A 5ª Mostra de Iniciação Científica da Escoop está com inscrições abertas até o dia 4 de novembro. Destinada a tecnólogos em cooperativismo, pós-graduandos, bolsistas de iniciação científica, acadêmicos, professores e demais profissionais envolvidos em atividades de pesquisa e extensão da Escoop e de outras instituições de ensino superior, a Mostra ocorre durante a programação da 5ª Semana Acadêmica da Escoop, que acontece entre os dias 19 e 21 de novembro de 2018.
Com o tema “Empreendedorismo no Cooperativismo: concretização de ideias, a formação de lideranças e o processo de sucessão nas cooperativas”, a Mostra de Iniciação Científica deste ano se divide em três eixos temáticos:
- Concretização de Ideias;
- Liderança;
- Processo de Sucessão nas cooperativas.
OBJETIVO
O evento tem como objetivo a divulgação da produção científica e das atividades de extensão desenvolvidas na Escoop e em outras instituições de ensino superior, bem como promover o intercâmbio e conhecimento de trabalhos de iniciação científica, pós-graduação e as ações de extensão desenvolvidas por acadêmicos da Escoop e de outras instituições, nas diferentes áreas do conhecimento.
INSCRIÇÕES
As inscrições de trabalhos podem ser feitas através do e-mail
Negócios
Há pouco mais de três décadas, a preocupação com a formação do professor que atua no ensino superior começou a fazer parte das discussões dos estudiosos da Educação. Neste contexto, verifica-se uma busca pela melhoria contínua do ensino, cada vez mais focado em trazer o estudante para a participação ativa no processo educativo.
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Com o objetivo de oferecer espaço para docentes discutirem, em um contexto cooperativista, experiências, desafios e possibilidades didáticas em sala de aula, o Encontro de Docentes do Cooperativismo está com as inscrições abertas até o dia 1° de novembro ou enquanto houver vagas. Promovido pela Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, o evento ocorre no dia 8 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves.
O evento contará com a participação de outras cinco instituições do Rio Grande do Sul que possuem graduação em Gestão de cooperativas: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Instituto Federal Sul-Riograndense (IFSul), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui) e Centro de Ensino Superior Riograndense (Cesurg). Essas instituições irão apresentar seus cases de sucesso em metodologias ativas de ensino no campo da educação superior em gestão de cooperativas.
Oficinas Metodológicas
As oficinas metodológicas têm como objetivo oferecer discussões orientadas à instrumentalização para o uso de estratégias de ensino aplicadas no processo educativo. São poderosos instrumentos de desenvolvimento de habilidades nos discentes, como: liderança, comunicação, capacidade de resolução de problemas, trabalho em equipe e pesquisas, entre outras.
Oficina 1: RPG-ROLE PLAY GAME
Gilberto José Miranda conduzirá a oficina sobre RPG, uma metodologia que é como um jogo de papéis, no qual os estudantes aprendem por meio de uma atuação teatral. Para ele, essa estratégia promove a interatividade pelo uso de encenações, despertando o desenvolvimento de novas habilidades como interpretação, pesquisa, pesquisa, conhecimentos e atitudes nos discentes, permitindo também uma aproximação com vivências profissionais no ambiente educacional.
Oficina 2: STORYTELLING
A professora adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Edvalda Araújo Leal, conduzirá a oficina sobre Storytelling, uma metodologia fundamentada no relato de fatos reais ou desenvolvidos com base na experiência humana para a transmissão do conhecimento. Para ela, a contação de histórias (escritas ou faladas) “mexem” com as emoções dos ouvintes. “Isto ocorre porque são representadas em dado contexto, mediante situação dramática, clímax e desfecho, o que facilita sobremaneira a significação e assimilação dos conceitos utilizados por parte dos ouvintes, tornando muito mais simples a comunicação entre professor e estudante”, destaca.
Oficina 3: PBL – PROBLEM BASED LEARNING
A professora associada do Departamento de Contabilidade e atuária da FEA/USP, Silvia Casa Nova e o doutor e mestre em Ciências Contábeis na linha de Contabilidade Financeira pela Universidade Federal de Uberlândia, Reiner Alves Botinha conduzirão a oficina sobre Problem Based Learning (PBL). A metodologia utiliza a resolução de problemas a fim de incentivar e promover a aprendizagem dos conhecimentos. Um dos fundamentos do método é ensinar o estudante a aprender por meio da busca apoiada por diversos recursos como: pesquisa bibliográfica, aulas, estudo em grupo, tutoria, trabalho prático e experimentos. O objetivo do método é sair da unicidade do conhecimento do professor para a diversidade.
Programação 8h – Credenciamento 8h45 – Abertura 9h – Painel de Abertura - Inovação e Práticas Pedagógicas no Ensino do CooperativismoPainelistas: Professora associada do Departamento de Contabilidade e atuária da FEA/USP, Silvia Casa Nova, professora adjunta da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Edvalda Araújo Leal e doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) Gilberto José Miranda.
10h – Intervalo 10h15 – Cases de Sucesso dos Cursos de Graduação em Gestão de Cooperativas 11h – Oficinas de Trabalho – Metodologias Didático-Pedagógicas 12h15 – Encerramento. Inscrições: CLIQUE AQUI Mais informações: (51) 3222-5500 ou:
Negócios
O cooperativismo frente aos desafios globais. Esse foi o tema da quinta edição da Cúpula de Cooperativas das Américas, que terminou na última sexta-feira (26/10), em Buenos Aires, na Argentina. O evento é realizado pelo pela Aliança Cooperativa Internacional para as Américas e reuniu mais de 1,5 mil cooperativistas de 26 países, incluindo do Brasil. O gerente jurídico do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Mário de Conto, participou de painel sobre regulação internacional das cooperativas e explanou sobre o tratamento jurídico e contábil do capital social no direito brasileiro.
ACI-Américas
A ACI-Américas é um organismo internacional que congrega as organizações cooperativistas no continente americano. Durante quatro dias de trabalho, 28 atividades foram organizadas no âmbito da cúpula. Os delegados puderam participar de debates divididos em três eixos: defesa do planeta, serviços financeiros e cooperativismo e os desafios globais. Além dos debates nos três eixos, foram organizadas reuniões com os ramos e os comitês de jovens e de gênero.
Nova presidente da ACI-Américas
Durante a V Cúpula, também foi realizada a Assembleia Geral da ACI-Américas, que elegeu a nova presidente e ratificou os membros do Conselho de Administração. Pela primeira vez na história, a organização será liderada por uma mulher. A presidente da Confederação Uruguaia de Cooperativas, Graciela Fernandez, foi aclamada unanimemente presidente da ACI-Américas.
A Assembleia Geral também aprovou a indicação dos membros do Conselho de Administração. Formado por um representante de cada um dos 23 países membros da ACI nas Américas, o Conselho tem a responsabilidade de desenvolver o planejamento estratégico e financeiro, assim como auditar as atividades do escritório regional. O representante do Brasil no Conselho será o presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves Souza, indicado das oito organizações membros da ACI no Brasil.
Ao final do evento, os delegados renovaram o compromisso do movimento cooperativista com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades e que preveem a erradicação da pobreza extrema no mundo nos próximos 12 anos. A Cúpula também resultou em uma carta de compromisso em que os dirigentes cooperativistas se comprometem a trabalhar em prol da integração do movimento nas Américas, assim como coordenar esforços para o cumprimento da Agenda 2030.
Com informações da Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
A Coopatrigo esteve realizando uma parceria com a Regional Missões II que engloba a grande maioria dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais (STRs) da sua área de abrangência para promover a discussão do tema sucessão familiar rural entre os jovens.
