Afinal, o que é cooperativismo? Embora seja uma das principais atividades econômicas do País, o cooperativismo é considerado ainda pouco conhecido pela população. Para ampliar esse entendimento e difundir as noções a respeito do cooperativismo, o Sistema OCB lançou a campanha #BoraCooperar, replicada em veículos de comunicação, redes sociais e outdoors por todo o país.
Para dar uma cara gaúcha ao movimento, o Sistema Ocergs compôs uma música em estilo vanerão, gravada pelo cantor missioneiro Érlon Péricles. A mesma canção está gravada em outros ritmos brasileiros, como funk, pop, sertanejo e piseiro.
Os bastidores da gravação serão disponibilizados nas redes sociais do Sistema Ocergs nos próximos dias. Os materiais da vertente gaúcha da campanha também estão sendo disponibilizados em outdoors, pontos de pedágios, rádios e jornais da Capital e do Interior do Estado e redes sociais.
"Em um exercício interno que fizemos com toda a equipe de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs em Santa Maria, surgiu a ideia de estarmos mais presentes na campanha, com um ritmo que representa o Rio Grande do Sul. É uma forma de valorizarmos a importância do cooperativismo na economia e no desenvolvimento gaúcho", destaca Simone Zanatta, gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs.
“O cooperativismo reúne 3,5 milhões de cooperados no Rio Grande do Sul e contribui com o desenvolvimento econômico e social da sociedade gaúcha. A campanha #BoraCoooperar reforça para a sociedade em geral a importância do nosso modelo de negócios em diversas atividades, seja na produção de alimentos, no atendimento à saúde, no acesso ao crédito e serviços financeiros das pessoas, nas práticas sustentáveis e em muitos outros segmentos econômicos do nosso Estado”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
#BoraCooperar
O cooperativismo é um modelo de negócio que transforma realidades por meio da geração de trabalho e renda. No Rio Grande do Sul, as cooperativas reúnem 3,5 milhões de associados e empregam mais de 76,5 mil pessoas.
Além disso, o coop está por toda parte, em todos os setores da economia, para tudo o que você precisar. Motivos não faltam para cooperar.
E aí, bora? Saiba mais em https://in.coop.br/vamos-cooperar-yt e #BoraCooperar
O 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) aprovou 72 dos 177 trabalhos submetidos à sua banca avaliadora. Serão apresentados no evento 53 artigos científicos, 8 projetos de iniciação científica (IC) e 11 relatos de experiências. A divulgação feita no dia 14/04 revelou que, dos seis temas indicados, Governança e Gestão foi o eixo que mais recebeu propostas com 16 artigos científicos, um de iniciação científica e três relatos de experiência.
O evento promovido pelo Sistema OCB aprovou ainda 11 artigos e quatro trabalhos de iniciação científica e um relato de experiência no eixo Impactos e Contribuições Econômicas, Sociais e Ambientais. Em Identidades Cooperativas e Direito Cooperativo foram 11 artigos aprovados. No eixo Contabilidade, Finanças e Desempenho foram aprovados sete artigos científicos.
Já em Educação, Inovação e Diversidade, foram contemplados três projetos de iniciação científica, sete relatos de experiência e oito artigos, entre eles o de Marcelo Tavares, Assessor de Comunicação do Sescoop/RS e Doutor em Comunicação Pela PUCRS. Seu artigo "COOPERATIVISMO E DIVERSIDADE: CONVERGÊNCIAS E DESAFIOS" manifesta a necessidade de aprofundar o entendimento e a reflexão da diversidade na ação e na comunicação das organizações cooperativas.
O tema do encontro deste ano é Sustentabilidade no cooperativismo: competitividade, inovação e diversidade. O objetivo é estimular estudos direcionados à maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas para que elas atinjam novo patamar de competência por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências. Ao todo, o EBPC recebeu 322 trabalhos de autores das cinco regiões brasileiras.
Como um incentivo, os 50 melhores trabalhos serão premiados com passagens aéreas nacionais e hospedagem para o evento. O benefício será concedido apenas para um autor indicado por trabalho para fazer a apresentação durante o encontro. Despesas com deslocamento terrestre não estão inclusas.
O 7º EBPC será realizado entre os dias 18 a 20 de setembro, em Brasília, na Finatec, campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UNB). A inscrição dos autores com trabalhos aprovados seguirá até 21 de agosto. Entre 21 de julho e 1º de setembro, estarão abertas as inscrições para os participantes.
O encontro, que acontece a cada dois anos, é direcionado aos pesquisadores, gestores e dirigentes de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, e elaboradores de políticas públicas. Para quem deseja se preparar para participar das próximas edições, o Sistema OCB disponibiliza de forma gratuita em sua plataforma de aprendizagem, a CapacitaCoop, uma trilha com o Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo. A trilha é composta por cinco cursos: Estatística Básica; Fichamento, Resumo e Resenha; Como elaborar projetos de pesquisa; Escrita acadêmica; e Descomplicando o Lattes.
Fonte: Sistema OCB
Para melhorar e qualificar o atendimento às cooperativas gaúchas, através da gerência de Planejamento, o Sistema Ocergs lança sua pesquisa de satisfação. Baseada no compromisso institucional de representar o cooperativismo no Rio Grande do Sul, uma consultoria de inteligência de mercado especializada foi contratada para gerir a aplicação e tabulação dos resultados da pesquisa.
O link para responder à pesquisa será enviado na próxima segunda-feira, 24 de julho, diretamente pela empresa SSK para presidentes e executivos de federações e cooperativas gaúchas, além de alunos e demandantes dos cursos da Escoop. A pesquisa é isenta e sem o envolvimento dos gestores e colaboradores do Sistema Ocergs e, para garantir a isonomia do processo, ela também é anônima e sem identificação dos respondentes. Além disso, todas as etapas serão realizadas de acordo com a LGPD.
