O Sescoop/RS, cumprindo com suas finalidades, comunica que estará aberto a partir do dia 15 de setembro o período para que as cooperativas solicitem a realização de Ações Descentralizadas em 2018, mediante o preenchimento e envio dos Planos de Eventos através do site da entidade: www.sescooprs.coop.br.
O prazo para preenchimento e envio se inicia em 15 de setembro e encerra no dia 30 de setembro de 2017. As realizações das Ações Descentralizadas deverão estar em consonância com os normativos do Sescoop/RS, especialmente as Resoluções Sescoop/RS 08/2007 e 92/2016 e suas alterações, disponíveis em Programas > Pró-eventos > Resoluções do Sescoop/RS (http://www.sescooprs.coop.br/programas/pro-eventos/)
Procedimentos para preenchimento e envio dos Planos de Eventos 2018:
Poderão realizar Ações Descentralizadas as cooperativas adimplentes, até a proporção de 25% do montante anual recolhido ao Sescoop/RS. Esse recolhimento é referente ao percentual de 2,5% que incide sobre a folha de pagamento da cooperativa – contribuição compulsória recolhida ao INSS.
Exemplo: Valor recolhido ao Sescoop/RS em 2017: R$ 100 mil; Valor para desenvolvimento de projetos em 2018: R$ 25 mil. Como preencher e enviar os Planos de Eventos 2018: - Acessar o site: www.sescooprs.coop.br; - Acessar o menu: Programas > Pró-eventos > Sou uma Cooperativa; - Na nova janela, faça o login no sistema;- Acessar o link: Projetos > Plano de Eventos > Plano de Exercício [2018] > Incluir Plano;
- Preencher o formulário do Plano de Eventos 2018 de acordo com as instruções abaixo:
1) Informar todos os campos do formulário Plano de Eventos 2018, com atenção especial ao campo Área de Atuação, no qual o Plano de Eventos deverá ser classificado da seguinte forma:
- Formação Profissional, quando se tratar de eventos voltados para os diversos campos do conhecimento buscando atender as necessidades específicas de aprendizagem, capacitação profissional, aperfeiçoamento profissional, graduação acadêmica e pós-graduação dos empregados e/ou associados da cooperativa;
- Promoção Social, quando se tratar de eventos culturais, educativos, de integração social, sobre meio ambiente, saúde e geração de renda, destinados a empregados, associados e comunidade em geral.
2) Apertar o botão salvar;
3) Inserir as despesas previstas, selecionando as verbas adequadas a cada tipo de despesa e detalhando a composição de cada uma (resumidamente em até 100 caracteres) e acionar o ícone Salvar (ao lado do valor);
4) Em caso de solicitação de Materiais Técnicos e Didáticos, selecionar o tipo e quantidades e acionar o ícone Salvar (ao lado da quantidade) - Obs: a descrição dos materiais está disponível no ícone [?] no formulário do Plano de Eventos e no link Tabela Materiais (no menu Projetos).
5) Acionar o botão Enviar para Aprovação. Observações Importantes:- A solicitação de material didático não se aplica a projetos de Bolsa de Estudos;
- Bolsas Descentralizadas (ações descentralizadas de bolsas de estudos):
- As cooperativas que enviarem Planos de Eventos contemplando empregados/associados que já sejam beneficiários desde o ano de 2014 ou de anos anteriores, devem encaminhar estes Planos de Eventos colocando no título a expressão “Continuidade Ano 201x”, para contemplar estes beneficiários em 2018;
- Para atender empregados/associados que se tornaram beneficiários a partir de 2015 ou para novos beneficiários, a cooperativa deve enviar Plano de Eventos específico, pois estes projetos deverão atender as exigências da Resolução 08/2007 (disponíveis em Programas > Pró-eventos > Resoluções do Sescoop/RS - http://www.sescooprs.coop.br/programas/pro-eventos/);
- Valores de Despesa “Serviços de Instrutores”:
Os valores previstos para a despesa “Serviço de Instrutores” deverão ser orçadas considerando os valores estabelecidos em portaria específica, conforme art. 9 da Resolução Sescoop/RS 92/2016, a saber:
Limite máximo de remuneração como hora aula: - Até R$ 154,00 – para diplomados em ensino médio profissionalizante; - Até R$ 173,00 – para graduados; - Até R$ 193,00 – para especialistas; - Até R$ 212,00 – para mestres; - Até R$ 232,00 – para doutores. Limite máximo de remuneração como conferência: - Até R$ 1.933,00 – para graduados; - Até R$ 2.894,00 – para especialistas; - Até R$ 3.866,00 – para mestres; - Até R$ 4.827,00 – para doutores. Mais informações: Formação Profissional Fernanda Salerno: e-mail:
Negócios
Um incentivo ao desenvolvimento do agronegócio e da agricultura familiar. A frase usada por dois associados do Sicredi que participam de um projeto piloto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sintetiza o papel do Cartão BNDES Agro. O produto foi lançado nesta quarta-feira (30/8), na sede da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a 40ª edição da Expointer.
O Cartão BNDES Agro é voltado à agropecuária e poderá financiar pessoas físicas que atuam no setor. Até então, financiavam-se apenas investimentos das micro, pequenas e médias empresas. “Trata-se de um produto complementar ao portfólio que custeia a agropecuária e que chega para desburocratizar a aquisição de insumos e equipamentos. Ele elimina boa parte do processo manual e do tempo antes necessários para as operações”, explica o diretor de crédito rural do BNDES, Ricardo Ramos.
Segundo Ramos, com o cartão BNDES Agro, a instituição consegue de fato chegar naquele produtor rural que precisa de recursos de forma mais livre, menos direcionada. “Isto é um marco importante para o BNDES, tão importante para o BNDES como é para o próprio pequeno produtor, porque ele vai ter um instrumento que vai poder comprar insumos, peças e realizar pequenos investimentos”, disse o diretor do BNDES, Ricardo Ramos.
Ainda de acordo com o BNDES, o cartão segue em fase piloto mas pode ser lançado até outubro para toda a base de associados do Sicredi, do Sicoob e de outros agentes financeiros. Para as cooperativas do Sistema Sicredi, esse é considerado um avanço importante. “Precisamos enxergar os nossos associados que trabalham no campo também como pessoas jurídicas. Embora em muitos casos eles não possuam um CNPJ, geram empregos e agregam renda para a comunidade”, reforça o presidente da cooperativa Sicredi Pioneira RS, Márcio Port, que trouxe para o evento os dois associados participantes do projeto de desenvolvimento do produto.
Associado do Sicredi e produtor das culturas de morango e milho no município de Caxias do Sul, Cláudio Luiz Andreazza, já faz planos. Ele recebeu um dos cartões entregues no lançamento e participará do piloto. “Planejo adquirir uma plataforma para colher milho”, afirma o agricultor. Do mesmo município, veio o também associado do Sicredi e fruticultor Ronei Pasquali. “Fico feliz por participar do projeto e ainda mais por saber que o cartão vem cooperar para o crescimento da agricultura”, comenta Pasquali.
“O agronegócio está no nosso DNA, não por acaso fomos reconhecidos pelo próprio BNDES, pela quarta vez neste ano como o agente financeiro com o maior volume de financiamentos do Pronaf. A escolha para participarmos desse projeto piloto também reforça essa, que é uma das nossas vocações”, finaliza o presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Fernando Dall’Agnese.
Para o diretor de operações do Bancoob, Ênio Meinen, o BNDES é um agente financeiro fundamental para o desenvolvimento do agronegócio. “Preciso ressaltar a importância do papel do BNDES. Os recursos que o Sicoob traz aqui para financiar atividades ou equipamentos dos associados são providos fundamentalmente pelo BNDES, que respondem por 50% de todos os investimentos para o agronegócio, em torno de R$ 23 bilhões são providos pelo BNDES, que é um agente financeiro muito representativo e participativo na dinamização desse único setor que responde em intervalos de crise como esse que nós estamos vivenciando”, completo Meinen.
