Realidade desde o final de 2021, o Clube Mais Coagrisol segue garantindo praticidade e facilidade aos clientes no momento de suas compras. O download do APP deve ser realizado através da loja de aplicativos play store ou app store do seu smatponhe. Após isso, basta aproveitar a infinidade de novidades disponíveis, entre elas: receber diariamente as promoções e ofertas, ter acesso a cupons de descontos, participar de sorteios exclusivos e ainda poder visualizar seu histórico de compras.
Segundo Cynthia Gradaschi Corrêa, Diretora de Varejo da Coagrisol, “é importante que no momento da compra em nossas unidades, os clientes informem o seu CPF. Desta maneira, conseguimos, através do Clube Mais Coagrisol, identificar seu perfil de consumo e assim oferecer ações personalizadas, se acordo com suas preferências”, enfatiza.
Ela finaliza destacando que está é mais uma facilidade que a Coagrisol oferece aos seus clientes. “Estamos sempre atentos as novidades do mercado, e o Clube Mais Coagrisol vem para agregar sua experiência na hora das compras. É simples, rápido e fácil, baixe e venha aproveitar todos os recursos disponíveis", conclui.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Coagrisol
Negócios
A expansão do sistema financeiro e de crédito é fundamental para o desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, as instituições financeiras cooperativas atuam como instrumento de inclusão financeira e social, sendo a única opção de acesso ao crédito e serviços bancários em 72 munícipios gaúchos.
As coops estão presentes em municípios mais pobres e isolados, com prevalência de população rural, onde nenhuma outra instituição financeira possui rede de atendimento. De acordo com os dados do Banco Central (data-base novembro de 2021), as cooperativas de Crédito possuem postos de atendimento em 475 municípios do Estado, o que representa mais de 95% do total de cidades.
Mais empregos, renda e desenvolvimento
Os empregos diretos cresceram 9,9% nas cooperativas gaúchas de Crédito em 2020. O desempenho positivo se reflete na expansão de postos de trabalho no ramo, que resultou em 1.074 novos empregos gerados, o que representa 29,16% dos 3.683 empregos novos criados pelas coops gaúchas no último ano.
No acumulado de 2020, as coops de Crédito registraram 11.920 empregos, o que representa um crescimento superior a 20% no período de 2015 a 2020. O resultado impacta diretamente no desempenho do cooperativismo gaúcho, que apresentou incremento de 5,7% nos empregos com carteira assinada no último ano.
Depósitos a prazo crescem 34%
O aumento dos depósitos a prazo no período de 2019 a 2020 demonstra a confiança dos associados no sistema cooperativista e amplia a credibilidade do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Em 2020, os depósitos a prazo cresceram 34% e atingiram a marca de R$ 28,5 bilhões nas coops gaúchas.

Crescimento em associados
De acordo com o Panorama do SNCC 2020, divulgado recentemente pelo Banco Central, o percentual da população associada a cooperativas de Crédito aumentou em todas as regiões, alcançando 4,9% no País. Na região Sul, o incremento apresentado foi de 1,4%, atingindo 18,1%. Essa expansão foi impulsionada pelo aumento de associados a coops no Rio Grande do Sul, que em 2020 alcançou 2,1 milhões pessoas associadas, o que representa crescimento de 3,66%.
Indicadores de desempenho
As coops de Crédito registraram em 2020 faturamento superior a R$ 6,8 bilhões e R$ 1,4 bilhão nas sobras apuradas. O patrimônio líquido das cooperativas do ramo cresceu 13,6% e alcançou R$ 10,2 bilhões. Em relação aos ativos, as cooperativas do setor registraram um acréscimo de 38,8%, atingindo a marca de R$ 69,6 bilhões.
Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021
Quer saber mais sobre o ramo Crédito, o desempenho do setor e os números que confirmam a posição de destaque do cooperativismo no Rio Grande do Sul? Então, acesse a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) e tenha em mãos o levantamento completo dos indicadores de desempenho dos ramos do cooperativismo gaúcho.
Negócios
A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), de Portugal, anunciou na última quinta-feira (30/12/2021) os vencedores do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2021. Entre os vencedores desta edição, o destaque fica por conta da presença dos colaboradores do Sescoop/RS - Ana Martha Bülow e Leonardo Custodio Machado, que conquistaram a categoria Estudos e Investigação na Lusofonia, com o artigo "Potencial de bancarização do cooperativismo de crédito nos municípios brasileiros desassistidos pelo SFN".
O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela CASES em 2012, destina-se a homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais tenham se distinguido em domínios relevantes para a
Economia Social, contando com seis categorias e um Prêmio de Honra.
Em nota oficial divulgada pela CASES, a entidade informa que a cerimônia pública de entrega do Prêmio será realizada no primeiro trimestre de 2022, em formato e data a serem definidos. A relação completa dos vendedores está disponível neste link.
Sobre o artigo
A pesquisa tem como objetivo geral avaliar quantitativamente o potencial de bancarização do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) no Brasil e seu impacto para o desenvolvimento socioeconômico local e regional. Para esta verificação, utilizou-se como base de dados o cenário no mês de dezembro de 2019. O resultado final da amostra foi de 392 municípios sem agência, posto de atendimento comum ou eletrônico, distribuídos da seguinte forma: Região Norte (43), Nordeste (238), Centro-Oeste (23), Sudeste (75) e Sul (13). Confira a relação completa dos municípios nesse link.
O estudo pode ser acessado na íntegra na Coletânea de Trabalhos publicada pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE).
Negócios
O Sicoob Credicapital tem motivos de sobras para celebrar o ano de 2021. Com sede em Porto Alegre, a Cooperativa ampliou a sua rede de atendimento, com novas e modernas agências no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao todo, foram 13 inaugurações. “O nosso plano de expansão é ainda maior para 2022. Estamos trabalhando para entregar mais 17 pontos de atendimento, entre agências e escritórios de negócios, reforçando o compromisso do Sicoob de ser uma das maiores redes de atendimento financeiro do Brasil, para receber nosso cooperado cada vez melhor, onde quer que ele esteja”, comenta o diretor de Mercado, Waldemar Paetzold.
A Cooperativa cresceu nesse último ano 34% em captação, 50% em oferta de crédito, 22% em número de cooperados e se aproximou da marca de R$ 1,3 bilhão em ativos. “Essa conquista foi possível porque o nosso cooperado confiou em nosso trabalho e esteve conosco durante todo o ano realizando suas movimentações financeiras”, destaca o diretor superintendente, Valdir Pacini.
Crescimento do quadro social
O Sicoob Credicapital encerra o ano com mais de 49 mil cooperados e um resultado histórico, que reflete a credibilidade e desenvolvimento da Cooperativa ao longo dos 20 anos de atuação. “Vivemos um ano marcado pelo crescimento. Ampliamos a oferta de crédito e a equipe de atendimento e suporte, chegando a 400 colaboradores. Tudo para oferecer ao nosso cooperado ainda mais qualidade e um atendimento diferenciado”, destaca o diretor Administrativo Financeiro, Leandro Kühl.
No dia 31 de dezembro de 2021, o Sicoob Credicapital retornou aos seus cooperados R$ 3,5 milhões por meio do pagamento dos juros ao capital social. Os valores serão depositados em conta capital e foram calculados com 100% de rendimento da taxa Selic, o valor máximo permitido por lei.