Para coletar as percepções e opiniões de forma mais assertiva, a pesquisa é dividida em perguntas sobre a atuação da Ocergs - Organização Cooperativa, do Sescoop/RS e da Escoop.
"Esse é um processo muito importante para aprimorarmos a execução das nossas ações. Queremos nos manter alinhados às demandas das cooperativas e para isso precisamos conhecer suas necessidades imediatas, para que possamos atendê-las de forma cada vez mais assertiva e promover assim, seu desenvolvimento", destaca o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
Pesquisa NPS
A pesquisa de satisfação Net Promoter Score (NPS) é uma ferramenta estratégica para conhecer melhor o público e é usada no mundo todo para entender o grau de satisfação e a confiança dos clientes de uma empresa. Ela captura uma perspectiva realista sobre a visão do cliente a respeito dos diversos pontos fundamentais para o sucesso de uma organização, como: atendimento; relacionamento com o cliente; qualidade e cuidado com a entrega de serviços; valor agregado às ofertas e muito mais.
Com o objetivo estratégico de fortalecer a cultura cooperativista e treinar o associado da cooperativa no uso de técnicas de gestão financeira que poderão ser aplicadas na sua propriedade rural, a Escoop realizou em Bento Gonçalves, entre os dias 25 de abril e 17 de julho, o curso Gestão da Propriedade Familiar Cooperativada. A capacitação ocorreu na sede da Cooperativa Vinícola Aurora e contou com 28 participantes e 48 horas de curso.
Sobre a Escoop
A Escoop surgiu com o objetivo de atender as demandas de qualificação das cooperativas gaúchas. A primeira experiência, que culminou na criação da Faculdade, ocorreu entre os anos de 2007 e 2010, no Curso Superior de formação específica em Gestão de Cooperativas, o Gescoop, realizado em parceria com a Univates, de Lajeado, e formou sua primeira turma em maio de 2010.
A Escola Superior do Cooperativismo – Escoop foi credenciada pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 994, de 19 de julho de 2011, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que autorizou o funcionamento da primeira Faculdade voltada exclusivamente ao Cooperativismo no Brasil, publicado no Diário Oficial da União no dia 25 julho de 2011. A Escoop é uma iniciativa do Sescoop/RS que pretende formar gestores de cooperativas, buscando qualificar ainda mais o cooperativismo gaúcho.
Quer saber mais sobre os cursos ofertados pela Escoop, acesse escoop.edu.br e saiba mais.
A Cotrijal deu início as atividades da turma de 2023 do programa Supernova no dia 04 de julho. A cerimônia de lançamento da turma foi realizada de forma remota e contou com a participação de alunos, pais, gerentes da Cotrijal e da direção da cooperativa.
“Esse ano batemos o recorde de inscrições. E o curso está repleto de conhecimento e oportunidades para os mais de 140 alunos que estão participando do programa. É fundamental que os jovens, nos dias de hoje, estejam inseridos no cooperativismo, na rotina e na gestão da propriedade rural, para que a sucessão ocorra da melhor forma possível”, pontuou o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
Já o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, enfatizou que o programa é desenvolvido apenas para aqueles que queiram permanecer no campo. “O Supernova é um programa diferenciado que temos na nossa cooperativa. Ele foi cuidadosamente planejado para que possamos realmente contribuir com o desenvolvimento dos jovens que são filhos ou netos de associados ou associados de até 30 anos que pretendem ficar na propriedade e dar continuidade ao negócio”, explicou Schroeder.
O curso de 2023, elaborado em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), totaliza 90 horas de carga horária. A programação conta com aulas, palestras online, e workshops de diversos temas, como inovação no agro, mudanças climáticas, comunicação assertiva, governança na propriedade rural e empreendedorismo.
“Não há em outras cooperativas do Rio Grande do Sul um projeto da magnitude do Supernova da Cotrijal. Por isso parabenizamos a Cotrijal pela iniciativa de levar mais conhecimento e estimular o debate sobre temas como inovação e tecnologia entre os jovens do campo”, comenta José Máximo Daronco, diretor da Escoop.
Na ocasião os alunos participaram de uma palestra sobre o “Cenário atual e perspectivas para o agro no RS, Brasil e Mundo”. Ela foi ministrada pela professora Maria Flávia Tavares, economista e doutora em agronegócio. “É muito bonito ver o cuidado que a Cotrijal tem com o futuro dos seus sucessores, que estão buscando conhecimento e, com certeza, farão a diferença no futuro e serão grandes líderes do agronegócio brasileiro” comentou Tavares.
As próximas aulas também vão ocorrer de forma online. Além dos encontros semanais, os participantes terão acesso a uma plataforma digital, com trilhas de conhecimento e atividades para reforçar os aprendizados. No final do curso, os alunos que cumprirem no mínimo 75% de frequência e alcançarem desempenho conceito B no plano de inovação, poderão participar da viagem de conhecimento e terão direito a certificado.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal
O Sistema Ocergs promoveu no dia 13 de julho, o primeiro Fórum de Recursos Humanos voltado para profissionais da área das cooperativas gaúchas. Com o tema “O Futuro do Trabalho e o RH do Futuro”, o evento aconteceu em Porto Alegre, no Instituto Caldeira e teve como principal objetivo debater sobre uma nova visão do mundo do trabalho, tendências, estratégias em gestão de pessoas, saúde mental e o papel do RH diante deste contexto como agente transformador dos ambientes coorporativos.
A abertura do evento foi feita pelo presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, que destacou o esforço do Sistema para buscar formas de impulsionar a competitividade das cooperativas. "Entendemos que as pessoas estão no centro de todos esses objetivos e por isso estamos aqui hoje: reiterar o nosso compromisso com quem faz o cooperativismo acontecer: as pessoas! A presença dos profissionais de RH hoje demonstra que o cooperativismo tem a capacidade de revolucionar o mundo".
