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Plantando o Bem da Cooperativa Santa Clara chega a 6ª edição

Plantando o Bem da Cooperativa Santa Clara chega a 6ª edição

O comprometimento com a comunidade onde está inserida é um dos princípios da Cooperativa Santa Clara. Com o intuito de fortalecer essa relação, nasceu há seis anos o Plantando o Bem, ação que visa levar informações sobre alimentação saudável e sustentável para crianças e adolescentes, onde eles estiverem, e mobilizar funcionários, comunidade e associados para a consciência ambiental.

Em edições anteriores, o projeto criou e revitalizou hortas, promoveu oficinas culinárias e estimulou as crianças a colocarem em prática em casa todo o conhecimento adquirido em anos anteriores.

Já no ano passado, devido a pandemia, os professores foram responsáveis por intermediar a atividade através da entrega dos materiais, orientações e de uma cartilha e mudas de hortaliças disponibilizadas pela Cooperativa.

Em 2021, o Plantando o Bem trará uma proposta diferente de outras edições, o projeto também irá acontecer de forma on-line. A Santa Clara elaborou materiais audiovisuais com a nutricionista Daniela Melere e a psicopedagoga Cristiane De Mello Patzlaff Kleinowski; e uma cartilha com atividades didático-pedagógicas envolvendo a criatividade e estimulando estudantes do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental com novas experiências.

Para 2021, a projeção é que sejam contempladas 4.300 crianças. O Plantando o Bem é desenvolvido em cidades onde a Cooperativa possui unidades: Carlos Barbosa, Casca, Cotiporã, David Canabarro, Estação, Fagundes Varela, Jacutinga, Nova Roma do Sul, Paraí, São Pedro da Serra, Veranópolis, Vila Maria, Quinze de Novembro, Paim Filho e Tapera além de Barão, Boa Vista do Sul e Garibaldi.

Para saber mais sobre o Plantando o Bem acesse www.plantandoobem.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Santa Clara

Languiru amplia área de atuação e inicia operações da 11ª loja Agrocenter

Languiru amplia área de atuação e inicia operações da 11ª loja Agrocenter

No dia 17 de agosto iniciaram as operações da 11ª loja Agrocenter Languiru. Instalada em São Lourenço do Sul, atende projeto de expansão da Cooperativa à Região Sul do Estado, com a captação de matéria-prima, especialmente leite e milho, disponibilização de infraestrutura de loja agropecuária e assistência técnica.

A área ocupada possui 4.400m², com amplo espaço de estacionamento e de manobra para caminhões. O prédio conta com 990m², dos quais 300m² de loja. Está localizado na Rua Coronel Nono Centeno, número 1184.

Oferece produtos para o campo e para a cidade, como itens de bazar, jardinagem e ferramentas, material elétrico e hidráulico, espaço pet, acessórios para ordenha, nutrição animal, forrageiras, farmácia veterinária e insumos para plantio, ferragens, fertilizantes, máquinas e implementos agrícolas, além do serviço de manutenção e pós-venda.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30min às 18h; e aos sábados, das 08h às 12h. O local conta com 13 empregados, além de dois profissionais para assistência técnica aos associados. Mais informações pelo fone (53) 3251-3988.

Evolução

Em 2014 um grupo de produtores locais visitou a Languiru, interessado em conhecer mais sobre a estrutura de suporte da Cooperativa. As conversas evoluíram e, em novembro de 2020, profissionais do Departamento Técnico da Languiru iniciaram com a associação de produtores, quando igualmente teve início a captação de matéria-prima da região, especialmente leite. “Começamos com dez associados, que produziam dez mil litros de leite/dia. Na última safra também recebemos milho da região. Hoje já são 35 associados, que entregam cerca de 30 mil litros de leite/dia”, destacou o gerente de Agrocenter, Martim Fernando Brackmann.

O gerente de Máquinas e Equipamentos, Neodi Elias Tischer, falou da estrutura de Agrocenter Máquinas em São Lourenço do Sul. “Esse segmento possibilita acesso a novas tecnologias e inovação no campo.”

O coordenador da loja, Rudimar Cerutti, agradeceu pela receptividade. “Fomos muito bem recebidos e temos uma equipe muito boa para atender os produtores da região. Oferecemos suporte no processo de associação à Languiru, além do trabalho diferenciado de assistência técnica.”

Potencial

O presidente Dirceu Bayer enalteceu a diversidade de negócios e o mix de produtos, valorizando o desenvolvimento das comunidades onde a Languiru está presente. “São Lourenço do Sul e municípios vizinhos possuem um grande potencial para a produção de leite e cultivo do milho. Viemos para cá com toda força, disponibilizando uma bela estrutura de loja Agrocenter, onde o produtor e a comunidade encontram o que precisam para o seu dia a dia, além da assistência técnica no campo, objetivando a eficiência produtiva”, disse, valorizando a mão de obra disciplinada e o patrimônio de terras para o cultivo.

Sucesso

O presidente da Câmara de Vereadores de São Lourenço do Sul, Paulo Sérgio Silva Pereira, falou de empreendedorismo. “É isso que precisamos, uma Cooperativa para a geração de empregos, renda e impostos. Nosso trabalhador rural tem forte identificação com o que a Languiru oferece, por isso tenho certeza que terá vida longa na cidade”.

O prefeito Rudinei Härter valorizou o agronegócio. “O produtor rural sabe trabalhar e busca o desenvolvimento. Com assistência técnica, dará importante contribuição para o crescimento da Languiru, assim como os investimentos da Cooperativa contribuem para o desenvolvimento do município.”

Primeiros clientes

O pedreiro Delson Dettmann, da localidade de Sesmaria, interior de São Lourenço do Sul, fez a primeira compra na unidade: um jogo de chaves. “Gostei muito da vinda da Languiru. Com certeza vou voltar para mais compras e trazer outras pessoas comigo.”

O produtor de leite Michel Knuth, com propriedade no interior de Pelotas, foi o primeiro a comprar no Agrocenter na condição de associado: produtos de limpeza para a ordenha. “A Languiru veio para apoiar o produtor rural da região. Estávamos torcendo por isso.”

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru

Escoop promove Webinar sobre LGPD

Escoop promove Webinar sobre LGPD

A Escoop e o Sescoop/RS promovem, no dia 26 de agosto, a partir das 15h, o Webinar LGPD: Aspectos Práticos na Implementação - Online.

A palestra será ministrada pelo professor Cristhian Groff, ocorrerá na modalidade online, através da plataforma Teams e não será permitido o acesso às gravações de aula para recuperação de frequência.

O objetivo da palestra é informar o público presente sobre os principias aspectos práticos relacionados à implementação da conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD e à estruturação de Programas de conformidade em proteção de dados pessoais.

