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Rastreabilidade agrícola apoiada por aplicativo de cadernos de campo

Rastreabilidade agrícola apoiada por aplicativo de cadernos de campo

A rastreabilidade da produção de uvas da Cooperativa Nova Aliança já é um processo consolidado, mas que ano após ano passa por melhorias e ajustes a fim de trazer aperfeiçoamentos para a Cooperativa e seus associados.

Neste sentido, dentro do processo da rastreabilidade da produção agrícola da Nova Aliança, algumas atividades são as mais importantes e fundamentais, as quais servem de base para o desenvolvimento do processo.

Entre os pontos está o mapeamento anual das áreas produtivas de uvas dos associados, que para a safra 2020/21 estão finalizados. Outra etapa importante e básica são os cadernos de campo, que trazem todas as informações dos registros das atividades de adubação, tratos culturais e aplicações de fungicidas, herbicidas e inseticidas nas áreas de vinhedos.

São muitas as informações que podem ser exploradas nos cadernos de campo pelos sócios e pela Cooperativa. Como exemplo, podemos citar a manutenção de um histórico de registros dos vinhedos, cálculos de custos de produção e viabilidade econômica das áreas produtivas, comparação de utilização de insumos entre os vinhedos e variedades, segurança para a Cooperativa do recebimento de frutas que receberam tratamentos de produtos com registro para a cultura da uva e que o período de carência na colheita foi respeitado.

Para a safra 2020/21 está previsto o uso de aproximadamente 2300 cadernos de campo para os vinhedos da Nova Aliança. Todos esses documentos durante a safra são recebidos aproximadamente 65 dias de safra, conforme chegam as cargas de uva nas quatro unidades de recebimento de uva da Nova Aliança. Todos esses cadernos de campo necessitam de inspeção de seu conteúdo e transmissão dos dados para sistema da Cooperativa.

O caderno de campo apresenta muitas informações, o que fez a Cooperativa desenvolver mecanismos de auxílio na coleta desses dados. Uma delas foi a formação de uma cooperação técnica com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul campus Bento Gonçalves (IFRS) para migração de dados físicos para digitais. A outra ação para obter uma informação digital dos sócios surgiu através do desenvolvimento de um aplicativo para celulares dos associados, o NAmob, onde os cadernos de campo estão em formato digital.

Esse aplicativo desenvolvido na Nova Aliança já está sendo utilizado em 120 famílias cooperadas, com mais de 10 culturas e uma área de aproximadamente 700 hectares. O objetivo deste ano é aplicar a ferramenta já validada na safra 2019/20. Além de atender como caderno de campo digital e rastreabilidade para a cultura da uva nos vinhedos dos sócios, esse aplicativo foi preparado para auxiliar as demais culturas que o sócio possui com interesse de fazer cadernos de campo e rastreabilidade como, por exemplo, ameixa, pêssego, citros e caqui. Algumas dessas culturas comercializadas in natura já apresentam a necessidade de rastreabilidade por lei (Instrução Normativa Conjunta Nº 2 de 2018), e prevê-se que os sócios interessados no uso do aplicativo possam cumprir essa INC através dos relatórios gerados do aplicativo de cadernos de campo da Nova Aliança.

Conforme a cooperativa, os aprimoramentos nas atividades relacionadas à rastreabilidade agrícola estão sendo desenvolvidos e claramente trazem melhorias para os registros em cadernos de campo aos sócios e segurança de informações para a Cooperativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação Nova Aliança

Vinícola Aurora comemora 90 anos com crescimento de 26% nas vendas

Vinícola Aurora comemora 90 anos com crescimento de 26% nas vendas

Empresa chega à data consolidada como líder de mercado de vinhos finos, suco de uva e coolers, e com faturamento histórico de R$ 701 milhões. Em 2020, vendas de vinho fino representaram 40% do total comercializado pelas vinícolas brasileiras

A Vinícola Aurora completa 90 anos no dia 14 de fevereiro com motivos de sobra para comemorar. Líder de mercado em vinhos finos, em suco de uva e em coolers, a empresa fechou o ano de 2020 com crescimento de 26% nas vendas de todos os produtos na comparação com 2019 e com faturamento de R$ 701 milhões, o maior da história da empresa, resultado da comercialização de 81 milhões de litros.

No ano em que os brasileiros fizeram com que o consumo per capita de vinho aumentasse de menos de 2 litros para 2,8 litros, a Aurora vendeu 4,2 milhões de caixas do produto, somando vinho fino e de mesa, com destaque para o crescimento de 100% na comercialização de vinhos finos em relação a 2019, com a venda de 9,7 milhões de litros. Esse volume representa 40% do total de vinhos finos brasileiros comercializados em 2020 (24,2 milhões de litros).

Foram vendidas, ainda, 823 mil caixas de espumantes e 724 mil caixas de Keep Cooler. Confirmando a liderança na categoria de suco de uva integral, a cooperativa registrou a marca de 5,3 milhões de caixas da bebida, um aumento de 17% na comparação com o ano anterior.

As vendas para o mercado externo também mereceram destaque em 2020. Foram exportados 868,2 mil litros dos produtos da Aurora, somando vinhos, espumantes, sucos de uva e coolers, o que significa uma alta de 47,6% em relação ao ano anterior. As bebidas foram vendidas para 18 países. A China foi o principal destino, seguida por Holanda, Paraguai, Haiti, Estados Unidos e Japão.

Mas não são apenas os números que traduzem a trajetória de sucesso da Vinícola Aurora. Para o diretor superintendente, Hermínio Ficagna, é a dedicação das 1,1 mil famílias cooperadas, dos mais de 500 funcionários e também da direção da empresa a receita para a superação dos desafios impostos em 2020.

“A Aurora chega aos 90 anos podendo se orgulhar desta caminhada. O ano de 2020 provou que existem valores que vão além do resultado comercial, de negócios, mas que é fundamental termos empatia, valorizarmos as pessoas que fazem a história da nossa empresa. Muitas delas escreveram páginas importantes e chegamos ao capítulo dos 90 anos revigorados, reforçando esse espírito cooperativista, mas também focados nos avanços tecnológicos, na busca cada vez mais constante pelo aprimoramento dos nossos produtos e pelo estreitamento da relação da empresa com o consumidor”, sintetiza.