Para 2022, a Cooperativa se prepara para mais um salto de crescimento. “Seguimos conectando pessoas para promover justiça financeira e prosperidade, e a participação do nosso cooperado é muito importante para que esse propósito seja colocado em prática”, finaliza o presidente do Conselho de Administração, Guido Bresolin Júnior.
Fonte: Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos da Sicoob Credicapital
Negócios
As instituições financeiras cooperativas Sicredi e Sicoob são destaques no anuário Valor Grandes Grupos, elaborado pelo jornal Valor Econômico, que apresenta a análise das 200 principais companhias em atividade no País.
Na edição 2021, publicada em dezembro, o Sicoob aparece no 66º lugar. O Sicredi subiu uma posição em relação a 2020 e figura na 68ª colocação geral, considerando todas as empresas listadas. Entre as 20 maiores companhias da área de finanças, a instituição ficou em 12º lugar. Outros marcos foram o 9º lugar entre os 20 maiores em Lucro Líquido e também entre os 20 melhores em Patrimônio Líquido; e a 12ª posição em Rentabilidade Patrimonial.
Neste ano, o Valor Grandes Grupos, que considera as demonstrações financeiras combinadas, completa duas décadas de existência. O anuário traz organogramas completos com as participações acionárias de grupos empresariais, além de projeções e análises de especialistas sobre quatro grandes setores: comércio, indústria, serviços e finanças.
Fonte: Valor Econômico e Sicredi
Negócios
Na manhã desta quarta-feira, 29, aconteceu a inauguração do Posto de Combustíveis da Cotriel em Arroio do Tigre. Funcionando sob a bandeira Ipiranga, a estrutura está localizada na rodovia RST 481, quilômetro 108, próximo ao trevo principal de acesso ao município e foi locado de seu antigo proprietário. É o quarto posto da rede, que já possui unidades em Espumoso e Depósito, estes com bandeira Ipiranga, e de Estrela Velha, sob a bandeira BR.
Prefeito ressalta papel da Cotriel na mudança da economia de Arroio do Tigre
Em seu pronunciamento, o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello enfatizou a participação da Cotriel desde que passou a atuar no município em 2007, gerando emprego, oportunidades para os agricultores que impulsionam o comércio local e fazem que a cidade ao longo dos anos tenha se tornado uma grande referência de desenvolvimento e crescimento da região centro serra: “É uma alegria muito grande ter em nosso município uma cooperativa da envergadura da Cotriel. Estamos felizes por mais esta conquista que coloca à disposição da nossa população mais um empreendimento e uma oportunidade de negócios. A Cotriel é uma das empresas que mais gera retorno no PIB do município e não é à toa que nosso comércio e indústria se desenvolvem graças à força do agro e a todos os negócios que foram se expandindo ao longo destes anos, gerando impostos que voltam em forma de obras e serviços para a comunidade. Parabéns Cotriel, muito obrigado por acreditar em Arroio do Tigre e podem contar sempre com o apoio da administração municipal naquilo que for preciso para expandir negócios, trazer desenvolvimento e gerar oportunidades para a nossa população”, finalizou.
Cotriel acredita e cresce junto com Arroio do Tigre, afirma presidente
O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini ao usar a palavra ressaltou a alegria de oferecer para a comunidade de Arroio do Tigre mais uma atividade que se soma ao recebimento de grãos, venda de insumos, loja de ferragens e supermercado: “Quando esta diretoria assumiu em 2011, começamos a discutir o que faríamos para que entrássemos definitivamente nesta região mostrando que cooperativa é importante, dá certo e proporciona, acima de tudo, igualdade, crescimento e desenvolvimento da sociedade, da região e do município onde está inserida. Não medimos esforços para que isso acontecesse e todos os conselheiros e diretores da Cooperativa entenderam que esta região é muito importante para a Cooperativa. Quebramos alguns paradigmas e no mundo de hoje cada vez mais globalizado precisamos expandir nossa área de ação e crescer também em número de associados e, acima de tudo, ter mais rentabilidade para que possamos cada vez mais trazer segurança, vida longa e perenidade para a Cooperativa pela importância que ela tem para esta cidade e para o associado. Estamos aqui porque vocês associados, clientes e parceiros nos receberam de braços abertos. Nosso compromisso é estar aqui e oportunizar o que é possível oportunizar de melhor em termos de competitividade, bom atendimento e segurança. Gostaria que olhassem a Cotriel como uma grande parceira no crescimento de todos vocês e da comunidade de Arroio do Tigre e região. Entregamos hoje uma estrutura que exigiu muito esforço e dedicação e tem outras estruturas que estão sendo discutidas para serem instaladas e em um momento oportuno estaremos divulgando caso se concretizem. Finalizo pedindo aos colaboradores que iniciam aqui hoje que o compromisso que vocês tem conosco é prestar o melhor atendimento com dedicação e respeito ao nosso associado e cliente para que ele possa vir aqui e ser muito bem atendido e voltar sempre. Agradeço, do
fundo do coração por vocês terem nos recebido bem e esperamos que 2022 seja ainda melhor que 2021”, finalizou.
Logo após, aconteceu a bênção das instalações, realizada pelos representantes da Igreja Evangélica, pastora Nidrian Henrich e o pároco da Igreja Católica, padre Cláudio Dutra. Como ato final, foi descerrada pelo presidente e demais autoridades a fita que marcou a inauguração oficial da estrutura.
Estrutura do Posto
O posto, com a bandeira Ipiranga, tem uma área de cerca de 300 metros quadrados, com abastecimento, troca de óleo e filtros, loja de conveniência e mais uma estrutura destinada para motoristas que optarem por pernoitar naquele local, com banheiro e chuveiros. Possui amplo estacionamento e infraestrutura completa, com restaurante em anexo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cotriel
Negócios
A história da primeira instituição financeira cooperativa da América Latina é o tema do livro que a Sicredi Pioneira lançou nesta terça-feira (28). Intitulada Do Pioneirismo ao Século XXI: a história da primeira instituição financeira cooperativa da América Latina, a obra foi apresentada em um painel que está disponível no canal da Sicredi Pioneira no YouTube com a participação do presidente e da vice-presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Tiago Luiz Schmidt e Heloísa Helena Lopes; e do diretor-executivo, Solon Stahl.
O evento on-line marcou o aniversário da cooperativa e abre as celebrações dos 120 anos da Sicredi Pioneira, que serão comemorados no dia 28 de dezembro de 2022. A versão digital de Do Pioneirismo ao Século XXI: a história da primeira instituição financeira cooperativa da América Latina estará disponível gratuitamente na internet na página https://materiais.sicredipioneira.com.br/sicredi-120-anos .
Em 156 páginas divididas em quatro capítulos, o livro faz um resgate histórico da instituição, desde sua criação sob liderança do padre Theodor Amstad. Editado pela Legado Histórias de Vida, com textos de Marcos Mantovani e Valquíria Vita, a obra traz fotografias de acervo, entrevistas em profundidade e relatos que ajudam a compreender a trajetória e a importância da cooperativa, fundada em 1902 e que tem atualmente com mais de 185 mil associados.
Uma seção exclusiva traz dados atualizados dos 21 municípios que compõem a área de atuação da Sicredi Pioneira, obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), à Fundação de Economia e Estatística (FEE) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Angela Pinto e Daniel Ribeiro assinam projeto gráfico e diagramação.