A gerente de RH do Sistema Ocergs, Carolina Scherer, explicou como o evento foi idealizado para pensar em conjunto soluções para as cooperativas, de acordo com os objetivos estratégicos do Sistema. Em seguida, o superintendente do Sescoop/RS, Mario De Conto, destacou que a concepção do evento atende aos objetivos de gestão da entidade: revisão de planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, capacitação de lideranças, implantação do GPTW e transformação digital.
Momento RSCOOP150
O integrante do Comitê 3, "Pessoas e Inovação", representando a Unimed Federação, Rodrigo Lima, apresentou o panorama das ações desenvolvidas pelo comitê, que tem como objetivos melhorar o desempenho das cooperativas, por meio da oferta de soluções de excelência, voltadas para o desenvolvimento profissional e promover a adoção de inovações nas cooperativas, por meio de ações de sensibilização, capacitação e comunicação.
Além dos objetivos, foram apresentadas as linhas de ações do comitê e de que forma os fóruns e capacitações desenvolvidos pelo Sistema estão alinhados ao Projeto.
Relações Institucionais
O gerente de Relações Institucionais e Sindicais do Sistema, Tarcisio Minetto, apresentou um panorama das atividades que vêm sendo desenvolvidas no âmbito da defesa dos interesses da categoria econômica das cooperativas e também da representação político-institucional, buscando promover um ambiente favorável para o desenvolvimento das cooperativas. Os participantes também receberam o convite para a 3ª edição do Papo Sindical, que acontece no dia 28 de julho, de forma on-line.
Saúde Mental
A especialista em Saúde Mental no Trabalho e Fatores Psicossociais do Sesi, Graziela Alberici, abordou conceitos importantes sobre o cuidado com a saúde mental no trabalho e a importância da atuação em conjunto das áreas de recursos humanos, saúde, segurança e lideranças. Graziela defende que o trabalho pode fortalecer a saúde mental e pode ser uma fonte de autoestima, de motivação para as pessoas.
Great Place to Work
A diretora de Conteúdo e Relações Institucionais da Great Place to Work (GPTW), Daniela Diniz, falou sobre as tendências na área de Gestão de Pessoas, Modelos de Trabalho, e como isso está evoluindo.
Dentre os assuntos, Daniela comentou sobre as prioridades e desafios na área de Gestão de pessoas nos anos de 2022 e 2023: comunicação interna, adoção de novas políticas e formatos de trabalho, saúde mental e desenvolvimento de lideranças. E como o RH pode contribuir para que as pessoas sejam colocadas no centro das estratégias e o ambiente de trabalho se torne cada vez mais seguro.
O papel do RH na Transformação digital
O papel do RH na Transformação digital foi abordado pelo líder de Projetos de RH da Pacerh, Miguel Guadagnin, que lidera projetos para permitir que grandes talentos prosperem e cresçam. Ele comentou sobre as competências necessárias para o RH impulsionar a transformação digital compartilhando práticas que promovem o desenvolvimento de uma cultura digital nas empresas.
O RH do Futuro
O especialista em Novos Modelos de Gestão e Futuro do Trabalho, Alexandre Pellaes, considerado uma das maiores referências em tendências no mundo do trabalho e seu significado, abordou uma nova visão sobre trabalho provocando reflexões importantes sobre o papel do RH e do líder.
Para Alexandre, fomos estimulados a funcionar com disciplina sob pressão e não por consciência e compromisso, educados no modelo “primeiro os negócios e depois as pessoas”. O palestrante defende que Trabalho não é igual a Emprego: Trabalho é uma relação de ser; Emprego é uma relação de ter. Precisamos criar significado e propósito e não procurar por eles.
Além de trazer reflexões sobre o mundo B.A.N.I (Britle, Anxious, Non-Linear & Incomprehensible) e defender que as organizações são organismos vivos, ele trouxe conceitos de autonomia e heteronomia e defendeu o protagonismo do RH com respeito, cuidado, estratégia e coragem. Para ele, o modelo de gestão para o modelo de trabalho do futuro deve ter o olhar focado em negócio, em resultados, mas principalmente em pessoas, seus contextos e nas relações que cada um cria dentro do ambiente de trabalho.
Desenvolvimento de Lideranças
O Fórum também contou com o painel "Desenvolvimento de Lideranças", com cases das cooperativas Cotripal e Sicredi União Metropolitana, apresentados respectivamente por Cristina Lasch e Anaelena Graef. O painel foi mediado pela coordenadora de Pós-Graduação da Escoop, Paola Londero, e os participantes puderam conhecer mais das práticas e iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de lideranças nas cooperativas.
Nos acompanhe nas redes sociais para ver tudo que rolou no nosso evento.
No mês de junho, a equipe de gestores do Sistema Ocergs concluiu a atualização do Plano Estratégico, trabalho iniciado em fevereiro. Os principais diferenciais e avanços dessa iniciativa foram a definição das metas dos indicadores dos objetivos estratégicos, entregáveis e responsáveis para cada uma das linhas de ação. O Plano Estratégico segue para aprovação da Diretoria da Ocergs e Conselho Administrativo do Sescoop/RS nesse mês e a expectativa é que ele já possa estar disponível para as cooperativas a partir de julho.
Com o objetivo estratégico de promover a profissionalização das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano, o Sescoop/RS proporcionou a participação de 171 representantes das Federações cooperativistas em três eventos entre os dias 21 e 29 de junho - Enase (Rio de Janeiro/RJ), Congregarh (Porto Alegre/RS) e ExpoGestão (Joinville/SC). O valor aportado pelo Sescoop/RS na compra dos ingressos para esses três eventos chegou a R$ 248.066,00 e integra o Programa de Desenvolvimento dos Ramos (PDR), dentro dos projetos descentralizados.
