A cerimônia do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão teve mais um momento especial. Os jovens que vão participar do programa Somos Líderes e vão liderar o futuro do cooperativismo foram apresentados oficialmente para representantes de cooperativas de todo o país. O evento ocorreu na noite da terça-feira (8/10), em Brasília, e contou com a presença de cooperados de norte a sul do Brasil, além de autoridades e parlamentares. As alunas da Escoop, Angélica Santos Batista Boy e Jessyca Leon Bolzan, a presidente da Cooperativa-Escola dos estudantes do colégio Politécnico da UFSM (Cespol) e conselheira no Conselho Consultivo do Ramo Educacional do RS, Jéssica Diefenbach, e o analista de marketing do Sicredi, Ariel Luis Ferraz, estão entre os jovens 35 jovens selecionados.
O programa foi criado para formar uma liderança cooperativista comprometida e engajada em defender a bandeira do cooperativismo em toda a sociedade. Esta primeira turma será formada por jovens moradores das cinco regiões do país, com idades entre 21 e 35 anos, recém-graduados ou cursando o último ano do curso superior de qualquer área.
O embaixador especial da FAO para o cooperativismo, Roberto Rodrigues, um verdadeiro líder cooperativista, deu as boas-vindas aos alunos. Segundo Rodrigues, um bom líder deve ter não somente a capacidade de ouvir e entender as demandas das bases, mas também tomar decisões com agilidade e antecipar soluções. “O novo líder não é apenas um intérprete, não é apenas um entendedor do que a média dos seus cooperados deseja. Ele é o propositor de projetos. O novo líder tem que rasgar o horizonte, enxergar à frente.”, aconselhou Roberto Rodrigues.
Esse foi o primeiro encontro entre os participantes do Somos Líderes. Até abril de 2020, eles terão aulas virtuais e presenciais de assuntos como Tendência, Inovação e Liderança; Liderança no contexto cooperativista; Liderança no contexto organizacional; Liderança no contexto social; e Liderança no contexto político. Cada um desses módulos conta com metodologia inovadora, conteúdo via podcasts e encontros virtuais em webnários.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
Chegou o fim da espera! O Sistema OCB reconheceu as 56 melhores cooperativas com o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A cerimônia foi realizada na noite desta terça-feira (8), em Brasília, e contou com presença de representantes do cooperativismo nas cinco regiões do país, além de autoridades e parlamentares. Representando o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, estiveram o superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann e o diretor da Ocergs, Irno Pretto.
Dentre as 56 reconhecidas, quatro cooperativas foram destaques nos quesitos Melhoria Contínua e Governança. O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre a cada dois anos e é o resultado do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Para o presidente do Sistema OCB, a busca incessante pela excelência está no DNA cooperativista e, por isso, é natural que esse seja o caminho trilhado para fazer do movimento um modelo de negócios cada vez mais forte e competitivo, não só no Brasil, mas no mundo.
“A melhoria das práticas de governança gera autoconfiança e possibilita ocupar melhores espaços no mercado dentro e fora do país. Além disso, é fundamental destacar que as cooperativas trabalham para melhorar a vida de seus cooperados. É para isso que elas existem! Então, nada melhor do que reconhecer todo o empenho delas em ser melhores, dia após dia”, afirmou o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
SURPRESA
De acordo com a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas, Susan Miyashita Vilela, que coordena o prêmio, na edição deste ano, apenas décimos separaram a classificação entre as três categorias. “O índice para o reconhecimento também aumentou de nível. Isso é um sinal de que as cooperativas estão cada vez mais preparadas para atender a um mercado mergulhado em inovações e com clientes cada vez mais conscientes do impacto de suas opções de consumo”, explica a gerente.
MAPA
Com 28 troféus, Minas Gerais abriga o maior percentual de cooperativas reconhecidas. Já com relação aos ramos, o que aparece com maior número de premiadas é o de Crédito, com 28 cooperativas reconhecidas, seguido do Ramo Saúde (15).
Veja todas as fotos AQUI
Confira abaixo a lista das cooperativas reconhecidas com a melhor gestão do Brasil, por ordem alfabética.
Primeiros Passos – Bronze
CCPR (MG)
Coocirurge (CE)
Coopama (MG)
Coopatos (MG)
Coopersino (MT)
Sicoob AC Credi (MG)
Sicoob Cofal (MG)
Sicoob Coopemata (MG)
Sicoob Credimepi (MG) Sicoob Nossocredito (MG) Sicredi Cerrado (GO) Sicredi Pantanal (MS) Unimed Federação Minas (MG) Unimed Juiz De Fora (MG) Unimed Nordeste-RS (RS) Unimed Poços De Caldas (MG) Primeiros Passos – Prata C.Vale (PR) CEM (SC) Coopercarga (SC) Cosmipa (MG) Sicoob Centro-Oeste (MG) Sicoob Crediriodoce (MG) Sicoob Nossacoop (MG) Sicoob União Centro Oeste (MG) Unicred Central (SC/PR) Unimed/Uberaba (MG) Unimed/Vale Do Aço (MG) Unimed Vale Do São Francisco (PE) Primeiros Passos – Ouro Coopmetro (MG) Cooxupe (MG) Sicoob Copermec (MG) Sicoob Divicred (MG) Compromisso com a Excelência – Bronze Sicoob Credialto (MG) Sicoob São Miguel (SC) Sicredi Campo Grande (MS) Sicredi Noroeste (MT/AC) Sicredi Planalto Central (GO) Sicredi Sudoeste (MT/PA) Sicredi Uniestados (RS) Unimed Cascavel (PR) Unimed Chapecó (SC) Compromisso com a Excelência – Prata Coocafe (MG) Coopmil (SP) Sicredi Ouro Verde (MT) Unimed Londrina (PR) Compromisso com a Excelência – Ouro Cocamar (PR) Coopercon (MG) Sicoob Credicom (MG) Unimed Circuito Das Águas (MG) Rumo à Excelência – Bronze Sicredi Pioneira (RS) Unimed Central De Serviços (RS) Unimed Fronteira Noroeste (RS) Viacredi (SC) Rumo à Excelência – Prata Sicredi Celeiro do MT (MT) Unimed Vitória (ES) Rumo à Excelência – Ouro Unimed-BH (MG) DESTAQUES Destaques Melhoria Contínua Unimed-BH (MG) Unimed Vitória (ES) Destaques Governança Cooxupe (MG) Sicoob União Centro-Oeste (MG) Unimed-BH (MG)
Negócios
Para celebrar o Dia das Crianças e compartilhar princípios do cooperativismo, a Unicred Porto Alegre reservou um presente às crianças de até 12 anos, filhos de seus cooperados e colaboradores. Trata-se do tabuleiro “Jogo da Cooperação”, uma atividade onde todos prosperam e ganham, pois no cooperativismo todos são vencedores. O jogo estará disponível nas 15 agências da Unicred Porto Alegre a partir da próxima segunda-feira (14), até o final do mês, ou enquanto durarem os estoques.
