAFIOS

- Telemedicina para acesso a consultas

- Plataforma para vendas multicanais

- Acesso a população envelhecida

- Educação corporativa e compartilhamento de conteúdos

- Análises preditivas de contratos

- Gerenciamento da saúde a distância

- Gestão de inadimplência

- Gamificação da saúde

QUEM PODE PARTICIPAR?

Startups de todo o Brasil podem participar. Todas as informações estão no regulamento, que pode ser acessado no site do programa (https://www.innovationunimed.com.br). Podem participar empreendedores que tenham aderência aos desafios e que possuam um Produto Mínimo Viável (MVP, em Inglês) desenvolvido e validado, ou mesmo que já tenham seu produto ou serviço disponível no mercado. Não importa o tipo de solução ou tecnologia nem onde a startup esteja localizada. ​Por isso, é importante observar que o InnovatiOn Unimed não é um programa de ideias, e sim de busca por soluções já testadas.

 
Fonte: Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo
Sicredi lança 2ª edição do programa de conexão com startups "Inovar Juntos"

Sicredi lança 2ª edição do programa de conexão com startups "Inovar Juntos"

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal – acaba de abrir as inscrições para a segunda edição do Inovar Juntos, programa de conexão com startups em parceria com a consultoria Innoscience. A iniciativa está estruturada para atender tanto as demandas do negócio quanto a melhoria de processos internos para associados e colaboradores.

Startups de todo Brasil podem se inscrever para o programa até o dia 14 de junho. O Sicredi selecionará até 20 empresas para apresentações em um Pitch Day. As startups classificadas para a próxima fase passarão por um período de imersão em cada um dos desafios, colocando em prática um projeto piloto. As que mais se destacarem poderão se tornar parceiras ou fornecedoras do Sicredi. Para saber mais sobre o Inovar Juntos e fazer a inscrição da startup, basta acessar o site https://sicredi.com.br/inovarjuntos.

Para esta segunda edição do Inovar Juntos, o Sicredi lançou dez desafios. Conheça cada um deles:

Aprimorar inteligência para oferta de crédito – A instituição deseja aprimorar a recomendação de crédito conforme a necessidade do associado. Hoje, vários limites pré-aprovados são disponibilizados em canais de atendimento. Neste sentido, o Sicredi busca soluções que auxiliem na obtenção de informações de demonstração de interesse, momento de vida, comportamento e informações pessoais de cada um dos clientes.

Conectar produção agrícola familiar e consumidores – O Sicredi busca soluções capazes de estimular pequenos produtores a diversificar suas atividades agrícolas, conectando-os diretamente com o consumidor final, sejam eles diretos ou indiretos, como restaurantes, padarias e supermercados. Elas devem facilitar a logística de transporte e embalagens adequadas e conectar o usuário com empresas e profissionais que possam dar suporte técnico na implantação dessas novas atividades.

Orientar investimentos – O Sicredi busca uma ferramenta capaz de extrair informações de mercado e, com base no portfólio e perfil do associado, atuar de forma consultiva na recomendação de produtos alinhados ao objetivo, momento de vida e tolerância a risco dos investidores.

Educar sobre finanças e investimentos – Muitos brasileiros não conhecem os benefícios de uma cooperativa de crédito. É preciso fomentar o interesse pelo segmento junto ao grande público. E com os associados, incentivar a adesão aos programas de cooperativismo e de educação financeira. Por isso, o Sicredi busca uma solução para criar trilhas de aprendizagem, ferramentas de vídeo e gamification. Além disso, a expectativa é de uso de inteligência artificial para análise preditiva de comportamentos e tendências de mercado para oferta de conteúdos mais adequados.

Advisor financeiro – Atualmente, o Sicredi possui uma solução digital que auxilia os associados no controle e organização dos seus gastos. Porém, a ferramenta não gera insights baseados no comportamento individual e hábitos de consumo. A instituição busca uma tecnologia que possa gerar informações personalizadas de direcionamento dos gastos, ajudando os usuários com orientações sobre estabelecimentos, aplicativos e melhores ofertas.

