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Sistema de Desempenho já está disponível para coops

Sistema de Desempenho já está disponível para coops

Você sabia que as cooperativas podem avaliar seu desempenho e fazer um benchmarking no segmento em que opera sem sair do lugar? Isso é possível, sim. Basta acessar o Sistema de Desempenho, uma ferramenta que permite gerar informações econômico-financeiras, sociais e ambientais, com acesso a um painel de gestão para analisar resultados e tomar decisões com mais certeza.

Com a ferramenta, as cooperativas poderão, por exemplo, identificar a necessidade de adequação econômica-financeira; o ambiente interno da cooperativa como pessoas, societária e da sua operação, realizar comparações dos resultados da sua coop com outras coops de mesma atividade econômica ou com empresas de mercado do mesmo segmento.

“Esses são só alguns dos exemplos do que as cooperativas podem encontrar ao utilizar essa ferramenta. Vale destacar que o nosso principal objetivo é oferecer a possibilidade de elas melhorarem os seus processos, garantindo, assim, um crescimento sustentável”, comenta o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

DIAGNÓSTICOS

A ferramenta faz parte de um conjunto de diagnósticos organizacionais: o de Identidade: com foco na legislação específica e integridade dos valores cooperativistas; o de Governança: que faz um raio X da autogestão, direção, estratégia e interesse dos cooperados; e, por fim, o de Gestão: destinado ao aperfeiçoamento das lideranças e dos processos organizacionais.

Juntos, esses três diagnósticos de processos, aliados ao diagnóstico de Desempenho da cooperativa possibilitam identificar o estágio de evolução da gestão da cooperativa no momento da avaliação, proporcionando uma visão aprofundada dos seus processos e dos seus resultados, visando identificar as necessidades e o direcionamento a ser seguido pela cooperativa no aprimoramento de seus processos.

COMO USAR

Contar com esse valioso apoio é muito fácil. A ferramenta que já está disponível é bem intuitiva. Para começar, acesse aqui e realize seu cadastro. A unidade estadual do Sistema OCB vai validar a solicitação e a própria cooperativa vai poder inscrever outros usuários. Além disso, a coop poderá contar com o apoio da Unidade para tirar dúvidas sobre o uso da plataforma e para ter um acompanhamento sistêmico na elaboração de planos de melhoria.

No Rio Grande do Sul, as cooperativas podem tirar suas dúvidas com os analistas técnicos do Sescoop/RS:

Valeska Ilha - Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - (51) 99457-5884

Cássio Triches - Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - (51) 99457-5636

Fonte: Sistema OCB

Cotriel passa a ter o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

Cotriel passa a ter o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

Na tarde desta terça-feira, 08, ocorreu o primeiro de dois encontros de apresentação do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. Promovido pela Cooperativa do Trabalho dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul – Coeducars, em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Cotriel, a iniciativa irá congregar 23 jovens de escolas de Espumoso e localidades do Depósito, Pontão do Butiá e Serra dos Engenhos, Campos Borges e Alto Alegre. Nesta primeira reunião, que teve a presença dos pais dos jovens, participaram 13 alunos do Depósito e Serra dos Engenhos.

Na abertura, a Assessora Administrativa da Cotriel, Ana Beatriz Gava destacou que Cooperativa faz mais um movimento em busca de incentivar a sucessão na propriedade rural: “Estamos em busca de jovens interessados no campo e, acima de tudo, de formar novas lideranças que irão dar continuidade ao trabalho que está sendo feito. Por isso, fico muito feliz que vocês e seus pais tenham aceitado este desafio de agregar mais conhecimento com esta nova alternativa que passamos a oferecer em parceria com a Coeducars e Sescoop”, enfatizou.

A presidente da Coeducars na região, Fátima Hallal, explicou todo o funcionamento do Programa, bem como suas disciplinas que serão aplicadas até o ano de 2022 quando está previsto seu término. Devido à pandemia, as aulas teóricas serão totalmente on-line, e teremos encontros nas tradicionais plataformas que vocês já estão acostumados na Rede Estadual de Ensino. A Cotriel é a cooperativa que mais emprega e mais efetiva jovens e este programa vem de encontro à preocupação que temos com o futuro de vocês como filhos de produtores, que precisam continuar o que seus antepassados começaram”, frisou.

Inque Schneider, professora coordenadora do Aprendiz Cooperativo do Campo ressaltou que além de ser teórico, o projeto irá proporcionar que os estudantes se motivem a buscar algo mais para a propriedade de seus pais: “ Ao final deste um ano e  meio, a prática será um projeto que deverá ser aplicado na propriedade de sua família, o que ficará de legado e pode, futuramente, despertar o empreendedorismo e gerar renda para vocês, quem sabe, descobrirem uma vocação e uma profissão”, destacou.

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo é um projeto do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar. O curso é realizado através da parceria entre a Coeducars e Cotriel.

Serão realizadas um total de 1104 horas, com início em 14 de junho de 2021 e término previsto para 16 de novembro de 2022. Serão 17 Unidades Temáticas: Cidadania e Trabalho, Cooperativismo, Empreendedorismo, Formação Humana e Científica, Informática, Contabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática Comercial e Financeira, Educação Ambiental, Cultura de Grãos,Acesso ao Crédito e Garantias, Gestão de Pequenas e Médias Propriedades, Carnes e Derivados, Cadeia Produtiva de Leite. Hortaliças, Fruticultura e Práticas

Em função dos protocolos de segurança devido a pandemia da coronavírus, as 552 horas teóricas serão virtuais, sendo que as demais teóricas consistirão no projeto, que deverá envolver a propriedade do aluno.  . Da mesma forma no encontro, a analista de Recursos Humanos da Cotriel, Fátima Durigon repassou aos pais dos alunos a importância do envolvimento da família em todo o processo de aprendizagem bem como no acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas nas propriedades, para que possam aplicar na prática, as vivências obtidas em sala de aula.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotriel

Cooperativa Nova Aliança realiza promoção “90 anos em prêmios”

Cooperativa Nova Aliança realiza promoção “90 anos em prêmios”

Os consumidores dos produtos da Nova Aliança podem comemorar o aniversário de 90 anos da Cooperativa com muito sabor e prêmios. No dia 1º de junho, a marca lançou a promoção “90 anos em prêmios”.

A campanha, válida para todo o Brasil até 4 de janeiro de 2022, premiará 90 pessoas com produtos da Cooperativa por um ano. Os prêmios são suco de uva Aliança, vinhos Collina e Santa Colina, espumantes Santa Colina e filtrado doce Del Sole.

Para concorrer, basta realizar compras, de pelo menos uma unidade do item escolhido, nas lojas participantes (físicas e e-commerce) e acessar o site www.90anos.com.br.

Na página é preciso realizar o cadastro com login e senha e preencher as informações pessoais e de compra. Após o registro, o concorrente deve clicar na imagem indicada para saber se foi contemplado e qual o produto recebido.

“Nada se constrói sem a participação das pessoas. Foram os consumidores que nos permitiram seguir por 90 anos e essa campanha é uma maneira de retribuir esse carinho”, destaca o coordenador de marketing da Nova Aliança, Vinicius Fruet.

Cada pessoa pode participar com até 150 cupons fiscais, por CPF inscrito, e cada nota deve ser cadastrada apenas uma vez.

Prêmios:

- 50 prêmios de 1 ano de Suco de uva Aliança;

- 20 prêmios de 1 ano de Vinhos Collina;

- 10 prêmios de 1 ano de Del Sole;

- 5 prêmios de 1 ano de Espumantes Santa Colina e

- 5 prêmios de 1 ano de Vinhos Santa Colina.

