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Desafios e mudanças no cooperativismo reúnem dirigentes e gestores em seminário da SDR

Desafios e mudanças no cooperativismo reúnem dirigentes e gestores em seminário da SDR

Cerca de 150 dirigentes e gestores de cooperativas gaúchas participaram do Seminário Estadual de Cooperativismo promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), na quinta-feira (9), em Porto Alegre. Realizado com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS) na sede da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), em Porto Alegre, o seminário debateu questões como tributação, ato cooperativo e negócios e oportunidades, além de oferecer um painel com agentes financeiros apresentando linhas de crédito para cooperativas.

Na abertura do evento, o secretário Tarcisio Minetto destacou a importância de buscar capacitação em um cenário cada vez mais competitivo, que exige cada vez mais qualificação dos gestores e dirigentes. A dinâmica das mudanças foi o tema da palestra de abertura do seminário, com o Prof. Dado Schneider. Sob o tema “O mundo mudou. E as cooperativas?”, Schneider mesclou bom humor e inovação em sua palestra.

Nos minutos iniciais de sua apresentação, o professor provoca a plateia com sua palestra muda, chamando a atenção para frases de impacto e músicas atuais. Na sequência, Schneider mescla histórias pessoais e narra sua percepção sobre como o comportamento de gerações diante das mudanças, aceleradas atualmente pelo avanço tecnológico. Com mais de 30 anos de experiência em marketing e comunicação, Schneider falou aos cooperativistas fazendo alusão ao seu primeiro livro, “O mundo mudou... bem na minha vez!”. Para o professor, a base da mudança é a vontade de mudar, e o impulso da mudança deve partir de cada um.

Na sequência, o secretário da Fazenda do Estado, Luiz Antônio Bins, explanou sobre tributação no âmbito das cooperativas, abordando o Fundo Operação Empresa – Fundopem/RS, o Refaz Cooperativas e o Compensa RS. Bins ainda detalhou a estrutura da economia gaúcha e a importância das cooperativas. O painel teve continuidade com abordagem do diretor da Escoop, Prof. Dr. Mario de Conto, sobre o ato cooperativo. Por fim, o diretor superintendente da CCGL, Guillermo Dawson Júnior, abordou a mudança de cenário que atinge as cooperativas e contou sobre como a CCGL se preparou para este momento. O painel foi mediado pelo secretário Minetto.

O último painel da programação envolveu representantes dos agentes financeiros Badesul, Banrisul, Banco do Brasil, BRDE e Sicredi, que explanaram sobre linhas de crédito para cooperativas.

Além de cooperativados e servidores da SDR, acompanharam o seminário o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius; o presidente da Emater, Iberê Orsi; o presidente da Ceasa, Ernesto Teixeira; o deputado estadual Elton Weber, que representou a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) da Assembleia Legislativa; e o diretor do Departamento de Cooperativismo da SDR, Lino Hamann; entre outros.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SDR
Fórum do Conhecimento Unimed traz conferencista internacional para Lajeado e Santa Cruz do Sul

Fórum do Conhecimento Unimed traz conferencista internacional para Lajeado e Santa Cruz do Sul

Uma oportunidade para falar sobre inovação e resultados para empresas e equipes da região, com foco no ser humano e na potencialização das capacidades de todos por meio de novos hábitos. Este é o objetivo do Fórum do Conhecimento 2018: “Conexões que mudam o futuro”, iniciativa da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP) que terá edições em Santa Cruz do Sul e em Lajeado neste ano, ambas abertas para a toda comunidade. Um momento valioso, de atualização profissional e de networking com a presença de lideranças regionais, empresários e gestores, com foco na inovação, no futuro das organizações e na reprogramação mental. A palestra magna nos dois municípios será do conferencista internacional Kau Mascarenhas, nos dias 20 e 21 de agosto.

“Na era das conexões rápidas e da vida acelerada, parece impossível desligar, mas você pode fazer uma pausa nesse ritmo e descobrir maneiras mais saudáveis de se conectar com o mundo”, explica Mascarenhas. “Isso pode proporcionar melhores resultados nas mais diferentes áreas da sua vida. Pequenas mudanças podem criar bons hábitos e nos levar ao sucesso. E podem tornar nossos planos ou sonhos em realidade mais rápido do que podemos imaginar”, garante a atração principal do Fórum do Conhecimento Unimed 2018.

Com atuação de consultoria em grandes empresas do Brasil, Kau tem levado seus conhecimentos desde 2015 também para corporações dos Estados Unidos. Em solo nacional, já trabalhou em projetos para o Banco do Brasil, Gerdau, Tim, Xerox, Petrobrás e secretariais estaduais e municipais de saúde. Atualmente, é consultor de empresas, palestrante e coach.

Kau desenvolve palestras e treinamentos com a temática com desenvolvimento humano há mais de duas décadas. É sócio-diretor do Pro-Ser Instituto e utiliza os conceitos da Programação Neurolinguística (PNL), do coaching e da filosofia em suas intervenções. Recentemente, palestrou no TEDxRioVermelho, que teve como fio condutor as conexões.

Em Santa Cruz do Sul, o evento está marcado para o dia 20/8, segunda-feira, das 13h30 às 18h, no Auditório Central da Unisc. Em Lajeado, o Fórum do Conhecimento 2018 acontecerá no dia 21/8, terça-feira, no auditório da sede da Unimed VTRP, das 13h30 às 18 h. As inscrições são limitadas, e devem ser realizadas pelo site do evento, no endereço www.unimedvtrp.com.br/forumdoconhecimento.

POR QUE É PRECISO INOVAR NA REGIÃO?

Além da palestra principal, com Kau Mascarenhas, os dois eventos contarão com o “Painel do Conhecimento: Por que as empresas precisam da inovação”. Neste momento, os painelistas compartilharão cases, métodos e ferramentas, para praticar a inovação no ambiente corporativo e na sociedade dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Em Santa Cruz do Sul, esta fala será conduzida pelo pós-doutor e superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy. Em Lajeado, o coordenador do MBA em Gestão da Inovação da Unisinos, e fundador e CEO da Aceleradora de Startups Ventiur, Sandro Cortezia, compartilhará sua experiência com o público.

Em um cenário econômico e social que está mudando tão rapidamente, a inovação centrada no ser humano surge como uma alternativa viável, acessível para qualquer tamanho de empresa, e possível de ser colocada em prática, com diversos níveis de investimento. De acordo com a coordenadora de Relacionamento com Clientes da Unimed VTRP, Fabíola Borchardt, a proposta do Fórum do Conhecimento 2018 da Unimed VTRP é trazer ferramentas e exemplos de como as empresas e instituições dos vales podem usar a inovação como mola propulsora desta mudança de hábitos nas instituições.

“Estamos preparando uma programação intensa. Uma tarde com troca de informações e atualização de conhecimentos para empresários, empreendedores, representantes de RH e para a comunidade em geral. Um ambiente planejado especialmente para facilitar o networking entre todos estes públicos. E com nomes reconhecidos em suas áreas de atuação”, garante Fabíola.

