Facilitar o acesso de pessoas com deficiência e promover a consciência sobre o futuro do planeta. Estas duas atitudes ajudam a entender o conceito de sustentabilidade que a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) busca reforçar a cada ano nos municípios onde atua. Uma das ações que marca esse objetivo é a campanha Eu Ajudo na Lata, que teve resultados muito expressivos nos últimos anos. No decorrer de 2018, a Unimed VTRP realizou a doação de três cadeiras de rodas adquiridas por meio da venda dos lacres que são recolhidos nos pontos de atendimento da Cooperativa Médica nos municípios de sua área de atuação.
As doações mais recentes foram para o Hospital Ouro Branco, de Teutônia, no Vale do Taquari e para os hospitais Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, e São Sebastião Mártir, de Venâncio Aires, ambos no Vale do Rio Pardo. Conforme o diretor-executivo do Hospital Ouro Branco, André Lagemann, em momentos onde todos os recursos precisam ser cirurgicamente investidos na saúde, esta parceria é fundamental para a manutenção do bom atendimento à comunidade. “Ficamos felizes com a doação, que chega em boa hora, e será muito útil para os nossos pacientes”, constatou.
Para o diretor geral do Hospital, Vilmar Thomé, parcerias como essa são cada vez mais fundamentais. “Quem ganha com inciativas como essa são as comunidades da nossa região”, pontuou. Também beneficiado nesta etapa da campanha, o Hospital São Sebastião Mártir comemorou a parceria com a Unimed VTRP. “Essa cooperação entre as entidades dos vales do Taquari e Rio Pardo é salutar. Todos são beneficiados”, assegurou.
Diretora de Desenvolvimento da Unimed VTRP, a médica Cynthia Caetano lembra que, desde que a Cooperativa foi fundada, em 1971, o compromisso com as comunidades onde atua está sempre presente nas ações. “Os lacres das latinhas viabilizam a aquisição destas cadeiras de rodas. O alumínio, quando descartado de maneira incorreta, agride o meio ambiente é algo nocivo para a natureza. Com a nossa campanha, ele se transforma em uma cadeira de rodas, um objeto que melhora a qualidade de vida de muitas pessoas dos nossos municípios”, observou.
Nestes seis anos de campanha, foram 10 cadeiras para instituições do Vale do Taquari, 10 para o Vale do Rio Pardo e quatro para a Região do Jacuí, as três regiões que fazem parte da atuação da Unimed VTRP. Vale lembrar que a campanha Eu Ajudo na Lata recebe os lacres das latas de alumínio, vende o material e reverte este valor na compra de cadeiras de rodas, posteriormente doadas a instituições sociais que atendem pessoas com alguma dificuldade para se locomover.
MOBILIZAÇÃO REGIONAL PARTE DA CRIANÇADA
O êxito da campanha nos últimos anos se deu muito em função do empenho das comunidades na arrecadação dos lacres. Mais de uma centena de escolas e instituições da área de abrangência da Unimed VTRP está envolvida na causa. Nas escolas, crianças, adolescentes, professores e corpo diretivo mostraram que reciclagem, preservação e boas ações também fazem parte dos ensinamentos.
No Vale do Rio Pardo, o santa-cruzense Arthur Rehling Kolosque, 11 anos, membro do Grupo Escoteiro Santa Cruz, é um exemplo de engajamento. Em 2018, ele incentivou os colegas de escola para a doação de milhares de lacres. É o quarto ano consecutivo que ele participa da campanha, sempre com muito entusiasmo. “Fico feliz em poder ajudar o meio ambiente e ao mesmo tempo saber que pessoas e hospitais serão beneficiados também. Se cada um fizer um pouquinho, podemos melhorar muita coisa no mundo”, garante.
Apoiado pelos pais, Jeferson Alberto Copello Kolosque e Elizangela Rehling Kolosque, Arthur busca apoio e lacres junto aos estabelecimentos comerciais de Santa Cruz em uma verdadeira corrente do bem.
No Vale do Taquari, o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, de Lajeado, lançou no Festival do Livro que realiza anualmente uma ação de conscientização ambiental. O Coral Infantil gravou um videoclipe estimulando o cuidado com o planeta e a arrecadação de lacres para a campanha Eu Ajudo na Lata. Também em Lajeado, o Colégio Madre Bárbara se mobilizou, e entregou em dezembro 67 garrafas com lacres.
“A participação das escolas é fundamental neste processo. É uma parceria que acontece desde o primeiro ano, e vem crescendo cada vez mais. Reforçamos sempre que a campanha não visa estimular o consumo de bebidas industrializadas, mas sim a correta destinação dos resíduos”, enaltece a coordenadora de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP, Jelci Danieli.
COMO AJUDAR NA LATA?
Basta entregar os anéis de alumínio nos pontos de atendimento da Unimed VTRP. Para adquirir uma cadeira são necessários, em média, 180 quilos de alumínio, aproximadamente 300 garrafas pet de dois Litros cheias de lacres. Mais informações podem ser obtidas junto a área de Gestão da Sustentabilidade da Unimed VTRP pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, em parceria com a ESPM, informa que estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias. Com carga horária de 360 horas e duração de quatro semestres letivos, o curso é destinado a profissionais de marketing ou comunicação vinculados às cooperativas que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo do Marketing e da Comunicação.
Uma das novidades da Escoop para 2019, o curso integra o conceito EscoopAgro, incorporando um reposicionamento da instituição com programas focados por ramo. A proposta contempla a demanda dos profissionais da Comunicação das cooperativas gaúchas, que manifestaram interesse durante o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2016, ocasião em que uma pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS levantou os principais temas de interesse e soluções de formação e qualificação profissional da área.
OBJETIVOS
O Programa de Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem por objetivo consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea, de competitividade do mercado e identidade cooperativista, além de desenvolver profissionais para atuarem nas áreas de marketing e comunicação, com visão de negócios e conhecimento técnico para desenvolverem ações criativas, relevantes e que gerem resultados para as cooperativas.
PERÍODO DAS AULAS
As aulas terão encontros quinzenais nas sextas-feiras das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h às 17h.
MATRÍCULA
O candidato deve primeiramente fazer sua inscrição através desse link. A ESPM irá entrar em contato para confirmar a matrícula e solicitar a documentação, confirmando a condição do aluno (regular ou bolsista).