Sobre a Cooperativa Nova Aliança

A Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança é fruto da união de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha: a Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul; a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha; e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha.

Hoje, a Nova Aliança conta com mais de 80 produtos no portfólio entre vinhos finos e de mesa, espumantes, filtrados e sucos de uva orgânicos, integrais e adoçados. São 700 associados, distribuídos em três distintas regiões vitivinícolas: Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha Gaúcha.

A Nova Aliança possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina. Desde 2013, a produção de suco e, a partir de 2014, o envase de vinho e de espumante, estão concentrados na sede da Cooperativa, em Flores da Cunha.

Fonte: Marketing da Cooperativa Nova Aliança

Cotribá apresenta novo programa de acolhimento em conjunto com a primeira turma de trainees da cooperativa

Cotribá apresenta novo programa de acolhimento em conjunto com a primeira turma de trainees da cooperativa

A Cotribá tem investido constantemente em ações de desenvolvimento de seus colaboradores. Diversas atividades, cursos e atualizações são oferecidas para que o público interno esteja sempre preparado para contribuir com o trabalho e o atendimento aos associados e clientes. Com este objetivo, a cooperativa apresentou mais um programa de desenvolvimento para seus colaboradores. O programa “A-colher: Aproximar para Transformar” teve sua estreia de forma conjunta com a primeira turma de trainees da Cotribá.

A iniciativa tem como objetivo principal preparar os profissionais internos, denominados de mentores e anfitriões, para acolhimento, amparo e desenvolvimento de pessoas recém chegadas em programas específicos na Cotribá, neste caso, o Programa Trainee. No entanto, o programa continuará fazendo parte das atividades corporativas, podendo ser aplicado futuramente em novos grupos de trabalho que estejam iniciando sua caminhada junto à Cotribá em programas especiais, como está sendo o caso da primeira turma de trainees.

Saiba mais sobre o A-colher

Desenvolvido de forma conjunta com a empresa Gestora Desenvolvimento Humano e Empresarial, na identidade visual do programa estão dispostos vários elementos que compõem os principais objetivos da iniciativa.  O nome do projeto como um todo aborda o conceito de acolhimento e amparo. Já a separação da primeira sílaba remete à palavra “colher” que diz respeito a plantar e perceber o resultado deste investimento. Os elementos circulares no logotipo do projeto evidenciam que o desenvolvimento efetivo acontece em rede, quanto maior e com mais qualidade elas tiverem, maior a chance de sucesso. Já o slogan “Aproximar para Transformar” diz respeito à importância da troca de conhecimento entre as pessoas e as diferentes áreas para a transformação e desenvolvimento da organização.

O programa A-colher será aplicado na prática diária da Cotribá durante o período mínimo de um ano, de forma conjunta ao programa de trainee. O desenvolvimento do trabalho é acompanhado pelo departamento de recursos humanos da Cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotribá

Sicredi fortalece o compromisso com a agricultura familiar no RS

Sicredi fortalece o compromisso com a agricultura familiar no RS

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5 milhões de associados e atuação em 24 estados e no Distrito Federal, reforça sua atuação no desenvolvimento econômico e social por meio do crédito rural. Atualmente, a instituição está entre as que mais concedem crédito para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Brasil, segundo dados do BNDES. Nesse sentido, no ano passado, a atuação do Sicredi no Rio Grande do Sul impactou mais de 51 mil famílias por meio do Pronaf, o que corresponde a mais de 70% das operações de crédito rural liberadas pela instituição no estado em 2020, representando um volume de R$ 3,3 bilhões. “A proximidade do Sicredi com o associado permite entender suas necessidades e como atendê-las da melhor maneira possível, oferecendo as soluções mais adequadas para cada realidade. A oferta de crédito para agricultores familiares representa um impulso ao desenvolvimento sustentável das economias locais e à geração de renda e emprego nas regiões onde o Sicredi está presente”, destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

Apoio ao desenvolvimento no campo

Além de apoiar a agricultura familiar por meio do Pronaf, o Sicredi, um dos principais financiadores do agronegócio no país, contabilizou, em 2020, R$ 8,4 bilhões nas liberações de crédito rural em mais de 118 mil operações no Rio Grande do Sul, um aumento de 16% em comparação com 2019, quando foram liberados mais de R$ 7 bilhões em um número superior a 117 mil operações, incluindo Pronaf, Pronamp e demais linhas de crédito rural.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi

Primeira turma do programa “Trainee Cotribá” inicia atividades

Primeira turma do programa “Trainee Cotribá” inicia atividades

Com o lema “Seu futuro é você quem faz”, a Cotribá iniciou, nesta terça-feira (1º), as atividades da primeira turma de trainees da cooperativa. São 8 jovens recém-graduados em Agronomia, selecionados dentre mais de 500 inscritos. Durante 1 ano, os trainees serão envolvidos no dia a dia da Cotribá. O grupo participará em ações de capacitações técnicas e comportamentais, e receberá mentoria de uma equipe técnica qualificada na sua área de atuação, para o melhor aproveitamento de suas capacidades profissionais.

O primeiro compromisso dos trainees foi uma reunião online na parte da manhã, com apresentação para a direção da cooperativa. Estiveram presentes o presidente da Cotribá Celso Leomar Krug, o vice-presidente Enio Cezar Moura do Nacimento, a gerente administrativa e financeira Ana Marlize Schreiner, e a analista de RH Caroline Remor.

“Neste grupo de trainees que agora iniciam sua caminhada profissional junto à Cotribá, buscamos pessoas identificadas com o cooperativismo, com muita vontade de aprender e fazer acontecer. Precisamos de colaboradores que busquem a prestação de serviços de excelência, que estejam antenados com o mercado e suas tendências, e claro, que sejam apaixonados por gente e por resultado” destaca a gerente administrativa e financeira Ana Marlize Schreiner.

O programa “Trainee Cotribá” tem o objetivo de reter mentes diferenciadas para assumir posições estratégicas no futuro. Todo o processo de trabalho e aprendizado dos trainees será baseado no conceito de “Job Rotation”, ou seja, a transição em diversos setores da cooperativa. O grupo receberá treinamentos, e também terá seu desempenho acompanhado por um coordenador e um consultor, que serão responsáveis pela mentoria do trainee em seu desenvolvimento profissional. Haverá também o estímulo à interação e colaboração entre os trainees, que deverão encerrar o programa com a apresentação de um projeto final. Após esta experiência com duração de 1 ano, poderão ser efetivados como colaboradores, conforme a disponibilidade de vagas e também de acordo com o processo de integração do trainee com os processos e tarefas da cooperativa.

Já na parte da tarde, foi realizada a apresentação do programa “A-colher: Aproximar para Transformar”. A iniciativa tem como objetivo principal preparar os profissionais internos, denominados de mentores e anfitriões, para acolhimento, amparo e desenvolvimento de pessoas recém chegadas em programas específicos na Cotribá, neste caso o Programa Trainee. O escopo do A-colher foi planejado de forma conjunta com a empresa Gestora Desenvolvimento Humano e Empresarial. Participaram deste encontro online as coordenações estratégicas da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotribá

Somos Líderes tem mais de 1.700 inscritos

O Somos Líderes divulgou nessa segunda-feira (31/5) o resultado do período de inscrições da sua segunda edição. Ao todo, o programa recebeu 1.707 inscrições de todas as regiões do Brasil, entre empregados de cooperativas e cooperados.

