Nessa quarta-feira, dia 19 de maio, a Sicredi Serrana entregou a segunda agência à comunidade de Veranópolis, a primeira na modalidade sustentável que a Cooperativa inaugura em sua área de abrangência.
Ampliar a atuação no município era uma possibilidade que a Cooperativa avaliava com carinho há algum tempo e que começou a sair do papel em 2019, em razão da aceleração do ritmo de crescimento da cidade e do desejo de manter a atenção, cuidado e qualidade no atendimento aos associados.
Por que uma agência sustentável? Por que em Veranópolis?
A inovação, que está presente na essência da Sicredi Serrana, somada ao propósito de “construir juntos uma sociedade mais próspera”, foram as sementes que fizeram brotar o projeto de sustentabilidade na Cooperativa, através de iniciativas como: a construção de usinas para atender as demandas de energia de suas agências e da sede administrativa, a disponibilidade de linhas de crédito específicas para os associados implementarem energia fotovoltaica, o olhar para oportunidades relacionadas aos recursos hídricos e a agência Sustentável.
A Sustentável foi construída a partir do conceito de economia verde, que considera o bem-estar social, a redução dos riscos ambientais e a conservação do meio ambiente. E nada melhor do que a “terra da longevidade”, como Veranópolis é reconhecida nacionalmente, para abrigá-la.
Sobre a localização
A segunda casa da Serrana no município tem como endereço a Avenida Osvaldo Aranha, 1486, na Palugana. Para a escolha do local, foram consideradas a capacidade do entorno para absorver o fluxo de uma agência, as condições de acessibilidade para os associados e os impactos na comunidade. Foi uma decisão a muitas mãos, que envolveu a Cooperativa, os associados e o poder público, em um movimento conjunto de apoio à revitalização da região.
Conceito sustentável
Obra construída a partir de contêiners refrigerados reciclados
Com 600 metros quadrados divididos em dois pisos, a agência Sustentável foi construída a partir de 20 contêiners refrigerados reciclados. A opção por essas estruturas evitou um possível descarte dos contêiners no meio ambiente e dispensou a necessidade de construção da fundação da obra, reduzindo a geração de resíduos. Além disso, contribuirá para a termoacústica, proporcionando uma diferença de temperatura de 4ºC entre os ambientes interno e externo, bem como uma diminuição de captação de ruídos da rua em 30%.
Outro item relevante para o conforto térmico e para a diminuição do nível de ruído no interior do prédio é o telhado verde de 115 metros quadrados. Ele também contribui com o aumento da umidade relativa do ar e a redução da poluição ambiental por absorver gases de efeito estufa.
Design bioclimático e sistema de ar
O design bioclimático da Sustentável, que considera a sinergia entre o prédio, a qualidade de vida dos seus ocupantes e o respeito ao meio ambiente, tem mecanismos de ventilação e de iluminação predial que mantêm o aquecimento interno nos dias frios e o resfriamento nos dias quentes.
O sistema de climatização é do tipo VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável), oferecendo as vantagens do controle independente de temperatura em cada ambiente, proporcionando conforto térmico e redução do consumo de energia. Além disso, conta com tecnologia de renovação e filtragem de ar a cada três horas.
Sustentabilidade e eficiência em energia e iluminação
O telhado possui 230 metros quadrados de painéis fotovoltaicos que geram a energia limpa necessária para abastecer a agência Sustentável, bem como 40% da necessidade da outra agência da Serrana em Veranópolis, a da Júlio de Castilhos.
Além disso, o prédio conta com iluminação eficiente, que possibilita controlar a intensidade da claridade interna de acordo com as necessidades dos usuários e da disponibilização de luz natural. Há sensores de presença nas áreas de circulação, evitando o desperdício de energia nos momentos em que não houver pessoas ocupando os espaços.
As lâmpadas do tipo LED reduzem o consumo de energia, possuem longa vida útil e contam com descarte simplificado, por não possuírem em sua composição metais pesados e mercúrio.
Todos os equipamentos eletrônicos adquiridos para a Sustentável contam com o selo Procel de eficiência energética, também no sentido de redução do consumo de energia.
Ambiente externo
Na área externa, são 15 vagas de estacionamento e 30 metros quadrados dedicados à acomodação de bicicletas, incentivando a adoção de um novo conceito de mobilidade urbana.
No jardim, optou-se pela incorporação de características da natureza à obra. Neste sentido, foram escolhidas também plantas de flora local: macieiras, em homenagem ao município de Veranópolis, reconhecido como o berço nacional da maçã.
Uso consciente dos recursos hídricos
As biovaletas e o piso drenante externos são capazes de absorver, limpar e direcionar mais de 80% da água da chuva para um reservatório de 50 mil litros localizado embaixo do bicicletário. Este recurso será reutilizado tanto para a irrigação das plantas quanto para a descarga dos vasos sanitários, o que reduzirá em mais de 70% o consumo de água potável da agência.
Também há medição de água setorizada nas principais unidades do prédio, de forma a otimizar a gestão do consumo e identificar e corrigir eventuais vazamentos com agilidade.
Acessibilidade
A agência Sustentável localiza-se junto ao nível da rua para facilitar o acesso. Também possui elevador para o deslocamento entre os seus dois pisos. Se a preferência for por utilizar a escada, o associado encontrará degraus não muito altos, apoio de corrimão e área de descanso entre os dois lances.
Vale comentar que o elevador é regenerativo, ou seja, sempre que for utilizado gerará energia em uma bateria, reduzindo os gastos de eletricidade em 75%, quando comparado com elevadores tradicionais.
Mobiliário
Todo o mobiliário que faz parte da agência foi produzido com madeira 100% certificada pelo FSC® (Forest Stewardship Council), selo que garante que a sua origem vem do bom manejo florestal.
Madeira plástica, vidros inteligentes, brises-soleil
A estrutura externa conta com brises-soleil, quebra sol em livre tradução, a fim de proteger o interior da incidência direta da radiação solar.
Os vidros são responsivos à iluminação solar e luz artificial, oferecendo conforto visual em razão da redução de até 78% do calor do sol e dos raios UV.
A fachada possui aplicação de madeira plástica e revestimento em ACM - Material Composto de Alumínio, que contribuem para o isolamento acústico e térmico, além de necessitarem de baixa manutenção e possuírem longa durabilidade.
Certificação LEED
O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma ferramenta de certificação que busca incentivar e acelerar a adoção de práticas de construção sustentável. A agência Sustentável da Sicredi Serrana está em processo de certificação para obtenção deste selo de reconhecimento internacional de sustentabilidade.
Investimento
A proposta de valor agregada à Sustentável transcende a questão econômica, considerando fatores como o compromisso com a comunidade, a responsabilidade socioambiental, o bem-estar dos colaboradores e dos associados e a mobilização da sociedade para um conceito inovador de construção, no qual eficiência e beleza caminham juntas.
Ser o protagonista de uma obra sustentável é alicerçar a visão no futuro, considerando o retorno econômico próximo ao décimo ano, em virtude dos recursos iniciais que uma construção desta modalidade exige e da economia que gera no longo prazo.
Fonte: Sicredi Serrana
Inovação
Foi preciso agir rápido, adaptando fluxos e processos para que os cooperados mantivessem seu poder de decisão, algo tão característico neste setor, sem que precisassem se deslocar para participar das reuniões presencialmente.
Pouco antes desse período, ainda no final de 2019, o Sicoob lançou uma solução tecnológica específica para facilitar e incentivar o contato entre os cooperados e suas cooperativas. Já naquela época, o Sicoob Moob tinha como objetivo oferecer aos cooperado o acesso às informações da sua cooperativa, envio de convites para participação em eventos, negociação de bens e serviços, cursos da Universidade Corporativa, entre outras funções. Ou seja, uma verdadeira comunidade virtual. Só faltava uma adaptação para os novos tempos de pandemia e distanciamento social.
Foi então que, logo no começo da pandemia, o Sicoob ajustou o aplicativo para transmitir as assembleias e permitir as votações eletrônicas, possibilitando a participação dos cooperados de forma totalmente digital nesses eventos.
Justamente por esse motivo, de acordo com o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior, o Sicoob Moob é a prova de que o cooperativismo valoriza, de fato, a participação dos cooperados nas decisões da cooperativa. "Todo esse processo de inclusão é de grande valor para nós. Faz parte da nossa essência, dos nossos princípios", disse o executivo. "Notamos que a solução possibilita a participação de um número cada vez maior de cooperados. Pessoas que, por exemplo, hesitavam em participar presencialmente, hoje conseguem participar virtualmente das principais decisões da cooperativa", acrescentou.
