Os 35 jovens, integrantes do programa Somos Líderes, deram sequência ao quinto e último módulo da iniciativa, capitaneada pelo Sescoop, nesta quinta-feira (3). Depois de aprofundar o conhecimento em áreas como liderança e inovação no contexto cooperativista, os jovens estão estudando três assuntos: política, democracia e comunicação e comportamento assertivo.
A ideia é que as discussões contribuam com a formação de um perfil de liderança no contexto político. O grupo precisa compreender o que é política e como interferir nela, por meio da participação e atuação na própria esfera política. Também é necessário entender como a democracia foi se transformando ao longo do tempo e quais as estratégias mais contemporâneas de participação política do estado brasileiro.
Por fim, o objetivo deste módulo também é discutir sobre as formas de comunicação e comportamento assertivo, situando como essa habilidade é fundamental para liderar pessoas e organizações, principalmente para negociar e construir consensos na esfera política.
SAIBA MAIS
Voltado a pessoas com idades entre 21 e 35 anos, o programa tem por objetivo preparar o jovem para ser uma liderança do cooperativismo, com uma visão prática da realidade do dia a dia a partir de diversas perspectivas sobre o que é ser líder no contexto no qual vivemos e iremos viver. Toda a metodologia é preparada pelo Sescoop, em parceria com a empresa de consultoria HSM. No total, o programa Somos Líderes possui uma carga horária de 220 horas/aula.
BREVE HISTÓRICO
Em 2019, o Sescoop assumiu a responsabilidade de contribuir com a renovação do Sistema Cooperativista Nacional, ao propor a formação de novos líderes para o cooperativismo. Dentro desse contexto, foi desenvolvido o Programa Somos Líderes, que selecionou de forma criteriosa jovens de 21 a 35 anos em todo o Brasil, num universo de 1538 inscritos em todo o país.
Foram quatro momentos de capacitação presencial, de forma itinerante:
· Recife – Liderança e Tendências de Inovação
· Chapecó – Liderança no Contexto Cooperativista
· São Paulo - Liderança no Contexto Organizacional
· Belo Horizonte - Liderança no Contexto Social
· Brasília (modalidade EaD) - Liderança no Contexto Político
Os jovens realizaram visitas técnicas no Porto Digital, em Recife, e na Aurora, em Chapecó. Em São Paulo foram duas visitas: na Natura e na cooperativa YouGreen, de reciclagem de lixo. Em Belo Horizonte os jovens visitaram a construtora MVR para observarem as práticas de sustentabilidade.
MISSÃO
Para o presidente do Conselho Nacional do Sescoop, Márcio Lopes de Freitas, os selecionados têm uma missão muito importante. “Esperamos que os jovens formados se tornem vozes atuantes e bem preparadas para estarem à frente não só de suas cooperativas, mas de qualquer outro ambiente seja ele político, institucional ou corporativo e com destacada atuação”, comenta Márcio Freitas.
Para ele, dessa forma, os princípios do cooperativismo poderão ser disseminados em todos os lugares, fortalecendo assim o papel desse modelo de negócio em todo o País. “Há mais de 20 anos, o Sescoop acompanha de perto as cooperativas em todas as regiões do País com a missão de promover a cultura cooperativista e o aperfeiçoamento da gestão para o desenvolvimento do setor. A atuação da instituição tem o desenvolvimento humano como principal foco, a partir do qual busca contribuir para a autogestão das cooperativas, garantindo maior competitividade e atendimento aos interesses dos cooperados”, conclui a liderança.
PRÓXIMO GRUPO
De acordo com o Sescoop, a formação de um segundo grupo de jovens para o programa já está sendo planejada.
Fonte: Sistema OCB
Negócios
Promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. Esse é o principal objetivo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que está com o ciclo 2020 aberto para as cooperativas participarem. Pensando em aperfeiçoar ainda mais a gestão e a governança das cooperativas brasileiras, por meio de um processo de diagnóstico e capacitação em ciclos contínuos, o Sistema OCB lançou uma série de webinários, a jornada “Caminho para a Excelência”.
Serão sete encontros quinzenais, totalmente on-line e gratuitos. As conversas serão com especialistas e lideranças de cooperativas indicando os melhores passos para um desenvolvimento sustentável. O primeiro será no dia 16 de setembro, às 15h, sobre como ter um bom Planejamento Estratégico e qual o impacto disso no dia a dia da cooperativa.
Conheça o Caminho para a Excelência:
Os conteúdos da série vão abordar temas de gestão atuais e relevantes para o cenário atual e apresentarão como o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) pode auxiliar as cooperativas em busca da excelência. “Essa iniciativa vai estimular a manutenção, permanência e adesão das cooperativas [ao programa], valorizando cada vez mais a melhoria contínua da gestão e da governança. Cabe a nós enquanto Sistema o protagonismo para deixar esse legado ao cooperativismo”, destacou Nóbile.
Confira abaixo a agenda dos encontros:
16/09 – MAPA: Planejamento Estratégico
30/09 – TERRENO: Gestão Estratégica
14/10 – BÚSSOLA: Gestão por Resultados
28/10 – DIREÇÃO: Governança, Riscos e Compliance
11/11 – ROTAS: Modelo de Negócio
25/11 – DIÁRIO DE BORDO: Vendas e Relacionamento
09/12 – LEGADO: Oportunidades e Desafios
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas para todos os encontros no link: https://bit.ly/3hy8viu
Negócios
Em continuidade ao Programa de Autogestão do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, o setor de Monitoramento realizou reuniões virtuais durante os meses de junho, julho e agosto com 31 cooperativas e participação da FecoAgro/RS e da Fecovinho. Os encontros marcaram as entregas de devolutivas do Programa de Autogestão, com o objetivo de apresentar e discutir a situação econômico-financeira de cada cooperativa, por meio de indicadores e comparativos, visando assegurar a qualidade da gestão, credibilidade perante terceiros, transparência perante o quadro social e, principalmente, a solidificação do sistema cooperativista.