INÍCIO DAS AULAS E LOCAL
As aulas iniciam no dia 12 de abril de 2019 e ocorrerão tanto na sede da ESPM, localizada na Rua Guilherme Schell, n° 350, bairro Santo Antônio, em Porto Alegre e na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo, Porto Alegre. O calendário com local de aulas será informado no início de cada semestre letivo.
INVESTIMENTO
Investimento aluno regular:
– O valor do Programa é de R$ 12.288,00 (doze mil, duzentos e oitenta e oito reais), podendo ser pago da seguinte maneira:
Matrícula de R$ 768,00 + 15 parcelas de R$ 768,00*
Investimento aluno bolsista:
– Os alunos bolsistas regularmente matriculados receberão um incentivo do Sescoop na ordem de 70% do curso, ficando responsável pelo pagamento do saldo de 30%, no valor de R$ 3.686,40 (três mil, seiscentos e oitenta e seis reais e quarenta centavos), que deverá ser pago da seguinte maneira:
Matrícula de R$ 230,40 + 15 parcelas de R$ 230,40*
– O parcelamento é através de boleto bancário com vencimentos no dia 10 de cada mês.
*reajustadas anualmente a partir de 2020.
Para mais informações sobre o curso clique aqui e acesse o manual do candidato ou entre em contato com a Escoop através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..
O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo do Sescoop/RS foi tema do Painel Jovens do Campo, realizado na tarde desta quinta-feira (21/2), no primeiro dia da quarta edição da Expo Agro Cotricampo, feira que acontece no município de Campo Novo, na região Celeiro do Estado. Com a presença de 300 pessoas, o evento contou com a participação de jovens que cursam o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo nas cidades de Santa Rosa, Crissiumal, Sarandi, São Luiz Gonzaga e Chapada.
Em sua saudação inicial, o anfitrião da feira, presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, destacou o esforço dos jovens e dos presidentes das cooperativas cotizadoras do Aprendiz para que os estudantes de diferentes turmas do Estado pudessem participar do painel. O dirigente ressaltou o apoio do Sescoop/RS e o incentivo do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, para que o Aprendiz Cooperativo do Campo pudesse se tornar uma realidade na Cotricampo. Bridi agradeceu também a presença de representantes da Cooperconcórdia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) no painel.
Investimento em educação e aperfeiçoamento profissional
Perius salienta que o Programa Aprendiz Cooperativo abre as portas do mercado de trabalho para estudantes. “O Aprendiz Cooperativo é o meio para que o jovem possa se aperfeiçoar, seja no campo ou na cidade, seja no serviço urbano ou no serviço do campo”.
De acordo com o presidente do Sistema Cooperativista gaúcho, o investimento no Programa evidencia o quanto o Sescoop/RS investe na formação técnico-profissional, bem como contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades. “O investimento do Sescoop/RS no Aprendiz Cooperarativo, juntamente com as cooperativas, alcança este ano cerca de R$ 33 milhões. São 2.666 aprendizes de cursos e mais 11 turmas que somam juntas 132 jovens cursando o Aprendiz Cooperativo do Campo”, afirma Perius.
Qualificação do jovem para a gestão eficiente das propriedades rurais
Para o diretor do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo da Cooperconcórdia, Tiago Moroni de Souza, o Programa vem de encontro à qualificação do jovem para a gestão eficiente das propriedades rurais, preparando-os para se tornarem mais competitivos e bem-sucedidos nas atividades agropecuárias. “A gente sempre discute sobre como precisamos ser profissionais naquilo que nós fazemos. Não estamos mais competindo com os nossos vizinhos, nós competimos com o mundo inteiro, com a China, com a Índia, Nova Zelândia, enfim estamos abertos ao mundo. Precisamos ser muito bons no que fazemos para que consigamos ter sucesso nos nossos empreendimentos e, consequentemente, melhorar a vida de todos aqueles que estão a nossa volta”, comenta Souza.
O futuro está no campo
Recém-formados na cerimônia dessa quarta-feira (20/2), pela turma do Aprendiz Cooperativo do Campo de Santa Rosa, os jovens Mauricio Dragon, filho de pais associados à Coopermil, e Fernanda Kétlin Wruck, filha de sócio da Cotrirosa, prestaram depoimentos sobre o curso e os reflexos do mesmo em suas vidas. Para Dragon, o Programa permitiu que ele pudesse conhecer melhor a história da propriedade da sua família. “A partir das atividades práticas desenvolvidas através da metodologia de ensino do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo tive a oportunidade de poder conhecer melhor a nossa propriedade e pude aprender como ela foi criada e o quantoos meus pais e os meus avós batalharam para conseguir ela”.
O jovem destaca a importância de todos que participam do Programa valorizarem o conhecimento oriundo das aulas práticas. “Todos os jovens que iniciarem o Aprendiz Cooperativo do Campo vão aprender sobre a propriedade e devem valorizar isso. Eu ouvi a história da propriedade da minha família e hoje eu quero manter e dar continuidade na produção de leite. O Aprendiz com certeza me abriu mais portas”, complementou.
Personalidade e sonho de seguir no campo
Para a jovem Fernanda, natural de Cândido Godói, mas que reside atualmente no interior de Santa Rosa, o sonho sempre foi o de permanecer no campo. “Na minha família ninguém me apoiava para ficar no campo. Eu sou de uma família muito pobre. Minha mãe me incentivava bastante para ir à cidade para ter uma vida melhor. Meus pais não queriam que eu tivesse a vida sofrida que eles tinham no campo. Só que eu pensei, na cidade também não é fácil, não é mil maravilhas como dizem, no campo e melhor”. E foi graças a sua personalidade forte e o sonho de permanecer no campo que Fernanda contrariou a ideia dos seus pais e decidiu investir no Aprendiz Cooperativo do Campo. “Eu decidi que vou ficar no campo. Eu vou investir e o meu objetivo é ser uma grande produtora de leite, e se depender de mim eu vou realizar esse meu sonho”, completou.
Cooperativas marcam presença
O Painel Jovens do Campo contou com a participação de alunos do Aprendiz Cooperativo do Campo cotizados pelas cooperativas Cotrirosa, Coopermil, Cotricampo, Cotrisal e Coopatrigo. Sob a mediação da professora da UFSM, Rosani Marisa Stanevello, o painel trouxe também depoimentos da estudante de Mestrado Acadêmico em Agronegócios da UFSM, a moçambicana Ricardina António Janeque, o acadêmico do 7° semestre do Curso de Agronomia da Uergs, Emerson Saueressig Finken, além do professor Nilson Luiz Costa (UFSM) e da professora adjunta da Uergs, Luciane Sippert Lanzanova.