Na última parte, o livro apresenta um Caso de Ensino, uma aula pronta com o apoio literário para que professores e entusiastas do tema cooperativismo deem uma aula sobre a história da Primeira Cooperativa de Crédito da América Latina, atual Sicredi Pioneira, promovendo reflexões a partir do que o livro contou.
Link do livro em: https://materiais.sicredipioneira.com.br/sicredi-120-anos
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi Pioneira
Negócios
Em 2020, o projeto de cooperação entre a Confederação Alemã das Cooperativas (DRGV) e os sistemas cooperativos no Brasil e Argentina foi concluído. O projeto teve início no Rio Grande do Sul em 2012 e, em 2017, alçou novas perspectivas com o ingresso da OCB e ICES - Argentina como novos parceiros.
Para comemorar os exitosos resultados dessa cooperação, o Sistema Ocergs realizou em parceria com OCB, DGRV e ICES - Argentina e Ministério de Agricultura, um seminário híbrido para apreciar os resultados do Projeto. Os três países salientaram os bons resultados do projeto nas áreas de gestão e governança, ensino à distância, digitalização, inovação e intercooperação.
O projeto tinha como objetivo principal fortalecer as estruturas do cooperativismo no setor agropecuário do Rio Grande do Sul. A intenção é que as cooperativas se tornassem mais eficientes e conseguissem, no longo prazo, oferecer serviços competitivos para as propriedades rurais a elas associadas. Assim, aumentando a produtividade, eficiência e sustentabilidade do setor agropecuário do Rio Grande do Sul.
Áreas de atuação do projeto:
– Qualificação de técnicos e lideranças, bem como o desenvolvimento de recursos humanos de acordo com as necessidades reais;
- Melhoria das auditorias interna e externa e qualificação dos auditores;- Fortalecimento da intercooperação entre as cooperativas no Rio Grande do Sul e
- Promoção de contatos e relações econômicas com organizações alemãs.
A DGRV:
Instituição sem fins lucrativos que participa de atividades para o desenvolvimento do cooperativismo pelo mundo. Foi fundada em 1972, através da união das organizações Raiffeisen e Schultze-Delitzsch e, atualmente, possui 145 filiadas, entre federações nacionais, federações de auditoria regionais e especiais, federações centrais regionais e federais, cooperativas centrais e especializadas.
Negócios
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop) apresenta em seu relatório de 2021, os serviços prestados às cooperativas gaúchas, desafios, resultados, benefícios e perspectivas para o futuro alinhadas com as demandas das cooperativas.
Nesse ano, o destaque além dos tradicionais cursos de graduação e pós-graduação, ficou a cargo do número de beneficiários inscritos nas atividades educacionais de curta duração, as atividades realizadas que abrangeram todos os ramos do cooperativismo, os cursos in company realizados e a atuação em outros estados, sempre com foco em planejamento estratégico e governança.
Confira os principais números do Relatório 2021:
Número de capacitações e treinamentos
71 cursos curtos
2.786 beneficiários inscritos nas atividades de curta duração da Escoop
673 atividades de capacitações, treinamentos, palestras, webinares e aulas de pós-graduação
273 beneficiários em nível de pós-graduação
2.335 horas de capacitações, treinamentos, palestras, webinares e aulas de pós-graduação
Atendimento aos ramos do Cooperativismo
80 cursos de extensão e pós
21 cooperativas atendidas com cursos in company
Desenvolvimento de conteúdo
Cartilhas, apostilas, vídeos e exercícios para cursos online da OCB sobre Formação de Conselheiros Fiscais, Cooperativismo de plataforma, Primeiros Passos para inovação, dentre outros.
Gerenciamento de Cursos Assíncronos na Plataforma de Ensino
31 treinamentos
2.860 novos cadastros
1.255 certificados
Depoimentos e Planejamento 2022
Em 2022, a Escoop estará alinhada com as demandas das cooperativas e planeja realizar workshops, missões técnicas, capacitações in company, vivências, atividades de networking e cursos de pós-graduação voltados aos temas de finanças, sustentabilidade, lideranças e inovação.
Para o gerente de Qualidade da Cotriel, João Daniel Missio, as ações e projetos realizados junto à Escoop possibilitaram o despertar da cultura da Inovação para os colaboradores, contatos com outras cooperativas e capacitações. “As capacitações ficaram acima das expectativas com conteúdo de qualidade em um linguajar simples e dinâmico. Para 2022, esperamos cada vez mais fortalecer essa relação e poder contar com o apoio da Escoop para o crescimento da cooperativa”, reiterou.
Quer ler mais sobre o que as cooperativas acharam do atendimento da Escoop em 2021, suas ações desenvolvidas e o planejamento para o futuro? Acesse o relatório completo AQUI.
Para mais informações ou contato com a Escoop acesse as redes sociais, envie um e-mail para
Negócios
Cooperativas gaúchas comemoram o selo internacional Grate Place to Work (GPTW), concedido a empresas que se destacam pela excelência do clima organizacional na percepção de seus colaboradores. A pesquisa revelou, em sua 11ª edição no RS que aconteceu de forma online no dia 15 de dezembro e com transmissão ao vivo pela internet, condecorou 75 empresas nesta edição (20 de porte grande, 45 de porte médio e 10 de porte pequeno). No total, foram 222 inscritas, representando 149.605 funcionários.
A lista de vencedoras se divide em três categorias: Grandes Empresas, que empregam a partir de mil colaboradores; Médias Empresas, com até 999 colaboradores; e Pequenas Empresas, que têm entre 50 e 99 colaboradores. Em 2021, os colaboradores das instituições participantes responderam ao questionário e avaliaram o clima organizacional de suas empresas.
Etapas
A pesquisa do GPTW é composta por duas etapas: a pesquisa quantitativa com os funcionários (que tem peso de 67% sobre a nota final) e a etapa qualitativa que avalia as práticas culturais da empresa (os 33% restantes da nota).
Com a maior fatia de responsabilidade sobre a colocação das empresas do ranking, os colaboradores que responderam às avaliações desta edição mostraram valorizar questões como oportunidade de crescimento, qualidade de vida e alinhamento de valores para permanecerem nas empresas. Além disso, o orgulho de exercer a profissão e a presença de sentimento de equipe entre os colegas foram os dois aspectos mais citados como fatores que os fazem ter confiança no local em que trabalham.
A Cooperativa Unimed Missões, em Santo Ângelo (RS), conquistou o selo do Great Place to Work (GPTW), consultoria global que certifica as melhores empresas para se trabalhar na percepção dos colaboradores, obtida por meio de uma ampla pesquisa. A nota geral alcançada pela Unimed Missões foi 89, que representa 19 pontos acima da média mínima necessária para entrar no seleto grupo contemplado com o selo, e 12 pontos maior que a média obtida pela organização no ano passado.
Para todo o time da Unimed Missões, o resultado deste ano foi motivo de muita celebração. “O GPTW está alinhado a valores nos quais a organização acredita. Temos consciência de que um time engajado é fundamental para nossos resultados. Portanto, um ambiente em que as pessoas estejam felizes, reconheçam a importância de seu trabalho e que possam contar umas com as outras é, muitas vezes, até mais importante do que os benefícios convencionais”, afirma a gestora de Pessoas da Cooperativa, Verginia Donadel Forgiarini. Ela considera que o fator mais importante na conquista da nota de 2021 e da evolução observada em relação ao ano passado foi o engajamento dos colaboradores. “Se o time não abraçar o projeto, não há como ter sucesso, e nós, líderes, precisamos atuar em prol desse engajamento”, finaliza.