Estiveram presentes na solenidade de lançamento cartão BNDES Agro, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; a presidente da Fetrabalho/RS e diretora da Ocergs, Margaret Garcia da Cunha; representantes do BNDES; diretor executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares; e o diretor geral da Cabal, Cláudio Haalley.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Central Sicredi Sul Sudeste
Negócios
Na contramão da crise, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL), considerada uma das maiores do País, traz para o mercado de lácteos uma novidade, que foi lançada na última quarta-feira (30/8), durante a Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A escolha do Rio Grande do Sul para o lançamento da nova linha de produtos "Qualitem CCGL" é justamente para fortalecer o trabalho desenvolvido pela Cooperativa com os produtores associados, que juntos e de forma comprometida viabilizam a produção leiteira nas propriedades, de forma sustentável, garantindo ao consumidor um produto com qualidade e segurança.
Neste primeiro momento, a Qualitem CCGL visa proporcionar uma nova experiência aos consumidores de leite das regiões Sul e Sudeste. Atualmente, 87% do leite em pó produzido pela Cooperativa são destinados ao Norte e Nordeste, locais tradicionalmente consumidores de leite em pó, e apenas 13% da produção ficam no Sul do País.
“O que a CCGL está trazendo para o Rio Grande do Sul é um novo conceito de produto puro, prático e leve. Mesmo com o momento delicado do setor, sempre buscamos soluções para atender o produtor e o consumidor”, salienta o diretor-superintendente da CCGL, Guillermo Enrique Dawson Júnior.
A nova linha personalizada será comercializada pela Cooperativa em fardos de 6 kg e poderá ser encontrada nas versões Leite em Pó Integral Instantâneo, Leite em Pó Desnatado e Leite em Pó Integral Zero Lactose, e suas embalagens rendem um litro.
A solenidade de lançamento ocorreu no estande da CCGL e da FecoAgro/RS, no Parque Assis Brasil, e contou com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori; secretário de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; secretário do Desenvolvimento Rural, Pescal e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; chefe da Casa Civil, Fábio Branco; presidente da CCGL, Caio Vianna; vice-presidente da CCGL, Darci Hartmann; presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius; presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, e superintendente técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann.
Com informações da Assessoria de Imprensa da CCGL
Negócios
Na busca de diminuir as dúvidas que cercam a recente aprovação da reforma trabalhista no Congresso Nacional, o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) promoveu hoje, dia 31 de agosto, em sua sede no Parque Assis Brasil, em Esteio, evento para debater a reforma trabalhista. O evento contou com a presença de cerca de 90 dirigentes, executivos, profissionais da área jurídica e de recursos humanos das cooperativas gaúchas e teve como objetivo aprimorar o conhecimento dos profissionais atuantes em cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes o governador e vice-governador do Estado, José Ivo Sartori e José Paulo Cairoli, o deputado federal Alceu Moreira, o secretário da Agricultura do RS, Ernani Polo, o deputado estadual, Gabriel Souza, o ministro substituto da Agricultura, Eumar Novacki, os diretores da Ocergs, Valdir Feller, Orlando Müller, Margaret Cunha, os superintendentes técnico-operacional e administrativo financeiro do Sescoop/RS, Gerson Lauermann e Norberto Tomasini, respectivamente e o superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa.
Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, apresentou os números do cooperativismo gaúcho, contextualizando a importância das cooperativas no desenvolvimento econômico e social do Estado e parabenizando-as pelas ótimas relações de trabalho que mantêm com seus trabalhadores. Comentou também sobre a evolução, dificuldades e avanços da legislação para as cooperativas. “Vamos, ao longo desse evento, aprofundar nossos estudos sobre a reforma trabalhista, analisar, aprender e sugerir as modificações necessárias para melhor atender às nossas cooperativas”, concluiu.
O diretor técnico-sindical da Ocergs, Irno Pretto, ao agradecer e ressaltar a importância da presença de todos, que demonstra a necessidade do entendimento da reforma. “Nesse momento de transição, precisamos ser claros e objetivos na contratação de nossos empregados. Caso contrário, não teremos segurança jurídica. O Sindicato da Ocergs está à disposição para o diálogo. Estamos a trabalho pela reforma do trabalho”, afirmou.
O secretário do Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto parabenizou a iniciativa da Ocergs em promover o evento e afirmou que o governo está à disposição para auxiliar as cooperativas no que for preciso. Por fim, o assessor jurídico do Sindicato da Ocergs, Hermes Pedrassani, fez uma breve contextualização histórica sobre o surgimento e evolução das leis trabalhistas brasileiras e destacou alguns desafios a serem enfrentados ao longo do caminho com a nova realidade. “Estamos no caminho. Temos uma tarefa permanente em busca do aperfeiçoamento das relações de trabalho no Brasil. As mudanças da CLT têm benefícios e estamos aqui para estudá-las, dialogar, construir e melhorar as condições de trabalho nas nossas cooperativas”, reiterou.
O primeiro painel, “Visão Geral da Reforma Trabalhista”, foi ministrado pelo advogado do Sindicato Ocergs, José Pedro Pedrassani, que discorreu sobre aspectos gerais e introdutórios da nova legislação, destacando alguns artigos específicos como: horas in itinere (de deslocamento), novo regime de compensação de banco de horas, regime de 12 x 36 horas e as cautelas que o empregador deve ter na hora de assinar o contrato com o empregado, teletrabalho, intervalo intrajornada, fracionamento de férias, alteração de regras de extinção do contrato de trabalho, rescisão contratual, dentre outros. Segundo ele, a nova legislação modifica CLT, terceirização, relações individuais, coletivas e processuais do trabalho.
O segundo painel foi um debate com o conselheiro técnico sindical da Ocergs, Arno Malheiros, o coordenador jurídico da Ocergs, Tiago Machado e o advogado José Pedro Pedrassani. Malheiros reiterou a importância da não intervenção do Estado nas cooperativas, e a possível diminuição da participação sindical com a reforma, mas alertou que as questões mudam muito rapidamente e que as cooperativas devem estar atentas a essas mudanças. Nós devemos raciocinar contemporaneamente e mudar os paradigmas das relações de trabalho”, destacou. Após responder dúvidas do público acerca do tema, ao encerrar o evento, Tiago Machado reiterou a dedicação da instituição em estudar a Reforma Trabalhista e dar às cooperativas gaúchas a segurança jurídica de que precisam e divulgou que o Sindicato promoverá, ao longo do ano, encontros regionais a fim de atender as cooperativas em todo o Estado.
Negócios
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) divulgou no dia 22 de agosto, o resultado da seleção dos trabalhos acadêmicos a serem apresentados durante a quarta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC). O encontro será realizado em Brasília, de 20 a 22 de novembro, e terá como tema central “Desenvolvendo Negócios Inclusivos e Responsáveis: Cooperativas na Teoria, Política e Prática”.
Ao todo, foram selecionados 75 artigos. Os autores dos 50 trabalhos mais bem avaliados terão suas despesas de passagem e hospedagem custeadas pelo Sescoop. Os outros 25 selecionados também poderão participar, desde que arquem com os custos de deslocamento, alimentação e estadia.
Dentre os 50 selecionados, destacamos os artigos abaixo:
- ICPC 14: Os impactos dessa norma contábil nas sociedades cooperativas - Paola Richter Londero - Professora da Escoop;
- Quando o cooperativismo não coopera: Estudo de caso malsucedido de rede agroalimentar do RS - Heitor José Cademartori Mendina - Professor da Escoop;
- Aspectos teóricos do cooperativismo e suas implicações para a gestão de cooperativas - Deivid Ilecki Forgiarini - Professor da Escoop. (Co-autora: Cinara Neumann Alves);
- Uma análise das estruturas de governança das cooperativas agropecuárias e sua geração de valor - Carlos Alberto Oliveira de Oliveira - Professor da Escoop;
- Gênero e Liderança no Cooperativismo: atravessamentos de gênero no exercício da liderança de presidentas de cooperativas gaúchas - Rosângela Vargas Pedroso- Analista Técnica do Sescoop/RS;
A comissão organizadora informa que todas as orientações relativas à participação dos autores serão detalhadas e encaminhadas ao e-mail indicado na inscrição do trabalho.
