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Cooperativas gaúchas faturam R$ 52,1 bilhões em 2020

Cooperativas gaúchas faturam R$ 52,1 bilhões em 2020

O levantamento divulgado no relatório Expressão do Cooperativismo Gaúcho 2021 (ano-base 2020) indica o faturamento recorde das cooperativas na ordem de R$ 52,1 bilhões, com incremento de 6,4% em relação ao período anterior. Os indicadores que confirmam a posição de destaque do setor no Rio Grande do Sul foram anunciados nesta quarta-feira (30/6) pela Ocergs, durante o Tá na Mesa online da Federasul.

“O desempenho das cooperativas gaúchas se reflete no crescente aumento dos ingressos, que nos últimos cinco anos atingiu a marca de 44,25%. Um dos grandes diferenciais do cooperativismo é que as sobras geradas pelas cooperativas permanecem nas comunidades em que elas estão inseridas, o que transforma nosso modelo de negócios em um potencial agente de transformação e desenvolvimento econômico e social”, afirma o presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius.

Crescimento das sobras

A eficiência econômica das cooperativas gaúchas se concretiza através dos resultados que apresentam. No último ano, o crescimento registrado nas sobras apuradas foi de 22,5%, atingindo o valor de R$ 2,9 bilhões, o que representa uma expansão de 121,98% nos últimos cinco anos.

A solidez do sistema cooperativista estadual se comprova na evolução do patrimônio líquido, que cresceu 17,9% e alcançou R$ 21,2 bilhões, refletindo as boas práticas de gestão nas cooperativas. Em relação aos ativos, o cooperativismo gaúcho registrou um acréscimo de 28,5%, alcançando a marca de R$ 98,2 bilhões.

As cooperativas do RS geraram R$ 2,1 bilhões de tributos em 2020. Desse montante, R$ 1,1 bilhão foram em tributos estaduais, R$ 1 bilhão em tributos federais e R$ 80 milhões em municipais.

Saldo positivo de empregos

No acumulado de 2020, o saldo de empregos com carteira assinada nas cooperativas foi de 3.683, o que aponta variação relativa de 5,7%. A expansão de postos de trabalho no setor, que em 2020 registrou 68.303 empregos diretos, contrasta com o cenário do Rio Grande do Sul, que amargou no ano passado o segundo pior saldo no mercado de trabalho formal do Brasil, com o fechamento de 20.220 empregos. “O aumento de empregados contratados, sobretudo pelas cooperativas agroindustriais, de saúde e de crédito conforta a sociedade gaúcha, pois o Rio Grande do Sul fechou o acumulado no ano com uma variação relativa negativa de 0,80%”, explica Perius.

Confiança no sistema cooperativista

O número de associados às 455 cooperativas gaúchas passou de 2,97 milhões para 3,06 milhões em 2020, o que reforça a confiança da sociedade no sistema cooperativista. A participação da população gaúcha envolvida no cooperativismo é de 53,4%, considerando que a família de cada associado se constitui, em média, de duas pessoas.

Agro impulsiona resultados

As cooperativas agropecuárias registraram um faturamento de R$ 35 bilhões em 2020, o que representa um aumento de 11,8% em relação ao exercício anterior. Atualmente, 63 cooperativas do Rio Grande do Sul possuem planta agroindustrial, onde processam a matéria-prima e agregam valor em mais de 131 produtos diferentes. Na produção total da safra de soja gaúcha, as cooperativas do setor mantêm sua participação de 50%.

Crédito, Saúde e Infraestrutura

Outro setor que apresenta destaque é o ramo Crédito, que ampliou em 34% a captação de recursos nos depósitos a prazo, registrando R$ 28,5 bilhões nessa modalidade. Na área de Saúde, 1,8 milhão de beneficiários de planos de saúde no Rio Grande do Sul são provenientes de cooperativas, o que representa 46% das operadoras do Estado.

No ramo Infraestrutura, as cooperativas do setor atendem 369 municípios do Estado e somam mais de 303 mil consumidores, com incremento de 14,9% em ativos, alcançando a marca de R$ 2,2 bilhões.

Cenário do cooperativismo brasileiro

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destaca através dos números a força do cooperativismo no País. "Praticamente 30% da população brasileira tem ligação direta ou indireta com o cooperativismo", afirma o dirigente. De acordo com a OCB, o modelo cooperativista reúne 15,5 milhões de cooperados distribuídos em 5,3 mil cooperativas no Brasil. São mais de 427 mil empregos diretos gerados, o que reforça o impacto positivo das cooperativas no desenvolvimento econômico e social das comunidades em que atuam.

A estimativa de faturamento das cooperativas brasileiras em 2020 supera a marca de R$ 308,8 bilhões, enquanto que nos ativos chega a mais de R$ 495 bilhões. No último ano, as cooperativas contribuíram com mais de R$ 26 bilhões em tributos no Brasil.

Cooperativas como motor do desenvolvimento do Brasil

"Na média brasileira, 53% de tudo o que o Brasil agrícola produz é desenvolvido por cooperativas. E o melhor, dessa produção agrícola originada por cooperativas, a base delas é de pequenos agricultores, com 71,2% dos agricultores sendo do perfil da agricultura familiar", ressalta Freitas.

Confira alguns destaques das cooperativas brasileiras

  • Únicas instituições financeiras fisicamente presentes em 594 municípios brasileiros;
  • Importantes atores no acesso ao crédito para produtores e micro e pequenos negócios;
  • Nove das dez empresas com melhor avaliação dos consumidores de energia;
  • A rede de cooperativas de Saúde está presente em 85% do território nacional;
  • O cooperativismo médico responde por 32% do mercado da saúde complementar;
  • Cooperativas suprem serviços de interesse público em diversos setores da economia;
  • Opção viável e eficiente de organização de trabalho para milhões de pessoas.

Inscrições para o PDGC terminam hoje!

Hoje (30/06) é o último dia para as cooperativas se inscreverem no ciclo 2021 do Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e, assim, participar do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão. Neste ano, o PDGC tem uma novidade: inovação no sistema. A ideia é simples: deixá-lo mais ágil e amigável para os usuários. As melhorias do novo sistema foram realizadas de forma colaborativa com representantes de cooperativas e unidades estaduais, fruto de um trabalho realizado em fevereiro do ano passado.

Segundo Susan Vilela, gerente de Desenvolvimento Organizacional do Sescoop, uma das mudanças que envolvem essa edição do prêmio diz respeito às visitas realizadas às cooperativas. “Visando à segurança e a saúde dos participantes, algumas alterações foram necessárias, como a etapa de visitas. Elas serão realizadas de forma virtual. Com esse novo jeito de visita, além de garantir o bem-estar dos cooperados, colaboradores de cooperativa e dos especialistas que estarão envolvidos no processo, será possível aumentar o número de cooperativas avaliadas”, explica a gerente.

SELO DE EXCELÊNCIA

As coops que participarem desse novo ciclo de premiação e obtiverem o índice mínimo definido pela Banca Julgadora, receberão um selo de excelência, certificando que foram avaliadas e possuem processos de excelência. Esse selo poderá ser utilizado como estratégia de marketing, por exemplo.

DESTAQUE

Outra novidade para o prêmio deste ano é o Destaque Busca pela Excelência. Serão escolhidas cooperativas das cinco regiões do Brasil para receberem menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão e governança. Essa novidade é dirigida às coops que ainda não foram reconhecidas, mas que estão muito próximas desse reconhecimento.

REGULAMENTO

Clique aqui e acesse o regulamento.

Fonte: Sistema OCB

PwC Brasil inaugura Centro de Excelência dedicado a cooperativas de crédito

Em franca expansão, as cooperativas têm aumentado substancialmente sua importância no mercado de crédito brasileiro. Nos últimos cinco anos, o Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito (SNCC) tem chamado atenção pelo crescimento sustentado, acima do restante do Sistema Financeiro Nacional (SFN). O total dos ativos das cooperativas aumentou em 21,5% ao ano, frente a um crescimento médio do SFN de 6,7%, segundo o Banco Central.

