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Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão está com inscrições abertas

Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão está com inscrições abertas

Tradicional no calendário cooperativista, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, realizado a cada dois anos pelo Sistema OCB desde 2013, chega a sua quinta edição em 2021. Ele representa o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. Mas atenção, as cooperativas que desejam participar do certame nacional em 2021 devem preencher o questionário do PDGC e se inscrever até 30 de abril.

Segundo levantamento da área finalística de Monitoramento do Sescoop/RS, o Rio Grande do Sul já coleciona 17 troféus, com cinco cooperativas do Estado entre as vencedoras da última edição, realizada em 2019.

Ciclo 2021 do PDGC

Ficou interessado em participar, mas gostaria de saber um pouco mais sobre o Ciclo 2021 do PDGC e o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021? Pensando nisso, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS promoveu recentemente o Webinar: Preparação para o Ciclo 2021 do PDGC, evento que está disponível no canal do YouTube do Sescoop/RS.

Aberto oficialmente, o Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem foco nos processos de gestão e governança das cooperativas. Para participar, a cooperativa deve preencher o questionário e fazer a sua autoavaliação. Nossa equipe técnica preparou um tutorial para orientar o acesso ao novo sistema do PDGC. O link de acesso ao Sistema de Governança e Gestão, o novo sistema do PDGC, pode ser acessado aqui.

RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

Em 2020, o PDGC contou com 107 adesões de cooperativas gaúchas com diagnóstico finalizado. Para o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, esse número retrata a importância do PDGC e o envolvimento cada vez maior das cooperativas na busca do desenvolvimento sustentável de seus negócios.

“O PDGC é ferramenta indispensável no momento em que vivemos. É o diagnóstico da governança e da gestão que gera insumos para a melhoria contínua e sustentabilidade das nossas cooperativas, seja qual for o seu ramo, porte ou tempo de atuação”, ressalta o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros.

COMO PARTICIPAR

Ficou curioso sobre o PDGC e como o programa pode guiar sua cooperativa para a Excelência na Gestão? Então clique aqui e saiba mais!

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o Ciclo 2021 do PDGC e o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, entre em contato com o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

FIQUE POR DENTRO

Acompanhe as atualizações sobre esse e outros temas em nosso site e redes sociais. Assine também a newsletter O Interior Cooperativo e passe a receber as principais notícias da semana do cooperativismo gaúcho! Basta acessar o site http://www.sescooprs.coop.br/contato/, preencher os dados e selecionar o setor de Comunicação.

Sicredi está entre as instituições que mais liberaram recursos ao agronegócio

Sicredi está entre as instituições que mais liberaram recursos ao agronegócio

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 4,5 milhões de associados e atuação em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, mais uma vez obteve destaque no ranking de desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2020. A lista tem como objetivo identificar o desempenho das instituições financeiras nas operações indiretas, isto é, aquelas em que o BNDES participa indiretamente no repasse de recursos por meio de um agente financeiro credenciado.

A instituição conquistou o 1º lugar no total de operações indiretas realizada para Pessoa Física (PF) e nos repasses dos Programas Agrícolas do Governo Federal, com destaque para a 1ª posição em concessões de crédito para o Pronaf Investimento, para o Inovagro, para o Moderagro e para o Pronamp Investimento. No total das Operações Indiretas do BNDES, o Sicredi ocupou o 2° lugar.

Ranking FEBRABAN

Além do reconhecimento pelo BNDES, a instituição também se destacou no ranking da Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN) sobre Crédito Rural, referente a valores concedidos no ano passado. Na lista, o Sicredi se tornou a 2º maior instituição financeira na concessão de crédito destinado ao agronegócio no fechamento de 2020. O saldo da carteira de crédito para o setor alcançou R$ 31,5 bilhões, representando 9,04% do saldo total concedido por todas as instituições no período.

O bom desempenho do Sicredi nas colocacões é reflexo do relacionamento muito próximo e diferenciado da instituição com os associados do campo, que permite conhecer a realidade e atender as necessidades dos agricultores de maneira personalizada nas cinco regiões brasileiras.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sicredi

Cotrirosa segue com doações para enfrentamento da pandemia

Cotrirosa segue com doações para enfrentamento da pandemia

Diante do atual cenário que o Estado enfrenta em relação à pandemia do novo coronavírus, a Cotrirosa, além de intensificar as medidas de prevenção à saúde e segurança de todos, está inserida na mobilização de entidades e pessoas de toda a região, com doações e campanhas para o enfrentamento da Covid-19.

Na última terça-feira, 9 de março, a Cooperativa entregou mil bandejas de massa caseira da marca Nutrirosa para a Secretaria de Desenvolvimento Social do município de Santa Rosa, a qual irá distribuir junto com as cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Desde o início do isolamento social a Cotrirosa tem realizado importantes ações para amenizar os efeitos causados pela Covid-19, entre elas: auxílio financeiro para compra dos testes rápidos; doação de máscaras aos profissionais da saúde, bem como lonas para unidades básicas de saúde; doações de alimentos e campanhas de arrecadação, através do Carrinho Solidário, além de doação de farinhas de trigo e milho, produzidas pelos moinhos da Cooperativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal

Sicredi das Culturas RS/MG forma multiplicadores na região

Sicredi das Culturas RS/MG forma multiplicadores na região

Nessa terça-feira, dia 9 de março, a Sicredi das Culturas RS/MG encerrou um ciclo de formação do programa de educação financeira Cooperação na Ponta do Lápis. Lançado em novembro de 2020, o programa tem como propósito cooperar para uma vida financeira sustentável. Para alcançar esse objetivo, a Sicredi das Culturas RS/MG realizou a formação de 50 colaboradores de sua sede administrativa e agências, para que sejam multiplicadores do Cooperação na Ponta do Lápis. As formações foram conduzidas por Márcia Klemann, da Nova Era Educação Financeira.

Nas formações foram trabalhados temas como a importância da educação financeira ao longo da vida e a abordagem adequada para cada público que é foco do programa. Além disso, os multiplicadores tiveram que realizar uma experiência prática, realizando o treinamento para diferentes públicos como preparação. Foram dois módulos de conteúdos e momentos de estudo preparatórios, totalizando 11 horas de formação. 