CASES LOCAIS

Para reforçar as boas práticas locais, dois cases regionais de sucesso também compartilharão suas experiências com o público. Em Santa Cruz, a administradora especialista em Finanças e Marketing pela FGV, Aline Eggers, diretora administrativa da Fruki, falará sobre os desafios de inovar na prática no cenário do interior. Em Lajeado, esta fala será conduzida pelo administrador, MBA pela FDC e com formações executivas pela Amana Key, Jorge Hoelzel Neto, um dos responsáveis pela grande transformação na Mercur nos últimos 15 anos.

A programação completa e as inscrições para o Fórum do Conhecimento Unimed 2018 estão no site do evento, o www.unimedvtrp.com.br/forumdoconhecimento.

Fonte: Marketing da Unimed VTRP
 
Cresol Sicoper participa do X Encontro de Investigadores Latinoamericanos em Cooperativismo

Cresol Sicoper participa do X Encontro de Investigadores Latinoamericanos em Cooperativismo

Na semana de 01 a 05 de agosto, representantes de Cooperativas Singulares e da Central do Sistema Cresol Sicoper participaram do X Encontro de Investigadores Latinoamericanos en Cooperativismo, na Universidade Federal de Buenos Aires, cujo tema foi “As Cooperativas como construtoras de inclusão”. O encontro reuniu aproximadamente 200 participantes da América Latina, sendo que a comitiva de 36 participantes da Cresol foi coordenada pelos acadêmicos do MBA em Gestão de Cooperativas de Crédito, iniciada em 2017, o qual é uma parceria da Cresol Sicoper com a Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

A programação teve como objetivos oportunizar espaços diferenciados de aprendizagem, com experiências de gestão de cooperativas no contexto internacional e do Mercosul, e incentivar os acadêmicos à inovação e ao empreendedorismo. O evento contou com apresentações de estudos de forma simultânea, possibilitando aos acadêmicos a socialização de conhecimentos sobre o cooperativismo nos mais diversos âmbitos. A viagem também visou oportunizar o intercâmbio cultural e a integração universitária no âmbito da Rede Internacional de Universidades (RED, CIDIR e FEBAP) e promover a cooperação entre estudantes e professores das organizações envolvidas.

Airton Rodrigues da Silva, colaborador da Cresol Posto de Atendimento de Santa Rosa, foi um dos participantes do Encontro e, na oportunidade, apresentou sua pesquisa, sob o tema “Estudo sobre as organizações cooperativas do Noroeste Gaúcho, direcionado ao fortalecimento, sustentabilidade e inovação do cooperativismo e suas contribuições para o desenvolvimento regional”. Conforme Silva, aliar a prática à teoria, consultando o que está sendo investigado e estudado sobre o cooperativismo, enriquece o trabalho no dia a dia. “Conhecer outras experiências cooperativistas é bastante válido para fomentarmos esse modelo. Tivemos a honra de apresentar o trabalho que a Cresol vem realizando, despertando o interesse e mostrando que temos muito a contribuir com os demais países. Nosso desafio agora é dar continuidade a esse trabalho, levando, por exemplo, à próxima edição do evento mais colegas para partilhar dessa experiência”, enfatiza Silva.

Pedro Luís Büttenbender, professor do MBA, salienta que este evento científico multidisciplinar é reconhecido como um dos mais importantes no campo da pesquisa latinoamericana sobre cooperativas, qualificando os processos de formação, oportunizando a troca de experiências e o fortalecimento das práticas de gestão e desenvolvimento das instituições. “Ao longo das edições, os encontros de pesquisadores têm estimulado a reflexão sobre as questões de cooperação na região e promoveram a criação de um debate crítico sobre esforço cooperativo, estabelecendo relações de colaboração para a investigação e incentivando o fortalecimento das relações entre o âmbito de cooperação e campo acadêmico”, conclui Büttenbender. A organização do evento informou que a próxima edição deverá acontecer na Colômbia, em 2020.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cresol Sicoper
Consórcios e cooperativas de Crédito apresentam crescimento no Brasil

Consórcios e cooperativas de Crédito apresentam crescimento no Brasil

O Banco Central (BC) informou, nesta segunda-feira, que os consórcios e as cooperativas de crédito estão entre as modalidades que mais cresceram, em 2017, no Sistema Financeiro Nacional. Segundo o BC, a participação das cooperativas aumentou 15%, superando a taxa de 10% verificada em 2016.

Já os consórcios tiveram uma expansão de 7,7%. “Esse crescimento é consistente com a Agenda BC+ de apoio à concorrência no sistema financeiro através da sua segmentação e proporcionalidade, que levam ao alivio no custo para instituições menores, através de menor complexidade regulatória”, destacou o BC. De acordo com a autarquia, o número de cooperados cresceu 8%, alcançando a marca de 9,6 milhões, com destaque para o forte crescimento, de 19%, em pessoas jurídicas.

No fim do ano passado, havia quatro confederações, 35 centrais cooperativas, 967 cooperativas singulares e dois bancos cooperativos em atividade no País. Ainda nas cooperativas, a inadimplência diminuiu de 4% em dezembro de 2016 para 3,5% em dezembro de 2017. As captações cresceram aproximadamente 16%, compostas majoritariamente pelos depósitos dos cooperados, e o capital das cooperativas se mostrou suficiente para cumprir com folga as exigências mínimas estabelecidas pelas normas em vigor.

Em relação aos consórcios, a carteira de consorciados alcançou R$ 48,6 bilhões no ano passado. Em dezembro de 2017, havia 155 administradoras de consórcios, 18,1 mil grupos e 6,9 milhões de cotas de consorciados ativas. Mais da metade dos consorciados ativos (53%) se concentra em cinco estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul). A inadimplência em dezembro de 2017 recuou em relação ao ano anterior. O índice foi de 2,99%, com queda de 0,63 ponto percentual. Em imóveis, após uma redução observada em 2016, houve recuperação, com aumento de cotas vendidas, consorciados ativos e contemplações.

Foram comercializadas 276,9 mil cotas (alta de 20,2%), com o número de cotas ativas alcançando 851,1 mil (+6,6%), tendo sido contemplados 73,1 mil créditos (+4,3%). Também se manteve crescente o consórcio de automóveis, que respondeu por praticamente metade do sistema, tanto em relação ao número de consorciados ativos, quanto de cotas vendidas. A quantidade de contemplações alcançou 566,9 mil créditos, com alta de 6,7%. Os números foram divulgados pelo BC em dois relatórios: o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e o Panorama do Sistema de Consórcio.