Em 2019, a Escoop realizará alguns cursos de pós-graduação in company. Essa primeira edição da especialização em Gestão Estratégica de Cooperativas de Saúde é uma parceria com a Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP). Com carga horária de 378 horas, o curso é destinado a colaboradores e cooperados da Unimed VTRP.
O objetivo do curso é desenvolver visão estratégica e o despertar do posicionamento crítico sobre a gestão de negócios de cooperativas de saúde, capacitando gestores e estimulando à adoção de práticas de gestão e governança compatíveis com o mercado, sob preceitos éticos, alicerçados nos princípios do cooperativismo e na responsabilidade socioambiental contemporânea.
INÍCIO DAS AULAS E LOCAL
As aulas iniciam no dia 12 de abril de 2019 em Lajeado (Av. Piraí 155, Bairro São Cristóvão – Auditório Unimed) e em Santa Cruz do Sul (Rua Borges de Medeiros, nº 300, Centro – Auditório Unimed no 11º andar).
As inscrições estão sendo realizadas via Unimed VTRP com Talita Fedrizzi (Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.)
Para mais informações: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Foram prorrogadas as inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Gestão e Negócios – com Turma Especial para o Cooperativismo, com ênfase prática. Serão ofertadas 20 vagas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de fevereiro de 2019. As matrículas para os alunos selecionados acontecerão no dia 28 de março, com previsão de início das aulas para o dia 1° de abril de 2019 e duração de 24 meses. A Turma Especial para o Cooperativismo é um convênio entra a Unisinos e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, mantida pelo Sescoop/RS.
Para a inscrição, é exigida a disponibilidade de tempo para acompanhar as aulas e a entrega de toda a documentação exigida no edital. A taxa de inscrições é de R$ 70,00, com desconto de 50% para os egressos da Escoop e da Unisinos.
O diretor-geral da Escoop, Mário De Conto, destaca que o Mestrado Profissional é a concretização de uma parceria com a Unisinos e que o público-alvo serão egressos da Escoop, colaboradores e associados das cooperativas gaúchas. A oferta total será de 20 vagas, com 15 delas tendo a possibilidade de bolsas do Sescoop/RS, ou seja, 70% do valor do mestrado. Mesmo sem bolsa é possível realizar o mestrado, desde que o candidato seja aprovado no processo de seleção, que seguirá as diretrizes dos Mestrados da Unisinos e envolve avaliação do currículo, do plano de intenções de estudo, de prova de conhecimentos em língua inglesa (aplicada pela Unisinos) e entrevistas.
Mário De Conto explica ainda que as disciplinas sobre Cooperativismo ocorrerão com a participação dos professores da Escoop, que receberá os alunos para as aulas de quatro disciplinas, sendo as demais ministradas na sede da Unisinos, em Porto Alegre. O Mestrado tem duração de 24 meses e as bolsas serão distribuídas para cooperados e colaboradores de cooperativas, pela ordem de classificação da seleção do mestrado profissional.
Todas as informações sobre o curso podem ser obtidas acessando o link abaixo, no edital 05/2018 – Turma Escoop:
A Escoop informa que estão abertas as inscrições para o Curso de Fundamentos do Cooperativismo até o dia 25 de fevereiro. Com carga horária de 18 horas, o curso é destinado a colaboradores e cooperados de cooperativas gaúchas, bem como interessados em constituir uma cooperativa ou conhecer o movimento cooperativista.
O objetivo do curso é ampliar os conhecimentos dos participantes sobre os valores, princípios, funcionamento e estrutura das sociedades cooperativas, oferecendo um espaço para a reflexão e o debate sobre as práticas e ações cooperativistas.
MÓDULOS
As aulas serão divididas em três módulos de 6 horas cada um:
Módulo I – Identidade Cooperativa – 12/03/2019
Módulo II - Direito e Legislação em Cooperativas - 16/04/2019
Módulo III - Governança Cooperativa - 14/05/2019
Horário: 13h30 às 19h30
INÍCIO DAS AULAS E LOCAL
As aulas iniciam no dia 12 de março de 2019 no auditório da sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo, Porto Alegre.
A diretoria da Ocergs esteve reunida na manhã de ontem (14/02) com o secretário-chefe da Casa Civil do Estado, Otomar Vivian, em Porto Alegre. O encontro teve como pauta assuntos de interesse de todos os 13 ramos do cooperativismo.
Após apresentar números representativos do sistema cooperativo gaúcho, comprovando o crescimento do setor nos últimos anos e, consequentemente o desenvolvimento do Estado, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, defendeu a importância de manter a vaga de um vogal da Ocergs na Junta Comercial (Jucergs). “Essa vaga possibilita uma maior aproximação do cooperativismo com a Jucergs, no sentido de servir como intermediador entre as necessidades das cooperativas e melhoria no atendimento e tramitação dos processos de registro para ambas as partes, entre outras atividades que possibilitem o pleno atendimento às finalidades da Jucergs e do cooperativismo”, reiterou.
A segunda pauta foi a solicitação de apoio ao programa de incentivo para investimentos em Assistência Técnica e Extensão Rural. Segundo os diretores da Ocergs, o projeto possibilita qualificação profissional, incremento da produtividade e qualidade no campo, dentre outros.
Por fim, ao destacarem os diferenciais do sistema cooperativo como participação democrática, solidariedade, independência e autonomia, os diretores solicitaram a criação de uma subsecretaria para o cooperativismo na estrutura da Secretaria da Agricultura. “Estamos oferecendo nosso trabalho para que, com a secretaria, possamos ter autonomia e atender os 13 ramos do cooperativismo”, defendeu Perius.
Vivian destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Estado e para a superação das crises e afirmou que fará a proposição de grupos de trabalho para alinhar as questões solicitadas.
Participaram da audiência também o superintendente técnico-operacional do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, o diretor-secretário da Ocergs, Darci Hartmann e os diretores da Ocergs, Margaret da Cunha, Irno Pretto, Fernando Dall’Agnese e Valdir Feller.
No dia 14 de fevereiro, a Vinícola Aurora comemora seus 88 anos de fundação. Crescimento, faturamento recorde, premiações e lideranças de mercado são as marcas da maior vinícola do Brasil.
