fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Cooperativas das Missões crescem 5,11% e faturam R$ 2,38 bilhões em 2020

Cooperativas das Missões crescem 5,11% e faturam R$ 2,38 bilhões em 2020

Tradicional roteiro de turismo, história e cultura regionais, a região das Missões, localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul, abriga outra vocação: o cooperativismo. E o desempenho das cooperativas da região comprova isso! Juntas, as 19 coops locais registraram o crescimento de 5,11% e faturaram R$ 2,38 bilhões em 2020. O resultado positivo é impulsionado pelo ramo agropecuário, que registrou expansão de 7,5% e foi responsável por mais de 70% do faturamento das cooperativas da região.

O impacto no campo social e na economia local traz reflexos nas vagas de empregos diretos. Em 2020, foram gerados 121 postos de trabalho nas cooperativas das Missões. No acumulado do ano, o incremento foi de 5% em relação a 2019. A expansão de postos de trabalho nas cooperativas da região, que em 2020 registrou 2.554 empregos com carteira assinada, contrasta com o cenário do Rio Grande do Sul, que amargou no ano passado o segundo pior saldo no mercado de trabalho formal do Brasil, com o fechamento de 20.220 empregos.

“O cooperativismo é um modelo econômico e social centrado nas pessoas, que em sua essência, diante das dificuldades costumam se unir mais na busca de soluções para confrontar as adversidades provenientes de uma crise. Dessa forma, apesar da pandemia e da retração econômica do Rio Grande do Sul, o cooperativismo se consolidou como um potencial agente de desenvolvimento econômico e social, com aumento do número de empregos em um momento tão delicado em que vivemos atualmente na sociedade”, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

A solidez das cooperativas das Missões se comprova na evolução do patrimônio líquido, que cresceu 12,5% e alcançou mais de R$ 1,15 bilhão em 2020. Em relação aos ativos, as cooperativas da região registraram um acréscimo de 31%, alcançando a marca de R$ 5,27 bilhões.

Atualmente, as 19 cooperativas da região reúnem 201.963 associados. Para se ter uma ideia da abrangência e da força do cooperativismo na região, o número de associados representa 86,4% da população estimada da região, de acordo com dados do IBGE.

Cooperativismo nas Missões

Ramo Transporte: 7 cooperativas

Ramo Agropecuário: 6 cooperativas

Ramo Crédito: 2 cooperativas

Ramo Saúde: 2 cooperativas

Ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços: 1 cooperativa

Ramo Infraestrutura: 1 cooperativa

Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021

O levantamento divulgado pela Ocergs no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) indica o faturamento recorde das cooperativas na ordem de R$ 51,2 bilhões, com incremento de 6,4% em relação ao período anterior.

“O desempenho das cooperativas gaúchas se reflete no crescente aumento dos ingressos, que nos últimos cinco anos atingiu a marca de 44,25%. Um dos grandes diferenciais do cooperativismo é que as sobras geradas pelas cooperativas permanecem nas comunidades em que elas estão inseridas, o que transforma nosso modelo de negócios em um potencial agente de transformação e desenvolvimento econômico e social”, afirma o presidente da Ocergs, Vergilio Perius.

Crescimento das sobras

A eficiência econômica das cooperativas gaúchas se concretiza através dos resultados que apresentam. No último ano, o crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 22,5%, atingindo o valor de R$ 2,9 bilhões, o que representa uma expansão de 121,98% nos últimos cinco anos.

A solidez do sistema cooperativista estadual se comprova na evolução do patrimônio líquido, que cresceu 17,9% e alcançou R$ 21,2 bilhões, refletindo as boas práticas de gestão nas cooperativas. Em relação aos ativos, o cooperativismo gaúcho registrou um acréscimo de 28,5%, alcançando a marca de R$ 98,2 bilhões.

As cooperativas do RS geraram R$ 2,1 bilhões de tributos em 2020. Desse montante, R$ 1,1 bilhão foram em tributos estaduais, R$ 1 bilhão em tributos federais e R$ 80 milhões em municipais.

Agro impulsiona resultados

As cooperativas agropecuárias gaúchas registraram um faturamento de R$ 35 bilhões em 2020, o que representa um aumento de 11,8% em relação ao exercício anterior. Atualmente, 63 cooperativas do Rio Grande do Sul possuem planta agroindustrial, onde processam a matéria-prima e agregam valor em mais de 131 produtos diferentes. Na produção total da safra de soja gaúcha, as cooperativas do setor mantêm sua participação de 50%.

Crédito, Saúde e Infraestrutura

Estudo mostra capacidade do cooperativismo de Crédito de levar serviços financeiros a pequenos municípios

O ramo Crédito ampliou em 34% a captação de recursos nos depósitos a prazo, registrando R$ 28,5 bilhões nessa modalidade.

Na área de Saúde, 1,8 milhão de beneficiários de planos de saúde no Rio Grande do Sul são provenientes de cooperativas, o que representa 46% das operadoras do Estado.

Cooperativas do Ramo Infraestrutura faturam R$ 1,6 bilhão no RS

As cooperativas do ramo Infraestrutura atendem 369 municípios do Estado e somam mais de 303 mil consumidores, com incremento de 14,9% em ativos, alcançando a marca de R$ 2,2 bilhões.

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão reconhecerá vencedores no dia 7 de dezembro

Está chegando a hora de conhecer as cooperativas vencedoras do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021, realizado pelo Sistema OCB. O A premiação acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. A cerimônia será transmitida pelo canal do YouTube do Sistema OCB, no dia 7 de dezembro, às 17h, através do link https://in.coop.br/yt_premioexcelencia.

Entre as 310 inscrições recebidas nesta edição do Prêmio, 21 são de cooperativas do Rio Grande do Sul. As coops serão reconhecidas em duas categorias e três níveis:

Categorias

  • Categoria 1: Reguladas pelo Bacen ou ANS,
  • Categoria 2: Não reguladas pelo Bacen ou ANS

Níveis

  • 1) Primeiros Passos para a Excelência;
  • 2) Compromisso com a Excelência;
  • 3) Rumo à Excelência.

Portanto, anote na agenda e prepare-se. Vamos conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop.

Data: 7/12/2021
Horário: 17h
Previsão de término: 18h30
Link de acesso: https://in.coop.br/yt_premioexcelencia

Projeto gratuito recebe inscrições de crianças e adolescentes

Projeto gratuito recebe inscrições de crianças e adolescentes

Inserir jovens no processo de aprendizagem musical gera uma série de benefícios. Pesquisas destacam a melhora no desempenho escolar, o desenvolvimento de habilidades que estimulam a socialização e até contribuição na melhora gradativa da coordenação motora.

No mês de novembro foi lançado o projeto da Orquestra Jovem Languiru (OJOLAN). A iniciativa é uma parceria entra a Cooperativa Languiru e a Associação Pró-Cultura Paz de Teutônia. Consiste em oferecer aulas de teoria musical, vocalização e instrumentos para filhos de associados, empregados e clientes da Cooperativa. O objetivo é criar um grupo que possa se apresentar em eventos da Languiru ou mesmo representar a Cooperativa em diferentes esferas.

Os ensaios iniciam em janeiro, nas manhãs de sábado, das 9h às 11h, com encontros na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia. Os ensaios gerais serão semanais e também poderão ocorrer encontros por naipe, conforme a necessidade.

A única exigência é que os candidatos já saibam tocar algum instrumento, seja de sopro, corda ou percussão. Os inscritos receberão material para acompanhar os ensaios. Destacando que o projeto é totalmente gratuito.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, valoriza a iniciativa cultural e investimentos em projetos sociais. “É uma imensa alegria dar esse suporte a crianças e adolescentes, que um dia poderão ser músicos profissionais, ou usar a música para melhorar a qualidade de vida. Isso engrandece o nosso trabalho.”

Como participar

Filhos de associados podem ser inscritos pelo fone (51) 3762-5647 ou WhatsApp (51) 99678-4176, junto ao Setor de Atendimento Social do Departamento Técnico; filhos de funcionários e de clientes da Languiru podem ser inscritos pelo fone (51) 3762-5600, e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou junto ao Setor de Recursos Humanos da Sede Administrativa, em Teutônia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru

CRA cria novo mercado de oportunidades para as cooperativas agro

CRA cria novo mercado de oportunidades para as cooperativas agro

Com expansão do agronegócio, novas ferramentas de crédito são necessárias – e o CRA vem ganhando espaço neste cenário

Nos últimos anos, o Brasil reafirmou a sua presença no agronegócio mundial. Atualmente, o país ocupa a quarta posição no ranking mundial, com exportações de produtos agropecuários que ultrapassam a marca de USD 100,7 bilhões, ficando atrás apenas da União Europeia, Estados Unidos e China. No cenário interno, o agro chegou à marca de 26,6% de participação no PIB em 2020. 