 
Fonte: Jornal do Comércio

Inscreva as ações de sua cooperativa no Prêmio Ocergs de Cooperativismo

Para nós, que estamos inseridos no universo cooperativista, é bastante clara a relevância dos serviços que prestamos para os associados e para a comunidade. E para valorizar cada vez mais o que fazemos diariamente e ampliar a divulgação dessas boas práticas, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 vai reconhecer em novembro as melhores ações do ano em quatro categorias:

  1. INTERCOOPERAÇÃO– Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância.
  2. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA– Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.
  3. RESPONSABILIDADE SOCIAL– Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.
  4. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL– Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade ambiental.

Os prêmios serão concedidos dentro da programação do 18° Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que ocorrerá entre os dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves. Também será entregue o troféu Padre Theodor Amstad 2018 àquele que prestou serviços relevantes ao cooperativismo gaúcho, segundo a Ocergs.

As inscrições estão abertas até as 18h do dia 3 de setembro, e o regulamento pode ser lido aqui. Para mais informações sobre o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 e o troféu Padre Theodor Amstad 2018 envie e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Permitir-se ser reconhecido e servir de exemplo em ações que podem inspirar outras cooperativas também é intercooperação. Inscreva sua cooperativa! Participe!

REGULAMENTO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Campanha Dia dos Pais do Sicredi mostra como cooperação proporciona momentos especiais

Campanha Dia dos Pais do Sicredi mostra como cooperação proporciona momentos especiais

Para comemorar o Dia dos Pais, celebrado este ano em 12 de agosto, o Sicredi – instituição financeira cooperativa que conta com mais de 3,8 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – lança o terceiro filme da sua campanha Institucional em 2018. Por meio de uma abordagem que valoriza a diversidade e a inclusão nas famílias, “Juntos para transformar gestos em carinho” conta a história de um pai deficiente auditivo, que é surpreendido pela filha e seus colegas de escola na apresentação de Dia dos Pais.

“Emocionante e sensível, o filme e os demais materiais publicitários foram desenvolvidos com base no conceito principal do Sicredi, o de ‘Fazer juntos’, salientando que a cooperação tem o poder de transformar uma situação comum em extraordinária. A ideia é mostrar o cooperativismo presente no dia a dia das pessoas e como pequenos gestos podem fazer a diferença”, explica Ana Paula Cossermelli, superintendente de Comunicação, Marketing e Canais do Banco Cooperativo Sicredi.

Campanha Institucional A campanha do Sicredi tem o tema “Fazer Juntos”, ressaltando a cooperação entre as pessoas como ponto crucial para a evolução humana, o que inclui a geração de renda e desenvolvimento socioeconômico da comunidade. Composta por quatro vídeos principais que se conectam, formando uma única grande história, ela traz personagens que são moradores de uma mesma vizinhança e interagem uns com os outros dentro de situações do cotidiano que condizem com a data de lançamento de cada vídeo. Nos primeiros vídeos, as homenagens foram ao Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Agora, é a vez do filme do Dia dos Pais, que pode ser visto no canal do Sicredi no YouTube AQUI Com alcance nacional, a campanha institucional se estende às revistas que circulam nas áreas de atuação do Sicredi e inclui mídia de massa (spots, anúncios e mídia exterior), ativação por meio de canais digitais (Facebook, YouTube e site do Sicredi) e ações trabalhadas para o público interno.

Escoop recebe comitiva da Cotricampo

Escoop recebe comitiva da Cotricampo

Na manhã dessa quinta-feira, dia 2, a diretoria e conselheiros da Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo (Cotricampo)  visitaram o Centro de Formação Profissional Cooperativista, em Porto Alegre. Na ocasião, o diretor-geral da Escoop, Mario De Conto, recepcionou os convidados e expôs as novas diretrizes da instituição. Na sequência, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, discorreu sobre como a Cotricampo esteve presente com a evolução da história do próprio cooperativismo. “Quando uma flor nasce, ela só se abre quando está madura. Essa é a Cotricampo, uma flor aberta. Eu fico feliz com essa nova fase de crescimento”, afirmou Perius, convidando a Cooperativa a participar do Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que ocorrerá em novembro deste ano.

O presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, acompanhado do secretário Ricardo Correa Chassot e de representantes dos Conselhos de Administração e Fiscal, explanou rapidamente sobre o case de sucesso sobre farinha branqueadora e outros projetos inovadores, como a rastreabilidade do trigo branqueador, que valoriza o produto em 15 a 20% ao produtor.

A Cotricampo comemorou em 2017 o jubileu de ouro. Nesses 50 anos de atuação na região Noroeste do Rio Grande do Sul, a Cooperativa evoluiu para uma estratégia de desenvolvimento, oferecendo ao produtor rural, mecanismos de suporte técnico na aplicação de medidas para melhorar o desempenho da propriedade e fundamentou-se como agente transformador na sociedade onde atua.

Lançada Diretriz de Atuação do Sescoop

Lançada Diretriz de Atuação do Sescoop

Cooperativas fortes, com resultados sociais e econômicos cada vez maiores e fazendo sua parte para transformar a realidade das cidades brasileiras. Esse é o cenário positivo pelo qual o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) tem trabalhado desde que surgiu, há 20 anos.

E, para marcar essas duas décadas de trabalho e, ainda, visando contribuir com o desenvolvimento sustentável do movimento cooperativista brasileiro, foi lançada hoje a Diretriz de Atuação do Sescoop, durante evento realizado nesta terça-feira (31/7), em Brasília, e que contou com a participação de representantes das organizações estaduais do Sistema OCB, composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), pela Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e, claro, pelo Sescoop. Os gerentes de Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento, Hélio Loureiro de Oliveira, José Zigomar Vieira dos Santos e José Máximo Daronco, respectivamente,  acompanhados de alguns analistas, representaram o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

Durante a abertura do evento, o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, fez questão de destacar que o Sescoop foi criado há duas décadas para acompanhar de perto as cooperativas brasileiras e, com isso, oferecer soluções para a sustentabilidade do negócio. “Isso faz parte da missão do Sescoop: promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento das cooperativas brasileiras”, reforça Nobile.

Além disso, segundo ele, a Diretriz de Atuação representa um marco na história do movimento cooperativista brasileiro. “O cooperativismo é feito por pessoas e para pessoas, por isso, a padronização dos processos é importante na busca de respostas adequadas diante da diversidade de todo o país”, avalia.

COMO VAI FUNCIONAR

O documento lançado nesta terça-feira, pretende oferecer uma linha orientadora para a atuação de todas as unidades estaduais do Sescoop, considerando o contexto atual e a visão de futuro do cooperativismo brasileiro, de modo a potencializar os resultados em benefício dos cooperados e seus familiares e empregados.

“Nossa intenção é consolidar e evidenciar as ações realizadas pelo Sescoop, focadas nas cooperativas, de modo consistente e coerente com uma política nacional, de acordo com os pressupostos legais, regimentais e doutrinários. Para isso, foi necessário construir uma linha-mestra que norteie a atuação das unidades estaduais, respeitando as particularidades regionais”, explica a gerente geral do Sescoop, Karla Oliveira.

