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Creral arrecada mais de 300kg de alimentos para a campanha #VemCooperar

Creral arrecada mais de 300kg de alimentos para a campanha #VemCooperar

 

A Creral participou, no sábado, dia 4/7, da campanha #VemCooperar, desenvolvida em comemoração ao Dia de Cooperar (Dia C), com o objetivo de arrecadar alimentos. Em seu posto de coleta, entre doações da Cooperativa, funcionários e da comunidade, foram recebidos cerca de 360 quilos de alimentos, destinados ao Mesa Brasil do Sesc.

Todos os anos o Dia C é marcado por diversas ações que buscam envolver a comunidade como um todo, mostrando a força do cooperativismo, e esse ano, mesmo com as restrições existentes, o Núcleo do Cooperativismo do Alto Uruguai, em Erechim, buscou por opções que pudessem ser estendidas ao público em geral de forma segura.

Assim durante os meses de junho e julho foram realizadas nas redes sociais das cooperativas uma série de lives sobre assuntos relevantes à comunidade, como cuidados com a saúde, dicas de carreira, finanças, entre outros. Também foi desenvolvida uma campanha de doação de valores, onde quem tivesse interesse poderia realizar o depósito de qualquer valor nas contas da ação, nas cooperativas de Crédito.

E no Dia Internacional do Cooperativismo, 4 de julho, o destaque maior foi a arrecadação de alimentos para a campanha #VemCooperar, quando foram montados postos de coleta em diversos locais do município de Erechim, e toda a comunidade pôde participar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Creral
Prêmio António Sérgio 2020 está com inscrições abertas

Prêmio António Sérgio 2020 está com inscrições abertas

O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio, criado pela Confederação Portuguesa de Cooperativas (Cases) em 2012, está com as inscrições abertas até 31 de julho. A premiação visa homenagear as pessoas singulares e coletivas que, em cada ano, mais tenham se distinguido no setor da Economia Social. Neste ano, o destaque fica por conta da nova categoria “Estudos e Investigação na Lusofonia”, criada para que cooperativas de outros países de língua portuguesa apresentem seus estudos de economia social.

O Prêmio está dividido nas seguintes categorias:

a) Inovação e Sustentabilidade: visa premiar organizações da Economia Social que tenham se distinguido pelo desenvolvimento de projetos com abordagens e soluções inovadoras e sustentáveis para uma questão socioeconômica (ou ambiental).

b) Estudos e Investigação: visa premiar pessoas e entidades autoras de estudos e trabalhos de investigação no âmbito da Economia Social, designadamente, trabalhos sobre Cooperativas, Mutualidades, Fundações, Associações, Misericórdias e IPSS ou trabalhos transversais dentro do setor da Economia Social.

c) Estudos e Investigação na Lusofonia (nova categoria): visa premiar pessoas e entidades autoras de estudos e trabalhos de investigação no âmbito da Economia Social, designadamente, trabalhos sobre Associações, Cooperativas, Fundações, Mutualidades ou outras entidades da Economia Social, ou trabalhos transversais dentro do setor da Economia Social, relativos a países de língua oficial portuguesa, excluindo Portugal (os trabalhos exclusivamente sobre Portugal serão contemplados na alínea b).

d) Trabalhos de Âmbito Escolar: visa premiar trabalhos da comunidade escolar, no nível do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico, ensino secundário, artístico e profissional, tanto no âmbito do ensino público como privado, que envolvam alunos/as e professores/as na vivência e difusão de teorias e práticas de Economia Social.

e) Trabalhos Jornalísticos: visa premiar jornalistas que sejam autores/as de trabalhos jornalísticos publicados acerca de um tema diretamente associado à Economia Social em Portugal.

f) Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2020: visa distinguir pessoas singulares pela sua dedicação, ação e estudo na área da Economia Social, designadamente, pela sua carreira na gestão de entidades e/ou estudo do setor; promoção de ações inovadoras e sustentáveis; criação ou reforço de dinâmicas interinstitucionais; divulgação e contribuição para a relevância pública do tema; capacidade de mobilização social e melhoria das relações do setor com o Estado. O Prémio de Honra divide-se em duas subcategorias, sendo atribuído a personalidades que tenham se distinguido pela carreira – Honra à Carreira; e pela capacidade empreendedora – Honra à Capacidade Empreendedora.

A cada uma das cinco categorias de a) a e) corresponde um prêmio de 3000€ e, para a categoria de Trabalhos de Âmbito Escolar, de acordo com protocolo celebrado entre a Cases e o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros (CNSF), é atribuído ao/à vencedor/a a frequência de módulos de formação financeira.

Destaque-se ainda a parceria com a iniciativa Portugal Inovação Social, com enfoque específico na categoria de Inovação e Sustentabilidade.

Inscrições

O prazo de inscrições segue até 31 de julho de 2020, exceto para a categoria de Trabalhos de Âmbito Escolar, cujo período de inscrições se estende até 30 de setembro de 2020.

Formulários de candidatura e anexos (aqui)

Regulamento

Instituto Unicred RS promove versão digital do Dia C

Instituto Unicred RS promove versão digital do Dia C

Promover ações que atuam no desenvolvimento social faz parte dos preceitos do cooperativismo. Com esse objetivo, o Instituto Unicred RS realizará mais uma edição do Dia C, iniciativa nacional que no RS ocorre há cinco anos com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social, por meio de iniciativas voluntárias, colocando em prática os princípios cooperativistas.

Diante do atual cenário, porém, devido à pandemia do novo coronavírus, a edição deste ano do Dia C terá um diferencial: a data será celebrada em formato digital. Com esse intuito, foi produzido em vídeo a fábula da Tartaruguinha que Perdeu o Casco, história lúdica que versa sobre como um ato de solidariedade pode transformar vidas.

A história aborda de forma descontraída e informativa a importância da doação de órgãos. “Este é um tema que abordamos há alguns anos na Unicred Porto Alegre, então, diante do atual cenário, achamos que seria necessária divulgação em ambiente digital, atingindo todo o Rio Grande do Sul, onde a Unicred se faz presente. Isso para seguirmos fomentando a importância da doação de órgãos, da amizade, da solidariedade e do amor, assim como a relevância do cooperativismo, que está em evidência neste momento de pandemia”, comenta Nara Lopes dos Santos, Gerente do Instituto Unicred RS.

Por meio de um vídeo, as voluntárias da ONG ViaVida, que são parceiras do Instituto Unicred RS na divulgação da fábula, contextualizam os temas mais importantes que a história conta. Além de exemplificar as doações entre as pessoas, elas falam também sobre a importância da doação de cabelo e sangue, que podem ser feitas em vida, e esclarecem os motivos que impossibilitam crianças de serem doadoras.

Todo o conteúdo da edição digital Dia C foi publicado no site e redes sociais do Instituto Unicred RS, site da Unicred RS e site do Dia C.

Sobre o Instituto Unicred RS

O Instituto Unicred RS é uma organização sem fins lucrativos, com finalidade específica de fomentar projetos de relevância, impacto e mérito que sejam implantados em conjunto com as cooperativas singulares e parceiros, promovendo prosperidade nas comunidades de atuação do Sistema Unicred. Em 2019, as diversas ações com instituições parceiras beneficiaram mais de 1500 pessoas no Programa do Dia C.

  Assista ao vídeo:
Cooperativas gaúchas faturam R$ 48,9 bilhões em 2019

Cooperativas gaúchas faturam R$ 48,9 bilhões em 2019

O balanço divulgado nesta quarta-feira (1/7) pela Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs) aponta o faturamento recorde de R$ 48,9 bilhões, com incremento de 1,4% em relação ao período anterior. O anúncio foi feito pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius, durante a live do Tá na Mesa da Federasul.

“Nos últimos cinco anos, nossas cooperativas registraram crescimento no faturamento na ordem de 56,7%, o que reforça a importância do movimento cooperativo gaúcho no desenvolvimento econômico e social de nosso Estado”, afirma Perius.

O incentivo ao desenvolvimento das comunidades em que as 444 cooperativas estão presentes se reflete na geração de 64,6 mil empregos diretos. A eficiência econômica das cooperativas gaúchas também se evidencia através do crescimento de 11% nas sobras apuradas, atingindo o valor de R$ 2,4 bilhões. Em patrimônio líquido, as cooperativas alcançaram R$ 18 bilhões, uma expansão de 14% em relação ao ano anterior. Em relação aos ativos, o acréscimo foi de 2,8%, atingindo o valor de R$ 76,4 bilhões.

