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CoopTalks Perspectivas: o evento que te convida a impulsionar a mudança

CoopTalks Perspectivas: o evento que te convida a impulsionar a mudança

Sendo um marco pela luta por equidade de gênero, o Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU em 1975 e até hoje segue representando muito mais do que apenas uma data comemorativa.

Essa importante data é celebrada desde o início do século 20, quando diversos protestos de mulheres ecoaram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos.

Atualmente, esse dia nos faz um convite à reflexão enquanto sociedade e, mesmo com muitos debates e questionamentos pela frente, os espaços já conquistados por elas, tão legítimos, merecem todo holofote.

Partindo dessa causa, a MundoCoop abre o calendário de eventos de 2022 promovendo a segunda edição do evento CoopTalks Perspectivas, no dia 08 de março. Devido ao sucesso anterior, que alcançou quase 5 mil pessoas, o evento vem para, mais uma vez, quebrar paradigmas, te fazer pensar e repensar panoramas e ampliar o seu ponto de vista.

Totalmente online, o CoopTalks Perspectivas reunirá mulheres, de dentro e fora do cooperativismo, para debater sobre os principais assuntos do ano, buscando trazer pautas fundamentais para a construção de uma sociedade mais cooperativa e promissora. Pioneiras, ícones de negócios, especialista e, acima de tudo, empreendedoras que estão na vanguarda dessa transformação global pela qual o cooperativismo está passando. Mulheres que, por potencial e experiência, fazem acontecer todos os dias!

Para isso, o evento contará com uma rodada de palestras instigantes para entender as novas dinâmicas do mundo com Gabriela Schwan, CEO da Swan Hotéis; Clara Maffia, Gerente de Relações Institucionais da OCB; Thabata Abreufundadora e Consultora Financeira na FCP Planejamento e Investimentos; e Thammy Marcato, Diretora de Ecossistema e Inovação.

Além disso, as futuristas Paula Abbas e Letícias Setembro irão compor um painel que trará um debate imperdível sobre as tendências da atualidade. E, para fechar com chave de ouro, o painel “Liderança em pauta” reunirá Debora Noordegraf, Suinocultora e Coordenadora da Comissão Mulher Cooperativista da Castrolanda, Camila Luconi, Profissional de cooperativa, professora e coordenadora de curso de cooperativismo, Gleice Moraes, Analista de Sustentabilidade no Instituto Sicoob, e Denise Maidanchen, Diretora de Desenvolvimento e Investimentos da Quanta Previdência, mulheres líderes e atuantes em diversos setores para falar sobre experiências, o movimento cooperativista e, claro, a importância da representatividade para a verdadeira mudança organizacional e social.

Tendências, futuro, economia, cultura, empreendedorismo, inovação, sustentabilidade, transformação digital. Assuntos que precisam ser discutidos hoje para mudar o amanhã. E nós esperamos você para fazer parte dessa mudança!

Seja trazendo o conhecimento para o cooperativismo ou levando o movimento cooperativista para o público de fora, o CoopTalks Perspectivas foi pensado para ser uma grande experiência e impulsionar a transformação em todos os envolvidos!


EVENTO COOPTALKS PERSPECTIVAS 2022

Data: 8 de março

Horário: das 9h às 13h

Confira a programação completa e faça sua inscrição Aqui

Fonte: MundoCoop

Guerra na Ucrânia: Apelo lançado para ajudar cooperativas de crédito no caminho do ataque russo

Guerra na Ucrânia: Apelo lançado para ajudar cooperativas de crédito no caminho do ataque russo

A Fundação Mundial para Cooperativas de Crédito (WFCU) lançou um Fundo de Deslocamento da Cooperativa de Crédito Ucraniana para apoiar as cooperativas de crédito da Ucrânia.

A campanha apoiará funcionários e membros de cooperativas de crédito envolvidos na invasão russa da Ucrânia.

A WFCU é o braço de caridade do Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu), que tem trabalhado em estreita colaboração com as cooperativas de crédito ucranianas nos últimos 30 anos, fornecendo apoio regulatório e de desenvolvimento.

A Woccu também executa o projeto Credit for Agriculture Producers (CAP) na Ucrânia, com o apoio financeiro da USAID. O programa visa fortalecer o mercado ucraniano de cooperativas de crédito e ampliar o acesso ao crédito agrícola. O ápice agora está trabalhando com a USAID e preparando planos de contingência para a CAP para garantir a segurança de seus funcionários, muitos dos quais são cidadãos ucranianos.

"Obrigado ao pessoal da Fundação (Worldwide). Essa é a coisa certa a se fazer, esta é a comunidade global, esse é o poder de uma rede como essa", disse Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO da Woccu, em um evento da Woccu Cooperative Voices em 27 de fevereiro.

Mike Reuter, diretor executivo da WFCU, disse que cooperativas de crédito de todo o mundo têm procurado perguntar como poderiam ajudar seus colegas na Ucrânia.

"Nossa comunidade global de cooperativas de crédito avançou imediatamente com preocupação e apoio para seus pares ucranianos", acrescentou. "Os lucros do Evento de Vozes Cooperativas, bem como as doações fornecidas ao Fundo de Deslocamento, ajudarão as cooperativas de crédito da Ucrânia a curto e longo prazo."

O fundo arrecadou mais de US$ 43.000 (£32.000) para o Fundo de Deslocamento nas primeiras horas. As doações podem ser feitas online ou enviando mensagens de texto CUS4UKRAINE PARA 44-321.

Fonte: Coop News

União entre cooperativas fortalece a marca Cotrijal

União entre cooperativas fortalece a marca Cotrijal

Um dia histórico para o cooperativismo gaúcho. Esse foi o clima da assembleia geral extraordinária, realizada nessa segunda-feira, 28/2, que oficializou a união entre as cooperativas Cotrijal e Coagrisol. O processo de incorporação foi aprovado de forma unânime pelos presentes na reunião e seguiu os trâmites legais e de apresentação para os associados de ambas as cooperativas.

“Foi a melhor decisão que poderíamos ter tomado. Com o passar dos anos veremos o bem que fizemos para o fortalecimento da cadeia produtiva e principalmente para o nosso produtor. É ele quem ganhará com qualidade de processos, serviços, estrutura, pois a soma de nossos esforços fará a diferença”, comentou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

O trabalho de forma conjunta entre as cooperativas iniciou em agosto de 2021, com ações de intercooperação. As equipes alinharam estratégias de atuação no mercado e logo se identificou que a união era o melhor caminho.

A pauta foi debatida entre associados de toda a área de ação das cooperativas, que também manifestaram apoio. “Construímos esse processo de forma conjunta e agora damos um passo importante nesse caminho de progresso e união”, avaliou o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos.

O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, destacou a força do quadro social e a importância do entendimento sobre o processo de incorporação. “Debatemos o assunto em nossas assembleias de núcleo, participamos das assembleias regionais da Coagrisol e alinhamos também os detalhes internamente com nossas equipes internas. Tudo para que essa união acontecesse de forma organizada e visando o bem-estar do nosso produtor”, comentou.

Ato com a força da cooperação

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, marcou presença e ressaltou a importância do ato para o cooperativismo, pela força das duas marcas.

“Que este exemplo sirva de inspiração para todos que acreditam na cooperação. Esta é uma forma genuína de cooperar”, destacou.

Cotrijal com a incorporação

Municípios: 53
Unidades: 82
Capacidade de armazenagem: 1.144.540 toneladas (19.075.666 sacos)
Lojas: 33
Supermercados: 15
Colaboradores: 2.700
Associados: 18.668

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal 

Inauguração de subestação em Forquetinha marca os 66 anos da Certel

Inauguração de subestação em Forquetinha marca os 66 anos da Certel

Para comemorar os seus 66 anos de fundação, a Certel inaugurou, na última sexta-feira, dia 18 de fevereiro, sua quinta subestação rebaixadora, localizada em Vila Storck, no município de Forquetinha. A Cooperativa recebeu lideranças locais, regionais e estaduais, além de delegados cooperativos e conselheiros administrativos, conselheiros fiscais, associados e imprensa. O evento também foi transmitido ao vivo e continua disponível para visualização pelos canais da Certel no Facebook e no Youtube.

