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TOP 100 destaca cooperativas do Vale do Taquari

TOP 100 destaca cooperativas do Vale do Taquari

Enaltecer o empreendedorismo regional e reconhecer as marcas e personalidades do Vale do Taquari. Esse foi o objetivo da noite de ontem (16/10), no Clube Tiro e Caça, em Lajeado, na entrega do prêmio TOP 100. Mais de 600 líderes empresariais, políticos, sociais e convidados participaram do evento que prestigiou as 95 marcas e cinco personalidades mais lembradas pelos consumidores da região do Vale do Taquari. Entre os destaques, as cooperativas Languiru, Dália Alimentos, Arla, Certel e Certaja foram agraciadas. O evento contou com a participação do diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto.

A Languiru aparece em primeiro lugar nas categorias “Derivados de Suínos” e “Derivados de Frango”; a Dália Alimentos ocupa a primeira posição na categoria “Leite”; na categoria “Fomento e Agrocenters”, a Arla Cooperativa é a marca mais lembrada; e na categoria “Distribuidora de Energia Elétrica”, a Certel e a Certaja ocupam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

“A Languiru foi citada mais de duas mil vezes pelos entrevistados em diferentes categorias. Compartilhamos esse reconhecimento com nossos associados e funcionários, enfim, com toda a ‘Família Languiru’. Esse desempenho atesta a força da nossa marca e tem um significado especial. Confirma, acima de tudo, a qualidade dos nossos produtos e o acerto na gestão eficiente da cooperativa”, avalia o presidente da Cooperativa Dirceu Bayer. Para o presidente, a imagem da Languiru sai fortalecida com mais esse reconhecimento. “Ganhamos em competitividade de mercado, o que inclusive nos permite ampliar o número de clientes e consumidores atendidos na região e no Estado. Estamos extremamente satisfeitos com a distinção e lisonjeados por sermos a marca mais lembrada entre tantos segmentos trabalhados pelas empresas no Vale do Taquari. Isso nos anima e nos dá muita energia para seguir trabalhando”, conclui.

Resultado

Para o diretor-geral do grupo A Hora, Adair Weiss, o evento consolida o propósito da pesquisa feita em parceria com o Instituto Nexus ao longo de 45 dias nas seis microrregiões do Vale do Taquari, ao longo dos meses de maio e junho deste ano. “Nosso objetivo foi de homenagear e reconhecer o esforço e o trabalho do empreendedorismo na nossa região”, ressalta Weiss.

Ao todo, 1,5 mil pessoas foram entrevistadas nas microrregiões de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Teutônia, Taquari e Encantado. Com método de pesquisa de amostragem por segmento, de forma espontânea, os entrevistados foram questionados sobre qual a marca que vem à memória quando pensam em determinado produto ou serviço. Na sequência, o entrevistador perguntou o motivo pelo qual a lembrança veio à tona, provocando o entrevistado a falar sobre atributos como qualidade, tradição, economia, praticidade, entre outros. “Provocamos criar um ambiente favorável à inovação em torno do empreendedorismo regional”, enfatiza Weiss.

Estímulo

Representantes de instituições da região que prestigiaram o resultado do Top 100 destacaram a importância do evento. O prefeito e presidente da Amvat, Marcelo Caumo, vê na ocasião um estímulo ao empreendedorismo na região. “É um estímulo para que se fortaleçam. Além de produzir, também temos que divulgar. Com o resultado da pesquisa, podemos ver de perto quais iniciativas e caminhos que dão certo na região”, comenta Caumo.

Ressaltando o posicionamento atual do A Hora como um grupo de soluções em comunicação, o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC), Pedro Barth, vê na pesquisa um auxílio para que empresários da região compreendam o que a comunidade, enquanto consumidora, prestigia em termos de produtos e serviços. “Enquanto CIC estamos ao lado dos empresários. O Top 100 vem ao encontro do que desejamos para a região: empreendedorismo”, destaca Barth.

Credibilidade

O reitor da Univates, Ney Lazzari, enalteceu a credibilidade do resultado da pesqusia. Segundo ele, neste momento conturbado pela política, o Top 100 faz com que a região volte as atenções para si mesma e perceba o que já construiu, o que tem de fato e os caminhos a se seguir. “Isso anima as pessoas a arregaçarem as mangas e tocarem os negócios para frente”, afirma.

Compromisso com o Vale

A presidente do Codevat, Cíntia Agostini, destaca a questão de vanguarda e trabalho do A Hora em promover o Top 100. “É um meio de comunicação realmente engajado com a sociedade do Vale do Taquari”. Conforme ela, o projeto faz com que empresários se animem com o propósito do reconhecimento e desenvolvam suas marcas com um trabalho ainda mais qualificado. “O Top 100 contempla um olhar completo sobre diversas dimensões do Vale do Taquari acerca do desenvolvimento empreendedor”, comenta.

Valor da marca

Representando a Acil, a presidente Aline Eggers observa como resultado do Top 100 a valorização das marcas da região. “A marca é o verdadeiro patrimônio de uma empresa. Todo empresário cuida desta marca com zelo”, enfatiza. Conforme ela, no momento em que a pesquisa revela produtos e serviços mais lembrados pelos consumidores, empreendedores da região têm conhecimento de que o trabalho feito por eles está nos corações e no desejo dos consumidores.

Fonte: A Hora
Escoop lança edital do Vestibular 2019

Escoop lança edital do Vestibular 2019

O Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, por meio da Comissão de Processo Seletivo, informa que as inscrições para o Processo Seletivo - Vestibular 2019 estão abertas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 25/11/2018 e devem ser feitas unicamente pela Internet (www.escoop.edu.br). Para realizar a inscrição, o candidato deve entregar um quilograma (kg) de alimento não perecível, que deverá ser entregue no dia 02/12/2018 na Av. Berlim, nº 409, Bairro São Geraldo, Porto Alegre - RS.

A prova ocorre no dia 2 de dezembro de 2018 na cidade de Porto Alegre/RS, no horário das 10h às 12h30. A prova consistirá em redação escrita na língua portuguesa, de 20 a 30 linhas, sobre tema relacionado ao Cooperativismo, que será definido pela Comissão de Processo Seletivo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop.

A divulgação dos resultados do Processo Seletivo - Vestibular 2019 será no dia 10/12/2018 através do site www.escoop.edu.br.

Para acessar o edital completo CLIQUE AQUI

Sobre o Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas visa à formação de profissionais da área de ciências organizacionais, capazes de responder aos desafios da sociedade e cooperativas em contínua transformação, que possuam domínio da tecnologia de conhecimentos e de suas aplicações para atuar profissionalmente na área de tecnologia em cooperativismo.

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem a duração de 1.620 horas, perfazendo um total de 108 créditos. O período de integralização do curso é de, no mínimo, dois anos e meio e de cinco anos, no máximo.

Bolsa de Estudos

O candidato que desejar pleitear a Bolsa de Estudos, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), deverá comprovar, no ato da matrícula, o seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante a entidade, conforme as normas da mantenedora.

Os associados e empregados de cooperativas têm direito a Bolsa de Estudos para cursarem atividades na Escoop, em nível de graduação e pós-graduação, custeadas pelo Sescoop/RS, no valor de 70% das mensalidades.

Sobre a Escoop

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em Cooperativismo. A instituição é mantida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), que integra o denominado “Sistema S” que tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.

A Escoop visa formar profissionais que integrem conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional, administração, contabilidade, recursos humanos. marketing, finanças, planejamento, direito, educação, economia e história, capazes de absorver, propor e aplicar tecnologias de gestão cooperativa na identificação e resolução de problemas organizacionais das sociedades cooperativas.