Conheça todos os artigos selecionados
Negócios
O melhor do rebanho dos associados da Cooperativa Santa Clara estará em evidência em 2018, quando ocorre a 11ª edição da Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos, a Expoclara. Para promover mais uma edição, foi iniciada a contagem regressiva para a exposição através do lançamento oficial na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto. A solenidade reuniu produtores associados, autoridades e imprensa na Casa da Ocergs, durante a 40ª Expointer, em Esteio.
A importância do evento esteve presente na fala do presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier. “Os associados são as pessoas de maior importância para a Cooperativa. Precisamos seguir Plantando o Bem para colher os frutos no futuro, e exemplo disso é a realização da Expoclara”, afirmou.
A 11ª Expoclara acontecerá de 3 a 6 de maio de 2018, na Fenachamp, em Garibaldi, e contará com julgamento de gado leiteiro, exposição de máquinas e equipamentos agrícolas e atrações artísticas e culturais.
A Expoclara é uma vitrine do gado leiteiro, e a Cooperativa Santa Clara sempre esteve preocupada com o melhoramento genético dos animais. A exposição completa 20 anos em 2017 e é uma das principais mostras de gado do interior do Estado. A expectativa para a próxima edição é a participação de 80 expositores, 200 animais das raças Jersey e Holandês e 30 mil visitantes.
O diretor da 11ª Expoclara, José Dotta, destacou que a exposição é uma forma de o produtor mostrar a qualidade do seu rebanho, se profissionalizar através das palestras técnicas e ainda fazer parcerias. “A Expoclara tornou-se um evento de negócios, profissionalização e troca de experiências”, ressaltou.
A Expoclara Cultural, que acontece paralelo às exposições de gado leiteiro e máquinas e implementos, contará com os shows de Guri de Uruguaiana e do cantor João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo, além da apresentação da peça teatral “Uma aventura urbana” e shows regionais. O conceito do projeto Plantando o Bem irá nortear todas as atividades da Expoclara Cultural.
Mais informações sobre a Expoclara podem ser obtidas no site no endereço www.coopsantaclara.com.br/expoclara.
Convênio com a Embrapa
Durante o lançamento da 11ª Expoclara foi renovado o Termo Aditivo de Cooperação Técnica entre a Cooperativa Santa Clara e Embrapa, que estará em vigor até o ano de 2019. O documento foi assinado pelo presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier, e pelo chefe-geral Embrapa Clima-Temperado – Pelotas, Clenio Nailto Pillon.
Segundo Pillon, a parceria entre a Embrapa e a Santa Clara já está consolidada e mostra a importância da pesquisa no melhoramento na qualidade da produção leiteria. “As parcerias entre o público e privado vem dando certo, e prova disto, é o trabalho desenvolvido conjuntamente entre as entidades em benefício da qualidade do leite”, enfatizou.
Termo com o Governo do Estado
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Cooperativa Santa Clara assinaram o Termo de Cooperação Técnica, que tem por objetivo executar ações da certificação de propriedades fornecedoras de leite livres de tuberculose e brucelose vinculadas à Cooperativa. O documento foi assinado pelo presidente da Cooperativa, pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, e pelo secretário Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo. “Esse é um marco muito importante porque sem sanidade não há credibilidade para o produto”, ponderou Sartori.
A solenidade de lançamento oficial contou também com a presença do secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e do diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto.
Pronunciamentos
O trabalho desenvolvido e os valores primados pela Santa Clara foram enaltecidos pelo diretor Administrativo e Financeiro da Cooperativa, Alexandre Guerra. “A Santa Clara é uma Cooperativa comprometida com os seus associados. Estamos construindo uma indústria de laticínios em Casca, que será concluída no segundo semestre de 2018”, destacou.
O papel das cooperativas para o desenvolvimento econômico foi enfatizado pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius. “O trabalho realizado pelas cooperativas e seus associados agregam valor para toda a sociedade. Hoje são aproximadamente 70 mil famílias que produzem leite no Estado, e parte destas cofiam no trabalho desenvolvido pelas cooperativas”, ressaltou.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Santa Clara
Negócios
A Escoop está com inscrições abertas para o MBA em Gestão de Cooperativas. Com número limitado de 35 vagas, o curso tem carga horária total de 370 horas, com aulas nas sextas-feiras (tarde/noite) e sábados (manhã/tarde). O MBA visa qualificar os profissionais oriundos das cooperativas a participarem com competência na gestão, conciliando teoria e prática, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades que agreguem valor ao desempenho de funções ligadas a gestão das cooperativas, através das técnicas administrativas, com base nos conhecimentos da história e doutrina cooperativista.
O início das aulas está previsto para os dias 20 e 21 de outubro de 2017 e o encerramento no mês de agosto de 2019.
INSCRIÇÃO O prazo de inscrições segue até o dia 29 de setembro de 2017. O candidato interessado em cursar o MBA deve enviar ou entregar pessoalmente os documentos listados abaixo para a Secretaria Acadêmica da Escoop – Avenida Berlim, 409, Bairro São Geraldo – Porto Alegre/RS – CEP: 90240-581 (A/C Vanderlei Schneider. Telefone: (51) 3500.2206).
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS – Cópia do diploma de Ensino Superior (frente e verso); – Cópia do RG/CPF (não aceita CNH); – Currículo atualizado; – Declaração de vínculo com a cooperativa, indicando a área de atuação ou cópia da CTPS; – Ficha de inscrição do curso devidamente preenchida (Disponível AQUI) INVESTIMENTO Investimento total: R$ 9.420,00 Bolsa de estudos SESCOOP/RS: 70% do investimento O aluno bolsista pagará 18 parcelas mensais de R$157,00, sendo o valor total de R$ 2.826,00. Concessão de bolsa de estudo: 2 vagas por cooperativa Confira abaixo o cronograma de disciplinas e professores do Curso2017 | ||||
DISCIPLINA | CH | PROFESSOR (A) | MÊS | |
1. | Comportamento Organizacional e Gestão da Mudança | 20h | Prof. Fernando Dewes | 20-21/out |
2. | Direito Cooperativo | 20h | Prof. Tiago Machado | 24-25/nov |
3. | Autogestão e Governança Cooperativa | 20h | Prof. Gerson Lauermann | 08-09/dez |
2018 | ||||
4. | Contabilidade em Cooperativas | 20h | Prof. Jorge Marcelo Wohlgemuth | 09-10/mar |
5. | Cenários Macroeconômicos | 20h | Prof. José Miguel Pretto | 13-14/abr |
6. | Gestão Financeira nas Sociedades Cooperativas | 20h | Prof. José Eduardo Zdanowicz | 18-19/mai |
7. | Auditoria e Controladoria nas Sociedades Cooperativas | 20h | Prof. José Eduardo Zdanowicz | 15-16/jun |
8. | Empreendedorismo e Plano de Negócios | 20h | Prof. Carlos Alberto de Oliveira | 13-14/julho |
9. | Marketing para Sociedades Cooperativas | 20h | Prof. Deivid Forgiarini | agosto |
10. | Planejamento Estratégico de Cooperativas | 20h | Prof. Roberto Moraes | setembro |
11. | Gestão Tributária de Sociedades Cooperativas | 20h | Prof. Rogerio Carvalho | outubro |
12. | Responsabilidade Socioempresarial nas Sociedades Cooperativas | 20h | Prof. Marcos Schwingel | novembro |
13. | Tendências na Gestão de Cooperativas | 20h | Prof. Gerônimo Grando | 08-09/dezembro |
2019 | ||||
14. | Relações Públicas e Comunicação Empresarial | 20h | Prof. Sandro Kirst | março |
15. | Metodologia de Pesquisa | 20h | Prof. Rejane Kieling | abril |
16. | Negociação Estratégica para Cooperativas | 20h | Prof. Ernesto Krug | maio |
17. | Cooperativismo de Crédito: instrumento de desenvolvimento do cooperativismo | 20h | Prof. Paulo Learsi | junho |
18. | Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso | 20h | Prof. Derli Schmidt | julho |
19 | Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso | 10h | Professores ESCOOP | agosto |
Negócios
A Expointer foi palco de mais uma premiação na noite dessa terça-feira (29/8). E o cooperativismo gaúcho esteve novamente representado, dessa vez com o presidente da Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL) e da Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos (Cotrijuc), Caio Vianna. O dirigente cooperativista foi um dos dez homenageados na entrega do Troféu Guri, distinção concedida pela Rádio Gaúcha a pessoas que se destacam em suas atividades e promovem o Rio Grande do Sul no País e no mundo.
