A unidade frigorífica de frangos da Cooperativa Dália Alimentos, localizada em Arroio do Meio, recebeu o Selo Gestão do Alimento Seguro, emitido pela Certifee, empresa especializada em projetos de consultoria, auditoria e treinamento que envolve a produção primária, o transporte de alimentos, a indústria, os serviços de alimentação e a distribuição.
A auditoria ocorreu na última sexta-feira, dia 1º de outubro, e reuniu todos os programas de autocontrole e qualidade executados na planta industrial. A equipe de trabalho da Dália Alimentos, responsável por aplicar estes programas, foi capacitada pela Certifee com o objetivo de avaliar todos os controles de qualidade desenvolvidos.
Estando em total conformidade, a Dália Alimentos foi autenticada com o Certificado de Conformidade GAS+2: Gestão de Alimento Seguro, estágio que atende às normas legais vigentes no Brasil para as Boas Práticas de Fabricação (BPF), exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de requisitos do sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), com base na FSSC 22000.
Ferramenta FSSC 22000
A FSSC 22000 é uma ferramenta internacional para o alinhamento global dos padrões de segurança dos alimentos, visando melhoria na eficiência de custos em toda a cadeia de fornecimento. É reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), pautada em normas ISO para avaliação e certificação do sistema de gestão da segurança de alimentos em toda a cadeia produtiva. A FSSC 22000 utiliza os padrões existentes ISO 22000, ISO 22003 e especificações técnicas para os Programas Pré-requisito (PPR’s).
Durante a auditoria foram avaliados os Programas de Pré-Requisitos (PPR), que consistem em condições básicas e necessárias dentro da organização e ao longo da cadeia produtiva a fim de manter a segurança dos alimentos, bem como o Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), ambos visando o controle para que o alimento chegue com segurança até o consumidor final.
Conforme a gerente da Divisão Controle da Qualidade, Ivane Giacobbo, a certificação ratifica os controles de qualidade realizados pela Cooperativa, além de abrir novos mercados para exportação. “As auditorias são de extrema relevância para que o nosso frigorífico esteja habilitado para exportar carne de frango a um número maior de destinos, como o Vietnã, por exemplo, país que já estamos em tratativas. Nesta semana fomos informados que a planta conquistou a habilitação para exportar ao Japão. Isso comprova que a Dália está atendendo às demandas solicitadas e em plena conformidade com os padrões nacionais e internacionais em termos de controles de qualidade”, comemora.
Cabe salientar que, desde 2020, o frigorífico da Dália Alimentos possui a certificação Halal, assegurando que os produtos estejam em linha às exigências do mercado muçulmano e em conformidade com as rígidas normas de higiene, rastreabilidade e em consonância às regras islâmicas. O produto já foi exportado à África do Sul e a países da Lista Geral por possuir o abate 100% Halal.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Dália Alimentos
Negócios
Participando pelo segundo ano consecutivo do ranking do GPTW (Great Place to Work) das melhores empresas para trabalhar, no segmento instituições financeiras, a Cresol ficou novamente entre as dez melhores. Nesta edição, conquistou a terceira posição na categoria “Cooperativas de Crédito de grande porte”.
O ranking foi divulgado pela ACREFI (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) e o GPTW na noite da última terça-feira (21), em uma live que apresentou em primeira mão os premiados.
“Estamos celebrando mais uma vez esse momento importante, essa notícia que, com muito orgulho, recebemos do GPTW que já faz parte da nossa rotina. Quero de uma forma muito especial agradecer a cada um que contribui com muita responsabilidade no seu dia a dia na Cresol, independente da instância que trabalha, vocês fazem parte dessa grande família que não para de crescer”, destacou o presidente do Sistema Cresol Baser, Alzimiro Thomé.
As premiações do GPTW visam reconhecer e incentivar as boas práticas nas instituições, valorizando as iniciativas que proporcionam bem-estar aos colaboradores e que promovam ações saudáveis ao sistema financeiro e, consequentemente, uma melhor experiência da sociedade que vai impulsionar o desenvolvimento econômico do País.
Adriano Michelon, Superintendente da Cresol, também destacou a importância dos colaboradores nesta conquista. “Mais uma vez fomos reconhecidos como uma das melhores instituições financeiras e isso tudo acontece porque temos pessoas que se dedicam e que têm harmonização sistêmica. Agora, é o momento de curtir e celebrar mais esse prêmio e o crescimento que o nosso sistema apresenta, pois essa é a essência da Cresol que se reflete também em premiações dedicadas aos nossos colaboradores, dirigentes e conselheiros”.
A terceira edição do prêmio contou com 194 empresas inscritas que representaram mais de 347 mil funcionários. Foram premiadas 50 empresas, sendo 10 bancos, 10 cooperativas de crédito, 15 de serviços financeiros, 10 seguradoras e 5 financeiras.
Sobre a Cresol
O Sistema Cresol Baser completou em junho 26 anos de história. São mais de 2 mil colaboradores atuando em 11 estados brasileiros. Sempre aprimorando o ambiente de trabalho dos seus profissionais, seja na confederação, central, centros administrativos ou nas agências, a Cresol também incentiva a formação, com cursos presenciais e a distância, além de proporcionar diversos benefícios aos colaboradores.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cresol
Negócios
A origem do Sicredi guarda estreita relação com o agronegócio gaúcho. As primeiras cooperativas foram fundadas a partir de 1902 com o objetivo de financiar os imigrantes de origem europeia que haviam chegado ao Rio Grande do Sul e que precisavam comprar terras, animais, sementes e implementos. Décadas mais tarde, a partir de 1980, novas cooperativas foram fundadas no estado, com o apoio das cooperativas de produção, para financiar o agronegócio que sofria com a escassez de recursos públicos.
Tendo sua origem junto aos produtores rurais, o Sicredi fixou fortes raízes no interior do RS, estando, hoje, presente em 94% dos municípios, com mais de 600 agências e tendo em sua base, apenas no estado, mais de 2 milhões de associados. Adicionalmente, em 98 municípios, o Sicredi é a única instituição financeira presente, demonstrando o interesse genuíno de levar o desenvolvimento e a prosperidade a todos os municípios, independentemente do seu tamanho.
Em municípios gaúchos com menos de 100 mil habitantes, em média, 40% da população adulta são associados do Sicredi, comprovando sua vocação para ser uma instituição financeira da comunidade, apoiando pessoas físicas e jurídicas em suas mais variadas necessidades. O agronegócio é o motor da economia do Rio Grande do Sul. Em nível nacional, o agro representa cerca de 25% do PIB e em nosso estado este percentual chega a 40%, ilustrando a pujança do agro gaúcho e nos levando à reflexão do quanto somos todos dependentes do sucesso do agronegócio.
