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Safra 2021 é a maior na história da Nova Aliança

Safra 2021 é a maior na história da Nova Aliança

Se a safra 2020 já superou as expectativas, 2021 chegou para levar a Safra das Safras a outro patamar. A Cooperativa Nova Aliança encerrou a vindima com a colheita da variedade Marselan, em Santana do Livramento. No total, foram recebidos 49,3 milhões de quilos de uvas nos três meses de vindima. Com isso, o ano fica marcado na história da Cooperativa como a maior safra dos 90 anos.

Do total recebido, foram entregues 45,3 milhões de quilos de uvas americanas, ideais para sucos e vinhos de mesa; e 3,8 milhões de viníferas, variedades para elaboração de vinhos finos. Além disso, aproximadamente 48,03 milhões são de uvas convencionais e 1,29 milhão de orgânicas certificadas.

“Estamos comemorando 90 anos com um novo marco na nossa história. Conseguimos superar as expectativas e os consumidores terão produtos de excelente qualidade. O empenho dos nossos associados e dos funcionários, e o clima favorável foram fundamentais para que pudéssemos bater esse recorde”, salienta o presidente da Nova Aliança, Alceu Dalle Molle.

O enólogo responsável, Anderson Felten, explica que as uvas estão com bom índice de cor e boa maturação fenólica. “A qualidade dessa safra irá nos permitir elaborar vinhos com ótimas características aromáticas, equilibrados e agradáveis ao paladar”.

Na Campanha Gaúcha, as chuvas no início de fevereiro causaram preocupação, mas a boa intensidade de sol e calor proporcionaram uvas de qualidade e ponto de maturação muito bom.

“A safra 2021 foi desafiadora e empolgante. A nossa produção passou de 500 mil quilos recebidos na unidade de Santana do Livramento para mais de 1 milhão de quilos de uvas finas neste ano”, destaca o enólogo Eduardo Renan Ribeiro Guarche, que atua na Campanha.

A Nova Aliança possui associados em diversos terroir da Serra, Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste. As 53 variedades de uvas colhidas nessa safra foram produzidas em 1880,18 hectares.

Em Santana do Livramento, a produção é somente de uvas para a elaboração de vinhos finos. Já na Serra Gaúcha as frutas são destinadas para os demais produtos, com foco no suco.

Sobre a Cooperativa Nova Aliança

A Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança é fruto da união de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha: a Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul; a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha; e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha. Hoje, a Nova Aliança conta com 700 associados, distribuídos em três distintas regiões vitivinícolas: Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha Gaúcha. Neste ano, a Cooperativa celebra 90 anos de história.

A Nova Aliança possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva integral da América Latina. Desde 2013, a produção de suco e, a partir de 2014, o envase de vinho e de espumante, estão concentrados na sede da Cooperativa, em Flores da Cunha.

Fonte: Marketing da Cooperativa Nova Aliança

Crédito da foto: Variedade Marselan_Eduardo Guarche

Piá conquista Prêmio de Eficiência Técnica da SIG Combibloc

Piá conquista Prêmio de Eficiência Técnica da SIG Combibloc

A Piá recebeu em março o “Prêmio de Eficiência Técnica”, da SIG Combibloc. A empresa de soluções em envase premia mensalmente os clientes que apresentam os melhores índices de eficiência no setor de produção, com a utilização de seus equipamentos.  

A Cooperativa conquistou o primeiro lugar na América do Sul, disputando com outras 17 indústrias que possuem máquinas em operação do fornecedor. Além de ocupar o topo do ranking, com 97%, alcançou também o segundo lugar, com 96%, premiando, assim, suas duas linhas de envase.  

De acordo com o gerente industrial da Piá, Adriano Lopes Rodrigues, o prêmio coroa um trabalho que vem sendo feito em conjunto há muito tempo e que está alinhado com a gestão operacional e a gestão de manutenção. “Há uma atuação forte e constante em melhorias e avanços em procedimentos técnicos e operacionais, objetivando alcançar ótimos resultados”, explica.  

Para definir as empresas vencedoras, a SIG realiza a coleta de todas as informações dos equipamentos diariamente. Na fábrica, o maquinário é usado para produzir leites dos tipos integral, semi-desnatado e desnatado e o achocolatado Chocolateria.  

De acordo com o coordenador de Manutenção da empresa, Mauro Antônio Hauschild, um dos segredos para se ter alta performance está na conservação das máquinas. “Todo maquinário tem uma vida útil. Com a manutenção correta, é possível aumentar o tempo de uso”, afirma ele, que completa: “A resistência técnica está atrelada à condição do equipamento. Então, para atingir esses números e os resultados, conseguindo sustentá-los e mantê-los nesse padrão, é preciso haver sincronismo entre produção e manutenção”.  

Segundo Hauschild, a equipe de chão de fábrica é responsável pelas paradas dos equipamentos e, em algumas situações, por intervenções necessárias. “Para o equipamento estar num patamar desses, existe um trabalho feito por muitas mãos, que é sustentado, ainda, por investimentos realizados da forma certa e no momento certo”.  

Entre as preocupações da Piá está a de oferecer ao mercado um mix amplo de produtos, mostrando a versatilidade da marca. Com o nível técnico da empresa, cada linha envasa, aproximadamente, 10 mil litros por hora, com rapidez e eficiência. “Isso aumenta o desafio, pois é necessário fazer “set ups”, ou seja trocas. Mas focamos em excelência nas performances, tendo em vista que o processo é mais complexo, o que se torna um dos nossos diferenciais”, diz o coordenador de Manutenção.    

Essa é a segunda vez que a Piá celebra a conquista da agraciação. No ano passado, uma linha da Cooperativa foi eleita a “Campeã de Eficiência Técnica de 2020”, com 97%. A empresa figurou, ainda, no 4º lugar, com outra linha de envase.   

Fonte: Assessoria de Comunicação da Piá

Inscrições abertas para o Encontro de Agentes e Profissionais de RH das Cooperativas

Inscrições abertas para o Encontro de Agentes e Profissionais de RH das Cooperativas

O Sescoop/RS promove, no dia 28 de abril, das 14h às 16h, o Encontro de Agentes e Profissionais de RH das Cooperativas. O acontecerá através da Plataforma Microsoft Teams e é destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista, agentes de Autogestão e profissionais de RH das cooperativas gaúchas.