Entre as autoridades presentes e que salientaram a contribuição do empreendimento para o desenvolvimento da região, estiveram a presidente da Câmara de Vereadores de Forquetinha, Clarice Groders; o secretário de Educação de Santa Clara do Sul, Edson José Mallmann; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, André Bücker; o presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Colinas, Sandro Ranieri Herrmann; o presidente da Sicredi Integração RS/MG, Adilson Carlos Metz; a presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann; e o chefe de gabinete da Casa Civil, Jonatan Brönstrup.

Compromisso

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, afirma que a subestação tem importância significativa para o desenvolvimento do Vale do Taquari. Logo, a Cooperativa tem se antecipado às demandas de seus associados para estar cada vez mais adequada ao crescimento do consumo de energia elétrica. “Numa região desenvolvida como a nossa, a demanda por energia será cada vez maior, e o nosso compromisso com a sociedade é muito grande. Temos que dar a garantia ao associado que, ao ligar uma chave, tenha a certeza de que a Certel está lhe atendendo de acordo com as normas de qualidade, e ainda com uma tarifa 30% menor que a das concessionárias. A subestação simboliza a inovação tecnológica cada vez mais praticada pela Certel, estando interligada em tempo real com o Centro de Operação do Sistema Elétrico, em Teutônia, sendo monitorada e controlada 24 horas pelos nossos colegas altamente capacitados. Esta comemoração aos 66 anos da Cooperativa traz melhores condições para que nossa região possa crescer e se desenvolver”, menciona.

Hennemann também ressaltou a visão de futuro da Cooperativa. “Precisamos ser proativos, ainda mais quando se fala em energia elétrica, algo que toda sociedade necessita. Devemos tê-la sempre à disposição e com confiança. Mas, fornecer energia não significa apenas ter uma subestação. Temos que ter pessoas, plantões, equipamentos e veículos que levem essa energia de qualidade. É uma prioridade da Certel garantir condições para que suas equipes executem bem esse trabalho. E esta é uma subestação inovadora, com tecnologia muito avançada. Só foi possível construí-la porque acreditamos na força de trabalho dos nossos profissionais e de todos os demais agentes que deram sua cooperação", completa.

Licença de Operação

A presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Marjorie Kauffmann, presenteou a Certel com a entrega da Licença de Operação da subestação. “É um enorme prazer estar novamente aqui, e quero cumprimentar o presidente Erineo e toda equipe. Sempre que fazemos entregas por parte do Governo do Estado é muito gratificante, e costumo dizer que o Rio Grande do Sul passa inteiro pela Fepam, o que é uma grande responsabilidade. Que possamos nos reunir para falar ainda de outros empreendimentos, porque a Certel é um ótimo cliente da Fepam. Parabéns e vida longa a cooperativas como a Certel”, relatou.

Saiba mais

A Subestação de Forquetinha é a quinta subestação rebaixadora da Certel, sendo que as demais localizam-se em Teutônia, São Pedro da Serra, Canudos do Vale e Lajeado. Ela assume uma função muito importante para a qualidade do atendimento da Cooperativa, ao aliviar a demanda energética da Subestação de Lajeado e oferecer melhores condições para o crescimento da microrregião compreendida por municípios como Forquetinha, Santa Clara do Sul, Sério, Marques de Souza, Travesseiro, Capitão, Arroio do Meio, Encantado e parte de Lajeado que, certamente, vão se desenvolver ainda mais, até considerando a duplicação da Rodovia BR-386.

Avaliações

“A Certel é uma das cooperativas pelas quais sentimos tanto orgulho. Quando alguém fala de energia elétrica, podemos dizer com tranquilidade que a nossa é da Certel. Então, é muito bom quando um investimento desta grandeza é feito dentro do nosso município. Temos a grata satisfação de poder fazer parte da história da Certel, pois desde pequena sempre tive a Cooperativa como uma referência”.
Clarice Groders, presidente da Câmara de Vereadores de Forquetinha

“Temos a satisfação em sermos atendidos pela Certel que, quando acontece algum imprevisto, sempre tem feito um maior esforço para atender da melhor forma possível. Além da questão energética, contamos com uma loja no município e com o apoio recebido em prol do Consepro e da Liga de Combate ao Câncer”.
Edson José Mallmann, secretário de Educação de Santa Clara do Sul

“Para se desenvolver, cada cidade precisa de condições, e a energia é básica para que possamos ter na região um crescimento desde a área industrial, agrícola até todas etapas que englobam o meio econômico. Duas situações caracterizam a atuação da Certel, pioneirismo e protagonismo. Então, parabéns a toda equipe, que faz com que isso aconteça como uma grande força do Vale”.
André Bücker, secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado

“Parabenizamos pelos 66 anos, mas, principalmente, pela excelente entrega do produto que vocês distribuem, a energia elétrica, estão todos de parabéns por tudo que fazem. É uma pena que não podemos chegar aqui hoje e anunciar, além deste belo investimento, que a nossa Cooperativa Certel possa atender a toda nossa região com esta excelente prestação de serviços”.
Sandro Ranieri Herrmann, presidente da Amvat e prefeito de Colinas

“Falar da Certel é fácil, porque aqui estamos numa região em que todos a conhecem e valorizam. A comunidade sabe a diferença do seu atendimento, e que bom seria se toda região pudesse ser atendida pela Cooperativa. Com o dinheiro que os associados guardam na Sicredi temos a possibilidade de emprestar para um empreendimento que gera energia e melhora o desenvolvimento”.
Adilson Carlos Metz, presidente da Sicredi Integração RS/MG

“Quando temos cooperativas, percebemos que elas estão ao lado para buscar as soluções das demandas da região. E aqui está a prova concreta disso, esta subestação irá atender inúmeras famílias e propriedades, garantindo aquilo que deveria ser um dos direitos básicos, o acesso à energia elétrica de qualidade. Em nome do governador Eduardo Leite, trago este reconhecimento de gratidão à Certel por tudo que tem feito pelo Estado”.
Jonatan Brönstrup, chefe de gabinete da Casa Civil

Fonte: Assessoria de Comunicação da Certel

Crédito das fotos: Grabriela Santos/Divulgação Certel

Plataforma de aprendizagem do cooperativismo agora tem a Trilha de Gestão “Caminhos para a Excelência”

Plataforma de aprendizagem do cooperativismo agora tem a Trilha de Gestão “Caminhos para a Excelência”

O Sistema OCB lançou, por meio da plataforma Capacitacoop, a Trilha de Gestão “Caminho para a Excelência”. Ela foi desenvolvida com o objetivo de contribuir para a melhoria contínua dos processos de gestão das cooperativas, apresentando conceitos alinhados aos instrumentos de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas e aos eixos de atuação do Sescoop (Identidade; Governança; Gestão e Desempenho).

Essa é uma Trilha bem aprofundada, composta por 10 cursos, onde são compartilhados ferramentas e conhecimentos relevantes para aprimorar os processos de gestão da organização cooperativa.

Os cursos são: Importância da Gestão, Modelo de Negócios, Atendimento às Partes Interessadas, Gestão de Resultados, Cadeia de Valor, Planejamento Estratégico, Gestão de Pessoas, Gestão do Conhecimento e Informação, Avaliação da Gestão, Avaliação da Governança.

Fonte: Sistema Ocepar

Sicoob Central SC/RS obtém selo Great Place To Work

Sicoob Central SC/RS obtém selo Great Place To Work

O Sicoob Central SC/RS conquistou o selo Great Place To Work (Excelente Lugar para Trabalhar), um certificado da empresa de consultoria GPTW, por meio de pesquisa de clima com funcionários.