Pioneira na criação desta solução tecnológica no cooperativismo, a instituição financeira cooperativa já organizou mais de mil eventos destinados a dar transparência aos cooperados. A plataforma tem integração com soluções de videoconferência e utiliza todos os protocolos de segurança, além de todos os mecanismos de segurança já adotados nas soluções do Sicoob. Desta forma, além de os cooperados participarem das reuniões, o Sicoob ainda garante a entrega da melhor tecnologia e segurança. Somente de janeiro a abril de 2021, foram mais de 50 mil votantes e mais de 2 mil decisões tomadas pelos cooperados utilizando o Sicoob Moob.
"Queremos que este senso de pertencimento continue fazendo parte do cotidiano de nossos cooperados, porque este é, afinal, um dos nossos principais propósitos no cooperativismo financeiro", afirmou Vilaça. Ainda em 2019, o Sicoob Moob ganhou um dos principais prêmios do mercado financeiro brasileiro, oferecido pelo Relatório Bancário da Cantarino Brasileiro, na categoria Transformação Digital.
Exemplos de sucesso
Uma das grandes provas que o Sicoob Moob precisou passar nesses últimos meses foi a realização da Pré-Assembleia Digital da cooperativa Sicoob Credicitrus, realizada entre 6 e 7 de abril. Com sede em Bebedouro, no interior de São Paulo, o evento contou com a participação de mais de 22 mil cooperados. Isso significa um aumento de 371,09% em relação ao registrado há dois anos, quando os eventos eram essencialmente presenciais. "É essa participação, engajamento e esse senso de pertencimento que faz sentido em nosso crescimento. Alcançarmos esse número histórico de participação só foi possível com a utilização do Sicoob Moob e isso é motivo de orgulho, pois juntos somos movidos pelo propósito de somar forças para gerar prosperidade, transformar vidas e desenvolver a comunidade", disse o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, Marcos Lourenço Santin.
Experiência na prática
Segundo Meri Fátima Grando, cooperada do Sicoob Crediauc, com sede em Concórdia (SC), o acesso ao Sicoob Moob é uma "mão na roda" para todos que querem participar das assembleias das cooperativas. "O aplicativo te dá a oportunidade de participar de onde estiver. Eu participei de quatro assembleias presenciais, mas agora está mais fácil: não demanda sair de casa, do trabalho, e ainda facilita a concentração no que está sendo discutido", afirmou.
Essencial para o cooperativismo
Atualmente, o Sicoob conta com mais de 5,2 milhões de cooperados. Vale lembrar que no cooperativismo de Crédito, diferente do que ocorre no tradicional sistema bancário, a participação do cooperado é um importante vetor para o sucesso de cada cooperativa. Assim, ele não só contribui com as decisões da instituição como também recebe parte dos resultados (sobras), tal como um sócio em uma empresa.
Com a solução, cada cooperado tem a possibilidade de participar dos eventos de sua cooperativa singular, evitando o deslocamento e priorizando seu bem-estar. O aplicativo está disponível nas lojas Google Play e App Store. Para acessar, basta fazer o download do app e utilizar as mesmas credenciais de acesso ao App Sicoob.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicoob
Inovação
O conhecimento é um bem valioso e indispensável para superar os desafios relacionados a agricultura. Compartilhar e difundir as informações obtidas torna-se essencial para obter resultados efetivos na produção de alimentos. Por esse motivo, pesquisa e assistência técnica uniram forças e criaram em 2018 a Rede Técnica Cooperativa – RTC, um movimento que une tecnologia, experimentação agrícola e difusão de conhecimento para o fortalecimento dos produtores rurais cooperados.
Conforme dados da RTC, nesta safra o Rio Grande do Sul (RS) deve colher mais de 20 milhões de toneladas de soja. Esse volume é o maior já produzido da oleaginosa no Estado, e deve representar um avanço de mais de 80% em relação a safra anterior, onde a produção da soja foi prejudicada pela estiagem. Para o gerente de Pesquisa da CCGL (Cooperativa Central Gaúcha Ltda.) e coordenador da RTC, Geomar Mateus Corassa, esses dados confirmam que o trabalho desenvolvido pela Rede vem sendo efetivo. "Buscar rentabilidade é o plano principal desenvolvido pelas 31 cooperativas gaúchas que participam da RTC, que desenvolvem e compartilham conhecimento oriundo dos seus campos experimentais localizados em todo o RS. Os estudos são conduzidos de forma conjunta entre o departamento técnico da Cooperativa e a equipe de pesquisadores da CCGL. Os resultados gerados se traduzem em recomendações técnicas para os mais de 160 mil produtores associados e anualmente contribuem para o aumento da produtividade no campo", explica Corassa.
Cotribá
Apesar do número positivo, o engenheiro agrônomo da Cotribá, Fernando Müller, relata que o primeiro cenário era de dificuldade para safra. "Tivemos problemas já nas culturas de inverno, onde o clima mais seco e as geadas prejudicaram as culturas da época. Durante o plantio da soja, iniciado em outubro de 2020, houve falta de chuva no mês de novembro, o que atrasou o plantio em diversos municípios", relembra Fernando.
"O trabalho conjunto entre pesquisa e assistência técnica foi decisivo para contornar as adversidades. Os profissionais receberam diversos treinamentos e pesquisas foram conduzidas durante o período. Após o cenário de dificuldades a distribuição de chuvas melhorou e favoreceu o desenvolvimento da cultura, na fase vegetativa, floração e enchimento de grãos e oportunizou resultados mais rentáveis", destaca Müller.
Cotrisel
O engenheiro agrônomo e diretor técnico da Cotrisel, Marcelo Sbicigo, salienta que este trabalho vem sendo construído com muita dedicação e que o uso da tecnologia de forma aplicada pelas cooperativas é parte importante deste resultado. "Os investimentos em pesquisas e capacitações dos profissionais que atuam junto aos produtores são decisivos para os avanços na lavoura. Hoje contamos com maquinários modernos, drones, aplicativos, imagens de satélites, indicadores de previsão do tempo em nível de talhão, informações privilegiadas na palma da mão que facilitam o gerenciamento da propriedade, mensuração e assertividade no processo, fortalecendo o elo de confiança entre produtor e técnico".
Cotricampo
O engenheiro agrônomo e coordenador técnico da Cotricampo, Rodolfo Richter reforça o comprometimento das cooperativas para manter os produtores rurais bem informados mesmo em época de pandemia, onde as pesquisas seguiram sendo conduzidas nos campos experimentais da RTC e a informação chegou através de eventos online, vídeos, boletins e redes sociais.
Richter tem como perspectiva que o produtor aproveite esse conhecimento e analisa o cenário agrícola futuro. "O próximo passo é manter o trabalho que vem sendo desenvolvido, aliando teoria e prática e aproveitando o ensinamento que a última safra nos proporcionou. Precisamos ter cuidado com os manejos, fazer uma boa análise do solo e usar com precisão as plantas de cobertura, estar atento a todas as mudanças e inovações, buscando elevar ainda mais a produção no Estado na próxima colheita".
CCGL
Segundo o presidente da CCGL – cooperativa matriz da RTC, Caio Vianna, a safra recorde reforça a importância das cooperativas para o crescimento econômico do Rio Grande do Sul. "A RTC é um sistema intercooperativo que está presente em todo o processo agrícola, são mais de mil profissionais que auxiliam o produtor nas tomadas de decisões na lavoura. A colheita de 20 milhões de toneladas de soja e as boas cotações do mercado são sinais da força do cooperativismo, que representa metade da safra colhida no Estado. Os resultados devem avançar ainda mais com a implementação da Smartcoop (plataforma digital das cooperativas)", reforça o presidente.
Cotrijuc
Para os produtores rurais associados da Cotrijuc, Mauro Machado da Silva e Carlos Manfio Júnior, o trabalho desenvolvido pela RTC foi essencial para os resultados obtidos na safra de soja 2020/2021. "Os dados gerados pela rede trazem mais segurança, economia e assertividade para o produtor. Através de estudos ficamos sabendo qual a melhor semente, qual o melhor produto, ou seja, a orientação está embasada em pesquisa, sem interesse comercial e de forma idônea. Um comprometimento de práticas e processos, que aliados com a capacidade de se moldar durante os problemas de clima e de aplicar a tecnologia resultam em números cada vezes mais altos e impressionantes na colheita", resume Silva.
