Inovação! Mais do que nunca essa palavra tem ganhado espaço nas reuniões que definem a estratégia das empresas nesse período de pandemia. O fato é que chegar até o cliente com serviços ou produtos está mais difícil, mas não é uma tarefa impossível. Para ajudar as cooperativas brasileiras a passar por essa crise, minimizando os efeitos negativos dela, a OCB acaba de lançar o primeiro de 10 e-books da série Inovação na Crise. O primeiro volume, com o título Marketing Digital em Momentos de Crise, já pode ser baixado gratuitamente. Basta clicar aqui.
“As empresas e cooperativas, no aspecto econômico, estão sentindo diretamente os efeitos negativos dessa pandemia. Muitos clientes reduziram ou pararam de comprar, preocupados com o contágio do coronavírus. E, devido à quarentena, elas estão mais em casa. Por isso, fazer os produtos e serviços chegarem até esses clientes é uma estratégia essencial neste momento”, explica Márcio Freitas, presidente do Sistema OCB.
Além das questões relacionadas ao marketing digital, os e-books editados pela OCB também tratarão de questões como a realização de assembleias gerais virtuais, como ministrar aulas e cursos pela internet, e-commerce entre outros assuntos. Confira!
Fonte: Sistema OCB
Negócios
Em função da pandemia da Covid-19, a organização da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) comunicou esta semana o adiamento da 33° Congresso Cooperativo Mundial. O evento ocorrerá entre os dias 1° e 3 de março de 2021, em Seul, na Coréia do Sul. Os eventos preparatórios - a Conferência de Pesquisa da ACI e o Fórum Internacional de Direito Cooperativo -, acontecerão entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2021. As datas para esses eventos estão sujeitas a novo reagendamento, caso a pandemia o torne necessário por motivo de força maior.
OPORTUNIDADE
Com a pandemia da Covid-19, o 33º Congresso Cooperativo Mundial será uma oportunidade para olhar para trás e validar o movimento cooperativo quanto à sua capacidade de resiliência, liderança e solidariedade em tempos de crise.
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“Este evento agora servirá como um fórum importante para discutir porque a identidade cooperativa, incluindo definição, princípios e valores, é necessária agora mais do que nunca, demonstrar resiliência cooperativa compartilhando experiências e testemunhos, e discutir como as cooperativas podem contribuir significativamente para a reconstrução econômica, social e ambiental global”, afirma o diretor-geral da ACI, Bruno Roelants.Como originalmente definido, o tema do Congresso ainda será Aprofundando nossa identidade cooperativa. “Olhando além da pandemia da Covid-19, esperamos aprofundar nossa compreensão de como nossa identidade cooperativa nos permitiu enfrentar esta crise e como venceremos outros desafios globais, como mudança climática, desenvolvimento sustentável, paz e igualdade. Juntos, podemos cooperar para criar um mundo melhor, mais justo e inclusivo para as próximas gerações”, complementa Roelants. Para mais informações, clique aqui ou envie um email para
Fonte: Aliança Cooperativa Internacional
Negócios
Além das medidas adotadas de prevenção à saúde e segurança dos funcionários, associados, familiares e comunidade em geral, a Cooperativa Tritícola Santa Rosa Ltda - Cotrirosa, está inserida na mobilização de entidades e pessoas de toda a região, com doações e campanhas para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19).
Desde o início do isolamento social a Cotrirosa está integrada nessa grande corrente do bem, com importantes ações, dentre elas: auxílio financeiro para compra dos testes rápidos para diagnosticar o coronavírus; doação de máscaras para profissionais da saúde, bem como lonas para unidades básicas de saúde, além da doação de alimentos e campanhas de arrecadação, que ainda estão em andamento, através da Ação do Bem e Carrinho Solidário”, com pontos de coleta nos 23 supermercados da cooperativa.
Ainda sobre doação de alimentos, nesta semana os moinhos da Cotrirosa estão produzindo farinhas de trigo e milho e distribuindo aos municípios da área de atuação da cooperativa, juntamente com os produtos arrecadados nas campanhas da rede de supermercados da cooperativa.
O presidente da Cotrirosa, Eduino Wilkomm, acredita que através da união é possível superar esse momento de grande desafio. “As iniciativas mostram que a cooperação faz a diferença, não somente nos negócios, mas também na vida das pessoas, e a Cotrirosa sensibilizada com o atual momento vem desenvolvendo ações solidárias para que possamos minimizar os efeitos dessa pandemia,” destaca o presidente.
O resultado das iniciativas conjuntas entre a Cotrirosa, entidades parceiras e pessoas que continuam contribuindo através das doações para a Ação do Bem e Carrinho Solidário, beneficia hospitais e municípios da região.
Informações da Assessoria de Comunicação da Cotrirosa
Negócios
Em 2019, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) evoluiu na quantidade de pontos de atendimento, no volume de depósitos e nas operações de crédito, demonstrando que foi um ano de crescimento mesmo com a conjuntura econômica não favorável. No relatório do FGCoop está destacado que:
- Existiam 884 cooperativas de Crédito autorizadas a funcionar em dezembro de 2019 (em dezembro de 2018 eram 936), das quais 875 estão em funcionamento;
- A rede de atendimento do SNCC teve 632 unidades a mais (10,20%) em 2019, alcançando 6.830 pontos de atendimento;
- Em 663 municípios o atendimento é prestado apenas por cooperativas ou, por cooperativas e Posto de Atendimento Avançado (PAA), sendo que nesse último caso os serviços prestados possuem limitações de atendimento;
- O crescimento dos depósitos totais do SNCC foi de 14,59% em 2019 comparado a 2018;
- A participação do SNCC no consolidado bancário comercial dos depósitos passou de 5,72% em 2018 para 6,04% em 2019;
- Em 2019, o SNCC evoluiu 25,87% nas operações de crédito em relação a 2018;
- As operações de crédito do SNCC apresentaram aumento na participação de mercado em relação ao consolidado bancário mais financeiras. Em 2018 era de 4,26% e, em 2019, passou para 5,06%;
- O patrimônio social do FGCoop aumentou em 29,51% em dezembro de 2019 comparado com dezembro de 2018.