Para o presidente da Unicred Porto Alegre, Dr. José César Boeira, esta é uma atividade que proporciona divertimento, estimula a vontade de vencer, mas, basicamente, ensina a cooperar, no sentido mais amplo da palavra. “Sabemos que os jogos são fundamentais para que as crianças tenham melhor relacionamento em grupo e consciência de ajuda mútua. Com o “Jogo da Cooperação” elas aprendem a cooperar entre si, além de exercitar o raciocínio. Isto faz com que aprendam a resolver seus problemas com muito mais agilidade”, afirma.
Regras do Jogo
O “Jogo da Cooperação” pode ser jogado entre dois ou quatro participantes da família ou amigos. Os próprios jogadores decidem quem começa o jogo, lançando o dado e avançando. Se o dado cair em uma casa dourada, ele recebe uma carta dourada. Todas estas cartas contêm mensagens derivadas dos sete princípios do cooperativismo e, todas elas, ou são neutras ou ajudam os demais jogadores, deixando claro o sentido do cooperativismo.
Há casas no tabuleiro que fazem o jogador retroceder, assim como na vida real. Mas todas podem ser transpostas, graças ao próprio esforço, estratégia ou com a ajuda dos demais jogadores. Juntando sete cartas douradas ou concluindo o percurso todos compõem o pódio lado a lado. Isto demonstra que, mesmo em oportunidades diferentes, todos podem vencer.
Sobre a Unicred Porto Alegre
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, exclusiva para profissionais da área da saúde, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. A Unicred Porto Alegre possui mais de R$ 1 bilhão de ativos, conta com 18 agências que atendem mais de 15 mil cooperados.
Negócios
Através da intercooperação da Coopatrigo com o Programa de Desenvolvimento Profissional Cooperativo da Cooperconcórdia (Capacita), aconteceu o 11° Encontro de Mulheres, no dia 2 de outubro, durante a Expo São Luiz. Com o apoio do Sescoop/RS, o encontro reuniu o maior público já participante desta promoção, cerca de 600 participantes. Em um primeiro momento a conferencista Raquel Borguetti emocionou as participantes abordando o tema “Mulher de bem com a vida, o seu papel no mundo atual”. Logo em seguida, o humorista Guri de Uruguaiana tirou muitas risadas das participantes com as suas sátiras e causos gauchescos.
Na oportunidade, também foi realizado o ato de inauguração da Casa Coopatrigo, espaço próprio da cooperativa no Parque do Sindicato Rural.
O presidente da Coopatrigo Ivo Batista, juntamente com os seus companheiros da direção Luiz Flávio Oliveira e Paulo Cordenonsi ficaram muito satisfeitos com toda a repercussão dos eventos da cooperativa. “Foi um planejamento muito grande para chegarmos a este momento e iniciarmos a Expo São Luiz com sucesso o que nos deixa muito satisfeitos”, disse o presidente.
Negócios
Cooperativas de todo o país aguardam, ansiosas, o resultado da 4ª edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A lista das reconhecidas será divulgada hoje, dia 8 de outubro, em Brasília. Ao todo, 272 cooperativas se inscreveram no ciclo 2019/2020 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), implementado pelo Sistema OCB.
A cada edição, o prêmio apresenta novidades. Dentre as deste ano está, por exemplo, a possibilidade de as cooperativas centrais e as federações participarem. Outra inovação foi a reformulação do Diagnóstico de Governança, que ficou mais robusto, moderno e atualizado com as práticas exigidas pelo mercado, mas sem perder a essência cooperativista.
Também houve a segmentação das cooperativas em categorias, uma de cooperativas reguladas pelo Banco Central e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e outra de não reguladas por esses órgãos.
SELEÇÃO
No período de sete meses, as cooperativas inscritas no PDGC foram avaliadas, o que incluiu até visitas, in loco, a 70 delas. Os objetivos foram analisar os procedimentos gerenciais praticados, bem como oferecer um feedback a respeito da gestão atual.
Vale destacar que a comissão julgadora contou com representantes do CNPQ, Banco Central, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério da Economia, Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal de Minas Gerais.
INTERCOOPERAÇÃO
O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre a cada dois anos e é o resultado do PDGC. Por meio dele, é possível destacar as boas práticas e promover a troca de iniciativas entre as cooperativas reconhecidas, no Workshop de Boas Práticas em Governança e Gestão, realizado no ano seguinte ao da premiação. Além disso, as boas práticas passam a compor um compêndio referente a cada ciclo do PDGC.
Acompanhe a cobertura completa do Prêmio:
Fonte: Sistema OCB
Negócios
A Cotribá realizou no dia 4 de outubro, na Asfuca, a formatura da turma que participou do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Cooperativas. Ao todo, 30 associados realizaram o curso que teve início em dezembro e totalizou 152 horas de aprendizado. O treinamento foi realizado em parceria com o Sescoop/RS e Isae – Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul, subdividido em três tópicos: Cooperativismo, Estratégia e Liderança. Relacionados a estes temas, os participantes estudaram questões como autogestão, direito cooperativo, gestão econômica, financeira e de projetos, estratégias de mercado, comunicação e liderança, negociação e gestão de conflitos.