Composto por ações planejadas de modo que atendam as necessidades de jovens, crianças e adultos, o programa Cooperação na Ponta do Lápis busca levar educação financeira para as regiões em que a instituição financeira cooperativa atua, apoiando diretamente os associados e as comunidades locais. Esse trabalho será realizado por meio dos multiplicadores.

A iniciativa da Sicredi das Culturas RS/MG também está alinhada diretamente com dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU): 1. Erradicação da Pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares e 4. Educação de Qualidade - Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi das Culturas RS/MG

Santa Clara lança a bebida láctea que fortalece a imunidade

Santa Clara lança a bebida láctea que fortalece a imunidade

Cuidar da sua saúde e aumentar a imunidade tem sido algumas das principais preocupações das pessoas nos últimos meses. Para auxiliar nesse processo, a Cooperativa Santa Clara lança a bebida láctea Staymune, produto inovador que traz em sua composição duas substâncias importantes para o funcionamento do organismo: a beta-glucana de levedura e a fibra FOS (frutooligossacarídeo), além das vitaminas A, C e D.

A beta-glucana é um ingrediente natural para alimentos, bebidas e suplementos, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, equilíbrio da glicose, estímulo para a digestão e a melhor absorção de nutrientes no organismo. Já a FOS (frutooligossacarídeo) é uma fibra e sua ingestão diária é comprovadamente benéfica à saúde humana, devido principalmente ao efeito prebiótico, que promove no organismo, por exemplo, a redução de colesterol sérico e auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer.

A vitamina A, por exemplo, fortalece o sistema imunológico e a visão. Já a vitamina C auxilia no combate a gripes e resfriados e a vitamina D protege o coração, previne e controla o diabetes.

A bebida láctea Staymune Santa Clara é leve e pode ser encontrada nos sabores morango e salada de frutas em embalagens econômicas de 800g, com um rendimento de quatro copos.

Sobre a Cooperativa Santa Clara

Em 2021, a Santa Clara irá completar 109 anos de história, o que a faz a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A sua sede está localizada no município de Carlos Barbosa e está presente, através de seus mais de 5 mil associados, em mais de 135 municípios gaúchos, atuando nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial, Farmácia e 27 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários, nos municípios onde possui associados. Atualmente possui um mix de mais de 360 produtos, entre Laticínios, Frigorífico, Doces e Sucos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Santa Clara

Cotrijal injeta R$ 21 milhões na economia

Cotrijal injeta R$ 21 milhões na economia

A Cotrijal apresentou nesta quinta-feira (25), durante Assembleia Geral realizada com capacidade reduzida e cuidados sanitários, o balanço financeiro de 2020. Apesar da quebra da safra de verão e, especialmente, da pandemia, a entidade anunciou o melhor faturamento em 63 anos de existência. O resultado ameniza o cancelamento da Expodireto 2021, uma das seis grandes feiras agropecuárias do país, mas marca uma nova fase da entidade. A renovação da marca e a diversificação dos negócios, com investimentos em gestão e inovação, além da industrialização de produtos, são prova disso. 

A Cotrijal encerrou 2020 com R$ 2,4 bilhões de faturamento, crescimento de 5% em relação ao ano anterior, quando atingiu R$ 2,3 bi. Já as sobras à disposição cresceram 53% na comparação com o ano anterior, chegando a R$ 21,4 milhões – em 2019, R$ 14 milhões. A distribuição integral das sobras aos quase 8 mil associados da cooperativa foi aprovada por unanimidade durante a Assembleia. Os valores serão repassados proporcionalmente e  distribuídos em espécie aos cooperados. Isso representa uma injeção na economia da região.

O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, ressaltou que o excelente resultado se deve à gestão de custos, às novas oportunidades de negócios e ao aumento do número de produtores trabalhando com a cooperativa. “O profissionalismo da nossa equipe e a confiança do produtor foram essenciais para esse excepcional desempenho”, afirmou. “Para 2021, com a crescente demanda e os bons preços, a expectativa é de uma nova safra recorde, que vem com produtividade e ótimos resultados. Seguiremos investindo na diversificação dos negócios e na capacitação de nossos associados e colaboradores para atender as exigências de mercado”.

Ouça a entrevista com o presidente da Cotrijal, Nei César Manica

O vice-presidente, Enio Schroeder, valorizou o caráter cooperativo da entidade para justificar o resultado, mesmo em um ano tão desafiador. “É o melhor sistema do mundo [cooperativismo] e ao longo desses 63 anos fizemos com que nosso associado tivesse a melhor condição de trabalho, de rentabilidade e de produtividade. Então em um ano com tantos desafios, onde o agro não parou, esse empenho da Cotrijal teve frutos. Seguiremos trabalhando e nos cuidando. Lá na frente teremos vencido mais essa etapa”, acrescentou.

Ouça a entrevista com o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrijal

Webinar de Preparação para o Ciclo 2021 do PDGC ocorre nesta quinta

Webinar de Preparação para o Ciclo 2021 do PDGC ocorre nesta quinta

Conheça as principais novidades e etapas do PDGC e do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021. O Sistema Ocergs-Sescoop/RS promove nessa quinta-feira (25/2), a partir das 14h, o Webinar: Preparação para o Ciclo 2021 do PDGC. O evento trará atualizações importantes sobre o novo sistema do PDGC, então é importante garantir a sua inscrição aqui e não ficar de fora. O prazo de inscrições encerra hoje e os participantes receberão amanhã o link de acesso no e-mail cadastrado.

Ciclo 2021 PDGC

Aberto oficialmente, o Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) tem foco nos processos de gestão e governança das cooperativas. Para participar, a cooperativa deve preencher o questionário e fazer a sua autoavaliação. Nossa equipe técnica preparou um tutorial para orientar o acesso ao novo sistema do PDGC. O link de acesso ao Sistema de Governança e Gestão, o novo sistema do PDGC, pode ser acessado aqui.

RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

Em 2020, o PDGC contou com 107 adesões de cooperativas gaúchas com diagnóstico finalizado. Para o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, esse número retrata a importância do PDGC e o envolvimento cada vez maior das cooperativas na busca do desenvolvimento sustentável de seus negócios.