Escoop realiza 5ª Mostra de Iniciação Científica

Escoop realiza 5ª Mostra de Iniciação Científica

A 5ª Mostra de Iniciação Científica da Escoop está com inscrições abertas até o dia 4 de novembro. Destinada a tecnólogos em cooperativismo, pós-graduandos, bolsistas de iniciação científica, acadêmicos, professores e demais profissionais envolvidos em atividades de pesquisa e extensão da Escoop e de outras instituições de ensino superior, a Mostra ocorre durante a programação da 5ª Semana Acadêmica da Escoop, que acontece entre os dias 19 e 21 de novembro de 2018.

Com o tema “Empreendedorismo no Cooperativismo: concretização de ideias, a formação de lideranças e o processo de sucessão nas cooperativas”, a Mostra de Iniciação Científica deste ano se divide em três eixos temáticos:

  1. Concretização de Ideias;
  2. Liderança;
  3. Processo de Sucessão nas cooperativas.

OBJETIVO

O evento tem como objetivo a divulgação da produção científica e das atividades de extensão desenvolvidas na Escoop e em outras instituições de ensino superior, bem como promover o intercâmbio e conhecimento de trabalhos de iniciação científica, pós-graduação e as ações de extensão desenvolvidas por acadêmicos da Escoop e de outras instituições, nas diferentes áreas do conhecimento.

INSCRIÇÕES

As inscrições de trabalhos podem ser feitas através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., após observação do regulamento disponível AQUI. A apresentação dos trabalhos selecionados será feita durante a 5ª Semana Acadêmica da Escoop.

Cooperativas minerais podem se inscrever em prêmio nacional

Já estão abertas as inscrições para o Prêmio Melhores Práticas em Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral 2018. Cooperativas de garimpeiros de todo o país devem garantir sua participação até o dia 22/10. O regulamento e a inscrição podem ser conferidos clicando aqui.

O prêmio é uma iniciativa do Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral – CT RedeAPLmineral, e tem por objetivo reconhecer as melhores práticas realizadas no âmbito da cadeia produtiva do setor mineral, que abrange os processos de pesquisa mineral, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização dos produtos.

Podem concorrer os atores da mineração de pequeno e médio portes, organizados sob a forma de APL de base mineral que, por esforço próprio, parceria ou cooperação com entidades afins estabelecidas no Brasil, tenham tido êxito na realização de métodos e técnicas envolvendo procedimentos gerenciais e tecnológicos, com claros ganhos ambientais, financeiros e de mercado ao longo da cadeia produtiva.

Os interessados deverão inscrever apenas uma proposta conectada com um dos temas abaixo:

Mineração;

Formalização;

Organização da produção (cooperativismo, associativismo, laboratorial ou economia solidária);

Transferência e disseminação de tecnologia e inovação;

Treinamento/capacitação;

Inclusão social;

Gestão e governança;

Meio ambiente, saúde, segurança e higiene do trabalho.

Os vencedores receberão um troféu de acordo com a classificação ouro, prata ou bronze, um certificado e um tablet. A cerimônia de premiação ocorrerá ao longo do XV Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e do XII Encontro do Comitê da Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, que serão realizados entre os dias 5 e 7 de dezembro de 2018, em Natal (RN).

 Clique aqui para acessar o edital.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Sicredi apresenta resultados do primeiro semestre

Sicredi apresenta resultados do primeiro semestre

Única instituição financeira presente em 199 municípios, com 3,8 milhões de associados em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, com crescimento exponencial em diversos indicadores de desempenho. Esse é o panorama do Sicredi apresentado nesta quarta-feira (10/10), durante o Encontro Nacional de Jornalistas, realizado na sede da cooperativa, no Tecnopuc, em Porto Alegre.

Resultados semestrais do Sicredi

De acordo com as Demonstrações Financeiras Combinadas do Sicredi no primeiro semestre de 2018, o resultado líquido da instituição financeira cooperativa no período cresceu 11% e seu patrimônio líquido registrou aumento de 17,1%, quando comparado ao primeiro semestre de 2017, totalizando, respectivamente, R$ 1,36 bilhão e R$ 13,8 bilhões. Já os ativos atingiram R$ 87,8 bilhões, crescimento de 20,6% no comparativo com o primeiro semestre de 2017.

Na captação, o Sicredi obteve um crescimento de 20,8% em depósitos totais na comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando R$ 57,2 bilhões. No mesmo período, a poupança – um dos focos da instituição financeira cooperativa, tendo em vista que incrementa e auxilia a fomentar o crédito rural – teve um aumento de 49,9%, atingindo R$ 11,6 bilhões. Já a carteira de crédito totalizou R$ 45,7 bilhões, um incremento de 23,5% em relação ao mesmo período de 2017. A carteira de crédito rural fechou em R$ 17,5 bilhões no primeiro semestre de 2018, com crescimento de 14% em comparação ao mesmo período de 2017.

Mesmo com a ampliação da carteira de crédito, o índice de inadimplência do Sicredi manteve-se decrescente, com 1,51% (no primeiro semestre de 2017 era 2,04%). Vale ressaltar que, por conhecer melhor o associado e manter com ele uma relação na qual o associado é o dono do negócio, as cooperativas de Crédito apresentam um menor índice de inadimplência, o que permite oferecer taxas melhores e condições para empréstimos, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento regional.

O Sicredi conta, atualmente, com 116 cooperativas de crédito filiadas, presentes em 1.238 cidades. Com cinco centrais e 1.611 agências, o Sicredi conta com 23,9 mil colaboradores.

Para o presidente do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, o que justifica uma instituição financeira é o quanto ela é capaz de agregar soluções para a vida financeira das pessoas. “Por isso é importante preservamos o nosso diferencial competitivo de estarmos próximos das comunidades”, explica. O discurso é reforçado pelo representante do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não-Bancárias do Banco Central, Harold Espínola, que afirma que o desafio é agregar valor para que as pessoas continuem naquela instituição financeira, apesar delas serem bombardeadas por diversas ofertas. “Tem que ter um sentido, um sentido de relacionamento, a pessoa tem que ser reconhecida, sentir-se valorizada e diferente pela relação que a instituição oferece. E as cooperativas, nesse sentido, elas têm isso no seu DNA. Cooperativa é uma sociedade de pessoas, é uma sociedade de relacionamento”, destaca Espínola.

Cooperativismo de crédito no mundo e Brasil

A abrangência internacional das cooperativas de crédito é evidenciada pelo Woccu. Em 2016, a entidade internacional representativa registrou 235 milhões de associados, 68 mil cooperativas de crédito, localizadas em 109 países de seis continentes. A taxa de penetração do segmento - que é calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa - é de 74,47% na Irlanda, 52,61% nos Estados Unidos, 46,71% no Canadá, 17,65% na Austrália e 3,42% no Brasil.

Embora pequena, quando comparada a países da Europa e aos Estados Unidos, por exemplo, a participação das cooperativas de Crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem registrado um constante incremento. Segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo 2017, divulgado pelo Banco Central do Brasil (BC), o segmento passa por um processo contínuo de consolidação. Em dezembro de 2017, o estudo aponta um total de 9,6 milhões de associados no Brasil, crescimento de 8% em relação a dezembro de 2016, e a existência de 967 cooperativas de Crédito singulares distribuídas pelo País, que contam hoje com quase 5 mil agências.

O documento do BC também aponta que o percentual de participação das cooperativas de Crédito aumentou dentro do SFN. Em 2017, os ativos totais das cooperativas do ramo chegaram a R$ 178,50 bilhões, correspondendo a 2,15% nos ativos totais do Sistema Financeiro Nacional (eram 1,87% no panorama de 2016). O Patrimônio de Referência das cooperativas de Crédito totalizou R$ 38,20 bilhões, representando 4,24% em relação ao Patrimônio do SFN. Já a carteira de crédito classificada das cooperativas de Crédito alcançou R$ 95,90 bilhões, representando 2,81% na carteira de crédito classificada do SFN, enquanto que os depósitos totais das cooperativas de crédito chegaram a R$ 105,60 bilhões, 4,5% nos depósitos do SFN.