Para atender às necessidades específicas desse setor e contribuir com a competitividade do crédito cooperativo no país, diante de um cenário econômico em constante transformação, a PwC Brasil apresenta ao mercado neste mês de junho o seu Centro de Excelência para Cooperativas de Crédito. Concentrada nas regiões Sul e Sudeste, mas com abrangência nacional, o Centro possui uma equipe de especialistas nesse segmento dedicada a atender cooperativas de todo o país, com foco em soluções de auditoria cooperativa, auditoria interna, compliance, gestão de riscos e controles internos. 

Segundo Maurício Colombari, sócio da PwC Brasil, o segmento de cooperativas de crédito deve seguir crescendo, desempenhando um papel importante na recuperação econômica do país no pós-pandemia. “As cooperativas serão um motor para esse movimento de recuperação, uma vez que direcionam proporcionalmente mais crédito para micro e pequenas empresas”, explica Colombari. Segundo o Banco Central, em dezembro de 2020, o crédito concedido às micro e pequenas empresas pelas cooperativas correspondia a 60% da sua carteira na modalidade pessoas jurídicas - um valor bem superior ao concedido pelo restante do sistema financeiro, de 15%. Para o especialista, “o crescimento do segmento traz também desafios específicos que vão exigir planejamento estratégico e eficiência para tornar o setor mais competitivo.”

Para Elisa Simão, diretora da PwC Brasil e responsável pelo Centro de Excelência dedicado a Cooperativas de Crédito, a modernização e a atualização do marco regulatório do setor devem trazer ainda mais oportunidades para o crescimento das cooperativas de crédito no Brasil. “Temos hoje um sistema financeiro competitivo, inovador e tecnológico, no qual cooperativas que se dediquem às melhores práticas de governança terão grandes chances de se desenvolver de forma sustentável e conquistar um espaço ainda maior no mercado”, destaca Simão. “Com o Centro de Excelência, a PwC tem como propósito atender e orientar as cooperativas nessa jornada, aplicando toda a tecnologia e expertise para entrega de soluções inovadoras nesse segmento.”

Cooperativas se destacam na região Sul

Em estudo sobre a participação das cooperativas de crédito no sistema financeiro brasileiro, o Banco Central registrou o crescimento significativo desse segmento. A porção do mercado de crédito para pessoa jurídica ocupada pelas cooperativas no Brasil passou de menos de 1% em 2005 para mais de 8% em 2017. Nesse contexto, a região Sul do país tem se destacado, com a participação das cooperativas saltando de 2,1% para 16,7% em 2017. No que se refere ao crédito a pessoas físicas, a parcela do mercado ocupada pelo crédito cooperativo também tem crescido no Sul do país, já respondendo por mais de 15% do segmento. 

Para Rodrigo Provazzi, sócio da PwC Brasil, a liderança da região se explica pela presença de um agronegócio forte e estruturado e pelas condições especiais oferecidas pelas cooperativas. “As cooperativas desempenham um papel fundamental de transformação socioeconômica, pois conseguem ofertar produtos e serviços financeiros em localidades onde a disponibilidade de atendimento pelo sistema financeiro tradicional é baixa”, lembra. “Além disso, seu modelo de gestão, onde os associados têm participação nas assembleias e decisões, ajuda as cooperativas a aprimorarem seus serviços para conseguirem atender de forma mais específica às necessidades de crédito dos seus cooperados”, conclui Provazzi.

Fonte: Assessoria de Imprensa Unicred

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

Languiru inicia nova edição de curso previsto no Estatuto e Sistema de Governança

No dia 24 de junho iniciou importante ciclo de qualificação e integração na Cooperativa Languiru. Um grupo de associados ou seus dependentes, de diferentes faixas etárias, esteve reunido na Associação dos Funcionários da Languiru para a aula inaugural do Programa de Formação em Gestão e Liderança Cooperativa. Seguindo todos os protocolos de segurança diante da pandemia, o encontro foi marcado por discursos que enalteceram a importância da formação. Os participantes também manifestaram as suas expectativas e como vislumbram agregar aos projetos da Cooperativa.

Empresários do campo

O pronunciamento de abertura foi realizado pelo presidente da Languiru, Dirceu Bayer, que agradeceu a participação dos associados na segunda edição do programa. Reforçou que é necessário buscar constante evolução para, cada vez mais, obter melhores resultados. “Não se pode mais falar em produtor pequeno, médio ou grande. Temos que falar em empresários do campo”, entende.

Também destacou a parceria com a Univates, tanto por disponibilizar professores para o curso, como no desenvolvimento de novos produtos por meio do Tecnovates. “Aumentamos a nossa carteira de clientes com o lançamento de novos produtos que tiveram grande receptividade dos consumidores”, enalteceu.

Sobre o agronegócio, observou que o primeiro semestre foi desafiador, com as empresas tendo que arcar com alto custo de produção e preços desfavoráveis na venda. Por outro lado, comemorou a reação dos preços na avicultura, suinocultura e no mercado de lácteos nesse início de segundo semestre. “Ainda tivemos um grande crescimento na captação de grãos”, acrescentou.

Bayer também informou os associados sobre o projeto de expansão da Cooperativa na região Sul do Estado. Da mesma forma, ressaltou a nova estrutura do segmento máquinas do Agrocenter Languiru, que está sendo preparada em Teutônia. “Somos um gigante”, enfatizou.

Evolução passa por autoconhecimento

Em seguida, os trabalhos foram conduzidos pela professora Evânia Schneider, atual reitora da Univates, que relembrou os primeiros contatos com a Languiru. Mencionou que já prestou consultoria e que, inclusive, é filha de ex-associado da Cooperativa. “Eu tenho um carinho enorme pela Languiru. Vocês fazem parte de um projeto de 65 anos.”

Evânia falou sobre a identidade cooperativista e o sentimento de pertencimento. Observou que cada indivíduo deve reconhecer características pessoais quanto à percepção, personalidade, sentimentos, crenças, valores e atitudes. “O autoconhecimento passa por muita observação de si mesmo. Inclusive, as diferenças são fundamentais em uma organização”, frisou.

Ressaltou o histórico de investimento na qualificação dos quadros de associados e empregados da Cooperativa. Para ela, os desafios são uma consequência desse processo de evolução. “Quando temos a possibilidade de passar por diversas áreas e ampliar horizontes, entendemos melhor os negócios e tomamos melhores decisões.”

Aprofundando o tema liderança

Na segunda parte da aula, o professor Albano Mayer tratou de processos de liderança e dos sete princípios do cooperativismo aplicados na Languiru. Mencionou características e posicionamentos, explicou aspectos comportamentais que envolvem a construção de um líder e debateu os princípios e valores da Languiru. “Espero que este projeto seja tão produtivo como foi o anterior”, disse.

O mais jovem

Com apenas 20 anos, Wellington Andrade é o “caçula” da turma. O jovem reside com a família na localidade de Linha Michels, município de Imigrante. Filho de associada, matriculou-se tão logo ficou sabendo do curso. “Achei o formato da aula envolvente e facilitador do nosso aprendizado”, disse.

O programa

O Programa de Formação em Gestão e Liderança Cooperativa iniciou no mês de junho e se estende até o mês de novembro. O cronograma prevê 13 encontros, todos na Associação dos Funcionários da Languiru, em Teutônia, somando mais de 100 horas-aula. Serão debatidos temas como princípios do cooperativismo; governança em sociedades cooperativas; gestão estratégica e análise de investimentos; liderança e gestão de conflitos. Ao final, os participantes receberão certificado de conclusão. O curso é promovido pela Cooperativa Languiru, em parceria com a Univates, e conta com o apoio do Sescoop/RS.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Cooperativa Languiru inicia coleta de leite na Região Sul do Estado

Aumentar a captação de leite com o propósito de utilizar toda a capacidade operacional da planta industrial; desenvolver regiões com vocação ao agronegócio; e promover o fortalecimento de economias locais. Todos esses motivos levaram a Languiru a expandir a sua área de atuação no Rio Grande do Sul. Há cinco meses, a Cooperativa vem recebendo a produção leiteira de produtores da região Sul do Estado. Por dia, são aproximadamente 30 mil litros de leite coletados nos municípios de Arroio do Padre, Cerrito, Cristal, Canguçu, Pelotas, São Lourenço do Sul e Turuçu.