Neste sentido nos dias 16 e 17 de outubro foram promovidos dois encontros onde os sindicatos mobilizaram os jovens para participar de um encontrão, que além de debater o assunto proposto também teve o desenvolvimento de outras atividades organizadas pela coordenadoria da juventude dos STRs da região. No dia 16 de outubro o encontro foi realizado em São Nicolau, envolvendo jovens também de Roque Gonzales, Porto Xavier, Pirapó e Dezesseis de Novembro. Já no dia 17, o encontro foi realizado em Itacurubi, envolvendo também jovens de Santo Antônio das Missões, Garruchos, São Borja, São Luiz Gonzaga e Bossoroca.
Para promover o debate a Coopatrigo contratou a conferencista Icledes Maria Matté do Instituto Prosperittá de Erechim, que possui um vasto curriculum de educação corporativa e realiza este tipo de trabalho em diversas cooperativas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo a profissional contratada pela cooperativa, o tema sucessão familiar na agricultura tem se tornado central nas discussões relacionadas ao campo. A transferência de patrimônio entre gerações na agricultura implica em retirar do processo de gestão do estabelecimento as gerações mais velhas e, em contrapartida, visar a formação de um novo agricultor gestor. Nessa etapa reside um gargalo, uma vez que os filhos, na maioria das vezes, não são preparados para gerenciar a propriedade, bem como não recebem instruções e autonomia no processo de formação e sucessão. Esse erro gerencial por parte das famílias rurais faz com que muitos filhos só assumam a propriedade quando os pais morrem. Nestes casos, o despreparo e a falta de identificação com o negócio da família pode ocasionar uma inadequada gestão da propriedade que acarreta muito problemas que culminam com a venda do patrimônio. Icledes disse que o diálogo é o melhor caminho para se fazer uma boa sucessão e este assunto deve iniciar a ser discutido o mais cedo possível.
O presidente da Coopatrigo, Ivo Batista, disse que este assunto é bastante pertinente não somente entre os jovens, mas também em todo o quadro social da cooperativa e neste ano foram realizados vários encontros com este tema. “Não temos a pretensão de que todos saiam fazendo a sucessão, mas sim de que comecem a refletir sobre o assunto”, afirmou o presidente.
Aguinaldo Barcelos, coordenador da Regional Missões II, agradeceu à Coopatrigo por mais esta parceria, dizendo que o tema sucessão rural é muito importante para a agricultura familiar, pois nas pequenas propriedades além do sucessor é necessário pensar na rentabilidade dos estabelecimentos para que esta sucessão seja viável e isto é uma preocupação constante dos sindicatos.
Fonte: Assessoria de Comunicação Coopatrigo
Negócios
Representantes de 26 cooperativas agropecuárias gaúchas estão esta semana viajando pelo Estado do Paraná realizando visitas técnicas pelas cooperativas paranaenses. O roteiro foi organizado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) e tem por objetivo mostrar o trabalho desenvolvido pelo sistema. Durante quatro dias, serão conhecidos exemplos em diversas áreas do setor.
A primeira parada nesta segunda-feira, dia 22 de outubro, foi em Curitiba (PR), na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). A comitiva foi recepcionada pelos superintendentes Nelson Costa (Fecoopar), Robson Mafioletti (Ocepar) e Leonardo Boesche (Sescoop/PR). Mafioletti salientou que 30% da população paranaense está envolvida direta ou indiretamente com o cooperativismo, especialmente agropecuário ou de crédito. Lembrou que o Paraná produz cerca de 35,4 milhões de toneladas de grãos, com maior parte beneficiada e com agregação de valor pelas cooperativas locais.
O ramo agropecuário conta com 69 cooperativas atuantes no Paraná, num total de 167 mil cooperados, representando 58% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do Estado. Em 2017, do faturamento de R$ 70,6 bilhões das cooperativas, R$ 58 bilhões foram oriundos das cooperativas agropecuárias, que também geraram US$ 2,6 bilhões em exportações para cerca de 120 países. Destas receitas, 48% são geradas nas agroindústrias, fazendo a agregação de valor de produtos. "Impossível movimentar a safra no Paraná sem o cooperativismo pela força que o sistema tem", destacou Mafioletti.
Outro exemplo iniciado no Paraná foi o da ferramenta de autogestão, implantada desde os anos de 1990 no território paranaense e que vem sendo estimulada nos últimos dois anos pela FecoAgro/RS e pela Ocergs no Rio Grande do Sul. Leonardo Boesche, superintendente do Sescoop/PR, reforçou as ações de forma a auxiliar as cooperativas na tomada de decisão da gestão. Neste ano, 82% das cooperativas paranaenses participaram do programa. "As cooperativas responderam o questionário e em cada uma podemos tirar um modelo de governança, que cada uma vai poder adotar o que se adequa melhor a sua realidade", ressaltou.
Herança Holandesa - A tarde, a delegação esteve em visita ao moinho de trigo da marca Herança Holandesa, que é fruto da intercooperação da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Cooperativa Castrolanda e Capal Cooperativa Agroindustrial. A capacidade de moagem da unidade é de 400 toneladas por dia, chegando a 120 mil toneladas por ano, com produto oriundo de 3 mil associados da cadeia produtiva. No local, os representantes das cooperativas gaúchas conheceram o moderno processo realizado pelo moinho, que importou equipamentos da Itália como forma de garantir a qualidade do produto que chega ao consumidor. "Estamos indo para o quinto ano e desde o sexto mês operamos com 90% da nossa capacidade industrial", observou o coordenador do moinho, Cleonir Ongaratto.
Frísia Cooperativa Agroindustrial - O dia encerrou com uma visita à sede da Frísia Cooperativa Agroindustrial, na cidade de Carambeí. o diretor secretário da cooperativa, Hans van der Meer, recebeu o grupo dos gaúchos no auditório da unidade onde explanou sobre o trabalho realizado pela marca que substituiu a antiga Batavo. O foco do trabalho é nos produtos agroindustriais derivados do leite e dos suínos, mas também operam com a parte de grãos. Em 2017, a Frísia alcançou faturamento de R$ 2,4 bilhões. Nesta terça-feira, 23 de outubro, o roteiro da visita técnica contará com uma visita à Cocamar, em Maringá, no início da tarde.
Integração - Até a próxima quinta-feira, dia 25, ocorrerão ainda visitas técnicas nas cooperativas Cocamar, Coamo, Copacol, Cotriguaçu, Frimesa e Lar. “O objetivo principal é a integração. Temos aqui cooperativas do Rio Grande do Sul que representam 90% do faturamento do Estado. E começamos pela Ocepar porque entendemos que a organização tem protagonismo muito forte no desenvolvimento do cooperativismo brasileiro”, disse o presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (Fecoagro/RS), Paulo Pires.
Autogestão - O superintendente da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), Gerson Lauermann, explica que o roteiro pelo Paraná foi elaborado levando-se em conta algum aspecto que a organização visitada se destaca. No caso do Sistema Ocepar, por exemplo, o objetivo foi ter um panorama geral do cooperativismo paranaense e a forma como a Fecoopar, Ocepar e Sescoop/PR atuam, bem como o interesse em conhecer com mais detalhes o Programa de Autogestão desenvolvido no estado.