Vender seguros on-line para associados – A instituição deseja encontrar uma solução para a realização de cotação e contratação de seguros residencial, de vida ou automóvel com um processo 100% digital junto aos seus associados.

Agregador de renda – Com esse desafio, o Sicredi busca uma solução que oriente os inadimplentes a buscarem fontes alternativas de renda para melhorar sua condição financeira e capacidade de pagamento.

Gestão financeiro para PJ/MEI – O Sicredi deseja oferecer um gerenciador financeiro para microempreendedores individuais, de simples utilização, que auxilie na organização do fluxo de caixa. A ferramenta também deve entregar as soluções do Sicredi (ou de parceiros) para maximizar seus resultados.

Inteligência Artificial da recuperação de crédito – Neste desafio, o Sicredi busca uma solução de Inteligência Artificial e Machine Learning para auxiliar na construção de réguas de cobrança mais adequadas ao perfil de comportamento dos usuários do Sicredi. A solução também deve analisar quais ferramentas atualmente usadas apresentam melhor desempenho.

Meio eletrônico de pagamento para o público infanto-juvenil – O Sicredi deseja auxiliar os associados com filhos na faixa entre 7 a 18 anos a introduzir a educação financeira e o uso consciente do dinheiro por meio dos meios eletrônicos de pagamento. A solução deve ser simples, permitindo também que os pais acompanhem os processos e façam a gestão financeiras de seus filhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi
Uniodonto POA comemora aniversário com palestra sobre inovação

Uniodonto POA comemora aniversário com palestra sobre inovação

Saúde e tecnologia andam juntas. As transformações dos processos em saúde evoluem a cada ano graças aos avanços tecnológicos. Pensando nisso, no mês do seu aniversário, a Uniodonto Porto Alegre traz o Vale do Silício até seus cooperados.

A palestra “Disrupcionando/transformando a indústria de saúde”, com o empreendedor do Vale do Silício, Tommaso Di Bartolo, acontece no dia 21 de maio, às 20h, no auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

As inscrições são limitadas e podem ser feitas através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone 51 3302 4067.

O palestrante

Tommaso di Bartolo é um empreendedor, autor e investidor baseado no Vale do Silício. Criou 4 startups de tecnologia a partir do zero e tem 2 êxitos em seu currículo. É um pioneiro na computação em nuvem. Com 18 anos de experiência em tecnologia empresarial, Tommaso é atualmente apaixonado por compartilhar suas lições como palestrante. Seu próximo livro, www.creativetraction.io, ajuda os empreendedores a ganhar força.

Escoop Saúde finaliza Missão ao Vale do Silício

Escoop Saúde finaliza Missão ao Vale do Silício

Durante cinco dias, de 29 de abril a 3 de maio, 38 dirigentes e associados de cooperativas do ramo Saúde, integrantes dos Sistemas Unimed e Uniodonto, participaram de uma Missão ao Vale do Silício, na Califórnia, nos Estados Unidos, onde tiveram acesso ao mundo da inovação e tecnologia, com o objetivo de buscar subsídios para estimular o processo de inovação nas sociedades cooperativas do Rio Grande do Sul. Além dos associados às cooperativas, participaram da Missão o superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, o diretor técnico sindical da Ocergs e presidente da Federação Uniodonto/RS, Irno Pretto, além do diretor-geral da Escoop, Mário De Conto e o coordenador de Graduação e professor da Escoop, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira.

Conectados ao ambiente de inovação, os participantes tiveram acesso ao ecossistema de startups, aceleradoras, incubadoras e centros de inovação, sempre com o objetivo de buscar um ambiente mais flexível e horizontal, adaptado às necessidades atuais. Conduzidos pela Startse, empresa contratada pelo Sescoop/RS, os participantes foram impactados pelas novas tecnologias e novas formas de gestão e modelos de negócios. Na Missão organizada pela Escoop Saúde, a comitiva visitou ambientes e assistiu a palestras sobre assuntos específicos de sua área de atuação, como capacidade do cérebro, aplicação da realidade aumentada na área da saúde e o futuro da robótica na medicina. A inteligência artificial, o futuro do trabalho e o empreendedorismo também foram abordados pelos mais renomados profissionais em atuação no Vale do Silício, alguns destes temas com aplicação transversal nas cooperativas e nas instituições de ensino superior.