Segundo ela, o modelo de atuação preconizado pela diretriz considera o desenvolvimento das pessoas, por meio da redução das lacunas de competências necessárias ao desenvolvimento das cooperativas, conforme necessidades identificadas por meio dos diagnósticos. “Assim, nosso trabalho é um ciclo virtuoso que gera mais e mais valor. Esse processo trará soluções que fazem sentido para cada cooperativa e, assim, gerará impactos positivos nos resultados”, frisa Karla.

Ela explicou, ainda, que a Diretriz de Atuação do Sescoop trabalha com base em quatro eixos de atuação:

Identidade: ajuda as cooperativas a se adequarem à legislação cooperativista, a se manterem fieis ao estatuto e a garantirem a integridade dos valores cooperativistas no dia-a-dia do negócio.

Governança: oferece um modelo de governança e liderança estratégicas baseado nos princípios cooperativistas de tomada de decisão coletiva.

Gestão: possibilita a implementação e o aperfeiçoamento de processos de gestão, com base em modelo de excelência.

Desempenho: monitora o resultado da cooperativa para que seja possível adotar medidas para a melhoria do desempenho global do negócio.

PARTICIPAÇÃO

“Temos uma grande expectativa com relação aos desdobramentos dessa Diretriz de Atuação, por isso, pedimos que todos se envolvam, afinal, o trabalho depende do empenho de todos, como Sistema. Por isso, a dedicação de cada um de nós será essencial na hora de colocar tudo isso em prática. As pessoas são o início, o meio e o fim de todo o nosso processo. Venha com a gente, e nos ajude a desenvolver as cooperativas e o cooperativismo no Brasil”, conclui Renato Nobile.

EFETIVIDADE

“A diretriz dá um Norte, ao mesmo tempo que mantém a individualidade cada região, de cada estado, aquilo que cada um já construiu, baseado nas suas realidades e necessidades. O fato de termos um pensamento sistêmico melhora a coleta de dados e nos permite mais segurança na hora de nos expormos aos órgãos consultores e fiscalizadores.” Élvio Silveira, coordenador de Formação Profissional e do Monitoramento do Sescoop/SC.

Fonte: Sistema OCB
 
Languiru implanta Manual de Transparência, Ética e Conduta

Languiru implanta Manual de Transparência, Ética e Conduta

Um guia dos princípios, responsabilidades e valores compartilhados por todas as pessoas que fazem a Cooperativa Languiru. Esse é o principal propósito do Manual de Transparência, Ética e Conduta da Cooperativa Languiru (MTEC). A construção do documento se deu ao longo dos últimos meses, elaboração desenvolvida a partir da constituição de comitê multidisciplinar composto por funcionários e consultores da Languiru e, posteriormente, aprovado pelo Conselho de Administração em reunião realizada no início do último mês de abril, passando a vigorar 90 dias após sua aprovação.

O MTEC é um dos desdobramentos do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas, que está sendo desenvolvido pela Languiru desde junho de 2017. Trata-se da implementação de ferramentas, acompanhadas de devidas estruturações legais que permitem à Languiru aperfeiçoar o processo de profissionalização e modernização de sua gestão. Possibilitará regras mais transparentes para todos os envolvidos com a Cooperativa.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, destaca que todo esse processo, que ainda foca a preparação das futuras lideranças, tanto na sucessão familiar das propriedades dos associados como na gestão administrativa da Cooperativa, culmina com a reforma do estatuto, a implantação do Manual de Transparência, Ética e Conduta, o desenvolvimento de políticas de gestão e a elaboração e atualização de regimentos internos, que auxiliarão na adaptação de uma nova realidade. “Esse Manual abrange todas as pessoas que se relacionam com a Languiru, como empregados, funcionários, associados, conselheiros, colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e clientes, parceiros e a sociedade em geral, permitindo que conheçam as premissas que guiam os negócios da Cooperativa, cujas decisões são permeadas da forma mais correta, transparente e ética possíveis. Todo seu processo de construção e conteúdo está alicerçado nos princípios do cooperativismo, na expectativa de que a Languiru siga mantendo sua notável e ilibada reputação. Essas premissas de conduta contribuem para um comportamento social e corporativo mais saudável, honesto e ético”, explica Bayer.

Conteúdo do Manual

O conteúdo do MTEC foi detalhado pela advogada da Languiru, Renata Ribeiro Madalosso Rosa, e pelo advogado e consultor da Cooperativa, Lucas Martins Dias, em reunião com a diretoria política e executiva, gerência executiva e de negócio e coordenação setorial, realizada no mês de julho.

As diretrizes gerais do documento estão alicerçadas na Filosofia da Languiru, reproduzindo os princípios e valores que norteiam as atividades desenvolvidas pela Cooperativa ao longo de toda sua história e que, a partir deste Manual, passam a ser ferramenta integrante e formal da estrutura corporativa. O conteúdo está dividido em diferentes padrões de comportamento exigíveis pela Languiru, para todas as pessoas que se relacionam com a Cooperativa. Significa dizer que, desde os funcionários, passando pelos associados e fornecedores, todos poderão consultar no documento quais condutas a Cooperativa preza como corretas e incorretas no seu dia a dia.

Conforme Renata e Dias, a partir desse documento serão criados procedimentos de condutas, com o desenvolvimento e implantação das políticas de gestão. “Serão organizadas reuniões internas pelo setor de Recursos Humanos, reuniões de coordenadores setoriais, além de treinamentos e, inclusive, divulgação do Manual junto aos contratos com terceiros. O material detalha a conduta que a Languira exige de todos, onde o respeito está acima de tudo”, explica Renata. “As normas também seguem o que prevê a legislação, como é o caso do item que trata do trabalho escravo e/ou infantil, e o que também já está apregoado no Estatuto Social da Cooperativa, como é o caso de pretensões a cargo eletivo político. Todos os itens devem possuir comunicação entre si, num Manual com a concatenação de princípios morais e de valores já estabelecidos”, acrescenta Dias.

Além de impresso, o MTEC, assim como o Estatuto Social e a Filosofia da Languiru, estão disponíveis no site da Cooperativa (www.languiru.com.br).

Canal de denúncias

Outra ação decorrente do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas é o novo Canal de Denúncia e Sugestões disponibilizado pela Languiru. Em caso de identificação de práticas potencialmente ofensivas aos termos do Manual de Transparência, Ética e Conduta e/ou à legislação nacional e internacional em vigor, a Cooperativa orienta a encaminhar tais denúncias por meio dessa ferramenta, que está disponível no site www.contatoseguro.com.br/cooplanguiru.

“A Languiru estimula seus funcionários, colaboradores, associados, administradores, conselheiros, consultores, assessores, clientes, fornecedores, prestadores de serviços e parceiros a denunciar quaisquer práticas que possam, eventualmente, violar os termos do Manual de Transparência, Ética e Conduta, assim como possam afrontar à legislação nacional e/ou de países estrangeiros, com os quais a Languiru possa, eventualmente, ter relações empresariais. Nesse sentido o principal aliado no processo é o Canal de Denúncia e Sugestões”, explicam os advogados.

