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Vinícola Aurora comemora 88 anos, com crescimento e lideranças de mercado

Vinícola Aurora comemora 88 anos, com crescimento e lideranças de mercado

No dia 14 de fevereiro, a Vinícola Aurora comemora seus 88 anos de fundação. Crescimento, faturamento recorde, premiações e lideranças de mercado são as marcas da maior vinícola do Brasil.

Foram R$ 540 milhões faturados em 2018, crescimento superior a 5% em relação ao ano anterior, número expressivo considerando o cenário de incertezas que o Brasil vivencia nestes anos. Foram mais de 63 milhões de litros vendidos em todo o Brasil, de suas marcas consagradas: Aurora (vinhos e espumantes), Pequenas Partilhas, Aurora Procedências, Aurora Pinto Bandeira, Marcus James, Saint Germain, Clos des Nobles, Casa de Bento, Conde, Keep Cooler entre outras.

A empresa, com sede em Bento Gonçalves desde sua fundação, em 1931, tem escritórios e representações em todo o Brasil. Nasceu da iniciativa de 16 famílias de agricultores que viram na união a maneira de enfrentar os desafios e crescerem.

Hoje, 1.100 famílias compõem a cooperativa, representantes genuínas da agricultura familiar, e entregam na vinícola uma safra média superior a 62 mil toneladas de uvas/ano, para elaboração de seus principais produtos, muitos deles premiados aqui e no exterior e consagrados no mercado. A capacidade de estocagem da empresa é superior a 73 milhões de litros.

Também em 2018, conquistou 59 premiações em concursos nacionais e internacionais, chegando a um total de 656 medalhas nos últimos anos, mantendo-se firme na liderança do ranking das vinícolas mais premiados do Brasil.

Em 2019, a Aurora iniciará as operações de sua nova unidade, uma fábrica de última geração, com certificações de sustentabilidade, erguida no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves (RS), para elaboração e envase dos sucos de uva integrais, um dos segmentos em que a empresa é líder absoluta no mercado brasileiro.

No mesmo sentido, além dessa liderança, a Aurora é a maior no mercado brasileiro em vinhos finos e em coolers, e segue firme na busca da excelência na linha de espumantes. E esta liderança tem base sólida em seu quadro funcional e de associados, maior patrimônio da Aurora. Suas unidades são dotadas da mais alta tecnologia e rigorosos padrões nos processos de produção.

“Nossa cooperativa tem o compromisso histórico de preservar a agricultura familiar e, ao mesmo tempo e na mesma proporção, andar no ritmo da modernização exigida pelo mercado mundial”, afirma Itacir Pedro Pozza, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora. “Nossa vinícola leva vinhos, espumantes, sucos de uva integrais e coolers a todas as regiões do Brasil, para os diferentes perfis de consumo, e nosso compromisso com a qualidade é exatamente igual para todos esses públicos”, diz Hermínio Ficagna, diretor-superintendente da Vinícola Aurora.

“Este é o momento de parabenizar a todos quantos fazem parte desta grande família (associados e funcionários), por acreditarem que um dia a Aurora pudesse voltar a ter sua identidade e ter o respeito merecido como propulsora do desenvolvimento social e econômico da serra gaúcha, em especial, em poder dar uma vida mais digna e gratificante a estas famílias”, conclui Itacir Pozza.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Aurora
Escoop abre inscrições para Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias

Escoop abre inscrições para Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias

A Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, em parceria com a ESPM, informa que estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias. Com carga horária de 360 horas e duração de quatro semestres letivos, o curso é destinado a profissionais de marketing ou comunicação vinculados às cooperativas que desejam aprofundar seus conhecimentos no universo do Marketing e da Comunicação.

Uma das novidades da Escoop para 2019, o curso integra o conceito EscoopAgro, incorporando um reposicionamento da instituição com programas focados por ramo. A proposta contempla a demanda dos profissionais da Comunicação das cooperativas gaúchas, que manifestaram interesse durante o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2016, ocasião em que uma pesquisa realizada pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS levantou os principais temas de interesse e soluções de formação e qualificação profissional da área.

OBJETIVOS

O Programa de Pós-Graduação em Marketing Estratégico em Cooperativas Agropecuárias tem por objetivo consolidar conhecimentos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea, de competitividade do mercado e identidade cooperativista, além de desenvolver profissionais para atuarem nas áreas de marketing e comunicação, com visão de negócios e conhecimento técnico para desenvolverem ações criativas, relevantes e que gerem resultados para as cooperativas.

PERÍODO DAS AULAS

As aulas terão encontros quinzenais nas sextas-feiras das 18h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h às 17h.

MATRÍCULA

O candidato deve primeiramente fazer sua inscrição através desse link. A ESPM irá entrar em contato para confirmar a matrícula e solicitar a documentação, confirmando a condição do aluno (regular ou bolsista).

INÍCIO DAS AULAS E LOCAL

As aulas iniciam no dia 12 de abril de 2019 e ocorrerão tanto na sede da ESPM, localizada na Rua Guilherme Schell, n° 350, bairro Santo Antônio, em Porto Alegre e na sede da Escoop, localizada na Avenida Berlim, 409, bairro São Geraldo, Porto Alegre. O calendário com local de aulas será informado no início de cada semestre letivo.

INVESTIMENTO

Investimento aluno regular:

- O valor do Programa é de R$ 12.288,00 (doze mil, duzentos e oitenta e oito reais), podendo ser pago da seguinte maneira:

Matrícula de R$ 768,00 + 15 parcelas de R$ 768,00*

Investimento aluno bolsista:

- Os alunos bolsistas regularmente matriculados receberão um incentivo do Sescoop na ordem de 70% do curso, ficando responsável pelo pagamento do saldo de 30%, no valor de R$ 3.686,40 (três mil, seiscentos e oitenta e seis reais e quarenta centavos), que deverá ser pago da seguinte maneira:

Matrícula de R$ 230,40 + 15 parcelas de R$ 230,40*

- O parcelamento é através de boleto bancário com vencimentos no dia 10 de cada mês.

*reajustadas anualmente a partir de 2020.

Para mais informações sobre o curso clique aqui e acesse o manual do candidato ou entre em contato com a Escoop através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Unimed Porto Alegre doa cadeiras de banho para instituições sociais

Unimed Porto Alegre doa cadeiras de banho para instituições sociais

A Unimed Porto Alegre realizou a entrega de dez cadeiras de banho para as instituições Amparo Santa Cruz e ACELB (Associação de Cegos Louis Braille). As doações são resultados da campanha #EuAjudonaLata, iniciativa solidária de arrecadação de lacres de latas de alumínio para levantar fundos e assim viabilizar a compra de cadeiras e itens que proporcionem mais acessibilidade às pessoas com deficiência. A ação da cooperativa contou com a participação de colaboradores, clientes e cooperados, que doaram em 2018 mais de 300 kg de lacres.