A informação foi revelada aos integrantes da Central nessa segunda-feira (21/2). Participaram da pesquisa 203 trabalhadores (72% do total) e os resultados demonstram que os profissionais permanecem na cooperativa principalmente “pelas oportunidades de crescer e se desenvolver”, e grande parte tem uma visão de longo prazo.

Para o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, “a pesquisa e o selo vieram confirmar que a cooperativa tem realizado uma gestão eficiente, que garante um ambiente saudável, com vantagens salariais e benefícios que permitem aos funcionários uma estrutura onde possam ter boas perspectivas de crescimento profissional e, ao mesmo tempo, sintam-se motivados e orgulhosos de pertencer a um movimento cooperativo, que coloca a solidariedade como o seu maior princípio, promovendo justiça financeira e prosperidade”. 

Através dessa pesquisa é possível avançar a qualidade do ambiente de trabalho e da cultura organizacional, identificando oportunidades de melhoria e trabalhos relacionados. Os funcionários responderam ao questionário entre 9 e 23 de dezembro de 2021. O selo GPTW tem vigência por um ano, de dezembro de 2021 a dezembro de 2022.

A pesquisa é confidencial, realizada de forma on-line e busca informações sobre o ambiente de trabalho, traçando um diagnóstico do clima organizacional, levando em conta a gestão e as práticas voltadas às pessoas e seu desenvolvimento. Este é o primeiro ano em que o Sicoob Central SC/RS participa e já obtém o reconhecimento, com 84 de pontuação, quando as empresas que conquistam o selo, em sua maioria têm média de 78 a 81 pontos (mínimo é 70).

O Sicoob Central SC/RS mapeou e descreveu em um caderno mais de 45 práticas/projetos que caracterizam a cultura da cooperativa. Esse material foi entregue no dia 21 de janeiro de 2022, para competir, também, aos seguintes rankings do GPTW, que devem ser divulgados no segundo semestre: 30 melhores empresas de Santa Catarina; 35 melhores empresas do Brasil (médias empresas) e quatro melhores cooperativas do Brasil.

O que é

A GPTW foi fundada na década de 80, nos Estado Unidos, e funciona como “uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação”.

É baseada em dois aspectos: confiança e prática. A confiança, com base no que os funcionários dizem sobre a empresa pesquisada, tem um peso de 70% na nota final. O restante é avaliado com as práticas da empresa em relação aos empregados. Nesta parte, são considerados aspectos como oportunidades de crescimento, salários, benefícios e autonomia – entre outros.

Para conquistar o selo é necessário ter bons indicadores em todas essas categorias, além de uma cultura organizacional em constante desenvolvimento, principalmente em relação a valores sólidos, inovação, crescimento financeiro, eficácia da liderança, maximização do potencial humano, confiança e transparência.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa.

Único no Brasil, suco de uva integral Aurora Gaseificado ganha opção em lata

Único no Brasil, suco de uva integral Aurora Gaseificado ganha opção em lata

Prático, saboroso e nutritivo. Com a premissa de levar um produto saudável de forma facilitada, a Vinícola Aurora lança o Suco de Uva Tinto Integral Gaseificado em lata (269ml). O preço médio para o consumidor é de R$ 5 e a novidade está em distribuição em todo o país. Única no Brasil, a bebida foi apresentada em 2019 e até então era comercializada apenas em garrafa de vidro.          

Ótima alternativa para as pessoas que ainda tem como hábito o consumo de refrigerantes, o Suco de Uva Aurora Gaseificado não tem adição de água, açúcar e corante e traz todas as características e benefícios saudáveis do suco de uva tradicional.      

“É uma tendência de mercado. Os consumidores estão buscando alternativas para as diversas ocasiões. As latas são leves e de descarte fácil, facilitando e ampliando o leque de locais em que pode ser consumido”, observa o gerente de Marketing da Vinícola Aurora, Rodrigo Valerio.    

A Vinícola Aurora é a maior produtora nacional de suco de uva integral e foi eleita a marca mais lembrada na categoria pelos varejistas brasileiros, segundo pesquisa da S/A Varejo 2021. Os sucos de uva integral produzidos pela marca representam cerca de 40% do faturamento da empresa.           

Benefícios à saúde         


Se já não bastasse ser saboroso e altamente nutritivo, auxiliando numa dieta saudável, segundo estudos da professora e pesquisadora Dra. Caroline Dani, o suco de uva integral é um importante aliado à imunidade, faz bem ao coração e diminui os riscos de aparecimento de diversas enfermidades, como o câncer e as doenças neurodegenerativas.

Elaborada com uva e nada mais, a bebida é rica em resveratrol e polifenóis - responsáveis por ativos anti-inflamatório e antimicrobiano -, além de possuir altas concentrações de vitaminas. Não é por acaso que a uva é considerada a “superfruta da saúde”, com seus inúmeros benefícios comprovados cientificamente em estudos pelo mundo todo.    

Conheça alguns dos benefícios da uva e seus derivados à saúde:                   
- Prevenção de doenças cardiovasculares e redução da pressão arterial;                                 
- Diminuição dos índices do mau colesterol (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL) no sangue;               
- Redução de danos oxidativos em estruturas cerebrais, podendo reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e o Parkinson;               
-  Melhora na cognição e na memória;                              
- Ajuda na prevenção  de alterações celulares que podem levar ao aparecimento de vários tipos de cânceres;            
- Favorece as funções hepáticas do fígado;                         
- Auxilia no combate à obesidade e às alterações associadas à doença;                 
- Acelera o metabolismo energético;          
- Diminui o dano muscular, consequentemente, combate a fadiga;                         
- Ajuda a melhorar o desempenho de atletas;              
- Melhora a circulação periférica, favorecendo a nutrição para os músculos;                   
- Auxilia no reparo das células do corpo, reduzindo os efeitos do envelhecimento e auxiliando em doenças associadas ao envelhecimento;             
- Ajuda no funcionamento da flora intestinal;                             
- Fortalece o sistema imunológico, já que possui ativos com poder anti-inflamatório e antimicrobiano.  

Fonte: Assessoria de Comunicação Vinícola Aurora

Marketing e Comunicação a serviço do cooperativismo: participe de nossa pesquisa

Marketing e Comunicação a serviço do cooperativismo: participe de nossa pesquisa

Divulgar os diferenciais competitivos e reforçar os valores e princípios que fazem do cooperativismo um modelo econômico, social e sustentável que ajuda no desenvolvimento da sociedade gaúcha. É com essa proposta que o Sistema Ocergs rodou entre setembro e dezembro de 2021 uma série de ações de mídia online e offline, que integraram o Fundo de Marketing e Comunicação SomosCoop. E agora, chegou o momento de saber se nossas ações de comunicação chegaram até você e de que forma. Participe de nossa pesquisa, dura no máximo três minutos, e assim você pode nos trazer o seu feedback.

Confira a seguir algumas das ações que foram executadas com recursos do Fundo:

Campanha Minuto Cooperativo

A campanha Minuto Cooperativo, veiculada em 34 rádios do interior do Rio Grande do Sul entre outubro e dezembro de 2021, abrangeu 462 municípios e contou com quatro spots de 60 segundos. A campanha totalizou mais de 68 horas no ar e 4.055 inserções. O potencial de alcance estimado cobriu 96% do Estado, com mais de 11 milhões de pessoas.

“A campanha comunicou os diferenciais competitivos do cooperativismo através de uma narrativa humanizada, que se conecta com a sociedade gaúcha demonstrando como as cooperativas estão presentes no seu dia a dia, seja no alimento que chega em sua mesa, nos serviços financeiros, na energia elétrica, internet, transporte, saúde e diversos outros serviços e produtos que fazem parte da rotina das pessoas”, destaca o assessor de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Leonardo Machado.