Na oportunidade, os agentes debaterão sobre resoluções, programas de monitoramento, planejamento de programas, PDGC, Prêmio Somoscoop, dentre outros.

As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de abril no link: https://bit.ly/3xd0ozR

Os participantes receberão o link da reunião por e-mail posteriormente.

Confira a programação:

  • Abertura
  • Apresentação da Resolução 132: Regularidade - Programas de Monitoramento - Lançamento da Trilha de Desenvolvimento dos Agentes das Cooperativas
  • Apresentação do Planejamento do Programa Aprendiz Cooperativo
  • PDGC e Prêmio Somoscoop
  • Campanha Somoscoop
  • Lançamento do Dia C
  • Palestra: Felicidade ao alcance de todos
  • Encerramento
Cooperativa Majestade fatura R$ 351 milhões e amplia empregos diretos

Cooperativa Majestade fatura R$ 351 milhões e amplia empregos diretos

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, a Cooperativa Majestade fechou o ano de 2020 com balanço positivo e quebra de recordes. Com sede no município de Sananduva, na região Noroeste do Rio Grande do Sul, a Cooperativa registrou aumento de 24,8% no faturamento em 2020, alcançando a marca de R$ 351 milhões. Aliado ao bom desempenho financeiro, a Majestade gerou também 55 novos empregos diretos em Sananduva, atingindo 723 trabalhadores diretos.

A produção de suínos entre os associados criadores gerou uma receita superior a R$ 30 milhões, recursos gerados na produção e que permanecem girando na economia local. Além disso, os principais índices que determinam a eficiência produtiva dos suínos no campo também tiveram uma evolução importante. Foram melhorados os índices de conversão alimentar, ganho de peso diário e o peso médio de abate dos suínos bateu recordes, com redução do tempo de alojamento. O reflexo em números se atribui a alguns fatores determinantes, como a melhoria da qualidade da nutrição, evolução da genética dos animais e, principalmente, a profissionalização e empenho dos produtores no cuidado dos animais, com a importante atuação da assistência técnica gratuita que a Cooperativa presta.

Como consequência das melhoras obtidas nos indicadores de campo na produção de suínos, os produtores de creches receberam uma majoração nos pagamentos de 13,6% a mais no comparativo do ano de 2020 em relação a 2019. A fase de terminação também teve melhoria no pagamento pela trabalho realizado pelos associados, sendo que os produtores receberam 10% a mais nos pagamentos em 2020 comparado a 2019.

Com relação ao número de animais abatidos, o crescimento de 2020 foi de 12,5%, alcançando 276,1 mil suínos abatidos. O peso médio também foi o maior da história da Cooperativa, atingindo 133,7 quilos de peso por animal abatido.

Faturamento

A ampliação e melhorias dos resultados de campo na produção dos suínos, o aumento do número de animais abatidos e o incremento no peso médio dos suínos propiciou melhoria significativa no faturamento final da Cooperativa. O faturamento bruto do frigorífico aumentou 28,5% em 2020, comparado ao exercício de 2019, e o faturamento total da Majestade registrou um crescimento de 24,8% em 2020, alcançando a marca de R$ 351 milhões.

Apesar do balanço positivo evidenciado pelos indicadores, a Majestade teve que enfrentar alguns entraves importantes para a obtenção dos resultados. A pandemia da Covid-19 exigiu grandes investimentos em protocolos e equipamentos, afastou muitas pessoas do trabalho, gerou uma queda generalizada na vendas e o crescimento descontrolados dos custos de produção dos suínos.

Apesar das dificuldades, a Cooperativa gerou 55 novas vagas de trabalho, atingindo 723 trabalhadores diretos. Além disso, também oportunizou a ampliação de terceirizados pelo incremento das atividades e para atender os protocolos de prevenção e combate à Covid-19.

Projetos a serem implementados

Dentre os projetos a serem implementados para melhoria do desempenho da Cooperativa, estão listados alguns que compõem a estratégia da Majestade: exportação, ampliação da produção de salames e demais produtos defumados, criar uma linha de carnes em pequenas porções e temperadas, fazer estudo de viabilidade de implantação de um centro de distribuição dos produtos, realização de um projeto de transferência da sala de desossa para a Linha Boa Vista, aumento da produção de suínos próprios e estudo para diversificação das atividades. Alguns desses projetos já estão em andamento na Cooperativa.

Cotrirosa doa mais 5 mil bandejas de massas

Cotrirosa doa mais 5 mil bandejas de massas

A Cotrirosa, através da campanha Carrinho Solidário, iniciou nesta semana a doação de 5 mil bandejas de massas da marca Nutrirosa, além de outros alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza, arrecadados nos 23 supermercados da rede Super Cotrirosa, durante os dias 26 de março a 10 de abril. As massas foram doadas pela Cooperativa e os demais alimentos foram recebidos de clientes, associados e funcionários da Cotrirosa.

As doações estão sendo destinadas para entidades, assistências sociais e famílias que precisam de ajuda nos diferentes municípios da área de atuação da Cooperativa. Em Santa Rosa, as doações foram encaminhadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

Segundo o presidente da Cotrirosa, Clenir Dalcin, “o objetivo da ação é amenizar os impactos que a pandemia tem causado na região de atuação da Cotrirosa”. Desde o início do isolamento social a Cotrirosa está integrada nessa grande corrente do bem, com importantes ações, dentre elas: auxílio financeiro para compra dos testes rápidos para diagnosticar a Covid-19, doação de materiais para hospitais e de alimentos, entre eles farinhas das marcas Nutrirosa e Cotrirosa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrirosa

Reconstruir melhor juntos é o tema do Dia Internacional das Cooperativas de 2021

Reconstruir melhor juntos é o tema do Dia Internacional das Cooperativas de 2021

No próximo dia 3 de julho, o Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay) será comemorado sob o tema “Reconstruir melhor juntos” . Cooperativas em todo o mundo mostrarão como estão enfrentando a crise pandêmica da Covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e ambientalmente justa.

“No último ano, testemunhamos como o modelo cooperativo tem trabalhado pelo bem-estar das pessoas e pelo respeito ao planeta, ressaltando o que o movimento cooperativo representa. De fato, reconstruiremos melhor juntos e estou confiante de que veremos muitas histórias de como o movimento cooperativo pode ajudar as comunidades a se fortalecerem no mundo pós-pandêmico”, declarou o diretor-geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI ), Bruno Roelants.