O presidente do Conselho de Administração da Vinícola Aurora (biênio 2020-2022) e viticultor associado à cooperativa, Renê Tonello, corrobora com o diretor superintende e complementa:

“A Aurora é feita de pessoas para pessoas. Somos uma verdadeira família, querendo sempre ajudar uns aos outros. Há associados que estão na quarta, quinta geração. Famílias que viram a Aurora nascer em 1931. Ver a empresa chegar aos 90 anos é motivo de orgulho para todos nós.”

A excelência manifestada pelos dirigentes resultou na conquista de 731 medalhas em concursos nacionais e internacionais chancelados pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), que faz com que a Aurora seja a vinícola mais premiada do Brasil.

Para ilustrar a busca constante por novidades, a empresa lança, em média, cinco produtos por ano. A Aurora também investe na elaboração de vinhos de diferentes regiões produtoras e prepara outras novidades que chegarão à mesa dos consumidores ainda neste semestre.

“São produtos que expressam diferentes terroirs, que valorizam as variedades mais emblemáticas de cada região e que são voltados para os diferentes públicos e mercados. Teremos novos rótulos para os consumidores do suco de uva, novos produtos premium e também nos produtos de maior volume”, informa Ficagna. Entre as novidades que serão apresentadas no nonagenário da empresa está um vinho comemorativo, que deverá chegar ao mercado ainda no primeiro trimestre.

Em 2020, a Vinícola Aurora envasou mais de 80 milhões de litros entre todos os produtos, divididos em 220 itens que compõem o portfólio das 13 marcas. Atualmente, os vinhos, espumantes, sucos de uva, destilados e cooler estão em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro lideram o ranking de vendas da empresa.

Em função da pandemia da Covid-19 não será realizado evento em comemoração pelo aniversário da cooperativa.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Cooperativa Vinícola Aurora

Aberto o Ciclo 2021 do PDGC

Aberto o Ciclo 2021 do PDGC

O Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) está oficialmente aberto a partir desta segunda-feira (8/2). Com foco nos processos de gestão e governança das cooperativas, o novo sistema do PDGC traz atualizações importantes. Para preencher o questionário e fazer a autoavaliação da sua cooperativa, preparamos um tutorial para orientar o acesso ao novo sistema do PDGC.

O link de acesso ao Sistema de Governança e Gestão, o novo sistema do PDGC, pode ser acessado aqui. Com o objetivo de dirimir dúvidas e auxiliar as cooperativas sobre o Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), o Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizará no dia 25 de fevereiro, a partir das 14h, o Webinar de Preparação para o Ciclo 2021 do PDGC.

RECORDE DE PARTICIPAÇÃO

Em 2020, o PDGC contou com 107 adesões de cooperativas gaúchas com diagnóstico finalizado. Para o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, esse número retrata a importância do PDGC e o envolvimento cada vez maior das cooperativas na busca do desenvolvimento sustentável de seus negócios.

“O PDGC é ferramenta indispensável no momento em que vivemos. É o diagnóstico da governança e da gestão que gera insumos para a melhoria contínua e sustentabilidade das nossas cooperativas, seja qual for o seu ramo, porte ou tempo de atuação”, ressalta o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros.

COMO PARTICIPAR

Ficou curioso sobre o PDGC e como o programa pode guiar sua cooperativa para a Excelência na Gestão? Então clique aqui e saiba mais!

PRÊMIO SOMOSCOOP EXCELÊNCIA EM GESTÃO

Tradicional no calendário cooperativista, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, realizado a cada dois anos pelo Sistema OCB desde 2013, chega a sua quinta edição em 2021. Ele representa o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. Mas atenção, as cooperativas que desejam participar do certame nacional em 2021 devem preencher o questionário do PDGC e se inscrever até 30 de abril.

Segundo levantamento da área finalística de Monitoramento do Sescoop/RS, o Rio Grande do Sul já coleciona 17 troféus, com cinco cooperativas do Estado entre as vencedoras da última edição, realizada em 2019.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o Ciclo 2021 do PDGC e o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, entre em contato com o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

FIQUE POR DENTRO

Acompanhe as atualizações sobre esse e outros temas em nosso site e redes sociais. Assine também a newsletter O Interior Cooperativo e passe a receber as principais notícias da semana do cooperativismo gaúcho! Basta acessar o site http://www.sescooprs.coop.br/contato/, preencher os dados e selecionar o setor de Comunicação.

Sicredi chega à marca de 2 mil agências no Brasil

Acompanhando o avanço do cooperativismo de crédito pelo Brasil, que já conta com mais de 11 milhões de adeptos, segundo o Banco Central, o Sicredi, instituição financeira cooperativa, alcançou a marca de duas mil agências no país. Em 2020 foram inauguradas 150 unidades, com destaque para expansão em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Amazonas e Paraíba, e a previsão é que ao longo do ano sejam inauguradas mais de 250, com um investimento superior a R$ 200 milhões. Municípios do Espírito Santo, estado onde o Sicredi ainda não está presente fisicamente, devem passar a contar com agências do Sicredi a partir deste ano.

Hoje, o Sicredi tem mais de 4,5 milhões de associados e está presente em 23 estados e no Distrito Federal. Presente em mais de 1.400 municípios do país, em mais de 200 cidades é a única instituição financeira fisicamente presente. A atuação em grandes centros urbanos e em regiões mais remotas tem permitido ao Sicredi fomentar competitividade no sistema financeiro nacional e, ao mesmo tempo, promover a inclusão financeira, um dos principais desafios da atualidade no Brasil.

“Somos uma sociedade de pessoas e não de capital. No Sicredi, os associados são os verdadeiros donos do negócio, participando dos resultados e nos ajudando a tomar decisões com o seu poder de voto. Nosso objetivo é transformar comunidades onde estamos presentes, captando recursos e emprestando à associados da mesma região, estimulando geração de renda e o desenvolvimento econômico local. Um ciclo que tem contribuído, há 118 anos, para gerar prosperidade nas localidades do Brasil”, explica Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar) e integrante do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU).