Para o diretor-geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, Mário De Conto, o objetivo foi alcançado. De Conto disse que se buscou integrar as cooperativas com o ecossistema de inovação em um modelo moderno e atual. “Aqui nos EUA as universidades fazem parte desse ecossistema de inovação e levam para o setor privado todo o conhecimento científico gerado no mundo acadêmico. Esse é um modelo que queremos reproduzir no Brasil e a Escoop está disponível para fazer parte desta inovação, que é levar para as cooperativas do Rio Grande do Sul o que é mais atual nesta questão de startups. Queremos aproximar as cooperativas do que é mais moderno hoje”, disse o diretor.

Sensibilizar para o poder da inovação e a importância da viabilização de um ecossistema favorável para que ela ocorra nas cooperativas, foi um dos objetivos destacados pelo professor Carlos Alberto Oliveira de Oliveira. “Foi uma semana incrível, com muitas oportunidades de conhecermos negócios, startups, espaços de coworking, incubadoras, aceleradoras e ambientes inovadores. Junto com as cooperativas de Saúde e o Sescoop/RS, buscamos aqui inspirações para novos aprendizados, levar o empreendedorismo para dentro de nossas cooperativas, utilizando a educação como meio para isso acontecer”, sintetizou Oliveira. O professor destacou ainda que  a Escoop objetiva buscar mais aprendizados como estes para a inovação ser um processo mais natural dentro de nossas cooperativas.

O conselheiro administrativo do Sescoop/RS e diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano da Federação Unimed/RS, José Milton Mirenda, destacou a exponencial ação da Escoop Saúde. “Só temos a agradecer. Estamos participando de um evento histórico, pois é o primeiro grupo de cooperativas de Saúde do RS que vem até aqui, buscando um desenvolvimento para as Unimeds e Uniodontos, para ver o que podemos levar as nossas cooperativas pensando no futuro. Um agradecimento especial ao Sescoop/RS. Certamente novas gerações virão até aqui, mas que nós agora possamos levar e facilitar em nosso Estado a evolução de startups que busquem a evolução da nossa saúde”, concluiu.

Júlio César Córdova Maciel, presidente da Uniodonto Porto Alegre, avaliou como extremamente válida a missão para o Vale do Silício. Segundo o dirigente vários fatores contribuíram para o sucesso dos trabalhos em solo americano. “Primeiro, o reconhecimento que o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Escoop estão dando para as cooperativas de saúde. As cooperativas do Sistema Uniodonto e Unimed irão colaborar muito com o sistema cooperativo de saúde do Rio Grande do Sul a partir deste networking. Bem verdade que ficamos extasiados com tudo o que vimos aqui, é muito diferente da nossa realidade. Temos que, a partir de agora, buscar com nossos cooperados e colaboradores uma mudança de cultura. Aprendemos muito com essa disrupção e vamos buscar transformar a nossa Uniodonto”, sintetizou.

Após a viagem, será realizado na Escoop um seminário de avaliação da Missão e traçados os próximos passos do projeto, com a verificação do aproveitamento dos conhecimentos adquiridos no dia-a-dia das cooperativas.

Cooperativas devem liderar transformação da economia, diz líder de aliança global

Cooperativas devem liderar transformação da economia, diz líder de aliança global

As cooperativas devem ser protagonistas no processo de transformação da economia e ter mais diálogo com os parlamentares, não devendo apenas reagir em momentos de incerteza, afirmou nesta terça-feira, 7, o argentino Ariel Guarco, presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), que reúne 315 organizações cooperativas de 110 países.

"A veloz transformação da economia e a digitalização da maioria dos processos de produção, circulação e consumo de bens e serviços nos obriga a ser protagonistas. Se deixarmos que todo esse processo fique em mãos de grandes corporações, não estaremos cumprindo o papel", disse em entrevista ao Estadão/Broadcast.

Guarco está no Brasil para participar da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que começa na quarta-feira, 8, em Brasília, e vai até sexta-feira, 10. O evento vai tratar de desafios do cooperativismo no mundo, como governança e gestão, inovação, comunicação e representação política, e deve receber até 1.300 pessoas.

