O Sistema Ocergs marcou presença no Congregarh 2023, com a participação de 13 colaboradores de diferentes áreas. Realizado entre os dias 21 e 23 de junho, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, o evento deste ano teve commo tema “Olhar Sistêmico, Conexões que Importam”.
Durante o Congregarh, os colaboradores do Sistema Ocergs participaram de palestras dentro dos quatro eixos de conhecimento: Desafios Contemporâneos, Essência Humana, Ecossistema de Gestão, e Humanidades e Complexidades.

Negócios
O Sicredi, participa da mobilização do Dia C (Dia de Cooperar), uma iniciativa liderada pelo Sistema OCB e Sistema Ocergs para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo. No dia 1º de julho, sábado, o Sicredi realiza ações de responsabilidade social em diversas regiões do país por meio de suas cooperativas e lança seu Movimento de Voluntariado, com o objetivo de estimular ainda mais a realização de ações voluntárias durante o ano todo.
“O Dia C é uma iniciativa de extrema relevância à medida que mobiliza voluntários no país inteiro em prol de transformações sociais. Por isso escolhemos o mês de julho para lançar o nosso Movimento de Voluntariado, consolidando as ações já realizadas em nossas cooperativas ao longo do ano e mobilizar mais pessoas a gerarem pequenas e grandes transformações. Por meio do Movimento, queremos estimular e promover ações para ampliar o impacto positivo nas regiões onde estamos presentes”, afirma Romeo Balzan, superintendente de Cooperativismo e Sustentabilidade do Sicredi.
Dia C em 2022
No Dia C em 2022, o Sicredi realizou mais de 550 atividades como palestras sobre educação financeira, revitalização de espaços públicos, doação de cestas básicas, entre outras. Já ao longo do ano passado foram promovidas cerca de 3,5 mil ações de voluntariado que beneficiaram aproximadamente 540 mil pessoas e mobilizaram mais de 50 mil pessoas.
Movimento de Voluntariado
Com o mote “Cooperar para mudar o mundo”, o Movimento de Voluntariado materializa o compromisso do Sicredi com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que visa estimular as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social corporativa e de sustentabilidade. Para 2023, além de palestras, oficinas e ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, o Sicredi irá disponibilizar diversos materiais de apoio aos voluntários.
O Movimento promove o serviço voluntário de forma sistemática, envolvendo colaboradores, associados e comunidade para uma atuação cidadã, por meio de ações solidárias que estejam alinhadas ao desenvolvimento local. Assista aqui ao vídeo manifesto da iniciativa. Mais informações em www.sicredi.com.br/voluntariado.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6,5 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Fonte: Comunicação Sicredi
Negócios
Vinícola Aurora celebra Dia do Cooperativismo com programação que se estenderá por todo mês de julho
Para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado oficialmente em 1º de julho, a Vinícola Aurora terá uma programação que ocorrerá durante todo o mês, com atividades que vão de festa aberta à comunidade a palestras para associados e funcionários.
A Jornada Coop Aurora inicia no próximo dia 2 (domingo), com a 1ª edição da Festa Julina, a partir das 14h, em frente à Matriz (Rua Olavo Bilac), em Bento Gonçalves (RS). O evento será realizado em parceria com entidades assistenciais e cooperativas do município e os recursos obtidos com a venda dos alimentos e das tradicionais brincadeiras de São João serão revertidos para as ações sociais desenvolvidas por elas.
Na mesma semana, no dia 4 (terça-feira), ocorre a palestra “Identidade Cooperativista”, com o pesquisador e professor de pós-graduação em gestão de cooperativas, Deivid Forgiarini. Já no dia 11, em parceria com o Sicredi, será realizado o painel “Finanças: Mitos e Verdades”, sobre sensibilização financeira.
O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, diz que empresa quer chamar atenção sobre a importância do modelo cooperativista e associativo para toda a comunidade. Tonello lembra que todos os anos é comemorado o Dia C (Dia de Cooperar) no primeiro sábado de julho, com projetos e ações sociais voltadas à população.
“Neste ano queremos envolver tanto os nossos colaboradores, as famílias cooperadas e a comunidade em geral com uma programação durante todo o mês. Mais do que comemorar o Dia C em parceria com outras cooperativas de Bento Gonçalves, vamos trabalhar assuntos que dizem respeito ao dia a dia dos funcionários e cooperados, como a parte financeira tanto da nossa organização como das próprias famílias, conceitos sobre o que é ser um cooperado e o papel de cada um em prol da empresa”, valoriza Tonello.
O presidente destaca o painel "Vivências no Cooperativismo", que ocorre no dia 18, e que propõe um bate-papo entre associados e colaboradores. As experiências de cada um dos elos serão relatadas para levar as diferentes realidades ao público, mas que precisam estar em sinergia para o bem da própria cooperativa.
“Essa troca é importante para que todos conheçam o seu papel e também valorizem quem está em outra posição dentro da organização. De nada adianta o produtor trabalhar o ano inteiro se na hora de entregar a uva não tem o corpo de colaboradores que farão o processamento da matéria-prima, ou a divulgação dos produtos, ou qualquer outra atividade interna. Por outro lado, de nada adiantaria termos funcionários sem a força das mais de 1,1 mil famílias cooperadas que são produtoras de uva, assim como é a minha família, e como começou essa trajetória da Aurora há 92 anos”, contextualiza Tonello.
Para os cooperados também serão realizadas quatro palestras, com o título "Cooperado: o que eu ganho?", com a professora e coordenadora da pós-graduação da ESCOOP, Paola Londero.
No encerramento da Jornada Coop, o músico, escritor e palestrante Thedy Corrêa, reconhecido pela trajetória com a banda Nenhum de Nós, mostrará na prática a importância de cada um para o todo. Através da analogia com a música, Thedy trata sobre a importância de ter um propósito para as equipes e como motivá-los para o trabalho em conjunto.
Sobre o Dia C
O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto realizado pelo Sistema Ocemg, em Minas Gerais. O objetivo é desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias. As cooperativas gaúchas participam das iniciativas do Dia C desde 2015, por meio do Sescoop/RS. Neste ano a meta é impactar 1 milhão de pessoas durante todo o ano através do voluntariado das cooperativas gaúchas.
Fonte: Cooperativa Vinícola Aurora
Negócios
O Sistema Ocergs promove, no dia 13 de julho, seu primeiro Fórum de RH. Com o tema “O Futuro do Trabalho e o RH do Futuro”, o evento acontece em Porto Alegre, no Instituto Caldeira, o fórum traz palestras e debates sobre uma nova visão do mundo do trabalho, tendências, estratégias em gestão de pessoas, saúde mental e o papel do RH diante deste contexto como agente transformador dos ambientes coorporativos.
O evento é pensado para o profissional de Gestão de Pessoas do sistema cooperativista se atualizar e se inspirar para enfrentar os desafios de temáticas tão importantes.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://www.sympla.com.br/evento/forum-de-rh-o-futuro-do-trabalho-e-o-rh-do-futuro/2014303
Great Place to Work
A diretora de Conteúdo e Relações Institucionais da Great Place to Work (GPTW), Daniela Diniz, falará sobre as tendências na área de Gestão de Pessoas, Modelos de Trabalho, e como isso vem evoluindo. A consultoria global apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Dentre os assuntos, Daniela comentará sobre as prioridades na área de Gestão de pessoas no ano de 2023.
O Futuro do Trabalho e a Saúde mental
A especialista em Saúde Mental no Trabalho e Fatores Psicossociais do Sesi, Graziela Alberici, abordará conceitos importantes sobre o cuidado com a saúde mental no trabalho e a importância da atuação em conjunto das áreas de recursos humanos, saúde, segurança e lideranças.
O papel do RH na Transformação digital
O papel do RH na Transformação digital será abordado pelo líder de Projetos de RH da Pacerh, Miguel Guadagnin, que lidera projetos para permitir que grandes talentos prosperem e cresçam! Ele comentará sobre as competências necessárias para o RH impulsionar a transformação digital compartilhando práticas que promovem o desenvolvimento de uma cultura digital nas empresas.