Sendo um setor que se expande a cada dia, ter investimento igualmente em crescimento é de suma importância. Com isso, nos últimos anos o cenário de crédito rural se modificou, trazendo novos produtos. Um deles é o CRA, que tem se popularizado nos últimos meses. 

Uma introdução ao CRA 

No mundo dos investimentos, o CRA já é bem conhecido. Mas fora dele, várias dúvidas ainda pairam sob as mentes do público. O Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) é um tipo de investimento atrelado ao setor agropecuário. São eles, títulos de renda fixa, onde o investidor – ao adquirir o CRA – contribui indiretamente para a compra de insumos, maquinários e outros produtos necessários para o setor. 

A partir de um amplo trabalho de sua equipe financeira, a Cotribá foi a cooperativa pioneira na emissão do primeiro CRA de forma 100% digital, no final de 2020. Após o sucesso das duas primeiras operações financeiras, que já beneficiaram 247 produtores com R$ 118 milhões em recursos, a Cotribá participou como investidora na terceira emissão do CRA aos associados da Cooperativa, o que contribuiu para a redução da taxa de juros do CRA, que ficou na média em CDI + 0,74% a.a. aos produtores.

“Com todo o trabalho desenvolvido para a emissão do CRA, temos reforçado o compromisso de fortalecer o agronegócio, apoiar o desenvolvimento das atividades dos nossos associados e das comunidades onde atuamos. Onde tem agricultura forte, tem-se emprego e renda”, reforça o presidente Celso Leomar Krug.

Tratando-se de um título ligado ao agronegócio, as cooperativas já estão antenadas neste novo produto. Recentemente, o CRA garantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) teve o envolvimento da Integrada Cooperativa Agroindustrial. 

Para Alfredo Freire Neto, Gerente Financeiro da Integrada Cooperativa Agroindustrial, a parceria é um importante passo para a cooperativa, e está diretamente ligado à missão da coop. “[O CRA com o BRDE] representa o espírito de inovação que a Integrada vem trabalhando em diversas áreas, buscando sempre trazer cada vez mais eficiência e benefícios aos cooperados e clientes. A operação abre uma nova fonte de financiamento. Tradicionalmente, são utilizadas as linhas do Crédito Rural e o financiamento via Bancos. No entanto, com o crescimento do agro e o aumento nos preços das commodities e dos insumos, o setor requer outras alternativas”, ele afirma. 

Impactos no agro 

Apesar de não se tratar de uma novidade para as cooperativas agro (em abril o MAPA anunciou o CRA garantido pelo BNDES, em parceria com a Cotrijal), os impactos a serem sentidos pelo setor ainda estão no começo. “Para o cooperativismo, o acesso ao mercado de capitais, seja via CRA ou outros instrumentos, significa menor dependência de recursos governamentais e de Bancos. Além disso, aproxima o investidor do mundo do cooperativismo. Nesse sentido, temos que ressaltar que o cooperativismo tem em seus princípios – e já exerce a muito tempo – práticas socioambientais e de governança, que são tão valorizadas pelos investidores atualmente”, destaca Neto. 

Além de desenvolvimento para as cooperativas, a popularização do CRA é um importante momento para o cenário macro do agronegócio brasileiro. Com uma expansão acelerada, o temor pela falta de crédito no mercado é uma realidade, a produtos como o CRA surgem com o objetivo de atender à demanda atual, que espera-se, deve aumentar nos próximos anos. 

Neto descreve o CRA como um elemento indispensável para o cenário agro nos próximos, sendo inclusive um garantidor do financiamento da produção nacional. “Estudos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) estimam que o custo total de uma safra agrícola no Brasil gira em torno de R$ 1 trilhão e o Plano Safra ofertou apenas um quarto do valor nesse ciclo 21/22. Ou seja, é inevitável ao setor ter que recorrer ao crédito privado, seja de instituições financeiras ou do mercado de capitais. Ambos os segmentos vêm crescendo, mas o último em ritmo mais acelerado. Somando-se a isso, o investidor do mercado de capitais está cada vez mais interessado no setor agro”, ressalta. 

Perspectivas para o futuro 

Estamos vivendo um período de transição. E mesmo com as recentes notícias acerca da pandemia, a previsão é para uma retomada econômica mais forte em 2022. Não apenas espera-se que o PIB nacional lentamente se recuperar, mas também que o setor agro expanda ainda mais a sua produção, que mesmo na crise conseguiu resultados excepcionais. 

Neste cenário, ter crédito para “bancar” as operações esperadas, será essencial. E o CRA, assim como outras modalidades de crédito para o setor, terão um papel de protagonismo na retomada do setor. Com a expansão do agronegócio, o crédito público deixou de suportar a demanda, e cada vez o setor privado se tornará essencial para essas operações. Neste contexto, o CRA possui um futuro brilhante, e junto a ele, as cooperativas também. Para o gerente financeiro da Integrada, está uma constatação que não mudará nos próximos meses. 

“Na visão da Integrada, o agro cooperativo deve seguir a tendência do setor privado, com a elevação das exposições a títulos de dívida em relação ao crédito bancário. Assim, as cooperativas precisam se preparar para explicar o setor a um novo público: investidores que muitas vezes não estão tão próximos do dia a dia do agro. Outra possibilidade que deve ser observada é a participação dos cooperados como investidores do CRA, o que faz bastante sentido do ponto de vista cooperativo, e também é onde as cooperativas têm uma vantagem competitiva em relação ao setor privado”, conclui. 

Fonte com com informações da revista MundoCoop

Cotriel realiza a formatura do primeiro grupo de Trainees

Cotriel realiza a formatura do primeiro grupo de Trainees

A Cotriel realizou no dia 24 de novembro a formatura da Primeira Turma de Trainees. O programa, neste primeiro momento voltado a colaboradores dos Supermercados e Lojas de Ferragens, foi realizado em 16 módulos, a maioria on-line, com temas como feedback, comunicação não violenta, autoconhecimento, autorresponsabilidade e protagonismo, e foi conduzido neste período por Francielle De Cezaro, da empresa Gestora Desenvolvimento Humano e Empresarial de Passo Fundo. No presencial, eles tiveram práticas, como gestão de pessoas, departamento pessoal e gestão ambiental, segurança do trabalho, Medina do Trabalho e Informática, Obras e Manutenção, Financeiro, Auditoria, Qualidade e Almoxarifado, e Contabilidade.

No total, formaram-se dez colaboradores. A turma tinha 24 funcionários, sendo que os que receberam as placas e o certificado alcançaram as notas mais altas e estão habilitados para exercer cargos de gestão.

Diretoria, assessores e gerentes ressaltam importância do programa

A gerente de gestão de pessoas, Stela Scharlau, disse que o Programa de Trainee é um marco histórico para a Cotriel. Agradeceu a direção por apoiar a iniciativa, aos gestores por acreditarem em seus colaboradores e à sua equipe pelo trabalho de implementar e fazer acontecer o programa: “Sei o quanto vocês se dedicaram e se desafiaram para buscar seus objetivos. Este desenvolvimento terminou, mas a busca de conhecimento de vocês tem de ser constante”, afirmou.

O gerente das Lojas de Ferragens, Dienes Keller, elogiou o nível dos formandos e disse que o crescimento de cada um será proporcional à entrega que cada um teve e terá ao longo de sua carreira na Cooperativa.

O assessor de marketing e inovação, Marcolan Prates, lembrou que a Cooperativa a cada dia que passa cresce e precisará de pessoas para assumir novas funções e responsabilidades: “Em um universo de 1.400 colaboradores vocês são privilegiados. A Cotriel precisa ter pessoas prontas para quando a oportunidade surgir, e cada vez mais vocês precisam ser protagonistas no seu trabalho”, disse.

Ao se manifestar em nome dos Supermercados, o gerente Nelson Junior Sebben falou do orgulho à frente da área que mais formou colaboradores no programa de Trainee. Parabenizou os envolvidos e afirmou que este projeto pensa no futuro da Cotriel. “A Cooperativa sempre tem buscado investir nas pessoas, pois entende que é possível formar profissionais aqui dentro. Para ser gestor, é preciso assumir mais responsabilidades e buscar conhecimento. A carreira profissional de vocês depende desta semente que plantaram”, enfatizou.

O assessor de agronegócio, Antonio Carlos dos Santos, evidenciou que a iniciativa é uma das grandes vitórias da Cotriel. “Cada vez mais precisamos de pessoas capacitadas e a Cooperativa tem uma preocupação constante em qualificar vocês. É preciso evoluir em uma velocidade cada vez maior e vocês são vitoriosos por fazer parte deste projeto, que nada mais é que o banco de talentos que passaremos a ter, onde vocês estão entre os que podem ser selecionados para assumir novos cargos futuramente”, afirmou.