A premiação que completa 20 anos em 2017 contou com a participação do governador do Estado, José Ivo Sartori, na Casa da RBS, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Sartori afirmou que os homenageados são exemplos, inspiração e motivo de orgulho para todos os gaúchos. "Estamos aqui para saudar e prestigiar quem faz a diferença, acredita e trabalha em favor do desenvolvimento, da cooperação e da construção social. O Rio Grande do Sul vive tempos de travessia. E vocês representam aquilo que temos de mais valioso: as pessoas que carregam consigo o amor ao Rio Grande e espalham o orgulho da nossa terra por onde passam”, destacou.
Os homenageados
Caio Vianna – presidente da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), Termasa e Tergrasa, e Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos (Cotrijuc)
Cecília Rheingantz Silveira – criadora da Orquestra Villa-Lobos, na Vila Mapa, em Porto Alegre
Cláudio Martins – proprietário da Estância e Cabanha Cinco Salsos, referência em animais de alto padrão genético
Helena Rizzo – ex-modelo e hoje considerada uma das maiores chefs do Brasil
Joca Martins – cantor nativista multipremiado em festivais
Marco Aurélio Raymundo (Morongo) – diretor-presidente e fundador da Mormaii
Pedro Henrique Brair – proprietário da rede de farmácias São João
Thaisa Bergmann – astrofísica com grande repercussão internacional em pesquisa sobre buracos negros
Thedy Corrêa – músico, escritor, compositor e produtor musical. É um dos fundadores da banda de rock Nenhum de Nós
Thomas Machado – O Gauchinho, como ficou conhecido, campeão do programa The Voice Kids
Também prestigiaram a premiação, o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal; os secretários de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; o presidente da FecoAgro/RS e diretor da Ocergs, Paulo Pires; o diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, e representantes de entidades do setor agropecuário.
Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini
Negócios
O conselheiro para Alimentação e Agricultura da Embaixada da República Federativa da Alemanha no Brasil, Ansgar Aschfalk, realizou visita na sede do Sistema na Expointer hoje, dia 29 de agosto. Em reunião com o presidente da instituição, Vergilio Perius, e com o analista técnico do Sistema, Matheus Loro, tratou-se do planejamento do programa para o 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha(EEBA), realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias Alemãs (BDI), com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK).
O EEBA reúne autoridades governamentais e lideranças empresariais para discutir a ampliação de investimentos e novas formas de cooperação. Ele acontece anualmente de forma alternada, nos anos pares na Alemanha e ímpares no Brasil. Em 2017, o evento acontecerá em Porto Alegre, entre os dias 12 e 14 de novembro e busca reunir cerca de 2.000 empresários dos dois países, com o objetivo de estreitar relações, selar parcerias, intercambiar tecnologias e efetivar negócios.
O público alvo do evento são lideranças empresariais da área industrial e autoridades governamentais que irão protagonizar e vivenciar atividades de expansão de visões e perspectivas para a promoção de relações de negócios. Palestras, seminários, visitas técnicas e encontros de negócios integram a programação do evento.
Negócios
O cenário, as perspectivas e alternativas das culturas de trigo e soja foram tema do encontro promovido pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), na tarde desta terça-feira (29/8), no auditório da Casa da Ocergs, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Na abertura do evento, o presidente da FecoAgro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires, agradeceu a presença do público e destacou a importância do encontro para auxiliar na leitura e percepção de mercado. “O objetivo da apresentação é auxiliar vocês na leitura de mercado e, com base nessa informação e nessa análise, como vocês podem montar uma estratégia comercial respeitando os riscos e aproveitando as oportunidades que o mercado oferece”, disse Paulo Pires.
Para o consultor técnico da Safras Consultoria, Élcio Bento, a estimativa da safra de trigo 2017/18 no Rio Grande do Sul aponta para queda de 10% na área, com 710 mil hectares. Em relação a produtividade, a estimativa é de 1,92 milhões de toneladas, o que representa queda de 23% em relação ao ano passado. No cenário nacional, a previsão é de recuo de área em 10%, com 1,9 milhão de hectares, e de queda na produtividade em 17%, com 5,6 milhões de toneladas.
Bento explica que apesar da previsão indicar uma queda de área e de produtividade de trigo no Brasil, isso não significa que os preços terão alta. “Não há certeza disso, porque os preços no Brasil dependem exatamente de um tripé: mercado interno, mercado externo e o mercado de câmbio. Então esse primeiro tripé que dizer que vai ter menos trigo no Brasil, se tem menos trigo no Brasil a comercialização interna sente menos a pressão do final da safra, mas vale também nessa combinação do mercado externo e mercado cambial, que vai determinar exatamente o quanto o trigo importado vai chegar no Brasil. Se metade da nossa produção ou do nosso abastecimento vem de fora, claro que esses dois fatores acabam sendo até maiores do que esse terceiro fator para a formação de preço”, afirma Bento.
Na Argentina, as estimativas são de uma elevação de 6% sobre a área passada. “Tem um potencial de produção que pode chegar a 20 milhões de toneladas de trigo”, destaca Bento. No cenário global, a estimativa da produção 2017/18 é de 743 milhões de toneladas, uma redução de 12 milhões de toneladas, impactada por quedas no Canadá (5 milhões de toneladas), Austrália (12 milhões de toneladas) e principalmente Eua (15 milhões de toneladas).
Élcio Bento destaca que os preços internacionais estão sem espaço para grandes elevações, porém ressalta que o dólar continua sendo uma variável de incerteza. No Brasil, a previsão é de que os preços internos devem ser superiores à safra 2016/17 e inferiores à safra 2015/16.
Soja: Cenário e Tendências
Na sequência do evento, o consultor de soja da safra do mercado, Luiz Fernando Gutierrez Roque, apresentou o cenário e as tendências da safra de soja. Roque disse que em cinco anos, os três maiores produtores de soja (Eua, Argentina e Brasil), que representam mais de 80% da produção mundial, aumentaram a produção em 96 milhões de toneladas. “A gente percebe o crescimento da produção mundial a partir de 2012. Já são cinco anos consecutivos de crescimento. Em 2011/12 nós tivemos uma safra de 240,3 milhões de toneladas no mundo e, em 2016/17, fechamos com uma safra de 351,7 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 46% na oferta mundial de soja”, destaca Roque.
O Brasil é o país que mais trouxe crescimento para a produção mundial de soja nos últimos cinco anos, com 45 milhões de toneladas, seguido por Estados Unidos, com 33 milhões de toneladas e Argentina, com 18 milhões de toneladas.
A demanda também cresceu nos últimos anos, o que se deve também ao crescimento de 68% das importações mundiais realizadas pela China nos últimos cinco anos, o que representa uma quantidade de aumento de 31,8 milhões de toneladas de soja importadas. Só na safra 2016/17, a China importou 91 milhões de toneladas de soja.