Redes Sociais, Influenciadora, Branded Content e Newsletter

É inegável que cada vez mais as pessoas se conectam no mundo digital, seja em casa, no trabalho ou em qualquer ambiente através dos smartphones e da tecnologia mobile. O estudo Digital AdSpend 2020/2021, realizado pelo IAB Brasil em parceria com a Kantar IBOPE Media, revelou que o período de pandemia da Covid-19 impactou no aumento da familiaridade dos consumidores com as tecnologias e uso das plataformas digitais.

A pesquisa indica que a publicidade digital cresceu 25% no primeiro semestre de 2021, chegando a marca de R$ 13,2 bilhões investidos no Brasil. Os números evidenciam a tendência de ampliação dos investimentos em canais digitais.

Os projetos digitais englobaram diversas ações dentro do Fundo de Marketing e Comunicação SomosCoop, incluindo conteúdos nas redes sociais do Sistema Ocergs e do Geração Cooperação, até mídia em branded content e newsletter. Outra novidade foi a participação da blogueirinha do Cooperativismo, Carolina Mussolini, como influenciadora digital de nossas redes sociais.

Saiba mais sobre as ações que realizamos e participe da nossa pesquisa AQUI.

Sescoop abre novo ciclo do programa de gestão para cooperativas

A adoção de boas práticas de gestão e governança faz parte de um processo contínuo e permanente. Medir os resultados sobre a efetividade dessas práticas também. E esse é o objetivo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, mais conhecido como PDGC, que acaba de ter o ciclo 2022 lançado pelo Sescoop.

Composto por instrumentos de autoavaliação desenvolvidos em um sistema próprio e voltado para a realidade das cooperativas, o PDGC permite um diagnóstico objetivo sobre a evolução das práticas de gestão e governança e facilita a elaboração de planos de ações que busquem a melhoria contínua dos processos gerenciais.

“Trata-se de um programa realizado em ciclos anuais que respeita as características do nosso modelo de negócios e as particularidades de cada cooperativa na busca por um referencial de excelência em suas atividades de gestão e governança”, afirma Pamella Jerônimo de Lima, analista de Monitoramento de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB.

Novidade

Para o ciclo 2022, o PDGC traz uma novidade: a inclusão de um quarto questionário denominado identidade cooperativa. A partir dele, é possível analisar as práticas relacionadas aos princípios e valores cooperativistas. Segundo Pamella, o novo questionário passar a fazer parte do primeiro nível avaliativo para diagnosticar se a cooperativa está realmente cumprindo os requisitos básicos que permeiam a filosofia do modelo de negócios.

Números

Desde o lançamento do PDGC, em 2013, o número de participações no programa aumenta a cada ciclo. Em 2021, 1094 cooperativas utilizaram os instrumentos avaliativos, um acréscimo de 9% em relação a 2020, quando 1003 responderam os questionários. Nos nove anos de existência do programa, as participações cresceram 41%. O ramo Crédito foi o que apresentou o maior número de cooperativas participantes (362) seguido do Saúde (289) e do Agro (213).

Prêmio

É também a partir do PDGC que o Sistema OCB realiza o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. A premiação ocorre a cada dois anos e, em 2021, entregou o selo ouro para 30 cooperativas, enquanto o de prata ficou com outras 39 e o de bronze com 34. Das 103 cooperativas reconhecidas, 9 receberam o selo ouro no nível de maturidade rumo a excelência, que representa a categoria mais avançada da premiação.

As cooperativas reconhecidas pelas boas práticas de gestão e excelência são divididas em três faixas: ouro, prata e bronze. Cada faixa conta também com três níveis de maturidade: primeiros passos para a excelência; compromisso com a excelência; e rumo a excelência.

Fonte: Sistema OCB

Pesquisa busca mapear comunicação cooperativista em rádios

Divulgar a imagem do cooperativismo e reforçar os valores e princípios que fazem do cooperativismo um modelo econômico, social e sustentável que ajuda no desenvolvimento da sociedade gaúcha. É com essa proposta que o Sistema Ocergs rodou entre outubro e dezembro de 2021 a campanha Minuto Cooperativo, veiculada em 34 rádios do interior do Rio Grande do Sul, com abrangência de 462 municípios. E pra reforçar a comunicação em nossa sociedade, a parceria das coops é fundamental. Pensando nisso, o setor de Comunicação e Marketing lançou uma pesquisa para conhecer e mapear as cooperativas que possuem aproveitamento comercial em rádios do Rio Grande do Sul, rádios próprias ou podcasts!

Juntos somos mais fortes

A campanha Minuto Cooperativo integrou o Fundo de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, que disponibilizou recursos para as unidades estaduais desenvolverem estratégias de comunicação com ênfase no movimento SomosCoop. São quatro textos com um storytelling que conecta o cooperativismo à realidade das pessoas. E a campanha conquistou adeptos e parceiros: as cooperativas gaúchas! Isso mesmo, diversas coops já utilizam os spots dentro de espaços comerciais contratados em rádios e também em programas próprios que possuem.

Queremos ouvir você!

A pesquisa é rápida, dura menos de 5 minutos, e ajudará muito dentro do planejamento estratégico das nossas ações de Marketing e Comunicação. Por isso te convidamos a participar e responder! Você faz parte do time e a sua coop faz a diferença na comunicação dos diferenciais competitivos do nosso modelo de negócios. Contamos com a sua opinião! 

Acesse a pesquisa aqui!

Minuto Cooperativo no ar

A campanha já está em veiculação e segue até o mês de dezembro deste ano, totalizando mais de 68 horas no ar e 4.055 inserções. O potencial de alcance estimado abrange 96% do Estado, com mais de 11 milhões de pessoas. Os quatro spots de 60 segundos rodaram dentro das programações comerciais das rádios.

Os textos foram escritos pela especialista em marketing estratégico, Ana Bülow, e a gestão do projeto ficou por conta da Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs. Confira a seguir os quatros spots que estão disponíveis gratuitamente para a sua coop utilizar.

Spot 1

Spot 2

Spot 3

Spot 4

Projeto irá ampliar oportunidades de crédito via BNDES para cooperativas

Projeto irá ampliar oportunidades de crédito via BNDES para cooperativas

A iniciativa pioneira no Brasil busca preparar e qualificar a demanda de acesso a crédito das cooperativas, ampliando as possibilidades de aprovação das propostas de financiamento. Será feita a capacitação dos técnicos das unidades da OCB, pré-seleção de cooperativas financeiras aptas a operar os recursos e capacitação de cooperativas que irão pleitear o crédito. Os estados do Tocantins, Rondônia e Pará serão os primeiros a receber o projeto-piloto.

Na última quarta-feira (16/2), representantes do BNDES estiveram em Belém/PA para conhecer o cooperativismo do estado e apresentar a proposta que objetiva desenvolver a economia da região. Estiveram presentes no encontro a diretoria da OCB/PA, o presidente da OCB/AM, José Merched, a presidente da OCB/AP, Maria Nascimento, representantes de cooperativas de Crédito e representantes do BNDES, entre eles o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental, Bruno Aranha e o chefe do Departamento de Clientes e RI, Tiago Peroba.

O encontro é resultado de articulações que vêm sendo realizadas pela OCB nacional desde o ano de 2018, período em que foi oficializado o Termo de Cooperação Técnica entre OCB e BNDES. Já em 2020, a OCB/PA realizou reuniões estratégicas com a instituição, culminando no importante encontro do dia 16.

“A OCB/PA vem realizando o alinhamento com o BNDES. O principal resultado que esperamos é obter linhas de crédito para financiar as atividades das nossas cooperativas. Então, esse é o nosso objetivo com a reunião, desenvolver cada vez mais o cooperativismo paraense e consequentemente a região Norte”, afirma o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol.