Conforme o vice-presidente da Cotribá, Enio Cezar Moura do Nascimento, os objetivos eram aprimorar e desenvolver conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades da liderança cooperativa, bem como dos conselhos e seus membros. “Quanto mais as pessoas conhecerem o cooperativismo e fortalecerem a visão estratégica, mais poderão auxiliar na construção de cenários cooperativos, gerando melhores resultados e performance para o negócio”, destaca Nascimento.
O superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, destacou que capacitações como a realizada na Cotribá são a evidência do papel do Sescoop/RS para a melhoria da gestão das cooperativas gaúchas. “A melhoria da gestão em nossas cooperativas é um dos papéis primordiais do Sescoop/RS. Com cursos como este, realizado pela Cotribá, estamos desempenhando o que as cooperativas esperam de ser serviço de aprendizagem. Irmeos continuar nesta caminhada para tornar as nossas cooperativas mais bem geridas e com alta capacidade de gestão”, salientou Lauermann.
Os formandos receberam certificado e um distintivo de honra pelos trabalhos que deverão realizar em prol do cooperativismo com o conhecimento que adquiriram. Além do vice-presidente da Cotribá e do superintendente do Sescoop/RS, participaram da solenidade o diretor executivo da Fecoagro, Sérgio Feltraco, o secretário de Educação de Ibirubá, Henrique Hentges, e o professor coordenador do curso In Company, Rodrigo Casagrande. Amigos e familiares dos formandos prestigiaram o evento.
Negócios
A colheita das culturas de inverno no Rio Grande do Sul deve iniciar com a perspectiva de bom potencial produtivo. A avaliação é da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS). Mesmo as chuvas que chegaram ao Estado nesta semana não devem comprometer a produção.
Para o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, o potencial para a cultura do trigo é positivo para esta safra. Em regiões mais quentes das Missões, o trigo já está em formação e apresenta um ótimo desenvolvimento. “Devemos iniciar a colheita semana que vem, depois dessas chuvas. O trigo, até o momento, apresenta um bom potencial produtivo e mesmo os dias com as precipitações não vão prejudicar este potencial produtivo. Estamos confiando muito nisso”, observa o dirigente.
Segundo Pires, a preocupação está na comercialização. Mesmo com a frustração de safra no Paraná, as vendas não estão fluindo. “No ano passado nós tivemos 600 mil toneladas de trigo exportação. Esse ano praticamente não se tem negócios ainda, então é uma notícia até certo ponto preocupante. A colheita vai ser muito boa, apresenta um grande potencial. Claro que enquanto não colher isto não está definido ainda, mas a questão da comercialização é que preocupa um pouco”, destaca.
Outras culturas de inverno como aveia e canola já estão sendo colhidas. Nas Missões, por exemplo, a cultura da canola está em plena colheita com potencial de 1,8 mil quilos por hectare de produtividade, o que é considerado um resultado relativamente bom para o produtor.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FecoAgro/RS
Negócios
O Sistema OCB acaba de divulgar a programação do 5º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). O evento mostra como a teoria pode e deve estar alinhada à prática das cooperativas, objetivando o desenvolvimento sustentável do setor. A grade contendo os horários, locais, atividades e responsáveis já pode ser conferida no aplicativo evento e, também, no site do EBPC. Ao todo, 105 trabalhos serão apresentados.
A programação do encontro ocorrerá entre os dias 9 e 11 de outubro, no campus do Instituto Federal de Brasília (IFB), localizado no Gama, a cerca de 35 km do centro de Brasília (DF). A abertura está marcada para as 14h do dia 9/10 e contará com a participação da Diretoria Executiva do Sistema OCB. Nos outros dois dias, as palestras começam às 8h30.
ATENÇÃO
No dia 10, a partir das 17h, ocorrerão uma oficina e dois seminários, simultaneamente. Por isso, os interessados em participar de uma dessas sessões devem garantir sua vaga, acessando a plataforma.
A organização pede, ainda, que todos os pesquisadores apresentem o resultado de seus trabalhos seguindo o padrão do evento, disponível aqui.
CAMPANHA
Como forma de agradecer ao IFB pela liberação de suas dependências, a organização do evento está realizando uma campanha de arrecadação de livros para a biblioteca da instituição de ensino. A ideia é que cada participante leve pelo menos um livro técnico ou científico. A adesão à campanha é voluntária.
SOBRE O EBPC
O encontro estimula o desenvolvimento de estudos que buscam maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas, e o alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências.
Na quinta edição, o EBPC deste ano tem Negócios sustentáveis em cenários de transformação como tema. Assim como nas edições anteriores, o evento deste ano possui eixos que nortearão o debate e a construção do conhecimento sobre a temática do evento. São eles:
- Identidade e Cenário Jurídico;
- Educação e Aprendizagem;
- Governança, Gestão e Inovação;
- Capital, Finanças e Desempenho;
- Impactos Econômicos, Sociais e Ambientais.
PÚBLICO
O 5º EBPC é aberto a todos os interessados em compreender e fortalecer as cooperativas enquanto organizações econômicas e sociais que promovem o desenvolvimento inclusivo. Dentro deste público, destacam-se os pesquisadores, gestores de cooperativas, dirigentes, profissionais do sistema de aprendizagem e representação e elaboradores de políticas públicas.
DOWNLOADS
Para acompanhar a programação e as notícias do EBPC é simples: basta fazer o download do aplicativo do evento, disponível em um dos links abaixo:
E para conferir o resumo dos trabalhos apresentados, basta que o interessado acesse o Livro de Resumos.
PROGRAME-SE
5º EBPC
Data: 9 a 11 de outubro
Local: Instituto Federal de Brasília – IFB (Campus Gama)
Endereço: Rodovia DF 480 Lote 1 - Pte. Alta Norte (Gama), Brasília - DF, 72429-005
Mais informações:
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
O mundo caminha a passos largos para acompanhar os avanços da tecnologia. Para as cooperativas, não poderia ser diferente. Por isso, medidas de inovação foram levadas a debate para cooperados que participaram da 5ª Missão de Estudos das Cooperativas de Transporte. O evento foi realizado junto com o World Coop Management (WCM), que ocorreu de 30 de setembro a 2 de outubro, em Belo Horizonte (MG), e contou com apoio da OCB e da Ocemg. O Rio Grande do Sul foi representado pelo superintendente do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, o diretor da Ocergs, Roberto Brezolin, o presidente da Rede Transporte, Adelar Steffler e a técnica do Sescoop/RS, Tatiana Francisco.