O período de inscrições foi um sucesso e, entre as mais de 1.700 pessoas interessadas, o número de mulheres se mostrou superior ao de homens nesta edição. As inscrições foram compostas por 60,3% de mulheres e 39,7% de homens. Já na faixa etária dos candidatos, as idades predominantes foram entre 26 e 33 anos.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, os números expressivos de inscrições mostram a vontade da juventude cooperativista em fazer mais por todo o País. “O jovem que já faz parte do nosso movimento tem naturalmente um propósito forte. Ele acredita em um modelo de negócio que tem um poder transformador, que é pautado no trabalho conjunto e que hoje tem um papel essencial no desenvolvimento do Brasil. A nossa juventude sabe bem que o cooperativismo pode crescer ainda mais e potencializar essa contribuição. E para isso, é fundamental contar com lideranças inovadoras, conscientes da sua função e que sejam também inspiradoras. Tenho certeza de que a segunda edição do Somos Líderes vai formar um time exatamente assim”, destacou.

SOBRE AS INSCRIÇÕES

As regiões com o maior número de inscrições foram Sudeste, com 914 inscritos, Sul, com 355 inscritos, e Centro-Oeste, com 192 inscritos. Minas Gerais foi o estado de maior destaque, contando com o interesse de 672 pessoas, sendo Belo Horizonte responsável por 5,8% das inscrições do programa. O Rio Grande do Sul ficou com o segundo lugar, destacando-se pelas 33 inscrições em Porto Alegre.

Dentre os sete ramos do cooperativismo, o Crédito foi o ramo com mais inscrições, representando 63,2% dos inscritos, ficando à frente do ramo Saúde, com 17,6%, do ramo Agropecuário, com 10,4%, e do ramo de Trabalho, Produção de Bens e Serviços, com 5,5%.

Além disso, o programa também recebeu 17 inscrições de pessoas com deficiência, que terão uma jornada de aprendizagem acessível e inclusiva.

Agora, os inscritos seguem para a segunda etapa do Somos Líderes: as trilhas de vídeos online, que terão início no dia 1º de junho, terça-feira, e serão encerradas no dia 13/6. Ao todo, serão três trilhas que abordarão pontos importantes do modelo cooperativista para que os inscritos se desenvolvam e aprendam um pouco mais sobre esse universo incrível.

MARQUE NA AGENDA

1º/6 - Início da trilha de vídeos (Etapa 2)

13/6 - Encerramento da trilha de vídeos

15/6 - Início das lives (Etapa 3)

24/6 - Início do envio da documentação comprobatória

6/7 - Encerramento das lives

24/7 - Encerramento do envio da documentação comprobatória

5/8 - Divulgação dos 70 jovens aprovados

12/8 - Início dos módulos da formação de liderança (Etapa 4)

13/10 - Encerramento dos módulos da formação de liderança

26/10 - Encerramento do programa Somos Líderes - virtual ou presencial em Brasília/DF* (Etapa 5)

*A depender das condições sanitárias.

Somos Líderes

Em 2019, o Sescoop reforçou o seu compromisso em contribuir com a renovação do sistema cooperativista nacional, apresentando um projeto voltado especificamente para a formação de novos líderes coop. Assim nasceu o Somos Líderes: um programa feito para jovens que acreditam no futuro do cooperativismo, e que tem como principal objetivo investir na formação e no desenvolvimento de uma geração que vai levar esse modelo de negócios ainda mais longe.

Dar voz à juventude coop é um dos principais objetivos do Somos Líderes. O Sescoop acredita que preparar jovens para estarem à frente das cooperativas e serem, ao mesmo tempo, uma voz atuante na sociedade, vai contribuir diretamente para a continuidade da prática cooperativista e consequentemente fomentar o seu enorme poder de transformação.

Sobre o Sescoop

Nosso negócio é pensar hoje no futuro do cooperativismo. Há mais de 20 anos o Sescoop acompanha de perto as cooperativas brasileiras para oferecer soluções que promovam o desenvolvimento humano e a sustentabilidade do negócio. Estamos presentes em todos os cantos do País, com um apoio especializado para as cooperativas.

A cada empreendimento, uma realidade e uma estratégia diferentes, sempre baseadas em um processo que fomente a autogestão e a cultura cooperativista. Integrante do Sistema S, o Sescoop faz parte do Sistema OCB, que também conta com outras duas instituições que trabalham juntas pelo desenvolvimento do cooperativismo brasileiro, a OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras e a CNCoop - Confederação Nacional das Cooperativas. E você pode saber mais em https://somoscooperativismo.coop.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

4 de junho: Último dia para cadastro no Sou.Coop

Criado para medir o impacto positivo da atuação das cooperativas na economia do País, o portal Sou.Coop, uma plataforma que unifica todas as informações do setor, em tempo real e de maneira eficaz, teve prorrogado o prazo para as coops preencherem o cadastro e as informações até o dia 4 de junho.

Para garantir o sucesso da plataforma, a adesão das cooperativas é essencial, justamente para gerar indicadores e dados que demonstrem o quanto o cooperativismo contribui com o desenvolvimento econômico e social da sociedade brasileira.

COMO FAZER E POR QUÊ?

Para atualizar o cadastro da coop na plataforma, basta acessar o Sou.Coop e clicar na aba Registro e Cadastro. Assim que concluírem a atualização, as cooperativas também passarão a ter acesso a uma série de produtos e serviços focados em inovação e melhoria tanto da gestão quanto da governança.

REPRESENTAÇÃO

Para o presidente da Ocergs, Vergilio Perius, a atualização dos dados é de fundamental importância para as cooperativas e para todos os brasileiros. Esses dados expressam a realidade econômica e social e sua importância para o nosso Estado e para o Brasil. Dados robustos ajudam a fomentar o cooperativismo que, como modelo econômico, redistribui a renda e corrige a distorção econômica do País. Estas informações vão subsidiar a atuação da entidade, voltada à representação político-institucional e interesse das cooperativas junto aos órgãos de governo e à sociedade.

AJUDA?

A OCB tem sede em Brasília (DF) e unidades em todo o País. Aqui no estado do Rio Grande do Sul, a representação das cooperativas é feita pela Ocergs. Na hora de atualizar os dados, se a cooperativa tiver dúvidas, pode entrar em contato com o analista do Monitoramento, Matheus Dias, através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Viveiro da Cidadania é apresentado em Passo Fundo

Viveiro da Cidadania é apresentado em Passo Fundo

O projeto acolhe 20 usuários da Apae e os coloca no mercado de trabalho como funcionários da cooperativa, com o foco na produção de mudas de árvores.

Ser útil, mostrar que é possível superar as dificuldades e entregar um trabalho bonito e de qualidade. Esse é o sentimento de Júlio César Teixeira Amarante, 39 anos, que através da Cotrijal realizou o sonho de ingressar no mercado de trabalho. “Somos associados da cooperativa, temos a Cotrijal presente no nosso dia a dia na lavoura e agora realizando o nosso maior sonho, ver o ‘Julinho’ trabalhar e ganhar o seu próprio dinheiro”, conta Jussara, a mãe de Júlio. 

Júlio sofre de paralisia cerebral e desde os primeiros anos de vida frequenta a Apae de Passo Fundo. A família de agricultores vive no interior de Coxilha e logo que o projeto Viveiro de Cidadania abriu espaço para receber os novos colaboradores, a ideia foi que Júlio participasse. 

Mesmo com toda a dificuldade que tem na fala e nos movimentos, ele faz o possível para desempenhar as suas funções e vê no trabalho com as plantas uma forma de seguir a profissão do pai, Milton dos Santos Amarante, agricultor. “Agora, ainda mais, a Cotrijal faz parte da nossa família”, conclui Jussara, orgulhosa.