O impacto positivo da atuação das cooperativas de crédito tem sido objeto de estudos, que buscaram mostrar, por meio de dados, como o segmento consegue atuar em pequenos municípios e os benefícios econômicos que resultam da presença nessas cidades. Um deles é a pesquisa “Benefícios do Cooperativismo de Crédito: impacto sobre a bancarização”, realizada pelo professor Juliano Assunção, que cruzou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Banco Central, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do próprio Sicredi, mostrando que as cooperativas de crédito têm a capacidade de prover serviços financeiros em regiões mais isoladas e rurais quando comparadas aos bancos tradicionais. Enquanto os bancos têm, em média, um limite mínimo de 8 mil habitantes para viabilizar a chegada de uma agência a determinado município, uma cooperativa como as do Sicredi consegue operar em cidades a partir de 2,3 mil habitantes. O outro estudo, “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017, cruzando com informações do IBGE. A pesquisa chegou à conclusão que o cooperativismo de crédito incrementa PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal, além de aumentar o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portando, o empreendedorismo local.

“O relacionamento mais próximo, característica predominante no cooperativismo de crédito, nos permite conhecer melhor os associados, suas reais necessidades e das regiões onde eles vivem. É daí que vem a nossa capilaridade, nossa capacidade de alavancar o crescimento econômico local e oferecer soluções financeiras adequadas à realidade dos associados”, afirma Dasenbrock.

De acordo com o dirigente, o projeto de expansão do Sicredi busca unir o aumento da presença física ao investimento em soluções digitais. “O conceito que trabalhamos é o ‘fisital’, no qual as soluções digitais apoiam o relacionamento físico e acreditamos que essa é a formula para manter o nosso diferencial ao mesmo tempo que proporcionamos a conveniência que a tecnologia proporciona aos nossos associados. Hoje nós disponibilizamos todos os tipos de recursos digitais no atendimento, tendo, inclusive, um dos aplicativos mais bem avaliados no sistema financeiro nacional, mas sabemos o quanto estar perto dos associados é fundamental para que possamos atendê-los da melhor forma”, explica.

Banco Central inicia primeira fase do open banking

Banco Central inicia primeira fase do open banking

O compartilhamento de dados bancários para melhorar a oferta de serviços financeiros teve início nesta segunda-feira (01/02). O Banco Central (BC) lançou a primeira fase do open banking.

Por meio do open banking, os clientes terão o poder sobre as informações levantadas pelas instituições financeiras, como dados cadastrais e histórico de transações. De posse desses dados, os clientes poderão procurar outros bancos e incentivar a competição por serviços e crédito mais barato e de melhor qualidade.

A primeira fase do programa começaria a vigorar no fim de novembro, mas foi adiada para este mês a pedido das instituições financeiras. Elas alegaram que estavam com os serviços tecnológicos comprometidos com a pandemia de covid-19, que aumentou as transações eletrônicas, o pagamento do auxílio emergencial, a implementação do Pix, sistema de pagamentos instantâneos, e o registro de recebíveis de cartões.

O cronograma do open banking tem quatro etapas e também sofreu ajustes. A segunda fase passou de 31 de maio para 15 de julho. A terceira foi mantida para 30 de agosto. A quarta e última fase foi transferida de 25 de outubro para 15 de dezembro. Na etapa final, as instituições financeiras poderão trocar informações entre si para oferecer produtos personalizados a cada cliente.

No anúncio do adiamento da primeira fase, no fim de novembro, o consultor do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Mardilson Fernandes Queiroz, afirmou que o open banking mudará a lógica de funcionamento do sistema financeiro. Ele enumerou três vantagens, como a oferta de produtos com juros mais adequados a cada cliente, o aumento da concorrência e a inclusão de brasileiros no sistema bancário.

Queiroz ressaltou que países como o Reino Unido levaram pelo menos cinco anos para adotar o open banking. O técnico do BC, no entanto, reiterou que as quatro etapas serão concluídas em 2021, com a possibilidade de inclusão de produtos e serviços nos anos seguintes, como ocorre com o internet banking e o Pix.

Fonte: Agência Brasil com adaptação da MundoCoop

Unicred Porto Alegre oferece linha de crédito estudantil para alunos de Medicina

Unicred Porto Alegre oferece linha de crédito estudantil para alunos de Medicina

A Unicred Porto Alegre está oferecendo apoio financeiro exclusivo para alunos de medicina, por meio da linha de crédito estudantil semestral com as menores taxas do mercado.

O financiamento pode ser solicitado em qualquer semestre do curso de acordo com os pagamentos junto às instituições de ensino. Caso o aluno contrate o crédito no início da sua jornada acadêmica, terá o dobro do tempo para efetuar o pagamento dos seus estudos, podendo ter seu curso financiado em até 100%.

Os alunos poderão ainda negociar descontos diretamente com as universidades para liquidação integral pelo período​, visto que o crédito permite o pagamento integral adiantado. Neste primeiro momento, os financiamentos serão destinados aos alunos associados à cooperativa, matriculados nos cursos de graduação de Medicina.

Na próxima segunda-feira, 08, ​uma live será transmitida pelo app Uni4Life da Unicred Porto Alegre. A ideia é tirar dúvidas e levar mais informações sobre o crédito estudantil aos interessados, promovendo cada vez mais acesso à graduação de Medicina, à Saúde e à vida, especialmente em tempos de pandemia.  

Para se inscrever na live o app Uni4Life deve ser baixado na loja de aplicativos do celular. 

Unicred Região da Campanha entra na rota de eletropostos no Rio Grande do Sul

Unicred Região da Campanha entra na rota de eletropostos no Rio Grande do Sul

Desde o dia 18 de janeiro está funcionando o primeiro posto de abastecimento para veículos elétricos na cidade de Sant'Ana do Livramento. Este primeiro eletroposto integra a proposta inovadora da Unicred Região da Campanha de formar uma rota com estações de carregamento rápido para veículos elétricos em suas unidades nas cidades de Sant'Ana do Livramento, Dom Pedrito e Bagé.

O autoposto está disponível para todos aqueles que possuam carros elétricos ou híbridos e que desejam abastecer o seu veículo. Não haverá cobrança pelo abastecimento, que poderá ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. A energia elétrica do eletroposto é gerada pelas 68 placas solares instaladas na unidade, que produzem 5.900 kWp (quilowatt pico). O posto fica localizado na Rua Sete de Setembro, 154, em Sant'Ana do Livramento.

