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Sicredi das Culturas RS/MG recebe 391 inscrições de projetos no Programa Empreender para Transformar

Sicredi das Culturas RS/MG recebe 391 inscrições de projetos no Programa Empreender para Transformar

O Programa Empreender para Transformar (PET), iniciativa da Sicredi das Culturas RS/MG, encerrou as inscrições para sua 6ª edição nessa segunda-feira, 23 de maio, com 391 projetos, que passam agora para a fase de avaliação. A listagem completa dos inscritos pode ser conferida aqui. A partir de agora, os projetos serão submetidos às comissões de avaliação, formadas por coordenadores de núcleo da Cooperativa, eleitos em Assembleia como representantes dos associados. Os resultados serão divulgados no Dia de Cooperar, em 2 de julho.

Em sua 6ª edição, o PET destinará o total de R$ 730.389,27 em recursos para subsidiar projetos sustentáveis, culturais, educacionais e esportivos na região de atuação da Sicredi das Culturas RS/MG. O Programa Empreender para Transformar teve sua primeira edição em 2017. Desde então, já foram contemplados mais de 700 projetos e destinados mais de R$ 1,7 milhão, beneficiando mais de 400 mil pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG

Coopermil realiza curso de qualificação dos conselheiros de Administração e Fiscal

Coopermil realiza curso de qualificação dos conselheiros de Administração e Fiscal

Com início nesta terça-feira, dia 24 de maio e previsão de encerramento no mês de setembro de 2022, a Coopermil está reunindo seus conselheiros de administração e fiscal para realização do “Curso de Conselheiros de Cooperativa” em parceria com a Escoop – Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo com convênio via Sescoop/RS.

O curso tem por objetivo qualificar os conselheiros da Coopermil para o desempenho de suas funções junto a Cooperativa e vai discutir assuntos como Tendências do Cooperativismo, Planejamento Estratégico, Analise de Demonstrações Contábeis e de Projetos entre outros assuntos pertinentes a função o conselheiro.

Para o Presidente da Coopermil, Ernani Thober, “oportunizar um curso de qualificação aos conselheiros em parceria com uma instituição renomada que tem vivencia no cooperativismo atende nosso compromisso de cada vez mais preparar e treinar nossos conselheiros para fortalecer o crescimento da Coopermil”

Já para Paola Richter LonderoProfessora e Coordenadora da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo “esse curso de conselheiros foi preparado por várias mãos, envolvendo a Coopermil e a ESCOOP, tendo como foco principal contribuir de forma prática para o aprimoramento da gestão e governança da cooperativa. Esperamos que esse seja um espaço de muita reflexão, disseminação de conhecimento e troca de experiências, sem dúvida será um momento muito rico para todos”. 

Os encontros acontecem uma vez por mês até o mês de setembro e serão realizados junta a estrutura do Sindicoop em Santa Rosa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coopermil

Nova gestão, banco de dados do coop brasileiro e Ciclo 2022 do PDGC são destaques no boletim

Nova gestão, banco de dados do coop brasileiro e Ciclo 2022 do PDGC são destaques no boletim

Está disponível para leitura a edição 14 do Boletim Informativo, que apresenta a nova gestão do Sistema Ocergs para o exercício 2022-2026 e traz o Relatório de Gestão com informações sobre a Prestação de Contas 2021 e o Plano de Trabalho 2022 da entidade. A publicação destaca o prazo para as cooperativas de Crédito atualizarem os dados na plataforma Sou.Coop, que segue até essa sexta-feira (27/5), e a abertura do Ciclo 2022 do PDGC até 31 de agosto.

Nova gestão para o exercício 2022-2026

Conheça a nova gestão do Sistema Ocergs para o exercício 2022-2026 e saiba quem são os membros do cooperativismo na representação político-institucional e na promoção da cultura cooperativista e no aperfeiçoamento da governança e gestão para o desenvolvimento sustentável das cooperativas gaúchas. Acesse aqui o Relatório de Gestão - Prestação de Contas 2021 e Plano de Trabalho 2022 do Sistema Ocergs e confira dados de investimentos da entidade em diversas áreas para atender aos objetivos traçados pelo Sistema Ocergs.

Coops de Crédito têm até 27 de maio para atualizar dados no Sou.Coop

Como descobrir o verdadeiro impacto do cooperativismo na sociedade brasileira? Como garantir leis e políticas públicas favoráveis ao coop? É justamente para responder questões como essas e mostrar a relevância do movimento cooperativo em números que o Sou.Coop existe. Para conquistarmos mais espaço e competitividade, os números da sua cooperativa são fundamentais dentro desse levantamento. Por poderem realizar as Assembleias Gerais Ordinárias até abril, o prazo para as coops de Crédito atualizarem as informações na plataforma é até 27 de maio. Acesse aqui o boletim e saiba como a sua coop pode contribuir para aprimorar o principal banco de dados do cooperativismo brasileiro.

Marketing e Comunicação para coops

Fortalecer a imagem do cooperativismo e dar suporte para as cooperativas com ferramentas que podem ser usadas para melhorar a eficiência em comunicação e marketing. É com essa proposta que o setor de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs apresenta uma novidade para as cooperativas registradas
na Ocergs. A partir de agora, a coop tem a possibilidade de acessar um diretório com artes abertas, podendo anexar a sua marca a conteúdos e materiais produzidos pela Assessoria de Comunicação da Unidade Estadual e do Sistema OCB. São peças gráficas e digitais, conteúdos para as redes sociais e comunicação interna. Acesse o boletim e saiba como sua coop pode acessar o diretório!

Ciclo 2022 do PDGC

O Ciclo 2022 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) está aberto até 31 de agosto. Com foco nos processos de gestão e governança das cooperativas, o programa gera diagnósticos para a melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado. E pensando em contribuir com a sua coop na melhoria dos processos de gestão, o CapacitaCoop oferece de forma gratuita a trilha de aprendizagem Caminho para a Excelência, composta por dez cursos que abordam ferramentas e conhecimentos para aprimorar os processos de gestão da sua coop.

A edição 14 do boletim informativo também traz informações sobre o Sistema Desempenho e outras novidades importantes sobre o cooperativismo. Acesse aqui e fique por dentro de tudo!

Sescoop/RS realiza capacitação em trabalho portuário para associados da Coopestiva

Sescoop/RS realiza capacitação em trabalho portuário para associados da Coopestiva

O novo marco regulatório do setor portuário (Lei 12.815/2013) revogou a Lei nº 8.630/93 e trouxe mudanças na regulação da mão-de-obra do setor portuário, além de estabelecer uma previsão de renda mínima ao trabalhador portuário avulso. E com a proposta de qualificar os profissionais associados da Coopestiva para o trabalho portuário, de modo a construir conhecimentos, habilidades e atitudes sobre o sistema portuário, cidadania e relações interpessoais, o Sescoop/RS realizou durante os meses de março e abril, no centro empresarial Figueiras Office, em Rio Grande, na região Sul do Estado, o Curso Básico do Trabalhador Portuário para duas turmas, beneficiando mais de 100 associados da Cooperativa.

A Cooperativa do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços possui sede em Rio Grande, onde fica localizado o Porto do Rio Grande, que possui papel fundamental nas movimentações do Rio Grande do Sul. Através de seu cais público e dos terminais privados são exportados mais de 30% do que é produzido no Estado. O município abriga o único porto marítimo gaúcho, capaz de ser desenvolvido racionalmente e em condições de atender à navegação de longo curso, que exige boas profundidades. O porto se interliga a todas as regiões, seja pela malha rodoferroviária ou pelo sistema navegável das Lagoas dos Patos e Mirim, com seus rios tributários.