Ao final, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, declarou estar muito satisfeito com os resultados alcançados. “Tenho orgulho de dizer que a Cooperativa sempre oportunizou que os colaboradores se qualificassem, pois temos excelentes profissionais aqui dentro. É preciso estar preparado para as oportunidades, aproveitando os cursos oferecidos também em outros momentos. Para a Cooperativa estar bem, precisamos de pessoas comprometidas e dedicadas e temos certeza que a partir de hoje vocês estarão liderando este processo junto com a equipe de vocês. Temos de celebrar este momento que é especial para vocês tanto pessoal quanto profissionalmente e todos ganham com isso”, ressaltou.

Em mensagem gravada em vídeo, Francielle De Cezaro falou da alegria em conduzir este primeiro grupo de colaboradores. “Estou muito feliz em ter feito parte de toda esta construção desta jornada de aprendizagem que não está terminando agora. Liderar não é ser o melhor, mas buscar o melhor em si e do outro. Desejo que vocês sigam nesta jornada de inspirar pessoas, seja no cargo de liderança ou como líder informalmente. Ao concluir esta jornada vocês mostram que têm potencial e condições de fazer a diferença na Cotriel e na vida das pessoas”, declarou.

Ao final, todos receberam suas placas de reconhecimento pela formatura bem como o certificado e foi servido um jantar de confraternização aos formandos e seus familiares presentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotriel

Coopatrigo atinge marca histórica de R$2 bilhões de faturamento

Coopatrigo atinge marca histórica de R$2 bilhões de faturamento

Ainda faltando pouco mais de 30 dias para o enceramento do exercício 2021 a Coopatrigo conseguiu na semana passada atingir a marca histórica de R$2 bilhões de faturamento bruto alcançando a meta estipulado para o ano.

A informação foi repassada pelo presidente Paulo Cezar Vieira Pires em entrevista na manhã desta segunda-feira à Rádio Missioneira. “É com muita satisfação que divulgamos essa informação para ela chegar ao nosso associado que é o dono da Cooperativa”, disse Paulo Pires.

Segundo destacou o presidente esse número fantástico se deve à vários fatores como a boa safra de soja 2020/2021, a capitalização do associado que investiu na formação das suas lavouras e também ao desempenho da Coopatrigo nas safras de trigo e canola.

Outro ponto destacado pelo Presidente da Coopatrigo é o acompanhamento ao desempenho financeiro de todos os setores da Cooperativa, que precisam dar resultado para não comprometer o resultado geral da Coopatrigo.

Finalizando o Presidente da Coopatrigo disse que esses número apontam para um bom resultado líquido da Coopatrigo, garantindo o “retorno” ao associado, afirmando também que neste ano será dado “retorno” em cima das compras de insumos, como um diferencial competitivo da Cooperativa, além da “Participação nos Resultados” dos colaboradores que são os operadores do dia a dia da Coopatrigo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coopatrigo

Movimento SomosCoop divulga o cooperativismo e desperta o orgulho coop

Movimento SomosCoop divulga o cooperativismo e desperta o orgulho coop

Somos um movimento nacional que nasceu para divulgar o cooperativismo e despertar o orgulho coop. Nosso principal objetivo: unir cooperativas, cooperados e conectar pessoas que acreditam que o mundo pode ser mais justo e feliz. Juntos, vamos mostrar a força e o tamanho do cooperativismo no Brasil.

NÓS TEMOS ORGULHO DE SER COOP!

Uma das maneiras de mostrar esse nosso orgulho é com o carimbo SomosCoop. Quando uma cooperativa usa o carimbo, ela fortalece o movimento cooperativista e se fortalece, já que destaca as vantagens de ser coop no seu produto ou serviço.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!

Estamos espalhando o nosso orgulho de ser coop para o País inteiro. E o nosso desejo é colaborar com o movimento cooperativista no mundo todo. Queremos agregar ainda mais valor para os produtos e serviços das coops, além de mostrar que, quando unimos forças, todo mundo sai ganhando.

O QUE É O COOPERATIVISMO?

O cooperativismo é um modelo de negócio feito por pessoas e para as pessoas. Um jeito de empreender colaborativo em que o cooperado é o dono do negócio, a gestão é democrática e o foco vai muito além do desenvolvimento econômico. Assim, as pessoas crescem coletivamente e há geração de oportunidades por toda parte.

NÚMEROS COOP

No Brasil e no mundo todo, o cooperativismo é cada vez mais relevante!

O cooperativismo tem valores e princípios que fazem um mundo melhor acontecer. Com cooperação, equilíbrio e transformação, os impactos positivos são ainda maiores. O coop não é um movimento voltado apenas para os cooperados, mas para a construção de uma sociedade mais justa.

VEJA ONDE O COOP ESTÁ

O cooperativismo está em diversos setores entregando soluções que facilitam o nosso dia a dia. São 7 ramos que fortalecem os brasileiros e a economia do País, já que, em todos eles, o desenvolvimento econômico e social andam juntos.

O Ramo Agropecuário traz comida para a sua mesa. O Crédito tem soluções financeiras. O Transporte nos leva de um lugar para outro. Já o Trabalho, Produção de Bens e Serviços tem o serviço especializado que você procura.

Precisa de um plano de saúde? Você encontra em coops do Ramo Saúde. Tem supermercados, farmácias e muitos mais no Ramo Consumo. E tem serviços essenciais, como energia e internet, no Ramo Infraestrutura.

Viu como tudo ao seu redor é coop?

HISTÓRIAS DE QUEM FAZ O COOPERATIVISMO ACONTECER

Websérie SomosCoop – Episódio 1: Apontando para o Futuro

Websérie SomosCoop – Episódio 2: Um caminho a ser seguido

Websérie SomosCoop – Episódio 3 – Mulheres de Fibra

Acesse aqui a playlist e confira todos os episódios da Websérie SomosCoop!

SOBRE O MOVIMENTO

Que ser coop, ficar por dentro de novidades e conhecer nossas histórias? Então cola na gente e acesse o site nacional do Movimento SomosCoop, que conecta você ao modelo econômico e social que transforma a vida de milhões de brasileiros.

Simpósio internacional debate a presença de mulheres e jovens nas cooperativas

Simpósio internacional debate a presença de mulheres e jovens nas cooperativas

World Bank International Symposium, organizado pelo Centro de Excelência (CoE) do Banco Mundial discutiu, entre outros temas, a importância do engajamento desses públicos no cooperativismo de crédito

O Sicredi participou do World Bank International Symposium, evento organizado pelo Cooperative Financial Institution (CFI) por meio do Centro de Excelência (CoE) do Banco Mundial. Realizado de 2 a 11 de novembro, o encontro reuniu representantes de cooperativas de crédito de diferentes países para debater iniciativas para a modernização e o fortalecimento do empreendedorismo social. A participação da instituição financeira cooperativa foi marcada pelo incentivo ao aumento da participação de mulheres e jovens no segmento.  

O Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), do qual o Sicredi é integrante, foi responsável pelo painel “Envolvendo Mulheres e Jovens Rurais no Fortalecimento e Expansão das CFIs (Instituições Financeiras Cooperativas)”. Entre os participantes estiveram Manfred Alfonso Dasenbrock (Presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ), Ivete Schoffen (membro do Conselho de Administração e do Comitê Mulher da Sicredi Aliança PR/SP) e Vinicius Mattia (associado e membro do Comitê Jovem da Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP).

No painel, foram trabalhados os seguintes temas: como a participação e liderança das mulheres da zona rural nas cooperativas é fundamental para promover o empoderamento econômico; a promoção, relevância e engajamento dos jovens; e os desafios e oportunidades na ampliação da participação de mulheres e jovens para o desenvolvimento das instituições financeiras cooperativas. 

“Somos um sistema composto por 108 cooperativas, todas comprometidas com os princípios e valores do cooperativismo e entendemos a abordagem da diversidade e inclusão como uma questão de cidadania e perenidade do negócio, o que faz com que estejamos atentos para novas oportunidades e para a lapidação de novas lideranças para o segmento”, afirmou Manfred Dasenbrock. “Procuramos potencializar a participação e presença das mulheres, reconhecendo sua importância e representatividade para o cooperativismo, assim como estimular a proximidade dos jovens com o nosso modelo de negócio. Esses e outros fatores contribuíram para a criação dos programas Comitê Mulher e do Comitê Jovem, que são pilares fundamentais para a caminhada do Sicredi neste tema”, explica. 