O Viveiro de Cidadania está repleto de outras histórias de desafios e conquistas. Do Paulo, da Bárbara, do Dionata, do Ronald e dos demais integrantes dessa nova família, apresentada pela Cotrijal para a comunidade de Passo Fundo nesta quarta-feira, 2 de junho, com a inauguração oficial do espaço. 

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, lembrou que o projeto surgiu da ideia de reativar o trabalho com o viveiro que a cooperativa mantinha antigamente para produzir mudas para os associados. “Essas plantas estão sendo produzidas com um diferencial, muito carinho e amor, e, por isso, vão crescer mais fortes do que as plantas nativas que temos na região”, afirmou, agradecendo todos os parceiros do projeto.

Parceria para bons frutos
Em 2020, durante a Expodireto Cotrijal, foi assinado o termo de compromisso entre Cotrijal e Apae-PF, momento em que as obras de adequação da infraestrutura foram iniciadas. “Temos várias parcerias, porém, até então, nada foi tão empolgante do que este projeto, pois, dentre muitos outros benefícios, gera emprego para os nossos usuários em nosso próprio espaço”, disse a presidente da Apae, Maria do Carmo Ortolan Grazziotin.

“É uma iniciativa maravilhosa, que transforma as pessoas e a sociedade, e vamos procurar difundir nos demais municípios do Estado, para beneficiar os nossos 68 mil usuários”, completou o presidente da Federação das Apaes do RS, Afonso Tochetto.

O Viveiro de Cidadania conta com 20 colaboradores contratados pela Cotrijal, que desenvolvem atividades teóricas e pedagógicas sobre desenvolvimento sustentável, ecologia, educação ambiental, cidadania e cooperativismo, realizadas em parceria com o Sescoop/RS. “É um projeto exemplo para o Brasil, que trabalha o econômico, o social e o ambiental”, defendeu o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. 

“É um projeto do qual temos muito orgulho, pois desenvolve também a cooperação. Uma ação capaz de motivar ainda mais a vida desses jovens e dessas famílias”, comentou o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder. 

As atividades práticas envolvem semeadura, irrigação, poda e acondicionamento das plantas. Atualmente o viveiro conta com 10 mil mudas de eucalipto, ipê-roxo e amarelo, angico, pitanga e guajuvira.

Localização: 
As atividades do Viveiro de Cidadania são realizadas no mesmo local onde a Apae de Passo Fundo atende aos seus usuários: Rua Bezerra de Menezes, 70, Vila Popular (PF). 

Veja o vídeo de lançamento e inauguração do viveiro AQUI

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal 

Certel lança obras da sua quinta subestação em Forquetinha

Certel lança obras da sua quinta subestação em Forquetinha

Considerando o crescimento de consumo de energia elétrica dos municípios abastecidos pela subestação de Lajeado, a Certel lançou, na tarde de segunda-feira, dia 31/5, a construção de sua quinta subestação rebaixadora, em Vila Storck, Forquetinha, na divisa com o território lajeadense. A obra, que já iniciou na terça-feira, 1º de junho e deve ser finalizada em dezembro, está situada a dez quilômetros da subestação de Lajeado e a 20 quilômetros da subestação de Canudos do Vale.

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, fez referência ao Dia Mundial da Energia Elétrica, comemorado no sábado, 29 de maio. As obras da nova subestação, segundo ele, servem também para celebrar esta importante data, visto que se depende cada vez mais de uma energia elétrica confiável. “A subestação atenderá nossa região com uma autonomia para os próximos 15 anos, sendo muito importante para o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos associados. Em mais um ato de intercooperação da Certel, o investimento será financiado pelo Sicredi Integração RS/MG e a obra deverá estar concluída até o final do ano, gerando mais benefícios para uma região que está em franco desenvolvimento”, avalia.

Hennemann frisa que a subestação terá grande importância para o futuro. Logo, a Certel tem se antecipado às demandas de seus associados para estar cada vez mais adequada ao crescimento regional. “Numa região desenvolvida como a nossa, a demanda por energia elétrica será cada vez maior. Porque o nosso compromisso com a sociedade é muito grande. Temos que dar a garantia de o associado, ao ligar uma chave, ter a certeza de que a Certel está lhe atendendo de acordo com as normas de qualidade, e ainda com uma tarifa 30% menor que a das concessionárias”, observa.

A visão dos prefeitos

Em sua saudação, o prefeito de Forquetinha, Paulo Grunevald, parabenizou a Cooperativa e salientou a importância do empreendimento, comprovando a preocupação das cooperativas com o desenvolvimento do Vale do Taquari. “Ficamos muito felizes com esse investimento que beneficia tantos municípios, famílias e empresas da nossa região. Somos parceiros e juntos vamos viabilizar esse e muitos outros projetos”, assinalou.

Segundo o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, uma das principais necessidades está diretamente ligada ao trabalho da Certel na região. “Não tem como projetar expansão de empresas e atração de novos investimentos sem a garantia energética que é fundamental nos dias de hoje. Então, Lajeado e o Vale do Taquari agradecem e parabenizam pela visão de futuro da Certel, que é mais um pilar sólido para continuarmos nossa trajetória de estímulo à qualidade de vida”, pontuou.

Para o prefeito de Santa Clara do Sul e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Paulo Cezar Kohlrausch, a base do desenvolvimento de um Vale tão pujante como o do Taquari inclui o abastecimento energético. “E nesse quesito, estamos muito bem servidos no que diz respeito à Certel. Esse espírito cooperativo que faz com que os associados e clientes sejam vistos como pessoas e não como números é que faz toda a diferença. A qualidade das relações é que define o tamanho do sucesso e do desenvolvimento, e relações qualificadas como as da Certel são aquelas baseadas na confiança”, afirmou.

A força da intercooperação

O financiamento da obra é viabilizado através de parceria com a Sicredi Integração RS/MG, em mais um exemplar gesto de intercooperação, fortalecendo a presença do cooperativismo na região. O presidente, Adilson Carlos Metz, disse que não tem como o coração não bater mais forte num momento como este. “Quando os princípios cooperativistas se aplicam, é como a maré quando sobe, pois barcos grandes e pequenos sobem juntos. O capitalismo consciente, que é produzir respeitando as pessoas, vem sendo aplicado há mais de 100 anos pelo cooperativismo ao distribuir renda e benefícios, como este investimento aqui. Pois, veja bem, os associados guardam o seu dinheiro na Sicredi, que faz uma parceria com a Certel e que, por sua vez, fará este empreendimento que irá gerar qualidade de vida e riquezas. Isso, mais uma vez, mostra que o cooperativismo é que nem o fermento no pão, ele faz crescer. Continuem acreditando no cooperativismo, que desta forma construiremos uma sociedade mais próspera”, argumentou.

Interligação por anéis

O diretor de planejamento, engenharia e regulação, Ernani Aloísio Mallmann, observa que a subestação de Lajeado chegou ao seu limite, visto que abastece uma região muito desenvolvida. Além de potencializar o fornecimento para os municípios mais interioranos, esta melhoria possibilitará a interligação de alimentadores em sistema de anéis, garantindo transferência automática de energia por outra fonte caso alguma seja prejudicada. A subestação de Forquetinha receberá o transformador repotencializado, com 26 megavolts-ampère (MVA), recentemente retirado e substituído na subestação de Teutônia. “O investimento atenderá o crescimento do consumo na área da Certel, principalmente, considerando-se o alívio de carga que haverá nas subestações de Lajeado, com 24.500 unidades consumidoras, e também na de Canudos do Vale, com 14.500”, afirma.