Nos campos da saúde, agricultura, produção, varejo, finanças, habitação, emprego, educação, serviços sociais e muitas outras esferas onde existem cooperativas, os mais de 1 bilhão de cooperados em todo o mundo continuam a provar que ninguém precisa enfrentar uma crise como a pandemia por conta própria. O Dia Internacional das Cooperativas (#CoopsDay) será a ocasião para divulgar como um modelo de negócios centrado no ser humano, sustentado pelos valores cooperativos de autoajuda e solidariedade e pelos valores éticos de responsabilidade social e preocupação com a comunidade, pode reduzir a desigualdade, criar prosperidade compartilhada e responder aos impactos imediatos da Covid-19.

A ACI apela aos cooperados e parceiros de todo o mundo para se prepararem para celebrar o #CoopsDay em 3 de julho e mostrar ao mundo como podemos reconstruir melhor juntos.

O pacote de ações 2021 #Coopsday, incluindo o logotipo, mensagens principais e outros recursos digitais, estará disponível em breve.

Sobre o Dia Internacional do Cooperativismo

Marcado por cooperativas de todo o mundo desde 1923 e proclamado oficialmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas no centenário da ACI em 1995, o Dia Internacional das Cooperativas é comemorado anualmente no primeiro sábado de julho.

O objetivo do #CoopsDay é aumentar a conscientização das cooperativas e promover as ideias do movimento de solidariedade internacional, eficiência econômica, igualdade e paz mundial. Desde 1995, a ACI e as Nações Unidas, por meio do Comitê para a Promoção e Avanço das Cooperativas (Copac), definiram em conjunto o tema da celebração do #CoopsDay.

A celebração deste ano será o 27º Dia Internacional das Cooperativas reconhecido pelas Nações Unidas e o 99º Dia Internacional das Cooperativas.

Por meio do #CoopsDay, formuladores de políticas locais, nacionais e globais, organizações da sociedade civil e o público em geral podem aprender sobre a contribuição das cooperativas para um futuro justo para todos.

Fonte: Aliança Cooperativa Internacional

Dália Alimentos certificada por uso de energia limpa e renovável

Dália Alimentos certificada por uso de energia limpa e renovável

Mais uma vez, a Cooperativa Dália Alimentos recebeu o certificado de uso de energia limpa e renovável da Mercatto Energia, empresa especializada na comercialização de energia. A certificação deu-se pelo terceiro ano consecutivo em virtude de a cooperativa utilizar energia limpa em suas atividades gerada a partir de fontes renováveis.

Por meio dessa prática, a Cooperativa contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável, reduzindo a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). As emissões desses gases foram reduzidas em 3.246,78 tCO2, equivalente ao período de janeiro a dezembro de 2020.

Das unidades da Dália Alimentos que participam do uso de energia renovável estão a Matriz, em Encantado, as indústrias de lácteos de Arroio do Meio, no Bairro Aimoré e em Palmas, e no frigorífico de frangos, na fábrica de rações e no Dália Supermercado, também em Arroio do Meio, além do incubatório localizado em Mato Leitão. “É um orgulho trabalhar em uma empresa que está preocupada em produzir alimentos com qualidade e também em conformidade legal, contribuindo com o meio ambiente”, ressalta a supervisora de Laboratórios Matriz e química industrial, Graziela C.C. Botega.

Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Sicredi das Culturas RS/MG realiza doações a hospitais da região

Sicredi das Culturas RS/MG realiza doações a hospitais da região

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa que atua para oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade. Diante da pandemia da Covid-19, a Sicredi das Culturas RS/MG adotou medidas para auxiliar as comunidades em que atua. Em 2020, a instituição fez a doação de mais de R$ 150 mil aos hospitais e saúde pública em sua área de atuação em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul. E, neste ano de 2021, volta a auxiliar os hospitais diante do agravamento da pandemia.

A instituição financeira cooperativa firmou contratos de doação com o Hospital de Caridade e com o Hospital Bom Pastor, ambos de Ijuí, e também com a Sociedade Hospital de Panambi. Os valores serão doados mensalmente de abril a setembro deste ano e deverão ser usados exclusivamente no enfrentamento à pandemia da Covid-19. No total, serão destinados nesse período R$ 150 mil ao Hospital de Caridade de Ijuí, R$ 90 mil ao Hospital Bom Pastor e R$ 30 mil ao Hospital de Panambi.

“Reafirmamos nosso compromisso de contribuir com a qualidade de vida das comunidades nas quais atuamos. O Hospital Bom Pastor, o Hospital de Caridade de Ijuí e o Hospital de Panambi atendem toda a região e enfrentam um momento delicado com o agravamento da pandemia da Covid-19, por isso é necessário que cada um faça sua parte, isso passa pelo auxílio financeiro, mas também pelo cuidado para evitar o aumento no número de casos”, afirma o presidente da Sicredi das Culturas RS/MG, Antenor José Vione.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG

Alunos do programa Aprendiz Cooperativo do Campo da Coagrisol participam de formatura online

Alunos do programa Aprendiz Cooperativo do Campo da Coagrisol participam de formatura online

Mesmo distantes, mas em sintonia de aprendizado e online, os alunos integrantes da turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo desenvolvido pela Coagrisol participaram na sexta-feira (26/3), da aula de apresentação dos trabalhos de conclusão do curso e formatura, marcando assim o final desta edição do projeto.

Os 11 jovens apresentaram aos professores do curso e a lideranças da Coagrisol seus trabalhos, destacando aspectos de suas propriedades e planos de sucessão, com foco em buscar que as propriedades possam seguir suas atividades de maneira continuamente melhor. Além disso, os estudantes compartilharam as experiências e ensinamentos que obtiveram ao longo dos 18 meses de execução da iniciativa.

Esta foi a primeira turma do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo oportunizada pela Coagrisol, e teve parceria da cooperativa educacional Cooperconcórdia e apoio institucional do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, contemplando jovens do interior de Soledade.

Para o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, a qualidade dos trabalhos apresentados comprovou a relevância do programa para incentivar a permanência dos jovens no campo, o fomento das propriedades e com isso o fortalecimento do agronegócio e do cooperativismo. “Nos emociona ver o quanto este programa contribui para evidenciar oportunidades e dar ainda mais sentido à vida no campo. Ficamos honrados em como uma instituição cooperativa dá esta importante contribuição econômica e, acima de tudo, social a estes jovens, esperando que eles aproveitem ao máximo tudo que aprenderam”comemorou o dirigente cooperativista.