Guarco afirmou, ainda, que é preciso que as cooperativas dialoguem com todas as forças políticas. "Não podemos reagir somente quando querem nos impor mudanças normativas ou mudanças governamentais que nos prejudicam. Temos de ser capazes de falar com todas as forças políticas e incidir sobre elas para gerar contextos amigáveis de desenvolvimento do setor", diz ele.

Abaixo, trechos da entrevista:

Como enxerga neste momento a representação política do cooperativismo?

Ariel Guarco - É fundamental haver representantes nos sistemas políticos de cada país que entendam e possam defender o cooperativismo. Seguramente é louvável que dirigentes do nosso setor queiram assumir pessoalmente este desafio, mas também é necessário aumentar as redes de parlamentares cooperativistas.

O Brasil é um bom exemplo disso e, na Argentina, buscamos criar algo similar. Não podemos reagir somente quando querem nos impor mudanças normativas ou mudanças governamentais que nos prejudicam. Temos de ser capazes de falar com todas as forças políticas e incidir sobre elas para gerar contextos amigáveis ao desenvolvimento do setor, entendendo que ele favorece o desenvolvimento das comunidades.

Hoje há mais de 1 bilhão de pessoas ligadas ao cooperativismo. Como vê o alinhamento das lideranças da América do Sul ao cooperativismo?

Guarco - Nosso setor deve ser capaz de dialogar com todos os setores democráticos que atuam nos cenários políticos de cada país. Quanto mais os líderes nos conhecem e quanto mais capacidade de diálogo, melhor. É claro que pode haver mudanças abruptas nas linhas de governo, mas elas não deveriam alterar as alianças estratégicas que, como setor, temos de ter com o Estado em seus diferentes níveis.

Sem dúvida há líderes que nos reconhecem e nos dão mais participação que outros, mas em todos os países da América do Sul existem organizações setoriais potentes que podem e devem incidir para melhorar as condições políticas e normativas em favor das cooperativas. Temos que assegurar que os governos, mais do que as lideranças, nos levem em conta para trabalhar em grandes eixos como o desenvolvimento sustentável, a paz, os direitos humanos e os programas econômicos que coloquem no centro o ser humano.

O Brasil tem mais de 300 startups voltadas para o agronegócio. Algumas são apoiadas por cooperativas. Esse movimento é algo que deve ser incentivado no futuro?

Guarco - Sem dúvida. A veloz transformação da economia e a digitalização da maioria dos processos de produção, circulação e consumo de bens e serviços nos obriga a ser protagonistas. Se deixarmos que todo esse processo fique em mãos de grandes corporações, não estaremos cumprindo o papel que temos como empresas democráticas a serviço da comunidade.

Muitos jovens estão investindo impulsionados por essas correntes da economia colaborativa. É preciso trabalhar para distribuir as oportunidades e incorporar a maior parte possível de pessoas para uma lógica cooperativista.

Falando em jovens, um dos principais problemas da agropecuária no planeta é a sucessão rural. Muitos querem deixar a atividade agrícola. Como o cooperativismo pode ajudar a resolver esse problema?

Guarco - É preciso mostrar às novas gerações as vantagens do cooperativismo no agronegócio. As cooperativas podem inovar na produção agrícola sem deixar de lado seus princípios e valores, e atuar de maneira independente. Os jovens são os mais indicados para levar a cabo a incorporação de novas tecnologias no âmbito agropecuário.

Há grandes cooperativas que demonstram sua eficácia no agronegócio e também existem as pequenas fomentando o associativismo em ciclos de produção e consumo mais curtos, próprios da agricultura familiar. Na 5ª Conferência Cooperativa das Américas, realizada em Buenos Aires em outubro do ano passado, um dos três consenso foi a "defesa do planeta".

Observamos que no mundo cresce o número de pessoas que padecem de fome e que, em muitos países, particularmente do Sul, continua havendo muita desigualdade de acesso a alimentos. As cooperativas são as mais adequadas para promover a democratização do sistema agroalimentar promovendo nas áreas rurais um trabalho decente, a igualdade de gênero e o cuidado com recursos naturais. O cooperativismo também está do outro lado da cadeia, dos consumidores. A articulação entre esses dois elementos - produção e consumo - pode manter o equilíbrio em termos territoriais e demográficos.