"Reconhecemos a importância de garantir o desenvolvimento sustentável na nossa região e a Unicred apoia e incentiva práticas que pensem no bem coletivo. Atualmente nossas agências possuem placas solares e alguns jardins verticais, além disso, realizamos sorteios de patinetes elétricos e, agora, começamos a instalar os eletropostos. Um dos nossos compromissos com a comunidade é a atuação sistêmica e crescimento sustentável com responsabilidade social e ambiental", afirma o presidente da Unicred Região da Campanha, Marco Aurélio Righi.

Sobre Unicred RS

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 12 cooperativas e 76 pontos de atendimento que representam 61,8 mil cooperados, R$ 4,1 bilhões de ativos e R$ 2,2 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.

Fonte: Grupo Aplateia

Cresol chega a R$ 12,9 bi em ativos e tem resultado financeiro recorde

Cresol chega a R$ 12,9 bi em ativos e tem resultado financeiro recorde

Em 2020, a Cresol completou 25 anos e alcançou números históricos. O Sistema chegou à marca de R$ 12,9 bilhões em ativos – crescimento de 43% em relação a 2019 -, além de um resultado financeiro recorde: R$ 187,9 milhões, quase 40% a mais que o ano anterior.

A Cresol atingiu as conquistas mesmo em meio ao cenário de incertezas da pandemia do novo Coronavírus em 2020 e comprovou a solidez do Sistema. Com o fortalecimento no relacionamento, agora são 620 mil famílias cooperadas, atendidas em 615 agências e espalhadas em 17 estados.

Presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri valorizou o crescimento e agradeceu o esforço dos quase 5 mil colaboradores do Sistema.

“Atingimos uma marca relevante de crescimento, o que demonstra a força e a solidez do Sistema Cresol, mesmo com um ano atípico em função da pandemia. Obtivemos esses indicadores importantes, então cabe o agradecimento às Centrais, às Cooperativas, todos os profissionais envolvidos, porque cada um contribuiu para atingirmos esses números. Isso nos impõe importantes desafios para mantermos esse crescimento, com solidez, visando atender a demanda do nosso cooperado e coerente com nossos valores, princípios e nossa visão de futuro”, salientou Magri.

Os números da Cresol em 2020

Cooperados: 620.000

Agências: 615

Ativos totais: R$ 12,9 bilhões

Depósitos totais: R$ 5,5 bilhões

Patrimônio de referência: R$ 1, 6 bilhão

Carteira total: R$ 9,6 bilhões

Adriano Michelon, vice-presidente da Cresol Confederação, destacou a trajetória da Cresol ao longo dos 25 anos, com conquistas expressivas e a perspectiva de manter o crescimento ao longo de 2021. “Desde que a Cresol abriu suas portas tivemos pessoas que se engajaram por um propósito, e hoje, quando olhamos para trás, sentimos orgulho pela contribuição que tivemos na vida de muitas pessoas, dos colaboradores e cooperados, que fizeram da Cresol este sistema sólido, que hoje é referência entre as principais instituições financeiras cooperativas. Para o próximo ano temos a certeza que alcançaremos ótimos resultados e continuaremos crescendo, proporcionando soluções financeiras competitivas e garantindo a proximidade com nossos cooperados”, finalizou Michelon.

Fonte: Cresol

Máquinas de cartões do Sicredi contam com o Pix para receber pagamentos

Máquinas de cartões do Sicredi contam com o Pix para receber pagamentos

O Sicredi ampliou o Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, para suas máquinas de cartões como mais uma opção de recebimentos para os seus associados. O serviço está disponível desde 25 de janeiro. As máquinas de cartões do Sicredi já são utilizadas por mais de 180 mil associados microempreendedores individuais (MEI), pessoas jurídicas (PJ) e pessoas físicas (PF) e ajudam a desenvolver economicamente as regiões onde a instituição está presente.

O Pix permite pagar, receber e transferir valores a qualquer hora do dia, inclusive nos fins de semana. “A solução reforça nosso compromisso de oferecer mais facilidade, controle e organização financeira para o associado, que passa a contar com mais uma alternativa de recebimento, tornando nossa máquina de cartões ainda mais completa”, diz Cidmar Stoffel, diretor executivo de Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi.

O Sicredi iniciou a operação com o Pix em novembro de 2020 e todos os associados podem cadastrar chaves Pix (CPF/CNPJ, e-mail, celular ou chave aleatória) pelo aplicativo da instituição para utilizarem a ferramenta. O Pix não é um aplicativo e sim uma solução e também está presente no Woop Sicredi, a conta 100% digital do Sicredi.

Saiba mais sobre a solução de recebimento via Pix no Sicredi em www.sicredi.com.br/pixpj e sobre as máquinas de cartões do Sicredi em www.sicredi.com.br/sites/maquinadecartoes.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

*Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Fonte: Sicredi

Ciclo 2021 do PDGC terá início em 8 de fevereiro

Ciclo 2021 do PDGC terá início em 8 de fevereiro

O Ciclo 2021 do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) vem aí e já pode ser colocado na agenda de sua cooperativa. A partir de 8 de fevereiro, as cooperativas podem iniciar o preenchimento do questionário, acessando o site www.pdgc.somoscooperativismo.coop.br. Para as coops que já participaram nos anos anteriores, basta acessar com o login e a senha já cadastrados.

Com o objetivo de orientar e auxiliar as cooperativas sobre o PDGC, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS prepara ações para o acompanhamento contínuo das cooperativas que aderem ao programa, entre elas, a live de lançamento do PDGC no Rio Grande do Sul e capacitações. Em 2020, o PDGC contou com 107 adesões de cooperativas gaúchas com diagnóstico finalizado.

“O PDGC é ferramenta indispensável no momento em que vivemos. É o diagnóstico da governança e da gestão que gera insumos para a melhoria contínua e sustentabilidade das nossas cooperativas, seja qual for o seu ramo, porte ou tempo de atuação”, ressalta o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros.

COMO PARTICIPAR

Ficou curioso sobre o PDGC e como o programa pode guiar sua cooperativa para a Excelência na Gestão? Então clique aqui e saiba mais!