O estado é formado por 497 municípios, com 2/3 deles tendo menos de 10 mil habitantes, onde a relevância do agro ultrapassa facilmente os 50% ou 60% do PIB. O agronegócio é a principal atividade econômica em 61% dos municípios e 60% das propriedades rurais do RS têm menos de 20 hectares. Temos, portanto, um cenário de pequenos municípios e pequenas propriedades, o que explica o motivo de 86% das propriedades rurais serem caracterizadas pela agricultura familiar.
Em total de área plantada, as maiores culturas são a soja, o arroz, o milho, o trigo e o fumo e na pecuária, encontramos a maior relevância no frango, no gado de corte e no gado leiteiro. Esta breve contextualização, demonstrando a relevância do agro no Rio Grande do Sul, serve como introdução para apresentar a importância do Sicredi no agro gaúcho. Em um estado em que 40% do PIB são oriundos do agronegócio, é natural que o agro seja relevante em uma instituição financeira que está tão enraizada com os gaúchos.
Plano Safra 2020/2021
No Plano Safra que se iniciou em 01/07/2020 e findou em 30/06/2021, portanto em pleno ambiente da pandemia, o Sicredi financiou cerca de R$ 10 bilhões para o agronegócio gaúcho. O crescimento no volume financiado foi de 26% quando comparado com o ciclo anterior. Também no volume de operações houve crescimento de 8%, atingindo 127 mil contratos firmados.
No conjunto das instituições financeiras, o Sicredi financiou praticamente metade dos contratos firmados no RS. Foram 44% das operações e 29% dos valores, figurando em primeiro lugar no número de contratos e em segundo lugar em volumes contratados. A relevância do Sicredi no Plano Safra 2020/2021 se comprova nas operações de custeio, pois representaram mais de 44% no total de contratos e 34% no volume total financiado. Ainda sobre as operações destinadas a custeio, 76% foram destinados para a atividade agrícola (com 52% para soja) e 24% para a pecuária (com 90% para bovinos).
Nas operações de investimento (máquinas, implementos etc.) a liderança do Sicredi ocorreu tanto no total de contratos liberados (45%), como no volume financiado (38%). Durante a pandemia, as operações de investimento cresceram 66% em volume e 24% em quantidade de contratos. As operações de investimento representaram 30% do volume total liberado, enquanto o custeio representou os outros 70%. Importante destacar que 74% das operações de crédito foram destinadas à agricultura familiar, com mais de 50 mil famílias beneficiadas.
No total da carteira de crédito do Sicredi, no RS, as operações de crédito rural representam 25% do volume total, demonstrando que mesmo com sua grande relevância no agro, ainda existem outros 75% da carteira de crédito destinados ao público urbano, atestando a sua relevância tanto no campo como na cidade.
Protagonismo em nível nacional
Também em nível nacional, com atuação em 25 estados e também no Distrito Federal, o Sicredi exerce grande protagonismo no agronegócio, sendo a segunda instituição financeira que mais concede crédito no país e a terceira em quantidade. No Plano Safra 2020/2021 foram R$ 29 bilhões liberados, em 220 mil operações, com aproximadamente 80% destinados para agricultura familiar. Importante crescimento foi verificado no novo Plano Safra 2021/2022. O primeiro mês de contratações, em julho/21 apresentou crescimento de 51% quando comparado com julho/2020, o que representou praticamente 1/5 de todas as contratações realizadas no país.
Construir juntos uma sociedade mais próspera
Como uma instituição financeira comprometida com o desenvolvimento das comunidades, o Sicredi possui como propósito levar a prosperidade para as pessoas e as comunidades em que atua. São vários os benefícios e os impactos positivos que o cooperativismo gera onde está presente. Além da oferta de produtos e de serviços, adequada à realidade local e regional, as cooperativas promovem o desenvolvimento social por meio de sua atuação em vários programas relacionados à educação, ao empreendedorismo, à liderança, à cultura, entre outros.
Por fim, um dos grandes diferenciais das cooperativas é o reinvestimento dos recursos nas próprias localidades em que eles são gerados. Neste aspecto, no Sicredi, 55% dos recursos destinados ao crédito rural são oriundos das captações de caderneta de poupança realizadas pelas cooperativas nos próprios municípios em que elas atuam. São os recursos e as riquezas da região fomentando o ciclo virtuoso do cooperativismo, gerando mais empregos, mais renda, novos investimentos e prosperidade para os associados e a sociedade.
Márcio Port
Vice-Presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste
Negócios
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) é um dos programas do Sescoop voltados ao desenvolvimento da autogestão das cooperativas, que tem como objetivo promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas coops. E pensando nos agentes que operam o programa PDGC, o Sescoop/RS realizará entre os dias 19 e 21 de outubro o Workshop PDGC - Bloco Resultados. Poderão participar colaboradores de cooperativas registradas e regulares junto ao Sistema Ocergs.
O evento será realizado pela plataforma Microsoft Teams e os inscritos receberão o link da sala virtual na manhã do dia do workshop. Ao todo, serão três turmas, sendo duas para os Níveis Primeiros Passos e Compromisso e uma para o Nível Rumo à Excelência. A capacitação será conduzida pela instrutora Luciana Matos Santos Lima, mestre em engenharia de produção e que atua há dez anos junto ao PDGC.
Inscrições
Workshop PDGC - Bloco Resultados - Turma 1 (Níveis Primeiros Passos e Compromisso)
Inscrições: Até 17 de outubro de 2021
Realização: 19 outubro de 2021, das 14h às 17h
Clique aqui para se inscrever!
Workshop PDGC - Bloco Resultados - Turma 2 (Níveis Primeiros Passos e Compromisso)
Inscrições: Até 18 de outubro de 2021
Realização: 20 de outubro de 2021, das 14h às 17h
Clique aqui para se inscrever!
Workshop PDGC - Bloco Resultados - Turma 3 (Nível Rumo à Excelência)
Inscrições: Até 19 de outubro de 2021
Realização: 21 de outubro de 2021, das 13h30 às 17h30
Clique aqui para se inscrever!