Estiveram presentes nas entregas às instituições o gerente de Marketing da Unimed Porto Alegre, Gerson Silva; a analista de Responsabilidade Socioambiental da Cooperativa, Kelly Oliveira; o diretor da Amparo Santa Cruz, padre José Deboita; e o presidente da ACELB, Emir Roberto da Silva. “A Unimed Porto Alegre traz em sua trajetória cooperativista a responsabilidade socioambiental. Por isso incentiva a reciclagem com solidariedade e apoia instituições sociais como a Amparo Santa Cruz e a ACELB”, afirma Gerson.

A entidade Amparo Santa Cruz está localizada no bairro Belém Velho, em Porto Alegre, abriga em torno de 70 idosos e recebe em sistema de contra turno escolar 250 crianças e adolescentes, além de possuir uma creche que atende crianças desde o primeiro ano de idade. Já a instituição ACELB possui 56 idosos, a maioria com deficiência visual, física e múltipla e com diversos graus de dependência. Para saber mais sobre as instituições e realizar doações, acesse  www.acelb.org.br e ong.portoweb.com.br/amparosc.

 
Fonte: Unimed Porto Alegre
Expodireto Cotrijal 2019 é lançada oficialmente

Expodireto Cotrijal 2019 é lançada oficialmente

A importante contribuição da Expodireto Cotrijal para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro foi evidenciada durante o lançamento oficial da 20ª edição, na manhã desta segunda-feira, 11/2, no Hotel Deville, em Porto Alegre. Realizada a um mês da feira, a solenidade marca o início da campanha de divulgação e foi prestigiada por autoridades, lideranças do agronegócio e do cooperativismo, patrocinadores, além de grande número de jornalistas.

O presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, destacou que a Expodireto é um ambiente propício para a busca por altos rendimentos. “O desenvolvimento rural sustentável passa obrigatoriamente pelo aumento da produtividade e a feira ajuda, mostra, discute, oportuniza troca de experiências e aproxima os elos das cadeias de negócios de diversas regiões do país, fortalecendo o setor”, afirmou.

Mânica ainda resgatou a importância da feira como palco de grandes debates que envolvem a agricultura, como a questão dos transgênicos, seguro agrícola e previdência. “É o local adequado, em função da grande representatividade política que temos anualmente, para juntos reivindicarmos a solução para demandas que emperram o setor”, pontuou. “Será a maior Expodireto Cotrijal já realizada”, finalizou.

O parque onde acontece a feira foi ampliado para 98 hectares e a expectativa é de reunir mais de 500 expositores e atrair mais de 250 mil visitantes. Pelo bom andamento da safra e da comercialização de máquinas e implementos agrícolas, o presidente da Cotrijal espera superar o volume de negócios da edição anterior, que chegou a R$ 2,2 bi.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou presença no Troféu Brasil Expodireto, dia 10 de março, e disse que todos os secretários estarão na solenidade de abertura, dia 11 de março. Ele afirmou que a feira é uma mostra do empreendedorismo do povo gaúcho. “A nós cabe promover os ajustes de estrutura para fortalecer ainda mais essa capacidade empreendedora. Tenho certeza de que vai ser um grande sucesso”, destacou.

AUTORIDADES – Também acompanharam a solenidade o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Luis Augusto Lara, o desembargador Francisco José Moesch, o senador Luis Carlos Heinze, deputados federais e estaduais, secretários de Estado, prefeitos e vereadores. A Cotrijal foi representada também pelo vice-presidente, Enio Schroeder, e os superintendentes Jairo Marcos Kohlrausch (Comercial), Gelson Melo de Lima (Produção Agropecuária) e Marcelo Ivan Schwalbert (Administrativo-Financeiro).

Programe-se para a 20ª edição da Expodireto Cotrijal

Quando? De 11 a 15 de março de 2019

Onde? Parque da Expodireto Cotrijal, Não-Me-Toque (ERS-142, km 24)

O quê? O melhor em soluções e serviços para a agricultura e pecuária. A Expodireto Cotrijal reúne novamente em Não-Me-Toque grandes empresas nas áreas de máquinas e equipamentos para agropecuária, além do melhor em termos de pesquisa, apresentando lançamentos e tecnologias para todos os tamanhos de propriedades.

Os números da 19ª edição, em 2018:

Negócios: R$ 2.207.837.000,00

Público: 265.600 pessoas

Expositores: 527

Área do parque: 84 hectares

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal
ACI divulga tema do Dia Internacional das Cooperativas 2019

ACI divulga tema do Dia Internacional das Cooperativas 2019

O tema do Dia Internacional das Cooperativas 2019 (CoopsDay) é Cooperativas por um trabalho digno. O objetivo é justamente reforçar a mensagem de que as cooperativas são empresas centradas nas pessoas, caracterizadas por um controle democrático que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho.

“As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Através da participação, os membros têm uma motivação para mudar suas vidas, suas comunidades e o mundo”, afirma o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco.

Em 6 de julho de 2019, junte-se a nós enquanto celebramos um futuro em que o desenvolvimento humano e a justiça social são prioridades. Por meio do #CoopsDay, os formuladores de políticas locais, nacionais e globais, organizações da sociedade civil e o público em geral podem aprender como as cooperativas contribuem para um ambiente de trabalho decente.

O emprego cooperativo está longe de ser um fenômeno marginal. De acordo com uma estimativa recente, as cooperativas em todo o mundo empregam ou são a principal fonte de renda para mais de 279 milhões de pessoas - quase 10% do total da população trabalhadora da humanidade.

Além desses números, diferentes estudos confirmam que na comparação com o emprego em outros setores, os trabalhos cooperativos:

- tendem a ser mais sustentáveis ​​ao longo do tempo;

- a diferença entre os salários de cargos de maior e menor responsabilidade é menor;

- distribuem-se mais uniformemente entre áreas rurais e urbanas.

Por que este tema?

Dada a crescente desigualdade de hoje, o aumento da insegurança no emprego e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens, o tema de 2019 #Coopsday foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8: “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”.

Como empresas centradas nas pessoas e atores-chave do desenvolvimento (de acordo com o Consenso Europeu sobre Desenvolvimento de 2017), as cooperativas têm um papel importante a desempenhar na criação de empregos decentes e no empoderamento econômico e social das comunidades locais. O princípio do cooperativismo Gestão democrática pelos associados permite que as comunidades possuam e gerem cooperativas de maneira conjunta, através do controle democrático que traz crescimento inclusivo e sustentável, sem deixar ninguém para trás.

