fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Cotrijal intensifica preparativos para a Expodireto 2022

Cotrijal intensifica preparativos para a Expodireto 2022

Com a redução dos casos de Covid-19 e a flexibilização nas regras para realização de feiras no Rio Grande do Sul, a comissão organizadora da Expodireto Cotrijal intensifica os preparativos para a feira de 2022. Marcada para 7 a 11 de março, em Não-Me-Toque, a 22ª edição acontecerá no formato presencial, mas também oportunizará às empresas expositoras apresentarem seus produtos através de plataforma virtual.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, destaca que a inovação será o grande foco da feira, que ano a ano vem sendo um dos principais canais de acesso dos produtores rurais às novas tecnologias. “A pandemia acelerou o processo de inovação em todos os setores, inclusive no agro. Tivemos grandes desafios, mas muito se avançou nesses últimos 18 meses e as empresas terão muitas novidades para mostrar na Expodireto e o produtor rural, que é o motivo principal de realização da feira, está ansioso por conferir essas novidades”, afirma.

Cuidados com o parque, como jardinagem, limpeza, melhorias se mantiveram ao longo dos últimos meses. A adequação nos espaços para alimentação e demais ambientes fechados será feita de acordo com orientações da Secretaria Estadual de Saúde e o protocolo sanitário está atualizado conforme a portaria estadual vigente.

Além da comercialização dos lotes aos expositores, os tradicionais eventos realizados nos auditórios também começarão a ser organizados a partir da próxima semana. “A expectativa é repetir o número de expositores das edições anteriores, seguindo os cuidados recomendados, e fazer uma grande feira”, conclui Manica.

Em 2020, de 2 a 6 de março, quando foi realizada a última Expodireto Cotrijal, os 573 expositores encaminharam R$ 2,6 bilhões em negócios. O público visitante chegou a 256 mil pessoas, de 71 países.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Cotrirosa realiza TecnoTrigo

Cotrirosa realiza TecnoTrigo

Com a aproximação da colheita do trigo e, respeitando os protocolos da pandemia, a Cotrirosa realiza para seus associados e clientes a primeira edição do TecnoTrigo, evento on-line que inicia nesta terça-feira, 21 de setembro.

Segundo o engenheiro agrônomo da Cotrirosa, Jairton Dezordi, o evento tem como objetivo “possibilitar aos produtores comparar e analisar as lavouras e o resultados das tecnologias aplicadas na cultura do trigo”.

No formato digital, em seis edições de vídeos, os profissionais da Cotrirosa e das empresas parceiras apresentam o trabalho realizado na área demonstrativa da Cotrirosa junto à Escola Estadual Técnica Fronteira Noroeste, em Santa Rosa.

A postagem dos vídeos inicia hoje, às 14h, no canal do Youtube da Cotrirosa, ficando disponível para ser assistido por todos os associados e clientes.  

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrirosa

Presidente da Cotrijal recebe homenagem da OAB/RS

Presidente da Cotrijal recebe homenagem da OAB/RS

Em evento durante a Expointer, o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, foi homenageado pela Comissão Especial do Direito Agrário e do Agronegócio da OAB/RS (CEDAA). A entrega da placa aconteceu nesta quarta-feira, 8/9, durante o V Encontro Nacional das Comissões de Direito Agrário e do Agronegócio, na Casa da Embrapa, no Parque Assis Brasil, em Esteio.

Nei César Manica agradeceu a homenagem e destacou que a comissão gaúcha tem desenvolvido trabalho excepcional na defesa dos interesses do agro. “É uma honra receber essa premiação das mãos do amigo Ricardo Alfonsin, grande apoiador da Cotrijal e da Expodireto Cotrijal, e ao lado do Gedeão, que tem muito lutado pelo agro”, disse Manica, referindo-se a Gedeão Pereira, presidente da Farsul, que também foi homenageado. 

Ricardo Alfonsin, presidente da Comissão Especial do Direito Agrário e do Agronegócio da OAB/RS (CEDAA), afirmou que Nei César Manica é um grande líder do cooperativismo e está à frente de uma cooperativa que presta inestimável trabalho em favor do desenvolvimento gaúcho e brasileiro. “Que continue crescendo e tendo sucesso no seu trabalho”, ressaltou.

Além da homenagem, o encontro debateu importantes temas relacionados ao direito agrário e ao agronegócio. Realizado de forma híbrida, teve palestras presenciais, mas também foi transmitido no canal do YouTube da OAB/RS, que você acessa, clicando aqui.

Ouça a mensagem de agradecimento do presidente da Cotrijal, Nei César Manica.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal

Cotrijal e Coagrisol firmam aliança estratégica de intercooperação

Cotrijal e Coagrisol firmam aliança estratégica de intercooperação

Potencializar o desempenho de ambas as organizações, mantendo a atuação conjunta em negócios, tecnologias e conhecimento. É com este foco que a Cotrijal, com sede em Não-MeToque, e a Coagrisol, de Soledade, firmaram aliança estratégica de intercooperação, que foi oficializada em evento realizado na quarta-feira, 25/8, em Passo Fundo.


Esta parceria vai possibilitar melhores negociações na aquisição de insumos agrícolas e pecuários, otimizar a logística por meio do compartilhamento mútuo da capacidade operacional, assim como agregar valor às suas produções agropecuárias, com aperfeiçoamento dos processos administrativos e operacionais. Também compartilhamento de informações, estudos, sistemas e demais ferramentas, a fim de formalizar negócios em conjunto.


O quadro social de ambas as cooperativas será mantido inalterado. Da mesma forma, esta parceria de negócios garante a manutenção da identidade da Coagrisol e Cotrijal. Cada uma segue com seu planejamento, mas, a partir de agora, vão compartilhar negócios, processos e aprendizados.


José Luiz Leite dos Santos, presidente da Coagrisol, assinala que a estruturação de parcerias e alianças está desenhada no planejamento estratégico da cooperativa, elaborado em 2019. “Estamos muito felizes em formalizar esta aliança que irá garantir impulsionarmos as duas cooperativas, beneficiando tanto os cooperados da Coagrisol como da Cotrijal”, garante.


A aliança estratégica de intercooperação terá início em 26 de agosto. “Passamos a caminhar juntas em uma série de movimentos, sempre com foco em alavancar o cooperativismo e o agronegócio. Tenham certeza que muitos frutos vão surgir desta promissora parceria”, finaliza o presidente da Coagrisol.


Nei César Manica, presidente da Cotrijal, esclarece que diferentes modelos de parcerias foram estudados e, em comum acordo, se consolidou o modelo de Aliança Estratégica. “São duas cooperativas consolidadas e com um grande potencial. Por isso, estudamos, debatemos com nossos Conselhos e chegamos a esta estruturação”, observa.


Ele acrescenta ainda que este movimento será um case de muito sucesso. “O cooperativismo será fortalecido e, acima de tudo, vamos poder atender melhor os nossos cooperados, clientes e comunidades onde estamos inseridos, qualificando cada vez mais a entrega de nossos negócios”, conclui.