Diversidade e Inclusão no Sicredi

A inclusão e a diversidade são temas importantes para o Sicredi, além disso são impulsionados pela Agenda 2030 do Pacto Global da ONU – do qual a Instituição Financeira Cooperativa é membro desde 2020, e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa Comitê Mulher  atende a três dos ODS, sendo: “Educação de Qualidade” (ODS 4), que visa assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos; “Igualdade de Gênero” (ODS 5), alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; “Trabalho Decente e Crescimento Econômico” (ODS 8), promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos.

A associada Ivete Schoffen, que faz parte do Conselho de Administração e do Comitê Mulher local, entende que é fundamental que as mulheres ocupem cargos de influência, com poder de decisão, facilitando o desenvolvimento e a implementação de soluções para as cooperativas de crédito. Segundo ela, a proximidade com o segmento ainda na infância também foi um estímulo para se apropriar da causa e contribuir na difusão de ações. 

“O cooperativismo está presente na minha vida desde cedo, por meio dele pude participar de comitês voltados aos jovens e, na sequência, fiz parte de um comitê feminino, o que ajudou ao longo da minha jornada. A presença da mulher nas cooperativas ratifica o discurso de um espaço democrático, de aprendizado e desenvolvimento pessoal e focado na formação de lideranças, visando uma sociedade mais próspera”, disse.

Membro do Comitê Jovem do Sicredi e reconhecido pela WYCUP (World Council Young Credit Union People) com projeto que busca incentivar a agricultura familiar e a produção de alimentos sustentáveis, Vinicius Mattia destacou o modelo colaborativo proposto pelo Sicredi. “Temos acesso a inúmeras informações, o que nos ajuda na compreensão do programa e no que ele pode propagar. Discutimos educação financeira, a estrutura do cooperativismo, realizamos ações voluntárias e que também impactam o nosso meio, e com isso vamos consolidando conhecimento e construindo relacionamento com os gestores para assumir cargos de liderança no futuro. Hoje, após o reconhecimento do meu projeto, compartilho minha experiência com jovens de todo o mundo, cito a importância de se integrarem às cooperativas e a contribuição ao movimento cooperativista garantindo perenidade do negócio”, contou. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Mundocoop

Epecoop 2021 debate alianças estratégicas, competitividade e perspectivas de mercado

Epecoop 2021 debate alianças estratégicas, competitividade e perspectivas de mercado

Em 2021, o Sescoop/RS promoveu o tradicional Encontro de Presidentes e Executivos de Cooperativas (Epecoop) de forma híbrida, nos dias 25 e 26 de novembro, com o objetivo de avaliar os cenários econômicos e discutir alianças estratégicas e oportunidades para o cooperativismo.

Durante os dois dias, foram debatidas as perspectivas de mercado e alianças estratégicas, tendo como elemento de fundo a inovação. Após a abertura do evento, os presentes assistiram à palestra do sócio-líder da KPMG consultoria, Líder de projetos de transformação organizacional, melhoria de processos, eficiência operacional e redução de custos, Martiniano Lopes, sobre Alianças Estratégicas e competitividade com foco em inovação.

Transformação Digital

Lopes falou sobre o que a KPMG Brasil tem experimentado na transformação de inovação e como ela tem contribuído para a transformação das empresas, especialmente de cooperativas que têm crescido significativamente, mesmo em períodos de crise. Ao apresentar os três pilares da Transformação Digital (Cliente Digital, Inovação Digital e Empresa Digital), ele trouxe algumas reflexões sobre quais os canais o cliente utiliza para se conectar e engajar-se com as marcas, formas de buscar receita através da solução digital e como usar as soluções digitais para melhorar a eficiência operacional.

Também apresentou quais os elementos em comum as empresas que estão bem sucedidas nesse processo possuem como, por exemplo, ter pessoas que se dediquem a um processo de inovação que é diferente na forma de condução e a transformação do modelo mental e do modelo de gestão de pessoas e transformação do modelo de T.I.

Tendências de mercado

Dentre as tendências de mercado, Lopes defende o surgimento de muitos marketplaces e destaca o diferencial das cooperativas nesse cenário: “As cooperativas têm naturalmente uma vantagem competitiva pois têm a fidelidade dos cooperados e muitos exemplos são possíveis nesse sentido para criar um ambiente de tranquilidade para comprar de forma integrada e ganhar em escala e eficiência.

Por fim, destacou os principais desafios que as empresas têm enfrentado no processo de transformação digital: “Muitas empresas não sabem onde querem chegar. É preciso ter uma visão estratégica e criar um modelo de gestão de inovação, com mecanismo de padronização, leitura de hubs de inovação, de priorização, de padronização de soluções tecnológicas que serão utilizadas. Inovação precisa de planejamento estratégico bem estruturado e com time efetivamente focado no tema olhando pessoas, tecnologia e gestão”.

Lançamento do Livro da Ocergs 50 anos

O encerramento do evento foi marcado pelo lançamento do livro da Ocergs 50 anos que retrata a trajetória da entidade desde 1971, pelo presidente Vergilio Perius. Escrito a muitas mãos por pessoas que fazem parte da história do cooperativismo no Estado, o livro é dividido em sete capítulos, contando a história da Ocergs na visão dos ramos Agropecuário, Saúde, Crédito, Consumo, Infraestrutura, Transporte e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.

Assista ao evento completo AQUI

Perspectivas de mercado: oportunidades e desafios na visão dos executivos

O segundo dia do Epecoop reservou espaço para a discussão a respeito das oportunidades e desafios na visão dos executivos. A palestra foi do sócio-líder de Clientes e Mercados da KPMG no Brasil e na América do Sul, Jean Paraskevopoulos Neto. Na pauta, a apresentação da pesquisa KPMG 2021 CEO Outlook, como foco no Brasil. O estudo envolveu entrevistas com 50 CEOs brasileiros e palavra-chave entre os executivos brasileiros é confiança! Mesmo sem uma perspectiva concreta para o fim da pandemia da Covid-19, as lideranças afirmam que aprenderam muito com a crise e que esses insights extraídos dessa situação acabaram influenciando suas decisões futuras.

Para 82% dos CEOs brasileiros existe confiança na melhora e na retomada da economia nacional. E dentre as estratégias de crescimento, a inovação e a transformação digital foram destacadas por 64% dos CEOs brasileiros, que se mostram mais preocupados em investir na compra de novas tecnologias, do que no desenvolvimento das habilidades digitais de seus colaboradores.

Segurança Digital
A preocupação com a segurança digital é algo presente na realidade de 82% dos CEOs brasileiros entrevistados, que se dizem preparados para um futuro ataque cibernético. Dentre os CEOs brasileiros entrevistados, 84% acreditam que a segurança da informação tem função estratégica e traz vantagem competitiva.
Outro tema sensível diz respeito à cultura e promoção de um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal dos funcionários. Para 76% dos CEOs brasileiros essa é uma das estratégias que concentrarão esforços.

Propósito de valor
Ao concluir sua apresentação, Neto afirmou que os CEOs brasileiros têm entre suas estratégias a busca pela construção de valor das marcas. "A busca é pela contrução de valor das marcas não porque isso seja mais interessante para os acionistas, mas porque estar alinhado com um propósito de valor perante a sociedade é uma questão para a sobrevivência de todos".

Assista ao evento completo AQUI

O evento contou com a participação dos diretores da Ocergs Valdir Feller, Darci Hartmann, Margaret Garcia da Cunha, Roberto Brezolin, Irno Pretto e Erineo Hennemann.

Sicredi firma parceria internacional para financiar empreendimentos femininos

Sicredi firma parceria internacional para financiar empreendimentos femininos

O Sicredi buscou recursos fora do país destinados a micro, pequenas e médias empresas brasileiras lideradas por mulheres. Com linha de crédito de US$ 80 milhões (cerca de R$ 438 milhões), a iniciativa inclui o fator gênero como critério para o uso dos recursos, assim como outros fatores sociais e ambientais.

O acordo de parceria foi firmado junto à DEG, Instituição de desenvolvimento financeiro alemã, subsidiária do Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW), e à agência de fomento francesa PROPARCO, subsidiária do Banco de Desenvolvimento Francês (AFD), instituições financeiras de desenvolvimento (DFIs sigla em inglês) que possuem o objetivo de prover financiamento e capital de longo prazo a empresas privadas em países emergentes e em desenvolvimento.

O financiamento será destinado para aquelas empresas com faturamento anual de até R﹩ 6 milhões e que tenham mulheres como donas ou sócias detendo mais de 50% do capital social. Os recursos estarão disponíveis a partir da segunda quinzena de novembro às associadas ao Sicredi.

