O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas promovido pela Escola Superior do Cooperativismo (Escoop) irá capacitar profissionais especializados em ciências organizacionais, para atuarem na área de tecnologia. As inscrições podem ser feitas até o dia a próxima quinta-feira (30), de forma gratuita, no site www.escoop.edu.br. No momento da inscrição, o candidato pode escolher como fazer a prova. Nos dias 6 e 7 de dezembro, de maneira presencial ou nos dias 9 e 10 de dezembro, de forma on-line.
O vestibular é destinado a candidatos que concluíram ou estão prestes a concluir o ensino médio. O curso tem duração de 1.600 horas, sendo 40% delas realizadas à distância, totalizando 160 créditos. A integralização pode ser feita em um período mínimo de dois anos e máximo de quatro anos. No total, são oferecidas 45 vagas para o primeiro semestre de 2024, no período noturno.
O candidato que desejar pleitear uma Bolsa de Estudos de 70% do Sescoop/RS — entidade mantenedora da Escoop — terá que comprovar seu vínculo de associado e/ou empregado de cooperativa registrada e regular perante o Sistema Ocergs. Já o candidato aprovado neste processo seletivo e que tenha até 24 anos terá direito automaticamente a bolsa de estudos de 100% da mensalidade nos termos da resolução Sescoop/RS Nº162, de 26 de outubro de 2021.
“Obter grau de formação a nível superior significa dizer que alguém atingiu um marco educacional significativo e está preparado para empreender uma variedade de atividades intelectuais e profissionais. Através da graduação na Escoop é possível trilhar o caminho do aprendizado, conhecimento, desenvolver habilidades atualizadas e buscar credenciais para atender às necessidades atuais das Cooperativas. Acreditamos que a educação na forma preconizada pelo 5º princípio cooperativista – é o diferencial que contribui efetivamente para o desenvolvimento das cooperativas”, destaca o diretor da Escoop, José Máximo Daronco.
Olhar no futuro
O processo seletivo faz parte do Plano Gaúcho de Desenvolvimento para o cooperativismo, o RSCOOP150bi, que prevê R$300 milhões de investimentos em capacitação até 2027.
O plano traça a meta de R$ 150 bilhões de faturamento e 4 milhões de associados até 2027. Além disso, pretende chegar a 100 mil empregos diretos e R$ 7,5 bilhões de sobras líquidas anuais.
Sobre a Escoop
A Escola Superior do Cooperativismo – Escoop é a primeira instituição de ensino superior do Brasil voltada exclusivamente ao ensino, pesquisa e extensão em cooperativismo. A instituição é mantida pelo Sescoop/RS, que integra o “Sistema S” e tem entre seus objetivos organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional para associados e empregados de cooperativas.
Negócios
Quer fazer negócios de uma forma mais justa e sustentável? Então você é um forte candidato a ser cooperativista! E nós, do Sistema Ocergs, estamos aqui para te ajudar nessa missão. Se você já é cooperativista, vai ficar ainda mais por dentro de tudo que oferecemos para as coops, associados e seus familiares e comunidade. Nosso objetivo é transformar vidas através do fortalecimento do cooperativismo e incentivar a sustentabilidade das das cooperativas. É com essa proposta que o Sistema Ocergs disponibiliza para as cooperativas o seu novo Portfólio de Serviços.
O Portfólio de Serviços do Sistema Ocergs foi criado com o objetivo de compilar todos os serviços oferecidos para que as cooperativas tenham uma gestão profissional e competente, para gerar renda para os cooperados, melhorando a vida de toda a comunidade. São oito áreas que compõem o documento: GEJUR (Jurídico), GEPES (Recursos Humanos), GETIN (Tecnologia da Informação), GECOM (Comunicação e Marketing), ESCOOP, GFIN - DESCOOP (Desenvolvimento Cooperativista), GSIN (Sindicato Ocergs) e GEFIN - ID (Inteligência de Dados).
Dentre os serviços ofertados, as cooperativas têm acesso a pareceres jurídicos, peças eletrônicas, gráficas e multimídia, eventos em diversas áreas, capacitações, missões técnicas, bolsas de estudo descentralizadas, cadastro de instrutores, Fundo Social, CapacitaCoop, Programa de Gestão e Governança, Boletim Econômico-Financeiro Trimestral, Programa de Compliance, entre outros.
Segundo o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, a iniciativa de criar um material compilado com todos os serviços ofertados pelo Sistema surgiu a partir das demandas das coops. “Nossos serviços são diversificados e, além disso, nós desenvolvemos programas socioeducativos que elevam a qualidade de vida e promovem o bem estar dos associados”, explica.
Acesse o Portfólio de Serviços completo e fique por dentro de todas as oportunidades que o Sistema Ocergs disponibiliza para as cooperativas.
Negócios
Para qualificar e ampliar a participação das mulheres em todos os seus espaços, a Cooperativa Vinícola Aurora apresentou o Comitê Elas Pelo Coop, em evento que ocorreu nesta segunda-feira (20), em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Numa tarde dedicada às mulheres que fazem parte da organização, foi lançado o grupo integrado por uma representante de cada um dos 20 núcleos que compõem a cooperativa (confira abaixo a relação das porta-vozes), que conta com 1.067 cooperados e mais de 500 funcionários. O mandato das empossadas é de dois anos.
A criação deste espaço está alinhada ao movimento nacional de formação de lideranças femininas encabeçado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Ainda no evento foram certificadas 16 iniciativas do Aurora Mulheres Empreendedoras (AME). O projeto nasceu em 2021 como uma ferramenta de estímulo à diversificação de renda e capacitação para o desenvolvimento de atividades complementares à produção de uvas pelas cooperadas.
O presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello, reafirmou o compromisso da companhia em valorizar a participação das mulheres associadas.
“Entendemos que isso passa pela formação contínua, pela abertura de novos espaços de diálogo e pelo preparo destas lideranças. Ficamos muito satisfeitos com a receptividade desta proposta e com o interesse das cooperadas em fazer parte da continuidade desta jornada de transformação", reconheceu.
Para Jessyca Bolzan, analista do Setor Social da companhia, o lançamento do comitê é o ponta pé inicial de uma série de ações que marcam um novo rumo no quadro de familiares e cooperadas da Aurora. Ela explicou que, mais do que ampliar a participação, as 20 mulheres que integrem o grupo receberão formação e qualificação específicas para que possam assumir o protagonismo dentro da própria cooperativa. As demais mulheres associadas também terão acesso as capacitações que ajudarão no processo de fortalecimento das suas participações na cooperativa.
“Desde o início da história da Aurora as mulheres têm um papel fundamental e o lançamento deste comitê é mais um passo rumo a um futuro ainda mais inclusivo e socialmente justo dentro da cooperativa. Desde a formação de jovens lideranças até a participação como representante dos núcleos, estamos reforçando a atuação da mulher rural nesta que é a maior cooperativa vinícola do país”, valorizou.
O Sistema Ocergs, representado pela Assessora de comunicação Rafaeli Minuzzi, marcou presença no lançamento do programa com uma apresentação sobre as ações do Sistema no desenvolvimento do seu objetivo de disseminação do protagonismo da mulher nas cooperativas gaúchas. O Sistema Ocergs iniciou seu processo de criação do Comitê de Mulheres Elas pelo Coop no RS, com lançamento oficial previsto para acontecer na Expodireto 2024.
"O caminho é longo. Mas vai ser lindo, porque o Sistema Ocergs e as cooperativas, a exemplo da cooperativa Aurora principalmente com esse e outros programas que desenvolve, não estão fazendo esse movimento por que o ESG está na moda. Através do Comitê Estadual, o protagonismo da mulher fará parte das políticas internas do Sistema Ocergs. As mulheres terão mais protagonismo nas decisões." - Reconheceu Rafaeli
Atualmente, a Aurora conta com 220 cooperadas, 165% a mais em comparação com uma década atrás. No quadro de funcionários são 216 colaboradoras, ou seja, mais de 40% do total. Cargos de lideranças em setores estratégicos, como Recursos Humanos, Turismo, Administração e Quadro Social são ocupados por mulheres.
No programa Aprendiz Cooperativo do Campo, que estimula a sucessão rural entre as famílias de cooperados, as jovens mulheres são maioria: num total de 79 formados pela iniciativa, 45 são do sexo feminino.