Pontos de interesse - Já nas cooperativas, o interesse dos cooperativistas gaúchos abrange o processo de governança, intercooperação, agroindustrialização e logística. “Na Frísia, o foco é a questão da intercooperação que envolve as cooperativas da região do ABC; a Cocamar é a questão da governança em função do modelo que a cooperativa adota e que deve ser estudado; na Coamo, maior cooperativa do Brasil, queremos conhecer melhor o processo de relacionamento com o cooperado e a capitalização; na Cotriguaçu a finalidade é a questão da logística; na Frimesa, cooperativa central que tem uma especialidade no leite e em suínos, queremos conhecer melhor o funcionamento e a participação na cadeia produtiva como um todo; já na Copacol e Lar o objetivo é conhecer o processo de agroindustrialização”, contou o superintendente.
Fazem parte da comitiva, as cooperativas gaúchas: Cotrisel, Coasa, Caal, Cotribá, Cotrifred, Cotrimaio, Cotrisoja, Cooperoque, Coagrisol, Cotrijal, Camnpal, Cotricampo, Coopatrigo, CCGL, Cotapel, Cotripal, Coomat, Coagrijal, Piá, Agropan, Cotrisal, Languiru, Cotrisul, Coagril, Cotrijuc e Coopermil.
Com informações: Assessoria de Comunicação FecoAgro/RS
Negócios
Os agricultores familiares, por meio das suas organizações, que desejam participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Formação de Estoques devem estar atentos. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) abriu o prazo para inscrição de propostas a partir de 15 de outubro. As cooperativas e associações interessadas podem apresentar propostas por meio do sistema PAANet até o dia 5 de novembro. A expectativa é que a contratação dos projetos inicie a partir de 12 de novembro.
A Conab analisará as propostas considerando os seguintes critérios de participação: mulheres rurais, povos e comunidades tradicionais, assentados (as) e produtores (as) de alimentos orgânicos ou agroecológicos. Projetos de organizações que não operaram nesta modalidade com a Conab nos últimos cinco anos também serão pontuados. Em caso de empate, serão utilizados como parâmetros o cumprimento das obrigações financeiras previstas na contratação, projetos de menor valor e a ordem de apresentação das propostas. O detalhamento dos critérios está disponível na página da Conab.
As propostas devem ser apresentadas por meio de associações ou cooperativas com Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) jurídica e têm como limite R$ 100 mil. Outras informações sobre a elaboração e a inscrição de propostas podem ser obtidas nas superintendências regionais da Conab nos estados.
Os recursos para execução da modalidade são disponibilizados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead).
A modalidade tem como finalidade apoiar financeiramente a constituição de estoques de alimentos por organizações da agricultura familiar, visando agregação de valor à produção e sustentação de preços. Posteriormente, esses alimentos serão comercializados pela organização de agricultores para devolução dos recursos financeiros ao Poder Público.
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Mais informações para imprensa:
Gerência de Imprensa
(61) 3312-6338/ 6344/ 6393/ 2256
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB e MDA
Negócios
Na terceira quinta-feira de todo o mês de outubro é celebrado o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). Comemorado neste ano em 18 de outubro, a data tem por objetivo destacar a contribuição das cooperativas de Crédito em todo o mundo para tornar realidade os sonhos pessoais e profissionais dos seus associados, além de valorizar propósitos que fazem parte da essência do cooperativismo.
Para marcar a data em 2018, o Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – Woccu, na sigla em inglês) anunciou o tema “Encontre prosperidade em uma cooperativa de crédito”. A ideia é provocar a reflexão sobre uma jornada próspera, cheia de vida, paz, saúde, tranquilidade e riqueza. É também um momento, no caso das cooperativas de Crédito brasileiras, de celebrar o crescimento do segmento, que tem como motor o poder da cooperação para a realização de sonhos, necessidades e propósitos dos associados, que – literalmente – são donos do negócio, uma vez que participam dos rumos das cooperativas e têm direito à distribuição igualitária dos resultados.
Cooperativismo de crédito no mundo e Brasil
A abrangência internacional das cooperativas de Crédito é evidenciada pelo Woccu. Em 2016, a entidade internacional representativa registrou 235 milhões de associados, 68 mil cooperativas de Crédito, localizadas em 109 países de seis continentes. A taxa de inserção do segmento - que é calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de Crédito pela população em idade economicamente ativa - é de 74,47% na Irlanda, 52,61% nos Estados Unidos, 46,71% no Canadá, 17,65% na Austrália e 3,42% no Brasil.
Embora pequena, quando comparada a países da Europa e aos Estados Unidos, por exemplo, a participação das cooperativas de Crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem registrado um constante incremento. Segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo 2017, divulgado pelo Banco Central do Brasil (BC), o segmento passa por um processo contínuo de consolidação. Em dezembro de 2017, o estudo aponta um total de 9,6 milhões de associados no Brasil, crescimento de 8% em relação a dezembro de 2016, e a existência de 967 cooperativas de Crédito singulares distribuídas pelo País, que contam hoje com quase 5 mil agências.
O documento do BC também aponta que o percentual de participação das cooperativas de Crédito aumentou dentro do SFN. Em 2017, os ativos totais das cooperativas do ramo chegaram a R$ 178,50 bilhões, correspondendo a 2,15% nos ativos totais do Sistema Financeiro Nacional (eram 1,87% no panorama de 2016). O Patrimônio de Referência das cooperativas de Crédito totalizou R$ 38,20 bilhões, representando 4,24% em relação ao Patrimônio do SFN. Já a carteira de crédito classificada das cooperativas do ramo alcançou R$ 95,90 bilhões, representando 2,81% na carteira de crédito classificada do SFN, enquanto que os depósitos totais das cooperativas de Crédito chegaram a R$ 105,60 bilhões, 4,5% nos depósitos do SFN.
Cooperativismo de crédito no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, os números do setor também são expressivos. O Estado conta, conforme o relatório da Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2018 (ano-base 2017), com 82 cooperativas, que congregam mais de 1,9 milhões de associados e geram 9,6 mil empregos diretos.
O segmento é um dos principais ramos do cooperativismo estadual. Em 2017, registrou um faturamento de R$ 8 bilhões. No Estado, as cooperativas de Crédito são responsáveis pela geração de R$ 1,2 bilhão nas sobras antes das destinações, valor que indica uma expansão de 26,5% em relação a 2016, o que representa aproximadamente 66,7% do total de sobras apuradas pelas cooperativas gaúchas. O indicador reforça a eficiência econômica das cooperativas gaúchas, que registraram em 2017 um crescimento de 21,97% nas sobras apuradas, atingindo o valor de R$ 1,8 bilhão.
Com informações do Sicredi
Negócios
Enaltecer o empreendedorismo regional e reconhecer as marcas e personalidades do Vale do Taquari. Esse foi o objetivo da noite de ontem (16/10), no Clube Tiro e Caça, em Lajeado, na entrega do prêmio TOP 100. Mais de 600 líderes empresariais, políticos, sociais e convidados participaram do evento que prestigiou as 95 marcas e cinco personalidades mais lembradas pelos consumidores da região do Vale do Taquari. Entre os destaques, as cooperativas Languiru, Dália Alimentos, Arla, Certel e Certaja foram agraciadas. O evento contou com a participação do diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto.