Aprendiz Cooperativo na Coagrisol

A Coagrisol já participa do programa Aprendiz Cooperativo há mais de dez anos. Em 2020, além de turmas do projeto voltadas a jovens da área urbana, o projeto foi expandido com esta primeira turma específica para jovens do campo e também foi criada uma turma exclusiva para jovens portadores de necessidades especiais, através do projeto Semeadores de Inclusão.

Conforme a equipe gestora do projeto junto a Coagrisol, especialmente em um ano turbulento como 2020, a relevância do projeto ficou mais evidente não somente pelo aspecto de aprendizado aos jovens, mas também pelo aspecto econômico, na medida em que o auxílio pago aos jovens foi mantido e com isso foi um complemento de renda para mais de 50 famílias.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Coagrisol

PDGC: inscrições são prorrogadas para 30 de junho

O Sistema OCB acaba de prorrogar as inscrições ao ciclo 2021 do Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). Dessa forma, as coops têm até o dia 30 de junho para efetivar sua participação, garantindo, assim, sua presença entre as concorrentes do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão. A prorrogação foi motivada pela pandemia da covid-19.

Neste ano, o PDGC tem uma novidade: inovação no sistema. A ideia é simples: deixá-lo mais ágil e amigável para os usuários. As melhorias do novo sistema foram realizadas de forma colaborativa com representantes de cooperativas e unidades estaduais, fruto de um trabalho realizado em fevereiro do ano passado. Dentre as novas funcionalidades estão, por exemplo: 

•            Integração com outras plataformas do Sistema OCB, como o SouCoop;

•            Possibilidade de realizar a autoavaliação de forma coletiva na cooperativa, ou seja, dando responsabilidade ao gestor do processo na cooperativa;

•            As Centrais e Federações poderão realizar a gestão de forma sistêmica de suas singulares, desde que autorizado;

•            Acesso a mais um serviço disponibilizado pelo Sescoop: o Diagnóstico Assistido, que consiste em orientação e transferência de conhecimento de práticas e evidências entre os responsáveis pelo processo na cooperativa.

Vale destacar que o sistema antigo continuará disponível para fins de consulta de ciclos anteriores, até que todo o histórico seja migrado em definitivo para o novo ambiente. 

NÚMEROS

Em 2020, mesmo com os efeitos da pandemia e apesar não ser o ano de realização do prêmio, a participação das cooperativas surpreendeu. No total, 1.003 coops aderiram ao PDGC. Isso significa que elas estão num processo contínuo de melhoria, o que demonstra maturidade ao trilhar um caminho de fortalecimento dos negócios. O recorde foi em 2019, quando 1.013 cooperativas participaram. Confira a distribuição dos números, considerando os ramos: 

RamoCoops
Crédito347
Saúde251
Transporte74
Consumo26
Agropecuário181
Infraestrutura41
Trabalho, Produção de Bens e Serviços83
Total Geral1.003

Considerando as regiões do País, o resultado é o seguinte:

RegiãoCoops
Centro-Oeste86
Nordeste117
Norte41
Sudeste496
Sul263
Total1.003

EXCELÊNCIA EM GESTÃO

A unidade nacional do Sescoop confirmou a realização da quinta edição do Prêmio SomosCoop  Excelência em Gestão - 2021. O período de inscrição vai do dia 8/2 a 30/6. Ela deve ser efetivada já no novo sistema do PDGC. 

Segundo a gerente de Desenvolvimento Organizacional do Sescoop, Susan Vilela, uma das mudanças que envolvem essa edição do prêmio diz respeito às visitas realizadas às cooperativas. “Visando à segurança e a saúde dos participantes, algumas alterações foram necessárias, como a etapa de visitas. Elas serão realizadas de forma virtual. Com esse novo jeito de visita, além de garantir o bem-estar dos cooperados, colaboradores de cooperativa e dos especialistas que estarão envolvidos no processo, será possível aumentar o número de cooperativas avaliadas”, explica a gerente.

SELO DE EXCELÊNCIA

As coops que participarem desse novo ciclo de premiação e obtiverem o índice mínimo definido pela Banca Julgadora, receberão um selo de excelência, certificando que foram avaliadas e possuem processos de excelência. Esse selo poderá ser utilizado como estratégia de marketing, por exemplo.

DESTAQUE

Outra novidade para o prêmio deste ano é o Destaque Busca pela Excelência. Serão escolhidas cooperativas das cinco regiões do Brasil para receberem menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão e governança. Essa novidade é dirigida às coops que ainda não foram reconhecidas, mas que estão muito próximas desse reconhecimento.

REGULAMENTO

Clique aqui e acesse o regulamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

Sescoop intensifica preparativos do sexto EBPC

Sescoop intensifica preparativos do sexto EBPC

Os preparativos para a sexta edição do Encontro Brasileiro de Pesquisadores em Cooperativismo (EBPC) estão a todo vapor. O evento incentiva estudos que promovam a projeção e a compreensão de cenários e tendências, bem como do tratamento das relações de interdependência e seus efeitos em uma cooperativa.Com tema Ações coletivas e resiliência: inovações políticas, socioeconômicas e ambientais, o encontro será realizado em formato digital, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, entre os dias 2 e 6 de agosto.

O EBPC é aberto a todos os interessados em compreender e fortalecer as cooperativas enquanto organizações econômicas e sociais que promovem o desenvolvimento inclusivo. Dentro deste público, destacam-se os pesquisadores, gestores de cooperativas, dirigentes, profissionais do sistema de aprendizagem e representação e elaboradores de políticas públicas.

São bem-vindos trabalhos de pesquisadores, vinculados ou não a Universidades, que têm as cooperativas como objeto de estudo e as abordem em diferentes áreas do conhecimento. Os posicionamentos dos profissionais das cooperativas e do Sistema OCB e as visões dos formuladores de políticas públicas e suas expertises contribuirão para o debate e construção do conhecimento.

PARCERIA

Essa será a primeira vez que o Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER) e o EBPC ocorrem de forma conjunta e simultânea. A ideia é aproximar os públicos dos dois eventos e fortalecer o debate sobre as produções científicas voltadas para o campo e para todos os ramos do cooperativismo brasileiro.