Negócios
O histórico de ações da Certel para preservar o meio ambiente foi reconhecido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), órgão máximo do cooperativismo mundial. A Cooperativa é a única brasileira que ganhou destaque em um relatório internacional, publicado no dia 23 de setembro. O conteúdo fornece uma visão geral inovadora sobre como as cooperativas agem para proteger o meio ambiente, adaptando-se aos impactos das mudanças climáticas e da degradação ambiental.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o relatório evidencia três objetivos que a Certel atende:
ODS 4: Educação de qualidade
“A Certel fornece técnicas acadêmicas e treinamentos especializados para os funcionários, membros executivos e líderes da Cooperativa”.
ODS 7: Energia limpa e acessível
“A Certel concentra-se em gerar sua eletricidade a partir de fontes renováveis, como fotovoltaica, eólica e hidrelétrica”.
ODS 13: Ação contra a mudança global do clima
“Instalação da preservação permanente às áreas próximas aos seus projetos elétricos, como a Reserva Particular de Natural Patrimônio de 46 hectares de propriedade da Cooperativa”.
O relatório foi desenvolvido pela ACI, além de representantes de alto nível do movimento cooperativo, da sociedade civil e de órgãos de pesquisa das ONU. “É um importante reconhecimento, pois valoriza os trabalhos na área da sustentabilidade que a Certel promove desde 1985, quando pouco se falava em preservação ambiental, e que estão muito presentes no dia a dia da Certel, com importantes investimentos em energias renováveis”, avalia o coordenador de meio ambiente da Certel, Ricardo Jasper.
Na visão do presidente, Erineo José Hennemann, a presença da Certel no relatório da ACI comprova que as atitudes socioambientais praticadas na região são importantes e favorecem para uma melhor qualidade de vida das comunidades. “Dedicamos o reconhecimento a cada um dos nossos mais de 70 mil associados e também ao engajamento das nossas equipes que atuam para gerar desenvolvimento consorciado ao respeito ambiental. O fato também aumenta nosso compromisso, e que possamos, cada vez mais, considerar a preservação dos ecossistemas em nossas ações, assim como estimular que toda a sociedade também o faça”, afirma Hennemann.
O relatório está disponível no site da ACI e pode ser acessado aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Certel
Negócios
Chegamos a décima edição do Boletim Informativo com muito conteúdo e novidades do cooperativismo gaúcho! Um dos destaques é o prazo para as cooperativas cadastrarem o seu Planejamento de 2022 no Sistema de Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), que encerra na próxima quinta-feira (30/9).
Foco em gestão e desempenho
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em conjunto com Federações, segue realizando as devolutivas do Eixo Desempenho. Até o final de agosto foram apresentadas 36 devolutivas a cooperativas de 35 municípios do Rio Grande do Sul. E o trabalho não para por aí, com outras devolutivas que seguem acontecendo dentro de setembro.
Escoop desenvolve conteúdos e cursos para Plataforma Nacional
Reconhecida com instituição de ensino superior que oferece soluções customizadas para o desenvolvimento sustentável das cooperativas, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop é parceira do Sescoop Nacional no desenvolvimento de conteúdos e cursos de capacitação. E você sabia que essas trilhas de conhecimento e treinamentos podem ser acessados de forma gratuita? É isso mesmo, acesse já o boletim e saiba como ter acesso a esses e diversos outros conteúdos especiais!
Aprendiz Cooperativo, Solidômetro e Marmita Coop
Os projetos sociais também estão a pleno vapor no Sistema! O Programa Aprendiz Cooperativo continua sendo uma importante ação para a formação de jovens e inclusão no mercado de trabalho, com 2.549 aprendizes no momento no RS. Engajado na luta contra a fome, que atingiu 19 milhões de brasileiros na pandemia em 2020, o Sistema Ocergs criou as campanhas de endomarketing Solidômetro e Marmita Coop. Para saber mais sobre essas ideias inspiradoras e transformadoras, acesse aqui!
Prático, objetivo e colaborativo
Em formato totalmente digital e interativo, o boletim informativo é de circulação mensal e pode ser recebido por e-mail ou WhatsApp. Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema pelo e-mail
Confira aqui a mais recente edição!
Negócios
A Cooperativa Tritícola Sepeense Ltda completa hoje, dia 20 de setembro, os seus 64 anos de fundação. Para comemorar a data, a Cotrisel realizou o lançamento do seu novo projeto institucional.
O “Construindo o Futuro”, é o projeto que dá identidade ao novo Planejamento Estratégico da cooperativa, responsável por direcionar o crescimento dos negócios, no período de 2020 a 2025. Além de crescimento nos números e produção recebida, a Cotrisel também visa com manter ativa as premissas do cooperativismo, desenvolvendo ainda mais sua participação nas áreas de educação, formação, informação e o compromisso com a comunidade.
A partir das ações que serão realizadas nos próximos anos, o projeto também objetiva levar desenvolvimento e diversificação das atividades agrícolas aos associados, a ampliação da eficiência operacional da cooperativa, novos mercados e a gestão focada em resultados. Dessa forma, o Construindo o Futuro é o conjunto de metas a serem atingidas e simboliza o caminho a ser percorrido pela Cotrisel nos seus próximos anos.
Para o presidente da Cotrisel, José Paulo Salerno "estar fazendo parte desse planejamento, junto aos colaboradores e associados da Cotrisel, é motivo de muita felicidade. Esse projeto remete a tudo o que acreditamos, construir o futuro é estar em conexão, ser uma cooperativa responsável por levar desenvolvimento para todos os associados, alavancar negócios, fomentar e incentivar o crescimento do agronegócio, estar presente e atuante na comunidade, gerar empregos e alimentar o mundo, levando sempre em consideração as premissas do cooperativismo".
No feriado do Gaúcho, 20 de setembro, a Cotrisel também realizou nas suas redes sociais o lançamento do seu novo vídeo institucional, que marca os 64 anos de história da cooperativa.
Confira o vídeo clicando aqui ou no link abaixo.
https://www.facebook.com/CotriselOficial/videos/931313847731281
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrisel
Negócios
Lançado na última terça-feira (14/9), durante a programação da Semana Inovacoop, o curso Cooperativismo de Plataforma já pode ser acessado na maior plataforma de formação profissional do cooperativismo brasileiro – a Capacitacoop. O curso que acaba de ser disponibilizado é gratuito e pode ser feito por todos os interessados em transformar a realidade de sua cooperativa de origem, utilizando, para isso, tudo o que já é uma tendência ao redor do mundo.
Aqui no Brasil o cooperativismo de plataforma ainda engatinha, por isso, o Sistema OCB decidiu estimular o fortalecimento desse modelo, por meio de um curso totalmente voltado ao que há de mais moderno, vantajoso e possível para a realidade do nosso País.