Ações durante a pandemia da Covid-19

As cooperativas destinaram R$ 26 milhões em doações durante a pandemia da Covid-19. Desse montante, são R$ 14,7 milhões destinados à área de saúde, com aquisições de respiradores, testes voltados à detecção da doença, suprimentos de combate e proteção e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e álcool gel. Na ampliação da rede própria de atendimento e medidas internas de combate ao vírus foram investidos R$ 9 milhões, e na doação de alimentos mais R$ 2,1 milhões.

Outros benefícios somam R$ 83 milhões e também integram a linha de ações das cooperativas frente à retração econômica e dificuldades impostas pela pandemia: adiantamento de R$ 37 milhões de sobras aos associados, R$ 21,3 milhões em benefícios financeiros e novas linhas de crédito, R$ 4,3 milhões em assistência técnica, R$ 5,1 milhões em redução de encargos do Sescoop e uma projeção de R$ 15,1 milhões de custo financeiro na absorção de contas de energia elétrica que terão atraso.

Para mais informações clique aqui e acesse a apresentação.

Sicredi disponibiliza R$ 22,9 bilhões para Plano Safra 2020/2021

Para reforçar sua forte atuação junto ao agronegócio brasileiro, consolidando a posição entre os principais financiadores do setor, o Sicredi irá disponibilizar mais de R$ 22,9 bilhões em crédito rural no Plano Safra 2020/2021, o que representa um aumento de 10% em relação ao ano-safra anterior. A projeção é que os recursos sejam disponibilizados para aproximadamente 227 mil operações.

Desse total, a expectativa da instituição financeira cooperativa, que reúne mais de 4,5 milhões de associados em 22 estados, é disponibilizar R$ 10,4 bilhões para operações de custeio, comercialização, industrialização e investimento, R$ 5,2 bilhões via Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural) e R$ 4,3 bilhões via Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), além de R$ 3 bilhões com recursos direcionados, oriundos do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

“Sabemos que o crédito rural é um grande impulsionador de desenvolvimento nas regiões em que atuamos e da forte atuação do Sicredi no agronegócio, estando entre os principais financiadores da atividade. São recursos essenciais capazes de garantir a manutenção, o progresso e a modernização de propriedades rurais, a agregação de renda e o fortalecimento deste segmento, tão importante para a economia regional e nacional”, destaca o diretor de Negócios da Sicredi das Culturas RS/MG, Cristiano Amorim Ourique.

No Plano Safra 2019/2020, os pequenos e médios produtores rurais estiveram entre os perfis de associados mais atendidos pela instituição, representando 80% das operações realizadas. A expectativa é que esse patamar seja mantido no próximo ciclo. “A atuação do Sicredi na agricultura familiar e em toda cadeia do agronegócio tem suas raízes na sua fundação, em 1902. Investimos incessantemente na oferta de crédito e serviços para as empresas e produtores rurais, contribuindo com a sustentabilidade e o desenvolvimento das economias locais. O associado que obtém financiamentos para o seu empreendimento no campo gera empregos e renda, alimentando o desenvolvimento de sua comunidade”, afirma o diretor executivo de Crédito do Banco Cooperativo Sicredi, Gustavo Freitas.

O Sicredi já está recebendo as propostas de financiamento para o Plano Safra 2020/2021, que vai até o final de junho do próximo ano. Antes de solicitar o crédito, o produtor rural associado deve fazer o planejamento da próxima safra (considerando o que vai plantar, qual é a área de cultivo e o orçamento necessário com base na análise de solo e sob orientação técnica quanto ao uso dos insumos e os demais serviços que serão utilizados). Depois disso, munido de todas essas informações, poderá procurar a sua agência para dar andamento à proposta e demais procedimentos para aprovação e liberação do crédito.

As agências da Sicredi das Culturas RS/MG estão operando de forma adaptada para a situação vigente - em função da pandemia - preservando a segurança e saúde de associados e colaboradores. Dessa forma, os atendimentos para contratação do crédito rural serão realizados através de agendamento. Interessados podem entrar em contato com as suas agências através do telefone ou mesmo pelo WhatsApp (51) 3358 – 4770.

Balanço da safra 2019/2020 no Sicredi

No ano-safra 2019/2020, que ainda não teve os dados consolidados, o Sicredi estima ter liberado R$ 20,7 bilhões - crescimento de 15% se comparado ao ano-safra anterior -, em mais de 203 mil operações. Desse montante, aproximadamente R$ 2,3 bilhões foram concedidos com recursos oriundos do BNDES.

 
Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Sicredi das Culturas RS/MG
Coagrisol e Cotrijal estreitam parcerias

Coagrisol e Cotrijal estreitam parcerias

Uma parceria de intercooperação. Assim é avaliada a concretização de importante negociação entre a Coagrisol, com sede em Soledade, e a Cotrijal, sediada em Não-Me-Toque, fruto de tratativas que estão acontecendo desde meados de 2015 e que primam pelo bom relacionamento e fortalecimento do cooperativismo nas regiões onde ambas as cooperativas atuam.

Desta negociação, a primeira notícia é que a Cotrijal assume, a partir de julho deste ano, o comando das atividades de uma unidade de recebimento e armazenagem de grãos, na localidade de Cruzaltinha, em Água Santa.

Também confirmando a robustez do negócio, a Coagrisol passará a comercializar aos seus cooperados sementes oriundas da Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) da Cotrijal. Outro canal negocial de intercooperação que foi estabelecido é a possibilidade de que a Coagrisol passe a fornecer, através de seu TRR, combustíveis para abastecimento da frota da Cotrijal. Ambas as atividades negociais já estão em detalhamentos finais para início breve das operações.

Foco na cooperação

Ao comentar a parceria, o presidente da Coagrisol, José Luiz Leite dos Santos, destaca a seriedade de ambas as cooperativas ao buscar de forma conjunta a melhoria dos negócios e assim fortalecer a marca da cooperação nos municípios onde as cooperativas estão presentes.

Ele destaca que os cooperados, tanto da Coagrisol como da Cotrijal, obtêm ganhos, pois ao somar esforços negociais, as duas organizações potencializam seu relacionamento e oferta de soluções voltadas a atender o quadro social.

“Ficamos felizes ao estreitar nosso relacionamento de negócios com nossa coirmã Cotrijal. Esta parceria reforça a importância da intercooperação e, acima de tudo, o quanto o cooperativismo está unido e focado em seguir gerando desenvolvimento econômico e social para as pessoas e comunidades onde estamos presentes” comentou o dirigente.

Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, o propósito maior de toda ação conjunta é beneficiar o produtor. “É o início de uma caminhada que vai fortalecer o cooperativismo e gerar bons frutos para as cooperativas e seus associados”, ressaltou.

A parceria foi oficializada durante reunião na manhã dessa terça-feira, 30/6, na Cotrijal. Estiveram presentes também, pela Cotrijal, o vice-presidente, Enio Schroeder, e os superintendentes Laídes Porto Alegre (Operações), Marcelo Ivan Schwalbert (Administrativo-Financeiro), Jairo Marcos Kohlrausch (Comercial) e Valcir Zanchett (Varejo). Pela Coagrisol, participaram ainda do encontro o vice-presidente, Luis Carlos Machado, e o superintendente de Grãos, Clademir da Silva Comin.

Fonte: Assessorias de Imprensa da Cotrijal e da Coagrisol Foto: Assessoria de Imprensa da Cotrijal
Juntos pelo Consumo Local cresce e motiva novas campanhas de entidades regionais

Juntos pelo Consumo Local cresce e motiva novas campanhas de entidades regionais

Lançado em abril deste ano pela Sicredi Pioneira RS, o movimento Juntos pelo Consumo Local ganhou força e expressividade na região, alicerçado no caráter de cooperação como alternativa sustentável para fortalecer negócios e preservar a fonte de renda e emprego, em meio à pandemia do coronavírus. “A estratégia consistia em gerar conteúdo para estimular o engajamento do consumidor, despertando nele a consciência do poder que possui para minimizar os impactos da crise, quando decide fazer suas comprar localmente”, acrescenta o diretor executivo da Cooperativa, Solon Stapassola Stahl.

A partir daí, uma série de ações foram desenvolvidas nos canais digitais da Cooperativa, como uma campanha de indicações de produtos e serviços, realização de calendário de lives, às quartas-feiras, destacando temas que versam sobre os pilares: educação financeira, investimentos, apoio aos associados e consumo local. Os resultados alcançados com o movimento têm superado expectativas e chamado atenção de entidades e lideranças empresariais, bem como o poder público da área de abrangência. “É natural que as entidades tenham tomado conhecimento do movimento e faz muito sentido, pois está alinhado aos objetivos da grande maioria das instituições representativas, que é estimular o desenvolvimento. Então, é possível que possamos ter motivado a criação de suas próprias campanhas em defesa de suas causas”, frisa.