Como avalia o papel do cooperativismo em um contexto de avanço da economia colaborativa?

Guarco - É um desafio enorme que estamos assumindo. As novas gerações estão e estarão cada vez mais com o espírito empreendedor dessa nova etapa do capitalismo mundial. Mas uma coisa é fazê-lo de modo individual e outra de forma coletiva. Hoje, de um modo um tanto quanto confuso se denomina de economia colaborativa essas plataformas que dominam a economia global.

No entanto, o controle da maioria das plataformas, assim como dos lucros e os dados gerados por elas, estão concentrados em poucas mãos. As cooperativas são chave para democratizar esse sistema de economias digitais onde tanto produtores como consumidores podem ter o controle.

Qual o papel do cooperativismo no fomento do desenvolvimento sustentável, conforme sugere a Organização das Nações Unidas?

Guarco - Desde a criação da primeira cooperativa da era moderna, em 1844, nossas organizações sempre serviram ao que agora é definido como desenvolvimento sustentável. Trabalho decente, saúde e bem-estar, igualdade de gênero, cuidado com o meio ambiente e compromisso com a paz, para citar apenas algumas das metas estabelecidas pelas Nações Unidas, são sempre pilares do empreendimento cooperativo.

Temos a capacidade de atuar em diferentes setores, na produção rural e industrial, no consumo, na saúde e educação, no habitat e muitos mais. Tudo isso nos torna um movimento muito poderoso quando se trata de abordar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS 17), que pede a criação de alianças globais na busca do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Estadão

1ª Jornada da Rede Técnica Cooperativa está com inscrições abertas

1ª Jornada da Rede Técnica Cooperativa está com inscrições abertas

Os avanços tecnológicos vivenciados nas últimas décadas provocaram mudanças profundas na agricultura, exigindo com que os produtores redesenhassem o seu sistema de produção, para manter a rentabilidade em suas propriedades. Em virtude disso, mais de 30 cooperativas agropecuárias do RS uniram forças em prol de um projeto inovador: A Rede Técnica Cooperativa - RTC.

Lançado na Expodireto 2019, o projeto, que integra campos experimentais, desenvolvimento e validação de práticas agrícolas, tem por objetivo tornar-se referência na geração e recomendação de boas práticas agrícolas e o uso econômico e sustentável de insumos e recursos naturais, visando à melhor renda dos agricultores cooperados.

Para mobilizar este movimento, estão abertas as inscrições para a 1ª Jornada da RTC. Palestrantes renomados nas áreas de solos, agroclimatologia, biotecnologia, produção animal, inovação, mercado agrícola, dentre outros estarão apresentando as tendências do agro para os próximos anos, com o objetivo de oferecer às cooperativas um momento único, de elevada troca de conhecimento, demonstrando a força do sistema cooperativo.

Inscreva-se aqui.

1ª Jornada da RTC

De 5 a 7 de junho

No Wish Serrano Resort & Convention

(Av. das Hortências, 1480 - Centro, Gramado)

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Unicred-Centro Oeste RS inaugura unidade de negócios sustentável em Uruguaiana   

Unicred-Centro Oeste RS inaugura unidade de negócios sustentável em Uruguaiana  

A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais em foco e, para reforçar ainda mais este compromisso, a Unicred Centro-Oeste RS, cooperativa do Sistema Unicred RS, inaugura, no próximo dia 03/05, uma unidade sustentável. O novo espaço, no município de Uruguaiana, tem 471,5 m² e diversos elementos que contribuem para a agência proporcionar uma experiência de conforto, sustentabilidade e inovação aos cooperados.

Para o presidente da Unicred Centro-Oeste RS, Flávio Cabreira Jobim, não existe desenvolvimento sem a preocupação com o meio ambiente, sendo esse um dos motivos da construção de uma unidade sustentável: “Em Uruguaiana o conceito de cooperativismo está ainda mais forte e próspero, nosso objetivo é continuar priorizando o relacionamento, entregando conforto, segurança, tecnologia e praticidade, aliando sustentabilidade a soluções financeiras que agregam valor aos cooperados e à comunidade”, afirma.