Para a Unicred RS, que também já esteve na lista em outros anos e está na categoria Médias Empresas, o resultado os impulsiona para seguir multiplicando o compromisso e trabalho de excelência. “Mais uma vez, ficamos imensamente gratos e orgulhosos de nosso trabalho, acreditando no poder do cooperativismo e no trabalho que continuamente aprimoramos, sempre dedicados a nosso time de colaboradores, que vive a cada dia a essência do trabalho em equipe e da cooperação”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unicred Central RS, Paulo Abreu Barcellos.
Sobre o GPTW
O Great Place to Work Brasil é reconhecido como única empresa global de pesquisa, consultoria e capacitação, que estimula as organizações a identificar, criar e manter excelentes ambientes de trabalho por meio do desenvolvimento de culturas de alta confiança. Com a missão de "construir uma sociedade melhor, transformando cada organização em um Great Place to Work for All", está presente em 100 países, analisa mais de 7 mil empresas anualmente, o que corresponde a mais de 12 milhões de funcionários impactados no mundo.
Estão na lista também as cooperativas Unimed Federação/RS, Unimed Porto Alegre e Unimed Litoral Sul.
Confira a lista completa:
Grandes
- SAP Labs Latin America
- Dell Technologies
- Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac
- Stihl
- Ticket Log
- Usaflex- Industria & Comercio S/A
- Getnet
- Lojas Quero-Quero S/A
- Midea Carrier
- STARA S/A
- SLC Agrícola
- Lojas Renner S.A.
- Irani Papel e Embalagem
- Meta
- Lojas Lebes
- Grupo Epavi
- Bruning Tecnometal Ltda
- Master Sistemas Automotivos
- Unimed Porto Alegre
- Dufrio
Médias
- Fundimisa - Fundição e Usinagem Ltda
- TECNICON
- CIGAM
- DBC Company
- KingHost
- e-Core
- Multilog Rio Grande do Sul
- Thoughtworks
- Ilegra
- Metadados
- Sabemi
- JOST Brasil Sistemas Automotivos Ltda
- eSales Soluções de Integração Ltda
- TAG - Experiências Literárias
- Unimed Litoral Sul/RS
- Unimed Missões/RS
- SLC Máquinas
- Ti&CSC - Randon Holding
- GAVB Consulting
- ADP Brazil Labs
- Axur
- MATH
- Focco Soluções de Gestão
- Unimed Federação/RS
- Pmweb
- Bem Promotora
- South System
- Cadastra
- Bebidas Fruki S.A
- Palfinger
- Detella Restaurantes Empresariais
- Comunicare Com. de Aparelhos Auditivos
- BSBIOS
- Express Restaurantes Empresariais
- Portocred
- AEL Sistemas
- Kaizen RS Veiculos e Servicos Ltda
- Filtros Planeta Água
- Supergasbras Energia Ltda
- Belluno Tecnologia
- Sebrae RS
- Egali Intercâmbio
- Realize
- Nelogica
- Unicred RS
Pequenas
- Mconf
- Clube do Valor
- KOBE
- Aegro Informatica Limitada
- Culturama Editora e Distribuidora Ltda
- Umbler
- NewFields Brasil
- Tomasetto Engenharia
- TownSq
- Alright Adtech Company
Com informações da Unimed Missões, Unicred RS e Grupo RBS.
Negócios
O presidente da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), Ariel Guarco, enviou mensagem para as cooperativas e cooperativistas.
Na mensagem Guarco destaca a distribuição desigual das vacinas e ressalta a resiliência das cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades.
“O modelo de negócio que encarnamos é o único capaz de recuperar o tecido produtivo e comunitário sem deixar ninguém para trás”.
Leia a mensagem do presidente Ariel Guarco:
Queridos amigos cooperativistas,
Estamos chegando ao fim de um ano complexo, em que a pandemia continua afetando nossas vidas e as atividades de nossas empresas.
A distribuição desigual de vacinas afeta muitos países e permite que o vírus se fortaleça e permaneça uma ameaça global.
Isso afeta nossa saúde e nossas economias, dadas as dificuldades que muitas famílias enfrentam para obter renda, bem como as dificuldades que existem para obter bens domésticos e cadeias de abastecimento interrompidas.
Enquanto isso, as cooperativas continuam a demonstrar nossa resiliência, demonstrando que nosso serviço a cada comunidade e a todo o planeta é nosso histórico comprovado de quase dois séculos.
O modelo de negócio que encarnamos é o único capaz de recuperar o tecido produtivo e comunitário sem deixar ninguém para trás.
Como dissemos este ano, quando comemoramos nosso dia, queremos reconstruir melhor juntos este mundo afetado por múltiplos desafios sociais, econômicos, de saúde e ambientais.
Apesar desse cenário difícil, avançamos em nossos níveis de integração e continuamos fortalecendo nossa Identidade Cooperativa, como demonstramos em nosso histórico 33º Congresso Cooperativo Mundial.
Em 2022, convido cada um dos um bilhão de membros de três milhões de cooperativas que habitam cada continente a continuar trabalhando juntos para promover uma recuperação justa em cada território e em escala global.
Peço-lhe que continue cuidando de nós mesmos e de nossas comunidades. Desejo a vocês um feliz final de ano e um início de ano novo com suas famílias e amigos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Easycoop
Negócios
Ao longo da última década, a Unicred Porto Alegre, em parceria com o Projeto Pescar, vem transformando vidas ao promover qualificação de jovens em situação de vulnerabilidade social
"O Projeto Pescar realmente nos ensina a pescar! Ele mudou a minha vida. Se naquele ano eu não tivesse participado da turma na Cooperativa, poderia ter seguido um rumo totalmente diferente". Esta declaração é de Caroline Almeida, colaboradora da Unicred Porto Alegre, que resume o reconhecimento e o sentimento de gratidão da maioria dos jovens que já participaram do Projeto Pescar na Cooperativa.
Em uma parceria construída há mais de uma década com a Fundação Pescar, a Unicred Porto Alegre vem transformando vidas por meio de seu curso de qualificação anual para jovens de baixa renda, entre 16 e 21 anos. Em evento presencial, no último dia 13, a Cooperativa comemorou a certificação da 11ª turma do Pescar e já anuncia mais 18 jovens selecionados para a nova jornada de oportunidades, que terá início em 24 de janeiro de 2022.
"Pelos resultados obtidos até agora e, por acreditarmos neste projeto, estamos cotizando mais dois jovens para integrar a turma do ano que vem", explica o presidente da Unicred Porto Alegre, dr. José Cesar Boeira, manifestando o orgulho que sente com a realização do projeto. "O Pescar está totalmente integrado ao 7º princípio do cooperativismo, que fala do interesse pela comunidade, do trabalho focado no desenvolvimento sustentado destas. Ele ressalta que, além de transformar a vida dos jovens que participam do programa, também consegue-se impactar positivamente suas famílias, inclusive aumentando a renda familiar. "É gratificante perceber os resultados ao final de cada curso na Cooperativa e a motivação de cada um para alcançar seus objetivos", diz ele.
Experiência transformadora
Ao conteúdo específico dos cursos, voltado para as áreas técnica e de formação da cidadania, soma-se o trabalho desenvolvido junto aos alunos relativo às suas competências sociocomportamentais. Os reflexos disto serão sentidos lá na frente na construção de bons relacionamentos em sua vida pessoal e em sua performance no ambiente de trabalho.