A Languiru aparece em primeiro lugar nas categorias “Derivados de Suínos” e “Derivados de Frango”; a Dália Alimentos ocupa a primeira posição na categoria “Leite”; na categoria “Fomento e Agrocenters”, a Arla Cooperativa é a marca mais lembrada; e na categoria “Distribuidora de Energia Elétrica”, a Certel e a Certaja ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
“A Languiru foi citada mais de duas mil vezes pelos entrevistados em diferentes categorias. Compartilhamos esse reconhecimento com nossos associados e funcionários, enfim, com toda a ‘Família Languiru’. Esse desempenho atesta a força da nossa marca e tem um significado especial. Confirma, acima de tudo, a qualidade dos nossos produtos e o acerto na gestão eficiente da cooperativa”, avalia o presidente da Cooperativa Dirceu Bayer. Para o presidente, a imagem da Languiru sai fortalecida com mais esse reconhecimento. “Ganhamos em competitividade de mercado, o que inclusive nos permite ampliar o número de clientes e consumidores atendidos na região e no Estado. Estamos extremamente satisfeitos com a distinção e lisonjeados por sermos a marca mais lembrada entre tantos segmentos trabalhados pelas empresas no Vale do Taquari. Isso nos anima e nos dá muita energia para seguir trabalhando”, conclui.Resultado
Para o diretor-geral do grupo A Hora, Adair Weiss, o evento consolida o propósito da pesquisa feita em parceria com o Instituto Nexus ao longo de 45 dias nas seis microrregiões do Vale do Taquari, ao longo dos meses de maio e junho deste ano. “Nosso objetivo foi de homenagear e reconhecer o esforço e o trabalho do empreendedorismo na nossa região”, ressalta Weiss.
Ao todo, 1,5 mil pessoas foram entrevistadas nas microrregiões de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Teutônia, Taquari e Encantado. Com método de pesquisa de amostragem por segmento, de forma espontânea, os entrevistados foram questionados sobre qual a marca que vem à memória quando pensam em determinado produto ou serviço. Na sequência, o entrevistador perguntou o motivo pelo qual a lembrança veio à tona, provocando o entrevistado a falar sobre atributos como qualidade, tradição, economia, praticidade, entre outros. “Provocamos criar um ambiente favorável à inovação em torno do empreendedorismo regional”, enfatiza Weiss.
Estímulo
Representantes de instituições da região que prestigiaram o resultado do Top 100 destacaram a importância do evento. O prefeito e presidente da Amvat, Marcelo Caumo, vê na ocasião um estímulo ao empreendedorismo na região. “É um estímulo para que se fortaleçam. Além de produzir, também temos que divulgar. Com o resultado da pesquisa, podemos ver de perto quais iniciativas e caminhos que dão certo na região”, comenta Caumo.
Ressaltando o posicionamento atual do A Hora como um grupo de soluções em comunicação, o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC), Pedro Barth, vê na pesquisa um auxílio para que empresários da região compreendam o que a comunidade, enquanto consumidora, prestigia em termos de produtos e serviços. “Enquanto CIC estamos ao lado dos empresários. O Top 100 vem ao encontro do que desejamos para a região: empreendedorismo”, destaca Barth.
Credibilidade
O reitor da Univates, Ney Lazzari, enalteceu a credibilidade do resultado da pesqusia. Segundo ele, neste momento conturbado pela política, o Top 100 faz com que a região volte as atenções para si mesma e perceba o que já construiu, o que tem de fato e os caminhos a se seguir. “Isso anima as pessoas a arregaçarem as mangas e tocarem os negócios para frente”, afirma.
Compromisso com o Vale
A presidente do Codevat, Cíntia Agostini, destaca a questão de vanguarda e trabalho do A Hora em promover o Top 100. “É um meio de comunicação realmente engajado com a sociedade do Vale do Taquari”. Conforme ela, o projeto faz com que empresários se animem com o propósito do reconhecimento e desenvolvam suas marcas com um trabalho ainda mais qualificado. “O Top 100 contempla um olhar completo sobre diversas dimensões do Vale do Taquari acerca do desenvolvimento empreendedor”, comenta.
Valor da marca
Representando a Acil, a presidente Aline Eggers observa como resultado do Top 100 a valorização das marcas da região. “A marca é o verdadeiro patrimônio de uma empresa. Todo empresário cuida desta marca com zelo”, enfatiza. Conforme ela, no momento em que a pesquisa revela produtos e serviços mais lembrados pelos consumidores, empreendedores da região têm conhecimento de que o trabalho feito por eles está nos corações e no desejo dos consumidores.
Fonte: A Hora
Negócios
O Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, por meio da Comissão de Processo Seletivo, informa que as inscrições para o Processo Seletivo - Vestibular 2019 estão abertas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 25/11/2018 e devem ser feitas unicamente pela Internet (www.escoop.edu.br). Para realizar a inscrição, o candidato deve entregar um quilograma (kg) de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia 02/12/2018 na Av. Berlim, nº 409, Bairro São Geraldo, Porto Alegre - RS.
A prova ocorre no dia 2 de dezembro de 2018 na cidade de Porto Alegre/RS, no horário das 10h às 12h30. A prova consistirá em redação escrita na língua portuguesa, de 20 a 30 linhas, sobre tema relacionado ao Cooperativismo, que será definido pela Comissão de Processo Seletivo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop.
A divulgação dos resultados do Processo Seletivo - Vestibular 2019 será no dia 10/12/2018 através do site www.escoop.edu.br.
Para acessar o edital completo CLIQUE AQUI
Sobre o CursoO Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas visa à formação de profissionais da área de ciências organizacionais, capazes de responder aos desafios da sociedade e cooperativas em contínua transformação, que possuam domínio da tecnologia de conhecimentos e de suas aplicações para atuar profissionalmente na área de tecnologia em cooperativismo.
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem a duração de 1.620 horas, perfazendo um total de 108 créditos. O período de integralização do curso é de, no mínimo, dois anos e meio e de cinco anos, no máximo.
Bolsa de Estudos
O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante a entidade, conforme as normas da mantenedora.
Os associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsa de Estudos para cursarem atividades na Escoop, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo Sescoop/RS, no valor de 70% das mensalidades.
Sobre a Escoop
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. A instituição é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que integra o denominado “Sistema S” que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.
A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos. marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.
Negócios
A 5ª Mostra de Iniciação Científica da Escoop está com inscrições abertas até o dia 4 de novembro. Destinada a tecnólogos em cooperativismo, pós-graduandos, bolsistas de iniciação científica, acadêmicos, professores e demais profissionais envolvidos em atividades de pesquisa e extensão da Escoop e de outras instituições de ensino superior, a Mostra ocorre durante a programação da 5ª Semana Acadêmica da Escoop, que acontece entre os dias 19 e 21 de novembro de 2018.
Com o tema “Empreendedorismo no Cooperativismo: concretização de ideias, a formação de lideranças e o processo de sucessão nas cooperativas”, a Mostra de Iniciação Científica deste ano se divide em três eixos temáticos:
- Concretização de Ideias;
- Liderança;
- Processo de Sucessão nas cooperativas.
OBJETIVO
O evento tem como objetivo a divulgação da produção científica e das atividades de extensão desenvolvidas na Escoop e em outras instituições de ensino superior, bem como promover o intercâmbio e conhecimento de trabalhos de iniciação científica, pós-graduação e as ações de extensão desenvolvidas por acadêmicos da Escoop e de outras instituições, nas diferentes áreas do conhecimento.
INSCRIÇÕES
As inscrições de trabalhos podem ser feitas através do e-mail
Negócios
Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Melhores Práticas em Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2018. Cooperativas de garimpeiros de todo o país devem garantir sua participação até o dia 22/10. O regulamento e a inscrição podem ser conferidos clicando aqui.
O prêmio é uma iniciativa do Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral – CT RedeAPLmineral, e tem por objetivo reconhecer as melhores práticas realizadas no âmbito da cadeia produtiva do setor mineral, que abrange os processos de pesquisa mineral, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização dos produtos.