Clique aqui para acessar o relatório.
Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro
Negócios
A Languiru segue com as obras de ampliação do Frigorífico de Aves, instalado no município de Westfália. Ao todo, serão cerca de R$ 60 milhões em investimentos, possibilitando que o abate da unidade seja duplicado nos próximos anos.
Uma das etapas concluídas no mês de abril atende normativas ambientais no que se refere ao lançamento de efluente no Arroio Boa Vista. Por meio de laudo hidrológico e seguindo rigorosamente o acordado com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) – órgão responsável pelo licenciamento ambiental no Rio Grande do Sul –, foi necessário trabalhar com outro ponto de lançamento de efluentes.
“A exigência se dá em função das normativas ambientais, que determinam vazões mínimas dos recursos hídricos, para garantir que eles tenham poder de diluição do efluente lançado”, explica o engenheiro ambiental da Languiru, Tiago Feldkircher.
Início das operações
Novo sistema de tubulação, com cerca de quatro quilômetros de extensão, entrou em operação em abril. A elevatória e as bombas estão instaladas junto à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do Frigorífico de Aves. “Antes, o efluente era lançado no Arroio Schmidt, em Westfália. A alteração permite que o efluente seja lançado em recurso hídrico que suporta a nova carga e vazão, de acordo com normativas ambientais”, explica Feldkircher.
Projeto
Esse projeto soma cerca de R$ 3 milhões em investimentos. “Foram realizadas avaliações de diferentes alternativas, considerando o traçado para transporte do efluente após o tratamento na ETE do frigorífico até o Arroio Boa Vista. A obra contribui de forma direta na manutenção da qualidade ambiental do Arroio Schmidt, evitando que fosse sobrecarregado a partir da ampliação da unidade fabril. Além disso, a Languiru também investiu na ampliação da planta de tratamento de efluentes do frigorífico”, acrescenta o engenheiro ambiental da cooperativa.
Também está prevista avaliação de reuso do efluente tratado, reduzindo o volume direcionado ao recurso hídrico. “Ele pode ser utilizado para fins menos nobres no frigorífico, como lavagem de caminhões, ajardinamento e higienização fora do processo produtivo”, acrescenta Feldkircher.
Nova Estação de Tratamento de Efluentes
A ampliação do abate e o consequente aumento na vazão de efluentes no Frigorífico de Aves também requereu a ampliação da estação de tratamento (ETE), com investimento de aproximadamente R$ 5,5 milhões. Aprovada pela Fepam, a obra iniciou em agosto de 2019. Com fases distintas, a primeira etapa de operação ocorreu no mês de abril, seguindo cronograma alinhado com o órgão ambiental. “Algumas estruturas da ETE existente foram mantidas ou serão remanejadas, com outra função no sistema de tratamento. Também foi necessário realizar ampliações, aquisição de novos equipamentos e a construção de novas estruturas”, destaca Feldkircher, mencionando nova peneira e sistemas de agitação, lagoas de aeração, decantador e sistema para desidratação do lodo.
Tecnologia
No processo de lodo ativado das lagoas de aeração, a cooperativa utiliza sistema moderno de membranas difusoras. O ar é injetado por meio de pequenas membranas perfuradas e instaladas no fundo da lagoa que, com o auxílio de sopradores, garante a demanda de oxigênio necessária para degradação da matéria orgânica do efluente. Destaque também para a construção de um decantador com 25m de diâmetro e cerca de 6m de altura. “Todas as melhorias visam atender à legislação ambiental e estão determinadas na licença de operação do frigorífico. A infraestrutura possibilita tratar cerca de 5.000m³/dia de efluente”, resume o engenheiro ambiental da Languiru. Todo processo tem sido acompanhado e aprovado pelo órgão ambiental, com vistorias realizadas durante a obra por técnicos da Fepam.
O presidente Dirceu Bayer explica que a ampliação da unidade atende necessidades do agronegócio e beneficia a comunidade local e de municípios vizinhos. “Com a ampliação no Frigorífico de Aves, teremos a possibilidade de esgotar a capacidade produtiva da indústria, diluindo o custo de produção em termos de mão-de-obra e infraestrutura, além de ampliar nossa integração de aves nas propriedades rurais dos associados”, resume.
Apoio da prefeitura
O abatedouro da Languiru é a maior empresa do município de Westfália e, consciente da representatividade econômica e social do negócio para a cidade, a Administração Municipal concedeu auxílio à cooperativa, com incentivo no valor total de 1.300 horas/máquina.
“O Frigorífico de Aves da Languiru é a empresa que mais dá retorno ao Município. Sua ampliação é de suma importância, fomentando o desenvolvimento econômico e social. Desde setembro de 2019 os serviços de máquina foram intensificados no empreendimento, especialmente na região dos efluentes e na instalação da tubulação que direciona a água ao Arroio Boa Vista”, comenta o prefeito Otávio Landmeier.
A Municipalidade executou serviços de terraplanagem e transporte de terra, abertura de valos e similares. A construção do decantador e das lagoas também teve auxílio da prefeitura na terraplanagem. Merece destaque a parceria e o trabalho em conjunto entre a área técnica da Cooperativa Languiru e a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Interior, liderada pelo secretário Paulo Bagatini.
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Languiru
Negócios
Desde 23 de abril, a Cooperativa Central Gaúcha Ltda. – CCGL distribui a seus produtores associados, que entregaram ininterruptamente a matéria-prima (leite) durante o ano de 2019 e que estão ativos no sistema CCGL até a data do pagamento, o valor aproximado de R$ 9 milhões como bonificação de participação nos resultados da industrialização e comercialização do seu leite.
Segundo o Gerente de Suprimento de Leite da CCGL Jair da Silva Mello, o valor é significativo e chega em um momento importante, o de estabelecer as pastagens de inverno nas propriedades e, também, como forma de ajudar nas finanças da família nessa época de crise e de estiagem.