O superintendente Gerson José Lauermann e o gerente de Monitoramento do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, José Máximo Daronco, acompanhados dos gerentes de Promoção Social e Formação Profissional do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos e Helio Loureiro de Oliveira, respectivamente, técnicos do Sistema, dirigentes e executivos de cooperativas e das federações participaram dos encontros virtuais, que envolveram entregas de devolutivas às cooperativas: Languiru, Cotriel, Cotrijuc, Cotribá, Coagrisol, Cotrijal, Cotripal, Camal, Cotrisal, Cotrisel, Coopatrigo, Camnpal, Cotrisul, CCGL, Cotricampo, Agropan, Cotrimaio, Comtul, Coopermil, Coasa, Cotrirosa, Cotrisoja, Cotapel, Cotrifred, Caal, Coagril, Cooperativa Vinícola Garibaldi, Nova Aliança, Cooprado, Cooperativa Vinícola Aurora e Vinícola São João, com a participação da FecoAgro/RS e da Fecovinho.
Sobre as devolutivas
As devolutivas cumprem uma etapa importante do Programa de Autogestão, que segue os eixos de atuação do Sescoop/RS: Identidade, Desempenho, e Gestão e Governança. Através do Programa de Desenvolvimento Econômico-Financeiro (GDA), que integra o eixo Desempenho, é realizado o acompanhamento mensal dos dados econômicos e financeiros da cooperativa. Esses dados são contextualizados com as condições setoriais e macroeconômicas a que estão sujeitas as cooperativas, de acordo com seus segmentos de atuação, além de realizar o comparativo entre os grupos de cooperativas semelhantes. Desta forma, há maior transparência na instituição e oportunidade de atuação de forma sistêmica para a otimização de resultados.
O processamento desses dados gera indicadores que facilitam o acompanhamento dos resultados da cooperativa e de seus empregados, contribuindo com o processo de tomada de decisões. Além disso, a entrega das devolutivas identifica oportunidades de melhoria no desenvolvimento humano e organizacional.
Negócios
Um café com a imprensa marcou o início da parceria de cooperação entre a Cooperativa Agrícola Mista Aceguá Ltda (Camal) e Cotrijuc – Cooperativa Agropecuária Júlio de Castilhos. O evento realizado na manhã da última sexta-feira, 28 de agosto, contou com a presença das direções das cooperativas e das empresas de comunicação, um público reduzido devido as restrições impostas pela pandemia do coronavírus.
As cooperativas agropecuárias irão comercializar, juntas, insumos agrícolas através de um modelo de parceria com profissional a campo levando informação técnica, suporte a novas tecnologias com apoio da Rede Técnica Cooperativa (RTC) para atender os associados. Também atuarão unidas na comercialização de grãos. Este ato é fruto de tratativas que estão acontecendo há alguns meses e que primam pelo bom relacionamento e fortalecimento do cooperativismo nas regiões onde ambas as cooperativas atuam. As atividades já estão em operação neste modelo desde o início da semana passada.
Para o presidente da Camal, Sieghard Ott, por meio da parceria buscou-se a melhoria dos negócios e o fortalecimento da marca da cooperação nos municípios onde as cooperativas estão presentes.
O presidente da Cotrijuc, Caio Vianna, considera o momento de fortalecimento do cooperativismo. “Estamos alegres em estreitar o relacionamento com a Camal. Esta parceria reforça a importância da intercooperação. Mostramos o quanto o cooperativismo está unido e focado em gerar desenvolvimento econômico e social”, enfatizou o dirigente.
Os cooperados, tanto da Camal como da Cotrijuc, obtêm ganhos, pois ao somar esforços as duas organizações potencializam seu relacionamento e oferta de soluções voltadas a atender o quadro social.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Cotrijuc e Camal
Negócios
Com o objetivo de fomentar a sustentabilidade entre feirantes e consumidores, a Sicredi Vale do Rio Pardo entregou na última terça-feira, 25 de agosto, Dia do Feirante, 80 sacolas retornáveis para a feira orgânica do Bairro Santo Inácio, na praça Hainsi Gralow, em Santa Cruz do Sul. A parceria faz parte da campanha sistêmica do Sicredi Eu Coopero com a Economia Local, bem como é uma forma de valorizar a agricultura familiar e incentivar o consumo de produtos saudáveis.
Para o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry, ao ser parceiro dos feirantes e consumidores, a cooperativa cumpre a sua missão e função social, de participar para o desenvolvimento da região. “Percebemos que produção de alimentos de boa qualidade, que são ofertados aos consumidores, é uma excelente relação entre o campo e a cidade. E através desta ação sustentável, estamos contribuindo para que estas formas de organização e de relacionamentos de negócios se fortaleçam na nossa região”, destacou.
De acordo com o produtor rural, Mauro Linhares Alves, que falou em nome do grupo de sete feirantes, o trabalho com produção orgânica tem tudo a ver com o meio ambiente, com cuidar do planeta. “Estamos fazendo o máximo para evitar sacolas plásticas e, desta forma, trabalhando as sacolas retornáveis”, destacou. Ele ainda contou que já estavam utilizando sacolas reaproveitáveis que foram adquiridas pelo grupo, mas, devido ao custo, ficava mais difícil. “A ajuda do Sicredi nos fortaleceu muito e com certeza vão vir outras parcerias”, salientou Alves.
O feirante explicou que as sacolas retornáveis serão distribuídas tanto na feira orgânica do Santo Inácio, terças e sábados de manhã, quanto nas entregas realizadas nos mesmos dias. “Queremos fazer tudo retornável”, ressaltou. Ele ainda contou que nas sacolas têm um código QR Code para a realização de pedidos diretamente no número de telefone do grupo, uma das ideias que a Sicredi Vale do Rio Pardo vem desenvolvendo junto aos feirantes. “Essa é a parte mais legal, é aquela ajuda que muitas vezes nós produtores não conseguimos parar para pensar em tudo. Esse apoio é fundamental", comentou Alves, que também falou sobre o apoio da Prefeitura.