PRÊMIO SOMOSCOOP EXCELÊNCIA EM GESTÃO

Tradicional no calendário cooperativista, o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, realizado a cada dois anos pelo Sistema OCB desde 2013, chega a sua quinta edição em 2021. Ele representa o reconhecimento em âmbito nacional das cooperativas que mais promovem o aumento da qualidade e da competitividade do nosso modelo de negócio. Mas atenção, as cooperativas que desejam participar do certame nacional em 2021 devem preencher o questionário do PDGC e se inscrever até 30 de abril.

Segundo levantamento da área finalística de Monitoramento do Sescoop/RS, o Rio Grande do Sul já coleciona 17 troféus, com cinco cooperativas do Estado entre as vencedoras da última edição, realizada em 2019.

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas sobre o Ciclo 2021 do PDGC e o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, entre em contato com o analista técnico do Monitoramento do Sescoop/RS, Guilherme Quadros, através do telefone (51) 3323-0088 ou pelo e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

FIQUE POR DENTRO

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Certel utiliza drone para viabilizar rede trifásica em Canudos do Vale

Certel utiliza drone para viabilizar rede trifásica em Canudos do Vale

A comprovação de que a Certel se dedica para manter a qualidade na distribuição de energia elétrica aos seus mais de 70 mil associados se verifica nas mais diversas localidades. Um bom exemplo é Araguari, no município de Canudos do Vale, onde a Cooperativa realizou a transformação de sistema monofásico para trifásico. São quatro quilômetros de rede que, agora, potencializam o desenvolvimento agropecuário. A obra compreendeu também a instalação de 21 postes de concreto e quatro transformadores.

Segundo o supervisor de construção e manutenção de redes até 138 kV da Certel, Nilson Daniel Pires, o apoio da tecnologia contribuiu significativamente para a realização deste serviço, numa região considerada montanhosa e de difícil acesso. “Com um drone, efetuamos o lançamento de cabos, evitando a retirada de 50 árvores nativas, o que ocasionaria uma reposição florestal obrigatória de aproximadamente 750 mudas de árvores”, relata.

O projetista de redes de distribuição, Michael Daniel Thies, observa que, considerando-se levantamento, licenciamento, abates, reflorestamento, acompanhamento e relatórios, a utilização do drone simbolizou uma economia de aproximadamente R$ 6 mil para a Cooperativa, além de todo o impacto ambiental e risco aos colaboradores que foram evitados. “Nossas equipes são muito bem capacitadas e se engajam diariamente para levar a melhor energia a todo o quadro social, e a tecnologia também acaba favorecendo esses trabalhos fundamentais”, salienta.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Certel

Foto: Gabriela Santos

Cooperativa Santa Clara realiza sucessão na presidência

Cooperativa Santa Clara realiza sucessão na presidência

A partir de 1º de fevereiro de 2021, Gelsi Belmiro Thums, atual vice-presidente, assume a presidência da Cooperativa Santa Clara. A transição durante o atual mandato havia sido anunciada pelo presidente Rogerio Sauthier em reuniões anteriores com os associados e teve aprovação do Conselho de Administração, registrado em ata no dia 4 de janeiro deste ano. Sauthier seguirá no Conselho como vice-presidente e Itamar Tang continua como secretário.

Depois de 27 anos à frente da direção da Cooperativa, Sauthier explica que a transição já se desenhou há alguns anos e está andando de forma harmoniosa.  “Desde que assumimos sempre foram transições muito tranquilas no Conselho, sempre houve diálogo e quando chegou o momento de fazer a sucessão da presidência, ela foi planejada com todo cuidado que entendemos ser necessário para que seja harmônica. Pela aceitação dos associados, funcionários e lideranças da região tenho certeza que o Gelsi só tem a somar pela Cooperativa”.

De acordo com o Estatuto Social, o Conselho de Administração é eleito a cada três anos, em Assembleia Ordinária da Cooperativa. A chapa conta com 11 conselheiros, que uma vez eleitos, entre o grupo, escolhem a diretoria, que é composta por presidente, vice-presidente e secretário, podendo ser alterada a qualquer momento desde que com a concordância dos demais membros.

Gelsi Belmiro Thums tem 59 anos e uma longa trajetória no cooperativismo. Desde pequeno trabalhou com leite e assumiu a propriedade dos avós ainda na adolescência. Foi sempre incentivador de ações em prol dos associados, tendo participado de cursos de qualificação oferecidos pela Cooperativa e também realizando o melhoramento genético de seu rebanho. É associado à Santa Clara desde 1976 e desde 2000 faz parte do Conselho de Administração, tendo assumido como vice-presidente em 2009.

Sobre a Cooperativa Santa Clara

Em 2021, a Santa Clara irá completar 109 anos de história, o que a faz a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A sua sede está localizada no município de Carlos Barbosa e está presente, através de seus mais de 5 mil associados, em mais de 135 municípios gaúchos, atuando nos ramos de laticínios, frigorífico, fábrica de rações, cozinha industrial, farmácia e 27 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários, nos municípios onde possui associados. Atualmente possui um mix de mais de 360 produtos, entre laticínios, frigorífico, doces e sucos.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cooperativa Santa Clara

Coopermil abre inscrições para o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

Coopermil abre inscrições para o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

A Coopermil comunica a todos os associados que estão abertas as inscrições dos interessados no programa Aprendiz Cooperativo do Campo, realizado em conjunto com o Sistema Ocergs-Sescoop/RS.

O programa Aprendiz Cooperativo do Campo é destinado a jovens filhos de associados, que residam na propriedade rural e tenham idade entre 14 e 24 anos incompletos, que de preferência estejam cursando o ensino regular. “O programa tem por objetivo estimular a permanência dos jovens no campo, reforçando o vínculo com o sistema cooperativo e a promoção da sucessão familiar”, explica a coordenadora da área de Recursos Humanos da Coopermil, Janete Sander Stochero.

Os filhos de associados interessados em participar do Programa Aprendiz Cooperativo do Campo podem realizar o pedido de inscrição junto às unidades da Coopermil até o dia 29 de janeiro. Após o período de inscrições será realizada a seleção de acordo com o número de vagas disponibilizada pelo Sescoop/RS e os selecionados serão comunicados da documentação necessária para a concretização da inscrição.