“O PDGC é ferramenta indispensável no momento em que vivemos. É o diagnóstico da governança e da gestão que gera insumos para a melhoria contínua e sustentabilidade das nossas cooperativas, seja qual for o seu ramo, porte ou tempo de atuação”, ressalta o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros.

COMO PARTICIPAR

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PRÊMIO SOMOSCOOP EXCELÊNCIA EM GESTÃO

Tradicional no calendário cooperativista, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, realizado a cada dois anos pelo Sistema OCB desde 2013, chega a sua quinta edição em 2021. Ele representa o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. Mas atenção, as cooperativas que desejam participar do certame nacional em 2021 devem preencher o questionário do PDGC e se inscrever até 30 de abril.

Segundo levantamento da área finalística de Monitoramento do Sescoop/RS, o Rio Grande do Sul já coleciona 17 troféus, com cinco cooperativas do Estado entre as vencedoras da última edição, realizada em 2019.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o Ciclo 2021 do PDGC e o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, entre em contato com o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

FIQUE POR DENTRO

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65 anos da Certel serão comemorados com inovações

65 anos da Certel serão comemorados com inovações

No 65º aniversário da Certel, a ser celebrado nesta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, de maneira digital, a comunidade regional tem boas razões para comemorar. A transmissão iniciará às 14h, através do Facebook e do Youtube (pesquise por Certel Cooperativa). Maior e mais antiga cooperativa de energia do País, a Certel tem uma história carregada de grandes realizações que promovem o desenvolvimento social, econômico e ambiental. Diversas foram as ações implementadas nessas mais de seis décadas, cooperando com o fortalecimento dos 48 municípios em que vivem seus mais de 70 mil associados. Iniciativas estas que foram salutares à pujança dos Vales do Taquari, Caí, Rio Pardo, Paranhana e Serra. E nada melhor do que comemorar virtualmente, num período cujas relações humanas e sociais foram abaladas pela pandemia de Covid-19, com o anúncio de novos investimentos que potencializarão ainda mais a área abrangida pela cooperativa.

Homenagens

Diversas lideranças regionais, estaduais e nacionais participarão da live, salientando a contribuição da Certel para o desenvolvimento socioeconômico regional. Entre elas, estarão o presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Frederico Perius, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, o governador Eduardo Leite, o diretor da Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel), André Pepitone da Nóbrega e o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Geração

No aniversário, será inaugurada a segunda usina solar, com 380 quilowatt-pico (kWp), instalada junto à Subestação de São Pedro da Serra. Com quatro hidrelétricas e uma usina solar já em operação, a Certel também está prestes a iniciar a construção de sua quinta hidrelétrica, a Vale do Leite, com 6,4 megawatts (MW) de potência instalada, no Rio Forqueta, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo.

Além disso, também já estão projetadas para o Rio Forqueta as hidrelétricas Foz do Jacutinga, com 5,5 MW, entre Putinga e São José do Herval; Moinho Velho, com 4,1 MW, entre Putinga e Pouso Novo; Vale Fundo, com 5,6 MW, entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo; e Olaria, com 4 MW, entre Coqueiro Baixo e Pouso Novo.

Para o Rio da Várzea, integrando um consórcio de empresas ligadas à Cooperativa de Geração de Energia Rio da Várzea (Coogerva), a Certel participará da construção das hidrelétricas Linha Jacinto, com 17,42 MW, entre Liberato Salzano e Rodeio Bonito, e Linha Aparecida, com 25,41 MW, entre Liberato Salzano e Novo Tiradentes, com 26,65% de participação societária em ambas.

Para o Rio Taquari-Antas, a Certel projeta a construção da Hidrelétrica Muçum, com 79,5 MW, entre os municípios de Muçum, Roca Sales e Santa Teresa.

Cabeamento subterrâneo

Atenta às inovações do setor energético, a cooperativa construiu sua primeira rede elétrica subterrânea. Trata-se de um projeto piloto, instalado em frente à sede administrativa, em Teutônia, e que representa a transformação da Certel diante do que já é uma realidade em outros países. A caracterização de suas estruturas continuará sendo no atual modelo aéreo, com postes, mas, dessa forma, a cooperativa se torna conhecedora e apta a também realizar obras dessa envergadura. A rede subterrânea já existe em dois loteamentos de Lajeado e há uma grande tendência de que integre os projetos urbanísticos e planos diretores da região futuramente.

Além deste cabeamento e de um ambiente muito mais agradável e harmônico de sua sede, a Certel também vai inaugurar no aniversário um ponto de abastecimento para carros elétricos, que estará disponível, gratuitamente, também uso da comunidade.

Carro elétrico

No final de novembro, a Certel adquiriu o Nissan Leaf, seu primeiro carro 100% elétrico. O objetivo é se adequar às novas tendências globais que consideram os fatores de preservação ambiental, inovação, economia e mobilidade. Com autonomia de 240 quilômetros por recarga e 149 cavalos de potência, o Nissan Leaf inicia uma nova era para a mobilidade da cooperativa. A perspectiva é que, num futuro próximo, toda frota, incluindo caminhões, seja elétrica. Uma importante iniciativa de responsabilidade socioambiental, visto que o veículo será sempre abastecido com energia limpa e renovável, contribuindo com a preservação do Planeta.

Linha de transmissão

Outro significativo investimento foi concluído em dezembro. São as linhas de transmissão, com torres metálicas e cabeamento duplo, interligando as subestações de Teutônia e Lajeado à nova Subestação de Costão, em Estrela, e que abastece o Vale do Taquari com energia oriunda das Subestações da CEEE de Garibaldi e Lajeado. Esta ação assegura à área de atuação da Certel uma confiabilidade muito maior, no que tange à estabilidade e qualidade do fornecimento de energia.

Acessibilidade

Em 2020, a cooperativa investiu na atualização de sua frota, com aquisição de novas camionetes e caminhões, oportunizando melhores condições para agilizar o atendimento aos associados. E, para também marcar o 65º aniversário, adquiriu dois novos caminhões de grande porte e robustez. Um deles, com estruturas importadas do Texas, Estados Unidos, para atendimento em rede energizada. Ao mesmo tempo, oportunizará serviços em rede de 69 mil volts ao potencial, ou seja, os profissionais poderão encostar (com proteções) na rede elétrica, e não só operar distanciadamente, favorecendo para uma maior rapidez na resolução de problemas e agregando atividades até então não realizadas. Além disso, adquiriu-se um novo software de gestão para a operação técnica, deslumbrando novas tendências e agilizando o atendimento da cooperativa.