Após a formalização do Comitê Elas Pelo Coop e da entrega dos novos certificados às participantes do projeto AME, as cooperadas dividiram suas experiências com a apresentadora e jornalista esportiva Alice Bastos Neves, da RBS TV. Ela relatou a sua trajetória de dedicação e superação de barreiras. A gaúcha precisou suplantar um ambiente predominantemente masculino, que é o jornalismo esportivo, para chegar no patamar em que está, reconhecida pela competência e sendo referência em todo o Estado.
Saiba quem são as 20 integrantes do Comitê Elas Pelo Coop:
· Maiana Salton – Linha Paulina, Bento Gonçalves
· Rosilene Zacaron – Faria Lemos, Bento Gonçalves
· Patrícia Pedrotti – Tuiuty, Bento Gonçalves
· Vanilse Possamai – São Valentim (Ala Norte), Bento Gonçalves
· Eda Ozelame – São Valentim (Ala Sul), Bento Gonçalves
· Sandra Cimadon – Linha Alcântara, Bento Gonçalves
· Rojane Smalti – Vale Aurora, Bento Gonçalves
· Alexandra Garbin – Linha Eulália Baixa, Bento Gonçalves
· Estela Frare Rossato – Linha Eulália Alta, Bento Gonçalves
· Débora Lanfredi – Busa/Graciema, Bento Gonçalves
· Giovana Lazzarotto Mejolaro – Linha Leopoldina, Bento Gonçalves
· Dilce Ferro – Ala Norte, Monte Belo do Sul
· Gentilha Gonzatti – Ala Sul, Monte Belo do Sul
· Daiane De Toni – Linha Brasil, Pinto Bandeira
· Edena Pavan Moroni – Pinto Bandeira
· Angelica Belli – São Valentim do Sul
· Carla Sperança – Cotiporã
· Márcia Grapeggia – Lajeadinho, Veranópolis
· Ivone Riboldi Belle – Linha Buratti, Bento Gonçalves
· Cristiane Arsego Strapazzon – São Pedro, Bento Gonçalves
Raio X das mulheres na Cooperativa Vinícola Aurora:
- Número de cooperadas cresceu de 83 para 220 associadas, entre 2013 e 2023, um aumento de 165%;
- A média de idade das produtoras cooperadas é de 58 anos;
- No quadro de funcionários são 216 colaboradoras, 40,8% do total de empregados da companhia;
- A média de idade das funcionárias da cooperativa é de 37,1 anos;
- O tempo médio de atuação na organização é de 7,7 anos;
- Entre os menores aprendizes, 14 são mulheres;
- No programa Aprendiz Cooperativo do Campo, do total de 79 formados, 45 são jovens mulheres.
Fonte: Assessoria de imprensa Cooperativa Vinícola Aurora
Negócios
Com o objetivo de promover a profissionalização das cooperativas por meio da oferta de soluções de desenvolvimento humano, a Escola Superior do Cooperativismo – Escoop realizou no dia 13 de novembro o curso de Planejamento Estratégico para 50 colaboradores da Unimed Noroeste/RS. A capacitação, que está na sua terceira turma, é desenvolvida na modalidade in company e conta com 70% de desconto para cooperativas registradas e regulares junto ao Sistema Ocergs que participam de ao menos um dos programas de Monitoramento (PDGC, Desempenho e Identidade).
Com carga de 8 horas, o curso tem como objetivo apresentar e estimular a prática dos principais conceitos e métodos envolvidos com a temática do planejamento estratégico.
Confira a metodologia da formação:

Sobre a Escoop
A Escoop surgiu com o objetivo de atender as demandas de qualificação das cooperativas gaúchas. A primeira experiência, que culminou na criação da Faculdade, ocorreu entre os anos de 2007 e 2010, no Curso Superior de formação específica em Gestão de Cooperativas, realizado em parceria com a Univates, de Lajeado, e formou sua primeira turma em maio de 2010.
A Escola Superior do Cooperativismo – Escoop foi credenciada pelo Ministério da Educação através da Portaria n° 994, de 19 de julho de 2011, assinada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, que autorizou o funcionamento da primeira Faculdade voltada exclusivamente ao Cooperativismo no Brasil, publicado no Diário Oficial da União no dia 25 julho de 2011. A Escoop é uma iniciativa do Sescoop/RS que pretende formar gestores de cooperativas, buscando qualificar ainda mais o cooperativismo gaúcho.
Quer saber mais sobre os cursos ofertados pela Escoop, acesse escoop.edu.br e saiba mais.
Negócios
O Sistema Ocergs lança a terceira fase da sua campanha institucional intitulada Somos o cooperativismo no Rio Grande do Sul sob o comando da influenciadora e jornalista do SBT, Brunna Colossi. Nessa nova fase, a campanha aborda com maior aprofundamento a mensagem de conscientização sobre as razões de existir do Sistema Ocergs. O objetivo é valorizar o protagonismo da entidade em todos os momentos de uma cooperativa, desde o processo de criação, passando por etapas como assessoria jurídica e trabalhista, além da oferta de treinamentos e cursos.
A gerente de Marketing e Comunicação do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, explica que a escolha de Brunna para comandar a campanha considerou como principal critério sua taxa de engajamento nas redes sociais e o fato dela ser do interior do RS. "A facilidade da Brunna em transitar em diversos públicos, tanto do interior quanto da capital, faz com que consigamos conversar com todas as personas do nosso Planejamento Estratégico de Comunicação. Através dessa estratégia, conseguiremos levar o cooperativismo ainda mais longe", reitera.
A estratégia
A estratégia de comunicação traz, nas próximas semanas, a produção de 4 filmes-entrevistas, realizados pela influenciadora com o time de especialistas do Sistema Ocergs. Em cada entrevista, serão aprofundados os temas já apresentados nos desdobramentos de perguntas realizadas na última fase da campanha como: inovação, representação institucional, como criar uma cooperativa e capacitação, de modo a tangibilizar ainda mais o papel do Sistema Ocergs em auxiliar as cooperativas no seu desenvolvimento econômico e social.
Além da parceria com Brunna Colossi nas redes sociais, a estratégia ainda conta com ações de merchan no programa Mas Bah! do SBT, programetes de um minuto em rádios do interior do Estado e peças digitais em pedágios e mobiliários urbanos, que direcionam o para as redes do Sistema Ocergs.
Quer ficar por dentro de tudo? Confira tudo no Instagram e compartilhe: @sistemaocergs
Negócios
Com vistas a um futuro organizacional cada vez mais eficiente, colaborativo e responsável, a Cooperativa Vinícola Aurora vem aprimorando e desenvolvendo uma série de iniciativas em seus processos para estar alinhada às melhores práticas de mercado, de compliance e de sustentabilidade. Recentemente, a companhia deu mais um passo para essa permanente evolução.
A Aurora contratou o escritório Cabanellos Advocacia para articulação e implementação de ações e programas das suas estratégias de ESG (do termo em inglês Environmental, Social and Governance). As iniciativas englobam o gerenciamento de temas relacionados aos fatores ambientais, sociais e de governança nas atividades e serviços da organização.
Com vasta experiência na área, os advogados especialistas farão a coordenação e a avaliação de materialidade em temas ESG dentro das práticas de recomendação nacional. Também formularão planos de ação, que deverão ser executados ao longo dos próximos meses e anos dentro da cooperativa.
A primeira fase das estratégias será realizada até março de 2024. Estão sendo feitas as análises voltadas ao diagnóstico prévio. O objetivo é contextualizar a agenda ESG no âmbito das mais diversas atividades e operações realizadas pela cooperativa.
“A realização é mais um importante passo, somado ao conjunto de programas e ações permanentes que estão sendo implementados pela Aurora, em diferentes frentes, ao longo deste ano. A equipe especializada em ESG fará a análise e o diagnóstico de 210 itens, solidificados em orientações práticas e jurídicas dentro da recomendação nacional da ABNT/PR 2030:2022”, explica o presidente da Cooperativa Vinícola Aurora, Renê Tonello.
O Cabanellos Advocacia possui vasta experiência em ESG. Com advogados especialistas no tema, tem diversas publicações de artigos e obras nas áreas de regulação econômica setorial, concorrencial, integridade, compliance, gestão de riscos e governança corporativa e em temas de direito ambiental e compliance socioambiental e de agenda ESG.
O escritório presta consultoria e assessoria técnica e jurídica para cooperativas de médio e grande porte e para empresas de setores como industrial, de infraestrutura e serviços, além do gerenciamento e análise estratégica em licenciamentos de atividades, projetos e empreendimentos com impactos socioambientais. Possui ainda experiência na atuação no desenvolvimento, avaliação, assessoramento e implementação de estratégias e programas de compliance nas áreas pública e privada.