O curso será ministrado pelo professor e diretor da Escoop, Mário de Conto e a ideia é preparar as cooperativas para atuarem com mais força e resultados nesse mundo dos aplicativos e plataformas.
Segundo o professor, o objetivo é apresentar a economia de plataforma, as profundas transformações que ela vem acarretando e propor – por meio do cooperativismo de plataforma – um modelo em que a propriedade e a gestão da plataforma é de seus usuários. “Faremos isso por meio da apresentação de conceitos e, também, de práticas mapeadas em diversos países. Queremos, ao final, apresentar ferramentas que auxiliem as coops já constituídas e grupos interessados a estabelecer plataformas estruturadas sob os princípios do cooperativismo”, explica Mário de Conto.
Para isso, o curso está estruturado em quatro módulos:
Módulo 1: Capitalismo de Plataforma: Aborda as transformações do capitalismo, o surgimento da economia de plataforma e seus aspectos (criação de valor e efeitos de rede) e, também, como essa estratégia pode ser incorporada pelas coops. Apresenta, ainda, a tática das plataformas, provocando a reflexão a respeito das estratégias que podem ser adotadas. Utilizam-se exemplos de empresas brasileiras que utilizam a estratégia de plataformização.
Módulo 2: Cooperativismo de Plataforma: Contextualiza o cooperativismo de plataforma. Apresenta conceituação e classificações. Aborda a legislação brasileira no que diz respeito às formas de financiamento, governança digital, escala e cooperativa multistakeholder.
Módulo 3: Cases de cooperativas de plataformas: Apresentação de cases de Cooperativas de Plataforma e sua contextualização segundo o Direito brasileiro, apontado desafios e oportunidades. Cases: Stocksy, Mensakas, Coopcycle, UpandGo e Fairbnb.
Módulo Extra: Geração de Modelo de Negócios: Aborda as possibilidades de elaboração de modelo de negócios considerando a natureza e os princípios das organizações cooperativas e as características dos negócios de plataforma. Apresenta a ferramenta de geração de modelo de negócios customizada para proposição de cooperativas de plataforma.
LINKS ÚTEIS
O que é: clique aqui.
Desafios e cases de sucesso: clique aqui.
Entrevista com Mário De Conto sobre cooperativismo de plataforma: acesse por aqui.
Acesse o curso por aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios
Com o artigo intitulado “Propósito Cooperativista: a educação cooperativa do gestor como desenvolvimento da Identidade Cooperativa”, os professores doutores Deivid Ilecki Forgiarini e Cinara Neumann Alves foram selecionados para representar o Brasil no Congresso Mundial de Cooperativas, em evento prévio (Conferência de Pesquisa Cooperativa da Aliança Cooperativa Internacional), que ocorre entre 28 e 30 de novembro, antecipando o Congresso que será realizado de 1º a 3 de dezembro próximo em Seul, na Coreia do Sul.
O artigo reflete como a educação cooperativa do gestor desenvolve a identidade cooperativa e apresenta a Aprendizagem Interorganizacional (AIO) em cooperativas como um meio para desenvolver a identidade cooperativa dos gestores de nível tático.
Artigos de várias partes do mundo foram enviados, e a seleção dos artigos foi realizada pela Aliança Cooperativa Internacional. O objetivo comum a todos era identificar como a identidade cooperativa auxilia a reconstruir melhor juntos e superar crises com solidariedade e resiliência.
Saiba mais sobre a Aliança Cooperativa Internacional clicando aqui e sobre o Congresso Mundial de Cooperativas clicando aqui.
Negócios
O departamento de produção animal da Cotribá apresenta na próxima segunda-feira (27), às 20 horas, o Seminário Técnico do Leite em edição virtual. O evento, que já é realizado há 10 anos, tem o objetivo de apresentar aos produtores orientações sobre o manejo do rebanho leiteiro, novas tecnologias e boas práticas.
Esta edição tem como tema central o debate sobre “O que a sua vaca consome”. O seminário irá demonstrar, de forma prática em uma propriedade atendida pelos técnicos da cooperativa, as orientações para a formulação da dieta para o rebanho.
A apresentação virtual do Seminário Técnico do Leite será realizada pelo canal da Cotribá no Youtube. O presidente da cooperativa, Celso Leomar Krug, adianta informações sobre o evento. “O seminário deste ano foi produzido com uma proposta bem inovadora, com informações importantes apresentadas de uma maneira prática, diretamente na propriedade de um de nossos associados. O resultado é uma grande aula sobre avaliação dos animais e da alimentação, para que o produtor saiba como aproveitar o potencial do rebanho para ter mais rentabilidade”, explica Celso.
A participação no Seminário Técnico do Leite da Cotribá é aberta ao público em geral: produtores, associados, técnicos, estudantes, e todas as pessoas interessadas em conhecer e aprender mais sobre manejo e nutrição animal.
Fonte: Marketing da Cotribá
Negócios
O programa Doador Fiel, do Instituto Unimed/RS, segue com sua campanha de estímulo à doação de sangue "Você Pode Transformar". A ação voltou a integrar a programação da RBS TV, afiliada da Rede Globo – que está divulgando o vídeo do Instituto, gravado pela dupla Ernesto e Neto Fagundes.
Após um episódio da série "Sob Pressão", que destacou o tema da doação, a emissora decidiu retomar as veiculações do vídeo sem custo.
No material, os irmãos Fagundes solicitam que as pessoas doem sangue em caráter regular, salvando vidas. “Quase tudo a gente pode comprar, menos o sangue. Ele é o presente mais precioso que alguém pode dar ao próximo. Por isso, aceitei com muita honra o convite para participar da campanha do Instituto Unimed/RS, que tem como mote ‘Você Pode Transformar’. Acredito nisso e sei que, juntos podemos fazer a diferença”, destaca o cantor, compositor e tradicionalista gaúcho Neto Fagundes, que, assim como Ernesto, não cobrou cachê.
Hemocentros pedem ajuda
Além de celebrar os oito anos do Doador Fiel, a ação do Instituto reforça a importância da doação, especialmente agora, uma vez que, especialmente em razão da pandemia, os hemocentros sofrem baixas em seus estoques.