Segundo Tavares, o modelo do cooperativismo na Europa é muito mais popular e espalhado do que no Brasil, onde há um sistema financeiro bastante concentrado. Apesar disso, o presidente do Banco Cooperativo Sicredi identifica esse cenário como uma oportunidade de expansão de negócios. “Eu vejo isso como um grande potencial, pois se a gente mirar alguns modelos internacionais conseguimos vislumbrar um crescimento muito grande nos próximos anos”, argumenta.

O futuro é agora: transformação digital!

O Sicredi coloca em prática uma estratégia voltada para sua transformação digital. A instituição financeira cooperativa está dando passos importantes nesse sentido para ser cada vez mais conectada com os associados de todos os perfis e regiões. Segundo o líder de Transformação Digital do Sicredi, Tiago Nicolaidis, a responsabilidade de conduzir o processo de uma instituição financeira centenária deve estar alinhada ao propósito cooperativista. “Transformar é ressignificar e reconstruir sem perder a essência, o DNA e o propósito”, ressalta.

O projeto de transformação digital, que vai além de questões tecnológicas e passa também por mudanças culturais, traz mais benefícios aos associados ao tornar suas experiências de interação com o Sicredi ainda mais próximas e personalizadas, seja qual for o canal de relacionamento escolhido.

A bandeira do cooperativismo tem forte influência nessa jornada de transformação. Além das melhorias que estão sendo implementadas no âmbito organizacional, também nos produtos oferecidos, com sua participação mais ativa no ambiente digital, o Sicredi apresenta o cooperativismo de crédito a novos públicos. Como parte desse processo, a instituição financeira cooperativa lançou recentemente o Woop Sicredi, conta 100% digital desenvolvida para ser uma solução complementar, voltada para o autosserviço e baseada no novo core bancário (sistemas que processam os produtos e serviços), além do alinhamento com os rumos do negócio.

Com uma linguagem simples e descomplicada, o aplicativo visa atender pessoas conectadas, jovens de espírito, por meio da oferta de serviços financeiros digitais na plataforma. Nele, é possível associar-se e criar uma conta digital, sem papel; ter acesso à conta corrente com pagamentos de contas de consumo e transferências; poupança; limites e créditos; cartão 100% digital; autenticação digital; programa de fidelidade e organizador financeiro.

Outras conquistas: expansão nacional

Paralelo ao processo de transformação digital, o Sicredi também segue investindo na abertura de novas agências em âmbito nacional, estando, assim, alinhado ao conceito de presença nacional com atuação regional, valorizando a proximidade com os associados e com as comunidades.

De junho de 2017 a junho de 2018, o Sicredi registrou um aumento em seu número de agências, passando de 1.534 a 1.611 agências em todo o Brasil. Este ano, foram inauguradas 71, entre elas, as agências no Distrito Federal e em Minas Gerais, marcando a entrada do Sicredi nessas duas unidades federativas.

Com informações do Sicredi
Projeto sobre Cooperativismo financeiro e capitalismo consciente chega no Estado

Projeto sobre Cooperativismo financeiro e capitalismo consciente chega no Estado

Levar conhecimento e aprendizado para valorizar o potencial de protagonismo do jovem universitário brasileiro que tem sede de transformar sua realidade. Esse é um dos propósitos do Conexão Sicoob, iniciativa que nasceu através de uma parceria entre o Sicoob Confederação, o Bancoob e a Eureca, com apoio do Movimento Brasil Júnior.

O projeto, que já impactou mais de 4 mil jovens pelo Brasil, chega ao Rio Grande do Sul. De 16 a 20 de outubro, o Conexão Sicoob vai passar por Bento Gonçalves, trazendo uma programação com muito conteúdo, inovação e momentos inspiradores.

A programação se inicia no dia 16, com o Open Campus no Dall’Onder Grande Hotel. No evento, aberto à comunidade, jovens lideranças vão falar sobre suas experiências. Entre os palestrantes, estão Dario Neto, que é CEO no Grupo Anga, Líder Executivo na Eureca e Conselheiro Executivo do Instituto Capitalismo Consciente no Brasil; Marcos Vinicius Viana Borges, que é diretor de Meios Eletrônicos de Pagamento do Bancoob e Marcus Barão, presidente do Fórum da Juventude da CPLP e vice-presidente no Conselho Nacional de Juventude no Brasil.

Entre os dias 17 e 19, o Conexão Sicoob estará na FSG, UCS, UERGS e Faculdade Cenecista para promover workshops de autoconhecimento e de liderança na prática, além de levar informações sobre os conceitos de capitalismo consciente, economia compartilhada e cooperativismo financeiro.

A programação terá ainda no dia 20 o Conexão Lab, um laboratório de inovação em que os jovens serão provocados a trocar conhecimentos entre eles e alguns mentores, para encontrar soluções criativas e sustentáveis para problemas que envolvem os desafios da cooperativa local, o Sicoob Integrado. Os participantes do Lab concorrerão a uma premiação ao final.

Para participar do Conexão Sicoob, basta acessar o site www.conexaosicoob.com.br e preencher o formulário, indicando a participação no evento de interesse. Todos os eventos são gratuitos e garantem certificado de participação.

Durante toda a experiência do Conexão Sicoob, os participantes poderão conhecer mais sobre o propósito, a missão e os valores do Sicoob, que é o maior sistema financeiro cooperativo do país e traz em sua essência a preocupação com o desenvolvimento consciente das comunidades.

Fonte:  Sicoob Central Unicoob
Seminário de Gestão de Pessoas debate diversidade, inovação e reforma trabalhista

Seminário de Gestão de Pessoas debate diversidade, inovação e reforma trabalhista

A Unimed Federação/RS através do Comitê Estadual de Gestão de Pessoas realizou na segunda-feira, 8 de outubro, o 2º Seminário Estadual de Gestão de Pessoas, que reuniu profissionais da área de várias Singulares do Estado. O evento teve como objetivo discutir as novas estratégias que auxiliem as lideranças no desenvolvimento de gestão de pessoas e do negócio, visando a sustentabilidade e inovação. Durante o dia, o Seminário esteve voltado para temas como diversidade, inovação e reforma trabalhista.

O diretor Administrativo da Unimed Federação/RS, Valter Heinz, reforçou a importância do tema diversidade e inclusão dentro das organizações. “Fico muito satisfeito de ver a representação de todas as Singulares do Estado, debatendo temas, buscando inclusão, tornar os espaços mais democráticos. É um grande papel que desempenhamos, de aproximar nossas Singulares, de oportunizar caminhos do que vem acontecendo no mercado”, destacou.

O coordenador do Comitê e gerente de Gestão de Pessoas da Unimed Federação/RS, Rodrigo Lima, falou que o evento é uma oportunidade para apontar estratégias de como fortalecer o que é necessário para o Sistema Unimed-RS. “O que podemos montar, fazer, para assumir patamares diferentes”, pontuou.

Diversidade

Um dos primeiros assuntos debatidos pela manhã foi sobre diversidade. O tema foi abordado pelos representantes do Pride Connection – grupo de profissionais de empresas renomadas do Brasil que discutem estratégias para disseminar as políticas de inclusão e diversidade nas organizações.  Sidnei Cordeiro Hoffschneider, Matheus Felipe e Gisele Oliveira apresentaram dados do país e promoveram uma reflexão sobre o assunto. O debate foi mediado pelo analista Luciano Oliveira.

Para Matheus Felipe, o tema vem sendo debatido no Brasil e as empresas estão se inspirando em outras de fora. O profissional ressaltou que é preciso entender de que forma a demografia está sendo representada dentro das empresas. “Falar do tema é mostrar aos gestores a importância de ter diversidade dentro de sua equipe e como isso é estratégico. Nosso maior desafio é como as empresas trabalham a questão do respeito as diferenças e como isso está na sua comunicação estratégica”, argumentou.