Para esta edição, a missão de estudos se dedicou a estimular à reflexão com relação à gestão e governança, de modo a buscar soluções que provoquem um avanço de visão das cooperativas. Os dois primeiros dias da missão foram dedicados a palestras e discussões esclarecedoras sobre estratégias de liderança, governança e inovação, durante o WCM.
Para especialistas, como o coordenador nacional do Conselho Consultivo do Ramo Transporte, Evaldo Moreira de Matos, o momento é de repensar o modelo de negócio. Agora, o foco deve ser direcionado, cada vez mais, para o cliente. “É a oportunidade de trabalhar a liderança transformadora e todo o engajamento que um líder precisa ter”, disse Evaldo.
O encontro proporciona justamente a integração entre dirigentes de diversos estados para uma troca de experiências, onde se busca o aperfeiçoamento do serviço, considerando ainda que o cliente já está em contato com as novas ferramentas. “O comportamento das pessoas, do consumidor que busca produtos e serviços tem mudado no dia a dia e nós precisamos entender essa mudança e mudar com ela também”, explica Evaldo de Matos, que também é presidente da Federação Nacional de Cooperativas de Transporte de Cargas e Diretor Executivo da Coopmetro.
Tanto o transporte de cargas quanto o transporte de passageiros já têm demandado, e muito, essa atualização tecnológica. Portanto, o que se propõe é que o cooperado repense se está atendendo a essas novas expectativas.
E para promover esse aprimoramento, muitas cooperativas precisam repensar sua estrutura. No caso das cooperativas do Ramo Transporte, existem diversas peculiaridades a se analisar. O translado de cargas de grãos, por exemplo, que acompanha o ritmo da produção, tem na cooperativa uma importante gestora desse serviço.
DE OLHO NELAS!
No último dia (2/10), os participantes vão conhecer de perto casos de cooperativas que têm apresentado boas práticas nos ramos Transporte e Saúde: a Coopmetro e a Unimed-BH. Ambas concorrem ao Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2019.
A Coopmetro levou o prêmio em 2017, na categoria bronze (primeiros passos). Enquanto a Unimed-BH participa do programa desde o início e já conquistou as premiações em 2013, na categoria prata (primeiros passos); em 2015, na categoria ouro (primeiros passos); e em 2017, também na categoria ouro (rumo à excelência).
PREMIAÇÃO
A cerimônia de premiação do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2019 vai ocorrer na terça-feira (8/10) e o resultado dos vencedores vai ser divulgado no site da OCB na quarta (9/10).
Negócios
As obras já estão em andamento nas três novas usinas do Grupo Creluz. O Complexo Três Arcanjos em Ametista do Sul, foi lançado oficialmente na manhã da última terça 01 de outubro, com o descerramento das pedras fundamentais, na presença de autoridades locais, associados, imprensa, direção, conselheiros e colaboradores da Cooperativa.
A Usina Solar São Gabriel, está localizada próxima ao Shopping das Pedras; a Usina Solar São Miguel, na Rua Vereador Jorge Luiz Bassi, que dá acesso ao Ametista Parque Museu e a Usina Solar São Rafael, próxima à Cogemas Comércio de Pedras, na Rua Tomas Logoski.
Os empreendimentos seguem o padrão de engenharia do Grupo Creluz e a operação será toda telecomandada a distância através do centro da distribuição-COD, 24 horas, assim como já acontece com as demais centrais geradoras do Grupo. O complexo terá um total de 4.146 placas e a geração total anual está prevista em 2.400.000 Kwh, energia suficiente para abastecer duas mil casas.
O prefeito de Ametista do Sul e presidente da Amzop, Gilmar da Silva, destacou a importância do investimento para o Município, gerando não apenas energia, mas também condições de infraestrutura para o Município crescer, atraindo empresas para a geração de emprego e renda.
O presidente do Grupo Creluz, Elemar Battisti, juntamente com técnicos e engenheiros apresentou os dados de viabilidade técnica e financeira do Complexo, lembrando que a geração solar fortalecerá o sistema de distribuição no Município que na atualidade é o maior consumidor na área de atuação da Creluz, devido a extração a industrialização de minérios.
Battisti lembra ainda que agora a Cooperativa passará a contar com um total de 11 usinas, substituindo as 11 lojas fechadas quando a gestão da empresa decidiu por mudar o foco e investir na geração de energia limpa, renovável e sustentável, ainda na década de 90, ficando na época marcada pelo pioneirismo na geração hídrica.
Negócios
O Sicredi encerrou o primeiro semestre de 2019 com um crescimento de 10% no resultado líquido na comparação com os seis primeiros meses do ano passado, chegando à marca de R$ 1,50 bilhão. O patrimônio líquido, que impacta diretamente na solidez da instituição, superou a marca dos R$ 16 bilhões, alta de 16,2%. Os ativos totais chegaram a R$ 99,2 bilhões, volume 13% superior ao registrado no primeiro semestre do ano passado. Além disso, o número de associados do Sicredi cresceu 10,5%, totalizando mais de 4,2 milhões de pessoas físicas e jurídicas até junho. Os dados são do Balanço de Demonstrações Financeiras Combinadas divulgado pela instituição no dia 26 de setembro.
No período, a poupança – um dos focos da cooperativa, tendo em vista que incrementa e fomenta o crédito rural – registrou alta de 20,9%, atingindo R$ 14 bilhões em carteira. Já a carteira de crédito totalizou R$ 60,8 bilhões, aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2018. A carteira de crédito rural fechou em R$ 21,4 bilhões, crescimento de 24,5%. Destaque também para a receita de crédito do Sicredi, que registrou um aumento de 20% no período e totalizou R$ 4,95 bilhões. Na captação, o Sicredi obteve crescimento de 13,3% em depósitos totais, alcançando R$ 64,8 bilhões.