O estoque mundial de soja apresentou um crescimento de 82% nos últimos cinco anos. “Em 2011/12 tivemos estoque final de 53,3 milhões de toneladas no mundo, enquanto que na safra 2016/17 chegou a 97 milhões de toneladas, o que significa que sobra soja no mundo, principalmente a partir de 2014/15, quando ocorre um salto de estoque de mais de 15 milhões de toneladas em um ano”, comenta Bento.
Bento afirma que a safra potencial brasileira é de 113 milhões de toneladas, considerando produtividades regulares. “Está entrando uma supersafra americana e tem o potencial de entrar uma supersafra brasileira de novo este ano”, conclui.
Segundo o analista de safras Gil Barabach, é importante que o produtor pense na margem de lucro e não somente no preço. “Se eu tenho um custo baixo eu não preciso arriscar tanto. O preço de uma commodity tende no longo prazo ao custo de produção. É preciso gerir os riscos de preço, não dá para ficar passivo às flutuações do mercado”, explica o consutor.
“As exportações de soja no Brasil devem gerar uma receita de US$ 23,4 bilhões em 2017”, ressalta Barabach. Para ele, o dólar segue volátil, mas dentro de um intervalo mais curto de atuação, o que faz com que seja difícil apostar em um cenário de disparada do dólar no mercado financeiro. “A ideia é um dólar mais acomodado hoje, em torno de R$3,10 a R$3,20, e batendo no final deste ano e no começo do ano que vem entre R$3,20 e R$3,25, dependendo de algumas variáveis internas e externas”, conclui.
Participaram do evento o superintende técnico operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, o diretor executivo da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Sérgio Feltraco, analistas técnicos do Sescoop/RS e produtores de trigo e soja do Rio Grande do Sul.
Negócios
A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop realizou na noite desse sábado (26/8) a solenidade de formatura da quarta turma do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, que contou com a presença de 23 alunos.
Na abertura, o diretor geral da Escoop, Derli Schmidt, deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos familiares e amigos dos formandos. “Trata-se de uma noite importante, porque é uma conquista construída durante anos”, disse. O diretor da faculdade falou sobre as capacitações realizadas para empregados e associados de cooperativas, que ocorrem durante o dia na instituição de ensino superior, e ressaltou que em 2016 passaram pela Escoop 25 mil pessoas e, em 2017, até o mês de agosto, 20 mil pessoas.
O professor e paraninfo, Carlos Alberto Oliveira de Oliveira, destacou o empenho e dedicação dos formandos ao longo da trajetória do curso. “Como o cooperativismo nos ensina, a união para realizações promove nela as transformações. Acredito que educar é um ato de cooperar e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, ao criar e manter a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo, demonstra buscar transformações positivas, possibilitar que o Rio Grande do Sul seja modelo por contar com a primeira instituição de ensino superior dedicada ao cooperativismo é fazer diferente”, ressaltou. Segundo ele, a busca do conhecimento e de novos aprendizados é um caminho para a transformação da sociedade. “De fato, se você se forma, se você amplia aprendizados o mundo se transforma. No entanto, se você não dedica tempo para adquirir conhecimentos, se você não busca novos aprendizados, o mundo não deixará de se transformar”, completou Oliveira.
Em sua fala, o patrono da turma e presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, saudou os presentes e destacou a importância da educação cooperativista para um mundo melhor. “O mundo de hoje exige transformações permanentes e nos exige permanente adaptação. O cooperativismo mais ainda, porque a nossa obra de arte e o nosso trabalho diário que temos que fazer é lidar com pessoas. Não é lidar com capitais, não é lidar com empresas, é lidar com gente, porque a cooperativa se faz de pessoas. São 2,9 milhões de pessoas que fazem o nosso cooperativismo no Rio Grande do Sul. São essas pessoas com quem vocês irão lidar. É muito mais complexo gerir pessoas do que gerir capital financeiro”, afirmou Perius.
Após o juramento realizado pelo formando Evaldo Faria Tiburski, os oradores da turma, Jordana Helfer e Cristian Sequeira, discursaram e destacaram a união, a dedicação e a sinergia da turma. “Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas, sem dúvida é apenas uma das tantas vitórias que ainda queremos conquistar”, disse Jordana. Já o formando Cristian Sequeira chamou atenção para um dado importante da educação brasileira, que reflete na importância da conquista da turma “Admiração, pois eles passaram a barreira que menos de 10% da população brasileira conseguiu passar, a barreira do ensino superior”, afirmou.
Estiveram presentes também na solenidade de formatura o coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Mário De Conto; os professores homenageados, Ernesto Krug, Fernando Dewes e Jorge Marcelo, e o funcionário homenageado da instituição, Eli de Oliveira Freitas, além de familiares e amigos dos formandos.
Negócios
Apresentar os conceitos, fundamentos e aplicabilidade dos manuais Contábil e Tributário do ramo Transporte. Com essa proposta, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS realiza nesta segunda-feira (28/8), no auditório da Casa da Ocergs, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, o Workshop – Manual Contábil e Tributário do Ramo Transporte, direcionado a dirigentes, assessores e profissionais da contabilidade de cooperativas de Transporte.
Na abertura do evento, o coordenador nacional do ramo Transporte, presidente da Rede Transporte e diretor da Ocergs, Abel Paré, falou sobre o crescimento do setor.
"Não é por acaso que dentro do sistema as cooperativas de Transporte são algumas das que mais crescem".
Segundo o diretor da Ocergs, as cooperativas do ramo ocupam cada vez mais um lugar de destaque no mercado de transporte de cargas e passageiros.
Para o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o crescimento do ramo Transporte está inserido dentro cenário positivo do cooperativismo gaúcho, que pode ser percebido através dos números consolidados da Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2017. “Em 2016, o ótimo desempenho do cooperativismo gaúcho se reflete no crescente aumento dos ingressos, que chegaram a R$ 41,2 bilhões, o que representa um crescimento de 14,22% em relação a 2015”, disse Perius.
As 56 cooperativas de Transporte do RS congregam 7,2 mil associados e 212 empregados. De acordo com o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, há necessidade das cooperativas do ramo se unirem em um sistema para gerar economia coletiva. “Quando se compra coletivamente em escala consegue-se reduzir o preço do produto, insumo ou serviço”, complementa.
Segundo o diretor técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson Lauermann, as cooperativas devem buscar um modelo de gestão profissional e eficiente. Nesse sentido, o dirigente ressalta a organização do ramo Transporte. “O ramo Transporte é exemplo para o Brasil pelo seu modelo de organização”, afirma Lauermann.
Na sequência, o contador e auditor, Dorly Dickel, explanou sobre os conceitos, fundamentos e aplicabilidade dos manuais Contábil e Tributário do Ramo Transporte. Segundo Dickel, a elaboração dos manuais é um trabalho que foi desenvolvido durante um ano e meio, e contou com a participação do Grupo Técnico do ramo Transporte do Sistema OCB. Ao todo, foram realizadas visitas técnicas em 13 cooperativas de cargas e passageiros em dez Estados da Federação, com mapeamento quantitativo e qualitativo.
Dickel destaca que o Manual Contábil tem como objetivos o cumprimento adequado das normas de contabilidade; a padronização das práticas contábeis; cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade (IFRS); padronização das demonstrações contábeis e favorecer a análise comparativa dos indicadores econômico/financeiros; apuração correta do resultado de atos cooperativos separadamente dos atos não cooperativos e a consolidação dos números/balanço combinado.
Quanto ao Manual Tributário, os objetivos são: cumprimento adequado das normas tributárias; apurar e recolher dos tributos efetivamente devidos; segurança jurídica, evitando contingências tributárias; defesa perante órgãos governamentais e orientação dos dirigentes, conselheiros e contabilistas.