Caio Vianna, Presidente da CCGL, explica que este sistema cooperativo de participação nos resultados da indústria permite aos produtores uma renda que, somada ao preço recebido pelo leite durante o ano, proporciona uma média anual de preço do leite igual ou até superior às demais empresas. Além disso, o sistema CCGL disponibiliza como diferencial a seus produtores a pesquisa, a assistência técnica, o fornecimento de insumos e o apoio na melhoria da rentabilidade das propriedades através das suas cooperativas filiadas.
Atualmente, a CCGL possui o maior parque industrial de leite em pó do Brasil, distribuindo seus produtos para os mercados doméstico e internacional.
Assessoria de Comunicação da CCGL
Negócios
São nos momentos de dificuldade que conhecemos as instituições comprometidas com o bem-estar da sociedade. Na quinta-feira, dia 23 de abril, parceria entre o cooperativismo e o esporte valorizou a natureza solidária do Vale do Taquari. O Clube Esportivo Lajeadense, conjuntamente com a patrocinadora Cooperativa Languiru, realizou a doação de 2,5 mil litros de leite para cinco entidades assistenciais. A sugestão dos locais beneficiados partiu de um dos clubes Rotary de Lajeado.
As doações foram encaminhadas à Vovolar, no Bairro Hidráulica; ao Lar de Idosos Tabita, no Bairro Conventos; à Associação Abrigo São Chico, no Florestal; e ao Centro Nora Oderich (Lar da Menina), no Bairro Conservas, todas de Lajeado. Também foi beneficiada a Casa de Passagem do Vale.
O registro simbólico da ação ocorreu no Lar da Menina, momento acompanhado por representantes das instituições que organizaram a doação. O Lajeadense esteve representado pelo presidente Alexandre Sebben, acompanhado pelo presidente do Rotary Club de Lajeado, Antônio Scussel, e o rotariano Airton Paulo Bernhard. A Languiru foi representada pelo gerente de Comunicação, Marketing e Cooperativismo, Alexandre Schneider, e pelo coordenador do Supermercado Languiru de Estrela, Daniel Cord.
Lajeadense e Languiru decidiram em conjunto que parte dos recursos destinados ao patrocínio do clube seriam convertidos em doações a entidades que prestam relevantes serviços à sociedade. A ação solidária foi o destaque da celebração de 109 anos do clube, completados no dia 23, e adere à campanha #jogandojuntoscontraovirus.
Compromisso com a região
O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, destaca que é preciso ser solidário com entidades assistenciais que conduzem trabalhos fundamentais à sociedade. “Não conseguimos ajudar a todos como gostaríamos, porém, estamos fazendo muito apoiando iniciativas locais e nossos parceiros tradicionais, como neste caso”, observou. Bayer ressaltou que existem muitas semelhanças nos valores preconizados pelo Lajeadense e pela Languiru. “Não podemos ficar indiferentes perante ao que está acontecendo. Temos compromisso econômico e, principalmente, social com o Vale do Taquari.”
Ajudar à cidade que tanto faz por nós
O presidente do CE Lajeadense, Alexandre Sebben, reforça o papel do clube como representante da sociedade e de uma torcida apaixonada. "Percebemos que poderíamos fazer mais pela cidade que tanto faz por nós. Somos um clube que necessita de ajuda constante, e agora que a sociedade enfrenta um dos maiores desafios da nossa história, estamos vestindo a camisa e entrando em campo para oferecer ajuda da forma que podemos."
Com informações e fotos da Assessoria de Comunicação da Languiru
Negócios
As cooperativas gaúchas seguem promovendo iniciativas de solidariedade em meio à pandemia da Covid-19. Campanhas de arrecadação de alimentos, doações financeiras e telemonitoramento de pacientes que foram internados por causas respiratórias em 2019.
Confira na sequência algumas dessas ações solidárias:
Cotrisel realiza doação de mais de uma tonelada de arroz para enfrentamento do Coronavírus
A Cotrisel, com o intuito de contribuir com a administração pública das cidades em que possuí suas unidades de negócio, está realizando a doação de fardos de arroz. O alimento está sendo entregue para as Prefeituras Municipais, que estão encarregadas de encontrar o destino das doações.
Até o final do mês de abril, a Cooperativa pretende realizar a doação de mais de uma tonelada do produto. Essa ação ajudará a incrementar a cesta básica da população que está passando por dificuldades, devido à pandemia de Coronavírus.
Lajeadense e Languiru doam 2,5 mil litros de leite para entidades
Nessa quinta-feira (23/4), uma parceria entre o cooperativismo e o esporte valorizou a natureza solidária do Vale do Taquari. O Clube Esportivo Lajeadense, conjuntamente com a patrocinadora Cooperativa Languiru, realizou a doação de 2,5 mil litros de leite para cinco entidades assistenciais. A sugestão dos locais beneficiados partiu de um dos clubes Rotary de Lajeado.
As doações foram encaminhadas à Vovolar, no Bairro Hidráulica; ao Lar de Idosos Tabita, no Bairro Conventos; à Associação Abrigo São Chico, no Florestal; e ao Centro Nora Oderich (Lar da Menina), no Bairro Conservas, todas de Lajeado. Também foi beneficiada a Casa de Passagem do Vale.
Cotrisal de Sarandi doa R$ 1 milhão a hospitais da região
A preocupação com a comunidade é um dos princípios básicos do cooperativismo que a Cotrisal prioriza historicamente no seu dia a dia. Diante dos últimos acontecimentos causados pela pandemia do coronavírus, a direção da Cotrisal, sensibilizada pelo atual momento, tomou a decisão de doar aos hospitais da região o valor de R$ 1milhão de reais.
Piá já doou 11 toneladas de lácteos para equipes de saúde
A Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, já doou 11 toneladas de iogurtes, bebidas lácteas e leite para equipes de saúde. Foram contemplados os agentes de saúde de Nova Petrópolis, Gramado, Picada Café, Feliz, Morro Reuter, Vila Flores e Marau. Em Porto Alegre, através de recomendação do Banco de Alimentos, foram entregues produtos lácteos para o Asilo Padre Cacique e Pão dos Pobres. A Spaan foi outra entidade que recebeu a doação da Piá.