Medição do vento

Gerar a própria energia é mais uma alternativa para assegurar a qualidade do fornecimento aos associados. Além de investir na construção de pequenas centrais hidrelétricas e de usinas fotovoltaicas, a Certel projeta um aproveitamento cada vez maior de fontes alternativas de energia limpa.

E a eólica, através da força dos ventos, vem sendo amplamente estudada pela cooperativa. Tanto que está sendo iniciada a medição da velocidade do vento em nossa região, visando a futura implantação de um parque eólico.

Também no aniversário, ocorre a assinatura do contrato com a empresa que será responsável pelo projeto da Usina Eólica Harmonia.

Participe da live

A live será transmitida a partir das 14h através dos perfis da Certel no Facebook (facebook.com/certelcooperativa) e Youtube (youtube.com/certelcooperativa). Além das inovações a serem apresentadas e das homenagens de lideranças, também sorteio de vales-compras.

Integrando a comemoração, haverá o Festival Cultural Teutônia, com lives de cunho artístico nos dias 19 (18h30min), 20 (18h30min) e 21 (8h30min e 16h30min). A transmissão destas lives será pelo facebook.com/certelcooperativa, facebook.com/festivalculturalteutonia e youtube.com/popular969fm.

Agradecimento

O presidente, Erineo José Hennemann, ressalta que a comemoração é de um especial significado para todos os associados, clientes, funcionários, gestores, diretores, delegados, conselheiros administrativos e fiscais e fornecedores. Na visão dele, simboliza o esforço de muitas pessoas que já se engajaram em prol da Certel e, principalmente, daqueles que hoje atuam em benefício dela. “Nosso propósito é cooperar com o desenvolvimento social, econômico e ambiental das comunidades. Além de oferecer um atendimento respeitoso e ético, queremos nos manter cada vez mais próximos dos associados, que são a grande razão de existir da Certel. A cada uma das famílias associadas, queremos abraçar e transmitir o nosso muito obrigado”, assinala.

Fonte: Certel

Sicredi habilita jovens para o ingresso na carreira militar através da música

Sicredi habilita jovens para o ingresso na carreira militar através da música

Com o objetivo de promover uma melhoria na qualidade de vida de jovens e adolescentes da cidade, em situação de risco, a Escola de Música de Uruguaiana desenvolveu um projeto que foi contemplado pelo Sicredi, através do Programa Valor “S”, com o aporte financeiro de R$14.953,00 reais para apoiar na sua realização. 

A iniciativa é inédita e busca habilitar profissionalmente e culturalmente estes jovens para o ingresso na carreira militar como músicos, além de valorizar a mão-de-obra local, pois atualmente a região da Fronteira Oeste não possui um curso de capacitação semelhante a este projeto proposto. 

Entre os mais de 100 projetos que o Sicredi já aportou recurso financeiro, por meio do Programa Valor “S”, este projeto se enquadra nos pilares de: educação, cultura e empreendedorismo, sendo um dos requisitos de avalição do Programa. 


Sobre o Valor “S”

O Valor “S” é um programa da Sicredi Pampa Gaúcho que já disponibilizou mais de R$1,3 milhão para 111 projetos. Criado em 2018, tem como objetivo alavancar projetos que fomentam o empreendedorismo e auxiliam no desenvolvimento sustentável das entidades. Os recursos aportados no Valor “S”, são uma combinação do incremento dos depósitos na cooperativa e a geração de resultado.

São destinados 1% deste incremento, nas captações de poupança, previdência, LCA, fundos de investimentos e conta corrente, e tem como teto máximo, o valor de 2% do resultado da cooperativa. Sendo assim, quanto mais os associados investem na Cooperativa, maior será o retorno para as cidades de atuação: Manoel Viana, Quaraí, Alegrete, Rosário do Sul, São Gabriel, Cacequi, Santana do Livramento, Itaqui, Uruguaiana e Maçambará. 

Fonte: Comunicação Sicredi Pampa Gaúcho

Rastreabilidade agrícola apoiada por aplicativo de cadernos de campo

Rastreabilidade agrícola apoiada por aplicativo de cadernos de campo

A rastreabilidade da produção de uvas da Cooperativa Nova Aliança já é um processo consolidado, mas que ano após ano passa por melhorias e ajustes a fim de trazer aperfeiçoamentos para a Cooperativa e seus associados.

Neste sentido, dentro do processo da rastreabilidade da produção agrícola da Nova Aliança, algumas atividades são as mais importantes e fundamentais, as quais servem de base para o desenvolvimento do processo.

Entre os pontos está o mapeamento anual das áreas produtivas de uvas dos associados, que para a safra 2020/21 estão finalizados. Outra etapa importante e básica são os cadernos de campo, que trazem todas as informações dos registros das atividades de adubação, tratos culturais e aplicações de fungicidas, herbicidas e inseticidas nas áreas de vinhedos.

São muitas as informações que podem ser exploradas nos cadernos de campo pelos sócios e pela Cooperativa. Como exemplo, podemos citar a manutenção de um histórico de registros dos vinhedos, cálculos de custos de produção e viabilidade econômica das áreas produtivas, comparação de utilização de insumos entre os vinhedos e variedades, segurança para a Cooperativa do recebimento de frutas que receberam tratamentos de produtos com registro para a cultura da uva e que o período de carência na colheita foi respeitado.

Para a safra 2020/21 está previsto o uso de aproximadamente 2300 cadernos de campo para os vinhedos da Nova Aliança. Todos esses documentos durante a safra são recebidos aproximadamente 65 dias de safra, conforme chegam as cargas de uva nas quatro unidades de recebimento de uva da Nova Aliança. Todos esses cadernos de campo necessitam de inspeção de seu conteúdo e transmissão dos dados para sistema da Cooperativa.