Conheça as cooperativas:
A Cotrijal promove o agro inovador, seguro e sustentável e hoje é a maior cooperativa do Rio Grande do Sul. Em 2020, fechou com faturamento histórico de R$ 2,4 bilhões, registrando um crescimento médio de 19% nos últimos 5 anos. Fundada em 1957, está presente em 32 municípios do Norte e Nordeste gaúcho, contando com 55 unidades de recebimento de grãos, com mais de 875mil toneladas de capacidade de armazenamento, além de Unidade de beneficiamento de Sementes, Fábrica de Rações, Transportes Cotrijal, TRR e um complexo de 21 lojas, nove supermercados e um atacado. Atualmente, são mais de 8 mil associados e 2 mil colaboradores. É a cooperativa promotora da Expodireto Cotrijal, grande feira agrodinâmica e de negócios, de caráter internacional.


Fundada em setembro de 1969, a Coagrisol está em 28 municípios gaúchos, conta com estruturas próprias e arrendadas para recebimento, secagem e armazenagem de cereais e comercialização de insumos, representada por um complexo de 33 unidades, com capacidade de armazenagem de 315.600 toneladas. Também possui 6 unidades de supermercados, 10 lojas de material de construção, móveis, eletrodomésticos e agropecuárias, três centros de distribuição, uma transportadora com 17 veículos de carga, 3 unidades operacionais, 1 centro administrativo e 1
TRR. Atualmente, são mais de 14,7 mil associados e um quadro de colaboradores com cerca de 500 funcionários. Em 2020, a cooperativa teve faturamento de R$ 871 milhões.

Fonte: Assessorias de Comunicação e Marketing Coagrisol e Cotrijal

Corrida e Caminhada Unimed Vale do Caí está de volta

Corrida e Caminhada Unimed Vale do Caí está de volta

Este ano, a Corrida e Caminhada Unimed Vale do Caí terá uma edição virtual especial, obedecendo aos protocolos de saúde e distanciamento social. As inscrições são gratuitas e realizadas no site da Unimed Vale do Caí. O evento faz parte das comemorações dos 49 anos da cooperativa e é promovido pela Unimed Vale do Caí e Sesc Montenegro.

O desafio consiste em percorrer (caminhando ou correndo) as distâncias de 20 km, 50 km, 80 km, 100 km ou 150 km entre 1º e 30 de setembro. O percurso não precisa ser feito de uma única vez, ou seja, o participante tem um mês para concluir a quilometragem escolhida, conforme disponibilidade e condicionamento físico. Dessa forma, o evento se caracteriza por ser um desafio individual, sem incentivar a disputa ou concorrência entre atletas. Com isso, pessoas de diversas idades e diferentes níveis de condicionamento físico podem participar da ação.

Como irá funcionar?

O participante deverá registrar suas atividades para comprovar a conclusão da quilometragem escolhida. Para isso, poderá enviar o link ou print do aplicativo utilizado para registro, ou ainda foto das informações no painel da esteira ou relógio (smartwatch).

O registro deverá ser enviado para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou WhatsApp (51) 98493-0568. Todos os participantes receberão certificado e card digital de conclusão. Recomenda-se evitar grupos ou aglomerações, respeitando-se as limitações e legislações de cada local em que for praticada a atividade esportiva.

Caráter solidário

Além do certificado digital, também serão distribuídas 150 medalhas de participação. Para retirar a medalha, o participante deverá ir até o Sesc Montenegro após o dia 30 de setembro e doar 2kg de alimentos não perecíveis que serão destinados ao projeto Mesa Brasil do Sesc em parceria com o Instituto Unimed. Para a equipe e a empresa conveniada Unimed com maior número de participantes também será destinado o prêmio social de 20kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades sociais escolhidas pelos premiados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unimed Vale do Caí

Ceriluz comemora 55 anos

Ceriluz comemora 55 anos

No dia 20 de agosto de 1966, há 55 anos atrás, um grupo de agricultores do Distrito de Mauá, Ijuí, reuniu-se para fundar a Ceriluz e lutar por uma necessidade básica na época, a luz para iluminar suas noites. Provavelmente eles não imaginavam que sua iniciativa garantiria hoje a energia para mais de 15 mil associados, que já não a usam mais apenas para iluminar, mas praticamente para tudo, 24 horas por dia.

Foi um período longo, de muitos desafios, conquistas e algumas derrotas também, mas que serviram para fortalecer a Cooperativa e o seu associado. Nos 55 anos de sua história a Ceriluz, por meio de investimentos e estratégias de suas diretorias e colaboradores, qualificou a distribuição e a geração de energia na região, de modo que o associado hoje possa investir em suas atividades, com segurança e tranquilidade. Enquanto que nas primeiras três décadas o foco esteve na construção de uma rede básica de abastecimento, os últimos 25 anos obrigaram diretores e colaboradores a repensarem suas ações e apostar na estruturação das redes, considerando o aumento da demanda dos associados e o papel que essa energia ganhou.

A partir disso, a Ceriluz melhorou suas redes, implantou subestações e construiu usinas, trazendo uma segurança até então inimaginável para a região e, especialmente, para o associado, que hoje pode investir, sem medo, mesmo agora, quando se fala tanto em crise hídrica no Brasil. “Será nesses momentos mais difíceis que o nosso associado vai sentir o resultado da infraestrutura que a Ceriluz tem hoje”, garante o presidente, Iloir de Pauli. Segundo ele, mesmo que haja racionamento de energia no país, essas estruturas impedem que as redes de energia da Ceriluz sejam desligadas. “Se caso acontecer do Ministério de Minas e Energia decidir por um racionamento de energia no Brasil, nossa região poderá ser afetada sim, mas a Ceriluz construiu estruturas, redes alimentadoras, subestações e usinas, e jamais será desligada uma rede onde houver uma usina gerando energia”, defende.

Para comemorar seus 55 anos a Ceriluz quer apresentar ao associado essa infraestrutura construída. Além de eventos que estão sendo preparados para reunir associados assim que possível, a partir dessa sexta-feira, dia do aniversário, a Cooperativa lança uma campanha em suas redes sociais, com destaque para uma série de reportagens, composta por onze vídeos, onde vai apresentar o complexo que hoje compõe o grupo Ceriluz e que garante a excelência no abastecimento de energia. Destaque para as redes, subestações, usinas, a sede estratégica e, ainda, o trabalho com o fornecimento de internet fibra óptica, o novo grande desafio abraçado pela Ceriluz e que reprisa o que aconteceu na época em que a Ceriluz começou a fornecer energia, ou seja, prestar um serviço essencial que as grandes empresas do setor não prestavam no meio rural, pelos altos custos.