“As estratégias de ESG observam fases específicas para contextualização, diagnóstico e avaliação dos temas e fatores prioritários para as atividades e os stakeholders da cooperativa, que estejam direta ou indiretamente envolvidos com a companhia. Estamos planejando e articulando as ações, de modo a integrar os propósitos da agenda ESG nas atividades da Aurora, nos seus relacionamentos com parceiros e demais partes interessadas”, salienta o consultor do Cabanellos Advocacia, Bruno Teixeira Peixoto, mestre em Direito Ambiental pela UFSC, advogado especialista em Compliance e Governança ESG.
Além de Peixoto, integram o grupo os advogados José Augusto Medeiros, doutor em Direito Econômico pela USP, e João Otávio Bacchi Gutinieki, doutorando em Direito Comercial pela USP.
Melhorias permanentes
A Cooperativa Vinícola Aurora vem trabalhando para alcançar um alto patamar de responsabilidade social, ambiental e em governança, cada vez mais conectada com sua comunidade e reforçando seu papel como uma cooperativa que congrega 1,1 mil pequenas famílias produtoras. Paralelamente às estratégias de ESG, a companhia também vem atuando em outros dois grandes pilares: Boas Práticas Agrícolas e governança e compliance.
Em abril deste ano, a Aurora firmou parceria com a Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A consultoria está fazendo a revisão e o aperfeiçoamento das normas de governança e compliance, especialmente nos processos que regulam as relações com colaboradores, parceiros e terceirizados.
Com uma solução customizada para cooperativas, o plano encontra-se no terceiro módulo, em que é mapeada a gestão de terceiros. Essa etapa deve ser finalizada em dezembro. As fases anteriores alcançaram o diagnóstico de todos os processos internos e externos da Aurora, além da gestão das auditorias internas da cooperativa. A previsão é que todo o trabalho seja concluído até dezembro de 2024.
Também em abril deste ano, a Aurora deu início ao novo programa de Boas Práticas Agrícolas (BPA), com capacitações, orientações e inspeções dos 1,1 mil viticultores cooperados, em 11 municípios da Serra Gaúcha. A implementação das melhores práticas de trabalho decente na agricultura familiar, orientadas nas normas da Organização Internacional do Trabalho, foram concluídas em outubro deste ano. De novembro a março de 2024, as propriedades familiares serão monitoradas para controle dos processos e instalações.
Para essa tarefa, além da qualificação da equipe Agrícola da Aurora, foram contratados profissionais especializados na execução desse tipo de projeto. As consultorias ligadas à legislação trabalhista foram realizadas pelo escritório Cabanellos Advocacia, enquanto às atividades laborais no campo foram coordenadas pelo engenheiro agrônomo Felipe Bremm. Com vasta experiência no Brasil e no exterior na implementação de projetos voltados à oferta de alimentos seguros, práticas ambientais e segurança no trabalho rural, Bremm foi um dos responsáveis pela revitalização das normas e procedimentos de outros setores produtivos.
“A permanente qualificação da cooperativa, dos nossos 1,1 mil cooperados, dos 525 colaboradores e dos parceiros que se relacionam com a nossa marca é o que garante a excelência e a conformidade da Aurora em sua produção no campo, na indústria e no mercado. É fundamental que a cadeia produtiva esteja cada vez mais orientada e disposta a implementar processos de melhoria contínua”, finaliza o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Vinícola Aurora.
Fonte: Cooperativa Vinícola Aurora, divulgação
Negócios
Com a visitação do primeiro grupo de crianças, o Sicredi, por meio da sua Fundação, inaugurou, no dia 07 de novembro, um Espaço de Educação Financeira temático da Turma da Mônica. Interativo e acessível, o local estimula o protagonismo das crianças, ensinando educação financeira de forma lúdica e na interação com os personagens da Turma da Mônica em um percurso de uma hora, com seis estações de aprendizagem.
A partir do dia 13 de novembro, o Espaço passará a receber o público em geral, com a capacidade de receber cerca de 150 visitantes por dia. A projeção é de 20 mil visitantes anuais. A entrada é gratuita mediante agendamento para grupos escolares ou visitas individuais, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. O agendamento pode ser realizado pelo contato
A ação dá continuidade à parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e a Fundação Sicredi, iniciada em 2019, que visa promover a educação financeira para o público infantil e já rendeu, entre outras ações, a criação de uma série de gibis e vídeos sobre o tema. No total, foram distribuídos gratuitamente 7,8 milhões de exemplares das seis edições da publicação, e os vídeos têm mais de 27 milhões de visualizações.
“É uma alegria chegar aos 60 anos da Mônica e ver a turminha participando desse projeto tão importante e necessário para que nossas crianças tenham embasamento e que se tornem adultos plenos e cidadãos conscientes. Isso vai repercutir diretamente no bom futuro de nosso país”, enfatiza Mauricio de Sousa.
“Desde 2019, promovemos a educação financeira para as crianças, por meio da parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A inauguração do Espaço, que será o primeiro espaço de educação financeira gratuito do país, proporciona um ambiente lúdico para aprendizagens sobre o tema em situações do dia a dia das crianças. Este será mais um importante pilar que reforça nosso compromisso com o desenvolvimento das localidades onde estamos presentes”, comenta Cesar Bochi, diretor presidente da Fundação Sicredi.
Fonte: Comunicação Fundação Sicredi
Negócios
Com o objetivo de explorar instrumentos e ferramentas de gestão e governança que possibilitem o
aprimoramento das sociedades cooperativas, contribuindo para o desenvolvimento das competências necessárias para gerentes de agências de sociedades cooperativas de crédito, a Escoop promoveu a Turma 3 do Programa de Desenvolvimento de Gerentes de Agência FormaCoop na cooperativa Sicoob Unicentro BR.
A formação ocorreu de forma on-line e com a parceria do Sescoop/GO no compromisso de disseminar o cooperativismo e promover a capacitação das cooperativas do Estado. Contando com 20 participantes, o curso promoveu os módulos de: Cooperativismo Contemporâneo, Governança Corporativa, Liderança e o Fator Humano como Chave para a Competitividade, Gestão da Mudança e Inovação, Comunicação Assertiva, Análise de Dados e Tomada de Decisões, Gestão Financeira Cooperativa e Planejamento Estratégico e o Caminho para a Excelência.
Negócios
A segunda edição do Fundo Social do Sescoop/RS já é realidade. O lançamento oficial na manhã desta sexta-feira (10/11), em live com a presença do presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, e representantes de diversas cooperativas, traz novidades em relação à edição anterior. Para 2024, os recursos receberão um aumento de 50%, totalizando R$ 3 milhões. O número de projetos selecionados passará de dez para 15 no total.
“O Fundo Social é uma iniciativa do Sescoop/RS para apoiar as cooperativas nos seus projetos ligados ao ESG. Na primeira edição tivemos a inscrição de ótimos projetos e fomos reconhecidos com a conquista do Prêmio Top Cidadania. Essas premiações são um testemunho do comprometimento das instituições em promover ações que beneficiam a comunidade e contribuem para um mundo melhor”, destaca o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann.
"Eu tenho certeza que em 2024 nós vamos ter ótimos resultados a partir do Fundo Social. Estamos juntos para mais um ano de atividades relacionadas às questões sociais das cooperativas", afirma o superintendente do Sescoop/RS, Mario De Conto.
O que é o Fundo Social do Sescoop/RS?
É uma série de regras criadas para que as coops possam acessar os recursos dos projetos centralizados de Promoção Social do Sescoop/RS voltados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. Também visa estabelecer as regras para apresentação dos projetos, critérios de seleção e prestação de contas.
O Fundo Social do Sescoop/RS visa atender os pilares “Social” e “Ambiental” da agenda ESG, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o 7º Princípio do Cooperativismo, Interesse pela Comunidade.
Recursos
O recurso destinado ao Fundo Social do Sescoop/RS é definido pelo Conselho de Administração do Sescoop/RS por ocasião do Planejamento. Para o exercício de 2024, o Conselho de Administração do Sescoop/RS destinará ao Fundo Social do Sescoop/RS o valor de R$ 3 milhões, conforme a seguinte distribuição:

I. 10% do valor máximo estabelecido na alínea a, limitando-se a R$ 220 mil, para projetos que envolvam duas cooperativas;
II. 20% do valor máximo, limitando-se a R$ 240 mil, para projetos que envolvam três cooperativas;
III. 30% do valor máximo, limitando-se a R$ 260 mil, para projetos que envolvam quatro ou mais cooperativas.
Regulamento
Para saber mais informações sobre como sua cooperativa pode apresentar o projeto e concorrer acesse o Regulamento do Fundo Social do Sescoop/RS.