O caderno de campo apresenta muitas informações, o que fez a Cooperativa desenvolver mecanismos de auxílio na coleta desses dados. Uma delas foi a formação de uma cooperação técnica com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Bento Gonçalves (IFRS) para migração de dados físicos para digitais. A outra ação para obter uma informação digital dos sócios surgiu através do desenvolvimento de um aplicativo para celulares dos associados, o NAmob, onde os cadernos de campo estão em formato digital.

Esse aplicativo desenvolvido na Nova Aliança já está sendo utilizado em 120 famílias cooperadas, com mais de 10 culturas e uma área de aproximadamente 700 hectares. O objetivo deste ano é aplicar a ferramenta já validada na safra 2019/20. Além de atender como caderno de campo digital e rastreabilidade para a cultura da uva nos vinhedos dos sócios, esse aplicativo foi preparado para auxiliar as demais culturas que o sócio possui com interesse de fazer cadernos de campo e rastreabilidade como, por exemplo, ameixa, pêssego, citros e caqui. Algumas dessas culturas comercializadas in natura já apresentam a necessidade de rastreabilidade por lei (Instrução Normativa Conjunta Nº 2 de 2018), e prevê-se que os sócios interessados no uso do aplicativo possam cumprir essa INC através dos relatórios gerados do aplicativo de cadernos de campo da Nova Aliança.

Conforme a cooperativa, os aprimoramentos nas atividades relacionadas à rastreabilidade agrícola estão sendo desenvolvidos e claramente trazem melhorias para os registros em cadernos de campo aos sócios e segurança de informações para a Cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Nova Aliança

Vinícola Aurora comemora 90 anos com crescimento de 26% nas vendas

Vinícola Aurora comemora 90 anos com crescimento de 26% nas vendas

Empresa chega à data consolidada como líder de mercado de vinhos finos, suco de uva e coolers, e com faturamento histórico de R$ 701 milhões. Em 2020, vendas de vinho fino representaram 40% do total comercializado pelas vinícolas brasileiras

A Vinícola Aurora completa 90 anos no dia 14 de fevereiro com motivos de sobra para comemorar. Líder de mercado em vinhos finos, em suco de uva e em coolers, a empresa fechou o ano de 2020 com crescimento de 26% nas vendas de todos os produtos na comparação com 2019 e com faturamento de R$ 701 milhões, o maior da história da empresa, resultado da comercialização de 81 milhões de litros.

No ano em que os brasileiros fizeram com que o consumo per capita de vinho aumentasse de menos de 2 litros para 2,8 litros, a Aurora vendeu 4,2 milhões de caixas do produto, somando vinho fino e de mesa, com destaque para o crescimento de 100% na comercialização de vinhos finos em relação a 2019, com a venda de 9,7 milhões de litros. Esse volume representa 40% do total de vinhos finos brasileiros comercializados em 2020 (24,2 milhões de litros).

Foram vendidas, ainda, 823 mil caixas de espumantes e 724 mil caixas de Keep Cooler. Confirmando a liderança na categoria de suco de uva integral, a cooperativa registrou a marca de 5,3 milhões de caixas da bebida, um aumento de 17% na comparação com o ano anterior.

As vendas para o mercado externo também mereceram destaque em 2020. Foram exportados 868,2 mil litros dos produtos da Aurora, somando vinhos, espumantes, sucos de uva e coolers, o que significa uma alta de 47,6% em relação ao ano anterior. As bebidas foram vendidas para 18 países. A China foi o principal destino, seguida por Holanda, Paraguai, Haiti, Estados Unidos e Japão.

Mas não são apenas os números que traduzem a trajetória de sucesso da Vinícola Aurora. Para o diretor superintendente, Hermínio Ficagna, é a dedicação das 1,1 mil famílias cooperadas, dos mais de 500 funcionários e também da direção da empresa a receita para a superação dos desafios impostos em 2020.

“A Aurora chega aos 90 anos podendo se orgulhar desta caminhada. O ano de 2020 provou que existem valores que vão além do resultado comercial, de negócios, mas que é fundamental termos empatia, valorizarmos as pessoas que fazem a história da nossa empresa. Muitas delas escreveram páginas importantes e chegamos ao capítulo dos 90 anos revigorados, reforçando esse espírito cooperativista, mas também focados nos avanços tecnológicos, na busca cada vez mais constante pelo aprimoramento dos nossos produtos e pelo estreitamento da relação da empresa com o consumidor”, sintetiza.

O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora (biênio 2020-2022) e viticultor associado à cooperativa, Renê Tonello, corrobora com o diretor superintende e complementa:

“A Aurora é feita de pessoas para pessoas. Somos uma verdadeira família, querendo sempre ajudar uns aos outros. Há associados que estão na quarta, quinta geração. Famílias que viram a Aurora nascer em 1931. Ver a empresa chegar aos 90 anos é motivo de orgulho para todos nós.”

A excelência manifestada pelos dirigentes resultou na conquista de 731 medalhas em concursos nacionais e internacionais chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que faz com que a Aurora seja a vinícola mais premiada do Brasil.

Para ilustrar a busca constante por novidades, a empresa lança, em média, cinco produtos por ano. A Aurora também investe na elaboração de vinhos de diferentes regiões produtoras e prepara outras novidades que chegarão à mesa dos consumidores ainda neste semestre.

“São produtos que expressam diferentes terroirs, que valorizam as variedades mais emblemáticas de cada região e que são voltados para os diferentes públicos e mercados. Teremos novos rótulos para os consumidores do suco de uva, novos produtos premium e também nos produtos de maior volume”, informa Ficagna. Entre as novidades que serão apresentadas no nonagenário da empresa está um vinho comemorativo, que deverá chegar ao mercado ainda no primeiro trimestre.

Em 2020, a Vinícola Aurora envasou mais de 80 milhões de litros entre todos os produtos, divididos em 220 itens que compõem o portfólio das 13 marcas. Atualmente, os vinhos, espumantes, sucos de uva, destilados e cooler estão em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideram o ranking de vendas da empresa.

Em função da pandemia da Covid-19 não será realizado evento em comemoração pelo aniversário da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora

Aberto o Ciclo 2021 do PDGC

Aberto o Ciclo 2021 do PDGC

O Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) está oficialmente aberto a partir desta segunda-feira (8/2). Com foco nos processos de gestão e governança das cooperativas, o novo sistema do PDGC traz atualizações importantes. Para preencher o questionário e fazer a autoavaliação da sua cooperativa, preparamos um tutorial para orientar o acesso ao novo sistema do PDGC.