Conquista importante

A capacitação para o setor foi uma conquista importante do Sescoop/RS, por se tratar de um curso específico e que costuma ter poucas ofertas de mercado para atender as necessidades da Cooperativa. O treinamento contou com uma carga horária de 108 horas e tratou de temas como: Noções de Primeiros Socorros; Portos e Terminais Portuários; Segurança e Saúde no Trabalho Portuário; Prevenção a incêndio; Navios e Navegação Mercante; Carga Geral, Mercadorias e Embalagens; Sistema Integrado de Gestão Ambiental e Matemática Básica.

Coopestiva

Prestes a completar 34 anos de atuação no mercado, a Cooperativa de Trabalho, Material e Prestação de Serviços de Estivadores reúne atualmente 180 associados, com cerca de 30% de mulheres. A Cooperativa trabalha com serviços de carga e descarga, coleta de resíduos não-perigosos, transporte rodoviário de carga (exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional) e transporte marítimo de cabotagem (carga).

Serviços Portuários

Seis serviços portuários foram tipificados na Lei 12.815/2013, conforme descrito no artigo 40: catapazia, estiva, conferência de carga, conserto de carga, vigilância de embarcações e bloco. O serviço portuário tipificado como estiva, realizado pelos profissionais da Cooperativa, refere-se à atividade de movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, incluindo o transbordo, arrumação, peação (modo de fixar a carga nos porões de um navio, a fim de que a mesma não de danifique pelo balanço das águas do mar) e despeação (ato de soltar as cargas a bordo do navio ou em contêiner, em que foi feita uma peação utilizando-se materiais diversos), bem como o carregamento e a descarga, quando realizados com equipamentos de bordo.

Lei 12.815/2013

Segundo a Lei 12.815/2013, os operadores portuários devem constituir em cada porto organizado um órgão gestor de mão de obra (OGMO) que será responsável por administrar o fornecimento do trabalhador portuário com vínculo empregatício permanente e do trabalhador portuário avulso. O OGMO também deverá manter, com exclusividade, o cadastro e o registro desses trabalhadores.

Caberá ao órgão gestor estabelecer o número de vagas, a forma e a periodicidade para acesso ao registro do trabalhador portuário avulso, além de arrecadar e repassar aos beneficiários os valores devidos pelos operadores portuários relativos à remuneração desse trabalhador e aos correspondentes encargos fiscais, sociais e previdenciários.

Os seis serviços portuários tipificados pela Lei 12.815/2013 somente podem ser exercidos por profissionais registrados no OGMO (trabalhadores avulsos ou trabalhadores com vínculo empregatício permanente). No porto organizado, se o operador portuário necessitar de mão de obra avulsa deverá requisitar ao OGMO. Se a necessidade for exercer qualquer das seis funções portuárias típicas, o serviço também será ofertado a trabalhadores registrados no órgão gestor.

A seleção e o registro do trabalhador portuário avulso será feita de acordo com as normas estabelecidas em contrato, convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Sicredi passa a integrar o Pacto pelo Esporte

Sicredi passa a integrar o Pacto pelo Esporte

Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5,5 milhões de associados e presença em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, passou a integrar o Pacto pelo Esporte. A iniciativa é um acordo voluntário entre empresas patrocinadoras do esporte nacional, que define regras e mecanismos nas relações entre investidores e entidades esportivas (confederações, federações e clubes).

O Pacto pelo Esporte fornece ferramentas de autorregulamentação que definem boas práticas em governança, integridade e transparência, para a efetivação dos patrocínios feitos pelas empresas às entidades. O Sicredi foi convidado a participar da iniciativa pelo reconhecimento de seus esforços e comprometimento com o desenvolvimento do esporte brasileiro.

“Acreditamos na inclusão social proporcionada pelo esporte e a conexão das pessoas com o espírito coletivo que ele promove. Nesse sentido, entendemos que ele tem relação direta com nosso propósito de construir sociedades mais prósperas”, diz afirma Josiane Reis, superintendente de marca, comunicação e segmentos do Sicredi. “A adesão ao Pacto pelo Esporte significa uma evolução da nossa relação com o tema, ao passo, que, agora, fomentamos também a evolução dos processos e critérios éticos de gestão em todo o ecossistema esportivo o que proporciona mais credibilidade e segurança aos investimentos realizados”, complementa.

Comprometimento com o esporte

Em 2021, o Sicredi apoiou 290 iniciativas: 282 locais, realizadas por meio de suas mais de 100 cooperativas, e oito nacionais. O futebol é a modalidade com o maior número de ações, totalizando 111.

O Sicredi patrocina grandes campeonatos como a Copa do Brasil de Futebol Masculino; a Brasil Ladies Cup, competição de futebol feminino que teve sua primeira edição em dezembro de 2021; o CBF Origens, campeonato, com foco no futebol de base brasileiro e que promove a inserção de jovens talentos no esporte; e a Copa do Brasil de Futsal Feminina e Masculina.

Rating Integra lança terceiro ciclo e abrange clubes de futebol

A entrada do Sicredi no Pacto pelo Esporte coincide com um novo ciclo do Rating Integra, principal ferramenta do Pacto para mensurar níveis de governança, integridade e transparência das entidades esportivas brasileiras. O Rating é uma iniciativa da Atletas pelo Brasil, do Comitê Olímpico do Brasil, do Comitê Paralímpico Brasileiro, do Instituto Ethos e do Pacto pelo Esporte.

A ferramenta auxilia os patrocinadores a definir seus investimentos de maneira mais planejada, objetiva e transparente, pois passam a ter acesso aos atributos e características de governança das entidades e clubes inscritos no Rating.

O terceiro ciclo do Rating Integra traz importantes mudanças, a fim de atender as demandas do setor e ampliar o escopo de atuação. A abertura da adesão para clubes de futebol é a principal novidade deste ciclo, que será contínuo até 2023.

A participação no Rating é feita em duas etapas: autoavaliação e verificação externa. Na primeira, a organização faz a autoavaliação com base no questionário on-line para que seja gerado um relatório de desempenho. Na segunda, a organização é demandada a apresentar as evidências que respaldam as práticas indicadas.

Após as duas etapas, a entidade é entrevistada por um verificador credenciado que realiza um relatório com indicações de aprimoramentos. As entidades esportivas que participaram do terceiro ciclo do Rating Integra têm acesso a uma plataforma digital que as aproxima de empresas patrocinadoras, signatárias do Pacto pelo Esporte.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi

Vitis Aurora apresentará inovações e tecnologias aplicadas no cultivo da uva

Vitis Aurora apresentará inovações e tecnologias aplicadas no cultivo da uva

A evolução do vinho brasileiro nas últimas décadas não é coincidência ou obra do acaso. Para atingir patamares de qualidade que colocam o país entre os principais produtores do Novo Mundo, ocorreu uma verdadeira revolução tecnológica que começa no vinhedo e que pode ser apreciada na taça. Uma amostra deste processo poderá ser conferida no 6º Vitis Aurora, que será realizado nos dias 25, 26 e 27 deste mês, no Centro Tecnológico Vitivinícola da Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.

Em formato de circuito, o evento reunirá mais de70 expositores, apresentando variedades de máquinas, implementos, ferramentas, mudas, fertilizantes e defensivos. Aberto ao público em geral, o Vitis Aurora deverá reunir especialmente agricultores, estudantes e profissionais das áreas de agronomia e de enologia.

O coordenador Agrícola da Vinícola Aurora, o agrônomo Maurício Bonafé, informa que as unidades técnicas da Cooperativa apresentarão as inovações tecnológicas no manejo e cultivo da videira que são desenvolvidas nas propriedades dos viticultores associados à empresa.      