Sacolas
Conforme o analista de Programas Sociais da Cooperativa, Jeferson Klunk, as sacolas retornáveis entregues aos feirantes são produzidas pelo grupo de artesãs Uma Nova Semente, iniciativa sustentável desenvolvida no projeto Grupo das Marias, de Vera Cruz, em parceria com a Sicredi Vale do Rio Pardo, que repassa banners antigos para a confecção dos produtos. “É uma forma de reaproveitamento do nosso material publicitário, deixando assim, de gerar menos resíduos no meio ambiente”, destacou. Cada peça tem o custo de R$ 10,00, em que o valor é dividido em duas partes, uma para quem costura e a outra para atividades coletivas do grupo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Sicredi Vale do Rio Pardo
Negócios
Um novo comitê estabelecido pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito ( Woccu ) identificará as melhores práticas e estratégias para as cooperativas de crédito em todo o mundo em sua resposta à pandemia Covid-19.
O Comitê de Resposta da Covid-19 fornecerá consultoria sobre defesa, apoio aos membros, digitalização, apoio à comunidade e continuidade dos negócios. Será presidido por Younsik Kim, diretor do conselho da Woccu e presidente e presidente da Federação Nacional de Cooperativas de Crédito da Coréia (NACUFOK). Sua federação, NACUFOK, forneceu serviços de apoio a empréstimos e doou US $ 1,76 milhão e 200.000 máscaras para associações de crédito membros.
Ele disse: “O sistema coreano de cooperativas de crédito está comprometido em manter os membros e funcionários seguros, garantindo que eles possam se adaptar e responder aos impactos econômicos da pandemia. Também estamos empenhados em ajudar as cooperativas de crédito em todo o mundo a conceber uma estratégia abrangente para não apenas sobreviver a esta crise, mas também prosperar no futuro ”.
Os outros membros do comitê são os diretores do conselho de Woccu Martha Durdin do Canadá, Charles Murphy da Irlanda e o presidente do conselho Rafał Matusiak da Polônia; Greg Michlig, diretor de engajamento, Credit Union National Association (EUA); Elenita San Roque, CEO, Confederação Asiática de Cooperativas de Crédito; George Ombado, CEO, Confederação Africana de Cooperativas de Poupança e Crédito; e Adrian Rodriguez, CEO, Federação de Cooperativas de Poupança e Crédito da Costa Rica.
O novo comitê sediará uma série de webinars bimestrais a partir de 17 de setembro. O primeiro webinar da série apresentará uma apresentação sobre o estado atual da Covid-19 e uma perspectiva global sobre as perspectivas da pandemia por Dongil Ahn, professor visitante da Escola de Graduação em Saúde Pública da Universidade Yeonsei e ex-representante da OMS no Camboja e Lao PDR. Os participantes também ouvirão Goosoon Kwon, professor de cooperação para o desenvolvimento global na Seoul Cyber University, que irá explorar o trabalho internacional presente e futuro relacionado ao vírus.
Mais informações sobre o webinar estarão disponíveis na página de recursos Covid-19 de Woccu.
Fonte: Coop News
Negócios
A Aliança Cooperativa Internacional, celebrou no dia 19 de agosto de 2020 seu 125° aniversário, mostrando longevidade e força.
E para comemorar este aniversário, a ACI preparou materiais especificamente para este dia. Vários cooperativistas e historiadores compartilham considerações importantes que todos poderão ver no site da ACI (https://www.ica.coop/es).
Evolução A conquista da criação da ACI há 125 anos e a força contínua do modelo cooperativo são uma prova de sua relevância e da contribuição das cooperativas para seus associados, suas famílias e comunidades, e para a sociedade em geral em todo o mundo. O movimento cooperativo e a ACI conseguiram sobreviver e crescer durante a grande depressão econômica, os regimes fascista e nazista, as tragédias de duas guerras mundiais, as altas tensões da guerra fria e a corrida armamentista, crimes contra a humanidade durante os conflitos internos, as pressões para se conformar apenas com o lucro, bem como as muitas crises e desafios que os acompanham.
A ACI hoje representa 315 organizações membros em 111 países, mais do que em qualquer outra época em 125 anos. Desde a revolução industrial até hoje, as cooperativas têm sido economicamente sustentáveis em todos os setores da economia e continuam a responder às necessidades humanas fundamentais e em evolução.
Novas formas e tipos de cooperativas estão continuamente sendo inventados, como fez a cooperativa Rochdale Pioneers original, com inovações surpreendentes. Cooperativas sociais, um experimento extremamente valioso, foram criadas na Itália no final dos anos 70 e agora estão se espalhando pelo mundo. Recentemente, surgiram cooperativas de trabalhadores independentes, cooperativas comunitárias, cooperativas de energia renovável, cooperativas de alimentos e vários tipos de cooperativas e plataformas de múltiplas partes interessadas como modelos cooperativos inovadores e bem-sucedidos. É natural que novas formas de cooperativas continuem a surgir à medida que as necessidades socioeconômicas dos seres humanos evoluem e as aspirações se manifestam em uma vontade comum de tornar este mundo um lugar melhor.
O futuro das cooperativas O modelo cooperativo, longe de estar desatualizado, é cada vez mais inovador e dinâmico, o que parece brotar continuamente do 5º princípio cooperativo, de educação, treinamento e informação, de membros, funcionários, comunidades e o público em geral, mas também jovens, mulheres e grupos vulneráveis em todas as sociedades do mundo.
Com o surgimento de novas tecnologias e a liderança dos jovens em questões globais, vemos um interesse crescente e vibrante pelo modelo cooperativo, em todo o mundo. Isso foi particularmente observável durante o recente Fórum Cooperativo Mundial da Juventude, realizado em fevereiro de 2020 na Malásia, que também foi um ótimo exercício de aprendizagem mútua.
Os jovens, como cidadãos do mundo, estão cada vez mais determinados a levantar ativamente a questão das crises ambientais e os efeitos das mudanças climáticas, bem como a necessidade de enfrentar a desigualdade e a discriminação. O modelo cooperativo continua a ser cada vez mais relevante graças aos jovens cooperados, que oferecem um dos mais importantes canais de organização democrática e garantem a satisfação e gestão sustentável das suas necessidades econômicas, sociais, culturais e ambientais.
Fonte: EasyCoop com informações da ACI.