Licenciamento recorde

O licenciamento ambiental da nova subestação obteve aprovação recorde de 42 dias pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), com base numa integração entre equipes de engenharia e meio ambiente. De acordo com o coordenador ambiental da Certel, Ricardo Jasper, não há supressões vegetais em todo o projeto, como nenhuma instalação próxima de APP (área de preservação permanente), apenas uma mínima movimentação de solo. “Esses elementos construídos de forma adequada permitem que a Cooperativa tenha agilidade nos seus prazos concedidos pela Fepam. A Certel tem essa preocupação histórica de consolidar bem o estudo de local dos seus empreendimentos. Então, se define uma área com menor impacto ambiental, e isto foi essencial também dentro dessa perspectiva de se licenciar num prazo menor”, assinala.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Certel

Boletim informativo digital divulga ações e programas do cooperativismo gaúcho

Boletim informativo digital divulga ações e programas do cooperativismo gaúcho

A mais recente edição do Boletim Informativo do Sistema Ocergs-Sescoop/RS está repleta de novidades, com muito conteúdo e informações sobre as ações e programas desenvolvidos pelo Sistema Cooperativista Gaúcho. Acompanhe informações sobre o Dia de Cooperar (Dia C), o Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas, o novo Sistema de Desempenho, as devolutivas realizadas durante o mês de maio, o lançamento do Programa de Integridade do Sescoop/RS, novidades da Escoop e últimos dias para cadastro de informações na plataforma Sou.Coop.

Dia de Cooperar (Dia C)

Dia C já faz parte da agenda estratégica do Sistema OCB e do Sistema Ocergs e reforça o propósito do movimento SomosCoop: tornar o cooperativismo brasileiro mais conhecido pela sociedade e despertar o orgulho naqueles que já fazem da cooperação uma prática diária.

Não deixe sua coop fora dessa! Existem várias possibilidades de atuar em ações permanentes, com comprometimento, e que cabem no seu dia a dia. Conheça mais sobre o Dia C! Inscreva sua cooperativa aqui e acompanhe números do Programa no RS e muito mais informações no boletim!

Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas

Com o objetivo de qualificar os agentes das cooperativas do Rio Grande do Sul para exercício da sua função, o Sistema Ocergs e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop iniciaram nessa terça-feira (1/6) o curso de extensão do Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas. A primeira turma já está com as vagas esgotadas, mas para os agentes de coops interessados em participar do Programa basta enviar e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. manifestando interesse. Confira mais aqui!

Sistema Desempenho e devolutivas

Você sabia que o Sistema Desempenho foi atualizado? Agora ele está mais simples e repleto de insights, com um dashboard com todas as informações que você precisa em uma só tela. Acesse o boletim e confira mais sobre esse novo Sistema de Desempenho, onde gestão e indicadores se encontram pelo desenvolvimento das coops!.

Prático, objetivo e colaborativo

Em formato totalmente digital e interativo, o boletim informativo é de circulação mensal e pode ser recebido por e-mail ou WhatsApp. Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Confira aqui a mais recente edição!

Ceriluz reforça qualificação de colaboradores sobre NR do setor elétrico

Ceriluz reforça qualificação de colaboradores sobre NR do setor elétrico

A Ceriluz promoveu nessa semana mais uma etapa de qualificação de um grupo de novos colaboradores contratados para atuarem na distribuição de energia. Na segunda e terça-feira, 24 e 25 de maio, oito novos funcionários da Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí Ltda., participaram de treinamento sobre a Norma Regulamentadora (NR) 35, que trata da prevenção de acidentes nos trabalhos em altura. Foram 16 horas de qualificação com a técnica em Segurança no Trabalho, Jéssica Rauber, do Serviço Social da Indústria (SESI), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS – Sescoop/RS. As atividades incluíram orientações teóricas e práticas, com simulações de uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) e Coletivos (EPCs) no Centro de Treinamentos da Ceriluz, localizado na sede da Cooperativa, em Ijuí, e que simula as condições das redes de distribuição de energia.

Por se tratarem de colaboradores contratados no início do ano com o objetivo de fortalecer as equipes de construção e manutenção das redes de energia, essa foi apenas uma etapa da sua qualificação. Entre os dias 22 e 26 de fevereiro os mesmos já haviam enfrentado 40 horas de curso sobre a NR-10 Básica, referente ao controle de riscos e acidentes nos trabalhos com energia elétrica. Essa qualificação terá continuidade de 07 a 11 de junho, quando os novos funcionários participarão do curso de NR-10 Complementar, que inclui práticas de primeiros socorros em caso de acidentes com eletricidade.

Os cuidados com a segurança, no entanto, não se limitam aos recém-contratados. Já está programada para os meses de junho e julho a reciclagem sobre a NR-35 para todos os colaboradores do Grupo Ceriluz, envolvendo profissionais que atuam na operação e manutenção de usinas, na distribuição de energia, mais especificamente em redes, medição, projetos e segurança, e também que atuam com instalação e conexão das redes de internet fibra óptica. Por definição do Ministério do Trabalho, esse processo de reciclagem acontece a cada dois anos e tem o objetivo de alertar os funcionários para os principais riscos, medidas de prevenção e atendimento para casos de acidentes com quedas. Já de 14 e 17 de junho serão realizados os testes dielétricos de materiais isolantes de EPIs e EPCs rígidos e flexíveis. Estes testes são aplicados sobre os equipamentos utilizados para evitar choques elétricos nas atividades em redes de distribuição e simulam as ocorrências que podem ser registradas nas atividades das equipes no dia a dia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ceriluz

Inscrições para o Somos Líderes encerram dia 30/05

As inscrições para a segunda edição do programa Somos Líderes, realizado pelo Sistema OCB, encerram no próximo domingo, dia 30 de maio. No total, serão selecionados 70 jovens, com idades entre 21 e 35 anos, para participarem de uma série de atividades de desenvolvimento e formação de lideranças. As inscrições vão até o dia 30 de maio.

O objetivo é que, ao final do curso, previsto para outubro, esses jovens sejam responsáveis por levar o modelo cooperativista ainda mais longe, seja no contexto das organizações cooperativas ou até mesmo nas esferas políticas, econômicas e sociais.

Para participar, o jovem precisa ter concluído graduação em qualquer área ou estar no último período, e possuir vínculo com uma cooperativa há pelo menos um ano (como funcionário ou cooperado).

Os selecionados participarão de debates virtuais sobre temas atuais, que tenham relação com os princípios e fundamentos do cooperativismo e, também, com a inovação no setor. A estratégia educacional será uma trilha de vídeos educativos, com conteúdos atrativos e dinâmicos.

LIDERANDO PARA O FUTURO

Segundo o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, a ideia é que os jovens reflitam sobre o seu potencial de transformação através da cooperativa. “Os futuros líderes participarão de lives exclusivas, com especialistas do mercado, sobre assuntos de impacto para as cooperativas. Quanto mais contextualizados estiverem os novos líderes do cooperativismo brasileiro, maiores serão as chances de eles exercerem seu papel de influenciador de suas comunidades, conduzindo as pessoas a um futuro muito mais próspero, sustentável e cooperativo”, explica o superintendente.

Em 2019, o Sescoop reforçou o seu compromisso em contribuir com a renovação do sistema cooperativista nacional, apresentando um projeto voltado especificamente à formação de novos líderes coop. Assim nasceu o Somos Líderes: um programa feito para jovens que acreditam no futuro do cooperativismo, e que têm como principal objetivo investir na formação e no desenvolvimento de uma geração que vai levar esse modelo de negócios ainda mais longe.

QUER SABER MAIS

Para conhecer o edital e todos os pré-requisitos do programa, clique aqui, e participe.