“Vamos apresentar uma série de projetos e programas de pesquisa que são realizados pela equipe de agrônomos da Aurora. São iniciativas voltadas para melhorar a qualidade da matéria-prima, auxiliar na gestão de propriedade, reduzir custos de produção, reduzir os impactos da aplicação de defensivos ao meio ambiente e também para a saúde do viticultor”, relata.            

Bonafé cita como exemplos que serão demonstrados o aplicativo de caderno de campo e controle de custos de produção, o projeto que monitora a fertilidade de gemas como estratégias para a poda e do sistema de monitoramento para controle do míldio, conhecida popularmente como mufa (Sistema Croop). Também serão apresentados os programas de testes e desenvolvimento de novas variedades e de clones de videiras, além de novas tecnologias para aplicação de tratamentos fitossanitários.

O programa Juntos para Competir, realizado através da parceria entre a Aurora, o Senar e o Sebrae e que possibilita diversas melhorias na propriedade rural, também terá um espaço de demonstração que inclui informações sobre o Programa Alimento Seguro (PAS) para a uva.

Com 1,1 mil famílias associadas, a Vinícola Aurora produz mais de 60 variedades de uvas, cultivadas em 2,8 mil hectares de área. As famílias cooperadas estão presentes em 11 municípios da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves, Veranópolis, São Valentim do Sul, Guaporé, Cotiporã, Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Pinto Bandeira, Vila Flores, Farroupilha e Garibaldi.

Expositores englobam todos as etapas do ciclo produtivo

O 6º Vitis Aurora trará expositores que apresentarão soluções para uso em todas as etapas do ciclo da videira. O circuito começa com as estruturas para construção de vinhedos, passa por viveiros com produção de mudas certificadas pelos órgãos oficiais e com demonstração de sistemas de irrigação. Outras soluções para amenizar os impactos das intempéries, como a cobertura plástica de vinhedos e informações sobre seguro agrícola, também compõem as atrações da amostra.

O maquinário completo que é utilizado na parreira e em outras atividades da propriedade, como tratores, pulverizadores, máquinas para colheita da uva e implementos, fertilizantes, defensivos agrícolas, caminhões e veículos de passeio completam o circuito do Vitis Aurora. Também serão realizadas, ao longo da exposição, palestras técnicas sobre manejo no cultivo da videira e o dia a dia no campo.        

O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, ressalta que o evento é uma oportunidade para que tanto os associados à Cooperativa como outros agricultores possam conhecer as novidades relacionadas à viticultura.
 O presidente acrescenta que a empresa tem desenvolvido diversos projetos que visam a qualificação da produção, a redução de danos ao meio ambiente e à saúde e de melhorias na gestão das propriedades rurais.  

“O Vitis Aurora é uma feira que não visa o lucro, ou que tenha um aspecto mais comercial. É um evento voltado para melhorar o manejo e para levar informações que ajudam no dia a dia do produtor rural. Também é uma oportunidade de trocar experiências com outros agricultores, acessar tecnologias que já estão disponíveis e melhorar a rentabilidade do negócio”, destaca Tonello.

O 6º Vitis Aurora tem apoio da Prefeitura de Pinto Bandeira, Embrapa e Emater/RS, com patrocínio do Sicredi, UniAgro (Bayer), ADAMA e CATR (Basf). A realização é da Vinícola Aurora.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora

Crédito da foto: Zéto Telöken

Coops de Crédito podem atualizar o cadastro no Sou.Coop até 27 de maio

As cooperativas do ramo Crédito podem atualizar o seu cadastro na plataforma Sou.Coop até o dia 27 de maio. As informações servem para aprimorar o principal banco de dados do cooperativismo brasileiro, gerando indicadores que demonstram o quanto o setor contribui com o desenvolvimento econômico e social da sociedade brasileira. Os dados serão utilizados para a elaboração do Anuário Brasileiro do Cooperativismo 2022, tradicional levantamento do Sistema OCB sobre o cenário do cooperativismo no País.

As cooperativas contribuem com o desenvolvimento econômico e social do País, com indicadores financeiros que reforçam a importância do setor. Em 2020, as cooperativas brasileiras registraram faturamento de R$ 414,9 bilhões e R$ 23 bilhões em sobras apuradas. No campo social, são mais de 455 mil empregos diretos e 17,1 milhões de cooperados que participam do processo democrático de tomada de decisões, como donos do negócio.

CENÁRIO NO RIO GRANDE DO SUL

O levantamento do setor de Monitoramento do Sistema Ocergs aponta o faturamento recorde das cooperativas em 2021, na ordem de R$ 70 bilhões. O incremento também se percebe no quadro social, com mais de 3,1 milhões de associados nas cooperativas gaúchas.

COMO FAZER E POR QUÊ?

Para atualizar o cadastro da coop na plataforma, basta acessar o Sou.Coop e clicar na aba Registro e Cadastro. Assim que concluírem a atualização, as cooperativas também passarão a ter acesso a uma série de produtos e serviços focados em inovação e melhoria tanto da gestão quanto da governança.

PRAZO PARA AS COOPS DE CRÉDITO

Por poderem realizar as Assembleias Gerais Ordinárias até abril, o prazo para as cooperativas de Crédito atualizarem as informações na plataforma foi estendido até 27 de maio. Isso ocorre porque o estatuto prevê o prazo de até 30 dias após a realização da Assembleia para preenchimento dos dados na plataforma Sou.Coop.

AJUDA

A OCB tem sede em Brasília (DF) e unidades em todo o País. Aqui no estado do Rio Grande do Sul, a representação das cooperativas é feita pela Ocergs. Na hora de atualizar os dados, se a cooperativa tiver dúvidas, pode entrar em contato com o analista administrativo, Matheus Loro, através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo telefone (51) 3323-0076.

Escoop realizará curso para desenvolvimento de jovens empreendedores associados à Cotrijal

Escoop realizará curso para desenvolvimento de jovens empreendedores associados à Cotrijal

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop inicia a partir da próxima terça-feira (24/5) a realização do curso de extensão "Programa Supernova Cotrijal". A capacitação é proveniente dos projetos descentralizados da Formação Profissional do Sescoop/RS, mantenedora da Escoop. O objetivo do curso é auxiliar o desenvolvimento de jovens empreendedores associados da Cotrijal, incentivar a sucessão familiar nos negócios rurais e despertar o interesse pela participação na Cooperativa. Ao todo, serão três turmas com até 50 participantes e carga horária de 70 horas, na modalidade de ensino híbrida.

O treinamento será destinado a associados e filhos de associados da Cotrijal até 22 anos. Entre os objetivos específicos do curso estão:

a) Ampliar os conhecimentos dos participantes sobre as principais práticas e instrumentos para gestão da propriedade rural;

b) Proporcionar aos participantes a reflexão e o debate sobre as práticas de gestão e governança cooperativista, permitindo o conhecimento e a análise das condições do ambiente organizacional, considerados base para o processo de tomada de decisão;

c) Atualizar e evoluir conhecimentos, apresentando as melhores práticas em gestão, liderança e estratégia;

d) Compreender as perspectivas e desafios do cooperativismo agropecuário a partir da necessidade competitiva das cooperativas frente às transformações do mercado.

Estrutura

O Programa Supernova Cotrijal 2022 contará com cinco módulos de ensino, que abrangem tendências e oportunidades do agronegócio; sucessão familiar e o desafio da gestão no agronegócio; desenvolvimento pessoal e de equipes; gestão financeira de negócios rurais; o cooperativismo e os negócios coletivos; o que é uma cooperativa agropecuária e o papel da Cotrijal nas cadeias produtivas do agronegócio e frente ao associado.