"Essa captação é muito relevante, pois, além de ser a primeira internacional com viés social realizada pelo Sicredi, inaugura a parceria com duas importantes instituições, que realizam um trabalho já reconhecido em fomentar o crescimento em países emergentes. A partir disso, aumentamos nossa capacidade de apoiar os pequenos e médios empreendimentos liderados por mulheres no Brasil", contextualiza Alexandre Barbosa, superintendente de Tesouraria do Sicredi.

"DEG e Proparco tem o prazer de trabalhar com um parceiro como o Sicredi. Nós, como DFIs europeias, estamos orgulhosos em concluir uma parceria ambiciosa com um importante ator do setor. Ao fornecer um instrumento direcionado ao impacto social a um renomado participante do mercado na maior e mais populosa economia da América Latina, DEG e Proparco demonstram seu compromisso em promover o financiamento voltado pequenas e médias empresas lideradas por mulheres, reduzindo a desigualdade de gênero, fomentando a economia inclusiva bem como a criação de mais e melhores empregos, e contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU", comenta Gudrun Busch, diretora de Instituições Financeiras para a América Latina da DEG.

Participação em desafio global

Por meio da parceria, o Sicredi também passou a contribuir com o 2X Challenge - Finance for Women, desafio global lançado pelas instituições financeiras de desenvolvimento do G7 e que possui o objetivo de destinar recursos à geração de oportunidades de empreendedorismo e liderança a mulheres em países emergentes. A linha de crédito da instituição financeira cooperativa foi aprovada como elegível ao desafio, que busca destinar mais de USD 15 bilhões em novos financiamentos para as mulheres empreendedoras entre 2021 e 2022.

Integrante do Pacto Global proposto pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), o Sicredi é comprometido com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Na operação de fomento ao empreendedorismo feminino está sendo atendido o objetivo número 5, que trata sobre Igualdade de Gênero.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi

CAAF investe em novas instalações

CAAF investe em novas instalações

A Cooperativa de Agricultores e Agroindústria Familiares de Caxias do Sul (CAAF) dá um importante passo para levar ainda mais alimentos saudáveis e de qualidade principalmente à alimentação escolar, a programas sociais e a hospitais. E, com esse trabalho, fortalecer a agricultura familiar. No dia 20/11a cooperativa recebeu associados e convidados para apresentar as novas instalações. São 1.400 m² de área construída no Loteamento Vale dos Pinhais, no Bairro Diamantino, próximo à Rota do Sol e BR-116. O espaço é usado desde julho e representou investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em equipamentos e infraestrutura.

São dois pavilhões alugados que abrigam operação logística, setores administrativos e área específica para câmaras frias e ambiente de agroindústria, voltada à elaboração de alimentos processados. A mudança abriu 10 postos de trabalho. A Cooperativa conta com 30 colaboradores. Antes, a Cooperativa estava instalada no bairro São Luiz da Sexta Légua.

A CAAF é formada por pequenos agricultores familiares de Caxias do Sul e região (produtores de hortaliças, frutas e agroindustrializados). Com 300 famílias cooperadas, atende mercados institucionais, como escolas, quartéis, hospitais e programas sociais, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Pelo menos 90% da produção é de agricultores caxienses e o restante, de outros municípios da Serra, dos Campos de Cima da Serra e do Litoral. Além dos produtores de hortifrutigranjeiros, a cooperativa conta com 18 agroindústrias associadas - produtoras e industrializadoras de alimentos como pães, biscoitos, massas, bolos e chimias.

A história da CAAF começou em 2009, quando a Lei Federal 11.947 instituiu a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da alimentação das escolas públicas fosse fornecida pela agricultura familiar. Cerca de 30 produtores de Caxias do Sul se mobilizaram e criaram a Associação de Agricultores Familiares de Caxias do Sul. Um ano depois, em 10 de novembro de 2010, foi fundada a Cooperativa CAAF. 

Ampliação da estrutura

O aumento do espaço físico atende às necessidades de novos mercados e de ampliação da prestação de serviços. Com a pandemia pela Covid-19 e o fechamento de escolas, em 2020, era necessário buscar alternativas. “Foi preciso estruturar projetos para que os agricultores não fossem prejudicados e a cooperativa continuasse funcionando”, explica o gerente administrativo, Marcos Regelin.

A CAAF iniciou, então, o fornecimento de alimentos higienizados e minimamente processados para hospitais. Segundo Regelin, o projeto foi um dos motivos que levaram à busca de um local mais amplo para as novas instalações e, assim, atender a demanda. 

A Cooperativa foi além e avançou em outras frentes. Passou a comercializar maçã para a alimentação escolar em outros Estados, como Paraná e São Paulo. E expandiu o fornecimento de alimentos para quartéis e prefeituras também na região da Fronteira do Rio Grande do Sul.

Nova agroindústria

Na agroindústria própria da CAAF, instalada no novo espaço, equipamentos permitem agilidade e padrão dos produtos higienizados e minimamente processados. Hortaliças e legumes são lavados, descascados, cortados, e embalados a vácuo, prontos para consumo. Esse mercado começou a ser atendido em 2020, quando a Cooperativa passou a fornecer alimentos a hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre, por meio de licitações. Até o início do funcionamento da nova agroindústria, a operação é feita em agroindústrias associadas.

“Estamos comemorando essa expansão, pois a CAAF é uma cooperativa que nesses 11 anos de existência buscou se organizar para prestar serviços aos agricultores associados e, também, às prefeituras e a órgãos que precisam dos alimentos, garantindo a segurança alimentar e nutricional. Enquanto organização cooperativa, estamos promovendo o desenvolvimento econômico e social”, avalia o presidente da CAAF, Leonar Seefeld.

Na nova estrutura

- Dois pavilhões com 1.400 m²;

- Aumento de espaço em câmaras frias: a nova estrutura, com três câmaras frias, permite capacidade de armazenamento de 80 toneladas de alimentos. Antes, havia uma câmara fria.

- Agroindústria própria e equipada com descascador de moranga cabotiá; descascador abrasivo para legumes; lavadora automática de folhosos; cubetadeira; seladora a vácuo e seladora simples;

- Espaço amplo para recepção e expedição de alimentos;

- Ampliação dos espaços aos setores administrativos.

Onde chegam os alimentos da CAAF

PAA - Programa de Aquisição de Alimentos

Hospitais, universidade, penitenciárias

20 quartéis da região de Porto Alegre e da Serra gaúcha

8 quartéis na região da Fronteira do RS

PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar

Escolas municipais em 12 municípios do RS

Escolas municipais em 6 municípios de outros estados

Escolas estaduais em 5 municípios do RS

Outros programas atendidos em Caxias do Sul

Com apoio da Conab – alimentos entregues a famílias atendidas pelo Projeto Mão Amiga e pelo Banco de Alimentos

Projeto Troca Solidária – executado pela Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca)

Casas assistenciais da Fundação de Assistência Social (FAS).

Fonte: Assessoria de Comunicação CAAF

Ocergs divulga vencedores do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo

O Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) agradece todos os participantes do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021 e anuncia os trabalhadores vencedores desta edição. Confira abaixo.

Categoria: Jornalismo Impresso

1° lugar: Trabalhar é um direito

Veículo: Revista Saber Cooperar

Jornalista: Lílian Beraldo Veiga

2° lugar: Parcerias Inovadoras

Veículo: Revista Saber Cooperar

Jornalista: Débora Teles de Brito

Categoria: Telejornalismo

1° lugar: Aplicativo criado por cooperativas ajuda na gestão de propriedades no campo

Veículo: RBS TV

Jornalista: Débora Padilha de Oliveira

2° lugar: Cooperativas do RS tem aumento no faturamento e na geração de empregos

Veículo: RBS TV

Jornalista: Franciele Alonso da Rosa

Categoria: Webjornalismo

1° lugar: Websérie Sucesso Coletivo

Veículo: Site da Cotrijal e Canal do YouTube da Cotrijal

Jornalista: Fernando Oliveira Teixeira

2° lugar: As presidentes: histórias e exemplos de mulheres líderes de cooperativas no RS

Veículo: Site da Rádio Comunitária 87.9 FM

Jornalista: Rodrigo Alcântara Davila

Categoria: Radiojornalismo

1° lugar: Gentil Online: Intercooperação que fortalece o cooperativismo, transforma e conecta o meio rural

Veículo: Comunicação da Coprel

Jornalista: Valéria Foletto

2° lugar: Série Especial - Programa Frango de Corte Dália

Veículo: Rádio Encantado AM

Jornalista: Diogo Daroit Fedrizzi

Categoria: Fotojornalismo

1° lugar: Leite: nas mãozinhas, o brinquedo; nos pezinhos, a realidade

Veículo: Dália em Notícias

Jornalista: Carina Marques

2° lugar: Juntos para Vencer!