O RH do Futuro
O especialista em Novos Modelos de Gestão e Futuro do Trabalho, Alexandre Pellaes, considerado uma das maiores referências em tendências no mundo do trabalho e seu significado, abordará uma nova visão sobre trabalho provocando reflexões importantes sobre o papel do RH e do líder.
Para Alexandre, fomos estimulados a funcionar com disciplina sob pressão e não por consciência e compromisso, educados no modelo “primeiro os negócios e depois as pessoas”. O palestrante defende que Trabalho não é igual a Emprego: Trabalho é uma relação de ser; Emprego é uma relação de ter. Precisamos criar significado e propósito e não procurar por eles.
Além disso, a programação conta com o Momento RSCOOP150, que traz o panorama das ações desenvolvidas pelos comitês do Projeto e cases das cooperativas Cotripal e Sicredi, em que os participantes poderão conhecer mais das práticas e iniciativas relacionadas ao desenvolvimento de lideranças.
Ficou interessado? Confira a programação completa e inscreva-se AQUI.
Negócios
Na noite desta quinta-feira, 15 de junho, aconteceu a formatura de mais uma turma de Jovens Aprendizes da Cotriel. Os aprendizes PCD´s, tiveram a oportunidade de trabalhar em oficinas como música, teatro e dança e ao final do curso atuaram nos setores administrativo, supermercado e viveiro de mudas. Oito jovens receberam seus certificados.
Ao se manifestar na ocasião, a assessora administrativa, Ana Beatriz Gava elogiou o empenho dos jovens durante seu estágio. Também agradeceu aos pais pela confiança no trabalho da Cotriel, que proporcionou esta primeira experiência no mercado de trabalho aos menores.
Silmara Brum, diretora de negócios da Coeducars e uma das professoras do curso, exemplificou que o comprometimento dos jovens com suas tarefas foi tamanho que até uma empresa eles abriram, mostrando um potencial que até eles desconheciam.
Viviane Petter, colaboradora do setor de TI e que foi uma das professoras declarou muito emocionada que sempre acreditou em cada aluno e agradeceu aos colegas da Cotriel que ajudaram em todos os momentos para que os estudantes se sentissem parte da empresa.
Aline Gadenz, Psicóloga do setor de gestão de pessoas frisou que a turma, além das relações profissionais construiu laços de amizade, cumplicidade e apoio e elogiou a determinação e confiança de cada menor durante o curso.
Sandra Comin, mãe de um dos alunos, disse que o trabalho da Cotriel foi extremamente importante e que seu filho sempre voltava feliz de cada prática, pois estava fazendo o que gostava e convivendo com seus colegas de forma harmônica.
A Cotriel segue com outros projetos sociais paralelos, mostrando o compromisso da Cooperativa com as comunidades onde está inserida.
Fonte: Cotriel
Negócios
O Sistema Ocergs realiza na próxima quarta-feira (28/6) o lançamento da Expressão do Cooperativismo Gaúcho, relatório que apresenta o levantamento dos números e indicadores dos sete ramos de atividades em que atuam as 371 cooperativas registradas na entidade. O evento ocorre a partir das 12h, durante o Tá na Mesa da Federasul, que terá transmissão pelo Facebook e Youtube da instituição.
Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, este é um momento propício para destacar a participação das cooperativas no desenvolvimento econômico, social e sustentável da sociedade gaúcha. “Enquanto a recessão bate à porta as incertezas se acumulam em um cenário de pós-pandemia e de instabilidade geopolítica, o cooperativismo floresce. Nossa responsabilidade cresce a cada ano, com mais pessoas aderindo ao cooperativismo, por entenderem que as cooperativas são uma das melhores formas de apoio às suas atividades e ao seu crescimento socioeconômico, devido ao leque de oportunidades que oferecem nos mais variados setores”.
Coletiva de Imprensa
Os jornalistas e veículos de comunicação terão a oportunidade de participar da coletiva de imprensa que antecede o evento, das 11h15 às 11h45.
Serviço
Lançamento da Expressão do Cooperativismo Gaúcho
Quando: 28/06/2023
Horário: 12h
Onde: Federasul
O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube da Federasul.
Negócios
A cooperação é chave do nosso jeito de fazer negócios e ganhou destaque nos capítulos recentes da novela Terra e Paixão, da Rede Globo. Os personagens da trama citaram a relevância do cooperativismo e das cooperativas para garantir a continuidade das atividades da protagonista Aline (Bárbara Reis) como produtora rural.
Na primeira cena, o personagem Wladmir (Elias Mamberti), vendedor da loja de fertilizantes da cidade de Nova Primavera, explica a Aline que o local não é uma cooperativa para oferecer os descontos que ela precisa: “Aqui não é cooperativa. Ali eles podem vender a fundo perdido, dar prazo. Prá gente não dá”, afirma. E Aline responde: “A cooperativa é chave pra tudo né?”.
A afirmações de Aline e Wladmir reforçam o quanto as cooperativas contribuem para o funcionamento de um ecossistema econômico que beneficia o desenvolvimento do negócio do cooperado. Cooperativismo é trabalhar em conjunto para que todos possam ter resultados mais eficazes e efetivos. Reduzir cursos e aumentar a circulação de riquezas são apenas algumas das vantagens oferecidas. Aumento de escala, acesso a novas tecnologias, expansão das atividades e compartilhamento de estruturas como maquinários, por exemplo, também fazem parte do modelo de negócios cooperativista.
A segunda cena reitera uma vez mais a força das cooperativas como forma de manter a existência de um negócio, principalmente quando se trata dos pequenos produtores rurais. Nela, a personagem Lucinda (Débora Falabella), conversa com Ademir La Selva (Charles Fricks), irmão do maior agricultor da região e vilão da trama, Antônio La Selva (Tony Ramos) sobre a possibilidade de ele comprar defensivos agrícolas para a plantação de Aline.
“Eu preciso da sua ajuda. Eu tomei uma decisão. Quero ajudar essa mulher corajosa que luta para plantar. E ela tem o perfil exato de quem a cooperativa deve apoiar. Dá outra vez, o senhor comprou grãos e agora ela precisa de defensivos. E o senhor sabe que aqui os preços são muito menores que os praticados no mercado”, afirma a personagem Lucinda.
“Sim, se não fosse a cooperativa, muita gente não ia se aguentar em pé. Pode contar comigo”, responde Ademir.
O amor pelo agro é o foco da terceira cena, protagonizada pelo personagem Caio (Cauã Reymond), filho de Antônio La Selva. Em conversa com o seu tio Ademir sobre os desmandos do pai, ele declara que a atividade tem como objetivo um mundo melhor.
“O agro é uma das riquezas país. Quantos empregos a gente não gera, quantas bocas a gente não alimenta? Toda hora que eu planto o soja e o milho, eu estou fazendo um país melhor e mais forte. Tudo o que a gente planta, a gente até exporta, traz riqueza para o nosso país. Tem coisa mais bonita que colher o soja, colher o milho, plantar, colher”, relata.
E acrescenta: “a gente que é produtor rural, a gente quer o que? Um futuro melhor para todo mundo. A gente quer ver a evolução do negócio, quer prosperar. É uma missão. Eu tenho muito amor por tudo isso, muito amor pelo agro. O agro tá aqui ó, no meu coração. A gente tem máquinas gigantescas, a gente tem tecnologia. Isso é evolução. Essa terra faz parte de mim e eu faço parte dessa terra”.
Nessa quinta-feira (1º), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou as Contas Nacionais do Trimestre. Os dados apontam avanço de 21,6% da agropecuária no Produto Interno Bruto (PIB) do país no primeiro trimestre de 2023, quando comparado ao trimestre imediatamente anterior, o que reforça a importância do agro para o crescimento e fortalecimento do país. O cooperativismo agro é responsável por 54% de grãos do país.