Campanha de arrecadação da Coopermil atinge 30 toneladas
A campanha Você Doa Alimentos – A Coopermil Doa Junto foi abraçada pela comunidade regional e atingiu um total de 30 toneladas de alimentos a serem distribuídos nos municípios da área de atuação da Coopermil. A campanha que iniciou no dia 6 de abril e se estendeu até o sábado de Páscoa, dia 11, arrecadou junto aos clientes, colaboradores e associados da Cooperativa um total de 14 toneladas de alimentos. Além disso, a Coopermil está disponibilizando mais 16 toneladas como doação institucional.
UFRGS e Unicred POA atuam juntas contra a Covid-19
O novo Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina da UFRGS, objeto de uma Parceria Público-Privada recente entre a universidade e a Unicred Porto Alegre – instituição financeira cooperativa, exclusiva da área da saúde – iniciou o projeto de extensão “Telemedicina: Emergências em Saúde Pública”, para telemonitoramento de pacientes que foram internados por causas respiratórias em 2019.
A iniciativa visa, principalmente, reduzir as internações que podem ser evitadas e, assim, não ocupar leitos que são essenciais para este momento de crise na saúde. O coordenador do projeto, professor Marcelo Gonçalves, explica que o telemonitoramento dos pacientes com doenças respiratórias crônicas tenta evitar que estas pessoas precisem ir às emergências ou internar por descompensação de seus quadros clínicos. “Além disto, estes pacientes também são teleorientados para medidas preventivas contra o Covid-19, como higienização e distanciamento social”, afirma.
Camnpal realiza doações a entidades hospitalares
Neste momento tão delicado, a solidariedade é importante e fundamental. Nesse intuito, a Camnpal, de Nova Palma, anuncia a doação de R$ 108 mil, destinados para a compra de dois respiradores (aparelho de ventilação pulmonar) para o auxílio no enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19), para o Hospital Nossa Senhora da Piedade, de Nova Palma e Hospital de Caridade São Roque, de Faxinal do Soturno.
A Camnpal também realizou a doação de R$ 5 mil para o Hospital Santo Antônio, de São Sepé, para auxiliar na aquisição de um respirador.
Unicred Integração doa 50 toneladas de alimentos na Serra Gaúcha e no Sul do RS
A Unicred Integração, por meio do seu projeto social Vida que Prospera, promove doação de 50 toneladas de alimentos não-perecíveis a famílias em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia do novo coronavírus. Os donativos compostos por 4,2 mil cestas básicas são distribuídos nas 10 cidades das regiões da Serra Gaúcha e Sul do Estado em que a cooperativa mantém unidades e salas de negócios.
A iniciativa da Unicred Integração complementa o rol de ações que estão sendo feitas desde o início da quarentena imposta pela Covid-19. Muitos de seus cooperados, principalmente os profissionais da área da saúde, estão envolvidos diretamente em medidas para cuidar da saúde da população.
A Unicred Integração faz a entrega das cestas básicas a Secretarias Municipais e instituições de assistência social, que destinarão as doações para as famílias mais necessitadas de cada região. Confira: – Bento Gonçalves: Parceiros Voluntários e Secretaria do Esporte e Desenvolvimento Social – Caxias do Sul: Fundação de Assistência Social (FAS) – Farroupilha: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e Secretaria da Educação – Garibaldi: Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social – Lagoa Vermelha: Secretaria da Ação Social e Habitação – Pelotas: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Rio Grande: Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social – Defesa Civil – Santa Vitória do Palmar: Secretaria de Assistência Social e Cidadania – São Lourenço do Sul: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação – Vacaria: Secretaria do Desenvolvimento Social
Com informações das Assessorias de Comunicação das Cooperativas
Negócios
Mais de R$ 1,4 bilhão foram liberados pela Central Sicredi Sul/Sudeste neste ano em linhas de crédito rural para investimentos no agronegócio e aumento da produção agropecuária. Na área de atuação da Sicredi das Culturas RS/MG foram mais de R$ 11 milhões em recursos liberados para o segmento, em 13 municípios do Rio Grande do Sul (Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Condor, Coronel Barros, Coronel Bicaco, Chiapetta, Ijuí, Jóia, Nova Ramada, Panambi, São Valério do Sul e Santo Augusto) e em São Sebastião do Paraíso, em Minas Gerais. Através de diferentes modalidades, o acesso ao crédito permitiu aos produtores rurais a modernização das estruturas de suas propriedades, como aquisição de tratores, máquinas e implementos agrícolas. No total, foram 122 operações realizadas até a primeira quinzena de abril na cooperativa.
“Como grande diferencial relacionado ao acesso ao crédito rural, podemos destacar a agilidade na liberação de recursos junto à instituição financeira cooperativa, mais um benefício ao associado que busca no Sicredi alternativas para desenvolver a sua propriedade rural. É por meio de operações como estas que conseguimos auxiliar no desenvolvimento econômico e social do segmento, fortalecemos o setor, e estimulamos a geração de renda na agricultura”, ressalta o diretor de Negócios da Sicredi das Culturas RS/MG, Cristiano Amorim Ourique (foto). Os recursos são provenientes de fontes como poupança rural e de linhas de investimentos BNDES e MCR (Manual do Crédito Rural). Esta última é destinada a produtores que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e no Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp).