Sidnei Cordeiro disse, também, que o assunto é de sua importância, mas as empresas não sabem como direcionar, começar. “Primeiro passo é entender. É um tema que veio para ficar e quem se movimentar o quanto antes vai se destacar no amanhã. É estratégico para o negócio”, assinalou.

Inovação

Outro debate esteve voltado para ‘Inovação Disruptiva’, abordado por Arthur Igreja. O convidado apresentou sobre tendências, velocidade e digitalização dos negócios – como isso impacta a gestão de pessoas. “A velocidade da transformação com foco nas pessoas. É uma área que tem desafios gigantescos. Todo negócio é gerado por uma demanda de uma pessoa”, declarou. Arthur Igreja afirmou, também, que as relações ficaram cada vez menos humanas e o Gestão de Pessoas deve ser estratégico. O gerente Rodrigo Lima fez a intermediação do tema discutido.

No período da tarde, a abertura foi realizada pelo vice-presidente de Integração e Relações Estaduais, Jorge Antônio Martines, que frisou a importância do Comitê Estadual de Gestão de Pessoas para todos os demais comitês.

Logo após, a colaboradora do setor de Gestão de Mudanças do Desenvolvimento Humano e Organizacional da Sodexo, Fernanda Weschenfelder, apresentou cases sobre as novas tendências de RH. Segundo a profissional, os cases tratam-se se uma pesquisa realizada pela empresa para entender essas novidades do mercado e que ações podem ser feitas para estimular o cumprimento dessas tendências. “Como o RH vai fazer essa transformação da empresa para conseguir comprar essa mudança de mercado. Estamos em constante mudança e como trabalhar essa mudança de uma forma sutil que o colaborador entenda o papel da transformação e que perceba a necessidade de mudar”, enfatizou. O painel teve mediação da analista Danielle Zatt.

Reforma Trabalhista

O Seminário encerrou com uma palestra sobre “Reforma Trabalhista”, proferida por José Roberto Silvestre. O advogado entende que o maior desafio hoje para as empresas é a interpretação e as ações de burocratização que precisarão ser tomadas a partir de agora. “O primeiro passo é realmente conhecer as diferenças que passaram a existir desde 11 de novembro de 2017. É imprescindível situar-se dentro dessa realidade e saber que hoje temos a tendência do Supremo Tribunal Federal (STF) ser a favor da reforma”, observou José Roberto. A assessora Jurídica da Federação, Neida Marina de Silveira Lima mediou a discussão.

O presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May encerrou o Seminário mencionando a importância das pessoas. Ele citou, ainda, exemplos importantes para promover uma aproximação dos colaboradores para entender melhor suas necessidades.

Compêndio destaca Boas Práticas de Gestão e Governança de cooperativas

Compêndio destaca Boas Práticas de Gestão e Governança de cooperativas

As cooperativas também são campeãs no quesito boas práticas de gestão e governança, com iniciativas que são referência e podem inspirar muitas outras, em todos os ramos do cooperativismo. É com esse pensamento que o Sistema OCB apresenta uma nova edição do Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança. Nesta publicação, reunimos iniciativas de sucesso implementadas por cooperativas premiadas nas faixas Ouro e Prata do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão (ciclo 2017–2018).

A novidade desta edição são exemplos que mostram dois novos níveis de maturidade – “Compromisso com a excelência” e “Rumo à excelência”. Dentre os exemplos de gestão de cooperativas que melhoraram de forma exemplar os seus processos, o Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança reúne 38 iniciativas de divididas em oito categorias: Governança, Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas e Processos.

O documento destaca as práticas adotadas pelas seguintes cooperativas gaúchas: Sicredi Norte RS/SC (Erechim), Sicredi Pioneira RS (Nova Petrópolis), Unimed Erechim (Erechim) e Unimed Nordeste-RS (Caxias do Sul), nas categorias Estratégias e Planos, Sociedade, Informações e Conhecimento, e Processos.

Compêndio de Boas Práticas de Gestão e Governança Ciclo 2017-2018.

 
Sescoop/RS promove Jornada para a Excelência na Gestão

Sescoop/RS promove Jornada para a Excelência na Gestão

O Sescoop/RS promove, no mês de outubro, no Centro de Formação Profissional Cooperativista (CFPC), em Porto Alegre, a Jornada para a Excelência na Gestão, através de workshops sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Com o objetivo de apresentar novos temas presentes no nível de maturidade rumo à excelência, os eventos discutirão exemplos de práticas e métodos para melhorar a eficácia da autoavaliação, afim de contribuir para o desenvolvimento pleno das cooperativas através da adoção de boas práticas de gestão e governança cooperativista.

No primeiro encontro, que aconteceu nos dias 2 e 3 de outubro, direcionado ao ramo Crédito, o gerente de Monitoramento do Sescoop/RS, José Máximo Daronco, deu as boas-vindas, apresentou o PDGC, as diretrizes do Sescoop a nível nacional aos presentes e convidou a participarem juntos do novo momento da instituição. “Estamos focados em promover ações de desenvolvimento humano das cooperativas gaúchas para que suas ações sejam cada vez mais assertivas. Para isso, temos passos a seguir e é por isso que estamos aqui hoje. Vamos mostrar para o Brasil o potencial das nossas cooperativas”, destacou.

Os workshops “Conhecendo o PDGC e o MEG” serão ministrados pelo especialista do Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), Sérgio Schaumloeffel, e apresentam o seguinte conteúdo programático:

  • INTRODUÇÃO
    • PDGC
    • Níveis de maturidade
    • Implantação do MEG
 
  • INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO: RUMO À EXCELÊNCIA
    • Estrutura dos questionários de autoavaliação
    • Estrutura das questões
    • Processo, prática e padrão
    • Bloco Governança
    • Bloco Gestão
 
  • AUTOAVALIAÇÃO
    • Conceito
    • Importância
    • Melhoria Contínua
    • Processo de autoavaliação (etapas)
    • Inventário das práticas
    • Fatores de avaliação de Processos Gerenciais e Resultados Organizacionais
    • Plano de Melhoria da Gestão
  Confira abaixo as próximas turmas: 4 e 5/10 - Turma 2 - Ramo Saúde 8 e 9/10 - Turma 3 - Ramo Agropecuário 10 e 11/10 -  Turma 4 - Demais Ramos    
Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS reconhece três cooperativas gaúchas

Prêmio Top Ser Humano da ABRH-RS reconhece três cooperativas gaúchas

As cooperativas Unicred RS, Unimed Noroeste/RS e Unimed Vale do Sinos recebem hoje à noite (3/10), no Grêmio Náutico União, às 20h, a distinção do Prêmio Top Ser Humano Categoria Organização, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).

Planejamento Estratégico

Com o case “Planejamento Estratégico – Colaboradores no Protagonismo da Estratégia”, a Unicred RS conquista o Prêmio Top Ser Humano pelo segundo ano consecutivo e reforça o desenvolvimento coletivo como um dos pilares da instituição financeira cooperativa, que possui 11 cooperativas e 56 unidades de negócios que representam 50 mil cooperados e R$ 3,3 bilhões de ativos no Rio Grande do Sul.

Desenvolvimento de Líderes

A Unimed Noroeste/RS é Top Ser Humano pelo quarto ano consecutivo. Agraciada na categoria Organização, a Cooperativa concorreu com o case “Programa de Desenvolvimento de Líderes: desenvolver líderes para a cultura da cooperação”. O Programa foi incorporado pela Unimed Noroeste/RS há seis anos e oportuniza a gerentes, assessores e coordenadores melhor entendimento sobre o seu papel, o que favorece o alinhamento de processos e contribui para o crescimento e a sustentabilidade do negócio, beneficiando o desenvolvimento de uma cultura de cooperação que traz resultados significativos para a Cooperativa. “A partir de treinamentos, buscamos fortalecer as competências dos líderes para gerir suas equipes de forma humanizada e motivadora, considerando aspectos profissionais e as características pessoais de cada um. Estimulamos a atuação coletiva para atingir propósito comum, que são os objetivos estratégicos da Cooperativa”, destaca a gerente de Gestão de Pessoas, Sandra Carneiro.