Negócios
O Sistema Ocergs promoveu na tarde desta sexta-feira (21/8) a Live do Ramo Crédito, que contou com a participação de representantes de instituições financeiras do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). O evento tratou do tema “Soluções digitais e Intercooperação” e debateu sobre os desafios e oportunidades para o setor, principalmente em virtude do contexto econômico e social trazido pela pandemia da Covid-19.
INTERCOOPERAÇÃO
O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, falou sobre a necessidade de se reinventar em função do impacto da pandemia. O dirigente afirmou que o caminho que as cooperativas percorrem deve exigir mais integração e intercooperação entre o ramo Crédito e outros setores, fortalecendo parcerias que sirvam de ambientes de negócios para o desenvolvimento regional. Perius destacou o crescimento de 13,5 % nas sobras apuradas pelas cooperativas de Crédito gaúchas no exercício de 2019, registrando R$ 1,4 bilhão.
VALORIZAÇÃO DO ASSOCIADO
O diretor da Ocergs, Fernando Dall’Agnese, contextualizou a dimensão do movimento cooperativo no mundo e no Brasil. Com mais de 600 milhões de associados e presente em mais de 100 países no mundo, o cooperativismo de Crédito está inserido na maioria dos municípios do Brasil, fomentando a economia do País e ajudando a financiar projetos de vida dos associados. “O cooperativismo de Crédito promove o desenvolvimento econômico, social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, afirmou. Para o diretor da Ocergs, nos momentos de crise as cooperativas de Crédito buscam cada vez mais olhar para os seus associados, justamente pelo DNA do cooperativismo, que é formado por uma sociedade de pessoas que buscam se ajudar mutualmente. Dall’Agnese comentou da importância de voltar o olhar para parcerias que fortaleçam a intercooperação, reduzindo os custos para os associados e fortalecendo o ramo e o cooperativismo como um todo.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
O vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port, destacou o processo de transformação digital pelo qual o Sicredi passou, que começou em 2015 e tem estimativa de conclusão até 2023. “Não estamos falando apenas de tecnologia, mas sim de deixar a tecnologia e todos os processos menos burocráticos. Queremos que a tecnologia esteja a nosso dispor e não nós trabalhando para a tecnologia. Esse é um grande desafio que nós temos e conseguimos, felizmente, nas soluções que já foram entregues, dar foco total ao que o associado necessita”, explicou. Port destacou o avanço do Sicredi durante a pandemia nos atendimentos pelo WhatsApp, a abertura de mais de 35 mil contas através do tablet via agência ou app e a nova plataforma de atendimentos para os caixas. No âmbito das iniciativas de intercooperação, o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste comentou sobre a aproximação com a Unicred, com conversas e ações buscando ganho de receitas e diminuição de despesas para os associados.
MITIGAÇÃO DE RISCOS
O diretor de Expansão do Sicoob Vale do Vinho, Daud Ibraim Kalil, acredita que a intercooperação é a forma de mitigar os riscos da crise. “Considero a intercooperação como o grande trunfo das cooperativas. Nossas experiências de intercooperação se intensificaram muito durante a pandemia. Entendemos que este é o melhor momento para compartilharmos as nossas informações e buscasoluções digitais proporcirmos as boas práticas dos processos”, afirmou. O dirigente destaca a segurança que as onam para os associados fazerem a gestão dos seus negócios com agilidade e menores custos.
POTENCIAL DE CRESCIMENTO
O gerente de Desenvolvimento de Negócios da Unicred Central RS, Marcelo Hoffmeister, falou sobre a unificação dos Sistemas quanto ao marketing e de como tratar da comunicação de fato para a população, para que a sociedade tenha clareza do que representa o sistema cooperativo e o potencial de benefícios que pode trazer para as pessoas de forma individual e de forma coletiva para as comunidades nas quais as cooperativas estão inseridas. “A gente é muito forte nesse plano de marketing, mas com um potencial de ser muito maior. Nós vemos países com penetração de mais de 30 % do sistema financeiro cooperativo e nós ainda temos um belo espaço de crescimento e desenvolvimento”, pontuou. Hoffmeister comentou dos desafios impostos pela pandemia e da aceleração de implantações de soluções digitais decorrentes do contexto, como a realização de assembleias virtuais e assinaturas de contratos digitais. “O digital tem que vir com uma experiência boa”, complementou o gerente de Desenvolvimento de Negócios da Unicred Central RS.
EXPANSÃO DE NEGÓCIOS DIGITAIS
Na Cresol, o a pandemia também trouxe a oportunidade de acelerar processos e implantar novas soluções para os associados. De acordo com o diretor executivo de Comunicação e Relacionamento da Cresol, Luiz Ademar Panzer, a partir de março a cooperativa identificou uma inversão da curva. “Hoje, 53 % dos negócios são feitos pelos canais digitais”, contextualizou. O diretor da Cresol também ressaltou a oportunidade e o avanço das contratações de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) pelo WhatsApp. Quanto a iniciativas de intercooperação, Panzer trouxe o exemplo da Cresol, ao destacar que o Sistema utiliza a plataforma de seus negócios que é do Sicoob, além da parceria com o Sicredi na estrutura de consórcios.
Negócios
Em tempos de pandemia, a Cotrijal vem se reinventando para dar sequência aos projetos voltados para o quadro social. Nesta quinta-feira, 20/8, iniciou o 14º Seminário de Líderes Mirins. Muito aguardado anualmente pelos líderes mirins, o evento deste ano é virtual, com programação dividida em vários encontros.
“Foi muito bom. Estava ansiosa para participar, já que é meu primeiro ano como líder”, afirmou Júlia Guadagnin, 9 anos, de Posse São Miguel, Não-Me-Toque. “Eu prefiro o encontro presencial, mas este ano sei que não é possível. Foram interessantes as atividades desse primeiro dia”, completou Wesley Gniech, de São João do Gramado, Não-Me-Toque.
Depois de um momento com a direção e os conselheiros representantes dos líderes de núcleo e de se inteirar sobre as ações desenvolvidas pela Cotrijal na prevenção ao coronavírus, o grupo debateu e desenvolveu atividades sobre a importância da empatia, especialmente no atual momento, em que a sociedade é impactada pela pandemia. A coordenação esteve a cargo da pedagoga Solange Fries.