Com o tema “Construindo caminhos para o futuro do setor elétrico brasileiro”, o Enase, realizado nos dias 21 e 22 de junho no Hotel Windsor Oceânico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ), contou com a participação de 12 representantes da Fecoergs. No Congregarh 2023, que ocorreu entre os dias 21 e 23 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, estiveram presentes dirigentes e colaboradores da FecoAgro/RS, Fecoergs, Fecovinho, Fetrabalho/RS e Unimed Federação/RS num total de 144 participantes. Já na ExpoGestão 2023, realizada na Expoville, em Joinville (SC), participaram 15 integrantes da FecoAgro/RS.
Com o propósito de desenvolver os processos de gestão e governança das cooperativas, o Sistema Ocergs concluiu até o momento 25 Diagnósticos Assistidos nas cooperativas, que integram o Programa Diagnóstico Assistido. Dentre as cooperativas participantes, 12 são do ramo Agropecuário, quatro de Saúde, três de Crédito, três de Infraestrutura, duas do ramo Transporte e uma do ramo Trabalho, Produção de Bens e Serviços. Os diagnósticos envolveram a realização de 203 reuniões e um total de 415 horas de instrutoria, com a participação de especialistas da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
Até agosto estão previstos mais cinco diagnósticos, três com cooperativas agropecuárias e dois com cooperativas de Crédito, totalizando 30 diagnósticos. Das 25 cooperativas participantes, 22 se encontram no estágio inicial, nos Primeiros Passos para a Excelência, e três estão no estágio intermediário, no nível Compromisso com a Excelência. A carga horária varia de acordo com o nível de maturidade da gestão em que a cooperativa está no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Na trilha do Caminho para a Excelência, a cooperativa passa por quatro estágios.
PROGRAMA DIAGNÓSTICO ASSISTIDO
O que é
O Programa Diagnóstico Assistido contribui para que as cooperativas realizem os diagnósticos de governança e gestão de forma mais adequada e efetiva. Instrui e orienta o entendimento dos requisitos constantes dos processos gerenciais, conceitos a eles relacionados, apresenta exemplos de boas práticas e evidências relacionadas a cada um dos processos. Fomenta a estruturação de um processo participativo, com o envolvimento de diversas áreas, para o preenchimento da autoavaliação e adoção da ferramenta de gestão, e promove a compreensão da relevância do diagnóstico de governança e gestão para o desenvolvimento das cooperativas.
Benefícios
- Orientação às cooperativas para o atendimento dos requisitos de cada processo gerencial de governança e gestão, por meio do alinhamento conceitual
- Compreensão da geração de valor na utilização do processo contínuo de autoavaliação e implantação de melhorias.
- Subsídios para a estruturação dos planos de melhoria pela cooperativa
- Identificação e implementação das soluções de aprendizagem do Sescoop em atendimento às oportunidades
Subsídios para definição de parâmetros de evolução conforme estratégia da cooperativa.
COMO FAÇO PARA PARTICIPAR
Caso a sua cooperativa tenha interesse participar e queira compreender melhor como fazer, entre em contato com o analista de Inteligência de Dados, Guilherme Quadros, através do e-mail
Os excelentes resultados das exportações da Cooperativa Vinícola Aurora levam a marca a ser homenageada, pelo oitavo ano consecutivo, com o Prêmio Exportação RS, realizado pela Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). A empresa receberá o troféu Destaque Setorial Agro pelo desenvolvimento da marca no mercado internacional. O anúncio dos vencedores da 51ª edição foi feito nesta terça-feira (11) pela entidade e a solenidade de premiação será no dia 17 de agosto, em Porto Alegre (RS).
“Nos orgulhamos muito do trabalho contínuo e persistente que desenvolvemos desde 1954 no mercado externo. São quase 70 anos levando os produtos da nossa cooperativa para todos os continentes. Esse prêmio representa muito para nós, pois é fruto da dedicação das 1.140 famílias cooperadas e dos nossos 500 funcionários”, valoriza Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora.
No ano passado, a empresa registrou o maior faturamento das exportações nos últimos 20 anos, com aumento de 46,6% na venda de vinhos, espumantes e sucos de uva. O volume comercializado ao Exterior também cresceu 43,6% frente a 2021, atingindo, mais uma vez, seu melhor resultado em duas décadas. As bebidas chegaram para 18 países, tendo como principais destinos os continentes americanos e asiático.
1,1 milhão de garrafas em 2023
Para 2023, mesmo com a desvalorização de 8,8% do dólar frente ao real e os reflexos da crise econômica mundial que acabam retraindo as vendas ao Exterior, a projeção é que as exportações da Aurora sigam crescendo.
No primeiro semestre deste ano, a cooperativa exportou 1,1 milhão de garrafas (828.037 litros) de produtos vinícolas, 4,20% a mais do que igual período de 2022. Em valor, as negociações se mantiveram estáveis, com leve aumento de 1,26%. Dezesseis países receberam os produtos da marca, sendo que China, Uruguai e Paraguai foram os principais compradores, com 76,4% de participação.
“A queda do dólar influencia negativamente nas exportações, pois o valor dos produtos brasileiros acaba aumentando e o mercado internacional é muito sensível ao preço. Justamente por isso, neste semestre, observamos que as comercializações dos produtos com valor agregado acabaram reduzindo. Em contrapartida, algumas categorias cresceram exponencialmente, como os vinhos de mesa e os filtrados”, contextualiza Giorgia Mezacasa Forest, supervisora de Exportação e Importação da Cooperativa Vinícola Aurora.
Os vinhos de mesa, elaborados com uvas americanas e híbridas, expandiram 66,36% em volume e 79,32% em valor, tendo como mercado-alvo o Uruguai. Já os filtrados - uma combinação de suco de uva com vinho -, aumentaram mais de 400%, sendo a China o principal comprador.
“O continente asiático tem como característica a preferência por produtos mais adocicados e com baixo teor alcóolico, por isso os nossos filtrados acabaram se destacando por lá”, explica Giorgia.