Planejamento e integração

Num primeiro momento, com o propósito de alavancar os volumes de leite captados na região, o trabalho de associação de novos produtores será intensificado. Tendo em vista uma presença cada vez maior, a Cooperativa também pretende instalar unidade de loja Agrocenter Languiru com o objetivo de fornecer tudo o que os produtores necessitam em termos de rações, sementes, fertilizantes, farmácia veterinária, ferramentas e máquinas.

Hoje, os associados da região já usufruem de benefícios dos produtores de leite da Cooperativa, como, por exemplo, a possibilidade de fazer compras na Conta do Leite. Inclusive, recentemente a Cooperativa realizou apresentação virtual (live) direcionada aos associados e parceiros da região Sul.

Na oportunidade, foram compartilhados os planos para a região e detalhados benefícios do quadro social. A apresentação foi realizada pelo presidente Dirceu Bayer; pelo gerente de fomento do Setor de Leite do Departamento Técnico, Mauro Aschebrock; e pelo gerente das lojas Agrocenter Languiru, Martin Fernando Brackmann.

Ser protagonista de um novo ciclo

Bayer enfatizou que o agronegócio continua sendo o “pilar” da economia brasileira, promovendo o desenvolvimento de comunidades em todo o país. Acrescentou que o cooperativismo exerce protagonismo nessa conjuntura por gerar renda e equilíbrio social, contexto em que se enquadra a Languiru.

A Cooperativa pretende executar um conjunto de ações para contribuir no desenvolvimento do agronegócio da região Sul, contemplando políticas de incremento à produção leiteira e a possibilidade de instalação de unidades para comercialização de insumos e maquinário agrícola. “Estamos chegando para permanecer e iniciar um novo ciclo na agropecuária local por meio dos princípios cooperativistas”, ressaltou o presidente.

Implementar a cultura da Languiru

Aschebrock lembrou que os primeiros contatos para iniciar o projeto na região ocorreram em 2014. Observou que, neste começo, está se buscando identificar as características das propriedades da região. Com o tempo, o intuito é promover o intercâmbio com propriedades de outras áreas de atuação da Languiru. “Estamos focando no ajuste de dietas e melhoria gradual da estrutura das propriedades. Aos poucos, vamos implementando a cultura da Languiru, em uma região que tem tradição de produzir leite”, explicou.

Técnicos analisam o contexto

O Setor de Leite do Departamento Técnico vem prestando todo o suporte aos associados da região. O serviço de assistência técnica é executado por dois profissionais que instruem os produtores sobre planejamento forrageiro, composição de dieta e qualidade do leite.

A técnica em agropecuária Diésica Rediss Bonow é filha de produtores de leite e já atua há mais de uma década prestando assessoria em propriedades rurais. Observa que as propriedades da região apresentam, em média, áreas de 20 a 30 hectares. Nesse sentido, ressalta que existe um grande potencial a ser explorado. “Os produtores da região estavam desamparados e, agora, há novas perspectivas com a vinda da Languiru. Temos muito trabalho pela frente, o que é bastante motivador. Com o tempo, queremos trazer produtores daquela região para virem conhecer propriedades do Vale do Taquari”, afirma. O técnico em agropecuária Rogério Franz também conta com grande experiência na lida com gado leiteiro, visto que a família possui propriedade rural. Destaca que já se completaram seis meses da vinda da Cooperativa para a região e que os produtores estão animados com a presença da Languiru. “Já estamos percebendo algumas mudanças nas propriedades como, por exemplo, evolução na questão da dieta do gado leiteiro. Temos que continuar inserindo novas tecnologias para buscar a evolução no campo”, argumenta.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Languiru

Crédito das fotos: Éderson Moisés Käfer

Dália presenteia hospital com mais de R$ 107 mil em equipamentos

Dália presenteia hospital com mais de R$ 107 mil em equipamentos

Pequenos, mas de alto valor e aguardados pela equipe da ala pediatria/maternidade do Hospital Beneficente Santa Terezinha, de Encantado, quatro equipamentos foram entregues na manhã do dia 15 de junho. Na data do aniversário de 74 anos de fundação da Dália Alimentos, a cooperativa, por meio do Programa Criança Dália, doou à casa de saúde aparelhos no valor de R$ 107.690,00.

Em uma breve cerimônia, seguindo os protocolos da pandemia, foi realizada a doação de um visualizador de veias no valor de R$ 48.000,00, de um medidor de icterícia no valor de R$ 43.890,00 e de duas bombas de seringa, que juntas somaram R$ 15.800,00.

Em um dia considerado de festa pela cooperativa, o presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, reforçou o sentimento de comprometimento com o hospital, considerado referência para toda a região. “Essa não foi a primeira e nem será a última doação que o Programa Criança Dália fará ao Hospital Santa Terezinha, local que acolhe a população regional e que conta com profissionais de extremamente capacitados. O Programa Criança Dália entende que a criança é o bem mais precioso e que doar equipamentos que serão utilizados em recém nascidos e bebês torna o momento ainda mais especial, pois estamos investindo nas futuras gerações”.

O presidente Executivo da cooperativa, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, destacou a vocação dos profissionais que atuam na ala e, mais que aptidão, é preciso dedicar tempo e muito amor a essas crianças. “A Dália tem um carinho especial pelo Hospital Santa Terezinha e entende que auxiliar casas de saúde é pensar no próximo com um carinho redobrado, pois em uma época de pandemia, em que a saúde passa por extrema dificuldade, estender a mão é um estímulo extra a esses profissionais que, por suas mãos, fazem essas crianças chegarem ao mundo”. Ainda pela Dália Alimentos participou o vice-presidente, Pasqual Bertoldi e o supervisor de Marketing, Nei Quinto Barzotto.

Pela casa de saúde esteve presente o diretor, Evandro Luiz Klein; o diretor técnico, médico Samir Kury Moesch; o diretor clínico, médico João Augusto Bergamaschi; o médico pediatra, Nestor Bergamaschi; a médica pediatra, Kailane Serena; a médica pneumologista pediatra, Valquíria Schoroder; representando a enfermagem, a chefe do setor, Dolores Pasini; além de enfermeiras e funcionárias da ala administrativa.

Bergamaschi falou em nome dos pediatras e das enfermeiras que atuam na ala pediatria/maternidade e explicou o quanto a doação é importante para o trabalho dos profissionais deste setor. “Cuidar da saúde dos bebês, desde os primeiros segundos de vida, será facilitado com estes equipamentos, que além de alta tecnologia empregada, permitirão mais agilidade e exatidão no processo de localizar a veia dos bebês para posteriores diagnósticos e exames. A Dália possui um importante papel econômico e social em Encantado e na região e novamente ser contemplados com esse programa nos enche de alegria e anda mais entusiasmo”.

Klein apresentou alguns dados referentes ao hospital, inclusive em ser referência para mais de dez municípios da região. “Encantado é um polo em saúde, inclusive em partos, sendo registrados entre 50 a 55 nascimentos por mês em nosso hospital, tanto via SUS e demais convênios e planos de saúde. Obrigado à Dália por, mais uma vez, lembrar do nosso hospital com carinho e doar esses importantes e valorosos equipamentos”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Dália Alimentos

Cotribá beneficia 129 produtores com R$ 65 milhões para custeio através do CRA Digital

Cotribá beneficia 129 produtores com R$ 65 milhões para custeio através do CRA Digital

Em um trabalho permanente para atender as necessidades dos associados, a Cotribá inovou ao ser a primeira cooperativa gaúcha a realizar a emissão do CRA Digital, no final do ano de 2020, com o objetivo de atender a demanda de muitos produtores por recursos para diminuir os reflexos da estiagem agrícola nas regiões de atuação da cooperativa.