“Assim como órgãos públicos mantêm o ‘disque-denúncia’, este canal também visa ser mais um meio de fiscalização direta para a comunidade, auxiliando a prevenir ou coibir situações erradas antes que causem prejuízos ou dificuldades à Cooperativa”, justifica o presidente da Languiru.

A ferramenta é administrada por uma empresa terceirizada e independente, a Contato Seguro, cuja prestação do serviço garante o registro e o sigilo das informações. “As denúncias são encaminhadas a um comitê, que fará a investigação de determinadas situações, definindo o posicionamento da Languiru diante do exposto. Denúncias relacionadas ao associado serão direcionadas ao Conselho de Administração, único com a competência de lidar com situações relacionadas ao quadro social”, frisa Renata.

A página do Contato Seguro, além de denúncias, também oferece espaço para sugestões, esclarecimento de dúvidas e download do Manual de Transparência, Ética e Conduta (Código de Conduta), bem como consulta às respostas dos encaminhamentos realizados, que requerem o preenchimento de formulários padrões para cada serviço. No site também há o detalhamento de como funciona o canal, aspectos legais tomando por base a Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013 (“Lei Anticorrupção” ou “Lei da Empresa Limpa”), a segurança para denúncia (anonimato e sigilo), canal de ouvidoria e as vantagens desse processo de profissionalização.

Importante ressaltar que esse canal não é destinado para esclarecimento de dúvidas, reclamações, sugestões ou críticas relacionadas aos produtos e serviços fornecidos. Nesses casos, os usuários devem seguir contatando o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo número 0800-51-5453 ou Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., também disponíveis na aba Fale Conosco do site da Cooperativa.

“A Languiru tem, na sua essência, os valores cooperativos, que permeiam todas as relações com seus diferentes públicos. Esse é o ponto principal da existência da Languiru, e estamos comprometidos a seguir desenvolvendo essas relações sob os princípios do cooperativismo, aliados a padrões de conduta permeados pela legalidade, transparência, honestidade, comprometimento, gestão de resultados com responsabilidade social, ética e respeito”, conclui o presidente Bayer.

A partir da implantação desse Canal de Denúncia, a Languiru procede com a investigação de forma isonômica, independente, cautelosa, imparcial, responsável e justa, assim como, uma vez confirmados tais atos objeto da denúncia, procede toda e qualquer medida legal/disciplinar cabível para coibi-los.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru
         
Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade 2018 abre inscrições

Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade 2018 abre inscrições

O Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação Empreendedorismo e Sustentabilidade – Cities 2018, que neste ano acontece entre os dias 27 e 30 de agosto, está com inscrições abertas para os interessados em prestigiar as palestras, mostras e discussões que serão proporcionadas pelo evento. A primeira edição, que aconteceu em 2017, reuniu cerca de 5 mil participantes em dois dias, com mais de 91 palestrantes e 85 exposições. Neste ano, o Congresso acontece em quatro dias, com mais tempo para um número maior de atividades e palestras para o público.

Especialistas em tecnologia, professores de universidades, personalidades da área da inovação e empresários donos de cases de sucesso fazem parte da programação de palestras, que terá nomes nacionais e internacionais. Entre os destaques estão o representante do aplicativo Tinder na América Latina, Andrea Iorio, o presidente do CNPQ, Mario Neto Borges e palestrantes convidados da escola de negócios HSM Educação Executiva e da Syngularity University, dos Estados Unidos.

Os assuntos abordados neste ano em relação à tecnologia são o que há de mais novo na informática e soluções avançadas para vários segmentos, como saúde, finanças, logística e outros. Já na área do empreendedorismo, será feita a 17ª Rodada de Negócios do Sebrae, já conhecida no meio empresarial de Uberlândia e região, e neste ano, com três abordagens: negociações de base tradicional, digital (startups) e internacional, além de um giro de negócios realizado pela Universidade Federal de Uberlândia, com representantes de embaixadas de mais de 15 países.

Quanto à inovação, acontecerão mostras com cerca de 65 projetos de Uberlândia e região, e também encontros entre empresários e representantes da indústria de todo o Brasil. E por fim, painéis sobre gestão de recursos hídricos e energias renováveis e criação de redes sustentáveis formam o grupo de atividades relacionadas ao tema sustentabilidade.

O Cities 2018 acontecerá em duas arenas: a Exponencial e a Mercado, ambas no salão de eventos Casa Garcia, que fica no bairro Granja Marileusa. A programação completa e também informações sobre inscrições podem ser conferidas no site www.citiesbrasil.com.

Sobre o Cities

O Cities é o Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade, considerado um dos principais eventos de assuntos tech do País, com dezenas de atividades, exposições, workshops e palestras de experts, intelectuais e especialistas em assuntos afins ao empreendedorismo, inovação e tecnologia. O evento, que acontece uma vez por ano, é uma realização da FIEMG, Grupo Algar, Sebrae, Universidade Federal de Uberlândia-UFU, Faculdade UNA / HSM e Prefeitura de Uberlândia, em parceria com órgãos e organizações de gestão pública e fomento do desenvolvimento da pesquisa.

Fonte: Ares Comunicação & Marketing
Unijuí Campus Santa Rosa forma primeira turma de Gestão de Cooperativas

Unijuí Campus Santa Rosa forma primeira turma de Gestão de Cooperativas

A Unijuí iniciou sua trajetória de cursos superiores em cooperativismo na década de 1980, qualificando e diferenciando a instituição com programas de formação cooperativista. O último sábado, dia 28 de julho, ficou marcado na história da universidade, especialmente para o Campus Santa Rosa, pois ocorreu a formatura da primeira turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas.

A formatura aconteceu no Auditório Central do Campus Santa Rosa e contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Frederico Perius e demais lideranças cooperativistas da região.

A proposta do curso visa à formação de profissionais com visão empreendedora, com sólida formação conceitual e capacidade crítico-reflexiva, com competências tecnológicas, postura ética, cidadã e sustentável, capaz de implementar os processos de gestão e potencializar o desenvolvimento da região.

De acordo com o pró-reitor do Campus Santa Rosa, professor Ariosto Sparemberger, a Unijuí também é destaque na formação da área do cooperativismo. “Com a formatura da primeira turma, as cooperativas da região que foram parceiras, recebem profissionais aptos e preparados para contribuir com a melhoria da gestão do sistema”, afirma Sparemberger.