Como as cooperativas são empresas geridas por seus valores, que pertencem a seus associados, que as controlam e dirigem, os trabalhadores cooperativos experimentam “uma busca por eficiência, flexibilidade compartilhada, um senso de participação, um ambiente familiar e um forte senso de identidade”, conforme revelado na série de entrevistas realizadas em dez países diferentes em todo o mundo, em conexão com a publicação Cooperatives and Employment: a Global Report.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) está celebrando seu centenário este ano com um foco especial no futuro do trabalho. Nesse contexto, a OIT e a ACI coorganizarão a conferência “Cooperativas e o Futuro do Trabalho”, no dia 24 de junho de 2019, logo após a 108ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho.

Sobre o Dia Internacional das Cooperativas

O Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas é celebrado anualmente no primeiro sábado de julho.

O objetivo desta celebração é aumentar a conscientização das cooperativas. O evento ressalta as contribuições do movimento cooperativo para resolver os principais problemas enfrentados pelas Nações Unidas e para fortalecer e ampliar as parcerias entre o movimento cooperativo internacional e outros atores.

Em 16 de dezembro de 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a resolução, que proclamava o primeiro sábado de julho de 1995 como o Dia Internacional das Cooperativas, marcando o centenário da criação da Aliança Cooperativa Internacional. A comemoração deste ano será o 25º Dia Internacional das Cooperativas das Nações Unidas e o 97º Dia Internacional do Cooperativismo.

Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas vêm definindo o tema para a celebração do Dia Internacional por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac). Agrupa a ACI, o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (Undesa), a OIT, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Organização Mundial de Agricultores (OMP).

Fonte: Aliança Cooperativa Internacional
Sicredi Botucaraí RS lança websérie destacando seu envolvimento com a região

Sicredi Botucaraí RS lança websérie destacando seu envolvimento com a região

Com a proposta de exemplificar o relacionamento e entregas que o Sicredi tem com seus associados e comunidade, a Sicredi Botucaraí RS lança a Websérie ´Cooperamos Junto Por´, que será veiculada via plataforma digital, dividida em quatro episódios, cada um focando algumas das naturezas e valores da cooperativa de crédito.

Captados com associados da região, os episódios contam histórias de parceria para atingir o seu sucesso, realização de um sonho ou inclusão social e, consequentemente, o desenvolvimento local, comunitário e regional. Para os diretores da Sicredi Botucaraí RS, cada um dos quatro vídeos da Websérie ´Cooperamos Junto Por´ retrata todo o interesse do Sicredi para o crescimento da região e dos seus associados.

Todos os episódios serão divulgados no mês de fevereiro, um por semana. O primeiro deles, ´Cooperamos Junto Por Aprendizagem e Crescimento´, mostra o auxílio para participação em cursos e formações para os associados realizarem o desenvolvimento de sua propriedade.

O segundo episódio, ´Responsabilidade Social´, mostra o envolvimento com o cooperativismo que o Programa A União Faz a Vida leva aos alunos das escolas que contam com esta metodologia. Empreendedorismo é o tema da terceira parte da websérie, retratando o auxílio financeiro do Sicredi para o avanço e crescimento dos projetos dos associados. Para finalizar, ´Cooperamos Junto Por Inclusão e Pertencimento´ sensibilizará o público com o benefício que o Fundo Social do Sicredi entrega para toda uma comunidade.

Cotribá espera centenas de produtores na Mostra Tecnológica

Cotribá espera centenas de produtores na Mostra Tecnológica

Focada em tecnologia e negócios, a Mostra Tecnológica Cotribá deve reunir centenas de produtores rurais na próxima quarta-feira, 13 de fevereiro. O evento substitui o tradicional Dia de Campo Soja e irá acontecer na Associação dos Funcionários da Cotribá (Asfuca), no município de Ibirubá, na região do Alto Jacuí, durante todo o dia.

A recepção está prevista para as 8 horas e a programação deve se estender até o final da tarde. O circuito de visitação deve começar pelo campo experimental implantado em frente à Associação, na propriedade do associado Eugênio Tauchert. Além da observação do desempenho de cerca de 30 cultivares de soja, bem como da eficácia de fertilizantes e defensivos, a novidade do ano fica por conta do Manejo Ideal Cotribá (MIC), um experimento desenvolvido pelo Departamento Técnico da Cooperativa e que tem apresentado resultados extraordinários ao longo do desenvolvimento da cultura.

Expositores

O segundo momento será na parte externa do pavilhão, onde estarão localizados os estandes das empresas parceiras. Ao todo, 24 expositores estarão à disposição dos visitantes para demonstrar novas tecnologias do agronegócio, sanar dúvidas e dispor de informações de interesse dos produtores rurais.

App Cotribá

Já na parte interna, onde ficará o Centro de Negócios, associados e clientes poderão se inteirar sobre o novo app Cotribá, bem como fazer download e validar seu aplicativo, outra novidade que estará sendo lançada no dia. Como de praxe, as ofertas e condições especiais devem proporcionar grandes oportunidades de negócios. Vale lembrar que quem efetuar transações comerciais no evento estará concorrendo a um drone. Do pavilhão, os visitantes poderão acessar o Túnel do TSI, outra estreia da Mostra.

Para as 15 horas, está prevista uma palestra sobre Tendências do Mercado da Soja, com o analista de mercado Eduardo Sanchez, da FC Stone, que deve encerrar a programação. No entanto, os portões ficarão abertos até às 18 horas, tanto para visitação dos estandes quanto para as negociações.

Mostra Tecnológica Cotribá

Com a pretensão de se tornar uma grande feira do agronegócio, a Mostra Tecnológica Cotribá tem por objetivo viabilizar e facilitar o acesso dos produtores rurais às inovações e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento do setor.

O evento é gratuito para associados e clientes e as inscrições podem ser feitas antecipadamente no link https://cinco.cotriba.com.br/pre_cadastro/.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotribá
Cooperativas filiadas à FecoAgro/RS faturam R$ 25,4 bilhões em 2018

Cooperativas filiadas à FecoAgro/RS faturam R$ 25,4 bilhões em 2018

As 34 cooperativas agropecuárias gaúchas filiadas à Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) atingiram um crescimento adicional de 25,25% no seu faturamento em relação à 2017, ultrapassando R$ 25,4 bilhões de movimento econômico. Os números foram anunciados nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, pelo presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, durante coletiva de imprensa na sede da entidade, em Porto Alegre.