"Acredito que três fatores são decisivos para a produção, o clima, aumento da área cultivada da oleaginosa em novas fronteiras do nosso Estado e as boas práticas agrícolas. Não temos controle sobre o clima, mas nos outros dois fatores a pesquisa e assistência técnica são responsáveis pelo resultado, com profissionais qualificados e com produtores interessados em aumentar a produtividade, para poder ter viabilidade no negócio. A pesquisa possibilita novas tecnologias, novas alternativas para melhorar o solo, com adubação mais precisa, correção da acidez, e rotação de culturas e cultivo em áreas de várzea. Temos cultivares adaptadas às diferentes condições de solo e clima, nosso manejo é robusto e usamos os melhores produtos. A assistência técnica faz a ligação entre a pesquisa e o produtor, que muitas vezes não consegue ter acesso a todas as novas informações. O somatório de todo esse conjunto possibilitou o Estado chegar neste número recorde", comemora Júnior.
Fonte: Assessoria de Comunicação RTC
Inovação
Alunos da primeira turma do Mestrado Profissional em Gestão e Negócios – Turma Especial para o Cooperativismo, realizam, nesta semana, a defesa de suas bancas de Qualificação. Com ênfase prática, a turma que iniciou em 2019 foi oferecida a colaboradores e cooperados das sociedades cooperativas gaúchas e é um convênio entre a Unisinos e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), mantida pelo Sescoop/RS e teve duração de 24 meses.
Para o diretor geral da Escoop, Mário De Conto, oferecer um Mestrado Profissional inovador e pensado para atender as necessidades das Cooperativas Gaúchas em tempos de tamanha transformação, sempre foi um anseio da Escoop. "Ao identificarmos a Unisinos como uma instituição parceira para sua oferta, contamos com um ambiente de verdadeira cooperação, em que as duas instituições, através do compartilhamento de experiências, saberes e corpo docente, atuaram unidas para a execução do projeto. Nessa caminhada, o apoio do Sistema Ocergs-Sescoop/RS foi decisivo para o sucesso do projeto e para que os seus benefícios pudessem efetivamente alcançar associados e empregados das cooperativas gaúchas. Agora, na reta final dessa primeira turma, fica a nossa satisfação em ver a qualidade dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos e a sua contribuição para o desenvolvimento do Cooperativismo do futuro", destacou.
O coordenador do Programa Profissional em Gestão e Negócios, Marcelos Jacques Fonseca, comenta sobre os impactos, desafios e oportunidades gerados a partir da dissertação. "São aproximadamente 20 a 30 minutos para apresentar uma síntese consistente de toda a pesquisa e a análise realizadas, com especial ênfase nos impactos potenciais gerados a partir da dissertação. Em um programa de mestrado profissional, a profundidade conceitual e o rigor metodológico caminham lado a lado com a necessidade de contribuição da pesquisa para um determinado contexto ne negócios. Neste caso, as contribuições geradas para as cooperativas envolvidas são de diversas naturezas, envolvendo temas como geração de valor e novos produtos, cooperação entre cooperativas, liderança, sustentabilidade e transformação digital, entre outros. É claro, como ocorre em situações de 'defesa' de um trabalho, após as apresentações, professores da Unisinos, da Escoop e avaliadores externos fazem sua apreciação e suas arguições a respeito do trabalho, o que costuma gerar bons debates. Ou seja, o processo de troca e de aprendizagem se mantém até a etapa final", concluiu.
Para mais informações, acompanhe o Facebook e Instagram da Escoop. Acompanhe abaixo o calendário e link das apresentações.
Sergio Lutz - 7 Princípios do Cooperativismo: Uma proposta de medição da percepção dos associados
Objetivo: Criar um artefato que possa servir de instrumento de verificação através do qual é possível medir a percepção dos associados quanto a aplicação dos sete princípios do cooperativismo na sua cooperativa.
Dia: 17/05, às 13h30. https://bit.ly/2QJNDN8
Josiani Selau dos Santos - Integração entre cooperativas de Crédito singulares e cooperativa central: Uma proposta de framework
Objetivo: Proposição de um framework que apoie e oriente as cooperativas de crédito singulares independentes no processo de integração a um sistema organizado.
Dia: 19/05, às 15h30: https://bit.ly/3gWQ09M
William Neves dos Santos - A sustentabilidade como estratégia no cooperativismo: um estudo de caso único sobre as práticas estratégicas de sustentabilidade em uma cooperativa de crédito brasileira
Objetivo: Analisar as práticas estratégicas de sustentabilidade de uma cooperativa de crédito que se destaca no cenário brasileiro e propor um framework para o desenvolvimento sustentável das cooperativas.
Dia: 20/05, às 17h30. https://bit.ly/3egWQFE
Plinio Regis Moraes da Cunha - Cooperação para inovar: uma análise qualitativa da interação entre cooperativa de crédito e startups
Objetivo: O objetivo geral do presente trabalho é analisar como as cooperativas de crédito brasileiras e as startups interagem e compartilham conhecimento para gerar inovação, e num contexto didático avaliar os antecedentes, mecanismos e resultados desta conexão.
Dia: 24/05, às 13h30. https://bit.ly/3nXvnf5
Inovação
Na manhã desta quarta-feira, 12 de maio, a Cooperativa Piá realizou a entrega oficial das doações arrecadas na campanha interna “2X Mais Amor”, realizada em comemoração ao Dia do Trabalhador.
No total, foram arrecadados em todas as filiais 1 tonelada de alimentos, além de materiais de higiene e limpeza que foram doados para o Hospital Nova Petrópolis, de Nova Petrópolis, Fundação Hospital Municipal Schlatter, de Feliz, Assistência Social de Marau, de Marau, Projeto Caritas, de Taquara, e os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS de Morro Reuter, Picada Café, Vila Flores e Santa Maria do Herval, sendo que, nesta última cidade, o Projeto Corrente do Bem também foi beneficiado.
Realizada no início de maio, a campanha “2X Mais Amor” teve o objetivo de promover e fomentar a solidariedade entre os colaboradores da Piá, que foram convidados a fazer doações para as entidades.
O presidente da Cooperativa, Jeferson Smaniotto, celebrou o sucesso da ação solidária. “Tivemos um excelente número de doações espontâneas por parte dos funcionários. E a Piá também fez a sua parte doando produtos. Realizar essa entrega significa muito para nós, pois é uma demonstração de amor ao próximo e sabemos que será bem utilizado por quem realmente precisa”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Comunicação Cooperativa Piá
Inovação
Em 2021, a relação entre cooperativas e startups pode ser ainda mais estimulada no Brasil. Para fomentar a inovação no cooperativismo e conectar o setor a esse modelo de negócios que cresce cada vez mais mundo a fora, foi aprovado nessa terça-feira (11), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar (PLP 146/19) que institui o Marco Legal das Startups que, agora, segue para sanção presidencial. O deputado Vinicius Poit (SP) foi o relator da matéria e não hesitou em inserir as cooperativas no texto para que sejam contempladas com essa nova política.
O principal objetivo da medida é fomentar o mercado de startups no País, por meio da desburocratização de processos e do aumento da segurança jurídica para investimentos. O projeto prevê critérios para que uma empresa seja considerada startup, como faturamento anual máximo de R$ 16 milhões e dez anos de existência. Além disso, precisam declarar, em seu ato constitutivo, o uso de modelos inovadores ou se enquadrarem no regime especial Inova Simples, previsto no Estatuto das Micro e Pequenas Empresas.
Segundo o texto da proposta, startups são empresas que tendem a operar com bases digitais, com grande potencial econômico, inclusive de atração de investimentos estrangeiros, e predispostas à internacionalização.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio de Lopes de Freitas, a inclusão das cooperativas é importante para o setor continuar avançando com mais empregos, renda e desenvolvimento local. “A lei busca aprimorar o sistema de investimentos brasileiro para garantir um ambiente de negócios mais seguro para os empreendedores e beneficiar a sociedade, especialmente durante o período de recuperação econômica pós-pandemia”, explicou.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Inovação
Totalmente integrado ao processo de implementação do Open Banking no Brasil, o Sicredi apresenta um portal sobre a recente inovação do Banco Central, no qual traz, por meio de vídeos e outros conteúdos, informações sobre o que é a inciativa e seus benefícios para os consumidores. No espaço, também é possível acessar o Portal do Desenvolvedor, disponibilizado pelo Sicredi para que possam ser acessadas as suas APIs (application programming interface) e desenvolvidas novas soluções de forma conectada à instituição.