Foram R$ 540 milhões faturados em 2018, crescimento superior a 5% em relação ao ano anterior, número expressivo considerando o cenário de incertezas que o Brasil vivencia nestes anos. Foram mais de 63 milhões de litros vendidos em todo o Brasil, de suas marcas consagradas: Aurora (vinhos e espumantes), Pequenas Partilhas, Aurora Procedências, Aurora Pinto Bandeira, Marcus James, Saint Germain, Clos des Nobles, Casa de Bento, Conde, Keep Cooler entre outras.
A empresa, com sede em Bento Gonçalves desde sua fundação, em 1931, tem escritórios e representações em todo o Brasil. Nasceu da iniciativa de 16 famílias de agricultores que viram na união a maneira de enfrentar os desafios e crescerem.
Hoje, 1.100 famílias compõem a cooperativa, representantes genuínas da agricultura familiar, e entregam na vinícola uma safra média superior a 62 mil toneladas de uvas/ano, para elaboração de seus principais produtos, muitos deles premiados aqui e no exterior e consagrados no mercado. A capacidade de estocagem da empresa é superior a 73 milhões de litros.
Também em 2018, conquistou 59 premiações em concursos nacionais e internacionais, chegando a um total de 656 medalhas nos últimos anos, mantendo-se firme na liderança do ranking das vinícolas mais premiados do Brasil.
Em 2019, a Aurora iniciará as operações de sua nova unidade, uma fábrica de última geração, com certificações de sustentabilidade, erguida no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves (RS), para elaboração e envase dos sucos de uva integrais, um dos segmentos em que a empresa é líder absoluta no mercado brasileiro.
No mesmo sentido, além dessa liderança, a Aurora é a maior no mercado brasileiro em vinhos finos e em coolers, e segue firme na busca da excelência na linha de espumantes. E esta liderança tem base sólida em seu quadro funcional e de associados, maior patrimônio da Aurora. Suas unidades são dotadas da mais alta tecnologia e rigorosos padrões nos processos de produção.
“Nossa cooperativa tem o compromisso histórico de preservar a agricultura familiar e, ao mesmo tempo e na mesma proporção, andar no ritmo da modernização exigida pelo mercado mundial”, afirma Itacir Pedro Pozza, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora. “Nossa vinícola leva vinhos, espumantes, sucos de uva integrais e coolers a todas as regiões do Brasil, para os diferentes perfis de consumo, e nosso compromisso com a qualidade é exatamente igual para todos esses públicos”, diz Hermínio Ficagna, diretor-superintendente da Vinícola Aurora.
“Este é o momento de parabenizar a todos quantos fazem parte desta grande família (associados e funcionários), por acreditarem que um dia a Aurora pudesse voltar a ter sua identidade e ter o respeito merecido como propulsora do desenvolvimento social e econômico da serra gaúcha, em especial, em poder dar uma vida mais digna e gratificante a estas famílias”, conclui Itacir Pozza.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Aurora
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, em parceria com a ESPM, informa que estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias. Com carga horária de 360 horas e duração de quatro semestres letivos, o curso é destinado a profissionais de marketing ou comunicação vinculados às cooperativas que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo do Marketing e da Comunicação.
Uma das novidades da Escoop para 2019, o curso integra o conceito EscoopAgro, incorporando um reposicionamento da instituição com programas focados por ramo. A proposta contempla a demanda dos profissionais da Comunicação das cooperativas gaúchas, que manifestaram interesse durante o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2016, ocasião em que uma pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS levantou os principais temas de interesse e soluções de formação e qualificação profissional da área.
OBJETIVOS
O Programa de Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem por objetivo consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea, de competitividade do mercado e identidade cooperativista, além de desenvolver profissionais para atuarem nas áreas de marketing e comunicação, com visão de negócios e conhecimento técnico para desenvolverem ações criativas, relevantes e que gerem resultados para as cooperativas.
PERÍODO DAS AULAS
As aulas terão encontros quinzenais nas sextas-feiras das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h às 17h.
MATRÍCULA
O candidato deve primeiramente fazer sua inscrição através desse link. A ESPM irá entrar em contato para confirmar a matrícula e solicitar a documentação, confirmando a condição do aluno (regular ou bolsista).
INÍCIO DAS AULAS E LOCAL
As aulas iniciam no dia 12 de abril de 2019 e ocorrerão tanto na sede da ESPM, localizada na Rua Guilherme Schell, n° 350, bairro Santo Antônio, em Porto Alegre e na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo, Porto Alegre. O calendário com local de aulas será informado no início de cada semestre letivo.
INVESTIMENTO
Investimento aluno regular:
- O valor do Programa é de R$ 12.288,00 (doze mil, duzentos e oitenta e oito reais), podendo ser pago da seguinte maneira:
Matrícula de R$ 768,00 + 15 parcelas de R$ 768,00*
Investimento aluno bolsista:
- Os alunos bolsistas regularmente matriculados receberão um incentivo do Sescoop na ordem de 70% do curso, ficando responsável pelo pagamento do saldo de 30%, no valor de R$ 3.686,40 (três mil, seiscentos e oitenta e seis reais e quarenta centavos), que deverá ser pago da seguinte maneira:
Matrícula de R$ 230,40 + 15 parcelas de R$ 230,40*
- O parcelamento é através de boleto bancário com vencimentos no dia 10 de cada mês.
*reajustadas anualmente a partir de 2020.
Para mais informações sobre o curso clique aqui e acesse o manual do candidato ou entre em contato com a Escoop através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..
A Unimed Porto Alegre realizou a entrega de dez cadeiras de banho para as instituições Amparo Santa Cruz e ACELB (Associação de Cegos Louis Braille). As doações são resultados da campanha #EuAjudonaLata, iniciativa solidária de arrecadação de lacres de latas de alumínio para levantar fundos e assim viabilizar a compra de cadeiras e itens que proporcionem mais acessibilidade às pessoas com deficiência. A ação da cooperativa contou com a participação de colaboradores, clientes e cooperados, que doaram em 2018 mais de 300 kg de lacres.