Saiba mais
Instituído em 2013, o Programa Doador Fiel faz parte do Voluntariado Empresarial da Unimed Federação/RS e é coordenado pelo Instituto Unimed/RS. A proposta tem por objetivo estimular colaboradores, cooperados, familiares e amigos da Unimed a promover a cultura da doação regular de sangue, envolvendo também pessoas que, por razões contrárias à sua vontade, não podem ser doadoras, mas podem atuar como influenciadoras. O Programa atende ao 7º principio do cooperativismo (Interesse pela Comunidade), e também aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) de número 3 (Saúde e Bem-Estar) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Fonte: Instituto Unimed/RS
Negócios
Pessoas que tenham interesse em integrar o time da Coagrisol podem se candidatar as vagas de safristas. A oportunidade é para trabalhar temporariamente durante a safra de trigo, sendo que os currículos (com foto) serão recebidos até o dia 05 de outubro, diretamente nas unidades da cooperativa.
Ao todo, serão mais de 50 vagas para os municípios de Arvorezinha, Barros Cassal (Cerca Velha), Capão Bonito do Sul, Casca, Casca (Evangelista), Gentil, Lagoa Vermelha, Lagoão, Lagoa Vermelha (Santa Luzia), Mormaço, Nova Alvorada, Tunas, Santo Antônio do Palma, Vila Maria, Jacuizinho, Camargo e Soledade (bairro Botucaraí e Boa União).
De acordo com o setor de Gestão de Pessoas, a oportunidade de trabalho oferece salário compatível com a função e vale alimentação. Embora seja uma vaga temporária, há casos em que, conforme desempenho do trabalhador, tem a possibilidade de efetivação no quadro funcional da cooperativa.
Ademir de Quadros, diretor de Negócios da Coagrisol, assinala que a expectativa é positiva para a colheita do trigo. “As condições de clima foram favoráveis, aliadas ao bom momento do mercado. Tivemos um aumento na área plantada e com isso, temos expectativa no incremento da produtividade, fatores que deverão ser fundamentais para um ciclo produtivo com excelentes índices”, assinala.
Para proporcionar um excelente atendimento para os cooperados e produtores, a cooperativa está com sua estrutura organizada. “Em toda área de atuação da Coagrisol, estamos com a expectativa de receber cerca de 50% a mais do volume recebido em 2020. Da mesma forma, vamos contratar safristas para atender a demanda que, certamente, será intensa”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Coagrisol
Negócios
Produtores da região de Pantano Grande e Encruzilhada do Sul receberam com otimismo a notícia da chegada da Cotrijal nesses dois municípios. A Cooperativa adquiriu duas unidades que pertenciam à Cerealista Pantano Grande e passa a assumir as operações das estruturas em 1º de outubro. O anúncio oficial do negócio aconteceu na noite dessa quarta-feira, 15/9, em evento prestigiado por autoridades e lideranças regionais e estaduais.
A produção de soja está em expansão no Vale do Rio Pardo e a expectativa é de que a chegada da Cotrijal contribua com o desenvolvimento econômico e social da região. “Queremos auxiliar os produtores a ampliarem a produção e a produtividade e viemos para construir uma parceria frutífera, alicerçada na credibilidade que a Cooperativa conquistou em 64 anos de existência”, anunciou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
O vice-presidente, Enio Schroeder, disse que a ampliação da área de atuação foi discutida nos Conselhos de Administração e Fiscal e apoiada pelos líderes de núcleo, que viram uma oportunidade para a Cotrijal crescer em escala e também beneficiar a comunidade local com o trabalho da Cooperativa. “Estamos convictos de que foi um importante investimento para continuarmos crescendo, com passos firmes”, disse.
O proprietário da Cerealista Pantano Grande, Mauro Giacobbo, agradeceu a todos que ajudaram na construção da história de 28 anos da empresa. “Transmitir confiança e transparência sempre foram nossos maiores valores e a relação de parceria construída com os clientes é fruto disso. Prezamos deixar esse legado a uma empresa igualmente séria”, afirmou.
CLIMA DE OTIMISMO
Os prefeitos de Pantano Grande, Alcides Emilio Paganotto, e de Rio Pardo, Edivilson Meurer Brum, e o secretário de Agropecuária de Encruzilhada do Sul, Marco Antônio dos Santos, destacaram o crescimento da produção de soja na região e mostraram-se otimistas com o investimento da Cotrijal. “Queremos achar o caminho do desenvolvimento”, afirmou Panagotto.
Enaltecendo a credibilidade e o respeito conquistados pela Cooperativa ao longo de sua história, o deputado estadual Ernani Polo também prestigiou o evento. “A Cotrijal tem um time com visão de futuro e é um futuro promissor”, elogiou.
Também estiveram presentes o vice-presidente do Grupo Pampa de Comunicação e embaixador da Expodireto Cotrijal, Paulo Sérgio Pinto; o presidente do Sindicato da Indústria de Adubos no RS, João Mário Darós; dentre outras lideranças e autoridades.
A COTRIJAL – Cooperativa que organiza a Expodireto, a Cotrijal completou 64 anos no dia 14 de setembro. Com sede em Não-Me-Toque, além de estar presente em 34 municípios do Estado, com 57 unidades de recebimento de grãos, tem Unidade de Beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, complexo de 22 lojas, nove supermercados e um atacado. Atende mais de 8 mil associados e suas famílias, levando assistência técnica e veterinária, produtos e serviços para melhorar a rentabilidade e a qualidade de vida do produtor.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal
Negócios
A Ocergs recebeu na tarde desta quinta-feira (16/9) homenagem por sua destacada atuação na pandemia da Covid-19. A premiação foi concedida durante o Seminário Empresas e Consumidores: unidos pela retomada econômica do RS, promovido pelo Instituto do Consumidor Geração X – ICONX, com apoio da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, participou como debatedor no painel Saúde, Economia e Consumo, que reuniu também o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade; diretor executivo do Procon Porto Alegre, Wambert Di Lorenzo; presidente do Simers, Marcelo Matias, Simers; vice-presidente do Fórum Latino Americano de Defesa do Consumidor e mediador do painel, Alexandre Appel.
Cooperativismo a serviço da sociedade
Para o presidente do sistema cooperativista gaúcho, o bom desempenho das cooperativas se reflete no crescimento do faturamento, que nos últimos cinco anos atingiu a marca de 44,25%. Vergilio Perius destacou que um dos grandes diferenciais do cooperativismo é que as sobras geradas pelas cooperativas permanecem nas comunidades em que elas estão inseridas. "O movimento cooperativo atua como um potencial agente de transformação e desenvolvimento econômico e social".
Na geração de mão de obra, no acumulado de 2020, o saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas foi de 3.683, o que aponta variação relativa de 5,7%. A expansão de postos de trabalho no setor, que em 2020 registrou 68.303 empregos diretos, contrasta com o cenário do Rio Grande do Sul, que amargou no ano passado o segundo pior saldo no mercado de trabalho formal do Brasil, com o fechamento de 20.220 empregos.