O link de acesso ao Sistema de Governança e Gestão, o novo sistema do PDGC, pode ser acessado aqui. Com o objetivo de dirimir dúvidas e auxiliar as cooperativas sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizará no dia 25 de fevereiro, a partir das 14h, o Webinar de Preparação para o Ciclo 2021 do PDGC.

RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

Em 2020, o PDGC contou com 107 adesões de cooperativas gaúchas com diagnóstico finalizado. Para o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, esse número retrata a importância do PDGC e o envolvimento cada vez maior das cooperativas na busca do desenvolvimento sustentável de seus negócios.

“O PDGC é ferramenta indispensável no momento em que vivemos. É o diagnóstico da governança e da gestão que gera insumos para a melhoria contínua e sustentabilidade das nossas cooperativas, seja qual for o seu ramo, porte ou tempo de atuação”, ressalta o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros.

COMO PARTICIPAR

Ficou curioso sobre o PDGC e como o programa pode guiar sua cooperativa para a Excelência na Gestão? Então clique aqui e saiba mais!

PRÊMIO SOMOSCOOP EXCELÊNCIA EM GESTÃO

Tradicional no calendário cooperativista, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, realizado a cada dois anos pelo Sistema OCB desde 2013, chega a sua quinta edição em 2021. Ele representa o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. Mas atenção, as cooperativas que desejam participar do certame nacional em 2021 devem preencher o questionário do PDGC e se inscrever até 30 de abril.

Segundo levantamento da área finalística de Monitoramento do Sescoop/RS, o Rio Grande do Sul já coleciona 17 troféus, com cinco cooperativas do Estado entre as vencedoras da última edição, realizada em 2019.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o Ciclo 2021 do PDGC e o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, entre em contato com o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

FIQUE POR DENTRO

Acompanhe as atualizações sobre esse e outros temas em nosso site e redes sociais. Assine também a newsletter O Interior Cooperativo e passe a receber as principais notícias da semana do cooperativismo gaúcho! Basta acessar o site http://www.sescooprs.coop.br/contato/, preencher os dados e selecionar o setor de Comunicação.

Sicredi chega à marca de 2 mil agências no Brasil

Acompanhando o avanço do cooperativismo de crédito pelo Brasil, que já conta com mais de 11 milhões de adeptos, segundo o Banco Central, o Sicredi, instituição financeira cooperativa, alcançou a marca de duas mil agências no país. Em 2020 foram inauguradas 150 unidades, com destaque para expansão em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Amazonas e Paraíba, e a previsão é que ao longo do ano sejam inauguradas mais de 250, com um investimento superior a R$ 200 milhões. Municípios do Espírito Santo, estado onde o Sicredi ainda não está presente fisicamente, devem passar a contar com agências do Sicredi a partir deste ano.

Hoje, o Sicredi tem mais de 4,5 milhões de associados e está presente em 23 estados e no Distrito Federal. Presente em mais de 1.400 municípios do país, em mais de 200 cidades é a única instituição financeira fisicamente presente. A atuação em grandes centros urbanos e em regiões mais remotas tem permitido ao Sicredi fomentar competitividade no sistema financeiro nacional e, ao mesmo tempo, promover a inclusão financeira, um dos principais desafios da atualidade no Brasil.

“Somos uma sociedade de pessoas e não de capital. No Sicredi, os associados são os verdadeiros donos do negócio, participando dos resultados e nos ajudando a tomar decisões com o seu poder de voto. Nosso objetivo é transformar comunidades onde estamos presentes, captando recursos e emprestando à associados da mesma região, estimulando geração de renda e o desenvolvimento econômico local. Um ciclo que tem contribuído, há 118 anos, para gerar prosperidade nas localidades do Brasil”, explica Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar) e integrante do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU).

O impacto positivo da atuação das cooperativas de crédito tem sido objeto de estudos, que buscaram mostrar, por meio de dados, como o segmento consegue atuar em pequenos municípios e os benefícios econômicos que resultam da presença nessas cidades. Um deles é a pesquisa “Benefícios do Cooperativismo de Crédito: impacto sobre a bancarização”, realizada pelo professor Juliano Assunção, que cruzou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do próprio Sicredi, mostrando que as cooperativas de crédito têm a capacidade de prover serviços financeiros em regiões mais isoladas e rurais quando comparadas aos bancos tradicionais. Enquanto os bancos têm, em média, um limite mínimo de 8 mil habitantes para viabilizar a chegada de uma agência a determinado município, uma cooperativa como as do Sicredi consegue operar em cidades a partir de 2,3 mil habitantes. O outro estudo, “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017, cruzando com informações do IBGE. A pesquisa chegou à conclusão que o cooperativismo de crédito incrementa PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal, além de aumentar o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portando, o empreendedorismo local.

“O relacionamento mais próximo, característica predominante no cooperativismo de crédito, nos permite conhecer melhor os associados, suas reais necessidades e das regiões onde eles vivem. É daí que vem a nossa capilaridade, nossa capacidade de alavancar o crescimento econômico local e oferecer soluções financeiras adequadas à realidade dos associados”, afirma Dasenbrock.

De acordo com o dirigente, o projeto de expansão do Sicredi busca unir o aumento da presença física ao investimento em soluções digitais. “O conceito que trabalhamos é o ‘fisital’, no qual as soluções digitais apoiam o relacionamento físico e acreditamos que essa é a formula para manter o nosso diferencial ao mesmo tempo que proporcionamos a conveniência que a tecnologia proporciona aos nossos associados. Hoje nós disponibilizamos todos os tipos de recursos digitais no atendimento, tendo, inclusive, um dos aplicativos mais bem avaliados no sistema financeiro nacional, mas sabemos o quanto estar perto dos associados é fundamental para que possamos atendê-los da melhor forma”, explica.

Banco Central inicia primeira fase do open banking

Banco Central inicia primeira fase do open banking

O compartilhamento de dados bancários para melhorar a oferta de serviços financeiros teve início nesta segunda-feira (01/02). O Banco Central (BC) lançou a primeira fase do open banking.