A China também é o maior importador de suco de uva integral da Cooperativa Vinícola Aurora. No primeiro semestre, o gigante asiático comprou 63,74% dos 265.077 litros do produto exportado pela empresa. Segundo a supervisora do setor, a bebida se destaca pela diferenciação do sabor em comparação aos elaborados em outros países e por ser uma opção saudável e nutritiva.
“Além de sermos líderes de mercado em suco de uva integral no Brasil, a bebida é um dos nossos carros-chefes no Exterior. Começamos a exportá-lo em 2012 e, desde então, está sempre no ranking dos principais produtos embarcados. Neste semestre já ampliamos 7,43% o volume de vendas. O suco é a nossa vitrine e, muitas vezes, acaba sendo a porta de entrada em novos países, como Líbia e Gana ou a Venezuela, que estreamos neste semestre”, relava Giorgia.
Dos oito contêineres que serão enviados para o Exterior no mês de julho, seis deles (76.434 litros) são de suco de uva - sendo três só para a China. Os outros destinos são Estados Unidos e Gana, apenas com suco, e Japão, com vinhos e espumantes.
Rumo ao centenário com iniciativas sustentáveis
Em sinergia com o propósito do Prêmio Exportação, que destaca os melhores resultados mercadológicos e as marcas que desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional, a Cooperativa Vinícola Aurora vem revisando processos e implementando programas para um futuro organizacional cada vez mais eficiente, inclusivo, sustentável e cooperativo.
Para isso, uma série de melhorias que vão desde a gestão interna até o acompanhamento da atividade nas propriedades rurais estão sendo desenvolvidas simultaneamente, rumo ao centenário da empresa, que será celebrado em 2031. As iniciativas implementadas gradativamente estão solidificadas em três grandes pilares: governança e compliance, Boas Práticas Agrícolas e ESG (da sigla em inglês que significa Ambiental, Social e Governança).
“A permanente qualificação da cooperativa, dos nossos associados, colaboradores e parceiros que se relacionam com a nossa marca é o que garante a excelência e a conformidade da Aurora em sua produção no campo, na indústria e no mercado. É fundamental que a cadeia produtiva esteja cada vez mais orientada e disposta a implementar processos de melhoria contínua”, finaliza Renê Tonello, presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora
As cooperativas de crédito se destacaram por mais um ano e cresceram mais do que o restante do Sistema Financeiro Nacional (SFN) em 2022. É o que mostra o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Publicado anualmente, o Panorama traz uma análise da evolução do segmento nos últimos anos, com ênfase em 2022.
O SNCC continua ampliando sua presença no país e, no final de 2022, 55,3% dos municípios brasileiros contavam com pelo menos uma unidade de atendimento de cooperativas de crédito (semelhante às agências bancárias). O número de cooperados (ao mesmo tempo donos e clientes das cooperativas de crédito) chegou a 15,6 milhões entre pessoas físicas e jurídicas.
O total de ativos do SNCC alcançou R$ 590 bilhões em dezembro de 2022, após crescimento de 28,6% no ano, e é constituído principalmente por operações de crédito (R$ 383 bilhões), com destaque para operações com micro e pequenas empresas e para os produtores rurais. Isso demonstra a importância do segmento para o desenvolvimento da atividade econômica, principalmente no interior do país, onde o setor possui atuação marcante. As captações, fundamentais como funding para suportar o aumento do crédito, também cresceram em ritmo superior ao do restante do SFN, alcançando R$ 466 bilhões.
Apesar do crescimento da inadimplência, da mesma forma do ocorrido no SFN como um todo, o nível de provisões para operações de crédito demonstra ser suficiente para suportar as perdas esperadas na carteira. Os resultados foram positivos, impulsionados pelo ganho de escala, sendo parte desses resultados destinada aos cooperados e uma parcela representativa destinada à formação de reservas, importante instrumento para a sua sustentabilidade econômico-financeira. Com isso, os índices de capital agregados das cooperativas de crédito continuaram confortáveis em relação aos limites regulamentares.
O novo marco legal do cooperativismo de crédito brasileiro, com o advento da Lei Complementar 196/2022, que atualizou a Lei Complementar 130/2009, trouxe aprimoramentos com grande potencial de alavancar ainda mais o segmento, com importantes adequações relacionadas ao fomento de atividades e negócios, à gestão e governança, bem como à organização sistêmica e eficiência do SNCC. Essa e outras mudanças normativas recentes relacionadas ao segmento são detalhadas em um dos quatro boxes que acompanham o Panorama.
O cooperativismo de crédito se encontra apto para ampliar sua participação no cenário do SFN, contribuindo cada vez mais para o aprimoramento da concorrência e eficiência. É também um elemento essencial na promoção da inclusão financeira de parcela significativa da população brasileira, notadamente nas áreas mais remotas, e para as empresas de menor porte, atendendo às necessidades creditícias dos seus cooperados pessoas físicas e jurídicas.
Clique aqui para ver o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo e o Anexo Estatístico.
Em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado no último sábado (01/07), as cooperativas da cidade de Cruz Alta se uniram para promover o Dia de Cooperar. O evento, realizado na Praça do Ginásio Municipal, contou com uma série de atividades que atraíram dezenas de pessoas ao longo do dia.
As atividades tiveram início às 10h da manhã e se estenderam até o final da tarde, oferecendo aos participantes uma variedade de opções de entretenimento, informação e a oportunidade de contribuir para a comunidade. Os cooperados e a população puderam desfrutar de chimarrão, com erva-mate e água quente disponíveis no local. Além disso, houve distribuição de frutas, educação financeira para as crianças, pescaria solidária, pintura de rosto, brinquedos infláveis e diversas outras atrações.