Mesmo com a significativa ampliação da carteira de crédito, o índice de inadimplência do Sicredi manteve-se decrescente, com queda de 0,08 pontos percentuais no período, recuando para 1,44%. Uma das principais características do Sicredi é a proximidade com os associados, o que permite à instituição financeira cooperativa conceder crédito de forma adequada às necessidades e perfil de cada um. “Seguimos apresentando um crescimento contínuo, inclusive superior ao da média do Sistema Financeiro Nacional, o que reforça ainda mais a solidez da nossa instituição, algo que só é possível em função do trabalho de 27 mil colaboradores distribuídos nas, atualmente, 112 cooperativas que formam o Sicredi”, afirma o presidente-executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares. “Vamos seguir com nosso compromisso de termos presença nacional e atuação regional, investindo na expansão para centros urbanos, ao mesmo tempo em que estamos presentes nos pequenos municípios, proporcionando fomento e acesso a serviços financeiros aos associados para que eles prosperem e, ao mesmo tempo, incentivando o desenvolvimento local e regional”, completa o executivo.
No primeiro semestre deste ano, o Sicredi também registrou crescimento no número de pontos de atendimento, totalizando 1.752 em todo o Brasil. De janeiro a junho, foram inauguradas mais de 70 agências, uma delas em Belo Horizonte, marcando a chegada da instituição na capital de Minas Gerais. Atualmente, o Sicredi conta com 112 cooperativas de crédito filiadas, presentes fisicamente em 1.334 cidades do Brasil, sendo que em mais de 200 delas é a única instituição financeira presente.
Por meio de sua conta digital, Woop Sicredi, lançada em 2018, a instituição ultrapassou, no primeiro semestre deste ano, a marca de 2.000 municípios atendidos. A oferta digital do Sicredi conta atualmente com mais de 55 mil contas abertas.
Negócios
A CGH Cascata do Pinheirinho, primeira usina da Coprel, adquirida em 1993, e que marcou o início da trajetória da cooperativa na área de geração de energia, foi ampliada, modernizada e automatizada. O resultado do investimento de mais de 4 milhões de reais foi apresentado para a comunidade ibirubense e regional na manhã desta quinta-feira, dia 26 de setembro. A solenidade de inauguração foi realizada na usina, na localidade do Pinheirinho, interior de Ibirubá/RS, com a presença da direção da Coprel – presidente Jânio Vital Stefanello, vice-presidente Elso Scariot e secretário Décio Floss, conselheiros de administração, fiscal e consultivos, cooperantes, colaboradores, fornecedores de materiais e serviços, moradores da localidade, presidente e representantes de cooperativas, e lideranças municipais e regionais, incluindo o prefeito de Ibirubá Abel Grave, prefeito de Saldanha Marinho e presidente do COMAJA, Volmar Telles do Amaral, e o diretor de energia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, Eberson Thimming Silveira.
O objetivo da ampliação da CGH Cascata do Pinheirinho foi aplicar a tecnologia existente hoje para aproveitar todo o potencial de geração hidrelétrica do rio, com a instalação de mais uma turbina, gerador e limpa-grades. Foi feita a instalação de pórtico e talha para o transporte de equipamentos e abertura das comportas. A Coprel também realizou adequações na estrutura física da casa de máquinas e barragem, aumentando ainda mais a sua segurança. Outra importante melhoria foi a implantação do telecomando: com a instalação de internet 100% fibra ótica da Triway, toda a operação da usina agora está automatizada, sendo realizada diretamente pelos técnicos e engenheiros no Centro de Operação do Sistema – COS, na sede da Coprel. Este conjunto de obras totalizou um investimento de R$ 4.302.282,24.
A potência instalada da CGH Cascata do Pinheirinho foi aumentada de 0,52MW para 0,88 MW. Ainda assim, se enquadra na classificação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, como CGH (Central Geradora Hidrelétrica), que são usinas com geração de até 5 MW de potência, com baixo impacto ambiental.
Em seu pronunciamento na inauguração das obras, o presidente Jânio Vital Stefanello destacou a importância do investimento. “Este dia é muito especial para a Coprel Geração e Desenvolvimento. Inaugurar um investimento superior a 4 milhões, elevando em quase 70% o potencial de geração de energia sem impacto ao meio ambiente, em uma usina que já possui 26 anos de funcionamento, demonstra o quanto valorizamos a geração limpa e renovável, o potencial da nossa região e dos nossos recursos. A realização desta obra também demonstra a qualificação da nossa equipe Copreliana, sempre atenta aos avanços tecnológicos e inovações existentes no mercado de geração e distribuição de energia, propondo melhorias após muitos estudos, avaliações técnicas e financeiras, e principalmente, com responsabilidade socioambiental”.
A CGH Cascata do Pinheirinho é um exemplo de que a geração hídrica continua sendo uma matriz energética muito importante, tanto nos quesitos econômicos quanto ambientais. A pequena usina não consome água do rio – a água apenas passa pela turbina e segue seu curso normal. Também não possui reservatório – o rio fica quase que em sua totalidade dentro da sua própria calha, assim, praticamente não há geração de áreas alagadas. A beleza do local (cascatas, flora e fauna) é preservada, pois além de possuir baixo impacto ambiental, todo o processo de licenciamento envolve planos de conservação de áreas de preservação permanente. A capacidade instalada da Usina Pinheiro é suficiente para atender atualmente 800 famílias.
Negócios
Nos dias 24 e 25 de setembro ocorreu um grande Evento promovido pela Dickel Consultores Associados, ocasião em que se reuniram mais de 190 profissionais diretamente ligados à contabilidade e tributação das sociedades cooperativas, representando 14 estados e mais o Distrito Federal, e que reuniu técnicos de cooperativas de todo o país.
No Evento, a Dickel Consultores Associados, fez o lançamento do Livro “Aspectos Contábeis e Tributários Relevantes nas Sociedades Cooperativas”, o qual foi distribuído como cortesia a todos os participantes do Seminário. O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, recebeu um exemplar de Dorly Dickel, em agradecimento pelo prefácio escrito pelo presidente da Ocergs.
Na avaliação de Dickel, o Seminário de Atualização Contábil e Tributária para Cooperativas superou as expectativas, tendo sido importante para a atualização de profissionais que atuam como contadores nas sociedades cooperativas. “Foram dois dias de debates sobre temas interessantes e relacionados ao Cooperativismo, onde grandes nomes da área tiveram a oportunidade de expor suas ideias para construir um pensamento crítico, despertando o público para a análise dos temas apresentados”, afirmou Dickel.