Entre os participantes, estão presentes representantes de cooperativas gaúchas, do nacional e dos Estados de Rondônia e Amazonas. O Workshop prossegue durante a tarde, quando serão tratados temas como aplicação da CPC 1.000; marco regulatório da padronização contábil; segregação dos Atos Cooperativos e Atos não cooperativos; base de cálculo dos tributos e contribuições, entre outros assuntos.
Os manuais Contábil, Tributário e Operacional para cooperativas de transporte de cargas e de passageiros está disponível em versão digital para download no site do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Negócios
“Todos nós temos uma essência, mas não nascemos conhecendo essa essência. Por isso, devemos buscá-la ao longo da vida, e isso acontece a partir de escolhas e abraçando oportunidades. O Aprendiz Cooperativo do Campo foi uma oportunidade que eu abracei e permitiu que eu descobrisse a minha essência. Isso não é qualquer curso que vai proporcionar. Me tornei uma pessoa mais responsável e levo isso para a vida. Assumir nossas responsabilidades gera frutos”. As palavras são da estudante Alessandra Laís Wünsch, que integrou a turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, iniciativa do Sescoop/RS, do Colégio Teutônia e da Cooperativa Languiru, cuja formatura ocorreu no dia 17 de agosto, em solenidade realizada no educandário teutoniense.
Na oportunidade, foram entregues os certificados de conclusão dos cursos de Assistente Administrativo, com estudantes cotizados da Lactalis do Brasil; Eletrotécnica Básica, com estudantes cotizados das cooperativas Languiru e Certel; e do inédito e pioneiro Aprendiz Cooperativo do Campo, para estudantes cotizados da Languiru.
A noite contou com homenagens e despedidas. Falando em nome dos demais aprendizes, a estudante Laura Lehdermann agradeceu pela oportunidade. “Concluímos um pequeno, porém, muito importante degrau em nossas vidas. Mais que um degrau, a oportunidade que as cooperativas Languiru e Certel e a empresa Lactalis nos deram foi o alicerce de uma grande obra em construção, o início de nossa vida profissional. Encerramos esta etapa com mais sabedoria, conhecimento e responsabilidade, percebendo que, antes de mais nada, a preparação é a chave do sucesso”, frisou, agradecendo às empresas cotizadoras, ao Sescoop/RS, ao Colégio Teutônia e aos professores.
Homenagem
A professora e gestora dos programas de aprendizagem do Colégio Teutônia, Maitê Schuhmann, se disse lisonjeada em poder participar desse processo. “Trabalhar com vocês foi um prazer, são três turmas de estudantes que vão para o mercado de trabalho mais preparados. Sigam, confiantes e alegres, na carreira que escolherem, sempre colocando em primeiro lugar a ética”, manifestou-se.
Em seguida, a turma do Aprendiz Cooperativo do Campo quebrou o protocolo e homenageou a professora, com a entrega de flores e um quadro com a foto do grupo. Enalteceram o apoio, a dedicação e a motivação ao longo do curso, mencionando especialmente a constituição de cooperativa escolar. Futuro do cooperativismo
O presidente da Certel, Erineo Henemann, classificou a turma de formandos como o futuro do cooperativismo. “Esta é uma maneira de darmos continuidade ao espírito cooperativista entre os jovens, num processo em que estudantes e cooperativas aprendem muito com o convívio. Estamos formando cidadãos, numa experiência de aprendizado diferenciada para o ingresso no mercado de trabalho”, disse.
Nesta mesma linha, o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, lembrou o pioneirismo do Aprendiz Cooperativo do Campo. “Um dos diferenciais da nossa região está na formação de pessoas, por meio de parcerias sólidas. Percebe-se que a turma levou o projeto adiante, com muita responsabilidade. O cooperativismo é algo que apaixona, baseado na transparência e na igualdade social, trabalhando pelo desenvolvimento e pela sustentabilidade das comunidades onde está inserido”, afirmou.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, se disse realizado. “Há sete anos vínhamos trabalhando para que o Aprendiz Cooperativo se afirmasse e, hoje, já são mais de 25 mil estudantes formados”, revelou. Dirigindo-se especialmente à turma do Aprendiz Cooperativo do Campo, adiantou que irá levar os nomes dos 25 participantes da primeira turma ao Ministério do Trabalho e Emprego. “Em 2011 tivemos a primeira audiência em Brasília e, depois dessa, foram mais algumas em cinco viagens à capital federal. Persistimos, pois sabíamos do potencial do projeto e agora contamos com a primeira turma formada no curso de Aprendiz Cooperativo do Campo. Vocês são os pioneiros nesta formação específica, são a prova de que devíamos seguir acreditando nesse projeto, são a realização de um sonho”, recordou, aconselhando que os jovens permaneçam no meio rural. “Temos qualidade de vida no campo e precisamos trabalhar a sucessão familiar. Busquem a profissionalização e apliquem esse conhecimento no campo. Somente assim daremos continuidade à atividade rural, produzindo alimentos para o mundo”, finalizou.
Conhecimento
O secretário da Educação de Teutônia, Paulo Brust, creditou os índices de desenvolvimento do município aos investimentos em educação. “O programa Aprendiz Cooperativo é muito mais que uma oportunidade, é uma ação de justiça social, possibilitando o acesso ao conhecimento e aplicação prática no mercado. Tanto os jovens, quanto as empresas, todos saem melhores desse processo de aprendizagem. Investir em conhecimento é um grande acerto, conhecimento é riqueza”, avaliou.
O diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, agradeceu pelas parcerias entre o educandário, empresas, cooperativas, entidades e gestão pública. “Na vida aprendemos a dar e a receber, assim como esses estudantes, que receberam a oportunidade de participar do Aprendiz e assumem o compromisso de fazer a diferença na sociedade", concluiu.
Programa Aprendiz Cooperativo do Campo
A sucessão familiar no campo é um desafio e pode ser também uma grande oportunidade. O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo qualifica jovens para a gestão eficiente de propriedades rurais, preparando-os para se tornarem mais competitivos e bem-sucedidos nas atividades agropecuárias.
O Programa traz uma proposta inovadora do curso, com aulas práticas e teóricas em ambientes diversificados de produção, como propriedades-modelo, laboratórios, dias de campo, feiras, exposições e vivências na propriedade da sua família através de estudos dirigidos, objetivando adquirir conhecimentos que estimulam a formação de um agende empreendedor cooperativo.
O curso tem 17 meses de duração, com 552 horas de aulas teóricas e 552 horas de aulas práticas, durante quatro dias por semana, com quatro horas de aula por dia.
Outra inovação é a alternância entre os módulos teórico e prático: o aprendiz terá duas semanas consecutivas e aulas teóricas e duas semanas de aulas práticas, sucessivamente. Desta forma, não perderá o vínculo com as atividades do campo e nem se desvencilhará das relações familiares.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Languiru
Negócios
Primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em cooperativismo, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop acaba de ser avaliada com conceito 4 pelo Ministério da Educação (numa escala até 5), estando incluída, portanto, entre as mais bem avaliadas faculdades do País.
Conforme o relatório de avaliação divulgado pela comissão de três avaliadores do MEC, a Escoop apresenta um perfil muito bom de qualidade.
"A IES atendeu a todos os requisitos legais para funcionamento como Faculdade. Portanto a IES FACULDADE DE TECNOLOGIA DO COOPERATIVISMO – ESCOOP, no conjunto dos eixos avaliados com seus respectivos conceitos, apresenta um perfil muito bom de qualidade na análise sistêmica e global, com CONCEITO FINAL 4 (quatro), obtido pelo sistema e-MEC do Formulário Eletrônico de Avaliação".
Escoop forma 680 alunos em 2016
A Escoop, mantida pelo Sescoop/RS, registrou em 2016 a formatura de 680 alunos. Desses, 641 realizaram os cursos de extensão da instituição, 35 se formaram em cursos de pós-graduação MBA e quatro no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, totalizando 56 alunos que concluíram a graduação no período entre 2012 e 2016.