Veículo: Jornal da Cotrijal

Jornalista: Mariliane Elisa Cassel

Categoria: Mídia Cooperativa

1° lugar: Gentil Online: Intercooperação que fortalece o cooperativismo, transforma e conecta o meio rural

Veículo: Canal do YouTube da Coprel

Jornalista: Valéria Foletto

2° lugar: Websérie Sucesso Coletivo

Veículo: Site da Cotrijal e Canal do YouTube da Cotrijal

Jornalista: Fernando Oliveira Teixeira

Sobre o Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo

Nesta edição foram inscritos 64 trabalhos. O Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021 tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjors), da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS).

Cotrijal e Unicred Porto Alegre são finalistas do Top de Marketing 2021

Cotrijal e Unicred Porto Alegre são finalistas do Top de Marketing 2021

As cooperativas Cotrijal e Unicred Porto Alegre estão entre as finalistas da 38ª edição do Top de Maketing ADVB/RS. Os cases foram apresentados ao júri do concurso nessa terça-feira (16/11), pelo gerente de Marketing da Cotrijal, Benísio Roque Rodrigues, e pelo coordenador de Marketing e Comunicação da Unicred Porto Alegre, Diego Oliveira Rassier.

A Cotrijal lançou em fevereiro de 2021 a sua nova marca. O projeto, conduzido pela área de Marketing da Cooperativa, foi selecionado como finalista nas categorias Branding e Cooperativas do Prêmio Top de Marketing 2021. Durante a defesa do projeto ao júri da premiação, Rodrigues ressaltou que a nova marca fortalece a imagem institucional da Cooperativa para diferentes olhares, preservando a identificação com todos os públicos com que se relaciona. “Entendemos que a nossa imagem necessita refletir as mudanças e o crescimento da Cooperativa ao longo destes 64 anos de história. Foi um grande passo e encaramos o desafio de mostrarmos nosso real tamanho, sem nos afastar dos verdadeiros princípios de apoio mútuo, compartilhamento de propósitos e de trabalho com união”, destacou.

Já a Unicred Porto Alegre foi selecionada com o case Tua Unicred Porto Alegre, projeto desenvolvido pela coop desde o final de 2019 para mostrar a cooperativa para os associados de forma que eles conheçam por completo o portfólio de produtos e serviços da instituição financeira cooperativa. O coordenador de Marketing e Comunicação da Unicred Porto Alegre, Diego Oliveira Rassier, explica que o trabalho foi dividido em três fases. A primeira envolveu o reconhecimento do cooperado com relação à Cooperativa, através da websérie Escolha Unicred Porto Alegre. Os episódios retratam como a Cooperativa se faz presente e muda a vida dos associados, possibilitando que eles mudem a vida de outras pessoas e também da comunidade na qual a coop está inserida. Na segunda fase, a Unicred Porto Alegre realizou uma campanha de premiação para que o associado pudesse conhecer os produtos e serviços, onde ele acumulava pontos que eram trocados por cupons de participação em sorteios de prêmios. "E no terceiro momento, posicionamos os produtos e serviços ao lado do associado como agentes de transformação das suas vidas, de uma forma palpável, relacionando eles com os objetivos e sonhos de cada pessoa". Para 2023, Rassier comenta que ainda serão implementadas mais duas fases, que visam transformar os cooperados em advogados da marca e colher depoimentos que reforcem o cooperativismo e o trabalho de responsabilidade social desenvolvido.

Sobre o Top de Marketing 2021

Promovido pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS), a premiação tem como objetivo valorizar as melhores estratégias e práticas de marketing em diferentes segmentos de atuação.

Confira a lista com todos os finalistas do prêmio neste ano.

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre dia 7 de dezembro

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão ocorre dia 7 de dezembro

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. E a solenidade de premiação deste ano já tem data marcada: 7 de dezembro, às 17h, através dos canais digitais do Sescoop. Entre as 310 inscrições recebidas nesta edição, 21 são de cooperativas do Rio Grande do Sul.

A participação continua por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso. As cooperativas serão reconhecidas em duas categorias e três níveis:

Categorias

  • Categoria 1: Reguladas pelo Bacen ou ANS,
  • Categoria 2: Não reguladas pelo Bacen ou ANS

Níveis

  • 1) Primeiros Passos para a Excelência;
  • 2) Compromisso com a Excelência;
  • 3) Rumo à Excelência.

Portanto, anote na agenda e prepare-se. Está chegando a hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop.

Acompanhe as atualizações sobre o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão em nosso site e no calendário de eventos do Sistema OCB.

Ranking 500 Maiores do Sul relaciona 19 cooperativas gaúchas

Ranking 500 Maiores do Sul relaciona 19 cooperativas gaúchas

O Grupo Amanhã e a PwC Brasil anunciaram na noite dessa quinta-feira (18/11), em evento transmitido pelo canal do YouTube do Grupo, os resultados do ranking 500 Maiores do Sul. Em sua 31ª edição, o ranking relaciona 19 cooperativas gaúchas entre as 500 maiores.

O anuário destaca empresas líderes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além das 500 consideradas emergentes, tomando como referência o desempenho econômico no exercício de 2020. O levantamento divide as empresas agraciadas em 37 setores , com a participação de cooperativas do Rio Grande do Sul em quatro setores específicos: Cooperativas de Produção, Financeiro, Saúde, e Transporte e Logística.

500 Maiores do Sul

Juntas, as 500 empresas faturaram em 2020 R$ 737,4 bilhões, valor 18,7% maior que o do exercício de 2019. A soma dos patrimônios das 500 alcançou no ano passado R$ 394,2 bilhões, um avanço de 22,2%. Também em 2020, o lucro líquido das 500 saltou 41,7%, para R$ 71,6 bilhões. Veja abaixo as 18 coops que representam o Rio Grande do Sul no anuário:

Sicredi – Consolidado (4º)

Unimed Porto Alegre (61º)

Cotrijal (72º)

Cotrisal (77º)

Languiru (120º)

Cotripal (124º)

Coopatrigo (144º)

Cotribá (146º)

Cotrijuc (169º)

Unicred RS (184º)

Unimed Nordeste RS (185º)

Camnpal (197º)

Cotricampo (200º)

Coagrisol (216º)

Cotrisel (240º)

Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (295º)

Unimed Vale dos Sinos (314º)

Termasa Rio Grande (CCGL) (325º)

Unimed Santa Maria (370º)

100 Maiores do RS

Entre as 100 Maiores do RS, 15 coops marcam presença e ressaltam o impacto do movimento cooperativo no desenvolvimento econômico e social do Estado. Confira a seguir a relação:

Sicredi – Consolidado (1º)

Unimed Porto Alegre (24º)

Cotrijal (28º)

Cotrisal (31º)

Languiru (47º)

Cotripal (50º)

Coopatrigo (60º)

Cotribá (61º)

Cotrijuc (69º)

Unicred RS (74º)

Unimed Nordeste RS (75º)

Camnpal (79º)

Cotricampo (80º)

Coagrisol (85º)

Cotrisel (94º)

500 Emergentes

Unimed Pelotas (516º)

Sescoop/RS (542º)

Unimed Ijuí (560º)

Cazuza Ferreira Energética S/A – Certel (947º)

Certel Rastro de Auto Geração de Energia S/A – Certel (971º)

Cooperativas de Produção

Cotrijal (15º)

Cotrisal (16º)

Languiru (21º)

Cotripal (22º)

Coopatrigo (23º)

Cotribá (24º)

Cotrijuc (25º)

Camnpal (27º)

Cotricampo (28º)

Coagrisol (29º)

Cotrisel (31º)

Financeiro e Saúde

No setor Financeiro, o destaque fica para o Sicredi - Consolidado e a Unicred RS, que figuram respectivamente na primeira e 13ª posições.

Já no setor de Saúde, cinco Unimeds gaúchas aparecem na relação:

Unimed Porto Alegre (1º)

Unimed Nordeste RS (8º)

Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (18º)

Unimed Vale do Sinos (19º)

Unimed Santa Maria (23º)

No setor de Transporte e Logística, o terminal portuário Termasa aparece no 16º lugar. Ele pertence a CCGL e está situado à margem oeste do canal de acesso ao Porto de Rio Grande.

Clique aqui e acompanhe como foi o evento de lançamento e premiação de 500 MAIORES DO SUL.

Confira aqui as listas do ranking 500 Maiores do Sul!