Dentre os principais assuntos estão breves resumos sobre os conceitos da LGPD; Principais ações para conformidade (10 ações serão apresentadas); Roadmap de priorização das ações; Respostas de dúvidas e questionamentos.

Contribua para esse Webinar, coloque suas dúvidas e sugestões de conteúdos: AQUI

Investimento:

O Webinar é ofertado de maneira gratuita para cooperados e colaboradores de cooperativas registradas e regulares no Sistema OCERGS e aderentes a pelo menos um programa de monitoramento do SESCOOP/RS.

Importante: Para obter a isenção, será necessário anexar, durante o processo de inscrição, o comprovante de vínculo com a cooperativa. Será aceito o termo de vínculo com a cooperativa com data atual ou cópia da carteira de trabalho (página de identificação e página do contrato de trabalho) ou cópia de matrícula do cooperado ou cópia do cartão da conta corrente, no caso de instituições financeiras cooperativas.

Consulte a regularidade da sua cooperativa AQUI

Para esclarecimento de dúvidas e mais informações:

E-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Whatsapp: (51) 98914-0206

Ocergs convoca cooperativas para Assembleia Geral Extraordinária

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

MODALIDADE DIGITAL

OCERGS – SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS

DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

CNPJ 92.685.460/0001-19

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da OCERGS – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições e de conformidade com o Estatuto Social da Entidade, CONVOCA as cooperativas registradas para a Assembleia Geral Extraordinária, a realizar-se na modalidade digital, no dia 30 de Agosto de 2021, tendo como local, para todos os efeitos legais, a sede da OCERGS na rua Felix da Cunha, 12, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, às 8h em primeira convocação, com a presença da maioria das cooperativas regulares; em segunda convocação, às 9h, com a presença de 1/3 (um terço) das cooperativas regulares; em terceira convocação, às 10h, com a presença mínima de 20 (vinte) cooperativas regulares com a seguinte ordem do dia:

1) Deliberação a respeito do Planejamento Estratégico do Sistema OCERGS-SESCOOP/RS, 2021-2023, nos termos do art. 30, “l” do Estatuto Social;

2) Deliberação a respeito de proposta de aplicação de recursos suplementares  para a conclusão das reformas do prédio do Centro de Formação Profissional Cooperativista – CFPC, situado na Av. Berlim, 409, Porto Alegre, RS.

3) Assuntos Gerais.

Notas:

  1. A participação e votação se darão através de sistema eletrônico, por meio da plataforma ‘Microsoft Teams’. As informações sobre o envio do link acesso, bem como os documentos relativos à ordem do dia estão disponíveis em http://www.ocergs.coop.br/age2021
  2. Para fins de verificação de “quorum”, nos termos do art. 14, “a” do Estatuto Social, o número total de cooperativas registradas e adimplentes, em 12 de Agosto de 2021, é de 368 (trezentas e sessenta e oito) conforme relação afixada no Saguão da Sede Administrativa da Entidade. 

Porto Alegre, 17 de Agosto de 2021.

Vergilio Frederico Perius,

Presidente

Coops conhecem startups pré-selecionadas para programa

Coops conhecem startups pré-selecionadas para programa

O programa Inovacoop Conexão com Startups está a todo vapor. Nesta segunda-feira, a Innoscience, empresa de consultoria e parceira do Sistema OCB no desenvolvimento do programa, apresentou às coops participantes a ferramenta Connection, por meio da qual vão conhecer as startups pré-selecionadas para o desenvolvimento do projeto piloto.

A ideia é que as coops iniciem a avaliação para que, durante a programação da Semana de Inovação, que vai ocorrer de 13 a 17 de setembro, possam ter até três boas opções para o Pitch Day, que é quando as startups se apresentam para as coops.

“Essa reunião é essencial para nortear o trabalho da nossa parceira que, além de receber a inscrição de startups interessadas no programa, também estão em busca ativa de outras opções que possam atender a necessidade das coops. Vale ressaltar que as startups com as melhores soluções serão escolhidas para seguir à próxima etapa do programa no Pitch Day. E as startups selecionadas farão parceria com as coops para desenvolvimento de um piloto”, comenta a coordenadora de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.

O objetivo do programa é que, com base na inovação aberta, ou seja, que ocorre com parcerias ou intercooperação, as coops possam solucionar seus desafios, aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.

BREVE HISTÓRICO

Ao todo, 30 desafios foram inscritos. A seleção foi feita pela OCB junto com a parceira Innoscience, levando em conta os seguintes critérios: regularidade da coop junto à OCB, relevância da solução do desafio para o ramo, possibilidade de aplicação da solução em pelo menos cinco coops, capacidade de investimento da coop no projeto piloto, disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup e o perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.

CONFIRA OS DESAFIOS SELECIONADOS

Prontuário eletrônico e informações em tempo real (Unimed Vitória): A grande quantidade de usuários e unidades de clínicas dificulta a consolidação de informações do Prontuário do Paciente entre sistemas clínico-assistenciais das Cooperativas que utilizam diferentes ERPs. Além disso, o sistema carece de um barramento tecnológico padrão que permita a troca de informações sobre os pacientes tratados.

Agenda eletrônica unificada e informações em tempo real (Uniodonto Paulista): Os usuários enfrentam dificuldades no agendamento de consultas e exames médicos, lidando com um sistema burocrático e pouco eficiente de agendamento, causando desistências e comprometendo a experiência do usuário.

Gestão de acessos a áreas restritas no hospital (Unimed Vitória): A minimização da contaminação e transmissão cruzada que é transmitido principalmente pelas mãos dos profissionais da saúde, é um dos principais itens que necessitam de ser atacados dentro dos hospitais. Por não haver nenhuma forma de controle sistêmico, todos EAS's (Estabelecimento Assistencial de Saúde) recorrem a campanhas e vigilâncias manuais que acabam apresentando baixa adesão e consequentemente baixa eficácia.

App de oferta de serviços (marketplace) (Fetrabalho/RS): Como podemos disponibilizar ao público todo o portfólio de serviços das cooperativas em uma única plataforma? Hoje os cooperados têm dificuldade na oferta própria de seus serviços e não fazem parte da chamada “economia de plataforma”.

Gestão e rastreabilidade da produção de café (Cooperativas de café do ES): Produtores têm dificuldade de fazer a gestão da sua propriedade. A partir disso, oportunidades de obtenção de certificações e melhorias em termos de custo e produtividade são perdidas com a falta de registro de informações.

Gestão de dados (FECOERMS): A grande quantidade de usuários do sistema dificulta a gestão e atualização de dados pessoais de cada perfil, tornando a operação menos eficiente. Além disso, com a nova lei geral de proteção de dados, se faz ainda mais necessária a organização e validação de dados dos associados e clientes em função da autorização do uso de dados e comunicação.

App para solução em transporte de cargas (FetransCoop): As cooperativas de transporte de cargas carecem de um modelo de atuação capaz de atender o público consumidor do transporte, efetivando a integração das cooperativas e promovendo a capilaridade para uma atuação mais competitiva no mercado.