Acesse a apresentação realizada na live do Fundo Social do Sescoop/RS.
Negócios
A Cootravipa encerrou com chave de ouro seu novo projeto que visou a capacitação e o desenvolvimento dos trabalhadores de cinco Unidades de Triagem (UTs) de Porto Alegre e suas comunidades. As atividades do projeto Empreender Para Crescer iniciaram no mês de setembro e tiveram continuidade até dia 8 de novembro.
A cooperativa é responsável pela Coleta Seletiva da capital gaúcha e entrega o resíduo coletado nas Unidades de Triagem do município. Foi justamente a partir do trabalho interligado entre a Cootravipa e as UT’s, que surgiu a ideia de realizar o “Empreender para Crescer”. O projeto, que conta com a parceria do Fundo Social, uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, do Sistema OCERGS, tem seus conteúdos pautados pelas necessidades e interesses dos próprios agentes de triagem, resultado de um mapeamento realizado pela cooperativa.
O cronograma das capacitações contemplou cinco eixos: Educação Cooperativista; Empreendedorismo e Inovação; Comunicação e Redes Sociais; Gestão Financeira e Gestão Ambiental. Cada eixo disponibilizou 80 vagas para os cursos e palestras para cada área específica.
“Nossa iniciativa quer impactar as comunidades em torno das UTs, bem como as famílias dos agentes de triagem. Levar os conceitos de empreendedorismo, de gestão e sobre o Cooperativismo é importante para o ecossistema da sustentabilidade. Estamos levando o desenvolvimento às unidades, para melhorar o cenário do descarte de resíduos que encontramos atualmente, para torná-lo mais autônomo, eficaz e rentável”, afirma a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula.
E a cereja do bolo ficou por conta da criação de uma peça de teatro infantil com temática voltada à sustentabilidade. A obra foi produzida do zero por profissionais especializados. Utilizando termos empregados no universo da sustentabilidade e linguagem adaptada ao público infanto juvenil, pois, foi apresentada, de forma gratuita, às crianças e jovens das famílias dos agentes e de suas comunidades. Ao todo foram cinco apresentações no Teatro Renascença e outras seis em escolas parceiras do projeto, o que significa que mais de 1800 crianças foram impactadas pela ação.
Além da parceria do Fundo Social do Sescoop/SistemaOCERGS, o projeto contou com recursos disponibilizados por fornecedores parceiros da Cootravipa, que patrocinaram alimentos durante a execução as capacitações e ao final dos cursos, os alunos receberam cestas básicas. A distribuição destas cestas, teve como objetivo estimular a participação de um número maior de recicladores nos cursos, sem perderem o dinheiro que leva a comida para a mesa de cada um deles, enquanto se capacitam.
As UTs contempladas pelo projeto estão localizadas nos bairros Cavalhada, Floresta e Partenon, em Porto Alegre. “As unidades foram selecionadas a partir de um mapeamento realizado pela nossa engenheira química, com base no contexto do que cada uma e das necessidades dos agentes. Elas também foram escolhidas pela sua ‘maturidade’, focando nas mais proativas a uma mudança de cultura”, destaca Imanjara.
A Cootravipa e os ODS’s (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU)
Todas as ações da Cootravipa, de trabalho, solidárias ou dos projetos, são planejadas com base nos ODS´s da ONU. A cooperativa inclui em suas operações e ações, alguns dos objetivos, como: a Erradicação da pobreza, Erradicação da fome, Saúde e Bem-Estar, Trabalho decente e crescimento econômico, que fazem parte das diretrizes nas operações das prestações de serviços, nas ações sociais, nos projetos educacionais e no relacionamento com os seus associados.
Fonte: Cootravipa
Negócios
O Sistema Ocergs incentiva e valoriza a participação dos jovens no cooperativismo. E para reforçar o seu papel enquanto agente de promoção da mudança, a instituição passa a integrar o Comitê Nacional de Jovens (Geração C). Nessa quarta-feira (25/10), a Unidade Estadual realizou o seu primeiro encontro on-line, que reuniu jovens representantes indicados pelas cooperativas gaúchas para participarem dessa iniciativa.
O encontro contou com mais de 40 jovens e teve a participação do superintendente do Sescoop/RS, Mario de Conto, que falou a respeito da importância do jovem no cooperativismo e do desafio de preparar a sucessão e o cooperativismo para o futuro. "O Sistema Ocergs deseja dar cada vez mais protagonismo ao movimento jovem dentro do cooperativismo", destacou.
A coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escola Superior do Cooperativismo - Escoop, Paola Londero, abordou o compromisso do comitê em alterar a faixa etária dos líderes do cooperativismo, que no momento, possui uma liderança madura, com mais de 56% dos líderes acima de 50 anos, sendo esse percentual maior entre os homens, principalmente nos ramos Agropecuário, Crédito, Infraestrutura e Transporte.
"Queremos estar cada vez mais presentes como líderes fazendo a nossa parte, levantando a bandeira do cooperativismo e juntos, fazendo a diferença", afirmou Paola.

Funções e atividades do Comitê foram apresentadas
Durante o evento foi apresentada a bancada do Conselho Jovem Cooperativista do Rio Grande do Sul, composta por: Jessyca Bolzan, da Cooperativa Vinícola Aurora, que representa juntamente com as jovens Larissa Zambiasi e Keila Koehler, o projeto de Jovens Embaixadores do Sistema OCB.
A secretária-executiva do Comitê Nacional de Jovens do Sistema OCB, Larissa Zambiasi, discutiu a importância do Comitê Estadual e da representatividade enquanto jovens, reforçando ser fundamental o interesse e participação de mais jovens nas cooperativas. Larissa também comentou a respeito de um trecho importante da carta manifesto escrita por jovens cooperativistas.
"Dei-me o espaço e mostre-me o caminho, pois não queremos tirar o lugar de ninguém nas nossas cooperativas, mas sim, somar a força".
A gerente de negócios do Sicredi Pioneira, Keila Koehler, falou do compromisso de dar longevidade e perenidade ao cooperativismo, honrando o passado e o legado de várias pessoas. E assim, construindo o cooperativismo do futuro todos juntos.
O encontro também contou com a presença dos três representantes do Conselho Jovem por parte do Sistema Ocergs, a coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Escoop, Paola Londero, a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista, Rafaela Comerlato e o analista técnico da Escoop, Arthur Gehrke Martins.
O Comitê Jovem contará com encontros on-line de troca de informações e palestras, e também convites de eventos e palestras presenciais, sendo um deles o convite para o Fórum dos Presidentes, que acontecerá em dezembro e contará com a palestra "ESG e Negócios: Desafios para o futuro do cooperativismo".
Encontro contou com a palestra "Aprendendo com gerações"
A professora Alessandra Maciel trouxe à tona temas de grande relevância relacionados às experiências vivenciadas pelos jovens e suas inquietações em relação ao futuro. Durante sua apresentação, Alessandra provocou reflexões acerca da história dos jovens, explorando suas motivações, interesses e preferências.
"Precisamos ter equilíbrio em todas as áreas de nossas vidas, nenhuma área sozinha é capaz de suprir todas nossas necessidades!"
Ainda, foram temas os tipos de diálogos externos e internos como formas de autoconhecimento e maneiras de dialogar com mais motivação, autoconfiança e autogerenciamento das emoções.
Negócios
No mês de outubro, diversas cooperativas gaúchas desenvolveram ações para fortalecer o movimento Outubro Rosa, promover a presença das mulheres e causar impacto significativo no cooperativismo, em que foram convocadas para debater questões relevantes, participar de cursos, palestras e oficinas práticas.
Em Não-Me-Toque, região norte do Rio Grande do Sul, agricultoras se reúnem todos os anos para renovar a autoestima e continuar fazendo a diferença nas propriedades. Em sua 28ª edição, o Encontro de Mulheres Cotrijal atraiu mais de 2,1 mil produtoras, de 53 municípios da área de atuação da Cooperativa.
Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, o evento mais uma vez cumpriu o seu papel e trouxe para as produtoras temas atualizados e motivadores.
“É um momento especial e exclusivo para a mulher. Um dia de conhecimento, diversão e integração, para valorizar nossas produtoras, fortalecer o nome da Cotrijal e também qualificar o trabalho nas propriedades rurais”, afirmou.