Visita a cooperativa

As agendas do BNDES a Belém contaram com visita à Coopertrans, na ilha do Combu, onde foi apresentado o case da cooperativa, suas potencialidades e necessidades de crédito. Após esse momento, ocorreu a reunião na casa do cooperativismo, sede da OCB/PA, onde o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social apresentou de forma mais detalhada a proposta para o projeto que está sendo desenvolvido em conjunto com a OCB.

“O BNDES tem como missão transformar a vida dos brasileiros e no momento vimos a necessidade de ter um olhar mais específico para a região Norte. Dessa forma, pretendemos atuar de forma transversal na região, focando em aspectos como: agricultura sustentável, pecuária sustentável, bioeconomia, infraestrutura e o ordenamento territorial. Sendo assim, identificamos que o cooperativismo é um modelo de negócios em ascensão e muito propício para fundamentar o desenvolvimento que objetivamos para a região”, expõe o diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES, Bruno Aranha.

Capacitação dos técnicos das Unidades Estaduais

O primeiro passo será a capacitação dos técnicos das unidades estaduais sobre como operacionalizar as linhas de financiamento, tornando-os agentes facilitadores das cooperativas. Em um segundo momento, serão feitos encontros com a equipe do BNDES para apresentação e instrução do passo a passo para a contração de linhas de financiamento a 102 cooperativas.

Posteriormente, serão desenvolvidos cursos EaD para o primeiro contato com as cooperativas interessadas e nivelamento dos conhecimentos dos dirigentes participantes. Também serão realizados dois encontros entre cada cooperativa e os consultores, com o objetivo de melhor capacitar os dirigentes sobre a gestão financeira do negócio.

“O projeto visa fortalecer o cooperativismo da região Norte, atuando em duas frentes: o cooperativismo de Crédito e o cooperativismo de produção. Iremos aprimorar a gestão financeira e capacitar os dirigentes de cooperativas, buscando também identificar as linhas de financiamento adequadas ao fortalecimento da região”, reiterou o chefe do Departamento de Clientes e RI do BNDES, Thiago Peroba.

As cooperativas de Crédito possuem um papel fundamental na realização do projeto. Para o assessor de Negócios Agro da Sicredi Sudoeste MT/PA, Emerson Viana, a ação da OCB em conjunto com o BNDES é algo inovador que irá ajudar a alavancar a produção das cooperativas paraenses. A presidente da Sicoob Cooesa, Márcia Coutinho, destaca ainda a relevância do projeto. “Com o trabalho do BNDES e da OCB podemos trabalhar a base da concessão de crédito e conseguiremos potencializar ainda mais o trabalho desenvolvido pelas cooperativas do nosso estado”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

Manter a identidade cooperativa significa que “não nos perdemos”

Manter a identidade cooperativa significa que “não nos perdemos”

Empresas sociais, B Corps (empresas que visam como modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental) e empresas com um propósito clamam por ações sobre responsabilidade social corporativa – deixando as cooperativas cada vez mais conscientes do perigo de perder a batalha de ideias. A questão surgiu em dezembro de 2021, durante o Congresso Cooperativo Mundial, que explorou a ideia de aprofundar a identidade cooperativa.

“Esta é uma questão que é sempre relevante”, diz o presidente da Coop France e Crédit Coopératif, Jean-Louis Bancel. Ex-presidente da Cooperatives Europe e membro do conselho da Aliança Cooperativa Internacional, Bancel presidiu o Comitê de Princípios da ACI que desenvolveu as Notas de Orientação sobre a Identidade Cooperativa, adotadas pela Assembleia Geral da ACI, em Antalya, na Turquia, em 2015.

Discurso e prática

Desde então, vários cooperados manifestaram preocupação com a capacidade do movimento de promover a narrativa da identidade. “Havia o risco de as cooperativas serem vistas como falando muito e não fazendo muito”, afirma Bancel. “Os bancos querem salvar o capitalismo, seu capitalismo, com a ideia de um capitalismo moral e responsável”.

De acordo com o dirigente francês, o movimento não deve apenas pensar em mudar a redação de seus princípios, mas também tentar provar como eles são aplicados.

As ideias apresentadas no Congresso serão aceitas por um comitê presidido pela membro do conselho da ACI, Alexandra Wilson (Canadá), que reunirá opiniões do movimento cooperativo mais amplo. O comitê analisará como garantir que o público entenda a diferença entre cooperativas e outras empresas. "Isso pode levar vários anos", adverte Bancel.

Relações com organizações internacionais e legisladores nacionais

Bancel destaca que as cooperativas também devem pressionar organizações internacionais e legisladores nacionais para que quaisquer mudanças nos valores e princípios sejam refletidas nas leis e recomendações relativas ao setor. “Nós não somos legisladores, então precisamos pressionar outros que são”, acrescenta.

A Recomendação 193 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre a Promoção de Cooperativas inclui a Declaração sobre a Identidade Cooperativa em sua forma atual, o que torna muitos no movimento relutantes em mudar a declaração.

“Acho que o movimento cooperativo é capaz de ser um iniciador”.

Bancel explica que, caso o movimento decida acrescentar um oitavo princípio, poderá pressionar a OIT para que adote uma nova recomendação. As cooperativas têm uma vantagem considerável ao serem observadoras na OIT.

Embora Bancel acredite que questões como mudanças demográficas, tecnologia digital e a crise climática possam influenciar a futura identidade das cooperativas, ele não acredita que trabalhar nos princípios seja tão importante quanto comunicar o que são as cooperativas.

Modelo de negócios na prática

Há também o perigo de as cooperativas serem vistas como negócios que soam bem no papel, mas não funcionam na prática, ele teme, especialmente pelos jovens. O Global Co-op Innovation Summit é uma das iniciativas que visa desafiar isso. Após uma série de eventos online, o Summit sediará um evento híbrido online e presencial em setembro de 2022, em Paris.

“Nosso objetivo é provar que as cooperativas não são dinossauros”, ressalta Bancel, que está ajudando a planejar o evento. “Se passarmos muito tempo nos autoexaminando, outros podem passar na nossa frente”, comenta.

Na França, as cooperativas devem revisar periodicamente seu modo de funcionamento no que diz respeito aos princípios, uma exigência introduzida na Lei de Economia Social e Solidária adotada em 2014. “É como fazer uma revisão regular do seu carro, mesmo quando o carro funciona bem”, explica Bancel. A exigência foi introduzida por sugestão da CoopFr, o ápice nacional das cooperativas, que trabalhou com o então ministro da economia social, Benoît Hamon, para desenvolver a nova lei.

O cooperativista francês destaca que outra maneira de as cooperativas afirmarem sua distinção é usando a marca cooperativa e o domínio da web, embora essas ferramentas sozinhas não transformem uma empresa em uma cooperativa.

Legislação em defesa da identidade cooperativa

A legislação também pode proteger a identidade cooperativa. Bancel aponta para países nos quais o nome da cooperativa não é protegido para que as empresas que não são cooperativas possam usá-lo. “Na França isso não é possível, a legislação reserva a utilização do nome cooperativo para uma empresa cooperativa”, complementa. 

Em dezembro, a Comissão Europeia (CE) apresentou um Plano de Ação para a Economia Social, que fornece pela primeira vez uma definição clara e inclusiva da economia social na Europa, mencionando cooperativas e sociedades de benefício mútuo como tipos de organizações de economia social.

Bancel considera que este é um primeiro passo em frente, mas tem reservas quanto ao reconhecimento da economia social sem estabelecer padrões mínimos. Ele diz que o plano deve levar em conta diferentes contextos e legislações nacionais para garantir que empresas, associações e outros atores da economia social atendam a certos requisitos claramente definidos.

Ele também está preocupado com o fato de que, caso o financiamento seja alocado à economia social por meio de auxílios estatais, contratos públicos ou impostos, falsas empresas de economia social possam ser criadas para simplesmente garantir esses benefícios.