Uma das preocupações do evento foi a conscientização ambiental. Os organizadores ofereceram o descarte correto de lâmpadas, pilhas e óleo de cozinha, buscando incentivar a preservação do meio ambiente e evitar a contaminação do solo e da água. O "Dia C" também teve como objetivo arrecadar doações de roupas e alimentos, demonstrando o caráter solidário das cooperativas envolvidas.
A saúde também esteve em foco durante o evento, com profissionais disponibilizando orientações e verificando a pressão arterial dos participantes. Além disso, a Cotribá cadastrou mais de 100 pessoas interessadas em doar sangue para o Hemocentro de Cruz Alta.
Diversas autoridades estiveram presentes para prestigiar o evento. Entre elas, o Presidente do Sistema OCERGS, Darci Hartmann, e o Coordenador da Unidade Cotribá Cruz Alta, Gabriel Parodes, que ressaltaram a importância do cooperativismo para o desenvolvimento local e a promoção de ações que beneficiam a sociedade.
O "Dia C" - Dia de Cooperar foi promovido pelas seguintes cooperativas: Cotribá, Sicredi, Unimed, C.Vale, Cotripal, Coprel, Sicoob, Unicred, CCGL e UNICCA, união que demonstra a força do movimento cooperativista na região e o compromisso em trabalhar juntas em prol do bem de todos.
Fonte: Comunicação Cotribá
O Comitê 3 do RSCOOP150 - Comunicação e Novos Mercados, promove, nos dias 1, 3, 15 e 17 de agosto, de forma virtual, o Curso de Extensão in company Identidade, Reputação e Gerenciamento de Crise. Direcionado a dirigentes e assessores de cooperativas, o curso é uma parceria com a ESPM e será apresentado em aulas expositivas com estratégias que favoreçam e incentivem a participação de todos os alunos. Metodologias ativas que permitam a aplicação da teoria também serão parte integrante do Programa.
As inscrições podem ser feitas até o dia 14/07, através do link: https://survey.sescooprs.coop.br/index.php/292495?lang=pt-BR
O curso será ministrado pela professora Magali Vargas, mestre em Gestão de Negócios Internacionais, pós-graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Barcelona (Espanha) e bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Tem 20 anos de experiência profissional com trajetória no exterior, em multinacional e consultorias, onde trabalhou nas áreas de Comunicação Corporativa, Marca, Marketing, Sustentabilidade e Relações Institucionais.
Atua como Consultora de Reputação em projetos para executivos e empresas de diversos segmentos de mercado e ministra cursos de pós-graduação e treinamentos in company.
Conta com Cooperativas em seu portfólio, tendo desenvolvido recentemente o projeto de implementação de Gestão da Reputação para o Sicredi e Gestão de Crise e Pós-Crise para a Municred POA.
Mais informações:
Mais de 3,5 mil pessoas brincaram, se deliciaram com a gastronomia, prestigiaram as apresentações artísticas e, principalmente, levaram solidariedade no último domingo (2), na Festa Julina da Cooperativa Vinícola Aurora. A primeira edição do evento, que marcou o início das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo (Dia C - Dia de Cooperar), arrecadou R$ 25.675,90 e 1,3 mil toneladas de alimentos que serão entregues na próxima segunda-feira (10) para 11 instituições bento-gonçalvenses. A iniciativa foi realizada em parceria com as cooperativas locais Sicoob Meridional, Cresol, Sicredi, CooperaBento e Unimed.
Os recursos arrecadados com as brincadeiras e com a venda de alimentos e bebidas serão destinados para Abraçaí, Associação Social São Roque, Anjos Unidos, AAPECAN, Amigos da Criança (Pelotão Curumim), APAE, Lar do Ancião, ONG Patas e Focinhos, ONG Por Mais Empatia, Lar da Caridade e APAC. Cada uma foi responsável por uma atividade ou estande de alimentação ou bebida. Além dos alimentos, foram arrecadados 104 quilos de ração e adotados dois cachorros no dia do evento.
“Nós somos muito gratos às entidades, cooperativas que abraçaram a ideia, aos nossos cooperados, funcionários e, em especial, à comunidade de Bento Gonçalves e região. Juntos, fizemos uma grande festa, com muita alegria, música, brincadeiras, mas também com um intuito de ajudar ao próximo. Foi uma mostra da força da cooperação, da união de todos e temos certeza que vamos repetir em breve mais ações desta natureza”, garantiu o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello.
Com o sucesso de engajamento, a Festa Julina da Cooperativa Vinícola Aurora deverá entrar para o calendário oficial de eventos da Capital Brasileira do Vinho.
Festa Julina abriu Jornada Coop
A 1ª edição da Festa Julina também marcou a abertura oficial da Jornada Coop da Vinícola Aurora. Ao longo de todo o mês de julho, cooperados e funcionários participarão de palestras e painéis com temas que vão de sensibilização financeira ao papel de cada um dos elos da organização.
Na última terça (4), ocorreu a palestra “Identidade Cooperativista”, com o pesquisador e professor de pós-graduação em gestão de cooperativas, Deivid Forgiarini. Na próxima terça-feira (11), em parceria com o Sicredi, será realizado o painel “Finanças: Mitos e Verdades”.
O painel "Vivências no Cooperativismo", que ocorre no dia 18, propõe um bate-papo entre associados e colaboradores, com relato das experiências do dia a dia e de como importante estarem em sintonina para o bem da cooperativa. Para os cooperados também serão realizadas quatro palestras, com o título "Cooperado: o que eu ganho?", com a professora e coordenadora da pós-graduação da ESCOOP, Paola Londero.