Negócios
A Sicredi União Metropolitana RS, uma das 117 cooperativas integrantes do Sistema Sicredi no Brasil, completou 50 anos no dia 19 de agosto. Para marcar a data, no dia 10 de agosto, foi realizado um jantar comemorativo e de prestação de contas semestral, que contou com a presença de associados, lideranças empresariais e políticas, colaboradores e comunidade. Estiveram presentes no evento o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, e o diretor da Ocergs, Valdir Feller.
Já na semana do dia 14 ao dia 18, todos os frequentadores do espaço de atendimento das agências puderam celebrar a data com um bolo de aniversário servido no local. A comemoração da data encerrou-se no sábado dia 19 de agosto, com um evento preparado para os colaboradores da Cooperativa, que contou com atividades de cooperação e união.
A história da Cooperativa teve início a partir da transformação da Cooperativa Central das Caixas Rurais (Coopersul) para Cooperativa de Crédito Sul Riograndense Ltda, em virtude das disposições legais que na época impediam o funcionamento de cooperativas de Crédito de segundo grau que exerciam atividades financeiras. Em 1997, filiou-se ao Sistema Sicredi e, em 2010, num processo de união de forças, unificou sua operação com a antiga cooperativa Sicredi Empreendedores RS.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi Pioneira RS
Negócios
O historiador e professor doutor da Unicamp Leandro Karnal estará em Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (18), para proferir palestra magna de abertura do seminário Gestão para Cooperativas, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR). O governador José Ivo Sartori participará da abertura do seminário, que reunirá líderes das principais cooperativas do Estado.
O encontro é parte de uma série de seminários regionais promovidos pela SDR, com o tema “Formação e Qualificação de dirigentes da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar”. Os eventos organizados pelo Programa de Apoio e Desenvolvimento do Cooperativismo Gaúcho, coordenado pelo Departamento de Cooperativismo da SDR.
“O governo do Estado apoia a criação de redes de cooperativas para qualificar sua gestão, oferecendo equipes multidisciplinares para auxiliar a melhorar processos na produção, na comercialização, nos setores financeiro, contábil e social, entre outros. Também buscamos promover a educação cooperativista por meio de cursos e palestras como esta do professor Leandro Karnal”,
afirma o secretário Tarcisio Minetto.
A agenda desta sexta-feira ocorre das 9h às 17h, no auditório da Emater (Rua Botafogo, 1.051), com apoio de Emater, Sescoop/RS, Afusa, Irga e Vinícola Nova Aliança. As inscrições são para dirigentes de cooperativas e ainda podem ser feitas pelo telefone (51) 3218-3378, com Bruna.
O ciclo de seminários regionais de “Formação e Qualificação de dirigentes da Rede de Cooperativas da Agricultura Familiar” se iniciou em julho e prossegue até novembro. Após o evento em Porto Alegre, estão previstos encontros em Santa Rosa (27/9), Ijuí (28/9), Frederico Westphalen (4/10) e Pelotas (11/10).
Programação
Local: auditório da Emater (Rua Botafogo, 1.051)
9h – Credenciamento
9h30min - Abertura oficial
10h - Palestra magna: “Gestão e Liderança”, com Leandro Karnal – Profº Dr. da Unicamp
Debatedores: Odacir Klein (Presidente do BRDE) e Tarcisio Minetto (Secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo)
12h - Almoço
13h30min - Talk show: Case - Unimed Central de Serviços, com Jorge Guilherme Robinson (Presidente Unimed Central de Serviços). Coordenação - Iberê de Mesquita Orsi – Secretário adjunto da SDR. Debatedores: Emerson Giacomelli (Presidente da Coceargs) e Paulo Abreu Barcellos (Presidente da Unicred Central RS)
14h30min - Talk show: Case do cooperativismo agropecuário, com Paulo Pires (Presidente da Fecoagro/RS e Diretor-secretário da Ocergs). Coordenação: Maria Helena Sartori – Secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos. Debatedores: Márcio Port (Vice-presidente do Conselho de Administração da Central Sicredi Sul/ Sudeste) e Gerson Lauermann (Superintendente Técnico-operacional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS)
15h30min - Coffee break
15h45min - Talk show: case do Cooperativismo do Paraná. Palestrante: Leonardo Boesche (Superintendente Sescoop/PR). Coordenação: Vergilio Frederico Perius (Presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS). Debatedores: Gervásio Plucinski (Presidente da Unicafes/RS) e Jânio Vital Stefanello (Presidente da Fecoergs e diretor da Ocergs)
17h – Encerramento
Com informações da assessoria de imprensa da SDR
Negócios
Referência no setor agroindustrial e varejo, a cooperativa Cotrijal, de Não-Me-Toque, conquistou o Troféu Ouro no Prêmio Ser Humano Brasil, na categoria Gestão de Pessoas - Administração, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). A premiação foi entregue nessa terça-feira (15/8), em solenidade realizada em São Paulo, durante o 43º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (Conarh 2017).
A partir deste ano, concorreram ao prêmio nacional um case de cada estado por categoria. Os cases foram indicados pelas 22 seccionais ABRH com prêmios auditados e premiados no seu estado. O case Cotrijal de Gestão de Pessoas, auditado pela ABRH-RS através de dois avaliadores in loco em 2016, foi indicado a concorrer ao prêmio nacional pela ABRH Brasil como melhor case do Rio Grande do Sul na categoria Administração. Em 2016, o case havia recebido o Prêmio Top Ser Humano RS.
A Cotrijal foi representada na solenidade de entrega da premiação pela gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional, Iara Silveira da Cruz. Para o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, a conquista em nível nacional mostra que a Cooperativa está no caminho certo na forma de conduzir a gestão de pessoas. “É motivo de grande orgulho para toda a família Cotrijal”, destacou.
O Prêmio
Em 2017, o prêmio teve cinco categorias: Gestão de Pessoas - Acadêmica, Gestão de Pessoas - Administração, Gestão de Pessoas - Desenvolvimento, Gestão de Pessoas - Jovem e Gestão de Pessoas - Sustentabilidade. Na categoria Gestão de Pessoas – Administração, além da Cotrijal, que recebeu o Troféu Ouro, foram premiadas: Troféu Prata - Cagepa (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba) e Troféu Bronze – Klabin, do Paraná.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal
Negócios
Com discursos enfáticos, de resgate histórico e de reconhecimento às conquistas, foi oficialmente inaugurado o novo Centro Administrativo da Sicredi Vale do Taquari. A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (11/8) à noite, no auditório Ruben Neitzke – homenagem ao ex-presidente já falecido - com a presença de cerca de 300 pessoas, entre autoridades e convidados da região.
Localizado no Bairro São Cristóvão, em Lajeado, a estrutura de 8,4 mil m² é fruto de um projeto antigo, cujo investimento total foi de R$ 32,5 milhões. É considerado um marco na trajetória, tornando-se uma referência dentro do Sistema Sicredi, prezando por aliar as melhores soluções financeiras com tecnologia e um relacionamento cada vez mais próximo dos associados e das comunidades.
Para o presidente da Sicredi Vale do Taquari, Adilson Carlos Metz, o momento especial renova o compromisso com os associados. Durante sua fala, usou três símbolos: uma laranja, uma corda e uma caixa. “Quem nunca se deparou com uma laranja bonita, mas por dentro estava azeda, amarga ou seca? Convidamos os colaboradores a ajudarem a encantar no atendimento para, assim como a laranja, ser mais doce e melhor do que aparenta ser”. Com a corda em mãos, a associou com a vida das pessoas. “No cooperativismo são muitas as cordinhas, na nossa mais de 50 mil entrelaçadas. E cada um de nós precisa fazer a sua diferença, dar o seu melhor”. O desfecho com a caixa serviu para fazer uma analogia à antiga Caixinha, que deu origem a Sicredi Vale do Taquari. “Nela não está depositado apenas dinheiro, estão histórias de vida, sonhos de um mundo melhor. Ajudem a cuidar dela para continuarmos desenvolvendo a nossa região. Temos certeza que um mundo melhor a gente faz juntos”, concluiu.