A disseminação do movimento Juntos pelo Consumo Local encontra respaldo na importância do seu conteúdo, valorizando os empreendimentos nas comunidades de origem e, por consequência, contribuindo para seu fortalecimento. A Sicredi Pioneira RS tem sido convidada a participar de outras ações para abordar, inclusive, a prática do consumo consciente e os negócios locais como fonte de recuperação econômica. Em junho, Solon Stahl foi palestrante do projeto Câmara E-talks, transmitido pelo Instagram da Câmara de Vereadores de Gramado, além de marcar presença na estreia do Momento do Empreendedor, um bate-papo on-line veiculado no facebook da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Tecnologia de São Leopoldo (Acist-SL).

A vez do e-commerce

O incentivo ao marketplace, modelo de negócio conhecido como espécie de shopping center virtual, que permeia o movimento do Sicredi e é representado pelo aplicativo Conecta, também deve assumir novos adeptos entre as entidades regionais. Munidas de suas próprias características para atender seus públicos, as instituições têm implantado suas ferramentas de e-commerce. O distanciamento social favoreceu uma transformação digital que pode trazer sobrevida ao varejo, tendo registrado aumento de 81% em abril de 2020 sobre o mesmo período do ano passado. A Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp) percebeu a nova realidade e lançou o “Vendas Nova Petrópolis”, primeiro shopping virtual de incentivo ao comércio no município. A plataforma conta com patrocínio da Sicredi Pioneira RS, que ainda apoia o e-commerce da ACI Canela e do Sindilojas da Região das Hortênsias. Em outras frentes, a Cooperativa reitera sua parceria empresarial na sua área de ação e integra o time de patrocinadores das campanhas da CDL Novo Hamburgo (Você é Responsável, Compre em Novo Hamburgo) e da CDL Estância Velha/Ivoti (Comprando Aqui, Todo Mundo Ganha Mais).

Na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), a Sicredi Pioneira RS foi uma das incentivadoras à reunião-almoço on-line protagonizada por Thomas Eckschmidt, cofundador e ex-diretor geral do movimento Capitalismo Consciente no Brasil, falando aos associados, durante o mês de maio, sobre o Local como a Nova Economia.  Os encontros de negócios, CIC Conecta, que fomentam parcerias e têm o objetivo de melhorar o relacionamento entre os associados de uma das maiores entidades de classe da região Nordeste do Estado, constituem exemplos de iniciativas apoiadas pela Sicredi Pioneira RS. “Quando lançamos o Juntos pelo Comércio Local não tivemos a intenção de sermos proprietários de uma causa. Ao contrário! Tanto que a campanha é de geração de conteúdo para engajamento. É de nossa natureza acreditar na força do ‘juntos’. Por isso, acreditamos muito que, quanto mais pessoas, e especialmente entidades, ajudarem a levantar esta bandeira, mais força ela terá. Queremos que seja uma causa de toda comunidade, e não apenas da Cooperativa. Está em nosso propósito que juntos construímos comunidades melhores”, conclui Solon Stahl. na absorção de contas de energia elétrica que terão atraso.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sicredi Pioneira RS
Associados do Sicredi destinam R$ 12,4 milhões para apoiar iniciativas de combate à Covid-19 no RS

Associados do Sicredi destinam R$ 12,4 milhões para apoiar iniciativas de combate à Covid-19 no RS

Fomentar o desenvolvimento local por meio da união de esforços é, há mais de 117 anos, um dos principais objetivos do Sicredi. Na cidade e no campo, a instituição financeira cooperativa reconhece a importância da solidariedade, que é um dos valores do cooperativismo. Nesse sentido, desde o início da pandemia do novo coronavírus, os associados do Sicredi destinaram R$ 12,4 milhões a diferentes ações de redes de saúde e de entidades públicas e privadas que estão à frente no combate da Covid-19 no Rio Grande do Sul. Desse total, R$ 9,8 milhões são provenientes do Fundo Social e R$ 2,6 milhões procedentes de recursos próprios das cooperativas.

“Partindo do princípio de que juntos podemos transformar as comunidades, os valores difundidos pelo cooperativismo se mostram ainda mais necessários em momentos desafiadores como o que estamos enfrentando. O modelo de participação e de atuação no Sicredi permite que os associados decidam o destino dos resultados de sua cooperativa e entre essas destinações está o apoio a diferentes projetos locais, como é o caso das ações de combate ao novo coronavírus. São pessoas que decidem ajudar outras pessoas em um exercício de cidadania e de desenvolvimento de uma consciência coletiva para o bem de todos. As Cooperativas incentivam, ainda, outras ações nas regiões onde atuam, além das iniciativas apoiadas pelo Fundo Social,” explica o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

Fundo Social

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das comunidades e difundir os valores de cooperação e de cidadania e apoiar projetos sociais, em muitas cooperativas do Sicredi os associados aprovam anualmente, nas assembleias, o Fundo Social — formado pela destinação de uma parte dos resultados para apoiar projetos promovidos por entidades sem fins lucrativos, que visam à transformação social por meio de ações relacionadas à educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, segurança e inclusão social. “Definir coletivamente os projetos que serão beneficiados também marca dois dos princípios do cooperativismo que são a gestão democrática e o interesse pela comunidade. Nos últimos três anos cerca de R$ 39 milhões foram destinados para inúmeros projetos no RS”, destaca o vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, Márcio Port.

Fonte: Easy Coop
Cooptalks 2020: conhecimento para o futuro do cooperativismo

Cooptalks 2020: conhecimento para o futuro do cooperativismo

Para comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, a MundoCoop realiza o maior evento cooperativista digital, abordando os temas de inovação, sustentabilidade, comunicação e aprendizagem. Dois dias dedicados à troca de conhecimento com grandes especialistas do mercado

O ano de 2020 marca não só o início de uma década, mas também surgimento de uma nova realidade. Muito se tem falado sobre o ‘novo normal’, a partir das transformações que se potencializaram com a pandemia. Faz-se necessário, portanto, buscar inspiração para se pensar criativamente e fazer diferente, inovar, cooperar, para nos mantermos vivos e fortes.

Há mais de 20 anos, a MundoCoop mantém firme seu propósito de levar informação para e sobre o cooperativismo brasileiro. É seguindo essa missão que promove, nos dias 1° e 2 julho, o Cooptalks 2020, maior evento digital sobre cooperativismo, para propagar conhecimento, instigar ideias e discutir formas de impulsionar a evolução do cooperativismo no Brasil. O Cooptalks 2020 é gratuito e totalmente online.

A programação está estruturada em quatro pilares: inovação, sustentabilidade, comunicação e gestão do conhecimento. São temas que visam atender às principais demandas apontadas pelos profissionais que atuam no mercado. Com o intuito de inspirar novos horizontes ao cooperativismo, a MundoCoop convida especialistas e profissionais, referências em suas áreas, para dividir seus conhecimentos e ajudar a pensar um novo cooperativismo, que possa inovar, atuar com profissionalização, garantir o desenvolvimento sustentável e promover a comunicação eficaz com todos os públicos da organização.

Ao todo são 18 convidados que, mais que partilhar experiências, vão estimular o público, a partir dos temas abordados em palestras e painéis, a traçar sua visão para um futuro mais cooperativo. Uma oportunidade ímpar que a MundoCoop oferece de conhecer diferentes perspectivas e análises de tendências que possam instrumentalizar o desenvolvimento e aplicação de conceitos atuais à prática cooperativa.

Nove horas de programação com importantes nomes do mercado

O Cooptalks 2020 recebe entre seus palestrantes Márcio Lopes de Freitas, presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Ele é o responsável por abrir o evento, sublinhando a relevância do cooperativismo no Brasil. Martha Gabriel, especialista em negócios, tendências e inovação discute “Como despertar o potencial disruptivo das cooperativas?”. Gil Giardelli, referência em economia digital e inovação, aborda a sustentabilidade na “Sociedade 5.0”. Arthur Igreja, especialista em inovação, tecnologia e negócios, abre o segundo dia do evento apresentando o tema “Inovação no cooperativismo”. José Salibi Neto, especialista em gestão, apresenta o tema gestão do conhecimento abordando “O novo código da cultura – vida ou morte na era exponencial”. José Luiz Tejon, acadêmico, consultor, conferencista, conselheiro e escritor, referência nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana, vai discutir a comunicação avaliando “A importância do marketing para as cooperativas”.