Gestão de ações sociais (data view) (Central Ailos + Sicoob Central ES): O desafio está no registro, mensuração e histórico de ações sociais e patrocínio. A ferramenta será um importante aliado para organização, gestão e mensuração das demandas de ações sociais e patrocínio, além de proporcionar rapidez e transparência na consolidação de dados para prestação de contas aos cooperados e comunidade.

Pesquisa de satisfação e relacionamento (Sicoob Central Crediminas): Atualmente não há uma ferramenta padrão que possibilite às cooperativas singulares avaliarem o atendimento prestado pela cooperativa Central e nem para que os associados avaliem os serviços prestados pela cooperativa.

Comunicação interna e rastreabilidade de informações (Sistema OCB): Precisamos conectar os dados, informações, ações em uma rede única e intuitiva de comunicação, fazendo circular o conhecimento em todo o Sistema OCB.

Fonte: Sistema OCB

Supernova: Cotrijal lança programa inédito para jovens

Supernova: Cotrijal lança programa inédito para jovens

Um programa que gera conhecimento utilizando uma plataforma dinâmica e interativa, onde os participantes aprendem de forma coletiva, através de jogos, vídeos e outros formatos, e podem criar seu avatar, é a novidade que a Cotrijal lançou nesta quarta-feira, 4/8, para o seu público jovem. O Supernova Cotrijal é inédito e vai capacitar os jovens a serem agentes de transformação no meio em que vivem, dando continuidade ao trabalho no campo e também ao modelo cooperativista.

Gustavo Crystiano Eckstein, 19 anos, está empolgado. Associado da cooperativa, ele trabalha com os pais na propriedade, em Linha Ogeriza, Lagoa dos Três Cantos, e viu no programa uma oportunidade de aprendizado sobre temas importantes para o campo, de forma divertida, já que toda a formação vai acontecer em uma plataforma de gamificação. “É inovador e muito interessante esse formato e tenho certeza que será importante para meu futuro”, afirma o jovem, que já foi líder mirim da Cotrijal.

“É um programa consistente, com conteúdo muito relevante, transmitido de forma inovadora e adaptada à linguagem dos nossos jovens, que são o futuro das propriedades e também da cooperativa”, destacou o presidente da Cotrijal, ao participar do encontro de lançamento do programa, com a primeira turma, que reúne 62 participantes.

Ao longo de sua história, a Cotrijal já desenvolveu várias ações e apoiou iniciativas que visavam a formação e o ensino cooperativista aos jovens. À frente de todos os projetos voltados a esse público, o vice-presidente, Enio Schroeder, pontuou que o investir nessa geração é fortalecer o agro e o sistema cooperativista. “São filhos e netos de associados que tiveram papel essencial na cooperativa e darão sequência a esse legado”, afirmou.

Experiência bem-sucedida

Engenheiro agrônomo, com experiência de já ter trabalhado na área na Cotrijal e depois assumindo junto com os irmãos Fernando e Alberto a propriedade da família, com sede em Santo Antônio do Planalto, Henrique Matias Hummes, 34 anos, motivou os participantes com seu depoimento. “Só a caminhada nos traz confiança para avançar. O bom é que temos tecnologias, conhecimento e a cooperativa, que gera esse tipo de oportunidade para aprendermos e apoia em tudo”, destacou.

O programa

Ao todo, o programa vai envolver cerca de 200 jovens de 15 a 20 anos, divididos em três turmas. A segunda turma inicia aulas em setembro.

Serão três meses de capacitação, com uma aula semanal, trabalhando os temas pessoas, macroambiente, sustentabilidade e inovação. Os conteúdos são apresentados através de uma trilha, que inclui textos, vídeos e jogos. Ao completar as tarefas, os participantes ganham pontos, que podem ser revertidos em itens para seu avatar.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrijal

Agentes de cooperativas participam de programa de capacitação

O mês de julho marcou o encerramento do curso de extensão do Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas, que reuniu 41 participantes de 31 cooperativas gaúchas, representando os ramos Agropecuário, Saúde, Crédito e Infraestrutura. A capacitação foi realizada pelo Sistema Ocergs e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop.

Com carga horária de 16 horas, o Programa se divide em sete módulos de ensino e visa oferecer conhecimento técnico sobre as ferramentas e programas de apoio à cooperativa, oferecidos pelo Sistema Ocergs. Além disso, o treinamento gera subsídios para que os agentes das cooperativas possam elaborar projetos coerentes com os respectivos diagnósticos das suas coops.

Conheça os módulos

Módulo I - Sistema Cooperativista e Diretrizes (2h)

Módulo II - Planejamento Estratégico e OKR (2h)

Módulo III - Programas de Monitoramento (2h)

Módulo IV - Comunicação Persuasiva (2h)

Módulo V - Desbravando o GDH (4h)

Módulo V - Desbravando os diagnósticos (4h)

Módulo VI - Métodos Ágeis (2h)

Módulo VII - Inovação e Ecossistema de Inovação (2h)

Metodologia

O Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é ofertado na modalidade de educação à distância (EaD), ocorrendo na metodologia síncrona e assíncrona, com a utilização de webconferência na Plataforma Lector.

O curso agora será ofertado de maneira assíncrona. Serão 50 vagas e 90 dias para os inscritos realizarem o curso. As inscrições iniciam no dia 12/8 por meio do site do Sescoop/RS e vão até o dia 30 de agosto. A turma assíncrona será liberada no dia 1 de setembro. 

Certificação

A certificação será concedida a todos que concluíram o curso e apresentaram 75% de frequência de participação nas atividades em todos os módulos. Para o curso on-line 100% assíncrono, a certificação será baseada na realização de todas as etapas previstas do curso, tais como vídeos, materiais de leitura e teste.

Investimento e critérios para isenção da inscrição

A capacitação é ofertada de forma gratuita. Para isenção da inscrição no Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é necessário que a cooperativa seja registrada e esteja regular no Sistema Ocergs-Sescoop/RS, bem como faça adesão a um dos programas de Monitoramento.

Como faço para participar do Programa

Agentes de cooperativas interessados em participarem da capacitação podem enviar e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., manifestando interesse.

OCB lança estudo de análise e tendências de mercado

OCB lança estudo de análise e tendências de mercado

O que está acontecendo no mundo? Como isso impacta a sua cooperativa? Quais as principais tendências globais que você precisa ter no Radar? As respostas para estas e outras perguntas você vai encontrar no estudo Coop de olho no futuro: tendências de mercado diante de um novo mundo, lançado nesta quinta-feira (29), pelo Sistema OCB, como parte da programação da Semana ConexãoCoop, que termina nesta sexta-feira.