No encerramento da Jornada Coop, no dia 24, o músico, escritor e palestrante Thedy Corrêa, reconhecido pela trajetória com a banda Nenhum de Nós, mostrará na prática a importância de cada um para o todo. Através da analogia com a música, Thedy trata sobre a importância de ter um propósito para as equipes e como motivá-las para o trabalho em conjunto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora
Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável foi o tema das comemorações do 101º Dia Internacional do Cooperativismo (DIC), que demonstrou, no dia 1º de julho, a capacidade que as cooperativas têm de aliar a produtividade e o desenvolvimento com equilíbrio ambiental e responsabilidade social. A celebração coordenada anualmente pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), também conhecida como CoopsDay, é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em seu calendário oficial. A data é comemorada desde 1923, mas apenas em 1995 – ano do centenário da ACI – a entidade proclamou oficialmente as comemorações anuais.
A celebração convida cooperativas e cooperados do mundo todo a reforçarem suas ações em defesa da construção de uma economia verde que abrange desde a recuperação de nascentes até atuação estratégica e implantação de programas voltados para a transição energética. Ao mesmo tempo, chama a atenção também para outras práticas cooperativistas que promovem ideais como solidariedade, eficiência econômica, igualdade, paz e prosperidade mundial.
No Brasil, a data é marcada ainda pela realização das ações do Dia de Cooperar, ou Dia C, que promove eventos voluntários e solidários nas principais capitais e cidades do país, para destacar iniciativas que, muitas vezes, ocorrem durante o ano todo. Atendimento à população em diversas áreas como saúde, educação e trabalho e atividades de lazer e cultura também fazem parte da programação.
O Sistema Ocergs estimula as ações de voluntariado das cooperativas gaúchas, e para este ano lançou o Solidômetro RS, com a meta de impactar 1 milhão de pessoas no Estado com iniciativas pontuais e contínuas ao longo do ano. Acreditando que atitudes simples movem o mundo, o cooperativismo gaúcho espera atingir e contribuir com o bem-estar social em todos os municípios que têm a sua presença.
Confira algumas ações já realizadas em nosso site e no nosso Instagram.
Durante participação no Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (Enca), a secretária-executiva do Comitê Nacional de Jovens do Sistema OCB (Geração C), Larissa Zambiasi, reforçou ser fundamental o interesse e participação de mais jovens nas cooperativas dos mais variados ramos para que elas tenham sucessão em seus quadros sociais de associados.
Larissa, que integra a Cooperativa de Trabalho Educacional Cooperconcórdia, no Rio Grande do Sul, foi uma das palestrantes do painel Conectando Jovens ao Modelo Cooperativista: O Desafio da Sucessão. “Nosso propósito é difundir a ideia de termos representação por meio de comitês de jovens em todas as cooperativas brasileiras, principalmente nas agropecuárias. A sucessão familiar na propriedade rural faz parte da minha história enquanto produtora de leite. Este é um desafio enfrentado pela maioria das famílias de produtores rurais e as cooperativas podem auxiliar nisso”, destacou.
Segundo ela, a representação jovem dentro das coops representa “uma oxigenação ao movimento, não para tirar espaço das presentes gerações, mas para aprender com as experiências, dar continuidade ao trabalho das gerações anteriores e levar a cooperativa adiante e além”. Larissa relembrou o 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), realizado em 2019, que instigou maior participação de jovens e mulheres em cargos estratégicos dentro das cooperativas.
“Os comitês existem devido a uma visão de futuro do presidente Márcio durante o evento. Ele nos disse que gostaria de lutar para ter representantes de jovens e mulheres no Sistema OCB e nas coops. Na época, éramos embaixadores jovens do coop e hoje estamos prestes a lançar o Manual de Implantação de Comitês de Jovens, que irá apoiar as cooperativas para iniciar este trabalho”, contou.
Larissa concluiu sua fala afirmando que “ter comitês é fazer um investimento e evitar surpresas futuras. Estamos à disposição e queremos que todas as cooperativas tenham essa oportunidade de ter o seu quadro social fortalecido por jovens”.
Enca: O encontro acontece desde 2018 em Campinas (SP) e é considerado por lideranças cooperativistas como o maior evento do segmento do país. A edição 2023 foi realizada entre os dias 27 e 28 de junho e reuniu presidentes, diretores e dirigentes do cooperativismo agropecuário, além de especialistas e pesquisadores que estão ligados ao segmento.
De acordo com a organização do evento, cerca de 500 pessoas participaram do encontro, que também contou com a palestra do cooperativista e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) para as Cooperativas. Rodrigues abordou o tema O Futuro é Agora! Sobre as tendências econômicas mundiais para o agronegócio brasileiro.
O Enca tratou ainda de outros temas de impacto no cooperativismo agropecuário como cenário político e econômico; gestão financeira e de risco, transição tecnológica e energética, gestão e governança, intercooperação e sustentabilidade, inovações e perspectivas climáticas.
Fonte: Sistema OCB
A partir de hoje, a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo é oficialmente a Escola Superior do Cooperativismo.
A Escoop, como é conhecida, foi credenciada pelo Ministério da Educação em 2011 e é a primeira entidade de Ensino Superior voltada ao cooperativismo no Brasil. A alteração da denominação foi autorizada pelo MEC no dia 4 de julho de 2023 e tem como principal objetivo o alinhamento com a sigla Escoop e reiterar sua missão de ser referência em Ensino e Pesquisa em Cooperativismo no Brasil.
Entendendo a mudança
De acordo com o Decreto nº 5.773/06, as instituições de educação superior, de acordo com sua organização e respectivas prerrogativas acadêmicas, são credenciadas originalmente como faculdades. A emissão de certificados e diplomas da Escoop, com a alteração da nomenclatura permanece inalterada, pois como Escola a Escoop continua seguindo as exigências do MEC no que se refere à avaliação em relação aos conceitos da CAPES, para cursos de pós-graduação, e aos do MEC, para os cursos técnicos e de graduação.
Avaliação do MEC
Antes do credenciamento, a Escoop já havia tido duas avaliações do Ministério da Educação: Primeiro em relação à sua estrutura e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) na qual obteve conceito 4.