“Esse trabalho estratégico, das diretorias e seus colaboradores, nos levou a um momento onde podemos falar, com clareza, que nosso associado tem uma segurança como nunca antes na distribuição de energia, o que é essencial para que ele possa seguir investindo na sua propriedade, na sua empresa, gerando desenvolvimento”, comemora Iloir. Segurança que vem se refletido na confiança do associado. “O reflexo desse trabalho se deu novamente na Pesquisa Aneel de Satisfação do Consumidor, onde nossos associados nos deram uma excelente nota, nos colocando novamente entre as melhores distribuidoras de energia do Brasil”, afirma Iloir, se referindo à conquista do Prêmio Aneel de Qualidade 2020, como melhor Permissionária Acima de 10 mil Unidades Consumidoras, com uma aprovação de 84,38%, e de segunda melhor distribuidora do Brasil.

Para acompanhar a campanha e conhecer esse trabalho o associado deve inscrever-se no canal do Grupo Ceriluz no youtube ou seguir a Cooperativa no Facebook e/ou Instagram, onde os vídeos serão periodicamente divulgados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ceriluz

CCGL, Languiru e Vinícola Aurora estão entre as empresas vencedoras do Prêmio Exportação RS

CCGL, Languiru e Vinícola Aurora estão entre as empresas vencedoras do Prêmio Exportação RS

O conselho do Prêmio Exportação RS reconhecerá 63 empresas na sua 49ª edição, número recorde na história do mérito. E as cooperativas Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), Languiru e Vinícola Aurora estão presentes, demonstrando a sua força em setores de atividades importantes da economia gaúcha. O evento de premiação das organizações gaúchas que obtiveram desempenho destaque no cenário exportador será realizado no dia 23 de setembro, na Casa NTX, em Porto Alegre. Na oportunidade, também será entregue a distinção Personalidade Competitividade Internacional 2021 ao diretor-presidente da CCGL, Caio Vianna.

Inovação Tecnológica, Alimentos e Bebidas

A CCGL recebeu a distinção com o Destaque Inovação Tecnológica e se coloca em evidência com os terminais portuários Termasa e Tergrasa, destaques setoriais agropecuários. A Cooperativa Languiru foi agraciada na categoria Alimentos, enquanto que a Vinícola Aurora foi relacionada como uma das empresas vencedoras da categoria Bebidas.

O conselho do Prêmio Exportação RS é formado por lideranças de instituições que possuem relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. São elas: ADVB/RS, Apex-Brasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, FARSUL, Fecomércio, Federasul, FIERGS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hub Transforma RS e UFRGS.

O diretor-presidente da CCGL, Caio Vianna, receberá o prêmio Personalidade Competitividade Internacional 2021. A distinção tem como objetivo enaltecer lideranças que realizam ações de incentivo à inserção de produtos brasileiros no mercado exterior. Vianna é engenheiro agrônomo e é produtor rural nos municípios de Júlio de Castilhos e Tupanciretã. Atualmente, é diretor do Sindilat, vice-presidente da Associação Brasileira de Angus e faz parte do Conselho de Administração da FecoAgro/RS.

Confira os agraciados do 49º Prêmio Exportação RS a seguir.

Destaque Avanço Global

Marcopolo
Randon Implementos
Dekoland
Kappesberg

Destaque Empresas Comerciais Exportadoras e Trading Companies

South Service Trading

Destaque Inovação Tecnológica

CCGL

Destaque Mercadológico

Schio
Docile
3tentos
Termolar
Braskem
Mega Embalagens
Stihl

Destaque Pequeno Desbravador Internacional

America Leather
Casa da Serra Export
Cachorreiros

Destaque Serviços de Suporte à Exportação

AD Shipping
Interlink Cargo
Euro-América
Afianci Global Networking
Pibernat Logística
SAGRES
Scala Logística
Banrisul Armazéns Gerais
Doragroup International
Wilson Sons Unidade Tecon Rio Grande

Destaque Serviços Exportados

ARB.Legal | Advocacia Rocha Baptista
Druzina Content

Destaques Setoriais

Agropecuário

Tergrasa
Termasa

Alimentos

Nutrire
Dubai Alimentos
Cooperativa Languiru
Conservas Oderich
RAR
Peccin

Bebidas

Fante Bebidas
Vinícola Aurora
Cachaçaria Weber Haus

Calçados, Couros e Artefatos

Wellour
Piccadilly
Calçados Beira Rio

Eletroeletrônicos

TDK
AEL Sistemas

Madeiras e Derivados

Sena Madeiras
CMPC

Máquinas e Equipamentos

Kepler Weber

Máquinas e Implementos Agrícolas

Vence Tudo

Metalúrgico

Ferramentas Gedore do Brasil
Maxiforja Componentes Automotivos
Taurus Armas

Móveis

Doripel Móveis
Unicasa
Madesa Móveis

Plástico e Produtos de Borracha

Xalingo Brinquedos
Pisani

Químicos, Medicamentos e Farmoquímicos

FCC
Noko Química
Gota Limpa

Têxtil

Crisdu Moda Íntima

Veículos e Autopeças

Forbal Automotive
Dana
Fras-le

Com informações do Grupo Amanhã

Ceriluz conquista Prêmio Aneel de Qualidade 2020 na categoria acima de 10 mil unidades consumidoras

Ceriluz conquista Prêmio Aneel de Qualidade 2020 na categoria acima de 10 mil unidades consumidoras

A Ceriluz conquistou na tarde dessa quinta-feira (29/7) o Prêmio Aneel de Qualidade 2020 na categoria Permissionárias Acima de 10 mil unidades consumidoras. Essa é a segunda vez que a cooperativa com sede em Ijuí vence a premiação, a primeira havia sido em 2018. A cerimônia virtual de divulgação das distribuidoras vencedoras em 14 diferentes categorias ocorreu no canal do Youtube da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O título de campeã veio acompanhado de um índice de satisfação de 84,38%, nota que rendeu à Ceriluz o posto de segunda melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil.

Histórico vencedor

E os bons resultados nas pesquisas da Aneel já não novidades no cenário da Cooperativa, que sagrou-se a melhor distribuidora de energia do Brasil na pesquisa 2018, com uma média de satisfação de 85,93%, superando todas as demais, permissionárias e concessionárias. Na pesquisa 2019, mesmo superando o índice que a levou a ser campeã, alcançando 89,26% de aprovação, a Cooperativa foi a segunda melhor em sua categoria e a terceira no ranking de todas as distribuidoras brasileiras. Ela já havia sido vice-campeã em sua categoria em 2014, quando a Aneel incluiu as cooperativas na pesquisa, e em 2017. Desde que participa do Prêmio, a partir de 2014, a Ceriluz sempre esteve entre as cinco melhores distribuidoras de energia do Brasil.

Destaques

A tricampeã (2014, 2015 e 2016) e presença mais do que constante no topo do ranking do Prêmio Aneel de Qualidade, a Cermissões de Caibaté/RS ficou em segundo lugar na categoria Permissionárias Acima de 10 mil unidades consumidoras, com 82,47%. A Cooperativa aparece na sexta posição entre as melhores distribuidoras de energia do País.

Além da Ceriluz e Cermissões, finalistas nesta edição do Prêmio, mais sete cooperativas gaúchas aparecem no ranking:

8º lugar: Creluz-D (81,98%)

9º lugar: Coprel (81,08%)

11º lugar: Certel Energia (79,53%)

12º lugar: Cooperluz (78,29%)

13º lugar: Certaja Energia (77,17%)

20º lugar: Certhil (75,05%)

23º lugar: Creral (74,65%)

Prêmio Aneel de Qualidade 2020

Os índices são resultantes de pesquisa de opinião realizada pela Aneel junto a consumidores residenciais em todo o Brasil. Foram ouvidos 29.611 consumidores residenciais de 104 distribuidoras entre 17 de novembro de 2020 e 12 de fevereiro deste ano, em 625 municípios em todo o Brasil. As questões abordaram o nível de satisfação do consumidor de forma geral, qualidade do fornecimento de energia e de serviços prestados, atendimento e confiança na distribuidora. Na área de ação da Ceriluz foram visitados associados dos municípios de Ijuí, Augusto Pestana, Coronel Barros, Ajuricaba e Inhacorá.

A Pesquisa IASC é realizada anualmente pela ANEEL desde 2000 e retrata a opinião dos consumidores sobre as distribuidoras e tem como objetivo principal estimular a melhoria contínua dos serviços.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Ceriluz

Cooperativas estão entre as marcas mais lembradas pelos consumidores gaúchos

Cooperativas estão entre as marcas mais lembradas pelos consumidores gaúchos

Considerado como uma espécie de "Oscar" das marcas mais lembradas pelo consumidor do Rio Grande do Sul, o Top of Mind RS 2021 aponta a presença de 11 cooperativas em 11 categorias distintas. Realizado desde 1991, a pesquisa é organizada pela Revista Amanhã em parceria com a Engaje Pesquisas.

Na memória dos consumidores

Uma das marcas invictas do Top of Mind RS, a Unimed chega pela 28ª vez como a marca mais lembrada na categoria Plano de Saúde, com índice de 62,3% nesta edição. A cooperativa de Saúde também figura em outras três categorias: Plano Odontológico (3° lugar, com 7,9% das menções), Clínica Médica (1° lugar, com 32,4%) e Laboratório de Análises Clínicas (3° lugar, com 11,7%).

O ramo de Saúde do cooperativismo gaúcho também marca presença na pesquisa com a lembrança da Uniodonto na categoria Plano Odontológico. A cooperativa retoma novamente a dianteira e aparece como a primeira colocada, com 10,4%.

Cooperativas de Crédito

Na categoria Cooperativa de Crédito, Sicredi (1° lugar, com 65,8%), Sicoob (2° lugar, com 2,4%) e Unicred (4° lugar, com 1,2%) aparecem na relação.

Força do Agro

Quando o assunto são marcas de produtos alimentícios e bebidas, as coops mostram a força do ramo Agropecuário e a tradição de marcas consolidadas no cenário gaúcho. Na categoria Vinícola, o destaque fica para as Cooperativas Vinícolas Aurora e Garibaldi, que aparecem na segunda e terceira posições, com 9,2% e 8,5% das menções, respectivamente. A Aurora também foi lembrada com a marca Marcus James (9° lugar, com 1,5%).

Na categoria Queijo, a Santa Clara mais uma vez foi a marca mais lembrada pelos consumidores gaúchos, com 31,4%. Essa é 11ª vez que a Cooperativa conquista a distinção nessa categoria, que também conta com a presença da Languiru (6° lugar, com 1,8%) e Dália (7° lugar, com 1,5%).

O desempenho das coops agropecuárias também se reflete na lembrança dos consumidores nas categorias Doce de Leite, Leite, Vinho e Espumante. Na categoria Doce de Leite, a Piá Alimentos ocupa a segunda colocação (15,1%) e a Santa Clara figura na quinta posição (3,4%). Já na categoria Leite, Piá (1° lugar, com 25,8%), Santa Clara (3° lugar, com 13,8%), Languiru (4° lugar, com 7,1%) e Dália (8° lugar, com 1,3%) aparecem na lista.

Qualidade da Serra

Os multipremiados vinhos e espumantes das cooperativas vinícolas da Serra Gaúcha também habitam a memória dos consumidores gaúchos. Na categoria Vinho, Garibaldi (2° lugar, com 9,5%) e Aurora (3° lugar, com 8,9% e 10° lugar com a marca Marcus James, com 1,2%) figuram na relação. Na categoria Espumante, Garibaldi (5° lugar, com 5,6%) e Aurora (6° lugar, com 3,6%) também aparecem como destaques.

As Invictas do Top of Mind

A Unimed, a Santa Clara e o Sicredi são destaques entre as invictas do Top of Mind, marcas que vencem em suas categorias há pelo menos seis anos consecutivos. Com a conquista da 28ª vitória seguida na categoria Plano de Saúde, a Unimed se coloca como uma das principais vencedoras do prêmio desde a sua criação.

Há onze anos, os queijos Santa Clara são os mais lembrados pelos gaúchos na pesquisa Top of Mind. Desde que a categoria foi inserida na pesquisa, a Cooperativa é a mais lembrada. Pelo nono ano consecutivo, o Sicredi foi a marca mais lembrada entre as Cooperativas de Crédito. O Sicredi é o primeiro nome na memória do consumidor gaúcho desde a criação da categoria em 2012.

As 40 marcas mais amadas do RS

Enquanto o Top of Mind pergunta qual é a marca mais lembrada pelos gaúchos, no Love Brands os entrevistados respondem qual a marca que mais amam ao falar de determinado serviço, produto ou comunicador. E é claro, as cooperativas não poderiam ficar de fora dessa também. Entre as 40 marcas mais amadas, o destaque fica por conta da presença da Unimed (Plano de Saúde, com 54,4%), Piá (Leite, com 23,9%), Sicredi (Cooperativa de Crédito, com 22,7%) e Uniodonto (Plano Odontológico, com 11,7%).

Sobre o Top of Mind 2020

Para a 31ª edição do Top Of Mind foram ouvidas 1.200 pessoas com idades entre 16 e 65 anos. A coleta das informações ocorreu entre 29 de março e 19 de abril de 2021, por meio da internet e contemplou entrevistas com consumidores das sete mesorregiões do Estado.

Confira as marcas mais lembradas no Top of Mind 2021.

Tá acabando! Inscrições para o Prêmio de Jornalismo encerram neste domingo

Seguem abertas até o dia 25 de julho as inscrições para o Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021. O concurso instituído pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) tem como objetivo reconhecer trabalhos jornalísticos que valorizem os reflexos econômicos e sociais promovidos pelas cooperativas gaúchas. A premiação totaliza R$ 45 mil, que serão divididos entre os vencedores de seis categorias.

O Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo chega em sua quinta edição e se consolida no calendário das grandes premiações do circuito estadual de jornalismo. Nas quatro primeiras edições, o Prêmio contou com 228 trabalhos inscritos e distribuiu R$ 143 mil em premiações.

Período de veiculação e prazo de inscrições

O concurso aceitará matérias publicadas/veiculadas no período de 1º de janeiro de 2020 a 18 de julho de 2021. A inscrição deverá ser efetuada no período de 20/6/2021 até às 23h59 do dia 25/7/2021, através do formulário disponível aqui.

Para o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho dos jornalistas que retratam para a sociedade as boas práticas desenvolvidas pelas cooperativas gaúchas. “O esforço de nossas cooperativas em desenvolver de forma sustentável o Rio Grande do Sul se reflete nos indicadores de desempenho dos sete ramos de atividades do cooperativismo. E em tempos de pandemia, as cooperativas se notabilizam por ações de responsabilidade social que auxiliam as comunidades em que atuam. São diversas iniciativas voluntárias para ajudar no combate e prevenção à Covid-19, com a ampliação da rede própria de atendimento e medidas internas de combate ao vírus, doações de alimentos, aquisições de respiradores, testes voltados à detecção da doença, suprimentos de combate e proteção e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e álcool gel, além de diversas outras ações”, afirma.

Categorias

O concurso está dividido em seis categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Mídia Cooperativa. As premiações serão de R$ 5 mil para o primeiro colocado e R$ 2,5 mil para o segundo colocado de cada categoria.

São apoiadores do prêmio o Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjors), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS).

Para mais informações, acesse o Regulamento do Prêmio.

Vinícola Aurora amplia valor das exportações em 415% no semestre

Vinícola Aurora amplia valor das exportações em 415% no semestre

A Vinícola Aurora registrou aumento de 415% em valor nas exportações do primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado foi impulsionado pelo crescimento de 583% no volume de produtos, reflexo da reabertura de mercados e pela alta do dólar. O excelente desempenho foi puxado pelas vendas de suco de uva e Keep Cooler, que representaram 77% do total. A empresa gaúcha também é líder no mercado interno nas duas categorias. 

Nos primeiros seis meses, foram enviados 837 mil litros de sucos, coolers, vinhos e espumantes para 17 países. Além dos 62 containers remetidos até junho, estão programadas outras 37 cargas até dezembro. A expectativa é que a Vinícola Aurora feche 2021 com crescimento de cerca de 60% no volume de exportações.

“Desde 1954, a Aurora vem desbravando continentes e levando os produtos gaúchos para o mercado internacional. Dos 90 anos da nossa empresa, mais de dois terços foram focados também nas exportações. O trabalho contínuo e persistente, tanto na abertura de novos mercados quanto na manutenção daqueles conquistados, tem sido um dos fatores determinantes para os ótimos resultados obtidos”, avalia a supervisora de Exportação e Importação da Vinícola Aurora, Giorgia Mezacasa Forest.

Suco de uva: o carro-chefe das exportações

Sinônimo de saudabilidade, o suco de uva é o grande destaque das exportações da Vinícola Aurora. A categoria é a que mais avança de forma contínua, sendo o carro-chefe em países asiáticos e em solo americano, principais mercados-alvos da empresa.          

O produto também vem sendo ampliado com a abertura de novos territórios, como Chile, Canadá, Líbia e Nova Caledônia, pequena ilha no oceano Pacífico. Só no primeiro semestre, foram vendidos 330 mil litros de suco de uva integral e gaseificado, alta de 544% frente ao mesmo período do ano passado.

“Nos últimos anos estamos conquistando ótimas oportunidades, especialmente para o suco de uva, uma bebida natural, feita com 100% de uva, repleta de antioxidantes, que serve para a família toda. Por não conter álcool, se tornou símbolo de um dia a dia saudável, mesmo em casa. No final de 2020 também abrimos novos mercados para os coolers, em especial o Haiti, que compra praticamente só esta bebida. Neste primeiro semestre, vendemos mais de 1 milhão de garrafas do Keep Cooler. Ícone nos anos 80 e 90, o produto voltou com força há três anos após um reposicionamento de marca. É uma bebida muito diferente, que chama a atenção pela mistura de vinho branco com suco de uva, associada à aromas naturais de frutas”, conta Giorgia, lembrando que no primeiro semestre de 2020 as exportações haviam sido prejudicadas por conta do início da pandemia, o que acabou ocasionando em fechamento de portos e causando insegurança nos compradores.

A executiva pontua ainda que o aumento expressivo nas vendas de suco, com potencial de crescer ainda mais nos próximos anos, também é resultado da ampliação da capacidade produtiva da empresa. Desde 2019, a Aurora conta com uma unidade exclusiva para a elaboração do suco de uva, localizada no Vale Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS). A nova fábrica é 100% sustentável.

“O resultado do primeiro semestre foi magnífico e acreditamos que poderia ter sido ainda melhor se pudéssemos fazer o que sempre fizemos, que é participar de eventos, feiras e degustações em ponto de venda, que são primordiais para fazer nossos produtos serem conhecidos pelo seu principal atributo: o sabor”, revela a supervisora de Exportação e Importação da Vinícola Aurora.    

“Em 2020, participamos apenas de três feiras na China, através do nosso brand ambassador asiático. O país estava mais bem preparado para a pandemia e realizou os eventos com todos os protocolos de segurança. Os visitantes, claro, se restringiram ao público local. Nos outros países, nossas vendas se focaram no on-line e também nos supermercados”, complementa Giorgia.    

Por conta da instabilidade da pandemia, viagens internacionais ainda não estão confirmadas para o segundo semestre do ano. Entretanto, a Vinícola Aurora possui representantes comerciais na China, nos Estados Unidos e em Portugal, além de importadores em outros países, que são braços da marca, auxiliando na manutenção e abertura de novos mercados.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora

Crédito da foto: Dandy Marchetti/Divulgação

Cooperativas gaúchas são finalistas no Prêmio ANEEL de Qualidade

Cooperativas gaúchas são finalistas no Prêmio ANEEL de Qualidade

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou a relação das distribuidoras de energia elétrica finalistas do Prêmio ANEEL de Qualidade 2020. E, mais uma vez, cooperativas gaúchas figuram entre as finalistas, a Ceriluz e Cermissões. As vencedoras em 14 categorias serão conhecidas em cerimônia virtual de premiação no próximo dia 29, com início às 16h, com transmissão pelo canal da ANEEL no YouTube.

O objetivo do certame é destacar as distribuidoras mais bem avaliadas. Os índices são resultantes de pesquisa de opinião encomendada pela ANEEL junto a consumidores residenciais em todo o Brasil.

Foram ouvidos 29.611 consumidores residenciais de 104 distribuidoras entre 17 de novembro de 2020 e 12 de fevereiro deste ano em 625 municípios em todo o Brasil. As questões abordaram o nível de satisfação do consumidor de forma geral, qualidade do fornecimento de energia e de serviços prestados, atendimento e confiança na distribuidora.

O prêmio reflete, fundamentalmente, a melhoria na qualidade dos serviços, sob a perspectiva do grau de satisfação do consumidor. Desde abril de 2017, com base nos Procedimentos de Regulação Tarifária (PRORET), a variação anual da premiação integra o cálculo das Revisões Tarifárias Periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Acesse aqui a lista completa das finalistas

Ocergs abre inscrições para o Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021

Ocergs abre inscrições para o Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo 2021. O concurso instituído pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) tem como objetivo reconhecer trabalhos jornalísticos que valorizem os reflexos econômicos e sociais promovidos pelas cooperativas gaúchas. A premiação totaliza R$ 45 mil, que serão divididos entre os vencedores de seis categorias.

O Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo chega em sua quinta edição e se consolida no calendário das grandes premiações do circuito estadual de jornalismo. Nas quatro primeiras edições, o Prêmio contou com 228 trabalhos inscritos e distribuiu R$ 143 mil em premiações.

Período de veiculação e prazo de inscrições

O concurso aceitará matérias publicadas/veiculadas no período de 1º de janeiro de 2020 a 18 de julho de 2021. A inscrição deverá ser efetuada no período de 20/6/2021 até às 23h59 do dia 25/7/2021, através do formulário disponível aqui.

Para o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, o prêmio é um reconhecimento ao trabalho dos jornalistas que retratam para a sociedade as boas práticas desenvolvidas pelas cooperativas gaúchas. “O esforço de nossas cooperativas em desenvolver de forma sustentável o Rio Grande do Sul se reflete nos indicadores de desempenho dos sete ramos de atividades do cooperativismo. E em tempos de pandemia, as cooperativas se notabilizam por ações de responsabilidade social que auxiliam as comunidades em que atuam. São diversas iniciativas voluntárias para ajudar no combate e prevenção à Covid-19, com a ampliação da rede própria de atendimento e medidas internas de combate ao vírus, doações de alimentos, aquisições de respiradores, testes voltados à detecção da doença, suprimentos de combate e proteção e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e álcool gel, além de diversas outras ações”, afirma.

Categorias

O concurso está dividido em seis categorias: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo e Mídia Cooperativa. As premiações serão de R$ 5 mil para o primeiro colocado e R$ 2,5 mil para o segundo colocado de cada categoria.

São apoiadores do prêmio o Sindicato dos Jornalistas Profissionais (Sindjors), a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS).

Para mais informações, acesse o Regulamento do Prêmio.

Agricultura de precisão avança na digitalização

Agricultura de precisão avança na digitalização

Através de evento on-line, o Projeto Aquarius lançou, nesta terça-feira, 15/6, a plataforma IDT (Índice de Digitalização e Tecnologia). A ferramenta, segundo o coordenador técnico do projeto, Telmo Amado, busca diagnosticar e quantificar o nível de tecnologia dos produtores rurais de soja, de forma a oferecer uma bússola de orientação na adoção de tecnologias 4.0.

Para o presidente da Associação Brasileira de Agricultura de Precisão (AsBraAP), Marcos Ferraz, que mediou a live, o Projeto Aquarius é referência inclusive em nível internacional e a inovação vem para ajudar a resolver grandes gargalos da agricultura.

Produtor rural associado da Cotrijal, Giordano Schiochet vê grande evolução em termos de resultados a partir do uso da agricultura de precisão. Ele é um dos produtores que está participando de um mapeamento ligado ao Aquarius e à plataforma IDT. “A cada dia é mais necessário e importante usar as ferramentas tecnológicas que estão a nossa disposição, para identificar pontos que podemos melhorar”, afirma.

A Cotrijal tem sua sede em Não-Me-Toque, município que é considerado precursor na adoção da agricultura de precisão e que, por esse motivo, em 2009 recebeu o título de Capital Nacional da Agricultura de Precisão. A cooperativa passou a integrar o Projeto Aquarius em 2005, com o objetivo de estimular o uso de ferramentas de precisão. Dois anos depois, ainda ativa no projeto, criou também o Ciclus, programa que passou a levar para os associados tecnologias e informações que de forma isolada dificilmente eles teriam acesso.

A iniciativa contribuiu para melhorar a fertilidade do solo e facilitou a gestão das propriedades. Além disso, influenciou de forma decisiva no crescimento da média de produtividade de soja na região. Nos últimos sete anos, os produtores da Cotrijal colheram, em média, pelo menos 10 sacas a mais em relação ao Rio Grande do Sul a cada safra.

A LIVE

A live de lançamento da plataforma IDT teve palestra com o pesquisador Édson Bolfe, da Embrapa Informática Agropecuária, que destacou que a digitalização gera muitas oportunidades para toda a cadeia do agro.

A jornalista Joana Colussi trouxe um cenário comparativo do processo de digitalização nos Estados Unidos e no Brasil, com dados baseados em pesquisa de doutorado que está desenvolvendo, e ponderou que os brasileiros estão na dianteira, mas há muito para avançar.

Veja a live clicando aqui.

O PROJETO

Aquarius é o mais antigo projeto em agricultura de precisão do Brasil. Há mais de 20 anos realiza pesquisas que visam o desenvolvimento tecnológico da área, junto de parceiros tanto do setor público (UFSM) como do privado (Stara, Cotrijal, Drakkar e OWS).

O desenvolvimento da plataforma IDT é resultado do prêmio recebido pelo Projeto Aquarius no Edital Agro 4.0 da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) em prol da adoção e difusão de tecnologias do Agro 4.0.

A COTRIJAL

Fundada em 1957 em Não-Me-Toque (RS), a Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil, com 55 unidades em 32 municípios. Em 2020, registrou faturamento histórico recorde de R$ 2,4 bilhões — ficando na 58ª colocação entre as 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro, segundo a revista Forbes. Desde 2000, a entidade promove a Expodireto Cotrijal, uma das seis maiores feiras do agronegócio nacional e uma das principais do cenário internacional.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing da Cotrijal, com informações do Projeto Aquarius

Revista Amanhã e PwC recebem balanços para ranking 500 Maiores do Sul até 19 de julho

Revista Amanhã e PwC recebem balanços para ranking 500 Maiores do Sul até 19 de julho

A Revista Amanhã e a PwC Brasil seguem trabalhando na edição 2021 do ranking 500 Maiores do Sul. As companhias que quiserem participar podem enviar seus balanços até o dia 19 de julho para serem analisados. As demonstrações contábeis devem ser relativas ao ano de 2020 e precisam conter também os dados comparativos de 2019. Os balanços também devem conter notas explicativas e parecer de auditoria externa (caso existam). Os documentos devem ser remetidos para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Ranking 500 Maiores do Sul

Maior e mais completo ranking empresarial da região Sul, é realizado há 31 anos por Amanhã e PwC – referência global em auditoria, assessoria tributária e empresarial. Revela indicadores de mil empresas – as 500 maiores e as 500 emergentes, com sede no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os números e reportagens aprofundadas sobre a situação econômica das organizações são publicados em uma ampla edição impressa da Revista Amanhã. O projeto ainda realiza cerimônias de premiação – em que as maiores companhias de cada estado são homenageadas em eventos que reúnem a elite empresarial do Sul.

Fonte: Revista Amanhã

Webinar apresenta cenários do mercado da soja e do milho

Webinar apresenta cenários do mercado da soja e do milho

A Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) realizou nesta terça-feira, 8 de junho, um webinar para dirigentes e executivos das cooperativas associadas. O tema foi a projeção para os mercados da soja e do milho com o analista de Safras & Mercado, Paulo Molinari.

Na abertura, o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, salientou que os produtores estão realizando o plantio do trigo, mas já de olho no mercado de milho. “Para o momento, o Rio Grande do Sul está plantando uma safra de trigo com duplo propósito também para a nutrição animal, mas de olho na próxima safra de milho. Estamos olhando muito firme para esta safra de milho que começa em agosto em regiões mais quentes e pensando forte na questão da comercialização”, destacou.

O especialista apresentou no início do webinar os motivos que causam o atual cenário das commodities agrícolas. A pandemia que ainda persiste e o câmbio no Brasil, além das influências da safra norte-americana que vem mexendo com a Bolsa de Chicago, são alguns dos fatores que estão pesando no mercado neste momento. “É um ano bom de preços para o produtor, mas ao mesmo tempo difícil e complicado. Eu diria que as mudanças que estamos tendo até radicais em relação às expectativas tem muito a ver com este ano. E o fato é que todos os indicadores econômicos estão sendo influenciados e o agro também está sendo influenciado”, resumiu.

Sobre o milho, Molinari salientou que no Brasil há uma quebra em todo o país e que a produção da segunda safra já está determinada, sendo que apenas no Centro Norte e no Oeste de Mato Grosso, regiões com pivô em Goiás, Oeste do Paraná e no Paraguai a produção está dentro da expectativa e sem redução, sendo que em alguns pontos a quebra pode chegar de 30% a 40%. “Inclusive o Paraguai deverá ser fornecedor de milho neste segundo semestre e certamente será”, projetou.

O analista de Safras & Mercado também lembrou da influência da produção norte-americana, que está enfrentando problemas com o clima, com regiões com umidade do solo abaixo do normal. “Isso significa que a safra americana vai quebrar? Não, mas precisa chover de forma continuada. Se não ocorrer isso nesta parte dos Estados Unidos, deveremos ter problemas e veremos estresse na Bolsa de Chicago, com muita alta e baixa no mesmo dia. O mercado está bastante volátil”, observou.

A China também está aumentando as compras de milho no mercado internacional, de acordo com o especialista, com a exportação dos Estados Unidos batendo recordes. “A China nunca importou milho a não ser de forma marginal e de repente vira a maior compradora de milho, com cerca de 30 milhões de toneladas dos Estados Unidos. Se ela continuar comprando desse jeito, os Estados Unidos vão continuar exportando desse jeito e o estoque continuará baixando. O resumo do mercado de milho é este, tem a ver com a China”, ponderou.

Na soja, Molinari também destacou as primeiras projeções de produção americana, que deve girar em cerca de 120 milhões de toneladas dependendo do clima, mas que o cenário até setembro deverá continuar igual. “Já no Brasil, no ano que vem, plantaremos soja em todos os lugares. Se com R$ 80,00 a saca já fizemos isto, com R$ 160,00 será muito mais. Quem começa a pensar na soja deve entender que o estoque americano é baixo e precisa de uma safra recorde. Até agosto esse movimento em Chicago deve continuar volátil. Vem uma safra cheia americana que não traz a certeza que o preço caia muito, mas teremos uma acomodação com a colheita de lá e depois o mundo ficará de olho no Brasil onde estaremos plantando uma safra muito alta”, explicou.

Para Molinari, este fator deve afetar os prêmios da soja que no primeiro semestre do ano que vem ainda continuarão positivos, mas se vier uma safra cheia junto com uma boa expectativa nos Estados Unidos, estes prêmios ficarão negativos na sequência. “Quem puder comece a travar prêmio de soja pois em 2021, sem soja nos Estados Unidos, os prêmios serão negativos. Então porque em 2022, com uma super safra sul americana, eles não seriam negativos?”, questiona.

Finalizando, o especialista afirmou que a China continuará com demanda elevada, importando altos volumes de soja. “Nós vivemos de China, quanto mais ela comprar, mais continuaremos vendendo. Vai ser muito importante para o início de 2022 o nosso ritmo inicial de plantio. Se conseguirmos em setembro e outubro plantar soja cedo e ela começar a aparecer em janeiro, teremos farelo e óleo e o mercado se acomodará mais cedo”, concluiu.

Fonte: Fecoagro/RS

Sicredi Pioneira RS fecha parcerias para impulsionar turismo em Gramado

Sicredi Pioneira RS fecha parcerias para impulsionar turismo em Gramado

Uma parceria entre a Sicredi Pioneira RS, a prefeitura de Gramado e o Sebrae RS pretende movimentar as comunidades locais e impulsionar o turismo. O acordo prevê a criação do projeto Griffe Gramado Inesquecível e dos Eventos de Gramado.

A ideia é investir em artesãos e empreendedores locais para que eles possam produzir souvenires e outros itens artesanais com uma marca própria da cidade. Além da Griffe Gramado Inesquecível, o projeto inclui marcas de eventos da cidade como o Natal Luz, Páscoa em Gramado, Festival de Cinema e a Festa da Colheita, gerando renda, aguçando a economia criativa e alavancando toda a produção associada ao turismo.

O projeto propõe a comercialização dos produtos com a grife de forma permanente, tanto em lojas físicas quanto virtuais. Inclusive, uma loja da grife deve ser inaugurada no Aeroporto Salgado Filho para reforçar a identidade da marca e valorizar ainda mais o turismo. Futuramente, outros pontos devem receber a grife.

Por meio da iniciativa, será possível desenvolver produtos que valorizem a identidade do município da Região das Hortênsias, além de criar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade. Inserir esses trabalhadores na cadeia produtiva é muito importante para o município, especialmente num momento de retomada da economia do turismo.

“O nosso olhar principal para apoiar a iniciativa é o impacto social na geração de renda para artesãos e outros artistas de Gramado, que são, essencialmente, mulheres chefes de família. Há um grande impacto na geração de renda para essas mulheres e, por consequência, melhora na qualidade de vida delas e dos filhos delas. É incluir pessoas que têm um talento, um potencial, mas não tinham como transformar esse talento em renda.” explica Solon Stapassola Stahl, diretor executivo da Sicredi Pioneira.

O projeto terá a duração de 18 meses e oferecerá à comunidade consultorias, oficinas e cursos. A Sicredi Pioneira realiza investimento direto na iniciativa e fornece todo o conhecimento da cultura de cooperação para fortalecer a atuação integrada e colaborativa.