A pauta dos debates envolveu os temas abordados no livro publicado, além da palestra apresentada por Renato Lopes Becho, sobre a Tributação das Cooperativas, e ainda, sobre O Brasil em Tempo de Mudanças, apresentada por Emerson Costa Lemes. O painel exposto pelo contador Erni Dickel, sobre Gestão de Riscos, também fez parte da programação.
Negócios
O Sistema OCB já tem os nomes dos jovens que vão participar do programa Somos Líderes. Com o objetivo de formar lideranças conscientes e engajadas, o Sescoop lançou a seleção em agosto. Ao todo, 1.553 rapazes e moças se inscreveram para concorrer a 35 vagas. O primeiro encontro será no dia 8 de outubro, durante a cerimônia do Prêmio Somoscoop – Excelência de Gestão, em Brasília.
Preparar jovens para o futuro e com os olhos atentos às inovações é um dos princípios basilares do cooperativismo – o de educar, formar e informar. Os participantes do Somos Líderes têm entre 21 e 35 anos e serão verdadeiros advogados da marca cooperativista na sociedade.
Entre os critérios de classificação, foram avaliados o comprometimento com o desenvolvimento de um cooperativismo ético, a habilidade na comunicação e no relacionamento com outras pessoas, e possuir, claro, um mindset voltado à inovação e à transformação.
O curso foi elaborado com metodologia inovadora adotando o sistema de gameficação e trilhas de aprendizagem - essas, utilizadas desde o momento da inscrição. Até abril de 2020, os participantes terão aulas de Tendência, Inovação e Liderança; Liderança no contexto cooperativista; Liderança no contexto organizacional; Liderança no contexto social; e Liderança no contexto político.
Cada um desses módulos disponibiliza também conteúdo via podcasts, encontros virtuais em webnários e mentorias individuais com dirigentes de cooperativas premiadas com o selo SomosCoop de Excelência.
Confira aqui a lista com os nomes dos 35 selecionados!
Nome | Vínculo com o Cooperativismo |
Adriano Gil Fernandes | Empregado(a) de cooperativa |
Alessandra Cristina de Lima soares | Cooperado(a) |
Amanda Chiodi | Empregado(a) de cooperativa |
Ana Luíza Borges Brum | Cooperado(a) |
Angélica Santos Batista Boy | Empregado(a) de cooperativa |
Antonio Victor Ferreira Silva | Cooperado(a) |
Ariel Luis Ferraz | Cooperado(a) |
Bruno Cassoli Bortoloto | Cooperado(a) |
Camila Fernanda Alves Silva | Empregado(a) de cooperativa |
Camilla Beatriz de Souza Duarte | Empregado(a) de cooperativa |
Carolina Mussolini Celestino de Oliveira | Empregado(a) de cooperativa |
Daniel Edson de Oliveira Vitorino | Cooperado(a) |
Dhionata Oliveira da Silva | Empregado(a) de cooperativa |
Diogo Roberto Pedrazzi | Empregado(a) de cooperativa |
Erica Alves de Paula | Cooperado(a) |
Estefany Franciny Piastu | Cooperado(a) |
Evando Lima Bento | Empregado(a) de cooperativa |
Fábio Gonçalves da Silva | Empregado(a) de cooperativa |
Gian Carlos Piton | Empregado(a) de cooperativa |
Henrique Perlatto Moura | Filho de cooperado(a) |
Hugo Ataíde Silva | Empregado(a) de cooperativa |
Ítalo Ricardo Sampaio da Silva | Filho de cooperado(a) |
Jessica Diefenbach | Cooperado(a) |
Jessyca Leon Bolzan | Empregado(a) de cooperativa |
Jorge Alberto Soares Varanis | Empregado(a) de cooperativa |
Kamila Porto de Oliveira | Filho de cooperado(a) |
Larissa Lacerda Matos Mascarenhas | Empregado(a) de cooperativa |
Lívia Rezende Milhortato | Filho de empregado(a) de cooperativa |
Mara cristina F.S. Gomes | Empregado(a) de cooperativa |
Rafael Teixeira Escórcio Athayde | Cooperado(a) |
Rayssa de Melo Ferreira | Empregado(a) de cooperativa |
Renato Geraldo da Costa | Empregado(a) de cooperativa |
Rodrigo Franciel Allebrandt | Empregado(a) de cooperativa |
Talison Osório Soares da Silva | Empregado(a) de cooperativa |
Victor Emannuel de Souza Teixeira | Filho de cooperado(a) |
Negócios
Lideranças do transporte cooperativo de cargas de vários estados brasileiros, reuniram-se em Brasília, no dia 20 de setembro e fundaram a Federação Nacional das Cooperativas de Transporte de Cargas, cooperativa de segundo grau, em âmbito nacional.
Na oportunidade, houve a eleição do conselho de administração e fiscal para execução da missão, tendo como propósito o apoio ao desenvolvimento de seus processos de governança e gestão, de forma que consigam acompanhar as novas tecnologias, mudanças do mercado com preservação e fortalecimento da identidade cooperativa.

Negócios
No dia 14 de setembro o Programa de Desenvolvimento Profissional Cooperativo da Cooperconcórdia (Capacita) comemorou junto com a Cotricampo o seu aniversário de 52 anos de fundação, onde foram desenvolvidos os Jogos Cooperativos no 4º Encontro de Jovens Cooperativados.
Cerca de dez instrutores do Capacita em nove estações realizaram diversas atividades envolvendo os princípios e valores do cooperativismo, com o intuito de aproximar os jovens da Cooperativa, desenvolver ajuda mútua, cooperação e fortalecer o cooperativismo. As estações de número 1 a 7 foram de atividades que envolveram desafios e esforço físico, na estação 8 foi desenvolvido um bate papo cooperativista sobre o relacionamento com a Cooperativa, e na estação 9 foram ministradas mini palestras com enfermeira sobre os cuidados com alimentação, ingestão de bebidas e primeiros socorros.
Participaram do evento 250 jovens da Região Celeiro. O evento teve o apoio do Sescoop/RS.