Humanização no Atendimento

A Unimed Vale do Sinos também foi premiada na categoria "Organização", com o case “Humanização no Atendimento”. O programa foi implantando na Cooperativa com o objetivo de tornar cada vez mais humana a relação entre colaborador e cliente. No decorrer do ano, foram realizadas diversas ações que marcaram o case que concorreu no Prêmio Top Ser Humano 2018.

Entre as ações, tiveram destaque apresentações musicais, realizadas pelo Grupo de Talentos da Cooperativa, em parceria com a Gestão de Pessoas. Também foram produzidas paródias com letras de músicas que estimulavam e mostravam a importância da humanização. A ação "Psiu" reforçou a importância do silêncio na recuperação do paciente e apresentou importante resultado na área assistencial. Além das Pílulas de Humanização, que são disponibilizadas semanalmente com frases motivacionais e mensagens sobre humanização aos colaboradores.

Para a coordenadora de Gestão de Pessoas da Unimed Vale do Sinos, Sirlene Vale, o prêmio é de extrema importância para a Cooperativa e todos que nela atuam. “O Top Ser Humano revela a todos que nossa cooperativa preza pelas pessoas, pois acredita que elas são vitais para o sucesso da organização. Nosso propósito, cuidar das pessoas, está sendo atendido e isto nos motiva cada vez mais a trilhar este caminho”, orgulha-se.

Unimed Porto Alegre recebe o Top Cidadania

A Unimed Porto Alegre está entre as dez vencedoras do Top Cidadania na categoria Organização, com o case “Vidas Transformadas: como a Unimed Porto Alegre incorporou a um projeto grandioso como o Pescar o seu propósito de cuidar das pessoas”. O projeto oportuniza aprendizado e capacitação a jovens em situação de vulnerabilidade social que desejam ingressar no mundo do trabalho.

Sobre o Prêmio

Trata-se de uma das premiações mais cobiçadas do País na área de Gestão de Pessoas, concedida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). Reconhece indivíduos e organizações que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas.

 O presidente da ABRH-RS, Orian Kubaski, aponta que o Top Ser Humano e o Top Cidadania enaltecem práticas diferenciadas no mercado de trabalho e contribuem para o aprimoramento da qualidade de vida das pessoas, principalmente no ambiente corporativo. “São iniciativas de destaque que estimulam a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, os resultados das empresas”, afirma Kubaski.

Confira a relação completa das empresas e personalidades agraciadas.

Fonte: ABRH-RS e Assessorias de Imprensa das Cooperativas
Sescoop/RS lança terceira temporada de Histórias Reais do Cooperativismo

Sescoop/RS lança terceira temporada de Histórias Reais do Cooperativismo

O Sescoop/RS lançou a terceira temporada do Histórias Reais do Cooperativismo. O projeto, que iniciou em 2016, foi idealizado pelo Sescoop/RS com o objetivo de mostrar as mudanças de vida decorrentes do cooperativismo, um sistema socioeconômico focado no ser humano e não apenas em números ou resultados. No total, serão seis novos episódios estrelados por associados e protagonistas de cooperativas. Os episódios anteriores podem ser assistidos em www.historiasreais.coop.br.

No primeiro episódio desta Terceira Temporada, a convidada é a gerente da agência Farrapos da Sicredi União Metropolitana - Porto Alegre, Fabiane Lenhart. No episódio, ela nos conta o antes e o depois de trabalhar em uma cooperativa e relata como a sua vida mudou para melhor. Natural de Venâncio Aires, Fabiane foi para Porto Alegre para estudar e conseguiu uma oportunidade de emprego em empresa do sistema financeiro. Mas não era feliz, sentia falta de um pouco mais de consideração com as pessoas e assim resolveu sair. 

Após entrar na cooperativa de crédito, ela encontrou o lugar ideal, de acordo com seus valores. Fabiane relata a sua trajetória e os fatores que a motivaram continuar no sistema cooperativo: qualidade de vida, bem-estar junto à família e a possibilidade de trabalhar de pessoas para pessoas. 

Tempo, dedicação e motivação, o sucesso das cooperativas está diretamente ligado ao bem-estar profissional e social de seus colaboradores. Fabiane está na cooperativa Sicredi há quase 12 anos.

Confira essa e outras Histórias Reais do Cooperativismo no canal do Sescoop/RS no YouTube.

Languiru está entre as finalistas do Prêmio Somoscoop – Melhores do Ano

O cooperativismo conecta pessoas em torno de uma única causa: o bem comum. É por isso que reconhecer publicamente as boas práticas de cooperativas com benefícios comprovados aos seus cooperados e à comunidade onde estão inseridas é fundamental para estimular a troca de experiências e intercooperação, ampliando os benefícios socioeconômicos do negócio cooperativo.

E um dos grandes exemplos de como isso é possível é o Prêmio SomosCoop – Melhores do Ano, realizado pelo Sistema OCB, que acaba de divulgar a lista das cooperativas finalistas desta edição. Dentre elas, a Languiru está presente na categoria “Fidelização”, com o case “Inclusão social e produtiva no campo”.

Na relação abaixo, as cooperativas premiadas encontram-se descritas em ordem alfabética em cada uma das sete categorias. A ordem de classificação delas será conhecida na cerimônia de premiação que ocorrerá em Brasília (DF), no dia 30/10.

COMUNICAÇÃO E DIFUSÃO DO COOPERATIVISMO

Ailos (SC): Mudança na estratégia de marca do Sistema Ailos

Colégio CEM (SC): Vivenciando a cultura cooperativista na minicidade cooperativista

Coopeafa (PE): Promoção do cooperativismo na agricultura familiar

COOPERATIVA CIDADÃ

Sicoob Carlos Chagas (MG): Projeto Sicoob de olho no futuro

Sicredi Vale do São Francisco (PE): Camerata Sicredi Vale do São Francisco

Unimed Brusque (SC): Programa viver bem na escola

COOPERJOVEM

Sicoob Creditapiranga SC/RS (SC): Cooperjovem

Sicoob Fluminense (RJ): Cooperjovem

Sicredi União MS/TO (MS): Cooperjovem

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Cocamar (PR): Fios sustentáveis e moda consciente

Coonap (PB): Dessalinizador solar de baixo custo

Coopatos (MG): Revitalização do córrego do Limoeiro - Estação ecológica Coopatos e Projeto Recriar 

FIDELIZAÇÃO

Coagru (PR): APP – Coagru “fidelização pela satisfação”

Languiru (RS): Inclusão social e produtiva no campo

Unimed Federação Minas (MG): Programa de relacionamento com o cooperado

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Coopeavi (ES): Condomínio avícola

Sicoob Credigerais (MG): IFISI: incluindo vidas pela educação criativa.

Unimed Vitória (ES): Inovação nas condutas da atenção integral à saúde prestadas às gestantes

INTERCOOPERAÇÃO

Coopatos (MG): Consórcio cooperativo

Fecoagro (SC): Central de compras Fecoagro

Rede Alternativa (DF): Escritório de gestão e comercialização em rede: desenvolvimento das cooperativas de catadores do distrito federal e entorno

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio SomosCoop - Melhores do Ano está na 11ª edição e tem como objetivo reconhecer e valorizar nacionalmente as iniciativas realizadas pelas cooperativas que melhoram a vida dos seus cooperados e da comunidade onde estão inseridas. A premiação é realizada a cada dois anos.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Certel registra incremento no consumo de energia superior ao nacional

Certel registra incremento no consumo de energia superior ao nacional

Distribuídos em 48 municípios gaúchos, os mais de 65 mil associados da Certel demonstram motivos para aproveitar de uma melhor maneira os benefícios proporcionados pela energia elétrica. Ao menos é isso que comprova índice apurado entre janeiro e agosto deste ano, que registrou incremento no consumo de energia elétrica de 5,37%, superior ao da região Sul, de 1,5%, e do País, de 1,3%. A Cooperativa compreende uma região bastante diferenciada, com desenvolvimento acima da média nacional. No setor rural, o incremento foi de 4,46%; no residencial, 7,01%; no comercial, 5,12%; no industrial, 5,11%; e outras classes, 3,75%.