Segundo Perius, o sistema cooperativo de saúde desenvolve um papel fundamental no combate à pandemia da Covid-19, com destaque para os Sistemas Unimed e Uniodonto, que auxiliam a rede de saúde pública. O dirigente também ressaltou o atendimento através do serviço de telemedicina e os investimentos realizados pela Unimed na construção de novos hospitais.
Participaram do evento o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, a analista técnica do Sescoop/RS, Ubiracy Barbosa Ávila, a analista técnica do Monitoramento do Sescoop/RS, Valeska Ilha e o assessor de Comunicação e Marketing do Sescoop/RS, Leonardo Machado.
Não conseguiu assistir a solenidade ao vivo ou quer rever novamente? Então acesse o evento na íntegra aqui.
Negócios
Oportunizar que jovens de 14 a 22 anos sejam inseridos no mercado de trabalho, aprendendo uma profissão, assim como tenham contato com a cultura cooperativista. É com este propósito que a Coagrisol, há mais de 10 anos, participa do programa Aprendiz Cooperativo, desenvolvido pelo Sescoop/RS, em parceria com a Coeducars, e que em 2021 conta com a participação de 20 aprendizes.
Desde o dia 8 de setembro, os jovens estão desenvolvendo, na prática, as atividades nas unidades da cooperativa, entre elas, nos supermercados, lojas, agropecuária, centro de distribuição e no centro administrativo. A alocação nos setores respeitou o perfil de cada aprendiz, para que desenvolvessem atividades de acordo com suas afinidades.
Cândida Grotto Kulmann, da área de gestão de pessoas, explica que os participantes ingressaram no programa em maio de 2021, quando estavam tendo as aulas teóricas. “Agora até dezembro de 2022 vão trabalhar conosco, três vezes na semana, sendo que ainda tem um encontro para atividades teóricas. Todos são remunerados pela cooperativa e tem o registro na Carteira de Trabalho”, explica.
Ela salienta que nesta edição, outras unidades da Coagrisol também contam com aprendizes. “Temos três filhos de associados que estão atuando em Mormaço, suas cidades de origem. Cabe destacar que todos participam de uma seleção, onde neste ano, foram 200 inscritos. Em Soledade, somos a empresa que mais contrata aprendizes”, informa.
Por fim, Cândida destaca que, além da formação técnico-profissional, o Programa Aprendiz Cooperativo também é a oportunidade do primeiro emprego. “Passado o período de aprendizes, muitos deles são efetivados pela Coagrisol ou então outras empresas acabam recrutando, já que a experiência vivida se torna um grande diferencial no currículo destes jovens”, conclui.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coagrisol
Negócios
A Unicred Central RS celebra, neste mês de setembro, seu 25º aniversário de fundação. Ainda que o Sistema Unicred tenha nascido em 1989, no interior do Rio Grande do Sul, a Central RS tomou forma em 1996 com a união de oito cooperativas singulares, que formaram o núcleo responsável pela criação da Cooperativa Central de Economia e Crédito Mútuo das Unicred Estado do Rio Grande do Sul LTDA.
A partir da Unicred Central RS, que paulatinamente se organizou na missão de ajudar na operação das singulares, no fortalecimento da marca e na oferta de produtos e serviços desenvolvidos para atender as expectativas e necessidades dos associados, várias outras cooperativas se estabeleceram no Estado. Assim, hoje a Central RS é constituída por 12 cooperativas e 76 pontos de atendimento que representam 74,1 mil cooperados.
Com sucessivo crescimento e continuamente dedicada a trabalhar pelo propósito de “criar um mundo de prosperidade sem perdedores”, a Unicred Central RS acaba de atingir resultados inéditos. No mês em que celebra seus 25 anos, a Cooperativa demonstra um crescimento de 9,9% em seus ativos totais em comparação ao semestre anterior, totalizando mais de R$ 5,5 bilhões registrados. Sua carteira de crédito também registra ascensão de 9,6%, com mais de R$ 3,5 bilhões, assim como seus recursos administrados, totalizando mais de R$ 5 bilhões – um crescimento de mais de 7% em relação ao último semestre.
Para o presidente do Conselho de Administração da Unicred Central RS, Paulo Abreu Barcellos, os resultados demonstram a confiança dos cooperados e a solidez do sistema cooperativista. “Comemoramos este simbólico quarto de século celebrando também nosso desenvolvimento, junto de nossos cooperados, que segue acelerado mesmo em um período delicado de nossa história. Esta é uma das características do cooperativismo, que segue confiável mesmo em períodos de crise econômica”, declara.
Inovação, Sustentabilidade e Impacto Social
Com um plano de expansão contínuo, a partir do qual atingiu territórios além do Rio Grande do Sul – chegando até mesmo a Recife (PE), Fortaleza (CE) e Campo Grande (MS) – a Unicred Central RS também investe cada vez mais em inovação – fato que a destacou nos dois últimos anos como a única instituição cooperativa financeira no ranking Campeãs da Inovação, promovido pela Revista Amanhã em parceria com o IXL, renomado instituto norte-americano.
Da mesma forma, suas ações visam cada vez mais as práticas sustentáveis, estimulando a conscientização aos danos causados ao meio ambiente. Dentre as iniciativas, desde o início do ano a Cooperativa já inaugurou cinco postos de abastecimento para carros elétricos no Rio Grande do Sul, com ecovagas disponíveis para carregamento veicular gratuito nas cidades de Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Santa Rosa e Santo Ângelo.
Sempre dedicada às causas sociais e com grande destaque entre as entidades gaúchas atuantes no terceiro setor, a Unicred Central RS também é representada pelo Instituto Unicred RS como seu braço social, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como finalidade específica fomentar projetos de relevância, impacto e mérito e que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo a prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred.
Apenas neste ano, a entidade foi responsável por destinar mais de R$ 80 mil em recursos para apoiar oito hospitais de diferentes regiões do Estado, além de apoiar a revitalização do Arboreto do Alto Uruguai, desenvolver o projeto de educação financeira para jovens Unipoupe e promover o Cine CAPSi, projeto com sessões de cinema itinerantes dedicadas à prevenção da saúde mental para crianças e adolescentes por meio da sétima arte.
Neste ano, mais uma vez certificada com o selo Great Place to Work, a Unicred Central RS comemora seu 25º aniversário com planos para crescer ainda mais nos próximos anos, demonstrando na prática o poder do trabalho em conjunto em prol de objetivos comuns, como a prosperidade e sustentabilidade coletivas.