Já na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, em Água Santa, o encontro da Coasa reuniu mais de 1500 mulheres, consolidando-se como uma importante atividade de interação e troca de conhecimentos. As associadas participantes acompanharam a palestra “O Poder da Mulher Maravilha”, da consultora em desenvolvimento humano, Vera Ceolin. Ela falou sobre amar-se e respeitar-se.
“É preciso olhar com carinho para as coisas que fazemos, gostar da gente, honrar e amar nossa história”.

As participantes também acompanharam a palestra “Felicidade, o Impacto da Alegria no Empreendedorismo”, do educador e humorista Roselei Angst. Também foi lançada a revista de receitas construída a partir das oficinas de plantas bioativas e plantas alimentícias não convencionais, que vem sendo realizada com as mulheres integrantes do Programa Consumo Sustentável da Coasa, em atividades que acontecem com apoio do Fundo Social do Sescoop/RS.
Em Panambi, aprendizado, integração e reflexão reuniram mais de 1.000 mulheres na Afucopal (Associação dos Funcionários da Cotripal), destacando a relevância desse público para a Cotripal e o sistema cooperativista. O 7º Encontro de Mulheres Cooperativistas Cotripal proporcionou um dia inteiro de discussões relevantes, abordando palestras e dinâmicas que vão desde a gestão da propriedade, cuidados com a saúde e reflexão sobre potencialidades.
Este dia destacou a força e o papel das mulheres no setor agropecuário, reunindo profissionais de destaque em uma série de palestras esclarecedoras. Também foi realizada a exposição do trabalho realizado pela Cotripal em seus diversos segmentos. Neste ambiente, as participantes também desfrutaram de mimos especiais, além de distribuição de água quente, erva-mate, chás, sucos e massagens relaxantes.
“Foi uma celebração da comunidade cooperativista que vai além dos negócios, enfatizando o bem-estar e a integração da mulher à sua cooperativa”, destacou a assessora de cooperativismo e responsável pela gestão de associados da coop, Marivane Plegge Boock.

As boas-vindas ficaram a cargo do vice-presidente, Tiago Sartori, que falou sobre a inclusão feminina no quadro associativo da Cooperativa.
“A Cotripal demonstra seu compromisso com a inclusão feminina. Hoje, mais de 1.320 associados são mulheres e desempenham papéis-chave em todas as etapas da propriedade, desde a produção até a gestão. Queremos tê-las mais perto da Cooperativa e há vários projetos em andamento para isso.”
O evento também contou com palestras sobre continuidade da propriedade rural e gestão de negócio familiar, felicidade, mulheres e suas potencialidades e sobre exposição solar e câncer de pele.
No dia 4 de outubro, aconteceu o 3º encontro do programa Conexão Mulheres no Agro, promovido pela cooperativa Coopermil, em Santa Rosa. Estiveram presentes 40 mulheres das unidades da Coopermil, que participam de forma ativa na gestão das propriedades como tomadoras de decisão e engajadas com ações da Cooperativa.

Segundo a coordenadora do Programa de Educação Social da Coopermil, Patrícia Spielmann, é muito satisfatório ver o interesse das mulheres no aprendizado e capacitação.
"Elas chegam com muita vontade de aprender, comprometidas em participar e manifestar suas dúvidas e opiniões, o que torna a aprendizagem ainda mais efetiva, pois conseguem avaliar e adaptar o que aprendem para suas realidades. Ao fim de cada encontro, sempre comentam que estão ansiosas pelo próximo, isso é sinal de que estamos no caminho certo."
Na Cotrisoja, mais de 600 mulheres participaram da 14ª edição do Encontro da Mulher realizado no Centro de Eventos de Tapera. Reunindo associadas e filhas de associadas de toda a área de atuação da Cooperativa, o evento teve como foco principal reconhecer e valorizar o papel das mulheres para a sociedade.
Na programação, palestra sobre crescimento profissional, liderança e incentivo para as mulheres buscarem seu espaço. Conforme o presidente da Cotrisoja, Cristiano Scher, o evento é um momento importante onde a Cooperativa reforça seu compromisso em valorizar o papel das mulheres.

Na Camnpal, cerca de 200 mulheres compareceram ao encontro de mulheres, o Elas Cooperam. O encontro aconteceu na Associação Atlética Camnpal, em Nova Palma. Ao longo do dia, as associadas e colaboradoras da cooperativa assistiram a apresentações e debate de assuntos como liderança feminina no cooperativismo e na propriedade rural e sobre saúde da mulher, especificamente sobre o câncer de mama e saúde mental.

Comitê das Mulheres do Sistema Ocergs
O Sistema Ocergs tem em seu planejamento estratégico, alinhado com o Sistema OCB, o objetivo de desenvolver o protagonismo da mulher nas cooperativas gaúchas. Palestras sobre o tema foram desenvolvidas na Expointer 2023, por exemplo e para fortalecer a participação, promover a inclusão e a capacitação das mulheres nas coops gaúchas, o Sistema Ocergs inicia seu processo de criação do Comitê de Mulheres Elas pelo Coop no RS.
O estado atualmente é representado no Comitê Nacional do Sistema OCB pela assessora de Comunicação do Sistema Ocergs, Rafaeli Minuzzi e pela presidente do Sicredi Conexão, Angelita Cadoná.
O objetivo do comitê é estimular e disseminar o protagonismo feminino no cooperativismo gaúcho, através de capacitações e integração com as cooperativas. Através dele, mulheres cooperativistas poderão se tornar líderes e participarem ativamente do movimento gaúcho.
O projeto de implantação do Comitê foi apresentado em reunião interna aos colaboradores do Sistema Ocergs, no dia 28 de setembro e tem como próximos passos a elaboração do cronograma de execução e capacitação, a indicação de representantes das cooperativas para o Comitê e evento de lançamento que está previsto para acontecer na Expodireto 2024.
Em breve mais informações.
Fonte: Assessorias de comunicação das cooperativas Coasa, Cotripal, Cotrijal, Coopermil, Camnpal e Cotrisoja
Negócios
A Unicred Premium foi uma das destacadas no Top de Marketing ADVB 2023, sendo agraciada na categoria Financeira. O evento, que é um dos maiores do mercado de vendas, comunicação e marketing, reúne centenas de profissionais de diversos setores da economia para reconhecer e celebrar os melhores cases de empresas. A solenidade ocorreu no último dia 26 de outubro, em Porto Alegre.
O case premiado, chamado "A prosperidade está em você!", descreve a estratégia de comunicação da instituição financeira cooperativa, que passou por um processo de rebranding e reposicionamento recentemente, com objetivo de fortalecer a marca e influenciar as percepções do público-alvo em todas as etapas do funil de marketing.
O plano teve como mote gerar percepção de exclusividade, valorização e representatividade no cooperativismo, informando o público dos atributos e diferenciais do tema, buscando desenvolver relacionamento entre a marca e os cooperados com público em geral. Além disso, contemplou também ações ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) para promover a educação, a arte e a cultura sobre o cooperativismo no espaço escolar, especialmente entre os jovens.
“Apresentamos uma estratégia de marketing inovadora, personalizada e humanizada, com foco no relacionamento com o público e na aproximação cada vez maior com os cooperados, destacando os propósitos do cooperativismo”, afirma a Diretora Geral da Unicred Premium, Roselaine Buttenbender. “Construímos o case baseados em dados, resultando em um diagnóstico onde identificamos a necessidade de aumentar o conhecimento sobre o propósito do cooperativismo, fortalecendo a marca, formando o desenvolvendo o público geral sobre o tema, construindo um relacionamento sólido com os cooperados, colaboradores, stakeholders e toda a comunidade, demonstrando que não somos um banco, dividimos sonhos e compartilhamos resultados, isso é a essência da Unicred Premium. Além disso, foram analisados diversos cenários, como político, ambiental, social, tecnológico, econômico e legal, que orientam toda a estratégia aplicada no plano”, complementa o Coordenador de Comunicação e Marketing, Eduardo Fulginiti.
Assista o storytelling desenvolvido para a campanha 2023: Cooperativismo, uma história feita para todos, com todos. https://www.instagram.com/reel/Crg_MrTA6is/
A Unicred Premium é uma cooperativa que integra o Sistema Unicred Central Geração e possui 12 agências em uma área de atuação que abrange 141 municípios.