“Desde a concepção inicial do nosso Portal do Desenvolvedor buscamos que o projeto tivesse o usuário no centro e para isso consultamos nossos colaboradores, parceiros e realizamos pesquisas para entender os desenvolvedores e suas necessidades. Com isso, chegamos a uma plataforma que tem o usuário no centro e foi concebida com base nos valores de colaboração e integração preconizados pelo cooperativismo e que têm total sinergia com o Open Banking”, contextualiza Volmar Machado, diretor executivo de Tecnologia da Informação do Sicredi. O executivo ainda destaca as ferramentas utilizadas e a importância de uma equipe inovadora e comprometida na construção das APIs e do Portal. “Esse conjunto tem sido fundamental para materializar esse primeiro passo e, assim, pavimentar o caminho para os desafios que teremos nesta jornada de transformação do sistema financeiro”, conclui.
Em abril, por decisão das cooperativas de Crédito que compõem o sistema, o Sicredi ingressou de forma voluntária na fase 1 de implementação do Open Banking, sendo que a obrigatoriedade de participação seria na fase 3, prevista para agosto. Com isso, estará presente em todas as quatro etapas de implementação, proporcionando todos os benefícios da novidade aos seus associados. Entre os pontos que influenciaram o engajamento do Sicredi ao Open Banking está o fato de ele integrar a Agenda BC#, que visa, entre outros objetivos, tornar o Sistema Financeiro Nacional mais democrático e inclusivo.
“Esta antecipação é, com certeza, um desafio do ponto de vista de todo o desenvolvimento interno que demanda, mas entendemos como fundamental estar participando de forma completa do Open Banking e assim gerar todas as oportunidades de conexão que geram inovações para facilitar o dia a dia financeiro dos nossos associados”, comenta o diretor executivo de Administração do Sicredi, Cesar Bochi.
Open Banking
O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, permite o compartilhamento de dados sobre produtos e informações financeiras, a partir da integração de plataformas e infraestruturas tecnológicas das instituições participantes e de outras empresas de serviços financeiros autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. A iniciativa tem como princípio que o cliente e ou associado tenha mais autonomia e controle sobre os seus dados e decida quando e com quem deseja compartilhá-los, desde que com finalidades específicas.
Para compartilhar dados no Open Banking é necessário o consentimento relativo sobre o motivo do compartilhamento, que terá prazo de validade compatível com a finalidade, limitado a 12 meses. Todo esse processo será feito em ambiente digital seguro. Na 1ª fase, que está em andamento, não há o compartilhamento de dados pessoais, de forma que o consentimento ainda não é solicitado aos consumidores nessa etapa.
“Acreditamos que o Open Banking trará novas oportunidades para que as pessoas conheçam os benefícios que as cooperativas de Crédito oferecem, pois irá proporcionar um ambiente com mais informação, possibilitando que fiquem mais evidentes os diferenciais positivos desse modelo”, salienta Bochi.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi
Inovação
A partir da próxima segunda-feira (10/5) as cooperativas do país poderão se inscrever no processo de seleção que possibilitará a participação no programa InovaCoop Conexão com Startups, a ser realizado pelo Sistema OCB. O objetivo é criar um ambiente para que a cultura da inovação cresça cada vez mais e, para isso, um dos ingredientes será a intercooperação, já que as coops que quiserem participar do programa deverão se inscrever junto com, pelo menos, outras quatro.
Na tarde desta quarta-feira o programa foi apresentado às unidades estaduais, que terão um papel fundamental. Elas conhecem bem a realidade das cooperativas de seus estados e poderão potencializar a intercooperação conectando coops com desafios comuns. E para estimular as cooperativas a participarem as unidades vão receber um pacote de peças publicitárias e um cronograma de divulgação desse material.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gente geral da OCB, Tânia Zanella, reforçaram que a atuação sistêmica em prol do fortalecimento da cultura da inovação é uma das diretrizes estabelecidas como prioridade pelas cooperativas, no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em maio de 2019.
COMO PARTICIPAR
Para participar, é fácil. Basta que as coops interessadas sigam os seguintes passos:
1. Acesse o InovaCoop e conheça, na área exclusiva, o programa;
2. Procure sua unidade estadual para facilitar a intercooperação;
3. Cadastre o desafio de sua cooperativa (a partir do dia 10/5) nesse link;
4. Comece a torcida para seu desafio ser selecionado.
PARCERIA
As cooperativas interessadas terão do dia 10 de maio até o dia 4 de junho para se inscreverem. O programa InovaCoop Conexão com Statups é desenvolvido em parceria com a Innoscience.
Fonte: Sistema OCB
Inovação
Ampliando fortemente a sua presença física, em paralelo com a expressiva evolução no relacionamento digital, o Sicoob, que recentemente conquistou o 3º posto no ranking, passou, em dezembro de 2020, para o segundo lugar na escala de instituições financeiras que mais reúnem pontos de atendimento físico no Brasil. Com 3.480 unidades, o sistema cooperativista permanece atrás apenas do Banco do Brasil, que detém 4.380 agências.
De acordo com informações da instituição financeira cooperativa, foram inaugurados 197 pontos de atendimento em 2020 e, para 2021, há a expectativa de nova expansão.
Em cinco anos, o Sicoob viu o número de agências crescer em mais de 40%, uma média de 8% ao ano, enquanto outros agentes reduziram em até 25% sua atuação presencial.
Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob, explica que o redimensionamento da rede é natural, ainda mais em tempos de pandemia, por conta da evolução digital e oportunidade de racionalização no âmbito dos bancos, que atingiram a plenitude de sua rede há mais tempo, mostrando certo nível de sobreposição.
"As cooperativas, que também têm dado forte ênfase ao atendimento remoto, contudo, ainda vislumbram oportunidades para novos pontos físicos, sobretudo em regiões metropolitanas, onde a sua rede encontra-se bem aquém da dos bancos", diz o executivo. Em centenas de municípios, no conceito de agência (atendimento amplo), o Sicoob é a única instituição presente fisicamente, promovendo a cidadania financeira e contribuindo para a dinâmica econômica.
O Sicoob também mantém investimentos expressivos em tecnologia e inovação, buscando melhorar ainda mais a experiência de seus cooperados que preferem o relacionamento digital. Foram desenvolvidas soluções de reconhecimento facial - evitando o deslocamento de cooperados durante a pandemia -, pagamentos por aproximação e um processo de filiação totalmente digital, por meio do App Sicoob, dentre outras novidades.
Segundo Ênio, no Sicoob há a convicção de que "os atendimentos físico e digital devem caminhar lado a lado para que se cumpra efetivamente o propósito cooperativo de promover justiça financeira e prosperidade, com inclusão, respeito ao cooperado e sem o viés do lucro".
Sobre o Sicoob - Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios. É formado por mais de 370 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Sua rede de atendimento físico é uma das maiores no Sistema Financeiro Nacional, com mais de 3,4 mil pontos de atendimento. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Informações: Assessoria de Comunicação Sicoob
Inovação
A Escoop promove, entre os dias 18 e 20 de maio das 19h30 às 21h30, através da Plataforma Microsoft Teams, a 8ª Semana Acadêmica. Durante os três dias de evento ocorrerão debates e cases sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O evento é destinado a discentes e egressos da Escoop em todas as modalidades de ensino; dirigentes e cooperados; docentes da Escoop e demais instituições de ensino; funcionários do Sescoop/RS. As inscrições podem ser feitas através do LINK até o dia 13 de maio.
Confira abaixo a programação completa:
18 de maio:
A contribuição das Cooperativas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no RS – Desafios e Possibilidades
Apresentação e discussão sobre ações práticas das cooperativas para alcançar os 17 ODS.
19 de maio:
Inovação, criatividade e tecnologias emergentes
Como as cooperativas podem debater os 17 ODS no contexto de inovação, criatividade e tecnologias emergentes.
20 de maio:
Cooperativismo e o ODS 10: o processo de inlcusão de PCDs
Será debatido como o Sistema Sicredi vem trabalhando o ODS 10 no processo de inclusão de PcD's na visão de aluna de graduação da ESCOOP que é PcD e colaboradora do CAS Sicredi.
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Inovação
Em um projeto coordenado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), a ferramenta SmartCoop foi lançada oficialmente nessa terça-feira, dia 20 de abril. Depois de um trabalho de quase dois anos, o aplicativo, que já estava em operação junto a 90 produtores em 30 cooperativas associadas à entidade, foi apresentado ao público em evento virtual.
Segundo o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, a ideia partiu da tese de doutorado do diretor superintendente da CCGL, Guillermo Dawson, com o objetivo de realizar um grande programa no sistema cooperativista agropecuário gaúcho dentro da linha de intercooperação e inovação defendida pela entidade. "Começamos lá atrás aprovando no Conselho, depois passamos pelos presidentes de cooperativas que aprovaram o projeto por unanimidade. Fizemos um longo trabalho com os nossos executivos com 21 profissionais das mais diferentes áreas, talentos nossos coordenados pelo Dawson, que foi incansável nessa luta", salientou.
Pires reforçou também o respaldo da CCGL em hospedar o projeto. Lembrou também que este passo de lançamento e promoção foi o primeiro a ser concluído e que agora as cooperativas darão a intensidade dentro de suas regiões. "Temos variáveis como a faixa etária, a disponibilidade de sinal de internet, mas temos esperança que vai mudar muito a relação dos nossos associados com as nossas cooperativas e trazer uma influência muito forte na gestão da propriedade. Tenho certeza que a relação da cooperativa com os produtores vai mudar muito", destacou.
A plataforma do SmartCoop deve beneficiar cerca de 173 mil produtores associados das 30 cooperativas participantes da iniciativa. O produtor terá acesso a funcionalidades como acompanhamento da lavoura, monitoramento por satélite, previsão do tempo, indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho, saldo de produtos na cooperativa, títulos a pagar, cotações e mecanismos de venda da produção. "Temos agora nossos parceiros e do outro lado temos os 173 mil associados. Estes agentes vão crescer juntos e quem ganha é o cooperativismo e a sociedade", complementou Pires.
Fonte: FecoAgro/RS
Inovação
Uma das principais novidades e inovações no agro já tem data e hora marcada para o lançamento oficial. Na próxima terça-feira (20/4), às 17h, o Canal Rural e a página do Facebook da Rede Técnica Cooperativa (RTC) transmitem ao vivo a apresentação e lançamento oficial da plataforma digital SmartCoop, inovação que busca facilitar o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias e incentiva a intercooperação. O projeto é desenvolvido pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), juntamente com outras 30 cooperativas gaúchas do ramo Agropecuário
A plataforma digital SmartCoop beneficiará mais de 170 mil produtores associados dessas cooperativas, com segurança e funcionalidades que auxiliam na gestão da propriedade. A ferramenta agrega suporte extra ao trabalho de assistência técnica já desenvolvido pelas cooperativas, contribuindo para a eficiência produtiva e competitividade de mercado.
Funcionalidades
Entre as funcionalidades do aplicativo estão acompanhamento da lavoura, monitoramento por satélite, previsão do tempo, indicadores da cadeia leiteira, gerenciamento de rebanho, saldo de produtos na cooperativa, títulos a pagar, cotações e mecanismos de venda da produção. O projeto iniciou em agosto de 2019.
A mais nova plataforma digital da Smartcoop tem como objetivo facilitar o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias através da intercooperação entre os produtores. O intuito é inserir esses profissionais no ecossistema da inovação digital, aumentando sua competitividade sem que percam sua identidade e os princípios do cooperativismo que os trouxeram até aqui e os levarão para o futuro.
Serviço
Lançamento da Plataforma Digital SmartCoop
Quando: 20/4, às 17h
Onde assistir: Canal Rural e Rede Técnica Cooperativa
Inovação
A 23ª edição da pesquisa Marcas de Quem Decide, realizada pelo Jornal do Comércio, em parceria com a Qualidata, reconheceu na manhã desta quinta-feira (15/4), em cerimônia online, as marcas mais lembradas e preferidas pelos gestores de negócios e altos executivos do Rio Grande do Sul. A pesquisa relaciona 14 cooperativas em 12 setores da economia e duas categorias especiais. O Sicredi e a Unimed aparecem entre as dez grandes marcas gaúchas do ano, na lembrança e preferência, respectivamente.
O evento apresentou o panorama completo das marcas que estão na mente e no coração do público em 71 setores da economia e quatro categorias especiais (Proatividade na Pandemia, Grande Marca Gaúcha do Ano, Marca Gaúcha Ambiental e Marca Gaúcha Inovadora).
Confira abaixo a relação das menções alcançadas pelas cooperativas no setores e categorias especiais:
SETOR: BANCO
Preferidas
5° lugar: Sicredi (13,7%)
SETOR: BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA
Lembradas
5° lugar: Cotrijal (1,1%)
SETOR: VINHO
Lembradas
3° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (11,5%)
5° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (4,6%)
Preferidas
4° lugar: Cooperativa Vinícola Aurora (6,9%)
5° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (5%)
SETOR: PRODUTOS LÁCTEOS
Lembradas
1° lugar: Piá (29%)
2° lugar: Santa Clara (27,5%)
Preferidas
1° lugar: Santa Clara (31,3%)
2° lugar: Piá (23,7%)
5° lugar: Languiru (3,8%)
SETOR: COOPERATIVA AGRÍCOLA
Lembradas
1° lugar: Cotrijuí (9,2%)
2° lugar: Cotrijal (8,4%)
3° lugar: Piá (4,2%)
4° lugar: Santa Clara (3,4%)
5° lugar: Languiru (3,1%)
Preferidas
1° lugar: Cotrijal (9,9%)
2° lugar: Cotrijuí (6,9%)
3° lugar: Santa Clara (4,6%)
4° lugar: Piá (3,8%)
5° lugar: Languiru (3,1%)
SETOR: COOPERATIVA DE CRÉDITO
Lembradas
1° lugar: Sicredi (79,4%)
2° lugar: Unicred (9,2%)
3° lugar: Sicoob (3,1%)
4° lugar: Cooplantio (0,8%)
5° lugar: Cresol (0,8%)
Preferidas
1° lugar: Sicredi (82,1%)
2° lugar: Unicred (5,3%)
3° lugar: Sicoob (2,3%)
4° lugar: Cresol (1,1%)
5° lugar: Crehnor (0,8%)
SETOR: EMERGÊNCIAS MÉDICAS
Lembradas
1° lugar: SOS Unimed (52,7%)
Preferidas
1° lugar: SOS Unimed (59,9%)
SETOR: PLANO DE SAÚDE
Lembradas
1° lugar: Unimed (79,8%)
Preferidas
1° lugar: Unimed (71%)
SETOR: PLANO ODONTOLÓGICO
Lembradas
1° lugar: Uniodonto (22,1%)
2° lugar: Odonto Unimed (6,1%)
Preferidas
1° lugar: Uniodonto (21,4%)
2° lugar: Odonto Unimed (7,6%)
SETOR: PREVIDÊNCIA PRIVADA
Lembradas
5° lugar: Unimed Seguros (3,1%)
Preferidas
5° lugar: Unimed Seguros (2,3%)
SETOR: ESPUMANTE
Lembradas
2° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (11,5%)
Preferidas
1° lugar: Cooperativa Vinícola Garibaldi (13,7%)
SETOR: HOSPITAL
Lembradas
4° lugar: Unimed (5,3%)
Preferidas
4° lugar: Unimed (6,9%)
GRANDE MARCA GAÚCHA
Lembradas
9° lugar: Sicredi (2,3%)
Preferidas
10° lugar: Unimed (1,9%)
PROATIVIDADE NA PANDEMIA
Lembradas
2° lugar: Hospital Unimed (5,7%)
Preferidas
3° lugar: Hospital Unimed (5,3%)
9° lugar: Hospital Unimed (2,3%)
Inovação
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, anunciou nessa quinta-feira (8/4) um novo sistema que permite aos produtores rurais ampliar o acesso ao crédito. O modelo consiste em um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) com garantia do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e é resultado de um ano de tratativas entre a Farsul, Mapa e o banco de fomento. Como piloto, foi escolhida a Cotrijal, com o Grupo Ecoagro como securitizadora.