Para o associado do Sicredi em Ijuí, Vanderlei Glitzenhirn, os recursos liberados através da linha Pronaf Investimento MCR irão ajudá-lo já no plantio de culturas de inverno como trigo e aveia. Para auxiliar nas atividades de sua propriedade, o associado fez a aquisição de uma plantadeira, “quando surgiu esta necessidade busquei recursos no Sicredi, com uma experiência positiva, pois foi um processo muito rápido, em cinco dias o recurso foi liberado”, afirma. A aquisição de uma semeadora adubadora também irá auxiliar o associado Rafael Rochinheski, de Chiapetta, com as lavouras de inverno. Com o aumento de área plantada em sua propriedade surgiu a necessidade de aquisição do equipamento, que dará mais agilidade ao processo de plantio. A compra deste maquinário também representa uma aposta do agricultor para o desenvolvimento deste tipo de cultura. “Só tenho a agradecer e parabenizar a equipe da cooperativa pelo trabalho que realizam auxiliando o agronegócio, sempre nos ajudando com a disponibilização de recursos”, reforça o associado.
Estiagem: Para auxiliar os produtores rurais que foram impactados pela estiagem e consequentemente tiveram redução de produção das culturas de verão da safra 2019/2020, a Sicredi das Culturas RS/MG lançou recentemente a linha de crédito Estiagem Agro20. A iniciativa tem a finalidade de auxiliar os associados em eventuais demandas financeiras, proporcionando capital de giro ao agricultor para usos diversos. Como condições especiais, esta linha apresenta taxas a partir de 1,35% a.m., com prazo de até quatro anos para pagamento e parcelas mensais, semestrais ou anuais.
Mais informações sobre estas e demais linhas de crédito podem ser obtidas junto às agências da instituição financeira cooperativa na região.
Com informações e foto da Comunicação e Marketing Sicredi das Culturas RS/MG - Ijuí
Negócios
O cooperativismo brasileiro é, sem dúvidas, um expert em sobreviver a tempos de crise. E não será diferente desta vez. O novo cenário imposto pela pandemia tem trazido à tona projetos para manter o funcionamento e o desempenho de nossas cooperativas.
É o caso da plataforma de ensino a distância Capacitacoop, lançada nessa segunda-feira (20/4) pelo Sistema OCB. Construída com base nas experiências já existentes de algumas unidades estaduais, a ferramenta que reúne cursos e vídeos para aprendizagem em temas diversos já está disponível para acesso de todos.
Durante o lançamento realizado por web conferência com representantes de todas as unidades estaduais do Sistema OCB, o presidente da unidade nacional, Márcio Lopes de Freitas, reforçou a importância da ferramenta neste período.
"Vivemos um momento de incertezas, e isso pode significar bons desafios. O momento nos fez acelerar alguns processos importantes, como o do EAD. Estávamos prevendo o nosso para o segundo semestre, mas com a crise advinda da pandemia, tomamos a decisão de acelerar esse processo e disponibilizar o serviço o mais rápido possível", comentou o dirigente.
A gerente-geral do Sescoop, Karla Oliveira, o braço de formação e capacitação do cooperativismo, ressaltou a responsabilidade que vem junto com o lançamento: "Temos o compromisso de manter a plataforma ativa, com conteúdo atrativo, cumprindo com o nosso propósito de gerar valor para as nossas cooperativas".
Explicando o passo a passo da ferramenta para os técnicos que assistiram ao lançamento, a gerente de Desenvolvimento Social das Cooperativas, Geâne Ferreira, destacou que o "Capacitacoop" já está pronto para ser acessado e com seis cursos disponíveis: Assembleia Geral na Prática; Entendendo a Sociedade Cooperativa; Governança Cooperativa (Princípios e Boas Práticas); Gestão de Recursos Humanos para Cooperativas; Contabilidade de Cooperativas e Modelo de Excelência em Gestão.
Geâne explicou, ainda, que a plataforma está aberta a qualquer pessoa que tenha interesse nos conhecimentos e que, futuramente, outros temas serão inseridos, alcançando também os interesses da sociedade.
O endereço da plataforma é o capacita.coop.br. No primeiro acesso, o usuário preenche um formulário de cadastro que servirá para catalogar as informações da plataforma como quantidade de acessos, localidade com maior procura, temas mais acessados, dentre outros.
O investimento feito pelo Sistema OCB será repassado inteiramente sem custos para as unidades e cooperativas brasileiras, que terão livre acesso à ferramenta podendo, inclusive, inserir cursos de seu interesse.
Para dúvidas e outras informações, a Gerência de Desenvolvimento Social de Cooperativas (Gedes) está à disposição.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB
Negócios
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS e a Escoop, atentos ao atual cenário da pandemia e aos procedimentos de prevenção e controle da Covid-19, e tendo em vista a gravidade das medidas tomadas amplamente por órgãos públicos e particulares, informa que as suas sedes estarão fechadas para atendimento ao público até o dia 30 de abril de 2020, atendendo às determinações das autoridades.
A medida adotada tem como objetivo redobrar o estado de alerta e proteger a saúde e integridade física dos colaboradores, familiares e público externo. Durante este período, as atividades estão sendo desenvolvidas de forma remota, com os colaboradores atendendo às demandas e necessidades das cooperativas através de contatos por e-mail, site e outros canais de comunicação.
Contatos através do site
O Sistema Ocergs-Sescoop/RS disponibiliza em seu site espaço para contato com os setores de atendimento: Secretaria Geral, Presidência, Capacitação/Cursos, Informática, Comunicação, Monitoramento, Recursos Humanos, Promoção Social, Sindicato, Departamento Jurídico e Departamento de Compras. As mensagens são direcionadas diretamente para o e-mail da área selecionada.
A superação de momentos de crise é possível com a respectiva conscientização e prevenção de todos envolvidos. A instituição segue atenta aos desdobramentos e fatos decorrentes da pandemia do novo coronavírus, e informará através de seus canais de comunicação qualquer mudança em relação ao funcionamento de suas atividades e atendimento presencial ao público.
Dicas Coop Covid-19
Na última sexta-feira (17/4), o Sistema Ocergs-Sescoop/RS lançou a série Dicas Coop Covid-19, com orientações e atitudes importantes que devem ser tomadas na prevenção e no combate à Covid-19.