O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, destacou que a cooperativa tem tomado todos os cuidados para preservar a saúde dos associados, colaboradores, clientes e fornecedores e parabenizou os líderes mirins por aceitarem o desafio de realizar o encontro de forma virtual este ano. “Continuem engajados, pois o futuro reserva grandes desafios”, disse.
Satisfeito com a expressiva participação dos líderes mirins, o vice-presidente, Enio Schroeder, ressaltou que apesar das dificuldades, o cooperativismo se fortaleceu neste ano. “Vocês são importantes para a cooperativa, por isso fazemos questão de manter o seminário”, afirmou.
Também acompanharam o início da programação os conselheiros representantes dos líderes de núcleo pela Região Sede, Roveni Lúcia Doneda, pela Região Um, José Valdir Kappaun, e pela Região Dois, Milton Antônio Marquetti, além do gerente de Marketing da Cotrijal, Benisio Rodrigues.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Negócios
A Unimed Litoral Sul/RS na última quarta-feira, 19 de agosto, ao Mesa Brasil do Sesc, 259 litros de leites. A doação foi possível mediante uma campanha online realizada com os médicos associados da Cooperativa, referente ao mês de agosto.
Esta é a terceira campanha realizada com este público durante a pandemia. Anteriormente, a Unimed Litoral Sul/RS doou ao Banco de Alimentos de Rio Grande 1.608 litros de leite e 270 kg de farinha de trigo.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Humano, José Augusto Martinello, é um momento de união de esforços para amenizar a necessidade daqueles que mais necessitam. “A ação tornou-se neste momento de pandemia ainda mais importante, tendo em vista o empobrecimento massivo de boa parte da nossa população, agravando ainda mais a situação de vulnerabilidade destas pessoas. Pensando nisto, a Cooperativa seguirá realizando campanhas junto aos seus médicos cooperados nos próximos meses”, declara o diretor.
O Programa Mesa Brasil atende em Rio Grande cerca de 30 entidades sociais que contribuem com alimentação de pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Agradecemos a doação de leite, que além de ser um alimento prático e com alto valor nutricional irá complementar a alimentação de milhares de pessoas! Hoje vivemos uma realidade diferente e precisamos ser mais solidários, por isso somos gratos a Unimed por mais essa parceria”, comenta a nutricionista responsável do Mesa, Ariane Moura.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unimed Litoral Sul/RS
Negócios
Interessados em publicar seus trabalhos na próxima edição da Revista Científica Faculdade Unimed podem enviar o material até 28 de agosto pelo site www.revista.faculdadeunimed.edu.br. Com divulgação prevista para outubro, a publicação segue todos os parâmetros acadêmicos de um periódico científico.
São aceitos artigos, resenhas, ensaios e entrevistas nas áreas de Cooperativismo, Gestão, Saúde e Educação Superior. A seleção é feita por um corpo de pareceristas, composto por professores e pesquisadores.
Todo o processo é gratuito. Para mais informações sobre o procedimento para a submissão, envie um e-mail para
Última edição disponível
Em seu segundo ano, a Revista Científica continua com seu objetivo de promover a prática investigativa e o livre acesso à pesquisa científica. E, diante do contexto atual, a quarta edição do periódico, lançada no final de junho, apresenta dois trabalhos relacionados à pandemia causada pela Covid-19, um deles sobre os reflexos da doença no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o outro sobre as dificuldades de fiscalização do ambiente laboral e os riscos de contaminação de trabalhadores domésticos neste período.
Também foram abordados temas como o crescimento das insurtechs e healthtechs, a integração do desenvolvimento sustentável como gestão estratégica organizacional e os problemas estruturais sobre acolhimento e classificação de risco, identificados a partir de relatos do profissional de enfermagem. Acesse o arquivo completo, gratuitamente, clicando aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema OCB
Negócios
A Sicredi União Metropolitana RS realizou na última sexta-feira,14 de agosto, o evento de divulgação dos projetos contemplados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social, que ocorreu através de transmissão ao vivo nas redes sociais. Neste ano 119 projetos ligados a esporte, educação, cultura, meio ambiente, saúde e segurança serão auxiliados com R$ 672 mil, que beneficiarão diretamente mais de 55 mil e indiretamente mais de 650 mil pessoas em todas as cidades onde a cooperativa atua.
Este é o terceiro ano em que parte do resultado da cooperativa está sendo destinado a projetos sociais em Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão.
O presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow disse que “Nossa missão é agregar renda a nosso associado e melhorar a sua qualidade de vida e da sociedade”, ainda afirma que “ano após ano, nos é dada uma satisfação enorme ao fazer a diferença para estas pessoas”. O vice-presidente, Alcides Brugnera, salientou que qualquer movimentação financeira na cooperativa contribui para o resultado, que fica na região, fazendo o convite para a sociedade realizar suas movimentações na cooperativa, e como resultado teremos mais recursos para atender os projetos das entidades da nossa região.
Em mensagem as entidades, Ronaldo Sielichow reforçou que sem elas o programa do Fundo de Desenvolvimento Social não existiria. Agradecendo a participação de todos, disse esperar contar com muitas inscrições no ano seguinte. Ainda fez o convite para quem se identificar com a cooperativa, que apresente amigos e parentes para que todos possam crescer juntos.
Na ocasião, a cooperativa entregou simbolicamente os recursos às entidades contempladas e seus representantes. A cerimônia foi remodelada ao cenário atual, sendo transmitida nas redes oficiais da cooperativa, Facebook e Youtube.
A Live do Fundo de Desenvolvimento Social 2020 foi gravada e está disponível no link: https://youtu.be/YOZKlrlFhkY
Número de projetos contemplados em cada cidade:
Alvorada - 5
Cachoeirinha - 4
Canoas - 15
Esteio - 4
Glorinha - 6
Gravataí - 9
Porto Alegre - 55
Sapucaia – 6
Viamão - 15
Total – 119
O relatório completo com os projetos, entidades e valores podem ser consultados no site da cooperativa em www.sicredi.com.br/uniao-metropolitana.