Por meio do open banking, os clientes terão o poder sobre as informações levantadas pelas instituições financeiras, como dados cadastrais e histórico de transações. De posse desses dados, os clientes poderão procurar outros bancos e incentivar a competição por serviços e crédito mais barato e de melhor qualidade.

A primeira fase do programa começaria a vigorar no fim de novembro, mas foi adiada para este mês a pedido das instituições financeiras. Elas alegaram que estavam com os serviços tecnológicos comprometidos com a pandemia de covid-19, que aumentou as transações eletrônicas, o pagamento do auxílio emergencial, a implementação do Pix, sistema de pagamentos instantâneos, e o registro de recebíveis de cartões.

O cronograma do open banking tem quatro etapas e também sofreu ajustes. A segunda fase passou de 31 de maio para 15 de julho. A terceira foi mantida para 30 de agosto. A quarta e última fase foi transferida de 25 de outubro para 15 de dezembro. Na etapa final, as instituições financeiras poderão trocar informações entre si para oferecer produtos personalizados a cada cliente.

No anúncio do adiamento da primeira fase, no fim de novembro, o consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Mardilson Fernandes Queiroz, afirmou que o open banking mudará a lógica de funcionamento do sistema financeiro. Ele enumerou três vantagens, como a oferta de produtos com juros mais adequados a cada cliente, o aumento da concorrência e a inclusão de brasileiros no sistema bancário.

Queiroz ressaltou que países como o Reino Unido levaram pelo menos cinco anos para adotar o open banking. O técnico do BC, no entanto, reiterou que as quatro etapas serão concluídas em 2021, com a possibilidade de inclusão de produtos e serviços nos anos seguintes, como ocorre com o internet banking e o Pix.

Fonte: Agência Brasil com adaptação da MundoCoop

Unicred Porto Alegre oferece linha de crédito estudantil para alunos de Medicina

Unicred Porto Alegre oferece linha de crédito estudantil para alunos de Medicina

A Unicred Porto Alegre está oferecendo apoio financeiro exclusivo para alunos de medicina, por meio da linha de crédito estudantil semestral com as menores taxas do mercado.

O financiamento pode ser solicitado em qualquer semestre do curso de acordo com os pagamentos junto às instituições de ensino. Caso o aluno contrate o crédito no início da sua jornada acadêmica, terá o dobro do tempo para efetuar o pagamento dos seus estudos, podendo ter seu curso financiado em até 100%.

Os alunos poderão ainda negociar descontos diretamente com as universidades para liquidação integral pelo período​, visto que o crédito permite o pagamento integral adiantado. Neste primeiro momento, os financiamentos serão destinados aos alunos associados à cooperativa, matriculados nos cursos de graduação de Medicina.

Na próxima segunda-feira, 08, ​uma live será transmitida pelo app Uni4Life da Unicred Porto Alegre. A ideia é tirar dúvidas e levar mais informações sobre o crédito estudantil aos interessados, promovendo cada vez mais acesso à graduação de Medicina, à Saúde e à vida, especialmente em tempos de pandemia.  

Para se inscrever na live o app Uni4Life deve ser baixado na loja de aplicativos do celular. 

Unicred Região da Campanha entra na rota de eletropostos no Rio Grande do Sul

Unicred Região da Campanha entra na rota de eletropostos no Rio Grande do Sul

Desde o dia 18 de janeiro está funcionando o primeiro posto de abastecimento para veículos elétricos na cidade de Sant'Ana do Livramento. Este primeiro eletroposto integra a proposta inovadora da Unicred Região da Campanha de formar uma rota com estações de carregamento rápido para veículos elétricos em suas unidades nas cidades de Sant'Ana do Livramento, Dom Pedrito e Bagé.

O autoposto está disponível para todos aqueles que possuam carros elétricos ou híbridos e que desejam abastecer o seu veículo. Não haverá cobrança pelo abastecimento, que poderá ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. A energia elétrica do eletroposto é gerada pelas 68 placas solares instaladas na unidade, que produzem 5.900 kWp (quilowatt pico). O posto fica localizado na Rua Sete de Setembro, 154, em Sant'Ana do Livramento.

"Reconhecemos a importância de garantir o desenvolvimento sustentável na nossa região e a Unicred apoia e incentiva práticas que pensem no bem coletivo. Atualmente nossas agências possuem placas solares e alguns jardins verticais, além disso, realizamos sorteios de patinetes elétricos e, agora, começamos a instalar os eletropostos. Um dos nossos compromissos com a comunidade é a atuação sistêmica e crescimento sustentável com responsabilidade social e ambiental", afirma o presidente da Unicred Região da Campanha, Marco Aurélio Righi.

Sobre Unicred RS

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 12 cooperativas e 76 pontos de atendimento que representam 61,8 mil cooperados, R$ 4,1 bilhões de ativos e R$ 2,2 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.

Fonte: Grupo Aplateia

Cresol chega a R$ 12,9 bi em ativos e tem resultado financeiro recorde

Cresol chega a R$ 12,9 bi em ativos e tem resultado financeiro recorde

Em 2020, a Cresol completou 25 anos e alcançou números históricos. O Sistema chegou à marca de R$ 12,9 bilhões em ativos – crescimento de 43% em relação a 2019 -, além de um resultado financeiro recorde: R$ 187,9 milhões, quase 40% a mais que o ano anterior.

A Cresol atingiu as conquistas mesmo em meio ao cenário de incertezas da pandemia do novo Coronavírus em 2020 e comprovou a solidez do Sistema. Com o fortalecimento no relacionamento, agora são 620 mil famílias cooperadas, atendidas em 615 agências e espalhadas em 17 estados.

Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri valorizou o crescimento e agradeceu o esforço dos quase 5 mil colaboradores do Sistema.

“Atingimos uma marca relevante de crescimento, o que demonstra a força e a solidez do Sistema Cresol, mesmo com um ano atípico em função da pandemia. Obtivemos esses indicadores importantes, então cabe o agradecimento às Centrais, às Cooperativas, todos os profissionais envolvidos, porque cada um contribuiu para atingirmos esses números. Isso nos impõe importantes desafios para mantermos esse crescimento, com solidez, visando atender a demanda do nosso cooperado e coerente com nossos valores, princípios e nossa visão de futuro”, salientou Magri.