A capacitação também terá atividades de gameficação e missões com visitas aos parques tecnológicos da PUC e Unisinos, onde serão apresentados cases para os participantes. O cronograma de ensino também possui uma apresentação do propósito profissional, que consiste em uma atividade prática na Cooperativa, com a participação de produtores rurais e profissionais “sêniores”, mini salas e orientação profissional. Para a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero, a realização do Programa Supernova Cotrijal 2022 possibilita conhecimentos sobre a gestão da propriedade rural e instrumentos práticos para sustentabilidade do negócio. "De forma adicional, permite que os participantes disseminem o conhecimento sobre a natureza, princípios e valores do cooperativismo, e reflitam sobre a sua relação com a cooperativa", destaca.

Sensibilização

Nos dias 25 e 27 de abril, a Escoop promoveu através da plataforma virtual Microsoft Teams dois encontros de sensibilização para os jovens empreendedores associados da Cotrijal. O objetivo dos encontros foi estimular a participação dos jovens no Programa Supernova 2022.

"A Cotrijal é parceira da família e investe no desenvolvimento do Jovem Rural. A partir desse compromisso, iniciamos o segundo ano do Programa Supernova, com a expectativa de impulsionar futuros sucessores, contando com a força da Cooperativa, para obterem êxito e realização no campo," destaca a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista, Patricia De Fatima Mota Rosin.

Ao todo, 152 jovens participaram das reuniões, que trataram de tendências e oportunidades no agro, além da troca de experiências e desafios no setor.

Complexo Hospitalar Unimed mantém-se ‘Acreditado com Excelência’ pela ONA

Complexo Hospitalar Unimed mantém-se ‘Acreditado com Excelência’ pela ONA

O Complexo Hospitalar Unimed Caxias do Sul teve renovada a certificação “Acreditado com Excelência” da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A instituição é pioneira no Rio Grande do Sul na obtenção de padrões de qualidade verificados por instituições especializadas em avaliar desde o princípio de segurança em todos os processos até a cultura organizacional de melhoria contínua.

Desde 2007, o serviço com a marca Unimed é acreditado pela ONA, sendo, desde 2009, com excelência, a nota máxima, junto com as instituições de maior qualidade do país. As auditorias, realizadas pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), ocorreram nos dias 2 e 3 de maio.

À exceção da Unidade Materno-Infantil, todos os processos/setores do Complexo Hospitalar Unimed, incluindo Diretoria, alta gestão e comissões, foram analisados. “O título tem validade por três anos, mas ocorre acompanhamento anual, com visitas de manutenção”, explica a consultora de gestão do Sistemas de Gestão, Cristina Cecatto.


A ONA é responsável pela principal metodologia de acreditação no Brasil, aprimorando a gestão, a qualidade e a segurança da assistência nas instituições acreditadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed

Ocergs coordena reunião com cooperativas agroindustriais do RS e Secretaria da Fazenda do RS

Ocergs coordena reunião com cooperativas agroindustriais do RS e Secretaria da Fazenda do RS

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, e o superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann, participaram nessa terça-feira (10/05), na sede da Sicredi Região dos Vales, em Encantado, de uma reunião com a Secretaria de Estado da Fazenda, integrada pelo secretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, subsecretário adjunto da Receita Estadual, Eduardo Jaeger e equipe, dirigentes e representantes das cooperativas Dália Alimentos, Languiru, CCGL, Cotripal, Santa Clara, Ouro do Sul e FecoAgro/RS. A pauta do encontro tratou dos custos tributários que impactam as cadeias de proteína animal das agroindústrias cooperativas e de seus produtos industrializados.

Segundo a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021, 63 cooperativas possuem planta agroindustrial, onde processam a matéria-prima e agregam valor em mais de 131 produtos diferentes. O tema vem sendo discutido no âmbito cooperativista e o Sistema Ocergs, em conjunto com as cooperativas agropecuárias, tem buscado diálogo com o Poder Público em busca de ajustes na tributação de ICMS de alguns produtos industrializados.

A Secretaria de Estado da Fazenda se mostrou sensibilizada com a questão do impacto da carga tributária que afeta as agroindústrias cooperativas e ficou de estudar o tema internamente.

Diferença na sociedade

Durante o encontro, o presidente executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, na qualidade de anfitrião da reunião, apresentou a Cooperativa, e ações e indicadores que evidenciam o desenvolvimento econômico e social que a Dália Alimentos propicia à região e aos seus cooperados e empregados.

CapacitaCoop lança três novos cursos

A plataforma de aprendizagem desenvolvida pelo Sistema OCB, a CapacitaCoop, lançou nesta semana três novos cursos em EAD para aprimorar ainda mais os conhecimentos dos cooperados e cooperativas. O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou que os cursos agregam valor ao quinto princípio do cooperativismo que é a formação e educação de seus cooperados. 

“O sucesso desta plataforma que teve início durante a pandemia da Covid-19 está consolidado. São mais de 25 mil alunos bebendo de uma fonte de conhecimento que oferece conteúdos efetivos e contempla as mais diversas áreas temáticas. Tudo isso para melhorar o desempenho e os resultados das cooperativas”, declarou. 

As especificidades do Fundo Garantidor do Crédito Cooperativo (FGCoop) é um dos cursos voltado para cooperados, dirigentes, empregados de cooperativas e sociedade em geral. Com três horas de carga horária, com ele, o aluno vai reconhecer a importância de um fundo de depósito para a solidez, confiança e crescimento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). São seis módulos que detalham desde a estrutura organizacional do fundo; áreas operacionais; cobertura de depósitos; cooperativas associadas; até procedimentos aplicáveis ao FGCoop. 

Com carga horária de sete horas, o curso de Encerramento de Balanços aplicados às Sociedades Cooperativas busca capacitar contadores que atuam nas cooperativas ou que buscam novos conhecimentos sobre as especificidades desse modelo de negócios. A atividade é considerada essencial, uma vez que mantém as finanças das coops controladas e estrutura as demonstrações e os balanços contábeis. O curso também é dividido em módulos que abordam os princípios contábeis brasileiros e as cooperativas; as normas de convergência internacional; a legislação especial das sociedades cooperativas; as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) com impacto nas cooperativas; a formas de mensuração e evidenciação; as demonstrações contábeis obrigatórias para as sociedades cooperativas; e o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) voltado para escrituração contábil digital e fiscal. 

Já o aprendizado de como criar uma rede de relacionamento profissional para potencializar a carreira está disponível no curso de Networking. Dividido em 20 capítulos, conta ainda com mais de duas horas de leitura complementar, cinco ferramentas extras e certificado digital. Durante a trajetória, o aluno vai aprender a importância da criação de uma rede profissional no novo contexto social e tecnológico, a desenvolver sua marca pessoal e a praticar a escuta empática, além das técnicas para estabelecer relações genuínas e recíprocas. 

Os três cursos são autoinstrucionais e não necessitam de acompanhamento de tutor, permitindo ao aluno que gerar sua própria rotina de estudo de acordo com seu tempo e disponibilidade.  As aulas também podem ser acompanhadas pelo computador, smartphone ou tablet. Além disso, todos os cursos possuem certificado de participação, que pode ser emitido diretamente na plataforma ao final de todas as etapas de aprendizagem.  

Acesse a plataforma e inscreva-se nas capacitações: www.capacita.coop.br/sescoop 

Sicredi UniEstados inaugura usina solar fotovoltaica

Sicredi UniEstados inaugura usina solar fotovoltaica

A Sicredi UniEstados, comprometida em construir uma sociedade mais próspera, investiu em uma usina solar fotovoltaica própria, com potência para gerar mais de um milhão e duzentos mil kilowatts hora por ano, tornando a Cooperativa autossuficiente na geração da energia para abastecer seus 28 postos de atendimento no Rio Grande do Sul, bem como sua Sede Administrativa.