A Unijuí está organizando um conjunto de ações, com boas perspectivas para a região poder contar com novas possibilidades de formação na área do sistema cooperativista para o ano de 2019.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unijuí
Sescoop/RS realiza reuniões devolutivas do Programa de Autogestão

Sescoop/RS realiza reuniões devolutivas do Programa de Autogestão

Durante o mês de julho, o setor de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou mais uma fase de reuniões devolutivas do Programa de Autogestão, com visitas técnicas às cooperativas participantes. O superintendente técnico-operacional, Gerson Lauermann, e o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, acompanhados dos  técnicos do Sistema, participaram dos encontros, que aconteceram nas cooperativas Camal, Cotrisul, Cotrisel, Piá, Cotrifred, Cotricampo, Comtul, Cotrimaio, Cotrisal, Coagril, Cotapel, Coagrisol, Cotriel, Cotrisoja, Camnpal, Cotrijuc e Cotribá.

Nas visitas, foi ressaltado que a ferramenta de autogestão das cooperativas agropecuárias é de fundamental importância para a boa gestão das cooperativas, e que seus benefícios econômicos e financeiros para o sistema serão evidenciados com clareza e transparência. O programa, implementado no RS desde março de 2015, possibilita que a boa governança contribua para a aplicação da autogestão e tem por finalidades ampliar a transparência da administração da sociedade cooperativa; facilitar o desenvolvimento e a competitividade das cooperativas; contribuir para a sustentabilidade e perenidade do modelo cooperativista; praticar a autogestão como forma de aprimorar a participação do cooperado no processo decisório; obter melhores resultados econômico-financeiros; incentivar a inovação e proporcionar a melhoria da qualidade dos serviços ao quadro social; e aplicar a responsabilidade social como integração da cooperativa com a sociedade civil.

Segundo o superintendente técnico-operacional do Sescoop/RS, Gerson Lauermann,

“as reuniões devolutivas são uma das etapas do processo de monitoramento e acompanhamento das cooperativas, dentro do programa de Autogestão. O objetivo é apresentar a avaliação econômica e financeira do desempenho das cooperativas participantes. É momento de importância ímpar, onde a cooperativa tem seu desempenho analisado e comparado com cenários elaborados para este fim. Os compromissos do programa são benchmarking, melhoria contínua e transparência da gestão”. E completa: "Essa é uma fase de construção e crescimento da gestão para as cooperativas e uma forma de melhorar a aplicação de recursos do Sescoop/RS na formação e qualificação das pessoas que desenvolvem o cooperativismo".

Sistema Ocergs-Sescoop/RS realiza visita técnica à Ocepar

Sistema Ocergs-Sescoop/RS realiza visita técnica à Ocepar

A equipe de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR recebeu, nesta segunda e terça-feira (23 e 24/07), em Curitiba, um grupo de profissionais do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, que esteve no Paraná em visita técnica, com o propósito de conhecer as ações realizadas pela unidade paranaense nas áreas de formação profissional, autogestão, jurídica, administrativa e planejamento e controle. A recepção inicial foi feita pelo superintendente, Leonardo Boesche, e pala gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emília Pereira Lima. Estiveram em pauta a atuação conjunta das áreas afins, o Plano Estratégico de Desenvolvimento Cooperativo (PEDC), a operacionalização do Programa Jovem Aprendiz Cooperativo, os procedimentos adotados na realização dos eventos, desde a aprovação do projeto até o pagamento ao instrutor, envolvendo também o fluxo administrativo e financeiro e o papel da auditoria nos processos, além da participação da assessoria jurídica nas questões internas.

Integrantes – Entre os integrantes do grupo estavam o superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs/Sescoop-RS, Gerson José Lauermann, o gerente de Monitoramento, José Máximo Daronco, o gerente de Formação Profissional, Hélio Loureiro de Oliveira, o gerente de Promoção Social, José Zigomar Vieira dos Santos, e a assessora jurídica, Adriana Frainer Machado, e a contadora, Luciana Futuro. As informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Sescoop/PR foram repassadas pela gerente de Desenvolvimento Cooperativo, Maria Emília Pereira, pelos coordenadores de Desenvolvimento Cooperativo, João Gogola, Humberto César Bridi e Leandro Macioski, pelo gerente administrativo, José Ronkoski, pela área de Planejamento e Controle, representados por Marcelo Martins e Tadeu Duda, e pela assessora jurídica, Daniely Andressa da Silva.

Cotrijal realiza 12ª edição do Seminário de Líderes Mirins

Cotrijal realiza 12ª edição do Seminário de Líderes Mirins

Com o entusiasmo e o dinamismo de 32 crianças e adolescentes, a Cotrijal realizou a 12ª edição do Seminário de Líderes Mirins, nesta quarta-feira (25), na sede da AFC, em Não-Me-Toque/RS.

Buscando fortalecer o espírito de liderança entre os filhos de associados, as professoras Ardala de Lima e Solange Fries realizaram dinâmicas e atividades para estimular a visão cooperativista. Os líderes mirins têm idade entre 5 e 15 anos e foram eleitos durante as reuniões de núcleo realizadas no início deste ano - representando os 15 núcleos da Cotrijal.

Participaram da abertura o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, o vice-presidente, Enio Schroeder, e os conselheiros Odair Nienow e Roveni Lúcia Doneda. "Este é um dos eventos mais importantes que organizamos durante o ano, pois estamos plantando uma semente para colher cooperação e liderança. Muitos destes jovens serão líderes e conselheiros no futuro, talvez até membros da direção", enfatizou Nei César Mânica, destacando que o seminário é uma das atividades realizadas pela cooperativa visando a atenção integral à família associada.

O trabalho com os filhos dos associados iniciou em 2001 e conta com a coordenação da Unidade de Desenvolvimento Cooperativista (Decoop), comandada pela gerente Leila Mertins. O trabalho específico com os líderes mirins iniciou em 2007.

Enio Schroeder destaca a importância da continuidade destas ações, pois líderes que foram mirins hoje já ocupam cargos nos conselhos e liderança dos núcleos. "A razão de existir da Cotrijal são seus associados e famílias. Com este programa, estamos estimulando nas novas gerações a paixão pelo ofício dos pais e pelo cooperativismo. Brincando, eles entendem a importância da cooperação", conclui o vice-presidente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Inscrições para o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 estão abertas

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 tem por objetivo reconhecer e divulgar as cooperativas do Rio Grande do Sul que prestam serviços relevantes aos seus associados e à comunidade em geral, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Em sua terceira edição, o Prêmio Ocergs de Cooperativismo segue com inscrições abertas até as 18h do dia 3 de setembro.

São quatro categorias distintas e cada cooperativa deve se inscrever em apenas uma delas:

  1. INTERCOOPERAÇÃO– Consiste na adoção de práticas por parte da cooperativa que possibilite a cooperação com outras cooperativas de maneira que se obtenham resultados sociais e econômicos de significativa relevância.
  2. INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CULTURA, GESTÃO OU TECNOLOGIA– Consiste na adoção de estratégias inovadoras que permitam o desenvolvimento do cooperativismo nas áreas da educação, cultura, gestão ou tecnologia.