Os números da Cresol em 2020

Cooperados: 620.000

Agências: 615

Ativos totais: R$ 12,9 bilhões

Depósitos totais: R$ 5,5 bilhões

Patrimônio de referência: R$ 1, 6 bilhão

Carteira total: R$ 9,6 bilhões

Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação, destacou a trajetória da Cresol ao longo dos 25 anos, com conquistas expressivas e a perspectiva de manter o crescimento ao longo de 2021. “Desde que a Cresol abriu suas portas tivemos pessoas que se engajaram por um propósito, e hoje, quando olhamos para trás, sentimos orgulho pela contribuição que tivemos na vida de muitas pessoas, dos colaboradores e cooperados, que fizeram da Cresol este sistema sólido, que hoje é referência entre as principais instituições financeiras cooperativas. Para o próximo ano temos a certeza que alcançaremos ótimos resultados e continuaremos crescendo, proporcionando soluções financeiras competitivas e garantindo a proximidade com nossos cooperados”, finalizou Michelon.

Fonte: Cresol

Máquinas de cartões do Sicredi contam com o Pix para receber pagamentos

Máquinas de cartões do Sicredi contam com o Pix para receber pagamentos

O Sicredi ampliou o Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, para suas máquinas de cartões como mais uma opção de recebimentos para os seus associados. O serviço está disponível desde 25 de janeiro. As máquinas de cartões do Sicredi já são utilizadas por mais de 180 mil associados microempreendedores individuais (MEI), pessoas jurídicas (PJ) e pessoas físicas (PF) e ajudam a desenvolver economicamente as regiões onde a instituição está presente.

O Pix permite pagar, receber e transferir valores a qualquer hora do dia, inclusive nos fins de semana. “A solução reforça nosso compromisso de oferecer mais facilidade, controle e organização financeira para o associado, que passa a contar com mais uma alternativa de recebimento, tornando nossa máquina de cartões ainda mais completa”, diz Cidmar Stoffel, diretor executivo de Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi.

O Sicredi iniciou a operação com o Pix em novembro de 2020 e todos os associados podem cadastrar chaves Pix (CPF/CNPJ, e-mail, celular ou chave aleatória) pelo aplicativo da instituição para utilizarem a ferramenta. O Pix não é um aplicativo e sim uma solução e também está presente no Woop Sicredi, a conta 100% digital do Sicredi.

Saiba mais sobre a solução de recebimento via Pix no Sicredi em www.sicredi.com.br/pixpj e sobre as máquinas de cartões do Sicredi em www.sicredi.com.br/sites/maquinadecartoes.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Fonte: Sicredi

Ciclo 2021 do PDGC terá início em 8 de fevereiro

Ciclo 2021 do PDGC terá início em 8 de fevereiro

O Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) vem aí e já pode ser colocado na agenda de sua cooperativa. A partir de 8 de fevereiro, as cooperativas podem iniciar o preenchimento do questionário, acessando o site www.pdgc.somoscooperativismo.coop.br. Para as coops que já participaram nos anos anteriores, basta acessar com o login e a senha já cadastrados.

Com o objetivo de orientar e auxiliar as cooperativas sobre o PDGC, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS prepara ações para o acompanhamento contínuo das cooperativas que aderem ao programa, entre elas, a live de lançamento do PDGC no Rio Grande do Sul e capacitações. Em 2020, o PDGC contou com 107 adesões de cooperativas gaúchas com diagnóstico finalizado.

“O PDGC é ferramenta indispensável no momento em que vivemos. É o diagnóstico da governança e da gestão que gera insumos para a melhoria contínua e sustentabilidade das nossas cooperativas, seja qual for o seu ramo, porte ou tempo de atuação”, ressalta o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros.

COMO PARTICIPAR

Ficou curioso sobre o PDGC e como o programa pode guiar sua cooperativa para a Excelência na Gestão? Então clique aqui e saiba mais!

PRÊMIO SOMOSCOOP EXCELÊNCIA EM GESTÃO

Tradicional no calendário cooperativista, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, realizado a cada dois anos pelo Sistema OCB desde 2013, chega a sua quinta edição em 2021. Ele representa o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. Mas atenção, as cooperativas que desejam participar do certame nacional em 2021 devem preencher o questionário do PDGC e se inscrever até 30 de abril.

Segundo levantamento da área finalística de Monitoramento do Sescoop/RS, o Rio Grande do Sul já coleciona 17 troféus, com cinco cooperativas do Estado entre as vencedoras da última edição, realizada em 2019.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o Ciclo 2021 do PDGC e o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, entre em contato com o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

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Certel utiliza drone para viabilizar rede trifásica em Canudos do Vale

Certel utiliza drone para viabilizar rede trifásica em Canudos do Vale

A comprovação de que a Certel se dedica para manter a qualidade na distribuição de energia elétrica aos seus mais de 70 mil associados se verifica nas mais diversas localidades. Um bom exemplo é Araguari, no município de Canudos do Vale, onde a Cooperativa realizou a transformação de sistema monofásico para trifásico. São quatro quilômetros de rede que, agora, potencializam o desenvolvimento agropecuário. A obra compreendeu também a instalação de 21 postes de concreto e quatro transformadores.

Segundo o supervisor de construção e manutenção de redes até 138 kV da Certel, Nilson Daniel Pires, o apoio da tecnologia contribuiu significativamente para a realização deste serviço, numa região considerada montanhosa e de difícil acesso. “Com um drone, efetuamos o lançamento de cabos, evitando a retirada de 50 árvores nativas, o que ocasionaria uma reposição florestal obrigatória de aproximadamente 750 mudas de árvores”, relata.

O projetista de redes de distribuição, Michael Daniel Thies, observa que, considerando-se levantamento, licenciamento, abates, reflorestamento, acompanhamento e relatórios, a utilização do drone simbolizou uma economia de aproximadamente R$ 6 mil para a Cooperativa, além de todo o impacto ambiental e risco aos colaboradores que foram evitados. “Nossas equipes são muito bem capacitadas e se engajam diariamente para levar a melhor energia a todo o quadro social, e a tecnologia também acaba favorecendo esses trabalhos fundamentais”, salienta.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Certel

Foto: Gabriela Santos

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