A operação, que marcou o início da captação de recursos no mercado de capitais para o custeio agrícola, foi um sucesso, e a Cotribá acaba de realizar a segunda emissão do CRA Digital, para atender à necessidade por recursos para o custeio das lavouras. Essa é mais uma das ações realizadas pela Cotribá para continuamente, incentivar o aumento da produtividade, o incremento da rentabilidade do produtor rural e todo o ecossistema do agronegócio.

Esta segunda emissão contemplou o valor de R$ 65 milhões, beneficiando 129 associados, com o aumento de 9% no número de produtores e de R$ 12 milhões em recursos aportados, em comparação com operação anterior. A liquidação da operação aconteceu no dia 10 de junho, com o aporte financeiro parcial do BIB (Banco Industrial do Brasil). A Cotribá, atenta as necessidades dos seus associados, buscou neste novo e inovador sistema de financiamento uma alternativa para que pequenos, médios e grandes produtores possam ter acesso aos recursos, de forma independente do sistema de crédito bancário regrado pelo governo.

A Cotribá buscou parceria com a Ecoagro Securitizadora para a emissão do CRA, que é uma das formas mais inovadoras de captação de recursos no mercado de capitais. Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originados da comercialização dos produtos. A emissão foi feita em ambiente 100% digital na plataforma Agromatic. Esta segunda emissão do CRA realizada pela Cotribá possui prazo de três anos, com revolvência anual (limite rotativo de crédito) e são lastreados por Cédulas de Produto Rural Financeira – CPRFs, emitidas pelos produtores rurais cooperados da Cotribá.

O trabalho das equipes da cooperativa foi fundamental para efetivar toda a operação. O esforço contínuo e perseverante das equipes junto aos produtores rurais, cartórios e equipes da Agromatic, permitiu o levantamento de toda a documentação necessária para formalização das CPRFs, e conclusão do processo.

Estes recursos financeiros serão utilizados pelos produtores da área de atuação da Cotribá, que investem na produção da soja gerando renda para as comunidades como um todo. “Estamos muito felizes em anunciar mais uma vez o sucesso da emissão do CRA Digital, destacando o pioneirismo da Cotribá em buscar soluções inovadoras para o desenvolvimento do agronegócio”, salienta o vice-presidente da cooperativa, Enio Nascimento. “No ano em que a Cotribá celebra 110 anos de história, demonstramos a

importância de aliar a nossa experiência e tradição com as novidades que o mercado oferece, resultando em benefícios diretos para os nossos associados e para o desenvolvimento econômico estadual”, complementa o presidente Celso Krug.

A gerente administrativa e financeira da Cotribá, Ana Marlize Schreiner, foi a idealizadora da iniciativa e destaca a importância e o caráter inovador do CRA Digital. “Soubemos o quanto representa para o agronegócio brasileiro as ações de incentivo para o aumento de produtividade aos nossos associados. Desta forma é gratificante poder contribuir para o crescimento da produção, levando alternativas de crédito de forma inovadora para fomento da produção.”

Com o êxito das duas primeiras operações, o modelo de crédito via CRA Digital passa a ser cada vez mais utilizado na cooperativa, valorizando a importância de soluções inovadoras e a busca constante por alternativas para o desenvolvimento dos negócios dos associados Cotribá. Para consolidar cada vez mais essa opção de crédito, uma nova operação já está sendo estruturada para atender as necessidades dos associados. Os produtores que tiverem interesse em saber mais sobre o CRA devem entrar em contato com a equipe técnica junto as Unidades da Cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotribá

Languiru promove Curso de Sucessão Familiar

A nova turma do Curso de Sucessão Familiar oferecido pela Languiru conta com mais de 30 inscritos e iniciou com as aulas no mês de maio. Com dez encontros online, serão duas horas semanais até o dia 09 de setembro. O conteúdo está sendo ministrado por docentes da Univates e a formação conta com o apoio do Sescoop/RS.

Tem por objetivo desenvolver habilidades de gestão de conflitos nas relações familiares dos participantes, explorando a importância da liderança atrelada à gestão das emoções; e ressaltar as fases da sucessão familiar e seus desafios, como forma de potencializar o empreendimento familiar e permitir a continuidade da agricultura no processo de sucessão.

As disciplinas tratam do empreendimento familiar, como lidar com sentimentos e emoções durante o processo de sucessão, liderança e gestão de pessoas, relações familiares e a gestão de conflitos, além de dinâmicas envolvendo os pais.

Participam da turma jovens de Canudos do Vale, Monte Alegre, São Lourenço do Sul, Estrela, Vale Verde, Imigrante, Teutônia, Marques de Souza, Arroio do Meio, Lajeado, Colinas, Bom Retiro do Sul, Progresso e Paverama.

Aula inaugural

O primeiro encontro destacou o tema “Sucessão na agricultura familiar: desafios e fases”, com a professora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar. Com discursos carregados de sentimento e emoção dos estudantes, foi possível visualizar a evolução no campo. “A realidade do setor primário hoje é muito diferente, não conseguimos ser competitivos e continuar produzindo se não houver a busca por qualificação, as pessoas precisam se especializar. Onde não há sucessão, as propriedades registram redução de índices de produtividade e estão fadadas a sair do negócio”, alertou Fernanda.

A professora se disse extremamente animada com a disposição desses jovens em permanecer no campo. “Uma das dificuldades no meio rural é justamente a sucessão, mas nesse grupo percebemos o desejo de continuar. Pensamentos distintos sempre vão existir entre as diferentes gerações, o importante é saber como dar conta disso.”

Modelo bem-sucedido

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, mencionou o modelo bem-sucedido do Curso de Sucessão Familiar, citou as turmas anteriores e a grande expectativa com esse novo grupo. “Buscamos formar novas lideranças, aperfeiçoar os processos produtivos e de gestão, e temos certeza de que esses jovens sairão diferentes desse curso. Pensando na sustentabilidade da Cooperativa, precisamos formar novas lideranças, valorizando também a participação das mulheres. O envolvimento de jovens de diferentes municípios no Curso de Sucessão Familiar reflete o quanto a Languiru ampliou seus espaços de atuação, o quão longe vai para a captação da matéria-prima e contribui com o desenvolvimento regional”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Languiru

Inscrições para o Prêmio Somoscoop 2021 podem ser feitas até 30 de junho

O Sistema OCB recebe, até o fim do ano, as inscrições ao ciclo 2021 do Programa Nacional de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC). No entanto, as coops têm até o dia 30 de junho para efetivar sua participação, garantindo, assim, sua presença entre as concorrentes do Prêmio SomosCoop Excelência de Gestão.

Neste ano, o PDGC tem uma novidade: inovação no sistema. A ideia é simples: deixá-lo mais ágil e amigável para os usuários. As melhorias do novo sistema foram realizadas de forma colaborativa com representantes de cooperativas e unidades estaduais, fruto de um trabalho realizado em fevereiro do ano passado. Dentre as novas funcionalidades estão, por exemplo: 

•            Integração com outras plataformas do Sistema OCB, como o SouCoop;

•            Possibilidade de realizar a autoavaliação de forma coletiva na cooperativa, ou seja, dando responsabilidade ao gestor do processo na cooperativa;

•            As Centrais e Federações poderão realizar a gestão de forma sistêmica de suas singulares, desde que autorizado;

•            Acesso a mais um serviço disponibilizado pelo Sescoop: o Diagnóstico Assistido, que consiste em orientação e transferência de conhecimento de práticas e evidências entre os responsáveis pelo processo na cooperativa.

Vale destacar que o sistema antigo continuará disponível para fins de consulta de ciclos anteriores, até que todo o histórico seja migrado em definitivo para o novo ambiente. 

NÚMEROS

Em 2020, mesmo com os efeitos da pandemia e apesar não ser o ano de realização do prêmio, a participação das cooperativas surpreendeu. No total, 1003 coops aderiram ao PDGC. Isso significa que elas estão num processo contínuo de melhoria, o que demonstra maturidade ao trilhar um caminho de fortalecimento dos negócios. O recorde foi em 2019, quando 1013 cooperativas participaram.