Para outras informações e conhecer mais sobre a Cooperativa acesse o site www.unicred.com.br/centralrs.
Sobre Unicred RS
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 12 cooperativas e 76 pontos de atendimento que representam 74,1 mil cooperados, R$ 5,5 bilhões de ativos e R$ 3,5 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred Central RS
Crédito das fotos: Flávio Wild/Divulgação
Negócios
A nova fábrica de rações da Cotribá terá a participação do BRDE no financiamento da obra. O termo de celebração foi assinado no dia 8 de setembro, durante a Expointer, junto à casa da Cotribá no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O valor do financiamento será de R$ 35 milhões. Na obra, que terá uma capacidade de produção de 200 mil toneladas de rações por ano, a Cooperativa deverá investir mais de R$ 100 milhões. A Sicredi Centro Leste e outras instituições financeiras participam do aporte de recursos.
A presidente do BRDE Leany Lemos destacou satisfação do banco em concretizar o financiamento. "É muito bom estar ao lado de vocês. Que essa parceria seja muito proveitosa. É uma missão do BRDE apoiar o desenvolvimento, especialmente do cooperativismo no sul do País".
Celso pontou a importância do aporte de recursos para que a cooperativa cresça e fomente o desenvolvimento da região. "Construímos uma afinidade com o BRDE, que tem sido parceiro no desenvolvimento da Cotribá da região. Nós vamos fazer com que seja um orgulho para o BRDE este investimento da cooperativa".
Também acompanharam o ato de assinatura do contrato o vice-presidente da Cotribá, Enio Nascimento, o diretor de planejamento do BRDE, Otomar Vivian, a gerente administrativa e financeira da Cotribá Ana Marlize Schreiner, colaboradores da cooperativa e imprensa.
A nova fábrica de rações da Cotribá está sendo construída em Ibirubá, e deverá ser entregue em 2023.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotribá
Negócios
Um dos setores de atividades da economia que mais crescem no cooperativismo gaúcho voltou a apresentar números positivos no exercício de 2020. É o que aponta o levantamento realizado pela Ocergs - Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 - que indica o crescimento de 15,3% no faturamento das cooperativas do ramo Infraestrutura. Ao todo, as 38 coops que integram o setor faturaram R$ 1,6 bilhão em 2020 e registraram incremento de 21,3% nas sobras apuradas, alcançando a marca de R$ 151,3 milhões.
Expansão de empregos
O bom desempenho econômico e financeiro também se aplica no âmbito social, com expansão superior a 30% nos empregos diretos. Foram 735 novos empregos gerados, dos 3.157 postos de trabalho com carteira assinada registrados em 2020.
Desenvolvimento e solidez
A solidez do ramo Infraestrutura se evidencia pela evolução do patrimônio líquido, que alcançou R$ 1,5 bilhão, refletindo a organização do setor e as boas práticas de gestão nas cooperativas. Já o conjunto de recursos financeiros e econômicos que são administrados pelas coops do ramo - os ativos - atingiram a marca de R$ 2,2 bilhões, o que representa um crescimento de 14,9%.
Melhores distribuidoras de energia elétrica do Brasil
O Rio Grande do Sul reúne cinco cooperativas entre as dez melhores distribuidoras de energia elétrica do Brasil, de acordo com a pesquisa do Índice de Satisfação do Consumidor (IASC) 2019, que apura junto aos consumidores residenciais o índice composto por cinco itens de avaliação: qualidade percebida, valor, satisfação, confiança e fidelidade.
Atualmente, as cooperativas gaúchas do setor atendem 303.752 consumidores de 369 municípios do Rio Grande do Sul. Em 2020 a energia distribuída pelas cooperativas atingiu 1.810 GWh, o que representa um acréscimo médio de 7,42% em decorrência do consumo comercial, residencial e principalmente da agroindústria.

Outro destaque fica por conta do segmento de geração, que possui 32 PCHs com uma potência instalada de 137,59 MW.
Sobre o Ramo Infraestrutura
A característica principal desse ramo é a prestação de serviços de infraestrutura básica direta e, prioritariamente, ao seu quadro social. Incorpora as atividades de geração e distribuição de energia elétrica, irrigação, telefonia, internet,
telecomunicação, saneamento básico, infraestrutura rodoviária e ferroviária, construção civil e habitação.
Na habitação, as cooperativas reúnem cooperados para construção, manutenção e administração de conjuntos habitacionais e condomínios, que usam autofinanciamentos ou créditos habitacionais oficiais. Dessa forma, têm a
possibilidade de conseguir preços de materiais e de mão de obra mais vantajosos, além de obter condições de pagamento e prazos melhores.
Na geração de energia elétrica, as cooperativas atuam na produção de energia para a venda no mercado livre e no mercado regulado. Destacam-se pela utilização de fontes renováveis: Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), fotovoltaica e biomassa.
Na distribuição de energia elétrica, as cooperativas de eletrificação rural exercem papel essencial no desenvolvimento socioeconômico de áreas rurais do Estado. Como permissionárias de serviço público, essas cooperativas estão sujeitas à fiscalização da Aneel, devendo cumprir, portanto, a legislação do setor elétrico.
Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021
Quer saber mais sobre o ramo Infraestrutura, o desempenho do setor e os números que confirmam a posição de destaque do cooperativismo no Rio Grande do Sul? Então, acesse a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) e tenha em mãos o levantamento completo dos indicadores de desempenho dos ramos do cooperativismo gaúcho.
Negócios
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS, em conjunto com Federações, realizaram até o final de agosto 36 devolutivas do Eixo Desempenho, contemplando cooperativas em 35 municípios de 17 regiões do Rio Grande do Sul. As devolutivas integram o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro e permitem à cooperativa ter acesso a dados concretos para analisar o seu desempenho em relação ao restante do setor ou às cooperativas do mesmo ramo de atividade.
Para o superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson José Lauermann, que esteve presente em todas as devolutivas, é de suma importância as cooperativas participem do Programa de Autogestão e fornecerem informações atualizadas. “Com informações nós temos análise e com análise nós elaboramos cenários e estabelecemos comparativos através de indicadores de desempenho”, afirma.
Indicadores de desempenho das cooperativas
As 36 cooperativas que receberam a devolutiva do Eixo Desempenho compõem um grupo de destaque no cenário do cooperativismo gaúcho, com faturamento de R$ 27,8 bilhões em 2020, o que representa 54,37% dos ingressos registrados pelas cooperativas registradas na Ocergs nesse ano. Juntas, elas reúnem mais de 161,7 mil associados e são responsáveis por 40% dos empregos diretos em cooperativas no Rio Grande do Sul.