O curso inicia suas aulas no final do mês de fevereiro com duração de um ano e sete meses. Os jovens selecionados terão direito a bolsa auxílio mensal e vale alimentação.

É importante ressaltar que durante o período de pandemia da Covid-19, seguindo orientações do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, as aulas acontecem de forma virtual, exigindo que os interessados tenham acesso à internet durante as aulas. Quando do retorno à normalidade das aulas, o aluno selecionado deverá obrigatoriamente apresentar condições de deslocamento para as aulas presenciais em Santa Rosa.

Mais informações podem ser solicitadas através do e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

Fonte: Assessoria de Comunicação da Coopermil

Cooperativas agropecuárias gaúchas apostam na soja para recuperar perdas

Cooperativas agropecuárias gaúchas apostam na soja para recuperar perdas

Com o plantio finalizado no Rio Grande do Sul, a cultura da soja pode trazer alento aos produtores nesta safra. Depois da quebra do ano anterior, aliada aos prejuízos causados no inverno para a cultura do trigo, a expectativa da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS) é que este período seja de normalidade e que o produtor possa usufruir dos preços remuneradores do grão.

Conforme o presidente da entidade, Paulo Pires, até o momento a cultura vem em bom desenvolvimento, com um leve aumento de área de acordo com os levantamentos dos institutos que fazem estes acompanhamentos. "Mesmo que pequeno, temos uma grande representatividade, pois 2% são pelo menos 120 mil hectares, com mais de 6 milhões de hectares plantados. Temos a cultura praticamente plantada, se tivermos alguma coisa é a safrinha na região das Missões e Alto Uruguai, em regiões com uso de pivô. O plantio foi feito dentro do zoneamento climático e isso gerou a expectativa de uma safra normal", observa.

Para o presidente da FecoAgro/RS, é fundamental que esta safra seja de normalidade, pois no período anterior a quebra foi de 47% segundo dados da Rede Técnica Cooperativa (RTC). Pires reforça também a queda na cultura do trigo, que vinha com uma perspectiva de recuperação, mas uma geada na segunda quinzena de agosto de 2020 seguida da seca no momento seguinte trouxe perdas de 30% no cereal no Rio Grande do Sul, sendo que as cooperativas tiveram redução de 16% de recebimento na cultura.

Além disso, a mesma seca que prejudicou o trigo também frustrou a safra de milho com grandes problemas em seu início. Dados da RTC mostram que pelo menos 37% da safra foi perdida. "Foi uma perda de forma distinta. Tivemos muitas perdas totais em regiões mais quentes como as Missões e Santa Rosa e outras regiões mais frias que deveremos ter uma safra até normal. Com uma colheita prevista de 3,5 milhões de toneladas e com consumo de 7 milhões, temos um déficit que precisaremos trazer de algum lugar para alimentar a produção integrada do Rio Grande do Sul", destaca.

A expectativa, para o dirigente, está agora no potencial produtivo da soja que vem se demonstrando satisfatório. "Temos regiões com potenciais enormes, bem diferente do ano passado. Tomara que os produtores e as cooperativas tenham uma safra normal e consigamos comercializar nestes preços especiais que o mercado está pagando hoje", complementa.

Fonte: AgroEffective

Foto: Paulo Pires/Divulgação

Sescoop/RS participa do webinário de lançamento do World Cooperative Monitor

Sescoop/RS participa do webinário de lançamento do World Cooperative Monitor

Apresentado por Peter Westall (CVO da Cooperativa de Consumo Midcounties, no Reino Unido), a nona edição do relatório World Cooperative Monitor, que explora o impacto econômico e social das 300 maiores cooperativas do mundo, foi lançada pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Euricse (Instituto Europeu de Pesquisa sobre Empresas Sociais e Cooperativas) na manhã dessa quarta-feira, dia 20. Além de colaboradores do Sescoop/RS, mais de 240 participantes de cooperativas do mundo todo acompanharam o lançamento. 

Bruno Roelants, diretor geral da ACI, apresentou a importância da pesquisa e coleta de dados que demonstram como as cooperativas podem abrir caminho para uma economia sustentável. Também falou sobre o trabalho do ICETT (Think Tank de Empreendedorismo Cooperativo Internacional), que contribuiu nos relatórios sobre a Covid-19 e a Meta de Desenvolvimento Sustentável 13. “Temos uma oportunidade de ouro para encontrar nosso lugar neste mundo pós-pandêmico”, concluiu. 

Ao falar sobre a atuação da Euricse, o secretário-geral Gianluca Salvatori explicou que o foco dos trabalhos está nas cooperativas e nos cooperados. “Pesquisa é trabalho em equipe, e não uma prática individual”, afirmou. Em relação à pandemia, Salvatori disse que “os efeitos sociais não poderão ser tratados sem uma reestruturação econômica”. Ele também reforçou que o relatório de 2020 é uma ferramenta que pode ser utilizada para disseminar conhecimento e comunicação independentemente do tamanho das cooperativas. 

Chiara Carini, pesquisadora da Euricse desde a primeira edição do World Cooperative Monitor, apresentou brevemente o relatório e as variáveis utilizadas, e Sarah de Heusch, relações públicas da cooperativa belga Smart, falou de quão enriquecedor é poder comparar dados de setores diferentes. Tarum Bhargava, gerente geral da cooperativa indiana IFFCO e conselheiro do ICETT, trouxe a importância de promover a identidade cooperativista. “Devemos nos dar as mãos e iluminar o mundo sob a luz do cooperativismo”, afirmou. 

Dentre as 300 maiores cooperativas do mundo, seis são brasileiras, entre elas o Sicredi e a Unimed. Se a sua cooperativa ou Federação ainda não participam deste relatório, entre em contato através do email Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Você pode ler mais sobre o World Cooperative Monitor aqui ou fazer o download do relatório clicando neste link

Se você não conseguiu participar ou quer reassistir o evento, clique aqui.