3. RESPONSABILIDADE SOCIAL – Consiste na adoção de práticas que beneficiem a sociedade.

4. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL– Consiste na adoção de práticas voltadas à sustentabilidade ambiental.

Podem participar da premiação as cooperativas registradas e que estão regulares junto ao Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), bem como as cooperativas escolares, observadas as exigências contidas no regulamento disponível no site www.ocergs.coop.br (clique aqui).

Outro destaque do Prêmio fica por conta do Troféu Padre Theodor Amstad 2018, que será concedido à personalidade que prestou serviços relevantes ao cooperativismo gaúcho. Homenageando o padre Theodor Amstad, responsável pela fundação da primeira cooperativa de Crédito no Brasil (a Sicredi Pioneira RS de Nova Petrópolis), o troféu será entregue à pessoa física escolhida pela Diretoria da Ocergs.

O Prêmio Ocergs de Cooperativismo e o Troféu Padre Theodor Amstad são concedidos sempre nos anos pares. Neste ano, os prêmios serão concedidos dentro da programação do 18° Seminário Gaúcho do Cooperativismo, que ocorrerá entre os dias 8 e 9 de novembro, no Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves.

Para mais informações sobre o Prêmio Ocergs de Cooperativismo 2018 e o troféu Padre Theodor Amstad 2018 envie e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

REGULAMENTO

 
SDR e Sescoop/RS promovem Seminário Estadual de Cooperativismo

SDR e Sescoop/RS promovem Seminário Estadual de Cooperativismo

A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS), promove no dia 9 de agosto o Seminário Estadual de Cooperativismo, na sede da Escoop (Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo), em Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas aqui.

Destinado a gestores e dirigentes de cooperativas, o evento terá palestra magna do professor de marketing e comunicação, Dado Schneider, sobre o tema 'O mundo mudou. E as cooperativas?', em alusão ao seu primeiro livro, “O mundo mudou... bem na minha vez!”. Schneider avalia que pela primeira vez na história da humanidade “há um volume brutal de conhecimento, que é repassado, com intensa velocidade, da geração mais nova para a mais velha”.

O Seminário ainda terá palestras sobre Ato Cooperativo, com o diretor da Escoop, Mario De Conto; negócios e oportunidades, com o diretor superintendente da cooperativa CCGL, Guillermo Dawson Júnior; e tributação, com o secretário da Fazenda do RS, Luiz Antônio Bins.

Programação:

13h - Credenciamento 13h30 - Abertura 14h - Palestra magna: 'O mundo mudou. E as cooperativas?', com Dado Schneider 15h30 - Coffee break 16h - Talk show Ato Cooperativo, com o Mario de Conto, coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão na Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop Negócios e oportunidades, com Guillermo Dawson Júnior, diretor superintendente da CCGL Tributação, com o secretário da Fazenda do RS, Luiz Antônio Bins 17h30 - Encerramento

Inscrições AQUI

Fonte: Ascom SDR/RS

Sicredi conquista 2º lugar no ranking ‘Finanças Mais 2018’

Pela segunda vez consecutiva, o Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,8 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal –, por meio de seu Banco Cooperativo Sicredi, foi ranqueado pelo anuário “Estadão Finanças Mais Broadcast+”, na categoria “Bancos – Financiamento”. Entre os indicadores destacados pelo ranking, estão o total de ativos que, no caso do Banco Cooperativo Sicredi, em dezembro de 2017, chegou a R$ 41,2 bilhões; patrimônio líquido, que atingiu R$ 1,2 bilhão no período; e total de crédito, de R$ 19,7 bilhões. Também são apontados na lista classificatória os indicadores de receita de serviços, receita de crédito, liderança de mercado, liquidez imediata, custo operacional, capitalização e geração de rendas, entre outros.

Em parceria com a agência classificadora de risco de crédito Austin Rating, o ranking “Estadão Finanças Mais Broadcast+” é publicado pelo jornal “O Estado de S. Paulo” e apresenta uma radiografia das instituições líderes do setor financeiro no País, com base na análise das demonstrações contábeis publicadas em seus respectivos balanços em 2017. A entrega do prêmio ao Sicredi, assim como demais vencedores nas demais categorias da premiação, aconteceu em cerimônia realizada na capital paulista, em 17 de julho. No dia do evento, Cidmar Stoffel, diretor executivo de Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi, representou a instituição financeira cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi
Sicredi recebe o Athena Award na Conferência do Woccu 2018

Sicredi recebe o Athena Award na Conferência do Woccu 2018

No seu terceiro dia, em 17 de julho, a Conferência do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu, na sigla em inglês), em Singapura, concedeu ao Sicredi outro importante reconhecimento internacional: o Athena Award 2018. Inspirada pela deusa da mitologia grega que representa força, coragem e sabedoria, a premiação é conferida às instituições financeiras ou executivos e executivas que contribuíram para o desenvolvimento de lideranças femininas no cooperativismo de Crédito.

Para o presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Conselho do Woccu, Manfred Dasenbrock, este prêmio é um mais um notável reconhecimento ao trabalho de inclusão feminina realizado pelas cooperativas de Crédito filiadas ao Sicredi, que implementaram a primeira Sister Society brasileira – grupo de mulheres líderes engajadas com a causa feminina e o cooperativismo de Crédito. "Queremos as mulheres ainda mais atuantes em nossas 116 cooperativas de Crédito, participando ativamente dos comitês e diretorias, fazendo juntos a diferença", destacou Dasenbrock.

Durante a programação do dia, integrantes do Sicredi também participaram do Fórum do Futuro, encontro que tem como objetivo destacar as tendências do cooperativismo de Crédito. Os principais tópicos debatidos pelos participantes foram a cibersegurança, Fintechs, Blockchain e InsurTech. Entre os representantes do Sicredi, estiveram: Arnaldo Martim Zalewski, presidente da Cooperativa Sicredi Planalto Gaúcho RS/SC; Luiz Hoflinger, presidente da Cooperativa Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ; Márcio Port, vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste; Sadi Bento Rigotti, presidente da Cooperativa Sicredi Ibiraiaras RS; e Wellington Ferreira, presidente da Cooperativa Sicredi União PR/SP.

Ainda na terça-feira (17/7), o CEO da Asia Brasil Agro Aliance, Marcos Jank, em jantar promovido pelo Sicredi e a convite da instituição financeira cooperativa, palestrou sobre o potencial do cooperativismo de Crédito diante do contínuo crescimento econômico de países asiáticos. “Essa região tem importado muitos produtos da indústria agrícola do Brasil e tem potencial para comprar ainda mais, principalmente açúcar, etanol e carne", apontou.

O World Council of Credit Unions (Woccu) é a associação comercial e agência de desenvolvimento para as cooperativas de Crédito em todo o mundo. A entidade oferece programas para fomentar o cooperativismo de Crédito entre os parceiros, como o desenvolvimento de redes integradas de negócios, apoio às comunidades em risco, além de promover a reforma legislativa e o desenvolvimento do sistema regulatório. Além disso, o Woccu também atua para promover o desenvolvimento sustentável das cooperativas do ramo por meio de programas de assistência técnica a fim de fortalecer o seu desempenho financeiro e alcance em âmbito mundial.