Toda semana, traremos novas dicas e medidas de segurança que auxiliam na saúde e no bem-estar de todos. Os vídeos estão disponíveis para download no canal do YouTube do Sescoop/RS. Por isso, é importante se inscrever no nosso canal e ativar as notificações. O conteúdo também está disponível na página do Facebook e no Twitter do Sistema Ocergs-Sescoop/RS. O objetivo é garantir conteúdo informativo que possa ser utilizado pelas cooperativas e demais públicos para comunicar aos seus associados, empregados, familiares e sociedade em geral pontos que necessitam atenção e cuidados redobrados na prevenção à Covid-19.
Confira os dois primeiros vídeos da série:
Saiba mais sobre o coronavírus
A Unimed Porto Alegre preparou um material completo esclarecendo dúvidas sobre o momento atual: https://www.unimedpoa.com.br/coronavirus
Acompanhe as atualizações referentes ao coronavírus nos canais oficiais: https://coronavirus.saude.gov.br/
Negócios
A Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, já doou 11 toneladas de iogurtes, bebidas lácteas e leite para equipes de saúde. Foram contemplados os agentes de saúde de Nova Petrópolis, Gramado, Picada Café, Feliz, Morro Reuter, Vila Flores e Marau. Em Porto Alegre, através de recomendação do Banco de Alimentos, foram entregues produtos lácteos para o Asilo Padre Cacique e Pão dos Pobres. A Spaan foi outra entidade que recebeu a doação da Piá.
Segundo o gerente de marketing da Piá, Tiago Haugg, a ação social tem por objetivo reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde neste momento de pandemia da Covid-19. "Sabemos que este profissionais estão trabalhando dia e noite para salvar vidas, e os idosos precisam estar mais fortes para enfrentar os dias de isolamento", comenta Haugg. Segundo ele, as doações continuarão a serem feitas nas próximas semanas, de acordo com as necessidades de cada unidade de saúde e entidade.
Divulgação e fotos Cooperativa Piá
Negócios
O novo Laboratório de Informática da Faculdade de Medicina da UFRGS, objeto de uma Parceria Público-Privada recente entre a universidade e a Unicred Porto Alegre – instituição financeira cooperativa, exclusiva da área da Saúde – iniciou o projeto de extensão “Telemedicina: Emergências em Saúde Pública”, para telemonitoramento de pacientes que foram internados por causas respiratórias em 2019.
A iniciativa visa, principalmente, reduzir as internações que podem ser evitadas e, assim, não ocupar leitos que são essenciais para este momento de crise na Saúde. O coordenador do projeto, professor Marcelo Gonçalves, explica que o telemonitoramento dos pacientes com doenças respiratórias crônicas, tenta evitar que estas pessoas precisem ir às emergências ou internar por descompensação de seus quadros clínicos. “Além disto, estes pacientes também são teleorientados para medidas preventivas contra o COVID - 19, como higienização e distanciamento social”, afirma.
Com larga experiência em capacitação e uso de sistemas, sistemas de informações e gestão de informações, o técnico em assuntos educacionais da UFRGS e coordenador de Infraestrutura e Tecnologia da Informação da Faculdade de Medicina, Carlos Ernesto Rech, considera que “a estrutura de equipamentos instalada para o novo Laboratório de Informática da FAMED e sua estrutura de rede, possibilitaram a pronta instalação desta Central de Atendimento, sem a qual seria muito difícil a execução do projeto”.
Para o presidente da Unicred Porto Alegre, José Cesar Boeira, é uma satisfação perceber os resultados práticos e efetivos desta parceria concretizada a menos de seis meses, principalmente neste momento em que todos estamos voltados a um único objetivo que é salvar vidas”, considerou. O contrato assinado entre FAMED e a Unicred Porto Alegre é a primeira PPP em toda a história de 120 anos da Faculdade. Outras melhorias e inovações previstas no acordo devem ocorrer no decorrer dos próximos 10 anos.
O projeto realizado pelo laboratório é coordenado pelo Serviço de Atenção Primária à Saúde do HCPA, em conjunto com Famed, Telessaúde RS, Serviço de Pneumologia do HCPA e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre.
Negócios
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) realizou uma mudança na maneira em que vai interagir com os seus mais de 4,6 milhões de cooperados. Agora, os seminários, assembleias e palestras, que eram realizados presencialmente, serão transmitidos ao vivo pelo aplicativo Sicoob Moob.
Em ambiente remoto e seguro, os cooperados vão poder interagir com os palestrantes durante videoconferência e webinar (conferência online) por meio de mensagens de texto e, em algumas ocasiões, áudio.
Também será possível participar das votações, tendo em vista que no cooperativismo financeiro, diferente do que ocorre no tradicional sistema bancário, a participação do cooperado é essencial para a cooperativa. Os votos serão realizados pelo próprio app.
O Sicoob informa que utiliza um módulo de backoffice para gerenciar a publicação das votações – cadastro, opções, abertura e encerramento – e a apuração dos resultados. O Sistema garante que tudo será registrado e passará por auditoria.
Transação digital em alta Para Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, a mudança no aplicativo fortalece a relação entre o público e o Sicoob. Além disso, facilita o acesso e eleva “o nível de conhecimento dos cooperados sobre as singulares, além de fortalecer as práticas de governança”, destaca, por meio de nota.
Em 2019, o maior sistema financeiro de cooperativas do Brasil realizou 78% das transações por meio de canais digitais. Desse montante, 56% foram por meio de ferramentas mobile. Apesar da fatia digital importante, o diretor de Tecnologia do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior, afirma que a empresa não abre mão do crescimento das agências físicas. Investe no digital, sem perder o relacionamento interpessoal com o cooperado.
Fonte: IstoÉDinheiro – (com acréscimo do Sicoob Central SC/RS).
Negócios
Em mais um ano o Sicredi é destaque no ranking Top Asset, da revista Investidor Institucional, principal canal de comunicação do país com profissionais que atuam nos segmentos de fundos de pensão, regimes próprios de previdência e gestão de recursos.