A SOBER é uma Sociedade Científica, Cultural e Educacional com mais de 60 anos, e tem por finalidade desenvolver as ciências sociais rurais (Administração, Economia, Extensão, Comunicação e Sociologia Rural), e suas correlatas, fornecendo também subsídios para a implementação de políticas públicas voltadas para os setores agrícola, agroindustrial e para áreas rurais. Isso ocorre por meio da intensa e contínua discussão da produção intelectual de seus associados e pelas contribuições às políticas para agricultura.

Essa trajetória de pesquisa e debate foi marcada pelas mudanças econômicas, pelas alterações no marco político e institucional, pelas políticas de ciência e tecnologia e de desenvolvimento agrícola e, sobretudo, pelos paradigmas e visões dominantes na economia, na administração e na sociologia rural.

SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

Outra data muito importante é o prazo-limite para o envio dos trabalhos a serem selecionados para apresentação no encontro. O prazo para submissão termina no dia 18 de abril. Serão permitidos no máximo quatro autores por trabalho e, cada autor só poderá figurar em, no máximo, quatro trabalhos.

A SOBER possui 13 Grupos de Trabalho (GTs) para a discussão de diferentes temas relacionados ao meio rural no Brasil. Assim, os pesquisadores que investigam o cooperativismo, independente do ramo, deverão submeter seus trabalhos ao GT 6, que é o grupo de trabalho específico do EBPC, e está dividido em cinco eixos temáticos:

  • GT 6.1 Identidade e cenário jurídico
  • GT 6.2 Educação e Aprendizagem
  • GT 6.3 Governança, gestão e inovação
  • GT 6.4 Capital, finanças e desempenho
  • GT 6.5 Impactos econômicos, sociais e ambientais

As submissões podem ser feitas em três modalidades: artigo completo, resumo expandido e sessão organizada (SORG).

Os trabalhos aprovados para o 6º EBPC terão isenção da taxa de inscrição para os autores que forem realizar a apresentação oral no evento. Para conferir todas as regras de submissão, basta acessar: www.even3.com.br/soberebpc2021.

Fonte: Sistema OCB

Boletim informativo destaca novidades do cooperativismo gaúcho

Boletim informativo destaca novidades do cooperativismo gaúcho

A mais recente edição do Boletim Informativo do Sistema Ocergs-Sescoop/RS apresenta novidades sobre notícias e projetos realizados pelo Sistema Cooperativista Gaúcho em prol do desenvolvimento das cooperativas. Acompanhe informações sobre a homenagem aos 50 anos da Ocergs concedida pela Assembleia Legislativa do RS, o encaminhamento da minuta de legislação estadual sobre o tema Logística Reversa, o Planejamento Estratégico Ciclo 2021-2023 do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, projeto de implementação de conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Ciclo 2021 do PDGC, Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, a criação do primeiro grupo de inovação do Sescoop/RS e muito mais!

Proposta

A proposta traz atualizações importantes sobre a atuação da Ocergs, programas do Sescoop/RS e calendário de abril da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop. Oportunidade para acompanhar temas que impactam as cooperativas e soluções de ensino e extensão disponibilizadas pela Escoop.

Prático, objetivo e colaborativo

Em formato totalmente digital e interativo, o boletim informativo é de circulação mensal e pode ser recebido por e-mail ou WhatsApp. Para mais informações entre em contato com a Assessoria de Comunicação do Sistema pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Confira aqui a mais recente edição!

Cootravipa presta homenagem a Porto Alegre

Cootravipa presta homenagem a Porto Alegre

No aniversário de 249 anos de de Porto Alegre, comemorado nesta sexta-feira (26/3), a Cootravipa presta homenagem à cidade com um vídeo que conta rapidamente a relação de dedicação e afeto da Cooperativa com a capital dos gaúchos.

Responsável pela limpeza urbana da capital dos gaúchos, a Cooperativa de Trabalhadores Autônomos das Vilas de Porto Alegre é parte dessa história e cuida dos recantos desse lugar com toda a dedicação e carinho 24 horas por dia.

“Nossa homenagem à cidade que nos acolhe e que abraçamos todos os dias para cuidar e transformar em um lugar melhor para viver! Somos parte da tua história! E tu fazes parte das nossas vidas! Feliz Aniversário Porto Alegre!”, destaca a mensagem da Cootravipa.

Sobre a Cootravipa

Referência nacional do cooperativismo de Trabalho, Produção de Bens e Serviços, a Cootravipa conta hoje com mais de 2.500 sócios. Além de ser responsável pela limpeza urbana, limpeza de praças, capina de vias, coleta seletiva, operação das casas de bombas, limpeza e conservação dos prédios públicos do município de Porto Alegre, oferece Ação solidária de sanitização para instituições públicas, serviços para o setor privado nas áreas de sanitização de ambientes, protocolos personalizados de combate à Covid-19, higienização, gerenciamento de projetos de gestão de resíduos, entre outros.

Clique aqui e confira o vídeo especial preparado pela Cooperativa, em homenagem aos 249 anos da capital gaúcha.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cootravipa

Safra de uvas 2021 é concluída na Vinícola Aurora e volume chega a 90 milhões de quilos

Safra de uvas 2021 é concluída na Vinícola Aurora e volume chega a 90 milhões de quilos

A safra de uvas na Cooperativa Vinícola Aurora foi concluída na última sexta-feira (19/3), surpreendendo pela qualidade e quantidade. Colhida pelas 1,1 mil famílias associadas, a vindima 2021 da maior cooperativa do setor do Brasil soma 90 milhões de quilos da fruta destinada à elaboração de produtos vinícolas. As primeiras variedades foram recebidas no dia 29 de dezembro. O volume representa 12% da projeção total estimada para o Rio Grande do Sul, o principal polo vitivinícola do País, que neste ano deverá chegar a cerca de 750 milhões de quilos da matéria-prima para processamento, segundo a Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho).

Variedade e qualidade

Ao todo, a produção da Vinícola Aurora foi realizada em 2,8 mil hectares de vinhedos, localizados em 11 municípios da Serra Gaúcha – todos em um raio de 50 quilômetros das três unidades industriais da Cooperativa, em Bento Gonçalves. Das 60 variedades produzidas pelos cooperados da Aurora, as primeiras uvas recebidas foram a Chardonnay e a Pinot Noir e as mais tardias foram as Moscatos, as Cabernets Sauvignon e Franc e a BRS Carmen. Durante todo o processo vegetativo, os vinhedos são acompanhados pelas equipes técnicas agrícola e enológica da Aurora.