EXCELÊNCIA EM GESTÃO

A inscrição ao Prêmio SomosCoop  Excelência em Gestão - 2021 deve ser efetivada já no novo sistema do PDGC. Explicamos direitinho como fazer a inscrição no Webinar Orientações de Preenchimento do PDGC e Prêmio, no dia 2 de junho. 

Segundo Susan Vilela, gerente de Desenvolvimento Organizacional do Sescoop, uma das mudanças que envolvem essa edição do prêmio diz respeito às visitas realizadas às cooperativas. “Visando à segurança e a saúde dos participantes, algumas alterações foram necessárias, como a etapa de visitas. Elas serão realizadas de forma virtual. Com esse novo jeito de visita, além de garantir o bem-estar dos cooperados, colaboradores de cooperativa e dos especialistas que estarão envolvidos no processo, será possível aumentar o número de cooperativas avaliadas”, explica a gerente.

SELO DE EXCELÊNCIA

As coops que participarem desse novo ciclo de premiação e obtiverem o índice mínimo definido pela Banca Julgadora, receberão um selo de excelência, certificando que foram avaliadas e possuem processos de excelência. Esse selo poderá ser utilizado como estratégia de marketing, por exemplo.

DESTAQUE

Outra novidade para o prêmio deste ano é o Destaque Busca pela Excelência. Serão escolhidas cooperativas das cinco regiões do Brasil para receberem menção honrosa, visando valorizar a participação daquelas que se empenham em melhorar seus processos de gestão e governança. Essa novidade é dirigida às coops que ainda não foram reconhecidas, mas que estão muito próximas desse reconhecimento.

REGULAMENTO

Clique aqui e acesse o regulamento.

Fonte: Sistema OCB

Certel lança o Programa de Incentivo a Entidades (PIE)

Certel lança o Programa de Incentivo a Entidades (PIE)

A Certel divulga para seus associados o seu mais novo Programa Social. O Programa de Incentivo a Entidades – PIE visa auxiliar e apoiar o desenvolvimento de entidades cujos produtos e/ou serviços atendem os associados da Certel e suas famílias e contribuem positivamente para as comunidades nas quais estão inseridas. O principal objetivo é apoiar as comunidades através da prática do cooperativismo, focado no 7º princípio: Compromisso com a Comunidade.

A Direção, juntamente com os Conselheiros Administrativos da Certel, aprovou o valor de R$ 500.000,00 oriundo do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social (Fates), que será distribuído nas seis microrregiões da cooperativa durante os próximos 12 meses.

Será beneficiado o público que está usufruindo dos serviços da entidade, bem como toda a comunidade próxima, que deseja ver suas expectativas atendidas. O compromisso por meio deste programa é com a comunidade beneficiada.

Para atingirmos isto, visamos acolher e analisar propostas de entidades que objetivam fortalecer ou desenvolver iniciativas de retorno para a sociedade, bem como a ações convergentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O eixo principal da etapa 2021/2022 são entidades escolares e voltadas à Educação (educação infantil, ensinos fundamental e médio, técnico-profissionalizantes, entre outras). Podem também ser beneficiadas entidades religiosas, sociais ou culturais, que incentivem o consumo responsável, a preservação e defesa do meio ambiente e impactem positivamente no desenvolvimento da comunidade.

“Temos um compromisso muito grande com o desenvolvimento das nossas comunidades. Logo, o Programa de Incentivo a Entidades vem para fortalecer a harmonia que já existe entre a Certel e seus associados, começando, de maneira especial e carinhosa, com um público muito importante para todos nós. As instituições de ensino e os jovens representam os futuros cidadãos e associados da cooperativa e, portanto, merecem um tratamento diferenciado que será possível através do programa. Nossos profissionais terão a maior satisfação de contribuir com este trabalho, multiplicando conhecimento e evoluindo comportamentos. Convidamos a todos para que se integrem e, juntamente com a Certel, cooperem para a construção de um mundo melhor para todos", afirma o presidente Erineo José Hennemann.

Funcionamento

Para participar, a entidade deve ler o regulamento para verificar o atendimento aos requisitos e preencher o formulário de inscrição disponível no site. O formulário deve ser enviado para o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. no prazo de 15/06/21 a 30/08/21.

Consulte o Regulamento pelo site institucional www.certel.com.br, na aba Certel Energia, para ver detalhes de quem pode participar, como se inscrever, prazos, bem como maiores detalhes do programa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Certel

Sicredi reforça apoio a pequenos e médios empreendedores gaúchos

Sicredi reforça apoio a pequenos e médios empreendedores gaúchos

O Sicredi segue comprometido com o desenvolvimento de seus associados no Rio Grande do Sul. Neste sentido, durante 2020, os recursos liberados pela linha de crédito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) chegaram a mais de R$ 707 milhões em quase 17 mil operações.

O Sicredi liberou crédito via Pronampe em 454 cidades, o que equivale a 92% dos municípios gaúchos. Além disso, mais de 80% dos recursos do Programa, concedidos via Sicredi, foram destinados a microempresas e empresas de pequeno porte de municípios com população de até 100 mil habitantes, representando volume de R$ 584 milhões.

"O levantamento mostra que os recursos liberados não foram concentrados em uma única região e esse auxílio aos associados por meio das linhas emergenciais foi fundamental para a sustentação dos negócios, pois permitiram, por exemplo, a manutenção do capital de giro e o cumprimento de obrigações como salários, contas e outras despesas importantes para o associado. São municípios de pequeno e médio porte que têm na economia local uma das principais fontes de renda para a região. Como estamos próximos dos associados, podemos compreender melhor as necessidades e buscar alternativas que possam contribuir para a manutenção de empregos e renda", explica o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

No total, o Sicredi liberou mais de R$ 1,4 bilhão em linhas emergenciais no Rio Grande do Sul, por meio do Pronampe, do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC FGI) e do Programa Emergencial de Suporte ao Emprego (PESE).

Fonte: Assessoria de Comunicação Sicredi

Projeto Trabalhador Sustentável Cotribá inova mais uma vez

Projeto Trabalhador Sustentável Cotribá inova mais uma vez

Há 6 anos, a Cotribá desenvolve o programa Trabalhador Sustentável, promovendo a cada ano novas ações que visam conscientizar os colaboradores a fazerem a diferença com ações simples do dia a dia em prol da preservação do meio ambiente. Neste ano, a Cooperativa propôs aos seus colaboradores vários desafios que foram apresentados na Semana Mundial do Meio Ambiente. A cada dia, uma proposta diferenciada, com o objetivo de demonstrar o quanto ações simples do dia a dia podem impactar positivamente, gerando um ambiente de trabalho mais sustentável. As ações propostas foram:

  • Dia sem copo descartável: Incentiva os colaboradores a trazerem xícaras e/ou canecas de casa para consumo de café ou chás durante o expediente de trabalho, eliminando o uso de copos plásticos descartáveis.
  • Adote uma garrafa: Além de ter o objetivo semelhante ao dia sem copo descartável, outro objetivo desta ação é lembrar os colaboradores da importância do consumo frequente de água, durante o dia todo.
  • Um dia sem carro: Esta ação sugeriu aos colaboradores deslocarem-se até o local de trabalho de bicicleta ou caminhando, o que além de diminuir a circulação de automóveis, faz bem para a saúde, com a prática de exercícios físicos.
  • Compromisso ambiental: O último desafio proposto aos colaboradores foi a escolha de uma ação, individual ou em equipe, para ser adotada durante o ano como compromisso ambiental. As ações foram repassadas ao departamento de Recursos Humanos para acompanhamento.

Os colaboradores da Cotribá fotografaram as ações realizadas durante a Semana do Meio Ambiente, registrando a responsabilidade das equipes da Cooperativa com a sustentabilidade. Posteriormente, o Setor de Recursos Humanos irá divulgar as principais ações e resultados obtidos a partir das iniciativas sugeridas e aplicadas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotribá

Sistema Ocergs-Sescoop/RS realiza 16 devolutivas em maio

Sistema Ocergs-Sescoop/RS realiza 16 devolutivas em maio

Em maio, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a FecoAgro/RS retomaram de forma presencial as devolutivas do Eixo Desempenho, seguindo todos os protocolos sanitários e o modelo de distanciamento controlado. As devolutivas integram o Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro e permitem à cooperativa ter acesso a dados concretos para analisar o seu desempenho em relação ao restante do setor ou às cooperativas do mesmo ramo de atividade.