Estiveram presentes nas entregas às instituições o gerente de Marketing da Unimed Porto Alegre, Gerson Silva; a analista de Responsabilidade Socioambiental da Cooperativa, Kelly Oliveira; o diretor da Amparo Santa Cruz, padre José Deboita; e o presidente da ACELB, Emir Roberto da Silva. “A Unimed Porto Alegre traz em sua trajetória cooperativista a responsabilidade socioambiental. Por isso incentiva a reciclagem com solidariedade e apoia instituições sociais como a Amparo Santa Cruz e a ACELB”, afirma Gerson.
A entidade Amparo Santa Cruz está localizada no bairro Belém Velho, em Porto Alegre, abriga em torno de 70 idosos e recebe em sistema de contra turno escolar 250 crianças e adolescentes, além de possuir uma creche que atende crianças desde o primeiro ano de idade. Já a instituição ACELB possui 56 idosos, a maioria com deficiência visual, física e múltipla e com diversos graus de dependência. Para saber mais sobre as instituições e realizar doações, acesse www.acelb.org.br e ong.portoweb.com.br/amparosc.
A importante contribuição da Expodireto Cotrijal para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro foi evidenciada durante o lançamento oficial da 20ª edição, na manhã desta segunda-feira, 11/2, no Hotel Deville, em Porto Alegre. Realizada a um mês da feira, a solenidade marca o início da campanha de divulgação e foi prestigiada por autoridades, lideranças do agronegócio e do cooperativismo, patrocinadores, além de grande número de jornalistas.
O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou que a Expodireto é um ambiente propício para a busca por altos rendimentos. “O desenvolvimento rural sustentável passa obrigatoriamente pelo aumento da produtividade e a feira ajuda, mostra, discute, oportuniza troca de experiências e aproxima os elos das cadeias de negócios de diversas regiões do país, fortalecendo o setor”, afirmou.
Mânica ainda resgatou a importância da feira como palco de grandes debates que envolvem a agricultura, como a questão dos transgênicos, seguro agrícola e previdência. “É o local adequado, em função da grande representatividade política que temos anualmente, para juntos reivindicarmos a solução para demandas que emperram o setor”, pontuou. “Será a maior Expodireto Cotrijal já realizada”, finalizou.
O parque onde acontece a feira foi ampliado para 98 hectares e a expectativa é de reunir mais de 500 expositores e atrair mais de 250 mil visitantes. Pelo bom andamento da safra e da comercialização de máquinas e implementos agrícolas, o presidente da Cotrijal espera superar o volume de negócios da edição anterior, que chegou a R$ 2,2 bi.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou presença no Troféu Brasil Expodireto, dia 10 de março, e disse que todos os secretários estarão na solenidade de abertura, dia 11 de março. Ele afirmou que a feira é uma mostra do empreendedorismo do povo gaúcho. “A nós cabe promover os ajustes de estrutura para fortalecer ainda mais essa capacidade empreendedora. Tenho certeza de que vai ser um grande sucesso”, destacou.
AUTORIDADES – Também acompanharam a solenidade o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Luis Augusto Lara, o desembargador Francisco José Moesch, o senador Luis Carlos Heinze, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, prefeitos e vereadores. A Cotrijal foi representada também pelo vice-presidente, Enio Schroeder, e os superintendentes Jairo Marcos Kohlrausch (Comercial), Gelson Melo de Lima (Produção Agropecuária) e Marcelo Ivan Schwalbert (Administrativo-Financeiro).
Programe-se para a 20ª edição da Expodireto Cotrijal
Quando? De 11 a 15 de março de 2019
Onde? Parque da Expodireto Cotrijal, Não-Me-Toque (ERS-142, km 24)
O quê? O melhor em soluções e serviços para a agricultura e pecuária. A Expodireto Cotrijal reúne novamente em Não-Me-Toque grandes empresas nas áreas de máquinas e equipamentos para agropecuária, além do melhor em termos de pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para todos os tamanhos de propriedades.
Os números da 19ª edição, em 2018:
Negócios: R$ 2.207.837.000,00
Público: 265.600 pessoas
Expositores: 527
Área do parque: 84 hectares
Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal
O tema do Dia Internacional das Cooperativas 2019 (CoopsDay) é Cooperativas por um trabalho digno. O objetivo é justamente reforçar a mensagem de que as cooperativas são empresas centradas nas pessoas, caracterizadas por um controle democrático que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho.
“As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Através da participação, os membros têm uma motivação para mudar suas vidas, suas comunidades e o mundo”, afirma o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco.
Em 6 de julho de 2019, junte-se a nós enquanto celebramos um futuro em que o desenvolvimento humano e a justiça social são prioridades. Por meio do #CoopsDay, os formuladores de políticas locais, nacionais e globais, organizações da sociedade civil e o público em geral podem aprender como as cooperativas contribuem para um ambiente de trabalho decente.
O emprego cooperativo está longe de ser um fenômeno marginal. De acordo com uma estimativa recente, as cooperativas em todo o mundo empregam ou são a principal fonte de renda para mais de 279 milhões de pessoas - quase 10% do total da população trabalhadora da humanidade.
Além desses números, diferentes estudos confirmam que na comparação com o emprego em outros setores, os trabalhos cooperativos:
- tendem a ser mais sustentáveis ao longo do tempo;
- a diferença entre os salários de cargos de maior e menor responsabilidade é menor;
- distribuem-se mais uniformemente entre áreas rurais e urbanas.
Por que este tema?
Dada a crescente desigualdade de hoje, o aumento da insegurança no emprego e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens, o tema de 2019 #Coopsday foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8: “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”.
Como empresas centradas nas pessoas e atores-chave do desenvolvimento (de acordo com o Consenso Europeu sobre Desenvolvimento de 2017), as cooperativas têm um papel importante a desempenhar na criação de empregos decentes e no empoderamento econômico e social das comunidades locais. O princípio do cooperativismo Gestão democrática pelos associados permite que as comunidades possuam e gerem cooperativas de maneira conjunta, através do controle democrático que traz crescimento inclusivo e sustentável, sem deixar ninguém para trás.
Como as cooperativas são empresas geridas por seus valores, que pertencem a seus associados, que as controlam e dirigem, os trabalhadores cooperativos experimentam “uma busca por eficiência, flexibilidade compartilhada, um senso de participação, um ambiente familiar e um forte senso de identidade”, conforme revelado na série de entrevistas realizadas em dez países diferentes em todo o mundo, em conexão com a publicação Cooperatives and Employment: a Global Report.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) está celebrando seu centenário este ano com um foco especial no futuro do trabalho. Nesse contexto, a OIT e a ACI coorganizarão a conferência “Cooperativas e o Futuro do Trabalho”, no dia 24 de junho de 2019, logo após a 108ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho.