“Estamos muito satisfeitos com a safra deste ano e com o empenho e a dedicação das famílias associadas. Teremos produtos muito bons, mesmo diante do grande volume. A qualidade, especialmente das uvas precoces, como Chardonnay, Pinot Noir e Riesling, está excelente. Neste ano, pela própria natureza, as uvas para espumantes vieram muito especiais, sem que tivéssemos de antecipar a colheita para o equilíbrio ideal das variedades. Também tivemos um bom comportamento na Merlot, nas Cabernets Sauvignon e Franc e nas Malvasias. Nenhuma variedade de uva ficou devendo no quesito qualidade”, avalia o presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora, Renê Tonello, que é viticultor da Cooperativa.

O coordenador Agrícola da Vinícola Aurora, Maurício Bonafé, explica que, apesar da quantidade surpreendente, o volume de produção não é sinônimo de baixa qualidade, como alguns consumidores imaginam. No caso da safra 2021, as condições da matéria-prima superaram positivamente as expectativas.

“A temperatura foi estável durante a brotação, o que favoreceu no desenvolvimento e, consequentemente, fez com que a videira produzisse mais. De modo geral, as plantas estavam equilibradas e conseguiram distribuir bem os seus nutrientes, o que não comprometeu a qualidade da uva”, analisa o agrônomo. “Neste ano, o volume veio a nosso favor, já que, devido às vendas históricas em 2020, ficamos praticamente sem estoque de produtos e, alguns deles, como o moscatel, tivemos que suspender as comercializações por falta da bebida. Com o volume de uvas deste ano, estamos voltando aos estoques normais da cantina”, complementa Bonafé.          

Historicamente, a uva Isabel, destinada para a elaboração de suco e de vinho de mesa, representa cerca de 25% da área cultivada pelos cooperados, seguida das também variedades Americanas e Híbridas Bordô, BRS Carmen, Magna e Cora. Entre as Vitis Viniferas, as mais representativas são as Cabernet Sauvignon, Merlot e Tannat e, nos últimos anos, há um crescimento no cultivo das Moscatos e Malvasias, por incentivo da própria Aurora, para ampliar a elaboração de produtos provenientes dessas uvas.         

“Nos últimos dois, três anos, a Cooperativa vem incentivando as famílias para ampliarem as áreas de produção de Moscato Giallo, Moscato Branco e Malvasia Aromática para que possamos atender à necessidade existente no mercado”, revela Bonafé.           

Safras diferentes, mas virtudes para grandes produtos

Com as uvas recebidas, os tanques já estão em pleno funcionamento nas unidades da Vinícola Aurora. A previsão é que os primeiros produtos elaborados da safra 2021 cheguem aos consumidores ainda em março.           

De acordo com o enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio, os sucos de uva já estão sendo produzidos e deverão ser encontrados nas prateleiras nos próximos dias. Na sequência, em abril, serão engarrafados os vinhos brancos de mesa e os espumantes moscatéis, e em maio será a vez dos vinhos brancos jovens, como Riesling, e os tintos de mesa. Entre agosto e setembro, as primeiras garrafas de vinhos tintos viníferas, como Pinot Noir, chegam às lojas.          

“Nos vinhos tintos, o consumidor pode esperar bastante sutileza e elegância, além de aroma intenso. Entretanto, não serão vinhos tão encorpados quanto os de 2020, que possibilitavam um maior potencial de guarda. Mas isso não é um demérito. Serão vinhos diferentes da safra anterior, mas ambos com suas virtudes. Já os brancos, serão vinhos bem refrescantes e aromáticos, com elegância e a acidez pronunciada na medida”, analisa o enólogo-chefe.      

O produto mais vendido da Vinícola Aurora, o suco de uva integral, também deve surpreender: “No suco, o público encontrará um produto com uma cor muito boa, tanto em tonalidade quanto intensidade”, assegura Zilio.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora

Fotos: Silvana Gentilini

Cooperativas agro se destacam em ranking da Forbes

Cooperativas agro se destacam em ranking da Forbes

Em um ano turbulento por causa da pandemia do coronavírus, poucos setores escaparam da crise. O agronegócio foi um deles, conseguindo manter o bom ritmo de produção dos últimos anos, surpreendendo com uma safra recorde e exportações aquecidas como reflexo da valorização do dólar.

A cada ano o cooperativismo atinge a vida de mais pessoas. O modelo já é presente em todo o país, e através de seus sete ramos, tem sido um dos responsáveis por ajudar milhares de famílias que tiram o seu sustento desse sistema.

O reflexo do sucesso desse modelo de organização pode ser visto no ranking das 100 maiores empresas do agronegócio do Brasil, divulgado pela Forbes. Entre elas, estão 22 cooperativas brasileiras que obtiveram resultados expressivos mesmo diante dos desafios da pandemia. Duas cooperativas gaúchas estão na lista: Cotrijal e Cotrisal.

Com a paralisação de vários serviços, as cooperativas tornaram-se grandes aliadas de famílias que perderam suas fontes de renda. Sua colocações mostram que não só as cooperativas tem gerado cada vez mais impacto, como também empresas que começaram ou foram fundadas a partir deste modelo.

De onde vêm os números

Para a elaboração desta lista, que teve como base informações de demonstrativos financeiros das empresas, da agência Standard & Poor’s, da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da empresa de informações financeiras Economatica, foram consideradas empresas com faturamento no Brasil de pelo menos R$ 1 bilhão em 2019. Foi considerado também o grau de atuação de cada empresa ou grupo no agronegócio brasileiro, ainda que sua atividade principal tenha relação indireta com a produção agropecuária nacional.

Cooperativas gaúchas

58ª posição: COTRIJAL
Fundação: 1957, em Não-Me-Toque (RS)
Receita: R$ 2,4 bilhões

Nascida como Cooperativa Tritícola de Não-Me-Toque e posteriormente renomeada Cotrijal, a cooperativa é uma participante tradicional da atividade tritícola no Rio Grande do Sul e uma das maiores cooperativas do estado, com 59 unidades de negócio destinadas à armazenagem de grãos e ao atendimento aos cooperados, além de 20 lojas e dez supermercados. Ao lado das atividades ligadas ao trigo, a cooperativa também apoia a atividade leiteira da região.