Ao todo, foram realizadas no mês de maio 16 devolutivas, nas seguintes cooperativas agropecuárias: Coopatrigo, Cotrirosa, Coopermil, CCGL, Languiru, Coagrisol, Cotriel, Cotrisoja, Cotribá, Cotrijal, Cotripal, Coasa, Coagril, Cotrijuc, Agropan e Cotrisal.

Para o superintendente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Gerson José Lauermann, que esteve presente em todas as devolutivas, é de suma importância as cooperativas participem do Programa de Autogestão e fornecerem informações atualizadas. “Com informações nós temos análise e com análise nós elaboramos cenários e estabelecemos comparativos através de indicadores de desempenho”, afirma.

Sobre as devolutivas

As devolutivas cumprem uma etapa importante do Programa de Autogestão, que segue os eixos de atuação do Sescoop/RS: Identidade, Desempenho, e Gestão e Governança. Através do Sistema Desempenho, é realizado o acompanhamento mensal dos dados econômicos e financeiros da cooperativa. Esses dados são contextualizados com as condições setoriais e macroeconômicas a que estão sujeitas as cooperativas, de acordo com seus segmentos de atuação, além de realizar o comparativo entre os grupos de cooperativas semelhantes. Desta forma, há maior transparência na instituição e oportunidade de atuação de forma sistêmica para a otimização de resultados.

O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados, contribuindo com o processo de tomada de decisões. Além disso, a entrega das devolutivas identifica oportunidades de melhoria no desenvolvimento humano e organizacional.

Novo Sistema de Desempenho

Você sabia que as cooperativas podem avaliar seu desempenho e fazer um benchmarking no segmento em que opera sem sair do lugar? Isso é possível, sim. Basta acessar o Sistema de Desempenho, uma ferramenta que permite, além de gerar informações econômico-financeiras, dados sociais e ambientais, com acesso a um painel de gestão para analisar resultados e tomar decisões com mais certeza.

Diagnósticos

A ferramenta faz parte de um conjunto de diagnósticos organizacionais: o de Identidade: com foco na legislação específica e integridade dos valores cooperativistas; o de Governança: que faz um raio X da autogestão, direção, estratégia e interesse dos cooperados; e, por fim, o de Gestão: destinado ao aperfeiçoamento das lideranças e dos processos organizacionais.

Juntos, esses três diagnósticos de processos, aliados ao diagnóstico de Desempenho da cooperativa possibilitam identificar o estágio de evolução da gestão da cooperativa no momento da avaliação, proporcionando uma visão aprofundada dos seus processos e dos seus resultados, visando identificar as necessidades e o direcionamento a ser seguido pela cooperativa no aprimoramento de seus processos.

Como usar

Contar com esse valioso apoio é muito fácil. A ferramenta que já está disponível é bem intuitiva. Para começar, acesse aqui e realize seu cadastro. A unidade estadual do Sistema OCB vai validar a solicitação e a própria cooperativa vai poder inscrever outros usuários. Além disso, a coop poderá contar com o apoio da unidade estadual para tirar dúvidas sobre o uso da plataforma e para ter um acompanhamento sistêmico na elaboração de planos de melhoria.

No Rio Grande do Sul, as cooperativas podem tirar suas dúvidas com os analistas técnicos do Sescoop/RS:

Valeska Ilha – Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  (51) 99457-5884

Cássio Triches – Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. – (51) 99457-5636

Dália comemora 74 anos

Dália comemora 74 anos

Um grupo de pequenos produtores fundou a Cooperativa Dália Alimentos há 74 anos. Tratava-se de um “time” unido e destemido, constituído por 387 agricultores que provavelmente não imaginavam que em 2021 a cooperativa, à época denominada Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda. (Cosuel), fosse crescer imensamente e, após plantada a sementinha, germinaria, brotaria e floresceria em uma pujante “Dália”.

Neste mês, a Dália Alimentos completa 74 anos ou seria o desabrochar de 74 pétalas de uma Dália em tons acentuados de dourado e bordô? Ao longo destas mais de sete décadas a Dália Alimentos passou por intempéries, tempestades, rajadas de vento, temporais, secas, dias ensolarados e nublados, mas jamais permitiu que uma de suas pétalas caísse, mantendo-se florida e presente em diversos canteiros e jardins. A marca Dália Alimentos tornou-se conhecida desde a fundação da cooperativa, em 15 de junho de 1947 e hoje assume um papel importante perante ao agronegócio, destacando-se entre as maiores cooperativas do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Sempre em busca de sua melhor versão, a Dália Alimentos preocupa-se com o econômico e o social, gerando 2,8 mil empregos e cuidando de suas três mil famílias associadas, as quais atuam em três cadeias produtivas: suinocultura, pecuária leiteira e avicultura de corte.

São 74 anos de uma história que teve início na cidade de Encantado, com a instalação de um frigorífico de suínos, e que se alastrou em Arroio do Meio, cidade vizinha, onde a cooperativa possui indústrias de lácteos e também o frigorífico de frangos. Além disso, a Dália ultrapassa limites e fronteiras geográficas, com presença marcante em todos os estados da República Federativa Brasileira e em cerca de 20 países do globo terrestre.

Setenta e quatro anos que marcam a vida de muitos “Antônios” e “Janetes”, responsáveis pela produção da matéria-prima no campo, e de vários “Migueis” e “Adalciras”, que transformam essa matéria-prima em produtos na indústria.

Que essas 74 pétalas logo deem abrigo à 75ª, em 2022, e que este aniversário seja lembrado por todos os associados e funcionários, afinal, sem eles essa flor não estaria tão bem regada e cuidada! Dália Alimentos, a história, somos nós que escrevemos!

Estórias para contar, amizades para levar e gratidão para abençoar

“Passamos toda a nossa juventude aqui dentro”. A afirmação é dos amigos inseparáveis e já com anos de Dália Alimentos, Miguel Cândido (47), que acumula 28 anos de cooperativa, e Adelcira Sonaglio Rizzi (51), que completou 23 anos de cooperativa no dia 9 de junho. A dupla se conheceu dentro da Dália e com o passar dos anos cultivou uma bela e duradoura amizade.

Dos sete irmãos de Miguel, todos passaram pela cooperativa. Natural da cidade de Sarandi, há anos mudou-se para Encantado com toda a família e foi na Dália, após voltar do quartel e trabalhar em uma fábrica de calçados e no extinto Frigorífico Costi, que encontrou empregabilidade e uma segunda família. Sua admissão ocorreu em 11 de janeiro de 1993, inicialmente como empregado locado no setor de desossa, e em 2012 foi cedido para a Inspeção Federal do frigorífico de suínos em Encantado.

Com 28 anos de empresa, Miguel fixou residência no Bairro Lambari, local onde construiu sua casa, adquiriu seu automóvel e vive com a esposa Andrea e os filhos Miguel (4) e Rafaela (2). Ele sente orgulho do seu trabalho, das amizades que construiu nestes anos e também da evolução que a cooperativa teve em termos de empresa em nível regional, estadual, nacional e até mesmo fora do país, além, claro, de suas conquistas pessoais. “A firma me acolheu”, diz ele, que possui somente o Ensino Médio e que, por algumas vezes, pensou em buscar por outro trabalho, mas se sentia mais valorizado e acolhido na cooperativa, então está na empresa há mais de 28 anos.

Adelcira soma 23 anos como funcionária da Dália, apenas dois a menos que a idade de sua filha Kátia, com 25 anos. Aliás, quando tinha 18 deixou a cidade natal, no interior do município de Doutor Ricardo, e mudou-se para Encantado com o marido Adilar Rizzi, que também é empregado da cooperativa. “Eu era nova, sem estudo e foi aqui que consegui meu primeiro e único trabalho com carteira assinada. Minha filha tinha só dois anos quando comecei a trabalhar e hoje ela tem 25, faz faculdade e me orgulho em poder ajudá-la a pagar o curso na área de Recursos Humanos com o salário que recebo aqui”.