Negócios
Quem frequentar a Orla do Guaíba a partir do dia 31 deste mês irá se deparar com uma versão gigante do Sansão, companheiro inseparável da Mônica. Com mais de 13 metros, o personagem estará próximo à Usina do Gasômetro como parte de uma ação que está rodando todo o Brasil para celebrar os 60 anos da personagem Mônica, assim como marcará a inauguração do Espaço de Educação Financeira da Fundação Sicredi, desenvolvido para fomentar o tema Educação Financeira para crianças, o qual tem como temática os personagens da Turma da Mônica.
A iniciativa “Coelhadas Gigantes” faz parte de uma série de ativações para celebrar a data de criação da personagem Mônica. A instalação foi criada pela Mauricio de Sousa Produções (MSP) em parceria com a Panini, líder mundial no setor de colecionáveis e publicações e, em Porto Alegre, com apoio da Fundação Sicredi. A GOL é a transportadora aérea oficial da campanha Mônica 60 anos.
A ação dá continuidade em uma parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e Fundação Sicredi, iniciada em 2019, que visa promover a educação financeira para o público infantil e já rendeu, entre outras ações, a criação de uma série de gibis e vídeos sobre o tema. No total, já foram distribuídos gratuitamente 7,8 milhões de exemplares entre as seis edições da publicação, e os vídeos têm mais de 27 milhões de visualizações. A novidade agora é a inauguração do Espaço de Educação Financeira temático da Turma da Mônica destinado a crianças. A Sicredi União Metropolitana, uma das 105 cooperativas de crédito que integram o Sicredi, com atuação em Porto Alegre e região metropolitana, é parceira do projeto e promoverá localmente o Espaço.
“É uma alegria chegar aos 60 anos da Mônica e ver a turminha participando desse projeto tão importante e necessário para que nossas crianças tenham embasamento e que se tornem adultos plenos e cidadãos conscientes. Isso vai repercutir diretamente no bom futuro de nosso país”, enfatiza Mauricio de Sousa.
“Desde 2019 promovemos a Educação Financeira para as crianças por meio da parceria com a Mauricio de Sousa Produções. A inauguração do Espaço, que será o primeiro espaço de educação financeira gratuito do país, proporcionará um ambiente lúdico para aprendizagens sobre o tema em situações do dia a dia das crianças e será mais um importante pilar que reforça nosso compromisso para o desenvolvimento das localidades onde estamos presentes”, comenta o diretor presidente da Fundação Sicredi, Cesar Bochi.
“Levar educação financeira para todos está na essência do Sicredi. Durante todo o ano abordamos o tema através de oficinas para adultos e crianças em empresas, escolas e entidades. Acreditamos que quando as crianças aprendem sobre como administrar os seus recursos financeiros de maneira sustentável influenciam os pais e as pessoas que convivem. Este ciclo virtuoso levará a adultos mais conscientes e uma sociedade mais próspera”, complementa o Presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow.
Interativo e acessível, o local estimulará o protagonismo das crianças, ensinando educação financeira de forma lúdica por meio da interação com os personagens em um percurso com seis estações de aprendizagem. O percurso dura cerca de 1h e a capacidade é de receber cerca de 150 visitantes por dia, e a projeção é de 20 mil visitantes anuais. A entrada é gratuita mediante agendamento para grupos escolares ou visitas individuais, de segunda a sexta das 8h30 às 17h.
Evento de inauguração
No dia 7 de novembro, às 14h, acontecerá a cerimônia de inauguração do Espaço de Educação Financeira, que contará com a presença de representantes da Mauricio de Sousa Produções, de profissionais da área de educação parceiros, a orientadora técnica do Programa Cooperação na Ponta do Lápis, Dra. Vera Rita de Mello Ferreira, representantes do Banco Central do Brasil e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, entre outras entidades representadas. Em seguida, às 15h, será realizada a primeira visitação de um grupo de crianças, representando o público-alvo da iniciativa. A partir do dia 13/11, iniciarão as visitas do grande público de forma gratuita, mediante agendamento pelo contato
Fonte: Assessoria de comunicação Sicredi União Metropolitana RS
Negócios
A tarde do dia 26 de outubro foi marcada por emoção e muitas ideias para promover o crescimento e rentabilidade de negócios rurais. Na Casa do Cooperativismo da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, os 13 jovens integrantes do programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo apresentaram seus planos de continuidade familiar como etapa final do curso. Na ocasião também foi realizada a formatura e entrega de certificados.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica prestou atenção em cada apresentação e ficou feliz com o resultado. “Nosso maior patrimônio é conseguir passar para nossos filhos o conhecimento que adquirimos, para que eles possam seguir com passos firmes. Esperamos que eles continuem procurando conhecimento, pois eles são o futuro das famílias, da nossa cooperativa e do cooperativismo”, destacou o dirigente.
O curso da turma B de Não-Me-Toque iniciou no dia 27 de junho de 2022. Deste então foram 17 meses participando de aulas teóricas, atividades práticas, aprendizados e visitas técnicas com temas, como cooperativismo, matemática financeira, empreendedorismo, gestão de propriedades rurais e produção de grãos, leite, hortaliças e frutas. Totalizando uma carga horária de 1.104 horas.
“O que vimos foi um show de talentos. Foi contagiante ver a dedicação desses jovens e perceber que a Cotrijal tem um futuro promissor ao lado deles”, comentou o vice-presidente da Cotrijal Enio Schroeder, que também acompanhou a cerimônia.
O programa é uma intercooperação, com realização da Cotrijal, estrutura didática da Cooperconcórdia e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS).
“Esse é um projeto fantástico, que possibilita trabalhar com os jovens a continuidade da família rural e a importância da atividade para a geração de alimentos. Ensinando sobre gestão, trabalho em equipe e cooperativismo, para que a sucessão seja feita da melhor maneira possível”, afirma Alexandre Dall"Agnese, presidente da Cooperconcórdia.
Confira como foi a apresentação dos trabalhos finais:
Participação ativa
Os irmãos Augusto e Alisson Krüger, da comunidade de Arroio Bonito, de Não-Me-Toque, apresentaram como proposta o uso de dados para uma gestão mais eficiente da propriedade, além de reuniões para alinhamento da família em relação ao negócio.
“O curso nos incentivou a procurar soluções para o negócio, além de incentivar para que a gente participasse mais, ganhando mais espaço na propriedade”, afirmaram os irmãos.
Conhecimento técnico
Já o jovem Arthur Vergütz – o qual a família conta com propriedades na linha Guiana, em Lagoa dos Três Cantos, e na comunidade de Invernadinha, em Não-Me-Toque – compartilhou ideias como implementação de manejos biológicos e digitalização de documentos para o controle financeiro.
“Me sinto mais motivado a seguir o legado da minha família, que já está há cinco gerações no negócio. Pretendo participar mais dos eventos técnicos da cooperativa, para seguir aprendendo”, expôs Vergütz.
Cuidando do futuro
Para os irmãos Eduardo e Victor Markmann, de Não-Me-Toque, as possíveis melhorias são no manejo e criação de bezerras, para cuidar do futuro da propriedade. Para eles o curso foi benéfico para a obtenção de conhecimentos e incentivo a sucessão.
“Não nos vemos fora da propriedade. E agora entendemos ainda mais a importância de trabalhar junto com a cooperativa”, explicaram os irmãos.
Mais e melhor
A jovem Eliége Baumgardt, de Lagoa dos Três Cantos, acredita no potencial da propriedade que produz ovos. Ela recomenda a expansão do aviário e uso de novas tecnologias para melhorar a rentabilidade do negócio.
“Com o programa eu aprendi mais sobre responsabilidade e administração. Espero poder contribuir ainda mais em casa”, afirmou a jovem.
Diversificação de renda
O jovem Grégori Braatz, de Pontão, vê oportunidade em novos negócios para a propriedade, como a instalação de uma estufa de morangos. Atualmente a família trabalha com a produção de grãos e de mel.
“Foi uma experiência muito legal, agora me sinto mais preparado para ajudar na rotina da propriedade. Também gostei muito de aprender mais sobre a cooperativa e como ela ajuda o desenvolvimento dos produtores”, indica Braatz.
Futuro cooperado
Ser um motivo de orgulho para os pais é o que motiva o jovem Gustavo Henrique da Silva. Para ele a cooperativa pode contribuir para melhorar a produtividade e rentabilidade da propriedade, que fica na localidade de Bom Sucesso, em Não-Me-Toque.
“Assim que eu completar 18 anos quero me associar na cooperativa. Vou me dedicar muito para quando começarmos a sucessão rural eu possa assumir o negócio que meus pais batalharam tanto para construir e fazer bem-feito”, projetou o jovem.