Para o dirigente, o índice de crescimento apresentou-se acima da média dos últimos anos em função das condições de preços da soja, milho e trigo que apresentaram preços em níveis superiores em relação a 2017, significativo também pela maior comercialização de soja dos estoques represados da safra de 2017, que teve maior fluidez no ano de 2018. Segundo Pires, com o preço mais atrativo, cerca de 2 milhões de toneladas de soja foram vendidas em 2018. "Em 2016, tínhamos um preço médio de R$ 70. Em 2017, R$ 60. Quando baixou a este valor, o produtor que tinha outros rendimentos não faturou a soja. Em 2018, o preço médio foi a R$ 72, baseado em um dólar de R$ 4,20, e isto influenciou na formação do preço e o produtor vendeu o produto”, explicou.

Sobras crescem 48%

A sobra apurada em 2018, com a subtração das despesas das cooperativas de suas receitas, chegou a R$ 638,9 milhões, 48% a mais que em 2017, quando foi de R$ 431,54 milhões, apresentando uma margem de 2,51% em relação à soma dos resultados obtidos no ano de 2017.

 

Desafios para 2019

Entre os desafios para o ano, a FecoAgro/RS destaca o crédito rural como importante instrumento para impulsionar o crescimento do setor. Dados organizados pela entidade com base em números do Banco Central, dos R$ 182,4 bilhões tomados em crédito rural no ano de 2018, R$ 24,1 bilhões tiveram participação das cooperativas, sendo que 14% dos financiamentos tiveram como principais finalidades custeio, investimento e comercialização, modalidades operadas pelas cooperativas e repassadas aos cooperados.

Entre os desafios que a FecoAgro/RS citou para o setor em 2019 estão a garantia da continuidade dos atuais programas de crédito rural, apoio ao incremento da subvenção aos prêmios do seguro rural, assegurar o volume de recursos e taxas de juros compatíveis com o retorno das atividades, alteração dos percentuais de exigibilidade dos depósitos à vista para 34% e fortalecimento das políticas vinculadas ao cooperativismo no âmbito da agricultura familiar.

Na participação na safra, a FecoAgro/RS estima que no ano que passou as cooperativas agropecuárias gaúchas foram responsáveis por 67% do recebimento do trigo, enquanto na soja o percentual foi de 50%. Já no leite são 45%, enquanto no milho 25% e no arroz 10%. As cooperativas associadas à FecoAgro/RS contam com 198,79 mil associados e 23,56 mil empregados.

Além da apresentação do balanço, a coletiva marcou a volta do ex-secretário de Desenvolvimento, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, aos quadros da FecoAgro/RS, da qual já foi assessor econômico. O ex-secretário dividirá com Sérgio Feltraco a direção executiva da federação.

Expo Agro 2019

O presidente da Cotricampo, Gelson Bridi, acompanhado do diretor-secretário da Cooperativa, Ricardo Chassot e do prefeito de Campo Novo, Antonio Sartori, aproveitaram a oportunidade para divulgar a 4ª edição da feira, que contará com mais de 200 expositores e ocorrerá no município de Campo Novo, entre os dias 21 e 23 de fevereiro.

Com informações da Assessoria de Comunicação da FecoAgro/RS
Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019 abre inscrições

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019 abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão – ciclo 2019. Nesta quarta edição, o prêmio é dirigido às cooperativas singulares e às cooperativas de 2º grau (centrais ou federações), independente do porte ou ramo de atuação, registradas e regulares junto à Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e ao Sescoop.

O prêmio avaliará as cooperativas conforme o nível de maturidade escolhido no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). As cooperativas que ainda não estão no PDGC devem escolher a categoria e o nível de maturidade desejados, seguindo as orientações do site http://pdgc.somoscooperativismo.coop.br.

POR QUE PARTICIPAR?

Vamos fortalecer nosso modelo de negócio, nossos laços, nosso futuro.

Em todos os cantos do País, pessoas trabalham todos os dias por um mundo mais justo e equilibrado. O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão acontece a cada dois anos e é o reconhecimento em nível nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. É dar destaque a quem já está pensando hoje no cooperativismo de amanhã. É hora de conhecer as cooperativas que estão avançando por meio da adoção e desenvolvimento de boas práticas de identidade cooperativista, governança e gestão, identificadas nas ferramentas de diagnóstico Sescoop. Com o Prêmio SomosCoop, a maior vitória é sempre para o cooperativismo.

   

QUEM PODE PARTICIPAR?

2019 traz ainda mais chances para a sua cooperativa se destacar.

Agora, existem mais opções de categorias para concorrer. Todas as cooperativas singulares, centrais ou federações podem participar. Basta estarem registradas e regulares com o Sistema OCB.

Uma das novidades da 4ª edição do prêmio é a participação por categorias, melhorando a competitividade, equilibrando a disputa e destacando mais exemplos de sucesso.

O Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão usa os mesmos instrumentos de avaliação dos Diagnósticos que usamos no Sescoop. Cada cooperativa é avaliada de acordo com a sua categoria e nível de maturidade selecionado.

As cooperativas que alcançarem a pontuação definida pela banca julgadora serão reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro da categoria e nível de maturidade escolhidos no momento da inscrição. As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são Ouro, Prata e Bronze. Além disso, entre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será eleita Destaque Governança Cooperativista.

Confira os prazos de cada etapa e programe-se para participar.

1ª ETAPA

Definição do limite mínimo de pontuação para os diagnósticos de Governança e Gestão e Análise Qualitativa dos Relatórios.

2ª ETAPA Comprovação do atendimento aos requisitos mínimos da identidade cooperativista, regularidade fiscal e sua regularidade com o Sescoop e OCB, por meio de declaração fornecida pela unidade estadual. 3ª ETAPA Visitas de avaliadores para validação das informações disponibilizadas na autoavaliação. 4ª ETAPA Análise qualitativa do Relatório de Avaliação de todas as cooperativas singulares, centrais e federações visitadas pelos avaliadores. 5ª ETAPA Avaliação da banca julgadora para definição das faixas de reconhecimento e destaques. O futuro do cooperativismo conta com esse encontro entre as grandes cooperativas do país.  

CATEGORIAS 2019

- Reguladas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), - Não enquadradas no item anterior.  

NÍVEIS DE MATURIDADE

- Primeiros Passos; - Compromisso para a Excelência, - Rumo à Excelência.  

INSCRIÇÃO

Compartilhe as inovações da sua cooperativa com a gente.