Fonte: Sistema OCB

Puxado por alta de espumantes rosés e vinhos frisantes, faturamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi cresce 20%

Puxado por alta de espumantes rosés e vinhos frisantes, faturamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi cresce 20%

O ano de 2021 começou com o "copo meio cheio" para a Cooperativa Vinícola Garibaldi. O otimismo vem na carona dos números registrados no primeiro quadrimestre: o faturamento cresceu 20% no comparativo com igual período do ano anterior. Lideram os negócios os mercados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.

Puxando os indicadores estão os espumantes, cujo aumento de vendas ficou na casa dos 7%, em volume geral. Nesse segmento, o protagonismo dos resultados está na conta dos rosés, que cresceram cerca de 50% em comercialização. Esse movimento acompanha uma tendência já consolidada no mercado nacional, que é a expansão do consumo desse tipo de bebida, conquistando cada vez mais espaço no paladar e preferência dos brasileiros. Inserida nesse contexto, a Cooperativa Vinícola Garibaldi vem trabalhando desde 2019 na atualização do portfólio, quando lançou o primeiro Espumante Prosecco Rosé do País - rótulo que rapidamente conquistou uma série de condecorações internacionais, atestando sua qualidade.

Neste mês, chega ao mercado o vinho Granja União Rosé - primeiro rótulo dessa variedade a integrar a linha, e reforçando as apostas nesse filão para continuar expandindo as vendas, especialmente graças à captação desse novo perfil de consumidor.

Alta dos frisantes

Outro desempenho impressionante veio dos Frisantes - aqueles que combinam características de vinhos e também de espumantes. A linha desse tipo de bebida da Cooperativa Vinícola Garibaldi cresceu 450% em vendas nos primeiros quatro meses deste ano. O resultado confirma o êxito de uma aposta que a marca fez em meados de 2020, quando revitalizou o Relax.

Com nova roupagem e uma assertiva estratégia de posicionamento e marketing, o produto caiu nos gostos dos millennials - tanto que, em menos de um mês após o lançamento, em agosto passado, esgotou os estoques provisionados pela vinícola. Somando forças a essa ação mercadológica está, também, a qualidade da bebida. O Relax foi eleito o melhor rosé do País, em 2020, na 9ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil. Para 2021, a previsão é que mais de 600 mil garrafas do Relax sejam comercializadas.

Fechando a série dos indicadores positivos, a linha de Vinhos Finos da Cooperativa Vinícola Garibaldi registrou crescimento de 13% em volume. Atualmente, os vinhos tranquilos (que não contêm gás) correspondem a cerca de 15% dos negócios da marca.

Em 2020, o faturamento da Cooperativa Vinícola Garibaldi ultrapassou os R$ 188 milhões, com crescimento líquido de 12% sobre o desempenho de 2019.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Garibaldi

Crédito da foto: Augusto Tomasi

Inscrições abertas para Webinar: Orientações de Preenchimento do PDGC e Prêmio Somoscoop

Inscrições abertas para Webinar: Orientações de Preenchimento do PDGC e Prêmio Somoscoop

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promove no dia 2 de junho, a partir das 14h, o Webinar: Orientações de Preenchimento do PDGC e Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão 2021. O evento será online e gratuito e terá orientação com a engenheira, mestre em Engenharia de Produção, consultora e instrutora com 10 anos de atuação junto ao PDGC, Luciana Matos Santos Lima.

As inscrições podem ser feitas através do LINK até o dia 2/06 pela manhã.

Ciclo 2021 PDGC

Aberto oficialmente, o Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem foco nos processos de gestão e governança das cooperativas. Para participar, a cooperativa deve preencher o questionário e fazer a sua autoavaliação. Nossa equipe técnica preparou um tutorial para orientar o acesso ao novo sistema do PDGC. O link de acesso ao Sistema de Governança e Gestão, o novo sistema do PDGC, pode ser acessado aqui.

COMO PARTICIPAR

Ficou curioso sobre o PDGC e como o programa pode guiar sua cooperativa para a Excelência na Gestão? Então clique aqui e saiba mais!

PRÊMIO SOMOSCOOP EXCELÊNCIA EM GESTÃO

Tradicional no calendário cooperativista, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, realizado a cada dois anos pelo Sistema OCB desde 2013, chega a sua quinta edição em 2021. Ele representa o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. Mas atenção, as cooperativas que desejam participar do certame nacional em 2021 devem preencher o questionário do PDGC e se inscrever até 30 de junho.

Segundo levantamento da área finalística de Monitoramento do Sescoop/RS, o Rio Grande do Sul já coleciona 17 troféus, com cinco cooperativas do Estado entre as vencedoras da última edição, realizada em 2019.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o Ciclo 2021 do PDGC e o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, entre em contato com o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

FIQUE POR DENTRO

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Cresol é premiada entre as melhores empresas do agronegócio para trabalhar

Cresol é premiada entre as melhores empresas do agronegócio para trabalhar

A Cresol, uma das principais forças do cooperativismo de Crédito do Brasil, ficou em terceiro lugar no prêmio Great Place to Work, na categoria Agronegócio, entre as dez melhores e maiores empresas do Brasil para trabalhar.

Um dos diferenciais da Cresol para conquistar o reconhecimento é o foco nas relações, seja para o público interno quanto externo, o que gera impactos em todo o negócio. As equipes estão organicamente ligadas à realidade da comunidade, as necessidades financeiras e ainda de serviços complementares, levando aos cooperados a solução ideal para quem precisa.

“Nossos colaboradores conhecem os cooperados e na instituição todos são tratados pelo nome. E isso só é possível porque temos esse DNA de cuidar das relações. Aqui cuidamos das pessoas como parte essencial do negócio gerando felicidade e resultados”, comemora o presidente do Sistema Cresol Baser, Alzimiro Thomé.

Um exemplo de história de como a instituição cresceu e se desenvolveu é do atual superintendente da Cresol, Adriano Michelon, primeiro colaborador do Sistema.

“A Cresol, desde o seu início, trabalhou com foco nas pessoas. Por isso, sempre tivemos colaboradores engajados que cresceram junto com a instituição. Para mim, como primeiro colaborador e hoje superintendente dessa instituição, é um orgulho ver a evolução que tivemos e tudo o que a Cresol proporcionou e proporciona para seus cooperados e para os colaboradores”, lembra o executivo.

Inclusão e educação desde a sua constituição

Há três anos a Cresol intensificou as ações de inclusão e educação. Existe um foco no desenvolvimento das pessoas, atuando com formações internas e com consultorias parceiras. A instituição disponibiliza para a equipe uma plataforma EAD, com cursos, vídeos, palestras, além do benefício de educação formal para cursos latu-sensu.

“Ainda dispomos aos nossos colaboradores intercâmbios nacionais e internacionais para o desenvolvimento de seus profissionais. No último ano investimos mais de R$1 milhão em desenvolvimento humano. Temos também o programa Cresol Acolhe, em que são feitas sensibilizações sobre temas como diversidade e outras pautas”, avalia a gerente de Gente & Gestão da Cresol, Katiuce Ferrari.  

Segurança aos seus colaboradores

Nesse período de pandemia, a Cresol também intensificou a comunicação e protocolos para que o time se sentisse seguro e pudesse levar essa segurança aos seus familiares. “Criamos um Comitê de Crise, em que o nosso departamento de recursos humanos e a diretoria atuaram de forma proativa frente aos cuidados com as pessoas. Realizamos lives de orientação e ainda disponibilizamos férias antecipadas, rodízio de colaboradores, home office e todo o apoio e suporte para que esse modelo funcionasse”, explica a gerente. A Cresol ainda possui um projeto estratégico para estruturar a política do home office ou um modelo híbrido na organização.