A inauguração aconteceu no dia 28 de abril, junto ao complexo de geração fotovoltaica, localizado no interior do município de Severiano de Almeida, em um terreno que se destaca pela excelente posição solar. O investimento foi de cerca de R$ 4 milhões.

A solenidade contou com a presença do presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani; vice-prefeito de Severiano de Almeida, Jair Kammler; vice-presidente da Sicredi UniEstados, Luís Carlos Caramori; diretor de Operações, Jaime Célio Testolin; presidente da Câmara de Vereadores, Celito Bolzan; secretários municipais; conselheiros de Administração e Fiscais; Gerente da agência Sicredi em Severiano de Almeida, Cassiano Nonnenmacher; Gerente de Operações Administrativas da Sicredi UniEstados, Elis Regina Busatta Mignoni; delegados de núcleos; e colaboradores do Sicredi. Também estiveram presentes os sócios proprietários da empresa Mil Engenharia, Michel Rocha e Oberdan Savaris, e os representantes da Creral, Diego Antonio Chiesties e Umberto Francisco Toazza.

Sustentabilidade

O Diretor de Operações da Sicredi UniEstados, Jaime Testolin, falou que a usina é uma obra muito importante, afinal um dos princípios do cooperativismo também é olhar para a sustentabilidade. “O Sicredi aderiu e está comprometido com o Pacto Global proposto pela ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e acredita que a sustentabilidade é a gestão do negócio com foco na ampliação do impacto positivo econômico, social e ambiental”, ressalta. Além de possuir linha de crédito para energia solar, e de ter concedido mais de R$ 36 milhões aos associados nessa modalidade, o Sicredi também está fazendo sua parte para reduzir os impactos adversos e gerar valor para os associados e a comunidade na qual está inserido.

“A usina vai gerar energia limpa e renovável para as agências e para a sede administrativa, reduzindo nossos custos com energia elétrica”, afirmou. Jaime agradeceu à Creral pela parceria, à Mil Engenharia, que executou a obra, aos colaboradores da Sicredi UniEstados e ao vice-prefeito pelo apoio que a prefeitura deu ao empreendimento. “Estamos muito felizes por termos escolhido Severiano de Almeida”, finalizou.

O vice-prefeito de Severiano de Almeida, Jair Kammler, agradeceu ao Sicredi por ter escolhido o município para sediar a usina e pela parceria. Parabenizou a Cooperativa pelo investimento e afirmou que o empreendimento engrandece o município.

O presidente da Sicredi UniEstados, Adelar José Parmeggiani, afirmou que o momento não era somente de alegria, mas também de muito orgulho. Afirmou que esta iniciativa reforça o compromisso do Sicredi com a comunidade e com o meio ambiente. “Este projeto mostra que colocamos cada vez mais os objetivos econômicos, sociais e ambientais em equilíbrio, promovendo a prosperidade para os nossos associados, para a comunidade e para o nosso planeta, por meio do respeito ao meio ambiente”. Segundo ele, se queremos um mundo melhor, todos têm que fazer a sua parte. “Além de proporcionar retorno financeiro, a usina é uma tendência de sustentabilidade e de inovação, ao utilizar um recurso natural como fonte de energia”, ressaltou o presidente.

Investimento

A usina é composta por 1.860 módulos fotovoltaicos e uma potência instalada de 753,3 kWp, mas já preparada aumentar sua capacidade em 30%.

O valor total do investimento foi de mais de R$ 4 milhões e a previsão é que a Sicredi UniEstados tenha o retorno deste investimento em um período de quatro anos.

Fonte: Sicredi UniEstados

Relatório de Sustentabilidade 2021 do Sicredi reforça suas práticas de gestão ESG

Relatório de Sustentabilidade 2021 do Sicredi reforça suas práticas de gestão ESG

O Sicredi lançou seu Relatório de Sustentabilidade 2021, que apresenta as principais ações e resultados obtidos ao longo do ano com base nos aspectos de ESG (ambientais, sociais e de governança, na sigla em inglês). As iniciativas reforçam a política de sustentabilidade da instituição e seu compromisso com o Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em sinergia com o propósito de construir, juntamente com mais de 100 cooperativas, uma sociedade mais próspera.

“O nosso Relatório de Sustentabilidade 2021 evidencia a atuação em prol da agenda ESG e traz um senso de continuidade em mostrar como o modelo de negócio das cooperativas se configura como um impulsionador para o desenvolvimento das comunidades, por meio de iniciativas que facilitam a inclusão das pessoas e auxiliam na recuperação da economia local”, afirma o presidente do Conselho de Administração da SicrediPar, Fernando Dall’Agnese.

Desenvolvimento Local

Entre os destaques da publicação estão os impactos positivos que a instituição gera nas comunidades em que atua. Fiel ao modelo de negócio cooperativo, o Sicredi promove o desenvolvimento local por meio do ciclo virtuoso, no qual os recursos captados permanecem na região de abrangência das cooperativas e são direcionados para operações de crédito de associados da mesma região. Em 2021, foram gastos R$ 850,7 milhões com fornecedores locais, o que representa 13,8% dos gastos totais com fornecedores no ano - incentivo direto à economia local. Em projetos de desenvolvimento local que estão ligados ao crédito, o Sicredi apoiou 28.077 micros e pequenas empresas por meio do Programa Nacional de Apoio a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).

No ano, o Sicredi ainda realizou um investimento social de R$ 158,8 milhões por meio do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (FATES), doações, lei de incentivo e Fundo Social. Este último contou com R$ 30,7 milhões investidos em 3.287 projetos sociais de interesse coletivo em educação, cultura, esporte, saúde, segurança, meio ambiente e inclusão social, promovendo o desenvolvimento das regiões nas quais o Sicredi está inserido.

Economia Verde

O Sicredi destinou, em 2021, R$ 24,6 bilhões em crédito voltado à economia verde que tem como foco os impactos positivos para a sociedade e ao meio ambiente, trazendo melhoria de bem-estar a todos e reduzindo os impactos ambientais. Um dos destaques foi o financiamento para energia solar, com a concessão de R$ 3,3 bilhões de crédito. O total representa um avanço de mais de 90% em relação a 2020 e reforça a presença do Sicredi como importante agente no fomento de projetos de energia renovável e limpa.

Além disso, para atender à crescente demanda por crédito destinado à instalação de sistemas de energia fotovoltaica (energia solar), o Sicredi firmou em 2021 um acordo de parceria com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, para a captação de US$ 120 milhões para o estímulo de projetos de energia solar em todo o Brasil.

O relatório também reforça o lançamento do Fundo de Investimento ESG Sicredifocado em empresas alinhadas à estratégia de sustentabilidade e que geram impacto positivo na sociedade, assim como na agregação de renda aos associados. O fundo já possui patrimônio líquido de mais de R$ 1,9 milhão, segundo a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima).

O apoio à economia verde contribui para os resultados positivos do Sicredi no balanço anual de 2021, que atingiu uma carteira de crédito de R$ 133 bilhões, sendo R$ 86 bilhões em crédito comercial e R$ 47 bilhões em crédito rural e direcionados.

Emissões de GEE

Em 2021, as cooperativas do Sicredi evitaram a emissão de 580 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente) por meio da autogeração de energia solar. A instituição também neutralizou 100% das suas emissões de gases de efeito estufa com o apoio a cinco projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os resultados são o retrato da evolução anual da gestão de Ecoeficiência do Sicredi, com a elaboração do Inventário de Emissões de GEE Sistêmico, que contabiliza emissões representativas de todas as cooperativas, calculado conforme a metodologia do GHG Protocol (Protocolo de Gases de Efeito Estufa) e que foi reconhecido com o Selo Ouro, maior nível de qualificação para inventários de emissões corporativos, em 2020.