A inscrição é gratuita e basta responder os Diagnósticos de Governança e Gestão do nosso Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas. Se a sua cooperativa ainda não faz parte do programa, escolha entre as categorias e indique o seu nível de maturidade. Depois de preencher os instrumentos de Autoavaliação, basta confirmar a inscrição respondendo a pergunta que será gerada após o relatório. Agora, é só começar.

As inscrições para o prêmio seguem até o dia 30/4. Para mais informações sobre o processo, inscrição e participação acesse o hotsite do prêmio: http://excelencia.premiosomoscoop.coop.br/, ou entre em contato com a equipe de Monitoramento através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Programa de Sucessão Familiar da Languiru realiza primeira aula do ano

Programa de Sucessão Familiar da Languiru realiza primeira aula do ano

Com o intuito de retomar os estudos para tornar a gestão da propriedade rural cada vez mais eficiente, no dia 17 de janeiro jovens produtores rurais voltaram à sala de aula para o primeiro encontro de 2019 do Programa de Sucessão Familiar Languiru, cujo conteúdo vem desenvolvendo o senso crítico de filhos de associados e de associados da Cooperativa Languiru.

Realizado na Associação dos Funcionários da Languiru, num primeiro momento o professor Martin Schulz reiterou ensinamentos que foram transmitidos no último ano sobre macro ambiente do agronegócio, economia, mercado e cooperativismo. O docente voltou a enfatizar aspectos gerenciais da avicultura, suinocultura e produção de leite. “A gestão financeira vai trazer um grande futuro para vocês”, destacou.

Schulz enalteceu o sistema cooperativista, a ponto de classificá-lo como “o melhor negócio do mundo”. Ressaltou que uma cooperativa detém tanto o capital intelectual como o capital físico enquanto organização e, nesse sentido, fez referência aos chineses, que vêm mostrando uma grande evolução em função da união de conceitos locais com a filosofia do cooperativismo. Ainda relembrou procedimentos para utilizar programa de gerenciamento de propriedades rurais, o qual já está à disposição dos estudantes do curso.

Momento de descontração

Além de revisar o conteúdo, na segunda etapa da aula os alunos participaram de atividades de integração. Foram organizadas competições de duplas de pênaltis na quadra de futsal e disputas individuais de bolão e ping-pong. No final da programação ainda foi servido almoço.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru
Cooperativismo é tema de pesquisas científicas

Cooperativismo é tema de pesquisas científicas

Já estão em andamento as pesquisas científicas financiadas pela parceria CNPq/Sescoop. No ano passado, as instituições estruturaram um edital no valor de R$ 2,7 milhões. No total, das 374 inscrições de pesquisadores, 41 foram selecionadas para trabalhar questões que envolvem o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no movimento cooperativista.

Dentre os projetos selecionados, três são da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop):

Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro para Sociedades Cooperativas sob a Perspectiva da Utilidade para Tomada de Decisão – Paola Richter Londero

Cooperativas de Plataforma e Ambiente Jurídico - Mário De Conto

Sistema de Inovação para Cooperativas - Deivid Ilecki Forgiarini

Para o diretor da Escoop, Mário De Conto, é uma grande satisfação ter projetos da Escoop aprovados. “Esses projetos ajudam a consolidar nosso núcleo de pesquisa, que atualmente tem pesquisas focadas em duas linhas, ligadas à Identidade Cooperativa e à Gestão e Governança em Cooperativas”.

Para o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, do qual o Sescoop faz parte, o cooperativismo, por reunir diferentes setores econômicos, representa um grande campo possibilidades para os pesquisadores. “Nós acreditamos que quanto mais as universidades e as cooperativas caminharem juntos, maior será o desenvolvimento para ambos os lados”, comenta o líder cooperativista.

Nobile ressalta, também, que é grande a expectativa do movimento cooperativista a respeito do andamento e dos avanços que essas pesquisas poderão trazer ao setor. “Temos a certeza de que o conhecimento gerado a partir do trabalho dos pesquisadores fortalecerá bastante a atuação das cooperativas e consolidará o diálogo entre a academia e a nossa base”, conclui o superintendente.

SAIBA MAIS

O edital elaborado pelo CNPQ/Sescoop contemplou 28 instituições de ensino e pesquisa. Os projetos têm duração de até dois anos e se enquadram nas seguintes linhas de pesquisa:

Linha 1: Impactos econômicos e sociais do cooperativismo (12 projetos)

Linha 2: Competitividade e inovação nas cooperativas (13 projetos)

Linha 3: Governança Cooperativa (10 projetos)

Linha 4: Cooperativismo e Cenário Jurídico (6 projetos)

EXTRATO

Quanto às áreas de atuação, os projetos se dividem da seguinte forma:

- Ciências agrárias: 7

- Ciências exatas e da terra: 1

- Ciências humanas: 2

- Ciências sociais aplicadas: 28

- Engenharias: 3

Escoop divulga Edital Complementar de Processo Seletivo para o Vestibular 2019

O Conselho Acadêmico e Administrativo da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop, por meio da Comissão de Processo Seletivo, informa que as inscrições para o Processo Seletivo Complementar – Vestibular 2019 estarão abertas no período de 05 de fevereiro de 2019 a 14 de fevereiro de 2019, feitas unicamente pela internet (www.escoop.edu.br).

Do curso, período e vagas

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas tem como objetivo formar profissionais da área de ciências organizacionais, capazes de responder aos desafios da sociedade e cooperativas em contínua transformação, que possuam domínio da tecnologia de conhecimentos e de suas aplicações para atuar profissionalmente na área de tecnologia em cooperativismo.

O curso tem a duração de 1.620 horas, perfazendo um total de 108 créditos. O período de integralização do curso é de, no mínimo, dois anos e meio e de cinco anos, no máximo.

O Vestibular agendado destina-se ao preenchimento de vagas remanescentes do Vestibular Regular, sendo disponíveis 22 vagas, no período noturno, podendo haver atividades em locais diversos da sede da Faculdade, em horários diferentes daqueles ofertados no curso e que serão definidos na ocasião da oferta da atividade.

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Languiru conclui atividades do primeiro grupo de Programa de Desenvolvimento

Languiru conclui atividades do primeiro grupo de Programa de Desenvolvimento

A cada duas semanas, a rotina da propriedade rural foi trocada pelo ambiente de uma sala de aula. Entre idas e vindas, experiências foram compartilhadas com aqueles que dividem o mesmo cotidiano. Foram oito meses de novos ensinamentos e de muita dedicação, com o propósito de contribuir, de forma mais efetiva, no projeto de expansão da Cooperativa Languiru.