Sobre o Dia Internacional das Cooperativas
O Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho.
O objetivo desta celebração é aumentar a conscientização das cooperativas. O evento ressalta as contribuições do movimento cooperativo para resolver os principais problemas enfrentados pelas Nações Unidas e para fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.
Em 16 de dezembro de 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução, que proclamava o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional. A comemoração deste ano será o 25º Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas e o 97º Dia Internacional do Cooperativismo.
Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas vêm definindo o tema para a celebração do Dia Internacional por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac). Agrupa a ACI, o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Undesa), a OIT, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial de Agricultores (OMP).
Com a proposta de exemplificar o relacionamento e entregas que o Sicredi tem com seus associados e comunidade, a Sicredi Botucaraí RS lança a Websérie ´Cooperamos Junto Por´, que será veiculada via plataforma digital, dividida em quatro episódios, cada um focando algumas das naturezas e valores da cooperativa de crédito.
Captados com associados da região, os episódios contam histórias de parceria para atingir o seu sucesso, realização de um sonho ou inclusão social e, consequentemente, o desenvolvimento local, comunitário e regional. Para os diretores da Sicredi Botucaraí RS, cada um dos quatro vídeos da Websérie ´Cooperamos Junto Por´ retrata todo o interesse do Sicredi para o crescimento da região e dos seus associados.
Todos os episódios serão divulgados no mês de fevereiro, um por semana. O primeiro deles, ´Cooperamos Junto Por Aprendizagem e Crescimento´, mostra o auxílio para participação em cursos e formações para os associados realizarem o desenvolvimento de sua propriedade.
O segundo episódio, ´Responsabilidade Social´, mostra o envolvimento com o cooperativismo que o Programa A União Faz a Vida leva aos alunos das escolas que contam com esta metodologia. Empreendedorismo é o tema da terceira parte da websérie, retratando o auxílio financeiro do Sicredi para o avanço e crescimento dos projetos dos associados. Para finalizar, ´Cooperamos Junto Por Inclusão e Pertencimento´ sensibilizará o público com o benefício que o Fundo Social do Sicredi entrega para toda uma comunidade.
Focada em tecnologia e negócios, a Mostra Tecnológica Cotribá deve reunir centenas de produtores rurais na próxima quarta-feira, 13 de fevereiro. O evento substitui o tradicional Dia de Campo Soja e irá acontecer na Associação dos Funcionários da Cotribá (Asfuca), no município de Ibirubá, na região do Alto Jacuí, durante todo o dia.
A recepção está prevista para as 8 horas e a programação deve se estender até o final da tarde. O circuito de visitação deve começar pelo campo experimental implantado em frente à Associação, na propriedade do associado Eugênio Tauchert. Além da observação do desempenho de cerca de 30 cultivares de soja, bem como da eficácia de fertilizantes e defensivos, a novidade do ano fica por conta do Manejo Ideal Cotribá (MIC), um experimento desenvolvido pelo Departamento Técnico da Cooperativa e que tem apresentado resultados extraordinários ao longo do desenvolvimento da cultura.
Expositores
O segundo momento será na parte externa do pavilhão, onde estarão localizados os estandes das empresas parceiras. Ao todo, 24 expositores estarão à disposição dos visitantes para demonstrar novas tecnologias do agronegócio, sanar dúvidas e dispor de informações de interesse dos produtores rurais.
App Cotribá
Já na parte interna, onde ficará o Centro de Negócios, associados e clientes poderão se inteirar sobre o novo app Cotribá, bem como fazer download e validar seu aplicativo, outra novidade que estará sendo lançada no dia. Como de praxe, as ofertas e condições especiais devem proporcionar grandes oportunidades de negócios. Vale lembrar que quem efetuar transações comerciais no evento estará concorrendo a um drone. Do pavilhão, os visitantes poderão acessar o Túnel do TSI, outra estreia da Mostra.
Para as 15 horas, está prevista uma palestra sobre Tendências do Mercado da Soja, com o analista de mercado Eduardo Sanchez, da FC Stone, que deve encerrar a programação. No entanto, os portões ficarão abertos até às 18 horas, tanto para visitação dos estandes quanto para as negociações.
Mostra Tecnológica Cotribá
Com a pretensão de se tornar uma grande feira do agronegócio, a Mostra Tecnológica Cotribá tem por objetivo viabilizar e facilitar o acesso dos produtores rurais às inovações e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento do setor.
As 34 cooperativas agropecuárias gaúchas filiadas à Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) atingiram um crescimento adicional de 25,25% no seu faturamento em relação à 2017, ultrapassando R$ 25,4 bilhões de movimento econômico. Os números foram anunciados nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, pelo presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, durante coletiva de imprensa na sede da entidade, em Porto Alegre.
Para o dirigente, o índice de crescimento apresentou-se acima da média dos últimos anos em função das condições de preços da soja, milho e trigo que apresentaram preços em níveis superiores em relação a 2017, significativo também pela maior comercialização de soja dos estoques represados da safra de 2017, que teve maior fluidez no ano de 2018. Segundo Pires, com o preço mais atrativo, cerca de 2 milhões de toneladas de soja foram vendidas em 2018. "Em 2016, tínhamos um preço médio de R$ 70. Em 2017, R$ 60. Quando baixou a este valor, o produtor que tinha outros rendimentos não faturou a soja. Em 2018, o preço médio foi a R$ 72, baseado em um dólar de R$ 4,20, e isto influenciou na formação do preço e o produtor vendeu o produto”, explicou.
Sobras crescem 48%
A sobra apurada em 2018, com a subtração das despesas das cooperativas de suas receitas, chegou a R$ 638,9 milhões, 48% a mais que em 2017, quando foi de R$ 431,54 milhões, apresentando uma margem de 2,51% em relação à soma dos resultados obtidos no ano de 2017.
Desafios para 2019
Entre os desafios para o ano, a FecoAgro/RS destaca o crédito rural como importante instrumento para impulsionar o crescimento do setor. Dados organizados pela entidade com base em números do Banco Central, dos R$ 182,4 bilhões tomados em crédito rural no ano de 2018, R$ 24,1 bilhões tiveram participação das cooperativas, sendo que 14% dos financiamentos tiveram como principais finalidades custeio, investimento e comercialização, modalidades operadas pelas cooperativas e repassadas aos cooperados.