Segundo ano consecutivo com premiações

Participando pela segunda vez do ranking nesse segmento, a Cresol ficou em 3º lugar na categoria "Empresas de Grande Porte no ramo Agronegócio" (com mais de mil funcionários). Esta é a terceira edição em que a consultoria aplicou sua metodologia de avaliação no agro e contou com mais de 100 empresas inscritas.

O ranking premiou as 30 mais bem classificadas – dez de grande porte e 20 enquadradas como pequenas ou médias. A metodologia incluiu uma fase quantitativa, em que os funcionários das companhias respondem a um grande questionário, e uma avaliação de práticas adotadas pela empresa.

“No último ano, a Cresol recebeu quatro prêmios do GPTW, e esse reconhecimento representa o resultado das ações que trabalhamos para gerar oportunidade de crescimento e desenvolvimento às pessoas que fazem parte da Cresol”, finaliza o vice-presidente da Cresol Confederação e diretor superintendente da Cresol Baser, Adriano Michelon.

Sobre a Cresol

O Sistema Cresol Baser possui mais de 25 anos e tem sua sede em Francisco Beltrão, no Paraná. Hoje conta com mais de 2 mil colaboradores que atuam em onze estados brasileiros. Sempre aprimorando o ambiente de trabalho dos seus profissionais, seja na central, centros administrativos ou nas agências, a Cresol também incentiva a formação, com capacitações, cursos presenciais e a distância, além de contar com diversos benefícios aos colaboradores.

Sobre o Great Place to Work

O GPTW é uma autoridade global no mundo do trabalho e especialista em transformar organizações em um Great Place to Work, ajudando as empresas a aproveitar o melhor das pessoas e atingir resultados excepcionais e, acima de tudo, sustentáveis. Além disso, oferece consultoria para empresas que querem colocar as pessoas no centro da estratégia de negócios e certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho em mais de 90 países.

Acesse o ranking completo aqui.

Fonte: Cresol

BNDES apresenta guia de produtos para cooperativas

BNDES apresenta guia de produtos para cooperativas

Representantes das organizações estaduais do Sistema OCB passaram por uma capacitação sobre os produtos financeiros oferecidos pelo BNDES às cooperativas. O evento foi realizado pelo Sistema OCB e pela instituição financeira, na sexta-feira (14/5). A intenção é que os técnicos que atendem diretamente as coops possam orientá-las a respeito das linhas de financiamento.

Essa é mais uma ação realizada pelo Sistema OCB e BNDES, por meio do acordo de cooperação assinado há pouco mais de um ano, com dois propósitos: promover o acesso das cooperativas às linhas de financiamento e fomentar investimentos. A ideia é estimular o desenvolvimento das cooperativas de todos os ramos no País.

Durante a capacitação, os técnicos do Banco também apresentaram o guia de produtos desenvolvido especialmente para as cooperativas, com informações detalhadas das linhas disponíveis e suas condições para contratação. Clique aqui para conhecer.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

Modernização da lei das cooperativas de Crédito deve ir a Plenário

Modernização da lei das cooperativas de Crédito deve ir a Plenário

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 27/2020, que atualiza as normas de atuação das cooperativas de Crédito no País, pode ser votado em regime de urgência no Plenário da Câmara dos Deputados nas próximas semanas. A afirmação foi feita, nessa quinta-feira (13/5), pelo presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado Evair de Melo (ES), durante reunião plenária do Conselho Consultivo do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (Ceco).

Melo foi designado relator da matéria na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e pretende mobilizar as principais lideranças da Casa para aprovar, já na próxima semana, requerimento de urgência para apreciação do projeto em Plenário. “Trata-se de uma oportunidade importante para a retomada da economia no Brasil. É uma janela que se abre tanto para atender aos avanços tecnológicos dos últimos anos como para que as cooperativas possam contribuir ainda mais para o crescimento econômico do País”, afirmou.

Paulo Souza, diretor de fiscalização do Banco Central (BC), ressaltou, durante a plenária, que o PLP vai fomentar o sistema de crédito nacional a partir de uma regulamentação mais eficiente, democrática e inclusiva. “Temos plena convicção de que a aprovação dessa proposta vai fomentar ainda mais as atividades de negócio das cooperativas de Crédito, bem como aprimorar a gestão e a organização sistêmica e de eficiência do sistema”.

Ainda segundo Souza, a modernização da lei permitirá que as cooperativas de Crédito alcancem seus objetivos de aumentar a participação de cooperados menos favorecidos e a presença dos estados do Norte e Nordeste. “O setor com certeza tem um futuro brilhante pela frente. Não tenho dúvidas de que superará, inclusive, os 20% de participação no mercado já consolidados atualmente”.

Autor do projeto e representante das cooperativas de Crédito na Frencoop, o deputado Arnaldo Jardim (SP), explica que a proposta tem foco na modernização e é, portanto, fundamental para que o cooperativismo de Crédito continue sendo um importante vetor econômico de desenvolvimento do País. "Além disso, a atuação cada vez mais forte do segmento, significa também educação financeira, inclusão e democratização do crédito para milhares de brasileiros”.

O deputado Domingos Sávio (MG), vice-presidente da Frencoop na Câmara dos Deputados, considera que o cooperativismo de Crédito é um grande aliado do poder público na missão de universalizar o acesso ao sistema financeiro. “O cooperativismo como um todo tem um papel fundamental nas grandes questões nacionais. E o ramo Crédito é um instrumento de grande relevância para o desenvolvimento do Brasil. E isso é comprovado pelos resultados positivos que temos colhido em todo o País”.

Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB, também enfatizou que a atualização da legislação é importante para o setor continuar avançando com mais empregos, renda e desenvolvimento local. “A proposta aprimora o sistema de crédito cooperativo brasileiro para garantir um ambiente de negócios mais ágil e completo aos cooperados”, declarou.

MODERNIZAÇÃO

O PLP 27/2020 atualiza a Lei Complementar 130 (LC 130/2009), marco do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) no Brasil. A proposta visa modernizar os conceitos da legislação sob três perspectivas: atividades e negócios; organização sistêmica; e gestão e governança do modelo.

Entre outros pontos, a medida prevê que as cooperativas de Crédito possam disponibilizar novos produtos já existentes no mercado, com mais agilidade e modernidade, bem como atender integralmente a demanda por crédito.

“O aprimoramento da organização sistêmica e o aumento da eficiência serão consequências naturais das novas exigências legais para definição da área de atuação de cada cooperativa. Assim também, a melhoria da gestão e governança do modelo estará em linha com as melhores práticas adotadas no Brasil e em diversos outros países”, explica Arnaldo Jardim, autor da proposta.

EMPREENDEDORISMO

Distribuídas por todo País, as cooperativas de Crédito, instituições financeiras sem fins lucrativos, reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central, reúnem cerca de 10,7 milhões de cooperados e estão presentes, devidamente estruturadas, em aproximadamente 2.200 municípios, com mais de 6,5 mil pontos de atendimento.

O segmento auxilia na inclusão financeira e contribui para o aumento da competividade no Sistema Financeiro Nacional, em operações como crédito rural, empréstimos sem consignação para pessoas físicas e empréstimos de capital de giro para micro e pequenas empresas.

Estudo da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em parceria com o Sistema Sicredi, divulgado em fevereiro de 2020, aponta que o cooperativismo incrementa o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal e aumenta o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%.