Coops de crédito debatem implementação do Open Banking no Brasil

Coops de crédito debatem implementação do Open Banking no Brasil

Uma das novidades que vai beneficiar os brasileiros é o open banking, um conjunto de regras e tecnologias que permitirá o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras, por meio da integração de seus respectivos sistemas. E para apresentar o que tem sido feito em prol das cooperativas de crédito, no âmbito do Conselho Deliberativo do Open Banking, o Sistema OCB realizou nesta terça-feira (19/1) o 1º Encontro Técnico sobre Open Banking com representantes das coops de crédito.

A programação contou com um panorama completo sobre esse novo formato de compartilhamento de dados e serviços, servindo, também, como uma capacitação prática para as coops, na qual foram abordadas as regras e as diretrizes estabelecidas pelo Banco Central.

Segundo o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o Brasil não poderia ficar de fora desse movimento que tem sido realizado por muitas das grandes nações.“Já somos uma referência global. Nosso sistema financeiro, nosso atendimento personalizado, são exemplos para todos os países. Aliás, uma grande prova disso é o fato de o presidente do Banco Central, Roberto Campos, ter sido eleito como o melhor presidente de bancos centrais do mundo, o que mostra a capacidade de inovação e geração de oportunidades de toda a equipe da autarquia”, argumenta.

Ainda segundo o líder cooperativista, o Banco Central tem dado muita atenção ao cooperativismo de crédito, porque sabe que as coops são alavancas de desenvolvimento do país, já que atuam fortemente como agentes de popularização dos serviços bancários, com taxas competitivas e atendimento de alta excelência.

SINGULARES

Márcio Freitas fez questão de destacar que a OCB está pronta para atender e orientar as cooperativas no processo de open banking. “Contem conosco. Se não tivermos a resposta na hora, vamos buscar para compartilhar com vocês. Fiquem à vontade para nos procurar. É isso que fará do Sistema Nacional do Cooperativismo de Crédito ainda mais relevante para os nossos cooperados – os de hoje e os de amanhã.”

RESILIÊNCIA

Em 2020,durante o processo eletivo para a composição da camada estratégica do Open Banking, a OCB foi eleita como instituição representante do segmento S5 no Conselho Deliberativo. Atualmente, César Bochi e Márcio Alexandre, representam o cooperativismo de crédito, como membros efetivo e suplente, respectivamente.

Em sua fala, César Bochi ressaltou que as cooperativas têm uma capacidade incomparável de resiliência. “Tem muitas novidades vindo por aí. E quando a gente pensa que elas beneficiam o associado, as cooperativas se organizam, viabilizam formas de conseguir vencer os desafios, e de estar à frente, competindo em tecnologias, já que o nosso atendimento atento ao associado é imbatível.”

OPEN BANKING

O princípio fundamental do open banking é o consentimento do usuário, ou seja, as empresas deverão, obrigatoriamente, compartilhar informações de um cliente (seja pessoa física ou jurídica), se ele solicitar e autorizar a transmissão dos dados para outra instituição.Não é um aplicativo que vai permitir o compartilhamento, nem um produto. Os clientes poderão pedir para suas instituições financeiras compartilharem seus dados, se assim desejarem, por meio dos aplicativos já existentes das respectivas instituições.
 

PAÍSES

Vale dizer que o open banking não é uma exclusividade do Brasil. O Reino Unido foi o pioneiro, ao implementar um sistema parecido em 2018, enquanto a Austrália implementou a primeira fase do seu programa em julho do ano passado, por exemplo. A Índia também já deu os primeiros passos para a criação do seu open banking.Além disso, países como Estados Unidos, Canadá e Rússia estão analisando maneiras de incorporá-lo aos seus sistemas financeiros.
 

BRASIL

No Brasil, de acordo com a Resolução Conjunta nº 1, do Banco Central, com data de 4 de maio de 2020, está previsto o compartilhamento de dados cadastrais, usados para abrir uma conta em banco, tais como: dados pessoais (nome, CPF/CNPJ, telefone, endereço, etc.); dados transacionais (informações sobre renda, faturamento no caso de empresas, perfil de consumo, capacidade de compra, conta corrente, entre outros); e dados sobre produtos e serviços que o cliente usa (informações sobre empréstimos pessoais, financiamentos, etc). Tudo sempre com o consentimento do usuário. O processo de liberação dos dados vai acontecer de forma gradual ao longo de 2021.

ASSISTA O EVENTO

Para quem não conseguiu acompanhar toda a live ou quer revê-la, basta acessar o canal do Sistema OCB no YouTube, clicando aqui.

Fonte: Sistema OCB

Lançamento oficial do World Cooperative Monitor 2020

Lançamento oficial do World Cooperative Monitor 2020





No dia 20 de janeiro, às 10h (horário de Brasília) a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e a Euricse realizarão um webinar para apresentar a edição 2020 do World Cooperative Monitor.

A nona edição do relatório explora o impacto econômico e social das maiores cooperativas em todo o mundo, fornecendo uma classificação das 300 melhores. Traz também um enfoque na resposta da Covid e um capítulo sobre as contribuições para cumprir a Meta 13 (Ação Climática) dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

REGISTRE-SE AQUI

O World Cooperative Monitor é um relatório lançado anualmente pela ACI e pela Euricse desde 2012.

Os objetivos deste relatório (anteriormente denominado Top300) é desenvolver um banco de dados integrado e multidimensional, informando sobre o valor socioeconômico e o impacto das cooperativas em um cenário global e em seus contextos regionais e nacionais. O relatório também demonstra a escala e o impacto das cooperativas em todo o mundo com o objetivo de aumentar o número de negócios monitorados e a distribuição geográfica e setorial, além da integração gradual de novas categorias de dados.

Saiba mais em http://www.monitor.coop/ e usando #CoopMonitor.

Fonte: ACI

Sicredi União Metropolitana RS está com inscrições abertas para projetos

Sicredi União Metropolitana RS está com inscrições abertas para projetos

Com projeção de destinar R$ 750 mil para apoiar ações sociais na capital e em oito municípios da Região Metropolitana, o Fundo de Desenvolvimento Social da Sicredi União Metropolitana RS recebe até 1° de fevereiro inscrições de projetos ligados a diversas áreas: esporte, educação, cultura, meio ambiente, saúde e segurança. A 4ª edição prevê até R$ 10 mil por projeto selecionado.