Esse tipo de operação é um mecanismo que pode ser utilizado para renegociações de dívidas fora do sistema bancário ou concessão de novos créditos. Diferente do Crédito Rural controlado, o formato não está relacionado aos aportes oficiais da política pública. Além disso, ele pode ser utilizado tanto para crédito de custeio como de investimento. A estrutura da operação consiste na emissão de Cédula de Produto Rural (CPR) pelos produtores para a originadora. Os papéis são transformados em CRA por uma securitizadora e são negociados no mercado financeiro. Os investidores terão a garantia do BNDES, o que reduz os riscos da operação e, consequentemente, os juros para os produtores.
Cotrijal: projeto piloto
A escolha da Cotrijal como piloto está no fato de ser a maior cooperativa do Rio Grande do Sul, sendo reconhecidamente preocupada com o bem-estar dos seus associados. A busca por solução para as dívidas fora do sistema bancário após a grave seca de 2020 era uma demanda dos produtores, estimulando a adoção de operações estruturadas de crédito. O valor da operação é de R$ 29 milhões com juros de 3,15% e prazo de dois anos. O Banco Alfa será o coordenador líder, garantindo a comercialização dos títulos.
A consolidação do projeto é vista pela Cotrijal como importante avanço na garantia de crédito para o campo, a custos compatíveis com a necessidade do produtor. A Cooperativa tem 7,9 mil associados e está presente em 32 municípios gaúchos. Em 2020, faturou R$ 2,4 bilhões. “Viabilizar a produção, com segurança, é estratégico para a Cotrijal. Estamos otimistas com a possibilidade de acessar crédito privado e honrados por sermos pioneiros nessa iniciativa-piloto”, afirma o presidente da Cotrijal, Nei César Manica.
Procurada pela Farsul com a proposta da operação, a ministra Tereza Cristina trouxe o BNDES para o processo. A ministra destacou a participação e envolvimento de todos os participantes ao longo de todo o processo de construção. “Esse somatório de esforços que fez com que tenhamos essa ferramenta hoje tão importante para o nosso agro. Agradeço ao presidente Montezano (Gustavo Montezano, presidente do BNDES) por ter colocado toda sua equipe a pensar fora da caixinha". Durante a apresentação, o presidente do BNDES, Gustavo Montezano, comentou sobre a operação. “O que a gente está celebrando é mais do que uma operação rotineira, é uma inovação. Ela marca a entrada num mercado promissor. Estamos desconcentrando o crédito nacional”, afirmou, ao lembrar que a operação é piloto e ainda será aperfeiçoada para permitir sua ampliação.
Operações Estruturadas de Crédito
A Farsul vem trabalhando na ampliação das operações estruturadas de crédito. O objetivo da Federação é que mais cooperativas, revendedoras de insumos, cerealistas e tradings utilizem a ferramenta. “Uma das bandeiras da Farsul é a do livre mercado. Queremos que esse tipo de operação seja cada vez mais frequente e com mais atores. Isso significará maior concorrência, resultando em condições cada vez melhores aos produtores rurais para que possam continuar investindo no setor sem as limitações dos recursos oficiais”, afirma o presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira.
A securitização será do Grupo Ecoagro. O sócio executivo Moacir Teixeira vê o CRA como instrumento de crédito do mercado de capitais que vem se consolidando como uma fonte importante de financiamento para suprir as necessidades de recursos na demanda crescente de capital para a agropecuária brasileira. “A principal característica é a democratização do crédito, transformando ativos individuais de pequenos e médios produtores em estruturas mais robustas que acessam com maior transparência e credibilidade os investidores. A inciativa da operação com a participação do BNDES beneficia diretamente o micro e o pequeno produtor, através das suas cooperativas e da própria cadeia de insumos. Sem dúvida é o primeiro passo para potencializar o financiamento agrícola de forma pulverizada, organizada, atingindo toda a cadeia do agro e permitindo principalmente o investidor pessoa física brasileiro a participar deste crescimento”, avalia Teixeira.
O Banco Alfa tem histórico como agente financeiro do BNDES desde sua origem, coordenando operações pioneiras para o agronegócio, como a primeira emissão de CRA Green Bond para o setor sucroalcooleiro. “É uma grande satisfação para o Alfa coordenar a primeira emissão realizada no Brasil de um CRA com garantia do BNDES, operação que reforça a história e o pioneirismo da instituição em operações disruptivas, e que ajuda a desenvolver ainda mais um mercado responsável por boa parte do PIB nacional. O sucesso desta operação inédita com o BNDES, Ecoagro, Farsul e a Cotrijal servirá como referência para futuras operações do Alfa em conjunto com o BNDES para fomentar ainda mais o setor do agronegócio brasileiro”, afirma Augusto Martins, diretor executivo de Corporate & Investment Banking do Banco Alfa.
BNDES investe no CRA
Com o objetivo de ajudar a elevar a oferta de crédito privado aos produtores rurais, o BNDES investe no novo produto financeiro como grande propulsor para esse crescimento. A experiência da instituição no agronegócio e no mercado de capitais a credencia para o desenvolvimento desse tipo de solução de crédito. A modelagem foi concebida para estimular o financiamento privado ao setor agropecuário em um contexto de alta aversão ao risco e procurando diminuir a dependência de recursos públicos pelo setor. “O CRA Garantido representa mais um passo da instituição no sentido de se estabelecer como um banco que promove o desenvolvimento por meio de uma ampla gama de serviços, inclusive aqueles complementares ao financiamento tradicional”, explica o diretor de Crédito e Garantia do BNDES, Petrônio Cançado.
Conforme dados da consultoria Uqbar, os CRAs movimentaram R$ 15,81 bilhões em 2020. Uma alta de 28% na comparação com 2019. No total, foram 65 operações envolvendo 113 títulos. Com a entrada da garantia do BNDES, esses valores devem saltar nos próximos anos garantindo um novo cenário para o agronegócio brasileiro.
Fonte: Assessorias de Imprensa do Sistema Farsul e da Cotrijal
Inovação
O Leite Languiru Origem foi destacado no mapeamento “Casos de Sucesso em Inovação RS 2020”, chamamento público da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, na linha temática Produtos Premium em Alimentos e Bebidas e Subprodutos da cadeia produtiva Leite e Derivados.
Em sua primeira edição, a iniciativa objetiva identificar casos de sucesso que evidenciem a inovação nas principais cadeias produtivas do Estado, agregando economia intensiva em conhecimento e diferenciação aos produtos desenvolvidos. O mapeamento é uma forma de identificar e reconhecer empresas inovadoras, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico da matriz produtiva tradicional e de setores prioritários gaúchos.
O resultado foi publicado no Diário Oficial e o material de divulgação está em fase final de produção por parte da Secretaria Estadual. Além de reconhecer iniciativas inspiradoras, servirá de base para projetar ações públicas.
Linhas temáticas
A linha temática Produtos Premium em Alimentos e Bebidas e Subprodutos mapeia casos de sucesso de produtos ou linhas de produtos de alto valor agregado de empresas do setor de alimentos e bebidas que utilizaram a estratégia de agregação de valor como forma de diferenciação, incorporando inovação e conhecimento. Entre os critérios de seleção estiveram, entre outros, a capacidade de inspirar iniciativas de inovação nos demais segmentos do setor, resultado da inovação implementada (produto, processo e mercado) e vínculo entre a inovação e a estratégia.
Os casos inscritos deveriam contemplar produtos ou subprodutos das cadeias produtivas de vinhos e espumantes, arroz, cachaça, carnes e derivados, frutas e sucos, leite e derivados, azeite de oliva, alimentos e bebidas em geral, noz pecan e cerveja artesanal.
A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, numa parceria com o Sebrae/RS, está organizando mesa de conversa online para apresentação dos casos de sucesso, quando serão detalhados os processos de inovação.
Leite Languiru Origem
O Leite Origem é um produto diferenciado, com a coleta da matéria-prima e o processo de envase efetuados em até 24h, seguindo padrões rígidos de manejo e qualidade do leite nas propriedades dos associados produtores, que resulta em um leite sem adição de estabilizantes, com características próprias de pureza, frescor e sabor. Estas características de produção e envase são inovadoras no setor do leite.
O Leite Languiru Origem é o único com rastreabilidade desde a origem da matéria-prima, passando pelo processo de industrialização e até sua chegada no ponto de venda. Via QR Code individual em cada embalagem UHT de um litro, os consumidores podem realizar a leitura utilizando smartphone, tecnologia que é uma evolução da aplicação do QR Code das embalagens do leite convencional da Cooperativa (que possibilita a rastreabilidade a partir da industrialização).
Esse processo contou com amplo estudo mercadológico e de viabilidade por parte da Languiru e dos parceiros do projeto, como as multinacionais SIG Combibloc e Siemens, além do fundamental envolvimento do Setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Cooperativa. A partir disso a Languiru vislumbrou o diferencial no mercado com a apresentação do Leite Origem, que também valoriza a profissionalização da cadeia produtiva.
A matéria-prima é produzida em cinco propriedades rurais selecionadas de associados da Cooperativa. Localizadas no Vale do Taquari e certificadas pelo programa de Boas Práticas na Fazenda (BPF) da Languiru, a proximidade dessas propriedades rurais da Indústria de Laticínios, em Teutônia, permite agilidade de coleta da matéria-prima e sua industrialização.
“A Cooperativa Languiru gerencia programas que fiscalizam o manejo na propriedade rural, as condutas na indústria e a expedição do seu mix de produtos. O intuito é preservar as características naturais das matérias-primas e garantir a qualidade dos produtos. O Leite Origem agrega valor à matéria-prima, num processo constante de profissionalização da cadeia produtiva”, destaca o presidente Dirceu Bayer.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Languiru
Crédito das fotos: Leandro Augusto Hamester e Marcos Nagelstein/Agência Preview (foto do presidente)
Inovação
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
MODALIDADE DIGITAL
OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CNPJ 92.685.460/0001-19
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Ordinária, a realizar-se na modalidade digital, no dia 27 de Abril de 2021, tendo como local, para todos os efeitos legais, a sede da OCERGS na rua Felix da Cunha, 12, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:
1) Apreciar e deliberar sobre a Prestação de Contas do exercício de 2020, incluindo o Parecer dos Auditores Independentes e o do Conselho Fiscal, o Relatório de Gestão, o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo dos Resultados;
2) Apreciar e deliberar sobre o Plano de Trabalho, o Orçamento de Receitas e Despesas do Exercício de 2021;
3) Homologar a fixação do valor das Cédulas de Presença dos integrantes da Diretoria, do Conselho Fiscal, do Conselho de Ética, do Conselho Técnico Sindical e da remuneração do Diretor Secretário, do Diretor Técnico Sindical e do Presidente da OCERGS;
4) Autorizar o Presidente e o Diretor Técnico-Sindical da Entidade a firmar convenções Coletivas e/ou Acordos em processos de Revisão e/ou Dissídios Coletivos;
5) Definir o valor da Contribuição Assistencial para o exercício de 2022;
6) Assuntos gerais, sem caráter decisório.
Notas:
- A participação e votação se darão através de sistema eletrônico, por meio da plataforma ‘Microsoft Teams’. As informações sobre o envio do link acesso, bem como os documentos relativos à ordem do dia estão disponíveis em http://www.ocergs.coop.br/ago2021
- Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 1 de Abril de 2021, é de 414 (quatrocentos e quatorze) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade.
Porto Alegre, 9 de Abril de 2021.
Vergilio Frederico Perius,
Presidente
Inovação
Quatro variedades de uvas, de três safras especiais, que resultaram num grande vinho. Esta é a receita para celebrar em grande estilo as nove décadas da Vinícola Aurora, completadas em fevereiro deste ano. Acaba de chegar para o consumidor o rótulo Aurora 90 Anos, um vinho tinto elaborado com 30% de Cabernet Sauvignon 2015, 50% de Merlot 2018, 15% Tannat 2018 e 5% de Cabernet Franc 2019. Foram elaboradas 36 mil garrafas do vinho que é vendido por R$ 90, na loja da Aurora, junto à unidade Matriz, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, ou pelo telefone (54) 3455.2095.
Neste ano, a Aurora traz uma inovação no contrarrótulo, com um QR Code que leva à uma animação sobre a história da vinícola mais premiada do país, desde a fundação, em 1931, por 16 famílias, até os dias atuais, quando está consolidada como líder de mercado em vinhos finos, sucos de uva e cooler. A tecnologia utilizada é a Realidade Aumentada.
Com passagem de 12 meses por barricas de carvalho americano, o Aurora 90 Anos foi elaborado exclusivamente com uvas da Serra Gaúcha, onde o solo é argiloso, com presença de rochas de basalto, topografia com declive moderado a baixo, clima frio à noite e moderadamente quente durante o dia. Sua coloração é rubi intensa com reflexos vermelho profundo. E os aromas de alta intensidade remetem ao café, tabaco, baunilha, mentol, fruta vermelha madura (ameixa) e fruta preta madura (cassis). Em boca, é um vinho equilibrado (álcool/acidez), persistente, mineral, com taninos aveludados bem presentes.
O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, destaca que o produto segue a tradição da vinícola mais premiada do país, de lançar um vinho comemorativo a cada cinco anos - o primeiro foi no cinquentenário, em 1981.
“É um vinho que está à altura das comemorações pelos 90 anos da Aurora, que traduz toda a história de uma empresa que é alicerçada no trabalho, na dedicação das 1,1 mil famílias produtoras e na evolução tecnológica que nos dá condições de elaborar um produto como esse. Esse é um ano mais do que especial para a cooperativa, com mais uma grande safra, e com desafios que são do tamanho da Aurora”, antecipa o presidente.
O enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio, explica que para a elaboração do vinho foram escolhidas algumas das variedades mais representativas e que contam a história da Aurora ao longo dos 90 anos. O profissional acrescenta que o corte com uvas de safras especiais para cada uma das castas traz uma complexidade e um equilíbrio perfeito.
“Como enólogo, tenho muito orgulho de poder dar minha contribuição, junto à toda equipe de funcionários, e levar para o consumidor um vinho muito especial”, reforça Zilio.
Sobre harmonizações, o enólogo afirma que por ser um vinho com muito bom corpo e potencial de guarda, harmoniza perfeitamente com grelhados, churrascos, assados de carnes de caça, queijos de massa dura como o grana e massas com molhos encorpados.
Inovação marca lançamento
Além de marcar a data com o lançamento de mais um vinho especial, a Vinícola Aurora propõe uma experiência interativa para o público. O gerente de Marketing, Rodrigo Valerio, explica que a empresa faz um convite para que o consumidor conheça mais sobre a história da Aurora, acessando via QR Code, que está no contrarrótulo.
Imediatamente, pode ser visualizado como foi a fundação da cooperativa, galeria de ex-presidentes, fotos e fatos históricos e outras curiosidades sobre a empresa. A realidade aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais com elementos do mundo real através de uma câmera.
“Trabalhamos com um conceito de realidade aumentada e interação com o público. A ideia é trazer inovação para uma categoria que geralmente é mais relacionada ao clássico. É uma forma de associarmos o fato histórico dos 90 anos com a busca constante por estreitar esse contato com o consumidor”, resume.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Vinícola Aurora
Inovação
O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado de 29 de março a 1º de abril, de forma online e gratuita. Durante quatro dias, debates vão oportunizar novos conhecimentos, troca de ideias e negócios, visando o aproveitamento do biogás para a geração de energia elétrica, energia térmica e biometano.
Com temáticas que promovem o debate sobre o potencial da produção de biogás no Brasil, suficiente para suprir 34,5% da demanda de energia elétrica no País ou para substituir 70% do consumo de diesel, o 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será realizado de 29 de março a 1º de abril, em formato online. Além dos dados que projetam a expansão do setor, o evento traz debates sobre pesquisa, inovação e soluções, e irá oportunizar prospecção de negócios para a indústria e para produtores de biogás.
O Fórum, inicialmente previsto para ser presencial em 2020 e adiado para março de 2021, precisou se adequar à realidade imposta pela pandemia da Covid-19. “Diante da necessidade do distanciamento social, decidimos levar o Fórum ao lugar seguro de cada participante, respeitando a segurança sanitária necessária para o momento”, observa a coordenadora do 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, pesquisadora Suelen Paesi, da Universidade de Caxias do Sul, instituição que sediaria o evento presencial. Desde o ano passado, o Fórum manteve seu público conectado com uma produtiva agenda de webinars e, também por isso, os realizadores acreditam que o formato online deve ampliar a participação.
“O recado importante que será entregue no evento refere-se ao potencial de produção de biogás no Brasil e às possibilidades de conversão dessa energia renovável, gerada a partir de resíduos orgânicos, em energia elétrica, térmica e biometano como combustível veicular,” explica Suelen. “Olhamos para o mapa do biogás no País e percebemos que ainda são poucos os parques ou plantas. Por que, se temos tantas oportunidades?”, instiga a pesquisadora. A programação prevê debate amplo sobre os gargalos de produção, mas, também, aponta soluções da pesquisa e de experiências já comprovadas e modelos estabelecidos, indica Suelen.
O evento mantém a mesma estrutura de programação, tanto de palestras quanto de negócios. As transmissões de palestras ao vivo dão conta de apresentar os temas e abrir o mesmo espaço para interação, esclarecimento de dúvidas e apontamentos ao assunto da apresentação.
Inovação
Da agropecuária, surge uma das principais fontes de substrato para produção de biogás em sistemas de biodigestão no Brasil. O assunto será o tema da primeira atividade da programação do Fórum, no dia 29 de março, no Seminário Biogás e Biometano: Oportunidades Econômicas para o Meio Rural da Região Sul, com produtores de biogás na agropecuária e o apoio de extensionistas do IDR Paraná, Epagri/SC e Emater/RS.
De acordo com a Nota Técnica Panorama do Biogás no Brasil em 2019, na classificação por substrato, o segmento abriga o maior número de plantas de biogás com fins energéticos no País. Na sequência, aparecem a Indústria, e, após, Resíduo Sólido Urbano (RSU) e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O estudo também aponta que a energia elétrica é a aplicação energética mais representativa do cenário nacional, com 84% das plantas, consumindo 86% do volume de biogás produzido.
Embora focado na realidade e em demandas da região Sul, o Fórum também abre as portas para participantes de outros lugares, inclusive, internacionais. O painel programado para o dia 31 de março, por exemplo, vai propor o debate sobre a sinergia entre Brasil e Reino Unido para o setor.
As vantagens do evento virtual também beneficiam o Espaço Biogás de Negócios. Na plataforma EventMobi, onde irá ocorrer o Fórum, os participantes poderão conhecer os estandes virtuais das empresas, promover reuniões e propor parcerias. Até o produtivo momento de coffee break, mais informal e tradicionalmente uma boa oportunidade de networking, será contemplado pela plataforma, em chats temáticos abertos a todos os participantes. Durante o evento, será mantida a apresentação das práticas que os debates propõem: a visita técnica a plantas de biogás ganhará tour virtual.
O 3º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano será gratuito e terá vagas limitadas. Os participantes que já haviam se inscrito para o evento presencial foram ressarcidos. A reabertura das inscrições para todos os públicos – empresas, profissionais e estudantes – será divulgada pelo site do evento: biogasebiometano.com.br
O Fórum é realizado pelo CIBiogás, Embrapa e Universidade de Caxias do Sul, e tem organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (SBERA).
Para saber mais
O que é biogás - É uma mistura de gases composta principalmente por metano e dióxido de carbono, obtida normalmente através do tratamento de resíduos domésticos, agropecuários e industriais, por meio de processo de biodegradação anaeróbia, ou seja, na ausência de oxigênio. O biogás pode ser aplicado na geração de energia elétrica e energia térmica e na produção de biometano, um biocombustível similar ao gás natural. Durante o processo, também há produção de biofertilizante.
Quem pode produzir - Propriedades rurais, aterros sanitários e indústrias relacionadas à agropecuária. Também é possível produzir biogás com esgoto e resíduos de alimentos (domésticos, comerciais e industriais).
Inovação
Você já ouviu falar do Geração Cooperação? Ultraconectado com a autenticidade e criatividade dos jovens, Geração é uma plataforma coletiva de construção de conhecimento sobre o cooperativismo, que busca estabelecer um canal de comunicação com as novas gerações no ambiente em que elas passam a maior parte do seu tempo: a internet. O blog é uma das principais referências de conteúdo sobre o tema e acaba de atingir neste mês a marca de 600 artigos.
Com a proposta de oferecer conteúdo de qualidade às novas gerações, repletas de jovens hipercognitivos, capazes de viverem múltiplas realidades, presenciais e digitais, ao mesmo tempo, o Geração Cooperação busca mostrar aos jovens o pensamento moderno e sustentável desse modelo de negócio, que tem muito em comum com o seu dia a dia, caracterizado por um espírito colaborativo da cultura digital. E mais do que isso, a ideia é apresentar o movimento cooperativo como uma opção acessível para o momento da escolha profissional. Sim, o cooperativismo é um caminho que une desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo.
Cooperativismo moderno
O Geração desmistifica o cooperativismo ortodoxo e pragmático que habita o pensamento de algumas pessoas. Rompe paradigmas de que o movimento está vinculado somente ao agronegócio. Aproxima o jovem da realidade a partir de entrevistas com profissionais, estudantes e gestores dos diferentes tipos de cooperativas. Tudo isso em constante diálogo com o público, através de seus espaços abertos à participação.
Interação nas redes sociais
Nossa plataforma é sua também, pois a essência do projeto é justamente a interação, o feedback. E para falar com você, nada melhor que o Geração estar presente nas redes sociais: Facebook, Twitter, YouTube e Instagram. Por isso, você que vive conectado no mundo digital, nesse turbilhão de informações que são apresentadas a todo instante, que tem facilidade em produzir conteúdo, é criativo e gosta de contar e ouvir histórias: segue a gente lá, curte e deixa a tua opinião. Dialogamos, entendemos e agregamos. Somos avessos à polarização, compreendemos e respeitamos as diferenças.
GC em números
- 600 artigos publicados;
- Mais de 700 mil visualizações no YouTube;
- 25 mil horas de exibição no YouTube;
- Mais de 500 publicações no Instagram;
- 74.736 seguidores na página do Facebook;
- 788 tweets.
Inovação
Com o propósito de incentivar a leitura para crianças e adolescentes, a Abelhuda, biblioteca móvel que integra as iniciativas do Programa União Faz a Vida da Sicredi Pioneira RS, está de cara nova.
Em atividade desde 2011, o veículo que já passou por diferentes mudanças, recebeu recentemente mais uma melhoria significativa. Na última manutenção, a Abelhuda ganhou a instalação de placas solares e agora pode ser considerada uma biblioteca móvel autossustentável. Além das placas, o veículo também foi equipado com um toldo elétrico e uma nova adesivagem.
Para a assessora de Programas Sociais da Sicredi Pioneira RS, Bianca Hennemann, é muito importante educar pelo exemplo e por isso essa transformação do veículo deve somar com o trabalho já desempenhado pelo Programa e pela Abelhuda.
“A gente educa muito pelo exemplo. Mostrar que os veículos também podem prezar pela questão da sustentabilidade e oferecer essa fonte renovável que é a energia solar é uma prática importantíssima. Vamos usar essas placas para subsidiar o próprio veículo, a parte elétrica - interna dele. É algo que certamente vai despertar o interesse das crianças, vão perguntar ‘o que é, como funciona’. Assim, vamos promover o aprendizado e mostrar que existem outras fontes de energia além da tradicional”, afirma Bianca.
Desde o início da pandemia, a Abelhuda não tem visitado as escolas, mas os alunos das instituições parceiras do União Faz a Vida continuam recebendo assistência. O monitor pedagógico Daniel Stein tem gravado vídeos e enviado para os alunos. Alguns com contação de histórias, inclusive disponíveis no canal da Sicredi Pioneira no YouTube.
Mais do que um incentivo à leitura, a Abelhuda também estimula o diálogo, a solidariedade, a partilha de documentos em comum, por meio do empréstimo de livros, e à arte de maneira geral, sendo a música uma das portas principais. Atualmente, o veículo está equipado com cerca de 1.000 títulos, desde a educação infantil até o ensino médio. Desde 2016, ano em que a Abelhuda deixou de operar em uma kombi e passou a atuar em uma van, foram realizadas 768 visitas, número que representa um impacto positivo na rotina de aproximadamente 1.171 crianças e adolescentes.
Sobre o União Faz a Vida
O programa tem como objetivo promover práticas de educação com foco nos princípios da cooperação e cidadania. Ocorre através da aplicação da metodologia de projetos (incentiva alunos a evidenciarem a sua capacidade de participação como agentes empreendedores do seu próprio desenvolvimento) e ações pedagógicas. Atualmente, o programa está implantado em todos os 21 municípios da área de ação da Sicredi Pioneira RS.
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