Negócios
As qualidades de caráter que permitem a alguém inspirar e influenciar um grupo de pessoas com sucesso resume o tema abordado no dia 12 de setembro, quando o Programa de Sucessão Familiar Languiru realizou novo encontro na Associação dos Funcionários da Languiru.
O professor Martin Schultz especificou as competências que tornam um indivíduo uma referência à frente de um grupo. Mencionou que um líder bem-sucedido atua e reage de forma honesta, apresenta uma visão clara de onde e como deseja chegar a um objetivo, organiza a comunicação sempre pensando se os outros compreenderam a sua posição, cria uma atmosfera que encoraja os outros a crescer e prosperar mesmo que já tenha uma opinião formada. Além disso, planeja momentos para conversar com as pessoas do grupo em que está inserido, com o intuito de aprender algo mais sobre seus desafios e vidas profissionais. “Liderança é interferir seriamente na vida das outras pessoas”, resumiu.
Schultz destacou que o líder desperta habilidades nas pessoas por meio do exemplo, comprovando assim a sua autoridade. Observou que o líder não impõe, mas sim, desperta nos outros a vontade de fazer. “É um cara que consegue te levar para um lugar que você não alcança sozinho”, definiu. Nesse sentido, o professor procurou discutir a convivência familiar em uma propriedade rural, instigando os jovens a tomar atitudes diferentes para melhorar a relação com os pais. “Liderança é um ritual que até pode ser exercido durante as refeições”, sugeriu.
Ele explicou que a cultura empresarial consiste numa configuração mental, na qual um grupo de indivíduos busca suprir os interesses individuais por meio do esforço coletivo. Aconselhou os jovens, assim como numa empresa, a conhecer a fundo os produtos, processos e mercados da propriedade rural. Questionou se os jovens estão preparados para suceder ou se não querem ser sucessores, instigando-os a aprender outras formas de gestão, de planejamento e de controle. “Competência é a soma de conhecimento, habilidade e atitude”, frisou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru
Negócios
Os alunos das turmas de 3º ano da Escola Municipal Caminhos do Aprender, de Fagundes Varela, foram surpreendidos há duas semanas pela chegada de um ofício muito especial: uma carta da rainha Elizabeth II. A troca de correspondência entre as crianças e a monarca começou com o Projeto A União faz a Vida, em que o assunto a ser estudado parte das escolhas dos estudantes. Segundo a professora Nicole Cenci, uma das responsáveis por enviar a carta dos jovens à rainha, o encanto dos pequenos pela realeza começou após visita a corte da Bella Festa e da Femaçã de Veranópolis.
Negócios
No famoso livro de Lewis Carrol Alice no País das Maravilhas, a protagonista pede ajuda a um gato para decidir qual direção tomar ao encontrar uma encruzilhada. A resposta do felino é categórica: depende do lugar a que se quer chegar, porque “quando não se sabe para onde ir, qualquer caminho serve”.
A lição do gato para Alice também poderia ser aplicada à melhoria da gestão das nossas cooperativas. Quando a gente sabe onde está e aonde precisa chegar, é mais fácil caminhar na direção certa.
Justamente por isso, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desenvolveu um conjunto de ferramentas capazes de ajudar os gestores cooperativistas a saberem qual é o estágio de desenvolvimento de seus empreendimentos e quais são os caminhos a serem percorridos rumo à excelência.
Esse portfólio de soluções tem colaborado ativamente para o desenvolvimento organizacional do cooperativismo, atendendo a um dos pilares de atuação do nosso S: o diagnóstico. Atualmente, dispomos de quatro instrumentos de avaliação que abrangem os seguintes eixos estratégicos:
IDENTIDADE
Analisa os documentos e as políticas internas da cooperativa para verificar se eles estão alinhados às legislações que regulam o setor e aos valores e aos princípios do cooperativismo.
GOVERNANÇA
Autoavaliação realizada pela própria cooperativa a partir de um questionário que identifica o grau de maturidade da governança cooperativa da instituição, com o foco na autogestão, no direcionamento estratégico dos negócios e no atendimento aos interesses dos cooperados.
GESTÃO
Autoavaliação realizada a partir de questionários focados no aperfeiçoamento dos processos organizacionais e na gestão de recursos humanos e financeiros.
DESEMPENHO
Avaliação dos resultados econômicos, financeiros, sociais e ambientais. A recomendação metodológica é que a cooperativa realize o monitoramento de seus resultados financeiros e estratégicos mensalmente. No entanto, em função da estratégia da unidade estadual do Sescoop, podem ser firmadas parcerias com as centrais ou federações para a realização de forma sistêmica com as suas singularidades – especialmente para os ramos crédito e saúde.
Com base nos resultados desses diagnósticos — munidos de estudos setoriais sobre as tendências de mercado e as perspectivas regionais de cada ramo —, a equipe técnica do Sescoop consegue sugerir melhorias para as cooperativas avaliadas. Com isso, contribui efetivamente para o avanço dos resultados e da sustentabilidade, não só da organização avaliada, mas de todo o cooperativismo brasileiro.
“As organizações cooperativas muitas vezes não têm um panorama dos seus principais e prioritários desafios. Os diagnósticos disponibilizados pelo Sescoop servem como uma bússola, apontam oportunidades de melhoria e norteiam possíveis soluções. São insumos importantes para o processo de tomada de decisões e para o direcionamento estratégico dos negócios”, destaca a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sescoop, Susan Miyashita Vilela.
SOLUÇÕES COM RESULTADOS
Com ciclos periódicos de avaliação ou autoavaliação, os diagnósticos do Sescoop permitem o aperfeiçoamento contínuo dos resultados e o acompanhamento da evolução de cada cooperativa. Além disso, orientam o Sescoop na oferta de soluções de gestão, de acordo com as necessidades das organizações.
“Há muita demanda por cursos de formação que tragam informações capazes de ajudar a cooperativa a fazer um reposicionamento de mercado, com temas como planejamento estratégico, modelo de negócio e cadeia de valor”, lista a gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sescoop. De fato, ao final de cada avaliação, são identificados processos de melhoria que poderiam ser implementados na cooperativa. Algumas ações com o apoio de assessoria especializada, outras soluções com o suporte técnico do Sescoop. E vale destacar: quanto mais abrangentes as informações e os dados obtidos, mais profundas são as análises realizadas e mais consistente é o conhecimento gerado acerca da realidade da cooperativa. “Essa compreensão fidedigna da realidade da organização oportuniza o desenvolvimento de estratégias capazes de realmente melhorar a gestão e, consequentemente, os resultados das cooperativas”, completa Susan.