No dia 23 de janeiro ocorreu a formatura do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas, tendo por local o Pavilhão Social da Associação dos Funcionários da Languiru. O orgulho era visível no rosto dos 46 formandos, considerando que foi a primeira turma a obter esta qualificação na história da cooperativa teutoniense. Esse sentimento também foi corroborado pelos 240 familiares que prestigiaram a cerimônia.

Tomada de decisões e envolvimento com a comunidade

O diretor de educação do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), Antônio Raimundo dos Santos, enalteceu o momento do sistema cooperativista no país e classificou o curso como um “chamado” para melhorar o nível do cooperativismo local, regional e nacional. “Buscar informação é um investimento de grande retorno. Governança é zelar para que todos os integrantes estejam devidamente representados. Não podemos mais tomar decisões no ‘achismo’”, alertou.

O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias (FecoAgro), Paulo Pires, confessou estar “orgulhoso” em liderar a entidade ao ver o trabalho de uma cooperativa como a Languiru. “As cooperativas têm o compromisso de se envolverem com a comunidade e, por isso, temos que ter um quadro social preparado”, afirmou.

Valorização do cooperativismo

O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Perius, destacou a palavra “LANG” ao mencionar o nome da cooperativa, que significa longevidade em alemão, e comentou que a turma enaltece o cooperativismo ao buscar conhecimento e compreender a essência do sistema. “Em toda a minha vida, nunca imaginei que, um dia, pudesse entregar um certificado a um senhor de 80 anos. Se somarmos as idades, vamos ter centenas de anos de conhecimento com todos estes formandos”, filosofou, saudando o formando Lauro Schröer (80).

Futuro e transparência

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, relembrou o desenvolvimento e implantação do projeto de Governança Corporativa em Cooperativas, implementação de ferramentas, acompanhadas de devidas estruturações legais que permitem à Languiru aperfeiçoar o processo de profissionalização e modernização de sua gestão. “A cooperativa está sendo organizada para o futuro, de modo que esse trabalho fique como legado. Acreditamos num futuro promissor, seguindo os caminhos da transparência. Não existe sistema que represente tanto quanto o cooperativismo”, disse.

Organização e metodologia

O Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Cooperativas, voltado ao desenvolvimento da liderança cooperativa, foi uma capacitação gratuita oferecida pela Languiru, numa parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e o Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE). Foi destinada aos líderes de Núcleo, membros dos Conselhos Setoriais, conselheiros de Administração e Fiscal e demais associados da Languiru. Teve o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre as atribuições e responsabilidades de membros de Conselhos, a fim de permitir a maior transparência e o fortalecimento dos princípios cooperativistas.

O curso foi dividido em módulos que debateram autogestão, cooperativismo, direito cooperativo, negociação e gestão de conflitos, estratégias de mercado, comunicação e liderança, gestão de projetos, gestão econômica e financeira, análise de investimentos e governança cooperativa. As aulas iniciaram no dia 13 de abril e se estenderam até o dia 08 de dezembro de 2018.

Conselho Administrativo do Sescoop/RS realizou a primeira reunião de 2019

Conselho Administrativo do Sescoop/RS realizou a primeira reunião de 2019

Reunido no dia 29 de janeiro, o Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprovou importantes projetos das cooperativas gaúchas para o ano de 2019, além de rotinas administrativas da entidade e apreciação e deliberação sobre assuntos gerais do Sescoop/RS. Dentre os projetos aprovados, estão o programa de Desenvolvimento de Lideranças e de Aperfeiçoamento de Conselheiros de cooperativas de crédito, o programa de alto desempenho para técnicos de leite ligados às cooperativas agropecuárias. Em relação à Escoop, foram aprovados o programa de Formação de Conselheiros de Cooperativas e as especializações em Gestão de Cooperativas de Saúde e Auditoria e Contabilidade societária em cooperativas. Um total de 68 projetos nas áreas de Formação Profissional e Promoção Social.

Foram discutidas ainda estratégias de manutenção dos recursos do Sistema S, com o agendamento de um café da manhã com parlamentares gaúchos, no dia 18 de fevereiro, na Assembleia Legislativa do RS, quando o Sistema Ocergs-Sescoop/RS reunirá parlamentares da Frencoop estadual e federal. A Campanha de Divulgação Institucional, já em desenvolvimento, teve também seu orçamento definido. Por fim, os conselheiros apreciaram e aprovaram o conteúdo de resoluções internas do Sescoop/RS, a adesão de cooperativas aos programas de monitoramento e ainda discutiram a otimização no fluxo dos processos internos.

Participaram da reunião os conselheiros presidente Vergilio Perius, Darci Hartmann, José Milton Mirenda, José Zordan e Márcio Port, além dos superintendentes Gerson Lauermann e Norberto Tomasini.

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo inicia atividades da segunda turma

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo inicia atividades da segunda turma

Na última quarta-feira, dia 30 de janeiro de 2019, junto as dependências do Colégio Concórdia, em Santa Rosa, ocorreu o primeiro encontro da segunda turma do Projeto Jovem Aprendiz Cooperativo, reunindo os 29 alunos participantes e seus pais.

O Programa Aprendiz Cooperativo do Campo é um projeto do Sescoop/RS, que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar. Em Santa Rosa, o curso é realizado através da parceria entre as cooperativas Cooperconcórdia, Cotrirosa e Coopermil, com aulas teóricas e práticas.

Na oportunidade a Cooperconcórdia apresentou a sistemática de funcionamento do programa, com as disciplinas integrantes do currículo, carga horária e todas as orientações necessárias aos alunos participantes. Da mesma forma foi repassada aos pais dos alunos a importância do envolvimento da família em todo o processo de aprendizagem bem como no acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas nas propriedades, para que possam aplicar na prática, as vivências obtidas em sala de aula.

O Presidente da Coopermil, Joel Antonio Capeletti, durante sua manifestação destacou a preocupação da Coopermil em participar efetivamente do desenvolvimento do Programa, principalmente visando o fortalecimento do trabalho cooperativista e a discussão da sucessão familiar compartilhada como alicerces da busca da permanência do jovem na atividade.

A segunda turma do Programa inicia suas aulas teóricas no dia 04 de fevereiro em sistema de alternância entre sala de aula e práticas nas propriedades e encerra o curso em junho de 2020.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Coopermil
Artigos da Escoop são selecionados para Conferência Internacional de Pesquisa

Artigos da Escoop são selecionados para Conferência Internacional de Pesquisa

Os projetos de pesquisa “Cooperativas de Plataforma e Ambiente Jurídico” e “Avaliação de Desempenho Econômico-Financeiro para Sociedades Cooperativas sob a perspectiva da utilidade para tomada de decisão”, aprovados na Chamada Pública CNPQ-SESCOOP 07/2018, executados pela Escoop e coordenados pelos professores Mário De Conto e Paola Richter Londero, respectivamente, tiveram seus artigos selecionados para apresentação na 7ª edição da Conferência Internacional de Pesquisa em Economia Social, que ocorrerá em Bucareste, na Romênia, entre os dias 6 e 9 de junho.