Escaneie o Qr Code e acompanhe a Sicredi União Metropolitana RS pelas redes sociais:
Negócios
Sempre dedicada a promover o crescimento sustentável de sua região, a Unicred Ijuí inaugura novo endereço para sua agência central, antes localizada na Rua Siqueira Couto e agora instalada na Avenida 21 de Abril, número 11. A nova unidade, apresentada oficialmente nessa segunda-feira, dia 17 de agosto, passa a ser a sede estratégica e administrativa da Cooperativa na região.
Para vice-presidente da Unicred Central RS e presidente da Unicred Ijuí, o Samir El Ammar, a novidade integra o projeto de expansão da Cooperativa, que busca apresentar aos cooperados facilidades e novas soluções para suas necessidades.
"Estamos sempre empenhados a oferecer soluções financeiras de qualidade e acreditamos muito no desenvolvimento da região, por tanto é uma grande realização apresentar esta nova agência para nossos cooperados", declara.
A nova agência contempla um espaço de 231,28 metros quadrados e funcionará no horário das 10h às 15h, de segunda a sexta-feira. Para o diretor-geral da Unicred Ijuí, Paulo Rubismar Soares, a nova agência representa um avanço que vai beneficiar a todos. "Este novo espaço, integralmente voltado para as necessidades de nossos cooperados, também vai atender nossa equipe estratégica e administrativa, possibilitando uma melhor conexão entre todos os nossos setores para oferecer ainda mais ferramentas, produtos e, claro, vantagens aos cooperados”, revela.
“Ainda que estejamos em um período de instabilidade econômica, o cooperativismo segue demonstrando sua força e prosperidade, então a nova estrutura nos permite gerar novas oportunidades e negócios”, comenta o diretor de Desenvolvimento e Negócios da Unicred Ijuí, Jorge Luís Silveira. Sobre a Unicred Ijuí
A Unicred Ijuí atua há 24 anos, abrangendo quase 50 municípios e com mais de 1,8 mil associados. Entre suas atividades, a singular busca oferecer oportunidades financeiras diferenciadas a partir de um relacionamento apoiado na transparência, credibilidade e segurança. Além disso, também desenvolve ações na área de responsabilidade social como apoiadora do Programa Proerd da Brigada Militar.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unicred Ijuí
Negócios
O Sescoop/RS promoveu ontem, dia 18 de agosto, o 3º Encontro Virtual dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista 2020. O evento aconteceu através da Plataforma Microsoft Teams e foi destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista e agentes de Autogestão das cooperativas gaúchas.
O presidente do Sistema Ocergs, em sua saudação inicial, discorreu sobre a origem e importância do Sescoop, os benefícios do cooperativismo em comparação com outros modelos de negócios e a importância do papel dos agentes como elo de ligação entre a cooperativa e o Sistema Ocergs-Sescoop/RS. “Vocês são muito importantes pois estão próximos da direção, do departamento pessoal, do sentimento dos seus associados e do Sescoop/RS. E, com isso, conseguem trabalhar junto conosco as grandes propostas que podem ajudar a desenvolver ainda mais o cooperativismo gaúcho. Bom trabalho!”
Além da saudação dos superintendentes do Sescoop/RS, Gerson Lauermann e Norberto Tomasini, o gerente de Formação Profissional, Hélio Loureiro discorreu sobre o planejamento e execução de projetos e sua importância e as diretrizes para 2021.
Após, as cooperativas Cotrirosa, Unimed e Central Sicredi Sul, apresentaram seus cases de estratégias para execução de projetos durante a pandemia, quais as mudanças nos processos, nos canais de comunicação das cooperativas e a importância da união entre os colaboradores para que conseguissem superar os desafios durante a pandemia.
A psicóloga, pedagoga empresarial, orientadora educacional, palestrante de inclusão de pessoas com deficiência, diversidade e motivação, Isaura Gisele de Oliveira, ministrou a palestra “A era da ansiedade”, em que discorreu sobre como identificar quando a ansiedade se torna patológica, quando devemos buscar ajuda profissional, deu algumas dicas de como gerenciá-la, como estar mais presente e quais as práticas possíveis para a administração da ansiedade em tempos de pandemia.
Perdeu esse Encontro? Então agende-se para o próximo que acontecerá no dia 22 de setembro.
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A Sicredi União Metropolitana RS realizará na próxima sexta-feira,14 de agosto, às 19h, o evento de divulgação dos projetos contemplados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social, que ocorrerá através de transmissão ao vivo nas redes sociais. Neste ano, 119 projetos ligados a esporte, educação, cultura, meio ambiente, saúde e segurança serão auxiliados com R$ 672 mil, que beneficiarão diretamente mais de 55 mil e indiretamente mais de 650 mil pessoas em todas as cidades onde a cooperativa atua. Em 2019, 88 projetos foram atendidos com um total de R$ 492 mil.
Este será o terceiro ano em que parte do resultado da cooperativa será destinado a projetos sociais em Porto Alegre, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Sapucaia do Sul e Viamão.
“Partindo do princípio de que juntos podemos transformar a nossa sociedade, os valores difundidos pelo cooperativismo se mostram ainda mais necessários em momentos desafiadores como o que estamos enfrentando. O modelo de participação e de atuação do Sicredi permite que os associados decidam o destino dos resultados da cooperativa e entre essas destinações está o apoio a diferentes projetos locais, que contribuem para melhorar a sociedade como um todo”, afirma o presidente da Sicredi União Metropolitana RS, Ronaldo Sielichow.
Na ocasião, a cooperativa fará a entrega simbólica dos recursos às entidades contempladas e seus representantes. A cerimônia estará remodelada ao cenário atual e contará com todas as medidas de segurança sanitárias indicadas pelo Ministério da Saúde, sendo transmitida nas redes oficiais da cooperativa, Facebook e Youtube.
Número de projetos contemplados em cada cidade:
Alvorada - 5
Cachoeirinha - 4
Canoas - 15
Esteio - 4
Glorinha - 6
Gravataí - 9
Porto Alegre - 55
Sapucaia – 6
Viamão - 15
Total – 119
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O Sescoop/RS promove, no dia 18 de agosto, o 3º Encontro Virtual dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista 2020. O acontecerá através da Plataforma Microsoft Teams e é destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista e agentes de Autogestão das cooperativas gaúchas.