O lançamento ocorreu durante o painel O Futuro do cooperativismo, que contou com a participação do de Paula Abbas, professora titular de Inovação e Design Thinking do Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), que falou sobre a importância da alfabetização de futuros para desenho de cenários e proposição de estratégias; e de Letícia Setembro, sócia diretora da IF Futures que discorreu um pouco sobre a aplicação das tendências apresentadas pelo estudo, que é estruturado em três partes: forças estruturantes, dinâmicas emergentes e mapeamento econômico dos ramos selecionados.

Segundo a OCB, a finalidade do estudo é trazer um levantamento completo sobre as megatendências de mercado, além de apresentar as mudanças que já estavam em curso e foram aceleradas em razão da pandemia. Vale destacar que, em agosto, o documento será atualizado com seções específicas direcionadas a cada ramo.

DEVER DE CASA BEM FEITO

E sobre a relevância de pensar em cenários futuros, bem como nas estratégias para cada um deles, a Unimed BH foi convidada falar como tem levado esse assunto a sério. O diretor administrativo-financeiro, Eudes Arantes Magalhães, informou que a cooperativa do ramo saúde, com mais de 50 anos, possui 5,3 mil médicos cooperados, 1,3 milhão de clientes e faturou, em 2020, cerca de R$ 5,6 bilhões. Disse ainda que Unimed BH tem, desde 2014, uma área de estudos e análises de tendências para a definição de estratégias.

Já o gerente de Inovação e Conectividade da coop, Rafael Paolinelli, explicou como é possível antecipar o futuro usando esse centro de inovação. “Ele funciona como um hub de conexões e desenvolve um trabalho de prospecção e discussão de tendências de forma aberta e colaborativa com empresas nacionais e internacionais e, assim, é possível definir uma agenda de transformação”, comenta.

Por meio dessa área, a cooperativa discute, desde 2018, assuntos como inteligência artificial, que cresce fortemente e, também, sobre temas como experiência do cliente, futuro do trabalho e, claro, tele medicina.

GRATUITO

O estudo é um dos produtos que podem ser encontrados gratuitamente no site ConexãoCoop, que reúne em um só lugar informações e serviços focados no acesso aos mercados nacional e internacional, intercooperação, além de conteúdos e ferramentas de inteligência de mercado. Para acessar e conhecer basta clicar aqui.

ASSISTA O PAINEL

Clique para acessar o documento. E, para assistir tudo o que foi dito no painel, clique aqui.

Lançado o site ConexãoCoop

Um site onde é possível encontrar, em um mesmo lugar, produtos e serviços de qualidade e exclusivos que vão dar um norte para todas as coops. É assim o ConexãoCoop, lançado pelo Sistema OCB nesta segunda-feira (27/7), durante a abertura da Semana que leva o nome do portal. O lançamento contou com a participação do presidente Márcio Lopes de Freitas, da gerente geral da OCB, Tânia Zanella, cooperativistas e do co-fundador da HSM e autor de bestsellers como Gestão do Amanhã, José Salibi Neto.

O presidente do Sistema OCB destacou que as novidades apresentadas durante o evento, que vai até o fim desta semana (dia 30/7), são fruto das demandas apresentadas pelos mais de 1,5 mil participantes da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em 2019.

“Naquela época, colhemos a necessidade das nossas cooperativas e, imediatamente, iniciamos um trabalho muito focado em inovação, sustentabilidade e gestão. Tudo para assegurar o crescimento do modelo cooperativista, bem como a ampliação da participação delas nos mercados. Por isso, hoje, lançamos a plataforma ConexãoCoop, um lugar para nos encontrar e falar sobre tudo o que pode nos tornar ainda mais fortes”, reforça o presidente.

SITE

A gerente geral da OCB, Tânia Zanella, também participou da abertura e apresentou tanto a programação completa da Semana ConexãoCoop, que pode ser conferida aqui. Tânia explicou que o site Conexãocoop nasce com legítimo DNA coop, já que foi desenvolvido pela cooperativa Coopersytem, aqui do Distrito Federal.

Entre os destaques da ferramenta virtual está o calendário de eventos, que registra as iniciativas voltados ao acesso a mercados, tanto os realizados pelo Sistema OCB quanto os promovidos por entidades parceiras. Além disso, também mostra as oportunidades de feiras e missões, nacionais e internacionais, com os respectivos links para inscrição.

Também é possível encontrar informações a respeito de ações pra melhorar a competitividade do cooperativismo e a sustentabilidade do nosso modelo de negócio, como acesso a dados de inteligência de mercado além de informações úteis para exportação, ferramenta de mapeamento de compras públicas, participação de feiras e rodadas de negócio.

ACESSE

Para conhecer, acesse por aqui.
E para saber como foi a palestra de José Salibi Neto, clique aqui.

Fonte: Sistema OCB

Cotrirosa entrega livros à Acisap

Cotrirosa entrega livros à Acisap

A Cotrirosa realizou a entrega de livros  à Associação Comercial Industrial, Serviços e Agropecuária de Santa Rosa – Acisap. A ação fez parte das programações dos 53 anos de fundação da cooperativa, que lançou a campanha “Cotrirosa – Cooperar é difundir a cultura”, realizada no período de 29 de junho a 20 de julho.

A campanha aconteceu nos 23 supermercados da rede Super Cotrirosa e teve como objetivo promover a leitura e levá-la a diferentes públicos para estimular a cultura e o conhecimento, através do programa Biblioteca de Rua da Acisap. Esta é a segunda edição da campanha realizada pela Cotrirosa. 

O Programa Biblioteca de Rua, que proporciona o contato da população com o mundo dos livros, foi iniciado em 2015 e hoje conta com sete estruturas instaladas em pontos de maior circulação da cidade de Santa Rosa, sendo uma delas em frente ao Super Cotrirosa da avenida Flores da Cunha, no bairro Cruzeiro.

A Cotrirosa e Acisap agradecem a população que contribuiu com a campanha e, para que as bibliotecas não fiquem vazias, as doações continuam e podem ser feitas na sede da ACISAP.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrirosa

Tá chegando a Semana Conexão Coop!

Se você está em busca de informações e estratégias que façam a sua cooperativa se destacar num mercado cada vez mais competitivo e sempre de olho no cliente, então não perca a primeira edição da Semana Conexão Coop, que começa nesta segunda-feira (26/7) e vai até o dia 30 de julho. A abertura do evento contará com palestras do autor bestseller e cofundador da HSM, José Salibi Neto e do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Ambos falarão sobre como entender o ambiente de negócios e as suas complexidades, a importância de ser flexível e, também sobre o fato de a adaptação e a inovação serem o melhor caminho para sua cooperativa se desenvolver cada vez mais.

A palestra ocorre às 16h, do dia 26/7, no canal do YouTube do Sistema OCB. A palestra será ao vivo e não ficará gravada, então não perca essa oportunidade!

Sobre o palestrante

É cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva e, atualmente, trabalha com palestras em eventos por todo o Brasil com objetivo de ajudar empresas e profissionais a atingirem seus potenciais e tomarem decisões que podem determinar o futuro de seus negócios e carreiras.

É coautor do best-seller Gestão do Amanhã, obra que alcançou o primeiro lugar na lista dos mais vendidos da Folha de São Paulo, e das obras O Novo Código da Cultura, O que as Escolas de Negócios Não EnsinamO Algoritmo da Vitória e o mais novo, Estratégia Adaptativa.

Conviveu e trabalhou por mais de duas décadas com todos os principais pensadores da gestão, como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter e Philip Kotler e líderes mundiais como Bill Clinton, Tony Blair, Al Gore e Rudolph Giuliani. Como Coach e Master Coach, obteve seis certificações no Brasil e Estados Unidos.

CONEXÃOCOOP

O Sistema OCB quer que a sua cooperativa voe cada vez mais alto, desbrave novos mercados, amplie os horizontes e descubra caminhos ainda melhores para se destacar nos negócios. Pensando nisso, criou um site onde é possível encontrar tudo o que sua coop precisa para alcançar seus objetivos. Estamos falando do ConexãoCoop – uma plataforma de negócios do cooperativismo brasileiro.

O lançamento desse novo site repleto de informações e novidades sobre economia, novos mercados e intercooperação, vai ocorrer durante a Semana ConexãoCoop. Serão 5 dias com lives, palestras e workshops com grandes convidados como Diego Barreto, vice-presidente do iFood, e Juan Jensen, economista e sócio da 4eintelligence, entre outros, que trarão trazer novidades sobre os cenários nacional e internacional.

Gostou? Então marca na agenda: de 26 a 30 de julho. 

Clique aqui para conhecer programação completa.

Cotrirosa promove Campanha “Cotrirosa - cooperar é difundir a cultura”

Cotrirosa promove Campanha “Cotrirosa - cooperar é difundir a cultura”

A Cotrirosa segue até o dia 20 de julho com a campanha “Cotrirosa - cooperar é difundir a cultura”, que tem como objetivo promover a leitura e levá-la a diferentes públicos como ação que visa estimular a cultura e o conhecimento, através do projeto Biblioteca de Rua da Acisap de Santa Rosa.

Na prática, a campanha consiste na doação de livros de literatura infantil, infanto-juvenil, adulto e revistas. São 23 pontos de coletas localizados em todos os supermercados da Cotrirosa. Os livros arrecadados serão destinados à Acisap para serem distribuídos para as sete bibliotecas instaladas no município.

A campanha integra as programações dos 53 anos de fundação da Cotrirosa, que é guardiã da biblioteca localizada em frente ao Super Cotrirosa da Avenida Flores da Cunha, em Santa Rosa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrirosa

Fetrabalho/RS participará da primeira edição do Programa Inovacoop Conexão com Startups

Fetrabalho/RS participará da primeira edição do Programa Inovacoop Conexão com Startups

A OCB acaba de divulgar a lista dos 10 desafios que participarão da primeira edição do programa Inovacoop Conexão com Startups. A ideia é que, com base na inovação aberta, ou seja, que ocorre com parcerias ou intercooperação, as coops possam aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.

Ao todo, 30 desafios foram inscritos. A Fetrabalho/RS é a única representante do Rio Grande do Sul no Programa, inscrita com o desafio: "Marketplaces de serviços: Como podemos disponibilizar ao público todo o portfólio de serviços das cooperativas em uma única plataforma? Hoje os cooperados têm dificuldade na oferta própria de seus serviços e não fazem parte da chamada “economia de plataforma”.

Para a presidente da Fetrabalho/RS, Margaret da Cunha, é um orgulho e a prova de que as cooperativas do ramo estão cada vez mais, sendo reconhecidas pelos trabalhos que desenvolvem. "Pretendemos, através da plataforma, beneficiar e dar espaço a cooperativas de todo o Brasil, não só do nosso estado. Temos muito trabalho pela frente e muito a construir, mas juntos seremos capazes de romper barreiras e mostrar que somos capazes de desenvolver e entregar ótimos serviços", destaca Margaret.

A seleção foi feita pela OCB junto com a parceira Innoscience, levando em conta os seguintes critérios: regularidade da coop junto à OCB, relevância da solução do desafio para o ramo, possibilidade de aplicação da solução em pelo menos cinco coops, capacidade de investimento da coop no projeto piloto, disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup e o perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.

PERFIL DAS SELECIONADAS

Crédito: 2 desafios
Saúde: 3 desafios
Agro: 1 desafios
Infra: 1 desafio
Trabalho: 1 desafio
Transporte: 1 desafio
Sistema OCB: 1 desafio

CONFIRA OS DEMAIS DESAFIOS SELECIONADOS

Prontuário Eletrônico (Unimed Vitória): A grande quantidade de usuários e unidades de clínicas dificulta a consolidação de informações do Prontuário do Paciente entre sistemas clínico-assistenciais das Cooperativas que utilizam diferentes ERPs. Além disso, o sistema carece de um barramento tecnológico padrão que permita a troca de informações sobre os pacientes tratados.

Agenda Eletrônica (Uniodonto Paulista): Os usuários enfrentam dificuldades no agendamento de consultas e exames médicos, lidando com um sistema burocrático e pouco eficiente de agendamento, causando desistências e comprometendo a experiência do usuário.

Gestão de acessos a áreas restritas (Unimed Vitória): A minimização da contaminação e transmissão cruzada que é transmitido principalmente pelas mãos dos profissionais da saúde, é um dos principais itens que necessitam de ser atacados dentro dos hospitais. Por não haver nenhuma forma de controle sistêmico, todos EAS's (Estabelecimento Assistencial de Saúde) recorrem a campanhas e vigilâncias manuais que acabam apresentando baixa adesão e consequentemente baixa eficácia.

Gestão e rastreabilidade do café (cooperativas de café do ES): Produtores têm dificuldade de fazer a gestão da sua propriedade. A partir disso, oportunidades de obtenção de certificações e melhorias em termos de custo e produtividade são perdidas com a falta de registro de informações.

Gestão de dados (FECOERMS): A grande quantidade de usuários do sistema dificulta a gestão e atualização de dados pessoais de cada perfil, tornando a operação menos eficiente. Além disso, com a nova lei geral de proteção de dados, se faz ainda mais necessária a organização e validação de dados dos associados e clientes em função da autorização do uso de dados e comunicação.

Solução em transportes (FetransCoop): As cooperativas de transporte de cargas carecem de um modelo de atuação capaz de atender o público consumidor do transporte, efetivando a integração das cooperativas e promovendo a capilaridade para uma atuação mais competitiva no mercado.

Gestão de ações sociais (Central Ailos + Sicoob Central ES): O desafio está no registro, mensuração e histórico de ações sociais e patrocínio. A ferramenta será um importante aliado para organização, gestão e mensuração das demandas de ações sociais e patrocínio, além de proporcionar rapidez e transparência na consolidação de dados para prestação de contas aos cooperados e comunidade.

Pesquisa de satisfação (Sicoob Central Crediminas): Atualmente não há uma ferramenta padrão que possibilite às cooperativas singulares avaliarem o atendimento prestado pela cooperativa Central e nem para que os associados avaliem os serviços prestados pela cooperativa.

Comunicação interna e rastreabilidade de informações (Sistema OCB): Precisamos conectar os dados, informações, ações em uma rede única e intuitiva de comunicação, fazendo circular o conhecimento em todo o Sistema OCB.

PRÓXIMOS PASSOS

Agora, a parceira Innoscience vai buscar e selecionar as startups com potencial para desenvolver os projetos escolhidos. E, durante a Semana InovaCoop, a ser realizada pelo Sistema OCB entre os dias 13 e 17 de setembro, as coops verão as apresentações das startups selecionadas. As startups com as melhores soluções serão escolhidas para seguir para a próxima etapa de conexão e parceria com as coops para desenvolvimento de um projeto piloto.

Com informações: Sistema OCB

Associados da Piá terão ferramenta digital para controle de qualidade e custos

Os associados da Cooperativa Piá ganharão no segundo semestre de 2021  uma ferramenta digital para controlar custos e qualidade na produção leiteira. A plataforma Smart Coop foi desenvolvida por 29 cooperativas gaúchas, e permite que o produtor rural possa fazer a gestão de seus negócios através de celular, tablet ou computador. 

Com a nova ferramenta, o associado poderá gerenciar o manejo do rebanho, verificando o histórico de cada vaca, os registros e a qualidade do leite. Também poderá gerenciar cada talhão de terra e receber alertas sobre o clima como, por exemplo, não realizar a pulverização prevista em função da previsão de chuvas. “Será uma ferramenta para tomada de decisões”, avalia o presidente da Piá, Jeferson Smaniotto. “A partir do Smart Coop, o produtor terá toda a informação relevante na palma da mão”, complementa Smaniotto. 

Acompanhar a qualidade do leite produzido será uma das principais funcionalidades da ferramenta. O produtor poderá saber sobre a qualidade do produto entregue na cooperativa durante os últimos 12 meses, e também fazer a comparação com outros produtores próximos, sem que haja identificação de cada um deles. Além disso, ele poderá verificar qual o saldo de suas compras na cooperativa através da plataforma. 

No final de junho serão iniciados os testes do Smart Coop, que deverá entrar em operação em agosto ou setembro. “Essa ferramenta faz parte de um projeto maior que é a implantação da cultura de inovação. Queremos inovar não só em produtos ofertados ao consumidor, mas também em processos e soluções”, afirma Jeferson Smaniotto. De acordo com o presidente da Cooperativa Piá, a plataforma será ampliada mais adiante para os associados produtores de frutas. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Piá

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

Languiru investe em loja modelo para o segmento de máquinas e implementos agrícolas

A loja Agrocenter Languiru – Máquinas vai contar com espaço totalmente remodelado, amplo e moderno em Teutônia. As obras de construção iniciaram no último mês de fevereiro e o novo ambiente deve ser entregue no mês de agosto. A unidade irá ocupar a estrutura em frente à rodoviária do Bairro Languiru, com mais de 1600m². Anteriormente, o antigo pavilhão social abrigava depósito de insumos, que por sua vez foi transferido para prédio da Cooperativa no Bairro Alesgut e abastece as demais lojas agropecuárias (no local funcionava o setor de manutenção).

Consolidação

As lojas Agrocenter Languiru – Máquinas vivem momento de consolidação como fornecedoras de máquinas e implementos agrícolas nos Vales do Taquari e Rio Pardo e como grande importadora da multinacional alemã Claas no Rio Grande do Sul.

“Apesar da pandemia, o segmento vive situação excepcional, principalmente no que diz respeito às negociações de marcas nacionais. O desempenho em 2021 tem sido três vezes melhor num comparativo ao mesmo período no ano anterior, fruto da estratégia de compra antecipada que considerava o aumento brusco no preço dos equipamentos. Hoje, isso nos possibilita um posicionamento diferenciado no mercado e permite preços justos na venda aos associados e clientes”, avalia o gerente de máquinas e equipamentos, Neodi Elias Tischer, valorizando as parcerias de negócio com fornecedores, a atenção às mudanças de mercado e às necessidades dos produtores rurais.

Infraestrutura

O investimento na adequação do antigo pavilhão social da Cooperativa deve chegar à cerca de R$ 2,2 milhões. O local contará com showroom, principalmente da marca Claas, além da linha de implementos nacionais; espaço multidisciplinar interno para eventos técnicos com clientes, fornecedores e associados; área de exposição coberta; seção de peças, parafusos, rolamentos, acessórios e óleos lubrificantes; estrutura comercial, administrativa e pós-vendas centralizada da rede de lojas para o Vale do Taquari e Rio Pardo.

“A seção de peças e serviços é uma grande inovação, com revisão de equipamentos novos e de máquinas Claas, no layout e padrão mundial da parceira de negócios alemã. Damos atenção especial às tendências tecnológicas do setor agropecuário e à agricultura de precisão, com o objetivo de atender aos anseios de associados e clientes”, acrescenta Tischer.

O espaço ocupado atualmente junto à loja do Bairro Languiru passará por adequação física, abrigando seção ampliada e dedicada ao segmento hidráulico e elétrico.

Histórico

O negócio de máquinas e implementos agrícolas vem recebendo atenção especial da Languiru, levando inovação e tecnologia para associados e clientes. O segmento iniciou com loja específica de Agrocenter Máquinas em 2012 e, hoje, já são três unidades (Teutônia, Venâncio Aires e Lajeado), com tratativas adiantadas para instalação de unidade em São Lourenço do Sul, atendendo estratégia de ampliação da área de atuação da Languiru.

Em 2015 foi dado passo importante com a representação exclusiva para o Rio Grande do Sul da marca Claas, líder em tecnologia de máquinas e implementos. O variado mix de produtos acompanha a evolução do campo e as demandas apresentadas pelo produtor rural, contando com serviço qualificado de pós-venda prestado por técnicos e profissionais especializados.

O setor de máquinas e implementos também contribui para o desempenho econômico da Cooperativa. Em 2020 o segmento registrou crescimento de 41% na venda de equipamentos nacionais; no primeiro quadrimestre de 2021, o crescimento já é de cerca de 160% num comparativo ao mesmo período do ano anterior. A prestação de serviços de assistência técnica pós-venda também apresentou evolução de 44,17% em 2020, indicador que até maio de 2021 já ultrapassava o desempenho de todo exercício anterior.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru

Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai organiza ações para lembrar o Dia C

Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai organiza ações para lembrar o Dia C

Pensar no desenvolvimento da região e no bem estar das pessoas, faz parte dos valores do Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai, e a proximidade com o Dia do Cooperativismo (Dia C) faz com que as ações envolvendo a comunidade se intensifiquem. Mesmo com a situação da pandemia que vem sendo enfrentada, as cooperativas sabem da importância de manter essas atividades, pois as mesmas tem o objetivo de ajudar aos que mais necessitam.

Todos os anos, no primeiro sábado de julho é comemorado o Dia C, com ações para toda a comunidade, nos anos anteriores eram feitas mateadas, apresentado teatros e disponibilizado espaços para que todos pudessem lembrar juntos a data, porém desde o ano passado, em razão da Covid-19, essa celebração precisou se adaptar e os eventos foram online, através de lives, e as doações tiveram que ser em formato de drive thru. E mesmo com essas novidades, e certas dificuldades, o intuito de ajudar o próximo se manteve, e foram alcançados bons resultados.

Dia C 2021

Para 2021, o Núcleo pretende dobrar a quantia de doações recebidas, e, novamente, ter uma grande participação nas ações, preparando atividades que as pessoas possam cooperar, mesmo de suas casas.

Quem desejar ajudar com doações de alimentos, novamente poderá procurar os postos de coleta, que estarão disponíveis junto as cooperativas durante todo o mês de junho, ou optar pelas ações de doação e cestas de alimentos através de uma plataforma online, e também a doação e valores junto as cooperativas de crédito, nas contas criadas para a campanha. E no Dia C, que em 2021 será no sábado dia 3 de julho, ocorrerá a segunda edição do ‘drive thru’ de doação de alimentos, em diversos pontos da cidade.

O Núcleo está elaborando o projeto do tradicional Simpósio do Cooperativismo, que chega a sua nona edição este ano, e, possivelmente será novamente realizado de forma online, com palestrantes que irão tratar de assuntos relevantes à comunidade.

Além do simpósio e dos postos de arrecadação de doações, as cooperativas também irão realizar uma campanha de doação de sangue, junto com o Banco de Sangue de Erechim.

Vale ressaltar que todas as atividades desenvolvidas nesse período estarão respeitando todos os protocolos de saúde, e serão divulgadas de forma detalhada e individualmente nos próximos dias.

Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai

O núcleo foi criado no ano de 2016, é composto por 38 cooperativas dos ramos de crédito, saúde, serviços, agropecuária, trabalho, consumo e transporte, com o objetivo de fortalecer a intercooperação entre as mesmas e a sociedade como um todo.

Fonte: Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai

Culturas de Inverno será tema de webinar do Sistema Ocergs

Culturas de Inverno será tema de webinar do Sistema Ocergs

O momento é ótimo para incrementar as culturas de inverno como meio de aumento da rentabilidade do campo, seja para pequeno, médio ou grande produtor rural. E para debater sobre o tema, o Sistema Ocergs promove no dia 11 de junho, a partir das 10h, o Webinar Culturas de Inverno, com a participação do ex-ministro da Agricultura e presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires e o analista da Embrapa Trigo, Jorge Lemainski.

O webinar tem como público-alvo produtores rurais, associados, colaboradores e dirigentes de cooperativas agropecuárias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 17h do dia 10 de junho. O link para participar do evento virtual será encaminhado na quinta-feira (10/6) para o e-mail cadastrado na inscrição.

PROGRAMAÇÃO

Webinar Culturas de Inverno

Quando: 11/06/2021

Horário: A partir das 10h

Onde: Plataforma Microsoft Teams (link será encaminhado para o e-mail cadastrado na inscrição)

Clique aqui para realizar a sua inscrição!

Inscrições para o Inovacoop Conexão com Startups são prorrogadas

Inscrições para o Inovacoop Conexão com Startups são prorrogadas

Inovação é a melhor estratégia das cooperativas para acompanharem ou estarem à frente em seus mercados. Por isso, fortalecer a cultura da inovação dentro da sua coop não é algo para depois, mas para já! É pensando assim que o Sistema OCB prorrogou o prazo de inscrição para o programa Inovacoop Conexão com Startups até o dia 11 de junho.

A ideia é que, com base na inovação aberta, ou seja, a que ocorre com parcerias ou intercooperação, como dizemos no cooperativismo, as cooperativas possam aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.

Como o programa funciona? Simples. As cooperativas inscrevem seus desafios e com base no regulamento os melhores desafios são selecionados para o programa. Os critérios de seleção são:

  • Regularidade da cooperativa junto à OCB;
  • Relevância da solução do desafio para o ramo;
  • Possibilidade de aplicação da solução do desafio em pelo menos cinco cooperativas. Todas deverão estar cientes da inscrição com seus dados no formulário de inscrição;
  • Capacidade da cooperativa de investimento no piloto, com disponibilidade de investimento referente a 30% do valor do projeto piloto. A OCB irá apoiar com os outros 70%;
  • Disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup;
  • Perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.

Os desafios selecionados são divulgados para o ecossistema de inovação e as startups se inscrevem para apresentar ideias para solucioná-los. À partir daí iniciam-se as conversas para a conexão entre as coops e as startups em um projeto piloto.

“Assim, aproximando essas duas pontas e combinando o que cada uma pode oferecer de melhor, o Sistema OCB pretende contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação dentro do setor, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando as oportunidades de inovação. Aliás, vale ressaltar que esses aspectos fazem parte das diretrizes estabelecidas no Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em maio de 2019”, comenta a coordenadora do núcleo de inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.

DESAFIO

Para se inscrever, as coops interessadas vão precisar definir um desafio, afinal de contas, inovação é movida a ideias e bons problemas a serem resolvidos. Para compreender melhor sobre o que é um desafio e como ele pode ser identificado e até solucionado, clique aqui.

PARCERIA

O programa conta com a parceria das unidades estaduais do Sistema OCB, que tem o papel de contribuir com a identificação dos desafios, apoiar as coops na busca por outras coops interessadas em participar (mínimo de 5 coops por desafio) e potencializar a intercooperação.

COMO PARTICIPAR

Para participar, é fácil. Basta que as coops interessadas sigam os seguintes passos:

1. Acesse a área exclusiva do programa para entender melhor;

2. Procure sua unidade estadual para facilitar a intercooperação;

3. Cadastre o desafio de sua cooperativa;

4. Comece a torcida para o desafio de sua coop ser selecionado!

PRAZO

As cooperativas interessadas têm até o dia 11 de junho para se inscreverem. O programa InovaCoop Conexão com Startups é desenvolvido em parceria com a Innoscience.

Fonte: Sistema OCB

Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas inicia no dia 1º de junho

Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas inicia no dia 1º de junho

Com o objetivo de qualificar os agentes das cooperativas do Rio Grande do Sul para exercício da sua função, o Sistema Ocergs e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop iniciam a partir da próxima terça-feira (1/6) o curso de extensão do Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas, que reúne 40 participantes de 30 cooperativas do Estado, representando os ramos Agropecuário, Saúde, Crédito e Infraestrutura.

Sobre a capacitação

A capacitação possui 16 horas de carga horária e visa oferecer conhecimento técnico sobre as ferramentas e programas de apoio à cooperativa, oferecidos pelo Sistema Ocergs-Sescoop/RS. Além disso, o treinamento gera subsídios para que os agentes das cooperativas possam elaborar projetos coerentes com os respectivos diagnósticos das suas coops.

Conheça os módulos

A estrutura do curso está dividida em sete módulos, com aulas virtuais na modalidade síncrona (ao vivo) e assíncrona.

Módulo I - Sistema Cooperativista e Diretrizes (2h) - Data: 1/6/2021

Módulo II - Planejamento Estratégico e OKR (2h) - Data: 8/6/2021

Módulo III - Programas de Monitoramento (2h) - Data: 15/6/2021

Módulo IV - Comunicação Persuasiva (2h) - Data: 22/6/2021

Módulo V - Desbravando o GDH (4h) - Data da atividade síncrona: 29/6/2021

Módulo V - Desbravando os diagnósticos (4h) - Data da atividade síncrona: 29/6/2021

Módulo VI - Métodos Ágeis (2h) - Data: 6/7/2021

Módulo VII - Inovação e Ecossistema de Inovação (2h) - Data: 13/7/2021

Metodologia

O Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é ofertado na modalidade de educação à distância (EaD), ocorrendo na metodologia síncrona e assíncrona, com a utilização de webconferência na Plataforma Lector.

Após a finalização do curso, será disponibilizado um curso online inteiramente assíncrono com as gravações de aula e materiais para mais 50 acessos pelo período de 90 dias. Os módulos com instrutores internos poderão ser disponibilizado conforme a indicação da organização, sem limite de acesso ou tempo.

Certificação

A certificação será concedida após o fechamento do curso. Para a certificação será observado se o requisito de 75% de frequência em participação nas atividades foram cumpridos em todos os módulos.

Para o curso on-line 100% assíncrono, a certificação será baseada na realização de todas as etapas previstas do curso, tais como vídeos, materiais de leitura e teste.

Investimento e critérios para isenção da inscrição

A capacitação é ofertada de forma gratuita. Para isenção da inscrição no Programa de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas é necessário que a cooperativa seja registrada e esteja regular no Sistema Ocergs-Sescoop/RS, bem como faça adesão a um dos programas de Monitoramento.

Como faço para participar do Programa

A primeira turma do curso de extensão do Programa já está com as vagas esgotadas, porém agentes de cooperativas interessados em participarem da capacitação podem enviar e-mail para Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo., manifestando interesse.

Cotrijal utiliza inteligência artificial na seleção das melhores sementes

Cotrijal utiliza inteligência artificial na seleção das melhores sementes

A Cotrijal segue inovando na produção de sementes. Na próxima safra de verão, todos os lotes de soja beneficiados na cooperativa chegarão ao campo somente depois de passarem por um novo processo que se beneficia da inteligência artificial para tornar ainda mais assertiva a seleção das melhores sementes.

A tecnologia pioneira já foi utilizada na última safra de forma experimental, em 20% da produção, e diante dos ótimos resultados agora passa a ser adotada em todo volume de soja beneficiado. Dentre os ganhos, está a possibilidade de aumentar o índice de aprovação de um lote de sementes – na safra 2020/21, ao redor de 90%, pode superar os 95% de viabilidade com a nova tecnologia.

O equipamento é eletrônico, com base em dados de inteligência artificial, e seleciona as sementes indesejadas em lotes beneficiados. Essa identificação acontece de várias maneiras, com análise de cores, deformidades causadas por fungos e outros danos. 

A gerente de Produção de Sementes, Cláudia Moi Soares Rother, explica que o processo até então realizado seguia os protocolos da gravidade, fazendo a seleção por tamanho, forma e peso. “Já conseguíamos fazer uma ótima seleção, mas hoje a cor da semente representa uma característica importante e com essa tecnologia conseguimos separar esses grãos e ganhar em qualidade”, pontua Cláudia.

O equipamento está locado dentro do fluxo final do processo de beneficiamento de sementes. A tecnologia é japonesa e é composta de 12 células, com utilização em toda a produção da UBS. As informações sobre cores e deformidades são lançadas no sistema, assim como as características das culturas que serão analisadas. Assim, a tecnologia identifica e guarda em sua memória as análises e informações.  

Case de sucesso na safra 2019/2020

Devido à estiagem na safra de soja de 2019/2020, o mercado de sementes registrou incidência de sementes esverdeadas. Essas sementes, dentro de um lote, têm a tendência de prejudicar a qualidade, principalmente durante o período de armazenagem. Ou seja, não é seguro produzir um lote que contenha sementes esverdeadas. A produção de sementes da Cotrijal conseguiu tornar viáveis alguns lotes, o que seria impossível sem a utilização na tecnologia. 

O indicador - Mais de 90% do volume rebeneficiado teve aprovação de viabilidade. Com a tecnologia também foram identificados outros problemas, como mancha púrpura, mancha café, danos mecânicos e sementes com deformidade física.

Pioneira na tecnologia

A Cotrijal é uma das primeiras a utilizar a tecnologia no beneficiamento de sementes de soja no Brasil e pretende ampliar o seu uso para o trigo e as demais culturas. Hoje, produtores de sementes de café e arroz adotam a tecnologia no país.

“O maior objetivo sempre foi produzir a melhor semente e fazer a diferença nas lavouras de nossos associados, de forma sustentável e unindo tecnologias de ponta. Com essa melhoria, pretendemos atender essas demandas e avançar nesse mercado tão competitivo”, destaca o superintendente de Produção Agropecuária, Gelson Melo de Lima. 

O engenheiro agrônomo Leonardo Rosso, que atua na unidade Cotrijal de Passo Fundo, em visita à UBS, conheceu a tecnologia e destacou que no campo serão visíveis os ganhos. “Uma semente industrializada que passa por uma série de beneficiamentos e processos de qualidade chega na lavoura preparada para expressar o seu melhor, com alto padrão de vigor e germinação. Quem ganha é o produtor”, explica.

O associado Juliano Costa, de Carazinho, é multiplicador de sementes e também vê de forma positiva o investimento. Para ele, a Cotrijal segue uma tendência de investimentos para manter uma semente de qualidade no mercado e atender as exigências do seu produtor. “A semente é um dos principais insumos para uma produção satisfatória e a tecnologia vem para nos proporcionar cada vez mais assertividade”, detalha o produtor, que trabalha com 225 hectares de soja.

Confira a matéria também no Jornal Cotrijal, edição de maio.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotrijal

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