Cultivares tecnológicas
O jovem Luis Felipe Papke seguiu os passos do irmão, Adriel Henrique, que participou da primeira turma de Jovens Aprendizes do Campo. Para ele novas tecnologias em cultivares de soja podem contribuir para a rentabilidade da propriedade, que fica no distrito de São Bento, em Carazinho.
“Ficamos muito felizes que ele pode ter essa oportunidade de adquirir mais conhecimento e fazer novos amigos”, disse Adriel.
Automatização
Para a jovem Nicoli Koech, da localidade de Invernadinha em Não-Me-Toque, melhorias em instalações da propriedade podem contribuir para a qualidade de vida da família, que trabalha com caprinocultura e ovinocultura. Ela propõe a automatização de manejos como a alimentação dos animais.
“Pretendo fazer faculdade de veterinária para contribuir com o desenvolvimento da propriedade e ajudar minha família”, apontou a jovem.
Acessando conhecimento
Para os irmãos Raiely e Ramon Kaipers o programa abriu portas para o conhecimento e novas oportunidades que podem aplicar na propriedade, que fica na localidade de Vila Conceição, em Não-Me-Toque. Eles acreditam que podem contribuir para o negócio agora que compreendem mais sobre a atividade.
“Para nós é uma alegria imensa saber que eles estão motivados a dar continuidade ao nosso trabalho. É um apoio importante que recebemos da cooperativa”, afirmou Daniela Kaipers, mãe dos jovens.
Trabalho em equipe
E a jovem Vitória Müller, que vive com a família na localidade de Invernadinha, em Não-Me-Toque, espera que a propriedade avance com novas tecnologias e cultivares de maior qualidade. Para ela fica o aprendizado sobre trabalho em equipe e conhecimento técnico.
“Não conhecia todo o trabalho feito pela cooperativa. Foi muito bom aprender sobre os benefícios que ela oferece aos agricultores. Espero poder ajudar de alguma forma em casa, assim como a cooperativa faz pelos produtores.”, comentou a jovem.
Negócios
Com o propósito de desenvolver os processos de governança das cooperativas, desempenho e gestão, o Sistema Ocergs concluiu o diagnóstico assistido a 5 cooperativas gaúchas que participaram do Programa de Governança e Gestão. No total somam-se mais de 90h de instrutoria, 42 reuniões, 59 participantes e nota média de avaliação de 9,8.
Participaram da entrega do Diagnóstico as cooperativas agropecuárias Cooperlate, Cotrijuc e Santa Clara, a cooperativa de trabalho Coeducars e a cooperativa de crédito Sicredi Uniestados. Dentre as cooperativas participantes, 3 estão no nível Primeiros passos para a excelência e 2 no nível Compromisso com a excelência. Na trilha do Caminho para a Excelência, a cooperativa passa por quatro estágios.

PROGRAMA DIAGNÓSTICO ASSISTIDO
O que é
O Programa Diagnóstico Assistido contribui para que as cooperativas realizem os diagnósticos de governança e gestão de forma mais adequada e efetiva. Instrui e orienta o entendimento dos requisitos constantes dos processos gerenciais, conceitos a eles relacionados, apresenta exemplos de boas práticas e evidências relacionadas a cada um dos processos. Fomenta a estruturação de um processo participativo, com o envolvimento de diversas áreas, para o preenchimento da autoavaliação e adoção da ferramenta de gestão, e promove a compreensão da relevância do diagnóstico de governança e gestão para o desenvolvimento das cooperativas.
Benefícios
- Orientação às cooperativas para o atendimento dos requisitos de cada processo gerencial de governança e gestão, por meio do alinhamento conceitual
- Compreensão da geração de valor na utilização do processo contínuo de autoavaliação e implantação de melhorias.
- Subsídios para a estruturação dos planos de melhoria pela cooperativa
- Identificação e implementação das soluções de aprendizagem do Sescoop em atendimento às oportunidades
Subsídios para definição de parâmetros de evolução conforme estratégia da cooperativa. Acesse o Sistema Diagnóstico Assistido
Negócios
Nos dias 10 e 11 de outubro os setores de recursos humanos e sindicato do Sistema Ocergs participaram do Encontro gaúcho de profissionais de departamento pessoal - ENGDEP, que aconteceu em Porto Alegre e já está em sua quinta edição, expandindo sua influência para além das fronteiras regionais, alcançando repercussão em todo o Brasil. O evento que é uma referência em orientação e inovação para todos os profissionais do setor.
A presença no evento contou com o objetivo estratégico de qualificar os profissionais do Sistema que atuam no departamento pessoal, com tendências de mercado, leis trabalhistas, compartilhamento de práticas, ações e soluções inovadoras.
O evento realizado pela VERBO Assessoria Trabalhista e Capacitação Profissional contou com palestras de grandes nomes do setor, como Tania Gurgel, Tiago Freddi, Jení Carla Fritzke Schulte, Pollyana Tiburcio, José Maia entre outros, juntamente de ações de networking, aprendizado, desenvolvimento profissional, legislação atualizada e inovação tecnológica.
Negócios
Inscrições abertas para o curso "Instrumentos Financeiros e Aspectos Contábeis para o Agronegócio"
O Sistema Ocergs promove, nos dias 6, 7, 13, 14, 16 e 23 de novembro, o Curso "Instrumentos Financeiros e Aspectos Contábeis para o Agronegócio". Direcionado a profissionais da área contábil e financeira de cooperativas agropecuárias, o curso é uma parceria com a FIPECAFI - Cultura contábil, atuarial e financeira e será apresentado em aulas on-line.
O curso tem o objetivo de promover a capacitação e atualização dos contadores e abordará temas como: Mercado financeiro; CPC 48 / IFRS 9 – Instrumentos Financeiros e Hedge Accounting.
As inscrições devem ser feitas até o dia 31/10/2023 no link: https://survey.sescooprs.coop.br/index.php/854162?lang=pt-BR
Como critério de inscrição gratuita, os contadores e profissionais contábeis devem ser vinculados a cooperativas registradas e regulares no Sistema Ocergs ou que atendem, comprovadamente, cooperativas com essa natureza. O curso também tem pontuação no CRC de 24 pontos.
Confira as datas e horários:
06/11: 18h às 22h
7/11: 18h às 22h
13/11: 8h às 12h
14/11: 18h às 22h
16/11: 18h às 22h
23/11: 18h às 22h
Negócios
Com o tema "Empreendedorismo nas cooperativas", a Casa da Memória Unimed Federação/RS, em Porto Alegre, foi palco do quarto Workshop Temático do RSCOOP150 nessa segunda-feira (23/10), evento realizado pelo Sistema Ocergs que busca sensibilizar e divulgar o Plano de Desenvolvimento para o cooperativismo gaúcho através de painéis e apresentações dos Comitês do Programa RSCOOP150 e de cooperativas.
Na abertura, o superintendente da Ocergs, Gerson José Lauermann, reforçou a importância das metas estabelecidas pelo Programa RSCOOP150, que além dos R$ 150 bilhões de faturamento, preveem 4 milhões de associados, 100 mil empregos diretos, R$ 300 milhões de investimentos em capacitação e R$ 7,5 bilhões de sobras líquidas anuais até 2027. O dirigente destacou a necessidade do cooperativismo gaúcho alcançar a margem líquida média de 5% dentre todos os ramos, para fortalecer a eficiência econômica, a capacidade de investimentos e a sustentabilidade financeira das cooperativas.
Lauermann apontou a intercooperação como estratégia primordial para o crescimento sustentável do cooperativismo no Rio Grande do Sul. "A gente sabe que parte do nosso resultado está dentro do cooperativismo, através da intercooperação".
Comitês do RSCOOP150
Mas afinal, como estão divididos os Comitês de trabalho do RSCOOP150? Quais são os projetos que o Programa contempla e quem são os pontos focais dentro do Sistema Ocergs? Essa e outras dúvidas foram respondidas pelo gerente de Planejamento do Sistema Ocergs, Emanuel Caloete, que apresentou a estrutura de funcionamento do RSCOOP150, destaques da execução em 2023, objetivos estratégicos e modelo de governança.

Conheça os Comitês:
- Representação institucional e Relações trabalhistas;
- Crédito, financiamento e gestão tributária;
- Acesso a mercados e comunicação,
- Infraestrutura;
- Alianças estratégicas;
- Inovação e desenvolvimento profissional;
- Gestão e ESG.