No entanto, ele diz que as cooperativas devem trabalhar com outros atores da economia social.

“O mundo cooperativo não pode deixar de apoiar a ideia da economia social – mas não por diluição dos princípios cooperativos. Precisamos de aliados, não podemos ficar sozinhos dizendo que somos os únicos a manter a verdade”. 

Ele compara a economia social ao cristianismo, acrescentando que assim como existem protestantes, ortodoxos e católicos, existem associações, fundações, empresas sociais, cooperativas e organizações mútuas. “A ACI não é o Vaticano. Eu não sou o tribunal da Inquisição para dizer que isso é bom, isso é ruim”, argumenta Bancel.

Impacto ambiental x Impacto social

A UE também está trabalhando em uma taxonomia para atividades sustentáveis, um sistema de classificação que estabelece uma lista de atividades econômicas ambientalmente sustentáveis. Entretanto, Bancel teme que as cooperativas possam ficar de fora se o foco for apenas o impacto ambiental, ignorando o impacto social das empresas. “É muito importante hoje entender que nessa batalha de ideias não devemos apenas responder a conceitos alheios. Quando os ODS foram adotados, dissemos: ‘Os ODS somos nós’. Sim, talvez. Somos a favor dos ODS, todo mundo é, mas como?” Ele considera que a prioridade é mostrar como as cooperativas estão contribuindo para alcançar os ODS.

Outra tendência popular é a ideia de empresas com uma missão. Em 2019, a França adotou a Lei do Pacto, que criou o rótulo "empresa com missão" ou "empresa com propósito" para empresas privadas que estabelecem um ou mais objetivos sociais ou ambientais. Mas as cooperativas francesas estão céticas sobre até que ponto as empresas acionistas podem manter uma missão e contribuir para os objetivos sociais e ambientais enquanto se concentram na maximização do lucro.

Com todas essas ideias apresentadas pelo mundo corporativo, Bancel acredita que a identidade cooperativa pode ser um diferencial fundamental para o setor. “Se não mantivermos nossa identidade cooperativa, nos perdemos”, conclui. 

Fonte: Coop News

ABDI e MAPA lançam concurso para seleção de projetos de Inovação no Agro

ABDI e MAPA lançam concurso para seleção de projetos de Inovação no Agro

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) lançaram, na última quinta-feira (10/02), o segundo Edital do Agro 4.0. O novo concurso vai selecionar oito projetos-pilotos de Ambientes de Inovação, nas cinco regiões do país, que irão receber, ao todo, R$ 1,5 milhão para disseminar práticas de adoção e difusão de tecnologias 4.0 para o agronegócio.

O Programa Agro 4.0 é uma iniciativa que visa estimular e fomentar o uso de tecnologias 4.0 no agronegócio, por meio de editais, eventos, encontros, informações e demais ações focadas em aumento de eficiência, de produtividade e redução de custos.

Os recursos financeiros totais disponibilizados pela ABDI serão de até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais), para seleção de até 8 projetos. Será realizada a classificação das propostas dos projetos-piloto, baseada na pontuação obtida, em conformidade com os critérios estabelecidos no edital. Os valores, por projeto, serão definidos de acordo com as categorias:

  • 4.1.1. Categoria 1: Região Sul (até 1 projeto – R$ 300.000,00).
  • 4.1.2. Categoria 2: Região Sudeste (até 1 projeto – R$ 300.000,00).
  • 4.1.3. Categoria 3: Região Centro-Oeste (até 2 projetos – R$ 150.000,00 cada projeto).
  • 4.1.4. Categoria 4: Região Nordeste (até 2 projetos – R$ 150.000,00 cada projeto).
  • 4.1.5. Categoria 5: Região Norte (até 2 projetos – R$ 150.000,00 cada projeto).

As inscrições podem ser realizadas até o dia 09/03/2022 e o a íntegra do edital está disponível por meio do seguinte link.

Fonte: Sistema OCB

Unicred Porto Alegre inicia 2022 multiplicando solidariedade

Unicred Porto Alegre inicia 2022 multiplicando solidariedade

A Unicred Porto Alegre – instituição financeira cooperativa voltada a profissionais da área da saúde e empresas de acordo com estatuto – inicia 2022 com uma ação "relâmpago" para auxílio das famílias de Guaíba impactadas pelos fortes temporais ocorridos no mês de janeiro na Grande Porto Alegre.

Na última sexta-feira, 4, o diretor-geral da Unicred Porto Alegre, João Batista Loredo de Souza, e a gerente da Agência Guaíba, Alessandra Navas, fizeram entrega à Prefeitura Municipal de Guaíba de 245 cestas básicas, fruto da arrecadação de R$ 11.769,56 entre os associados, diretoria e colaboradores da Cooperativa. Além deste valor, revertido em alimentos e produtos de higiene e limpeza, foram entregues 15 sacolas com roupas e calçados, totalizando mais de 400 itens.

Segundo a gerente da agência na cidade, Alessandra Navas, "foi muito gratificante poder levar um pouquinho de alegria para essas famílias que foram tão atingidas com a tempestade. Os bairros mais afetados foram justamente os dois mais pobres de Guaíba, e isso me tocou muito e fez com que eu me mobilizasse para fazer esta ação".

Alessandra conta que todos na Cooperativa abraçaram prontamente a ideia. Os colaboradores fizeram doações tanto em roupas e calçados quanto em pix para compra de alimentos. "A diretoria e cooperados também foram fundamentais nesta ação. Quando ajudamos o outro, o sentimento de gratidão se multiplica em nós mesmos, e foi isso que eu senti: gratidão", relata.

"Sabemos o quanto esta ação é importante para as famílias atingidas pelos temporais, que já vinham enfrentando grandes dificuldades com a pandemia", afirma Batista. "Porém, são apenas iniciativas pontuais. Nosso compromisso com a comunidade vai muito além, realizando um trabalho contínuo, promovendo a cidadania e a transformação dos jovens para um futuro melhor".

Sobre a Unicred Porto Alegre

A Unicred Porto Alegre é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, exclusiva para profissionais da área da saúde, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. A Unicred Porto Alegre possui mais de R$ 1,5 bilhão de ativos, conta com 20 agências que atendem cerca de 17 mil cooperados.

Para mais informações, acesse (https://escolhaunicredportoalegre.com.br/

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred POA

Unicred Porto Alegre realiza entrega de alimentos à ONG ViaVida

Unicred Porto Alegre realiza entrega de alimentos à ONG ViaVida

A Unicred Porto Alegre, a exemplo dos anos anteriores, entregou nesta quarta-feira (9/2), cerca de 300 quilos de alimentos à ONG ViaVida Pró Doações e Transplantes, com sede na Rua São Mateus, 815, bairro Jardim do Salso, em Porto Alegre.

As doações – produtos básicos como arroz, feijão, farinha, lentilha, enlatados e bolachas – têm como destino à Pousada Solidariedade, que abriga e dá atendimento a quem está à espera de transplante, em fase de tratamento ou pós-transplante, e seus familiares.

Ao receber os donativos, a presidente da ViaVidaLucia Elbern, falou sobre a relevância da ação. "A doação que a Unicred faz ao projeto assistencial é sempre importante e significativa para manutenção dos hóspedes em pré ou pós-transplantes". E também reforçou a importância da doação de órgãos. "A doação de órgãos dá sentido a uma morte por salvar vidas e, por vezes, pode dar sentido a uma vida".

Em 2021, o projeto assistencial Pousada Solidariedade prestou cerca de 3.925 atendimentos e proporcionou hospedagem a aproximadamente 365 pessoas, oferecendo alimentação básica, assistência social e serviços de apoio pedagógico e psicológico, além de oficinas de culinária, artesanato, informática, entre outros.