O evento abre espaço ainda aos painelistas: Mario De Conto, doutor em Direito e diretor geral da Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo – Escoop; Andrea Iorio, especialista digital, empreendedor, palestrante; Thiago Martins, coordenador de Programas de Inovação para o Cooperativismo (Desenvolvimento da Cultura de Inovação) Isae/FGV; Ricardo Voltolini, especialista em sustentabilidade; José Guilherme Barbosa Ribeiro, diretor-superintendente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Cuiabá (MT); Maria Flávia Bastos, palestrante, professora das áreas de Empreendedorismo e Sustentabilidade na Fundação Dom Cabral; Maíra Santiago, educadora e roteirista de programas de educação corporativa e diretora-presidente da Cooperativa Coletiva; Rodrigo Casagrande, professor do Mestrado em Governança e Sustentabilidade do Isae; Pablo Murta Baião, professor do curso de Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Daniela Lemke, gerente de Comunicação do Sistema OCB; José Rossato Jr.,presidente da Coplana Cooperativa Agroindustrial; Romeo Busarello, vice-presidente de Marketing da Tecnisa, professor na ESPM, Insper e FIA.

No Cooptalks 2020, são nove horas dedicadas à troca de informação e conhecimento, de forma acessível. Um evento que vai expandir a mente de quem tem sede de conhecimento e busca transformar o mundo por meio da união cooperativa. O formulário para inscrições, o currículo completo e a descrição do tema abordado por cada convidado estão no site do evento: www.mundocoop.com.br/cooptalks

Dia Internacional do Cooperativismo

CoopTalks 2020 é a contribuição da MundoCoop à evolução do cooperativismo brasileiro e também comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, uma data que marca a importância da união cooperativa. No Brasil, é realizado o Dia C, que estimula ainda o voluntariado cooperativo e ações de responsabilidade social, que coloca em prática os valores e princípios cooperativistas. Neste ano, a data é celebrada oficialmente em 4 de julho. Por causa da pandemia, a comemoração, que tradicionalmente acontece em locais públicos, será de forma digital.


Serviço:

Cooptalks 2020 Quando: 1° e 2 de julho Horário: 9h30 às 17h Onde: online e ao vivo Como participar: www.mundocoop.com.br/cooptalks
Fonte: Mundocoop
Tudo sobre assembleias presenciais e digitais

Tudo sobre assembleias presenciais e digitais

O coração das decisões de uma cooperativa está em sua Assembleia Geral. É nela que, democraticamente, todos os donos do empreendimento votam sobre as decisões mais importantes a serem tomadas para o próximo exercício. Instância máxima dentro de qualquer instituição cooperativa, a Assembleia Geral é alvo, sempre, de bastante cuidado e dedicação.

Com o cenário de lock down e home office trazido pela pandemia de Covid-19, os modelos de assembleias semipresenciais e digitais ganharam ainda mais destaque. Por isso mesmo, a plataforma de capacitação do cooperativismo brasileiro – a Capacitacoop – lançou esta semana um curso especial, que ensina TUDO que uma coop precisa saber e fazer.

Esse é o primeiro projeto de desenvolvimento de conteúdo EAD, totalmente desenvolvido pela Escoop por demanda do Sescoop Nacional. A equipe interna elaborou todo o projeto, material didático e diagramação, gravação de vídeos e sua edição.

“A correta condução das etapas, desde a preparação até a execução das assembleias, é primordial para se obter os resultados esperados no âmbito da gestão e também para que sejam cumpridos os requisitos legais”, avalia a gerente de desenvolvimento humano de cooperativas no Sistema OCB, Geâne Ferreira.

Neste curso rápido, com 4 horas de duração, e de linguagem simples e acessível, o aluno aprende sobre: legislação cooperativista, reuniões e Assembleias Gerais semipresenciais e digitais e, ainda, redação de editais e atas.

Não há nenhum pré-requisito para cursar a capacitação. Fica a sugestão para aqueles que não tenham conhecimento ou experiência com assembleias convencionais, presenciais, que façam primeiramente o curso “Assembleia Geral na Prática”, também disponível na plataforma CapacitaCoop.

Ao final do curso, para os alunos que alcançarem o mínimo de 70% de desempenho na avaliação de aprendizagem, será emitido certificado do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). Iniciado o treinamento, o prazo para conclusão é de 30 dias corridos.

CapacitaCoop Lançada no dia 20 de abril deste ano, a Capacitacoop é a plataforma EaD do cooperativismo brasileiro. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento constante de nossas coops, a plataforma – que está em pela atividade – já disponibiliza cursos de curta e longa duração  relacionados ao dia a dia do trabalho cooperativista.

Para acessar o CapacitaCoop clique aqui!

Dália Alimentos completa 73 anos

Dália Alimentos completa 73 anos

Coincidências de um aniversário No dia 15 de junho a Cooperativa Dália Alimentos completa 73 anos de fundação. Janete Fontana (47), Leandro Radaelli (46) e Gianmarco Barzotto (46) são funcionários da cooperativa e têm algumas coincidências entre si (e olha que bacana) com a cooperativa também: eles nasceram no ano de 1973 já completaram ou irão completar 47 anos em 2020.

Mas o que isso tem a ver com o aniversário da cooperativa? Tudo! É fácil se fizermos um cálculo rápido. Então, eles nasceram no ano de 1973 e a Dália completará 73 anos de história e o segundo ponto é que eles irão completar ou já completaram 47 anos de vida, e foi em 1947 que a cooperativa foi fundada. Uma lógica simples, talvez um tanto infantil, mas que traduz de uma forma diferenciada (e divertida) um pouco de cada empregado desta grande mãe que emprega 2,5 mil pessoas e hoje está entre as maiores cooperativas do agronegócio do Estado.

Janete, Leandro e Gianmarco se juntam e simbolizam todos esses funcionários, nas suas mais variadas características e funções, mais as três mil famílias associadas que estão no campo, em 130 municípios gaúchos e que ajudam a fazer esta grande engrenagem funcionar ao longo destes interruptos 73 anos.

A “Janete” da Balança

Dos três personagens citados acima, Janete é a funcionária com mais tempo de casa: são 29 anos como empregada da cooperativa, a serem completados no dia 12 de junho. Ingressou no ano de 1991 no Setor Contabilidade fazendo trabalhos de arquivo e passando o movimento dos associados para os livros diários, numa época de trabalho totalmente manual e quando a informatização estava começando a surgir. “Quando conclui o Ensino Médio precisava trabalhar e havia vagas para caixa no supermercado. A pessoa que me entrevistou achou que eu tinha o perfil para trabalhar na área administrativa e me indicou a uma vaga na Contabilidade. Fiz a prova e fui selecionada”, recorda.

O tempo passou e hoje Janete trabalha na Central de Notas (Balança), na parte da terminação de suínos, no acerto e envio de insumos e no atendimento ao associado e à área técnica. Sobre o que a motiva a vestir a camiseta da empresa e sair para trabalhar todo dia é o sentimento de orgulho que sente pela cooperativa. “Trabalhar na Dália é ter a certeza de que faço parte de uma empresa séria, que produz alimentos com qualidade e está comprometida com o desenvolvimento de seus funcionários, associados e com as regiões onde atua”.

Sobre uma pergunta: a Dália está completando 73 anos de fundação no dia 15 de junho, ano em que você nasceu. E você neste ano fez 47 anos e foi em 1947 que a Dália foi fundada. Como você vê essa coincidência? “Coincidentemente a Dália completa 73 anos no dia 15 de junho, 73 é o ano em que nasci (ela nasceu em 13 de abril de 1973), neste ano completei 47 anos e a Dália foi fundada em 1947. Em meio a essa pandemia que estamos vivendo, quem sabe esta coincidência seja para nos unirmos ainda mais, empresa e funcionários, e juntos seguirmos com a missão de produzir alimentos para a população”. Resumindo em uma frase, o que a cooperativa representa sua vida? “A Dália representa crescimento pessoal, evolução e gratidão”.

O “Gian” da Qualidade

No ano de 1995 Gianmarco Barzotto (46) foi contratado, somando 26 anos de empresa. Nasceu em 1º de dezembro de 1973 e irá completar 47 anos no final deste exercício. Ele é supervisor da Qualidade e coordena os programas desta área na empresa, dentre eles o Sistema 5S, os Grupos de Controle da Qualidade (GCQ’s) e os Procedimentos Operacionais Padrões.