Na oportunidade, os agentes debaterão sobre a diretriz de atuação do Sescoop, planejamento e execução de projetos, cases de estratégias para execução de projetos durante a pandemia, saúde em tempos de pandemia, dentre outros.
Os participantes receberão o link da reunião por e-mail. Mais informações através do e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Confira a programação:
14h - Abertura
14h10 – Área finalística - Planejamento 2021
14h15 às 14h30 - Apresentação de cases de estratégias para execução de projetos durante a pandemia
Cotrirosa - Zélia Savoldi
Unimed - Michele Chielle
Central Sicredi Sul - Renata Gayesky e Ana Luiza Zanatta
14h30 – Palestra "A era da ansiedade"
Isaura Gisele de Oliveira - psicóloga, pedagoga empresarial, orientadora educacional, palestrante de inclusão de pessoas com deficiência, diversidade e motivação.
15h10 - Encerramento
Negócios
Estão abertas as inscrições para o 8º Prêmio Vencedores do Agronegócio e o 4º Prêmio Elas no Agro, promovidos pela Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). As inscrições encerram no dia 20 de agosto. A Federasul vai definir a data, local e o formato para a entrega dos prêmios.
O Prêmio Vencedores do Agronegócio e Elas no Agro identificam e valorizam as iniciativas do setor primário que contribuem para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Cooperativas podem participar, assim como instituições públicas ou privadas que estejam operando ou tenham ramificações de produtos e serviços na cadeia do agronegócio.
O Prêmio é dividido em cinco categorias: Antes da Porteira, voltada à indústria de insumo, máquinas e equipamentos; Dentro da Porteira, para produção agropecuária e agroindústria; Depois da Porteira, voltado à distribuição e ao serviço de apoio ao agronegócio; Sustentabilidade, nas áreas social, econômica a ambiental; e Elas no Agro, que destaca a liderança feminina pelo relevante trabalho no cenário do agro.
A ficha de inscrição, o regulamento e o roteiro para elaboração de cases estão disponíveis no site federasul.com.br/agro2020
Serviço:
O quê: 8º Prêmio Vencedores do Agronegócio;
Quando: Inscrições abertas até 20 de agosto de 2020;
Onde: Site de Federasul – federasul.com.br/agro2020;
Quem: Profissionais e empresas que tenham contribuído para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul e de suas regiões a partir do agronegócio.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Federasul
Negócios
Desde o lançamento do primeiro navegador de internet para uso geral, no início dos anos 1990, a tecnologia digital está presente no cotidiano das pessoas e organizações. Nas cooperativas não é diferente, a transformação digital está alterando aspectos dos negócios e influenciando no modo de relacionamento das pessoas.
Atentos a esse contexto, o Centro de Pesquisa em Cooperativas da Universidade de Hohenheim (Alemanha), em cooperação com a Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo), vinculada ao Sescoop/RS estão realizando uma pesquisa no Brasil com dirigentes e representantes de cooperativas agropecuárias sobre a situação e desenvolvimento da digitalização em cooperativas agropecuárias.
A pesquisa tem o objetivo de fornecer novas informações e conhecimento mais detalhados sobre a situação da digitalização no marketing, logística, processos, gestão de cooperados e clientes das cooperativas agropecuárias. O objetivo é revelar quais aplicações digitais são mais adequadas para cada tipo de cooperativa agropecuária e quais obstáculos ainda precisam ser superados no caminho para a implementação das tecnologias digitais.
A perspectiva é que a pesquisa proporcione um panorama da realidade da digitalização nas cooperativas agropecuárias e o conhecimento sobre os obstáculos a serem superados no caminho para a implementação das tecnologias digitais.
Até o momento, os pesquisadores responsáveis efetuaram videoconferências com o Sistema OCB e Unidades Estaduais. Somado a isso, todas as Unidades Estaduais foram contatadas via e-mail, para cooperarem com a pesquisa, por meio do envio da lista de cooperativas agropecuárias do seu estado, para que estas recebam a carta convite de participação na pesquisa.
Cabe destacar que todos os resultados da pesquisa serão divulgados de forma anônima, não sendo possível identificar informações individuais das cooperativas participantes. Os pesquisadores se disponibilizam a compartilhar os resultados com as cooperativas participantes e os sistemas estaduais apoiadores da pesquisa que tenham interesse em conhecer os resultados.
Caso você seja representante de uma cooperativa agropecuária e ainda não tenha recebido o acesso ao questionário on-line, pode enviar um e-mail para
Negócios
A coletividade para a prosperidade é a base para a economia sustentável de onde nasce o cooperativismo praticado pela Unicred Ponto Capital. Dedicada a promover esta experiência e evidenciar a importância da benemerência, ainda mais essencial em tempos difíceis como o que atravessamos, a instituição criou o projeto “Eu Transformo”.
Com a nova campanha, a Unicred Ponto Capital pretende demonstrar como a transformação social pode fortalecer uma comunidade e mudar vidas para melhor. Na prática, a Cooperativa irá destinar o mesmo valor que seus novos cooperados investem para integrar o sistema, chamado cota capital, para apoiar uma causa que está fazendo a diferença no município de origem destes.
Os projetos selecionados são exemplos de destaque em sete municípios de atuação da Unicred Ponto Capital: Santa Maria, Santiago, São Gabriel, Cachoeira do Sul, Alegrete, Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e Recife, em Pernambuco. A partir deles, o novo cooperado poderá perceber seu investimento servindo como incentivo à economia de sua comunidade e ao desenvolvimento social com a produção e doação de máscaras – com a intenção de prevenir sua comunidade dos efeitos da pandemia. As ações que serão contempladas são as seguintes:
Santa Maria: Projeto Arsele Associação de Reciclagem Seletiva Vida Esperança (Arsele) é constituída por mulheres que se encontram em vulnerabilidade social e precisam de apoio – com impacto direto de 25 famílias do município, para desenvolver melhorias de renda e qualidade de vida.