"A solidariedade está presente nos valores do cooperativismo e, por isto, quando reunimos nossos colaboradores e cooperados, temos a certeza de sempre contar com um gesto de boa vontade em relação aos que mais precisam", afirmou o presidente da Unicred Porto Alegre, dr. José Cesar Boeira.

A cooperativa também integra um forte movimento para chamar a atenção de gestores da administração pública e líderes políticos sobre a importância de discutir a  doação de órgãos nas escolas. Segundo Boeira, "precisamos de divulgação, de campanhas permanentes de incentivo à doação de órgãos, mas acredito que seremos mais eficazes se conseguirmos no futuro inserir esta pauta nos currículos das escolas".

Sobre a Unicred Porto Alegre

A Unicred Porto Alegre é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, voltada para profissionais da área da saúde e empresas, conforme estatuto, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. A Unicred Porto Alegre possui mais de R$ 1,5 bilhão de ativos, conta com 20 agências que atendem cerca de 17 mil cooperados. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred Porto Alegre

Cooperativa Vinícola Garibaldi cresce quase 30% no ano de seu 90º aniversário

Cooperativa Vinícola Garibaldi cresce quase 30% no ano de seu 90º aniversário

A celebração dos 90 anos da Cooperativa Vinícola Garibaldi iniciou em janeiro de 2021 com brindes pela chegada ao marco histórico, e seguiu pelo espocar das novas conquistas e resultados atingidos nos doze meses subsequentes. A marca gaúcha encerrou o emblemático ano estalando as taças ao contabilizar crescimento próximo da casa dos 30%. O faturamento chegou a R$ 243,5 milhões, estabelecendo um avanço de 29% em relação a 2020.

A Cooperativa Vinícola Garibaldi contabilizou a venda de 19,5 milhões de litros de vinhos, espumantes e sucos de uva no ano passado. Em 2021, a linha de espumantes avançou e "roubou" a primeira posição na representatividade sobre o faturamento, liderança que era ocupada, até 2020, pelos sucos. Ao todo, a bebida espumante respondeu por 40% do faturamento da cooperativa, deixando os sucos com 33%.

O resultado pode estar, ainda, ligado aos efeitos da pandemia. Em 2020, o distanciamento social promoveu aumento no consumo de vinho. No ano passado, com a pandemia sob controle depois do enfrentamento de seu período mais letal e antes da chegada da variante ômicron, o consumo do espumante voltou a crescer. "No último trimestre, as pessoas realmente puderam esquecer um pouco da pandemia, com o avanço e a segurança oferecida pelas vacinas. Foi um momento para comemorar o que não pôde ser celebrado desde 2020. O consumo voltou a crescer", argumenta o presidente da vinícola, Oscar Ló.

Além dos dividendos superiores, o que também cresceu foi o número de litros engarrafados da bebida. Essa é uma tendência de mercado que a Cooperativa Vinícola Garibaldi já monitorava há tempos. O acompanhamento pela demanda fez a organização ampliar, através de planejamento, a área de plantio de uvas para espumantes. Entre 2018 e 2021, a área de terra dedicada ao cultivo das uvas Brancas viníferas cresceu de 200 hectares para 320 hectares, numa clara promoção à sustentabilidade do negócio.

Assim, a cooperativa chegou aos 5 milhões de garrafas de espumantes comercializadas em 2021, volume 31% maior na relação com 2020. E foram os moscatéis os responsáveis pela maior produção, com 45% do total -- é dessa família, por exemplo, o multipremiado Garibaldi Moscatel, eleito novamente em 2021 o melhor espumante do Cone Sul pelo Catad'Or World Wine Awards, no Chile. Os Brut e Demi-Sec têm, cada um, 44% e 11%, respectivamente, na representatividade da produção quanto ao teor de açúcar.

A maioria de espumantes engarrafados na cooperativa foi de brancos, com 55%. Mas os rosés, cujo mercado está em expansão, já respondem pelos outros 45% da produção. Entre os rótulos da cooperativa, os da linha Garibaldi tem a maior representatividade nas vendas, com 55%. As linhas Garibaldi Vero e Garibaldi Primícias vieram na sequência, com 28% e 14%, respectivamente.

Os números de 2021 são a colheita que comprovam a aposta da cooperativa na transformação do espumante como o símbolo da Vinícola Garibaldi no século 21. E também estão levando a um futuro sustentável a passos largos para ser referência neste mercado.

Sicoob atinge a marca de 6 milhões de cooperados

Sicoob atinge a marca de 6 milhões de cooperados

Presente em todos os estados do País e no Distrito Federal, o Sicoob alcança a marca de 6 milhões de cooperados. É a segunda instituição financeira com o maior número de pontos de atendimento no Brasil. São 3.666 agências em mais de 2 mil municípios. Em 300 deles, o Sicoob é a única instituição financeira.

Em todo o País, o Sicoob é composto por um Centro Cooperativo (CCS), uma confederação e um banco cooperativo, 357 cooperativas singulares, 16 Centrais, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.

Referência no cooperativismo, o Sistema tem como propósito conectar pessoas para promover justiça financeira e o desenvolvimento econômico e social de pessoas e comunidades. Grande parte das cooperativas do Sicoob permitem a livre-admissão, ou seja, são abertas a qualquer pessoa física ou jurídica que queira ser um cooperado.

Entre os serviços prestados, estão conta corrente, cartões de débito e crédito, crédito pessoal, imobiliário, rural e empresarial, previdência, consórcios, financiamentos, investimentos, seguros, adquirência (por meio das maquininhas Sipag), marketplace e programa fidelidade (com o Coopera), entre outros.

Além disso, o Sicoob conta com um robusto sistema de atendimento digital, no qual os cooperados podem realizar suas transações financeiras de onde estiverem, pelo App Sicoob, ou pelo internet banking.

Fonte: Sicoob – Assessoria de Imprensa (com acréscimo do Sicoob Central SC/RS).

Nova edição do "Na Cozinha com a Languiru" passa a oferecer aulas de gastronomia em estabelecimento prisional

Nova edição do "Na Cozinha com a Languiru" passa a oferecer aulas de gastronomia em estabelecimento prisional

A Cooperativa Languiru segue acreditando em projetos sociais que buscam entregar um legado à sociedade e, principalmente, transformar a vida das pessoas. A partir de agora, uma destas iniciativas busca promover a reintegração social de mulheres que cumprem pena no Presídio Estadual Feminino de Lajeado. Por meio de oficinas de gastronomia, apenadas receberão dicas sobre receitas e boas práticas no preparo de alimentos. Uma oportunidade de aprender uma nova profissão, encontrar lugar no mercado de trabalho ou até empreender.

Estamos falando do programa “Na Cozinha com a Languiru – Estabelecimentos Prisionais”. A primeira aula ocorreu no dia 26 de janeiro e, inclusive, foi antecedida de solenidade de apresentação do projeto. Esse momento contou com a participação de representantes da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP), da Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE), do Departamento de Tratamento Penal (DTP), do Departamento de Políticas Penitenciárias (DPP) e da Secretaria da Justiça Social e Sistemas Penal e Socioeducativo (SJSPS). O evento foi acompanhado pela assessoria de imprensa da secretaria estadual e por veículos de imprensa do Vale do Taquari.

Preparação, empreendedorismo e gratificação

A delegada da 8ª DRP, Samantha Lopes de Moraes Longo, destacou que o projeto oferece a possibilidade de reintegração à sociedade. “Além de oferecer uma qualificação às pessoas privadas de liberdade, prepara as mulheres para o pós-cumprimento de pena”, apontou. O diretor do DTP, Cristian Ericksson Colovini, foi na mesma linha e acrescentou que o projeto será capaz até de impactar as famílias das apenadas. “É uma pauta que vai refletir em empreendedorismo e soluções para a comunidade”, avaliou.

A diretora interina substituta do Presídio Estadual Feminino de Lajeado, Natássia Prestes Messias, ressaltou que a unidade gera projetos que visam a reinserção das mulheres na sociedade. “É um trabalho de fundamental importância que engrandece e gratifica”, afirmou.