"Esta é uma questão extremamente importante", considera a articuladora do Projeto Pescar na Unicred Porto Alegre, Rejania Guido Dias. "A parceria com a Fundação Pescar é uma oportunidade de colocarmos em prática o nosso propósito, acreditando que o cooperativismo constrói a felicidade e promove a vida. A Unicred Porto Alegre acredita na promoção da vida, acredita na promoção social", afirma.
Caroline, 23 anos, ouviu falar do projeto por meio de um familiar e, aos 17 anos, já estava fazendo parte da turma de 2016 do Pescar. Seu talento foi reconhecido e hoje trabalha no setor de atendimento a clientes na Cooperativa.
"O Projeto foi extremamente importante na minha vida e no meu crescimento, tanto pessoal quanto profissional", considera. "Foi lá que aprendi o que significa responsabilidade, empatia e a colocar em prática ensinamentos sobre educação financeira". Caroline pretende voltar ao Projeto Pescar em 2022, mas dessa vez como voluntária. "O Projeto Pescar realmente nos ensina a pescar", afirma, com absoluta convicção.
O jovem Carlos Alexandre, 20 anos, a exemplo de Caroline, conta que o Pescar provocou uma mudança muito importante em sua vida. "Foi um período de novas experiências, de muito aprendizado que vai me levar além do que eu imaginava chegar um dia". Hoje, ele é auxiliar administrativo na Escola de Educação Infantil Maristas Menino Jesus, localizada na comunidade onde mora.
Ao analisar o comportamento dos jovens, a educadora social Adelaide Chicomo, responsável pelo Projeto Pescar na Unicred Porto Alegre, explica que, em um primeiro momento, ao se inscrever no projeto, o jovem tem o sentimento de pertencimento, de estar vinculado a algo maior do que aquilo que se encontra ao seu redor. "Ele também tem o orgulho de contribuir em casa com alguma coisa, tendo muita clara a questão dos meios de subsistência. Já no Pescar, percebe quem ele é e que pode transformar sua própria realidade".
Foi exatamente isto que ocorreu com Tatiane Marques, 19 anos. "Eu era apenas uma adolescente buscando uma forma de ter minha própria renda quando iniciei no Projeto Pescar na Unicred Porto Alegre", revela a jovem, que hoje é assistente comercial e vestibulanda no curso de Direito. Ela atribui este sucesso ao projeto que lhe proporcionou uma experiência única em 2019. "Trabalhávamos diariamente o autoconhecimento, comunicação, organização e proatividade, habilidades essas que agora são destaques no meu currículo. O projeto, acima de tudo, me ensinou que, não importa de onde vim, mas onde eu desejo chegar. O Pescar não me entregou o peixe, pois a vida não é fácil e simples assim, ele me ensinou a pescar, porque é com dedicação e determinação que mentes de sucesso alcançam o impossível".
Conforme o gerente da Unidade Empresarial, Alvacir Bertazzo, o objetivo da Unicred Porto Alegre "é transformar a vida destes adolescentes que, com a experiência de integrar o projeto da Fundação Pescar e Unicred Porto Alegre, conseguem ter novas opções em direção a um futuro melhor". Por isto, o projeto na Cooperativa vem ganhando mais ações. Ele cita as mais recentes coordenadas pela Unidade Empresarial da Unicred Porto Alegre: a aula prática "O empreendedorismo voltado à gastronomia" e um programa regular de visitas a grandes empresas, no sentido de motivar os jovens na busca pelo trabalho, além de dar-lhes uma visão mais otimista em relação ao futuro.
Durante a pandemia, segundo Rejania, foi necessário readequar todo o processo de aprendizagem dos alunos. A última turma do Pescar permaneceu em curso na Cooperativa excepcionalmente por um período de dois anos (2020 a 2021). "Quanto mais percebemos a dedicação, esforço e resiliência destes jovens, mais os entendemos. É uma via de mão dupla. Eles têm a oportunidade de aprender com a gente, mas nós também aprendemos com suas histórias de vida. Isto é riquíssimo, porque trabalha a humanidade em todos nós", conclui.
Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred
Negócios
O Natal dos vovôs e vovós acolhidos no Asilo Padre Cacique chegou mais cedo e recheado de emoções. Nesta segunda, 20, o Papai Noel da Cootravipa desceu de rapel, no local, encantando a todos.
O rapel é um dos equipamentos usados nos serviços da cooperativa para a atividade de limpeza de fachadas. Os trabalhadores são treinados em acordo com a Norma Regulamentadora 35 (NR 35) que estabelece os requisitos de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução.
Por isso, o Papai Noel “radical” da Cootravipa usou o equipamento para abrilhantar ainda mais o Natal do asilo. O bom velhinho desceu de uma torre com altura aproximada de 40 metros, auxiliado pelo seu ajudante. Após, presenteou os acolhidos com kits de higiene, que foram doados pelos sócios da cooperativa em uma ação de solidariedade.
“O encantamento estampado no brilho dos olhos dos idosos é um presente para todos nós que praticamos a cooperação o ano todo, mas que se torna mais especial e gratificante em momentos como esse, nessa casa que sempre ajudamos com o maior carinho”, disse a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula.
O Asilo Padre Cacique foi uma das primeiras instituições contempladas com a Agenda Solidária de Sanitização da Cootravipa, que ofereceu a desinfecção de ambientes na prevenção ao coronavírus, levando mais segurança sanitária aos acolhidos.
A noite de Natal também contou como tradicional Presépio Vivo do Asilo Padre Cacique.
Sobre a Cootravipa
Referência nacional do cooperativismo de trabalho, a Cooperativa dos Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre - Cootravipa - conta hoje com mais de 2.500 sócios. Além de ser responsável pela limpeza urbana, limpeza de praças, capina de vias, coleta seletiva, operação das casas de bombas, limpeza e conservação dos prédios públicos do município de Porto Alegre, oferece Ação Solidária de Sanitização para instituições públicas, além de outras ações gratuitas para entidades que necessitam. Para o setor privado, a Cootravipa conta com serviços nas áreas de sanitização de ambientes, protocolos personalizados de combate à Covid-19, higienização, gerenciamento de projetos de gestão de resíduos, entre outros.Saiba mais em www.cootravipa.com.br
Sobre o Asilo Padre Cacique
O Asilo Padre Cacique é uma instituição que depende de doações e sempre que possível, a casa pede apoio da população através de donativos ou apoio financeiro para custeio das despesas básicas. Diante do crescimento de novos tipos de transações bancárias, a instituição passou a também receber doações através de PIX. A chave PIX para doações é o CNPJ do Asilo Padre Cacique: CNPJ: 92.978.139/0001-22. Além do PIX há outras possibilidades de serem realizadas doações financeiras com segurança. As informações sobre como doar podem ser conferidas no site www.asilopadrecacique.com.br/ajuda
Fonte: Assessoria de Comunicação Cootravipa
Negócios
Iniciativas socioambientais ganharam força em 2021 entre as ações desenvolvidas pela Educredi, Cooperativa de Crédito dos Professores. Participação em eventos de sustentabilidade, de educação ambiental e doação de alimentos foram algumas das atividades planejadas e desenvolvidas pela cooperativa. O diretor presidente da Educredi, Elson Sena, ressalta a força do cooperativismo e a sua importante participação na sociedade, especialmente, em momentos difíceis como o que a população mundial enfrenta nos últimos dois anos.