O artigo Platform Cooperatives: how are governance and democracy conducted in social enterprise on the digital era?, de autoria de Camila Luconi Viana, Mário De Conto, Dieisson Pivoto, Paola Richter Londero e Carlos Alberto de Oliveira investiga a governança democrática em cooperativas de plataforma baseadas em práticas de participação digital.

O artigo Essay on the economic-financial performance in cooperative societies from the dimensions of market, member and regional development, de autoria de Paola Richter Londero, Anelise Krauspenhar Pinto Figari, Fabiana Cherubim Bortoleto e Luana Zanetti Trindade discute a análise de desempenho sob as óticas de mercado, associado e desenvolvimento regional, como instrumento para tomada de decisão.

Detalhes sobre o evento podem ser obtidos em http://www.ciriec.uliege.be/en/event-ciriec/7th-ciriec-international-research-conference-on-social-economy-bucharest-romania-june-6-9-2019/.

CIRIEC 2019

A 7ª conferência internacional do CIRIEC será uma ocasião para uma reflexão compartilhada sobre o papel da Economia Social e Solidária na abordagem dos desafios atuais e na realização de uma “visão transformacional” como a estabelecida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Realizada pela primeira vez na Europa Central e Oriental, em um país pós-comunista marcado por grandes mudanças políticas, sociais e econômicas durante o último século - a Romênia, que recentemente redescobriu as virtudes da economia social e solidária, a conferência tem como objetivo gerar um renovado interesse acadêmico nesses tópicos na região. Ao reunir a rede global CIRIEC de pesquisadores seniores e em estágio inicial interessados ​​em toda a gama de componentes da economia social (cooperativas, mútuas, associações, fundações), será uma oportunidade única para o Ocidente se encontrar com o Oriente e contribuir com os resultados dos estudos para uma visão transformacional de um mundo que atenda suas metas de desenvolvimento sustentável.

RGCoop entrevista presidente da ACI

A edição 14 da revista Rio Grande Cooperativo (RGCoop) já está disponível na versão digital e pode ser acessada no site do Sescoop/RS. Nesta publicação, o presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco, concede uma entrevista exclusiva para a Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. O dirigente fala sobre a integração do movimento cooperativo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, destaca a capacidade de adaptação das cooperativas às mudanças tecnológicas e elogia o cooperativismo brasileiro.

“O Brasil, por seu poder econômico e desenvolvimento cooperativo, é chamado a desempenhar um papel central na definição do tipo de mundo que queremos viver nos próximos anos. Não tenho dúvidas de que o movimento cooperativista no Brasil é um dos mais fortes e diversificados do mundo”, afirma Guarco.

Permanência no campo

A reportagem especial da RGCoop aborda os desafios e oportunidades relacionados ao tema da permanência no campo. Nossa equipe de Comunicação visitou propriedades rurais em Santa Rosa e Caxias do Sul, e conversou com jovens que participaram do programa Aprendiz Cooperativo do Campo, desenvolvido pelo Sescoop/RS, que tem como objetivos estimular a permanência dos jovens na zona rural, promover a perpetuidade familiar no campo e o empreendedorismo cooperativo.

Top 300, cooperativa mundial de fotógrafos e muito mais!28

E não para por aí. RGCoop #14 traz muito mais conteúdo e novidades interessantes. Nesta edição, tenha acesso ao World Cooperative Monitor 2018 e saiba quem são as maiores cooperativas do mundo. Conheça a cooperativa de fotógrafos histórica responsável por reconhecer a propriedade e direito de imagem de profissionais.

Mais do que informar, convidamos você leitor a conhecer a nossa realidade. Para que essa experiência seja única e cada vez melhor, queremos você interagindo com a RGCoop. Para isso, ampliamos o alcance de nossa publicação em nossas redes sociais e convidamos você a interagir conosco, colocando nossa conversa mais próxima do seu dia a dia.

Mestrado Profissional em Cooperativismo segue com inscrições abertas

Seguem abertas as inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Gestão e Negócios – com Turma Especial para o Cooperativismo, com ênfase prática. Serão ofertadas 20 vagas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de fevereiro de 2019. As matrículas para os alunos selecionados acontecerão no dia 28 de março, com previsão de início das aulas para o dia 1° de abril de 2019 e duração de 24 meses. A Turma Especial para o Cooperativismo é um convênio entra a Unisinos e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, mantida pelo Sescoop/RS.

Para a inscrição, é exigida a disponibilidade de tempo para acompanhar as aulas e a entrega de toda a documentação exigida no edital. A taxa de inscrições é de R$ 70,00, com desconto de 50% para os egressos da Escoop e da Unisinos.

O diretor-geral da Escoop, Mário De Conto, destaca que o Mestrado Profissional é a concretização de uma parceria com a Unisinos e que o público-alvo serão egressos da Escoop, colaboradores e associados das cooperativas gaúchas. A oferta total será de 20 vagas, com 15 delas tendo a possibilidade de bolsas do Sescoop/RS, ou seja, 70% do valor do mestrado. Mesmo sem bolsa é possível realizar o mestrado, desde que o candidato seja aprovado no processo de seleção, que seguirá as diretrizes dos Mestrados da Unisinos e envolve avaliação do currículo, do plano de intenções de estudo, de prova de conhecimentos em língua inglesa (aplicada pela Unisinos) e entrevistas.

Mário De Conto explica ainda que as disciplinas sobre Cooperativismo ocorrerão com a participação dos professores da Escoop, que receberá os alunos para as aulas de quatro disciplinas, sendo as demais ministradas na sede da Unisinos, em Porto Alegre. O Mestrado tem duração de 24 meses e as bolsas serão distribuídas para cooperados e colaboradores de cooperativas, pela ordem de classificação da seleção do mestrado profissional.