A nova instalação será aproximadamente 80% movida a energia solar, considerada limpa, renovável e não poluente. O intuito de aplicar essa tecnologia é garantir a redução no consumo convencional, que, segundo estudos, pode chegar em até 75%. O novo local também conta com o chamado telhado verde, um sistema construtivo que consiste em uma cobertura vegetal feita com grama e plantas. A diferenciação proporciona um conforto térmico e acústico nos ambientes internos, além de manter uma temperatura mais agradável e, consequentemente auxiliando na redução no uso de ar-condicionado.

Além de espaços de convivência e salas de atendimento com privacidade para cooperados, o ambiente também é composto por jardins verticais, que amenizam a radiação solar, graças ao sombreamento de galhos e folhas, esses responsáveis por filtrar e descontaminar o ar através da fotossíntese. Tanto o telhado, quanto o jardim vertical e as demais áreas verdes são irrigados com água reaproveitada da chuva, que também pode ser utilizada na limpeza de áreas externas, limpeza doméstica e descarga dos banheiros. Para isso, a estrutura terá uma caixa d’água de 5mil litros para armazenamento.

A Unidade de Negócios também prioriza a iluminação natural, tanto no teto como através de vidros e janelas, o que resulta na redução do consumo de energia. Outro diferencial é por parte do bicicletário, um espaço exclusivo para ciclistas guardarem suas bicicletas, com intuito de incentivar visitantes e cooperados a se deslocarem até a Unicred de bicicleta. A agência estará em funcionamento a partir da próxima segunda-feira, das 10h às 15h.

 
Escoop realiza missão para o Vale do Silício

Escoop realiza missão para o Vale do Silício

No intuito de propiciar uma imersão no ambiente das organizações mais inovadoras e de alta tecnologia no mundo, a Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo realiza, entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em San Francisco, nos Estados Unidos, uma missão de cooperativas do ramo Saúde para o Vale do Silício. Integram a missão médicos cooperados da Unimed e dentistas associados à Uniodonto, os dois maiores sistemas cooperativistas do ramo no Rio Grande do Sul. A missão ao Vale do Silício insere a Escoop nos modelos de qualificação e excelência em tecnologia e inovação para cooperativas. Ainda este ano, cooperativas dos ramos Agropecuário e Crédito também cumprirão o mesmo roteiro, focando em suas necessidades de inovação.

Desde o início deste ano, a Escoop passou a oferecer soluções customizadas, unindo formação cooperativista e educação corporativa para associados, gestores e lideranças de ramos específicos. Assim, estão estruturadas na Faculdade a Escoop Saúde, a Escoop Agro e a Escoop Cred.

A missão é integrada por 40 cooperativistas, coordenada pelo diretor geral da Escoop, Mário De Conto, e supervisionada pelo coordenador da graduação e professor Carlos Alberto Oliveira. Pelas cooperativas médicas, coordenam os grupos o diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano da Unimed Federação RS, José Milton Cunha Mirenda e o presidente da Uniodonto Federação RS, Irno Pretto. Dentre os locais que serão visitados pela comitiva gaúcha estão a Plug And Play, maior aceleradora de startups do mundo, o Galvanize, espaço coworking que reúne 150 startups, e as instituições de ensino Draper University e Stanford University.

Languiru e Clube Lajeadense beneficiam entidade em Lajeado

Languiru e Clube Lajeadense beneficiam entidade em Lajeado

O campo de futebol é um lugar onde o torcedor pode se impressionar com dribles, se empolgar com tabelas e festejar gols e defesas. É um ambiente onde as pessoas manifestam sentimentos e se expressam de várias formas. Mais que isso, um campo de futebol também pode servir de palco para a solidariedade e ações que almejam o bem-estar do próximo.