Apesar do cenário de pandemia e da retração econômica em diversos setores no ano de 2020, o grupo analisado registrou crescimento de 13,6% no faturamento, com incremento de 33,8% nas sobras apuradas. No cômputo geral, o número de postos de trabalho com carteira assinada cresceu 2,83%. O desempenho desse grupo de cooperativas contrasta com o cenário do Rio Grande do Sul, que amargou no ano passado o segundo pior saldo no mercado de trabalho formal do Brasil, com o fechamento de 20.220 empregos.
Confira abaixo alguns indicadores de desempenho do grupo de coops de 2020:
- 27.392 empregos
- 161.797 associados
- Sobras de R$ 928,7 milhões: Crescimento de 33,8%
- Faturamento de R$ 27,8 bilhões: Crescimento de 13,6%
- Patrimônio líquido de R$ 6,51 bilhões: Crescimento de 14,1%
- Ativos de R$ 18,5 bilhões: Crescimento de 8,2%
Sobre as devolutivas
As devolutivas cumprem uma etapa importante do Programa de Autogestão, que segue os eixos de atuação do Sescoop/RS: Identidade, Desempenho, e Gestão e Governança. Através do Sistema Desempenho, é realizado o acompanhamento mensal dos dados econômicos e financeiros da cooperativa. Esses dados são contextualizados com as condições setoriais e macroeconômicas a que estão sujeitas as cooperativas, de acordo com seus segmentos de atuação, além de realizar o comparativo entre os grupos de cooperativas semelhantes. Desta forma, há maior transparência na instituição e oportunidade de atuação de forma sistêmica para a otimização de resultados.
O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados, contribuindo com o processo de tomada de decisões. Além disso, a entrega das devolutivas identifica oportunidades de melhoria no desenvolvimento humano e organizacional.
Novo Sistema de Desempenho
Você sabia que as cooperativas podem avaliar seu desempenho e fazer um benchmarking no segmento em que opera sem sair do lugar? Isso é possível, sim. Basta acessar o Sistema de Desempenho, uma ferramenta que permite, além de gerar informações econômico-financeiras, dados sociais e ambientais, com acesso a um painel de gestão para analisar resultados e tomar decisões com mais certeza.
Diagnósticos
A ferramenta faz parte de um conjunto de diagnósticos organizacionais: o de Identidade: com foco na legislação específica e integridade dos valores cooperativistas; o de Governança: que faz um raio X da autogestão, direção, estratégia e interesse dos cooperados; e, por fim, o de Gestão: destinado ao aperfeiçoamento das lideranças e dos processos organizacionais.
Juntos, esses três diagnósticos de processos, aliados ao diagnóstico de Desempenho da cooperativa possibilitam identificar o estágio de evolução da gestão da cooperativa no momento da avaliação, proporcionando uma visão aprofundada dos seus processos e dos seus resultados, visando identificar as necessidades e o direcionamento a ser seguido pela cooperativa no aprimoramento de seus processos.
Como usar
Contar com esse valioso apoio é muito fácil. A ferramenta que já está disponível é bem intuitiva. Para começar, acesse aqui e realize seu cadastro. A unidade estadual do Sistema OCB vai validar a solicitação e a própria cooperativa vai poder inscrever outros usuários. Além disso, a coop poderá contar com o apoio da unidade estadual para tirar dúvidas sobre o uso da plataforma e para ter um acompanhamento sistêmico na elaboração de planos de melhoria.
No Rio Grande do Sul, as cooperativas podem tirar suas dúvidas com os analistas técnicos do Sescoop/RS:
Valeska Ilha –
Cássio Triches –
Negócios
O prazo para as cooperativas cadastrarem o seu Planejamento de 2022 no Sistema de Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH) abre na próxima quarta-feira (15/9) e se estende até o dia 30 de setembro. Dentre as novidades, a partir de agora a coop pode utilizar 35% do valor recolhido anualmente ao Sescoop para ações descentralizadas – anteriormente ficava limitado a 30%.
O gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio Oliveira, ressalta que o acesso aos recursos do Sescoop/RS, desde 1° de janeiro de 2020, está condicionado à participação da cooperativa em ao menos um dos Programas de Monitoramento: Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (DESEMPENHO) ou Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas (PAGC). A cooperativa também precisa estar regular junto à Ocergs.
“O planejamento deve refletir as necessidades da cooperativa identificadas nos diagnósticos dos Programas de Monitoramento. Eles servem como base para a criação dos Planos de Eventos”, afirma. Com a criação da Resolução 132, as coops podem elaborar o planejamento com títulos abrangentes, em um estilo “guarda-chuva”, possibilitando a realização de diversos Planos de Eventos. Dessa forma, uma cooperativa que deseje realizar cursos de Normas Regulamentadoras, por exemplo, pode ao invés de criar um título para cada norma (NR 10, NR 12, NR 35, etc), gerar um título único “Normas Regulamentadoras”. A mudança tornou o planejamento mais objetivo e flexível, desburocratizando o processo e ajudando a cooperativa na concepção dos seus Planos de Eventos.
ATENÇÃO AO PRAZO
As cooperativas devem ficar atentas ao prazo para cadastro do Planejamento, realizando esforços para antecipar ao máximo a inclusão dos títulos no Sistema GDH. Desta forma, os analistas do Sescoop/RS terão tempo adequado para analisar cada título e proceder junto com o agente da cooperativa ajustes que se fizerem necessários.
SAIBA MAIS
Para saber mais sobre a realização de eventos com recursos do Sescoop/RS acesse a Resolução 132 na íntegra em: http://bit.ly/2r2mRlT.
ENCONTRO DOS AGENTES
Na próxima terça-feira (14/9), o Sescoop/RS realizará o Encontros dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista. O evento será realizado pela plataforma Microsoft Teams, das 14h às 16h. O link para inscrição e a programação completa do evento serão encaminhados por e-mail. Acompanhe as notícias no site do Sescoop/RS e fique por dentro das atualizações.
Acesse a seguir o tutorial completo com anexos e informações sobre o Sistema GDH e o Planejamento:
Anexo I - Modelo de Designação do Agente
Anexo II - Fluxo de Atividades
Anexo III - Ferramenta Simulação do Planejamento GDH versão 2022
Anexo IV - Cálculo de Honorários 2021
Anexo V - Termo de Cessão de Direitos
Anexo VI - Checklist Prestação de Contas
Anexo VII - Modelo de Declaração de Certificação
Negócios