Quer mais? A consolidação dos indicadores obtidos a partir do diagnóstico das cooperativas brasileiras ajuda o Sescoop a desenvolver estudos setoriais de diversos agrupamentos de cooperativas (por região, unidade federativa, ramos de atuação, entre outras). Essas análises subsidiam o Sistema OCB no desenvolvimento de estratégias de atuação.
GESTÃO SISTÊMICA
Além de servir como ferramenta de diagnóstico para cooperativas singulares, as soluções de desenvolvimento organizacional do Sescoop também podem ser utilizadas pelas chamadas cooperativas de segundo grau, como as centrais e federações.
De que maneira? Como uma ferramenta de gestão sistêmica, uma vez que possibilitam a integração dos resultados de suas singulares e a análise como um sistema unificado. É assim que funciona no Central Ailos de Blumenau (SC), que reúne 13 cooperativas de crédito e atua em 59 municípios dos três estados do Sul do Brasil, com mais de 660 mil cooperados.
“Os diagnósticos do Sescoop nos ajudam a avaliar amplamente a gestão e a governança das nossas cooperativas, algo fundamental para a sustentabilidade do Sistema Ailos. Assim que esses instrumentos foram lançados, enxergamos seu grande potencial; tanto na aplicação da ferramenta de autoavaliação quanto na elaboração dos planos de ação necessários para a implementação de melhorias contínuas na gestão e na governança”, explica a gerente de governança cooperativa e organização do quadro social da Central, Elaine Rodrigues.
De acordo com a gestora, sem a adoção de boas práticas de gestão e de governança, não é possível atingir resultados de longo prazo, fundamentais para a perenidade da organização. “Boas práticas garantem bons resultados e dão aos cooperados a garantia de boa qualidade nas ações e decisões, e resultados sustentáveis”, garante.
CADA VEZ MELHOR
As cooperativas que optaram por fazer uma reflexão sobre seus processos internos com a ajuda das quatro ferramentas de diagnóstico do Sescoop tiveram uma melhora significativa na qualidade de gestão. O grupo que aderiu ao processo em 2013 — e continuou a realizar sua autoavaliação anualmente — performou, em média, 49% a mais, quando comparadas ao início das análises.
NÚMEROS DE 2018
- Mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas pelas ações de responsabilidade socioambiental do Dia de Cooperar (Dia C)
- Cerca de 500 mil pessoas foram capacitadas pelo Sescoop em todo o Brasil
- Cerca de 2 mil empreendimentos apoiados para o aprimoramento da governança e da gestão por meio do PDGC
(Fonte Revista Saber Cooperar)
Negócios
A região de Marau se destaca pelo alto índice de desenvolvimento observado nos últimos anos, com bons resultados na agricultura, indústria e expansão das áreas urbanas e rurais. E esse crescimento exige uma infraestrutura de energia com segurança, disponibilidade e qualidade. Para atender a essa demanda, a Coprel Cooperativa de Energia investiu na construção da Subestação de Energia Marau 2, como a Linha de Transmissão entre Vila Maria e Marau. Estes investimentos foram anunciados na sexta-feira, dia 13 de setembro, em um evento no Casa Camera Ristorante, na localidade de Nossa Senhora do Carmo, interior de Marau, que tem a energia e a internet via fibra da Coprel.
A obra irá beneficiar 5720 famílias cooperantes de 11 municípios: Marau, Camargo, Casca, Ciríaco, David Canabarro, Gentil, Montauri, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Santo Antônio do Palma e Vila Maria. O valor total do empreendimento é de R$ 13.980.000,00 financiados pelo Badesul/BNDES. O investimento contempla a subestação 138/23,1 kV – 2 vezes 15 MVA, 3 módulos de alimentadores 23 kV e a linha de transmissão de 16 quilômetros de 138kV entre Vila Maria e Marau.
A instalação de internet e telefonia fibra ótica também foi destaque no evento. Com conclusão até o final deste ano, 19 comunidades da área rural de Marau serão atendidas. O investimento se tornou viável com a intercooperação da Coprel Telecom/Triway, Prefeitura de Marau, Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau (ACIM) e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO). O apoio do STR de Marau também foi importante para dar continuidade aos investimentos.
O evento teve a participação de diversas lideranças locais, regionais e estaduais. Da Coprel participaram o presidente Jânio Vital Stefanello, o vice-presidente Elso Scariot, conselheiros de Administração, Fiscal e Consultivo e colaboradores. O evento também contou com a presença do prefeito de Marau, Iura Kutz e do vice-prefeito, Rui Carlos Gouvêa, acompanhados de todos os secretários. Se fizeram presentes também, o diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), Eberson Silveira (que representou o secretário Artur Lemos), os deputados estaduais, Vilmar Zanchin e Paparico Bacchi, o superintendente do Badesul, Cesar da Silva Cardozo, o vereador Anderson Rodegheri (que representou Deputado Estadual Sérgio Turra); vereadores do município, prefeitos, presidentes do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e do Sindicatos Rurais, representantes de cooperativas e das comunidades e entidades, além da imprensa.
De acordo com o prefeito de Marau, Iura Kurtz “A parceria da Coprel com a Prefeitura vem gerando resultados importantes em Marau, especialmente no Meio Rural. Já estamos com internet de qualidade em diversas regiões e agora a subestação vai desenvolver ainda mais o Município, gerando empregos e renda. É assim, somando forças, que estamos crescendo e se desenvolvendo cada vez mais”.
Para o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, os investimentos acompanham o crescimento da região de Marau. “São investimentos estratégicos para melhorar a qualidade, a confiabilidade e a disponibilidade de energia e de internet via fibra para o desenvolvimento das comunidades. Temos a certeza que esses investimentos são fatores determinantes para a permanência, o retorno e o futuro do jovem ao interior”.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coprel
Negócios