Organizacional

Junto à estratégia de sustentabilidade, baseada em ampliar o impacto positivo de forma equilibrada aos pilares: Econômico, Social e Ambiental; em 2021, o Sicredi incorporou o conceito de Governança para assegurar ainda mais o seu desenvolvimento equilibrado com o modelo de negócio cooperativo. As estratégias dinamizam os conceitos de gestão ESG com o objetivo de impactar positivamente os públicos interno, externo e comunidades locais. Para isso, foram criados Comitês de Sustentabilidade nos três níveis da instituição: nacional, regional e local, reforçando assim a cultura organizacional de sustentabilidade.

Hoje, 43,5% das cooperativas do Sicredi já possuem comitês de sustentabilidade e mais de 10 mil colaboradores foram treinados sobre o tema, visando o protagonismo de cada um no desenvolvimento sustentável da instituição. Os comitês assessoram os conselhos de administração das entidades, oferecendo um ambiente de discussão, recomendação de priorizações e acompanhamento de seu desempenho em sustentabilidade.

A educação é um foco estratégico do Sicredi, e por isso em 2021 manteve o desenvolvimento de programas voltados à temática. A Fundação Sicredi, em parceria com as Centrais, desenvolveu 24 turmas de formação para assessores pedagógicos no programa A União Faz a Vida, que com 26 anos de existência já impactou mais de 3,7 milhões de crianças e adolescentes, teve 180 mil educadores envolvidos e mais de 2.600 escolas participantes em 520 municípios de 11 estados brasileiros. Já o Programa Cooperativas Escolares, que visa ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, por meio de atividades sociais e culturais, teve como resultado em 2021 o incentivo a 152 Cooperativas Escolares em 82 municípios, impactando 4,1 mil alunos.

“Vamos seguir fomentando a cultura ESG entre nossos públicos. Levando nossos produtos e serviços até as comunidades mais distantes, com objetivo de construir uma sociedade mais próspera e inclusiva. Sempre reforçando nosso modelo de atuação cooperativa e o compromisso do Sicredi em apoiar o desenvolvimento social e transformar a vida das pessoas”, conclui o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares.

O Relatório de Sustentabilidade 2021 do Sicredi teve como base as normas da GRI (Global Reporting Initiative) para reportar todo o desempenho em sustentabilidade realizado pela instituição. O documento de 2020 ficou com a segunda colocação no ranking Abrasca, que premia os melhores Relatórios de Sustentabilidade produzidos no Brasil.

Para conhecer o relatório na íntegra, acesse o link

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi

Coprel apresenta obras da PCH Tio Hugo e anuncia nova subestação de energia com mais de R$ 119 milhões investidos na região

Coprel apresenta obras da PCH Tio Hugo e anuncia nova subestação de energia com mais de R$ 119 milhões investidos na região

A primeira visita técnica do grupo de conselheiros de Administração e Fiscal da Coprel às obras da PCH Tio Hugo impressionou a todos com a organização, planejamento e eficiência dos trabalhos. No dia 28 de abril, juntamente com a direção da Cooperativa, equipe de engenheiros, técnicos e lideranças regionais, os conselheiros tiveram acesso ao parque de obras da usina em que a Coprel está investindo mais de R$ 81 milhões. A usina está situada no Rio Jacuí, entre os municípios de Tio Hugo/RS e Ibirapuitã/RS.

Grande parte dos conselheiros que visitaram a obra também acompanharam a evolução do projeto e participaram da aprovação do investimento. A Pequena Central Hidrelétrica (PCH Tio Hugo) terá uma potência instalada de 10,1 megawatts (o triplo da potência da primeira PCH construída pela Coprel no mesmo rio, a PCH Cotovelo do Jacuí, em Victor Graeff/RS).

Geração de empregos e retorno de impostos

As obras da usina iniciaram no mês de agosto de 2021 e o cronograma de execução está 36% concluído, com previsão de término para abril de 2023. Os benefícios para a região já são percebidos desde o começo da construção com a geração de 120 empregos. Além disso, a obra contribui com o retorno de impostos para o município de Tio Hugo, e com a aquisição de serviços e produtos diretamente no comércio regional.

Os benefícios para o comércio local e regional vão desde oficinas mecânicas, restaurantes, locações de imóveis e geração de empregos. Uma obra desta grandeza, acaba gerando benefícios para a sociedade e temos muito a agradecer à colaboração da comunidade moradora no entorno da obra”, salienta o facilitador da Coprel Geração, Marcos Eidt.

Mais investimentos

Durante a atividade de apresentação das obras de construção da PCH Tio Hugo, o presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, anunciou mais um importante investimento: o início da construção da subestação Tio Hugo, que irá beneficiar mais de 6.400 famílias com um investimento superior a R$ 38 milhões, melhorando a qualidade da energia para os todos os municípios da região.

Ver os projetos que planejamos em conjunto, com a diretoria, conselheiros(as) e equipe da Coprel sendo executados é muito gratificante. Um empreendimento que muda a realidade de uma região e que vai melhor a nossa capacidade de geração, demonstra o quanto temos a responsabilidade com nossos cooperantes. Estamos pensando agora na energia necessária para o desenvolvimento das áreas urbanas e rurais”, reforça Stefanello.

Preservação ambiental

A preservação ambiental também se destaca na construção da usina: com 84 hectares de reservatório, serão disponibilizados em seu entorno mais de 161 hectares de áreas de preservação permanente (APPs). Será feito o plantio de 15 mil mudas de árvores nativas e 11.666 mudas de araucárias.

Os conselheiros presentes ressaltaram a importância de poder acompanhar a obra e saber que os túneis em que passaram por ocasião da visita técnica estarão cheios d’água, gerando energia de forma limpa e sustentável.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coprel

Sescoop e CNPq lançam chamada pública de fomento exclusiva para pesquisas científicas sobre cooperativismo

Sescoop e CNPq lançam chamada pública de fomento exclusiva para pesquisas científicas sobre cooperativismo

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicaram no dia 28 de abril chamada pública de fomento financeiro para projetos de pesquisa acerca do cooperativismo brasileiro. O edital oferece até R$ 4 milhões para fomento de projetos nas áreas de Competitividade e Inovação; Impactos econômicos, sociais e ambientais; Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista; e Cenário jurídico do cooperativismo.  

Segundo o edital, podem participar pesquisadores de todo o país ligados a universidades (públicas ou privadas) e outros institutos de ciência, pesquisa e inovação cadastrados no Diretório de Instituições do CNPq. 

Os contemplados poderão custear bolsas de fomento, passagens, hospedagens e deslocamentos para visitar cooperativas, participação em congressos e até mesmo custear equipamentos e materiais para executar o projeto. “Outro diferencial, se comparado a outras chamadas de pesquisa, é o fomento exclusivo para o cooperativismo, o que garante que o apoio chegará até os pesquisadores que tenham as nossas cooperativas como objeto de investigação”, explica a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano.  

Prazos

A data limite para submissão de propostas se encerra em 17 de junho. A divulgação do resultado preliminar, no Diário Oficial da União, está prevista para 1º de agosto. O prazo para recursos encerra em 10 de agosto e a decisão final será divulgada no dia 29 de agosto. 

Histórico

A parceria Sescoop e CNPq teve início em 2017, quando foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica e Financeira para a operacionalização de chamadas públicas, no qual o Sescoop financia projetos de pesquisa científica. O primeiro edital, em 2018, recebeu 374 inscrições. Foram contemplados 41 projetos, de 14 estados diferentes, com recursos que somaram R$ 2,8 milhões repassados às universidades e institutos de pesquisa. 