Podem concorrer os atores da mineração de pequeno e médio portes, organizados sob a forma de APL de base mineral que, por esforço próprio, parceria ou cooperação com entidades afins estabelecidas no Brasil, tenham tido êxito na realização de métodos e técnicas envolvendo procedimentos gerenciais e tecnológicos, com claros ganhos ambientais, financeiros e de mercado ao longo da cadeia produtiva.
Os interessados deverão inscrever apenas uma proposta conectada com um dos temas abaixo:
Mineração;
Formalização;
Organização da produção (cooperativismo, associativismo, laboratorial ou economia solidária);
Transferência e disseminação de tecnologia e inovação;
Treinamento/capacitação;
Inclusão social;
Gestão e governança;
Meio ambiente, saúde, segurança e higiene do trabalho.
Os vencedores receberão um troféu de acordo com a classificação ouro, prata ou bronze, um certificado e um tablet. A cerimônia de premiação ocorrerá ao longo do XV Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e do XII Encontro do Comitê da Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, que serão realizados entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2018, em Natal (RN).
Clique aqui para acessar o edital.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios
Única instituição financeira presente em 199 municípios, com 3,8 milhões de associados em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, com crescimento exponencial em diversos indicadores de desempenho. Esse é o panorama do Sicredi apresentado nesta quarta-feira (10/10), durante o Encontro Nacional de Jornalistas, realizado na sede da cooperativa, no Tecnopuc, em Porto Alegre.
Resultados semestrais do Sicredi
De acordo com as Demonstrações Financeiras Combinadas do Sicredi no primeiro semestre de 2018, o resultado líquido da instituição financeira cooperativa no período cresceu 11% e seu patrimônio líquido registrou aumento de 17,1%, quando comparado ao primeiro semestre de 2017, totalizando, respectivamente, R$ 1,36 bilhão e R$ 13,8 bilhões. Já os ativos atingiram R$ 87,8 bilhões, crescimento de 20,6% no comparativo com o primeiro semestre de 2017.
Na captação, o Sicredi obteve um crescimento de 20,8% em depósitos totais na comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando R$ 57,2 bilhões. No mesmo período, a poupança – um dos focos da instituição financeira cooperativa, tendo em vista que incrementa e auxilia a fomentar o crédito rural – teve um aumento de 49,9%, atingindo R$ 11,6 bilhões. Já a carteira de crédito totalizou R$ 45,7 bilhões, um incremento de 23,5% em relação ao mesmo período de 2017. A carteira de crédito rural fechou em R$ 17,5 bilhões no primeiro semestre de 2018, com crescimento de 14% em comparação ao mesmo período de 2017.
Mesmo com a ampliação da carteira de crédito, o índice de inadimplência do Sicredi manteve-se decrescente, com 1,51% (no primeiro semestre de 2017 era 2,04%). Vale ressaltar que, por conhecer melhor o associado e manter com ele uma relação na qual o associado é o dono do negócio, as cooperativas de Crédito apresentam um menor índice de inadimplência, o que permite oferecer taxas melhores e condições para empréstimos, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento regional.
O Sicredi conta, atualmente, com 116 cooperativas de crédito filiadas, presentes em 1.238 cidades. Com cinco centrais e 1.611 agências, o Sicredi conta com 23,9 mil colaboradores.
Para o presidente do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, o que justifica uma instituição financeira é o quanto ela é capaz de agregar soluções para a vida financeira das pessoas. “Por isso é importante preservamos o nosso diferencial competitivo de estarmos próximos das comunidades”, explica. O discurso é reforçado pelo representante do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não-Bancárias do Banco Central, Harold Espínola, que afirma que o desafio é agregar valor para que as pessoas continuem naquela instituição financeira, apesar delas serem bombardeadas por diversas ofertas. “Tem que ter um sentido, um sentido de relacionamento, a pessoa tem que ser reconhecida, sentir-se valorizada e diferente pela relação que a instituição oferece. E as cooperativas, nesse sentido, elas têm isso no seu DNA. Cooperativa é uma sociedade de pessoas, é uma sociedade de relacionamento”, destaca Espínola.
Cooperativismo de crédito no mundo e Brasil
A abrangência internacional das cooperativas de crédito é evidenciada pelo Woccu. Em 2016, a entidade internacional representativa registrou 235 milhões de associados, 68 mil cooperativas de crédito, localizadas em 109 países de seis continentes. A taxa de penetração do segmento - que é calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa - é de 74,47% na Irlanda, 52,61% nos Estados Unidos, 46,71% no Canadá, 17,65% na Austrália e 3,42% no Brasil.
Embora pequena, quando comparada a países da Europa e aos Estados Unidos, por exemplo, a participação das cooperativas de Crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem registrado um constante incremento. Segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo 2017, divulgado pelo Banco Central do Brasil (BC), o segmento passa por um processo contínuo de consolidação. Em dezembro de 2017, o estudo aponta um total de 9,6 milhões de associados no Brasil, crescimento de 8% em relação a dezembro de 2016, e a existência de 967 cooperativas de Crédito singulares distribuídas pelo País, que contam hoje com quase 5 mil agências.
O documento do BC também aponta que o percentual de participação das cooperativas de Crédito aumentou dentro do SFN. Em 2017, os ativos totais das cooperativas do ramo chegaram a R$ 178,50 bilhões, correspondendo a 2,15% nos ativos totais do Sistema Financeiro Nacional (eram 1,87% no panorama de 2016). O Patrimônio de Referência das cooperativas de Crédito totalizou R$ 38,20 bilhões, representando 4,24% em relação ao Patrimônio do SFN. Já a carteira de crédito classificada das cooperativas de Crédito alcançou R$ 95,90 bilhões, representando 2,81% na carteira de crédito classificada do SFN, enquanto que os depósitos totais das cooperativas de crédito chegaram a R$ 105,60 bilhões, 4,5% nos depósitos do SFN.
Segundo Tavares, o modelo do cooperativismo na Europa é muito mais popular e espalhado do que no Brasil, onde há um sistema financeiro bastante concentrado. Apesar disso, o presidente do Banco Cooperativo Sicredi identifica esse cenário como uma oportunidade de expansão de negócios. “Eu vejo isso como um grande potencial, pois se a gente mirar alguns modelos internacionais conseguimos vislumbrar um crescimento muito grande nos próximos anos”, argumenta.
O futuro é agora: transformação digital!
O Sicredi coloca em prática uma estratégia voltada para sua transformação digital. A instituição financeira cooperativa está dando passos importantes nesse sentido para ser cada vez mais conectada com os associados de todos os perfis e regiões. Segundo o líder de Transformação Digital do Sicredi, Tiago Nicolaidis, a responsabilidade de conduzir o processo de uma instituição financeira centenária deve estar alinhada ao propósito cooperativista. “Transformar é ressignificar e reconstruir sem perder a essência, o DNA e o propósito”, ressalta.
O projeto de transformação digital, que vai além de questões tecnológicas e passa também por mudanças culturais, traz mais benefícios aos associados ao tornar suas experiências de interação com o Sicredi ainda mais próximas e personalizadas, seja qual for o canal de relacionamento escolhido.
A bandeira do cooperativismo tem forte influência nessa jornada de transformação. Além das melhorias que estão sendo implementadas no âmbito organizacional, também nos produtos oferecidos, com sua participação mais ativa no ambiente digital, o Sicredi apresenta o cooperativismo de crédito a novos públicos. Como parte desse processo, a instituição financeira cooperativa lançou recentemente o Woop Sicredi, conta 100% digital desenvolvida para ser uma solução complementar, voltada para o autosserviço e baseada no novo core bancário (sistemas que processam os produtos e serviços), além do alinhamento com os rumos do negócio.