Além disso, contribui efetivamente para o acesso aos serviços prestados em municípios menores, mais distantes e rurais, inclusive dos programas para liberação de recursos do governo, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Em 594 municípios, por exemplo, a única alternativa são as cooperativas, uma vez que não há presença de outras instituições financeiras.

Acompanhem a tramitação do PLP 27/20 na Agenda Institucional do Cooperativismo: https://in.coop.br/PLP-27-20.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

Programa Aprendiz Cooperativo concilia teoria com prática nas propriedades rurais

“Aprendi muito sobre cooperativismo e que, juntos, lado a lado, as coisas dão certo. Ampliei minha visão de coletividade e sou muito grata pela oportunidade, um aprendizado que levo para a vida.” A fala é da jovem Paula Forneck Herbert (22), residente em Poço das Antas, que integrou a primeira turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, curso inovador e pioneiro no Brasil iniciado em Teutônia em fevereiro de 2016. Hoje, ela é empregada da Languiru.

Seus pais são agricultores e Paula revela grande afeição pela lida com os animais no campo. “Lembro da empolgação em participar do curso, da alegria pela experiência diferenciada, pudemos colocar em prática o que aprendemos na teoria da sala de aula, conhecendo mais sobre o dia a dia no campo”, lembra.

Ela também integrou a diretoria da primeira cooperativa escolar de aprendizes do campo no Brasil, a COOPEAT (Cooperativa Escolar de Aprendizagem Teutônia). “Fabricávamos e comercializávamos rapaduras de chocolate e produtos cultivados de forma orgânica na horta, que cuidávamos no Colégio Teutônia”, acrescenta.

Nova turma

A Cooperativa Languiru (cotizadora), o Colégio Teutônia (entidade formadora) e o Sescoop/RS (entidade certificadora) estão organizando a 5ª turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. O início das aulas está previsto para o mês de agosto, com 1104 horas de atividades, divididas em 552 horas teóricas e 552 horas práticas. Serão quatro turnos por semana, totalizando 16 horas semanais ao longo de 18 meses.

Esta é a primeira turma cujo aprendizado prático será desenvolvido na propriedade rural. Anteriormente essa etapa era realizada na Unidade Técnica e Pedagógica da Granja do Colégio Teutônia. Para o acompanhamento das práticas, os professores encaminham atividades e os estudantes retornam relatórios com os registros e resultados. Num primeiro momento, a prática inicia pelo diagnóstico de cada propriedade, seu histórico, o vínculo com a cooperativa, o processo de sucessão e a mão de obra disponível, o envolvimento familiar, com levantamento de dados e fotografias

A matriz curricular contempla matemática, português, educação ambiental, além de disciplinas específicas de empreendedorismo, contabilidade, crédito, sistemas de produção (carnes, leite, grãos, horticultura e fruticultura) e gestão de pequenas e médias propriedades, características na área de atuação da Languiru. Em virtude da pandemia e considerando os decretos e a legislação vigente, a formação pode ocorrer no formato virtual ou presencial.

“O curso será muito voltado aos desafios das propriedades rurais, instigando o comprometimento dos jovens e das famílias por resultados diferenciados. Temos um belo trabalho pela frente, fortalecendo o cooperativismo e a atividade no campo, com um novo perfil de estudantes e de empreendedores do meio rural, pensando na sustentabilidade e incentivando a sucessão”, avalia a professora Maria de Fátima Fuzer da Silva, coordenadora de projetos no Colégio Teutônia.

Sucessão, mercado de trabalho e formação de lideranças

A Languiru participa do Programa Aprendiz Cooperativo como cotizadora desde 2009, com cerca de mil estudantes qualificados em cursos voltados ao Processamento de Carnes, Eletrotécnica Básica, Auxiliar Administrativo e Serviços de Supermercado, além de turmas específicas para Pessoas com Deficiência (PcDs) e o Aprendiz Cooperativo do Campo.

“O cooperativismo e a educação fazem a diferença, com a formação de novas lideranças. O agronegócio, especialmente em tempos de pandemia, mostra a sua força na geração de empregos e renda, levando qualidade de vida e sustento para inúmeras famílias. Apoiamos e acreditamos nessa iniciativa, aspirando o desenvolvimento do sistema cooperativo como um todo e fazendo o caminho inverso ao êxodo rural”, valoriza o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, citando o Aprendiz Cooperativo do Campo como “iniciativa que estimula a sucessão nas propriedades familiares”.

Inscrições

As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas a 25 participantes. Essa turma é dirigida especialmente para filhos de associados ou jovens integrantes do núcleo familiar do associado, entre 14 e 24 anos de idade, cursando ou já tendo concluído o Ensino Médio. É essencial possuir Carteira de Trabalho, considerando que há remuneração do aprendiz.

Interessados devem se inscrever, munidos de currículo, na recepção ou setor de Recursos Humanos das unidades da Languiru. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-5600, junto ao setor de Recursos Humanos da Languiru.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru

Unicred facilita benefícios a cooperados a partir do Saldo Global de Investimento

Unicred facilita benefícios a cooperados a partir do Saldo Global de Investimento

Sempre dedicada a oferecer soluções que atendam às necessidades de seus cooperados, a Unicred está constantemente evoluindo seus produtos e serviços. Entre eles se destaca o Saldo Global de Investimento, a partir do qual torna mais fácil o acesso a produtos com melhores retornos.

Enquanto a maioria dos produtos de investimento com melhores rentabilidades tem valores mínimos de investimento mais elevados, para que estes sejam exclusivos a pessoas com maiores potenciais de investimento, na Unicred é possível que este acesso a melhores rentabilidades em produtos de Renda Fixa seja facilitado por considerar o total de investimentos que o cooperado possui em renda fixa como referência para acesso à melhores produtos.

De forma prática, cada cooperado que tenha um ou mais investimentos em renda fixa poderá ter este montante, considerado para que ele possa adquirir novos produtos de renda fixa – diminuindo assim o valor necessário para acesso à determinado produto. Exemplos: se o cooperado possui três investimentos em renda fixa (um de R$ 100 mil, um de R$ 80 mil e um de R$ 120 mil), seu Saldo Global é de R$ 300 mil. Para ele adquirir um novo produto de renda fixa que originalmente tem um investimento mínimo de R$ 500 mil, seu investimento mínimo será de R$ 200 mil, uma vez que seu Saldo Global de R$ 300 mil foi considerado.

Vale ressaltar que, caso o cooperado possua um Saldo Global de valor igual ou maior do que o investimento mínimo solicitado pelo produto desejado, seu investimento mínimo será de R$ 1. Como exceção, é importante considerar que todo investimento em renda fixa passará a contar para o Saldo Global, mas nem todos os produtos de renda fixa levará o Saldo Global em consideração para reduzir o valor mínimo de investimento. A cooperativa, ao configurar o produto de investimento, irá definir esta diferença e quais produtos estarão aptos para este benefício.

Segundo Diego Alcântara, Gerente de Produtos da Unicred do Brasil, esta é mais uma solução que tem por objetivo enaltecer a relação entre a Unicred e seus cooperados. “A Unicred segue continuamente atenta às necessidades dos nossos cooperados, buscando ser sua principal Instituição Financeira e oferecendo soluções que facilitem e simplifiquem a gestão de suas vidas financeiras. O Saldo Global de Investimentos é um diferencial que aproxima e amplia a relação com nosso cooperado e entrega valor à ele a partir do acesso a melhores produtos de investimento em função do seu relacionamento atual, em investimentos, com sua cooperativa”, declara.

Para saber mais sobre este e outros produtos, o cooperado pode entrar em contato com seu gerente de conta ou canal de atendimento de sua preferência.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred