fbpx
cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor
Inovação no planejamento estratégico da cooperativa

Inovação no planejamento estratégico da cooperativa

Os últimos meses do ano iniciam a contagem regressiva para a chegada de uma nova temporada de planos e trabalhos a serem executados. Esse é o momento ideal para começar a avaliar tudo o que foi feito, como seguir com o que deu certo e o que mudar para melhorar no próximo ano.

Na hora de construir o planejamento, as organizações precisam pensar de forma estratégica em como investir bem os recursos. E os processos de inovação, que podem ocorrer em uma ou em várias áreas da sua coop, necessitam de muita atenção.

E é sobre isso que trata o mais novo e-book InovaCoop: Inovação no planejamento estratégico da cooperativa. O material traz tudo o que as cooperativas precisam considerar durante a criação de seus planejamentos estratégicos, como otimizar os recursos pensando bem em cada uma das ações e na inovação como parte desse processo.

Como inovar virou sinônimo de sobrevivência para os negócios, as cooperativas precisam estar sempre atentas. E no InovaCoop elas encontram, em um mesmo lugar, tudo que precisam para dar todos os passos rumo à inovação.

Clique aqui e baixe agora o novo e-book.

Fonte: Sistema OCB

Languiru investe na bovinocultura de corte

Languiru investe na bovinocultura de corte

“Agregar valor aos produtos oriundos de propriedades rurais de seus associados, estimulando o empreendedorismo, a inovação, a melhoria contínua e o respeito à tradição da Cooperativa, oferecendo alimentos e serviços de qualidade à sociedade” faz parte da filosofia da Languiru. Com essa missão, a Cooperativa chega aos seus 66 anos de história, celebrados no dia 13 de novembro, anunciando oficialmente o seu ingresso no mercado da bovinocultura de corte.

A atividade já integrou os negócios da Languiru, em meados dos anos 80, com abatedouro instalado em Canoas. O resgate desse segmento abre mais uma possibilidade de produção aos associados da Cooperativa, além de atender, inicialmente, a demanda da rede de Supermercados Languiru e, num segundo passo, integrar o mix de produtos com a marca Languiru comercializados em todo Estado.

“O investimento na bovinocultura de corte está baseado na expansão social e na diversidade econômica de atividades da Languiru, buscando estratégias capazes de atender às demandas e oportunidades de mercado. Além do retorno econômico, o negócio também tem relevância social, como alternativa produtiva para nossos associados”, destaca o presidente Dirceu Bayer.

Diversidade produtiva

Um dos segredos do sucesso da Languiru é a diversidade de negócios, o que oportuniza diferentes possibilidades para o quadro social. No segmento das carnes, a bovinocultura vem se somar à avicultura e à suinocultura, além da cadeia leiteira, “carros-chefes” no faturamento da Cooperativa, ao lado dos segmentos da nutrição animal, supermercados, lojas Agrocenter, postos de combustível e farmácias.

“O Frigorífico de Bovinos é um antigo desejo da Languiru e amplia o ciclo produtivo nas carnes. Estamos viabilizando e resgatando esse negócio na Cooperativa”, revela Bayer.

Inicialmente, a Languiru analisava a possibilidade de edificação do abatedouro, quando surgiu a oportunidade de arrendamento de uma unidade que estava em construção no município de Teutônia.

Empregos e volume de produção

Nessa etapa, o Frigorífico de Bovinos deve gerar cerca de 35 empregos diretos, podendo chegar a 65 empregados. A planta industrial, com cerca de 3.500m², possui capacidade para o abate de 28 animais/hora para produção de carcaça.

Em novembro inicia transição para produção própria da Cooperativa, que arrendou a planta – até então as instalações foram ocupadas pelo proprietário, com a Languiru utilizando esse período para aprendizado e qualificação da mão de obra. A demanda de produção, num primeiro momento, estima o abate de 80 a 100 bovinos por semana, atendendo os Supermercados Languiru.

“Gradativamente estimamos ampliar a produção, passando a atender a necessidade da nossa área comercial. Dentro de um ano, a expectativa é de que possamos oferecer, além da carcaça, cortes específicos, com agregação de valor à matéria-prima e ampliação do mix de produtos Languiru. Inclusive, trabalhamos com a ideia de utilização de um selo de qualidade para as carnes Languiru, aproveitando o excelente conceito dos nossos produtos junto ao mercado consumidor”, detalha o presidente.

Matéria-prima

Os bovinos serão fornecidos pelos associados da Languiru e outros produtores da região. “Há disponibilidade de animais de qualidade nas propriedades do quadro social da Languiru e parceiros estratégicos”, avalia Bayer.

O mercado da carne bovina vive momento favorável, com muita demanda para uma produção insuficiente. “O mercado regula essa procura. Por outro lado, a avicultura apresenta sinais de recuperação e a suinocultura, depois de momento favorável, passa por período de dificuldade. Na bovinocultura de corte, apesar do custo de produção elevado, quem possui eficiência no processo, apresenta bons resultados financeiros”, conclui o presidente, acrescentando que a planta também poderá abater, num segundo momento, após obtenção de autorização do órgão competente, vacas leiteiras e matrizes suínas em fase final de vida produtiva, dando origem à matéria-prima para produtos da linha de industrializados do Frigorífico de Suínos, instalado em Poço das Antas, e outras unidades.

A Languiru irá trabalhar com bovinos de raças europeias para produção de carne e já avalia a possibilidade de ampliação da capacidade de abate e estocagem do frigorífico.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru

Confira tudo que rolou no Encontro de Comunicadores 2021

Confira tudo que rolou no Encontro de Comunicadores 2021

A segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico. O desafio foi colocado e a promessa foi cumprida! Com temas atuais, polêmicos e experiências práticas, o Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 entregou aos profissionais de Marketing e Comunicação das cooperativas conteúdos diferenciados.

Foram três dias de painéis com experts que trouxeram insights sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) na Comunicação, o uso da plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artifical para decisões inteligentes, e indicadores de marketing para medir o desempenho e o sucesso da estratégia da coop.

A abertura do evento contou com a participação do presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, que destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de Comunicação na divulgação do cooperativismo.

Comunicação e LGPD

O primeiro painel, no dia 26 de outubro, foi apresentado pelo advogado e sócio da Cabanellos Advocacia, Cristhian Groff, foi sobre um dos temas de maior debate nos últimos tempos em todos os setores - a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). A lei, que entrou em vigor em 2020, tem como objetivos principais o equilíbrio entre a transparência, tecnologia, negócios e direitos fundamentais para proteger o tratamento de dados pessoais de pessoas físicas.

Após apresentar alguns os conceitos e definições genéricos, Groff respondeu a dúvidas pontuais no âmbito da Comunicação como os cuidados que os profissionais de Comunicação precisam ter na divulgação de matérias e publicações em redes sociais, como realizar o controle interno de imagens e alguns exemplos de medidas que precisam ser adotadas em eventos públicos e tratamento de dados de menores. E destacou que, mais do que consentimento, a LGPD é sobre informação, fazer contato com os clientes, mailing e usuários para informá-los sobre a maneira como seus dados serão utilizados e oferecer a opção de descredenciamento da base da empresa.

Big Data Analytics para tomada de decisões

Proporcionar uma experiência única ao usuário e permitir uma imersão ao vivo dentro de uma ferramenta de Big Data. Com essa missão, o diretor geral da IdMax, Luiz Bahia Bittencourt, e do diretor de operações da IdMax, Flávio Fáveri Silva apresentaram na última quarta-feira (27/10) a ferramenta da Neoway, recentemente adquirida pela B3. Dentre as soluções, direcionamento de estratégias de mercado, análise de concorrência, pesquisas de públicos-alvo, prospecção de leads qualificados, ações específicas de CPF, inteligência geográfica, prospecções territoriais e modelagens estatísticas desenvolvidas com a tecnologia de machine learning para gerar leads semelhantes aos melhores clientes. Perdeu o evento ou teve que sair mais cedo? Acesse aqui o painel e participe dessa jornada inédita proporcionada pelo time da IdMax, em parceria com a Assessoria de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs.

Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia

Medir o desempenho e o sucesso da estratégia da sua coop nesse “mundão” do marketing digital não é uma tarefa simples! E para responder essa questão e ampliar o universo de opções que podem ser trabalhadas dentro dos squads de Comunicação, o especialista em tendências de negócios nas redes sociais, Rafael Terra, falou sobre métricas de campanhas pagas, de receita e de vendas, marketing de conteúdo, e-mail marketing, indicadores-chave de desempenho (em inglês, Key Performance Indicator, ou KPIs) e muito mais!

Conheça as 13 principais métricas em mídias sociais apresentadas por Rafael Terra:

  1. Alcance: Número total de pessoas alcançadas.
  2. Share of voice: Fatia no mercado.
  3. Tráfego: Minha audiência está indo para o meu site?
  4. Conversão: Pode ser número de vendas, leads, inscrições, etc. Essa métrica resslta o que está funcionando para o negócio da coop.
  5. Engajamento: Não é só uma palavra bonita, é número. Quais os seus conteúdos que mais engajaram?
  6. Sentimento: Saber se o público-alvo está falando "bem" ou "mal".
  7. Respostas: Verificar se Relacionamento e SAC estão sendo efetivos
  8. Impacto: Avaliar se a marca está conversando com as pessoas certas.
  9. Super fãs: Aqui o engajamento desses stakehlders vale ouro.
  10. Shares: Quem compartilha o seu conteúdo.
  11. Assessoria e RP Digital: Assessoria de Imprensa e Relações Públicas com públicos-alvo.
  12. ROI: É o Retorno sobre investimento.
  13. Otimização no Google: Otimização nas campanhas de pesquisa, captação de leads e anúncios no Google.

O conteúdo é imperdível e pra quem não assistiu o evento, acesse já o nosso canal do YouTube e fique por dentro de ferramentas indicadas pelo Rafael Terra, médias de mercado para métricas e muito mais!

Perdeu o Encontro? Não te preocupa!

A gente gravou tudinho e você pode acessar os painéis na íntegra nos links abaixo:

26/10 - Dilema da Comunicação na era da LGPD

27/10 - Big Data e Marketing: o match perfeito

28/10 - Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia

Condomínio Avícola Relvado é o último a alojar e encerra fase de obras

Condomínio Avícola Relvado é o último a alojar e encerra fase de obras

Relvado foi o último, de um total de nove condomínios, a alojar os pintos para engorda, como parte integrante do Programa Frango de Corte da Cooperativa Dália Alimentos. Na segunda-feira, dia 25 de outubro, 175 mil aves foram alojadas em cinco dos oito pavilhões. Os demais galpões e o restante dos pintinhos, até chegar à soma de 275 mil, serão acomodados gradativamente, no próximo ciclo.

Com a granja de Relvado em funcionamento, a Dália Alimentos tem todos os condomínios avícolas em funcionamento, estando eles localizadas nos municípios de Anta Gorda, Cruzeiro do Sul, Encantado, Encantado São Luis, Mato Leitão, Marques de Souza, Venâncio Aires e Vespasiano Corrêa. Conforme o supervisor do Setor Avicultura, médico veterinário Gustavo Trein Peukert, até janeiro de 2022 estima-se que 100% de dos condomínios estejam operando com a capacidade máxima de alojamento, que são 275 mil frangos por ciclo.

Em Relvado, acompanhou o alojamento o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, o gerente da Divisão Produção Agropecuária, Fernando Oliveira de Araujo, o supervisor do Setor Avicultura, Gustavo Trein Peukert e o técnico responsável, Vanderlei Michelon. Representando o condomínio esteve presente o presidente do grupo, Lidenor Giliotto, o vice-presidente, Gilmar Tonuz e o secretário, Ademar Zampeze. O prefeito de Relvado, Carlos Luiz Fraporti e o secretário de Obras, Onei Giacomolli, também acompanharam a chegada do primeiro caminhão. A equipe responsável por alojar as aves em cada aviário é constituída pelo encarregado Tiago Maidana dos Santos e pelos auxiliares Virginia da Rosa, Vilmar Pacheco e Bruna Weber.

Giliotto recordou dos momentos difíceis, até mesmo para encontrar a área de terra para a edificação, e citou a parceria do município de Relvado e da Dália no empenho para que o grupo começasse a dar sequência ao projeto. “Talvez esse seja um de meus últimos desafios na vida e, com glória, vencido. Obrigada a todos que se empenharam para que esse ideal fosse concretizado”, ressaltou.

O chefe do Executivo disse que, mesmo diante das dificuldades que o município enfrenta em termos econômicos, foi parceiro dos produtores e da cooperativa para que o empreendimento venha a gerar retorno de ICMS ao município. “Até quando pudermos ajudar, seremos parceiros deste projeto, pois acreditamos que trará retorno e qualidade de vida à nossa comunidade”.

Piccinini enalteceu a parceria público-privada, fundamental para que o condomínio de Relvado, assim como nos demais municípios, se tornasse realidade. “São projetos que, após muito estudo, a Cooperativa Dália Alimentos idealizou, que o quadro social, principalmente os produtores envolvidos, acreditou e que as prefeituras, que foram parcerias decisivas para chegarmos até aqui, abraçaram. Agora é necessário foco e muito empenho para que os bons frutos comecem a ser colhidos. A Dália agradece o empenho de todos em mais este grandioso empreendimento”.

Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos

Contagem regressiva acionada para o Encontro de Comunicadores

segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico! A contagem regressiva foi acionada e você não pode ficar de fora do Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021. Temas instigantes e controversos, experts, overdelivery e muito conteúdo diferenciado, tudo sem enrolação! De 26 e 28 de outubro, pela plataforma Microsoft Teams.

Para quem nos acompanha por aqui, separamos aqui 5 motivos pelos quais você não pode ficar de fora. Então, caso ainda não esteja inscrito, aproveita que ainda dá tempo.

Para adquirir a segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico, é necessário estar atento às mudanças que o mercado de trabalho exige. É impossível ficar alheio ao impacto da LGPD no universo digital, ao poder transformador oriundo de pesquisas e análise de dados e à necessidade de mensurar o desempenho da sua estratégia. Preparamos tudo isso pra você nesse Encontro de Comunicadores. Vem com a gente e faça parte dessa jornada!

PROGRAMAÇÃO

26 de outubro – 14h

Dilema da Comunicação na era da LGPD

Cristhian Homero Groff – Advogado e Sócio da Cabanellos Advocacia

27 de outubro – 14h

Big Data e Marketing: o match perfeito

Flávio Fáveri Silva – Diretor de Operações da IdMax

Luiz Bahia Bittencourt – Diretor Geral da IdMax

28 de outubro – 14h

Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia

Rafael Terra – Especialista em tendências no universo dos negócios nas redes sociais no Brasil

QUERO PARTICIPAR

Para garantir a sua inscrição clique aqui!

Atenção, vagas limitadas!

5 Motivos para você não perder o Encontro de Comunicadores

5 Motivos para você não perder o Encontro de Comunicadores

Chegou a hora! O nosso tradicional Encontro Estadual de Comunicação Cooperativista 2021 está com as inscrições abertas. E mais do que isso, repleto de atrações imperdíveis e temas que não saem da cabeça dos profissionais de Comunicação. O evento ocorre entre os dias 26 e 28 de outubro, pela plataforma Microsoft Teams. E nós separamos 5 motivos pelos quais você não pode ficar de fora dessa.

1. Dilema da Comunicação na era da LGPD

Tema super em alta no momento, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) ainda gera muitas dúvidas e receios para quem trabalha diretamente com a Comunicação. Que cuidados os profissionais precisam ter na divulgação de matérias, releases e publicações em redes sociais? Como realizar o controle interno? Que medidas precisam ser adotadas em eventos públicos, em comunicações por e-mail, grupos de WhatsApp, ações de comunicação interna, no tratamento de dados de menores?

Enfim, são tantas questões importantes que se conectam com a realidade dos profissionais de Comunicação, que pensando nisso preparamos um painel exclusivo sobre o assunto, com a participação do advogado e sócio da Cabanellos Advocacia, Cristhian Homero Groff. O painel Dilema da Comunicação na era da LGPD ocorre no dia 26 de outubro, às 14h.

2. Experiência com Big Data

Ok, talvez você já tenha ouvido falar ou até saiba o que é Big Data! Mas você já viu na prática a ferramenta funcionando? Essa é a experiência que traremos para nossos participantes. Junto com o time da IdMax, empresa que comercializa e implementa soluções tecnológicas e disruptivas para todo o mercado LATAM, o painel Big Data e Marketing: o match perfeito fará uma imersão prática com a ferramenta da Neoway, plataforma de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para decisões inteligentes.

Mas não para por aí, o evento também vai trazer cases incríveis de aplicações da ferramenta que vão deixar você cheio de ideias para a sua coop. Por isso, anota aí na sua agenda, dia 27 de outubro, às 14h, com o diretor de Operações da IdMax, Flávio Fáveri Silva, e o diretor geral da IdMax, Luiz Bahia Bittencourt.

3. O poder dos indicadores de marketing

Como medir o desempenho e o sucesso da estratégia da sua coop nesse "mundão" do marketing digital? Que indicadores devo utilizar? Quais métricas de desempenho preciso adotar para mensurar o resultado alcançado? Que parâmetros o mercado considera como positivo para taxa de abertura, taxa de cliques, conversão de páginas de captura? Será que estou pagando caro o meu lead? Como posso medir o Retorno Sobre Investimento (ROI)?

Essas e muitas outras questões habitam o pensamento de muitos profissionais de Marketing e Comunicação, e por esse motivo você não poder perder o painel Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia, com o especialista em tendências no universo dos negócios nas redes sociais no Brasil, Rafael Terra. Será no dia 28/10, às 14h.

4. Overdelivery

Tudo bem, a gente confessa! Nós adoramos overdelivery, mas afinal quem não gosta de ter suas expectativas superadas e receber algo a mais do que o esperado. E o que não faltará nesse Encontro serão bônus especiais e surpresas para os participantes. E nós fazemos isso porque pra nós não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente! Só que pra saber que surpresas são essas tem uma condição: tem que se inscrever e participar do Encontro.

5. Mercado de trabalho necessita de profissionais estratégicos

A Comunicação enquanto ferramenta estratégica de negócio da sua coop! Esse é o conceito e modelo que precisamos implantar como filosofia de trabalho dentro de todas nossas coops! Acreditamos e defendemos que a Comunicação precisa estar ligada diretamente ao planejamento estratégico organizacional. Por esse motivo, os profissionais dessa área ganham status de especialistas e cada vez mais necessitam se tornar estrategistas.

E pra adquirir a segurança que você precisa para se tornar um profissional mais estratégico, é necessário estar atento às mudanças que o mercado de trabalho exige. É impossível ficar alheio ao impacto da LGPD no universo digital, ao poder transformador oriundo de pesquisas e análise de dados e à necessidade de mensurar o desempenho da sua estratégia. Preparamos tudo isso pra você nesse Encontro de Comunicadores. Vem com a gente e faça parte dessa jornada!

PROGRAMAÇÃO

26 de outubro - 14h

Dilema da Comunicação na era da LGPD

Cristhian Homero Groff - Advogado e Sócio da Cabanellos Advocacia

27 de outubro - 14h

Big Data e Marketing: o match perfeito

Flávio Fáveri Silva - Diretor de Operações da IdMax

Luiz Bahia Bittencourt - Diretor Geral da IdMax

28 de outubro - 14h

Indicadores de Marketing: como medir o desempenho e o sucesso da sua estratégia

Rafael Terra - Especialista em tendências no universo dos negócios nas redes sociais no Brasil

Quero participar

Para garantir a sua inscrição clique aqui!

DotCoop lança campanha de transformação digital

DotCoop lança campanha de transformação digital

Com a pandemia fazendo com que empresas em todo o mundo adotem a esfera digital para continuar operando, a DotCooperation (DotCoop) está lançando uma campanha de Transformação Digital para encorajar as cooperativas a abraçar totalmente o mundo online.

Para apoiar a campanha, DotCoop lançou um novo vídeo produzido em colaboração com a cooperativa Blake House.

https://www.youtube.com/embed/DpCQ6naco-4

O vídeo será usado para promover a campanha nas redes sociais para inspirar as cooperativas a construírem uma identidade online usando o domínio .coop.

“Por 20 anos temos promovido e desenvolvido o domínio .coop e nossos serviços de identidade como os principais ativos de identidade para nosso movimento cooperativo global", afirma o diretor de Marketing da DotCooperation, Lance Wolak.

“DotCooperation uniu a comunidade cooperativa por meio de uma identidade e plataforma online compartilhada onde as organizações cooperativas podem participar, informar, educar e abrir caminho para que outros se juntem e apoiem o movimento cooperativo”, complementa Wolak.

Além de seu papel como administrador global da marca cooperativa, supervisionando o gerenciamento do nome de domínio .coop, DotCoop administra um Digital Empowerment Learning Hub. O centro fornece materiais de aprendizagem online para orientar as cooperativas em sua transformação digital e apresentar aos novos no movimento os sete princípios cooperativos e o movimento cooperativo mais amplo. Ele também inclui uma série de apresentações sobre desenvolvimento de marca online, melhores práticas de serviços de domínio e um guia para ferramentas e recursos de identidade cooperativa.

“À medida que nos aproximamos do Congresso Global da ACI, agora mais do que nunca as pessoas estão falando sobre a identidade cooperativa. Temos a resposta para a pergunta 'qual é a identidade cooperativa?' - É a nossa marca compartilhada, e quanto mais de nós adotarmos a marca, mais forte nossa voz coletiva se tornará ”, disse o gerente de desenvolvimento da comunidade da DotCooperation, Tom Ivey.

DotCoop é o administrador global dos domínios .coop e .creditunion e da marca co-op. É propriedade conjunta da National Cooperative Business Association (NCBA CLUSA) e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI).

Fonte: Aliança Cooperativa Internacional

Unicred VTRPP apresenta segunda edição do “Connection Unicred”, programa de conexão com startups

Unicred VTRPP apresenta segunda edição do “Connection Unicred”, programa de conexão com startups

Unicred VTRPP, cooperativa que integra o Sistema Unicred, acaba de dar início à segunda edição do seu programa de conexão com startups, o Connection Unicred. Novamente com a consultoria da Innoscience, a iniciativa tem como objetivo resolver desafios internos de forma eficiente e inovadora, mantendo o foco nas atividades relacionadas à inovação no setor financeiro e de crédito, inteligência de dados e experiência do cooperado.

Por meio do Connection Unicred, startups selecionadas poderão executar um projeto piloto integralmente pago nas operações da Unicred VTRPP, com suporte da consultoria Innoscience. As iniciativas que tiverem melhor desempenho poderão ser contratadas como fornecedoras da cooperativa. Na primeira edição do programa, realizada em 2020, 67% das startups que desenharam propostas na imersão executaram os pilotos e, destes realizados, 100% das startups foram contratas e agora são fornecedoras atuantes da Unicred VTRPP.

Uma das novidades desta edição é o amplo desafio para capturar diferentes oportunidades para a Instituição em tudo que há de mais inovador para o setor, colaboradores e cooperados. Nesta edição são quatro os desafios selecionados pela Unicred VTRPP: Captação Inteligente de Talentos; Prevenção a Fraudes e Análise de Crédito; Dados para Geração de Oportunidades; Inovação para Instituições Financeiras.

Inscrições e Próximas Etapas

Startups de todo o Brasil podem se inscrever até o dia 26 de outubro. No início de novembro, a Unicred VTRPP divulgará as empresas classificadas e as convidará para o evento One on One, com participação da diretoria e de outras pessoas chaves da cooperativa. As startups que mais se destacarem participarão de uma imersão para desenhar, em conjunto com o time da Unicred VTRPP, uma proposta comercial de prova de conceito da solução a ser executada em pequena escala. Por fim, a Unicred VTRPP avaliará os resultados para possíveis parcerias comerciais. Para saber mais sobre o programa é possível acessar o site www.connectionunicred.com.br.

Para a Diretora Geral da Unicred VTRPP, Roselaine Buttenbender, inovação e tecnologia são temas que fazem a diferença para o desenvolvimento da cooperativa: “Tivemos excelentes resultados com a primeira edição do Connection Unicred e pretendemos atingir ainda mais com esta nova edição. Temos novidades já implantadas beneficiando nossos cooperados e nossa expectativa é entregar outras inovações, fazendo a diferença em suas vidas financeiras a partir de iniciativas que sirvam também para beneficiar todo o Sistema Unicred”, finaliza.

Sobre a Unicred VTRPP
A Unicred VTRPP (Vales do Taquari e Rio Pardo e Região da Produção) possui 25 anos de história, e é uma das maiores singulares do Sistema no Rio Grande do Sul. Registrando crescimento anual constante desde a sua fundação, projeta aumentar sua participação no mercado conquistando novos cooperados, além de consolidar a confiança estabelecida com os já associados, oferecendo excelência no relacionamento e as melhores soluções financeiras. Com a incorporação a Unicred VTRPP passar a contar com mais de 7 mil cooperados e amplia sua área de atuação para 140 municípios. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/vtrpp

Sobre a Innoscience
Innoscience é uma Consultoria de Inovação Corporativa que aporta conhecimento, método e experiências para apoiar as empresas estabelecidas a gerar resultados e lucrar com a inovação. A Innoscience desenvolveu uma metodologia de conexão entre empresas estabelecidas e startups que aumenta em 4 vezes as chances de negócios entre as partes. São mais de 35 programas de conexão realizados com empresas como Coca-Cola, Klabin, GSK, M. Dias Branco, Danone, Nestlé, Ambev, Equinor, entre outras grandes empresas e mais de 180 pilotos pagos realizados com startups. A Innoscience é responsável pela estruturação e operacionalização do programa Connection Unicred.

Fonte: Assessoria de Comunicação Unicred VTRPP

Unimed Erechim completa 50 anos

Unimed Erechim completa 50 anos

A primeira cooperativa de médicos fundada no Rio Grande do Sul, a Unimed Erechim, completa 50 anos nesta terça-feira (5/10). Para marcar a data, uma extensa programação – respeitando os protocolos sanitários – será desenvolvida. Entre as atividades, estão a entrega da ampliação de seu hospital, que, além de novos leitos, passa a contar com uma Unidade de Terapia Semi-Intensiva; bem como homenagens aos fundadores, presidentes e médicos jubilados; Encontro com o presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May; apresentação de uma escultura alusiva ao cinquentenário, de autoria do artista plástico Paulo Amaral; inauguração de Espaço Administrativo; além do lançamento de um livro narrando a trajetória da instituição também integram as comemorações.

De acordo com o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, o caminho trilhado pelos 26 fundadores, em 5 de outubro de 1971, mais do que abrir as portas para o cooperativismo de saúde no Rio Grande do Sul, serviu de inspiração à construção de um sistema que privilegia a ética e o respeito ao usuário por meio da prestação de serviços de excelência, remunerando de forma justa o trabalho médico. “Comprometidos com os princípios e valores que nos deram origem, construímos uma trajetória sustentada pela constância do propósito, sem perdermos de vista três pilares básicos: o cliente, a gestão e os cooperados. Os recentes avanços em serviços próprios, como o hospital, consolidam essa ideia e garantem a sustentabilidade do negócio no presente e para o futuro”, pontua Leães.

Saiba mais 

Com 23 mil beneficiários, distribuídos em 35 municípios do Norte do Estado, 244 médicos cooperados e 280 colaboradores, a Unimed Erechim oferece em sua infraestrutura, além do Hospital, um Laboratório de Análises Clínicas, três farmácias, Centro de Diagnóstico por Imagem, Clínica de Fisioterapia, serviço de Saúde Ocupacional e de Medicina Preventiva, além do suporte de 13 hospitais parceiros, 58 clínicas de diagnóstico, 5 clínicas de fisioterapia, 17 laboratórios de análises clínicas e um banco de sangue conveniado.

SmartCoop possibilita primeira compra conjunta de insumos por cooperativas

Com a ajuda do aplicativo SmartCoop, desenvolvido em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS, seis cooperativas gaúchas efetuaram a primeira compra conjunta de fertilizantes pela plataforma lançada em abril deste ano. Unidas em um trabalho de intercooperação, Cotrijuc, Coopatrigo, Coopermil, Santa Clara, Coopibi e a Cotripal adquiriram os insumos pelo módulo de compras digital da plataforma.

Segundo o superintendente da CCGL e coordenador da SmartCoop, Guillermo Dawson Junior, esta foi uma ação inédita onde as cooperativas agregam suas demandas através da plataforma digital e compram fertilizantes por este sistema.  “Foi a primeira aquisição de insumos agrícolas, no caso de fertilizantes, Os ganhos nesse processo são relacionais. Os compradores das cooperativas se reúnem, verificam as suas demandas, colocam seu pedido na plataforma, por suas vez os fornecedores colocam suas propostas e por último a plataforma escolhe a melhor opção.”, destaca.

Dawson explica que fornecedores e cooperativas terão ganhos relacionais pois há uma simplificação do processo de venda, trazendo por consequência um aumento de escala e uma redução de custos para ambos lados da negociação.  “Se as cooperativas conseguem comprar por melhor preço, elas se tornam mais competitivas e com isso podem vender para os produtores também com ganhos, para esses se tornarem mais competitivos e aumentarem a sua renda. Então, essa primeira compra é emblemática, muito relevante, abre o caminho para que outros produtos também possam ser trabalhados na plataforma”, observa.

O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, afirma que a entidade está empenhada neste processo da SmartCoop e que esta questão da aquisição de insumos é mais um objetivo cumprido. "É mais uma meta que se atinge e que é um propósito da SmartCoop. Temos dois eixos, um que trata do produtor e da interação que ele tem com a plataforma na cooperativa singular e outro lado é a organização das cooperativas por meio da intercooperação entre elas para se tornarem mais eficientes e competitivas. Com essa compra de insumos ou de qualquer outro item que exista uma demanda por parte das cooperativas, nos traz um instrumento interessante nas mãos no qual temos que exercitar. Esse é o grande desafio, o de exercitar atitudes e ações em conjunto", destaca.

O coordenador da SmartCoop reforça que há várias demandas abertas na plataforma e com fornecedores colocando as suas propostas. Entre as demandas que estão abertas estão itens como materiais de escritório, equipamentos de TI, insumos agrícolas e insumos industriais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fecoagro/RS

Coops Agro na nova rodada do Conexão com Startups

Coops Agro na nova rodada do Conexão com Startups

Já estão abertas as inscrições para a segunda rodada do programa InovaCoop Conexão com Startups, desta vez totalmente focada nas cooperativas agropecuárias. A ideia é descobrir quais os principais desafios que essas coops enfrentam para crescer e, junto com startups, encontrar a melhor e mais criativa solução. Vamos conectar as duas pontas em uma mesma rede.

As cooperativas têm até o dia 27/10 para inscrever os desafios que precisam de soluções inovadoras. Em seguida, será feita a seleção dos desafios que vão integrar o programa. Soluções com potencial para serem escaladas para outras cooperativas e que apontem melhorias em práticas em sustentabilidade ambiental serão priorizadas.

Depois serão selecionadas as startups com potencial para solucionar os desafios das coops e, juntas, começarão o desenvolvimento da prova de conceito (POC).

“Assim, aproximando essas duas pontas e combinando o que cada uma pode oferecer de melhor, o Sistema OCB pretende contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação dentro do setor, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando as oportunidades de inovação. Aliás, vale ressaltar que a primeira edição do programa foi um sucesso e isso nos motivou a iniciar, imediatamente, a segunda edição”, comenta a coordenadora do Núcleo de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.

COMO O PROGRAMA FUNCIONA?

Simples. As cooperativas inscrevem seus desafios e com base no regulamento os melhores desafios são selecionados para o programa. Os critérios de seleção são:

- Regularidade da cooperativa junto à OCB

- Relevância da solução do desafio para o ramo

- Possibilidade de aplicação da solução do desafio em outras cooperativas (escalabilidade da solução)

- Capacidade da cooperativa de investimento na POC, com disponibilidade de investimento referente a 30% do valor do projeto. A OCB irá apoiar com os outros 70%

- Disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup

- Perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups

- Desafios que apontem melhorias em práticas em sustentabilidade ambiental serão priorizados

PARCERIA DO PROGRAMA

O programa conta com a parceria das unidades estaduais do Sistema OCB, que tem o papel de contribuir com a identificação dos desafios junto às coops. Vale destacar que o programa é desenvolvido junto ao Silo, que é uma parceria da Embrapa com a Neoventures.

INSCREVA SUA COOP

Para participar, é fácil. Basta que as coops sigam os seguintes passos:

1. Acesse a área exclusiva do programa para entender melhor;

2. Cadastre o desafio de sua cooperativa;

2. Comece a torcida para o desafio de sua coop ser selecionado!

Clique aqui e faça a inscrição!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

Sescoop/RS realiza reunião de planejamento para Aprendiz Cooperativo 2022

Sescoop/RS realiza reunião de planejamento para Aprendiz Cooperativo 2022

No dia 28 de setembro, o Sescoop/RS promoveu uma reunião com os RHs das cooperativas através da Plataforma Teams, a respeito do planejamento na contratação de vagas de aprendizagem 2022. Na ocasião, os participantes foram informados que o Sescoop/RS receberá, até dia 04/10/2021, a planilha com as previsões de demanda das cooperativas do Rio Grande do Sul.

Também foi relembrado que, conforme a PORTARIA SEPEC/ME Nº 4.089, DE 22 DE JUNHO DE 2021: Art. 1º Fica autorizada, de forma excepcional, a execução das atividades teóricas e práticas dos programas de aprendizagem profissional, conforme disposto no art. 428 do Decreto-lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943, na modalidade à distância, até 31 de dezembro de 2021. Assim, caso não ocorra a prorrogação da autorização para continuidade das atividades remotas, as mesmas voltarão a ocorrer de forma presencial a partir de 01/01/2022.

A reunião está disponível através do link: https://youtu.be/hSieFOJU-FQ

As demandas seguirão sendo solicitadas através de ofício e o calendário, com os prazos de solicitação para 2022, já se encontra publicado para consulta em https://www.sescooprs.coop.br/programas/aprendiz-cooperativo/

Para mais informações, entre em contato através dos canais abaixo:

Clarissa Friedrich: (51) 3323-0035
Fernanda Hillesheim França: 
(51) 3323-0050
Thaise Castellani:
(51) 3323-0073 

E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

Languiru oferece curso gratuito de inclusão digital aos seus associados

A Languiru está com inscrições abertas para curso de inclusão digital voltado ao quadro social da Cooperativa. São 20 vagas e um dos pré-requisitos é que o participante disponha de notebook e smartphone.

A formação tem por objetivo qualificar o participante a utilizar recursos básicos do computador e do smartphone, explorando conceitos da comunicação e da segurança digital, habilitando o participante a usar as tecnologias digitais e a internet para uso pessoal ou profissional, visando facilitar tarefas do dia a dia, apoiado no uso de aplicativos, redes sociais, participação em videoconferências e navegação em sites.

Com 20 horas-aula, serão oito encontros presenciais de duas horas e meia, no polo da Univates, em Teutônia. O curso ocorre nos dias 13, 20 e 27 de outubro; 3, 10, 17, 24 e 30 de novembro, das 13h30min às 16h.

Conteúdo

O conteúdo aborda conceitos de informática e comunicação (recursos básicos do computador, acesso à internet, sistema operacional e editor de textos; criando e localizando arquivos; instalação e atualização de antivírus); pesquisa (Google – recursos de pesquisa na internet, como utilizar comando de voz, salvar arquivos, baixar imagens e criar atalhos; pesquisa de preços de produtos, compra pela internet de modo seguro; Youtube – procurar vídeos, curtir, comentar, se inscrever em canais e compartilhar vídeos); planilhas Excel (recursos básicos de planilhas eletrônicas, fazendo controles e organizando informações); smartphones e dispositivos móveis (configurações básicas, fotos e vídeos, downloads de aplicativos;  WhatsApp – anexar fotos e vídeos, realizar chamadas de áudio e vídeo, mandar áudio, criar grupos, WhatsApp Web e outras funcionalidades); Redes Sociais (Facebook – versão desktop e móvel, postagens, encontrar amigos, mensagem privada/pública, grupos e stories; TikTok); segurança digital (como proteger seus dados, como identificar e evitar golpes e baixar apps com segurança, autorizações de páginas, cookies, LGPD; como identificar e evitar fake news e combater sua disseminação; cuidados com serviços de home banking, Pix, compras pela internet e boletos fakes); Languiru Digital (site da Languiru, utilização da plataforma digital Portal do Associado, Nota Fiscal Eletrônica para produtores rurais, participação em videoconferências – Google Meet, Microsoft Teams e Zoom); e aprendizagem ao longo da vida (formas de aprendizado por meio da internet, Youtube, aplicativos educacionais, educação à distância e cursos online).

Ainda haverá conteúdos trabalhados no formato virtual, com os participantes recebendo pequenas “doses” de conhecimento diário, em formato de vídeo e roteiros, durante o período do treinamento, por meio de grupo de WhatsApp.

Os participantes também recebem material didático e certificado digital (mínimo de 75% de frequência). O curso será ministrado pelo professor da Univates, Edson Moacir Ahlert, mestre em Ambiente e Desenvolvimento.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas junto ao Setor Social do Departamento Técnico da Languiru, em Teutônia, pelos fones 0800-645-3062 e (51) 3762-5647 ou WhatsApp (51) 99678-4176, até o dia 30 de setembro. Interessados que eventualmente não possuem notebook ou smartphone também podem se inscrever, mas terão necessidade de procedimentos de adaptação.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Languiru

Crédito da foto: Leandro Augusto Hamester

Sicredi vence prêmio de inovação no agronegócio

Sicredi vence prêmio de inovação no agronegócio

O Sicredi é vencedor do AgTech Garage Awards, premiação realizada por um dos maiores hubs de inovação da América Latina para o agrobusiness, o AgTech Garage. O case premiado envolve o desenvolvimento de uma ferramenta para gestão rural, construída em parceria com a startup Elysios, na primeira edição do programa de potencialização de startups, o Intensive Connection.

A escolha se deu por meio do voto popular durante o AgTech Meeting, e o anúncio da conquista foi recebido com entusiasmo pelo Sicredi, como comenta Gustavo de Castro Freitas, diretor executivo de Crédito. “Trata-se de um reconhecimento à nossa estratégia de incentivar ações que levam tecnologias para o produtor rural, em especial aos médios e pequenos, por meio de ações potencializadas pelas nossas cooperativas e centrais. Entendemos que esse é o caminho para ajudarmos a tornar o setor mais forte, produtivo e próspero. Também é importante agradecer à Elysios, com quem desenvolvemos essas soluções que favorecem a agricultura familiar e com a qual dividimos essa conquista”, celebrou Gustavo.

Fazer uma ponte entre a inovação e o campo é um compromisso do Sicredi. E a história desse case começou em 2019, quando a instituição financeira cooperativa selecionou duas startups com base no desafio “Empoderamento do produtor rural com acesso a novas tecnologias”, para que apoiassem no desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicáveis no campo. A Elysios foi a startup escolhida e apoiou na construção de ferramentas como aplicativos e softwares que ajudam agricultores a modernizar seus processos.

A ação já beneficiou mais de 500 produtores rurais, associados do Sicredi, em mais de 2.500 hectares de terra, por meio da implementação de um caderno de campo digital com a finalidade de armazenar dados de manejo que antes ficavam em blocos de papel e planilhas. Os pioneiros na utilização do sistema foram os agricultores da Cooperativa Sicredi Serrana, que adotaram a solução no cultivo de frutas, verduras e legumes.

Atualmente, cerca de 10 cooperativas ligadas ao Sicredi estabeleceram parceria com a Elysios, buscando a implementação da ferramenta na otimização dos processos e que tem se mostrado eficaz na prática, com o aumento do acesso a mercados com a valorização dos produtos e a redução de custos graças à organização das planilhas.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Facebook |Twitter |LinkedIn |YouTube|Instagram

Sobre o AgTech Garage

O AgTech Garage é um hub de inovação especializado no agronegócio. Criado em 2017, conta hoje com mais de 40 grandes empresas parceiras, líderes em seus segmentos e mais de 750 startups conectadas em sua comunidade virtual. Pioneiro em fomentar a prática da inovação aberta no agronegócio, suas iniciativas, práticas e ferramentas são responsáveis por impulsionar a competitividade de seus parceiros na construção de produtos e serviços inovadores para uma cadeia agroalimentar cada vez mais digital e sustentável.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi

Selo de Inovação promoverá cooperativas usuárias da ferramenta SmartCoop

Selo de Inovação promoverá cooperativas usuárias da ferramenta SmartCoop

Lançada no dia 20 de abril deste ano, a ferramenta SmartCoop, criada em projeto conjunto pelo Sistema Ocergs e pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), apresenta uma novidade. A partir de agora as cooperativas participantes do projeto poderão utilizar o Selo de Inovação SmartCoop que tem por objetivo promover a ampliação do número de usuários entre as cooperativas do sistema.

Mas para isso, cada cooperativa deve alcançar um objetivo para poder utilizar esta marca. Para obter o Selo Bronze, precisa ter no mínimo 250 usuários ativos, enquanto no Selo Prata são 500 usuários e no Ouro precisa pelo menos 750 usuários. O ponto máximo é o Selo Diamante, que é alcançado quando a cooperativa tem pelo menos 70% do quadro social utilizando a plataforma. A cooperativa poderá usar o selo sempre em seu material de divulgação, pelo prazo de um ano, podendo sempre, ser substituído pelo selo de maior grau conforme atinja os objetivos.

O diretor superintendente da CCGL e coordenador do projeto SmartCoop, Guillermo Dawson Junior, explica que o Selo de Inovação é um primeiro reconhecimento do Sistema Ocergs e da FecoAgro/RS para com suas associadas que fizeram adesão ao projeto. “É o reconhecimento que as cooperativas estão seguindo na direção da formação de um efetivo ecossistema digital. Levar ao associado essa plataforma, visa o aumento da competitividade do produtor  na sua propriedade e da cooperativa. Se todos os associados e cooperativas aumentarem sua competitividade, existe o aumento da competitividade do sistema FecoAgro/RS e de todo o agro no Rio Grande do Sul”, destaca.

Para o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, esta é uma ferramenta extraordinária criada pelos técnicos e executivos das cooperativas com a aprovação, o apoio e a coordenação do Sistema Ocergs e da entidade e o apoio total dos presidentes de cada cooperativa é fundamental neste processo. “Criamos uma forma de incentivar cada cooperativa que terá uma colocação dentro de um ranking proativo de uma forma de que estará utilizando de forma mais intensa. É uma distinção qualitativa das cooperativas”, ressalta.

Atualmente a plataforma SmartCoop já está em pelo menos 282 mil hectares de áreas de associados das 30 cooperativas agropecuárias participantes da iniciativa. O objetivo da ferramenta é beneficiar cerca de 173 mil produtores associados. O produtor tem acesso a funcionalidades como acompanhamento da lavoura, monitoramento por satélite, previsão do tempo, indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho, saldo de produtos na cooperativa, títulos a pagar, cotações e mecanismos de venda da produção.

Fonte: AgroEffective

Dália Alimentos reconhecida com o Prêmio Esteio do Agro 2021

Dália Alimentos reconhecida com o Prêmio Esteio do Agro 2021

A Cooperativa Dália Alimentos foi homenageada com o Prêmio Esteio do Agro 2021 na categoria Responsabilidade Social. O reconhecimento ao agronegócio, com foco em seis categorias – Sustentabilidade, Reponsabilidade Social, Inovação Digital, Agromarketing, Mulher do Campo e Cidade Amiga do Agro – foi uma realização da Prefeitura de Esteio e do Grupo Sinos, com patrocínio da EGP Energy e apoio da STV Segurança e Êvolve.

O troféu foi recebido na Casa do Grupo Sinos, no dia 7 setembro, dentro da programação da Expointer, em Esteio, pelo presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini, em reconhecimento ao Programa Criança Dália, na categoria Responsabilidade Social. A partir de uma seleção de nomes sugeridos por especialistas no setor do agro, os representantes das categorias estipuladas ao prêmio foram agraciados com a distinção.

Piccinini, ao fazer uso da palavra, enalteceu que o agraciamento é fruto da dedicação das três mil famílias associadas e dos cerca de 2,8 mil funcionários que tornam a cooperativa cada vez mais forte e que têm em seu DNA e na sua Missão o propósito de desenvolver e promover o crescimento econômico e social de associados, funcionários e da comunidade em que atua. “Esse troféu é dedicado à grande família Dália que, por meio de seus associados e funcionários, colabora com o Programa Criança Dália, abrindo mão de parte do valor das sobras para viabilizar as ações do programa que, no ano de 2015, ganhou um fundo aprovado em assembleia onde 1,5% das sobras líquidas da cooperativa, é destinado ao Fundo Criança Dália”.

E complementa: “em meio a uma pandemia avassaladora, nos últimos dois anos, o Programa Criança Dália direcionou seu foco à área da saúde e entre as inúmeras entregas já realizadas, um único sentimento, de gratidão, e a mesma sensação a cada entrega realizada, de cumprir com uma das diretrizes do cooperativismo, que é fazer o bem por meio da junção de esforços”, finalizou.

Conforme a coordenadora de Planejamento do Grupo Sinos, Paula Vargas, durante a cobertura do grupo na Expointer, um dos objetivos foi valorizar entidades, empresas e pessoas que dão voz à feira e ao agronegócio, tendo como pilares os trabalhos no campo com vistas de homenagear quem se destaca no agronegócio e também na Expointer.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Sescoop/RS promove Encontro Virtual de Agentes de Desenvolvimento

O Sescoop/RS promove, no dia 14 de setembro, a partir das 14h, mais um Encontro Virtual dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista. O acontecerá através da Plataforma Microsoft Teams e é destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista e agentes de Autogestão das cooperativas gaúchas.

Na oportunidade, os agentes debaterão sobre a importância dos diagnósticos dos programas do Sescoop, diretriz de atuação do Sescoop, planejamento e execução de projetos, produtividade e neurociência, dentre outros.

Para participar do evento, basta acessar o link: https://bit.ly/3tsR7T2

Confira a programação:

14h – Abertura

14h10 - Importância dos Diagnósticos

14h25 - Abertura do Planejamento 2022

14h40 - Apresentação do Grupo de Inovação

15h - Palestra "Neurociência e as Mentes Produtivas"

15h55 - Encerramento

Programa de Inovação da Cotriel é apresentado ao Conselho de Administração

Na manhã desta quinta-feira, 26 de agosto, foi apresentado para o Conselho de Administração da Cotriel o Comitê de Inovação Cotriel. Em funcionamento desde maio desde que foi aprovado pela Diretoria, o programa de inovação da Cotriel, propõe um conjunto de estratégias, ações e processos de apoio e incentivo à inovação, que objetivam impulsionar a cultura de inovação na cooperativa, contribuindo para seu desenvolvimento, agregando valor aos seus produtos, serviços e processos. O programa de inovação COTRIEL INSIGHTS, busca também, melhorar o desempenho dos colaboradores, estimulando e premiando sua criatividade e suas iniciativas, engajando-os à cultura de inovação.

Marcolan Prates, assessor de marketing e inovação, juntamente com o assessor de grãos e fomento, Cristiano Corazza foram responsáveis por conduzir esta apresentação. Marcolan enfatizou que este programa disponibilizará ferramentas de apoio aos colaboradores, para que todos possam expressar seu potencial criativo de forma prática, contribuindo assim para melhorar o desempenho da Cotriel: “Entendemos que serão geradas uma série de ideias que irão resultar em novos produtos e serviços ou melhorando processos, a fim de reduzir custos e aumentar receitas. Esta iniciativa considera a relevância do quadro social, e busca aproximar a Cotriel do ecossistema de inovação, para que seja possível levar tecnologias de ponta aos nossos produtores.

Para Cristiano Corazza, as ações e metas propostas neste programa visam além estabelecer a cultura de inovação na COTRIEL, romper barreiras hierárquicas e setoriais, possibilitando que os colaboradores possam gerar ideias e sugestões para toda a cooperativa. “Vários treinamentos de inovação estão sendo ministrados e outros serão formalizados durante o ano de 2021 e 2022 com objetivo de divulgar o programa a todos os colaboradores.”, destacou.

O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, valorizou o Comitê de Inovação e disse que está no planejamento proporcionar novas receitas para a Cooperativa através de iniciativas dos colaboradores: “Até 2025, a meta é que 5% do faturamento da Cooperativa venha de ações de inovação. Inovar é, além de pensar fora da caixa, fazer que toda Cooperativa e isso inclui a sociedade, visualize um futuro onde novas ações, ideias se transformem em um crescimento ainda maior da Cotriel, que , desta forma, acompanha tendências do mercado, e continue crescendo com confiança, solidez e sustentabilidade, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotriel

Conheça os cursos do programa Universitário Cooperativo

Se você quer começar uma carreira no cooperativismo, o momento é agora. O Sistema OCB acaba de lançar os nove cursos gratuitos do Programa Universitário Cooperativo, que tem por objetivo qualificar os jovens que desejam estagiar em cooperativas de qualquer ramo. O programa nasceu no Sescoop/PR e tem por objetivo disseminar os princípios cooperativistas no ensino superior, por meio da interação entre cooperativas e universidades.

O público-alvo são estagiários entre 19 e 25 anos, de áreas diversas, com pouco conhecimento de mercado e que atuam ou vão atuar em cooperativas de diversos ramos. O jovem poderá realizar os cursos avulsos, conforme interesse no tema, ou poderá realizar todos os nove cursos gratuitos no formato de trilha. Em ambos os casos o jovem receberá certificado de conclusão. Os cursos são oferecidos na modalidade EAD, disponível na plataforma CapacitaCoop.

APRENDIZADO

Cada curso proporcionará aos estagiários uma visão do que é o cooperativismo e, também, sobre o desenvolvimento de competências que poderão ser aplicados no caminho escolhido. O programa oferece os seguintes cursos:

- Cooperativismo

- Gerenciamento de Projetos

- Inovação e Criatividade

- Governança Cooperativa

- Inteligência Socioemocional

- Comunicação e Pensamento Crítico

- Liderança

- Práticas de Negociação

- Design de Carreira

JORNADA DO ALUNO

A carga horária de cada curso é 8h, exceto o curso de Gerenciamento de Projetos (16h). os nove cursos possuem uma carga horária total de 80h. Ao final da trilha, o aluno vai receber um e-book com todo o conteúdo das aulas, permitindo que a experiência de aprendizagem possa acontecer também offline.

Fonte: Sistema OCB

Vem aí a Semana Inovacoop

Vem aí a Semana Inovacoop

Inovação! Mais do que algo para pensar depois, essa é uma grande estratégia de mercado para atrair e manter clientes satisfeitos e, claro, conquistar mais e mais mercados. É pensando nisso que o Sistema OCB realizará, entre os dias 13 e 17 de setembro, a Semana InovaCoop, cheia de conteúdos exclusivos que prometem agregar muito valor ao dia a dia das cooperativas do país. Além de palestras, workshops e apresentação de cases, o evento também contará com alguns lançamentos. Para saber mais detalhes acesse o site da Semana InovaCoop: https://semanainova.coop.br

PROGRAMAÇÃO

13/9 SEGUNDA - 14h30 às 16h

Palestra: Competitividade e inovação

Convidado: Maurício Benvenutti

Nosso convidado vem do Vale do Silício para falar da importância da inovação como estratégia. O que fazer para o negócio de sua coop não ficar obsoleto, como desenvolver uma atitude empreendedora e manter-se competitivo num mundo com transformações exponenciais.

14/9 TERÇA - 16h30 às 18h

Palestra: O cooperativismo de plataforma no Brasil

Convidado: Mario de Conto

Na aula inaugural do curso Cooperativismo de Plataforma o professor Mário de Conto mostrará todo potencial desse modelo de negócios para quem já é coop e para quem quer se tornar coop.

15/9 QUARTA - 16h30 às 17h30

Mesa redonda: Transformação digital e novos canais para o cooperativismo agropecuário

Convidados: Marco Fava Neves – Doutor Agro

Leandro Angotti Guissoni - Professor da FGV

Murilo Boccia - Diretor da Natura

Esta mesa redonda vai discutir como a transformação digital impactou o agro. O desenvolvimento dos marketplaces e as transformações na gestão e comunicação.

16/09 QUINTA - 16h às 18h

Workshop: Comunicação e engajamento

Convidado: Mario Rosa

Num contexto acelerado, com multitarefas e um bombardeio constante de informações por todos os lados, é cada vez mais difícil prender a atenção das pessoas. Como inovar na comunicação e gerar engajamento? Como ser relevante em meio à disputa de atenção? Essas questões serão trabalhadas no workshop.

17/9 SEXTA - 10h30 às 12h

Palestra: Construir Futuros

Convidado: Tiago Mattos

O futuro projetado traz impactos nas ações do presente, orientando nossos planejamentos e decisões. Lideranças e times orientados para o futuro reforçam o poder da cooperação para essa construção.

CONEXÃO COM STARTUPS

Um dos momentos mais aguardados da Semana InovaCoop são os pitches das startups, ocasião em que as cooperativas participantes do programa InovaCoop Conexão com Startups vão avaliar as startups selecionadas para solucionar os desafios propostos pelas coops (leia mais aqui).

Durante todos os dias da semana as startups vão se apresentar para as cooperativas. As melhores soluções serão escolhidas para serem executadas pela startup em parceria com as coops. E mesmo se sua coop não estiver no programa será possível acompanhar os pitches. Uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais do ecossistema de inovação!

Fonte: Sistema OCB

Launch Modal