Além de contarem com uma infraestrutura energética de primeiro mundo, com investimentos constantes em modernização, os associados da Certel têm outro bom motivo para comemorar. A Cooperativa oferece a energia elétrica mais barata do Estado, com tarifa 33% inferior às das concessionárias. “Significa que, num ano, nossos associados pagam quatro meses a menos de energia, se compararmos com as demais distribuidoras. É um diferencial competitivo para as indústrias, para o comércio e também para as residências, que vêm registrando consumo ampliado”, assinala o presidente da Certel, Erineo José Hennemann.

Entre os principais investimentos implementados pela Cooperativa, o presidente elenca a melhoria substancial das quatro subestações rebaixadoras (Teutônia, São Pedro da Serra, Lajeado e Canudos do Vale); tecnologia aplicada nas redes de distribuição, com chaveamentos automáticos comandados pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico, na sede da Certel; renovação da frota, possibilitando condições para que o associado seja atendido com a maior urgência; e, o mais importante, a qualificação gradativa das equipes. “Não adianta ter equipamentos e modernidade, sem pessoas qualificadas e comprometidas com o trabalho que tem de ser desenvolvido. Logo, nossos profissionais frequentam cursos e reciclam-se constantemente para garantir estabilidade, segurança e confiabilidade no fornecimento”, pontua.

E o que já é classificado pelos associados como excelente, tende a melhorar ainda mais. No dia 12 de setembro, foi assinado contrato de conexão da Certel com a futura Subestação de Costão, que receberá energia de uma linha de transmissão de 230 kilovolts interligada com a subestação de Garibaldi.

Hennemann classifica este como um momento histórico para a Certel. “É um investimento que deverá ser construído no próximo ano e a Cooperativa teve grande participação quanto à agilização desta obra, que trará mais uma fonte de energia para o Vale do Taquari. Proporcionará autossuficiência para os próximos 15 anos, dobrando a capacidade energética para a nossa região”, comemora.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Certel
Programa da Sicredi Alto Uruguai deve formar mais de 750 associados em 2018

Programa da Sicredi Alto Uruguai deve formar mais de 750 associados em 2018

A Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG lançou no mês de agosto o Programa de Educação Financeira. Até o momento, oito turmas estão em andamento, nove já concluídas e outras nove agendadas até o final do ano, totalizando assim, 26 turmas.

Mais de 750 associados participam de quatro módulos, totalizando 16 horas. As atividades são direcionadas para os segmentos pessoa física, jurídica e agronegócio, e ao final, os participantes devem ter conhecimentos para administrar e planejar sua relação com o dinheiro.

O Programa está sendo promovido pela Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e o conteúdo programático é elaborado e aplicado pela UCEFF de Itapiranga-SC e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), câmpus Frederico Westphalen.

Mentalidade financeira

O professor da URI/FW, Gilson Panosso, explica que o curso foi formatado para ser estruturado em dois pilares que visam à praticidade e conteúdos dinâmicos. “Já no primeiro módulo, identificamos que esta foi uma metodologia assertiva. Trabalhamos para além de informações do viés financeiro, nosso objetivo é que os participantes tenham maiores conhecimentos para fazer o gerenciamento de seus gastos, assim, ao final, poderão fazer a gestão de suas finanças e idealizar um plano de ação para conquistar os seus sonhos”.

A associada participante do segmento pessoa jurídica, da cidade de Novo Tiradentes, Marli Inês Granella, destaca a importância do curso. “Um conteúdo complementou o outro, auxiliando para uma visão mais abrangente de como devemos aplicar a mentalidade financeira em nossa vida”.

O associado do segmento agro, Nelson José Wagner, de Saudades-SC, acrescenta que com o Programa foi possível aprender o funcionamento da gestação financeira do seu empreendimento.

Para o presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Eugenio Poltronieri, a missão da Cooperativa é participar ativamente da vida de seus associados. “Nossa preocupação principal é estar presente, fazer a diferença nas nossas comunidades. Sabemos a importância que um planejamento adequado possui para nossas vidas, do impacto que a organização das finanças faz em famílias e em empresas. Por isso, idealizamos o Programa de Educação Financeira para que os nossos associados saibam gerenciar seus gastos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG
Cooperativismo em prol da educação e para o futuro

Cooperativismo em prol da educação e para o futuro

A comunidade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Brochier se reuniu no dia 18/9 para um momento histórico: foi fundada a Cooperativa Escolar Osvaldo Brochier (Cooperob), em assembleia geral. Também foi aprovado o estatuto e eleita a presidência. Essa é a primeira cooperativa escolar no Vale do Caí, o que traz orgulho à comunidade rural de Santos Reis, interior de Montenegro, e lança expectativa para um futuro com lideranças locais.

Os alunos que formam a primeira diretoria destacam a experiência de convivência em grupo e o aprendizado capaz de colaborar para sua formação e o futuro profissional. Do total de alunos da escola, 95% se associaram à Cooperob através da compra de cota no valor de R$ 1,00. Assim, podem participar das decisões e ações da entidade.

A importância do cooperativismo para a sociedade foi enaltecida durante a cerimônia, que contou com a presença de autoridades e representantes da Sicredi Ouro Branco, parceira deste projeto.

O que são cooperativas escolares?

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa que desenvolvem atividades sociais e culturais em benefício de seus associados. Buscam reformular uma proposta de práticas pedagógicas com a participação de professores e alunos e funcionam como laboratórios de aprendizagem do cooperativismo. Estimulam jovens a realizarem os processos de planejamento, criação e definição do objeto de aprendizagem.

Atualmente existem no Rio Grande de Sul mais de 100 cooperativas escolares. O Sescoop/RS incentiva a criação de cooperativas escolares.

 
Com informações do Jornal Ibiá
Cooperativas formam aprendizes

Cooperativas formam aprendizes

Recentemente o Colégio Teutônia realizou a formatura de novas turmas do Programa Aprendiz Cooperativo, desenvolvido em parceria com o Sescoop/RS. Receberam certificados de conclusão estudantes das turmas de Processamento de Carnes e Eletrotécnica, cotizados pelas cooperativas Languiru, Certel e Lactalis.

Falando em nome dos formandos, o aprendiz Fábio Luiz Lagemann compartilhou as experiências vividas pelo grupo ao longo de um ano e meio. “Foram muitas surpresas, novos colegas, amigos e momentos de integração, com muita dedicação aos estudos e muitas experiências de aprendizagem”, disse, agradecendo aos professores, à coordenação pedagógica e pela oportunidade concedida pelas empresas cotizadoras no período prático. Em vídeo com depoimentos dos estudantes, eles classificaram esse momento como “uma oportunidade de ver o mundo com outros olhos, levando o aprendizado para a vida toda, além de uma excelente possibilidade de ingresso ao mercado de trabalho”.

A gerente executiva de controladoria da Languiru, Carla Gregory, valorizou a formatura do grupo de jovens. “Esse é o começo de uma caminhada, não cansem de buscar o conhecimento, o que é essencial para o sucesso profissional. Sejam comprometidos em tudo que fizerem, sabendo que a educação forma pessoas melhores”, disse.

O gerente industrial da Lactalis, Cláudio Ferreira, igualmente valorizou a qualificação. “Sigam estudando e conciliem o aprendizado de sala de aula no dia a dia. Sejam justos, íntegros e transparentes em tudo que fizerem na vida”, recomendou.