Entre os desafios que a FecoAgro/RS citou para o setor em 2019 estão a garantia da continuidade dos atuais programas de crédito rural, apoio ao incremento da subvenção aos prêmios do seguro rural, assegurar o volume de recursos e taxas de juros compatíveis com o retorno das atividades, alteração dos percentuais de exigibilidade dos depósitos à vista para 34% e fortalecimento das políticas vinculadas ao cooperativismo no âmbito da agricultura familiar.
Na participação na safra, a FecoAgro/RS estima que no ano que passou as cooperativas agropecuárias gaúchas foram responsáveis por 67% do recebimento do trigo, enquanto na soja o percentual foi de 50%. Já no leite são 45%, enquanto no milho 25% e no arroz 10%. As cooperativas associadas à FecoAgro/RS contam com 198,79 mil associados e 23,56 mil empregados.
Além da apresentação do balanço, a coletiva marcou a volta do ex-secretário de Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, aos quadros da FecoAgro/RS, da qual já foi assessor econômico. O ex-secretário dividirá com Sérgio Feltraco a direção executiva da federação.
Expo Agro 2019
O presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, acompanhado do diretor-secretário da Cooperativa, Ricardo Chassot e do prefeito de Campo Novo, Antonio Sartori, aproveitaram a oportunidade para divulgar a 4ª edição da feira, que contará com mais de 200 expositores e ocorrerá no município de Campo Novo, entre os dias 21 e 23 de fevereiro.
Com informações da Assessoria de Comunicação da FecoAgro/RS
Estão abertas as inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019. Nesta quarta edição, o prêmio é dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações), independente do porte ou ramo de atuação, registradas e regulares junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Sescoop.
O prêmio avaliará as cooperativas conforme o nível de maturidade escolhido no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). As cooperativas que ainda não estão no PDGC devem escolher a categoria e o nível de maturidade desejados, seguindo as orientações do site http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.
POR QUE PARTICIPAR?
Vamos fortalecer nosso modelo de negócio, nossos laços, nosso futuro.
Em todos os cantos do País, pessoas trabalham todos os dias por um mundo mais justo e equilibrado. O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. É dar destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã. É hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop. Com o Prêmio SomosCoop, a maior vitória é sempre para o cooperativismo.
QUEM PODE PARTICIPAR?
2019 traz ainda mais chances para a sua cooperativa se destacar.
Agora, existem mais opções de categorias para concorrer. Todas as cooperativas singulares, centrais ou federações podem participar. Basta estarem registradas e regulares com o Sistema OCB.
Uma das novidades da 4ª edição do prêmio é a participação por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso.
O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão usa os mesmos instrumentos de avaliação dos Diagnósticos que usamos no Sescoop. Cada cooperativa é avaliada de acordo com a sua categoria e nível de maturidade selecionado.
As cooperativas que alcançarem a pontuação definida pela banca julgadora serão reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro da categoria e nível de maturidade escolhidos no momento da inscrição. As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são Ouro, Prata e Bronze. Além disso, entre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será eleita Destaque Governança Cooperativista.
Confira os prazos de cada etapa e programe-se para participar.
1ª ETAPA
Definição do limite mínimo de pontuação para os diagnósticos de Governança e Gestão e Análise Qualitativa dos Relatórios.
2ª ETAPA
Comprovação do atendimento aos requisitos mínimos da identidade cooperativista, regularidade fiscal e sua regularidade com o Sescoop e OCB, por meio de declaração fornecida pela unidade estadual.
3ª ETAPA
Visitas de avaliadores para validação das informações disponibilizadas na autoavaliação.
4ª ETAPA
Análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as cooperativas singulares, centrais e federações visitadas pelos avaliadores.
5ª ETAPA
Avaliação da banca julgadora para definição das faixas de reconhecimento e destaques.
O futuro do cooperativismo conta com esse encontro entre as grandes cooperativas do país.
CATEGORIAS 2019
- Reguladas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS),
- Não enquadradas no item anterior.
NÍVEIS DE MATURIDADE
- Primeiros Passos;
- Compromisso para a Excelência,
- Rumo à Excelência.
INSCRIÇÃO
Compartilhe as inovações da sua cooperativa com a gente.
A inscrição é gratuita e basta responder os Diagnósticos de Governança e Gestão do nosso Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Se a sua cooperativa ainda não faz parte do programa, escolha entre as categorias e indique o seu nível de maturidade. Depois de preencher os instrumentos de Autoavaliação, basta confirmar a inscrição respondendo a pergunta que será gerada após o relatório. Agora, é só começar.
As inscrições para o prêmio seguem até o dia 30/4. Para mais informações sobre o processo, inscrição e participação acesse o hotsite do prêmio: http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/, ou entre em contato com a equipe de Monitoramento através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..
Com o intuito de retomar os estudos para tornar a gestão da propriedade rural cada vez mais eficiente, no dia 17 de janeiro jovens produtores rurais voltaram à sala de aula para o primeiro encontro de 2019 do Programa de Sucessão Familiar Languiru, cujo conteúdo vem desenvolvendo o senso crítico de filhos de associados e de associados da Cooperativa Languiru.
Realizado na Associação dos Funcionários da Languiru, num primeiro momento o professor Martin Schulz reiterou ensinamentos que foram transmitidos no último ano sobre macro ambiente do agronegócio, economia, mercado e cooperativismo. O docente voltou a enfatizar aspectos gerenciais da avicultura, suinocultura e produção de leite. “A gestão financeira vai trazer um grande futuro para vocês”, destacou.
Schulz enalteceu o sistema cooperativista, a ponto de classificá-lo como “o melhor negócio do mundo”. Ressaltou que uma cooperativa detém tanto o capital intelectual como o capital físico enquanto organização e, nesse sentido, fez referência aos chineses, que vêm mostrando uma grande evolução em função da união de conceitos locais com a filosofia do cooperativismo. Ainda relembrou procedimentos para utilizar programa de gerenciamento de propriedades rurais, o qual já está à disposição dos estudantes do curso.
Momento de descontração
Além de revisar o conteúdo, na segunda etapa da aula os alunos participaram de atividades de integração. Foram organizadas competições de duplas de pênaltis na quadra de futsal e disputas individuais de bolão e ping-pong. No final da programação ainda foi servido almoço.