Segundo Sena, mesmo com a necessidade do distanciamento social, a Educredi conseguiu manter o seu trabalho junto aos associados e à sociedade em geral. Ele cita como um dos exemplos, a confecção, em conjunto com a Apoena Socioambiental, da Cartilha da Reciclagem: como trabalhar esta temática em sala de aula, que tem por objetivo auxiliar professores e professoras com o tema da reciclagem alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Base Curricular Comum (BNCC). A iniciativa faz parte da Sala Verde Padre Amstad, responsável pela educação ambiental da cooperativa.
Sena destaca também outras ações, como a campanha para arrecadação e doação de alimentos não perecíveis para escolas e comunidades carentes, que fez parte das ações do Dia de Cooperar (Dia C), o Terceiro Seminário de Educação Ambiental realizado junto à quinta edição do Vila ConsCiência, evento anual que tem como objetivo popularizar a ciência, e a construção coletiva da cartilha “Educação Ambiental: atividades práticas alinhadas aos ODS - volume 3”. “A nossa gestão socioambiental teve um papel fundamental este ano, conseguindo ajudar um pouco as nossas comunidades e os nossos associados”, observa.
Para 2022, o diretor presidente da Educredi afirma que a cooperativa trabalha com a perspectiva de voltar a atender de forma mais próxima os associados. Na questão da educação ambiental, espera poder ampliar e fortalecer iniciativas voltadas ao saneamento, assim como às questões climáticas. “Temos ainda um problema sério de resíduos jogados na natureza. Participamos de ações junto à coleta seletiva de Porto Alegre para mostrar à sociedade a importância de fazer a separação dos materiais e encaminhá-los para a reciclagem”, informa, enfatizando que com as escolas voltando à normalidade no ano que vem, a cooperativa quer estar mais próxima dos professores. “As cooperativas de crédito têm papel importante no contexto econômico atual e a Educredi do ramo crédito de professores da Região metropolitana de Porto Alegre deseja compartilhar e atender bem esta categoria importante para a educação do Estado”, conclui.
Fonte: Assessoria de Comunicação Educredi
Negócios
A Ocergs lançou oficialmente o livro Ocergs 50 anos – 1971 a 2021, uma obra escrita a muitas mãos por pessoas que fazem parte da história do cooperativismo no Estado. O livro retrata o caminho percorrido pela entidade com seus desafios, superações e realizações junto às cooperativas e associados e que contribuiu para o fortalecimento e qualificação do sistema no Estado.
Dividido em dez capítulos, o livro é apresentado sob duas perspectivas: a primeira parte, de autoria do professor Edgar Schulze, resgata aspectos importantes da história do cooperativismo e da constituição da Ocergs. Já a segunda parte agrega relatos e contribuições de representantes dos diferentes ramos do cooperativismo gaúcho – Agropecuário, Saúde, Crédito, Consumo, Infraestrutura, Transporte e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.
O objetivo da obra é registrar os 50 anos da criação da Ocergs, pela Lei n.º 5.764/1971, a Lei do Cooperativismo, que foi aprimorada a partir da Constituição Federal de 1988. A par tir daí, com a libertação da vinculação ao Estado, a Ocergs e o Sistema OCB, em nível nacional, fortaleceram o cooperativismo, que se tornou mais autônomo.
O livro também traz a atuação da Ocergs em seus três pilares: representação política do cooperativismo, registro e certificação das cooperativas e a formação educacional e profissional, concretizado através do Sescoop/RS, criado em 1998. “Ele fornece os recursos e meios necessários, inclusive com a Faculdade de Tecnologia de Cooperativismo (Escoop), para preparar a gestão das cooperativas, principalmente no nível de executivos, dirigentes e empregados. É um investimento que tem transformado o cenário das cooperativas e, hoje, a gestão não é mais um problema, e sim uma solução”, destaca Vergilio Perius, presidente do Sistema Ocergs.
Na obra, é possível reviver a história de muitas lideranças da Ocergs através de registros fotográficos inéditos. Perius destaca a importância da entidade e o que espera para o futuro. “Por meio da Ocergs, somos parceiros para que cada cooperativa possa progredir e avançar. Para que isso aconteça, é fundamental olhar para a nossa história e conhecer o caminho que trilhamos, com foco na essência do cooperativismo, que são as pessoas. Aprendemos com as experiências, muitas delas registradas nesta publicação, e são elas que impulsionam o nosso futuro. A Ocergs continuará atuante como entidade, contribuindo para avançarmos cada vez mais naquilo que é comum a todos nós: a força do cooperativismo”, finaliza.
A obra completa está disponível através do link: https://bit.ly/3IXhPum
Negócios
As cooperativas gaúchas têm até o dia 30 de dezembro para fazer o preenchimento do Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).
Para realizar o preenchimento, acesse o site https://pdgc.somoscooperativismo.coop.br/sistemas-pdgc, clique no botão “PDGC 2021” e preencha o questionário deste ano.
Os analistas da Gerência de Monitoramento e Desenvolvimento das Cooperativas estão disponíveis para auxiliar os responsáveis pelo preenchimento pelo telefone (51) 3323 – 0088 ou pelo e-mail:
Já as cooperativas que vão participar a primeira vez do PDGC devem entrar em contato com a Gerência, para confirmar se o cadastro está atualizado.
Sobre o PDGC
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos Programas do Sescoop Nacional, realizado pelo Sistema Ocergs, desde 2013, tendo como objetivo promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas.
O PDGC é aplicado por meio de instrumento de avaliação, que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão da cooperativa. É realizado em ciclos anuais, visando à melhoria contínua a cada ciclo de planejamento, execução, controle e aprendizado.
Para auxiliar na melhoria dos processos de gestão e na capacitação dos gestores cooperativistas, o Sistema Ocergs realiza, por meio da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas, uma série de ações: mentorias, workshops e visitas técnicas.
Para saber mais sobre o Programa, acesse: https://www.sescooprs.coop.br/programas/pdgc/
Negócios
Cotrijal reinaugura unidade de Negócios e Supermercado em Santo Antônio do Planalto. Empreendimento moderno, que utiliza energia sustentável e tem diversas melhorias para o atendimento dos associados.
Um verdadeiro presente de Natal antecipado. Este foi o sentimento dos associados e produtores que prestigiaram a reinauguração da unidade de Negócios e Supermercado da Cotrijal realizada na manhã desta terça-feira, 14/12, em Santo Antônio do Planalto.
Conforme o presidente da cooperativa, Nei César Manica, o investimento vem ao encontro de uma solicitação dos associados, que aguardavam por melhorias na unidade. “O objetivo é facilitar ainda mais o dia a dia do nosso associado. A unidade faz parte da nossa história e necessitava de um olhar diferenciado. As melhorias seguem um padrão de qualidade, para agilizar desde o fluxo da entrega da produção até as compras do supermercado”, comentou.
Eloi Reinehr prestigiou a inauguração acompanhado de sua esposa Marta Inês. O casal demonstrou satisfação em conhecer as novas instalações e celebrou o esforço da cooperativa na entrega do investimento. “Como eu moro próximo da unidade, pude acompanhar a evolução da obra e a força de vontade dos colaboradores. Todos pegaram junto para que hoje tudo estivesse pronto e isso é motivo de orgulho para todos nós”, comentou o associado.