Gian começou na Dália quando a cooperativa possuía um Posto de Vendas em Porto Alegre e lá realizava funções administrativas diversas, como o lançamento de pedidos, a emissão e conferência de notas fiscais, arquivamentos, entre outras tarefas de escritório. No transcorrer dos 26 anos de casa, ele conta ter passado por várias fases. “Tive a sorte de entrar após o início da reestruturação da cooperativa, ocorrida em 1993, que fez com que a empresa iniciasse a sua guinada para se tornar o que é hoje. Foram muitos desafios e aprendizados. Então, não poderia ser diferente e sinto orgulho por fazer parte disso tudo e muita gratidão pelo que vivi e pelo que tenho vivido aqui dentro”.

Para ele, é difícil descrever ou mensurar em palavras o significado da Dália em sua vida, afinal, são quase três décadas fazendo parte da cooperativa. “A Dália Alimentos representa uma parte importante na constituição de muitas coisas em minha vida. Me refiro a colegas, amigos e muitas, mas muitas conquistas e quando você faz parte de uma empresa que se encontra em pleno desenvolvimento, e ainda trabalha com uma equipe de colegas extraordinários, fica fácil se sentir motivado para encarar a jornada de trabalho diária com entusiasmo e amor”.

Sobre a coincidência do aniversário da cooperativa, ele se diz supresso e até brinca: “coincidência bacana, só fico curioso para saber quem chegou à conclusão desta conta! Mas está sendo válido para mim poder fazer este relato aqui. Certamente a Dália Alimentos é parte relevante do que me tornei e do que levo comigo hoje, em todos os sentidos da minha vida”.

O “Rada” motorista

Leandro Radaelli completará 47 anos de vida no dia 15 de outubro. Ele, que trabalha na função de motorista do Dália Supermercados de Encantado há duas décadas, está na cooperativa há 21 anos. Radaelli recorda que foi contratado em 27 de setembro de 1991 pelo então gerente da Divisão Varejo, Rui Rahmeier, sendo auxiliar de Juarez Fontana (supervisor do depósito à época) e Cisto Vian (encarregado pelo abastecimento do supermercado também à época). Em menos de um ano na função de repositor de produtos pesados, fez a habilitação para dirigir caminhão e passou a ser motorista para as mais variadas funções, sendo a principal, junto a Cisto, em ir todas as segundas e quintas-feiras à Ceasa, em Porto Alegre, buscar mercadoria. “Saímos às 3h da madrugada de Encantado para estar em Porto Alegre às 5h, quando a Ceasa abria. Foram dez anos fazendo isso, além das entregas”, recorda.

Foram dez anos indo à Ceasa, longas madrugadas e atividades com o caminhão. Depois passou a entregar somete ranchos na cidade de Encantado e região. Sempre colaborando com a cooperativa, ele comenta que fez muitas amizades desde que ingressou na Dália e agradece à cooperativa pela confiança e pela oportunidade de trabalho ao longo de todos estes anos. “Trabalho com amor e transparência. Valorizo muito todos os meus colegas, principalmente os que também fazem entregas de rancho, pois estamos sempre juntos, desde as viagens mais curtas até as mais longas, levando as compras da maneira mais rápida e correta possível a todos os clientes do Dália Supermercados”. Quanto à coincidência de fazer 47 anos no ano em que a Dália faz 73 anos de história, ano que ele nasceu, diz ser engraçado. “Olha como é o mundo, trabalho aqui há tanto tempo e não tinha me ligado nesta coincidência”.

Assessoria de Imprensa Dália Alimentos

Sescoop/RS promove Encontro Virtual de Agentes de Desenvolvimento 2020

O Sescoop/RS promove, no dia 16 de junho, o Encontro Virtual dos Agentes de Desenvolvimento Cooperativista 2020. O acontecerá através da Plataforma Microsoft Teams e é destinado a agentes de Desenvolvimento Cooperativista e agentes de Autogestão das cooperativas gaúchas.

Na oportunidade, os agentes debaterão sobre a diretriz de atuação do Sescoop, planejamento e execução de projetos, a importância do papel do agente, saúde em tempos de pandemia, dentre outros.

Os participantes receberão o link da reunião por e-mail. Mais informações através do e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Confira a programação:

14h- Abertura 14h15 - Apresentação das Diretrizes do Sescoop/RS 2020/2021 14h30 - Plano de Retomada dos Projetos 2020/2021 14h45 - Apresentação Monitoramento Sescoop/RS 14h50 - Apresentação Comunicação Sescoop/RS 15h - Palestra "Saúde Mental em Tempos de Pandemia" 16h - Encerramento
Unicred Integração oferece formação em Educação Financeira

Unicred Integração oferece formação em Educação Financeira

Unicred Integração, por meio do seu projeto social Vida que Prospera, está oferecendo uma formação em Educação Financeira gratuita a professores da rede municipal, iniciativa desenvolvida especificamente para este período de distanciamento social. O curso objetiva situar o professor como sujeito ainda mais ativo na sociedade, oferecendo conteúdo alinhado com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere à Educação Financeira, além da abordagem psicológica da relação com o dinheiro. Inicialmente, a formação estará disponível para as secretarias municipais de Educação das cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Vacaria, Lagoa Vermelha, Pelotas, e Santa Vitória do Palmar (alguns dos municípios onde a Unicred Integração mantém Unidades e Salas de Negócios), com possibilidade de ampliação para outras cidades e também para as redes estadual e particular e entidades sociais.

A formação em Educação Financeira básica para professores do projeto Vida que Prospera atende a uma demanda atual em função do distanciamento social imposto pela pandemia do Coronavírus. “Se já tínhamos preocupações quanto aos hábitos de consumo ou falta de planejamento financeiro por grande parte da população, essa preocupação aumenta hoje. O momento que estamos vivendo, de cuidados e de preservação da saúde, interfere significativamente na economia do país e afeta diretamente a vida da comunidade escolar”, explicam Márcia Tolotti, psicanalista e coordenadora de Educação Financeira do projeto, e Fabrícia Bisol Finco, coordenadora pedagógica do Vida que Prospera.

A dinâmica da formação se dará por meio de leituras de conteúdos postados no site do Vida que Prospera (www.vidaqueprospera.com.br). O professor será convidado então a refletir sobre a sua relação com consumo/planejamento financeiro, instrumentalizando-se para atuar como agente transformador capaz de oportunizar aos alunos situações de aprendizagem significativas sobre um tema de grande relevância social. Também serão disponibilizados vídeos, aprofundando os assuntos sugeridos nas leituras. Por fim, serão propostos questionários on-line como atividades de autoconhecimento. Os conteúdos serão distribuídos aos professores pelas secretarias de Educação.

“O momento nos inspira a refletir ainda mais sobre a Educação Financeira, e essa formação remota atende às demandas do distanciamento social ao mesmo tempo que relaciona-se com um dos princípios do cooperativismo, que é o de melhorar a comunidade onde estamos inseridos”, destaca a primeira vice-presidente da Unicred Integração, Dra. Deize De Zorzi Piccoli, madrinha do projeto.

  Para participar e saber mais: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. www.vidaqueprospera.com.br
Cooperativas destacam ações de preservação do meio ambiente

Cooperativas destacam ações de preservação do meio ambiente

As cooperativas desenvolvem ações de preservação e conscientização sobre o meio ambiente durante o ano todo em suas comunidades. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 5 de junho de 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante conferência em Estocolmo, na Suécia, selecionamos algumas iniciativas que são realizadas com funcionários, comunidades, lideranças e associados.

DÁLIA ALIMENTOS

Logística Reversa de Embalagens - Projeto do qual a cooperativa participa desde 2015 em nível nacional. O valor pago ao projeto, custeia as ações de melhorias e de conscientização da população em reciclar, adequar as empresas recicladoras, capacitar catadores de cooperativas recicladoras etc.

Gestão de Resíduos Sólidos - Destinação adequada e correta de todos os resíduos gerados pelas indústrias. Em 2019 a Dália destinou à reciclagem 556 toneladas de materiais como plástico, papel e papelão.

Ainda neste ano, a Dália Alimentos recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, o Certificado de Uso de Energia Limpa e Renovável da Empresa Mercatto Energia, especializada na comercialização e gestão de energia. A certificação visa reconhecer empresas que utilizam em suas atividades energia limpa gerada a partir de fontes renováveis. Por meio dessa prática, a Dália Alimentos contribui para o desenvolvimento de uma matriz energética mais sustentável, reduzindo a emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE). No período de janeiro a dezembro de 2019, as emissões desses gases foram reduzidas em 2.966,67 toneladas de Gás Carbônico (CO2).