O diretor operacional da Certel, Ernani Mallmann, também falou da necessidade de seguirem buscando constantemente o aprendizado. “Busquem o seu espaço, e para isso é essencial a qualificação como profissionais. Quanto mais qualificada a população, maior será o desenvolvimento de uma nação”, argumentou.

A gestora do programa de aprendizagem do Colégio Teutônia, Maitê Schuhmann, agradeceu o apoio das empresas cotizadoras e das famílias. “Aprendemos muito juntos. Saibam que o conhecimento ninguém tira de vocês, e todos vocês são capazes”, dirigiu-se às turmas de formandos.

Nessa mesma linha o secretário da Educação de Teutônia, Paulo Brust, qualificou a dedicação dos estudantes. “O orgulho dos professores é ver os estudantes buscando a educação, e nesse caso buscando seu espaço no mercado de trabalho. Vocês fazem parte do processo de mudança que tanto queremos. Quando formamos uma turma de estudantes, estamos promovendo o conhecimento”, afirmou.

Por fim, o diretor do Colégio Teutônia, Jonas Rückert, classificou o momento como uma conquista de toda família que apoia a educação. “Hoje, 1,5 milhão de jovens entre 15 e 17 anos de idade está fora do Ensino Médio; 23% das pessoas entre 14 e 29 anos de idade não estudam e também não trabalham. Então, esse grupo de formandos é diferenciado, tem atitude, e isso faz diferença. A educação transforma a nossa sociedade. Esse é o primeiro passo, mas outros precisarão ser dados”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cooperativa Languiru
   
Cooperativas do RS estão entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

Cooperativas do RS estão entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil

A Unimed Litoral Sul/RS e a Unimed Missões/RS estão entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil, de acordo com o ranking de Saúde (Planos de Saúde) da Great Place To Work - GPTW 2018. A Unimed Litoral Sul/RS, representada pelo superintendente da Unimed do Brasil, Rodolfo Maritano, figura na quarta posição e a Unimed Missões/RS ocupa a oitava colocação. O evento que marcou a entrega das premiações ocorreu nessa quarta-feira (19/9), em São Paulo, durante a 5ª edição do Great Place To Work - GPTW 2018.

A escolha foi realizada a partir da análise de 166 empresas inscritas, por meio de um questionário abrangente, que avalia categorias como ambiente de trabalho, liderança, respeito à diversidade, desenvolvimento de carreira, treinamento e retenção de talentos. Em paralelo, são realizadas pesquisas com os colaboradores, com caráter anônimo e escolhas aleatórias.

Os critérios de avaliação são os mesmos que o GPTW aplica em outros 53 países e se baseiam em questionários respondidos pelos próprios funcionários de cada empresa. O resultado permite entender como funciona o dia-a-dia dentro das organizações que são referência em gerenciamento de recursos humanos, além de oferecer um panorama daquilo que é mais moderno em práticas de gestão de pessoas.

De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Unimed Litoral Sul/RS, Carlos Faria, essa conquista traz muito orgulho para todo o grupo da Cooperativa, pois mesmo com todos os desafios enfrentados nos últimos anos, esse reconhecimento mostra que com muito trabalho, comprometimento e criatividade, é possível manter um ambiente de trabalho saudável e equilibrado, valorizando os princípios do cooperativismo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Litoral Sul
Sicredi VRP amplia em 150% financiamento de energia fotovoltaica

Sicredi VRP amplia em 150% financiamento de energia fotovoltaica

A busca por geração de energias mais limpas e sustentáveis, aliada à alta constante nas taxas de energia elétrica e à oferta de linhas de financiamento mais acessíveis para aquisição de equipamentos têm contribuído de forma decisiva para o crescimento do mercado de energia elétrica fotovoltaica. A Sicredi Vale do Rio Pardo, uma das pioneiras na linha de crédito para aquisição de equipamentos para geração fotovoltaica no Sistema Sicredi, pretende fechar 2018 com R$ 35 milhões em crédito para produção de energia. “Fechamos o mês de agosto com R$ 27,6 milhões, em torno de 150% de crescimento com relação ao ano passado, quando financiamos R$ 10,8 milhões”, destaca o diretor Executivo da Sicredi VRP, Márcio Algayer.

Para o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, os investimentos em geração de energia elétrica a partir da radiação solar são sinônimo de sustentabilidade e agregação de importante valor para os associados. “Trata-se  de produção de energia limpa, renovável e por que não dizer fonte inesgotável na medida em que tem o sol como sua fonte”, argumenta. Numa consideração mais ampla é possível dizer que resulta também na mitigação de emissão de CO2 e outros impactos ambientais causados pelas formas tradicionais de geração de energia elétrica.

Foi pensando nestes aspectos, entre outros, que a Sicredi VRP criou uma linha de crédito específica para a aquisição de equipamentos de geração fotovoltaica, de fácil acesso, que permite ao associado, ao financiar, converter o valor da sua conta de luz em investimento, uma vez que a parcela é adequada ao seu equivalente, o que representa importante agregação de valor e benefício a sua família ou negócio. “Passamos a aplicar, com mais intensidade, o que chamamos de círculo econômico virtuoso, pois com o dinheiro captado na região, financiamos projetos de geração de energia na região e o dinheiro permanece circulando na economia regional”, ressalta.

Petry afirma estar muito satisfeito com o excelente desempenho da Sicredi Vale do Rio Pardo nos financiamentos de equipamentos para geração de energia fotovoltaica. “O incentivo ao uso da energia solar reforça o nosso compromisso com a comunidade em que estamos inseridos, promovendo o desenvolvimento sustentável, com estímulo à produção de energia limpa”, enfatiza. Até o momento, conforme o presidente da Cooperativa, são 284 projetos implementados, sendo 191 para pessoa jurídica e 93 para pessoa física, nos nove municípios de atuação da Sicredi VRP.

Desempenho

Santa Cruz do Sul lidera o número de financiamentos, com 145 usinas instaladas, no valor de R$ 15 milhões, seguida de Venâncio Aires, com 61 projetos (R$ 6,6 milhões) e Vera Cruz, com 28 microusinas (R$ 2,2 milhões). No entanto, todos os nove municípios da base de atuação da Cooperativa já realizaram financiamentos de microusinas. Em Herveiras, por exemplo, já são quatro usinas instaladas, com R$ 251 mil financiados pela Sicredi VRP.

Na média, em cinco anos, o associado consegue pagar o equipamento financiado, que tem estimativa de vida útil de 25 anos. “Assim, restam em torno de 20 anos que o equipamento estará ainda gerando energia após estar todo pago”, completa Petry. Além dos benefícios diretos aos associados, a comunidade toda se beneficia, pois estes investimentos têm contribuído muito para o fortalecimento e surgimento de novas empresas do ramo fornecedor, gerando empregos, renda e inclusive mais tributos aos cofres públicos.

Santa Cruz do Sul consta nos registros da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como o município líder no Rio Grande do Sul em número de unidades (cerca de 320) e potência instalada. Em termos de Brasil, está na quinta posição em potência instalada. “Ficamos muito felizes em contribuir para este desempenho, pois a maior parte destas usinas foi fomentada com financiamento da Sicredi”, conclui o presidente.