A solenidade de inauguração foi realizada em frente ao novo supermercado da cooperativa, espaço que foi totalmente remodelado e hoje conta com um mix de aproximadamente 9 mil itens, com destaque para a padaria, uma novidade em Santo Antônio do Planalto. A associada Elaine Moraes, que estava acompanhada do filho Daniel Moraes Haeffner, aprovou as novidades. “Já aproveitei e fiz minhas compras da semana. Temos um supermercado amplo, moderno e com muitas opções de produtos. A Cotrijal caprichou”, disse.
Para o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, os investimentos seguem uma série de melhorias que a cooperativa vem realizando em suas unidades. Ele recordou das primeiras reuniões da Cotrijal no município e da forma como a comunidade local é identificada com o cooperativismo. “Temos aqui um seleto grupo de produtores, associados que acreditam no trabalho da cooperativa. Buscam essa união e hoje recebem de braços abertos essa nova unidade e supermercado”, comentou.
Unidade moderna
A nova unidade de negócios de Santo Antônio do Planalto conta com 358 metros quadrados, com local para atendimento ao produtor (Detec, Devet e faturamento de grãos) e balança com duas plataformas de pesagem. Já o novo supermercado possui 746 meros quadrados, com diferenciado mix de produtos.
“A nossa ideia é oferecer para o nosso associado e à comunidade a melhor experiência em nossa unidade. Seja no contato com nossos profissionais técnicos ou nas compras do supermercado”, disse a gerente de Negócios da unidade de Santo Antônio do Planalto, Aline Luersen.
A unidade utiliza energia produzida por usina fotovoltaica que funciona em conjunto com a rede da concessionária. A usina conta com 580 módulos, distribuídos no solo em uma área de 1.108 m² (junto à unidade).
Presenças
O ato inaugural também contou com a presença do prefeito de Santo Antônio do Planalto, Elio Gilberto Luz de Freitas; do vice-prefeito, Gerno Adelar Altmann; do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio do Planalto, Leonel Adler; do conselheiro Administrativo da Cotrijal, Cristiano Ulrich; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Elio Bernardi; do superintendente de Varejo, Valcir Zanchett; do superintendente de Operações, Laídes Porto Alegre; do superintendente Administrativo-financeiro, Marcelo Ivan Schwalbert; da gerente da rede Cotrijal Supermercados, Ana Cristina Bocasanta.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal
Negócios
Em atividade há 17 meses, o Matrizeiro – América Sociedade Avícola (ASA), primeira etapa do Programa Frango de Corte da Dália Alimentos, foi inaugurado na última sexta-feira (10). Localizado na ERS-244, em Monte Alegre, no município de Vale Verde, o empreendimento ocupa 76 hectares e é responsável pela recria de aves, com dois núcleos, abrigando 25.500 fêmeas e 3.570 machos; quatro núcleos de produção, cada um com 24.225 fêmeas e 2.665 machos, do que resulta a produção média de 1.500.000 ovos por mês. Representantes da Cooperativa, da Administração Municipal, da Câmara de Vereadores, famílias associadas ao Matrizeiro, o presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, ex-proprietária do terreno, dona Lídia Malheiros, e convidados participaram do ato inaugural.
A granja com 100% da capacidade instalada e em produção, de propriedade de 37 funcionários da Cooperativa e uma cota da própria empresa, conta com a mão de obra de 42 profissionais e está estruturado com barreiras sanitárias que garantem a biosseguridade de todas as dependências e processos. Com moderna tecnologia, possuí sistema automatizado de pesagem, distribuição de ração, bem como climatização para promover o bem-estar animal. A 110 quilômetros da matriz, situada em Encantado, o ASA teve um investimento de R$ 30 milhões e contou com incentivo da Administração de Vale Verde e apoio financeiro do Sicredi.
Para o presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, este é um sonho construído a várias mãos e um projeto que se destaca no Brasil. “Temos recebidos as maiores autoridades em avicultura do pais, que desejam conhecer nosso trabalho, pela qualidade e conjunto de ideias que fizeram este empreendimento e o Programa. É o que existe de melhor no mundo em termos de produção agrícola e visitamos um dos países mais desenvolvidos (Israel) para implantar esse projeto. O mais importante, talvez, não seja a parte técnica, mas a maneira coletiva, o que só foi possível porque todos os envolvidos entenderam que o crescimento econômico e o bem estar social só é possível com o envolvimento de todos, pessoas visionárias, que conseguem antever o futuro. Dá orgulho em ver o que foi feito aqui”, enalteceu.
Considerando um momento histórico para Vale Verde, o presidente do Conselho de Administração Gilberto Antônio Piccinini relembrou o começo do projeto, todo o esforço e a busca pelo conhecimento para tornar realidade, reforçando a preocupação, compromisso e o papel da Dália em inovar. “Um projeto como esse só sai numa Cooperativa. Essas discussões de investimentos associativos é um debate constante, se pensando nos desafios do futuro, de como vamos viabilizar. Sabidamente sabemos que menos produtores estão no campo, temos que começar a olhar para uma realidade diferente, buscando novos investidores. Quantas reuniões para chegar aqui hoje, quanto sonho teve que ser sonhado. O Matrizeiro é o início do projeto, passando pelo incubatório e a fase de terminação com outros nove projetos (os condomínios), são milhões de investimentos, engenharia, pessoas pensando e apostando, produtores que foram ao banco na confiança da Dália, que há mais de 25 anos tem pensando dessa forma. Que tenhamos força e disposição e reconheçam cada vez mais a importância que vocês tem, porque aqui vai se fazer novas gerações e investidores que a história dirá, um dia, dirão que aqueles vovozinhos acreditaram, é assim que se faz a sucessão do campo e empresarial e que se forma empresas que vieram para ficar”, frisa.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (RS) Edson Brum também esteve presente e falou da representatividade que a Dália tem no país e o quanto irá beneficiar Vale Verde. “É um município onde tudo que se planta nasce, temos soja, arroz, trigo, milho, tabaco, gado e nós precisamos dar um outro perfil, todos os prefeitos trabalharam muito para organizar este município jovem, buscando investimentos, muitas vezes questionados pelas ações que fazia, com críticas, ou que era uma utopia e hoje vemos a inauguração de prédios que vão render ao município -com valor agregado - uma devolução do IFPM de R$ 500 mil/ano. Estamos diante da melhor Cooperativa do país, oferecendo o que tem de melhor tanto no leite, como no suíno e, agora, no frango. Essa nossa região ainda não tem muita indústria, estamos a 100 quilômetros de Porto Alegre e instalar a fábrica aqui é estar perto do consumidor. Onde a Dália se instalou só criou riqueza no entorno e aqui não vai ser diferente”, salienta.
Na visão do prefeito Carlos Gustavo Schuch todas as críticas recebidas ao longo da implementação do Matrizeiro valeu a pena. “É com imensa satisfação e alegria que compartilhamos este momento de inauguração da maior empresa do setor privado de Vale Verde, que vai gerar o maior valor adicionado de ICMS e é o maior contratante de mão de obra. Foram várias etapas e desafios que tiveram que ser superados. Analisamos criteriosamente os custos que teríamos para ter esse empreendimento aqui e, na época, focando na geração de emprego e renda investimos cerca de R$ 1 milhão em terraplanagem, água e acessibilidade. Tínhamos a consciência que alguns setores ficariam parcialmente descoberto por conta do tamanho do investimento que estávamos realizando, mas com a certeza de que seria temporário e o futuro comprovaria isso. Sendo assim concluímos que ter apostado nesse projeto foi o melhor investimento que podíamos ter feito, obrigada a todos que se envolveram, aqueles que nos apoiaram e Dália por ter escolhido Vale Verde”, pontuou.