Já estão em andamento as pesquisas científicas financiadas pela parceria CNPq/Sescoop. No ano passado, as instituições estruturaram um edital no valor de R$ 2,7 milhões. No total, das 374 inscrições de pesquisadores, 41 foram selecionadas para trabalhar questões que envolvem o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no movimento cooperativista.
Dentre os projetos selecionados, três são da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop):
Para o diretor da Escoop, Mário De Conto, é uma grande satisfação ter projetos da Escoop aprovados. “Esses projetos ajudam a consolidar nosso núcleo de pesquisa, que atualmente tem pesquisas focadas em duas linhas, ligadas à Identidade Cooperativa e à Gestão e Governança em Cooperativas”.
Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, do qual o Sescoop faz parte, o cooperativismo, por reunir diferentes setores econômicos, representa um grande campo possibilidades para os pesquisadores. “Nós acreditamos que quanto mais as universidades e as cooperativas caminharem juntos, maior será o desenvolvimento para ambos os lados”, comenta o líder cooperativista.
Nobile ressalta, também, que é grande a expectativa do movimento cooperativista a respeito do andamento e dos avanços que essas pesquisas poderão trazer ao setor. “Temos a certeza de que o conhecimento gerado a partir do trabalho dos pesquisadores fortalecerá bastante a atuação das cooperativas e consolidará o diálogo entre a academia e a nossa base”, conclui o superintendente.
SAIBA MAIS
O edital elaborado pelo CNPQ/Sescoop contemplou 28 instituições de ensino e pesquisa. Os projetos têm duração de até dois anos e se enquadram nas seguintes linhas de pesquisa:
Linha 1: Impactos econômicos e sociais do cooperativismo (12 projetos)
Linha 2: Competitividade e inovação nas cooperativas (13 projetos)
Linha 3: Governança Cooperativa (10 projetos)
Linha 4: Cooperativismo e Cenário Jurídico (6 projetos)
EXTRATO
Quanto às áreas de atuação, os projetos se dividem da seguinte forma:
O Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, por meio da Comissão de Processo Seletivo, informa que as inscrições para o Processo Seletivo Complementar – Vestibular 2019 estarão abertas no período de 05 de fevereiro de 2019 a 14 de fevereiro de 2019, feitas unicamente pela internet (www.escoop.edu.br).
Do curso, período e vagas
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem como objetivo formar profissionais da área de ciências organizacionais, capazes de responder aos desafios da sociedade e cooperativas em contínua transformação, que possuam domínio da tecnologia de conhecimentos e de suas aplicações para atuar profissionalmente na área de tecnologia em cooperativismo.
O curso tem a duração de 1.620 horas, perfazendo um total de 108 créditos. O período de integralização do curso é de, no mínimo, dois anos e meio e de cinco anos, no máximo.
O Vestibular agendado destina-se ao preenchimento de vagas remanescentes do Vestibular Regular, sendo disponíveis 22 vagas, no período noturno, podendo haver atividades em locais diversos da sede da Faculdade, em horários diferentes daqueles ofertados no curso e que serão definidos na ocasião da oferta da atividade.
A cada duas semanas, a rotina da propriedade rural foi trocada pelo ambiente de uma sala de aula. Entre idas e vindas, experiências foram compartilhadas com aqueles que dividem o mesmo cotidiano. Foram oito meses de novos ensinamentos e de muita dedicação, com o propósito de contribuir, de forma mais efetiva, no projeto de expansão da Cooperativa Languiru.
No dia 23 de janeiro ocorreu a formatura do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas, tendo por local o Pavilhão Social da Associação dos Funcionários da Languiru. O orgulho era visível no rosto dos 46 formandos, considerando que foi a primeira turma a obter esta qualificação na história da cooperativa teutoniense. Esse sentimento também foi corroborado pelos 240 familiares que prestigiaram a cerimônia.
Tomada de decisões e envolvimento com a comunidade
O diretor de educação do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Antônio Raimundo dos Santos, enalteceu o momento do sistema cooperativista no país e classificou o curso como um “chamado” para melhorar o nível do cooperativismo local, regional e nacional. “Buscar informação é um investimento de grande retorno. Governança é zelar para que todos os integrantes estejam devidamente representados. Não podemos mais tomar decisões no ‘achismo’”, alertou.
O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias (FecoAgro), Paulo Pires, confessou estar “orgulhoso” em liderar a entidade ao ver o trabalho de uma cooperativa como a Languiru. “As cooperativas têm o compromisso de se envolverem com a comunidade e, por isso, temos que ter um quadro social preparado”, afirmou.
Valorização do cooperativismo
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, destacou a palavra “LANG” ao mencionar o nome da cooperativa, que significa longevidade em alemão, e comentou que a turma enaltece o cooperativismo ao buscar conhecimento e compreender a essência do sistema. “Em toda a minha vida, nunca imaginei que, um dia, pudesse entregar um certificado a um senhor de 80 anos. Se somarmos as idades, vamos ter centenas de anos de conhecimento com todos estes formandos”, filosofou, saudando o formando Lauro Schröer (80).
Futuro e transparência
O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, relembrou o desenvolvimento e implantação do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas, implementação de ferramentas, acompanhadas de devidas estruturações legais que permitem à Languiru aperfeiçoar o processo de profissionalização e modernização de sua gestão. “A cooperativa está sendo organizada para o futuro, de modo que esse trabalho fique como legado. Acreditamos num futuro promissor, seguindo os caminhos da transparência. Não existe sistema que represente tanto quanto o cooperativismo”, disse.
Organização e metodologia
O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas, voltado ao desenvolvimento da liderança cooperativa, foi uma capacitação gratuita oferecida pela Languiru, numa parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE). Foi destinada aos líderes de Núcleo, membros dos Conselhos Setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal e demais associados da Languiru. Teve o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades de membros de Conselhos, a fim de permitir a maior transparência e o fortalecimento dos princípios cooperativistas.
O curso foi dividido em módulos que debateram autogestão, cooperativismo, direito cooperativo, negociação e gestão de conflitos, estratégias de mercado, comunicação e liderança, gestão de projetos, gestão econômica e financeira, análise de investimentos e governança cooperativa. As aulas iniciaram no dia 13 de abril e se estenderam até o dia 08 de dezembro de 2018.