Fonte: Assessoria Sicredi Pioneira RS

Campanha "Escolha Unicred Porto Alegre" coloca cooperados no centro do negócio

Campanha "Escolha Unicred Porto Alegre" coloca cooperados no centro do negócio

Com a premissa de ter o cooperado no centro do negócio, a Unicred Porto Alegre – Instituição Financeira cooperativa exclusiva para profissionais graduados da área da saúde e empresas, que permitam vínculo associativo – está movimentando seu público com a campanha "Escolha Unicred Porto Alegre".

Iniciada em 1 de abril pelas redes sociais, a campanha segue até 13 de dezembro de 2021, oferecendo mais de R$ 200 mil em prêmios, que além de estimular um uso maior dos produtos e serviços da cooperativa, trará melhores resultados e sobras maiores para todos os cooperados. Uma das categorias – o "Prêmio Solidário" – contempla entidades beneficentes, sugeridas pelos cooperados.

No período da campanha, quanto mais o associado – pessoa física ou jurídica – movimentar sua conta, utilizar ou contratar produtos e serviços, ou, ainda, indicar novos cooperados, terá melhores chances de acumular pontos. A soma de todos eles gera cupons eletrônicos para concorrer aos sorteios pela Loteria Federal (Certificado de autorização SECAP/ME nº 04.011974/2021).

Se, por exemplo, no período da campanha, o associado indicar um novo cooperado, já sai com 5.000 pontos, o que equivale a um cupom eletrônico. O mesmo ocorre, se houver participação nas Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias da Cooperativa.

Cooperados no centro do negócio

"Para seus cooperados, a Unicred Porto Alegre representa muito mais do que uma instituição financeira. Se tornou um porto seguro, por que além de promover renda, leva prosperidade à vida das pessoas, transformação social e desenvolvimento às comunidades", avalia seu presidente Dr. José Cesar Boeira. Para ele, em cada ação, programa ou evento, a Cooperativa demonstra a importância do "fazer juntos", aproximando, agregando e incentivando a cooperação.

Desta vez, com a campanha "Escolha Unicred Porto Alegre" não é diferente. "Um de seus objetivos é conectar e engajar os associados, pois o envolvimento de todos é essencial para o fortalecimento dos avanços que vêm experimentando o sistema cooperativo. Temos um compromisso com a conexão e o engajamento de nossos associados", afirma dr. Boeira. ​

O presidente ainda destaca que diferente de campanhas e promoções de instituições financeiras tradicionais, na cooperativa não apenas os sorteados ganham com a sua sorte, "porque quando uma campanha tem como foco movimentar a cooperativa, trazer o cooperado a usar os produtos e serviços da sua cooperativa, além de estar fortalecendo uma instituição financeira que é sua, o resultado no final do ano volta para cada associado com as sobras, então quanto mais movimentarmos nossa cooperativa mais sobras teremos para todos os cooperados."

Na mesma linha, o diretor-geral, João Batista Loredo de Souza, acredita que campanhas e ações de estímulo à participação no dia a dia da cooperativa, traduzem a atenção e o cuidado que a Unicred Porto Alegre dedica aos seus associados. "Estaremos sempre alinhados com os propósitos de promover a vida e construir felicidade para nossos cooperados. Esta é a mensagem que queremos passar com mais esta campanha", conclui.

Os resultados da campanha serão divulgados por meio do hotsite da promoção (www.escolhaunicredportoalegre.com.br/campanhaescolha), por meio das redes sociais da cooperativa:
Instagram (https://www.instagram.com/unicredportoalegre), Facebook(https://pt-br.facebook.com/unicredportoalegre), e, ainda por meio de contato telefônico com o sorteado. 
Para mais informações, os interessados podem consultar o regulamento pelo endereço: http://escolhaunicredportoalegre.com.br/campanhaescolha

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred POA

Coopermil prepara segunda edição do Seminário do Leite

Coopermil prepara segunda edição do Seminário do Leite

A Cooperativa Mista São Luiz (Coopermil) está ultimando as tratativas para a realização da segunda edição do seu Seminário do Leite, com palestras focadas em assuntos que auxiliem o produtor de leite em sua atividade. A programação acontece nos dias 15, 16 ,17 e 18 de junho.

Segundo o coordenador da área Leite da Cooperativa, Marcos André de Lima, “está edição do Seminário estará enfocando assuntos relacionados ao Controle de Células Somáticas, Planejamento Estratégico de Silagem e a questão da Sucessão Familiar na Atividade Leiteira”, com a participação de palestrantes de renome e com reconhecida atividade técnica e profissional. Lima reforça o convite para que os associados e os produtores de leite agendem as datas e “não percam esta oportunidade que a Coopermil está propiciando para ampliar conhecimento e buscar novas informações”.

O evento, que estava programado para ser realizado de forma presencial, em função do atendimento as regras de prevenção e enfrentamento a pandemia, acontecerá de modo online no canal do youtube da Coopermil no próximo mês de junho. Para a equipe organizadora do evento, a realização do Seminário de forma virtual permitirá que os produtores possam assistir as palestras com toda a tranquilidade, diretamente de suas propriedades.

Reserve essas datas

O 2º Seminário do Leite da Coopermil acontece dias 15, 16, 17 e 18 de junho, sempre a partir das 20 horas, no canal do youtube da Coopermil. Nos próximos dias a Cooperativa estará divulgando a programação completa do Seminário.

Certaja Energia desenvolve Programa Mais Cooperado

Certaja Energia desenvolve Programa Mais Cooperado

A Certaja Energia acaba de divulgar a primeira edição do Programa Mais Cooperado, aprovado em sua mais recente Assembleia Geral Ordinária digital. Trata-se de uma participação financeira da Cooperativa para as solicitações de novas ligações, incentivando e possibilitando que mais pessoas venham a consumir e usufruir da energia elétrica. 

O Programa surge no contexto de uma demanda reprimida muito grande, principalmente pela exigência legal da participação financeira do cooperado em determinadas obras de ligação nova e aumento de carga, observa o vice-presidente e gerente comercial da Energia, Ederson Madruga. “Este Programa tem por objetivo auxiliar financeiramente os cooperados na parcela de participação financeira do consumidor quando de obras de ligação nova ou aumento de carga. Pela legislação do setor elétrico, em algumas situações, o consumidor deve participar financeiramente de uma obra. Nestes casos, o Programa contribui com o cooperado, pagando uma parte desta parcela”. 

O Programa é renovado anualmente, na Assembleia Geral Ordinária, com valores provenientes das sobras à disposição da AGO, podendo serem alterados ou suprimidos por deliberação coletiva nesses eventos. Para o exercício abril-2021 a dezembro-2021, o conselho Administrativo sugeriu o valor de R$ 300 mil, que foi aprovado na AGO de 31 de março.

O fundo contribuirá com uma parte da parcela do consumidor após o cálculo de participação financeira, como observa-se na tabela a seguir:

Fonte: Assessoria de Comunicação da Certaja Energia

Launch Modal