Entre os destaques, o ranking classificou o Sicredi em Recursos Provenientes de Previdência Aberta: a instituição registrou o terceiro maior crescimento nos últimos 12 meses e o quinto melhor desempenho nos últimos seis meses. Vale ressaltar também que, na classificação geral, o Sicredi ocupa o 18º lugar entre as mais de 140 gestoras de recursos avaliadas no Brasil, com mais de R$ 32,8 bilhões de recursos sob gestão.
Segundo Ricardo Sommer, diretor de Recursos de Terceiros no Sicredi, o bom desempenho no ranking reflete a atuação transparente da instituição e o foco em garantir cada vez mais segurança e maior aderência aos retornos esperados pelos associados investidores. “No Sicredi, além do controle rígido sobre exposição a eventuais riscos, buscamos disponibilizar as oportunidades mais rentáveis aos associados de acordo com o cenário econômico, os seus propósitos e suas necessidades”, afirma.
A gestão de recursos da Asset do Sicredi tem recebido seguidos reconhecimentos no mercado. No final de 2019, o Fundo de Previdência Sicredi Fic RF IS Prev Reserva recebeu cinco estrelas em um ranking feito pelo Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o jornal Valor Econômico. O ranking avaliou exclusivamente planos de previdência privada no Brasil.
Recentemente, a Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco de crédito no mundo, também elevou o rating da Asset do Sicredi de “Proficiente” para “Forte”. A nova nota considerou questões como os sistemas operacionais do Sicredi, a política de segurança, a estrutura organizacional e o gerenciamento de risco e compliance, além do nível da equipe de profissionais.
Fonte: Sicredi das Culturas RS/MG - Ijuí
Negócios
Um grande desafio continua sendo eliminar ou amenizar o impacto ambiental de materiais com lenta decomposição, como o plástico, por exemplo. Nesse contexto, a Languiru buscou alternativa: os clientes dos supermercados da cooperativa têm a possibilidade de optar por sacolas ecológicas reutilizáveis.
Com estampas que destacam a causa ambiental, essas podem ser adquiridas nas recepções dos Supermercados Languiru. Além da consciência ecológica, o uso da sacola como hábito nas compras do dia a dia será recompensado com descontos. Ao somar R$ 300,00 em compras, o cliente resgata desconto equivalente ao valor investido na sacola.
Material
A sacola possui acabamento diferenciado, com alças de fita de algodão mais duráveis e que não deformam ou enrolam durante a lavagem, além do reforço na costura que suporta até 10kg. Na sua maior parte, a composição do material é de tecido sintético confeccionado a partir da reutilização de embalagens PET. Conforme o presidente da Languiru, Dirceu Bayer, a cooperativa propõe algo diferente do tradicional. “Além de reduzir a demanda de novo material plástico, a concepção do projeto visa reutilizar embalagens plásticas já descartadas.”
Coleção
O gerente de Varejo, Robson Souza, observa que o plástico ainda é um material descartável muito presente e leva centenas de anos para decompor. “Queremos trabalhar a conscientização numa campanha de continuidade. Estudamos, inclusive, lançar novas sacolas temáticas para colecionar.”
Alinhamento mundial
As peças publicitárias da campanha destacam o período que as embalagens plásticas levam para se decompor e o seu impacto no Meio Ambiente. Durante o ano, outras práticas que a Languiru já desenvolve na área ambiental também serão divulgadas, alinhado à estratégia de comunicação e marketing da cooperativa e diretrizes internacionais do cooperativismo.
Anualmente, a Aliança Cooperativa Internacional, que representa as cooperativas a nível mundial, populariza o “Dia C”, iniciativa que marca o Dia Internacional do Cooperativismo e destaca o trabalho das cooperativas em prol de um mundo melhor. Para 2020, com a temática “Cooperativas por uma ação climática”, organizações de todo mundo são estimuladas a contribuir ainda mais com práticas de produção e consumo menos agressivas ao Meio Ambiente, com foco na reciclagem, no uso racional dos recursos naturais e na diminuição do aquecimento global. “Na Languiru, as sacolas ecológicas são uma iniciativa diretamente alinhada a esse objetivo”, destaca o gerente de Comunicação, Marketing e Cooperativismo, Alexandre Schneider.
Siga a hashtag #Coops4ClimateChange para conhecer mais a respeito e acompanhe as redes sociais dos Supermercados Languiru.
Fonte: Languiru
Negócios
O Conselho Administrativo do Sescoop/RS aprovou normativo que prevê a possibilidade de execução de Eventos Descentralizados e Centralizados executados na modalidade ensino à distância (EAD), como medida temporária de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A Resolução Sescoop/RS Nº 141, de 30 de março de 2020, terá vigência durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de COVID-19.
A medida contempla as despesas custeadas pelo Sescoop/RS, como a contratação de serviços de instrutoria, em Eventos Descentralizados e Centralizados executados nas modalidades presencial, semipresencial e ensino à distância (EAD), durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de COVID-19. Tal Resolução pretende responder à necessidade das cooperativas em manter seus processos de treinamento e desenvolvimento, obedecendo as orientações relativas a prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus.
Clique aqui e veja a resolução na íntegra.
Atenciosamente,
Diretoria Executiva
Negócios
A Unicred Integração, por meio do seu projeto social Vida que Prospera, fará doação de 50 toneladas de alimentos não-perecíveis a famílias em situação de vulnerabilidade social devido à pandemia do Coronavírus. Os donativos compostos por 4,2 mil cestas básicas serão distribuídos nas 10 cidades das regiões da Serra Gaúcha e Sul do Estado em que a cooperativa mantém Unidades e Salas de Negócios – confira abaixo para onde serão destinados os alimentos.
A iniciativa da Unicred Integração complementa o rol de ações que estão sendo feitas desde o início da quarentena imposta pela Covid-19. Muitos de seus cooperados, principalmente os profissionais da área da saúde, estão envolvidos diretamente em medidas para cuidar da saúde da população. “Todos esses profissionais merecem o nosso mais sincero respeito e agradecimento. Como instituição financeira, pensamos que poderíamos contribuir ainda mais com a sociedade por meio da doação das cestas básicas. O momento que a sociedade está vivendo demonstra a necessidade cada vez maior de cooperação e colaboração, e é justamente esse o propósito da nossa instituição”, destaca o diretor-geral da Unicred Integração, Gustavo Saltiél. “A sociedade está cada vez mais ciente de que a cooperação é, sim, a melhor forma de prosperarmos”, conclui.