O diretor executivo, Luiz Mario Leite Berbigier, resgatou os principais momentos e não escondeu a emoção pelo feito. Ele lembrou as dificuldades financeiras enfrentadas em 1993, quando o cenário era de patrimônio negativo e apenas quatro sócios ainda tinham movimentação financeira. “Nenhum de nós, por mais otimista que fosse, imaginaria que 23 anos e 9 meses depois nós estaríamos entregando um empreendimento dessa envergadura. Atingimos nosso objetivo e finalizamos esse empreendimento, que não é de Lajeado, mas dos 11 municípios de nossa área de atuação”.
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo destacou o novo polo de comércio e serviços criado no local que agora também sedia a cooperativa de Crédito. Ao fazer elogios aos empreendedores, também comentou a designação informal à Avenida Piraí, por alguns, chamada de avenida das cooperativas, e por outros de Paulistinha, numa referência à Avenida Paulista em São Paulo, que é o centro nacional dos negócios. Por fim, conclamou: “convido todos a investir no Vale e com certeza procurar a Sicredi para buscar os recursos necessários”.
Dirigentes de cooperativas
Prestigiado por lideranças do sistema cooperativo nacional, o evento ganhou ainda mais notoriedade. “A Sicredi Vale do Taquari está levando, ao fim e ao cabo, o que é a essência da cooperativa, que é captar o recurso na região onde atua e reinvestir na comunidade”, afirmou o diretor executivo de produtos e negócios do Banco Cooperativo Sicredi, Cidmar Stoffel. Ele ainda salientou números do sistema, o qual já é composto 3,5 milhões de associados e administra R$ 72 bilhões no Brasil. O presidente do Sicredi Sul-Sudeste, Fernando Dall’ Agnese, complementou lembrando que o Sistema Sicredi está numa crescente. “A cada cinco anos a gente dobra de tamanho. Nessa velocidade vamos conseguir fazer parte do desenvolvimento não só do Estado, mas do Brasil também, através do cooperativismo de Crédito”.
Representando todas as coirmãs, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, ressaltou que o DNA das cooperativas são as pessoas e a comunidade. “A riqueza não é extraída daqui, permanece no seio da comunidade, multiplicando riquezas. Esse é o sentido das cooperativas em geral, beneficiar as comunidades e delas não arrancar recursos, mas somar para a comunidade crescer mais”.
O encerramento foi marcado pelo descerramento simbólico da fita inaugural e visitação, além de um coquetel de confraternização.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Sicredi Vale do Taquari RS
Foto: Clarissa Jaeger
Negócios
No intuito de debater a necessidade de aprimorar a gestão das organizações cooperativas em tempos de grandes desafios, a Ocergs e a FecoAgro/RS realizaram no dia 8 de agosto, na sede do Centro de Formação Profissional Cooperativista – CFPC, em Porto Alegre, evento que debateu a gestão estratégica das cooperativas agropecuárias, utilizando-se de ferramentas e métodos avançados que objetivam a manutenção do crescimento e o desenvolvimento consistente das atividades e dos negócios cooperativos. O Seminário contou, em sua abertura, com a presença e pronunciamento do presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, e do presidente da FecoAgro/RS e diretor-secretário da Ocergs, Paulo Pires.
Tendo como público-alvo diretores e gestores das cooperativas agropecuárias, responsáveis pelas definições e pelo desenvolvimento da gestão nas cooperativas, o evento teve como palestrantes profissionais da área de consultoria das empresas Partner e CMI, e do Instituto Superior de Administração e Economia - ISAE. O presidente da Partner Consulting, Rui Costa, abordou a profissionalização da gestão como estratégia de desenvolvimento e perenidade. Já o doutor Antonio Raimundo dos Santos, diretor do ISAE, trabalhou o tema Planejamento estratégico, diferencial de competitividade em tempos de crise. Por fim, os profissionais da CMI, Henri Kruser e Roberto Gavioli concluíram os trabalhos com o tema Dinâmica da negociação – O método da negociação de Harvard.
O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, ficou satisfeito com a participação das cooperativas e avaliou como muito satisfatória a discussão do tema, que busca olhar para a sistematização da gestão através da análise de um conjunto de indicadores, um dos princípios do GDA - Programa de Autogestão das Cooperativas.
“Queremos ter o foco correto para o investimento e para a manutenção do crescimento das cooperativas. Dividimos esse tema em autogestão, gestão estratégica (planejamento estratégico) e a capacitação de conselheiros. Queremos cada vez mais dividir a responsabilidade com os donos das cooperativas, que são os associados. Queremos capacitá-los de uma forma mais democrática possível”, frisou Pires.
Participaram 57 associados e dirigentes das cooperativas Cotrisoja, Santa Clara, Coagrisol, Cooperoque, Piá, Cotrirosa, Comtul, Camnpal, Cotrijuc, Cotrisel, Cotricampo, Languiru, Cotribá, Caal, Cotrisul, Credcorreios e FecoAgro/RS, além de técnicos do Sistema Ocergs-Sescoop/RS.
Negócios
O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu) anunciou o tema do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC) de 2017 - "Os sonhos prosperam aqui" - comemorando o espírito do movimento global de cooperativas de Crédito. Neste ano, o DICC, celebrado sempre na terceira quinta-feira de outubro, acontecerá no dia 19 de outubro.
"O DICC é a oportunidade de encorajar os cooperados a se comprometerem, compartilhando suas experiências e celebrando como as cooperativas de Crédito e as cooperativas financeiras influenciaram suas escolhas de vida. Ao colocar as pessoas antes do lucro, defendemos a cooperativa de Crédito e a instituição financeira cooperativa como um modelo mundial", disse o presidente e CEO do Conselho Mundial, Brian Branch.
O tema deste ano ilustra como a cooperativa de Crédito e outras cooperativas financeiras servem como catalisadores para tornar reais diferentes profissões, escolhas pessoais e trajetórias de carreira. O cartaz ilustrado à mão foi projetado por um artista de Madison/Eua, Wisconsin que pertence a uma cooperativa de design e gravura.
Através das festividades do DICC em todo o mundo, as cooperativas de Crédito aumentam a conscientização do voluntariado na comunidade e da organização de ações que contribuam para o objetivo do Conselho Mundial, de adicionar 50 milhões de novos membros até o ano 2020.
Cartaz do DICC de 2017
Os gráficos e cartazes oficiais do DICC em inglês e espanhol estão disponíveis para download no International Credit Union Day. Materiais promocionais e outras dicas para criar experiências de membros únicas e memoráveis para ajudar a celebrar o DICC em breve estarão disponíveis. Representantes de cooperativas de Crédito e cooperativas financeiras e membros em todos os lugares são encorajados a compartilhar fotos, eventos, experiências e outras ideias de festividades no Facebook e no Twitter usando o #ICUDay.
O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito é a associação global que promove o desenvolvimento sustentável das cooperativas de Crédito e outras cooperativas financeiras em todo o mundo para capacitar as pessoas através do acesso a serviços financeiros de alta qualidade. Ele defende, em nome do sistema global de cooperativas de Crédito, organizações internacionais, e trabalha com os governos nacionais para melhorar a legislação e a regulamentação. Os seus programas de assistência técnica introduzem novas ferramentas e tecnologias para fortalecer o desempenho financeiro das cooperativas de Crédito e aumentar sua divulgação.
O Conselho Mundial implementou mais de 300 programas de assistência técnica em 89 países. Em todo o mundo, 60.657 cooperativas de crédito em 109 países atendem 223 milhões de pessoas. Saiba mais sobre o impacto do Conselho Mundial em todo o mundo em www.woccu.org.
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