Com uma linguagem simples e descomplicada, o aplicativo visa atender pessoas conectadas, jovens de espírito, por meio da oferta de serviços financeiros digitais na plataforma. Nele, é possível associar-se e criar uma conta digital, sem papel; ter acesso à conta corrente com pagamentos de contas de consumo e transferências; poupança; limites e créditos; cartão 100% digital; autenticação digital; programa de fidelidade e organizador financeiro.
Outras conquistas: expansão nacional
Paralelo ao processo de transformação digital, o Sicredi também segue investindo na abertura de novas agências em âmbito nacional, estando, assim, alinhado ao conceito de presença nacional com atuação regional, valorizando a proximidade com os associados e com as comunidades.
De junho de 2017 a junho de 2018, o Sicredi registrou um aumento em seu número de agências, passando de 1.534 a 1.611 agências em todo o Brasil. Este ano, foram inauguradas 71, entre elas, as agências no Distrito Federal e em Minas Gerais, marcando a entrada do Sicredi nessas duas unidades federativas.
Com informações do Sicredi
Negócios
Levar conhecimento e aprendizado para valorizar o potencial de protagonismo do jovem universitário brasileiro que tem sede de transformar sua realidade. Esse é um dos propósitos do Conexão Sicoob, iniciativa que nasceu através de uma parceria entre o Sicoob Confederação, o Bancoob e a Eureca, com apoio do Movimento Brasil Júnior.
O projeto, que já impactou mais de 4 mil jovens pelo Brasil, chega ao Rio Grande do Sul. De 16 a 20 de outubro, o Conexão Sicoob vai passar por Bento Gonçalves, trazendo uma programação com muito conteúdo, inovação e momentos inspiradores.
A programação se inicia no dia 16, com o Open Campus no Dall’Onder Grande Hotel. No evento, aberto à comunidade, jovens lideranças vão falar sobre suas experiências. Entre os palestrantes, estão Dario Neto, que é CEO no Grupo Anga, Líder Executivo na Eureca e Conselheiro Executivo do Instituto Capitalismo Consciente no Brasil; Marcos Vinicius Viana Borges, que é diretor de Meios Eletrônicos de Pagamento do Bancoob e Marcus Barão, presidente do Fórum da Juventude da CPLP e vice-presidente no Conselho Nacional de Juventude no Brasil.
Entre os dias 17 e 19, o Conexão Sicoob estará na FSG, UCS, UERGS e Faculdade Cenecista para promover workshops de autoconhecimento e de liderança na prática, além de levar informações sobre os conceitos de capitalismo consciente, economia compartilhada e cooperativismo financeiro.
A programação terá ainda no dia 20 o Conexão Lab, um laboratório de inovação em que os jovens serão provocados a trocar conhecimentos entre eles e alguns mentores, para encontrar soluções criativas e sustentáveis para problemas que envolvem os desafios da cooperativa local, o Sicoob Integrado. Os participantes do Lab concorrerão a uma premiação ao final.
Para participar do Conexão Sicoob, basta acessar o site www.conexaosicoob.com.br e preencher o formulário, indicando a participação no evento de interesse. Todos os eventos são gratuitos e garantem certificado de participação.
Durante toda a experiência do Conexão Sicoob, os participantes poderão conhecer mais sobre o propósito, a missão e os valores do Sicoob, que é o maior sistema financeiro cooperativo do país e traz em sua essência a preocupação com o desenvolvimento consciente das comunidades.
Fonte: Sicoob Central Unicoob
Negócios
A Unimed Federação/RS através do Comitê Estadual de Gestão de Pessoas realizou na segunda-feira, 8 de outubro, o 2º Seminário Estadual de Gestão de Pessoas, que reuniu profissionais da área de várias Singulares do Estado. O evento teve como objetivo discutir as novas estratégias que auxiliem as lideranças no desenvolvimento de gestão de pessoas e do negócio, visando a sustentabilidade e inovação. Durante o dia, o Seminário esteve voltado para temas como diversidade, inovação e reforma trabalhista.
O diretor Administrativo da Unimed Federação/RS, Valter Heinz, reforçou a importância do tema diversidade e inclusão dentro das organizações. “Fico muito satisfeito de ver a representação de todas as Singulares do Estado, debatendo temas, buscando inclusão, tornar os espaços mais democráticos. É um grande papel que desempenhamos, de aproximar nossas Singulares, de oportunizar caminhos do que vem acontecendo no mercado”, destacou.
O coordenador do Comitê e gerente de Gestão de Pessoas da Unimed Federação/RS, Rodrigo Lima, falou que o evento é uma oportunidade para apontar estratégias de como fortalecer o que é necessário para o Sistema Unimed-RS. “O que podemos montar, fazer, para assumir patamares diferentes”, pontuou.
Diversidade
Um dos primeiros assuntos debatidos pela manhã foi sobre diversidade. O tema foi abordado pelos representantes do Pride Connection – grupo de profissionais de empresas renomadas do Brasil que discutem estratégias para disseminar as políticas de inclusão e diversidade nas organizações. Sidnei Cordeiro Hoffschneider, Matheus Felipe e Gisele Oliveira apresentaram dados do país e promoveram uma reflexão sobre o assunto. O debate foi mediado pelo analista Luciano Oliveira.
Para Matheus Felipe, o tema vem sendo debatido no Brasil e as empresas estão se inspirando em outras de fora. O profissional ressaltou que é preciso entender de que forma a demografia está sendo representada dentro das empresas. “Falar do tema é mostrar aos gestores a importância de ter diversidade dentro de sua equipe e como isso é estratégico. Nosso maior desafio é como as empresas trabalham a questão do respeito as diferenças e como isso está na sua comunicação estratégica”, argumentou.
Sidnei Cordeiro disse, também, que o assunto é de sua importância, mas as empresas não sabem como direcionar, começar. “Primeiro passo é entender. É um tema que veio para ficar e quem se movimentar o quanto antes vai se destacar no amanhã. É estratégico para o negócio”, assinalou.
Inovação
Outro debate esteve voltado para ‘Inovação Disruptiva’, abordado por Arthur Igreja. O convidado apresentou sobre tendências, velocidade e digitalização dos negócios – como isso impacta a gestão de pessoas. “A velocidade da transformação com foco nas pessoas. É uma área que tem desafios gigantescos. Todo negócio é gerado por uma demanda de uma pessoa”, declarou. Arthur Igreja afirmou, também, que as relações ficaram cada vez menos humanas e o Gestão de Pessoas deve ser estratégico. O gerente Rodrigo Lima fez a intermediação do tema discutido.
No período da tarde, a abertura foi realizada pelo vice-presidente de Integração e Relações Estaduais, Jorge Antônio Martines, que frisou a importância do Comitê Estadual de Gestão de Pessoas para todos os demais comitês.
Logo após, a colaboradora do setor de Gestão de Mudanças do Desenvolvimento Humano e Organizacional da Sodexo, Fernanda Weschenfelder, apresentou cases sobre as novas tendências de RH. Segundo a profissional, os cases tratam-se se uma pesquisa realizada pela empresa para entender essas novidades do mercado e que ações podem ser feitas para estimular o cumprimento dessas tendências. “Como o RH vai fazer essa transformação da empresa para conseguir comprar essa mudança de mercado. Estamos em constante mudança e como trabalhar essa mudança de uma forma sutil que o colaborador entenda o papel da transformação e que perceba a necessidade de mudar”, enfatizou. O painel teve mediação da analista Danielle Zatt.