Nos dias de trabalho, também na Inspeção Federal e ao lado do amigo Miguel, ela desloca-se do Bairro Porto XV, onde reside em sua casa própria, de motocicleta até a Dália para cumprir a jornada na unidade de abate de suínos. “Acredito que fui acolhida justamente por ser uma pessoa simples, trabalhadora e honesta. Aqui fiz muitos amigos, além de ser valorizada, mesmo não tendo a possibilidade de estudar. Sinto gratidão pela Dália, que me proporcionou o primeiro trabalho com carteira assinada”.

Miguel e Adelcira falam do companheirismo em trabalhar juntos, no mesmo setor, e por participarem da evolução e do crescimento da cooperativa nestes 74 anos. “A gente faz parte de tudo isso e sabemos que a Dália é importante para muitas famílias, porque aqui trabalham avós, pais, mães, filhos e netos”, diz a empregada. Miguel, se pudesse dizer uma palavra à cooperativa resumiria em gratidão.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cooperativa Dália Alimentos

Sistema de Desempenho já está disponível para coops

Sistema de Desempenho já está disponível para coops

Você sabia que as cooperativas podem avaliar seu desempenho e fazer um benchmarking no segmento em que opera sem sair do lugar? Isso é possível, sim. Basta acessar o Sistema de Desempenho, uma ferramenta que permite gerar informações econômico-financeiras, sociais e ambientais, com acesso a um painel de gestão para analisar resultados e tomar decisões com mais certeza.

Com a ferramenta, as cooperativas poderão, por exemplo, identificar a necessidade de adequação econômica-financeira; o ambiente interno da cooperativa como pessoas, societária e da sua operação, realizar comparações dos resultados da sua coop com outras coops de mesma atividade econômica ou com empresas de mercado do mesmo segmento.

“Esses são só alguns dos exemplos do que as cooperativas podem encontrar ao utilizar essa ferramenta. Vale destacar que o nosso principal objetivo é oferecer a possibilidade de elas melhorarem os seus processos, garantindo, assim, um crescimento sustentável”, comenta o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

DIAGNÓSTICOS

A ferramenta faz parte de um conjunto de diagnósticos organizacionais: o de Identidade: com foco na legislação específica e integridade dos valores cooperativistas; o de Governança: que faz um raio X da autogestão, direção, estratégia e interesse dos cooperados; e, por fim, o de Gestão: destinado ao aperfeiçoamento das lideranças e dos processos organizacionais.

Juntos, esses três diagnósticos de processos, aliados ao diagnóstico de Desempenho da cooperativa possibilitam identificar o estágio de evolução da gestão da cooperativa no momento da avaliação, proporcionando uma visão aprofundada dos seus processos e dos seus resultados, visando identificar as necessidades e o direcionamento a ser seguido pela cooperativa no aprimoramento de seus processos.

COMO USAR

Contar com esse valioso apoio é muito fácil. A ferramenta que já está disponível é bem intuitiva. Para começar, acesse aqui e realize seu cadastro. A unidade estadual do Sistema OCB vai validar a solicitação e a própria cooperativa vai poder inscrever outros usuários. Além disso, a coop poderá contar com o apoio da Unidade para tirar dúvidas sobre o uso da plataforma e para ter um acompanhamento sistêmico na elaboração de planos de melhoria.

No Rio Grande do Sul, as cooperativas podem tirar suas dúvidas com os analistas técnicos do Sescoop/RS:

Valeska Ilha - Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. - (51) 99457-5884

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Fonte: Sistema OCB

Cotriel passa a ter o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

Cotriel passa a ter o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

Na tarde desta terça-feira, 08, ocorreu o primeiro de dois encontros de apresentação do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo. Promovido pela Cooperativa do Trabalho dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul – Coeducars, em parceria com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS e Cotriel, a iniciativa irá congregar 23 jovens de escolas de Espumoso e localidades do Depósito, Pontão do Butiá e Serra dos Engenhos, Campos Borges e Alto Alegre. Nesta primeira reunião, que teve a presença dos pais dos jovens, participaram 13 alunos do Depósito e Serra dos Engenhos.

Na abertura, a Assessora Administrativa da Cotriel, Ana Beatriz Gava destacou que Cooperativa faz mais um movimento em busca de incentivar a sucessão na propriedade rural: “Estamos em busca de jovens interessados no campo e, acima de tudo, de formar novas lideranças que irão dar continuidade ao trabalho que está sendo feito. Por isso, fico muito feliz que vocês e seus pais tenham aceitado este desafio de agregar mais conhecimento com esta nova alternativa que passamos a oferecer em parceria com a Coeducars e Sescoop”, enfatizou.

A presidente da Coeducars na região, Fátima Hallal, explicou todo o funcionamento do Programa, bem como suas disciplinas que serão aplicadas até o ano de 2022 quando está previsto seu término. Devido à pandemia, as aulas teóricas serão totalmente on-line, e teremos encontros nas tradicionais plataformas que vocês já estão acostumados na Rede Estadual de Ensino. A Cotriel é a cooperativa que mais emprega e mais efetiva jovens e este programa vem de encontro à preocupação que temos com o futuro de vocês como filhos de produtores, que precisam continuar o que seus antepassados começaram”, frisou.

Inque Schneider, professora coordenadora do Aprendiz Cooperativo do Campo ressaltou que além de ser teórico, o projeto irá proporcionar que os estudantes se motivem a buscar algo mais para a propriedade de seus pais: “ Ao final deste um ano e  meio, a prática será um projeto que deverá ser aplicado na propriedade de sua família, o que ficará de legado e pode, futuramente, despertar o empreendedorismo e gerar renda para vocês, quem sabe, descobrirem uma vocação e uma profissão”, destacou.

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo é um projeto do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar. O curso é realizado através da parceria entre a Coeducars e Cotriel.

Serão realizadas um total de 1104 horas, com início em 14 de junho de 2021 e término previsto para 16 de novembro de 2022. Serão 17 Unidades Temáticas: Cidadania e Trabalho, Cooperativismo, Empreendedorismo, Formação Humana e Científica, Informática, Contabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática Comercial e Financeira, Educação Ambiental, Cultura de Grãos,Acesso ao Crédito e Garantias, Gestão de Pequenas e Médias Propriedades, Carnes e Derivados, Cadeia Produtiva de Leite. Hortaliças, Fruticultura e Práticas

Em função dos protocolos de segurança devido a pandemia da coronavírus, as 552 horas teóricas serão virtuais, sendo que as demais teóricas consistirão no projeto, que deverá envolver a propriedade do aluno.  . Da mesma forma no encontro, a analista de Recursos Humanos da Cotriel, Fátima Durigon repassou aos pais dos alunos a importância do envolvimento da família em todo o processo de aprendizagem bem como no acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas nas propriedades, para que possam aplicar na prática, as vivências obtidas em sala de aula.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotriel

Cooperativa Nova Aliança realiza promoção “90 anos em prêmios”

Cooperativa Nova Aliança realiza promoção “90 anos em prêmios”

Os consumidores dos produtos da Nova Aliança podem comemorar o aniversário de 90 anos da Cooperativa com muito sabor e prêmios. No dia 1º de junho, a marca lançou a promoção “90 anos em prêmios”.

A campanha, válida para todo o Brasil até 4 de janeiro de 2022, premiará 90 pessoas com produtos da Cooperativa por um ano. Os prêmios são suco de uva Aliança, vinhos Collina e Santa Colina, espumantes Santa Colina e filtrado doce Del Sole.

Para concorrer, basta realizar compras, de pelo menos uma unidade do item escolhido, nas lojas participantes (físicas e e-commerce) e acessar o site www.90anos.com.br.

Na página é preciso realizar o cadastro com login e senha e preencher as informações pessoais e de compra. Após o registro, o concorrente deve clicar na imagem indicada para saber se foi contemplado e qual o produto recebido.