A gerente de Comunicação e Programas de Desenvolvimento Social, Daniele Stürmer, explica que a iniciativa é uma forma de distribuição de parte dos resultados da Cooperativa em ações sociais. O objetivo é ajudar a comunidade e direcionar recursos para quem mais precisa, principalmente em meio à pandemia. “As cooperativas definem um percentual do resultado do ano destinado ao fundo social. A nossa cooperativa aplica 3% do resultado fechado do ano de 2020”, revela.

Como participar

Para participar do Fundo de Desenvolvimento Social, as entidades interessadas devem ser legalmente constituídas, com Estatuto Social e CNPJ, não podem ter fins lucrativos, devem ser associadas à cooperativa (no momento de receber o recurso em conta corrente) e ter finalidade educacional, cultural, social, esportiva ou assistencial expressa no estatuto ou ato constitutivo.

Em 2020, a Sicredi União Metropolitana RS contemplou 119 projetos que receberam auxílio de R$ 672 mil. Os municípios que receberam recursos são Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Porto Alegre, Sapucaia do Sul e Viamão. Os projetos beneficiarão diretamente mais de 55 mil e indiretamente mais de 650 mil pessoas em todas as cidades onde a Cooperativa atua.

Para mais informações acesse fundosocialsicredi.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Marketing da Sicredi União Metropolitana RS e Correio do Povo

CapacitaCoop disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos

CapacitaCoop disponibiliza cursos e conteúdos gratuitos

A plataforma de ensino a distância Capacitacoop, lançada em abril de 2020 pelo Sistema OCB, disponibiliza às cooperativas 15 opções de cursos gratuitos e diversos conteúdos. Construída com base nas experiências já existentes de algumas unidades estaduais, a ferramenta reúne treinamentos e vídeos para aprendizagem em temas diversos.

Como acessar

O endereço da plataforma é o capacita.coop.br. No primeiro acesso, o usuário clica no botão "Solicitar inscrição" e preenche um formulário de cadastro que servirá para catalogar as informações da plataforma como quantidade de acessos, localidade com maior procura, temas mais acessados, dentre outros.

Treinamentos

Ao acessar a plataforma, o usuário clica no menu "Treinamentos" para se inscrever e acessar os cursos disponíveis. Basta escolher o tema de interesse e iniciar a jornada de aprendizagem no mundo do cooperativismo. Como regra, a plataforma disponibiliza 30 dias a partir do primeiro acesso ao treinamento para o usuário concluir o curso, mas este prazo pode mudar dependendo do curso (essa informação pode ser verificada na descrição do treinamento).

Confira quais são os cursos atualmente disponíveis no Capacitacoop:

  • Assembleia Geral na Prática;
  • Assembleias Semipresenciais e Digitais;
  • Contabilidade de Cooperativas para Contadores;
  • Entendendo a Sociedade Cooperativa;
  • Gestão da Mudança;
  • Gestão de RH para Cooperativas;
  • Governança Cooperativa: Princípios e Boas Práticas;
  • Introdução à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS);
  • Introdução ao Design Thinking;
  • Mentalidade Ágil;
  • Modelo de Excelência em Gestão - MEG;
  • Núcleos e Comitês: como organizar e fortalecer o quadro social;
  • Pesquisador de Tendências,
  • Pitch.

A plataforma também viabiliza o acesso ao Workshop de Preenchimento do PDGC e conta com uma biblioteca de conteúdos que oferece:

Publicações

  • Guia para Dirigentes de Cooperativas - 2ª edição,
  • Ramos do Cooperativismo: conheça nossa nova organização.

Vídeos

  • Análise de Ambientes;
  • Cadeia de Valor;
  • Cultura e Mudança Organizacional;
  • Direitos e Deveres dos Associados;
  • Instrumento de Autoavaliação da Governança;
  • Instrumento de Autoavaliação da Gestão;
  • Liderança na Implementação do Planejamento Estratégico,
  • Medição de Desempenho.

Webinários Caminho Para Excelência

Os webinários Caminho Para Excelência também estão disponíveis na plataforma. Ao todo, são 33 vídeos que integram as sete etapas: Webinário 1 - Mapa; Webinário 2 - Terreno; Webinário 3 - Bússola; Webinário 4 - Direção; Webinário 5 - Rota; Webinário 6 - Diário de Bordo e Webinário 7 - Legado.

Cooperativismo alcança mais de 15,5 milhões de cooperados no Brasil

Cooperativismo alcança mais de 15,5 milhões de cooperados no Brasil

Um dos indicadores mais importantes para o cooperativismo, os cooperados são peça fundamental para o movimento. São eles que motivam a existência e o trabalho diário de nossas cooperativas. Atualmente, o cooperativismo brasileiro conta com 5.314 cooperativas e 15,5 milhões de pessoas cooperando para um mundo melhor. Esses e outros dados estão disponíveis no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2020, desenvolvido pelo Sistema OCB.

Apesar da crise e dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressalta que o movimento cooperativista continua crescendo e se destacando como
um agente importante na economia nacional. "E é assim que nós queremos ver o nosso modelo de negócios, se posicionando como um setor cada vez mais eficiente e competitivo. Com lideranças inovadoras e uma gestão profissionalizada e disruptiva, trocando o tradicional pela coragem de fazer diferente e a ousadia em buscar o novo. Somos um sistema que trabalha diariamente pelo desenvolvimento sustentável de todo o cooperativismo brasileiro, e assim continuaremos", afirma o dirigente.

Número de Empregados

Em 2019, a população ocupada do Brasil cresceu 2,5% quando comparada ao ano imediatamente anterior. Tal percentual retrata o maior avanço obtido para o indicador desde 2013. O cooperativismo segue essa mesma trajetória de crescimento gerando 427.576 empregos.

Desempenho do cooperativismo brasileiro

O balanço divulgado no Anuário do Cooperativismo Brasileiro 2020 aponta o faturamento de R$ 308,8 bilhões. A eficiência econômica das cooperativas brasileiras também se evidencia através das sobras apuradas, atingindo o valor de R$ 14,8 bilhões. Em patrimônio líquido, as cooperativas alcançaram R$ 126,4 bilhões, enquanto que no ativo total o valor registrado foi de R$ 494,3 bilhões.

Acesse o relatório completo e confira outras informações e indicadores por ramos e estados.

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