Reforma Trabalhista
O Seminário encerrou com uma palestra sobre “Reforma Trabalhista”, proferida por José Roberto Silvestre. O advogado entende que o maior desafio hoje para as empresas é a interpretação e as ações de burocratização que precisarão ser tomadas a partir de agora. “O primeiro passo é realmente conhecer as diferenças que passaram a existir desde 11 de novembro de 2017. É imprescindível situar-se dentro dessa realidade e saber que hoje temos a tendência do Supremo Tribunal Federal (STF) ser a favor da reforma”, observou José Roberto. A assessora Jurídica da Federação, Neida Marina de Silveira Lima mediou a discussão.
O presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May encerrou o Seminário mencionando a importância das pessoas. Ele citou, ainda, exemplos importantes para promover uma aproximação dos colaboradores para entender melhor suas necessidades.
Negócios
As cooperativas também são campeãs no quesito boas práticas de gestão e governança, com iniciativas que são referência e podem inspirar muitas outras, em todos os ramos do cooperativismo. É com esse pensamento que o Sistema OCB apresenta uma nova edição do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança. Nesta publicação, reunimos iniciativas de sucesso implementadas por cooperativas premiadas nas faixas Ouro e Prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (ciclo 2017–2018).
A novidade desta edição são exemplos que mostram dois novos níveis de maturidade – “Compromisso com a excelência” e “Rumo à excelência”. Dentre os exemplos de gestão de cooperativas que melhoraram de forma exemplar os seus processos, o Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança reúne 38 iniciativas de divididas em oito categorias: Governança, Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas e Processos.
O documento destaca as práticas adotadas pelas seguintes cooperativas gaúchas: Sicredi Norte RS/SC (Erechim), Sicredi Pioneira RS (Nova Petrópolis), Unimed Erechim (Erechim) e Unimed Nordeste-RS (Caxias do Sul), nas categorias Estratégias e Planos, Sociedade, Informações e Conhecimento, e Processos.
Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança Ciclo 2017-2018.
Negócios
O Sescoop/RS promove, no mês de outubro, no Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre, a Jornada para a Excelência na Gestão, através de workshops sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Com o objetivo de apresentar novos temas presentes no nível de maturidade rumo à excelência, os eventos discutirão exemplos de práticas e métodos para melhorar a eficácia da autoavaliação, afim de contribuir para o desenvolvimento pleno das cooperativas através da adoção de boas práticas de gestão e governança cooperativista.
No primeiro encontro, que aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro, direcionado ao ramo Crédito, o gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, deu as boas-vindas, apresentou o PDGC, as diretrizes do Sescoop a nível nacional aos presentes e convidou a participarem juntos do novo momento da instituição. “Estamos focados em promover ações de desenvolvimento humano das cooperativas gaúchas para que suas ações sejam cada vez mais assertivas. Para isso, temos passos a seguir e é por isso que estamos aqui hoje. Vamos mostrar para o Brasil o potencial das nossas cooperativas”, destacou.
Os workshops “Conhecendo o PDGC e o MEG” serão ministrados pelo especialista do Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Sérgio Schaumloeffel, e apresentam o seguinte conteúdo programático:
- INTRODUÇÃO
- PDGC
- Níveis de maturidade
- Implantação do MEG
- INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO: RUMO À EXCELÊNCIA
- Estrutura dos questionários de autoavaliação
- Estrutura das questões
- Processo, prática e padrão
- Bloco Governança
- Bloco Gestão
- AUTOAVALIAÇÃO
- Conceito
- Importância
- Melhoria Contínua
- Processo de autoavaliação (etapas)
- Inventário das práticas
- Fatores de avaliação de Processos Gerenciais e Resultados Organizacionais
- Plano de Melhoria da Gestão
Negócios
As cooperativas Unicred RS, Unimed Noroeste/RS e Unimed Vale do Sinos recebem hoje à noite (3/10), no Grêmio Náutico União, às 20h, a distinção do Prêmio Top Ser Humano Categoria Organização, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).
Planejamento Estratégico
Com o case “Planejamento Estratégico – Colaboradores no Protagonismo da Estratégia”, a Unicred RS conquista o Prêmio Top Ser Humano pelo segundo ano consecutivo e reforça o desenvolvimento coletivo como um dos pilares da instituição financeira cooperativa, que possui 11 cooperativas e 56 unidades de negócios que representam 50 mil cooperados e R$ 3,3 bilhões de ativos no Rio Grande do Sul.
Desenvolvimento de Líderes
A Unimed Noroeste/RS é Top Ser Humano pelo quarto ano consecutivo. Agraciada na categoria Organização, a Cooperativa concorreu com o case “Programa de Desenvolvimento de Líderes: desenvolver líderes para a cultura da cooperação”. O Programa foi incorporado pela Unimed Noroeste/RS há seis anos e oportuniza a gerentes, assessores e coordenadores melhor entendimento sobre o seu papel, o que favorece o alinhamento de processos e contribui para o crescimento e a sustentabilidade do negócio, beneficiando o desenvolvimento de uma cultura de cooperação que traz resultados significativos para a Cooperativa. “A partir de treinamentos, buscamos fortalecer as competências dos líderes para gerir suas equipes de forma humanizada e motivadora, considerando aspectos profissionais e as características pessoais de cada um. Estimulamos a atuação coletiva para atingir propósito comum, que são os objetivos estratégicos da Cooperativa”, destaca a gerente de Gestão de Pessoas, Sandra Carneiro.
Humanização no Atendimento
A Unimed Vale do Sinos também foi premiada na categoria "Organização", com o case “Humanização no Atendimento”. O programa foi implantando na Cooperativa com o objetivo de tornar cada vez mais humana a relação entre colaborador e cliente. No decorrer do ano, foram realizadas diversas ações que marcaram o case que concorreu no Prêmio Top Ser Humano 2018.
Entre as ações, tiveram destaque apresentações musicais, realizadas pelo Grupo de Talentos da Cooperativa, em parceria com a Gestão de Pessoas. Também foram produzidas paródias com letras de músicas que estimulavam e mostravam a importância da humanização. A ação "Psiu" reforçou a importância do silêncio na recuperação do paciente e apresentou importante resultado na área assistencial. Além das Pílulas de Humanização, que são disponibilizadas semanalmente com frases motivacionais e mensagens sobre humanização aos colaboradores.
Para a coordenadora de Gestão de Pessoas da Unimed Vale do Sinos, Sirlene Vale, o prêmio é de extrema importância para a Cooperativa e todos que nela atuam. “O Top Ser Humano revela a todos que nossa cooperativa preza pelas pessoas, pois acredita que elas são vitais para o sucesso da organização. Nosso propósito, cuidar das pessoas, está sendo atendido e isto nos motiva cada vez mais a trilhar este caminho”, orgulha-se.
Unimed Porto Alegre recebe o Top Cidadania
A Unimed Porto Alegre está entre as dez vencedoras do Top Cidadania na categoria Organização, com o case “Vidas Transformadas: como a Unimed Porto Alegre incorporou a um projeto grandioso como o Pescar o seu propósito de cuidar das pessoas”. O projeto oportuniza aprendizado e capacitação a jovens em situação de vulnerabilidade social que desejam ingressar no mundo do trabalho.
Sobre o Prêmio
Trata-se de uma das premiações mais cobiçadas do País na área de Gestão de Pessoas, concedida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). Reconhece indivíduos e organizações que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas.