69ª posição. COTRISAL
Fundação: 1953, em Sarandi (RS)
Receita: R$ 1,9 bilhão

A Cooperativa Tritícola de Sarandi foi criada em 1953 por agricultores do norte do Rio Grande do Sul dedicados à produção de trigo. Atualmente, a Cotrisal soma 10.066 associados que se dedicam à produção de soja, milho e trigo. Dentre eles, 800 também investem na pecuária leiteira. Em 2019, a Cotrisal expandiu sua área de atuação para a região noroeste do estado, tornando-se a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul. A Cotrisal emprega 1.400 funcionários e tem capacidade de armazenar 16 milhões de sacas de grãos em 41 unidades de recebimento. A cooperativa opera 29 lojas e 17 supermercados, além de possuir um moinho de trigo, uma fábrica de rações e uma unidade de beneficiamento de sementes.

Para acessar a lista completa, CLIQUE AQUI.

Com informações de Mundocoop e Forbes

Energia trifásica da Certel alavanca produtividade leiteira

Energia trifásica da Certel alavanca produtividade leiteira

A energia elétrica é um insumo cada vez mais essencial para a sociedade. Nos mais diferenciados setores, ela está presente para movimentar a economia e colaborar com o desenvolvimento social. No agronegócio, além de ser um elemento fundamental para a produção de alimentos, a energia assume mais um importante significado, diminuir o êxodo rural.

É o que se verifica em Linha General Neto Baixo, interior de Barão, no Vale do Caí. É lá que vive o casal de produtores Silério, 57 anos, e Judite Teresinha Schafer, 48, grandes defensores do sistema cooperativista. Juntamente com o filho Luís Carlos, 17, eles se dedicam à criação de gado leiteiro, com 28 vacas em lactação e produção média de 700 litros diários.

Agora, a família pretende ampliar os trabalhos na área, com tendência de aumento da produção ano a ano. Principalmente, considerando-se a nova configuração da rede elétrica que atende a propriedade, que deixou de ser monofásica e agora é trifásica. “Hoje, estamos avançando graças à Certel, que atende muito bem seus associados e oferece as melhores soluções para quem quer empreender”, observa.

Recém instalada, a energia trifásica permite melhorias significativas, como no trato do plantel, no resfriamento do leite, na agilidade e na economia. “Temos um compost barn recém construído, um sistema que consiste em espaço físico coberto para descanso das vacas, revestido com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. Além disso, o espaço conta com ventiladores automáticos que ligam a 23ºC e desligam a 20ºC.”

Schafer valoriza a energia confiável que recebe na propriedade. Morador próximo do limite de área da Certel com outra distribuidora, ele observa que, recentemente, um vizinho solicitou espaço de sua geladeira para guardar carne, pois não havia luz na casa dele. “Para nós, a energia sempre volta em questão de minutos ou poucas horas, ao contrário de outras empresas que deixam seus consumidores até três dias sem energia, o que é triste e lamentável”, afirma.

E a sucessão familiar da propriedade também é estimulada com a energia trifásica. O filho, Luís, estudante do 1º ano do Ensino Médio, demonstra grandes afinidades com a área tecnológica e pretende contribuir com o desenvolvimento da granja. Além de um moderno trator, ele conta, agora, com uma energia ainda mais robusta para auxiliar nos serviços. “Me sinto bem assim, porque dá para dizer que estou fazendo o que gosto. Essa melhoria favorece o bem-estar animal, além de ter baixado o consumo de energia. As vacas se sentem mais confortáveis e, consequentemente, se alimentam melhor e produzem mais”, enaltece.

Dona Judite reforça a satisfação em poder impulsionar a produção leiteira e, principalmente, a qualidade de vida dos animais. “É muito bom contarmos com uma energia forte e confiável que contribui com nossas atividades. Somos imensamente felizes como associados da Certel, uma cooperativa que se preocupa e age em benefício de seus associados. E ver nosso filho motivado a seguir o que iniciamos com muito esforço e suor é emocionante”, comenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação Certel

Sicredi expande e alcança marca de 5 milhões de associados

Sicredi expande e alcança marca de 5 milhões de associados

O Sicredi, instituição financeira cooperativa pioneira do segmento no Brasil, ultrapassou neste mês a marca de 5 milhões de associados. Com um modelo de gestão que valoriza a participação dos associados, os quais têm direito a voto nas decisões da sua cooperativa e participação nos resultados, hoje o Sicredi está presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Desta forma, a instituição contribui para a expansão do cooperativismo de Crédito no Brasil, segmento surgido em 1902 com a fundação da cooperativa Sicredi Pioneira RS, e que já conta com mais de 11 milhões de adeptos no Brasil, segundo o Banco Central. Atualmente, as mais de 800 cooperativas de Crédito existentes no País estão presentes em aproximadamente metade dos munícipios brasileiros. Somente o Sicredi está presente em quase 1,5 mil municípios, sendo que em mais de 200 deles, é a única instituição financeira fisicamente presente. 

“Enquanto segmento, temos ainda um grande espaço no Sistema Financeiro Nacional para conquistar e acreditamos que o crescimento da nossa base de associados, além de contribuir para a expansão do  cooperativismo de Crédito, também está em sintonia com a nossa premissa de estarmos próximos aos associados, compreendendo a realidade de cada região para poder disponibilizar as soluções mais adequadas”, explica Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar), da Central Sicredi PR/SP/RJ e integrante do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU). 

Impacto positivo

O impacto positivo da atuação das cooperativas de Crédito nas regiões onde atuam acontece não somente em função dos produtos e serviços financeiros, mas também pelo envolvimento com a comunidade por meio de iniciativas de viés social. O estudo “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de Crédito entre 1994 e 2017, cruzando com informações do IBGE, chegou à conclusão de que, em média, o cooperativismo de Crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal, além de aumentar o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portando, o empreendedorismo local.  

“As cooperativas de Crédito são, efetivamente, das pessoas que fazem parte dela e é por isso que suas ações são naturalmente voltadas para o benefício daquela comunidade. Vale destacar também que nossa atuação vai além da contribuição por meio da oferta de produtos e serviços financeiros, pois a partir de iniciativas de conexão com as comunidades locais e programas sociais com foco em educação, visamos promover impacto positivo e gerar prosperidade de forma sustentável na sociedade”, complementa Dasenbrock. 

Expansão Nacional 

Além da presença em cidades interioranas e com forte atuação no agronegócio, o Sicredi vem investindo na abrangência nacional, incluindo grandes centros urbanos. Em 2017, a instituição se expandiu para as regiões Norte e Nordeste do Brasil e inaugurou a primeira agência na cidade de São Paulo, localizada na Avenida Paulista. Um ano depois, em 2018, foi inaugurada a primeira agência no Distrito Federal e, em 2019, em Minas Gerais. Em 2020, o Sicredi marcou sua chegada a Manaus, no Amazonas, e, já neste ano, em Macapá, no Amapá. 