Plantio de 1.788 mudas nativas nas unidades industriais e nas granjas da Dália Alimentos nos meses de maio e junho de 2019. O principal objetivo foi a manutenção ambiental, além de atender às exigências da legislação para os licenciamentos ambientais.

Bombas de Alta Pressão e Baixa Vazão para Higienização das Granjas - indispensável para a limpeza após o carregamento de cada lote de suíno, retirando ou diminuindo a fonte de contaminação que venha a prejudicar a saúde dos animais. Para que a lavagem das construções seja adequada e sem grande desperdício de água, orienta-se a utilização de equipamento de alta pressão e de baixa vazão de água, pois a pressão auxiliará na remoção das sujidades e a água será utilizada de forma consciente.

LANGUIRU

Aproveitar a água da chuva - Coletar e aproveitar água da chuva no Frigorífico de Suínos é um dos exemplos, ação que já estava contemplada desde o início das obras, na concepção do projeto do frigorífico. Essa água é coletada e armazenada em lagoa com capacidade aproximada de 2.500m³. “Esse processo é realizado desde o início das atividades do frigorífico. Essa água é utilizada para lavagem de caminhões, no ajardinamento e fins menos nobres da unidade industrial”, explica o engenheiro ambiental da Languiru, Tiago Feldkircher.

Reuso do efluente - No início de 2015, a Cooperativa Languiru instalou filtro de areia, com capacidade para filtrar aproximadamente 150m³/h de efluente tratado. O filtro está instalado após a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e parte do efluente tratado, em vez de ser lançado no Arroio Poço das Antas após o filtro, pode ser também reutilizado na lavagem de caminhões e na limpeza da peneira da ETE.

Logística reversa - É um tema mais recente quando se fala em sustentabilidade e meio ambiente. A Languiru participa de uma coalização da Logística Reversa de Embalagens. De forma geral, a cooperativa participa da logística reversa de resíduos que já têm o acordo setorial firmado, como lâmpadas, pneus, pilhas e baterias, dando o destino correto para esses resíduos.

“Com a logística reversa de embalagens, também instituída pela Política Nacional dos Resíduos Sólidos, a Languiru se associou à Associação de Logística Reversa do RS (ASLORE), entidade que agrega diversas empresas para auxiliar no atendimento à logística reversa de embalagens e que participa representando essas empresas na coalizão”, relata Feldkircher.

A logística reversa tem importância para garantir a destinação das embalagens dos produtos produzidos na cooperativa. Abrange a destinação de embalagens primárias, secundárias e terciárias de qualquer material (plástico, papel, papelão, vidro, metal). A Languiru, juntamente com a ASLORE, busca atender as metas de reciclagem definidas na coalizão e, com isso, auxilia entidades que possam garantir a destinação correta desses resíduos, como, por exemplo, cooperativas de catadores (entre elas a cooperativa que realiza o trabalho de separação no aterro de Teutônia), contribuindo com materiais, insumos e auxílio na gestão.

Plásticos para embalagens - Os plásticos que protegem embalagens de papelão também recebem atenção da Languiru neste processo de responsabilidade ambiental. Feldkircher explica que “a cooperativa prioriza a compra de embalagens secundárias, especialmente plásticos, de empresas que empregam grande parcela de plásticos reciclados nos seus processos produtivos”.

Conforme o engenheiro ambiental, essa ação auxilia na redução do consumo de matéria-prima virgem para produção de plásticos. “Outro fator importante é a garantia de reciclagem de plásticos que anteriormente seriam destinados ao aterro sanitário ou, em muitos casos, não teriam seu destino correto, podendo causar contaminação do solo e da água”, conclui.

COTRIROSA

Campanha “Semeie Prevenção, Colha Saúde, Garanta a Vida” - Lançada em 2018 com a proposta de estimular os agricultores a usarem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na hora da aplicação de produtos químicos em suas lavouras. Na aquisição dos produtos químicos, a partir de um determinado valor em compras, a Cooperativa fornece gratuitamente aos produtores um kit de EPIs, composto por: touca árabe, viseira, camisa, avental e calça, acompanhado do manual de tecnologia de aplicação.

Incentivo ao uso do sistema de plantio direto - Permite diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas no solo, e também o tratamento de sementes de forma industrial, realizada pela Unidade de Beneficiamento de Sementes da Cotrirosa. Além disso, outra ação permanente é o recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, proporcionando o destino correto das mesmas. Esta atividade é realizada nas unidades de acordo com o calendário predefinido.

COTRIEL

Viveiro de Mudas - Localizado na Sede da Cooperativa, ele produz mudas de espécies que vão desde as frutíferas até as nativas, que são vendidas para o público em geral. As mudas, seguindo critérios estabelecidos, também são doadas para entidades e escolas de toda a área de abrangência da Cotriel.

Coleta de embalagens de agrotóxicos - De 2002 a 2019, a  Cotriel fez parte da  Associação das Revendas de Pesticidas de Espumoso – Arpe, da qual recebia de todas as Unidades embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores da Cooperativa e das demais empresas, destinadas para reciclagem  ARIA- Cimbalagens, em Passo Fundo, responsável por prensar estes recipientes e encaminhar para a reciclagem.  Em janeiro de 2019, a Cooperativa inaugurou seu Depósito de Embalagens Vazias, o qual recebe diariamente os vasilhames que devem estar triplicimente lavados e com a tampa em um recipiente separado, como preconizam as determinações ambientais.

Área de reflorestamento em Campos Borges - Há vários anos, em uma área de 39 hectares, localizada em Linha Ferrari, interior de Campos Borges é feito o plantio de eucalipto para a reposição florestal, que é extraído e utilizado nos fornos de secagem de grãos de todas as Unidades. Para atender a demanda de consumo, ainda é adquirida lenha de associados.

Essas são apenas algumas ações. Compartilhe conosco as ações que a sua cooperativa desenvolve!
Informações das cooperativas Dália Alimentos, Cotriel, Cotrirosa e Languiru
Sicoob promove doações em mais de 460 municípios brasileiros

Sicoob promove doações em mais de 460 municípios brasileiros

Desde março deste ano, quando se iniciou a recomendação de isolamento social em diversas regiões do Brasil, o Sicoob - sistema de cooperativas financeiras - realizou quase 600 ações em diferentes frentes para minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus no cotidiano dos cooperados e das comunidades em que as cooperativas estão inseridas. As mobilizações do Sistema Sicoob SC/RS envolveram 31 cooperativas com ações em 77 municípios dos dois estados.

O Sicoob nacional registra que, em quase dois meses, repassou mais de R$ 7,4 milhões em forma de doações para comunidades, hospitais, fundações e cooperados. Desse total, quase R$ 4 milhões foram em insumos hospitalares, enquanto o investimento em equipamentos de proteção individual chegou a R$ 2,5 milhões.

As doações referentes a alimentos chegaram a R$ 713 mil, enquanto o valor aportado em produtos de higiene e limpeza repassados a comunidades alcançou R$ 118 mil. As ações foram realizadas em 460 municípios diferentes, com destaque para os estados de Minas Gerais (150 ações e um valor de R$ 3 milhões), Goiás (28 ações e R$ 1,2 milhão aportados), Santa Catarina e Rio Grande do Sul (94 ações no valor total de R$ 564 mil) e São Paulo (104 ações e R$ 477 mil em doações).

Locais afastados dos grandes centros, como o interior dos estados, que são menos impactados por ações beneficentes, também ganharam espaço com as doações do Sicoob. As regiões Centro-Oeste (R$ 1,5 milhão), Norte (R$ 523 mil) e Nordeste (R$ 221 mil), que contam com forte atuação do Sicoob em comunidades em que o sistema bancário tradicional não atende, representaram, juntas, mais de 30% de todas as doações realizadas.

Logo no início da pandemia, o Sicoob criou um comitê para estudar as consequências da Covid-19 em todo o País e os próximos passos para ajudar de forma efetiva a população por meio do cooperativismo. Além das doações, como primeiro passo, houve a reestruturação de suas operações de crédito, com prorrogação de prazos a partir de avaliações individuais de cada cooperativa. Assim, promovendo maior flexibilidade para que os cooperados viabilizem o pagamento de seus vencimentos. O Sicoob também deu liberdade para que as cooperativas criassem suas próprias linhas de crédito de acordo com a necessidade das comunidades locais.

Adotando o que há de mais novo em tecnologia, o Sicoob também expandiu as funcionalidades do já existente Sicoob Moob, aplicativo voltado para facilitar a experiência dos cooperados, para que ele passe a possibilitar acesso remoto a palestras, seminários e, principalmente, assembleias. Desta forma, o cooperado não deixa de participar do dia a dia da cooperativa mesmo em sua própria casa.