A novela vem apresentando bons índices de audiência, demonstrando que a trama está conquistando o público brasileiro. Acompanhe o cooperativismo na novela Terra e Paixão e compartilhe com amigos e familiares!
Negócios
As cooperativas de Teutônia estão se unindo para uma atividade conjunta para o próximo Dia C, de Cooperar, marcando o Dia Internacional do Cooperativismo, no sábado, 1° de julho. Sicredi, Sicoob, Cresol, Certel, Languiru, Unimed VTRP, Comatra, Cooperativa Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leopoldo Klepker e Cooperativa Regional de Catadores dos Vales do Taquari e Rio Pardo, já reuniram-se nos dias 7 e 14 de junho para dar início às tratativas, e novos parceiros ainda poderão se aliar.
Esta intercooperação deve beneficiar os moradores de Teutônia no que tange à conscientização sobre a correta destinação de lixo, prevenção à Dengue e doação de sangue. Uma ampla programação será desenvolvida na manhã do dia 1º de julho, mostrando aos teutonienses e a toda a região a força que têm as cooperativas do município. Diversos funcionários serão voluntários na ocasião e visitarão as casas para orientar sobre as melhores condutas a serem praticadas pelas famílias. Seja, você também, um importante agente do desenvolvimento das nossas comunidades.
Fonte: Assessoria de comunicação Certel
Negócios
A primeira cooperativa inscrita dará início ao programa no final deste mês. A capacitação abrange temas sensíveis na gestão das cooperativas: como gestão de terceirizados, código de conduta, prevenção de riscos e como encaminhar denúncias. Um total de cinco cooperativas do setor vitivinícola, uma agropecuária e outra da área da saúde já estão inscritas.
Com ate 220h e oito módulos de formação e prática, a programação online é realizada por um grupo de professores da PUC do Paraná. O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, está mobilizando o setor a participar do programa. “O processo de transparência e de revisão dos processos que as boas práticas implicam são fundamentais para que possamos nos manter no mercado e, acima de tudo, sermos cada vez mais competitivos, mostrando o diferencial do cooperativismo. E para isso precisamos de cooperativas preparadas e com uma gestão fortalecida e séria”, constatou. Segundo ele, os cooperados precisam fazer das boas práticas uma regra e, assim, oferecer cada vez mais serviços e produtos de qualidade à população.
A capacitação e qualificação do setor são um dos pilares do Plano Gaúcho de Cooperativismo (RSCOOP150), planejamento estratégico de desenvolvimento e modernização do sistema para os próximos 5 anos, liderado pelo Sistema Ocergs. Com o RSCOOP150, as cooperativas gaúchas projetam R$ 300 milhões de investimento em capacitação até 2027, além de 100 mil empregos diretos.
Temas do programa de compliance:
• Avaliação de Riscos
• Controles Internos
• Gestão de Terceiros
• Código de Conduta
• Relacionamento Cooperados
• Canal de Denúncias
• Plano de Comunicação e Treinamento
• Monitoria e Auditoria
Cooperativas que tiverem interesse em participar devem entrar em contato através da área de Inteligência de Dados do Sistema Ocergs, pelo e-mail
Negócios
O Batalhão do Bem, projeto do Instituto Unicred RS junto à cooperativa Unicred Ponto Capital, entregou na última segunda-feira (05), no Auditório do Instituto Federal Farroupilha - IFFar, em Santa Maria/RS, os certificados de conclusão do Curso de Customização a 17 alunos que foram beneficiados nesta primeira etapa do projeto. Entre os destaques da noite estiveram Ana Claudia Alves de Souza, Aparício Rogério Rodrigues e Zilda Conceição Cichero Farias, que receberam uma certificação especial, como monitores.
A continuidade da iniciativa, que busca ressignificar o processo de transformação e reaproveitamento dos resíduos descartados pelo 4° Batalhão Logístico - 4° Blog (fardas e vestimentas militares não mais utilizadas), trará a oferta dos cursos de Microempreendedor e Reciclador, com previsão de realização entre os meses de junho e dezembro, oportunizando ainda mais momentos de troca, aprendizagem e mobilização social.
Em sua fala durante a cerimônia, a oradora-representante da turma Helaine Silva Dutra, se emocionou trazendo uma mensagem inspirada na Poetiza e Contista brasileira Cora Coralina. “Obrigada a cada um de vocês, que fazem parte da minha vida e que me permitem engrandecer minha história com os retalhos deixados em mim. Que eu também possa deixar pedacinhos de mim pelos caminhos e que eles possam ser parte das suas histórias”, afirmou, emocionada.
Lançado em abril, o Batalhão do Bem é um projeto que ocorre em parceria com a Cooperativa de Trabalho do Recolhimento de Inservíveis Recicláveis (CRIR), tendo apoio e colaboração de Instituto Federal Farroupilha (IFFar), 6° Brigada de Infantaria Blindada (Brigada Niederauer), Santa Maria Tecnoparque, Incubadora Social da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Prefeitura Municipal de Santa Maria, HBM Santa Maria, FLATEXX Tinturaria e Ford Superauto.
Sobre o Instituto Unicred RS
O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred.
Sobre a Unicred Central Geração
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred Geração possui 10 cooperativas e 103 pontos de atendimento, que representam mais de 88 mil cooperados, R$ 7,6 bilhões de ativos e 4,6 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralgeracao
Negócios
A CERTAJA Energia aplica os princípios cooperativistas em todos os cenários nos quais está presente. Tanto é que sua relação com empresas de telefonia e internet também passa por esses conceitos, o que é perfeitamente ilustrado com o uso mútuo de postes. Na prática, a infraestrutura de postes para a rede elétrica nas regiões atendidas pela Cooperativa também é utilizada por essas empresas parceiras.
O compartilhamento de postes para uso mútuo é uma atividade regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). “Com relação ao valor cobrado, foi definido um valor mínimo pela ANEEL, em 2014, mas sem limite de valor máximo. Como esta receita entra na composição tarifária, quanto maior o valor cobrado, mais impacto para redução da tarifa de energia existe”, explica o vice-presidente da Cooperativa, Ederson Madruga. “À época, nós optamos por cobrar o valor mínimo, para colaborar com o desenvolvimento das regiões, e este valor recebe a correção indicada (IPCA)”, acrescenta.
Além disso, os critérios e regramentos técnicos foram desenvolvidos em conjunto com todas as cooperativas vinculadas a Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (FECOERGS). "A CERTAJA entende que este compartilhamento também auxilia no desenvolvimento das regiões, uma vez que telefonia e internet são tão importantes quanto a energia elétrica", avalia Madruga.
Isso colabora para que a relação com as empresas seja muito positiva e para que todos os processos sejam atendidos da forma mais célere possível. No entanto, como geralmente são desenvolvidos grandes projetos, é necessário que o prazo médio de resposta seja de 30 dias. “Por regulamentação, podemos responder em até 90 dias, mas procuramos atender com a maior rapidez possível”, esclarece o vice-presidente.
“Em 2022, a CERTAJA Energia arrecadou aproximadamente R$ 1,1 milhão com compartilhamento de infraestrutura. Uma parcela dos valores arrecadados é destinada diretamente à redução da tarifa, ou seja, contribuem para a redução da tarifa de energia de todos os cooperados. A outra parte custeia o operacional”, destaca o vice-presidente.
Negócios
Para se preparar para o futuro com uma gestão ainda mais profissional, cooperativas gaúchas estão buscando uma formação inédita no Estado. É o Programa de Compliance e Integridade, do Sistema Ocergs. Sete já estão inscritas - seis do ramo agropecuário e uma da saúde. A capacitação começa neste mês, com a Cotripal, de Panambi, no Noroeste, que atua na área agrícola, pecuária e de varejo.