As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência Mundial do Woccu contaram com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

 Fonte: Assessoria de Comunicação da Central Sicredi Sul/Sudeste
Encontro de Jovens da Santa Clara reúne 300 participantes em Paraí

Encontro de Jovens da Santa Clara reúne 300 participantes em Paraí

Motivados para debater o mercado lácteo, cooperativismo, futuro da produção leiteira, sucessão familiar e a transformação digital, cerca de 300 pessoas estiveram presentes no 3º Encontro de Jovens Santa Clara. O evento ocorreu na quinta-feira, 19 de julho, em Paraí.

Na abertura do encontro, o presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier, deu as boas-vindas aos participantes. “Esse é um momento que a Cooperativa oportuniza para o jovem trocar informações e aprender. A produção leiteira é rentável e alguém terá que produzir alimentos no futuro”, ressaltou. Após, o diretor administrativo e Financeiro da Cooperativa, Alexandre Guerra, apresentou dados referentes ao avanço da Santa Clara nos últimos anos e as metas para 2018.

Entre os temas abordados esteve a “Transformação Digital do Agronegócio Familiar” com a consultora de Marketing Digital Martha Gabriel. Segundo ela, as tecnologias contribuem de diversas maneiras nas tarefas diárias e estão em constante evolução e é preciso acompanhá-las. “É preciso mudar o tempo todo para que se tenha sucesso, pois quando realmente necessitar pode não dar mais tempo”, ponderou. A palestrante falou ainda sobre as megatendências: mobiles, data economy (economia de dados), real time (tempo real), social e sustentabilidade.

Palestras

O papel do Cooperativismo esteve presente na fala do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius: “Os produtores de leite são privilegiados em ser sócios de Cooperativa pela importância que o Cooperativismo possui em regiões que estão inseridos, pois tudo que gera riqueza fica no Estado, na propriedade e na família”.

Com o objetivo de mostrar aos jovens a viabilidade da produção leiteira, o chefe geral da Embrapa, Dr. Paulo do Carmo destacou que “o Brasil tem consumidores e quem se dedica à atividade conseguirá agregar renda. A tendência é que o consumo do leite aumente no futuro”.

As tendências de equipamentos e importância dos jovens no cenário do agronegócio e agricultura familiar foram destacadas pela médica veterinária Adriana Thiessen. Para ela, a disponibilidade de terra, a abundância de água e as tecnologias de ponta e o clima são pontos que favorecem a produção agrícola.

O 3º Encontro de Jovens contou ainda com o relato dos associados Arialdo Bristot, de Paraí, e Maicon Cecconello, de Sertão.

Sobre a Santa Clara

Em 2018, a Santa Clara completou seus 106 anos de história, o que a faz a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A sua sede está localizada no município de Carlos Barbosa e está presente, através de seus 5.550 associados, em mais de 125 municípios gaúchos, atuando nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial, Farmácia e 23 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários, nos municípios onde possui associados. Atualmente possui um mix de 340 produtos, entre Laticínios, Frigorífico, Doces e Sucos.

Fonte: Assessoria Comunicação Santa Clara
Inscrições abertas para o 6º Prêmio Vencedores do Agronegócio

Inscrições abertas para o 6º Prêmio Vencedores do Agronegócio

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Vencedores do Agronegócio, que ganha novidades nesta edição, com a inclusão da categoria Elas no Agro.  O anúncio foi feito pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul) que promove o evento que chega à sua sexta edição para o Vencedores do Agronegócio e segunda para Elas no Agro. As inscrições encerram dia 12 de agosto e o julgamento vai acontecer no dia 20, com a cerimônia de entrega dos Prêmios, em Esteio, no final daquele mês, durante a Expointer, para marcar a estreia da Casa Federasul no Parque Assis Brasil.

O Prêmio Vencedores do Agronegócio e Elas no Agro identificam e valorizam as boas iniciativas do setor primário. Poderão participar instituições públicas ou privadas que estejam operando ou tenham ramificações de produtos e serviços na cadeia do agronegócio. Com cinco categorias, o 6º Prêmio Vencedores do Agronegócio está dividido em 1) Antes da Porteira; 2) Dentro da Porteira; 3) Depois da Porteira; 4) Sustentabilidade e 5) Elas no Agro.

A novidade desta edição é a homenagem às filiadas que apresentarem mais inscrições e as filiadas das cidades vencedoras, informou o coordenador do projeto, o vice-presidente da Federasul, Alexandre Gadret que informa os patrocinadores do Prêmio: Icatu Seguros, Rio Grande Seguros e Previdência e apoio institucional da Eventize!

Confira as categorias:

Antes de Porteira:

Indústria de Insumo: sementes, calcário, fertilizantes, inseminação artificial, ração, defensivos, fármacos veterinários, combustíveis

Indústria de Máquinas e Equipamentos: tratores, colheitadeiras, equipamentos em geral, máquina, motores, ordenha mecânica, equipamento de refrigeração.

Dentro da Porteira:

Produção Agropecuária: produção animal, produção leiteira, lavouras permanentes, lavouras temporárias, horticultura, fruticultura, silvicultura, extração vegetal

Agroindústria: indústria alimentar, indústria de bebidas, couro, calçados, têxtil e confecção, papel celulose, madeira e móveis, álcool carburante, borracha natural, óleos essenciais

Depois da Porteira:

Distribuição: comércio atacadista, comércio varejistas, refeições industriais, fast-food, lojas de conveniência, restaurante, super-hipermercado, mercearia, bares, padarias, açougues, feiras, exportação, traders, shopping centers, centro comerciai, feiras de negócios, conglomerados comerciais

Serviço de Apoio ao Agronegócio: associações, entidades de pesquisa, ciência, e tecnologia, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, instituições financeiras, marketing, vendas, transporte, armazenagem, portos, assistência técnica rural, bolsa de mercadoria, seguros agrícolas, comunicação digital, mídia eletrônica, mídia impressa, e-commerce, educação, telecomunicação, turismo rural e outros

Sustentabilidade:

Social, econômica e ambiental

Elas no agro:

Liderança feminina que se destaca pelo relevante trabalho no cenário do Agro

A ficha de inscrição,o regulamento e o roteiro para elaboração dos cases estão disponíveis no site federasul.com.br/agro, até o dia 12 de agosto.

Serviço

O quê? 6º Prêmio Vencedores do Agronegócio

Quando? Inscrições abertas até 12 de agosto de 2018

Onde? Site da Federasul – federasul.com.br/agro

Quem? Profissionais e empresas que tenham contribuído para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul e de suas Regiões a partir do agribusiness

 
Fonte: Federasul
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