Troca de experiências

A chef Christiana Garcia, profissional que vai conduzir as aulas de gastronomia, lembrou que a sociedade vive uma realidade diferente das apenadas.  “Assim como vou trazer conhecimento, vou levar conhecimento”, disse.

Representatividade social

O gerente executivo de Recursos Humanos e Desenvolvimento Cooperativo da Languiru, Alexandre Marcelo Schneider, propôs uma reflexão sobre os valores e princípios da sociedade contemporânea. Atentou para a falta de empatia entre as pessoas e a necessidade de exercer a cidadania. Nesse contexto, ressaltou o protagonismo da Languiru. “Pelo nosso tamanho, além da importância econômica, assumimos uma grande representatividade social”, ponderou.

Sociedade precisa da Languiru

O secretário da SJSPS, Mauro Hauschild, destacou a sensibilidade dos órgãos públicos e da Cooperativa para o desenvolvimento do projeto. Compreende que se trata de um processo de construção baseado na união de esforços. “A gente faz a diferença na vida das pessoas quando acreditamos que elas podem mudar”, frisou. Salientou a necessidade de adotar e implementar políticas que diminuam a chance das pessoas optarem pela delinquência. “Depois que entram no sistema, é mais difícil de recuperar”, argumentou.

Hauschild classificou o projeto como uma inspiração à sociedade, exemplo para outras parcerias entre os poderes público e privado. “A Languiru é uma cooperativa forte, sólida e plural. Esse programa é um pequeno universo daquilo que ela faz todos os dias: a diferença na vida das pessoas”, afirmou. Apontou que o desafio é grande, porém, acredita em mais parcerias como essa com a Languiru. “São pessoas e instituições como vocês que precisamos na vida dos cidadãos”, elogiou.

O programa

A iniciativa consiste em ensinar técnicas de corte, manuseio e preparação de alimentos para as apenadas. Os principais ingredientes dos pratos sempre serão produtos Languiru. Além disso, serão ministradas aulas sobre as boas práticas na cozinha. Os encontros serão conduzidos pela chef Christiana Garcia.

As aulas terão periodicidade mensal. A primeira já ocorreu no mês de janeiro, sendo que o programa se estende até o mês de junho. Os encontros ocorrerão na cozinha industrial do presídio, espaço que recebeu investimentos e foi reformado recentemente.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Languiru

Crédito das fotos: Éderson Moisés Käfer

Cooperativa Nova Aliança lança suco de uva em garrafa pet

Cooperativa Nova Aliança lança suco de uva em garrafa pet

Os consumidores acostumados a encontrar o suco de uva Aliança em garrafas de vidro ou em cartonado Tetra Pak® encontram uma nova opção nas prateleiras.

Atenta à demanda do mercado, a Cooperativa Nova Aliança lança o suco de uva Aliança em garrafa pet de 900ml. A novidade vai ao encontro de um dos principais objetivos da marca: garantir praticidade ao consumidor.

“Estamos sempre em busca de soluções que possam facilitar a vida dos nossos clientes. Após o lançamento do suco na embalagem Tetra Pak®, focamos na garrafa pet para continuarmos oferecendo ao mercado diversidade de embalagens, no mesmo produto que é sucesso de venda”, explica o diretor comercial da Cooperativa Nova Aliança, Fernando Matana.

Para os consumidores, a nova embalagem garante mais resistência aos impactos, não altera as propriedades do suco, é mais leve para o transporte e não quebra.

 “Hoje o consumidor busca facilidades para o dia a dia. O suco Aliança na garrafa pet vai oferecer essa praticidade, mantendo a qualidade e o sabor do suco, referência de mercado há 90 anos”, destaca o presidente da Nova Aliança, Alceu Dalle Molle.

Além da garrafa pet, a Nova Aliança tem suco de uva em garrafa de vidro, nos tamanhos 1,5L, 1L e 450ml; e Tetra Pak®, de 1L e 200ml.

Identidade visual

Fácil identificação e valorização da história da Cooperativa. Essas foram as premissas para o trabalho desenvolvido no rótulo do suco Aliança Pet.

Em tons violáceos, com destaques em branco e dourado, o rótulo destaca as videiras, com foco na estrela do suco, a uva.

O contrarrótulo traz a história da Vinícola Aliança, com o traçado da primeira matriz da Cooperativa, mantendo a tradição sempre viva.

“Queremos que o consumidor bata o olho na prateleira e identifique o suco Aliança. Então mantivemos as uvas em destaque, assim como nas demais embalagens da marca; e a história da Vinícola, ressaltando sempre nossa tradição”, salienta o coordenador de marketing da Cooperativa, Vinicius Fruet.

Fonte: Assessoria de Comunicação Nova Aliança

Cooperativas abrem 251 Postos de Atendimento nos últimos 5 anos no RS

Cooperativas abrem 251 Postos de Atendimento nos últimos 5 anos no RS

A democratização do acesso ao crédito e serviços bancários configura um cenário de desafio para o Sistema Financeiro Nacional (SFN), principalmente em municípios mais pobres e isolados, com prevalência de população rural. Nos últimos cinco anos, as instituições financeiras cooperativas ampliaram em 41,23% a sua rede através dos postos de atendimento cooperativo (PACs) no Brasil. No Rio Grande do Sul, a expansão foi de 27,16% no mesmo período, com o incremento de 251 novos postos de atendimento cooperativo.

Cooperativas abrem 251 Postos de Atendimento nos últimos 5 anos no Rio Grande do Sul
Fonte: BACEN (2021)
Cooperativas abrem 251 Postos de Atendimento nos últimos 5 anos no Rio Grande do Sul
Fonte: BACEN (2021)

Inclusão Financeira e Social

As cooperativas de Crédito se colocam como agentes potenciais de bancarização e atendimento às necessidades da população brasileira. Segundo o Banco Central do Brasil, até dezembro de 2021 existiam 390 municípios sem agências bancárias, postos de atendimento ou postos de atendimento eletrônico. O indicador demonstra que 243 municípios ficaram sem unidades de atendimento presenciais desde 2012, o que representa um incremento de 165,31%. Diante desse cenário, as coops atuam como instrumento de inclusão financeira e social, pois em muitos municípios do Brasil elas são a única opção de acesso ao crédito e serviços bancários.

Fechamento de Agências no Brasil

Enquanto que as cooperativas seguem com abertura de novos postos de atendimento cooperativo, as agências de bancos registram o fenômeno oposto, com a redução contínua de unidades desde 2013. Nos últimos oito anos, 522 municípios brasileiros ficaram sem agência bancária, o que indica uma diminuição de 14,16%. Atualmente, 2.425 cidades brasileiras não possuem agências, o que representa 43,54% da totalidade de municípios em território nacional.

Coops são a única opção de acesso ao crédito e serviços bancários em 72 municípios gaúchos

A expansão do sistema financeiro e de crédito é fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, as instituições financeiras cooperativas atuam como instrumento de inclusão financeira e social, sendo a única opção de acesso ao crédito e serviços bancários em 72 munícipios gaúchos.

As coops estão presentes em municípios mais pobres e isolados, com prevalência de população rural, onde nenhuma outra instituição financeira possui rede de atendimento. De acordo com os dados do Banco Central (data-base novembro de 2021), as cooperativas de Crédito possuem postos de atendimento em 475 municípios do Estado, o que representa mais de 95% do total de cidades.

Confira aqui a matéria completa que preparamos sobre o cenário das cooperativas de Crédito no Rio Grande do Sul.

Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021

Quer saber mais sobre o ramo Crédito, o desempenho do setor e os números que confirmam a posição de destaque do cooperativismo no Rio Grande do Sul? Então, acesse a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) e tenha em mãos o levantamento completo dos indicadores de desempenho dos ramos do cooperativismo gaúcho.