Uso de dados: uma nova oportunidade para as cooperativas

Uso de dados: uma nova oportunidade para as cooperativas

Pense em cada passo que você dá diariamente (seja no mundo real ou virtual). Hoje, cada processo que realizamos gera um dado. Uma informação que pode ser lida e transformada em ações junto à comunidade. Vivemos numa era onde os dados estão se tornando o bem mais valioso que uma organização pode ter, e entender como usar esse ativo é primordial para navegar no mar de novidades do mercado. 

Será que as cooperativas já estão preparadas para essa tendência que é, na verdade, uma realidade nos dias atuais? Com dados sendo gerados por cooperados de todos as regiões e lugares, este tema é indispensável para o ambiente das cooperativas. Mas afinal, que oportunidades esses dados podem nos trazer? 

Um complexo mundo de termos 

Importantes na década passada, hoje os dados são os protagonistas dos processos que realizamos. A partir deles, é possível entender o público e tomar medidas para atender às suas demandas. Para as cooperativas, esse cenário representa uma maior capacidade de ofertar melhores produtos e serviços. E com o volume de dados que temos hoje, uma vasta gama de possibilidades está aberta. 

“Vivemos numa sociedade em constante crescimento. A população cresce, a economia cresce, a produção cresce, a expectativa de vida cresce. Esse crescimento sempre acaba se refletindo em aumento de complexidade e quantidade de informações e interdependência entre estas informações”, ressalta o especialista em Banco de Dados, Fábio Telles Rodriguez. 

Com o volume de dados que hoje trafegam pelo mundo, temos à nossa disposição diversos tipos de informações, que podem ser utilizadas para cada contexto.

Três perfis: os tipos de dados

Rodriguez nos conta que esses dados são organizados em três grupos principais: estruturadossemiestruturados e não estruturados.

ESTRUTURADOS: No primeiro, estão os dados organizados, e que são fáceis de se analisar e que apresentam informações mais claras (“Qual o preço de um produto? Quanto ele vendeu esse mês? Quem vendeu?”). 

SEMIESTRUTURADOS: No segundo, estão aqueles que possuem algum tipo de organização, mas que possuem também certo grau de imprevisibilidade (“Quais os dados dos documentos apresentados num processo jurídico? Qual a opinião sobre um produto das pessoas que postam no Facebook? Quantas pessoas são a favor do governo no Twitter?”). 

NÃO ESTRUTURADOS: Por fim, os dados ‘não estruturados’ são aqueles dados aleatórios, que não são analisados por bancos de dados ou coletados (“Como estou me sentindo hoje? O que lembro sobre a conversa no telefone hoje de manhã com meu filho?”). 

Organizando informações 

Com um vasto volume de informações sendo geradas diariamente, possuir mecanismos e ferramentas para organizá-las é a chave para os ganhos relacionados ao mundo dos dados. Neste contexto, entram as plataformas de gerenciamento, que possibilitam a união de dados em um único lugar, facilitando o acesso e a análise das informações. 

“Existem N ferramentas para coletar, armazenar, organizar e extrair informações a partir dos dados coletados. Existem cenários onde temos uma grande quantidade de informações simples e fáceis de manipular. Este é o cenário mais fácil de lidar com sistemas informatizados. Quanto mais informação organizada, maior a capacidade que temos de tomar decisões baseadas em evidencias claras e não na nossa percepção subjetiva da realidade”, destaca Rodriguez. 

De olho nas possibilidades oferecidas pela análise de dados, o Sicredi recentemente adotou uma nova plataforma para gerenciar os seus dados. Com a Denodo, a cooperativa busca simplificar processos, uma vez que diversos setores poderão ter acesso aos dados em posse da cooperativa. 

“A plataforma Denodo consolida os dados de sistemas distintos e isolados em uma plataforma única, o que permite uma visão unificada das informações e a geração de insights que contribuem com a melhor tomada de decisão pelos associados”, nos conta Adriano Santos da Silva, Gerente de Planejamento Financeiro e BI do Sicredi. Além de ressaltar a união das informações da cooperativa, Silva ainda destaca a facilidade que a nova tecnologia traz para os processos internos da cooperativa. “Este sistema viabiliza a democratização do acesso a dados e permite autoatendimento para colaboradores das cooperativas do Sicredi.  Trata-se de um exemplo de como a tecnologia melhora o fluxo de dados em toda a organização e é capaz de contribuir com a qualificação da governança na gestão dessas informações”, afirma. 

Uma questão ética 

Apesar das facilidades trazidas pelo uso dos dados, saber administrá-los é essencial para o sucesso da cooperativa, e o mau uso das informações dos cooperados pode inclusive trazer penas legais. Com os dados se tornando cada vez mais essenciais para o mundo dos negócios, regulamentar o seu uso foi um passo fundamental, e diante desse cenário surgiu a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que busca levar transparência e tranquilidade para os processos relacionados ao uso de dados de clientes e cooperados. 

“A responsabilidade pelo uso dos dados aumentou, e isso é algo positivo para a sociedade como um todo, mas está longe de ser algo simples. Temos que fazer um uso justo desta informação, dentro de termos previamente estipulados no momento da coleta dos dados. Ao fim e ao cabo, o importante é utilizar a informação coletada apenas para o propósito que você comunicou para a pessoa que lhe forneceu às mesmas de forma clara e segura”, reafirma o especialista em dados, Fábio Telles. 

Oportunidades e perspectivas 

É indiscutível que os dados continuaram a ser essenciais para o desenvolvimento das cooperativas. Não apenas eles possibilitam um maior conhecimento do público e do cooperado, mas também são verdadeiros guias que nos preparam para o futuro. 

Para as cooperativas, criar plataformas e times que tenham este tema como foco é uma ação de caráter urgente, uma vez que o uso adequado e bem definido destes dados, representam um mundo completamente novo, de oportunidades e novas estratégias. “Uma plataforma que centraliza os dados possibilita que as cooperativas desenvolvam uma avaliação completa e acertada das melhores soluções para cada associado, ação que tem relação direta com o modelo de atuação do Sicredi”, afirma Adriano Santos da Silva. 

“Saber lidar com informações é o que nos torna capazes de ampliar nossa capacidade de produzir bens e serviços, de tomar decisões melhores e de oferecer melhor qualidade de vida para as pessoas”

Fábio Telles Rodriguez, especialista em Banco de Dados

Neste novo momento, tratar os dados como um meio para um determinado fim será a chave para os sucessos das cooperativas. Basta que as lideranças olhem este tema com cuidado, e o utilize para potencializar seus negócios, e sobretudo, seu alcance, gerando ainda mais impacto social. 

“Entendemos que dados são fundamentais para um relacionamento próximo com os associados, com o crescimento das nossas cooperativas, ferramentas que nos ajudem a avaliar dados fazem com que seja possível manter o nosso modelo de negócio sempre ativo. É por meio dos dados e da sua correta utilização que poderemos sempre manter as melhores ofertas, cumprindo com nossos princípios de entregar a melhor solução de negócio para cada associado”, conclui. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do MundoCoop

Oficina ensina técnicas de estaquia e enxertia

Oficina ensina técnicas de estaquia e enxertia

Integrando a programação da semana de aniversário da Languiru, que comemora 66 anos no sábado, dia 13 de novembro, na manhã de ontem (08) ocorreu encontro do Comitê Languiru – Mulheres Cooperadas. Respeitados os protocolos, foi a primeira reunião presencial depois de um período marcado por eventos virtuais, em virtude da pandemia. As atividades transcorreram no Pavilhão Social da Associação dos Funcionários da Languiru. Associadas, filhas e esposas de associados acompanharam oficina gratuita de “Estaquia e Enxertia”.

                O engenheiro agrônomo do Departamento Técnico, Uilliam Porsche, compartilhou técnicas para desenvolver mudas de forma rápida, fácil e barata. A oficina foi dividida em parte teórica e prática relacionada ao cultivo de plantas ornamentais e frutíferas.

                Na estaquia, Porsche explicou que se trata de uma técnica usada para a multiplicação de plantas, partindo de uma estaca da haste, folha ou raiz da planta matriz. A partir desse tecido vegetal, cria-se uma nova planta, idêntica à planta de origem, podendo ser chamada de clone.

                Por outro lado, na enxertia o grupo compreendeu que é possível unir diferentes espécies e formar uma nova planta. Um exemplo é o uso da enxertia para antecipar a colheita de abacate, onde se enxerta uma haste já adulta sobre uma base ainda jovem. Porsche explicou que essa junção faz a planta produzir mais rápido por já estar na fase reprodutiva.

                O Agrocenter Languiru – Insumos forneceu mudas e ferramentas para o desenvolvimento dos trabalhos. Algumas mulheres também trouxeram materiais de casa para aproveitarem na oficina.