Em fevereiro, a instituição chegou à marca de 2 mil agências no Brasil e pretende inaugurar mais de 250 novas agências ainda em 2021, com um investimento superior a R$ 200 milhões, incluindo a chegada ao Espírito Santo e Roraima. Vale destacar que no ano passado foram inauguradas 150 unidades, com destaque para expansão em outras cidades de estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Paraíba. O crescimento da base de associados tem se refletido também na concessão de crédito da instituição, que em fevereiro deste ano ultrapassou a marca de R$ 100 bilhões em carteira. 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi

Sistema OCB lança programa FIC

Sistema OCB lança programa FIC

Mais de 250 pessoas participaram do lançamento do programa Felicidade Interna do Cooperativismo (FIC). O evento teve como público-alvo representantes das unidades estaduais do Sistema OCB. O objetivo é estimular e apoiar as cooperativas na busca constante pelo bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores, cooperados e dirigentes. O evento contou com a participação especial de cooperativas dos estados de Minas Gerais e do Paraná, que apresentaram os resultados da implementação de projetos-piloto do programa. Carla Furtado, fundadora do Instituto Feliciência ministrou a palestra Felicidade nas Organizações.

DESENVOLVIMENTO HUMANO

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, comentou que o FIC é um programa de desenvolvimento humano com potencial para contribuir no desenvolvimento organizacional das cooperativas. “O cooperativismo é o conjunto do desenvolvimento econômico e a felicidade dos cooperados. Nós trabalhamos com gente e para gente. Por isso, não tem como pensar diferente, afinal, metade de tudo que as cooperativas fazem é coração. O FIC é um programa organizado que vai nos ajudar a apresentar o verdadeiro design do cooperativismo moderno, que tem a visão econômica, de negócio, de enfrentar o mercado, mas que não descuida das pessoas, do bem-estar delas, especialmente neste momento tão difícil de crise sanitária”, enfatiza.

BREVE HISTÓRICO

O programa foi criado em 2013 pelo Comitê Nacional de Promoção Social do Sescoop, durante o debate do eixo qualidade de vida. Em 2014, o Sescoop coordenou a fase de teste da metodologia em cinco estados: Amazonas, Pará, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Após esse período, o programa continuou em pleno funcionamento no Paraná e em Minas Gerais. A partir de 2019, o programa retornou para a agenda sistêmica. O principal desafio vivenciado em 2020 foi a sua revitalização. Nesse ano, foram realizados alinhamentos metodológicos e adquirida a licença de uso de um sistema de aplicação do questionário FIC.

Neste ano de 2021, o desafio será ampliar o número de unidades estaduais, cooperativas e beneficiários, além de tornar o programa reconhecido nacionalmente.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB

Sistema Ocergs-Sescoop/RS atende no modelo híbrido

Atento ao atual cenário da pandemia e aos procedimentos de prevenção e controle da Covid-19, e tendo em vista o modelo de distanciamento controlado e os decretos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS informa que as suas atividades estão sendo desenvolvidas no modelo híbrido de trabalho, respeitando os protocolos sanitários. 

A medida adotada tem como objetivo redobrar o estado de alerta e proteger a saúde e integridade física dos colaboradores, familiares e público externo. Durante este período, parte do quadro de trabalhadores do Sistema Ocergs-Sescoop/RS atuará de forma presencial e outra parte em home office, atendendo às demandas e necessidades das cooperativas através de contatos por e-mail, site e outros canais de comunicação.

Contatos através do site 

O Sistema Ocergs-Sescoop/RS disponibiliza em seu site espaço para contato com os setores de atendimento: Secretaria Geral, Presidência, Capacitação/Cursos, Informática, Comunicação, Monitoramento, Recursos Humanos, Promoção Social, Sindicato, Departamento Jurídico e Departamento de Compras. As mensagens são direcionadas diretamente para o e-mail da área selecionada. 

A superação de momentos de crise é possível com a respectiva conscientização e prevenção de todos envolvidos. A instituição segue atenta aos desdobramentos e fatos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, e informará através de seus canais de comunicação qualquer mudança em relação ao funcionamento de suas atividades e atendimento presencial ao público.  

Sicoob cresce 34% nas liberações de crédito rural e enxerga otimismo do agro

Mesmo em um ano com incertezas e diversos entraves, o agronegócio brasileiro segue otimista e contratando mais crédito rural para crescer sua produção. É o que indica um levantamento realizado pela instituição financeira cooperativa Sicoob, que tem fortes laços com o agro e ampliou em 34% suas liberações de crédito para os produtores rurais.

Segundo o Sicoob, que tem mais de 5 milhões de cooperados – 9% deles produtores rurais, os desembolsos chegaram a R$ 11 bilhões na Safra 2020/21 até o mês de fevereiro, um crescimento bruto de R$ 2,78 bilhões com relação ao mesmo período do ano-safra anterior.

De acordo com o diretor Comercial e de Canais do Sicoob, Francisco Reposse Junior, a expectativa é de atingir os R$ 17 bilhões ao fim da temporada. A maior surpresa são as liberações voltadas a investimentos, que somam R$ 3,8 bilhões, um avanço de 80% com relação à safra 2019/20.

Fatores para aumento de crédito

Reposse avalia que o aumento de crédito para investimentos se deve a três fatores: demanda reprimida, falta de recurso nas safras anteriores e baixa no Certificado de Depósito Interbancário (CDI). “Todos querem aproveitar para fazer investimento atrelado a uma taxa pré-fixada, em baixa historicamente”, afirma o executivo.

Para o gerente de Agronegócios do Sicoob, Raphael Santana, este ano houve crescimento no âmbito do pequeno produtor (27%) quando comparado com o mesmo período da safra anterior. “Tivemos uma intensificação no direcionamento de crédito para produção de aves e suínos, em sistema de integração, mas não deixamos de atender as atividades que tradicionalmente são apoiadas pelo Sicoob, como café, cana-de-açúcar, pecuária de leite e corte”, finaliza Santana.

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O Sicoob oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

É formado por mais de 380 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.

Sua rede de atendimento físico é a segunda no Sistema Financeiro Nacional, com 3,4 mil pontos de atendimento. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicoob

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