"Do ponto de vista do cooperativismo, a pandemia reforçou nosso propósito de servir à população com a cooperação e a solidariedade. São nos momentos de dificuldade que essas virtudes mais se destacam", disse Marco Aurélio Almada, presidente do Bancoob.

Para os cooperados que possuem o cartão Sicoobcard, o Sicoob anunciou um bônus de 50% na troca de pontos por crédito na fatura, válido até 30 de junho. O cooperado que trocava 1.254 pontos por R$ 25, no período promocional passa a ter direito a R$ 37,50, por exemplo.

Hoje o Sicoob conta com mais de 4,7 milhões de cooperados, que estão sendo orientados a utilizar os canais digitais sempre que possível, seja pelo aplicativo ou pelo Internet Banking. "Mesmo neste momento difícil, estamos ao lado dos nossos cooperados para atenuar as dificuldades financeiras que podem surgir", disse Reposse Junior, diretor de Desenvolvimento e Supervisão do Sicoob Confederação.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sicoob
Novas embalagens do Leite Languiru realçam qualidade e rastreabilidade

Novas embalagens do Leite Languiru realçam qualidade e rastreabilidade

No mês de junho, começam a chegar às gôndolas as novas embalagens dos leites integral, semidesnatado, desnatado e zero lactose da Languiru. A modernização da identidade, além de expressar a pureza do leite, confere mais destaque à solução de rastreabilidade, que evidencia o QR Code e convida o consumidor a ler a embalagem e a conhecer ainda mais a qualidade do leite da Cooperativa Languiru.

A “caixinha” mais clara representa o branco do leite, produzido com exclusiva dedicação pelas famílias de associados. Além disso, segue evidente o foco na relação de transparência com o consumidor.

O QR Code único por embalagem continua presente, agora em local de mais fácil visualização. Uma “Tag” destaca o que representa o grande diferencial da marca e a torna a primeira indústria de laticínios do mundo a possuir um sistema de controle que garante a rastreabilidade cirúrgica de toda a cadeia produtiva até ao ponto de venda. Ao ler o código, por meio de aplicativo de celular, o consumidor visualiza e comprova informações específicas sobre o litro de leite que está adquirindo.

 

Padronização da linha

O projeto de modernização foi conduzido em sistema de co-criação pelas equipes comerciais e de marketing da Languiru e da SIG Combibloc (empresa responsável pelo fornecimento das embalagens e também da tecnologia de rastreabilidade). O desenvolvimento e a campanha de divulgação também contaram com o apoio da agência Attitude.

O projeto iniciou logo após o lançamento do Leite Origem, o leite premium da Languiru, em 2019. A nova linha segue o alinhamento iniciado com o Origem, visualmente mais leve e que destaca informações essenciais com mais ênfase na parte frontal da embalagem.

 

Cores das “caixinhas” seguem iguais

As cores originais foram mantidas, porém de forma mais vibrante, para facilitar a identificação dos consumidores dos leites Languiru. Para quem busca aproveitar o máximo dos componentes naturais do leite, o vermelho continua sendo a cor do leite integral. Para aquele que deseja apreciar o sabor natural do leite, com uma pequena redução nos níveis de gordura, o verde claro segue identificando o leite semidesnatado. Quem necessita conciliar o consumo com restrições rígidas ao teor de gordura, o azul continua distinguindo o leite desnatado. Já àqueles que apresentam condições específicas de intolerância à lactose, o ocre alaranjado permanece identificando o leite zero lactose.

Agregar valor com inovação

Para o presidente da cooperativa, Dirceu Bayer, a criação de embalagens atrativas e a consolidação de modernos diferenciais como a rastreabilidade, demonstram a missão da Languiru. “Buscamos agregar valor à matéria-prima gerada nas propriedades dos associados, concentrando esforços na inovação. Em virtude disso, oferecemos produtos da mais alta qualidade à sociedade”, enaltece.

Com informações: Cooperativa Languiru
Liderança é tema de novo livro digital do Sistema OCB

Liderança é tema de novo livro digital do Sistema OCB

Cabe ao bom líder desempenhar o papel essencial de desenvolver suas equipes e, por consequência disso, as organizações, inclusive cooperativas. E em momentos como este, de pandemia, essa importância se torna ainda mais evidente, afinal, é por meio da liderança que objetivos e missão se materializam em estratégia e operação. É o líder quem vende a ideia e reúne as pessoas em volta de um ideal.

A relevância dessa figura é tão grande, que ele é o tema do e-book Como Ser um Líder Inovador, novo volume da série Inovando na Crise, elaborada pelo Sistema OCB, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento das cooperativas brasileiras, neste cenário pandêmico. “Nos tempos atuais, em que a capacidade de uma cooperativa inovar tem sido cada vez mais decisiva, o líder tem o papel de capitanear a mudança”, ressalta o superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

ACESSE Neste material, o leitor conhecerá alguns instrumentos que podem ajudar a cooperativa a desenvolver e a fortalecer lideranças. Clique aqui para baixar.

CONHEÇA A SÉRIE TODA Ainda não conhece todos os volumes da série Inovando na Crise? Acesse e saiba mais: https://somoscooperativismo.coop.br/publicacoes

Ecocitrus doa quase 500 quilos de suco concentrado ao Hospital Montenegro

Ecocitrus doa quase 500 quilos de suco concentrado ao Hospital Montenegro

Cooperativa montenegrina doou 20 baldes de suco de mandarina e de laranja em campanha da instituição durante pandemia da Covid-19

A Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus) doou 20 baldes de suco, totalizando 492,8 quilos, para o Hospital Montenegro, em ação para auxiliar a instituição de saúde durante a pandemia do novo coronavírus. A entidade montenegrina levou a bebida ao hospital na tarde desta terça-feira, que foi entregue à administração. Foram doados 10 baldes de suco concentrado de laranja e 10 baldes de suco concentrado de mandarina.

De acordo com o gerente de relações institucionais da Ecocitrus, Ernesto Carlos Kasper, a ação beneficia diretamente toda a comunidade do Vale do Caí. “Auxiliar o Hospital Montenegro, que é 100% SUS e atende parte da população do Vale do Caí e arredores, é um compromisso que acreditamos ser fundamental assumir. É uma contrapartida pelos recursos que também recebemos e ressalta o papel social da Ecocitrus na cidade em que está localizada”, destaca Kasper. A doação de produtos orgânicos ainda reforça a importância de valorizar a origem dos alimentos.

Kasper também lembra que a cooperação é essencial em momentos em que as pessoas passam por dificuldades, como diante de uma pandemia que ainda intriga equipes médicas e cientistas. “Em situações de necessidade, fica mais clara a importância da cooperação em busca de uma economia mais justa. Os temas sociais e ambientais se sobressaem ao financeiro”, completa o gerente de relações institucionais da Ecocitrus.

Assessoria de Comunicação Ecocitrus
Campanha do Sicredi VRP estimula movimento em apoio aos empreendedores da região

Campanha do Sicredi VRP estimula movimento em apoio aos empreendedores da região

Com base na campanha sistêmica do Sicredi Eu Coopero com a Economia Local, a Sicredi Vale do Rio Pardo promoveu na última quinta-feira, 28 de maio, uma roda de conversa virtual com representantes de entidades empresariais da área de atuação da cooperativa. O intuito do encontro on-line era apresentar a iniciativa para as lideranças e fazer o convite para a construção do movimento em apoio aos empreendedores da região. Além disso, o momento foi de escuta, compartilhamento, conexão e construção de ações coletivas que minimizem os impactos causados pela pandemia do coronavírus e evidenciem oportunidades.

De acordo com o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, o cooperativismo tem na sua essência o fortalecimento das economias locais, desde os primórdios de sua organização no Brasil. Desde 1902, quando aconteceu a fundação da primeira cooperativa de crédito, o Sicredi criou este círculo virtuoso do dinheiro, que faz com que a economia local se fortaleça com o envolvimento dos associados. “Hoje, estamos reproduzindo isso que é parte da nossa história, da nossa cultura, da nossa essência, da nossa missão de promover o desenvolvimento local. Na medida em que a gente privilegia e prioriza produtores, prestadores de serviço e empreendedores da nossa região, fortalecemos a economia regional”, salientou.

Conforme Petry, com esta premissa da atuação do Sicredi em fortalecer a economia das localidades onde atua, neste momento de crise, não poderia ser diferente. “A campanha do Sicredi reforça a importância de comprar das empresas locais, o que torna o negócio dos nossos associados e as comunidades mais fortes. É, também, uma forma de estimular a criação de empregos e geração de renda nos nove municípios de atuação da Sicredi Vale do Rio Pardo”, destacou o presidente.