Os sete Comitês são responsáveis por 13 projetos:
- Fortalecimento da Representação Institucional;
- Relações Trabalhistas;
- Gestão Tributária;
- Acesso a Mercados;
- Ampliação do Crédito e do Financiamento;
- Comunicação;
- Investimento em Logística;
- Conectividade;
- Geração de Energia;
- Alianças Estratégicas: TI
- Desenvolvimento Profissional;
- Inovação;
- Gestão, Governança e ESG.
Desenvolvimento de Cooperativas
O evento contou com a participação on-line da gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB, Debora Ingrisano, que falou sobre os diagnósticos disponibilizados pela Unidade Nacional para as cooperativas na gestão de riscos e nas oportunidades de mercado. Debora enfatizou a importância dos diagnósticos sobre três pontos: a autoavaliação por meio de questionários para ver como a cooperativa está se saindo, o comparativo com outras cooperativas e a atualização do que está acontecendo no mercado para que a cooperativa possa manter a sua competitividade.
Debora explanou sobre os diagnósticos orientados para a gestão preocupada com riscos, Identidade AvaliaCoop e Desempenho. Nas oportunidades de mercado, as cooperativas podem acessar o diagnóstico de Governança e Gestão AvaliaCoop, conhecido como PDGC, e em breve poderão acessar os diagnósticos Negócios AvaliaCoop, que rodou um projeto-piloto com 45 cooperativas que enquadra a coop em cinco pilares, que vão da produção à verticalização da cadeia produtiva, além do diagnóstico ESG AvaliaCoop, projeto-piloto que reuniu mais de 300 coops.
Fundo Social do Sescoop/RS
Apoiar projetos voltados à educação, saúde, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente desenvolvidos por cooperativas. É com essa proposta que o Sescoop/RS criou em 2022 o Fundo Social, programa que em sua primeira edição aprovou dez projetos que juntos somam o valor de R$ 1.763.278,00 e já beneficiaram 19.659 pessoas no Rio Grande do Sul. E para falar sobre a segunda edição do Programa Fundo Social, a coordenadora de Desenvolvimento Cooperativista do Sistema Ocergs, Rafaela Comerlato, trouxe o panorama do calendário de ações, que prevê a avaliação final dos projetos até março de 2024. Nesse painel, a analista técnica do Sistema Ocergs, Elisângela Becker, apresentou os dez projetos contemplados na primeira edição do Fundo Social, envolvendo as cooperativas Coasa, Coprel, Unicred Ponto Capital, Cooperconcórdia, CCGL, Cootravipa, Cotriel, Santa Clara, Cotrirosa, Sicredi Serrana e Sicredi Ouro Branco.

Empreendedorismo para cooperativas
O superintendente executivo da Unimed Federação/RS, Geison Tremea, apresentou o modelo de governança do Sistema Cooperativo Unimed/RS, que inclui a cooperativa de segundo grau Unimed Rio Grande do Sul, Uniair, Unimed Central de Serviços-RS, Casa da Memória Unimed Federação/RS, Instituto Unimed e UnicoopMed.

O dirigente da Unimed Federação/RS trouxe o exemplo do novo residencial sênior em Porto Alegre, numa parceria entre a RS Empreendimentos S/A, holding do Sistema Unimed RS e a incorporadora ABF Developments. O primeiro projeto da holding do Sistema Unimed RS será um residencial para pessoas de maior idade, chamado de senior living, que prevê uma estrutura com cerca de 200 unidades de 21 a 32 metros quadrados e áreas de convívio.
"Buscamos identificar as oportunidades de negócio e implantamos ideias inovadoras, sempre buscando a sustentabilidade do Sistema Cooperativo Unimed RS, gerando e distribuindo riqueza de forma proporcional ao trabalho de cada sócio", afirmou superintendente executivo da Unimed Federação/RS, Geison Tremea.
Na sequência, o representante do Instituto Unimed/RS, Juliano Iande, destacou o envolvimento do cooperativismo com a sociedade. "Nós temos uma sinergia muito grande com as comunidades em que estamos inseridos". Iande disse que o empreendedorismo por necessidade é o tipo mais comum no Brasil, e que para funcionar na prática dentro do cooperativismo, os esforços devem acontecer por parte da cooperativa, cooperados e colaboradores. "O primeiro passo é transformar a cultura da empresa. Certifique-se de que as lideranças estejam comprometidas com a proposta, que deixem a hierarquia de lado para colher e motivar ideias de todos os funcionários. Isso inclui estar disposto a rever velhas certezas e abraçar a possibilidade da mudança", explicou Iande, que disse que o empreendedorismo é um processo que leva tempo para ser estabelecido, mas que traz resultados recompensadores.

Pitch Coop
Na parte final do evento ocorreram apresentações das cooperativas em forma de pitch, com a participação da gerente geral da agência da Sicredi União Metropolitana, Karina Ostrowski; diretor de Negócios da Unicred Porto Alegre, Alexandre Fisch e a consultora de Investimentos da Unicred Porto Alegre, Juliana Daitx; coordenadora Comercial e Operacional da Uniair, Daniele Villeroy; representante da Cootravipa, Rocheli Guimarães; presidente da Cooperlíquidos, Etiane Clavijo, diretor de Operações da Cooperlíquidos, Gabriel Roglio e o presidente da Liga by Comobi, Márcio Vieira Guimarães.
Negócios
Estratégia e planejamento foram os assuntos do segundo módulo do curso Formação para Lideranças da Cooperativa Dália Alimentos, que ocorreu no Sicredi Região dos Vales no dia 11/10. Realizado pela Longevisar, o curso tem apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e conta com quatro módulos voltados para a gestão cooperativa.
O curso é ministrado por Ademar Schardong, formado em Administração e Direito, com Mestrado em Direito Societário e ainda, com ampla atuação no cooperativismo de crédito no RS. No segundo módulo, o consultor fez o grupo de 33 líderes da Dália a refletirem sobre a aplicação de um planejamento eficaz e com novas estratégias. “Planejamento estratégico é o instrumento que vai direcionar as ações da organização na busca do seu objetivo e do objeto de sua constituição”, conceitua.
Além disso, o gestor revisou os conceitos e os valores do cooperativismo e explicou que planejamento requer aplicar a gestão qualificada de pessoas, estratégias para mitigar os riscos dentro de uma empresa e clareza nas estratégias de vendas. “Em relação às vendas, as estratégias devem evitar a utilização dos mesmos mecanismos de outras grandes empresas concorrentes, para então, alcançar novos mercados. Trata-se da busca de diferenciais competitivos, como por exemplo, comunicar a essência da cooperativa e mostrar a originação da matéria prima, lembrando que todo o processo produtivo cumpre todas as exigências da legislação”.
Schardong também levou os líderes refletirem sobre a missão, visão e valores da Dália Alimentos. “É necessário que esses três pilares da Dália estejam bem fixados por todos os envolvidos, desde os associados até os colaboradores, para ter uma comunicação eficaz tanto interna como externamente, a ponto de todos enxergaram esses três elementos na prática do dia a dia”.
Comunicação
O especialista ainda falou sobre as tendências, os novos mecanismos de comunicação e a importância de a empresa divulgar para seu público-alvo o seu propósito. “Diante dos conceitos abordados neste módulo, percebemos que estratégias de comunicação e de marketing devem carregar a mensagem central do motivo que faz a empresa produzir alimentos. É nisso que identificamos o posicionamento e os valores da marca”.
Agradecimento
Para o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, o segundo módulo foi extremamente importante para discutir ferramentas de gestão e incorporá-las ao dia a dia da liderança da cooperativa. “No primeiro encontro nos centramos nas teorias e nos conceitos do cooperativismo e, neste segundo módulo, o escopo da aula foi a gestão e o planejamento estratégico, temas importantes e de grande valia para todos que tiveram a oportunidade de estarem presentes. Portanto, agradecemos ao Schardong por mais este aprendizado ao longo do dia e, aguardamos os dois últimos módulos”.
Preparação
O Presidente Executivo, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, afirma que o curso tem atingido de forma plena os seus objetivos e enaltece a qualidade da aula. “Toda vez que temos atividades deste tipo, fico entusiasmado, pois gosto de aprender e de trocar ideias, ainda mais com uma conexão importante entre o quadro social, representado pelos delegados e a gestão dos negócios que são os gerentes”.
Freitas também explica que a qualificação de lideranças se faz necessária diante das constantes mudanças políticas e culturais. “Cada dia que passa vemos um mundo mais complexo e, por isso, a necessidade de que as lideranças compreendam e estejam preparadas para tomarem decisões coerentes e trazerem qualidade de vida e prosperidade, o que só se faz investindo em sua capacitação”, finaliza.
Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos
Negócios