Diferencial
Na Escoop, acreditamos que a educação é o caminho para o alcance da sustentabilidade das cooperativas e do movimento cooperativista e que a busca constante pelo conhecimento é o que permite a antecipação dos desafios do mundo atual e garante a continuidade das organizações. Na graduação e pós-graduação, buscamos contribuir para aprimorar os conhecimentos e fornecer melhores condições de controle, fiscalização e principalmente administração das cooperativas.
Os projetos dos cursos ultrapassam o foco nos conhecimentos técnico-científicos de ciência organizacional e abrangem os valores e princípios do cooperativismo e a formação de novas lideranças no sistema cooperativista.
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As cooperativas de Santa Rosa desde 2015 desenvolvem as ações alusivas ao Dia de Cooperar em conjunto e este movimento vem crescendo a cada ano. Em 2023, contou com a participação de 14 cooperativas. As ações do “Dia C” iniciaram no mês de junho com a mobilização dos times das cooperativas para doação de sangue, tendo em vista a necessidade do banco de sangue do Hemocentro de Santa Rosa, essa ação acontecerá até o final do ano.
O Dia Internacional do Cooperativismo, neste ano comemorado dia 01/07, em Santa Rosa/RS teve uma programação especial com a realização do “Pedal Cooperativista” que mobilizou centenas de pessoas junto ao Parque Linear Tape Porã. A ação esteve vinculada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, no item que preconiza a promoção de saúde e bem-estar.
Além do passeio ciclístico foram realizadas ações como apresentação do CTG Chama Crioula, da banda do Colégio Concórdia, mateada, aferição de pressão arterial, verificação de índice de massa corporal, vacinação, dicas de prevenção de doenças e acidentes de trabalho, brechó, pintura de rosto, doação de livros, bike suco e Mundi Unimed. Distribuição de brindes, teste de acuidade visual, animação da Show Time Eventos, limpeza de pele e massagem, lanches e demonstração de óleos essenciais também estiveram entre as atrações.
O “Dia C” também foi de solidariedade com a doação de alimentos e materiais de higiene pessoal para famílias em situação de vulnerabilidade, através do Projeto Mesa Brasil do Sesc.
Além das atividades realizadas em Santa Rosa, todos os municípios das regiões noroeste e missões que possuem filiais das cooperativas sediadas no município também realizaram suas ações no sábado para marcar junto às suas comunidades a importância do cooperativismo.
As atividades envolvendo as 14 Cooperativas sediadas em Santa Rosa também tem programado uma ação para ocorrer durante a realização da 34ª Edição da Feira de Hortigranjeiros, com a “cabine da reciclagem”, demonstrando aos visitantes o processo de reciclagem e a importância do mesmo. Às 14 cooperativas, Coopermil, Cotrirosa, Cooperconcórdia, Cooperluz, Unicred, Sidredi, Cresol, Unimed, Coopersol, Unicooper, Coopervida, Sicoob, Cooperall e Cooperinforural que estão engajadas nas ações fazem parte da Comissão do Cooperativismo da Feira Hortigranjeiros e da Fenasoja.
Fonte: Comunicação Cooperconcórdia
Com o objetivo de expor e discutir sobre a evolução do pensamento cooperativista, sob a ótica da perspectiva econômica e doutrinária, a Escoop realizou no dia 4 de julho, em Bento Gonçalves, a Palestra Identidade Cooperativista, que envolveu 350 colaboradores da Cooperativa Vinícola Aurora. A capacitação foi conduzida pelo professor Deivid Forgiarini e ocorreu na sede da cooperativa.
Sobre a Escoop
A Escoop surgiu com o objetivo de atender as demandas de qualificação das cooperativas gaúchas. A primeira experiência, que culminou na criação da Faculdade, ocorreu entre os anos de 2007 e 2010, no Curso Superior de formação específica em Gestão de Cooperativas, o Gescoop, realizado em parceria com a Univates, de Lajeado, e formou sua primeira turma em maio de 2010.
A Escola Superior do Cooperativismo – Escoop foi credenciada pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 994, de 19 de julho de 2011, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que autorizou o funcionamento da primeira Faculdade voltada exclusivamente ao Cooperativismo no Brasil, publicado no Diário Oficial da União no dia 25 julho de 2011. A Escoop é uma iniciativa do Sescoop/RS que pretende formar gestores de cooperativas, buscando qualificar ainda mais o cooperativismo gaúcho.
Quer saber mais sobre os cursos ofertados pela Escoop, acesse escoop.edu.br e saiba mais.
Estão abertas as inscrições para o 11º Prêmio Vencedores do Agronegócio e o 7º Prêmio Elas no Agro, promovidos pela Federasul. As inscrições podem ser feitas até 16 de julho. O Prêmio reconhece o mérito de casos de sucesso nas sete categorias estabelecidas no regulamento da premiação e especial distinção ao mérito de elevar nossa economia a patamares de reconhecimento nacional e internacional.
A Federasul presta uma homenagem e reconhecimento as estratégias inovadoras dos segmentos que participam desta premiação, de modo que sirvam de estímulo ao agronegócio gaúcho, em consonância com a missão da Federasul de contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado.
A Comissão Julgadora identifica iniciativas bem sucedidas envolvendo os negócios dentro do complexo da produção rural, do Agrovarejo, Agroindústria, Agroserviços, assim como instituições que operam na cadeia sistêmica do agronegócio.
As inscrições podem ser feitas através do formulário nesse link.
O prêmio conta com as categorias:
ESG: Práticas ambientais, sociais e de governança;
Elas no Agro: Liderança feminina que se destaca pelo relevante trabalho no setor;
Antes da Porteira: Área de insumos necessários para suprir necessidades do campo;
Dentro da Porteira: Área de produção e geração de valor da propriedade rural: produção, plantio, manejo, colheita e serviços;
Depois da Porteira: Área de armazenamento, distribuição e serviços associados ao agronegócio
Fonte: Comunicação Federasul