Oportunidade

A associada Adriane Solange Theves veio acompanhada da sua mãe para participar do encontro. As iniciativas de valorização do quadro social são destacadas pela produtora rural. “Foi uma grande oportunidade de agregar conhecimento e compreender técnicas que fazem as plantas se desenvolverem mais rápido”, enalteceu.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, também saudou às participantes, valorizando o trabalho das mulheres e sua dedicação às famílias e à Cooperativa. Na oportunidade apresentou o livro “Cooperativa Languiru: da reestruturação à consolidação”, lançado por ocasião do aniversário da Languiru.

Fonte: Assessoria de comunicação: Languiru

Planejamento do Sescoop/RS para 2022 e programas do Sistema Ocergs são destaques no Boletim

Planejamento do Sescoop/RS para 2022 e programas do Sistema Ocergs são destaques no Boletim

A mais recente edição do Boletim Informativo está repleta de conteúdos e novidades sobre o sistema cooperativista gaúcho. Entre os destaques, o Planejamento do Sescoop/RS para 2022, a participação das cooperativas no PDGC, o cenário do Programa Aprendiz Cooperativo no Rio Grande do Sul, as ações de endomarketing que integram o Dia de Cooperar (Dia C) e as pesquisas das Escoop financiadas pelo CNPq.

Apoio a Projetos Centralizados e Descentralizados

O Planejamento Sescoop/RS 2022 contabiliza mais de R$ 62 milhões para apoio na realização de Projetos Centralizados e Descentralizados, que serão executados por meio do Sistema de Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH). São mais de 154 mil participantes planejados..

Participação das cooperativas no PDGC

O aperfeiçoamento da gestão e da governança nas cooperativas gaúchas se evidencia no crescimento da participação das coops no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Atualmente, são 126 cooperativas inscritas. Acesse aqui o boletim e saiba quantas cooperativas participam por ramo e quais são níveis em que elas se encontram.

Aprendiz Cooperativo, Solidômetro e Marmita Coop

Programa Aprendiz Cooperativo inicia novembro com 2.613 aprendizes no RS. Já as campanhas de endomarketing Solidômetro e Marmita Coop seguem no combate contra a fome, que atingiu 19 milhões de brasileiros na pandemia em 2020. Para saber mais sobre esses projetos que arrecadaram mais de 1,5 toneladas de alimentos, acesse aqui!

Prático, objetivo e colaborativo

Em formato totalmente digital e interativo, o boletim informativo é de circulação mensal e pode ser recebido por e-mail ou WhatsApp. Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Confira aqui a mais recente edição!

Matrizeiro ASA será inaugurado oficialmente no dia 10 de dezembro

Matrizeiro ASA será inaugurado oficialmente no dia 10 de dezembro

A programação alusiva ao 75º aniversário da Cooperativa Dália Alimentos terá como primeiro grande evento a inauguração do Matrizeiro ASA – América Sociedade Avícola, na localidade de Monte Alegre, na ERS-244, município de Vale Verde. Será no dia 10 de dezembro, marcando o início das festividades que ocorrerão até junho de 2022. 

A granja iniciou as operações em junho de 2020 e agora, com 100% da capacidade instalada e em produção, será inaugurada seguindo aos protocolos sanitários devido à pandemia. O Matrizeiro ASA contempla um dos programas de produção mais inovadoras da Dália Alimentos: o Programa Frango de Corte.

O Matrizeiro ASA contempla núcleos de recria de aves e de produção de ovos férteis, estruturado em uma área com barreiras sanitárias que garantem a biosseguridade de todas as dependências e processos. A granja dispõe de moderna tecnologia, com sistemas automatizados de pesagem, distribuição de ração e com climatização para assegurar o bem-estar animal.

A coleta dos 1.350.000 ovos mensais é manual, porém todos os ninhos são automatizados, assim como o transporte por meio de esteiras, com equipamentos que garantem que todos os processos internos ocorram dentro do prazo estipulado, avalizando o padrão das atividades e do controle sanitário. Selecionados, os ovos são destinados ao Incubatório, em Mato Leitão, segunda etapa do Programa, de onde saem os pintinhos com um dia de vida para serem terminados nos nove condomínios de produção, que constituem a terceira etapa da cadeia produtiva. A fase final ocorre no Frigorífico, para o abate e produção dos cortes destinados à comercialização, em Palmas, cidade de Arroio do Meio.

O Matrizeiro é de propriedade de um grupo de 37 funcionários da Dália Alimentos, cuja cooperativa também possui uma cota no empreendimento. Em 25 de junho de 2020 foi alojado o primeiro lote no núcleo de recria, cujas aves permanecem pelo período de 22 semanas e, posteriormente, são transferidas ao núcleo de produção, onde são alojadas durante 44 semanas. “Temos muito a comemorar, pois o Programa Frango de Corte dispõe de excelente tecnologia em todas as suas etapas e, assim como as granjas de produção leiteira, tem servido como modelo de arranjo produtivo para as pequenas propriedades rurais viabilizarem suas atividades”, comenta o presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas.

Na visão de Freitas, uma porcentagem baixa de empresas se mantém atuante e em constante crescimento ao longo dos anos. “Próximo dos 75 anos, a Dália Alimentos, que atua sob o prisma ético de operar de acordo com a legislação, é uma cooperativa que busca por novidades e sistemas de produção, com o objetivo de assegurar a eficiência e a rentabilidade. Estamos festejando o crescimento de uma empresa socialmente responsável, que promove o desenvolvimento econômico e social de todos os que dela fazem parte”, finaliza o executivo.

Fonte: Assessoria de comunicação: Dália Alimentos

Educação Financeira: Sicredi participa da 8ª edição da Semana ENEF

Educação Financeira: Sicredi participa da 8ª edição da Semana ENEF

Tendo a educação financeira como uma das bases para gerar impacto positivo na sociedade, o Sicredi marca presença na 8ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), que será realizada entre os dias 8 e 14 de novembro. No período, a instituição irá intensificar suas ações voltadas ao tema em todo o país, buscando ampliar o impacto nas pessoas e comunidades.

Para iniciar a Semana ENEF deste ano, o Sicredi promove a live "Vida Financeira Sustentável". Com apresentação da jornalista Paula Valdez, e os convidados Vera Rita de Mello Ferreira, orientadora técnica do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, e Eduardo Amuri, autor dos livros "Dinheiro sem Medo" e "Finanças para Autônomos". A live abordará a nossa relação com o dinheiro, com dicas práticas sobre como podem ser desenvolvidos comportamentos que ajudem a alcançar uma vida financeira sustentável. A apresentação acontece no dia 08 de novembro, às 19h30 horas (horário de Brasília) no canal do Sicredi no YouTube.

Para finalizar a semana, no domingo, 14, a partir das 18h o Sicredi em conjunto com a Mauricio de Sousa Produções promoverá a live Turma da Mônica e Educação Financeira, a ação tem como principal objetivo falar com as crianças sobre a importância da educação financeira e também será transmitida no canal da instituição no YouTube. Além das apresentações, durante toda a Semana ENEF, as cooperativas que integram o Sicredi realizarão inciativas locais e regionais em prol do tema.

"Entendemos a educação financeira como um elemento fundamental para se ter uma vida financeira sustentável, pois o uso consciente do dinheiro é fundamental para a conquista de objetivos pessoais e profissionais. O Programa Cooperação na Ponta do Lápis materializa o nosso objetivo de apoiar a construção de uma sociedade mais próspera financeira e socialmente", afirma João Tavares, presidente executivo do Banco Cooperativo Sicredi e diretor presidente da Fundação Sicredi.

A participação do Sicredi na edição deste ano será norteada pela temática "Juntos a gente desenha uma vida mais próspera" mote do programa "Cooperação na Ponta do Lápis". Implementado em 2020 de maneira conjunta entre as cooperativas, centrais e a Fundação Sicredi, a iniciativa busca levar educação financeira para os mais de 1,5 mil munícipios em 26 unidades federativas onde o Sicredi atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais.

Em 2021 foi iniciada a segunda fase do Programa, desenvolvida para auxiliar as pessoas a conquistarem uma vida financeira sustentável por meio de oficinas que focam no contexto e interesses dos participantes, traduzindo os conceitos em práticas do dia a dia. Por meio do Programa, também foi lançada a Jornada da Educação Financeira nas Escolas, com diversos materiais pedagógicos, que serão utilizados nas salas de aula por profissionais habilitados pelo Sicredi a desenvolverem a metodologia e auxiliar os educadores a integrar a temática ao currículo escolar.

Durante a Semana ENEF 2020, o Sicredi foi responsável por 43% do total de ações realizadas no Brasil, impactando mais de 4,3 milhões de pessoas em todo o país. Foram cerca de 1,4 mil iniciativas em mais de 370 municípios de todas as regiões do país. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi