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Sistema Ocergs promove 1º InovacoopRS Summit

Sistema Ocergs promove 1º InovacoopRS Summit

O Sistema Ocergs promoveu hoje (20/10), o primeiro InovacoopRS Summit, uma imersão para proporcionar um ambiente de conexões e preparar pessoas para o ecossistema cooperativista inovador. Com o tema "Cooperar para construir o Futuro", o evento teve como objetivo conectar as cooperativas com as melhores práticas e oportunidades de inovação no cooperativismo e aconteceu no Instituto Caldeira, o hub de Inovação e Tecnologia, em Porto Alegre.

Na programação, palestras que promoveram a conexão de cooperativas com as melhores práticas e oportunidades de inovação no cooperativismo, mas principalmente conexão com as pessoas que fazem a inovação acontecer nas nossas coops.

Na abertura do evento, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, falou sobre os desafios e oportunidades do cooperativismo no contexto da inovação. "Temos competência e capacidade para construir um cooperativismo do futuro brilhante, mas para isso precisamos de garra, de capacitação para profissionalizar nossos serviços e sermos cada vez mais competitivos. Nosso modelo de negócio é inclusivo, é moderno, mas precisamos de espaços como este evento para pensarmos e tomarmos atitudes diferentes para novas oportunidades", afirmou.

O superintendente do Sistema, Mario De Conto, agradeceu o apoio da diretoria, do Sistema OCB e da equipe que tem abraçado cada vez mais o tema para construir soluções de inovação para as cooperativas. "Estamos em um esforço constante, juntamente com a Escoop também, mas principalmente com vocês, cooperativas. Precisamos encontrar caminhos conjuntos e esse evento é um marco para todos nós. Inovação não se faz sozinha", afirmou.

A abertura do evento também contou com o Momento RSCOOP150bi, apresentado pelo gerente de Planejamento do Sistema Ocergs, Emanuel Malta, que destacou os objetivos estratégicos do projeto de desenvolver as pessoas para os novos desafios​ e atuar nas ações relacionadas à infraestrutura e tecnologia​. Emanuel destacou o trabalho do Comitê 6 do Projeto - Inovação e Desenvolvimento Profissional, que prevê engajamento dos agentes das cooperativas em ações de gamificação e projetos com propósito​, aprimoramento das parcerias para a realização de Missões, agenda e diagnóstico da inovação e inclui o InovacoopRS, inclusive.

Inovação no coop brasileiro

O gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, Guilherme Souza Costa, falou sobre "A importância da inovação para a competitividade no cooperativismo". Ele trouxe reflexões sobre o modo de consumo contemporâneo em que se tem uma perspectiva que vai além da qualidade do produto e necessita agregar valor e identificação com a história do produto. Nesse sentido, ele ressalta o papel fundamental do cooperativismo nesse cenário inovador, que foca nas pessoas, impacto social e consumo responsável. "Nosso negócio é a resposta para importantes questões, como a busca por uma sociedade mais igualitária e justa".

Ele também falou sobre a maior plataforma de conteúdos do Sistema OCB, o Inovacoop, os cursos e materiais disponíveis sobre o tema e divulgou a Pesquisa de Inovação 2023 e a Pesquisa Nacional do Cooperativismo, lançada no último dia 18, para mapear novas estratégias para o cooperativismo brasileiro. A pesquisa pode ser respondida pelas coops até o dia 3 novembro através do link: https://in.coop.br/pesquisacoop.

Inovacoop RS

O coordenador de Inovação do Sistema Ocergs e professor da Escoop, Carlos de Oliveira, esplanou o que o Sistema tem feito para ajudar as cooperativas gaúchas em seus processos de inovação desde missões técnicas por ramos, capacitações e workshops através da Escoop e as diretrizes futuras alinhadas ao Planejamento RSCOOP150.

A criação do Inovacoop RS foi apresentada como uma das diretrizes, além de entregas customizáveis para os diversos ramos do coop gaúcho que possuem realidades igualmente diversas. O objetivo é fazer transformações concretas e positivas no Cooperativismo para construirmos mais prosperidade, fomentando a inovaçãofacilitando conexões oferecendo soluções.

Carlos trouxe também os fatores que podem contribuir para a sustentação da inovação nas cooperativas como: liderança, mudança de paradigmas, tecnologia, processos e valor agregado, mas principalmente cooperação entre as pessoas. "A inovação não é algo estanque. É algo contínuo para que as cooperativas possam se manter atuantes nesse aspecto e para isso precisamos do nosso fator mais importante: as pessoas".

Captação de recursos e investimentos

A coordenadora de Inovação & ESG e a diretora de Assuntos Corporativos e de Tributos da ABGI, Fernanda Freitas e Carina Leão, apresentaram sua parceira com o Sistema OCB no Radar de Financiamento, e trouxeram aos presentes informações sobre como realizar a captação de recursos financeiros para investimentos em gestão, processos e ferramentas para inovação e ESG de forma estratégica.

Segundo Fernanda, utilizar recursos externos para financiar projetos de inovação garante a continuidade das iniciativas. "Para inovar, é necessário estar preparado para correr riscos, lidar com incertezas e necessidades de recursos financeiros. E estar apto a captar e gerenciar esses recursos para inovar é uma vantagem competitiva essencial", defende.

Coop Pitch de Inovação

O gerente de Recursos Humanos da Unimed Federação RS, Rodrigo Lima, mediou o painel que trouxe cases de inovação das cooperativas. Nele, as cooperativas apresentaram seus principais desafios e conquistas para a transformação das culturas organizacionais.

O head do Complexo.lab, laboratório de inovação da Sicredi Pioneira, Thiago Pandolfo, falou sobre como a primeira cooperativa de crédito da América Latina e instituição financeira privada mais antiga e em funcionamento do Brasil trabalha a questão da inovação desde 2017. O Complexo.lab é o laboratório de inovação, colaboração e experimentação que desenvolve programas inovadores voltados para educação e empreendedorismo com foco no impacto positivo para as comunidades através de relações de ganha-ganha.​

O case da Santa Clara foi apresentado pelo gerente de Tecnologia, Daniel Misturini. A coop que tem 111 anos de história e criou seu comitê de inovação em 2020, o InovaClara que organiza os programas de melhoria contínua e inovação na cooperativa, onde são desenvolvidos os projetos, trabalhando de forma colaborativa para melhorar processos, analisar oportunidades e estimular a inovação.

O head de inovação da Unimed VTRP, Rafael Zanatta, apresentou a cultura da inovação na coop para otimizar os negócios existentes e explorar novas oportunidades. Para isso, desde 2015 a inovação é um direcionador do planejamento estratégico na Cooperativa. Os aprendizados passam pela importância da capacidade de adaptação e evolução, mantendo o legado e a história da organização, bem como do apoio da alta gestão e mentalidade para a mudança e por correr riscos. Mas principalmente, a inovação passa por cultura e pessoas.

O diretor de Negócios e Infraestrutura da Coprel, coop que leva energia e internet para mais de 70 municípios, Mateus Stefanello, destacou a trajetória da jornada da inovação, que iniciou em 2019 e hoje conta com o Programa de Conexão com Startups, uma iniciativa do Programa de Inovação, desenvolvido para fortalecer os laços entre a Coprel e startups. O objetivo, segundo ele, não se resume apenas em buscar soluções inovadoras, mas também em estabelecer relacionamentos duradouros que impulsionem a cultura de inovação e promovam a troca de conhecimento.

A plataforma digital Smartcoop foi o case de inovação e intercooperação das cooperativas ligadas à Fecoagro/RS, apresentada pela coordenadora de difusão da plataforma, Fernanda Toledo. Criada em 2019, a plataforma busca conectar o produtor com o agro do futuro através de assistência técnica e onde as 29 cooperativas integrantes atualmente agregam suas demandas.

Desafio Coop e Startups

Divididos em grupos, os participantes participaram do desafio para responder de que forma é possível fortalecer o ecossistema cooperativista inovador, com sugestões de boas práticas de cultura da inovação e de governança da inovação.

E por fim, as startups Latromi Technology, ESG Now, Agidesk, Volters e Yours Banks participaram de um Pitch para incentivar a inovação aberta. As coops puderam conhecer soluções de mercado como automatização de processos de atendimento, criação de sistemas web, inteligência financeira, plataforma de gestão de ESG e gestão de energia.

Fundo Social do Sescoop/RS conquista Prêmio Top Cidadania

Fundo Social do Sescoop/RS conquista Prêmio Top Cidadania

Apoiar projetos voltados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente desenvolvidos por cooperativas. É com essa proposta que o Sescoop/RS criou em 2022 o Fundo Social, programa que em sua primeira edição aprovou dez projetos que juntos somam o valor de R$ 1.763.278,00 e devem beneficiar 32.125 pessoas no Rio Grande do Sul. E o Programa Fundo Social acaba de ser reconhecido na 30ª edição do Prêmio Top Cidadania, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).

"O Fundo Social é uma iniciativa do Sescoop/RS para apoiar as cooperativas nos seus projetos ligados ao ESG e é uma grande alegria para nós como instituição recebermos esse prêmio que reconhece a atuação das nossas cooperativas em prol do desenvolvimento social em todo nosso estado", afirma o superintendente do Sescoop/RS, Mario De Conto.

A divulgação dos vencedores dos prêmios Top Ser Humano 2023 e o Top Cidadania 2023 ocorreu nessa quinta-feira (19/10). São, ao todo, 38 premiados — 27 no Top Ser Humano e 11 no Top Cidadania. Dentre os vencedores, destaque também para as cooperativas Central Sicredi Sul/Sudeste, Sicredi Noroeste RS/MG, Unicred Porto Alegre, Unimed Noroeste/RS e Unimed Porto Alegre, que conquistaram o prêmio Top Ser Humano, e para o Instituto Unicred RS e Unimed Porto Alegre, que receberam distinção no Top Cidadania.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 22 de novembro, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, oportunidade em que será entregue o Personalidade Top Ser Humano 2023, que será divulgado nos próximos dias.

Top Cidadania

O prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha. Desde sua criação, o Top Cidadania já premiou mais de 200 cases.

Confira a lista dos vencedores do Top Ser Humano e Top Cidadania:

Top Ser Humano 2023 — Categoria Organização

  • Dipam Gaúcha Distribuidora 
  • SLC Máquinas 
  • Sebrae RS
  • Be8 
  • Fundacred
  • Oniz Distribuidora 
  • Senac-RS
  • Hospital Moinhos de Vento
  • Box Print Embalagens e Displays 
  • HT Micron Semicondutores
  • Bruning Tecnometal
  • Central Sicredi Sul/Sudeste
  • CMPC Celulose Riograndense
  • Hospital de Clínicas de Passo Fundo
  • Indústria de Plásticos HERC
  • Santa Casa de Porto Alegre
  • Unimed Porto Alegre
  • Unicred Porto Alegre
  • DASS 
  • ICH Administração de Hotéis 
  • Irani 
  • Kepler Weber 
  • Sicredi Noroeste RS/MG
  • Stihl Ferramentas Motorizadas
  • Unimed Noroeste/RS 
  • AEL Sistemas
  • São José Industrial

Top Cidadania 2023 — Categoria Organização

  • Sescoop/RS
  • Viação Ouro e Prata 
  • Hospital Moinhos de Vento
  • John Deere Brasil 
  • Senac-RS
  • Unimed Porto Alegre 
  • InBetta 
  • Instituto Unicred RS
  • SLC Agrícola 
  • Box Print Embalagens e Displays 
  • Fundação Gerações

Conheças os projetos aprovados na primeira edição do Fundo Social

RankingProjetoCooperativa
1Programa Consumo SustentávelCoasa
2Multiplicadores Lixo ZeroCooperconcórdia
3Plantando o BemSanta Clara
4Programa Integrar – Fomento aos cooperados e ao cooperativismoCotrirosa
5Qualificação e incentivo à agricultura de baixo Carbono e a intensificação sustentável na produção de alimentos no Sistema Cooperativo do RSCCGL
6Cotriel Educando para o CampoCotriel
7Projeto de Educação Cooperativista – Coprel na EscolaCoprel
8Projeto Batalhão do BemUnicred Ponto Capital
9Peça Teatral Educação Financeira “Os Sonhos são Possíveis”Sicredi Serrana RS/ES e Sicredi Ouro Branco RS/MG
10Empreender para CrescerCootravipa

1. Programa Consumo Sustentável

Cooperativa: Coasa

O Programa Consumo Sustentável desenvolve atividades de formação que oportunizam às mulheres agricultoras condições para tomarem frente na implementação de práticas sustentáveis em suas propriedades. Através de ações consistentes e diversificadas ao longo dos seus três anos de existência o programa já proporcionou atendimento direto a 103 famílias, incentivando à produção diversificada de alimentos, plantas bioativas, aproveitamento integral de alimentos, estimulando a segurança alimentar, manejo ecológico e contribuindo com a preservação do meio ambiente.

2. Multiplicadores Lixo Zero

Cooperativa: Cooperconcórdia

O projeto tem como propósito qualificar, através de palestras e seminários, os professores e turmas do ensino fundamental II das escolas públicas municipais de ensino fundamental, do município de Santa Rosa/RS, para discutir sobre o tema resíduos sólidos e o tratamento adequado, desenvolvendo um olhar consciente sobre os resíduos que cada indivíduo gera e a importância econômica. O projeto busca desenvolver uma educação que demonstre de forma empírica que o lixo deverá deixar de ser lixo e passará a ser tratado como resíduo, ou seja, como um produto de valor monetário, que gera renda para uma população de vulnerabilidade econômica e social.

3. Plantando o Bem

Cooperativa: Santa Clara

O Programa Plantando o Bem tem como objeto incentivar e despertar o interesse da comunidade escolar para as práticas e técnicas sustentáveis. A Cooperativa Santa Clara iniciou o Plantando o Bem em 2016 e nesses sete anos o programa já atingiu 18.300 alunos e esteve em mais de 100 escolas e 18 municípios. Em 2017, o Plantando o Bem foi reconhecido com o prêmio Top de Marketing ADVB pelo trabalho desenvolvido com alunos. Em 2023, a Cooperativa quer levar às escolas do Rio Grande do Sul o tema Sustentabilidade Ambiental, oportunizando que os professores trabalhem a temática com os alunos através dos subsídios pedagógicos fornecidos pelo Programa, além de Peça de teatro sobre o tema e um concurso de Práticas Sustentáveis entre escolas.

4. Programa Integrar – Fomento aos cooperados e ao cooperativismo

Cooperativa: Cotrirosa

O Programa Integrar abrange o atendimento de 18 municípios de atuação da Cotrirosa. Dentre os objetivos do Programa, estão:

  • Criar núcleos nos pilares (Mulheres, Jovens, Famílias e Lideranças);
  • Proporcionar às cooperativas agropecuárias, especialmente à Cotrirosa, o incremento do quadro social;
  • Disseminar e fortalecer a cultura, os princípios e os valores cooperativistas;
  • Promover a sucessão familiar especializada;
  • Promover o empreendedorismo cooperativo;
  • Profissionalizar a gestão de pequenas e médias propriedades rurais.

5. Qualificação e incentivo à agricultura de baixo Carbono e a intensificação sustentável na produção de alimentos no Sistema Cooperativo do RS

Cooperativa: CCGL

Diante do atual cenário de aquecimento global, resultado do aumento da temperatura média e de sérias mudanças sobre a dinâmica climática no planeta, novos esforços são necessários para frear este avanço e evitar prejuízos à sociedade e ao ambiente. O aquecimento global se deve principalmente ao aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera, com destaque para carbono (C). Contudo, o carbono também é o principal componente da matéria orgânica do solo. Através da fotossíntese, as plantas incorporam dióxido de carbono da atmosfera em compostos orgânicos que, após a colheita, são depositados na superfície de solos e passam a sofrer uma série de transformações. Essas transformações geram um fluxo de energia e carbono através do solo, o qual é responsável pela melhoria das condições químicas, físicas e biológicas do solo. Sistemas de rotação de culturas diversificados durante o ano todo (365 dias) contribuem também para o aumento da produtividade das culturas – maior produção de alimentos/hectare/ano -, bem como, para a mitigação das emissões de carbono para a atmosfera. Estes, são capazes de promover o acúmulo de matéria orgânica no solo e desta forma, contribuírem para a mitigação das emissões de GEE através do sequestro de carbono. Desta forma, o incentivo ao uso de boas práticas agrícolas e da intensificação sustentável será o propósito deste projeto, o qual será executado em três etapas/módulos.

6. Cotriel Educando para o Campo

Cooperativa: Cotriel

Com um olhar mais atento, a Cotriel percebe a necessidade dos jovens que residem e frequentam as escolas do meio rural da sua região de abrangência e entende as dificuldades e perspectivas destes, que se veem num dilema entre se manter no campo ou migrar para a área urbana à procura de melhores condições de vida e de trabalho. Pensando nisso, a Cooperativa lançou o projeto na perspectiva educacional de transformar a realidade das crianças, com o foco de fixar o homem no campo e produzir seu alimento de forma sustentável, buscando a qualidade de vida e de saúde, tendo em vista que os filhos seriam os responsáveis em dar continuidade às atividades agrícolas da família.

7. Projeto de Educação Cooperativista – Coprel na Escola

Cooperativa: Coprel

O projeto de Educação Cooperativista Coprel na Escola completou 18 anos de história em 2022. Para a coop, a infância é o momento em que o aprendizado ocorre com mais facilidade. E se tiver diversão é melhor ainda. E é com este espírito que o projeto reúne peça teatral, distribuição de materiais educativos, integração e brincadeiras para falar sobre a importância do cooperativismo, da economia de energia e da segurança. Lembrando que sempre que o Coprel na Escola é realizado nos municípios, no turno inverso é realizado também um evento com os associados da Coprel, que é a reunião do conselho Consultivo. O evento é uma mini Asssembleia, onde o associado tem a oportunidade de se relacionar com a Cooperativa, aprender mais sobre os programas sociais e cooperativismo.

8. Projeto Batalhão do Bem

Cooperativa: Unicred Ponto Capital

O objetivo macro é ressignificar, a partir da ótica da economia circular, o processo de transformação e reaproveitamento dos resíduos descartados pelo Batalhão Logístico da Brigada Militar de Santa Maria, a partir da doação de fardas e vestimentas não mais utilizadas pelos militares. As doações das fardas podem seguir dois fluxos operacionais: um deles se detém ao tingimento das fardas militares para doação aos profissionais (autônomos ou não) que trabalham em coleta e reciclagem; a outra frente do projeto é voltada para a descaracterização das fardas através de customização e costura, em parceria com um projeto de oficina de corte e costura para mulheres em situação vulnerável, cujos os produtos customizados geram fonte de renda para essas mulheres, exercendo assim a economia circular.

9. Peça Teatral Educação Financeira “Os Sonhos são Possíveis”

Cooperativa: Sicredi Serrana RS/ES e Sicredi Ouro Branco RS/MG

A peça teatral de Educação Financeira “Os sonhos são possíveis” terá a produção do Espaço da Arte. Um espetáculo voltado para o público jovem que irá percorrer escolas de Ensino Médio dos municípios das áreas de atuação das Cooperativas Sicredi Serrana RS/ES e Sicredi Ouro Branco RS/MG. As cooperativas concentram esforços para levar a educação financeira para associados e comunidade. Por isso, as duas cooperativas, através de uma ação de intercooperação, buscam iniciar um ciclo de apresentações desta peça teatral. A produção irá percorrer os 44 municípios da área de atuação das cooperativas na Serra Gaúcha, Vale do Caí e Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, envolvendo estudantes do Ensino Médio da rede pública e privada. O objetivo central da peça está em inspirar a mudança de comportamento em relação ao dinheiro, para que todos possam conquistar independência e liberdade financeira.

10. Empreender para Crescer

Cooperativa: Cootravipa

A cidade de Porto Alegre conta com 19 Unidades de Triagem que recebem todo o resíduo do programa de Coleta de Resíduos Seletivos da capital. Apesar dessas instituições gerarem renda para os
trabalhadores a elas vinculadas através da venda dos resíduos segregados, os valores por elas gerados, muitas vezes são insuficientes para cobrir as despesas operacionais, precarizando as
condições de trabalho e agravando a situação de vulnerabilidade social dessas comunidades. A falta de conhecimento nas áreas de gerenciamento e contabilidade também contribuem para as
dificuldades enfrentadas por estas instituições. Oferecer um ambiente mais seguro, formar pensamento empreendedor e promover a sustentabilidade dos empreendimentos, através de cursos de capacitação em diversos temas são algumas das intenções pretendidas pelo projeto.

Reconhecem a dedicação e o trabalho incansável das organizações em valorizar seus colaboradores e contribuir para a sociedade. Receber o Top, é a prova de que a empresa tem uma cultura forte de respeito e valorização das pessoas, além de se esforçar para fazer a diferença no mundo.

Ao serem premiadas com esses reconhecimentos, as empresas ganham uma visibilidade e credibilidade ainda maior, tornando-se referência para outras organizações que buscam trabalhar pelo bem-estar e desenvolvimento de seus colaboradores.

Apoiar práticas de responsabilidade socioambiental e qualidade de vida. É com esse objetivo estratégico que a área de Desenvolvimento Cooperativista e a Escoop apresentaram nessa sexta-feira (25/8), em reunião virtual, o case do projeto Fundo Social do Sescoop/RS na segunda etapa de avaliação no Top Cidadania, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Rio Grande do Sul  (ABRH/RS).

Pesquisa nacional busca mapear novas estratégias para o cooperativismo

Pesquisa nacional busca mapear novas estratégias para o cooperativismo

O Sistema OCB deu início em agosto a atualização de seu Planejamento Estratégico que, neste ciclo, busca trazer maior alinhamento e protagonismo das cooperativas no processo, para consolidar duas dimensões: as diretrizes estratégicas do movimento cooperativista, que serão discutidas e aprovadas no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo (CBC), e a definição das estratégias para o Sistema OCB. 

Uma das principais ações da primeira fase é a realização da Pesquisa Nacional do Cooperativismo Brasileiro que ficará disponível para coleta de dados entre os dias 18 de outubro e 3 de novembro.

“O momento agora é marcado pela revisão das diretrizes estratégicas para o cooperativismo, que serão discutidas durante o CBC e também pela reavaliação do desenvolvimento estratégico do Sistema OCB. Essa pesquisa é uma ferramenta valiosa para traçarmos um panorama da situação atual do cooperativismo nacional, identificar desafios, oportunidades, e planejar ações futuras. Será um esforço integrado para aprimorarmos ainda mais o cooperativismo no Brasil”, explica o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

A consultoria Falconi, empresa referência em gestão no Brasil, auxiliará na condução dos trabalhos. A pesquisa é quantitativa e tem o objetivo de identificar as oportunidades, dificuldades e desafios para fortalecer ainda mais o movimento cooperativista no Brasil. Além disso, irá coletar a percepção das cooperativas em relação aos serviços prestados pelas entidades do Sistema OCB e suas organizações estaduais. Essas impressões serão cruciais para identificar as principais questões que precisam ser aprimoradas pelo Sistema OCB.  

“Acreditamos que cada cooperativa possui papel fundamental no sucesso dessa pesquisa. Todo o conhecimento e a experiência individual dos cooperados contribuem para a construção de um retrato fiel do cooperativismo brasileiro e ainda um caminho de sucesso e desenvolvimento sustentável”, complementa o presidente Márcio.

Não deixe de participar. O link para responder a pesquisa é https://in.coop.br/pesquisacoop.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB 

RS é o primeiro estado a receber novo programa de educação cooperativista nacional

RS é o primeiro estado a receber novo programa de educação cooperativista nacional

Tornar-se o maior programa de educação cooperativista com propósito do mundo! Esse é o nosso objetivo para o Programa DNA Cooperativo e damos o primeiro passo hoje, no Rio Grande do Sul.

Com essa frase, o analista de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema OCB, Joaci Medeiros, deu as boas-vindas a professores da Escoop, colaboradores do Sistema Ocergs, agentes de cooperativas e instrutores externos presentes na imersão sobre o Programa DNA Cooperativo, na última quarta-feira (18), na Casa do Cooperativismo da Expointer, em Esteio.

Alinhado ao pilar ESG, o Programa é uma das soluções de Desenvolvimento Social do Sistema OCB para fortalecer a cultura cooperativista. Através da promoção do quinto princípio do Cooperativismo (Educação, Formação e Informação), o programa visa fortalecer o entendimento dos cooperados e colaboradores de cooperativas em relação aos valores, princípios e modelo de negócios do cooperativismo, além de outras questões essenciais ao cooperativismo.

Imersão

A partir dos diagnósticos dos programas de Monitoramento e construída em conjunto com o Sistema OCB e uma consultoria técnica especializada, o Sistema Ocergs convidou agentes estratégicos do cooperativismo gaúcho para participar de uma imersão e vivenciar de forma leve e lúdica os diferenciais do cooperativismo.

"O cooperativismo é feito de pessoas para pessoas".

Por isso, mais do que descobrir o propósito do cooperativismo, a imersão desenvolve o propósito de cada um que está aqui para que, com base na filosofia, princípios e valores do Movimento, auxiliem na sustentação e atuação estratégica para que a cultura cooperativista faça parte do dia a dia de todos dentro das cooperativas.

Durante o dia, a consultoria Tribo aplicou a metodologia do programa, trazendo para o grupo a história, os valores e princípios do cooperativismo, cultura organizacional, cases de cooperativas, dinâmicas experenciais, tendências do mundo nos negócios, além de discussões sobre negócios com propósito e de que forma o propósito individual se conecta com os princípios e valores do coop.

Próximos passos

O objetivo é que os participantes da imersão sejam multiplicadores nas cooperativas. Por isso, a partir de agora, os interessados participarão de uma capacitação de 8h on-line com a Tribo, onde serão instruídos sobre as técnicas para as dinâmicas do evento. Após, eles também poderão replicar a técnica para criar novos multiplicadores nas cooperativas.

Para a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema Ocergs, Rafaela Comerlato, esse é um marco para o Rio Grande do Sul. "O objetivo do Sescoop/RS é promover a cultura cooperativista e essa é uma ótima oportunidade para que possamos levar o cooperativismo cada vez mais para o dia a dia das pessoas. Escolhemos pessoas que já fazem a diferença nas suas comunidades e tenho certeza de que elas nos auxiliarão a transformar cada vez mais as culturas organizacionais das cooperativas e, consequentemente, a vida de muita gente. O caminho é longo, mas juntos vamos cada vez mais longe," afirma.

Quer ver como foi o evento? Acesse nossas redes sociais e confira!

Ranking 500 Maiores do Sul relaciona 17 cooperativas gaúchas

Ranking 500 Maiores do Sul relaciona 17 cooperativas gaúchas

O Grupo Amanhã e a PwC Brasil anunciaram na tarde dessa terça-feira (17/10), em evento transmitido pelo canal do YouTube do Grupo, os resultados do ranking 500 Maiores do Sul. Em sua 33ª edição, o ranking relaciona 17 cooperativas gaúchas entre as 500 maiores.

O anuário destaca empresas líderes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além das 500 consideradas emergentes, tomando como referência o desempenho econômico no exercício de 2022.

Veja abaixo as 17 coops que representam o Rio Grande do Sul no anuário:

Sicredi Consolidado (2º)

Cotrijal (57º)

Cotrisal (80º)

Unimed Porto Alegre (85º)

Cotripal (116º)

Coopatrigo (141º)

Unicred RS (165º)

Cotriel (178º)

Camnpal (181º)

Cotricampo (208º)

Unimed Nordeste RS (236º)

Cotrisel (240º)

Termasa (330º) - Terminal marítimo que pertence à CCGL

Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo (332º)

Unimed Vale do Sinos (341º)

Unimed Santa Maria (440º)

Unimed Federação RS (455º)

100 Maiores do RS

Entre as 100 Maiores do RS, 12 coops marcam presença e ressaltam o impacto do movimento cooperativo no desenvolvimento econômico e social do RS. Confira a seguir a relação:

  • Sicredi – Consolidado (1º)
  • Cotrijal (24º)
  • Cotrisal (31º)
  • Unimed Porto Alegre (34º)
  • Cotripal (48º)
  • Coopatrigo (56º)
  • Unicred RS (65º)
  • Cotriel (68º)
  • Camnpal (69º)
  • Cotricampo (82º)
  • Unimed Nordeste RS (91º)
  • Cotrisel (92º)

500 Emergentes

Tergrasa - Terminal Graneleiro da CCGL (579º)

Unimed Ijuí (584º)

Unimed Encosta da Serra RS (613º)

Unimed Vale do Caí (620º)

Unimed Missões (622º)

Uniodonto Porto Alegre (888º)

Certel Rastro de Auto Geração de Energia (937º)

Cazuza Ferreira Energética S/A – Certel (947º)

Terminal Portuário Termasa – CCGL (516º)

Certel Rastro de Auto Geração de Energia S/A – Certel (978º)

Cooperativas de Produção

Cotrijal (11º)

Cotrisal (17º)

Cotripal (19º)

Coopatrigo (20º)

Cotriel (24º)

Camnpal (25º)

Cotricampo (26º)

Cotrisel (29º)

Confira aqui as listas do ranking 500 Maiores do Sul!

Inscrições abertas para o Vestibular Escoop 2024

Inscrições abertas para o Vestibular Escoop 2024

A Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) está com inscrições abertas para o Processo Seletivo - Vestibular 2024.  O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas vai capacitar profissionais especializados em ciências organizacionais, para atuarem na área de tecnologia. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de novembro, de forma gratuita, no site www.escoop.edu.br. No momento da inscrição, o candidato pode escolher como fazer a prova. Nos dias 6 e 7 de dezembro, de maneira presencial ou nos dias 9 e 10 de dezembro, de forma on-line.

O vestibular é destinado a candidatos que concluíram ou estão prestes a concluir o ensino médio. O curso tem duração de 1.600 horas, sendo 40% delas realizadas à distância, totalizando 160 créditos. A integralização pode ser feita em um período mínimo de dois anos e máximo de quatro anos. No total, são oferecidas 45 vagas para o primeiro semestre de 2024, no período noturno.

O candidato que desejar pleitear uma Bolsa de Estudos de 70% do Sescoop/RS — entidade mantenedora da Escoop — terá que comprovar seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante o Sistema Ocergs. Já o candidato aprovado neste processo seletivo e que tenha até 24 anos terá direito automaticamente a bolsa de estudos de 100% da mensalidade nos termos da resolução Sescoop/RS Nº162, de 26 de outubro de 2021.

“Obter grau de formação a nível superior significa dizer que alguém atingiu um marco educacional significativo e está preparado para empreender uma variedade de atividades intelectuais e profissionais. Através da graduação na Escoop é possível trilhar o caminho do aprendizado, conhecimento, desenvolver habilidades atualizadas e buscar credenciais para atender às necessidades atuais das Cooperativas. Acreditamos que a educação na forma preconizada pelo 5º princípio cooperativista - é o diferencial que contribui efetivamente para o desenvolvimento das cooperativas”, destaca o diretor da Escoop, José Máximo Daronco.

Olhar no futuro

O processo seletivo faz parte do Plano Gaúcho de Desenvolvimento para o cooperativismo, o RSCOOP150bi, que prevê R$300 milhões de investimentos em capacitação até 2027.

O plano traça a meta de R$ 150 bilhões de faturamento e 4 milhões de associados até 2027. Além disso, pretende chegar a 100 mil empregos diretos e R$ 7,5 bilhões de sobras líquidas anuais.

Sobre a Escoop

A Escola Superior do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em cooperativismo. A instituição é mantida pelo Sescoop/RS, que integra o “Sistema S” e tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.

CapacitaCoop oferece 163 cursos em seu catálogo de ofertas on-line

A plataforma de ensino a distância do cooperativismo brasileiro acaba de completar três anos de operação. Com 60 temáticas, 15 trilhas de aprendizagem e seis categorias distintas, a plataforma oferece 163 cursos em seu catálogo de ofertas on-line. Ao todo, 3.182 cooperativas já foram atendidas ao longo do tempo de funcionamento da plataforma.

Que tal ter autonomia na hora de estudar e fazer um curso via WhatsApp? Essa modalidade de cursos está disponível através da plataforma CapacitaCoop, que reúne cursos de Marketing, Análise de Mercado, Assembleias Gerais, Aspectos Contábeis e Societários de uma Cooperativa, Compliance, Criatividade e Inovação, Direito e Legislação Cooperativista, Escrita Criativa, ESG, Estatística Básica, Relações Governamentais, Gestão de Conflitos, Gestão de Riscos, Mentalidade Ágil, Liderança e muitos outros.

Números da Plataforma CapacitaCoop

  • 45.516 usuários cadastrados, com média de 1.198 novos usuários por mês;
  • 150 cursos, 15 trilhas de aprendizagem e mais de 150 produtos na biblioteca;
  • 3.182 cooperativas atendidas ao longo dos três anos de plataforma;
  • 48.767 matrículas realizadas e 33.503 concluídas, o que representa 69% de aproveitamento, resultado excelente no campo da educação a distância;
  • Média de 22 mil visitantes por mês na vitrine (página inicial) da CapacitaCoop, sendo que 80% acessam por desktop e 20% pelo celular ou tablet.

Em relação ao perfil dos nossos alunos, identificamos:

  • 77% dos usuários estão vinculados a uma cooperativa, 21% são da comunidade em geral e os demais são colaboradores do Sistema OCB;
  • A idade média dos usuários é de 36 anos, sendo 60% mulheres e 40% homens.

Listamos a seguir os dez cursos com maior número de matrículas concluídas:

Cursos Concluintes

  1. Entendendo a Sociedade Cooperativa 4.766
  2. Cooperativismo - Primeiras Lições 2.973
  3. Governança Cooperativa: Princípios e Boas Práticas 1.536
  4. Mentalidade Ágil 1.496
  5. Gestão da Mudança 1.313
  6. Assembleia Geral na Prática 1.070
  7. Gestão de Recursos Humanos para Cooperativas 856
  8. O Jeito Coop de Ser Feliz 729
  9. Contabilidade de Cooperativas para Contadores 613
  10. Assembleias Semipresenciais e Digitais 605

Quer saber mais sobre o CapacitaCoop e ver quais cursos estão disponíveis? Acesse https://www.capacita.coop.br/cursos e saiba mais!

WCM 2023: estratégias e inovações no cooperativismo brasileiro

WCM 2023: estratégias e inovações no cooperativismo brasileiro

O World Coop Management (WCM) está se aproximando. Nos dias 16 e 17 de outubro acontece, em Belo Horizonte, no Minascentro, o congresso mais importante de liderança e estratégia do cooperativismo brasileiro. O evento desse ano será o primeiro a acontecer no modo presencial e também no metaverso. Serão cinco palcos, mais de dois mil participantes presenciais e dez mil no metaverso, cerca de 100 palestrantes e pensadores, além de 80 países envolvidos.

Desde 2015, o evento proporciona conhecimentos inovadores e desenvolvimento de novos métodos e conceitos para o cooperativismo. Presidentes e dirigentes se encontram para interagir com o público e os principais players do mercado. O tema dessa edição será Criar, agir e vencer num mundo em constante evolução. A proposta do WCM23 é buscar a prática, a ação e a aplicação de novos conceitos e conhecimentos que resultam em excelência no âmbito das principais tendências mundiais do management, do relacionamento e do próprio negócio.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o evento colabora com o sucesso do cooperativismo. "O WCM é muito importante para consolidar os alicerces da prosperidade cooperativista. Este ano, requisitos fundamentais serão discutidos para que as cooperativas e seus líderes atinjam uma posição de destaque em mercados cada vez mais competitivos", declarou.

O intuito do evento é aproximar presidentes, dirigentes, superintendentes, gerentes e gestores de cooperativas de grandes eventos internacionais que atualizam e estimulam seus profissionais acerca de novos conceitos e estratégias de atuação em seus negócios e cooperativas. Novas tendências e inovações do mercado mundial são apresentadas por grandes pensadores internacionais que dividem informações para o desenvolvimento de gestores nas cooperativas. Líderes cooperativistas internacionais apresentam suas experiências de sucesso e palestras inspiram e motivam uma visão transformadora para o universo das cooperativas.

A programação do primeiro dia foca na temática Criar e irá apresentar ideias inovadoras que pretendem levar os participantes ao limite do conhecimento. No segundo dia, Agir e Vencer são os temas centrais. Ideias de ação, realização e empreendimento serão colocadas como ponto de transformação. A abertura oficial do evento será feita por Graciela Fernández Quintas, presidente da Aliança Cooperativa Internacional nas Américas (ACI Américas); pelo presidente Márcio Lopes de Freitas; por Ronaldo Scucato, presidente do Sistema OCemg; e por Luiz Branco, diretor e fundador do WCM.

Palestrantes como o astronauta e senador Marcos Pontes; o nadador olímpico e empresário Gustavo Borges e o ator Marcos Frota passarão pelo Palco Mundo. Painéis serão apresentados por Ana Paula Faria, vice-coordenadora do comitê de jovens do Sistema OCB, Geração C; Elson Justino, diretor superintendente do Sicoob Crediminas; Samuel Zanello, gestor da área de Comunicação e Marketing do Sistema Ocepar; e Samara Araújo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB.

O SomosCoop estará presente no evento com um estande interativo que oferece games com realidade virtual e brindes. Além disso, os visitantes terão um espaço de convivência com café produzido por cooperativas.

O WCM23 também pretende receber vários países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela. Essas visitas fortalecem e consolidam o maior evento de gestão para o setor cooperativo da América Latina.

Fonte: Sistema OCB

Cooperativismo de saúde é destaque no Great Place to Work 2023

Cooperativismo de saúde é destaque no Great Place to Work 2023

O Great Place to Work (GPTW) premiou nessa segunda-feira (18/9) as melhores empresas para trabalhar no Brasil. E com a 5ª edição do Ranking Serra Gaúcha e a 13ª edição do Ranking Rio Grande do Sul, que juntas contaram com 287 empresas inscritas, representando 114.054 funcionários, cooperativas dos setores de Crédito e Saúde se destacaram entre as ganhadoras. O selo GPTW pode trazer uma série de benefícios para a coop, sendo um dos certificados mais reconhecidos e importantes no que se refere à gestão de pessoas, certificando aquelas que obtém os melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

Ramo Saúde se destaca ao longo dos anos

Cooperativas do ramo Saúde, como a Unimed Porto Alegre, adotaram a metodologia GPTW - consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação - para pesquisa de clima. A Cooperativa é pela terceira vez consecutiva ganhadora da certificação. Segundo o presidente, a certificação GPTW é um indicativo de que a cooperativa está no caminho certo.

“Reafirma os nossos valores humanos, éticos, sociais de integridade e transparência. É neste ambiente das relações interpessoais que queremos fomentar e estimular o desenvolvimento profissional. Certamente, investindo cada vez mais no desenvolvimento dos nossos colaboradores, garantiremos a excelência e a nossa sustentabilidade”, acrescenta.

As cooperativas Unimed Pelotas, Unimed Litoral Sul, Unimed Vale do Taquari e Rio Pardo e Unimed Erechim também conquistaram a certificação este ano.

A cooperativa de Saúde Uniodonto Porto Alegre, que conta com 600 cirurgiões-dentistas cooperados também foi premiada este ano.

No ranking regional também foram premiadas no setor de média empresa as cooperativas Unimed Missões, Unimed Federação e Unimed Porto Alegre. No ranking setorial de Saúde, a Uniodonto Porto Alegre também se destaca.

Cootravipa leva cultura e educação para crianças da rede municipal

Cootravipa leva cultura e educação para crianças da rede municipal

Durante o mês da criança, o Teatro Renascença será palco de uma iniciativa que vai levar cultura e educação a centenas de crianças e adolescentes estudantes de escolas municipais de ensino fundamental. A peça de Teatro “RecicladaMente” faz parte do Projeto Empreender Para Crescer, da Cootravipa, que visa a capacitação e o desenvolvimento dos trabalhadores de cinco Unidades de Triagem (UTs) de Porto Alegre e suas comunidades.

 A peça, produzida especialmente para crianças, é uma produção do grupo teatral Espaço da Arte, contratado pela Cooperativa para montar uma peça exclusiva com a temática da sustentabilidade e reciclagem de resíduos. O projeto ressalta que, por trás do que normalmente descartamos, há recursos valiosos que podem ser reciclados e reutilizados para promover um ambiente mais sustentável. Além de conscientizar, o objetivo é proporcionar a crianças das comunidades a oportunidade de entrar em contato com a arte e novas perspectivas. 
 A presidente da Cootravipa, Imanjara de Paula, reforça o compromisso da entidade com o desenvolvimento social: “Este projeto é uma parte vital do compromisso da Cootravipa em educar a comunidade sobre questões ambientais e apoiar o desenvolvimento das comunidades locais”, enfatiza. 
 A cooperativa realiza suas ações baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentávei da ONU (ODS) e a promoção da peça teatral se enquadra na ODS Educação de Qualidade, que assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. 
 Ao todo, serão oito dias e 12 apresentações da peça. Nos dias 09, 10 e 16 de outubro, as apresentações acontecerão no Teatro Renascença para estudantes de quatro escolas diferentes. Já nos dias 31 de outubro, 1,6,7 e 8 de novembro, a peça será itinerante, passando por cinco outras escolas municipais.
 A trama gira em torno das descobertas dos personagens em relação a destinação dos resíduos e durante os dias das apresentações, as crianças ainda terão a presença do Vipinho, mascote da Cootravipa. 
“RecicladaMente” faz parte do cronograma do Projeto Empreender Para Crescer, que conta com a parceria do Fundo Social do Sescoop/Sistema OCERGS e recursos disponibilizados por fornecedores parceiros da cooperativa. Além da peça teatral, a ação proporcionou a parceiros de cinco Unidades de Triagem capacitações voltadas a cinco eixos: Educação Cooperativista; Empreendedorismo e Inovação; Comunicação e Redes Sociais; Gestão Financeira e Gestão Ambiental. 

 RECICLADAMENTE:
 Com trilha sonora feita ao vivo, muita interação com a plateia e um texto sensível, a peça conta a história de Dona Marlene, Júnior e seu pai, Bira, um completo alienado com relação aos processos de reciclagem e, por isso, um grande poluidor do meio ambiente. Júnior segue os passos do seu pai, até conhecer Dona Marlene e compreender a importância do processo de reciclagem. Juntos, eles iniciam um grande movimento, primeiro para realizar o trabalho de escola do jovem, por fim, provocando uma grande transformação na vida de todos os envolvidos.
 O diferencial desta obra, construída para o público infantil, está na figura de quem conta essa história toda, o “Sr. Resíduo”, uma figura que foi encontrada, cuidada e reciclada por Dona Marlene.

Fonte: Comunicação Cootravipa 

Sicredi lança novo posicionamento de marca em campanha nacional

Sicredi lança novo posicionamento de marca em campanha nacional

O Sicredi vem crescendo de forma consistente nos últimos anos e, ao mesmo tempo, com um alto nível de satisfação e de recomendação dos associados. Para contribuir com essa estratégia de crescimento e de expansão, o novo posicionamento de marca foi lançado em campanha nacional. “A nossa intenção é chegar a 10 milhões de associados até 2025. Nossa força está no local e queremos expandir a marca para o nacional, pois temos a oportunidade de levar o cooperativismo para cada vez mais pessoas e de potencializar o impacto positivo que geramos”, destaca César Bochi, diretor presidente do Banco Cooperativo Sicredi. 

A estratégia de marketing começou com a revisão do posicionamento e dos atributos da marca construída com o apoio da consultoria Future Brand que identificou, por meio de diagnósticos e pesquisas, que o principal diferencial do Sicredi está no profundo conhecimento e valorização dos seus associados e na forma humana como se relaciona. “A partir desse posicionamento, desenhamos uma estratégia de comunicação robusta que inicia com a maior campanha nacional integrada da marca”, enfatiza Cris Duclos, diretora executiva de Marketing e Experiência do Sicredi.

A campanha “Não é só dinheiro, é ter com quem contar”, que lança esse novo posicionamento, estreou neste domingo, 8 de outubro, e será veiculada nas principais emissoras de televisão, mídias digitais e redes sociais do país até 2024. Embalada por uma adaptação da música “Não quero dinheiro”, de Tim Maia, nas vozes dos cantores Ana Castela e Leo Santana, a campanha pretende ampliar o conhecimento e a consideração de marca e conquistar novos associados.

“Buscamos uma música memorável e reunimos, de forma inédita, essas duas celebridades nacionais que são a cara do Brasil para reforçar que o Sicredi é mais do que uma instituição financeira cooperativa, é um amigo com quem se pode contar e confiar. A dupla também traz brasilidade e diversidade, posicionando o Sicredi como uma marca nacional, com liderança em relacionamento e confiança”, diz Cris Duclos.

Ana Castela e Leo Santana, dois grandes destaques da música brasileira e que reúnem juntos mais de 30 milhões de seguidores, ajudarão a contar que o relacionamento próximo e humano dos gerentes das mais de 2,5 mil agências e que o interesse em conhecer profundamente as necessidades dos mais de 7 milhões de associados são diferenciais do Sicredi.

A campanha foi desenvolvida pela Hoc e Jotacom em parceria. Os filmes são uma superprodução do Pedro Becker, com cenas que representam o Brasil e que mostram o jeito humano e próximo do Sicredi, seja no relacionamento físico ou digital. Há versões dos filmes para todos os públicos atendidos: pessoas físicas, jurídicas e para o agronegócio.

O lançamento aconteceu no intervalo do Fantástico, e o comercial também segue sendo veiculado no SBT, Record e Band. Além disso, o Sicredi patrocina o “Bom Dia Brasil”, da rede Globo, em um formato inédito, antes do telejornal, levando o tradicional “bom dia” que ocorre nas agências do Sicredi para a televisão. “A intenção é trazer as pessoas que já vivem o nosso DNA no dia a dia e transformá-las em porta-vozes da campanha, demonstrando o seu orgulho de fazer parte”, reforça Cris. Ainda estão programadas ações de engajamento interno com pessoas colaboradoras, as quais atuarão como influenciadoras.

“Somos uma marca humana, feita de pessoas para pessoas e o processo de construção dessa campanha não poderia ser diferente. Mais de 300 profissionais de marketing e de comunicação - das nossas centrais, cooperativas e da diretoria executiva - fizeram parte dessa construção que vai muito além de uma campanha. Trata-se de um movimento que inicia em 2023 e que será potencializado em 2024, demonstrando para cada vez mais pessoas que o Sicredi tem um modelo de negócio moderno, atual e com o melhor da relação humana e digital”, finaliza Cris Duclos.

Fonte: Comunicação Sicredi

Ocergs realiza pré-assembleias para debater junto aos ramos a Reforma do Estatuto Social

Ocergs realiza pré-assembleias para debater junto aos ramos a Reforma do Estatuto Social

Em observância ao princípio cooperativista da gestão democrática e por se tratar de uma boa prática de governança, a diretoria da Ocergs aprovou, em reunião ordinária realizada no dia 14 de setembro, a proposta de realização de pré-assembleias para ampliar a discussão sobre a reforma do Estatuto Social. As pré-assembleias serão realizadas em datas específicas para cada ramo, conforme o cronograma a seguir:

Ramo Data Modalidade Local 
Crédito 05/10/2023, 15h Digital n/a 
Agropecuário 18/10/2023, 13h30 Híbrida Cotripal 
Saúde 10/10/2023, 19h Digitaln/a
Infraestrutura e Consumo 20/10/2023, 9h Digital n/a 
Trabalho, Produção de Bens e Serviços23/10/2023, 14h Digital  n/a
Transporte 24/10/2023, 13h30 Digital n/a 

Sobre a Reforma do Estatuto Social

O processo da reforma do Estatuto Social foi iniciado em 2020, quando foi constituído um grupo de trabalho com a indicação de advogados para representação de cada um dos ramos. Anteriormente às pré-assembleias, foi designada reunião de devolutiva e alinhamento técnico desse grupo de trabalho.

As pré-assembleias não têm natureza deliberativa e dispensam as formalidades de convocação, quórum de instalação e de verificação de legitimidade para votação.

Os documentos do Estatuto Social vigente e a minuta do novo Estatuto Social podem ser acessados pelas cooperativas através dos respectivos links.

Cooperativas de Energia concluem MBA sobre o Setor Elétrico

Cooperativas de Energia concluem MBA sobre o Setor Elétrico

Com foco na qualificação e no aperfeiçoamento dos colaboradores estratégicos das cooperativas, a Fecoergs com apoio do Sistema Ocergs, tem propiciado a participação em eventos e cursos que tratam da distribuição de energia elétrica, especialmente nos que tratam de regulamentos, normativos e planejamento do setor de distribuição e geração de energia elétrica.

Nesse sentido, a quinta turma do MBA em Gestão Empresarial para o Setor Elétrico, após doze meses, realizou sua formatura, em parceria com a Faculdade FISUL, de Garibaldi/RS. No total, já são mais de 100 assessores das cooperativas melhor qualificados e com nível elevado de conhecimento do setor elétrico brasileiro

“O permanente aprendizado dos nossos assessores estratégicos, qualificando as informações para atendimento do dia a dia das cooperativas e nos municiando no planejamento estratégico é fundamental para que as cooperativas continuem realizando um serviço de excelência, reconhecido pela agência nacional reguladora do setor, a Aneel. De outra parte, agradecemos o apoio que temos recebido do Sistema Ocergs nestes eventos e assim vamos contribuir ainda mais para atingirmos as metas do RSCOOP150”, afirma o presidente da Fecoergs, Erineo José Henneman. ”

Participaram deste MBA, 39 representantes de 12 cooperativas de infraestrutura, dentre eles: diretores, gerentes dos setores técnico, jurídico, comercial, administrativo e financeiro.

O curso coordenado pelos advogados Andriei Beber e Wolf Rowel, foi dividido em 14 módulos, com total de 360 horas/aulas, abordando o contexto regulatório, que engloba geração, transmissão, distribuição e comercialização, trazendo a perspectiva gerencial de como os diferentes agentes se conectam e como as decisões dos órgãos reguladores setoriais como MME, EPE, ONS, CCEE, ANEEL e outros que influenciam nos negócios das cooperativas.

A entrega dos certificados ocorreu no sábado, dia 30 de setembro, em Garibaldi/RS e contou com a presença do conselheiro da Fecoergs e presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Nunes Vieira, dos diretores da FISUL, Roberto Macagnan e Flademir Fachini e do coordenador do curso, Franklin Miguel.

Os formandos tiveram como orador o vice-presidente da Certaja Energia, de Taquari/RS, Ederson Pereira Madruga, que falou em nome dos formandos. Para Fachini, o MBA encerrou com a mesma dedicação que teve durante todo o percurso, oferecendo mais uma oportunidade de aprendizado de alta qualidade.

O também ex-aluno do curso, Jairton Vieira, ressaltou a importância de estar em constante movimento, impulsionado pelo conhecimento, especialmente no setor elétrico. Ele enfatizou que a dinâmica do setor exige uma busca contínua por inovação e aprimoramento, e que o conhecimento é a chave para impulsionar o progresso e a eficiência na entrega de energia elétrica à população. "Nesse contexto, o compromisso com o aprendizado constante é fundamental para enfrentar os desafios e garantir um serviço elétrico confiável e de qualidade", destacou.

Fonte: Fecoergs

Colaboradores participam de capacitação em Planejamento de Contratações

Colaboradores participam de capacitação em Planejamento de Contratações

Entre os dias 26 e 29 de setembro, um grupo de 40 colaboradores do Sistema Ocergs participou da capacitação in company Planejamento das contratações com enfoque na elaboração de estudo preliminar e termo de referência de acordo com a nova lei de licitações, em parceria com a consultoria JML. O treinamento ocorreu nas sedes do Sistema Ocergs e da Sicredi União Metropolitana, em Porto Alegre.

Com o objetivo estratégico de aprimorar a Gestão de Pessoas com foco em resultados, o treinamento visa atualizar os colaboradores do Sistema Ocergs quanto à fase de planejamento das contratações, de modo a permitir maior efetividade na realização das atividades internas.

RSCOOP150

O Sistema Ocergs busca promover um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho. O Desenvolvimento Profissional é um dos 13 projetos que integra o Programa RSCOOP150, plano estratégico do cooperativismo gaúcho para os próximos cinco anos. Além de projetar 100 mil empregos diretos e R$ 300 milhões de investimento em capacitação até 2027, planeja R$ 7,5 bilhões de sobras líquidas anuais em cinco anos.

O RSCOOP150 reforça a estratégia de médio e longo prazos de desenvolvimento, com planejamento e investimentos, profissionalização, inovação e modernização da gestão, buscando a sustentabilidade econômica, social e ambiental das cooperativas e das pessoas que vivem no seu entorno.

Principais números (ano-base 2022)

● Faturamento: R$ 81,9 bilhões, incremento de 14,9%
● Sobras: 19,2% nas sobras apuradas, atingindo o valor de R$ 4,3 bilhões
● Patrimônio líquido: crescimento de 16,2%, chegando a R$ 28,1 bilhões
● Ativos: acréscimo de 20,1%, alcançando a marca de R$ 149,6 bilhões

Acesse a Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2023 completa aqui.

A proposta de trabalho desse projeto é ampliar o programa de educação e profissionalização, contribuindo com o desenvolvimento do cooperativismo gaúcho.

Workshop debate estratégias de presença digital, trade marketing e jornada do usuário

Workshop debate estratégias de presença digital, trade marketing e jornada do usuário

Conexões, networking, aprendizado e muita troca de experiências e insights marcaram o Workshop de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, realizado na última sexta-feira (29/9), no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. O evento reuniu mais de 100 profissionais da área que atuam em cooperativas de diversos ramos e debateu temas como performance digital nas redes sociais, trade marketing e jornada do usuário.

Na abertura do Workshop, o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann destacou a importância da comunicação e do marketing como ferramentas estratégicas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e o crescimento do modelo de negócios.

"O cooperativismo tem essa visão mais crítica de construir uma sociedade mais justa, moderna e inclusiva. E a comunicação e o marketing precisam ser estratégicos, ágeis, produtivos e assertivos. Precisamos de vocês, que são elos fundamentais nesse marketing assertivo, direto, honesto e transparente para que realmente nós possamos crescer muito. O cooperativismo vai crescer diretamente proporcional ao envolvimento de seus associados", afirmou Hartmann.

A gerente de Comunicação e Marketing do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, apresentou a campanha institucional desenvolvida pelo Sistema Ocergs, intitulada "Somos o Cooperativismo no Rio Grande do Sul", lançada durante a Expointer. A campanha tem o intuito de divulgar e esclarecer o que a instituição faz em prol das cooperativas, desde o momento de sua criação até a entrega dos serviços aos quais a cooperativa tem acesso. As peças assinadas pela agência de publicidade Engenho de Ideias estão sendo veiculadas em rádios, jornais e mídia externa da capital e do interior, além das redes sociais, com conceito central focado na colaboração, na educação e na comunicação.

Simone também falou sobre o mais recente Portfólio de Serviços do Sistema Ocergs, criado com o objetivo de compilar todos os serviços oferecidos para que as cooperativas tenham uma gestão profissional e competente, para gerar renda para os cooperados, melhorando a vida de toda a comunidade.

SomosCoop

Quem participou do evento também, de forma virtual, foi a gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, que reforçou em sua mensagem a estratégia de topo do funil do marketing utilizada pela Unidade Nacional na divulgação de conteúdos de valor sobre o cooperativismo. Samara convidou as cooperativas a se juntarem e aderirem ao movimento SomosCoop, a partir do uso do carimbo SomosCoop, presente na Central da Marca SomosCoop.

Métricas e Presença Digital

Na parte da manhã, a gestora de Relacionamento da Agência Gengibre, Cris de Luca, explanou sobre a importância das redes sociais para geração de conteúdo, conversas, alcance, engajamento e construção de relacionamentos. A palestrante salientou que um erro muito comum nas estratégias de muitas marcas está na priorização das redes sociais com conteúdos que visam às vendas.

"A rede social é sobre criar comunidade, conectar pessoas, é sobre diálogo, estabelecer conversas. As plataformas foram criadas para relacionamento. A rede social não é página de anúncios, ela é feita para gerar esse diálogo, para conseguir conteúdos interessantes e ver tantas outras coisas. É sobre ser social, construir relacionamentos. A rede social é muito mais sobre Relações Públicas do que sobre Publicidade".

Cris trouxe um dado importante sobre esse assunto, ao apresentar que posts com propaganda têm cerca de 30% menos engajamento do que outros posts. A palestrante divide as etapas de autoconhecimento e planejamento em quatro fases: identidade, objetivo, público-alvo e estratégia de canais. "As métricas não dependem do canal, elas dependem do objetivo. Analise apenas o que faz sentido para os objetivos atuais", explica Cris de Luca, ao dizer que existem dois grandes erros: não analisar nada das métricas e analisar coisas demais.

Jornada do Usuário

Especialista em posicionamento de marcas, o palestrante Arthur Bender deu sequência no evento ao tratar do tema Jornada do Usuário. Bender chamou atenção para a ideia presente na concorrência de mercado e nas promessas de soluções que se repetem. "A concorrência acaba moldando a lógica da competição do segmento", afirmou ao dizer que precisamos pensar para derrubar esse pensamento.

"Toda ideia do branding é não concorrer".

Bender destaca que a ansiedade é a doença do branding atual. Para ele, o planejamento de branding precisa operar profundas transformações e as marcas precisam de tempo, repetição, consistência e coerência para alcançarem a diferenciação. "Marcas precisam representar algo maior que seus produtos e serviços, ter um significado maior para a marca. As marcas podem ser nossas guias em meio ao caos da sociedade atual". Bender destacou que nada de brilhante vai ser feito no isolamento e que não existe mais o gênio solitário, por isso as marcas precisam levar em consideração os quatro verbos: cooperar, compartilhar, colaborar e cocriar.

Trade Marketing para Cooperativas

Na abertura da tarde, o gerente Nacional de Trade Marketing da Aurora Alimentos, Fábio Gualhardo, falou sobre algumas estratégias de trade marketing e a consolidação da área dentro da cooperativa. Para Gualhardo, a decisão de uma cooperativa em ter uma área de trade marketing se justifica pelos resultados gerados.

"A primeira resposta é porque 80% da decisão de compra é no ponto de venda (PDV) e a segunda resposta está relacionada ao fato de que aumenta as vendas e gera vínculo na ponta", explica.

A importância de fazer uma conexão com o cliente e trazer essa emoção para a gôndola é um desafio diário que move o time de trade marketing da Aurora Alimentos. "Trade não é só mais fim, é meio", complementa Fábio Gualhardo.

Oficina Desafio Coop

Para finalizar o evento, o especialista em Métodos Ágeis, Cristiano Fragoso da Do It, realizou uma dinâmica em grupos com os profissionais presentes. Divididos em equipes agrupadas por ramos, os participantes se reuniram para responder ao Desafio Coop proposto: Ampliar a presença digital do cooperativismo, agregando valor à marca das cooperativas gaúchas. Ao final de evento, os grupos tiveram a oportunidade de compartilhar suas ideias no palco com todo o público.

Sorteios de prêmios, interatividade e experiência do usuário

Durante o evento, foram sorteados diversos brindes ofertados pelas cooperativas, em uma iniciativa que contou com participação dos integrantes do Grupo Focal de Comunicação. Os participantes também tiveram a oportunidade de levar para casa uma caricatura personalizada, a partir do trabalho do profissional Rogério Caricaturas, que atendeu o público durante o evento.

Somos o cooperativismo no Rio Grande do Sul!

Somos o cooperativismo no Rio Grande do Sul!

A mais recente campanha institucional do Sistema Ocergs evidencia o posicionamento da entidade, que está ao lado dos seus cooperados em todos os momentos. Com o mote “Somos o Cooperativismo no RS”, as peças assinadas pela Engenho de Ideias estão sendo veiculadas em rádios, jornais e mídia externa da capital e do interior, além das redes sociais, com conceito central focado na colaboração, na educação e na comunicação.

De acordo com o presidente Darci Hartmann, a iniciativa busca melhorar o acesso e a informação sobre os produtos e serviços oferecidos às cooperativas, reforçando a presença da marca “Sistema Ocergs” e sua importância para o desenvolvimento e competitividade  no setor.

A campanha traz sete personagens lado a lado, cada um representando um cooperado ou colaborador dos diversos ramos do cooperativismo – agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, trabalho, produção de bens e serviços, saúde e transporte.

Em um segundo momento, a linha criativa foi desdobrada utilizando a imagem de um personagem que representa um cooperado de determinado ramo, ao lado de um consultor do Sistema Ocergs, reforçando essa relação de parceria com um título que traz uma pergunta para uma “dor” da cooperativa, e a resposta que coloca o  Sistema como solucionador. ​​Além disso, destaca-se os principais benefícios para a cooperativa e o associado.​

 “Queremos que os gaúchos conheçam e valorizem o trabalho das cooperativas na construção de um Rio Grande do Sul mais forte e desenvolvido. Também pretendemos reforçar que o Sistema Ocergs está preparado para atender as demandas do setor, com compliance, cursos, treinamentos e tudo que uma cooperativa necessita para se fortalecer e crescer. Buscamos estar cada vez mais perto dos nossos associados, em todos os momentos”, destaca o presidente Hartmann.

O cooperativismo no Rio Grande do Sul

O Sistema Ocergs reúne 3,5 milhões de associados e atua em todas as fases de uma cooperativa, desde o processo de criação, passando por etapas como assessoria jurídica e trabalhista, além da oferta de treinamentos e cursos. Em 2022, as cooperativas gaúchas registraram faturamento recorde, com R$ 81,9 bilhões, um incremento de 14,9% frente ao ano anterior. A informação consta no levantamento “Expressão do Cooperativismo Gaúcho” (ano-base 2022).  Já o RSCOOP150, planejamento estratégico para os próximos cinco anos, prevê que o setor seja responsável por 100 mil empregos diretos e invista R$ 300 milhões em capacitação até 2027.

Cooperativas vinícolas do Rio Grande do Sul tem presença confirmada na ProWine

Cooperativas vinícolas do Rio Grande do Sul tem presença confirmada na ProWine

De 3 a 5 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo, acontece a ProWine São Paulo, considerada a principal feira profissional para indústria de vinhos e destilados na América Latina, pela sua grande diversidade de produtos, representatividade no setor e por ser um evento exclusivamente B2B.

Durante 3 dias, a Feira reúne importadores, distribuidores, sommeliers, varejistas, e o trade de todos os cantos do Brasil e da América Latina para se relacionar e fazer negócios com produtores de vinhos e destilados de todas as partes do mundo.

A Cooperativa Vinícola Aurora estará presente na ProWine, com suas linhas Conde de Foucauld e Aurora, com as marcas Varietais Finos, Gioia, Pinto Bandeira I.P. e D.O., Millésime, Edição Única Viognier 2020, Saperavi e Zero Álcool.

A grande novidade fica por conta da edição superlimitada de 320 garrafas do Aurora Saperavi safra 2020, que está à venda, exclusivamente, no e-commerce e nas lojas da marca. Nativa da Geórgia, a variedade é cultivada por um único cooperado da Aurora, no município de Pinto Bandeira. Com 12 meses de envelhecimento em barricas de carvalho americano, o vinho é de cor vermelho escuro brilhante e traz aromas intensos de cereja negra e ameixa, além de notas defumadas e picantes.

O gerente geral de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora, Rodrigo Arpini Valerio, ressalta que a intenção é mostrar para o público especializado que a companhia não trabalha apenas com bebidas em grandes volumes de produção, mas também com pequenos lotes, edições únicas e produtos com tiragem limitada.

“Somos uma marca versátil que acompanha o consumidor nos mais diferentes hábitos e gostos relacionados ao mundo da uva e dos vinhos. Nosso vasto portfólio tem opções de produtos desde entrada até super premium”, observa.

A Cooperativa Nova Aliança, também marcará presença nos 3 dias de feira, levando para a ProWine 2023 seu portfólio completo de vinhos e espumantes.

Durante os três dias de evento, quem passar pelo estande da EBV - Empresa Brasileira de Vinificações, onde a Cooperativa estará expondo, poderá conferir os rótulos das linhas Vinícola Aliança, Cerro da Cruz, Wave e Santa Colina.

O evento é focado no segmento B2B para a geração de negócios e desenvolvimento da indústria. As inscrições são exclusivas para os profissionais do setor e estão disponíveis no site.

Uniodonto reúne lideranças do coop odontológico em sua 31ª Convenção Nacional

Uniodonto reúne lideranças do coop odontológico em sua 31ª Convenção Nacional

Liderança que Inspira e Transforma é o tema da 31ª Convenção Nacional que a Uniodonto do Brasil realizou dos dias 20 a 22 de setembro, no auditório do Novotel Center Norte, na capital paulista. O evento reuniu 170 dirigentes de cooperativas odontológicas e contou com programação diversificada que abordou questões essenciais e atuais, como o papel da odontologia na saúde suplementar, a reforma tributária, os desafios da gestão no setor de saúde, ESG, tecnologia e inovação.

Na abertura, o  presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas defendeu a necessidade de ampliação da representatividade de parlamentares que defendam as pautas cooperativistas nas câmaras municipais, assembleias legislativas e no Congresso Nacional. “A sociedade deseja o modelo de negócio das cooperativas”, salientou. Freitas também agradeceu o apoio recebido do presidente da Uniodonto na representação do cooperativismo nacional junto à Aliança Cooperativista Internacional – ACI.

O diretor presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves de Souza Neto, ressaltou o papel da OCB em abraçar as diferentes realidades, unificando o cooperativismo nacional. Também dirigiu-se à ANS, falando sobre o diálogo com a agência como forma de atingir o equilíbrio entre os interesses de prestadores de serviços, beneficiários e operadoras de planos, enumerando alguns dos principais pleitos da cooperativismo odontológico ao presidente da Agência. “Regras dos contratos trazem muitos direitos aos clientes, que são a parte frágil dessa equação, aumentando o risco da operação, majorando o valor do produto, e impedindo o ingresso de mais pessoas como beneficiários”, destaco.

Programação

Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre a odontologia na saúde suplementar, o aumento do número de beneficiários e as exigências regulatórias, Reforma Tributária, entre outros tópicos relevantes para o setor. Os debates se concentraram nas tendências, desafios e gestão na área de saúde.

No segundo dia, os principais temas debatidos incluíram as tendências, os desafios e a gestão da área de saúde; as variáveis que influenciam a performance da saúde suplementar; e o uso de tecnologias e inovação no sistema.

O último dia teve participação do presidente da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), Ariel Guarco. E a gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Débora Ingrisano, participou do lançamento do Projeto Uniodonto ESG. A proposta é unir políticas de meio-ambiente, responsabilidade social e governança dentro do maior Sistema de Cooperativas Odontológicas do mundo.

O estande do SomosCoop esteve ativo também para incentivar a valorização dos produtos e serviços cooperativos. Sua presença na Convenção busca a conscientização no apoio e escolha de iniciativas que priorizem os valores cooperativos e o desenvolvimento sustentável.

Frencoop

O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) se colocou à disposição do cooperativismo e reforçou seu compromisso com as parcerias público-privadas (PPP) no ramo da saúde.  "Estou à disposição para trabalhar em conjunto, construindo um ambiente ainda mais favorável para as cooperativas e promovendo soluções que beneficiem a população brasileira. Juntos, podemos alcançar grandes conquistas e fortalecer o sistema de saúde do nosso país", disse.

A odontologia suplementar tem avançado no Brasil. As cooperativas do segmento somaram 3,8 milhões de beneficiários em 2022. "As cooperativas de odontologia desempenham um papel significativo ao fornecer serviços de qualidade e acessíveis para milhões de brasileiros. Meu trabalho é voltado para que haja uma regulação justa e propocional ao crescimento das cooperativas odontológicas", afirmou.

Zerando emissões

Esta é a primeira Convenção que a Uniodonto realiza neutralizando as emissões de carbono geradas pelo evento. E a boa notícia foi dada pelo presidente da Cooperativa, já na sessão de abertura. Para mais de 15 toneladas de carbono emitidas, a Uniodonto firmou parceria com a Cooperflorest e vai cuidar de uma área de um hectare do bioma caatinga pelo prazo de um ano.

A 31ª Convenção Nacional da Uniodonto acontece teve como patrocinadores Sescoop/SP, Sistema Ocesp e Unimed. A Feira de Negócios conta com a participação dos seguintes expositores: Active Ware, Caitech, Uniodonto Corretora de Seguros, Fama Auditores Independentes, Letieri Bolsas, Sistema de Gestão Odontosfera, Sisprime Cooperativa de Crédito, Odontotech Sistema de Gestão e Unicred.

Fonte: Uniodonto e Sistema OCB

FALA COOP: Alunos da Graduação da Escoop criam informativo sobre o mundo cooperativista

FALA COOP: Alunos da Graduação da Escoop criam informativo sobre o mundo cooperativista

FALA COOP é um informativo acadêmico sobre o universo cooperativista criado pelos estudantes da turma 2022 do curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas da Escoop. O projeto foi desenvolvido na disciplina de Leitura e Produção Textual, que visa estimular a compreensão e a produção de diferentes gêneros textuais, além de desenvolver as habilidades de expressão escrita e oral dos alunos.

objetivo do FALA COOP é divulgar o cooperativismo por meio de diversas narrativas, mostrando o empenho e o comprometimento dos futuros gestores cooperativistas. O informativo foi elaborado no primeiro semestre de 2023 e contou com a orientação da professora Rosane Zimmer, responsável pela disciplina.

Ao longo do 1º semestre de 2023, a turma 2022 de graduação de Gestão de Cooperativas da Escoop foi instigada, entre muitos, à elaboração de um Informativo Cooperativista tanto em forma como em conteúdo.  Desta instigação nasceu o FALA COOP, resultado do empenho e do comprometimento de estudantes que “dodiscentemente” materializaram o cooperativismo por diversas narrativas”, destaca a Professora Rosane.

Confira o FALACOOP na íntegra aqui.

RS presente no Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC)

RS presente no Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC)

O 7º Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) aconteceu em setembro, na sede da Finatec - Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade de Brasília (UnB). Foram três dias de apresentações dos trabalhos aprovados, palestras e seminários sobre o cooperativismo, com o tema "Sustentabilidade no Cooperativismo: Competitividade, Inovação e Diversidade".

O evento contou com a participação de professores da Escoop, foi promovido pelo Sistema OCB e teve como objetivo fomentar a produção científica sobre o cooperativismo e suas diversas áreas de atuação.

Os professores da Escoop foram convidados pelo Sistema OCB para apresentarem seus trabalhos e contribuírem com o debate sobre os desafios e as oportunidades do cooperativismo no cenário atual. Entre eles, estavam Rejane Ines Kieling, Roberto Morais, Roberta Poll, Poala Londero, Rosane Schmitt, Cinara Neumann Alves e Viviane Laimer.

A Escoop esteve representada pela professora Paola Londero no Comitê Científico do EBPC, na linha de Contabilidade, Finanças e Desempenho, e também na mediação da Aula Magna do evento “ESG é uma abordagem moderna para o coop”. Além disso, também foi citada como instituição autora dos cinco cursos da trilha de Ciências e Coop, apresentada a todos os pesquisadores do evento.

O evento foi aberto pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas. "A pesquisa é fundamental para as cooperativas. Através das pessoas que se dedicam à pesquisa, nós construímos um pilar fundamental para que o cooperativismo possa continuar sua jornada", declarou.

Foram selecionados projetos de pesquisadores de coops do RS: Larissa Zambiasi (Cooperconcórdia), Luci Fornari Abreu e Wanda Genro (Sicredi Centro Serra), Marcelo Tavares (Sescoop/RS).

O EBPC
O objetivo do EBPC é estimular estudos direcionados à maior eficácia e eficiência nos processos das cooperativas para que elas atinjam novo patamar de competência por meio da percepção, avaliação e compartilhamento de conhecimentos e experiências. Ao todo, o 7º EBPC recebeu 177 trabalhos de autores das cinco regiões brasileiras. Os 50 melhores trabalhos foram premiados com passagens aéreas e hospedagem para o evento, como uma forma de incentivo para apresentação dos estudos.

O encontro acontece a cada dois anos e é direcionado aos pesquisadores, gestores e dirigentes de cooperativas, profissionais do sistema de aprendizagem e representação, e elaboradores de políticas públicas. Para quem deseja se preparar para participar das próximas edições, o Sistema OCB disponibiliza – de forma gratuita - em sua plataforma de aprendizagem, a CapacitaCoop, uma trilha com o Programa Pesquisa Científica do Cooperativismo. Ela é composta por cinco cursos: Estatística Básica; Fichamento, Resumo e Resenha; Como elaborar projetos de pesquisa; Escrita acadêmica; e Descomplicando o Lattes.

Premiação das pesquisas em destaque

Foram três dias de apresentações de 67 trabalhos de pesquisa sobre o cooperativismo. Os artigos científicos do evento serão encaminhados à Revista de Gestão e Organizações Cooperativas (RGC) que irá convidar os autores para um processo de fast track e os autores convidados participarão de uma edição especial da revista para o EBPC.

O evento premiou os melhores trabalhos em cada um dos eixos temáticos e, ainda, o melhor relato de experiência. Karla Oliveira, gerente geral do Sescoop foi convidada para realizar a entrega dos prêmios no encerramento do evento. Para ela, o EBPC destaca a relevância das pesquisas que podem impulsionar o cooperativismo no Brasil. "A diversidade de temas abordados nas pesquisas reflete a abrangência e o impacto do cooperativismo em diversas áreas da sociedade. As pesquisas desempenham um papel fundamental ao fornecer conhecimentos valiosos para o contínuo crescimento e desenvolvimento das cooperativas brasileiras", declarou.

Saiba mais aqui!

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