De acordo com a gerente de recursos humanos da cooperativa, Cristina Lash dos Santos, uma das preocupações que influenciou a decisão da Cotripal em participar foi ode evitar problemas que possam comprometer a estrutura - Nos preocupamos ao ver grandes cooperativas com dificuldades, se extinguindo. Buscamos transparência para levar sustentabilidade à cooperativa, para que ela se perpetue para as próximas gerações. Outra inscrita, a cooperativa Aurora, de Bento Gonçalves, busca aperfeiçoar o modelo de gestão que mais a estimulou, diz a supervisora de Qualidade e Meio Ambiente, Cassandra Giacomazzi: - Vamos aprimorar e descentralizar para toda a cadeia produtiva o nosso conjunto de controles relacionados a práticas trabalhistas, fiscais, contábeis, código de conduta e ética.
Com duração média de 18 meses, o programa se divide entre diagnóstico e capacitação de exigências legais, regulatórias e éticas. Online, as aulas trarão temas como avaliação de riscos, gestão de terceiros e código de conduta. Da Cotripal, 67 pessoas participarão. Da Aurora, 78. Para o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, o programa é muito importante: - É fundamental para que possamos nos manter no mercado e, acima de tudo, sermos cada vez mais competitivos, mostrando o diferencial do cooperativismo.
Fonte: Zero Hora
Negócios
Estão abertas as inscrições para o curso de extensão "Identidade, Reputação e Gerenciamento de Crises em Cooperativas", na modalidade incompany. Lançado no dia 26 de maio para os participantes do Workshop de Comunicação e Marketing, que ocorreu em Santa Maria, o programa é uma iniciativa do Sistema Ocergs, através da Escoop e em parceria com a ESPM.
Com o objetivo de explorar estratégias de construção da reputação corporativa, comunicação com stakeholders e discutir sobre atividades e competências necessárias para lidar com períodos de crise, o curso é gratuito para profissionais de Comunicação das cooperativas e tem vagas limitadas. Para participar da seleção o colaborador deve ser vinculado a uma cooperativa registrada e regular no Sistema Ocergs e que adere a, pelo menos, um programa de monitoramento.
As aulas ocorrerão nos dias 22 e 23 de agosto de 2023 de forma presencial na sede da ESPM, em Porto
Alegre/RS, nos seguintes horários: 8h30-12h30 e 13h30-17h30. A preferência é a participação de um colaborador por cooperativa.
Com carga horária total de 16 horas, o curso prevê aulas expositivas com estratégias que favoreçam e incentivem a participação de todos os alunos, com metodologias ativas que permitam a aplicação da teoria no cotidiano.
No curso, serão abordados temas como reputação corporativa, cases e melhores práticas, mapeamento de públicos, diagnósticos de reputação da marca, alinhamento estratégico para ações de impacto positivo, dentre outros.
Confira o programa completo AQUI.
As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de junho através do link: https://survey.sescooprs.coop.br/index.php/611586?lang=pt-BR
Negócios
O Instituto Unicred RS, em parceria com a Unicred Central Geração e a Corretora Unicred, está realizando uma série de ações sociais neste mês de junho visando auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade social na missão de enfrentar o frio, que começa a chegar ao Estado com a aproximação do inverno.
Inicialmente, são duas ações articuladas com a Campanha do Agasalho de 2023. A primeira foi realizada no último dia 1º de junho, com a entrega de 20 cobertores doados pela Unicred Central Geração e Corretora Unicred ao Instituto Dias da Cruz, entidade que atua permanentemente no campo da assistência espiritual, assistência social e educação de forma gratuita. O material será destinado para acolhimento de um grupo LGBTQIA+, que está sendo inserido no serviço de albergue prestado pela instituição.
Estiveram presentes na ação os colaboradores Camila Baptista Juliani, representando a Corretora Unicred, Matheus Lopes Lemos, em nome da Unicred Central Geração, e Sadiana da Silva e Nara Lopes dos Santos, pelo Instituto Unicred RS.
“Esta é uma ação que visa auxiliar no trabalho de uma entidade que presta um grande serviço, ajudando pessoas em situação de vulnerabilidade na missão de passarem com dignidade pelo inverno, que é uma estação do ano onde geralmente existem muitas dificuldades por conta do frio”, afirma Nara Lopes dos Santos, Gerente do Instituto Unicred RS.
Já a segunda ação, que está sendo realizada, é a arrecadação de agasalhos, principalmente roupas e calçados, para o Brechó Solidário do Instituto Dias da Cruz. A campanha segue até o dia 9 de junho, tendo como ponto de coleta a sede da Unicred Central Geração, localizada na Av. Praia de Belas 1212, em Porto Alegre.
Sobre o Instituto Unicred RS
O Instituto Unicred RS é Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred.
Sobre a Unicred Central Geração
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred Geração possui 10 cooperativas e 103 pontos de atendimento, que representam mais de 88 mil cooperados, R$ 7,6 bilhões de ativos e 4,6 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralgeracao.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Unicred
Negócios
O Sistema Ocergs, em conjunto com a FecoAgro/RS, realizou entre os dias 5 e 7 de junho devolutivas nas cooperativas Caal (Alegrete/RS), Cotrisel (São Sepé/RS) e Cotrisul (Caçapava do Sul/RS). As devolutivas do Eixo Desempenho integram o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro, conhecido como Desempenho, e permitem à cooperativa ter acesso a dados concretos para analisar o seu desempenho em relação ao restante do setor ou às cooperativas do mesmo ramo de atividade.
As visitas às cooperativas mobilizaram 23 dirigentes e gestores das cooperativas envolvidas e contaram com a presença do presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, do superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann e do coordenador de Inteligência de Dados do Sistema Ocergs, Cássio Triches.
Entenda o que são as devolutivas
Mas afinal, o que são as devolutivas realizadas pelo Sistema Ocergs? Para compreender melhor em que contexto elas ocorrem, antes é importante conhecer mais sobre o modelo de atuação do Sescoop, que considera o desenvolvimento das pessoas (desenvolvimento humano), por meio da redução dos gaps de competências necessárias ao desenvolvimento das cooperativas (desenvolvimento organizacional). Em outras palavras, as pessoas são colocadas em primeiro plano, recebem capacitações, treinamentos e acompanhamento para o seu desenvolvimento, sempre com um olhar atento para dirimir as lacunas existentes no âmbito do desenvolvimento da cooperativa.

Diagnósticos
De que forma são identificadas essas lacunas de competências que a cooperativa precisa evoluir para se desenvolver? É justamente aqui que entram os diagnósticos elaborados pelo Sistema Ocergs, que geram informações e conhecimento sobre o ambiente interno das cooperativas. Esse conhecimento, aliado à análise de condições do ambiente externo, é fundamental para a aplicação de soluções que promovem o desenvolvimento humano, levando ao posterior desenvolvimento organizacional das cooperativas.
Eixos de Atuação do Sescoop/RS
Agora que você já entende como funciona o Modelo de Atuação do Sescoop, é importante saber que o Sescoop Nacional possui uma diretriz que dá ênfase em ações prioritárias para a promoção da cultura cooperativista e do aperfeiçoamento da gestão das cooperativas. Esses temas e ações constituem justamente os quatro eixos de atuação do Sescoop.

Eixo Desempenho
O Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro permite consolidar as demonstrações financeiras e sociais das cooperativas. O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados. Isso facilita o processo de tomada de decisões e aumenta ainda mais a transparência do cooperativismo.
E os pontos fortes gerados a partir desse eixo de atuação não param por aí não! Dentre as vantagens, a cooperativa tem acesso a análise de resultados com base em padrões de referência de desempenho; pesquisa de mercado (benchmarking) para comparar o seu desempenho com o setor; prestação de contas aos associados; apoio no trabalho de monitoramento das contas da cooperativa pelo Conselho Fiscal, pela auditoria interna e também pelo Conselho de Administração; e identificação de oportunidades de melhoria e desenvolvimento humano e organizacional.
Indicadores, resultados econômicos, matriz de risco e muito mais!
Se ainda não está convencido por que sua cooperativa deve aderir ao Eixo Desempenho, aqui relacionamos alguns motivos: indicadores, nível na matriz de risco, resultados econômicos, evolução nominal e comparativo com a média de setores e outras coops, endividamento e liquidez corrente, composição dos ativos, imobilização dos recursos próprios, capacidade de pagamento, tesouraria, análise de pontos fortes e pontos de atenção. Tudo isso e muito mais é apresentado em uma devolutiva organizada pelo Sistema Ocergs, com acompanhamento de economistas e profissionais com conhecimento de mercado e do cooperativismo. A apresentação pode ser presencial ou online e traz um panorama completo do momento econômico-financeiro atual da cooperativa, bem como uma análise ampla de setores e um comparativo importante com outras cooperativas do mesmo ramo.

Caso você tenha chegado até aqui é porque realmente considera interessante o que te contamos! Mas e agora, o que fazer para que minha coop participe do Eixo Desempenho? É muito simples, basta acessar o site do programa e se cadastrar caso você seja um(a) novo(a) usuário(a). Mas não se preocupe, se ficar com alguma dúvida ou precisar de um acompanhamento você pode entrar em contato com o coordenador de Inteligência de Dados:
Cássio Triches
E-mail:
Telefone: (51) 3323-0074
Eixos Gestão e Governança
O Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) já é bastante conhecido no mundo cooperativista. É a partir desses eixos de atuação e do preenchimento dos questionários do PDGC que a cooperativa se habilita a participar do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, que em sua última edição premiou 5 coops gaúchas.

O PDGC tem como principal objetivo promover a adoção de boas práticas de governança e de gestão pelas cooperativas. O Programa é aplicado por meio de instrumento de autoavaliação que permite um diagnóstico objetivo da governança e da gestão das cooperativas.
E da mesma forma que no Eixo Desempenho, as vantagens e os pontos fortes para a cooperativa que adere ao PDGC são muitos. A participação no programa auxilia no crescimento do nível de maturidade da gestão e governança e gera feedbacks com boas práticas de gestão e governança a serem adotadas. Aqui são identificadas oportunidades de melhoria e desenvolvimento humano e organizacional.

Em uma devolutiva dos Eixos Gestão e Governança, a equipe técnica do Sistema Ocergs entrega o desempenho global das cooperativas através de um relatório com critérios importantes para a mesma. Por exemplo, no panorama da Gestão são apresentados oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Já no panorama da Governança só sete os critérios apresentados: Cooperados, Assembleia Geral, Conselho de Administração/Diretoria, Conselho Fiscal, Gestão Executiva, Comitês e Auditorias, e Resultados.
Agora imagina ter acesso a um diagnóstico completo com todos esses critérios, e ainda ter um comparativo com o panorama do ramo e das cooperativas de determinado setor. Se a sua coop ainda não faz parte desse programa, está aqui a oportunidade de acessar gratuitamente todo esse diagnóstico. Para isso, basta acessar o site do programa e se cadastrar caso você seja um(a) novo(a) usuário(a). E mais uma vez, se bater aquela dúvida temos a solução para te auxiliar. Em nossa unidade estadual você pode entrar em contato com o analista técnico, Guilherme Quadros, através do e-mail
Eixo Identidade
Você sabia que o Sistema Ocergs oferece também a possibilidade de uma análise gratuita de conformidade da sua coop? Isso mesmo, o Programa de Acompanhamento da Gestão das Cooperativas, conhecido como Identidade, faz uma rodada de avaliações que revela o quanto a sua cooperativa está alinhada ao mercado em relação às questões societárias e contábeis, aos princípios e às boas práticas de trabalho cooperativista. E o que se ganha com isso? Quem não estiver em conformidade pode traçar um planejamento para melhorar. Quem já estiver com o dever de casa em dia pode se preparar para alçar voos cada vez maiores.

Interessante destacar que para as coops que participam do Identidade também recebem uma devolutiva presencial ou online, com análise de conformidade do estatuto social, dos registros de matrícula, da Assembleia Geral, dos registros dos Conselhos de Administração e Fiscal, e da regularidades dos fundos. Todos esses quesitos recebem um percentual a partir de um instrumento de avaliação, que ao final gera o que chamamos de Índice Geral de Conformidade Cooperativista (IGCC), que basicamente consiste numa média ponderada desses critérios analisados.
Se você nos acompanhou até aqui, deve ter interessa em saber como sua coop pode receber esse diagnóstico. E a resposta é muito simples, basta entrar em contato com nosso analista técnico, Fabiano Graser, pelo e-mail
Diagnósticos AvaliaCoop
Os programas entregam soluções para gestão orientada por dados nas cooperativas. E pensando em capacitar as cooperativas nesse sentido, já está disponível a trilha de diagnósticos AvaliaCoop, que auxilia os processos de gestão baseada em dados das cooperativas. Os produtos foram formulados para ajudar a identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em três eixos de desenvolvimento organizacional: Identidade Cooperativista; Governança e Gestão; e Desempenho. Os diagnósticos da trilha podem ser aplicados de forma conjunta ou individual.

Saiba mais sobre a trilha de diagnósticos AvaliaCoop no vídeo:
Negócios
Na última sexta-feira, dia 26 de maio, o Sistema Ocergs promoveu o Workshop de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, em Santa Maria. O evento aconteceu no Sicredi Região Centro RS/MG e reuniu cerca de 80 profissionais de 28 cooperativas para pensar estratégias de comunicação com inovação e criatividade através do tema "Retorno à Infância".
NOVIDADE!
Com o objetivo de explorar estratégias de construção da reputação corporativa, comunicação com stakeholders e discutir sobre atividades e competências necessárias para lidar com períodos de crise, foi lançado o Curso de Extensão Identidade, Reputação e Gerenciamento de Crise, realizado pela ESPM e Escoop.
O curso tem vagas limitas, e é destinado para colaboradores de cooperativas ligados à área de Comunicação.
As inscrições podem ser feitas através do link: https://survey.sescooprs.coop.br/index.php/611586?lang=pt-BR
A comunicação e o RSCOOP150
O planejamento estratégico do Sistema Ocergs está diretamente ligado com os gaps trazidos pelas cooperativas gaúchas nos últimos anos. Através da apresentação do Plano RSCOOP150 os participantes ficaram por dentro de tudo que já estamos fazendo para chegarmos juntos aos R$150 bilhões de faturamento até 2027.
Após as boas-vindas do diretor executivo da coop anfitriã do evento, Luiz Alberto Machado Lopez, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, falou sobre a importância da comunicação e, principalmente, dos profissionais da área para alcançarmos melhores resultados e agregar valor nos serviços das cooperativas. "Precisamos de uma comunicação cada vez mais eficiente e estratégica. E para isso é importante investir em capacitações como essa para que tenhamos oportunidades de pensar fora da caixa e realizar intercâmbio de ideias para que o cooperativismo seja reconhecido pelo seu protagonismo em seus diferentes ramos", destacou.
A gerente de Recursos Humanos do Sistema Ocergs, Carolina Scherer, apresentou o panorama das ações desenvolvidas pelo Comitê responsável pelos projetos de Representação Institucional e Relações Trabalhistas. Além dos objetivos, foram apresentadas as linhas de ações do comitê as quais destacam-se: Implantação da educação política junto as cooperativas; Assessoria Técnica Generalista Jurídica e Compliance para atendimento das cooperativas e Fortalecimento da atuação continua e estruturada junto à Frencoop/RS.
Serviços do Sistema Ocergs
A gerente de Comunicação e Marketing, Simone Zanatta, trouxe muitas novidades da área vinculadas ao Planejamento Estratégico da entidade, além de solicitações feitas pelos grupos focais (composto por profissionais de cooperativas de diferentes ramos que se reúnem mensalmente). Uma delas foi a campanha institucional que será lançada nos próximos meses, o planejamento do Dia C e do Fundo de Marketing do Sistema OCB, Expointer e outros eventos do Sistema.
Campanha Nacional de Comunicação
Direto de Brasília e com muitas novidades sobre a nova campanha SomosCoop, a gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, apresentou a principal campanha publicitária brasileira sobre o cooperativismo. Os participantes puderam tirar todas as dúvidas sobre o movimento que tem como principal objetivo despertar o orgulho de ser cooperativista e conectar pessoas que acreditam na força de trabalhar junto para tornar o cooperativismo conhecido e reconhecido na sociedade.
Também vai ter temporada nova de SomosCoop na Estrada, com episódios gravados no Rio Grande do Sul. E ainda falamos sobre a importância do uso do carimbo SomosCoop para gerar diferenciação para as cooperativas no mercado e ajudar o consumidor a reconhecer "nas prateleiras" a mensagem que ele viu na mídia, influenciando em uma escolha deliberada pelo coop.
Reputação e gestão de riscos
Para falar sobre um assunto que tem tudo a ver com estratégia, o jornalista e consultor da empresa Criterio, Cezar Freitas.
Através de dados, Cezar destacou a importância da reputação e como fazer para construi-la de forma estratégica. Como falar sobre si mesmo, como convencer os outros a falar sobre a empresa em seu nome, rotinas, sistemas, fluxos e, principalmente, como a estratégia deve estar alinhada aos valores da empresa, fortalecendo-os de forma recorrente.
Criatividade como estratégia de negócio
O grande desafio dos profissionais de comunicação e marketing está em unir criatividade e estratégia para inovação nas práticas do cotidiano. Quando somos adultos, desenvolvemos um senso de autopreservação, fugimos da dor e de outros medos que acabam reprimindo nossa veia criativa pelo instinto natural do medo.
As crianças deixam os pudores de lado, e com isto, anulam o sentimento de ser/parecer ridículo. E acreditamos que a criatividade pode ser estimulada e desenvolvida se voltarmos ao tempo da nossa infância. Por isso, nesta edição, convidamos os participantes a voltar no tempo, a libertar a criança que existe em cada um para, com criatividade, pensar estrategicamente a comunicação das cooperativas.
Nesse sentido, o speaker Alexandre Garcia realizou uma imersão com os participantes sobre criatividade que exercitaram seu senso de inovação e praticaram o auto desenvolvimento para, consequentemente, gerar melhores e efetivos resultados para suas coops.
Quer ver um pouquinho do que rolou no nosso Workshop? Acesse e confira: https://www.instagram.com/p/CsuIvbcr82o/
O próximo Workshop de Comunicação acontece no dia 29 de setembro, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. Em breve mais informações!
Negócios
Com escritório em Porto Alegre, a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Rio Grande do Sul tem nova liderança. Empossado na quinta-feira (27), o engenheiro agrônomo José Cleber Dias de Souza, que exercia o cargo de auditor fiscal federal agropecuário, assume o comando do órgão guiado pela visão de uma “gestão integrada” com as diversas instituições atuantes no setor agropecuário – dentro e fora da porteira. O superintendente do Sistema Ocergs, Gerson Lauermann, participou da cerimônia representando a entidade.
À frente da pasta, Souza diz que dará continuidade aos serviços de segurança sanitária e apoio à produção no Estado. O calendário de ações, segundo o dirigente, será definido com base nas prioridades do ministério e do governo federal. “Um elemento que para nós é importante é ‘sintonizar’. Aí, ganha importância esse espaço de diálogo com as organizações do setor, para a coordenar as agendas de cada instituição, para que a gente nem se sobreponha nem faça competição”, afirma.
Formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Souza entrou para os quadros do Mapa em 2008, trabalhando na área laboratorial do ministério, em análise de sementes. No ano seguinte, foi designado para a Superintendência do órgão no Estado, onde desenvolveu uma trajetória ligada à agroecologia. O agrônomo participou da regulamentação da lei dos orgânicos, que entrou em vigor em 2011 a partir de uma instrução normativa do ministério. “Acompanhei o final da elaboração dos regulamentos técnicos e a implementação no Brasil. O Rio Grande do Sul sempre teve destaque (nesse tipo de agricultura), com o maior número de unidades de produção, mas muito parelho com o Paraná”, recorda.
O processo, segundo Souza, ainda não foi concluído. Desde então, ele vem atuando na formulação de acordos de reconhecimento mútuo para facilitar o trânsito e o comércio de orgânicos certificados entre os países do Mercosul. “Acho que (a minha nomeação) tem uma ligação muito forte com o que conseguimos construir ao longo desse período, um processo de diálogo, avaliação, planejamento e execução de ações com as organizações de agricultores, mas também com instituições públicas e da sociedade civil que têm relação com essas temáticas”, diz.
Entre os desafios de sua gestão, Souza destaca também a atenção a temas que lhe são caros do ponto de vista pessoal, como a adaptação da agropecuária ao contexto de mudança climática. “São temas emergentes, em que as tecnologias e sistemas de produção concebidos visando reduzir a emissão e aumentar a absorção de carbono também prevejam as especificidades do ciclo hidrológico, para adaptar os diferentes cultivos e criações à disponibilidade de precipitação e à maior retenção de águas”, detalha.
Hoje, o Mapa tem 348 servidores no Rio Grande do Sul. Desse total, 109 são vinculados à Superintendência e 239 atuam no Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) e no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem (Sipoa), ambos sob gestão direta da Secretaria de Defesa Agropecuária, em Brasília. Há ainda profissionais lotados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária no Rio Grande do Sul (LFDA-RS), também coordenado pela secretaria.
Fonte: Correio do Povo
Crédito da foto: Matheus Lalis
Negócios
Desembarcou neste final de semana, em Londres, comitiva de cooperativas do ramo saúde, para missão técnica que vai até o dia 26/05, numa iniciativa do Sistema Ocergs, Unimed Federação e CCM Group, um grupo especializado em soluções para o mercado de saúde, principalmente na área médica. O Sistema Ocergs está representado pela analista técnica, Caroline Juchem.
A missão faz parte de um programa de capacitação de atenção primária para líderes no setor de saúde e foi dividida em duas etapas: uma no Brasil, com aulas online e a segunda etapa no Reino Unido, com visitas ao National Health Service (NHS).
O principal objetivo da capacitação é promover a Atenção Primária à Saúde (APS)
como o agente para a geração de um modelo de saúde centrado nas pessoas, de qualidade e sustentável; Ofertar uma plataforma de conhecimento para líderes em Gestão em Saúde defenderem e implementarem as melhores práticas em APS e oferecer oportunidades para o desenvolvimento organizacional dos profissionais e de modelos assistenciais de APS baseados em evidências por meio do desenvolvimento profissional contínuo.
Participam da missão as coops Unicoopmed, Unimed Erechim, Unimed Alto do Jacuí, Unimed Alto Uruguai, Unimed Central de Serviços, Unimed Centro, Unimed Encosta da Serra, Unimed Federação, Unimed Litoral, Unimed Missões, Unimed Noroeste, Unimed Pelotas, Unimed Planalto Central, Unimed Planalto Médio, Unimed Vale das Antas, Unimed Vale do Caí e Unimed VTRP.
Mais sobre o NHS
O sistema de saúde na Inglaterra é referência mundial e oferece um ótimo atendimento aos seus usuários. O NHS é como o SUS no Brasil, o maior sistema público de saúde e mais antigo do mundo. Todos os bairros do mundo contam com um General Practitioner Surgery - ou apenas GP, que funciona como um centro de saúde local, uma espécie de UPA no Brasil. Um médico geral é designado como médico responsável para cuidar das pessoas registradas em determinado bairro. Ele é quem faz as consultas e, se achar necessário, encaminha o paciente a um especialista.
A expectativa é trazer na bagagem ideias e conhecimentos que possam ser implementados aqui principalmente no que se refere aos seguintes pontos:
• Desenvolver uma compreensão ampla da Atenção Primária no Reino Unido.
• Entender como a Atenção Primária é financiada no Reino Unido para assegurar atendimento centrado nas pessoas, acessível e de qualidade no ponto de entrega.
• Compreender a composição de um serviço à Atenção Primária britânico, sua ênfase na qualidade clínica e como os diferentes membros da equipe trabalham juntos para fornecer um modelo integral de atendimento.
Além da missão, o programa envolve um seminário posterior à viagem, visando uma completa experiência aos participantes e a projeção de ações futuras para inovação nas cooperativas de Saúde.
Negócios
A educação é parte essencial do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos. E nas finanças, tal fato não é diferente. Em busca de promover e debater a importância da educação financeira, aconteceu entre os dias 15 e 21 de maio a 10ª Semana Nacional de Educação Financeira.
Envolvendo escolas, cooperativas e instituições de todo o país, a semana de ações e atividades é realizada anualmente e tem como objetivo promover atividades sobre finanças, orçamento e investimentos, para crianças, jovens e adultos. Grandes parceiras desse ecossistema de transformação social, as cooperativas de crédito mais uma vez marcaram presença com diversas atividades, realizadas em todo o país.
Com mais de 1 milhão de cooperados, o Sistema Ailos foi um dos grandes parceiros dessa edição. A partir do mote “Você no Controle das suas Finanças”, o sistema realizou encontros mediados por Diogo Angioleti e Leticia Pasold, das cooperativas Transpocred e Viacredi, onde foram apresentados vídeos de colaboradores da Ailos, dando dicas sobre educação financeira. O conteúdo, disponibilizado gratuitamente, pode ser conferido no site. Além disso, o sistema Ailos ainda realizou palestras sobre a relação com dinheiro, orçamento pessoal, consumo consciente, crédito e endividamento e ainda, como falar sobre o tema com as crianças.
Por sua vez, a Cooperemb – Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados da Embraer, reuniu especialistas e entusiastas da área para compartilhar dicas valiosas sobre como desenvolver uma relação saudável com o dinheiro e enfrentar desafios econômicos. No encontro, transmitido ao vivo no dia 17, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências, ouvir histórias inspiradoras e receber orientações práticas sobre como fortalecer a resiliência financeira.
Unindo centrais e singulares com atuação em todo o país, a Sicredi utilizou a Semana ENEF para diversas ações que ressaltaram a importância de uma relação saudável com o dinheiro. No sul catarinense, a Sicredi Sul SC disponibilizou cursos online e gratuitos sobre o tema na plataforma Sicredi na Comunidade, onde os inscritos puderam acompanhar trilhas de aprendizado em cooperativismo e empreendedorismo, além de cursos de educação financeira.
Os palhaços Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho ensinam sobre finanças na Caravana Kids
Já a Sicredi Dexis levou os palhaços Adalberto Pé de Chinelo e Cajuíno Castanho para mais uma temporada do Caranava Kids, projeto de teatro que terá 50 apresentações neste ano. Na peça, que finalmente chega à região Norte, os palhaços sonham montar um circo, mas como não têm o dinheiro suficiente, eles precisam se dividir para interpretar vários papéis enquanto poupam dinheiro e ensinam as crianças a fazer o mesmo. Somente em 2022, o Caravana Kids somou 77 apresentações, impactando mais de 18 mil crianças.
A peça faz parte do programa Cooperação na Ponta do Lápis, que leva conhecimento e estimula a disciplina e o autocontrole para que as pessoas possam ter uma vida financeira saudável. Com grande sucesso durante a Semana ENEF, as ações do programa são permanentes, sendo realizadas de forma contínua em conjunto com todas as cooperativas, Centrais e a Fundação Sicredi. Entre elas, a Sicredi Liberdade, localizada no Rio Grande do Sul, que utilizou a semana especial para intensificar os trabalhos com suas turmas para crianças, adolescentes, pessoas físicas e empreendedores.
Em Gramado, a Fundação Sicredi fechou parceria com a Vila da Mônica, para que crianças e adolescentes aprendam sobre a educação financeira com personagens da Turma da Mônica. “Toda a equipe da Fundação buscou, com muito carinho e preocupação, desenvolver estratégias e formas de levar ao público e pessoas colaboradoras do parque a conscientização financeira de forma lúdica. A partir das interações propostas, a experiência dos nossos visitantes será ainda mais qualificada. Com certeza essas vivências serão lembradas pelas diferentes gerações que compartilham o amor pela Turminha”, declarou a CEO da Vila da Mônica, Manoela da Costa Moschem. Entre as atividades, esteve a dinâmica na Casa dos Bombeiros, onde as crianças receberam dicas sobre de onde vem o dinheiro e receberam uma recompensa na brincadeira onde precisavam salvar os pets. Na Casa da Magali, além de viverem uma experiência deliciosa, as crianças ganharam dicas para organizar um aniversário sustentável, aprendendo a economizar. “Lá no Corpo de Bombeiros foi demais. Eu corri, apaguei o fogo, salvei a vida dos animais, porque eles estavam precisando. No Hospital Veterinário, eu cuidei dos animais que estavam doentes, vi se eles estavam precisando de vacina, olhei a ficha do paciente. É incrível a Vila da Mônica, quero visitar mais vezes”, afirmou a visitante Helena Lopes de Oliveira, de 7 anos.
Conectando-se diretamente com as principais tendências da atualidade, a Sicredi ainda se aventurou pelo metaverso, lançando um jogo voltado ao tema da Semana ENEF, em aplicação desenvolvida pelo Lab de Inovação do Sicredi. O jogo, chamado “Universo S902”, proporciona uma experiência durante a qual crianças e adolescentes podem interagir com os habitantes do universo, desenvolver atitudes cooperativas que os recompensam, participar de quiz, fazer compras valorizando o comércio local, aprender a usar um caixa eletrônico, investir e guardar o dinheiro de brincadeira, estimulando comportamentos e hábitos saudáveis de consumo.
Com uma tradição de realizar centenas de ações de educação financeira, a Cresol preparou para este ano uma maratona de atividades. Ao todo, foram mais de 700 ações gratuitas sobre o tema, em todas as regiões de atuação da cooperativa. Além de palestras, rodas de conversa, workshops, lançamento de materiais impressos e outros, as cooperativas do sistema disponibilizaram guias de orientações para que cada agência estivesse preparada para receber o cooperado e entregar a melhor experiência para a sua realidade. A Cresol ainda tem como estratégia permanente a realização de projetos educacionais em parceria com secretarias de Educação e escolas, para envolver crianças, jovens e seus familiares. Os projetos trabalham temas como cooperação, educação financeira, sustentabilidade, empreendedorismo e liderança.
Maior sistema de atendimento físico do país, as cooperativas do Sicoob participaram das ações da Semana ENEF com atividades de acesso gratuito, incluindo palestras, cursos, oficinas, entre outros serviços sobre educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal. Segundo o Sicoob, as atividades possuem como finalidade o fortalecimento da cidadania financeira, eficiência e a democratização do sistema financeiro nacional, além da conscientização do hábito de se planejar financeiramente. Entre as principais palestras, esteve a de Juliano Fernandes, consultor em educação financeira. Com transmissão ao vivo direto do auditório da sede do Sebrae em Florianópolis, a palestra sobre ‘Resiliência Financeira’ contou com diversas dicas para os presentes, além de atividades para crianças através do Programa Financinhas, com monitores voluntários do Instituto. “Compartilhamos dicas e orientações para encontrar soluções eficazes para os desafios financeiros comuns”, disse Juliano.
Por sua vez, com a participação da influenciadora e especialista em finanças pessoais, Ana Leoni, a Unicred realizou uma série de conversas em videocast, com a head de Investimentos da Unicred, Patricia Palomo. Nos cinco episódios apresentados, foram discutidos temas como finanças pessoais e a relação do comportamento financeiro com outros aspectos pessoais, que vão além da racionalidade e da organização em planilhas. “Educação financeira vai muito além do ‘botar as contas na ponta do lápis’ e nossa proposta é demonstrar isso de forma simples e fácil. Devemos considerar fatores como contexto social, comportamental e até mesmo de saúde. As discussões que dividimos com a Ana Leoni, que é uma das maiores especialistas do Brasil em finanças pessoais, estão disponíveis de forma gratuita em nosso canal, onde também estão outros conteúdos dos nossos executivos”, explicou a Head. Os materiais apresentados pela Unicred podem ser acessados gratuitamente no site.
Semana ENEF
A Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira, formado por Ministério da Educação, Banco Central, CVM e diversos outros órgãos públicos. Ela é realizada anualmente desde 2014 e tem a finalidade de promover ações de educação financeira em todo o país.
Fonte: Mundocoop
Negócios
Na última sexta-feira (19/5), o Sistema Ocergs promoveu o Fórum de Logística Agro e Transporte, no auditório da Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), que contou com a participação de 70 pessoas de 30 cooperativas. O evento integra o plano de ações do Comitê 4 dentro do Plano de Desenvolvimento para o cooperativismo gaúcho nos próximos cinco anos, o programa RSCOOP150bi.
O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, destaca que a organização e o programa RSCOOP150 têm o desafio de fomentar o crescimento da margem líquida das cooperativas, a partir de um plano de ações que envolve projetos do setor.
"Muito mais importante do que o volume e o ganho de escala é que a cooperativa possa crescer com organização, sustentabilidade, gerando resultados. Aqui nós estamos começando a criar processos de sinergia de construção de crescimento entre as cooperativas, quando algumas são tomadoras de fretes e outras prestadoras de serviço de transporte de cargas", ressalta.
Hartmann destaca que o evento possibilita conexões de negócios entre as cooperativas, contribuindo para minimizar ou zerar a questão dos fretes com caminhões vazios. "Se nós visualizarmos o horizonte do futuro, precisamos olhar a cooperativa do lado como parceira para gerarmos grandes oportunidades de crescimento. Que isso seja o início de uma grande caminhada de negócios, de construção e de negociação de ganha-ganha entre todos os ramos do cooperativismo", afirma.
Eficiência e Processos
O diretor da CCGL e representante do Comitê 4, o, Guilhermo Dawnson, acredita que as iniciativas de negócios entre as cooperativas Agro e de Transporte podem ser efetivadas com maior eficiência e um maior número de processos. "O agro demanda muito transporte, nós temos que tirar o produto e levar ao encontro dos clientes, dos consumidores e dos portos e, ao mesmo tempo, nós temos as cooperativas do ramo Transporte, que fazem eficientemente esse trabalho. Vamos tentar melhorar e sermos mais fortes nesse processo", comenta.
Para o presidente da Rede Transporte e gestor do projeto de Logística do programa RSCOOP150, Adelar Steffler, é necessário que as cooperativas busquem melhoria nos processos de comunicação e que direcionem seus esforços para colocar em prática a intercooperação. Steffler explica que as cooperativas vinculadas à Rede Transporte trabalham em sinergia, o que permite otimizar os custos de logística por conta das cargas transportadas por diferentes cooperativas.
Objetivos e Panorama do RSCOOP150
O Plano Gaúcho de Desenvolvimento para o cooperativismo, o RSCOOP150bi de prosperidade, prevê a meta de R$ 150 bilhões de faturamento, 4 milhões de associados, 100 mil empregos diretos, R$ 300 milhões de investimentos em capacitação e R$ 7,5 bilhões de sobras líquidas anuais até 2027.
As metas foram apresentadas pelo gerente geral do Sistema Ocergs, José Máximo Daronco, que falou sobre os comitês que desenvolvem os projetos que integram o programa RSCOOP150. O Fórum de Logística Agro e Transporte é uma iniciativa do Comitê 4, responsável pelos projetos de Investimentos em Infraestrutura e Logística; Conectividade; e Geração e Fornecimento de Energia.
Portfólio de Serviços da Rede Transporte
Com 14 cooperativas associadas que reúnem 3.569 cooperados e uma frota de 2.254 veículos, a Rede Transporte conta com coops em diferentes regiões do Rio Grande do Sul, que atendem o mercado nacional e internacional, com transporte de cargas para a Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
O presidente da Rede Transporte, Adelar Steffler, explica que a na gestão de compras, a Central mantém parcerias com uma série de fornecedores para customizar produtos e serviços, que trazem preços diferenciados para pneus, combustível, seguros, veículos, meios de pagamento eletrônico, entre outros.
Desafios e Necessidades das Cooperativas Agropecuárias
O supervisor de Lógistica e Captação da CCGL, Miguel Gonçales, falou sobre as principais demandas logísticas das cooperativas agropecuárias. Entre os principais produtos movimentados, Gonçales destaca: granéis agrícolas, produtos industrializados, regrigerados e frigorificados, rações, leite, cargas vivas, fertilizantes, calcários, combustíveis e insumos diversos. "Para evoluir é necessário desenvolver pessoas, transformar processos e implementar tecnologias habilitadoras com base na cooperação
Para o gerente de Desenvolvimento da SmartCoop, Darlan Schwade, a solução para estreitar relações entre as cooperativas agropecuárias e de Transporte, passa pela utilização da plataforma SmartCoop para a contratação de fretes. Schwade explica que as relações comerciais podem ser concentradas em quatro processos dentro da plataforma: cooperativa cadastra sua demanda de frete; transportadora oferta o frete; coopertiva sinaliza o aceite ou recusa; ocorre a realização do serviço.
Portfólio de Serviços das Cooperativas de Transporte
Para conhecer mais sobre os serviços ofertados pelas cooperativas de Transporte, o Fórum contou com a apresentação do presidente da Cootracam, Gregori Teixeira Rios (setor de cabotagem e setor portuário); gerente de Logística da Cooperlíquidos, Gabriel Roglio (cargas líquidas e química); presidente da Cootracel, Luiz De Mattos (transporte internacional e sider); presidente da Cooral, Cleuberto Demarchi (transporte frigorífico); gerente de Logística da Vale Log, Marcos Corti (setor graneleiro).
Portfólio de Serviços da Uniair
O evento também recebeu a executiva comercial da Uniair, Alciane Pandolfo, a partir de uma ação proposta pelo Comitê 3, responsável pelos projetos de Comunicação e Acesso a Mercados. Com atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana, Alciane destaca que a Uniair dispõe de aeronaves equipadas com UTI aérea adulta, pediátrica e neonatal. Além do transporte aeromédico, a executiva ressalta os serviços de taxi aéreo, turismo e transporte de cargas ofertado pela Uniair, que podem se conectar com as demandas das cooperativas de outros ramos.
Comunicação e Acesso a Mercados
O analista de Marketing e Comunicação, Leonardo Machado, apresentou o panoramas das ações desenvolvidas pelo Comitê responsável pelos projetos de Comunicação e Acesso a Mercados. Além da criação dos materiais promocionais do RSCOOP150, o Comitê criou o hotsite que reúne todas as informações sobre os projetos, iniciativas e monitoramento das metas. Dentro de novos mercados, o Comitê conduz tratativas com a Unidade Nacional sobre a nova plataforma de marketplace NegóciosCoop, que inicia o primeiro semestre de 2023 com um projeto-piloto envolvendo algumas cooperativas brasileiras e pretende se tornar um ambiente de negócios B2B e B2C no segundo semestre, ampliando o alcance para diversas cooperativas brasileiras.
Networking de Negócios
Na parte final do Fórum de Logística Agro e Transporte, os dirigentes das cooperativas Agro e de Transporte participaram de uma rodada de networking de negócios, com o objetivo de identificar oportunidades e conhecer mais sobre as demandas e serviços ofertados.
Negócios