Hospital Ana Nery

Entre os projetos financiados pela Sicredi VRP, destaque para a maior usina solar em hospital do Brasil, instalada em dezembro de 2017, junto ao Hospital Ana Nery. Com sete meses de funcionamento, a economia gerada para a casa de saúde fica em torno de 25 e 35% ao mês, conforme a incidência de sol.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sicredi Vale do Rio Pardo
Encontro de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista discute desafios do setor

Encontro de Agentes de Desenvolvimento Cooperativista discute desafios do setor

Promover a sensibilização dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista e dos Agentes de Autogestão, com a finalidade de possibilitar a compreensão de seu papel nas cooperativas, os desafios enfrentados, assim como oferecer uma linha orientadora de atuação diante do contexto preconizado pela Diretriz de Atuação do Sescoop. Com essa proposta, o Sescoop/RS realizou nessa quarta-feira (19/9), no auditório da Setcergs, na capital gaúcha, o Encontro dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, falou dos números do cooperativismo gaúcho, a missão do Sescoop/RS e Ocergs e seus normativos, e da importância dos agentes de desenvolvimento cooperativista. “Para desenvolvermos as cooperativas do Rio Grande do Sul, precisamos desenvolver as pessoas. E por isso vocês estão aqui. Para, junto com os técnicos do Sescoop/RS, trabalharmos pelo presente e pelo futuro do cooperativismo”, destacou.

Na sequência, o superintendente técnico-operacional do Sescoop/RS, Gerson Lauermann, apresentou o regimento e as áreas finalísticas do Sescoop/RS, os projetos de autogestão e o papel dos agentes no desenvolvimento do cooperativismo. “Nosso desejo é contribuir para que nossas cooperativas cresçam com qualidade, sustentabilidade e eficiência. Esse time que estamos qualificando hoje é responsável pelo futuro de nossas 420 cooperativas. Precisamos juntos, conhecer o passado e entender o presente, para planejarmos o futuro. Vamos assumir juntos?”. Lauermann enfatizou a necessidade da qualificação dos agentes para que as cooperativas possam crescer com eficiência. “Além de crescer em números, precisamos crescer com eficiência e, para isso, precisamos de gente qualificada. Contamos com a ajuda de vocês!”.

Nova Diretriz Nacional de Atuação do Sescoop

A gerente de Desenvolvimento da Gestão de Cooperativas do Sistema OCB, Suzan Miyashita Vilela, apresentou a nova diretriz de atuação finalística do Sescoop, Avança Sescoop - que foi criada em 2018 para marcar duas décadas de trabalho do Sescoop e contribuir com o desenvolvimento sustentável do movimento cooperativista brasileiro. Ao apresentar os três passos da diretriz (diagnóstico, conhecimento e desenvolvimento), ela enfatizou que as pessoas são o início, o meio e o fim do seu modelo de atuação. E finalizou: “Nos próximos vinte anos, conseguiremos ter cooperativas mais fortes, competitivas e sustentáveis? A resposta é sempre a mesma: fazendo junto, dá! O Sescoop capacitará vocês para esse modelo de negócios, mas vocês precisam estar preparados para serem protagonistas e desempenharem esse papel estratégico. Vocês estão prontos para caminhar conosco”.

O gerente de Formação Profissional do Sescoop/RS, Helio Loureiro de Oliveira, explanou sobre os regimentos e normativos internos do Sescoop/RS. Ao abordar a Resolução 92/2016, o gerente da área explicou o funcionamento da prestação de contas física e financeira, as regularidades e as contratações especiais. “O foco é olhar para frente, queremos olhar para o futuro”, afirmou.

Autogestão como ferramenta de suporte à decisão

Susan falou sobre o GDA, programa que acompanha o desempenho das cooperativas e dos ramos do cooperativismo em geral. A gerente da OCB ressaltou que a entidade precisa ter acompanhamento para obter resultado. “Para a OCB o resultado é palpável através de três eixos: Gestão, Governança e o eixo Ser Cooperativa”.

A gerente da OCB comentou sobre o papel do agente no desenvolvimento humano e no desenvolvimento da cooperativa. Segundo Susan, o agente de Desenvolvimento Cooperativista deve possuir uma visão estratégica e sistêmica, e conhecer efetivamente os negócios da cooperativa. “O agente deve ser o interlocutor entre o Sescoop e a cooperativa para o desenvolvimento humano, bem como, para o levantamento de dados e informações por meio dos programas do Sescoop”.

Planejamento e Elaboração de Projetos

A gerente de Planejamento do Sistema OCB, Pricila Topolski, destacou a importância das iniciativas responderem aos objetivos estratégicos e a missão do Sescoop, além de atenderem as necessidades de desenvolvimento das cooperativas e dos associados. “É necessário adotar-se um planejamento mais assertivo, alinhado aos objetivos e necessidades das cooperativas”, comentou.

Pricila elencou os passos do processo de planejamento do Sescoop/RS até a etapa de prestação de contas à sociedade e aos órgãos de controle, através da publicação e divulgação do Relatório de Gestão. A gerente do Sistema OCB reforçou que o diagnóstico da cooperativa traz insumos que são fundamentais para a estruturação do Plano de Eventos e a execução dos projetos. “O Plano de Eventos precisa refletir as necessidades de desenvolvimento da cooperativa definidas a partir da análise dos seus ambientes. E o apoio dos Agentes de Desenvolvimento das Cooperativas na análise das informações geradas a partir das ferramentas de diagnóstico é fundamental no planejamento, favorecendo a execução”, ressaltou.

Agente de Transformação

Dado Schneider apresentou a palestra “Agente de Transformação? Vontade de Mudar” e destacou o cenário de mudança constante pelo qual o mundo está passando. “Mudar não é necessariamente gostar do que está acontecendo, mudar, no século XXI, é entender o que está acontecendo para aceitar o que há”. Independente da idade, o palestrante salienta que as grandes diferenças na sociedade contemporânea são de mentalidade.

Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop

No encerramento do evento, o diretor-geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, Mario De Conto, explanou sobre a instituição de ensino superior, criada para perenizar o ensino e pesquisa em cooperativismo, fomentar financiamentos, convênios internacionais e criar cursos. “O nosso foco é ser a universidade corporativa que as cooperativas desejam”, disse.

O diretor-geral da Escoop enfatizou que um dos motivos pelos quais a instituição existe é justamente para criar cursos que sejam adequados às necessidades das cooperativas. Nesse sentido, ele afirma que uma tendência é uma demanda cada vez maior de cursos de extensão, com a pessoa como construtora da sua formação.

Após, foi a vez da professora e coordenadora do curso de Pós-Graduação da Escoop, Paola Londero, falar sobre o lançamento das capacitações da instituição para 2019, com destaque para os programas Escoop Agro, Escoo Crédito, Escoop Infra e Escoop Saúde, que visam trazer cursos de extensão com foco em inovação, tecnologia e missões técnicas, alinhados às necessidades das cooperativas gaúchas.

FecoAgro/RS promove fórum sobre agronegócio e cooperativismo em Lajeado

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), com apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, promove na próxima quarta-feira, 26 de setembro, o "Fórum de Mercado e Tendências - O Agronegócio e o Cooperativismo". O evento inicia às 9h30min no Hotel Weiand (Avenida Sete de Setembro, 745, Lajeado/RS). Na ocasião ocorrerá a devolutiva do sistema de autogestão 2018 com divulgação de resultados gerais entre janeiro e julho deste ano.

Programação:

09h30min - Abertura: FecoAgro/RS e Ocergs/Sescoop-RS

10h - Painel: TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO AGRONEGÓCIO

Palestrante: Martha Gabriel (Pensadora e influenciadora digital, futurista, autora de best seller, palestrante internacional)

12h - Almoço (Restaurante do Hotel)

13h30min - Painel: DEVOLUTIVA PREAMBULAR DO PROGRAMA AUTOGESTÃO 2018

Apresentação: Gerson José Lauermann (Superintendente Técnico Operacional Ocergs/Sescoop-RS)

Debates: Depoimentos de Cooperativas participantes no Programa

14h30min Painel: MERCADO & TENDÊNCIAS PARA SOJA E MILHO

Palestrante: André Pessoa (Consultor e sócio da Agroconsult, especialista em inteligência, análise e posicionamento de mercado e risco)

16h30min Encerramento / Coffee break

Para mais informações sobre o fórum entre em contato com a FecoAgro/RS pelo telefone (51) 3014-2525 ou através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Fonte: Assessoria de Comunicação da FecoAgro/RS
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