Todas as informações sobre o curso podem ser obtidas acessando o link abaixo, no edital 05/2018 – Turma Escoop:

http://www.unisinos.br/mestrado-profissional/gestao-e-negocios/presencial/porto-alegre/processo-seletivo

 
Vinícola Garibaldi atinge recorde de faturamento

Vinícola Garibaldi atinge recorde de faturamento

Os números provam que, definitivamente, o ano de 2018 foi emblemático na história da Cooperativa Vinícola Garibaldi. Com um trabalho de gestão focado no desenvolvimento de toda a pirâmide produtiva, a Cooperativa registrou faturamento recorde de R$ 155 milhões – crescimento percentual de 16% em relação a 2017. Os resultados foram impulsionados pela venda de espumantes, que representam 32% do faturamento total da Cooperativa. Sucos de uva, vinhos finos, filtrados e atrações do complexo enoturístico completam o sucesso de desempenho.

“A ascensão da Cooperativa Vinícola Garibaldi nos últimos anos, especialmente em 2018, é fruto de uma gestão comprometida com qualificação e união das famílias produtoras, investimentos em produção, diversidade no enoturismo e atenção em cada detalhe na elaboração das bebidas para oferecer experiências únicas aos consumidores. Nossa meta, agora, é trabalhar para encerrar 2019 com crescimento em torno de 20% no faturamento total”, comenta o presidente da Cooperativa, Oscar Ló.

Atualmente, os estados brasileiros com maior representatividade nas vendas da Cooperativa Vinícola Garibaldi são Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Já os estados onde a marca mais cresceu foram Mato Grosso (57%), Pernambuco (50%) e Santa Catarina (37%). Os três rótulos mais comprados pelos brasileiros em 2018 foram os espumantes Garibaldi Moscatel (premiado como Melhor espumante do Cone Sul) e Garibaldi Vero Brut, além do suco de uva Garibaldi Integral.

SAFRA 2019

A Cooperativa Vinícola Garibaldi espera receber 23 milhões de quilos de uva na Safra 2019, cerca de 15% a mais em relação ao período anterior. As projeções otimistas são embasadas pela soma de sinais favoráveis registrados ao longo do ano passado. “Como tivemos um inverno rigoroso, a brotação foi bastante uniforme nos vinhedos, o que leva a crer que teremos uma produtividade acima da média. Durante a fase de floração, o excesso de umidade exigiu um cuidado maior a fim de evitarmos a incidência de doenças fúngicas. Tivemos, ainda, ocorrência de granizo e ventos fortes em áreas isoladas, mas que não afetaram os vinhedos de nossos associados. De qualquer maneira, trabalhamos métodos de manejo como desfolha e desbrote para minimizar o impacto de fenômenos climáticos adversos. Por isso, temos expectativa de receber uvas com qualidade e maturação adequadas”, relata o enólogo da Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari.

O recebimento das uvas iniciou no dia 3 de janeiro, com variedades como Chardonnay e Pinot Noir (para espumantes) e algumas tintas para suco, como concord e niágara, por exemplo. Estima-se que a safra 2019 originará aproximadamente 17 milhões de litros de bebidas derivadas da uva, entre espumantes, vinhos, sucos, frisantes e filtrados. Para dar conta dessa movimentação, no auge da safra o número de contratações extras pode chegar até 50 pessoas, alocadas no recebimento das uvas, na cantina e, também, estagiários de enologia.

Neste ano, deve ser processado grande volume de uvas tintas Bordô e Isabel para a elaboração de suco integral. Já para os espumantes, carro-chefe da marca, haverá aumento geral na quantidade de uvas processadas de todas as variedades: Chardonnay, Pinot Noir, Prosecco, Moscatos e Riesling Itálico. “Boa parte desse acréscimo da quantidade de uvas brancas para espumante se devem a um trabalho de conversão de vinhedos realizados com nossos associados, a fim de atender a expansão das vendas de espumantes que temos alcançado nos últimos anos”, explica.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Garibaldi
Sicredi atinge marca de 4 milhões de associados 

Sicredi atinge marca de 4 milhões de associados 

O Sicredi começou o ano com uma boa notícia. A instituição financeira cooperativa ultrapassou os 4 milhões de associados neste mês. Eles estão distribuídos em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal. Esta marca representa um crescimento de 37% da base de associados nos últimos cinco anos.

Um dos diferenciais do Sicredi é o modelo de gestão que valoriza a participação igualitária e colaborativa dos associados, ou seja, são eles que votam e decidem os rumos das 115 cooperativas de Crédito filiadas ao Sicredi. “A instituição comemora 4 milhões de pessoas que, por meio do Sicredi, aderiram ao cooperativismo de Crédito. É a nossa contribuição para o crescimento do segmento e reflexo do nosso empenho de ser simples, próximo e ativo em relação aos nossos associados”, declara o presidente executivo do Sicredi, João Tavares.

Pioneirismo no Brasil

As raízes do Sicredi estão no surgimento do cooperativismo de Crédito no Brasil, em 1902, à época uma forma de organização coletiva de pequenos agricultores no Sul do País. Pioneiro neste segmento no País e referência nacional e internacional pela organização em Sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi atua em 1.263 cidades, sendo que em 200 delas é a única instituição financeira presente.

“Nos últimos anos, o cooperativismo de Crédito tem apresentando um crescimento importante no Brasil. Apesar disso, se compararmos com outros países onde o cooperativismo de Crédito tem mais representatividade no sistema financeiro, como na Alemanha, França e Irlanda, por exemplo, temos muitas oportunidades para crescer ainda mais”, comenta Tavares.

A participação das cooperativas de Crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN) tem registrado um constante incremento no País. Segundo o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo 2017, divulgado pelo Banco Central (BC), o segmento passa por um processo de consolidação. Em dezembro de 2017, o estudo aponta um total de 9,6 milhões de associados no Brasil, crescimento de 8% em relação a dezembro de 2016, e a existência de 967 cooperativas de Crédito singulares distribuídas pelo País, que contam hoje com 5.896 agências.

 “Como uma das maiores instituições financeiras cooperativas brasileiras, acreditamos no potencial de crescimento do cooperativismo de Crédito no Brasil e investimos na ampliação da atuação nacional, mediante a abertura de agências em grandes centros e expansão para estados das regiões Norte e Nordeste, no estado de Minas Gerais e no Distrito Federal. Além dessa expansão, mantemos a atuação em pequenos municípios e investimos continuamente em tecnologia, visando oferecer aos já associados produtos e serviços também em ambientes digitais, além de atrair novos associados”, afirma o presidente da SicrediPar, Manfred Alfonso Dasenbrock.

Nesse sentido, o Sicredi está contemplando um processo de modernização cujo objetivo é proporcionar uma vivência cada vez mais “Fisital”, uma troca de experiências do mundo físico para o digital e vice-versa, ou seja, usar a tecnologia para ampliar o contato com as pessoas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Centro Administrativo Sicredi – Porto Alegre
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