Na reunião virtual, além do presidente da Cooperativa, acompanharam o diretor Executivo, Márcio Algayer, gestores e assessores de agências. Os convidados presentes foram os representantes da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), TecnoUnisc, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Sinimbu, Associação Comercial, Industrial, Serviço e Agropecuária (Acisa) de Vera Cruz, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Conselho Municipal de Desenvolvimento de Vale Verde e empresários de Herveiras.

Ações - As primeiras ações com o selo da campanha Eu Coopero com a Economia Local acontecem durante esta semana em Vera Cruz e em Santa Cruz do Sul. Nesta quarta-feira, 3, às 19 horas, na sede da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares de Vera Cruz (Coopervec), haverá a Live da Roça, um espaço para discussão entre lideranças rurais. Já na sexta-feira, 5 de junho, das 9 às 15 horas, será realizada a Feira da Cooperação, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santa Cruz do Sul. A feira é em formato self service, com alimentos naturais e provindos da agricultura familiar.

Campanha - A campanha Eu Coopero com a Economia Local busca estimular o desenvolvimento econômico por meio do apoio aos empreendedores locais, o que reforça a importância dos pequenos empreendimentos e do cooperativismo como motores da economia brasileira. A iniciativa impacta positivamente diversos públicos, como pequenos comerciantes, produtores rurais, associados do Sicredi e consumidores. Além disso, ela convida entidades e os meios de comunicação para se engajarem e fortalecer a propagação do movimento. Como fonte de informação da campanha e ferramenta de apoio, um hotsite será criado com diversos conteúdos e materiais de divulgação.

Sicredi VTRP
Comunicação em tempo de crise é tema do Encontro Virtual de Comunicadores

Comunicação em tempo de crise é tema do Encontro Virtual de Comunicadores

A comunicação é ferramenta essencial e estratégica para construir uma relação de credibilidade e reputação junto aos públicos-alvo de uma cooperativa. E diante da crise econômica e social imposta pelos reflexos causados pela pandemia da Covid-19, a comunicação neste cenário foi o tema central do Encontro de Comunicadores do RS, realizado nessa quinta-feira (28/5), pela primeira vez no formato virtual.

O presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius, ressaltou o trabalho e empenho das cooperativas no enfrentamento desta crise. O dirigente afirmou que a instituição está monitorando e compilando todas as iniciativas voluntárias desenvolvidas pelas cooperativas em prol da saúde e do bem-estar de suas comunidades. O Sistema Ocergs compartilhará com as autoridades e a sociedade gaúcha as ações realizadas para dirimir os problemas causados pela pandemia da Covid-19.

Pesquisa Cenário da Comunicação Cooperativista no RS

O evento também marcou o lançamento oficial da pesquisa Cenário da Comunicação Cooperativista no RS, desenvolvida pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocergs. O estudo contou com a participação de 168 profissionais que integram as equipes de comunicação das cooperativas gaúchas, representando todos os ramos de atuação e mais de 100 cooperativas do Estado.

As mulheres representam 60,7% dos profissionais que atuam nas assessorias de comunicação das cooperativas, diante de 38,7% do gênero masculino. Se nos cargos de gestão e liderança a presença masculina é predominante, percebemos que na Comunicação as mulheres são a maioria. Dos 168 entrevistados, 61,2% possuem formação na área de Comunicação Social, o que denota que em muitas cooperativas a Comunicação fica a cargo de profissionais com outras especializações.

 

Veículos de comunicação utilizados pelas cooperativas

A Pesquisa aponta um cenário estratégico importante, que evidencia o impacto e alcance das redes sociais na comunicação atual: 92 % das cooperativas utilizam redes socais para estabelecer este contato, esta conexão com os seus públicos-alvo. O Facebook é a rede social mais utilizada pelas cooperativas, com 91,7 %. O WhatsApp aparece na segunda posição, com 61,9 %, seguido pelo Instagram e YouTube, com 55,4% e 29,8%, respectivamente.

Além das redes sociais, o jornal impresso aparece logo na sequência (63,6 %), seguido de perto pelos programas locais de rádios, com 63 %. A TV figura na quarta colocação, com 20,4 %.

Apesar do uso frequente de redes sociais, as novas gerações ainda não recebem foco total das cooperativas em seus canais de comunicação. Apenas 28% das cooperativas investem em canais voltados aos jovens, enquanto que 72% ainda não criaram formas específicas de se conectar com esse público. Este indicador nos traz uma reflexão e ao mesmo tempo uma oportunidade que pode ser explorada pelas cooperativas, diante de um segmento-alvo tão importante estrategicamente para o cooperativismo.

Dificuldades enfrentadas pela Comunicação

Entre as dificuldades apontadas pelos profissionais na área de Comunicação, a falta de mão de obra diante do volume de demandas de trabalho é apontada como uma das principais adversidades do setor (clique aqui e confira a relação completa na pesquisa).

Comprometimento estratégico

O resultado da pesquisa demonstra que 63% das cooperativas consideram a Comunicação como uma ferramenta estratégica de negócio. Isso significa dizer que neste seleto grupo a Comunicação é um dos pilares estratégicos de gestão e os profissionais da área são reconhecidos pela direção em função de seu conhecimento técnico.

Por outro lado, mais de 25% dos respondentes escancaram dificuldades que a Comunicação enfrenta dentro de suas cooperativas. Apesar da formação técnica e qualificação dos profissionais que compõem este setor, a direção dessas cooperativas identifica a área como uma mera ferramenta operacional. Nesse grupo, a Comunicação atua sem ter voz ativa e relevância dentro da estratégia de gestão da cooperativa. Esse cenário exclui os profissionais de Comunicação da tomada de decisões importantes que impactam a percepção da marca junto aos públicos-alvo.

A pesquisa traz uma análise estratégica completa e classifica todas as respostas em cinco grandes grupos, para otimizar os resultados e tornar mais claro e perceptível o cenário atual das cooperativas gaúchas. Quer conhecer mais sobre os grupos Crítico, Indiferente, Mediano, Favorável e Excelente? O que representam essas denominações? Acesse a pesquisa e confira na íntegra esta análise. Certamente, você irá se identificar com algum destes grupos.

 

Comunicação integrada para desenvolvimento do propósito cooperativista

O coordenador de Graduação da Escoop, Deivid Forgiarini, falou sobre a comunicação integrada como principal ferramenta para o desenvolvimento do propósito cooperativista. Ao apresentar quatro tipos de comunicação que abrangem a comunicação organizacional, ele destacou que a comunicação é a identidade da instituição e, no caso das cooperativas, deve-se primar para que os princípios sejam comunicados como um encaminhamento de gestão.

“As cooperativas diferem de empresas mercantis e nossos sete princípios são o principal fator para construir nossa identidade. Eles são a nossa fonte de vantagem competitiva. Nesse momento de crise que o mundo está vivendo, o grande propósito das cooperativas – de desenvolver suas regiões e proporcionar qualidade de vida ao cooperado, precisa ser evidenciado para a sociedade. Precisamos mostrar nosso diferencial”, evidenciou.

 

Gestão da comunicação empresarial em tempos de crise

O coordenador da ESPM-SUL, Flávio Martins, ao comentar sobre a gestão da empresarial em tempos de crise, com foco na importância da comunicação no planejamento estratégico das cooperativas, fez os participantes refletirem sobre o que estão fazendo com as oportunidades que a atual crise está proporcionando às instituições.

Ao discorrer sobre comunicação empresarial, ele salientou que as cooperativas precisam organizar sua comunicação e participar do planejamento estratégico para que a percepção de mercado com relação a elas seja transformada e para que abram esse modelo de negócio para se proteger e continuar crescendo. “É uma questão de sobrevivência! Precisamos que as pessoas tenham empatia pelo nosso negócio e esse é o papel de vocês, comunicadores – fazer a tradução do jeito particular de ser das cooperativas”.

Para ele, a Covid-19 é apenas a ponta do iceberg, pois desafiou todas as instituições a acelerarem processos de transparência, relacionamento, transformação digital e aprendizado. E convidou à reflexão: “O que as cooperativas vão mudar nesse mundo que chamamos de novo normal? Qual a orientação? Como vamos ajudar o nosso cooperado a passar por isso, já que esse é nosso papel? Como vamos fazer a diferença na vida deles? Precisamos nos desafiar a melhorar”.

Confira o evento completo na íntegra no vídeo a seguir.

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