O presidente da Câmara de Vereadores Gabriel Dettenborn de Mello agradeceu a Dália e o ASA por acreditar no município e parabenizou o prefeito por todo o esforço. “Ficamos felizes de estar participado desde momento, de ver esta Cooperativa em Vale Verde e espero que sirva de exemplo a novas empresas que poderão vir se instalar aqui”, almejou.
‘O mundo precisa de atitude não de opinião. Opinião nenhuma mata a fome ou cura a doença’, com essa frases de inspiração da atriz, cineasta e ativista humanitária norte americana Angelina Jolie, Reinaldo Cornelli, presidente do América Sociedade Avícola – acompanhado do vice-presidente, Rodrigo Werner, e do tesoureiro, Ivo Dirceu Villa, - relatou o caminho percorrido, os obstáculos enfrentados, a persistência e, principalmente, os frutos que já estão sendo colhidos com o empreendimento. “Ao invés de pensarmos nas barreiras e dificuldades como fatores que justificassem o imobilismo e o conformismo arregaçamos as mangas e não titubeamos em aceitar a preposição da Cooperativa para implantar o Matrizeiro que pudesse sustentar o programa avícola da Dália, com a produção de ovos férteis que vão ao incubatório virar pintos, que vão aos aviários virar frangos e vão a indústria virar proteína animal. Tivemos atitude, coragem e dedicação, fizemos acontecer, eram previsíveis as dificuldades a serem enfrentadas, mas falou mais alto nossa vontade de progredir, de sair da zona de conforto, de enfrentar nossos medos, e esse conjunto de emoções, de parceria e de união nos fez fortes, hoje somos responsáveis de criar oportunidades, gerar renda, riqueza e emprego, de trazer novos desafios ao município de Vale Verde, ou seja, agimos e não perdemos tempo em esperar que as coisas acontecessem”, enalteceu.
Cornelli também citou a representatividade do Matrizeiro em números. “Foram gastos recursos públicos, que podem se conferidos a olhos nu, mas alguns dados precisam ser divulgados: foram necessários 4,8 mil cargas de saibro num total 53 mil metros cúbicos de movimentação de saibro; gastos 11,5 mil metros de brita e rachão para pavimentação da estradas - que representa 10 mil metros lineares; foram movimentados 180 mil metros cúbicos de terra para as terraplanagens; gastas 8,4 mil horas de máquinas e caminhões em terraplenagem e estradas; são 28 mil m² de construção; estão alojados neste momento 135 mil aves entre matrizes e galos, que consome diariamente 18 mil quilos de ração e 100 mil litros de água, com isso saem daqui 55 mil ovos férteis/dia e isso tudo é apenas a primeira parte do projeto. São números que nos dão a grandeza da nossa responsabilidade”, finalizou.
Após os pronunciamentos, todos os presentes acompanharam um vídeo institucional mostrando o processo realizado dentro do empreendimento, desde a recria e produção de ovos, até a saída para abastecer o incubatório, localizado em Mato Leitão.
Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos
Negócios
O Sicoob Credicapital chegou a Porto Alegre em 2019 e, desde então, tem ampliado sua rede de atendimento para várias regiões da capital gaúcha. Somente este ano, já foram abertas três unidades e nos dias 14 e 15 de deste mês, mais três locais foram inaugurados.
Os novos pontos de atendimento, duas agências e um escritório de negócios, estão localizados na Av. Azenha (Zona Sul), Av. Sertório (Zona Norte) e Av. Getúlio Vargas (Centro-sul). Todos os espaços foram pensados para oferecer conforto e comodidade aos cooperados e fazer com que se sintam em casa.
Para o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credicapital, Guido Bresolin Junior, a implantação dos pontos de atendimento demonstra a consolidação da atuação da cooperativa na cidade. “Chegamos a oito unidades em Porto Alegre e vamos poder atender cada vez mais pessoas. Isso só reforça que o cooperativismo financeiro deixou de ser coisa de cidade pequena e está conquistando espaço nas grandes cidades”.
Além disso, ele destaca que para 2022, os cooperados da capital gaúcha podem esperar mais agências da cooperativa na cidade. “Nossa expectativa para o próximo ano é inaugurar outros 12 pontos de atendimento em Porto Alegre”.
Já Charles Khral, gerente regional do Sicoob Credicapital, conta que os cooperados podem esperar da cooperativa o melhor atendimento possível. “Um tratamento próximo, com muito respeito e transparência. Nossa equipe está preparada para oferecer isso a todos”.
Sicoob Credicapital - Com 20 anos de atuação, a cooperativa tem sede em Cascavel (PR) e atualmente possui mais de 35 agências, que estão localizadas em 22 municípios do Paraná, Rio Grande do Sul e em São Paulo. Tem mais de 45 mil cooperados, mais de R$ 1 bilhão de ativos administrados e é considerada a 30ª maior cooperativa do Sistema Sicoob.
Fonte: Assessoria de Comunicação Sicoob CrediCapital
Negócios
Divulgar a imagem do cooperativismo e reforçar os valores e princípios que fazem do cooperativismo um modelo econômico, social e sustentável que ajuda no desenvolvimento da sociedade gaúcha. É com essa proposta que o Sistema Ocergs lançou em outubro a campanha Minuto Cooperativo, que está sendo veiculada em 34 rádios do interior do Rio Grande do Sul, com abrangência de 462 municípios. E pra reforçar a comunicação em nossa sociedade, a parceria das coops é fundamental. Pensando nisso, o setor de Comunicação e Marketing lançou uma pesquisa para conhecer e mapear as cooperativas que possuem aproveitamento comercial em rádios do Rio Grande do Sul!
Juntos somos mais fortes
O projeto integra o Fundo de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, que disponibiliza recursos para as unidades estaduais desenvolverem estratégias de comunicação com ênfase no movimento SomosCoop. São quatro textos com um storytelling que conecta o cooperativismo à realidade das pessoas. E a campanha já conquistou adeptos e parceiros: as cooperativas gaúchas! Isso mesmo, diversas coops já utilizam os spots dentro de espaços comerciais contratados em rádios e também em programas próprios que possuem, ampliando ainda mais o alcance da campanha.
Participe da pesquisa
A pesquisa é rápida, dura menos de 5 minutos, e ajudará muito dentro do planejamento estratégico das nossas ações de Marketing e Comunicação. Por isso te convidamos a participar e responder! Você faz parte do time e a sua coop faz a diferença na comunicação dos diferenciais competitivos do nosso modelo de negócios. Contamos com a sua opinião!
Acesse a pesquisa aqui!
Minuto Cooperativo no ar
A campanha já está em veiculação e segue até o mês de dezembro deste ano, totalizando mais de 68 horas no ar e 4.055 inserções. O potencial de alcance estimado abrange 96% do Estado, com mais de 11 milhões de pessoas. São quatro spots de 60 segundos, que rodam dentro das programações comerciais das rádios.
Os textos foram escritos pela especialista em marketing estratégico, Ana Bülow, e a gestão do projeto ficou por conta da Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs. Confira a seguir os quatros spots que estão veiculando nas rádios. E mais do que isso, o conteúdo é gratuito e pode ser compartilhado pelas coops.
Negócios