Os interessados em participar da Chamada podem conferir todos os detalhes do edital no link: https://in.coop.br/cnpq.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB 

Unicred Integração anuncia lançamento de usinas para captação de energia solar

Unicred Integração anuncia lançamento de usinas para captação de energia solar

De olho em um mundo mais próspero e sustentável, a Unicred Integração lança o projeto Energia Solar, com a construção de duas usinas fotovoltaicas voltadas para a captação de energia exclusiva para uso em suas Unidades de Negócios. Foram duas plantas inauguradas pela instituição financeira no Rio Grande do Sul, sendo uma em Rio Grande, e outra na Rota do Sol, há 45 minutos da sede em Caxias do Sul.

Conforme o presidente da Unicred Integração, Antônio César de Oliveira Cé, o projeto de geração de energia fotovoltaica vem sendo desenvolvido já há algum tempo. “Quando se fala em sustentabilidade, precisamos pensar em perenidade, continuidade e superação. A Integração é a primeira cooperativa da Unicred a ser 100% sustentável em energia e essa conquista se reflete também na qualidade do trabalho realizado pelos nossos colaboradores”, explica.

Cé comenta como foram definidos os locais para instalação das usinas. “Os locais escolhidos foram analisados levando em conta diversos fatores, como os custos de aquisição, visibilidade, segurança e, claro, exposição solar”, conclui.

“O ponto principal deste grandioso projeto das usinas solares é colocar em prática o foco em sustentabilidade. Todo projeto de sustentabilidade precisa ter viabilidade. Hoje, as nossas unidades que já são abastecidas com a energia gerada pelas usinas, tem obtido uma economia bastante representativa”, explica o diretor de Administração e Operações, Adalberto Veiga.

Sendo autossustentável em energia, a Cooperativa estima que o investimento vai gerar uma economia de cerca de R$ 5 milhões a longo prazo, que serão destinados à prosperidade dos seus cooperados.

"Falar em sustentabilidade é falar em cooperativismo. A Unicred Integração, por meio de sua linha de crédito sustentável, já disponibilizou para seus cooperados financiamentos em energia solar que somam em torno de R$ 19 milhões. Devido aos incentivos fiscais atrativos, o ano de 2022 se mostra como um ótimo momento para a realização de investimento nesta área de geração de energias renováveis”, destaca o diretor de Desenvolvimento e Negócios, Vanderlei Fiametti.

Este é, hoje, o maior projeto de sustentabilidade da Cooperativa, e a mensagem que Cooperativa traz é: "Ser sustentável é ser inteligente, e ter o compromisso com um futuro próspero para nossas gerações e as próximas que estão por vir".

O vídeo de lançamento das usinas pode ser conferido no canal do Youtube da Cooperativa.

Unicred Integração disponibiliza linha de crédito especial para os cooperados

Para interessados em investir em energia solar, seja alguém que já é cooperado ou pretende ingressar no sistema Unicred, a Cooperativa disponibiliza a contratação de uma linha atrativa de Crédito Sustentável.

Com ele, o cooperado viabiliza colocar em prática projetos que contribuem para a preservação do planeta, além de economizar valores consideráveis nas contas de luz de sua residência e empresa.

Unicred Integração

A Unicred Integração ganhou essa denominação em 1º de abril de 2013, a partir da unificação de três forças cooperativas regionais gaúchas: Unicred Nordeste (sede em Caxias do Sul), Unicred Litoral Sul (sede em Rio Grande) e Unicred Pelotas. Atualmente com mais de 12 mil cooperados, proporciona suporte financeiro por meio de créditos, aplicações financeiras e prestação de serviços da forma mais simples e benéfica. Organizada em bases democráticas, busca atender às necessidades dos cooperados, que também são donos da instituição financeira. Nos últimos dois anos, a Unicred Integração ampliou sua área de atuação e agora conta com unidades em Fortaleza (Ceará), Natal (Rio Grande do Norte) e Teresina (Piauí).

Fonte: Assessoria de Imprensa da Unicred Integração

Crédito da foto: Marketing/Unicred Integração

Languiru laureada entre cooperativas brasileiras de aves e suínos

Languiru laureada entre cooperativas brasileiras de aves e suínos

A Languiru foi o grande destaque do RS no Prêmio “Quem é Quem – Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos”, ao conquistar o 1º lugar em Gestão Social, valorizando iniciativas que beneficiam associados, empregados e comunidade; e em Varejo – Marketing em Ação, com o case do Espaço Gourmet no Supermercado Languiru do Shopping Lajeado. A Cooperativa ainda foi finalista na categoria Varejo – Inovação em Consumo, com as pizzas de fermentação natural “Sabores da Casa”.

A entrega da premiação ocorreu na AveSui América Latina 2022, realizada de 26 a 28 de abril em Medianeira, no Paraná.

“Valorizamos o ser humano, transformando a vida de milhares de pessoas, levando tecnologia para o campo, gerando empregos e renda, trazendo inovação e qualidade em produtos que agregam valor à matéria-prima. Os prêmios enaltecem o trabalho de inclusão social e produtiva”, destaca o presidente da Languiru, Dirceu Bayer.

Em 2019 a Languiru também venceu na categoria Responsabilidade Social do “Quem é Quem” com o case “Fortalecimento das Práticas de Gestão através da Governança”.

“Quem é Quem”

A 6ª edição do prêmio contou com 11 categorias (Gestão Econômica Financeira, Gestão Social, Gestão Ambiental, Melhores Práticas ESG, Assistência Técnica – Avicultura e Suinocultura, Gestor Operacional, Melhor Cooperado – Aves e Suínos, Liderança Feminina, Inovação, Varejo – Marketing em Ação e Inovação em Consumo, e Bem-estar Animal). É uma iniciativa das revistas Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial, publicações da Gessulli Agribusiness, tendo como entidade patronal a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Iniciativas sociais

A premiação na categoria Gestão Social valorizou projetos e seus impactos socioeconômicos para associados, empregados e comunidade. Destaque para “Na Cozinha com a Languiru”, curso de inclusão digital para associados, atividades do Grupo Vocal e da Orquestra Jovem, custeio de projetos esportivos, Programa de Inclusão Social e Produtiva no Campo, Gincana de Integração, Natal Solidário, atuação do Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas e programas de benefícios aos associados.

Espaço Gourmet

A categoria Varejo – Marketing em Ação avaliou iniciativas relacionadas a produtos, marca e relacionamento com o consumidor. Nesse quesito o Espaço Gourmet no Supermercado Languiru do Shopping Lajeado proporcionou visibilidade e negócios à Cooperativa, local inovador onde clientes têm a opção de consumir bebidas e cortes nobres preparados na parrilla, além de pizzas assadas na hora.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru

Crédito da foto: Leandro Augusto Hamester

Comitê garante atualização da Languiru diante de inovações e novas tecnologias

Comitê garante atualização da Languiru diante de inovações e novas tecnologias

A tecnologia não é mais restrita a setores específicos, permeia todas as áreas da vida e, no agro, não é diferente. Inovações surgem para otimizar a produção, trazer mais rendimento e facilitar a vida do produtor. Pesquisa e inovação também são fatores fundamentais dentro da indústria.

Pensando nisso, a Languiru criou o Comitê de Inovação e Tecnologia. Conforme o gerente da área e coordenador do grupo, Cristiano Sieben, o objetivo é assessorar o Conselho de Administração na análise de iniciativas relacionadas à pesquisa, tendências tecnológicas e inovações, bem como as políticas, estratégias e ações que se relacionem à pesquisa e inovação na Cooperativa. Além disso, visa avaliar cenários, tendências comerciais e tecnológicas e seus desdobramentos sobre os negócios da Languiru. Por fim, monitora a performance de indicadores e ações estratégicas. “Em especial os relacionados a iniciativas de inovação e tecnologia”, salienta.