A Unicred Integração fará a entrega das cestas básicas a Secretarias Municipais e instituições de assistência social, que destinarão as doações para as famílias mais necessitadas de cada região. Confira:
- Bento Gonçalves: Parceiros Voluntários e Secretaria do Esporte e Desenvolvimento Social
- Caxias do Sul: Fundação de Assistência Social (FAS)
- Farroupilha: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação e Secretaria da Educação
- Garibaldi: Secretaria Municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social
- Lagoa Vermelha: Secretaria da Ação Social e Habitação
- Pelotas: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
- Rio Grande: Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social – Defesa Civil
- Santa Vitória do Palmar: Secretaria de Assistência Social e Cidadania
- São Lourenço do Sul: Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação
- Vacaria: Secretaria do Desenvolvimento Social
Fonte: Assessoria de Imprensa Unicred Integração
Negócios
A partir da próxima segunda-feira (13), os municípios e estados do País que não tiveram ultrapassado o percentual de 50% de ocupação dos serviços de saúde, após a pandemia de coronavírus, podem iniciar uma transição para um formato onde apenas alguns grupos ficam em isolamento. A medida é recomendada desde que haja oferta de leitos e respiradores, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o trabalho de profissionais de saúde e testes de diagnóstico. A recomendação está no Boletim Epidemiológico Especial sobre Coronavírus, publicado nesta segunda-feira (6/4) pelo Ministério da Saúde.
O documento orienta a adoção de ações diferenciadas em relação ao distanciamento social por estados e municípios, a partir de distintos cenários da circulação do vírus. O objetivo é promover o retorno gradual a circulação de pessoas, incluindo as atividades laborais, com segurança, evitando uma possível explosão de casos sem que o sistema de saúde local tenha tempo de absorvê-los e garantir a assistência adequada à população.
Contudo, nos locais que apresentarem coeficiente de incidência 50% superior à estimativa nacional devem manter essas medidas de distanciamento social de todos os setores da sociedade até que os materiais e insumos de saúde sejam suficientes, considerando a possibilidade de ampliação da transmissão do vírus. A iniciativa considera a diversidade do território brasileiro, de Norte a Sul, na perspectiva dos 5.570 municípios.
O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, explica que medidas devem ser proporcionais à realidade apresentada em cada município, cada região e cada capital. “Discutimos melhor com os estados e municípios de maneira em que não se tomasse medidas idênticas para situações completamente diferentes”, pontuou João Gabbardo.
“Nós criamos parâmetros de circulação de vírus e parâmetros de utilização de leitos que possam possibilitar que o gestor tome essas medidas de quarentena com mais segurança. Para tomarmos essa atitude precisamos estar seguros do ponto de vista de EPIs, leitos de retaguarda, de UTI, e recursos humanos”, destacou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.
INCIDÊNCIA DE CORONAVÍRUS NO PAÍS
Até o momento, somente os estados de São Paulo (10,5), Rio de Janeiro (8,4), Ceará (11,0), Amazonas (12,6) e Distrito Federal (15,5) apresentam coeficiente de incidência superior à média nacional, que é de 5,7 a cada 100 mil habitantes. O Brasil, de forma geral, se encontra na fase de epidemias localizadas. A duração e a gravidade de cada fase da pandemia poderá variar dependo da resposta local de saúde pública.
Atualmente, a medida utilizada pela maioria das regiões do País é o Distanciamento Social Ampliado (DAS), quando todos os setores da sociedade precisam permanecer na residência enquanto durar a decretação da medida pelos gestores locais. O método deve ser utilizado em locais onde o número de casos confirmados tenha impactado mais que 50% da capacidade instalada do sistema de saúde local. Isso até que o suprimento de equipamentos (leitos, EPIs, respiradores e testes laboratoriais), além de equipes de saúde, estejam disponíveis em quantitativo suficiente para promover, com segurança, a transição para a estratégia de Distanciamento Social Seletivo (DSS).
Já nos locais onde os casos confirmados não tenham impactado em mais de 50% da capacidade do sistema de saúde, o Ministério da Saúde indica a transição para o Distanciamento Social Seletivo. Nestes casos, apenas alguns grupos ficam isolados, com atenção aos de maior risco de agravamento da doença, como idosos e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou condições de risco, como obesidade e gestação de risco. Nestes casos, pessoas abaixo de 60 anos podem circular livremente, se estiverem assintomáticos.
Em resumo, nos locais onde há baixa circulação do coronavírus e, consequentemente, baixa necessidade de uso das estruturas dos serviços de saúde, se garantidas as condicionantes, a retomada da atividade laboral e econômica é possível.
Informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde
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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na esteira de apoiar e estimular o cooperativismo, conforme determinação constitucional, reativou um importante programa de capitalização para as cooperativas de crédito – o Procapcred (Programa de Capitalização de Cooperativas de Crédito).
O programa tem como objetivo promover o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas singulares de crédito, com mais de 1 (um) ano de atividade, por meio da concessão de financiamentos diretamente aos cooperados para a aquisição e subscrição de quotas-partes.
Certamente, essa iniciativa auxiliará no fortalecimento patrimonial de nossas cooperativas e, por consequência natural, na continuidade da oferta do crédito para os nossos cooperados.
É importante destacar que as condições apresentadas no programa atual, certamente, estão em sintonia com as necessidades do setor para superar o difícil momento econômico que se apresenta.
• A remuneração do BNDES foi reduzida, em comparação às condições anteriores do programa, para 1,25% ao ano; • O prazo de financiamento nessa ediação passa a ser de até 10 (dez) anos, com carência de 2 (anos).
Informações detalhadas sobre o programa podem ser acessadas diretamente no site do BNDES. Clique aqui.
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