Santa Maria: Ateliê Elisa Camargo A figurinista e coreógrafa Elisa Camargo sempre se dedicou para causas sociais. Com a pandemia, ela passou a produzir máscaras e dedica a renda para aquisição de cestas básicas para a comunidade carente do município.
Santiago: Projeto TAIFA Criada em 1996, a iniciativa promove uma segunda chance para jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, oportunizando aprendizado profissional e enriquecimento pessoal.
São Gabriel: Pilche Há 40 anos no mercado, a Pilche teve suas atividades duramente afetadas pela pandemia, mas transformou sua estrutura para produzir máscaras e aventais cirúrgicos para quem está na linha de frente desta batalha contra o Coronavírus.
Cachoeira do Sul: Adri Malhas e Confecções Especializada na produção de uniformes empresariais, a Adri Malhas e Confecções teve sua produção interrompida e pedidos cancelados por conta da pandemia, mas adaptou sua atuação na confecção de máscaras para se reestabelecer.
Alegrete: Rizzatti Malharia Com a produção interrompida pela pandemia, a Rizzatti Malharia se adaptou rapidamente para utilizar o estoque de tecido na produção, estamparia e comercialização de máscaras.
Uruguaiana: Apetrechos Em plena ascensão no mercado de eventos, a Apetrechos teve sua atividade duramente afetada pela pandemia. A empresa redirecionou sua atuação, produzindo itens específicos para festas nas casas durante a pandemia e máscaras para venda.
Recife: IProtect Brasil Com um histórico de mais de 60 anos no mercado, a IProtect Brasil teve sua linha de produção interrompida com a pandemia, quando passou a produzir máscaras e protetores faciais – das quais doaram mais de 10 mil unidades para a comunidade local.
A iniciativa pretende oferecer a oportunidade de cada cooperado integrar o cooperativismo como um agente transformador da sua comunidade. Em tempos de isolamento social, a Unicred Ponto Capital ainda oferece a associação de forma fácil pelo próprio App Unicred Mobile. E para estar ainda mais próxima de seus cooperados neste período, a Unicred Ponto Capital também ingressou nas redes sociais pelo Instagram (@unicredpontocapital), Facebook e LinkedIn (Unicred Ponto Capital).
Mais informações sobre a Cooperativa e o projeto “Eu Transformo” estão disponíveis em www.unicred.com.br/pontocapital.
Sobre a Unicred Ponto Capital
Fundada há 22 anos, a Unicred Ponto Capital é uma das maiores cooperativas do Sistema RS. Oferece soluções financeiras como opções de investimentos, linhas de financiamento, previdência privada exclusiva do sistema, consórcio, cartões, seguros, entre muitos outros, com atendimento presencial e digital, sempre focada no crescimento conjunto e na prosperidade de seus cooperados. Possui 13 pontos de atendimento que representam mais de 6 mil cooperados, R$ 404 milhões de ativos e R$ 280 milhões na carteira de crédito. Conheça mais sobre a Cooperativa no site www.unicred.com.br/pontocapital.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unicred Ponto Capital
Negócios
Já há alguns anos que as práticas desenvolvidas pelo Sicredi no Brasil têm sido referência para cooperativas de todo o mundo. A partir de agora, a primeira instituição financeira cooperativa do país, amplia ainda mais seus processos de cooperação internacional por meio de um convênio, assinado em 4 de agosto, em conjunto com a Associação Nacional de Cooperativas de Poupança e Crédito da Polônia (NACSCU, na sigla em inglês) e o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU, na sigla em inglês).
O objetivo da iniciativa é proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre o Sicredi e a associação cooperativista polonesa, tendo a chancela, o acompanhamento e o apoio do WOCCU para promoção dos trabalhos.
“A intercooperação está entre as bases do modelo cooperativista, que prega o apoio mútuo, e muito nos orgulha poder levar para os cooperativistas da Polônia um pouco do que aprendemos aqui no Brasil, assim como poder trazer para a nossa atuação o que aprenderemos lá. Temos a certeza que essa parceria trará muitos benefícios para ambos os lados e é importante enfatizar que esse tipo de conexão só foi possível pela interlocução do WOCCU, que proporciona a aproximação entre as cooperativas de crédito de todas as partes do mundo”, afirma Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da SicrediPar, da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro recém-reeleito do WOCCU.
Rafal Matusiak, presidente da NACSCU e Board Chair do WOCCU, demonstra reciprocidade e motivação com a iniciativa. “Estamos muito felizes por iniciar esta parceria e poder compartilhar boas experiências com os colegas do Sicredi. Momentos assim mostram o quanto o WOCCU é uma importante plataforma de compartilhamento de conhecimento e novas práticas. Este é um passo muito importante para nós, que trará ótimos frutos”.
O convênio que oficializa a parceria do Sicredi com a NACSCU e o WOCCU, prevê a troca de boas experiências envolvendo basicamente três eixos de trabalho: 1) Digital, para compartilhamento de avanços no uso de plataformas digitais por cooperativas de crédito; 2) Relacionamento, com atividades que exploram a relação da cooperativa com seus membros, especialmente os modelos para formação de coordenadores de núcleo e jovens lideranças, por meio de organização em comitês; 3) Vendas, abordando metodologias de comercialização e distribuição de produtos e serviços financeiros.
“A força do WOCCU está nas suas entidades participantes. E o Sicredi e a NACSCU são exemplos desta força e comprometimento com as comunidades onde atuam. Só tenho que agradecer pela liderança que exercem em seus países e por tudo que têm feito para desenvolver suas nações”, reconhece Brian Branch, CEO do WOCCU.
O presidente-executivo do Banco Cooperativo Sicredi, João Tavares, evidencia a visão global na qual a iniciativa se apoia, ressaltando também o papel que a Fundação Sicredi exercerá durante os trabalhos. “Gostaria de parabenizar todos pela perspectiva global sobre o cooperativismo. Tenho certeza de que juntos podemos ser uma resposta sólida para os desafios que estamos enfrentando agora. Estamos muito felizes e animados por fazer parte dessa iniciativa. Tenho certeza de que o alinhamento de nossa visão e propósito será muito proveitoso. Compartilhando seremos maiores.”
Fonte: Sicredi Fronteira Sul
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