Foi isso que ocorreu no dia 13 de abril, quando o Clube Esportivo Lajeadense enfrentou o São Paulo de Rio Grande, em partida válida pela última rodada da fase classificatória da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho de 2019. Nas semanas que antecederam o jogo, foi divulgada campanha de arrecadação de alimentos e que as mulheres não pagariam ingresso mediante a doação de um litro de leite Languiru. Em contrapartida, para cada litro doado, a Cooperativa Languiru doaria mais um litro de leite. Resultado: 300 litros de leite beneficiaram a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lajeado.

Entrega dos mantimentos

No dia 16 de abril as doações foram entregues à APAE Lajeado, localizada no Bairro São Cristóvão. A campanha arrecadou 150 litros de leite entre os torcedores e a cooperativa entregou mais 150 litros. Os mantimentos foram recebidos pelo presidente da APAE, Régis Luís Kunrath, e pela coordenadora pedagógica Tamara Dresch. O Lajeadense foi representado pela vice-presidente, Leandra De Nes, e a Cooperativa Languiru pelo coordenador do Supermercado Languiru de Cruzeiro do Sul, Germano Roberto Schaffer, e coordenador do Supermercado Languiru de Arroio do Meio, Jandir Borghardt.

Um pouco de cada um é muito para outros

Kunrath ressaltou o trabalho realizado pela entidade, campanhas e contribuições que já beneficiaram a APAE Lajeado. Observou que as crianças precisam de atenção especial, que necessitam ser educadas em um ambiente onde predomina o carinho. “Tanto o Lajeadense como a Languiru executaram uma ‘baita’ ação social que vai contribuir para melhorar a vida de muitas pessoas. Sempre digo que um pouco de cada um é muito para outros”, comentou.

Clube e cooperativa ganham a confiança da comunidade

Leandra entende que um clube de futebol não deve só estar focado nos resultados dentro de campo. Salienta que este modelo de campanha deve ser mais frequente daqui para frente, evidenciando que o Lajeadense olha com carinho o que ocorre no Vale do Taquari. “Com essa campanha ganhamos a confiança da comunidade pelo trabalho sério que desenvolvemos. A Languiru, como apoiadora da iniciativa, também ganha o respeito e a simpatia do consumidor, evidenciando que não visa somente o lucro, mas o bem-estar das pessoas”, sintetizou.

APAE Lajeado

Além de Lajeado, a entidade atende pessoas portadoras de necessidades especiais dos municípios de Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Cruzeiro do Sul, Forquetinha, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério e Travesseiro. Hoje, a escola de educação especial atende 115 pessoas entre quatro e 20 anos de idade. Na unidade, o atendimento é realizado por professores e monitores. O grupo de convivência reúne 64 pessoas a partir dos 20 anos, adultos que já passaram da idade obrigatória escolar. Já o setor de clínica atende 150 pacientes, sendo vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na clínica, os pacientes recebem os cuidados de assistentes sociais, médico, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicopedagogos. Para conhecer mais sobre o trabalho da APAE Lajeado contate pelo fone (51) 3714-1402 ou acesse o site www.apaelajeado.com.br.

 
Cooperativas podem participar da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina

Cooperativas podem participar da Bio Brazil Fair | Biofach América Latina

 

Cooperativas interessadas em participarem da Bio Brazil Fair | Biofach America Latina, evento de negócios e produtos orgânicos da América Latina, podem garantir o seu espaço. A feira será montada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, de 5 a 8 de junho. A Biofach reúne empresas líderes de mercado que querem ampliar o volume de negócios e se aproximar do varejo e dos consumidores, além de estreitar a relação com os próprios agricultores familiares.

Esta é a 15ª edição da Bio Brazil Fair | Biofach America Latina, considerada o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina. Tem como objetivo oferecer a produtores e fabricantes a oportunidade de alavancar vendas, captar novos compradores e disseminar os benefícios dos produtos orgânicos.

Saiba mais

O mercado de produtos orgânicos é um dos que mais crescem no Brasil. O setor ganhou impulso depois da regulamentação em 2011 – que instituiu a obrigatoriedade de certificação e um selo de garantia para orientar o consumidor – e vem crescendo a taxas significativas desde então.