O Comitê surgiu a partir da representação da Languiru no Programa de Formação de Agentes de Inovação. A capacitação foi disponibilizada às cooperativas do agro que atuam no Estado e estão vinculadas à Fecoagro/RS.

Desenvolvimento de produtos novos

Atualmente, o Comitê também faz a gestão em relação ao desenvolvimento de produtos novos para alimentação humana, propostos pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Cooperativa junto ao Tecnovates. “Estamos em tratativas com o Centro Tecnológico para ampliar a parceria, tendo em vista a necessidade de atender ações relacionadas a inovações e tecnologias que estão sendo formalizadas em todos os setores da Languiru”, conta Sieben.

O grupo também tem realizado roteiro de reuniões mensais com líderes de diferentes setores da Cooperativa, com intuito de disseminar a cultura da inovação e incentivar a participação de todos os associados e empregados para registro de suas ideias.

O Comitê é composto por oito membros que envolvem setores de trabalho com associados; indústrias; compras e varejo; Agrocenter; marketing e recursos humanos; comercial e logística; tecnologia da informação; e engenharia agronômica.

Numa segunda etapa, os encontros dos integrantes do Comitê deverão debater temas relacionados a tendências tecnológicas e novos modelos de negócios, projetos ou iniciativas de inovação que possam beneficiar a Languiru na relação com associados, empregados, clientes e comunidade. O grupo ainda revisa e avalia plano de ação das atividades coordenadas pelos membros do Comitê, além de ser um espaço para abordar novos assuntos relacionados à inovação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru

Crédito da foto: Paloma Griesang

Sistema Ocergs divulga Relatório de Gestão

Sistema Ocergs divulga Relatório de Gestão

O Sistema Ocergs divulgou nessa segunda-feira (25/4) o seu Relatório de Gestão, que apresenta a Prestação de Contas 2021 e o Plano de Trabalho 2022. A publicação está disponível no formato digital e pode ser acessada aqui!

"Ótimos indicadores foram apresentados em todos os ramos, confirmando a posição de destaque do cooperativismo no Estado. Tivemos um faturamento recorde das cooperativas gaúchas, ultrapassando a ordem de R$ 70 bilhões, e o número de associados passou para mais de 3,1 milhões em 2021, o que
reforça a confiança da sociedade no sistema cooperativista", destaca o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

A presidência da Ocergs, com apoio das superintendências e dos colaboradores do Sistema, protagonizou 459 reuniões e eventos presenciais e online. Dentre os objetivos finalísticos, a entidade atuou no apoio às cooperativas para a sua inserção em mercados, contribuiu para o aperfeiçoamento do marco regulatório do cooperativismo, fomentou a implementação de políticas públicas favoráveis ao setor e fortaleceu a representação política e institucional do cooperativismo nos Três Poderes.

Resultados e desempenho

Entre os objetivos estratégicos estabelecidos pelo Sescoop/RS, a profissionalização das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano alcançou 46.660 beneficiários, com um investimento total de R$ 22.734.585 em projetos de Formação Profissional.

O Sescoop/RS também contribuiu para a formação profissional de empregados e associados de cooperativas de diversos ramos, concedendo bolsas de estudos para cursos de graduação e pós-graduação. Com R$ 5.891.706 aplicados, as bolsas de estudos alcançaram 1.925 beneficiários.

Os programas de Promoção Social abrangeram 25.041 beneficiários através dos projetos centralizados, alinhados com o objetivo estratégico da cultura da cooperação.

No Eixo Governança e Gestão, a área de Monitoramento do Sescoop/RS realizou 125 novas adesões ao PDGC com diagnóstico finalizado, reforçando o engajamento das cooperativas na promoção de boas práticas de gestão e de governança.

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop realizou 673 módulos de capacitações, treinamentos, palestras, webinars e aulas de pós-graduação, com 2.786 beneficiários inscritos nas atividades educacionais de curta duração.

O relatório traz ainda as demonstrações contábeis da Ocergs e do Sescoop/RS, relatórios dos auditores independentes, pareceres do Conselho Fiscal da Ocergs e do Conselho Fiscal do Sescoop/RS referente ao exercício de 2021, além dos Planos de Trabalho 2022 da Ocergs e do Sescoop/RS.

História do cooperativismo baiano é contada em livro

História do cooperativismo baiano é contada em livro

O cooperativismo é um modelo de negócio constituído por pessoas com objetivos comuns, que ganhou o mundo ao decorrer da história.  Aqui na Bahia, parte dessa trajetória é contada no livro “Cooperativismo na Bahia: um olhar histórico”, fruto da pesquisa realizada por meio do convênio entre o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA e a Universidade Federal da Bahia – UFBA.

A publicação foi lançada no dia 11/4, através de uma live, transmitida na página do Instagram do Sistema Oceb. O presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio, na ocasião, conversou com um dos autores do livro, o pesquisador e professor da Escola de Administração da UFBA, Genauto França Filho.

Durante a live, que está disponível no Instagram do Sistema Oceb, Tecchio falou sobre a importância da publicação para o cooperativismo no estado e sobre suas impressões. “Eu fiquei muito surpreso quando li o livro. Quem gosta de cooperativismo precisa ler, pois traz novidades. É uma base para os acadêmicos explorarem e começarem pesquisar a temática. Espero que possamos estimular outros olhares, outras pesquisas, e ampliar o estudo.”

A pesquisa, que foi transformada em um livro pelos professores da UFBA, Genauto Filho, doutor em Sociologia e Ariádne Scalfone, doutora em Administração, e pelo mestre em Administração, Ricardo Caribé, teve como objetivo reunir e sistematizar informações sobre empreendimentos cooperativos no estado da Bahia. A publicação apresenta como resultado dados sobre a história desse modelo de negócio em nosso estado, quais foram suas contribuições e desafios, seus avanços e limites, assim como sua potencialidade para o desenvolvimento em tempos atuais.  A pesquisa também foi tema de uma das edições do Programa Papo com Presidente, que pode ser acessado no canal do YouTube do Sistema Oceb, ou clicando aqui.

O coordenador da pesquisa, Genauto Filho, explicou que houve a “preocupação de primeiro fazer um levantamento sobre cooperativas na Bahia, com uma perspectiva histórica. A gente costuma dizer que a pesquisa tem um caráter exploratório, como se fosse um primeiro olhar sobre essa realidade. Já que é uma temática, do ponto de vista de pesquisa, ainda invisibilizada. Estava nos faltando um olhar sobre esse fenômeno muito mais amplo na Bahia”, contou.

O professor ainda explicou como a pesquisa apresentou um cooperativismo no estado tão diverso e cheio de particularidades, aspecto que o impressiona. “Existe uma diversidade neste fenômeno [cooperativismo] que impressiona, e que permite falar apenas dele no plural. Precisamos falar de “cooperativismos na Bahia”, que se reflete na diversidade, na geografia do nosso estado, porque a gente tem um cooperativismo na região Oeste que é muito diferente da região Sul. Realidades que são muito contrastantes, no sentido de dinâmica das cooperativas, e também no sentido de perfil de cada uma”, afirma.

O Sistema Oceb acredita que a pesquisa sobre o negócio cooperativo ganha ainda mais força quando compartilhada, por isso, disponibiliza o livro “Cooperativismo na Bahia: um olhar histórico” em seu site, para que as nossas histórias possam chegar cada vez mais longe. Clique aqui, acesse o livro e faça o download gratuitamente. 

Fonte: Ascom Sistema Oceb