“Nada se constrói sem a participação das pessoas. Foram os consumidores que nos permitiram seguir por 90 anos e essa campanha é uma maneira de retribuir esse carinho”, destaca o coordenador de marketing da Nova Aliança, Vinicius Fruet.

Cada pessoa pode participar com até 150 cupons fiscais, por CPF inscrito, e cada nota deve ser cadastrada apenas uma vez.

Prêmios:

- 50 prêmios de 1 ano de Suco de uva Aliança;

- 20 prêmios de 1 ano de Vinhos Collina;

- 10 prêmios de 1 ano de Del Sole;

- 5 prêmios de 1 ano de Espumantes Santa Colina e

- 5 prêmios de 1 ano de Vinhos Santa Colina.

Sobre a Cooperativa Nova Aliança

A Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança é fruto da união de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha: a Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul; a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha; e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha.

Hoje, a Nova Aliança conta com mais de 80 produtos no portfólio entre vinhos finos e de mesa, espumantes, filtrados e sucos de uva orgânicos, integrais e adoçados. São 700 associados, distribuídos em três distintas regiões vitivinícolas: Serra Gaúcha, Encruzilhada do Sul e Campanha Gaúcha.

A Nova Aliança possui uma das maiores e mais modernas plantas industriais de suco de uva da América Latina. Desde 2013, a produção de suco e, a partir de 2014, o envase de vinho e de espumante, estão concentrados na sede da Cooperativa, em Flores da Cunha.

Fonte: Marketing da Cooperativa Nova Aliança

Cotribá apresenta novo programa de acolhimento em conjunto com a primeira turma de trainees da cooperativa

Cotribá apresenta novo programa de acolhimento em conjunto com a primeira turma de trainees da cooperativa

A Cotribá tem investido constantemente em ações de desenvolvimento de seus colaboradores. Diversas atividades, cursos e atualizações são oferecidas para que o público interno esteja sempre preparado para contribuir com o trabalho e o atendimento aos associados e clientes. Com este objetivo, a cooperativa apresentou mais um programa de desenvolvimento para seus colaboradores. O programa “A-colher: Aproximar para Transformar” teve sua estreia de forma conjunta com a primeira turma de trainees da Cotribá.

A iniciativa tem como objetivo principal preparar os profissionais internos, denominados de mentores e anfitriões, para acolhimento, amparo e desenvolvimento de pessoas recém chegadas em programas específicos na Cotribá, neste caso, o Programa Trainee. No entanto, o programa continuará fazendo parte das atividades corporativas, podendo ser aplicado futuramente em novos grupos de trabalho que estejam iniciando sua caminhada junto à Cotribá em programas especiais, como está sendo o caso da primeira turma de trainees.

Saiba mais sobre o A-colher

Desenvolvido de forma conjunta com a empresa Gestora Desenvolvimento Humano e Empresarial, na identidade visual do programa estão dispostos vários elementos que compõem os principais objetivos da iniciativa.  O nome do projeto como um todo aborda o conceito de acolhimento e amparo. Já a separação da primeira sílaba remete à palavra “colher” que diz respeito a plantar e perceber o resultado deste investimento. Os elementos circulares no logotipo do projeto evidenciam que o desenvolvimento efetivo acontece em rede, quanto maior e com mais qualidade elas tiverem, maior a chance de sucesso. Já o slogan “Aproximar para Transformar” diz respeito à importância da troca de conhecimento entre as pessoas e as diferentes áreas para a transformação e desenvolvimento da organização.

O programa A-colher será aplicado na prática diária da Cotribá durante o período mínimo de um ano, de forma conjunta ao programa de trainee. O desenvolvimento do trabalho é acompanhado pelo departamento de recursos humanos da Cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotribá

Sicredi fortalece o compromisso com a agricultura familiar no RS

Sicredi fortalece o compromisso com a agricultura familiar no RS

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5 milhões de associados e atuação em 24 estados e no Distrito Federal, reforça sua atuação no desenvolvimento econômico e social por meio do crédito rural. Atualmente, a instituição está entre as que mais concedem crédito para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no Brasil, segundo dados do BNDES. Nesse sentido, no ano passado, a atuação do Sicredi no Rio Grande do Sul impactou mais de 51 mil famílias por meio do Pronaf, o que corresponde a mais de 70% das operações de crédito rural liberadas pela instituição no estado em 2020, representando um volume de R$ 3,3 bilhões. “A proximidade do Sicredi com o associado permite entender suas necessidades e como atendê-las da melhor maneira possível, oferecendo as soluções mais adequadas para cada realidade. A oferta de crédito para agricultores familiares representa um impulso ao desenvolvimento sustentável das economias locais e à geração de renda e emprego nas regiões onde o Sicredi está presente”, destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

Apoio ao desenvolvimento no campo

Além de apoiar a agricultura familiar por meio do Pronaf, o Sicredi, um dos principais financiadores do agronegócio no país, contabilizou, em 2020, R$ 8,4 bilhões nas liberações de crédito rural em mais de 118 mil operações no Rio Grande do Sul, um aumento de 16% em comparação com 2019, quando foram liberados mais de R$ 7 bilhões em um número superior a 117 mil operações, incluindo Pronaf, Pronamp e demais linhas de crédito rural.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sicredi

Primeira turma do programa “Trainee Cotribá” inicia atividades

Primeira turma do programa “Trainee Cotribá” inicia atividades

Com o lema “Seu futuro é você quem faz”, a Cotribá iniciou, nesta terça-feira (1º), as atividades da primeira turma de trainees da cooperativa. São 8 jovens recém-graduados em Agronomia, selecionados dentre mais de 500 inscritos. Durante 1 ano, os trainees serão envolvidos no dia a dia da Cotribá. O grupo participará em ações de capacitações técnicas e comportamentais, e receberá mentoria de uma equipe técnica qualificada na sua área de atuação, para o melhor aproveitamento de suas capacidades profissionais.

O primeiro compromisso dos trainees foi uma reunião online na parte da manhã, com apresentação para a direção da cooperativa. Estiveram presentes o presidente da Cotribá Celso Leomar Krug, o vice-presidente Enio Cezar Moura do Nacimento, a gerente administrativa e financeira Ana Marlize Schreiner, e a analista de RH Caroline Remor.

“Neste grupo de trainees que agora iniciam sua caminhada profissional junto à Cotribá, buscamos pessoas identificadas com o cooperativismo, com muita vontade de aprender e fazer acontecer. Precisamos de colaboradores que busquem a prestação de serviços de excelência, que estejam antenados com o mercado e suas tendências, e claro, que sejam apaixonados por gente e por resultado” destaca a gerente administrativa e financeira Ana Marlize Schreiner.

O programa “Trainee Cotribá” tem o objetivo de reter mentes diferenciadas para assumir posições estratégicas no futuro. Todo o processo de trabalho e aprendizado dos trainees será baseado no conceito de “Job Rotation”, ou seja, a transição em diversos setores da cooperativa. O grupo receberá treinamentos, e também terá seu desempenho acompanhado por um coordenador e um consultor, que serão responsáveis pela mentoria do trainee em seu desenvolvimento profissional. Haverá também o estímulo à interação e colaboração entre os trainees, que deverão encerrar o programa com a apresentação de um projeto final. Após esta experiência com duração de 1 ano, poderão ser efetivados como colaboradores, conforme a disponibilidade de vagas e também de acordo com o processo de integração do trainee com os processos e tarefas da cooperativa.

Já na parte da tarde, foi realizada a apresentação do programa “A-colher: Aproximar para Transformar”. A iniciativa tem como objetivo principal preparar os profissionais internos, denominados de mentores e anfitriões, para acolhimento, amparo e desenvolvimento de pessoas recém chegadas em programas específicos na Cotribá, neste caso o Programa Trainee. O escopo do A-colher foi planejado de forma conjunta com a empresa Gestora Desenvolvimento Humano e Empresarial. Participaram deste encontro online as coordenações estratégicas da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Cotribá

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