O presidente da ABRH-RS, Orian Kubaski, aponta que o Top Ser Humano e o Top Cidadania enaltecem práticas diferenciadas no mercado de trabalho e contribuem para o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas, principalmente no ambiente corporativo. “São iniciativas de destaque que estimulam a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, os resultados das empresas”, afirma Kubaski.
Confira a relação completa das empresas e personalidades agraciadas.
Fonte: ABRH-RS e Assessorias de Imprensa das Cooperativas
Negócios
O Sescoop/RS lançou a terceira temporada do Histórias Reais do Cooperativismo. O projeto, que iniciou em 2016, foi idealizado pelo Sescoop/RS com o objetivo de mostrar as mudanças de vida decorrentes do cooperativismo, um sistema socioeconômico focado no ser humano e não apenas em números ou resultados. No total, serão seis novos episódios estrelados por associados e protagonistas de cooperativas. Os episódios anteriores podem ser assistidos em www.historiasreais.coop.br.
No primeiro episódio desta Terceira Temporada, a convidada é a gerente da agência Farrapos da Sicredi União Metropolitana - Porto Alegre, Fabiane Lenhart. No episódio, ela nos conta o antes e o depois de trabalhar em uma cooperativa e relata como a sua vida mudou para melhor. Natural de Venâncio Aires, Fabiane foi para Porto Alegre para estudar e conseguiu uma oportunidade de emprego em empresa do sistema financeiro. Mas não era feliz, sentia falta de um pouco mais de consideração com as pessoas e assim resolveu sair.
Após entrar na cooperativa de crédito, ela encontrou o lugar ideal, de acordo com seus valores. Fabiane relata a sua trajetória e os fatores que a motivaram continuar no sistema cooperativo: qualidade de vida, bem-estar junto à família e a possibilidade de trabalhar de pessoas para pessoas.
Tempo, dedicação e motivação, o sucesso das cooperativas está diretamente ligado ao bem-estar profissional e social de seus colaboradores. Fabiane está na cooperativa Sicredi há quase 12 anos.
Confira essa e outras Histórias Reais do Cooperativismo no canal do Sescoop/RS no YouTube.
Negócios
O cooperativismo conecta pessoas em torno de uma única causa: o bem comum. É por isso que reconhecer publicamente as boas práticas de cooperativas com benefícios comprovados aos seus cooperados e à comunidade onde estão inseridas é fundamental para estimular a troca de experiências e intercooperação, ampliando os benefícios socioeconômicos do negócio cooperativo.
E um dos grandes exemplos de como isso é possível é o Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, realizado pelo Sistema OCB, que acaba de divulgar a lista das cooperativas finalistas desta edição. Dentre elas, a Languiru está presente na categoria “Fidelização”, com o case “Inclusão social e produtiva no campo”.
Na relação abaixo, as cooperativas premiadas encontram-se descritas em ordem alfabética em cada uma das sete categorias. A ordem de classificação delas será conhecida na cerimônia de premiação que ocorrerá em Brasília (DF), no dia 30/10.
COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO
Ailos (SC): Mudança na estratégia de marca do Sistema Ailos
Colégio CEM (SC): Vivenciando a cultura cooperativista na minicidade cooperativista
Coopeafa (PE): Promoção do cooperativismo na agricultura familiar
COOPERATIVA CIDADÃ
Sicoob Carlos Chagas (MG): Projeto Sicoob de olho no futuro
Sicredi Vale do São Francisco (PE): Camerata Sicredi Vale do São Francisco
Unimed Brusque (SC): Programa viver bem na escola
COOPERJOVEM
Sicoob Creditapiranga SC/RS (SC): Cooperjovem
Sicoob Fluminense (RJ): Cooperjovem
Sicredi União MS/TO (MS): Cooperjovem
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Cocamar (PR): Fios sustentáveis e moda consciente
Coonap (PB): Dessalinizador solar de baixo custo
Coopatos (MG): Revitalização do córrego do Limoeiro - Estação ecológica Coopatos e Projeto Recriar
FIDELIZAÇÃO
Coagru (PR): APP – Coagru “fidelização pela satisfação”
Languiru (RS): Inclusão social e produtiva no campo
Unimed Federação Minas (MG): Programa de relacionamento com o cooperado
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA
Coopeavi (ES): Condomínio avícola
Sicoob Credigerais (MG): IFISI: incluindo vidas pela educação criativa.
Unimed Vitória (ES): Inovação nas condutas da atenção integral à saúde prestadas às gestantes
INTERCOOPERAÇÃO
Coopatos (MG): Consórcio cooperativo
Fecoagro (SC): Central de compras Fecoagro
Rede Alternativa (DF): Escritório de gestão e comercialização em rede: desenvolvimento das cooperativas de catadores do distrito federal e entorno
SOBRE O PRÊMIO
O Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano está na 11ª edição e tem como objetivo reconhecer e valorizar nacionalmente as iniciativas realizadas pelas cooperativas que melhoram a vida dos seus cooperados e da comunidade onde estão inseridas. A premiação é realizada a cada dois anos.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
Distribuídos em 48 municípios gaúchos, os mais de 65 mil associados da Certel demonstram motivos para aproveitar de uma melhor maneira os benefícios proporcionados pela energia elétrica. Ao menos é isso que comprova índice apurado entre janeiro e agosto deste ano, que registrou incremento no consumo de energia elétrica de 5,37%, superior ao da região Sul, de 1,5%, e do País, de 1,3%. A Cooperativa compreende uma região bastante diferenciada, com desenvolvimento acima da média nacional. No setor rural, o incremento foi de 4,46%; no residencial, 7,01%; no comercial, 5,12%; no industrial, 5,11%; e outras classes, 3,75%.
Além de contarem com uma infraestrutura energética de primeiro mundo, com investimentos constantes em modernização, os associados da Certel têm outro bom motivo para comemorar. A Cooperativa oferece a energia elétrica mais barata do Estado, com tarifa 33% inferior às das concessionárias. “Significa que, num ano, nossos associados pagam quatro meses a menos de energia, se compararmos com as demais distribuidoras. É um diferencial competitivo para as indústrias, para o comércio e também para as residências, que vêm registrando consumo ampliado”, assinala o presidente da Certel, Erineo José Hennemann.
Entre os principais investimentos implementados pela Cooperativa, o presidente elenca a melhoria substancial das quatro subestações rebaixadoras (Teutônia, São Pedro da Serra, Lajeado e Canudos do Vale); tecnologia aplicada nas redes de distribuição, com chaveamentos automáticos comandados pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico, na sede da Certel; renovação da frota, possibilitando condições para que o associado seja atendido com a maior urgência; e, o mais importante, a qualificação gradativa das equipes. “Não adianta ter equipamentos e modernidade, sem pessoas qualificadas e comprometidas com o trabalho que tem de ser desenvolvido. Logo, nossos profissionais frequentam cursos e reciclam-se constantemente para garantir estabilidade, segurança e confiabilidade no fornecimento”, pontua.
E o que já é classificado pelos associados como excelente, tende a melhorar ainda mais. No dia 12 de setembro, foi assinado contrato de conexão da Certel com a futura Subestação de Costão, que receberá energia de uma linha de transmissão de 230 kilovolts interligada com a subestação de Garibaldi.
Hennemann classifica este como um momento histórico para a Certel. “É um investimento que deverá ser construído no próximo ano e a Cooperativa teve grande participação quanto à agilização desta obra, que trará mais uma fonte de energia para o Vale do Taquari. Proporcionará autossuficiência para os próximos 15 anos, dobrando a capacidade energética para a nossa região”, comemora.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Certel
Negócios