Os pontos de venda de orgânicos também se expandem nos grandes centros urbanos. O Mapa de Feiras Orgânicas (plataforma lançada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) registra atualmente 841 feiras cadastradas em todo o País (feirasorganicas.org.br), com 211 na região Sul e 89 no Rio Grande do Sul.

Para mais informações acesse https://www.biobrazilfair.com.br.

Serviços

Data: 5 a 8 de junho de 2019

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Avenida Olavo Fontoura, 1209

São Paulo - SP

GCE inicia apoio ao empreendedorismo cooperativo de jovens em todo o mundo

GCE inicia apoio ao empreendedorismo cooperativo de jovens em todo o mundo

A Parceria ACI-UE para o desenvolvimento cooperativo internacional (#coops4dev🌍) lança o novo projeto Empreendedores Cooperativos Globais (Global Cooperative Entrepreneurs - GCE), inspirado pelo sucesso do projeto de cooperativas européias CoopStarter 2.0, financiado pelo programa Erasmus. A iniciativa visa apoiar a criação de programas de orientação para estimular o empreendedorismo cooperativo de jovens em todo o mundo.

O projeto conta com fortes parcerias entre associações cooperativas e organizações juvenis de todas as regiões da ACI. As cooperativas são particularmente reconhecidas como um poderoso impulsionador da integração econômica e da inclusão social, bem como uma alavanca para capacitar os jovens a experimentar e inovar com novos modelos para enfrentar os diferentes desafios enfrentados pela geração atual (por exemplo, mudança climática, migração, automação e transformação do trabalho). As organizações juvenis representam os principais intervenientes no empoderamento da juventude, especialmente através da sua capacidade de dar voz às gerações mais jovens e de permitir que os jovens se tornem cidadãos ativos. Essa colaboração entre cooperativas e organizações de jovens contribuirá para superar desafios e formar catalisadores positivos de apoio a cooperativas de jovens empreendedores.

A GCE realizou sua primeira atividade entre os dias 18 e 21 de março em Manchester (Reino Unido): um treinamento de mentores de todas as regiões da ACI, representando os membros da ACI e organizações juvenis. O evento foi organizado pelo Co-operative College.

 
Fonte: ACI
CCGL lança Rede Técnica Cooperativa

CCGL lança Rede Técnica Cooperativa

Foi lançado na tarde dessa terça-feira (12/03) na Expodireto 2019 o projeto da Rede Técnica Cooperativa – RTC, que conta com a participação das todas as cooperativas associadas à CCGL.  O coordenador técnico Geomar Mateus Corassa apresentou o projeto, acompanhado dos palestrantes Antônio Luis Santi, que falou sobre manejo do solo, Elmar Luis Floss, sobre nutrição de plantas e André Pessôa, que falou sobre mercado de grãos.

Por meio da integração de campos experimentais, desenvolvimento e validação de práticas agrícolas o projeto tem por objetivo tornar-se referência na recomendação de boas práticas agrícolas, uso econômico e sustentável de insumos e recursos naturais, além de inovação e tecnologia com escala e rentabilidade, visando a melhor renda dos agricultores cooperados.

A RTC envolve mais de 30 cooperativas filiadas à CCGL. O projeto, em parceria com a Fecoagro, oferece uma unidade de pesquisa e tecnologia voltada para as cooperativas, que podem utilizar toda a experiência e conhecimento técnico especializado para suas realidades regionais. Tendo como um dos principais objetivos a democratização da informação, o projeto iniciou em abril de 2018 e já oferece um aplicativo para engenheiros agrônomos e disponibiliza palestras gratuitas online para os associados, fazendo com que as informações atinjam um número maior de público sem precisar de deslocamento. Neste período já são 120 experimentos a campo, sendo sete prioritários que envolvem oito cooperativas, especialmente envolvendo culturas de verão, como soja e milho. Dentre os desafios para este próximo ano, a CCGL quer buscar a reintegração das cooperativas e quebrar paradigmas, posicionando-se cada vez mais na vanguarda de conhecimento.

Em junho próximo, será realizada a 1ª Jornada da RTC em Gramado, com foco em Biotecnologia e Inovação. Para saber mais, entre em contato com a CCGL no site https://www.ccgl.com.br/site/.